SPA EM CASA: Uma Proposta de Empreendedorismo para Tecnólogos em Cosmetologia e Estética

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SPA EM CASA: Uma Proposta de Empreendedorismo para Tecnólogos em Cosmetologia e Estética"

Transcrição

1 SPA EM CASA: Uma Proposta de Empreendedorismo para Tecnólogos em Cosmetologia e Estética Edinéia Aparecida Rezini Tesche 1 Josilane dos Santos Ferreira 2 Fabiana Marin Thives 3 Resumo: As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da necessidade de buscar terapias e tratamentos alternativos que possam aliviar as tensões, mantendo o corpo, a mente e alma em equilíbrio. Tendo isto em vista, um dos setores que alia bem estar e qualidade de vida são os serviços de SPAS. Eles aliam terapias relaxantes a tratamentos estéticos que podem melhorar a auto estima como também melhorar a condição da saúde e seu bem estar tanto físico como mental. O presente artigo tem como objetivo disponibilizar uma proposta de empreendedorismo para Tecnólogos em Cosmetologia e Estética através do conceito SPA EM CASA, oferecendo um serviço de delivery. Onde os profissionais se deslocam até a casa de suas clientes para realizar os serviços que convencionalmente são oferecidos nos melhores SPAS. O conceito de SPA EM CASA pode se fixado na memória das pessoas como uma experiência na área da estética diferenciada, desde que tenha princípios, idoneidade, qualidade, status, garantia orientando assim a escolha de quem procura esses serviços, oferecendo um menu de tratamentos estéticos e terapêuticos para um perfil de clientes que tem preferência em receber estes serviços no conforto de sua casa. A pesquisa pretende esclarecer alguns pontos pertinentes aos profissionais Tecnólogos em Cosmetologia e Estética, fornecendo elementos necessários para o empreendedorismo em SPA. A metodologia escolhida para este trabalho é qualitativa e baseado em tipo exploratória. Palavras-chave: SPA. Bem Estar. Tecnólogo em Cosmetologia Estética. Empreendedorismo. Luxo. 1 INTRODUÇÃO Desde a antiguidade o homem busca o bem estar, a comodidade, o conforto como forma de melhorar a sua qualidade de vida. Todavia em um mundo conturbado onde o trabalho e a rotina do dia a dia são as principais causas do estresse, trazendo consigo vários tipos de problemas, tanto em nível de saúde física como emocional, vem de encontro com a necessidade da implantação de um novo conceito para se viver bem. Hoje, a preocupação e esforços por uma melhora na 1 Acadêmica Edinéia Aparecida Rezini Tesche do Curso de Cosmetologia e Estética da UNIVALI. edilofy@hotmail.com 2 Acadêmica Josilane dos Santos Ferreira do Curso de Cosmetologia e Estética da UNIVALI. josycosmetologia@yahoo.com.br 3 Orientadora Fabiana Thives do Curso de Cosmetologia e Estética da UNIVALI.

2 2 qualidade de vida dos indivíduos vem sendo muito discutida e procurada, o termo tempo livre para cuidar de si se tornou um artigo de luxo para muitas pessoas. Por isso, a idéia de reservar um tempo só para cuidar da saúde, beleza e o seu bem estar tem sido muito apreciado e valorizado pela sociedade atual. As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da necessidade de buscar terapias e tratamentos alternativos que possam aliviar as tensões, mantendo o corpo, a mente e alma em equilíbrio. Tendo isto em vista, um dos setores que alia bem estar e qualidade de vida são os serviços de SPAS. Eles aliam terapias relaxantes a tratamentos estéticos que podem melhorar a auto estima como também melhorar a condição da saúde e seu bem estar tanto físico como mental. O termo SPA vem do latim salus per aquam e significa saúde por água (CAMPOS, 2005). Desta forma, para caracterizar um SPA se faz necessário oferecer três tipos de tratamentos em água, nos estado liquido, sólida ou gasosa. Então é fundamental disponibilizar opções de tratamentos estéticos, relaxantes que priorizem o uso da água. Moor et al. (1968, p.227) sugere como definição [...] uso da água em qualquer de suas três formas: sólida, líquida ou gasosa, interna ou externamente, no tratamento de doenças ou traumatismos. Em outras culturas como no oriente, o uso da água tradicionalmente desde os séculos passados até os dias atuais se da em formato de rituais onde muitas casas disponibilizam uma sala com uma área espaçosa com banquetas, bacias e canecas para realização de uma higienização da pele antes da imersão parcial ou completa do corpo. O mesmo pode ser feito com o uso de duchas e banheiras mais a combinação de flores, folhas, frutas, algas e raízes diversas para um tratamento relaxante terapêutico. A expansão de SPAS no Brasil tem acelerado muito nos últimos anos. Considerando o autor D Angelo (2010) que por igual observa as influências psicossociais ligadas à automação e mudanças de estilo de vida, o aumento da violência e da incerteza resultante da guerra e dos ataques terroristas dos últimos tempos. Além do alívio do estresse, advindo das demandas de uma vida profissional extremamente agitada e com pouco tempo para o lazer, também se percebe que as pessoas consideram o SPA uma válvula de escape, um refúgio, para onde podem ir e isolar-se do mundo real.

3 3 O crescimento do setor está sendo impulsionado por mudanças culturais e econômicas que vêm gerando aumento do consumo entre novos públicos. Os SPAS deixaram de ser um diferencial para tornarem-se fundamentais, o importante é inserir tendências e ofertar produtos e serviços de qualidade, voltados ao bem estar, buscando que esse segmento seja lucrativo e promissor (ZONTA, 2006). Os serviços oferecidos pelos SPAS têm grande eficácia e eficiência contra stress, cansaço, causando um relaxamento aos clientes com, por exemplo: ajuda a diminuir e/ou controlar o stress, alivia tensões e rigidez musculares, promove uma recuperação mais rápida de estiramentos musculares e de ligamentos, bem como, aumenta a flexibilidade e curso de movimentos e de articulações, reduz espasmo muscular, melhora a circulação sanguínea e o movimento dos fluidos linfáticos, reduz a pressão arterial, ajuda no alívio de dores de cabeça, melhora o estado e a nutrição da pele, corrige a postura, fortalece o sistema imunológico, adquire maior concentração e desperta a criatividade, diminuição do custo com assistência médica, provê benefícios emocionais (MILL, 2003). O SPA EM CASA poderá proporcionar bem estar físico, mental e espiritual por meio de menus e serviços especializados através de tratamentos específicos com terapias corporais, massagens, estreitando cada vez mais a entrega do serviço em casa e agregando deleite. Todos os produtos serão devidamente testados antes de qualquer aplicação em clientes, para assim assegurar que não haja qualquer tipo de rejeição do mesmo. O conceito de SPA EM CASA pode se fixado na memória das pessoas como uma experiência na área da estética diferenciada, desde que tenha princípios, idoneidade, qualidade, status e garantia, orientando assim a escolha de quem procura esses serviços, oferecendo um menu de tratamentos estéticos e terapêuticos para um perfil de clientes que tem preferência em receber estes serviços no conforto de sua casa. O presente artigo tem como objetivo disponibilizar uma proposta de empreendedorismo para Tecnólogos em Cosmetologia e Estética através do conceito SPA EM CASA, oferecendo um serviço de delivery 4. Onde os profissionais se deslocam até a casa de suas clientes para realizar os serviços que convencionalmente são oferecidos nos melhores SPAS. 4 Delivery: segundo o dicionário, interpreta como entrega, levar o serviço, tratamento até sua casa. (OXFORD, 2010).

