ELAS. O personagem Marco é interpretado pelo mesmo ator, que deverá ter por. volta de 35 anos, e ele terá a mesma voz e o mesmo corpo nas três

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ELAS. O personagem Marco é interpretado pelo mesmo ator, que deverá ter por. volta de 35 anos, e ele terá a mesma voz e o mesmo corpo nas três"

Transcrição

1 1 ELAS peça em 1 ato de João Rodrigo Ostrower PERSONAGENS Marco 10, 34 e 54 anos; Viviane 30 anos; Tânia 32 anos; Maria 18 anos. O personagem Marco é interpretado pelo mesmo ator, que deverá ter por volta de 35 anos, e ele terá a mesma voz e o mesmo corpo nas três épocas, sem trejeitos indicando idades diferentes, apesar de, na história, o personagem ter idades com intervalos grandes. As personagens femininas se parecem fisicamente, e, na peça, cada uma delas (a mãe, a mulher e a filha) se relaciona apenas com Marco, elas não se relacionam entre si, mesmo quando estão em cena no mesmo momento.

2 2 A HISTÓRIA A história se passa numa mesma casa, e as três cenas que a compõem acontecem ao mesmo tempo, aos olhos dos espectadores, e, de alguma forma, se cruzam, mas o público vai descobrindo que as cenas ocorrem em épocas diferentes da vida do personagem. Os dias de cada uma das três cenas são: 1 - Em 1970, o dia em que Marco (aqui com 10 anos) e sua mãe se mudam para um apartamento novo para se esconderem de perseguições políticas, e estão sem notícias do pai dele; 2 - Em 1994, o dia em que Marco (aqui com 34 anos) vai mostrar este mesmo apartamento para vender para a então desconhecida Viviane, a mulher com quem ele se casaria e teria uma filha. 3 - Em 2014, o dia em que Maria, filha de Marco (aqui com 54 anos) vai sair de casa para morar com sua namorada. CENÁRIO Uma espécie de sala de estar, com uma poltrona clássica centralizada, uma pequena mesa ao lado, com um livro em cima e uma vitrola num dos cantos. Saindo da cena, pelo lado direito, seria a cozinha da casa, saindo pelo lado esquerdo, o banheiro e quartos.

3 3 CENA Acendem as luzes. Marco está sentado na cadeira, permanece ali por um tempo, quase sem se mexer, com o olhar parado, pensativo. A campainha toca. Ele segue com o olhar parado, sem se mexer, até que a campainha toca novamente, então ele desperta, levanta-se e vai até um dos lados do palco. Viviane entra algo esbaforida. Ela carrega uma mala de rodinhas. Viviane (agitada) Nossa, pensei que não tinha ninguém, já tava achando que tinha confundido o apartamento, ou o dia marcado, ou então que a Tai tinha me passado o endereço errado, e esse calor também, não ajuda, né? Desculpa, eu posso usar o banheiro um segundo? Estou super apertada. Marco (levemente surpreso) Claro, é a segunda porta à direita. Viviane Obrigada! Ela sai de cena. Ele fica observando o vazio novamente por um tempo, depois olha, por alguns segundos, a mala que ela deixou em cena. Ele está melancólico. Depois de pouco tempo, ela volta.

4 4 Viviane Pronto, agora tô aliviada... Me desculpe, eu vim direto do aeroporto, tá uma correria danada. E um trânsito pra chegar aqui! É sempre assim? Marco Depende, fim da tarde é sempre mais complicado... (estende a mão para cumprimenta-la) Marco. Viviane (cumprimentando) Sim, sim, claro, Marco Aurélio, né? Marco Isso. Viviane Viviane. Com um n só, e com e no final mesmo. Eu não gosto muito não, mas, fazer o que, né? E pessoalmente, vou ser bem franca, também não gosto muito de nome composto, não entendo por que não escolhe ou Marco ou Aurélio, você não acha? Marco (entre melancólico e surpreso) É, acho que sim, mas foi cisma da minha mãe... Viviane Desculpa, ai meu Deus, olha eu falando bobagens e a gente nem se conhece... Sabe o que é? E u tenho uma verdadeira obsessão por nomes simples, como Maria, João, sabe? Marco São nomes bonitos, eu gosto também. Viviane Né? É ótimo o banheiro.

5 5 Marco Oi? Viviane O seu banheiro é ótimo. Marco Ah, sim. Obrigado. Eu gosto muito também, a gente sempre cuidou bem de tudo aqui, a casa tá bem conservada. Viviane A Tai me contou que você tá indo viajar por um tempo. Marco Contou? Viviane Desculpa, ela me falou por alto, nem sei porque que eu tô falando isso, mas eu fiquei curiosa. Acho muito corajoso mudar assim tão radicalmente. Marco Mas, pelo visto, você também tá mudando. Viviane Sim, mas eu tô mudando de cidade, e por causa de um trabalho, você tá indo embora do país. Marco Você não quer ver o resto do apartamento? Viviane (levemente constrangida) Claro... Perdão. Ai, perdão mesmo, eu sou muito entrona..

6 6 Marco Não precisa se desculpar. Viviane Eu sei que você tá passando por um momento difícil. Marco estranha ainda mais. Viviane A Tai me contou... Marco Pelo visto a Tai te contou um bocado de coisas sobre a minha vida. Tempo. Um certo constrangimento. Falam juntos a próxima fala. Viviane Bom, então eu vou dar uma olhada... Marco Olha, minha vez de pedir desculpas... Interrompem quando se dão conta de que estão falando juntos. Viviane Tá tudo bem, imagina, bom eu vou dar uma olhada no resto do apartamento, como você mesmo sugeriu, pode ser?

