Portfolio Denise Agassi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Portfolio 2014-09 Denise Agassi"

Transcrição

1 Portfolio Denise Agassi

2 Atualmente desenvolvo net-videoinstalações, instalações locativas em rede, net artes e fotografias de banco de dados. Os trabalhos são elaborados através de arquivos online, explorando os sistemas de busca e as formas de indexação via tags. Em , criei a Plataforma Net Arte que resignifica as informações que estão disponíveis na internet, para investigar as relações e reconfigurações dos espaços, das paisagens e das pessoas a partir da distribuição e apropriação de arquivos que circulam na internet.

3 Paisagens arco-íris 2014 Fotografia de banco de dados elaborada através de sistema de buscas, utilizando as ferramentas de pesquisa por cor sequencia apresentanda na página inicial do portfolio online disponível em e projeto para montagem em metacrilato e caixa de espelho aproximadamente 50 x 400 x 50 cm work in progress

4

5 A Plataforma Net Arte permite a criação de categorias que comportam temas específicos, atualmente estão disponíveis são: viagem-arquivo, cabines de transmissão, compilador, identidados e fantasmagorias. Elas foram elaboradas a partir da realização de projetos em instituições culturais e em parcerias com outros artistas, como é o caso da série Identidados, apresentado no Labmovel em 2013, e Fanstasmagoria, em parceria com Cine Fantasma.

6 A Plataforma de Net Arte permite selecionar de 1 à 4 mídias, entre imagem, vídeo, texto e áudio (Flickr, Youtube, Twiter e Freesound). Cada uma possui paramentros flexíveis que se referem a quantidade de resultados, disposição das informações na tela, tempo de exibição, transparência da imagem, entre ourtos. Para cada mídia, é possível inserir diferentes conjuntos de tags para composição da sequencia audiovisual em tempo real. Na internet, ela é interativa e aberta ao público para a criação novas net artes que integram as exposições online. No espaço físico, as sequencias são apresentadas através de instalações e workshop-performances que contribuem com outros desdobramentos e relações com obra, sendo diferente da exposição física e interação online, como ocorre, por exemplo, as instalações Imantados, Vista On Vista Off - Atlântico Pacífico, Viagem-arquivo e Subindo a Torre Eiffel apresentadas a seguir.

7 Páginas da Plataforma para configuração de imagens

8 Página da Plataforma para configuração dos vídeos

9 Página da Plataforma para configuração dos textos

10 Página da Plataforma para configuração do áudio

11 Imantados 2014 Intervenção no site da exposição Multitude obra gerada pela Plataforma Net Arte Esta obra tem como referencia a série de fotografias Espaços Imantados de Lygia Pape, que apresenta pontos urbanos de concentração de pessoas que se formam e se desfazem incessantemente, como polos magnéticos. Aborda questões relacionadas a discursos religiosos e lideres espirituais, que mesmo dentro um grupo aparentemente uniforme, mostram as diferenças e as singularidades de cada grupo ou indivíduos que tem o poder de atrair multidões. A que busca informações online nos bancos de dados do Flickr, Youtube, Twiter e Freesound, através de tags, gerando um audiovisual em tempo real e constantemente atualizado conforme o fluxo de informações da rede Disponível em:

12

13 L-O Viagem-arquivo 2013 Net-videoinstalação gerada pela Plataforma Net Arte baseada nos pontos cardeais O eixo leste-oeste apresenta tags sobre amanhecer e por-do-sol em diversos idiomas e derivações. Os resultados das buscas são apresentados em uma tela de retroprojeção posicionada conforme as coordenadas geograficas e movimento do sol. Deste modo, quando o público está olhando para a direção oeste, as imagens sugerem o por-do-sol e para a direção leste, o amanhecer. O norte é composto por uma fotografia de banco de dados formada por várias imagens de auroras boreais sobrepostas e impressas em uma superfície lenticular 3D com tiras de lentes ópticas paralelas. A direção sul exibe fotografias e vídeos das geleiras dos extremos polos e textos do twiter mostrar conteúdos relacionadas a experiências de viagens Exposição na Oficina Cultural Oswald de Andrade

14 S

15 N

16 Planta baixa da exposição Viagem-arquivo

17 Exposição Viagem-arquivo online

18 SO Vista On Vista Off Atlântico e Pacífico net-videoinstalação gerada pela Plataforma Net Arte A obra evidencia no espaço expositivo os eixos nordeste-sudeste a partir da exibição de arquivos online. Uma tela disposta na direção nordeste apresenta fotografias, vídeos e áudios encontrados na internet através da tag Oceano Atlantico. Já os conteúdos relacionados ao Oceano Pacifico podem ser acessados no celular através de um qr-code localizado no eixo sudeste. O trabalho evidencia noções de fluxo, seja pelas visitações na exposição, os dados da internet ou as próprias variações das marés Exposição Performatividade e Memória Paço das Artes

19 NE

20 Vista On Vista Off Instalação locativa em rede computador, projetor, bússola digital, arduino, internet, suporte de madeira rotativo A obra localiza videos online, em tempo real, cruzando informações de uma bússola digital com tags pré-selecionadas em diversos idiomas. As palavras referem-se à vista (aérea, panorâmica, mirante, etc) e aos locais apontados pelo dispositivo. O público aciona a obra ao rotacionar a peça 360º que está fixada no centro de um espaço redondo e fechado. As imagens apresentadas correspondem à direção escolhida pelo visitante. O tamanho das telas diminui ou aumenta de acordo com a distância entre o lugar onde a obra está instalada e o lugar que se vê na imagem. As camadas e fragmentos de vídeos aproximam e sobrepõem lugares distantes e reconstroem paisagens através do fluxo informacional da rede Projeto comissionado pelo Programa de Residência Artística LabMIS 2010, Museu da Imagem e do Som - MIS e premiado no Festival Vivo Arte.mov, na categoria Mídias Locativas, em 2012.