4 4 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 SPA Hoje o conceito de SPA mudou bastante, acompanhando tendências e necessidades típicas da vida moderna. Por meio da adequação dos tratamentos, profissionais dos serviços e inovação da oferta os SPAS tornaram-se empreendimentos grandiosos, sofisticados e muito procurados. Novos serviços foram incorporados, técnicas das mais diversas aplicadas e muitas opções surgiram para todo o tipo de público (D ANGELO, 2010). Uma prova de que hoje é possível contar com recursos avançados e opções para todos os gostos e necessidades, é a classificação oficial dos estabelecimentos, feita pela ISPA (International SPA Association), que congrega SPAS dos cinco continentes, estimados em 18 mil no mundo todo: há os locados em resorts, com objetivo de proporcionar lazer; os voltados a metas específicas, como emagrecimento, restabelecimento de cirurgias, desintoxicação e anti-tabagismo; os especializados em atividades esportivas, que incluem atividades radicais; focados em tratamento de relaxamento, com hidroterapia, segundo o conceito tradicional dos primeiros SPAS da história; os especializados em tratamentos estéticos, com diversos tipos de procedimentos de beleza; e os holísticos, quem em muitos casos seguem filosofias orientais e privilegiam as técnicas de meditação e autoconhecimento (ABC SPAS, 2011). Atualmente é possível encontrar estabelecimentos que seguem filosofias desde as mais tradicionais a conceitos e tratamentos bem inovadores, com técnicas e tratamentos de ultima geração. As equipes são quase sempre formadas por profissionais especializados nas mais diferentes áreas de formação, como médicos, nutricionista, fisioterapeutas, professores de educação física e massoterapeuta. (MILL, 2003). O autor supracitado estima como importância, para os massoterapeutas e, principalmente, os gestores, o desejo de experimentar novas técnicas e a adoção de praticas saudáveis, de terapias alternativas, contendo uma integração de equipes qualificadas nas suas diversas formação, para um futuro com profissionais mais requisitados nas diversas áreas de formação.

5 5 A preocupação com a infra-estrutura é eminente: acomodações confortáveis, áreas de lazer extensas, tratamentos que utilizam tecnologia moderna e muito verde. Muitos espaços primam pelo requinte e já é possível encontrar SPAS de luxo, que oferecem desde café da manhã até kits especiais com os melhores cosméticos para tratamento de beleza, além de gastronomia internacional sob comando de chefes renomados (D ANGELO, 2010). Provar todos estes serviços, atender as próprias expectativas e ainda voltar para casa e para a vida moderna com a sensação de renovação fazem da experiência de conhecer um SPA algo extremamente gratificante. Para conceito de SPA EM CASA, os serviços, os produtos utilizados, a ambientalização do espaço são fatores primordiais para garantir que os mesmos sintam no conforto do seu lar os mesmos benefícios e sensações como se estivessem numa estrutura de um instituto de SPA Caracterização e tipologia dos SPAS Todos os spas, independentemente de sua localização ou área de atuação, possuem um enquadramento na classificação da Associação Brasileira de Clínicas e SPAS (ABC-SPA). Esta classificação tem por finalidade orientar o público e mercado de spas quanto aos tipos de estabelecimentos existentes, serviços oferecidos e localização. Desta forma, os spas são classificados quanto a sua destinação e sua especialidade. Quanto a sua Destinação, Albanesi (2010) classifica os Spas em: a) SPA de Destino: Estabelecimento com estrutura de hospedagem e alimentação que apresente foco integral na promoção do bem estar e qualidade de vida. b) SPA Resort/Hotel: Estabelecimento independente localizado dentro de estrutura fixa de Resorts ou Hoteis, que apresentem serviços de bem estar e qualidade de vida, lazer e entretenimento. c) Day SPA: Estabelecimento sem estrutura de hospedagem localizado em áreas urbanas, seja em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residenciais. d) SPA Passeio: Estabelecimento localizado dentro de estruturas voltadas para entretenimento ou transporte. Incluem estruturas fixas de

6 6 entretenimento ou veículos de passeio como clubes de campo, golf, e praia, clubes de entretenimento, navios, aviões, trens. Albanesi (2010) classifica os SPAS quanto a sua Especialidade em: a) SPA Naturista: Estabelecimento voltado para as práticas baseadas na Medicina Naturista, tais como Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura e outros, promovendo a saúde por processos naturais de tratamento e alimentação. b) SPA Médico: Estabelecimento que possua objetivos primários médicos ou clínicos visando a promoção da saúde humana e qualidade de vida, apresentando serviços completos na área da estética médica, terapias e tratamentos complementares com atividade física monitorada. c) SPA Holístico: Estabelecimento com foco na promoção da saúde humana através de serviços baseados na Medicina Tradicional, direcionadas ao bem estar espiritual e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. d) SPA Esporte e Aventura: Estabelecimento com serviços voltados para o lazer e entretenimento, com programas de qualidade de vida realizados através de atividades físicas e de exercícios direcionados. e) SPA Nutricional: Estabelecimento com o objetivo de orientação nutricional, desintoxicação e reeducação alimentar, apresentando cozinha especializada em alimentação dietética e balanceada bem como outros serviços terapêuticos de promoção da saúde humana. f) SPA Estético: Estabelecimento que oferece serviços e tratamentos estéticos faciais e corporais, com filosofia de beleza aliado à saúde e bem-estar, apresentando variedade de equipamentos e mão-de-obra especializada. g) SPA Termal: Estabelecimento que proporciona saúde e bem estar através de tratamentos de hidroterapia e banhos termais, apresentando infraestrutua adequada para tal. h) SPA Wellness/Bem Estar: Estabelecimento que proporciona o bem estar físico, mental e espiritual através de variados programas e serviços especializados, seja através de terapias corporais, banhos ou atividades físicas específica.