7 7 Marco Claro, claro, eu te mostro. Viviane Você vai achar muito estranho se eu te pedir pra olhar sozinha? Marco (ele acha engraçado e ri pela primeira vez) Um pouco, mas, claro, fica à vontade. Viviane (rindo um pouco também) É uma coisa de energia, sabe? Eu sou muito ligada nisso, não faz muito tempo não, mas eu venho me aprofundando nisso e hoje é uma coisa importante na minha vida. Prometo que não vou mexer em nada. Marco (simpático) Tá tudo bem. (ri) Bom, então, pra lá são os quartos e o banheiro, que você já viu, e pra lá tem a cozinha, a área de serviço e um quartinho de empregada. Ela sorri e então sai por uma lateral da cena. Ele senta-se na poltrona novamente, ainda sorrindo um pouco, mas o sorriso vai se transformando num ar mais triste, até que ele volta a olhar para o vazio. Tempo. Entra Tânia. Marco está sentado na mesma posição da cena anterior.

8 8 Tânia Amanhã eu vou ter que fazer umas compras, não aguento mais comer sanduíche, você tá com fome? Ele não responde. Ela chega mais perto, passa a mão nos cabelos dele, que mexe a cabeça para se desvencilhar do carinho. Tânia Você sabe que o que tá acontecendo não tem nada a ver com você, né? Marco Hã? Tânia Você sabe que a culpa não é sua, né? Marco Eu sei. Tânia Quer comer alguma coisa? Marco Não. Tânia Viu seu quarto como é grande? Viviane entra e cruza o palco enquanto fala.

9 9 Viviane Nossa, os quartos são gigantes, hoje em dia não se acha mais apartamento com quarto desse tamanho, só nesses prédios antigos mesmo, é impressionante como todos parecem uma lata de sardinha, pé direito alto então, ninguém nem mais sabe o que é (fala enquanto cruza o palco e sai pelo outro lado da cena, segue falando fora de cena). E essa cozinha? Gente, não dá nem pra acreditar, parece um sonho. Pra quem cozinha, então... Eu não sei você, mas eu adoraria saber cozinhar... Tânia Escovou os dentes? Marco Que saco! Tânia Não fala assim comigo! Marco Desculpa. Viviane volta. Tânia suspira fundo. Viviane Você falou alguma coisa? Marco Não. Tânia sai para o lado dos quartos.

10 10 Viviane Você sempre morou aqui? Marco Não, a gente mudou pra cá quando eu tinha 10 anos, mais ou menos. Viviane Deve ter sido ótimo morar aqui criança, eu adoraria que meus filhos crescessem aqui no bairro. Marco Hoje em dia deve sim, eu não tenho muita memória da minha infância. Viviane jura? Ele concorda com a cabeça. Viviane Eu lembro de tudo... Ela analisa o ambiente, olha os móveis, toca em algumas coisas, alisa o piso com os pés. Tempo. Tânia volta falando. Tânia Bom, vamos deitar?

11 11 Marco Eu não vou conseguir dormir. Tânia Vai sim. Marco Não, não vou, vou ficar acordado que nem ontem, anteontem... Tânia Aqui vai ser diferente. Ele não responde. Viviane Adorei a vitrola, ela fica? Marco Fica. Viviane sorri. Tânia se aproxima dele e volta a fazer cafuné nele, dessa vez ele não mexe a cabeça, então ela segue fazendo. Tânia Eu conto uma história. Marco Não quero. Tânia O que é que você quer, então?

12 12 Tânia Eu quero meu pai. Maria entra em cena por um dos lados, tem alguns discos de vinil com ela, está digitando num celular, cruza a cena pelo fundo, e sai do outro lado, como se passasse do lado da cozinha para o lado do quarto. Tempo. Tânia A gente já conversou sobre isso. Marco Não conversou nada... Tânia (não sabe muito bem como falar) Eu já te falei sim, meu bem, o seu pai, ele... Jorge (corta, gritando) Eu quero meu pai! Tânia (baixando o volume da voz) Não grita! Assim você vai acordar a sua irmã! Tempo Viviane É silencioso aqui, né?

13 13 Marco É, só quando tem jogo que é mais barulhento, em geral quartas e domingos à noite? Viviane Você gosta? Tânia Desculpa. Marco (fala para Viviane) Do que? Viviane De futebol, tá tudo bem com você? Marco Sim, por que? Viviane Você parece um pouco aéreo, mas, também, você pode ser assim sempre, você é? Ele está pensativo. Tânia Desculpa, vai, meu filho, eu também tô triste, que nem você... Marco (fala para Viviane) Não, não, mas acho que você tem razão... Hoje eu... Enfim, acho voltar aqui meu deixou um pouco saudoso, é só isso.

14 14 Viviane Por causa da sua mãe, né? Ele estranha a pergunta dela. Maria entra em cena novamente, cruzando o palco mais uma vez, no sentido inverso agora, como se passasse do lado do quarto para o lado da cozinha, e então sai de cena. Viviane (fala antes de Maria sair completamente de cena) A Tai me falou. Marco A Tai é meio fofoqueira, né? Viviane Ela é super do bem, e parece gostar muito de você, me falou super bem de você. Marco É? Viviane Super. Ele ri, meio sem graça, e ela, em seguida, faz o mesmo. Ela fica olhando em silêncio para ele. Tânia - Eu também tenho muitas saudades do seu pai.