21

22 Subindo a Torre Eiffel net-videoinstalação A obra busca conteúdos na rede através de tags que indicam a presença de turistas na Torre Eiffel. Mas, na rede, Subindo a Torre Eiffel também pode ser um passeio ao Hopi-Hari em São Paulo, propaganda de hotel em Paris, vídeoclips, campeonato de skate, etc. Convivemos hoje, com o resultado de tudo isso e podemos perceber os dados como possibilidades e multiplicidades de sentidos que envolvem as formas de indexação online, bem como, identificamos a homogeneidade de comportamentos emergentes que se manifestam em épocas de mídias portáteis e redes sociais.

23 Os resultados são apresentados em vários monitores dispostos verticalmente e a quantidade de equipamentos depende das especificidas do espaço físico e qualidade da conexão. Os vídeos ficam o tempo todo se atualizando a partir do fluxo informacional, sendo diferente em cada monitor, pois a ordem das tags e a exibição dos resultados são apresentados aleatóriamente. A primeira versão da programação desta obra foi realizada em 2009, a segunda em 2010 e a terceira versão da programação desta obra está disponível na exposição Viagem-arquivo online net/artworks/19 Exposição Teknné MAB-FAAP, 2012, 5 monitores 6: x400cm Exposição Demasiada Presença, Escola São Paulo, 2010, 3 monitores, 4:3 40x150cm

24 Monumento Online net arte Trata-se de um mosaico de imagens randômico, em constante movimento, formado por 6 janelas com tags que referem a diferentes características do Cristo Redentor, como: monumento-monumento com tags que dizem respeito as questões formais do Cristo Redentor; monumento-lugar traz referencias sobre a sua localização e outros lugares que possuem Cristo Redentor ; monumento-experiência aponta para a relação do turista com o monumento, monumento-momento, composto por adjuntos adverbiais de tempo, datas comemorativas e fatores climáticos; monumento-eu revela o turista junto ao monumento; monumento-mundo o Cristo Redentor é traduzido em vários idiomas. As imagens do Cristo Redentor se alternam, ininterruptamente, conforme a velocidade da conexão e a dimensão das imagens. Esta relação entre palavras e imagens evidenciam as formas de se relacionar com os monumentos e as subjetividades do contexto em que ele está inserido. Foram realizadas três versões deste tranalho, mas atualmente, não estão disponíveis.

25 Monumento Online foi apresentado no Museu da Imagem e do Som-MIS (2011) e na Faculdade Santa Marcelina-FASM (2010), acompanhando pelo quarteto Nu.m.i. formado pelos músicos Alexandre Zamith (piano), Giuliana Audrá (flautas), Mario Chechetto (saxofones) e Sergio Kafejian (live eletronics). Esta experiência possibilitou a troca entre a sonoridade e visualidade criando uma noção de imagética contemporânea baseada na experimentação em tempo real, a partir do improviso e do acaso, criando um discurso sonoro que responde ao fluxo de informação online.

26 A apresentação do Monumento Online no Can Xalant, na Espanha, contou com a participação do músico e programador Marcos Bernabé (Tecnonucleo.org) para compor o áudio do trabalho. Bernabé desenvolveu uma programação que localiza sons através das tags relacionadas a obra. Residência Artística Can Xalant 2011, parceria com o Museu da Imagem e do Som-MIS.

27 Realidade Sugerida Fotografia de banco de dados e dispositivo óptico 2009 Fotografias estereocópicas e anáglifas apresentadas por meio de dispositivos ópticos investigam as formas de representação do espaço físico e os sistemas de mapeamento online. Nos dispositivos estereoscópios, a primeira é uma fotografia selecionada em bancos de dados online localizada a partir de tag, e a segunda exibe o mesmo lugar visto no Google Earth, em um enquadramento similar. Estas imagens foram feitas por câmeras diferentes mas quando colocadas juntas em dispositivos ópticos binoculares se fundem, dando a ilusão de 3D, e ao mesmo tempo revelam as diferenças entre estas formas distintas de representações do espaço físico.

28

29 Timor Leste Cabo Verde Moçambique

30 Realidade sugerida - estreito de gilbraltar Instalação formada por três dispositivos ópticos que se referem ao Estreito de Gibraltar. O dipositivo estereoscópico é formado por uma imagem do Oceano Atlântico, e outra, do Mar Mediterrâneo. Quando as imagens são observadas através de um jogo de espelhos dentro do visor, elas se sobrepõem, provocando a mistura das águas. Os outros dois dispositivos anaglifos são formados por imagens sobrepostas. A primeira foi localizada via tags nos bancos de dados online (Panoramio, Flickr, Picasa), e a outra, foi obtida no Google Earth a partir da geolocalização e dados topográficos. Um dispositivo apresenta a vista de Gibraltar a partir de Marrocos, e o outro, de Marrocos a partir de Gibraltar Exposição da Residência Artística Internacional Museu da Imagem e do Som - MIS.