7 7 Para proposta do SPA EM CASA optou-se por selecionar alguns dos tratamentos classificados pela associação brasileira de clinicas e SPA, como: SPA Estético, SPA Holístico e SPA Bem estar, os quais poderão ser realizados no aconchego da casa dos spazianos, com serviços personalizados de acordo com a necessidade e disponibilidade do cliente, receberão cuidadosamente cada tratamento desejado, despertando assim o seu bem estar, e a tranqüilidade. Os profissionais para atuarem neste especifico nicho de mercado, necessitam de amplo conhecimento cientifico das modernas tecnologias disponibilizadas nos melhores SPAS e centros estéticos, pois será um serviço similar proporcionando tratamentos estéticos faciais, corporais, capilares, podologia e anexo cutâneo. Ainda por ser uma tipologia móvel, esta proposta de SPA em Casa tem por característica diferenciada, a adequação dos serviços, a quantidade de profissionais para atender os spazinos conforme o seu espaço, a estrutura física, tempo e tratamentos selecionados objetivando sempre o bem estar físico, espiritual e mental. 2.2 Bem Estar Conforme o dicionário de inglês Korytowsky (2010) a palavra wellness, significa bem estar, saúde e vigor. Então, outra forma de conceituar o bem estar direcionando para serviços em SPA é oferecer tratamentos, terapias relaxantes, desintoxicantes e terapêuticas. Hoje na medida em que as pessoas vivem mais, cresce igualmente a procura por mais alternativas que forneçam uma melhor qualidade de vida. A busca por um estilo de vida mais saudável, mais revigorante e sem idade gerou mais que um interesse passageiro pela medicina preventiva, alterando a maneira como o ser humano encara o próprio processo de envelhecimento, o que, por conseqüência, acabou por introduzir novos produtos, equipamentos e técnicas para SPAS do mundo inteiro (D ANGELO, 2010). Por isso, o conceito de bem estar da atualidade deverá tornar-se cada vez mais hiper-sensorial, capaz de surpreender e de envolver, de acariciar e de embalar o corpo e o espírito abandonando totalmente à parte física, para reencontrar, neste contexto, fora do espaço e do tempo, o ritmo ancestral do ser puro. Terapias corporais e massagens, de modo geral, podem eliminar a congestão, ajudando o

8 8 corpo a se livrar do estresse, e promovem equilíbrio e relaxamento (MOREN, 2009, p.111). Para responder as necessidades de uma vida mais saudável e em equilíbrio da mente, corpo e espírito, buscar atividades, serviços e produtos que gerem sensações de conforto que conduzam ao bem estar, tornaram-se cada vez mais fundamental a qualidade de vida. Considerando que desde logo os empreendedores em SPAS observem os cuidados com a saúde e o meio ambiente como fundamentos primordiais para caracterizarem a tipologias dos seus serviços, valorizando também abordagens alternativas e holísticas, como a homeopatia e a naturopatia como atividades altamente diferenciadas e estimulante do bem estar (URREA, 2004). É fácil concluir que os cuidados como bem estar e como corpo tornam-se cada vez mais essenciais, pois ha uma demanda crescente impulsionando setores ligados a estética, saúde e qualidade de vida, exigindo profissionais qualificados para tal, como os tecnólogos em Cosmetologia e Estética. 2.3 Tecnólogos em cosmetologia e estética À medida que os cuidados com a pele assumiram função predominante no mundo da beleza, o papel do esteticista se expandiu, abrindo assim as portas para novos caminhos e modos mais abrangentes de se pensar as terapias oferecidas por SPAS. Ocasionando o aumento de inúmeras, novas viáveis opções de negócios, inclusive SPAS medicinais e centros de bem estar. Dessa maneira D Angelo (2010) relata que há diversos motivos para a demanda de serviços por SPAS, talvez o mais importante esteja diretamente ligado ao crescimento do mercado de cuidados pessoais e uma inserção maior e de profissionais qualificados. Por esses motivos Gomes (2005) argumenta que a estética já foi uma profissão pouco valorizada pela sociedade em geral e seus profissionais, classificados como acionadores de botões e passadores de cremes. Ao longo da história, a profissão foi construída com muita luta e perseverança por um exército de pioneiros, que, de uma maneira informal, levaram aos lares cosméticos a técnicas de embelezamento e, apesar de todas as adversidades enfrentadas, os profissionais

9 9 sonhavam com um dia em que a qualidade de seu trabalho, refletida no bem estar proporcionando, segurança e conforto ao consumidor cliente. Nos últimos anos muitas coisas mudaram, e entre tantas ciências que preparam os profissionais esteticistas para desenvolver seu trabalho com responsabilidade, criatividade e autonomia, está a cosmetologia, que é uma ciência, que estuda formulações cosméticas e produtos de higiene adequados ao tipo cutâneo a fim de cuidar da beleza e saúde e seus anexos. É uma ciência que para ser bem compreendida é necessário aliar-se a outras ciências como: citologia, histologia, fisiologia e anatomia, além do conhecimento acerca de lesões elementares dermatológicas, clima, tipo cutâneo, subclassificações, alterações hormonais, entre outros. A Cosmetologia pode ser conceituada como a ciência e arte de melhorar as aparências (GOMES, 2005). Este novo profissional da área da estética e cosmetologia é atuante em diversos nichos que envolvem o bem estar, a beleza e auto estima. E está registrado no Catálago Brasileiro de Ocupações CBO (2011) como profissional Esteticista tendo como registro o número , possuindo as seguintes titulações: 1. Esteticista corporal, Esteticista facial, Tecnólogo em cosmetologia e estética, Tecnólogo em cosmetologia e estética facial e corporal, Tecnólogo em estética, Tecnólogo em Estética corporal, facial e capilar, Tecnólogo em estética e cosmética, Tecnólogo em estética. Estes profissionais podem aplicar procedimentos estéticos e terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais. Os procedimentos terapêuticos visam os tratamentos de moléstias psico-neuro-funcionais, músculos esqueléticos e energéticas; além de patologias e deformidades podais (CBO, 2011). Para tanto, avaliam as disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas, vibracionais e inestéticas dos pacientes/clientes. Recomendam a seus pacientes/clientes a pratica de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com objetivo de reconduzir ao equilíbrio energético, fisiológico e psico- orgânico; bem como cosmético, cosmecêutico e óleos essenciais visando sua saúde e bem estar. Alguns profissionais fazem uso de instrumental perfuro cortantes, medicamentos de uso tópico e órteses; outros aplicam métodos das medicinas oriental e convencional (CBO, 2011).