15 15 Marco Eu sei, mãe, não me trata como criança. Tânia (fala como se estivesse incentivando o filho) Desculpa, eu sei, 10 anos já é uma década completa, não é mais idade de criança. Ele abre um sorriso largo e genuíno que é, ambiguamente, tanto uma resposta pro elogio da mãe quanto para introduzir a próxima fala, direcionada à Viviane. Tânia Bom, então vou dar uma varridinha aqui nessa sala enquanto o sono não vem. Ele concorda com a cabeça, ainda sorrindo. Tânia sai de cena. Marco (fala para Viviane, ainda sorrindo) eu gosto. Viviane Hã? Marco Eu gosto de futebol, você perguntou... Viviane Sim, há horas... Pra quem não tinha memória...

16 16 Marco (simpático) Memória recente eu tenho. Viviane E o que você tá achando dessa seleção? Marco Tenho certeza de que vai ser tetra. Viviane ri e sustenta um sorriso até a próxima fala dela. Maria fala entrando, ela tem um bilhete nas mãos. Maria (apontando o bilhete para o pai) Não vai ser penta, óbvio que não. Marco (fala para Maria) Tenho certeza que vai ser penta. As duas falam ao mesmo tempo as duas falas abaixo. Maria Essa Copa é do Messi, o cara é um monstro em campo. Viviane - Esse time tá uma merda, a argentina vai ser campeã! Marco (como se falasse para si mesmo, mas serve com resposta para ambas) A Argentina nunca mais vai ganhar uma Copa. Maria e Viviane (novamente juntas) E o Brasil vai?

17 17 Tempo curto. Tânia entra em cena varrendo o chão. Marco estufa o peito para falar. Marco (confiante) Esse ano eu tenho certeza absoluta de que o Brasil vai ser campeão. Tânia (com alguma animação) De novo? Viviane (em dúvida sincera) De novo? Maria (debochada, e já sabendo o que ele vai falar a seguir) De novo? Marco De novo. Viviane Caramba, dá pra ver o campo da janela? Viviane vai para o proscênio e olha para a plateia como se estivesse olhando a vista do apartamento. Tânia segue varrendo o chão. Maria Você fala isso de todas as Copas. Marco Não senhora, só falei das vezes que fomos campeões mesmo.

18 18 Maria Pai, por favor, vai, eu... Marco (cortando) Eu falei com a sua avó, no dia em que a gente mudou pra cá, da Copa de 70, depois falei com a sua mãe, no dia em que a gente se conheceu, bem no início da copa de 94, no dia em que a gente se conheceu, aqui nessa sala mesmo, e falei pra ela de novo em 2002, tanto é que a gente foi pra Alemanha torcer, nossa última viagem juntos... Maria Não mete essa... Você inventou essas histórias e acredita nelas, aí fica contando pra ver se vira verdade... Marco Maria Isabel, respeita uma das poucas memórias do seu pai, tá bem? Pode perguntar pra elas! Tempo Marco Quer dizer, pra ela... Maria abraça o pai. Maria Vai ser bom vender o ap, vamos guardar só as memórias boas da vovó... Ficam abraçados por um tempo curto, até que ela se solta dele e vai na direção do quarto, enquanto fala.

19 19 Maria Vou terminar de arrumar as minhas coisas, beleza? (agora já saindo de cena) Mas, vai por mim, esse ano a Copa vai ser dos Hermanitos argentinos... Marco Nunca, a Copa é aqui! O caneco já é nosso! Ele olha para Tânia, que segue varrendo o chão, e agora começa a assobiar uma música, um forró clássico do final dos anos 60. Viviane volta para o centro da cena. Viviane É maravilhosa a vista, mas o campo não dá pra ver, né? Marco Antigamente dava, mas subiram esses dois prédios na frente e agora só dá pra ouvir a torcida... Viviane Vou querer. Marco Oi? Viviane O apartamento, eu quero comprar. Marco Que ótimo!

20 20 Viviane É exatamente o que eu preciso. Maria entra, ela está digitando no celular, se divertindo. Marco Que tal um brinde com um vinho? Maria Pai, eu preciso ir daqui a pouquinho, a Tai tá me esperando. Viviane Claro, por que não? Marco (fala para Viviane e para Maria) - Eu vou buscar. Ele sai pela coxia lateral, na saída do lado da cozinha. Tânia encosta a vassoura e senta na poltrona, pega um livro que estava na mesa e começa a ler. Maria continua digitando no celular e Viviane volta a olhar em volta, agora como se estivesse pensando nas mudanças que irá fazer na decoração. Tempo. Marco volta, ele segura uma garrafa de vinho já aberta e duas taças. Ele entrega uma para Viviane, serve as duas taças e brindam. Viviane Um brinde às viradas que a vida dá.

21 21 Marco Às viradas. Eles bebem. Viviane É ótimo esse vinho, nossa mãe do céu. Marco sorri. Maria, que está lendo algo no celular, dá uma gargalhada. Marco (fala tanto para Maria quanto para Viviane) Esse vinho é incrível. Viviane sorri. Maria Peraí, rapidinho, pai, já tô indo. Maria segue digitando em seu celular e reagindo, como se estivesse trocando mensagens. Marco bebe mais um gole e coloca a garrafa e seu copo na mesa. Viviane Eu já tive várias ideias pra mudar a decoração daqui, pra deixar mais com a minha cara. Marco (fala para Viviane) Já?