31

32 Denise Agassi contato telefone (11) site midiamagia.net blog midiamagia.net/blog plataforma net arte plataforma.midiamagia.net residencia Rua Álvaro de Abreu, 176 bl3 apto 22, São Paulo-SP, Atelier Rua Lavradio 141, Barra Funda-SP,

Portfolio 2009-2014 De(nise) AGÀSSI

Portfolio 2009-2014 De(nise) AGÀSSI Portfolio 2009-2014 De(nise) AGÀSSI O projeto Viagem-arquivo realizado em 2013, por Denise Agassi, na Oficinal Cultural Oswald de Andrade e com apoio do Proac-Artes Visuais, teve como objetivo criar um

Leia mais

VIAGEM-ARQUIVO. instalação performance Denise Agassi Artes Visuais

VIAGEM-ARQUIVO. instalação performance Denise Agassi Artes Visuais VIAGEM-ARQUIVO instalação performance Denise Agassi Artes Visuais O projeto Viagem-arquivo que consiste em uma instalação locativa em rede (ou net vídeo instalação baseada nos pontos cardeais) e também

Leia mais

ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet

ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet ÁREA LINGUAGEM - Artes Visuais Cultura Digital Internet ARTE E REDES SOCIAIS EXPERIMENTAÇÕES NA WEB 2.0 Orientação: Denise Agassi. Aulas teóricas e práticas que apresentam as experimentações artísticas

Leia mais

Curadoria: Ananda Carvalho, Christine Mello e JosyPanão. Ações performativas: Cláudio Bueno, Daniela Mattos, Denise Agassi e Paula Garcia

Curadoria: Ananda Carvalho, Christine Mello e JosyPanão. Ações performativas: Cláudio Bueno, Daniela Mattos, Denise Agassi e Paula Garcia Permormatividade Memória Exposição da 1 a. Residência de Grupo de Estudos Curatoriais (GREC) Curadoria: Ananda Carvalho, Christine Mello e JosyPanão Ações performativas: Cláudio Bueno, Daniela Mattos,

Leia mais

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013.

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Artes Visuais e Cultura Digital / Internet OFICINA: ARTE EM REDE - DA ARTE POSTAL À NET ARTE Orientação:

Leia mais

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013.

Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Viagem-arquivo Série Leste/Oeste, 2013. Imagem gerada pela Plataforma de net Arte em 05 set 2013. Artes Visuais e Cultura Digital / Internet OFICINA: ARTE EM REDE - DA ARTE POSTAL À NET ARTE Orientação:

Leia mais

uma exposição interativa, onde o público poderá usufruir de diferentes plataformas artísticas fotografias, vídeos, áudios, textos e mapas

uma exposição interativa, onde o público poderá usufruir de diferentes plataformas artísticas fotografias, vídeos, áudios, textos e mapas A Margem Projeto A Margem O projeto prevê o desenvolvimento de uma Expedição audiovisual e jornalística por cidades do interior do estado de São Paulo que são banhadas pelo Rio Tietê, para produzir um

Leia mais

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Atividade de Extensão Integrante do Zonas de Compensação coordenado por Profª. Drª.

Leia mais

CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES

CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES CONVOCATÓRIA PARA EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ENSAIOS DE AUTORES CEARENSES Convidamos todos a participarem de convocatória para compor exposição do Encontros de Agosto 2013, que traz o tema Memória e Produção

Leia mais

Fotografia no Limite da Fotografia

Fotografia no Limite da Fotografia Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida Fotografia no Limite da Fotografia por Fernando Schmitt Fluxo Escola de Fotografia Expandida Fotografia no Limite da Fotografia A Fotografia

Leia mais

LATITUDE, LONGITUDE E GPS

LATITUDE, LONGITUDE E GPS LATITUDE, LONGITUDE E GPS Anselmo Lazaro Branco* ENTENDA O QUE É LATITUDE, LONGITUDE, E COMO FUNCIONA UM APARELHO DE GPS. GPS O GPS é um aparelho digital de localização, que determinada a posição exata

Leia mais

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS

TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS Saída Profissional 03.01 TÉCNICO DE ARTES GRÁFICAS O Técnico de Artes Gráficas é um profissional qualificado, conhecedor do fluxo de produção gráfica, e apto para o exercício de profissões ligadas à composição,

Leia mais

EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES

EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES EDITAL 01/2014 CONCURSO FOTOGRÁFICO RIO DAS PEDRAS BRILHANTES FACULDADE ALIANÇA DE ITABERAI, ESTADO DE GOIÁS, por meio da Direção Acadêmica, Coordenações de Cursos e CEIC, torna público o concurso institucional

Leia mais

Regulamento das oficinas

Regulamento das oficinas Regulamento das oficinas As oficinas oferecidas pelo Cine Festival Inconfidentes Festival Nacional de Cinema e Vídeo de Mariana são gratuitas e abertas à participação da comunidade; Cada pessoa poderá

Leia mais

ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA REGULAMENTO GERAL DO ATELIÊ ABERTO #7 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PARA ARTISTAS E PESQUISADORES EM ARTE.

ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA REGULAMENTO GERAL DO ATELIÊ ABERTO #7 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PARA ARTISTAS E PESQUISADORES EM ARTE. ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA REGULAMENTO GERAL DO ATELIÊ ABERTO #7 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PARA ARTISTAS E PESQUISADORES EM ARTE. A Casa Tomada abre inscrições para a seleção de projetos da residência

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II. Profa. Adriana Goulart dos Santos

Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II. Profa. Adriana Goulart dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de Engenharia Civil TOPOGRAFIA II Profa. Adriana Goulart dos Santos Aerofotogrametria Fotogrametria é a ciência aplicada que se propõe a registrar,

Leia mais

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo

17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO. 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo 17º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO 06.08 a 12.08 Rio de Janeiro 13.08 a 19.08 São Paulo APRESENTAÇÃO O 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário acontecerá de 6 a 12 de agosto de 2012,

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

On/Offline Residência artística "Olhar o passado para construir o futuro" XVIII BIENAL DE CERVEIRA

On/Offline Residência artística Olhar o passado para construir o futuro XVIII BIENAL DE CERVEIRA On/Offline Residência artística "Olhar o passado para construir o futuro" XVIII BIENAL DE CERVEIRA NEREA CASTRO (SP) TOM BORGAS (AUS) De 10 a 30 Agosto 2015 CONCEITO Não é incomum que Nerea Castro (Espanha)

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

RELACAO DE PROJETOS VINCULADOS A LINHA ESTUDOS CULTURAIS E COMUNICACAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.

RELACAO DE PROJETOS VINCULADOS A LINHA ESTUDOS CULTURAIS E COMUNICACAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. RELACAO DE PROJETOS VINCULADOS A LINHA ESTUDOS CULTURAIS E COMUNICACAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS. SERGIO LUIZ PEREIRA DA SILVA Memória, identidade e cultura visual: a construção da identidade

Leia mais

Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com

Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com Um projeto social SET EXPERIMENTAL Idealização e direção: Giuliano Chiaradia. https://artmobileproject.com Gostaríamos de apresentar um projeto inovador de inclusão e arte digital. ÍNDICE: 1. O projeto

Leia mais

A mlc 2011 acontecerá no teatro do Oi Futuro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, dos dias 01 a 04 de setembro de 2011.

A mlc 2011 acontecerá no teatro do Oi Futuro Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, dos dias 01 a 04 de setembro de 2011. apresenta: IV MOSTRA LIVE CINEMA mlc 2011 APRESENTAÇÃO A IV MOSTRA LIVE CINEMA (mlc 2011) é uma mostra expositiva de performances audiovisuais, de Live Cinema, Live Images e de qualquer outro tipo de manifestação

Leia mais

Bel f alleiro s PORTFOLIO 2015

Bel f alleiro s PORTFOLIO 2015 Bel f alleiro s PORTFOLIO 2015 sul, 2013 painel da série Sobre Pedra e Água tinta Acrílica, grafite e giz pastel sobre algodão cru 2,4m x 4,6m Sobre pedra e água, 2013 instalação com os painéis Norte,

Leia mais

1. PONTOS DE ENCONTRO Obra 1: Monumento Online Obra 2: Subindo a Torre Eiffel

1. PONTOS DE ENCONTRO Obra 1: Monumento Online Obra 2: Subindo a Torre Eiffel ABCiber Call for Papers / 2008 Denise Agassi 1 Faculdade Santa Marcelina - FASM 1. PONTOS DE ENCONTRO Obra 1: Monumento Online Obra 2: Subindo a Torre Eiffel Pontos de Encontro é a minha pesquisa de mestrado

Leia mais

Fotografia aérea e foto-interpretação

Fotografia aérea e foto-interpretação Fotografia aérea e foto-interpretação Fotografias aéreas e foto-interpretação são elementos e técnicas de trabalho fundamentais para um conhecimento aprofundado do território e para a elaboração ou actualização

Leia mais

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA

EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA EDITAL PRÊMIO GUNGA IDENTIDADE E CULTURA 1. APRESENTAÇÃO Com base nos valores da economia solidária e da cultura livre, o Estúdio Gunga empresa de comunicação focada na criação de sites, editoração gráfica,

Leia mais

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009 Mídias Locativas O Edital Mídias Locativas Vivo arte.mov 2010 é uma iniciativa do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis Projeto aprovado

Leia mais

Programa de vivência, criação e circulação artística e cultural. Programa de vivência, criação e circulação artística e cultural

Programa de vivência, criação e circulação artística e cultural. Programa de vivência, criação e circulação artística e cultural 1 1. Apresentação // 4 2. Objetivos e metas // 8 3. Estratégia - Música e Economia criativa // 9 4. Temáticas // 9 5. Programas // 10 6. Projetos Especiais // 10 7. Conselho gestor // 11 1. Apresentação

Leia mais

OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES

OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO COM CELULARES RELATÓRIO Oficina de fotografia e vídeo com celulares como ferramenta de inclusão visual através de tecnologias acessíveis, percepção do território, construção

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE A LOUSA DIGITAL 1

UM ESTUDO SOBRE A LOUSA DIGITAL 1 UM ESTUDO SOBRE A LOUSA DIGITAL 1 MARTINS, Sandro Luís Moresco 2 ; VARASCHINI, Patricia 3 ; SANTOS, Leila Maria Araújo 4 1 Trabalho de Pesquisa _ UFSM 2 Programa Especial de Formação de Professores (UFSM),

Leia mais

Convocatória Residência NECMIS 2015

Convocatória Residência NECMIS 2015 Convocatória Residência NECMIS 2015 O Museu da Imagem e do Som abre inscrições para a Residência Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS (NECMIS), que visa desenvolver pesquisa na área de humanidades aplicadas