10 10 Portanto, cada vez mais será possível perceber no mercado uma maior incidência de profissionais tecnólogos em cosmetologia e estética, pois são aptos a disponibilizar serviços e produtos especializados como o exemplo do conceito SPA EM CASA. Onde os clientes receberão no conforto das suas casas, tratamentos oferecidos nos melhores SPAS, por profissionais altamente qualificados. 2.4 Empreendedorismo O consumidor está mais exigente, preocupando-se em buscar profissionais extremamente capacitados. Aos profissionais da área da estética que almejam ter o seu negócio, empreender no segmento de SPA pode ser uma opção interessante, pois possuem conhecimentos específicos de gestão e operacionalização de serviços e tratamentos estéticos, Todavia estes profissionais deverão ter a responsabilidade de competência para oferecer serviços seguros, respeitando os preceitos éticos da sua profissão e atualizando-se constantemente. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto motivar e de motivar as pessoas a sua volta. (JESUS, 2010). Urrea (2004, p. 4) afirma que hoje, num SPA, ninguém pode dar as costas à venda, porque somos todos provedores internos e externos, temos que cultivar e criar a atitude de vendas, isto leva a gerar e manter uma boa produção e eficiência. O autor ainda complementa que alguns detalhes merecem atenção especial, como por exemplo, estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças; ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos; saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia; entender e acreditar na própria capacidade de realização e de superação de obstáculos; manter-se motivado; usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial; ser absolutamente pontual; preocupar-se com a objetividade e a honestidade para não ser traído com detalhes de menor importância; observar com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; que poderá abrir ou fechar portas; atentar para o linguajar, o gestual e com o tom da voz; evitar gírias ou expressões chulas, controlar mãos e braços, falar baixo e devagar; controlar as emoções, mas não as anulando, elas são muito importantes para mostrar o desenvolvimento ou

11 11 comprometimento com o tema que está sendo tratado; cuidado com o uso do celular; não falar nem demais nem de menos. A profissional Rosa M. Pacheco, formada em tecnologia da estética é instrutora do curso de cabeleireiro do SENAC e da Associação dos Profissionais em Institutos de Beleza do Estado do Rio de Janeiro (APIBERJ), cita que há algum tempo, ela descobriu um novo nicho de mercado: o atendimento a cliente em domicílio e observando a necessidade de seus clientes que não estavam satisfeitos pelos salões convencionais. Ela inda cita que a vantagem é que dificilmente o profissional perde uma cliente, pois a característica do perfil deste cliente é mais fiel do que freqüenta estabelecimentos comerciais e o retorno financeiro pode ser até 3 vezes maior que no mercado tradicional (SENAC, 2010). 2.5 Luxo O luxo de oferecer serviços de SPA na comodidade na casa dos clientes está no fato que o desejo pelo o luxo é uma peculiaridade individual, ou seja cada vez mais a sociedade busca desfrutar do luxo no seu lar. O luxo pode ser definido como algo além da necessidade básica, mas que não é por isso menos fundamental (FORBES, 2004). Isso demonstra que com um simples SPA EM CASA, é possível oferecer tratamentos e terapias que se tornam luxuosas, por responder as necessidades e desejos dos spazianos que preferem desfrutar no ambiente que consideram mais acolhedor que é a sua casa com conforto, tranqüilidade, segurança. Como esta continuamente aumentando o interesse pelo luxo, conseqüentemente esta também a demanda e oferta por serviços personalizados e diferenciados. Allérès (2000) divide o mercado de luxo em três níveis: Classe dominante: que procura sempre se diferenciar das demais classes sociais. Busca produtos novos e seletivos para afirmar sua superioridade. Classe dirigente: pertencem a ela pessoas de alto poder aquisitivo, que cultivam o consumismo e buscam no luxo o mesmo status da primeira camada. São mais voltadas para as tendências. São os chamados novos ricos.

12 12 Classe prospectiva: pessoas da classe média que seguem as tendências ditadas pelas grifes de luxo e buscam copiar as classes de maior poder aquisitivo e os formadores de opinião, como celebridades e pessoas socialmente conhecidas. Conforme a classificação de Álléres (2000), o conceito de SPA EM CASA poderá atingir as três classes, todavia a Classe prospectiva terá por suas características maior inserção, pois são pessoas da classe média que buscam referência nas celebridades e grifes renomadas que passam a imagem de muito conforto, luxo, e prazer. Ressalta-se ainda que o luxo relaciona-se fortemente à aparência pessoal, entendida como elemento importante para alcançar objetivos profissionais e pessoais, ou, simplesmente para garantir o bem estar (D ANGELO, 2006). O luxo é o que melhor corresponde à expressão dos desejos e das emoções humanas (BERRY, 1994; ALLÉRÈS, 2000). A proposta de oferecer um conceito de negócio de SPA para ser levado até a residência das pessoas agrega o desejo do luxo, através de terapias e tratamentos exclusivos que também é uma característica buscada nos serviços de SPA, bem como a comodidade de receber a excelência destes tratamentos no próprio conforto do seu lar. 3 PLANEJAMENTO DA FUNCIONALIDADE DO SPA EM CASA Após a criação de um material de divulgação (site, cartão, eventos, redes de relacionamento) dos empreendedores que estarão oferecendo o serviço de SPA EM CASA, os mesmos quando solicitados irão marcar uma visita e avaliação do seu futuro spaziano, levando consigo um menu dos tratamentos especializados a serem oferecidos no local. Contará nesta visita com um profissional estético e um profissional de design de interiores para avaliar o ambiente e planejar a estrutura para receber o SPA. Castelli (2000, p.40) ressalta que Não basta somente satisfazer as exigências dos clientes, mas é preciso fazer melhor do que os concorrentes. Dessa maneira, a qualidade passa a ser uma poderosa arma estratégica. Portanto, a empresa SPA EM CASA, deve fazer com que o seu trabalho, seu atendimento e sua estrutura física apresentem qualidade diante de seus clientes,

13 13 pois somente assim conseguirá visá-la como uma vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes. No entanto, em alguns casos, se o cliente almejar ter um ambiente fixo na sua casa caracterizando um SPA, a contratação de um arquiteto poderá auxiliar com um planejamento arquitetônico as adequações físicas como a cor da parede, a iluminação, o piso, os revestimentos das paredes, o mobiliário e os acessórios como banheiras e duchas para ambientalizar o espaço como SPA. Consciente com o meio ambiente, os arquitetos e decoradores ao elaborarem os projetos de SPAS optam por elementos naturais que representam a terra, o ar, a água, e o fogo, como uso de fontes de água e velas decorativas, jardins internos e externos (D ANGELO, 2010). O SPA EM CASA convém ainda anotar a importância quanto à utilização dos recursos naturais, tais como cursos de água, cachoeiras livres ou cascatas artificiais, barro, pedra, que estão, rapidamente, tornando-se ponto principal de muitos SPAS. Lareiras, fogões à lenha, velas e aromas naturais, permitem que os anfitriões se sinta em comunhão com a natureza, ainda dentro de um espaço fechado. O autor do livro Desenvolvimento e gerenciamento de SPA, relata que os SPAS geralmente oferecem três tipos de tratamentos: esfoliação, tratamentos corporais completo e tratamentos localizados. (MILL, 2003, p. 299), Assim para o SPA EM CASA é importante disponibilizar um menu de tratamentos que beneficie o cliente com opções de tratamentos individuais ou pacotes personalizados e promocionais. Pode-se exemplificar tratamentos de manicura e pedicura, tratamentos do cabelo, tratamentos corporais e faciais. SPA Aniversário: Massagem revitalizante + spa dos pés + spa das mãos, com um toque de pétalas de rosas, velas e essências especiais. Degustação de chá gelado. Preço: R$150,00; SPA das Amigas: Massagem das pedras quentes + SPA das mãos aromático + massagem facial para as amigas simultaneamente. Degustação de shake light. Duração de 2 horas. Preço: R$120,00 por pessoa; SPA dos apaixonados: Gomagem com esfoliante de vinho + massagem relaxante do casal com aromaterapia + máscara de vinho e pétalas de rosas. Degustação de vinho. Duração de 1 hora e 30 minutos. Preço: R$180,00 por pessoa. SPA Férias inesquecível: Bambuterapia + escalda pés + SPA das mãos + aromaterapia. Degustação de água de coco. Duração de 2 horas. Preço: R$145,00