22 22 Viviane Claro, eu sou obsessiva com decoração. Amo, compro todas as revistas, acho que eu queria mesmo era ser decoradora, ou arquiteta. Marco (ele fala para Tânia, assim como as falas seguintes também são para ela) Mãe, o papai morreu? Tânia interrompe a leitura e olha pra ele. Viviane (esta e as falas seguintes dela são como um monologo, que ela vai falar como se não esperasse resposta de Marco) Essa parede, por exemplo, eu acho que vou pintar ela toda de amarelo. Tânia (interrompendo a leitura) Não! Viviane Ou de verde claro, talvez, pra dar mais vida. Marco - Ele tá preso? Tânia Também não. Viviane Essa outra parede aqui eu vou derrubar. Marco - O Serginho falou que ou meu pai morreu ou tá preso e ninguém sabe onde.

23 23 Viviane Fazer uma cozinha americana. Tânia O Serginho não sabe de nada. Marco - O pai do Serginho morreu e também era do partido. Viviane Aqui perto da janela eu vou encher de planta. Tânia Filho, o papai tem que se esconder por um tempo. Viviane Energia da natureza. Marco Por que? Viviane Amo planta. Tânia Pra ele não ser preso e não se machucar. Marco Ele fez alguma coisa errada? Viviane E vou colocar uma cerca, por causa do meu gato. Tânia Não, pelo contrário, ele fez a coisa certa.

24 24 Viviane O fax, se não tiver grade, ele foge... Marco Se ele não fez nada de errado, por que precisa ficar escondido? E por que todo mundo tá falando que ele vai ser preso? Viviane Vou azulejar esse chão todo. Tânia Filho, vem cá, senta aqui com a sua mãe. Ele senta no chão e encosta nas pernas da mãe, que ainda está sentada na poltrona. Tânia faz carinho novamente na cabeça dele. Viviane Ai, desculpa, eu falo demais, e um golinho de vinho faz eu ficar ainda mais tagarela, e você tão quieto... Viviane senta-se no chão também, perto de Marco. Ele sorri. Tânia Um dia você vai entender, viu? Marco (para Viviane) Imagina, eu gosto do seu jeito, é divertido... É bom te ouvir...

25 25 Viviane fica olhando para ele, que a olha de volta, ela suspira, olha em volta por um tempo. Enquanto isso, Maria finalmente guarda o celular no bolso e pega a taça de vinho cheia que estava em cima da mesa e bebe o seu primeiro gole. Maria - É ótimo esse vinho, nossa mãe do céu. Marco (para Maria) Você é igual a sua mãe. Maria isso é um elogio? Tânia A gente vai ser muito feliz nessa casa, eu prometo. Marco - Essa mordomia vai acabar... Maria Ai, pai, você não consegue, né? Curtir o momento? Viviane A casa tem uma energia boa. Ele sorri, ambiguamente, um sorriso que pode servir de resposta tanto para Maria quanto para Viviane. Marco Depois de um vinho, tudo fica com energia boa.

26 26 Viviane Não, não, eu já tinha achado antes, o vinho só me deu coragem pra falar. Marco In vino veritas. Viviane (se levantando enquanto fala) in vino Viviane... (ela ri um riso solto). Já volto, vou ali no meu banheiro. Ela deixa a taça na mesa e sai de cena. Maria O vinho tá ótimo, mas eu preciso ir Marco Eu realmente não entendo. Maria Você não precisa entender, só aceitar. Tempo Tânia Tá animado pra escola nova? Ele faz um sinal de não com a cabeça, que serve de reposta tanto para Maria quanto para Tânia. Maria Eu me apaixonei.

27 27 Marco E vai se sustentar como? Ela vai te sustentar? Tempo Maria Isso é um problema meu. Marco Ela tem o dobro da sua idade. Maria E daí, você tinha o dobro da idade da minha mãe quando vocês se conheceram. Marco É diferente. Maria Diferente por que? Porque você é homem e a Tai é mulher? Marco Não, porque a Tai te viu crescer. Maria e daí? Marco Sua mãe concorda com isso? Maria Ninguém tem que concordar com nada não, pai, mas ela concorda sim.

28 28 Ele respira fundo Viviane volta. Viviane Nossa, deu um calor esse vinho. Enquanto segue o diálogo de Marco e Maria, Viviane tira o casaco que estava vestindo e fica com uma camiseta, que tem um decote generoso. Marco Desde quando tá rolando isso? Maria Isso não importa. Marco Importa pra mim. Maria Que saco! Marco Não fala assim comigo! Maria sai correndo pro quarto. Viviane Vou tomar uma última taça, eu tenho uma reunião, você parou ou quer mais?

29 29 Marco Quero mais sim. Viviane enche as duas taças. Tânia volta a assobiar a mesma canção de antes, o mesmo forró clássico dos anos 60. Marco e Viviane estão se olhando e não falam nada por um tempo. Tânia Você não vai querer dormir, né? Marco faz sinal negativo com a cabeça, um sinal que também serve para Viviane, como se ele estivesse se dando conta naquele momento de que está se envolvendo. Essas duas falas seguintes são ditas em sequência imediata. Tânia Quer ter sua aula de dança? Marco Quer dançar? Tempo curto. Viviane Dançar?