Leia mais

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa

PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa COLÉGIO SANTA TERESINHA - CAMPO BOM Fone 3597-1215 Rua Santo Inácio de Loiola, 196 Centro Campo Bom RS. PLANEJAMENTO TURMA 3º ano DISCIPLINA CONTEÚDOS Vol. 1 e 2 Língua Portuguesa Gêneros textuais: Poemas,

Leia mais

Edital para Exposições na Galeria de Artes do SESC

Edital para Exposições na Galeria de Artes do SESC Edital para Exposições na Galeria de Artes do SESC A Coordenação Cultura do SESC-TO; através da Promotoria de Artes Plásticas, comunica aos interessados que estará recebendo de 20 de março a 20 de novembro

Leia mais

MARCIA XAVIER QUERIDA

MARCIA XAVIER QUERIDA MARCIA XAVIER QUERIDA Abertura: 2 de agosto das 14 às 18 horas Período da exposição: de 5 a 23 de agosto de 2014 Local: Casa Triângulo Rua Pais de Araújo 77 [Itaim Bibi] 04531-090 São Paulo/SP Tel.: 55

Leia mais

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online.

SITES. Um bom site é mais do que um cartão de visita online. APRESENTAÇÃO A Mistura Digital oferece serviços de criação de conteúdo online (sites, blogs, redes sociais), personalização e gerenciamento de redes sociais, e estratégia de comunicação digital. POSICIONAMENTO

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: Transversalidades A Associação Riograndense de Artes plásticas Francisco Lisboa e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul apresentam o regulamento para seleção

Leia mais

O Desenho: desenhando com Kari Galvão 1

O Desenho: desenhando com Kari Galvão 1 O Desenho: desenhando com Kari Galvão 1 Paulo Souza dos SANTOS JUNIOR 2 Maria Carolina Maia MONTEIRO 3 Universidade Católica de Pernambuco, Recife, PE RESUMO Este trabalho apresenta uma produção multimídia

Leia mais

Tópicos Especiais em Informática. Msc. Márcio Alencar

Tópicos Especiais em Informática. Msc. Márcio Alencar Tópicos Especiais em Informática Msc. Márcio Alencar Recursos Certamente, um dos atrativos do chamado e- Learning (ou ensino á distância com uso de ferramentas computacionais/eletrônicas), são os novos

Leia mais

EDITAL 008/2014 GALERIA DE ARTES ANTÔNIO SIBASOLLY

EDITAL 008/2014 GALERIA DE ARTES ANTÔNIO SIBASOLLY EDITAL 008/2014 GALERIA DE ARTES ANTÔNIO SIBASOLLY 1-OBJETIVOS 1.1 Estabelecer-se como espaço para divulgação e incentivo a produção das artes visuais. 1.2 Estabelecer-se como espaço para o incentivo do

Leia mais

Vinheta Sala de Cinema 1. Felipe Bruno 2 Graciene Silva de SIQUEIRA 3 Universidade Federal do Amazonas, Parintins, AM

Vinheta Sala de Cinema 1. Felipe Bruno 2 Graciene Silva de SIQUEIRA 3 Universidade Federal do Amazonas, Parintins, AM Vinheta Sala de Cinema 1 Felipe Bruno 2 Graciene Silva de SIQUEIRA 3 Universidade Federal do Amazonas, Parintins, AM RESUMO Esse trabalho surgiu a partir das atividades de um projeto de extensão (Pibex)

Leia mais

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA

EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA EDITAL PARA EXPOSIÇÃO ARTE + ARTE: LIBERDADE CONTEMPORÂNEA A Associação Riograndense de Artes plásticas Francisco Lisboa e o Instituto Estadual de Artes Visuais apresentam o regulamento para seleção de

Leia mais

Óptica. Feixe de Raios Paralelos: A luz do sol que atinge a terra pode ser considerada um feixe de raios paralelos.

Óptica. Feixe de Raios Paralelos: A luz do sol que atinge a terra pode ser considerada um feixe de raios paralelos. Óptica Os fenômenos ópticos que observamos através do nosso aparelho de visão (Olho Humano) são todos devidos às propriedades da luz. Para estudarmos a óptica, ou seja, os efeitos sofridos pela luz, utilizaremos

Leia mais

2º TELAS - Festival Internacional de TV de São Paulo REGULAMENTO

2º TELAS - Festival Internacional de TV de São Paulo REGULAMENTO 2º TELAS - Festival Internacional de TV de São Paulo REGULAMENTO 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Apresentação A Converge Comunicações e a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo SPCINE, em parceira com

Leia mais

1. Introdução. 2. Fontes de luz. Óptica geométrica

1. Introdução. 2. Fontes de luz. Óptica geométrica 1. Introdução Óptica geométrica Vamos iniciar nosso estudo, fazendo uma breve introdução sobre a óptica geométrica. Quando estudamos a Óptica nos centramos na compreensão da natureza e propriedades da

Leia mais

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO

Eletiva VOCÊ EM VÍDEO Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 04 05 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

Programação dos Cursos 2011.2

Programação dos Cursos 2011.2 PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE NATAL (NTE NATAL) Programação dos Cursos 2011.2 Secretaria Municipal

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS EDITAL

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS EDITAL FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS/ESTÁGIARIOS EDITAL A Profª. Ivânia Maria de Barros Melo dos Anjos Dias, Diretora Geral das Faculdades Integradas Barros Melo, no uso de suas

Leia mais

F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO

F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO F o r e s t C o m u n i c a ç ã o PORTFÓLIO A FOREST COMUNICAÇÃO nasceu para atender organizações que atuam na área socioambiental. Nossos serviços incluem assessoria e planejamento de comunicação, produção

Leia mais

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória

Arte e Cinema pelos posters. Convocatória Arte e Cinema pelos posters Convocatória Posters de filmes sempre foram uma referência sobre costumes, moda, design, tipologia. Narram, dessa forma, aspectos da cultura do período histórico em que foram

Leia mais

Um Site Sobre Viagens...