14 14 SPA cor de verão: Massagem revitalizante + banho dourado + esfoliação + hidratação corporal iluminadora. Degustação de bebida aromática refrescante. Duração de 2 horas. Preço: R$140,00 SPA Mamãe e Kids: Mamãe: massagem das conchas + máscara facial + aromaterapia e cromoterapia; Criança: massagem calmante de chocolate. Degustação de confetes de chocolate. Duração de 2 horas. Preço: R$150,00. SPA Gourmet de Chocolate ou Morango: Esfoliação de chocolate (ou morango) + hidratação com máscara de chocolate (ou morango) + massagem anti-stress. Degustação de bebida de chocolate ou morango. Duração de 2 horas. Preço: R$ 130,00 SPA Outono Inverno: Café e Canela: Massagem das pedras quentes + escalda pés acompanhado com um delicioso café ao som de jazz. Duração de 1 hora e 30 minutos. Preço: R$120,00. SPA Flacidez: Este pacote é composto por 5 sessões de crioterapia + 2 sessões de argiloterapia + 3 sessões de massagem com DMAE. Duração de 1 hora por sessão. Preço: R$630,00. SPA Xô Celulite e Gordura Localizada: Pacote composto por 3 sessões de turbinada + 2 sessões de gessoterapia + 2 sessões de modeladora + 3 sessões de argiloterapia. Aplicações alternadas, com total de 10 sessões. Duração de 1 hora por sessão. Preço: R$630,00. SPA Transformação: Banho de lua + hidratação e esfoliação + massagem express + maquilagem. Degustação de petit four e suco natural. Duração de 3 horas. Preço: R$220,00 Todos os serviços oferecidos pelo conceito do SPA EM CASA serão adaptados as instalações do spaziano. As necessidades e desejos de cada cliente serão supridos por tratamentos que inclui jatos de água de chuveiros, banhos completos e parciais do corpo com óleos essenciais e aromatizados. Enfim de acordo com diversos equipamentos, mobílias e espaço físico que serão encontrados na casa de cada spaziano, permitirá a criação do menu de tratamentos personalizado, No decorrer de diversas atividades desenvolvidas no conforto dos spazianos, são abordados os principais cuidados que os profissionais devem adotar ao desenvolver suas atividades, o que inclui: a utilização correta de (EPIs) Equipamentos de Proteção Individual (RAMOS, 2009). Mais expressivo ainda que o esclarecimento da autora com a utilização dos (EPIs), convém ainda anotar as precauções universais de rotina em todas as

15 15 situações que envolvem contato com agentes biológicos; higienização das mãos do profissional; limpeza, descontaminação e, quando necessário, esterilização de artigos, utensílios e equipamentos; uso de artigos descartáveis como lixas, palitos de unha, agulhas, lençóis e outros; troca de toalhas por outras adequadamente limpas ou descartáveis a cada atendimento; limpeza e organização do ambiente; gerenciamento de resíduos, vacinação dos profissionais de saúde e beleza. Além de todos estes cuidados é sugerido kits Home Care que o spaziano pode adquirir com os serviços, garantindo assim a segurança e comodidade com uma linha personalizada de cremes, óleos, sabonetes, esfoliantes, toalhas, roupões, chinelos entre outros mimos. Ver em apêndice A modelo de protocolos de tratamentos em SPA EM CASA. 4 METODOLOGIA Este conceito é baseado numa revisão bibliográfica da que faz especificações detalhadas e criticamente proferidas sobre SPA e segmento de bem estar, luxo. A pesquisa pretende esclarecer alguns elementos pertinentes aos profissionais e empreendedores do Tecnólogo em Cosmetologia e Estética, fornecendo elementos necessários para as discussões e conclusão do estudo. A metodologia escolhida para este trabalho é qualitativa e baseado em tipo exploratória. Pesquisa qualitativa é basicamente aquela que busca entender um fenômeno específico em profundidade. Ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, a qualitativa trabalha com descrições, comparações e interpretações. A pesquisa qualitativa é mais participativa e, portanto, menos controlável. Os participantes da pesquisa podem direcionar o rumo da pesquisa em suas interações com o pesquisador. A pesquisa exploratória é vista como o primeiro passo de todo o trabalho científico. Este tipo de pesquisa tem por finalidade: [...] especialmente quando se trata de pesquisa bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de uma temática de estudo; definir os objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou, ainda, descobrir um novo enfoque para o estudo que se pretende realizar. Pode-se dizer que a pesquisa exploratória tem como

16 16 objetivo principal o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições (LAKATOS, 1985, p.138). Este trabalho não tem o objetivo de exemplificar números para viabilidade de um projeto, apenas demonstrar o planejamento necessário para os empresários e disponibilizar informações técnicas deste segmento aos profissionais da área da estética. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O crescente interesse do público pelas terapias oferecidas por SPAS acabou por consolidar em virtude de vários e importantes desenvolvimentos científicos, culturais e econômicos. Outro fator que aumentou o interesse por tratamentos e terapias em SPA são os benefícios que os mesmos agregam como relaxamento, bem estar, conforto. O SPA EM CASA é preparado com estudos e práticas ambientalmente corretas e com múltiplas funções para promover a satisfação de cada spaziano. É exatamente a convivência harmoniosa entre luxo de receber em casa serviços personalizados, tradicionalmente disponibilizados nos melhores SPAS do Brasil, junto com a tecnologia, modernidade dos equipamentos estéticos e com recursos humanos especializados na área da cosmetologia estética e bem estar. Os possíveis clientes spazianos, representam um nicho de mercado de novos valores que norteiam as moradias modernas, priorizam na ambientação do seu lar a integração de espaços físicos, sem deixar de priorizar o design dos ambientes, permitindo que esses espaços sejam utilizados para relaxamento, bem estar e para o tratamento natural da saúde e da beleza. O público que normalmente busca serviços de SPA aprecia os benefícios dos tratamentos que trazem, alívio do stress, diminuição da ansiedade, da insônia, melhora da má circulação e aceleramento do metabolismo lento. Para um profissional que trabalha em um SPA é indispensável a atitude assertiva, ética e disponibilidade em atender. O diferencial está na empatia de querer ser prestativo. O negócio do SPA EM CASA é 100% de serviços que focam o relaxamento, a beleza e conforto na casa dos seus requeridos clientes. As equipes profissionais deverão ser qualificadas e ter excelência e organização no seu trabalho, valorizando os seus clientes. A equipe de profissionais deverá oferecer um atendimento

