IPv6: A hora é agora. Advisor. Análises independentes de tendências tecnológicas para profissionais de TIC. Foco Acesso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IPv6: A hora é agora. Advisor. Análises independentes de tendências tecnológicas para profissionais de TIC. Foco Acesso."

Transcrição

1 Análises independentes de tendências tecnológicas para profissionais de TIC IPv6: A hora é agora Foco Acesso Tecnologia Redes Setor Operadoras, Governo e Grandes corporações Geografia Brasil

2 IPv6 2 Junho, 2011 Sumário Introdução 3 Contexto 4 Overview tecnológico 9 Impactos financeiros 16 Desafios 17

3 IPV6 3 Introdução O esgotamento dos endereços IPv4 é um fato. No início de fevereiro de 2011, o IANA (Internet Assigned Numbers Authority) entregou os últimos blocos restantes de endereços IPv4 às distribuidoras regionais. Apesar de crítica, a situação já era esperada. Protocolo criado com tamanho de 32 bits, o IPv4 poderia suportar, em teoria, até 2³² de endereços, algo em torno de 4,2 bilhões de dispositivos com endereçamento público. Porém o crescimento exponencial da internet e dos mais variados tipos de dispositivos conectados a ela está fazendo com que ocorra um rápido esgotamento dos endereços disponíveis. Dados recentes, que podem ser encontrados no site do LACNIC (órgão que regula a distribuição dos endereços IPs em toda a América Latina e Caribe), mostram que, na visão mais otimista, o esgotamento completo dos blocos de endereços disponíveis na nossa região se dará antes da Copa do Mundo de Numa versão mais realista, a previsão é de que os blocos de endereços se esgotem em meados de 2012, inclusive no Brasil. Essa situação tem impacto direto nos seus negócios. Por isso, você está atrasado se ainda não desenvolveu um plano de implementação do IPv6 em sua rede, seja você um provedor de serviços ou uma empresa usuária. A escassez de endereços IP é uma questão que atinge diretamente os negócios das operadoras de telefonia e provedores de serviços de banda larga, já que se torna impossível aumentar o número de acessos que necessitam de IP público. De modo geral, as empresas e o governo também serão atingidos por não conseguirem ampliar suas conexões. No cenário atual de expansão da internet, que passa a conectar objetos e aparelhos que antes eram apenas off-line (tornando real o conceito da casa conectada ), e do crescimento exponencial do acesso à internet por celulares, a falta de endereços IP configura um grave problema de negócios para os mais diversos setores da economia. Com o objetivo de prover uma alternativa ao iminente fim dos endereços IP, foi criado o IPv6, que permite a criação de um número infinitamente maior de endereços públicos de internet. Além disso, esse novo protocolo traz outros benefícios, como mobilidade IP, redução das tabelas de roteamento através da agregação de blocos, redução do tempo de processamento dos roteadores pelo cabeçalho mais simplificado, autoconfiguração, anycast, melhorias no QoS, entre outros. Este documento pretende oferecer aos profissionais de TIC uma descrição do cenário atual da internet, sob o ponto de vista do endereçamento IP, e apontar os caminhos que os players do setor podem seguir para garantir a continuidade de seus serviços por meio da migração para o IPv6.

4 IPv6 4 Em poucos anos serão mais de 15 bilhões de dispositivos conectados à internet, acessando remotamente aplicações e grandes bancos de dados. E o IPv6 passa a ser indispensável. Contexto Motivadores Não há dúvida de que, em um futuro próximo, não serão somente as pessoas que estarão on-line. Dispositivos como carros, sensores residenciais, monitores cardíacos, eletrodomésticos, enfim, qualquer aparelho estará, de alguma forma, conectado à internet. Em poucos anos, conforme pesquisa recente divulgada pela Cisco, serão mais de 15 bilhões de dispositivos conectados à internet, acessando remotamente aplicações e grandes bancos de dados. Acessaremos a internet a partir de qualquer lugar, das formas mais variadas: tablets, computadores, smartphones cada vez mais poderosos, computadores de bordo e até óculos ou relógios com visores especiais. Além disso, surgirão novas demandas, geradas por aplicações industriais e residenciais, sistemas de transporte conectados à grande nuvem, serviços de telefonia integrados, rede de sensores, IEEE /6LoWPAN, computação distribuída e jogos on-line. Assim, a oferta atual de endereços IP (IPv4) é insuficiente para satisfazer o crescimento da internet e o IPv6 passa a ser indispensável.

5 IPV6 5 FUTURO PASSADO Impacto nos negócios Operadoras Para as operadoras fixas e móveis, a principal motivação para a migração das redes para o IPv6 é a continuidade do negócio. Ou seja, com a escassez de endereços IPv4, os provedores não terão mais possibilidade de vender serviços de acesso à internet, sejam eles fixos ou móveis. Há, obviamente, mecanismos técnicos que retardarão ao máximo esse problema (como o NAT e/ou o uso de endereçamento IP privado), mas essas técnicas têm limitações, especialmente para aplicações de voz e P2P. Dados recentes divulgados pela Anatel apontam que, em fevereiro de 2011, havia pouco mais de 37 milhões de usuários de banda larga no Brasil, sendo 23,6 milhões de banda larga móvel e 13,8 milhões de fixa, o que representa um crescimento de 52% no último ano. Até 2014, o número de conexões deve praticamente triplicar, atingindo cerca de 90 milhões. Nesse cenário de plena expansão dos serviços (que deve ser impulsionado ainda mais com a criação dos planos de banda larga popular e o Plano Nacional de Banda Larga), adiar a migração da rede para o novo sistema de endereçamento pode levar as telcos à impossibilidade de atender à demanda ao longo dos próximos anos. Financeiramente, isso significa a perda de um enorme potencial de negócios e o incremento do churn, resultando em prejuízos milionários. Enquanto o celular ultrapassa a marca de 100% de densidade no país, os usuários de telefonia móvel, mais maduros, seguem a tendência global de convergência e cada vez mais buscam trocar os aparelhos simples por smartphones. De acordo com pesquisa realizada pelo IDC, em 2011, serão 25 milhões de smartphones na região, chegando a 15,4% do total de aparelhos móveis. O uso dos celulares inteligentes vem acompanhado, invariavelmente, pelo acesso móvel à internet por meio de um plano de dados um dos produtos mais rentáveis para as operadoras celulares. Entretanto, a oferta desse tipo de serviço está vinculada à existência de endereços IP disponíveis, o que leva à crescente preocupação das teles em relação à adaptação de suas redes. O impacto nos negócios das operadoras também será claramente sentido quando os grandes provedores passarem a disponibilizar conteúdo exclusivo no novo padrão, fazendo com que o usuário final migre para a operadora que já oferece acesso IPv6 nativo ao conteúdo desejado.