Um Site Sobre Viagens... Um Site Sobre Viagens... www.cidadaodoplaneta.com.br contato@cidadaodoplaneta.com.br @caiofochetto 2 HISTÓRICO...03 CURRÍCULO...04 MÍDIAS DO SITE...05 PUBLICIDADE...06 ESTATÍSTICAS DE ACESSO...07 DADOS

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2016

Convocatória Nova Fotografia 2016 Convocatória Nova Fotografia 2016 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

Regulamento da Categoria: BRANDED CONTENT

Regulamento da Categoria: BRANDED CONTENT Regulamento da Categoria: BRANDED CONTENT Geral A razão do Festival O WAVE FESTIVAL tem por objetivo oferecer aos profissionais e empresários da indústria da comunicação à oportunidade de promover seus

Leia mais

2.1 A duração do programa de residência será de até dois meses para o desenvolvimento de cada projeto selecionado.

2.1 A duração do programa de residência será de até dois meses para o desenvolvimento de cada projeto selecionado. Convocatória Residência Internacional LABMIS 2013 O Museu da Imagem e do Som abre inscrições para o programa Residência Internacional LABMIS 2013, abrangendo projetos artísticos nas áreas de fotografia

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL REGULAMENTO XIV SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL

FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL REGULAMENTO XIV SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES PREFEITURA MUNICIPAL DE NATAL REGULAMENTO XIV SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL A Prefeitura da Cidade do Natal, por através da Fundação Cultural Capitania

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

ECHANGEUR22. ECHANGEUR22- residência artística -mail : echangeur22@outlook.com- site : http://www.echangeur22.com/

ECHANGEUR22. ECHANGEUR22- residência artística -mail : echangeur22@outlook.com- site : http://www.echangeur22.com/ ECHANGEUR22 ECHANGEUR22 SINTESE ECHANGEUR22 é um projeto de residência que articula seu programa em torno de encontros artísticos entre artistas de diferentes culturas, formando duplas ou trios de artistas

Leia mais

A essa altura, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre cinema e vídeo, audiovisual e multimídia, não é mesmo?

A essa altura, você deve estar se perguntando qual é a diferença entre cinema e vídeo, audiovisual e multimídia, não é mesmo? Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica Ela faz cinema Ela faz cinema Ela é demais (Chico Buarque) CINEMA Chegou o momento de escolher um curso. Diante de tantas carreiras e faculdades

Leia mais

SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010

SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010 SEC Que Cultura é essa? Balanço de Gestão 2007/2010 1 ATRAÇÃO DE RECURSOS ATRAÇÃO DE RECURSOS TRANSFORMAR DESPESA EM INVESTIMENTO A LEI DO ICMS ESTRUTURAÇÃO Superintendência específica Parceria SEFAZ

Leia mais

Construção de uma Plataforma Equatorial. Fotografia de longa exposição

Construção de uma Plataforma Equatorial. Fotografia de longa exposição Construção de uma Plataforma Equatorial. Fotografia de longa exposição José Carlos Diniz - dinizfam@uninet.com.br A rotação da terra faz com que as estrelas executem um movimento aparente Leste-Oeste.

Leia mais

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO 9º ANO

TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO 9º ANO TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO 9º ANO Ano Lectivo 2008/2009 TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO Em nenhuma época histórica o homem teve tantas possibilidades de transportar e comunicar ideias. Francisco Gutierrez Na

Leia mais

EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO

EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO EDITAL 02/2013 CONCURSO FOTOGRÁFICO DAMÁRIO DA CRUZ II FÓRUM INTERNACIONAL VINTE DE NOVEMBRO VII FÓRUM PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECÔNCAVO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA,

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE

EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE EDITAL DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO ECOMUSEU ILHA GRANDE OLHARES: ÁGUA E VIDA NA ILHA GRANDE DO CONCURSO 1. O CONCURSO de fotografia Olhares: Água e Vida na Ilha Grande, doravante denominado simplesmente

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões

Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões Curadoria e montagem de exposições de arte: um campo de diversas profissões As oportunidades de trabalho e as novas profissões ligadas à arte contemporânea têm crescido muito nos últimos anos, impulsionadas

Leia mais

Associação Brasileira de Cinematografia, ABC Recomendação Técnica Arquitetura de Salas de Projeção Cinematográfica

Associação Brasileira de Cinematografia, ABC Recomendação Técnica Arquitetura de Salas de Projeção Cinematográfica Associação Brasileira de Cinematografia, ABC Recomendação Técnica Arquitetura de Salas de Projeção Cinematográfica 1 Escopo da Recomendação: Esta Recomendação Técnica é uma iniciativa conjunta da Associação