17 17 diferenciado, serviços que proporcionem tranqüilidade e sensação de bem estar, que se tornaram tão raras neste mundo globalizado e competitivo. Fica então, como sugestão, para os profissionais que almejam empreender nesta área, posteriormente à leitura do artigo, a busca de um planejamento que viabilize o conceito de SPA EM CASA, tornando assim um projeto real. REFERÊNCIAS ALBANESI, G. Disponível em < > Acesso em 10 de junho de ALLÉRÈS, D. Luxo. Estratégias: marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, ABC-SPAS. Associação Brasileira de Clínicas e Spa s. Disponível em: < Acesso em: 15 de fevereiro de BROWN, Denise.W. Massagem terapêutica: introdução prática. São Paulo: Manole, BERRY, C. J. The idea of luxury. New York: Cambridge University Press, CAMPOS, José. R. V. Introdução ao universo da hospitalidade. São Paulo: Papirus, CBO. Catálago Brasileiro de Ocupações. Disponível em: < Acesso em: 30 jun CASTELLI, Geraldo. Excelência em hotelaria: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, D ANGELO, Janet M. Estratégias de negócios para salões de beleza e spas. São Paulo: Cengage Learning, D ANGELO, André Cauduro Precisar, não precisa: um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil. São Paulo: Lazuli, ERBETA, Gabriela. 101 dicas para o seu bem estar: guia luz. São Paulo: Ediouro, FORBES, Jorge, O homem desbussolado, Conferência Internacional do Luxo, São Paulo: Faap, 24 ago GOMES, Rosalina Kelly; SANTOS, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. São Paulo. Livraria Médica Paulista, JESUS, S.L. O que é marketing pessoal? Disponível em:< classe.com.br/oqueemarketingpessoal.htm> Acesso em: 29 abr

18 18 KORYTOWSKY, Ivo. Significado wellness. dicionário inglês-portugues. Rio de Janeiro: Babilon, Acesso em: < com/ingles/ portugues/ wellness> LAKATOS, E. M.; Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, MOOR, F. B. et al. Manual de hidroterapia e massagem. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, p. MOREN, Sandra Alexcae. SPAS e salões de beleza: terapias passo a passo. São Paulo: Cengage Learning, MILL, R. C. Resorts: administração e operação. Porto Alegre: Bookman, OXFORD, Alison Waters, Significado da palavra delivery: Students dictionary. Oxford: editor, RAMOS, Janine Maria Pereira. Biossegurança em estabelecimentos de beleza e afins. São Paulo: Atheneu, SOLOMON, M.R. Comportamento do consumidor: Porto Alegre: Bookman, SENAC. D M. Salão de beleza: Organização, marketing e gestão de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, URREA, L. R. Desenvolvimento e gerenciamento de um SPA. Buenos Aires: Estheticnet, ZONTA, Soraia; NOVAES, Marlene Huebes. Spa: oportunidade de negócio para os empreendimentos hoteleiros da região Sul através da inserção do conceito de Wellness Disponível em: < posgraduacao/strictosensu/turismo/seminarios/semin_tur/trabalhos/arquivos/gt08-09.pdf>. Acesso em: 03 fev APÊNDICE A - MENU DE TRATAMENTOS AVULSOS OFERECIDOS EM GRANDES SPAs

19 19 Banhos aromáticos ou com óleos: Feitos em imersão onde são adicionados ervas ou óleos com propósitos de relaxamento, estimulação e tonificação. Sendo contraindicados para doenças de pele e alergias. Socorro (SP) Thalassoterapia:Tratamentos utilizando os benefícios dos produtos marinhos, através de envelopamento ou banhos em banheiras. Cristiano (MG) Acupressura: Técnica de massagem chinesa que é realizada através da pressão em pontos estratégicos com o objetivo de estimular o fluxo de energia no corpo. Gramado (RS) Acupuntura: Terapia milenar criada na china, usa finíssimas agulhas espetadas na pele para estimular, descongestionar e equilibrar o fluxo de energia do corpo. Campos do Jordão (SP) Acupuntura Aurecular: Realizada na região auricular onde existem mais de 120 pontos em cada orelha, pois diz-se que existe, nesta região, o cruzamento da grande maioria de meridianos. A estimulação desses pontos reflete diretamente no córtex cerebral, no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo energético no organismo. Campos do Jordão (SP) Eletro - Acupuntura: É o método que utiliza a energia elétrica juntamente com a acupuntura através de aparelhos específicos que são conectados as agulhas. A Eletro - Acupuntura, hoje reconhecida como método terapêutico pela organização mundial de saúde (OMS), tem sido utilizado como medida complementar para tratar numerosos tipos de dores como enxaquecas e cefaléias em geral. Portanto de problemas de coluna artrite e tendinite também podem se beneficiar. Campos do Jordão (SP)

20 20 Algaterapia: Uma forma da talassoterapia onde finas camadas de algas são aplicadas na pele. Conjuntamente podem ser utilizados lâmpadas infra-vermelhas para manter o calor e potencializar o tratamento. Reduz dores e tem ação antiinflamatória. Realizada com algas marinhas vermelhas e sais relaxantes em hidromassagens. Suaviza e hidrata a pele, retardando o envelhecimento, e atua positivamente nos problemas ósseos pela ação do iodo. Foz do Iguaçu (PR) Anti-stress: Massagem clássica realizada com cremes revitalizantes ou óleos essenciais. O objetivo aqui é aliviar as tensões e relaxar a musculatura do corpo todo, incluindo rosto, couro cabeludo, pés e mãos. Ponta Grossa (PR) Ayurvédica: de origem indiana, esta é uma massagem milenar que promove alivio nas dores de cabeça, no cansaço dos olhos e nas dores provocadas pela tensão; ajuda a combater a ansiedade e a depressão branda; auxilia na liberação de endorfinas na corrente sanguínea. Amparo (SP) Aromaterapia: É utilizada de óleos essenciais e seus benefícios terapêuticos agregados a massagens corporais e faciais, esfoliações, banhos ou outro meio. Diferentes óleos essenciais são utilizados para diferentes benefícios terapêuticos. Florianópolis (SC) Banho de Tronco: Os banhos de tronco e de assento -- que podem ser feitos em uma banheira de assento ou numa bacia grande dão ao organismo melhor condicionamento preventivo e terapêutico frente aos problemas de saúde. Eles produzem reações benéficas do sistema nervoso e imunológico; atuam sobre a circulação sanguínea e sobre o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico. Sua ação sobre os órgãos eliminatórios ativa a expulsão de substancia nocivas presentes no organismo. Itá (SC)

Tendências em SPA. Profa. Esp.Cristina Duarte

Tendências em SPA. Profa. Esp.Cristina Duarte Tendências em SPA Profa. Esp.Cristina Duarte Coord. Graduação em Estética da Universidade Anhembi Morumbi Esteticista e Fisioterapeuta, atuante em estética há 16 anos. Pós graduada em Gestão de Empresas.