30 30 Marco faz sinal de sim com a cabeça, que serve para a mãe e para Viviane. Viviane Quero. Marco se levanta, indo na direção da vitrola. Marco Vou colocar a música. Ele coloca um vinil da música que Tânia havia assobiado antes. Ele começa dançando com a mãe, ele meio sem saber como fazer, ela levando ele. A música está num volume tal que o público consegue ouvir as falas deles. Enquanto eles dançam, Viviane bebe, virando, as duas taças de vinho e fala. Viviane Eu sei dançar melhor quando estou mais bêbada, porque aí eu me solto, não fico olhando pros pés, sabe? Não fico me julgando se erro alguma coisa.

31 31 Marco então dança com Viviane, e agora ele é um exímio dançarino, a dança deles encaixa perfeitamente. Maria entra. Maria Assim é covardia, pai... Logo essa música? Marco e Viviane se beijam apaixonadamente. Até que ela se solta dele. Viviane Tô muito tonta. Marco Tonta? Viviane Já volto, acho que vou vomitar. Marco toma Maria pelos braços e eles dançam também muito harmoniosamente por um tempo. Marco Você sabe que eu te amo, né filha? Maria Você é um mala, isso sim, tem que controlar tudo, um pai chato gigante. Marco Sua mãe falava a mesma coisa.

32 32 Eles se soltam, a música segue tocando. Viviane volta. Maria Eu preciso ir. Marco Os vinis ficam. Viviane Desculpa, passei um pouco mal, mas limpei tudo. Maria Você me deu eles de presente no ano passado! Marco (para as duas) Tudo bem. Maria sorri e sai para o quarto. Viviane Preciso ir pra uma reunião, a Tai vai me matar porque ela vai perceber que eu tô bêbada. Marco Volta pra cá depois? Viviane Com certeza, agora esse apartamento é meu! Tânia - Eu vou tomar um banho e a gente vai dormir, tá bem? Você dorme no meu quarto hoje, combinado?

33 33 Marco (resposta que serve tanto para Tânia quanto para Viviane) Combinado. Tânia e Viviane sorriem do mesmo jeito, e fazem um gesto parecido, até que Tânia sai na direção do banheiro. Tânia (falando de fora da cena) Esse banheiro tá com um cheiro horroroso! Marco e Viviane se beijam mais uma vez, um beijo apaixonado. Viviane Eu vou deixar a mala aqui, tá bem? Marco Tá bem. Vou te levar na porta. Viviane Não precisa, a casa é minha, eu comprei, sua memória é tão ruim assim que você já esqueceu? Marco sorri. Viviane sai. Marco (falando alto, para Viviane, que já saiu de cena) Pode levar essa chave que tá na porta. Viviane (de fora de cena) OK!

34 34 Marco senta-se na poltrona. Depois de um tempo curto, toca um interfone, Marco levanta-se e está indo para a cozinha para atender. Maria e Tânia surgem na cena. Maria Deixa que eu atendo, pai, acho que é pra mim. Tânia Eu atendo, filho. Marco senta-se novamente. Maria então retorna. Maria A Tai chegou, ela tá lá embaixo, tô indo... Maria vai pegar a mala, a mesma com a qual Viviane havia chegado na casa. Marco Eu nunca devia ter deixado você ter aula com ela. Maria - Que bobagem, pai, você acha que foi por causa disso? Marco - Você é uma adolescente. Maria Não sou não. Marco Mas age como se fosse.

35 35 Maria Me desculpa, mas parece que você é que nunca saiu da adolescência, tá sempre achando que o mundo gira em torno de você. Marco Me respeita, Maria Isabel. Maria Eu te respeito, eu sempre te trato como um igual, você é que não me respeita, Marco Aurélio. Marco Eu sou seu pai. Maria Pois devia ter sido meu pai antes, se você fosse um pouco mais presente, me entenderia melhor. Clima. Toca o telefone. Toca por três vezes, Maria e Marco estão se olhando, sem falar nada, até que, finalmente, Maria atende seu celular e passa a falar no telefone. Maria (falando no telefone) Oi, amor. Tânia volta da porta da casa, está com cara de quem chorou, e, disfarçando ao máximo, tenta passar direto para o quarto, mas é interrompida por Marco.

36 36 Marco - O que foi, mãe? Maria (falando no telefone) Tá tudo bem. Tânia - Nada, filho, não foi nada. Marco - Então por que você tá chorando? Tânia - Senta aqui comigo um pouco filho. Ela senta na poltrona e puxa Marco para ele sentar em seu colo. Marco Aconteceu alguma coisa com meu pai? Maria (falando no telefone) Eu também tô, meu amor. Tânia Não, filho, mas, infelizmente, aconteceu com alguns dos nossos amigos. Marco O que? Tânia Eles foram presos. Marco E cadê meu pai?

37 37 Maria (falando no telefone) Já tô descendo, vou precisar ficar só mais um pouquinho aqui, rolou um imprevisto familiar, me espera? Tânia Seu pai vai ter que ficar fora por um tempo maior. Marco Mais tempo? Tânia Mais um pouquinho... Maria (falando no telefone) Não vai demorar, prometo. Marco Que ódio dele! Tânia - Meu filho, não fala assim, seu pai te ama muito, você sabe disso, ele faz tudo o que pode pra ter um mundo melhor pra todo mundo... Marco Pra todo mundo, menos pra mim, ele nunca pensa em mim. Tânia - Claro que pensa, é por você que ele tá fazendo as coisas que ele tá fazendo, o mundo vai ser melhor pra você também. Maria (falando no telefone) Fila dupla não, de jeito nenhum, amor, tem vaga na rua de trás.