Leia mais

JORNALISMO CULTURAL ONLINE: EXPERIÊNCIAS DE COBERTURA JORNALÍSTICA DO SITE CULTURA PLURAL

JORNALISMO CULTURAL ONLINE: EXPERIÊNCIAS DE COBERTURA JORNALÍSTICA DO SITE CULTURA PLURAL 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA JORNALISMO

Leia mais

Convocatória Residência Paço das Artes 2015

Convocatória Residência Paço das Artes 2015 Convocatória Residência Paço das Artes 2015 O Paço das Artes abre inscrições para o programa de Residência 2015, que tem por objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas

Leia mais

Spaziergangwissenschaft e notours : andar como uma ciência (urbana) ea realidade aumentada para dispositivos móveis

Spaziergangwissenschaft e notours : andar como uma ciência (urbana) ea realidade aumentada para dispositivos móveis Spaziergangwissenschaft e notours : andar como uma ciência (urbana) ea realidade aumentada para dispositivos móveis the Milena principle e Escoitar.org Escoitar.org e the Milena principle são coletivos

Leia mais

Edital Público para Seleção de Projetos de Exposições Temporárias do Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, MUnA UFU 2015

Edital Público para Seleção de Projetos de Exposições Temporárias do Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, MUnA UFU 2015 Edital Público para Seleção de Projetos de Exposições Temporárias do Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, MUnA UFU 2015 1 - Disposições preliminares A observância rigorosa

Leia mais

PORTFOLIO @ MARÇO 2008

PORTFOLIO @ MARÇO 2008 PORTFOLIO @ MARÇO 2008 APRESENTAÇÃO Osso Design é um estúdio de criação sediado em Belo Horizonte, com 8 anos de atuação no mercado de comunicação. Desenvolvemos trabalhos integrados nas diversas mídias:

Leia mais

Sensoriamento Remoto I. José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira

Sensoriamento Remoto I. José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira São Cristóvão/SE 2010 Elaboração de Conteúdo José Antonio Pacheco de Almeida Paulo José de Oliveira Projeto Gráfico e Capa Hermeson Alves de Menezes

Leia mais

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Março Abril 2014

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Março Abril 2014 O Boletim do Museu da Imigração chega à sua décima nona edição. Junto com a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o processo de restauro das edificações e reformulação do

Leia mais

EDITAL SALA DE IMAGENS CONBRACE 2015

EDITAL SALA DE IMAGENS CONBRACE 2015 Fortaleza, 06 de julho de 2015 Estão abertas as inscrições para envio de fotografias e vídeos que irão ser exibidos na SALA de IMAGENS (SIM), projeto sob coordenação do GTT2/Comunicação e Mídia para o

Leia mais

CURSO ONLINE CORELDRAW ILUSTRAÇÃO DIGITAL PLANO DE CURSO

CURSO ONLINE CORELDRAW ILUSTRAÇÃO DIGITAL PLANO DE CURSO CURSO ONLINE CORELDRAW ILUSTRAÇÃO DIGITAL PLANO DE CURSO Objetivo: O Curso EAD - CorelDRAW - Ilustração digita tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a criação de desenhos, logotipos

Leia mais

Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo. Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168

Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo. Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168 Proposta de trabalho para produção do website do Programa Café Colombo Walmar Andrade atendimento@fatorw.com (81) 9922-7168 01. Apresentação Fator W é a marca fantasia através da qual o desenvolvedor web

Leia mais

Nosso conteúdo. Gente de Arte: Resenha feita por nossos colaboradores que tratam de textos críticos ou reflexivos sobre variados assuntos.

Nosso conteúdo. Gente de Arte: Resenha feita por nossos colaboradores que tratam de textos críticos ou reflexivos sobre variados assuntos. Mídia Pack Quem somos? O Arte Ref é uma revista online bilingue, dedicada a publicar notícias sobre arte contemporânea tanto do cenário nacional quanto internacional. Desde o seu lançamento em 2008, o

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO ACADÊMICO PROF. FELIPE KELLER TURMAS: 1C01 a 1C10 Lista para a prova da 1UL

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO ACADÊMICO PROF. FELIPE KELLER TURMAS: 1C01 a 1C10 Lista para a prova da 1UL LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO ACADÊMICO PROF. FELIPE KELLER TURMAS: 1C01 a 1C10 Lista para a prova da 1UL 1 (Unirio) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais,

Leia mais

CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS

CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS CALEIDOSCÓPIOS DIÉDRICOS SIMETRIAS NO PLANO Introdução O conceito de simetria de figuras planas representadas em obras de arquitetura, de arte, de decoração e em numerosos exemplos naturais, intuitivamente

Leia mais

I CONCURSO DE ARTE IMPRESSA CONTEMPORÂNEA GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE

I CONCURSO DE ARTE IMPRESSA CONTEMPORÂNEA GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE I CONCURSO DE ARTE IMPRESSA CONTEMPORÂNEA GOETHE-INSTITUT PORTO ALEGRE 1.OBJETO DA SELEÇÃO 1.1. Dando destaque à gravura, campo de forte tradição no Brasil e na Alemanha, foi criado o I Concurso de Arte

Leia mais

O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO.