6 IPv6 6 Segundo pesquisa divulgada no site IPv6.br, 95% das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários têm computadores. Dessas, 97% acessam a internet. Ou seja, 92% do total das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários utiliza a internet para atividades do seu dia a dia. Empresas O cenário em que o potencial de crescimento é inversamente proporcional à disponibilidade de endereços IPv4 se repete nos demais setores da economia, incluindo grandes ou médias corporações, que utilizam a internet como ferramenta principal de comunicações e troca de informações. Assim, a questão da escassez de endereços é tema de extrema importância, do ponto de vista financeiro e estratégico, para todos os players que têm a internet como seu core business ou que usam a rede para suportar processos críticos de seus negócios. Segundo pesquisa divulgada no site IPv6. br, 95% das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários têm computadores. Dessas, 97% acessam a internet. Ou seja, 92% do total das empresas brasileiras com dez ou mais funcionários utiliza a internet para atividades do seu dia a dia. A pesquisa indica, ainda, que 46% das empresas que acessam a internet mantêm um website. Muitas delas utilizam o espaço para manter catálogos on-line de seus produtos e também para oferecer suporte pós-venda. Além disso, 99% das empresas utilizam o como forma de comunicar-se, enquanto 96% delas usam a internet para obter informações sobre produtos ou serviços. Portanto, pensar na evolução da rede da sua empresa para IPv6 é algo necessário e urgente. É fundamental estar preparado para a adoção do IPv6 em curto prazo. Isso requer, entretanto, planejamento técnico e financeiro, uma vez que demandará atualização das aplicações, bancos de dados, servidores, sistemas de call center, sistemas operacionais, roteadores e demais equipamentos de infraestrutura de TI.

7 IPV6 7 Governo A adoção do IPv6 também é uma questão de segurança nacional. O governo brasileiro deve adotar um projeto concreto para que, em poucos anos, a internet nacional não entre em colapso. O sucesso do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) depende disso. China e Japão já adotaram projetos específicos, como o Next Generation Internet. Nos Estados Unidos, desde 2005, a adoção do IPv6 pelas agências governamentais é um mandado governamental. Além disso, no Brasil, a grande maioria dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais utilizam a internet, seja através de redes próprias ou usando o VPN/MPLS das operadoras. A futura impossibilidade de crescimento das redes desses órgãos públicos, devido à escassez de endereços IP, requer atitudes e medidas imediatas de implantação do IPv6. Há enorme potencial no uso da internet para os setores da educação, energia, ciência e tecnologia, sem falar das comunicações. A ampla adoção do smart grid (rede elétrica inteligente) passa pela necessidade de adequações das redes de dados para o IPv6. Cada medidor elétrico, seja residencial ou empresarial, estará conectado à internet e precisará de um endereço IPv6 para se comunicar com os servidores centrais. Desde 2008, o governo brasileiro recomenda o suporte ao IPv6 nos equipamentos das agências federais. No entanto, cada vez mais devem ser feitas ações de implementação real, dando o exemplo aos setores privados, antecipando-se ao esgotamento dos endereços IP atuais no Brasil.

8 IPv6 8 Ciclo de aceitação do IPv6 Aceitação Equivalência Preferência Dominância Identificação do IPv6 e transição em curso Funcionalidades IPv6 e IPv4 O IPV6 torna-se mais popular que o IPV4 Apenas legado de IPv4 Fases de transição do IPV6 Preparação Impacto estratégico Planejamento e governança Arquitetura corporativa Planejamento de aquisição Transição Infraestrutura corporativa Segurança da informação Pós-transição Aplicações/Serviços Fonte: Cisco Cenário atual de adoção O mundo já acordou para a necessidade de iniciar a migração para a nova versão do protocolo de internet. O movimento deve ganhar ainda mais força ao longo dos próximos anos, tanto devido ao aumento da conscientização do mercado quanto por meio de ações mandatórias por parte dos órgãos reguladores de alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma decisão do governo impôs que, até o final de 2011, todo o backbone daquele país já tenha migrado para a nova versão do protocolo. Mesmo assim, a maior parte dos provedores de serviços locais deu apenas os primeiros passos no sentido da migração de suas infraestruturas. Apesar de muitos possuírem em seu parque uma vasta gama de equipamentos compatíveis com o protocolo, são raríssimos os casos de empresas que já começaram a fazer as adequações de software e de arquitetura necessárias para a operação do novo sistema. De acordo com o site em março de 2011 pouco mais de 8% dos AS (Autonomous Systems) globais anunciam prefixos IPv6. No entanto, essa porcentagem é crescente.

9 IPV6 9 A diferença básica entre o IPv4 e o IPv6 é que, enquanto o primeiro gera endereços a partir de uma sequência de 32 bits, o segundo baseia-se em uma sequência de 128 bits. Overview tecnológico 1. O protocolo IPv6 IPv6 é a evolução do protocolo IP (Internet Protocol), que é a base da comunicação entre dois ou mais dispositivos conectados em rede, seja ela privada ou pública. Mas o IPv6 não é novo. Suas primeiras versões (como o IPng Internet Protocol next generation) foram desenhadas em meados da década de Naquela época, seus idealizadores já visualizavam o esgotamento dos endereços na versão em uso, desde 1981, para a internet (o IPv4), visão comprovada atualmente. A diferença básica entre o IPv4 e o IPv6 é que, enquanto o primeiro gera endereços a partir de uma sequência de 32 bits, o segundo baseia-se em uma sequência de 128 bits. Com isso, o formato dos endereços também é diferente. Ou seja, no mundo IPv4, os endereços são compostos por sequências numéricas no formato X.X.X.X, no qual X é um número decimal entre 0 e 255. Muito maiores, os endereços IPv6 são formados a partir de oito sequências de quatro caracteres do sistema hexadecimal: 2001:0660:3003:0001:0000:0000:6543:210F