38 38 Marco - Ele não me perguntou o que eu queria. Eu quero ele aqui, ele nunca tá aqui... Tânia - Filhote, um dia você vai entender seu pai, eu tenho certeza... Marco não responde. Tânia Escuta, espera um pouquinho aqui, vou pegar um papel e um lápis, mamãe precisa escrever um bilhete, tem um amigo nosso esperando ali na porta, ele vai entregar esse bilhete pro seu pai. Marco E por que meu pai não vem aqui? Ou então a gente vai onde ele tá e fala pessoalmente? Tânia É perigoso, filho... Maria (falando no telefone) Tá bom, beijo. Maria desliga o telefone. Marco (fala que serve tanto para Tânia quanto para Maria) Vai logo de uma vez...

39 39 Tânia sai para o quarto. Maria Não, não, agora a gente vai conversar! Chega de ficar adiando, fugindo dos assuntos, se escondendo...onde mesmo que a gente parou a conversa? Marco Você tava me acusando de ser um pai ausente... Maria Ai, pai, não começa com esse tom, vai? Eu não quero brigar com você, não hoje, mas me diz, honestamente, você não foi ausente? Marco Você sabe muito bem que, por causa do meu trabalho, eu tive que abrir mão de... Maria (cortando) Eu sei, você tava sempre ocupado salvando o país, as pessoas, o mundo inteiro, e eu tenho muito orgulho disso, mas você esqueceu de cuidar da gente, de mim, da minha mãe. Marco Você tá mudando de assunto. Maria Tá bem, pai, tô sim, claro, porque não é o seu assunto, porque não é o que você quer, você, você, você... Marco O que eu quero são netos.

40 40 Maria Oi? Como assim? Você tá ouvindo o que você tá falando? Você já parou pra pensar no que eu quero? Marco Você não sabe o que quer, nunca soube... Tânia (voltando com um papel na mão) Marquinho... Maria Olha, pai, vou ser bem dura com você, mas acho que tá na hora de você se dar conta de uma coisa. Tânia Tá aqui. Maria Você posa de esquerdista, de humanista, de compreensivo, mas, no fundo, no fundo, eu sei bem que seu grande problema comigo é porque você nunca aceitou que eu sou gay, sempre fui e sempre vou ser. Você nunca foi capaz de sequer tentar entender... Tânia Escrevi o bilhete, você quer mandar um recado pro seu pai? Tempo. Tânia - Tenta entender, filho...

41 41 Marco (fala tanto para Tânia quanto pra Maria) Eu tô tentando, mas não tô conseguindo... Maria Você vai conseguir, mas só se tentar de verdade. Tânia Eu sei... Mas mamãe tá aqui. Marco Ele não volta mais, né? Maria Vai ser bom a gente passar um tempo longe um do outro, você vai ver. Tânia Claro que volta, filho. Marco (fala tanto para Tânia quanto para Maria) Duvido... Maria Pode confiar em mim. Pode confiar. Tânia As coisas vão melhorar, confia na sua mãe, tá bem? Amanhã vai ser outro dia. Viviane entra.

42 42 Viviane Oie... Voltei.. Você acredita que eu cheguei lá e a reunião durou cinco minutos, ainda bem que era super, super perto, eu, sinceramente, fico impressionada com/ Marco a interrompe com um beijo. Viviane Nossa... Uau... Eu... Bom, eu acho que eu ainda tô um pouco bêbada, preciso ir ao banheiro de novo. Viviane sai Marco (para Maria) Precisava ser tão longe? Maria Precisava, pai, é lá o doutorado dela, é lá que tem o curso que eu quero fazer... Tânia Sabe, filho algumas coisas a gente tem que simplesmente aceitar, isso é uma coisa que aprendi quando você nasceu, e depois convivendo com você... Nem sempre as coisas são como a gente imagina, as pessoas nem sempre são como a gente gostaria que elas fossem, mas, mesmo assim, as coisas e as pessoas são bonitas exatamente como elas são. Maria A gente pode se falar por Skype.

43 43 Marco (para Maria) Eu não queria você tão longe... E pra piorar logo na Alemanha, que tá com uma seleção perigosa e é uma ameaça pro título do Brasil. Maria sorri. Toca o telefone de novo. Maria atende. Maria (falando no telefone) Descendo. Viviane (entrando) - Eu espero que, no futuro, essa coisa que tem em todo filme, de reunião em vídeo conferência, seja comum, pra gente não precisar se deslocar, juntar dez pessoas apenas pra falar meia dúzia de frases e resolver alguma coisa, essa reunião podia ser resolvida até por telefone ou por fax. Marco Não sei, não... A impressão que eu tenho é que é sempre bom estar perto, mesmo quando parece que não... Viviane É, pode ser... Vem cá, tem alguma comida nessa casa? Eu tô faminta. Marco Não tem muita coisa... Tânia Vamos tentar dormir? Eu vou arrumar nossa cama. Amanhã a gente pode matar a aula e passear, tomar um sorvete, tá bem?