O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO. O SITE CICLOVIAS DE CURITIBA, DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO. INTRODUÇÃO Criar um site sobre as ciclovias da cidade de Curitiba. A idéia surgiu no ano de 2010 a partir de uma conversa entre alguns colaboradores

Leia mais

SIMULADO DE RÁDIO, TV e INTERNET - 2015/1 Devolutiva das questões

SIMULADO DE RÁDIO, TV e INTERNET - 2015/1 Devolutiva das questões SIMULADO DE RÁDIO, TV e INTERNET - 2015/1 Devolutiva das questões 1) Questões objetivas Questão nº 1 - Resposta E Justificativa: O rádio se reinventava para tentar não perder espaço para a televisão. Questão

Leia mais

Informática Aplicada a Radiologia

Informática Aplicada a Radiologia Informática Aplicada a Radiologia Apostila: Imagem Digital parte I Prof. Rubens Freire Rosa Imagem na forma digital A representação de Imagens na forma digital nos permite capturar, armazenar e processar

Leia mais

EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS

EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS 26, 27 e 28 de novembro de 2014 Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA. Luz 2º CEB. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online

GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA. Luz 2º CEB. Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online GUIÃO DO PROFESSOR EXPLORA Luz Exploração de conteúdos Preparação da visita Caderno do professor Caderno do aluno Recursos online 2º CEB Introdução O Explora é uma verdadeira floresta de fenómenos naturais.

Leia mais

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno)

Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Ementa das disciplinas optativas 2011.1 (em ordem alfabética independente do curso e do turno) Disciplina Ementa Pré- requisito C.H. Curso Assessoria de Comunicação Conhecimento geral, reflexão e prática

Leia mais

Fotogrametria (definição clássica):

Fotogrametria (definição clássica): Fotogrametria (definição clássica): Pode ser definida como a Ciência, Arte e Tecnologia de se obterem Medidas dignas de confiança por meios de Fotografias É derivada de três palavras de origem grega que

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Convocatória Residência Desenvolvimento de Games 2012

Convocatória Residência Desenvolvimento de Games 2012 Convocatória Residência Desenvolvimento de Games 2012 O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre inscrições para a Residência abrangendo projetos de games com impacto transformador na realidade social, econômica,

Leia mais

LENTES ESFÉRICAS Fórmula de Gauss

LENTES ESFÉRICAS Fórmula de Gauss LENTES ESFÉRICAS Fórmula de Gauss. (Unicamp 203) Um objeto é disposto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos principais da lente são indicados com a letra F. Pode-se afirmar

Leia mais

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música?

NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? NOTAÇÃO MUSICAL: Como se escreve música? A música é uma linguagem sonora como a fala. Assim como representamos a fala por meio de símbolos do alfabeto, podemos representar graficamente a música por meio

Leia mais

[CINEMA E FOTOGRAFIA]

[CINEMA E FOTOGRAFIA] UniCINE Festival de Cinema e Fotografia Universitária Organização Abrahim Baze Jr [CINEMA E FOTOGRAFIA] A ATT: Cargo/Função Solicitação de apoio para o Projeto: unicine Prezado senhor, Estamos na fase

Leia mais

Convocatória Residência Paço das Artes 2014

Convocatória Residência Paço das Artes 2014 Convocatória Residência Paço das Artes 2014 O Paço das Artes abre inscrições para o programa de Residência 2014, que tem por objetivo fomentar a produção e a pesquisa sobre a arte contemporânea em suas

Leia mais

JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS. Rua Cláudio Manoel, 155 Lj 04 Funcionários 30140-000 Belo Horizonte MG Brasil +55 31 32234209 am@amgaleria.com.

JOSÉ LUIZ PEDERNEIRAS. Rua Cláudio Manoel, 155 Lj 04 Funcionários 30140-000 Belo Horizonte MG Brasil +55 31 32234209 am@amgaleria.com. Nasceu em Belo Horizonte, Brasil, em 1950. Fotógrafo, residente no Rio de Janeiro Formação: 1970-1976 Escola de Medicina, UFMG, Belo Horizonte Exposições Mostra paralela à SP-Arte/Foto na AM Galeria Horizonte

Leia mais

DOSSIER DE IMPRENSA. ICAL, 25 anos em imagens. Museu dos Transportes e Comunicações do Porto

DOSSIER DE IMPRENSA. ICAL, 25 anos em imagens. Museu dos Transportes e Comunicações do Porto DOSSIER DE IMPRENSA ICAL, 25 anos em imagens Museu dos Transportes e Comunicações do Porto De 1 ao 22 de Dezembro de 2014 DOSSIER DE IMPRENSA Índice 1. Apresentação da exposição 2. Ical, 25 anos contando

Leia mais

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO CADASTRO URBANO 04/04/2013 Leonardo Scharth Loureiro Silva Sumário 1 Fundamentos básicos de Sensoriamento Remoto 2 Levantamento aerofotogramétrico para fins de cadastro

Leia mais

Projeto de Iniciação Científica

Projeto de Iniciação Científica Projeto de Iniciação Científica Iniciativa de Resgate Histórico Digital da Memória de personalidades de Itapetininga/SP partícipes de guerras e revoluções em em 1866, 1893, 1924, 1930, 1932 e na Segunda

Leia mais

REALIDADE AUMENTADA 1. INTRODUÇÃO

REALIDADE AUMENTADA 1. INTRODUÇÃO REALIDADE AUMENTADA 1. INTRODUÇÃO A Realidade Aumentada (RA) (augmented reality) é uma tecnologia, que combina elementos do mundo real com elementos virtuais em 3D, permitindo a interactividade entre objectos

Leia mais