Leia mais

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento O que são pedras quentes? A massagem com pedras quentes é muito utilizada em terapias naturais ou complementares, como em consultórios

Leia mais

AXIS WELLNESS SPA PONTE DE LIMA. Menu de Tratamentos

AXIS WELLNESS SPA PONTE DE LIMA. Menu de Tratamentos AXIS WELLNESS SPA PONTE DE LIMA Menu de Tratamentos MASSAGENS AXIS SERENO 45 Duração 50' Ideal para combater a fadiga acumulada pelo stress diário, esta massagem corporal utiliza técnicas de massagem sueca,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética Missão O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem como missão formar profissionais qualificados para trabalhar

Leia mais

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Indicadas para modelar o corpo e reduzir medidas; além de ser importante no combate contra a celulite; TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Esta técnica,

Leia mais

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA A gomagem corporal tem o objetivo de fazer uma esfoliação corporal completa renovando as células mortas, além de conferir uma extrema hidratação e maciez

Leia mais

PROJETO MEDICAL RESORT. Medical SPA

PROJETO MEDICAL RESORT. Medical SPA PROJETO MEDICAL RESORT Medical SPA PROJETO MEDICAL RESORT Medical SPA Iberia Advanced Health Care António Lúcio Baptista Director Médico Especialista Luana Souto Barros Gestora de projecto Fisioterapeuta,

Leia mais

CURSO DE MASSAGEM PRÉ E PÓS-PARTO

CURSO DE MASSAGEM PRÉ E PÓS-PARTO INTRODUÇÃO A massagem é um recurso terapêutico extremamente eficaz no alívio dos desconfortos associados à gravidez, além de ajudar também a fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebé, ajudando-a a viver

Leia mais

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia

Natural&Orgânico. Beleza&Bem Estar. Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Natural&Orgânico Equilíbrio Harmonia Beleza&Bem Estar Cosméticos Naturais, Orgânicos e Aromaterapia Bem vindos a Beleza Natural! Na Arte dos Aromas, a natureza é a nossa fonte de inspiração. Acreditamos

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

tratamento estético quente da beleza! Por Cibele Carbone

tratamento estético quente da beleza! Por Cibele Carbone O quente Por Cibele Carbone da beleza! Atire o primeiro pote de creme quem nunca pensou em abandonar as sessões de massagem e de outros tratamentos no inverno. Mas para você não passar frio e colocar em

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2010 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2010 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: Duração: MATRIZ CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA TECNOLÓGICA SERIADO ANUAL MATUTINO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

BEM-ESTAR SOB TODAS AS FORMAS.

BEM-ESTAR SOB TODAS AS FORMAS. BEM-ESTAR SOB TODAS AS FORMAS. Profissionais de excepção e matérias-primas cuidadosamente seleccionadas unem-se para lhe proporcionar uma regeneração completa de corpo e mente, fortalecendo a sua saúde

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Programa de Ginástica Laboral

Programa de Ginástica Laboral Programa de Ginástica Laboral 1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL) Promoção e Organização: Centro de Educação Física, Esportes e Recreação Coordenadoria do Campus de Ribeirão Preto.

Leia mais

É a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.

É a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. Marketing Pessoal O que é MARKETING? É a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. Um conjunto de estratégias e ações visando promover o lançamento,

Leia mais

Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas

Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas Desde massagens de relaxamento a tratamentos de rosto e corpo, o The Spa, criou uma gama variada de opções que se adaptam às mais diversas necessidades dos nossos clientes. Massagens Massagem The Spa Massagem

Leia mais

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego?

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego? Você que está tentando largar o vício do cigarro e não consegue encontrar forças para se livrar desse mal. Anda sentindo dores nas costas, cansaço e/ou inchaço nas pernas, problemas com acnes ou querendo

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Neste início de século observamos no mundo uma economia

Neste início de século observamos no mundo uma economia Nutrição, Prevenção e Qualidade de Vida DRA. CHRISTIANNE DE VASCONCELOS AFFONSO 1 INTRODUÇÃO Neste início de século observamos no mundo uma economia de interdependência, denominada globalização, caracterizada

Leia mais

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo)

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo) Apresentação Marta Grabit - Terapêuta de Ayurvédica com a categoria de Massagista Ayurvédica Terapêutica. Com formação pelo IMT Instituto de Medicina Tradicional, nota final de 17 valores certificada pela

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas.

É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Ideias Simples É isto que perseguimos aqui. Aquele conceito que todos entendam e que aproxime marcas e pessoas. Construção de marcas Tem como base a essência do negócio, como estrutura a observação do

Leia mais

CORPO MASSAGENS. R$ 200 60 min R$ 300 90 mim

CORPO MASSAGENS. R$ 200 60 min R$ 300 90 mim MASSAGENS CORPO Cidade Jardim Uma massagem exclusiva, que elimina a fadiga e estimula a circulação. Esta massagem é relaxante e uma combinação única entre as técnicas da massagem sueca e hindu, integrado

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty.

Guia de empresas. Bem-vindo. à Bojabeauty. Guia de empresas Bem-vindo à Bojabeauty. Quantas vezes pensa na saúde e bem-estar dos seus Colaboradores? Guia de empresas Área de atuação Quem somos Onde estamos Como fazemos Quem somos Com 10 anos de

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Tratamento com Bandagens e Cosméticos

Tratamento com Bandagens e Cosméticos Tratamento com Bandagens e Cosméticos Argilaterapia A argila é uma terra especial que absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-se em um poderoso agente de recuperação física.

Leia mais

CARDÁPIO DE SERVIÇOS

CARDÁPIO DE SERVIÇOS CARDÁPIO DE SERVIÇOS TRATAMENTOS FACIAIS LIMPEZA DE PELE ULTRASSÔNICA: Extrair comedões, remover secreção e células mortas; Afinar a pele; Melhorar a capacidade de absorção; Indicação: Todos os tipos de

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA 26 e 27 de Setembro de 2014 Resumo A Mesoterapia consiste na micro-injecção intradérmica de pequenas quantidades de medicamentos em doses baixas nos locais a tratar. A Mesoterapia

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação

Meditação Diária. Guia pessoal para praticar meditação Meditação Diária Guia pessoal para praticar meditação Todos os direitos reservados É necessária a autorização previa antes de reproduzir ou publicar parte ou esta obra na íntegra. Enquanto os autores fizeram

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTÉTICA CORPORAL HOLÍSTICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTÉTICA CORPORAL HOLÍSTICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTÉTICA CORPORAL HOLÍSTICA O Curso O Curso de Especialização em Estética Corporal Holística da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa oferece aulas preparatórias, workshops

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Hórus Massagens. O seu espaço de massagens em Lisboa. Carta de massagens

Hórus Massagens. O seu espaço de massagens em Lisboa. Carta de massagens Hórus Massagens O seu espaço de massagens em Lisboa Carta de massagens holismo - Doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores

Decor Store. Interiores. Loja de Decorações de Interiores. Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Decor Store Interiores Loja de Decorações de Interiores Cristiane Dal Prá Designer de Interiores Quem somos A Decor Store Interiores é uma loja que agrega em um único espaço vários itens relacionados a

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite.

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Massagem Relaxante... 50 60... 25 40. Massagem Profunda... 50 82... 25 55. Drenagem Linfática Manual Barriga ou Glúteos... 25 45 Pernas...

Massagem Relaxante... 50 60... 25 40. Massagem Profunda... 50 82... 25 55. Drenagem Linfática Manual Barriga ou Glúteos... 25 45 Pernas... Massagens do Mundo / Worldwide Massages Massagem Relaxante... 50 60... 25 40 Massagem Profunda... 50 82... 25 55 Massagem Desportiva... 50 68... 25 45 Drenagem Linfática Manual Barriga ou Glúteos... 25

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

Atendimento Virtual Ampla

Atendimento Virtual Ampla 21 a 25 de Agosto de 2006 Belo Horizonte - MG Atendimento Virtual Ampla Carlos Felipe de Moura Moysés Ampla Energia e Serviços S.A cmoyses@ampla.com André Theobald Ampla Energia e Serviços S.A theobald@ampla.com

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral

Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, segmentação e posicionamento Prof. Dr. Raul Amaral Estratégia de negócio, estratégias de segmentação e posicionamento. Análise do potencial de demanda. Definição da missão. liderança.

Leia mais

Iberostar Bahia. Sensação SPA

Iberostar Bahia. Sensação SPA Iberostar Bahia A vida deve ser vivida com alegria. Para consegui-lo, foram elaborados alguns tratamentos inspirados nas propriedades benéficas d água e das algas marinas no cultivo da beleza e da saúde.

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Modelo de Plano de Ação

Modelo de Plano de Ação Modelo de Plano de Ação Para a implementação da Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higiene das Mãos Introdução O Modelo de Plano de Ação é proposto para ajudar os representantes de estabelecimentos

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

A HISTÓRIA DO SABONETE

A HISTÓRIA DO SABONETE SABONETES por: Colunista Portal Educação SABONETE BARRA DE OLIVA UMA PRODUÇÃO DE PRECIOSIDADES DO POMAR. CONFIRA NA LOJA www.luciamotta.loja2.com.br Os sabonetes são cosméticos detergentes Na antiguidade,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

BioTherapyA Estética, Saúde e Bem-Estar

BioTherapyA Estética, Saúde e Bem-Estar Estética, Saúde e Bem-Estar Sobre nós O BiotherapyA é um espaço de estética, terapias e bem-estar pensado para o seu conforto e serenidade. Composta por uma equipa de profissionais que cresceu enquanto

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

Programa dos 5 Sentidos 3 dias. Villa Azeitão Arrábida - Portugal. www.panchakarmaretreat.org info@panchakarmaretreat.org

Programa dos 5 Sentidos 3 dias. Villa Azeitão Arrábida - Portugal. www.panchakarmaretreat.org info@panchakarmaretreat.org Programa dos 5 Sentidos 3 dias Villa Azeitão Arrábida - Portugal www.panchakarmaretreat.org info@panchakarmaretreat.org Programa dos 5 Sentidos de 3 dias Este Panchakarma visa reajustar a sua microbiologia

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Graduação em Estética - Bacharelado Missão O Curso de Estética, tem como missão a formação de profissionais para atuarem no segmento de estética de forma criativa, crítica

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza

EMPREENDEDORISMO. Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza EMPREENDEDORISMO Curso: Ciências Contábeis Período: 3º Profª: Niceia Camila N. Fronza ORGANIZAÇÃO CONCEITO: A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades

Leia mais

Eng. José Roberto Muratori

Eng. José Roberto Muratori Eng. José Roberto Muratori OO tema foi escolhido devido a motivação de que cada vez mais percebe-se que os hábitos das pessoas estão em transformação. A alta exigência por conforto e segurança já não é

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Valências Análises Clínicas

Valências Análises Clínicas Análises Clínicas Consultas de várias especialidades Médicas Consultas de várias especialidades de Medicina Complementar Consultas de Nutrição e Dietética Consultas de Psicologia Clínica e Psicopedagogia

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Massagem de Relaxamento

Massagem de Relaxamento Massagem de Relaxamento Realizada com óleos essenciais, jasmim, alfazema ou ylang ylang, os seus movimentos são lentos, suaves e envolventes, com efeito relaxante, restabelecendo o equilíbrio da área psico-emocional,

Leia mais

Óbidos SPA *Menu de tratamentos*

Óbidos SPA *Menu de tratamentos* Óbidos SPA *Menu de tratamentos* I Rituais de Rosto Ritual de Rosto Josefa d Óbidos 45 min - 30 Libertando a pele de impurezas, aumenta a oxigenação das células, revelando o brilho da pele. A tez fica

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

PROTOCOLO CORPORAL DE LIPOMODELAGEM

PROTOCOLO CORPORAL DE LIPOMODELAGEM PROTOCOLO CORPORAL DE LIPOMODELAGEM Indicação: Celulite e gordura localizada Frequência: Todas as sessões de massagem Passo 1. Assepsia das Mãos e Corpo: Higienizar a área a ser tratada e as mãos da profissional

Leia mais

Visão. Visão, Missão e Valores

Visão. Visão, Missão e Valores Visão, Missão e Valores Visão A Portcril ambiciona ser a principal marca responsável pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas nos seus espaços dedicados à tranquilidade, ao exercício e ao conforto.

Leia mais

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo

PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam desejo PRINCÍPIOS Prevenção e o controle das doenças, especialmente as crônico-degenerativas estimulam o desejo de participação social direciona as ações para a estruturação de um processo construtivo para melhoria

Leia mais

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE

O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE O IMPACTO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL NO AUMENTO DA FLEXIBILIDADE UM ESTUDO QUANTO À APLICABILLIDADE DO PROGRAMA PARA COLETORES DE LIXO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI ALESSANDRA ABREU LOUBACK, RAFAEL GRIFFO

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SAÚDE OCUPACIONAL E GINÁSTICA LABORAL O Educação Física A profissão de Educação Física é caracterizada por ter um vasto campo de atuação profissional, tendo um leque com várias opções para realização das atividades pertinentes ao Educador Físico.

Leia mais

Qual carreira profissional você quer trilhar?

Qual carreira profissional você quer trilhar? Qual carreira profissional você quer trilhar? programa de coaching de carreira Trilhas Profissionais Desde pequenos nos perguntam o que você quer ser quando crescer?. O que não nos damos conta é que temos

Leia mais