44 44 Viviane Eu tenho uma salsicha alemã na minha mala, a gente pode misturar com o que tem e inventar uma receita, que tal? Maria Te mando um zap assim que o avião pousar, tá? Marco (fala para as três) Combinado. Viviane vai até a mala, pega um pacote com as salsichas e depois segue para a cozinha, nesse meio tempo Tânia dá um beijo na testa de Marco e vai para o quarto e Maria recolhe os vinis para depois ir pegar a mesma mala que Viviane acabou de fechar. Marco Essa mala é uma lembrança que tenho da sua avó, cuida dela, tá bem? Maria Essa mala era da minha mãe, pai, mas pode deixar que eu vou cuidar sim. Marco Da sua mãe? Bom, não tenho certeza, não lembro bem... Agora é sua... Por enquanto... Maria sorri, vai até o pai e o abraça, eles se olham um pouco, carinhosamente, e então ela sai. Ele senta na cadeira, suspira e fica olhando para o vazio. A luz vai caindo. Fim.

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010 ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro de Fábio da Silva 15/03/2010 até 08/04/2010 Copyright 2010 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE?

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só

Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só Acorda, seu Zé Preguiça, hoje é domingo. Dia do Senhor. A sua mãe tá passando a roupa que você separou ontem, e o seu café já está pronto, só esperando a sua boa vontade. Felipe tentou voltar a dormir,

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Vamos falar de amor? Amornizando!

Vamos falar de amor? Amornizando! Vamos falar de amor? Amornizando! Personagens 1) Neide Tymus (Regente); 2) Sérgio Tymus (Marido Neide); 3) Nelida (Filha da Neide); 4) Primeiro Coralista; 5) Segundo Coralista; 6) Terceiro Coralista; 7)

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe?

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Trecho do romance Caleidoscópio Capítulo cinco. 05 de novembro de 2012. - Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Caçulinha olha para mim e precisa fazer muita força para isso,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

História Para as Crianças. A menina que caçoou

História Para as Crianças. A menina que caçoou História Para as Crianças A menina que caçoou Bom dia crianças, feliz sábado! Uma vez, do outro lado do mundo, em um lugar chamado Austrália vivia uma menina. Ela não era tão alta como algumas meninas

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

MARIANA: Fátima? Você tem certeza que seu pai vai gostar? Ele é meio careta, apesar de que é uma linda homenagem.

MARIANA: Fátima? Você tem certeza que seu pai vai gostar? Ele é meio careta, apesar de que é uma linda homenagem. Pais e filhos 1º cena: música ambiente (início da música pais e filhos legião urbana - duas pessoas entram com um mural e começam a confeccionar com frases para o aniversário do pai de uma delas (Fátima),

Leia mais

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria,

Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, O Afonso levantou-se de um salto, correu para a casa de banho, abriu a tampa da sanita e vomitou mais uma vez. Posso ajudar? perguntou a Maria, preocupada, pois nunca tinha visto o primo assim tão mal

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

A BOLINHA. por RODRIGO FERRARI. Versão finalíssima

A BOLINHA. por RODRIGO FERRARI. Versão finalíssima A BOLINHA por RODRIGO FERRARI Versão finalíssima rodrigoferrari@gmail.com (21) 9697.0419 Do lado direito do palco, CLÁUDIA está sentada numa cadeira. Ela segura um teste de gravidez. Ela abre a caixa e

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

UMA PIZZA CHAMADA DESEJO. por. Rodrigo Ferrari. Versão final 02/09/2011

UMA PIZZA CHAMADA DESEJO. por. Rodrigo Ferrari. Versão final 02/09/2011 UMA PIZZA CHAMADA DESEJO por Rodrigo Ferrari Versão final 02/09/2011 rodrigoferrari@gmail.com (21)9697.0419 Iluminados, no fundo do palco, BLANCHE e o. O Médico veste um jaleco branco, estetoscópio, óculos

Leia mais

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2

A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 A DOMÉSTICA (FILME CURTA) Final 2 Roteiro de Alcir Nicolau Pereira Versão de OUTUBRO/2012. 1 A DOMÉSTICA (FILME-CURTA) ---------------------------------------------------------------- PERSONAGENS Empregada

Leia mais

Segunda-feira. Querido, está na hora de acordar! Querido, já é noite, você precisa se levantar!

Segunda-feira. Querido, está na hora de acordar! Querido, já é noite, você precisa se levantar! Segunda-feira Hummm! Querido, está na hora de acordar! Hummm... o quê? Querido, já é noite, você precisa se levantar! Ah, mãe, preciso mesmo? Precisa, sim. Aqueles aldeões não vão se assustar sozinhos.

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo

Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa. O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse. O melhor amigo Instituto Presbiteriano de Educação Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Leia o texto abaixo para responder às questões 01 a

Leia mais

find localizando diferentes extenções

find localizando diferentes extenções Cracha na Central Amigos Olhem que legal, saiu na Globo!!! [] s find localizando diferentes extenções Ola amigos Após alguns dias sem publicar notas sobre Info, segue uma dica bem bacana. Para se localizar

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa

O PASTOR AMOROSO. Alberto Caeiro. Fernando Pessoa O PASTOR AMOROSO Alberto Caeiro Fernando Pessoa Este texto foi digitado por Eduardo Lopes de Oliveira e Silva, no Rio de Janeiro, em maio de 2006. Manteve-se a ortografia vigente em Portugal. 2 SUMÁRIO

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE

RELATÓRIO DE ATIVIDADE RELATÓRIO DE ATIVIDADE A IMPORTÂNCIA DE CADA ALIMENTO Coordenador da atividade: Thaís Canto Cury Integrantes da equipe: Manha: Bianca Domingues, Fernando Peixoto e Juliana Ravelli Tarde: Thaís Cury, Thalita

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Vá para a página 1 para ter um exemplo