10 IPv6 10 Cabeçalho IPv4 Cabeçalho IPv6 Campos mantidos iguais Campos eliminados no IPv6 Version Time to Live HL Type of Service Identification Protocol Source Address Total Length Flags Fragment Offset Header Checksum Version Traffic Class Payload Length Flow Label Next Header Top Limit Nome e posição alterados no IPv6 Destination Address Options Padding Source Address Novo campo Destination Address Fonte: Cisco O cabeçalho do IPv6 também tem significativas diferenças em relação ao cabeçalho do IPv4, como pode ser visto na figura acima. Além dos 128 bits utilizados para endereçamento de origem e destino, em contraste com o IPv4, o IPv6 tem o cabeçalho fixado em 40 bytes, um grande benefício de aumento na velocidade de processamento, uma vez que os roteadores não terão que implementar processos de lookup, o que acontece com cabeçalhos variáveis. No IPv6, a fragmentação é feita somente pela fonte do tráfego. Antes de enviar um tráfego IPv6, a fonte processa o PTMU (Path MTU) Discovery, eliminando essa função de fragmentação dos roteadores. O PTMU Discovery consome CPU, porém é importante lembrar que, conforme a RFC 2460, no IPv6 o MTU em qualquer link não deve ser inferior a bytes. O conceito de QoS passa a ser inerente ao IPv6. O campo Flow Label identifica um fluxo de forma que o roteador possa ser capaz de localizar os pacotes que devem ter o mesmo tratamento, sem necessidade de inspeções mais profundas nesses pacotes. Uma grande vantagem desse campo é que, como ele é alocado antes dos campos de endereços de Destino e Origem, reduz-se a necessidade de lookup pelos roteadores, aumentando sua eficiência no processamento. Conforme a RFC 3697, esse campo é configurado pela fonte e não deveria ser alterado pelos roteadores ao longo do caminho até o destino. Também é possível a utilização de múltiplos cabeçalhos encadeados, conforme definido na RFC 2460, não existindo um limite de empilhamento dos cabeçalhos adicionais, os quais são identificados pelo campo Next Header.

11 IPV6 11 Além dos 128 bits utilizados para endereçamento de origem e destino, em contraste com o IPv4, o IPv6 tem o cabeçalho fixado em 40 bytes, um grande benefício de aumento na velocidade de processamento. O IPv6 divide-se em três categorias, que servem para garantir que a distribuição dos endereços seja feita de forma adequada e torne a troca de pacotes mais eficiente. Os endereços podem ser classificados como: Unicast identifica um único nó, e o tráfego destinado a um endereço unicast é enviado para um único nó. Multicast identifica um grupo de nós, e o tráfego destinado a um endereço multicast é enviado para todos os nós do grupo. Anycast identifica um grupo de nós, e o tráfego destinado a um endereço anycast é enviado para o nó mais próximo no grupo. Quanto ao roteamento, o IPv6 é suportado nos seguintes protocolos: Roteamento estático RIPng (RFC 2080) IS-IS para IPv6 OSPFv3 (RFC 2740) MP-BGP (RFC 2545/2858) EIGRP para IPv6 O ICMPv6 (RFC 2463) é parte integrante e fundamental da arquitetura IPv6, uma vez que habilita os roteadores a reportarem erros e realizarem várias outras funções do plano de controle.

12 IPv Considerações sobre DNSv6 DNS Para expandir o DNS de forma que ele suporte o IPv6, três aspectos principais devem ser levados em consideração: Definição de um novo RR (Resource Records), que agora deve armazenar endereços de 128 bits. Definição de um domínio PTR (pointer) root (IPv6.ARPA). Definição de alterações nas mensagens de query e do seu transporte entre os resolvers e o name server. 3. Mobilidade IPv6 As RFCs 3775, 3776 e 4225 especificam os padrões para a mobilidade através do IPv6. O principal objetivo da mobilidade IPv6 é endereçar os seguintes aspectos: Independência de localização física/geográfica Independência dos meios de acesso Conexões em roaming com qualidade Mobilidade e continuidade de aplicações (ex.: Vídeo, VoIP, P2P) Possibilidade de que o dispositivo móvel seja um servidor Continuidade da conectividade IP dos dispositivos em trânsito, através dos vários meios disponíveis de acesso sem fio, criando o conceito de acesso agnóstico Parte do ICMPv6 (plano de controle), o mecanismo chamado ND (Neighbor Discovery) foi construído para detectar rapidamente a movimentação e a autoconfiguração de endereços. Portanto, o IPv6 está significativamente melhor posicionado para a mobilidade do que o IPv4, sendo peça-chave para a elaboração e concretização desse novo modelo de serviços. 4. Gerenciando redes IPv6 Já há um número bastante grande de MIBs disponíveis para checar o funcionamento da rede IPv6. Redes IPv6 ainda suportam a utilização de SNMPv6, Netflow, IPfix, Telnet, SSH, RSH, TFTP e FTP de maneira similar à rede IPv4, mas com informações adicionais.

13 IPV6 13 Transição do IPv4 para o IPv6 Pontos preparados para IPv6 Pontos preparados para IPv4 Bloco de endereços IPv4 encerrado Implementação dual-stack Implementação de novos sistemas e dispositivos Apenas pontos compatíveis com IPv6 desejáveis NAT 64 Internet IPv6 (apenas tráfego IPv6 viável sob a perspectiva do mercado) Introdução do NAT (LSN) em larga escala NAT 46 Fonte: Cisco Tempo 5. Mecanismos de transição do IPv4 para o IPv6 Obviamente, o IPv4 não desaparecerá de uma hora para outra e os dois sistemas de endereçamento conviverão por alguns anos. Assim, os provedores de serviço possuem alguns caminhos a seguir em relação às suas redes: prolongar a vida da rede atual por meio de soluções paliativas, como a recompra de lotes IPv4 de outros mercados (os valores são elevados), o compartilhamento de endereços entre seus clientes (de difícil administração), o uso de endereçamento privado ou o NAT (mais comum); construir uma rede IPv6 para os novos clientes e usar um dos modelos de transição existentes para possibilitar o acesso aos endereços IPv4, assim como para permitir que os usuários da versão antiga do protocolo possam acessar conteúdos em IPv6. A construção de um ambiente baseado no novo protocolo pode usar uma série de modelos de transição, que diferem conforme o tipo de rede, serviços ofertados e complexidade. Mecanismos de transição para operadoras Core Tunelamento do IPv6 no IPv4 Túneis manuais (RFC 2893), GRE (RFC 2473), L2TPv3. Através desse modelo é possível conectar sites de clientes com IPv6 nativos. Dual stack (IPv4 e IPv6) Ambos os protocolos de camada 3 (IPv4 e IPv6) estão habilitados nos elementos de core da rede. Há convivência dos protocolos, sem que um interfira no funcionamento do outro. Cada um terá sua própria tabela de roteamento. O dual stack é suportado pelo 3GPP & 3GPP2. IPv6 over MPLS Há múltiplas formas de implementar o IPv6 sobre um ambiente MPLS: IPv6 over L2TPv3 IPv6 over EoMPLS/AToM IPv6 CE-to-CE IPv6 over IPv4 tunnels IPv6 Provider Edge Router (6PE) over MPLS Neste modelo, o tráfego IPv6 tem o suporte dos benefícios do MPLS, como TE e fast re-route. 6VPE é uma implementação da RFC 4659.

14 IPv6 14 Ambiente IPv6 Servidores data centers DNS & DHCP Cenário de implementação Suporte a hardware Gerenciamento de conteúdo web Aplicações e suites de aplicações PCs Balanceamento de carga e conteúdo Suporte a dispositivos em rede Serviços da infraestrutura em rede Serviços IP (QoS, multicast, mobilidade) Conectividade Impressoras Segurança (firewall & IDS/IPS) IPv6 sobre túneis IPv4 Endereçamento IP Distribuição de conteúdo Gateways e dispositivos colaborativos Dual-Stack Infraestrutura da rede básica Protocolos de roteamento Otimização (WAAS, SSL, aceleração) Sensores e controladores Acesso VPN IPv6 sobre MPLS Instrumentação Treinamento de pessoal e operações Planejamento e roll-out Fonte: Cisco Mecanismos de transição para operadoras Acesso NAT44 É a tradução de endereços IPv4 privados e um IPv4 público. Pode ser stateless ou statefull. É atualmente uma das técnicas mais utilizadas e para traduções em grande escala requer um NAT gateway ou solução carrier grade NAT. Address Family Translation (AFT) ou NAT64 Este mecanismo é aplicado quando um host IPv6 precisa acessar um host IPv4. Componentes-chave são: o NAT64 gateway e o DNS64. Dual-Stack Lite (DS-Lite) Ao menos uma parte da rede do SP suporta apenas roteamento IPv6. Os CPEs são provisionados nativamente apenas em IPv6. O tráfego IPv4 passa por tunelamento e o carrier grade V6 faz a terminação do túnel. Outros mecanismos de transição (não escaláveis): Tunnel broker Teredo IPV6 rapid deployment (6rd) Utiliza IPv6 encapsulado em uma infraestrutura IPv4. Esse encapsulamento deve ser suportado pelos CPEs, enquanto a solução carrier grade deve suportar a terminação dos túneis. A rede do provedor de acesso continua sendo IPv4, enquanto os clientes veem serviços IPv6 e IPv4 simultaneamente.

15 IPV Plano de migração do IPv4 para o IPv6 para grandes empresas e entidades governamentais O quadro na página anterior resume todos os elementos, camadas e aspectos que devem ser levados em consideração pelos profissionais de TI de médias e grandes empresas e do governo, quando se planeja fazer a implementação do IPv6. O governo e as empresas em geral devem pensar no IPv6 como um processo fim a fim e cíclico, que enderece todos os aspectos ligados à infraestrutura, processos e serviços existentes, como demonstra a figura abaixo. Como está a sua rede? Quais são os seus serviços? Qual a melhor forma de migração? Defina os produtos, serviços, equipamentos, suporte, treinamento. Planeje 2 Projete 3 Planejamento e definição da estratégia. Inclua a necessidade de investimentos. Prepare 1 Adapte a rede e os serviços de acordo com os requerimentos do negócio. Otimize 6 IPv6 Opere 5 Implemente 4 Gerencie, resolva, repare, substitua, sempre mantendo a rede estável. Integre sem interrupções ou vulnerabilidades. Defina um passo a passo. Fonte: PromonLogicalis

16 IPv6 16 A migração para o IPv6 permitirá às operadoras expandir sua base de clientes e criará oportunidades para novos negócios, uma vez que a conexão fim a fim possibilitará que os usuários sejam também provedores de conteúdo. Impactos financeiros Crescimento do churn Com a massiva adoção do IPv6 pelos provedores de conteúdo, o usuário final precisará ter acesso ao novo protocolo no seu modem/cpe. Portanto, a operadora que não oferecer essa modalidade de acesso perderá um número considerável de clientes. Além disso, sua rede não poderá crescer na mesma velocidade, reduzindo seu market share. Investimentos Grande parte dos roteadores de médio e grande porte atualmente em utilização no Brasil já suporta o IPv6. Portanto, há um custo relativamente baixo para a adoção do novo protocolo. Os investimentos que ainda forem necessários poderão ser feitos de forma planejada e gradativa, estando concentrados em treinamento, atualização dos procedimentos operacionais, atualização das bases de dados, projetos lógicos para correta implantação do novo protocolo, equipamentos de transição, atualização de sistemas operacionais (PC), upgrade de equipamentos antigos sem suporte ao novo protocolo, atualização dos sistemas de gerência, modems e CPE para usuários finais. Em contrapartida, os custos operacionais podem ser reduzidos com a implementação do IPv6, uma vez que a solução de problemas e o aprovisionamento serão mais simples e automáticos. Novos negócios e crescimento da receita A adoção do IPv6 permitirá às operadoras de um modo geral expandir a sua base de clientes e abrirá uma janela de oportunidades para novos negócios, uma vez que a conexão fim a fim possibilitará que os usuários não sejam apenas consumidores, mas também provedores de conteúdo. Além disso, novos serviços demandarão uma rede em IPv6.

17 IPV6 17 Desafios A migração para o IPv6 constitui um caminho natural para os provedores de serviços de internet e telefonia, para as empresas de modo geral, para o governo e para os usuários residenciais. A maior parte dos investimentos realizados em equipamentos de rede ao longo dos últimos anos já foi dedicada a componentes compatíveis com a nova versão do protocolo IP. Agora, resta às empresas fazerem as adequações lógicas em suas redes para torná-las compatíveis com a nova tecnologia. Sua empresa, seja ela ou não uma operadora, não pode ficar alheia a essa realidade. Os projetos de implementação do IPv6 devem ser iniciados imediatamente e, se você já tem um plano, os testes e atualizações dos sistemas operacionais devem ser iniciados o quanto antes. É fato que, nos próximos anos, a internet viverá uma das suas maiores mudanças desde sua criação: a massiva implantação do IPv6. Portanto, esteja preparado. Não se atrase. Antecipe-se.

18 IPv6 18 Advisor é uma publicação da PromonLogicalis. Este documento contém informações de titularidade ou posse da PromonLogicalis, de suas controladas ou coligadas, e são protegidas pela legislação vigente. Reprodução total ou parcial desta obra apenas com prévia autorização da PromonLogicalis. As informações contidas nesta publicação são baseadas em conceitos testados e empregados no desenvolvimento de projetos específicos e estão sujeitas a alterações de acordo com o cenário de mercado e os objetivos de cada projeto. Luís Minoru Shibata Diretor de Consultoria PromonLogicalis Com mais de quinze anos de experiência em TIC, atuou como Diretor Executivo da Ipsos e como Managing Director do Yankee Group na América Latina. MBA em Conhecimento, Tecnologia e Informação pela FIA (FEA/USP). luis.minoru@br.promonlogicalis.com +55 (11) Lucas Pinz Gerente de Tecnologia PromonLogicalis Responsável por todo o portfólio de Telecom, é formado em Gestão de Redes pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV-RJ e aluno do MBA Pleno da FGV-RJ e Ohio University-EUA. lucas.pinz@br.promonlogicalis.com +55 (11) Para saber mais Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer pela sua empresa. advisor@br.promonlogicalis.com Coordenação Thais Cerioni Marketing PromonLogicalis thais.cerioni@br.promonlogicalis.com Diretor Responsável Luís Minoru Shibata luis.minoru@br.promonlogicalis.com

19 IPV6 19 A PromonLogicalis Com mais de trinta anos de experiência, a PromonLogicalis oferece serviços de consultoria que têm auxiliado grandes corporações a entender como alavancar o negócio por meio da adoção de soluções de TIC. A PromonLogicalis é um integrador que atua com os principais vendors do mercado para cada solução, abrangendo desde o core e a infraestrutura de redes de acesso, passando por redes, colaboração, data centers e segurança da informação, até sua operação e gerenciamento. No Brasil e na América Latina, a PromonLogicalis tem trabalhado com as principais operadoras de telecomunicações e empresas privadas na elaboração de planos de implementação do IPv6, na definição de investimentos necessários, análise dos impactos nos negócios e definição de novos produtos e serviços. Além disso, a PromonLogicalis trabalha em conjunto com os maiores fabricantes de tecnologia que têm influenciado os rumos do protocolo IPv6 e conta com profissionais treinados e com experiência prática na implementação desse protocolo.

20 Argentina Brasil Bolívia Chile Colômbia Equador Paraguai Peru Uruguai Copyright 2011 PromonLogicalis All rights reserved.

18/05/2014. Problemas atuais com o IPv4

18/05/2014. Problemas atuais com o IPv4 Problemas atuais com o IPv4 Fundamentos de Redes de Computadores Prof. Marcel Santos Silva Falhas de segurança: A maioria dos ataques contra computadores hoje na Internet só é possível devido a falhas

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

A Internet e o TCP/IP

A Internet e o TCP/IP A Internet e o TCP/IP 1969 Início da ARPANET 1981 Definição do IPv4 na RFC 791 1983 ARPANET adota o TCP/IP 1990 Primeiros estudos sobre o esgotamento dos endereços 1993 Internet passa a ser explorada comercialmente

Leia mais

Implementação do IPv6 na Vivo Estratégia, Status e Desafios

Implementação do IPv6 na Vivo Estratégia, Status e Desafios Implementação do IPv6 na Vivo Estratégia, Status e Desafios 09.12.2015 1 103,3MM Clientes Vivo e GVT juntas a partir de 2015 Em 2015, a Vivo adquiriu a GVT, consolidando o maior grupo de telecomunicações

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Aula-19 NAT, IP Móvel e MPLS. Prof. Dr. S. Motoyama

Aula-19 NAT, IP Móvel e MPLS. Prof. Dr. S. Motoyama Aula-19 NAT, IP Móvel e MPLS Prof. Dr. S. Motoyama 1 NAT Network address translation Resto da Internet 138.76.29.7 10.0.0.4 Rede local (ex.: rede doméstica) 10.0.0/24 10.0.0.1 10.0.0.2 10.0.0.3 Todos os

Leia mais

PROTOCOLO IP O esgotamento dos endereços IP.

PROTOCOLO IP O esgotamento dos endereços IP. 1 PROTOCOLO IP O IP é o protocolo mais importante na Internet. Ele é quem define as regras através das quais as informações fluem na rede mundial. Uma das principais regras diz que: Cada computador deve

Leia mais

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. O que é IP O objetivo deste tutorial é fazer com que você conheça os conceitos básicos sobre IP, sendo abordados tópicos como endereço IP, rede IP, roteador e TCP/IP. Eduardo Tude Engenheiro de Teleco

Leia mais

3) Na configuração de rede, além do endereço IP, é necessário fornecer também uma máscara de subrede válida, conforme o exemplo:

3) Na configuração de rede, além do endereço IP, é necessário fornecer também uma máscara de subrede válida, conforme o exemplo: DIRETORIA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DA ÁREA DE INFORMÁTICA! Atividade em sala de aula. 1) A respeito de redes de computadores, protocolos TCP/IP e considerando uma rede

Leia mais

Implementação do IPv6 na Vivo Status e Desafios

Implementação do IPv6 na Vivo Status e Desafios Implementação do IPv6 na Vivo Status e Desafios 26.11.2014 1 01 Endereçamento IPv4 Alocação na Vivo A Vivo possui amplo portfólio de serviços baseados em IP, tanto para usuários domésticos quanto corporativos.

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 . Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO O NEXCODE VIEW, também conhecido como NEXVIEW, é um sistema que foi desenvolvido pela Nexcode Systems e tem por

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

Guia de implantação de IPv6 para empresas. Edwin Cordeiro NIC.br ecordeiro@nic.br

Guia de implantação de IPv6 para empresas. Edwin Cordeiro NIC.br ecordeiro@nic.br Guia de implantação de IPv6 para empresas Edwin Cordeiro NIC.br ecordeiro@nic.br O grupo v6ops do IETF O IETF é o local onde os protocolos e recomendações para a Internet são desenvolvidos O grupo v6ops

Leia mais

Universo Online S.A 1

Universo Online S.A 1 Universo Online S.A 1 1. Sobre o UOL HOST O UOL HOST é uma empresa de hospedagem e serviços web do Grupo UOL e conta com a experiência de mais de 15 anos da marca sinônimo de internet no Brasil. Criado

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento

Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Curso: Redes II (Heterogênea e Convergente) Tema da Aula: Características Roteamento Professor Rene - UNIP 1 Roteamento Dinâmico Perspectiva e histórico Os protocolos de roteamento dinâmico são usados

Leia mais

Exercícios de Revisão Edgard Jamhour. Quarto Bimestre: IPv6 e Mecanismos de Transiçao

Exercícios de Revisão Edgard Jamhour. Quarto Bimestre: IPv6 e Mecanismos de Transiçao Exercícios de Revisão Edgard Jamhour Quarto Bimestre: IPv6 e Mecanismos de Transiçao Questão 1: Indique a qual versão do IP pertence cada uma das características abaixo: ( ) Verifica erros no cabeçalho

Leia mais

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 9 - Conjunto de Protocolos TCP/IP e Endereçamento IP 1 História e Futuro do TCP/IP O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD). O DoD exigia

Leia mais

Esgotamento do IPv4 e implantação do IPv6

Esgotamento do IPv4 e implantação do IPv6 Esgotamento do IPv4 e implantação do IPv6 Reunião Itinerante do CGI.br Curitiba 19/03/2013 Milton Kaoru Kashiwakura Antonio Marcos Moreiras O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela

Leia mais

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva

Introdução à Computação Móvel IP Móvel. Movimentação de Host. Movimentação de Host. Francisco José da Silva e Silva Introdução à Computação Móvel IP Móvel Francisco José da Silva e Silva Francisco Silva 1 Movimentação de Host Francisco Silva 2 Movimentação de Host Se um host não estiver no enlace identificado por seu

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores CAMADA DE REDE DHCP NAT IPv6 Slide 1 Protocolo DHCP Protocolo de Configuração Dinâmica de Hospedeiros (Dynamic Host Configuration Protocol DHCP), RFC 2131; Obtenção de endereço de

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

Esgotamento dos Endereços IPv4 Migração para o IPv6 FÓRUM BRASILEIRO DE IMPLEMENTADORES DE IPV6 SÃO PAULO, 26 DE NOVEMBRO DE 2014

Esgotamento dos Endereços IPv4 Migração para o IPv6 FÓRUM BRASILEIRO DE IMPLEMENTADORES DE IPV6 SÃO PAULO, 26 DE NOVEMBRO DE 2014 Esgotamento dos Endereços IPv4 Migração para o IPv6 FÓRUM BRASILEIRO DE IMPLEMENTADORES DE IPV6 SÃO PAULO, 26 DE NOVEMBRO DE 2014 Somos a PLATAFORMA sobre a qual MILHÕES de SERVIÇOS são PRESTADOS a todo

Leia mais

Segurança de redes com Linux. Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus

Segurança de redes com Linux. Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus Segurança de redes com Linux Everson Scherrer Borges Willen Borges de Deus Segurança de Redes com Linux Protocolo TCP/UDP Portas Endereçamento IP Firewall Objetivos Firewall Tipos de Firewall Iptables

Leia mais

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014

Disciplina Fundamentos de Redes. Introdução ao Endereço IP. Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014 Disciplina Fundamentos de Redes Introdução ao Endereço IP 1 Professor Airton Ribeiro de Sousa Outubro de 2014 PROTOCOLO TCP - ARQUITETURA Inicialmente para abordamos o tema Endereço IP, é necessário abordar

Leia mais

Redes de Computadores II. Professor Airton Ribeiro de Sousa

Redes de Computadores II. Professor Airton Ribeiro de Sousa Redes de Computadores II Professor Airton Ribeiro de Sousa 1 PROTOCOLO IP IPv4 - Endereçamento 2 PROTOCOLO IP IPv4 - Endereçamento A quantidade de endereços possíveis pode ser calculada de forma simples.

Leia mais

Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP. Prof. MSc. Hugo Souza

Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP. Prof. MSc. Hugo Souza Redes de Computadores Modelo de referência TCP/IP Prof. MSc. Hugo Souza É uma pilha de protocolos de comunicação formulada em passos sequenciais de acordo com os serviços subsequentes das camadas pela

Leia mais

Fundamentos de Redes de Computadores. IPv6. Prof. Claudemir

Fundamentos de Redes de Computadores. IPv6. Prof. Claudemir Fundamentos de Redes de Computadores IPv6 Prof. Claudemir Implantação do IPv6 Implantação do IPv6 Implantação do IPv6 Implantação do IPv6 RIR Regional Internet Registries (Registrador Regional de Internet)

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O Mobile Voice System ( MVS) foi projetado para unificar os recursos do telefone fixo aos smartphones e às redes

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP.

Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Suporte de alto nível, equipe atualizada e a qualidade dos equipamentos HP. Av. Paulo VI, 1.922 Perdizes São Paulo - SP Tel.: (11) 3875.1000 www.mpesolucoes.com.br POR QUE CONTRATAR OS SERVIÇOS DA MPE

Leia mais

BlackBerry Mobile Voice System

BlackBerry Mobile Voice System BlackBerry Mobile Voice System Comunicações móveis unificadas O BlackBerry Mobile Voice System (BlackBerry MVS) leva os recursos do telefone do escritório aos smartphones BlackBerry. Você pode trabalhar

Leia mais

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo

Oportunidades de Patrocínio. cloudstackday. 12/02/2015 São Paulo. Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Oportunidades de Patrocínio 12/02/2015 São Paulo Auditório István Jancsó Universidade de São Paulo Situação do mercado brasileiro de TI O Brasil vive um déficit de mão-de-obra qualificada, especialmente

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Transição IPv4 è IPv6: Desafios e Riscos

Transição IPv4 è IPv6: Desafios e Riscos Transição IPv4 è IPv6: Desafios e Riscos Cristine Hoepers cristine@cert.br! Apresentação desenvolvida em conjunto com a equipe do CEPTRO.br Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança

Leia mais

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I

APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I APOSTILA DE REDES DE COMPUTADORES PARTE - I I 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 2. ENDEREÇOS IP... 3 3. ANALISANDO ENDEREÇOS IPV4... 4 4. MÁSCARA DE SUB-REDE... 5 5. IP ESTÁTICO E

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Redes de Computadores II INF-3A

Redes de Computadores II INF-3A Redes de Computadores II INF-3A 1 ROTEAMENTO 2 Papel do roteador em uma rede de computadores O Roteador é o responsável por encontrar um caminho entre a rede onde está o computador que enviou os dados

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 1 Conceitos da Computação em Nuvem A computação em nuvem ou cloud computing

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O

Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Guia de Conectividade Worldspan Go Res! A V A N Ç A D O Í n d i c e Considerações Iniciais...2 Rede TCP/IP...3 Produtos para conectividade...5 Diagnosticando problemas na Rede...8 Firewall...10 Proxy...12

Leia mais

Capítulo 11: NAT para IPv4

Capítulo 11: NAT para IPv4 Unisul Sistemas de Informação Redes de Computadores Capítulo 11: NAT para IPv4 Roteamento e Switching Academia Local Cisco UNISUL Instrutora Ana Lúcia Rodrigues Wiggers Presentation_ID 1 Capítulo 11 11.0

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Parte VI Entrega de pacotes sem conexão (IP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares

Arquitetura TCP/IP. Parte VI Entrega de pacotes sem conexão (IP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Arquitetura TCP/IP Parte VI Entrega de pacotes sem conexão (IP) Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares Tópicos Conceitos Pacote (ou datagrama) IP Formato Campos do cabeçalho Encapsulamento Fragmentação e

Leia mais

Introdução ao IPv6. Antonio M. Moreiras moreiras@nic.br

Introdução ao IPv6. Antonio M. Moreiras moreiras@nic.br Introdução ao IPv6 Antonio M. Moreiras moreiras@nic.br Agenda O CGI.br e o NIC.br O CGI.br e o NIC.br Breve Introdução ao IPv6 Agenda O CGI.br e o NIC.br O CGI.br e o NIC.br Breve Introdução ao IPv6 Sobre

Leia mais

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet:

Há dois tipos de configurações bidirecionais usados na comunicação em uma rede Ethernet: Comunicação em uma rede Ethernet A comunicação em uma rede local comutada ocorre de três formas: unicast, broadcast e multicast: -Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado

Leia mais

5 motivos pelos quais as empresas estão mudando suas WANs para Banda Larga

5 motivos pelos quais as empresas estão mudando suas WANs para Banda Larga 5 motivos pelos quais as empresas estão mudando suas WANs para Banda Larga Como os tempos mudaram e por quê está na hora de Evoluir a TI A WAN sempre teve como objetivo conectar usuários à aplicativos

Leia mais

Aula Prática Roteador

Aula Prática Roteador Aula Prática Roteador INTRODUÇÃO Os roteadores são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes como, por exemplo, redes IP. Diferentes redes IPs enviam suas informações/tráfego por meio

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Cluster, Grid e computação em nuvem Slide 8 Nielsen C. Damasceno Introdução Inicialmente, os ambientes distribuídos eram formados através de um cluster. Com o avanço das tecnologias

Leia mais

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP

Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Aula 6 Modelo de Divisão em Camadas TCP/IP Camada Conceitual APLICATIVO TRANSPORTE INTER-REDE INTERFACE DE REDE FÍSICA Unidade de Dados do Protocolo - PDU Mensagem Segmento Datagrama /Pacote Quadro 01010101010100000011110

Leia mais

Transição para o IPv6 com IPv4 Compartilhado

Transição para o IPv6 com IPv4 Compartilhado Transição para o IPv6 com IPv4 Compartilhado DS-Lite, NAT64/DNS64, MAP-E, MAP-T e 464XLAT Edwin Cordeiro ecordeiro@nic.br GTER 23 de maio de 2013 Agenda A transição para o IPv6 Técnicas de transição para

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES 09/2013 Cap.3 Protocolo TCP e a Camada de Transporte 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores

Leia mais

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e

PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Mun. SP DIT- Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia CPI - Comissão de Planejamento e Implantação 1. Objetivo Esta cartilha tem o objetivo

Leia mais

Endereços Lógicos, Físicos e de Serviço

Endereços Lógicos, Físicos e de Serviço Endereçamento IP O IP é um protocolo da Camada de rede É um endereço lógico único em toda a rede, portanto, quando estamos navegando na Internet estamos utilizando um endereço IP único mundialmente, pois

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

Arquitetura de Rede de Computadores

Arquitetura de Rede de Computadores TCP/IP Roteamento Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 4. Roteamento i. Máscara de Rede ii. Sub-Redes iii. Números Binários e Máscara de Sub-Rede iv. O Roteador

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

da mão-de-obra de TI da América Latina está no Brasil (considerado o maior empregador do setor) seguido pelo México com 23%.

da mão-de-obra de TI da América Latina está no Brasil (considerado o maior empregador do setor) seguido pelo México com 23%. Informações de Tecnologia A tecnologia virou ferramenta indispensável para as pessoas trabalharem, se comunicarem e até se divertirem. Computação é a área que mais cresce no mundo inteiro! Esse constante

Leia mais

The next generation. João Eriberto Mota Filho. Vitória da Conquista, BA, 05 set. 2013

The next generation. João Eriberto Mota Filho. Vitória da Conquista, BA, 05 set. 2013 The next generation Internet... João Eriberto Mota Filho Vitória da Conquista, BA, 05 set. 2013 Sumário História do IP A extinção do IPv4 A salvação IPv6 O que muda no IPv6? Comparação IPv4 / IPv6 Alguns

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - QoS e Engenharia de Tráfego www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Introdução Em oposição ao paradigma best-effort (melhor esforço) da Internet, está crescendo

Leia mais

Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento

Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento Capítulo 6 - Protocolos e Roteamento Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 53 Roteiro (1 / 2) O Que São Protocolos? O TCP/IP Protocolos de Aplicação Protocolos de Transporte Protocolos

Leia mais

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos

Eficiência operacional no setor público. Dez recomendações para cortar custos Eficiência operacional no setor público Dez recomendações para cortar custos 2 de 8 Introdução Com grandes cortes no orçamento e uma pressão reguladora cada vez maior, o setor público agora precisa aumentar

Leia mais

Laboratório - Visualização das tabelas de roteamento do host

Laboratório - Visualização das tabelas de roteamento do host Laboratório - Visualização das tabelas de roteamento do host Topologia Objetivos Parte 1: Acessar a tabela de roteamento de host Parte 2: Examinar as entradas da tabela de roteamento de host IPv4 Parte

Leia mais

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO

Intranets. FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO Intranets FERNANDO ALBUQUERQUE Departamento de Ciência da Computação Universidade de Brasília 1.INTRODUÇÃO As intranets são redes internas às organizações que usam as tecnologias utilizadas na rede mundial

Leia mais

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback

SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP. Professor Leonardo Larback SMTP, POP, IMAP, DHCP e SNMP Professor Leonardo Larback Protocolo SMTP O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado no sistema de correio eletrônico da Internet. Utiliza o protocolo TCP na camada

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito

COMPUTADORES NAS EMPRESAS Cloud Computing Prof. Reginaldo Brito COMPUTADORES NAS EMPRESAS Prof. Reginaldo Brito Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e tem de produzir produtos

Leia mais

IPv6 nas redes de sensores o 6LoWPAN e a Internet das coisas

IPv6 nas redes de sensores o 6LoWPAN e a Internet das coisas IPv6 nas redes de sensores o 6LoWPAN e a Internet das coisas Antonio M. Moreiras moreiras@nic.br Agenda O CGI.br e o NIC.br O CGI.br e o NIC.br O LAA Redes ubíquas e a Internet das coisas Breve Introdução

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

ANEXO I-a ARQUITETURA DA REDE INFOSUS II

ANEXO I-a ARQUITETURA DA REDE INFOSUS II ANEXO I-a ARQUITETURA DA REDE INFOSUS II 1. Descrição da rede INFOSUS II A Rede INFOSUS II, Infovia Integrada do Sistema Único de Saúde (SUS), consistirá em infra-estrutura de telecomunicações, a ser utilizada

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo

Desafios da convergência em um mundo totalmente IP. Sidney Longo Desafios da convergência em um mundo totalmente IP Sidney Longo 13 de abril de 2011 Agenda O CPqD Cenário Roadmap Tecnológico Tendências Tecnológicas Computação em Nuvem Mobilidade e Redes Sociais Multiplos

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA UniFOA Curso Tecnológico de Redes de Computadores Disciplina: Redes Convergentes II Professor: José Maurício S. Pinheiro

Leia mais

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise

Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise de Soluções SAP SAP Afaria, edição para nuvem Objetivos Gerencie a força de trabalho móvel, sem a complexidade e o custo de uma instalação on-premise 2013 SAP AG ou empresa afiliada da SAP. Investimentos

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores IPv6. Prof.: Roberto Franciscatto

Projeto e Instalação de Servidores IPv6. Prof.: Roberto Franciscatto Projeto e Instalação de Servidores IPv6 Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Problema Escassez de endereços IPs disponíveis Algumas empresas são detentoras de faixas de endereços classe A inteiras Introdução

Leia mais

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos

Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Visão geral do Serviço Especificações da oferta Gerenciamento de dispositivos distribuídos: Gerenciamento de ativos Os Serviços de gerenciamento de dispositivos distribuídos ajudam você a controlar ativos

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II UDP Prof: Ricardo Luís R. Peres Tem como objetivo prover uma comunicação entre dois processos de uma mesma sessão que estejam rodando em computadores dentro da mesma rede ou não.

Leia mais

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment

Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral da solução Forneça a próxima onda de inovações empresariais com o Open Network Environment Visão geral À medida que tecnologias como nuvem, mobilidade, mídias sociais e vídeo assumem papéis

Leia mais

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira INTRODUÇÃO Os Access Points ou ponto de acesso wi-fi são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes sem fio e com fio (infraestrutura).

Leia mais

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem

Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015. Computação em Nuvem Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação - Turma nº 25 08/04/2015 Computação em Nuvem Carlos Henrique Barbosa Lemos RESUMO Este trabalho tem por objetivo tratar

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Prof. Rafael Gross. rafael.gross@fatec.sp.gov.br

Prof. Rafael Gross. rafael.gross@fatec.sp.gov.br Prof. Rafael Gross rafael.gross@fatec.sp.gov.br Todo protocolo define um tipo de endereçamento para identificar o computador e a rede. O IP tem um endereço de 32 bits, este endereço traz o ID (identificador)

Leia mais

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET

COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET COLABORAÇÃO COMPLETA PARA O MIDMARKET Você está realmente conectado? Esse é o desafio atual no panorama dos negócios virtuais e móveis, à medida que as empresas se esforçam para ter comunicações consistentes

Leia mais

CAMADA DE TRANSPORTE

CAMADA DE TRANSPORTE Curso Técnico de Redes de Computadores Disciplina de Fundamentos de Rede CAMADA DE TRANSPORTE Professora: Juliana Cristina de Andrade E-mail: professora.julianacrstina@gmail.com Site: www.julianacristina.com

Leia mais

IPv6: Introdução. Escrito por Paul Stalvig Gerente Técnico de Marketing

IPv6: Introdução. Escrito por Paul Stalvig Gerente Técnico de Marketing IPv6: Introdução Assim como outras pessoas, eu acredito que algumas complicam demais a vida. Talvez seja a segurança do emprego, o efeito "Chicken Little" ou o fato de que isso dá ao mundo de TI uma plataforma

Leia mais

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor

Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Introdução ao Modelos de Duas Camadas Cliente Servidor Desenvolvimento de Sistemas Cliente Servidor Prof. Esp. MBA Heuber G. F. Lima Aula 1 Ciclo de Vida Clássico Aonde estamos? Page 2 Análise O que fizemos

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito - Roteamento www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Roteamento Roteamento é a técnica que define por meio de um conjunto de regras como os dados originados em

Leia mais

Endereço IP Privado. Endereçamento IP. IP Protocolo da Internet. Protocolos da. Camada de Inter-Rede (Internet)

Endereço IP Privado. Endereçamento IP. IP Protocolo da Internet. Protocolos da. Camada de Inter-Rede (Internet) Protocolos da Camada de Inter- (Internet) IP Protocolo da Internet. Não Confiável; Não Orientado à conexão; Trabalha com Datagramas; Roteável; IPv 4 32 bits; IPv 6 128 bits; Divisão por Classes (A,B,C,D,E);

Leia mais

Planejamento e Projeto de Redes de Computadores. Eduardo Barrére

Planejamento e Projeto de Redes de Computadores. Eduardo Barrére Planejamento e Projeto de Redes de Computadores Eduardo Barrére Aula Presencial Projeto Lógico Eduardo Barrére eduardo.barrere@ice.ufjf.br O projeto deve conter Topologia da Rede Modelo de nomenclatura

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Protocolo IP (Internet Protocol) Características do

Protocolo IP (Internet Protocol) Características do Protocolo IP (Internet Protocol) Características do Protocolo IP Serviço de datagrama não confiável Endereçamento Hierárquico Facilidade de Fragmentação e Remontagem de pacotes Identificação da importância

Leia mais