Vá para a página 1 para ter um exemplo Curumatara: de volta à floresta é um livro jogo, ou seja, uma história em que o leitor é o personagem principal e pode decidir o que dizer e fazer a cada página. Esse personagem é uma criança de dez a

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

claudia houdelier - maternidade maternidade

claudia houdelier - maternidade maternidade claudia houdelier - maternidade maternidade dedicatória para alexandre, meu único filho. de fora para dentro Tudo começa no ventre materno com certeza, a nossa história começa aqui. Uma história de uma

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial

MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO Equipe Dia/mês/ano Reunião nº Ano: Local: Tema: QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO Acolhida Oração Inicial Esta é uma história de mudança que ocorre em um labirinto em que quatro personagens

Leia mais

Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches

Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches Anexo XXXIII Peça teatral com fantoches Amanda (entra procurando os amigos) Lucas!? Juninho!? Chico!? Onde estão vocês? Ai meu Deus. Preciso encontrar alguém por aqui. (para o público) Ei pessoal, vocês

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Um amigo, chamado computador!

Um amigo, chamado computador! Um amigo, chamado computador! NARRADOR: Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática,

Leia mais

Vivendo e aprendendo em família

Vivendo e aprendendo em família Vivendo e aprendendo em família VERSÍCULO BÍBLICO Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado

Leia mais

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos

DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69. 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos DANIEL EM BABILÔNIA Lição 69 1 1. Objetivos: Ensinar que devemos cuidar de nossos corpos e recusar coisas que podem prejudicar nossos corpos 2. Lição Bíblica: Daniel 1-2 (Base bíblica para a história e

Leia mais

Para gostar de pensar

Para gostar de pensar Rosângela Trajano Para gostar de pensar Volume III - 3º ano Para gostar de pensar (Filosofia para crianças) Volume III 3º ano Para gostar de pensar Filosofia para crianças Volume III 3º ano Projeto editorial

Leia mais

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental

Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha. Ensino Fundamental Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha Ensino Fundamental Turma: PROJETO INTERPRETA AÇÂO (INTERPRETAÇÃO) Nome do (a) Aluno (a): Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

Eu, Você, Todos Pela Educação

Eu, Você, Todos Pela Educação Eu, Você, Todos Pela Educação Um domingo de outono típico em casa: eu, meu marido, nosso filho e meus pais nos visitando para almoçar. Já no final da manhã estava na sala lendo um livro para tentar relaxar

Leia mais

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado:

Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2. Exercícios Semana 4. 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: Escola de Português Verão de 2015 Ano 13 Nível 2 Exercícios Semana 4 Revisão Tempos verbais: 1) Complete os diálogos usando o tempo verbal mais adequado: 1 2 2) Revisão verbos SABER, PODER e QUERER: 3)

Leia mais

NOSSO VELHO E NOVO BONSUCESSO DE GUARULHOS SINOPSE: Carlos um adolescente, encontra um livro interessante na biblioteca da escola. Ele conta aos seus

NOSSO VELHO E NOVO BONSUCESSO DE GUARULHOS SINOPSE: Carlos um adolescente, encontra um livro interessante na biblioteca da escola. Ele conta aos seus NOSSO VELHO E NOVO BONSUCESSO DE GUARULHOS SINOPSE: Carlos um adolescente, encontra um livro interessante na biblioteca da escola. Ele conta aos seus amigos Antonio, Maria e Larissa o que descobriu sobre

Leia mais

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro

Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro Histórias do Velho Testamento 3 a 6 anos Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse Unidade 4: Obedeça ao Senhor Neemias e o muro O Velho Testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras.

Leia mais

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo.

Aquecimento inespecífico: Os participantes devem andar pela sala não deixando nenhum espaço vazio, andando cada um no seu ritmo. DINÂMICA DO ESPELHO Embrulha o espelho com papel de presente, mas dentro o espelho deve ser embrulhado com outro papel e colado a seguinte frase: Há pessoas que querem ser bonitas pra chamar a atenção,

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Português Compreensão de texto 2 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Compreensão de texto Nome: Data: Leia este texto expositivo e responda às questões de 1 a 5. As partes de um vulcão

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro

Leia mais

Nada de telefone celular antes do sexto ano

Nada de telefone celular antes do sexto ano L e i n º1 Nada de telefone celular antes do sexto ano Nossos vizinhos da frente estão passando uma semana em um cruzeiro, então me pediram para buscar o jornal e a correspondência todos os dias, enquanto

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

A menina que queria visitar a tia

A menina que queria visitar a tia Cenas urbanas A menina que queria visitar a tia A menina, conversando com a jornaleira, na manhã de domingo, tinha o ar desamparado. Revolvia, com nervosismo, um lenço com as pontas amarradas, dentro

Leia mais

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão

[E-F@BULATIONS / E-F@BULAÇÕES] 2/ JUN 2008. Uma História de Cão Uma História de Cão Nuno Júdice Ilustrações de Evelina Oliveira Era uma vez era uma vez. E era uma vez quantas vezes era uma vez. Às vezes é que não podia ser uma vez. Numa dessas vezes encontrei um cão.

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional.

Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional. No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda. Eu fiquei

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva PACIÊNCIA ZERO Do atendimento ao cliente chato De Wellington Rianc Della Sylva 2013 SINOPSE Você que trabalha ou já trabalhou com atendimento ao usuário por telefone vai dizer que é verdade. Tem usuário

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais