MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel"

Transcrição

1 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel

2 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel A MOTRIDAL projeta e constrói máquinas e sistemas para o transporte de materiais a granel, fornecendo tanto transportadores simples quanto instalações completas de transporte e armazenamento. A empresa opera em todos os países do mundo e acompanha cada cliente durante a fase do projeto:desde a definição técnica da estrutura até sua instalação, manutenção e assistência no pós-venda. A Motridal é o parceiro ideal para analisar e resolver qualquer tipo de problema na área de transportes de materiais a granel, já que possui técnicos altamente especializados, tecnologias avançadas e know how consolidado. Ao longo de mais de 50 anos de atividade da Motridal, foram projetados e realizados sistemas de transporte em numerosos setores industriais, como por exemplo a indústria de cimento, centrais elétricas, incineradores, refinarias, fundições, implementação na área do alumínio e fertilizantes, além de instalações para a indústria alimentícia. Entre os clientes da Motridal estão as principais empresas de engenharia e logística, EPC contractors internacionais e consumidores finais, para os quais são estudados e fabricados transportes de alta qualidade e confiança, projetados para cada necessidade específica. A Motridal possui o certificado ISO 9001:2008 e o sistema de garantia de qualidade de produção está de acordo com os requisitos do anexo IV da disposição Européia 94/9/CE, que permite a realização de transportadores com certificados ATEX. Dutos transportadores Esteiras transportadoras Transportadores por corrente Transportadores por fusos Elevadores de caçamba Válvulas Transporte de fluidos

3 Dutos transportadores Estas máquinas são compostas de cabeçote, zonas de referência de reenvio e de zonas de carga idênticas às de uma esteira transportadora padrão, que se diferenciam pela forma do circuito central das peças. Logo após a zona de carga, a esteira se fecha em torno do material assumindo forma tubular por todo o comprimento dos ramos de transporte e de retorno. A forma tubular é sustentada por seis rolos hexagonais. Pouco antes do material chegar ao cabeçote, a esteira reabre para descarregá-lo. Graças ao fechamento completo da esteira, o que impede qualquer tipo de vazamento de material, os dutos transportadores podem realizar curvas tanto na horizontal quanto na vertical, seguindo caminhos sinuosos e superando obstáculos. Vantages Os dutos transportadores podem fazer curvas na horizontal e na vertical. Graças a essa característica especial, um único duto pode substituir duas ou mais esteiras transportadoras tradicionais, eliminando, assim, a necessidade de pontos de transferência com as suas respectivas estruturas, sistemas de limpeza, etc. Nos dutos transportadores a esteira se fecha sobre ela mesma realizando uma perfeita vedação, não permitindo que o pó saia, evitando qualquer tipo de vazamento e protegendo o material de eventuais contaminações externas. A completa vedação do duto que retorna, garante a limpeza durante todo o trajeto e permite transportar o material em ambas as direções.

4 Esteiras transportadoras A Motridal fabrica esteiras transportadoras para todos os tipos de uso, com um revestimento feito de cabos de aço de nylon poliester e com capacidade de até t / h. A variedade de esteiras em material não-abrasivo, anti-aderente e resistentes a altas temperaturas torna possível a utilização deste tipo de máquina em diferentes setores industriais (química, cimento, alimentos,etc). Cada componente é projetado de acordo com as mais avançadas e atualizadas normas técnicas internacionais (CEMA, ISO) e, sob demanda, o setor de engenharia da Motridal é capaz de fornecer soluções completas, inclusive de estruturas para transporte de carga e torres de transferência, estudadas especialmente para as necessidades específicas do cliente. As máquinas da Motridal são fabricadas com perfil comercial e se caracterizam pela sua forte estrutura e, por conta disso, necessita de um número reduzido de suportes, com grandes vantagens na leveza da estrutura e facilidade de montagem. Dependendo do uso, os rolos de transporte podem estar disponíveis em pares ou em trios, planos ou em forma de concha. Nas áreas de carga são utilizados rolos de impacto de borracha, ou em condições particularmente severas são utilizadas barras de impacto feitas de materiais especiais com alta elasticidade, baixo coeficiente de atrito e elevada resistência ao desgaste. Para o retorno são utilizados rolos de auto-limpeza, revestidos com anéis de borracha. A unidade do cabeçote e a de retorno são amparadas por uma estrutura de chapa dobrada rígida e os dois tambores são feitos com eixo passante. Para melhorar a aderência à esteira, o tambor do motor é revestido com borracha estriada em forma de losango. O sistema de tensão é a parafuso para esse tipo de transportadores com distância inferior a 50 metros e a contrapeso para as esteiras de comprimento superior. Acessórios como barras de contenção e sistemas de limpeza possuem características inovadoras de confiabilidade e funcionalidade e foram projetados e desenvolvidos pela Motridal com base nas experiências adquiridas em numerosos usos. As máquinas são fornecidas por completo, com unidade de controle e com dispositivos de segurança necessários, tais como: parada de emergência controlada por cabo, sensores para controle de rotação e sensores antiderrapantes.

5 Esteiras transportadoras Acessòrios Em todas as esteiras são instaladas peças e acessórios fabricados pela Motridal, como barras de contenção, coberturas para a proteção de chuva, alimentação, além da chapa que separa o ramal de transporte e de retorno. A experiência acumulada em mais de 50 anos de estudos e pesquisas na área de materiais a granel, permitiu à Motridal desenvolver um sistema exclusivo de limpeza, que abrange um limpador primário com pré-tensores, um limpador secundário com multi-lâminas e um limpador interno em forma de V. Usos ESTEIRAS TRANSPORTADORAS SIDEWALL São usadas para transportar materiais a granel em grandes inclinações (mesmo na vertical) com alto fluxo. Este tipo de máquina representa uma vantajosa alternativa para vários transportadores (esteira / elevador / esteira) porque utiliza um único operador e elimina os pontos de transferência intermediária, reduzindo a perda de material e a formação de poeira. ESTEIRA TRANSPORTADORA COM COBERTURA A Motridal fabrica transportadores totalmente cobertos e adequados para o transporte de todos os materiais em pó ou que possam ser levados pelo vento. A cobertura tem equipamentos anti-pó e portas com dobradiças giratórias para inspeção e manutenção. Estas máquinas são geralmente equipadas com uma corrente de limpeza da Motridal, que coleta e reintroduz no ciclo o material que cai do ramal de retorno da esteira. Usos especiais Para a extração de material são usadas esteiras extratoras bastante resistentes, rolos de impacto próximos ou barras de impacto na zona de carga e com baixa velocidade de transporte. Além dos extratores, a Motridal produz outros tipos de esteiras transportadoras para usos especiais, como por exemplo, esteiras reversíveis, esteiras móveis ou com o cabeçote móvel,etc... Sistemas de armazenamento As empilhadeiras são máquinas para armazenamento originadas da união de diversos tipos de esteiras transportadoras: esteiras Sidewall, tripper, esteiras móveis ou com o cabeçote móvel,etc. Todos esses transportadores são instalados em uma estrutura que pode ser fixa ou móvel, cujas extremidades podem rodar entre si e se mover verticalmente para cobrir toda a área destinada ao armazenamento. A Motridal realiza sistemas completos, especialmente estudados para satisfazer todas as exigências de armazenamento.

6 Transportadores por corrente Características A Motridal constrói transportadores por corrente para todos os tipos de usos: desde pequenos sistemas de limpeza até grandes extratores e transportadores com capacidade superior a t / h. Estas máquinas são uma boa solução para o transporte horizontal, vertical ou inclinado do material a granel, especialmente no caso de condições especiais de uso ou de característica do material transportado (abrasividade, temperatura, etc). A variedade de produtos da Motridal inclui, ainda, transportadores por corrente central ou corrente dupla, com elemento de condução constituído por cadeias de anéis calibrados (para extratores de corrente dupla e corrente de limpeza ) ou com malhas de sistema forjado do tipo garfo e pinos (para transportadores por corrente central ou dupla). Os transportadores por corrente central podem ser fabricados em versão reversível (sentido inverso), graças à presença dos cabeçotes reversíveis e intercambiáveis que permitem o transporte do material em ambas as direções. O cabeçote A motorização é constituída por um motor elétrico, uma transmissão por correia, polia e um redutor acoplado diretamente ao eixo motor. O redutor é fixado a um conjunto de suporte com braço de reação e amortecedores de borracha. O motor é sustentado por uma sela especial regulável para o tensionamento da correia. O tipo de redutor é selecionado com base nas específicas exigências de uso. Para pequenas potências são usados motores redutores coaxiais, ligados por meio de transmissão por corrente ao eixo motor. Transportadores por correntes centrais A Motridal fabrica transportadores por corrente com malhas do tipo garfo e pinos, para tamanhos de até 25 polegadas. A corrente desses transportadores é composta de malha estampada em aço 18 NICrMo 5 temperada, cementada e endurecida. Na malha são soldados suportes em forma de "V", que permitem obter, durante a operação, melhor centralização da corrente. Os suportes têm uma inclinação de alguns graus no sentido em que é feito o transporte, para evitar eventual acúmulo de material no fundo do transportador. Este tipo de máquina permite a criação de soluções de transporte, que preveem percursos horizontais e verticais simultaneamente. Sistema de Tensionamento A tensão da corrente é realizada por meio de molas de revolução e tirantes aparafusados independentemente. Os suportes do cabeçote de reenvio são montados sobre um trem que, se movendo na horizontal, impõe o correto valor de tensão. Transportadores por correntes duplas A Motridal fabrica transportadores por corrente com malhas do tipo garfo e pinos, para tamanhos de até 25 polegadas. A corrente desses transportadores é composta de malha estampada em aço 18 NICrMo 5 temperada, cementada e endurecida. Na malha são soldados suportes em forma de "V", que permitem obter, durante a operação, melhor centralização da corrente. Os suportes têm uma inclinação de alguns graus no sentido em que é feito o transporte, para evitar eventual acúmulo de material no fundo do transportador. Este tipo de máquina permite a criação de soluções de transporte, que preveem percursos horizontais e verticais simultaneamente. Rodas Os transportadores por corrente dupla têm rodas motoras dentadas e rodas de reenvio de forma poligonal com disco lateral auxiliar. Nos transportadores por corrente central ambas as rodas são dentadas.todas as rodas são feitas em C45 e HARDOX 400, com ramais intercambiais que podem ser facilmente substituídos, sem precisar desmontar a corrente.

7 Transportadores por corrente Correntes de Limpeza São usadas para coletar e reintroduzir no ciclo o material derramado pelos transportadores abertos (esteiras de borracha, transportadores por chapa,etc) reduzindo, assim, o desperdício e a poluição ambiental. Estas máquinas são construídas com componentes standard (correntes calibradas, polias standard transportadoras de comando e de reenvio,etc) e adaptadas progressivamente ao sistema em que são instaladas. A utilização de componentes standard permite reduzir o estoque de peças de reposição, diminuindo consideravelmente o custo de manutenção de rotina. Transportadores para usos especiais Sistema de Refrigeração e Extração de cinzas Os transportadores por corrente banhados em água são colocados abaixo das câmaras de combustão para recolher as cinzas. Ao longo da seção horizontal do transportador, as cinzas quentes ficam em contato com a água, esfriando. Por todo trajeto inclinado e graças à baixa velocidade de arraste a água deflui e o material é extraído sucessivamente. Extratores por correntes Os transportadores por correntes podem ser utilizados para extrair materiais de silos. Nessas máquinas, o transporte é feito pelo ramal superior da corrente graças a um fundo duplo que separa o material do ramal inferior. Transportadores verticais São transportadores especiais por correntes, dotados de um fundo duplo e permitem o transporte com inclinação de até 90 graus. Para este tipo de máquinas são comuns transportes que preveem uma configuração com seções horizontais / verticais / horizontais. Transportadores reversíveis Os transportadores por corrente central estão disponíveis também na versão reversível, que permite o transporte do material em ambas as direções.

8 Transportadores por fusos São frequentemente utilizados nos equipamentos por serem completamente fechados, permitindo realizar um transporte sem derramamento e protegido de condições adversas. Essas máquinas necessitam de manutenção mínima graças ao número limitado de componentes instalados. A variedade de produtos da Motridal abrange todos os tipos de transportadores por fuso, desde os mais comuns feitos por canal ou por dutos até os fusos extratores, dosadores ou misturadores, onde as exigências do processo se unem àquelas de transporte. A escolha de materiais e a calibragem de todos os componentes são adaptadas progressivamente em função das características do produto a ser usado (abrasividade, peso da pilha, granulometria, umidade, corrosão, etc). Todos os suportes do cabeçote são anti-resíduos, com rolamentos projetados para suportar cargas radiais e axiais; nos transportadores mais compridos encontramos suportes intermediários fabricados pela Motridal, colocados a uma distância estudada para minimizar a deflexão do eixo devido ao peso. Graças à presença de um setor da empresa, dedicado exclusivamente à produção de espirais e espirais metálicas, a Motridal é capaz de fabricar, sob demanda, máquinas para usos especiais, com formas, tamanhos e materiais que normalmente não são encontrados nos padrões do mercado. Características 1-Os elementos de controle de comando Constituído por motor redutor, com eixos paralelos acoplado diretamente ao eixo do motor, com braço de reação e amortecedores de borracha. Como alternativa, a motorização pode ser realizada por meio de uma transmissão por correia ou corrente. 2-Suportes intermediários São usados para limitar a deflexão do eixo, evitando o contato entre as espirais e o interior do auto-lubrificante ou a lubrificação com o exterior. A ligação entre as duas partes do eixo é realizada por conexões aparafusadas ou com metais especiais, que permitem extrair o pino sem retirar o eixo. Entre todos os suportes há uma série leve (para ØS<400 mm) e uma "pesada" (para ØS > 400 mm). Para transportadores com comprimento de até 12 m é possível evitar a instalação de suportes intermediários graças a um dimensionamento apropriado do eixo. 3-Entradas de carregamento e descarregamento São flangeadas e próprias para a conexão com outras máquinas. 4-Janelas de Limpeza Facilmente removíveis para permitir a limpeza interna do transportador. São usadas no transporte de materiais especialmente incrustantes. 5-Suportes de Cabeçote Podem ser decompostos e posicionados em cavidades especiais ou flangeados, feitos em ferro fundido com design exclusivo da Motridal. A vedação entre o eixo e o cabeçote, pode ser realizada por meio da caixa de gaxetas regulável com vedações ajustáveis, ou então, por descarga de ar para usos especiais. 6-Espirais

9 Transportadores por fusos Usos FUSOS EXTRATORES Permitem a extração de todos os materiais, até mesmo aqueles mais densos, graças ao uso de dispositivos especiais, tais como: espirais com passo variável na zona de carga, espirais dentadas ou com formas especias, dispositivos pneumáticos ou vibrantes para favorecer o carregamento do produto, etc. A Motridal fabrica também fusos extratores múltiplos para serem instalados no fundo dos silos, otimizando o espaço e evitando a construção de um cone para o descarregamento. MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA / SANITÁRIA A Motridal fabrica também fusos transportadores em aço inoxidável ( AISI 304 ou AISI 316) para usos no campo alimentar ou sanitário. Nestas máquinas, todas as peças que estão em contato com o material ( pinos, suportes intermediários, etc) possuem requisitos necessários para evitar a contaminação e a degradação do produto. Máquinas especiais Os fusos transportadores podem ser utilizados para transporte na vertical e na horizontal. A inclinação das máquinas pode atingir 90 graus em relação à horizontal; nesses casos, os fusos representam, para alguns usos, uma alternativa válida do elevador de caçamba. Os fusos são utilizados também para a extração do material, que está nas instalações de armazenamento, permitindo a otimização do espaço para se obter um maior volume de depósito. A engenharia da Motridal está preparada para analisar as diferentes exigências de transportes de seus clientes, estudando seus produtos e oferecendo as melhores soluções. A Motridal tem produção padrão de fusos transportadores, com espirais com diâmetro de até mm para grandes materiais e fusos transportadores sem eixo, para a extração e a desidratação do lodo ou para o transporte de fibras que poderiam se prender em volta do eixo.

10 Elevadores de caçamba A Motridal produz uma variedade de elevadores de caçamba, que inclui elevadores lentos com descarga central e elevadores velozes com descarga periférica, por corrente simples ou dupla e de esteira. Esta variedade de produtos, permite satisfazer todas as necessidades, escolhendo o tipo de transportador de acordo com as características específicas do transporte (capacidade, tipo de material, exigências de serviço, etc). Por meio da experiência adquirida em mais de 50 anos de atividades, com a colaboração das equipes técnicas dos clientes e, por fim, com a tecnologia e a alta qualidade dos produtos usados, a Motridal é capaz de fabricar elevadores para grandes cargas (mais de t / h) e alturas superiores a 70 m. Com um consolidado know-how e uma equipe técnica altamente qualificada, a Motridal também é capaz de fornecer soluções chave, especialmente estudadas para atender às necessidades específicas do cliente. A empresa opera em todo o mundo, fornecendo assistência na fase de montagem e na instalação das máquinas. Elevadores por corrente dupla Em função das condições especiais de funcionamento ou das características do material transportado (temperatura, abrasividade,etc), em alguns casos, o transporte é realizado por meio de elevadores velozes, por corrente com descarga periférica. A Motridal é capaz de fornecer elevadores por corrente dupla, com rodas dentadas ou lisas, para uso em condições severas. Os componentes das rodas em contato com as correntes são feitos em aço anti-desgaste e aparafusados, além de facilmente substituíveis. Para elevadores da Motridal por corrente dupla, estão disponíveis além do sistema standard DIN, com ramais de correntes e manivelas, também sistemas de fixação das conchas, que permitem o uso de correntes contínuas. Para grandes tamanhos e materiais quebradiços (cal, óxido de cal, etc), onde a alta velocidade pode causar excessiva formação de resíduos, são utilizados elevadores lentos com descarga central. Estas máquinas são equipadas com corrente dupla, com conchas colocadas adequadamente e com alimentação localizada sob as rodas motoras. Características 1-Cabeçote motor Feito com chapas grossas e com nervuras laterais reforçadas. Carter de cobertura decomposto, facilmente removível para a inspeção e manutenção da polia/rodas de tração. Conexão flangeada na instalação de remoção de resíduo e janela de inspeção na zona de descarga. 2-Carregamento Entradas de carga e descarga com conexão para outras máquinas.com rampas revestidas em materiais antidesgaste quando solicitado. 3-Conchas De acordo com as necessidades do transporte e as características químicas do produto as conchas podem ser fabricadas em: -Aço carbono -Aço especial -Aço inoxidável -Material plástico (poliamida 6, Zyetl B by Dupont) As conchas são feitas de chapas metálicas, dobradas e soldadas com bordas reforçadas para usos mais pesados; moldadas ou estampadas para usos de materiais leves. ->

11 Elevadores de caçamba Elevadores por cadeia central Nos elevadores mais altos que trabalham em condições severas, com altas velocidades e grandes cargas, o elemento de tração pode ser constituído por uma corrente simples.este sistema é particularmente vantajoso já que o design especial da correia reduz o desgaste graças ao uso de pinos de rotação. O uso de um único elemento de tração garante, ainda, um alinhamento perfeito das conchas em qualquer condição. Os elevadores por corrente central da Motridal estão disponíveis com roda motora e de reenvio lisas ou dentadas, dependendo do tipo de uso. Elevadores de esteira Os elevadores de esteira são utilizados para transportar materiais pequenos, por grandes distâncias. Nestas máquinas, o elemento de tração consiste em uma esteira revestida em nylon-poliester coberta de borracha; para elevadores cuja esteira é solicitada também se usa uma versão de malha de cabos de aço. A disponibilidade de esteiras revestidas em material anti-abrasivo, anti-aderente ou resistente a altas temperaturas, torna este tipo de máquina adequada ao uso em diversos setores industriais (químicos, cimenteiro, alimentar,etc). Além disso, a esteira permite otimizar a distância entre as conchas, a fim de obter a carga desejada, mantendo a velocidade e a capacidade das conchas até os limites que garantam confiabilidade e durabilidade da máquina. A polia é convexa para facilitar a centralização da correia e é revestida com borracha sintética, para garantir um alto coeficiente de fricção necessário para puxar a esteira. A superfície do revestimento é feita em forma de losango com função de auto-limpeza. Opcionalmente, o revestimento da polia é feito com tramas intercambiáveis que podem ser substituídas individualmente quando se desgastam. -> 4-Os Tubos Os tubos simples ou duplos são fabricados em troncos eletro-soldados, dimensionados para a obtenção de uma estrutura suportada pela máquina. A montagem é feita por meio de flanges aparafusados com conexões especiais. Ampla janela de inspeção e manutenção aparafusada para facilitar a instalação e a substituição das conchas. 5-Cabeçote inferior Fabricado de chapa grossa e dotado de amplas janelas removíveis para a inspeção e limpeza. 6-Grupo Motor A configuração da motorização é variável em função do seu uso. A motorização standard para potências além de 22 KW é constituída por motor elétrico, acoplamento hidráulico, redutor por eixo ortogonal com dispositivo de recuo e braço de reação montado diretamente sobre o eixo. Os redutores são dotados de motorização auxiliar de rotação lenta, quando solicitado. Como alternativa, a motorização pode ser feita interpondo uma transmissão por correia entre o motor e o redutor. 7-Grupo de Tensão Os elevadores de caçamba da Motridal são dotados de um sistema de tensão por contrapeso que age na polia/rodas de reeenvio. Um sistema especial entre a caixa e as guias do eixo impede a saída do pó durante o funcionamento. Nos elevadores de esteiras para usos pesados, o correto alinhamento da polia é garantido por um sistema de auto nivelamento. A polia de reenvio/ contrapeso é sustentada por dois suportes em ferro fundido, flangeados na parte externa da caixa, com rolamentos alinhados com coroa dupla de esferas. A substituição é feita por fora por meio de janelas sem qualquer desmontagem dos componentes da máquina. O virabrequim é feito em 39 NiCrMo 3 e é projetado para resistir à flexão, torção e fadiga. A conexão entre o eixo e o cilindro é efetuada por meio de fixação mecânica. A polia de reenvio é do tipo gaiola para evitar que o material que cai entre a polia e a esteira danifique esta última. Os vãos são feitos em C 40, ligeiramente curvados para dar a convexidade certa da polia.

12 Válvulas As válvulas rotativas podem ser aplicadas em vários campos da indústria: para a dosagem de um material muito fluido, para o escoamento por filtros ou por máquinas a vácuo ou para alimentar as linhas de transporte pneumático. Dosagem de material Alimentação Transporte pneumático Graças à precisão dos trabalhos, as válvulas rotativas da Motridal garantem um ajuste perfeito em um intervalo de diferença de pressão de 1,5 bar. A gama de modelos produzidos pela Motridal varia desde micro dosadores às descargas maiores com capacidade de até m3 / h. Permite, ainda, atender a todas as necessidades de transporte, garantindo um ótimo desempenho, até com materiais muito abrasivos ou com forte tendência para entupir. Revisão e reconstrução de máquinas usadas A Motridal é capacitada para fazer revisões, consertos ou, se necessário, para a reconstrução das válvulas rotativas utilizadas. Após a desmontagem, todas as peças de desgaste, tais como a ponta das pás, as vedações e as junções são substituídas. Os componentes principais, tais como, a caixa, flanges e rotores são limpos e, se necessário, revestidos com materiais anti-abrasivos e processados em máquinas-ferramentas para restaurar as dimensões, os mecanismos e as tolerâncias de uma máquina nova. A máquina é, então, remontada e submetida a testes. Características 1 - A caixa Pode ser feita em aço fundido ou montada sob medida em aço carbono, inoxidável ou anti-desgaste. As flanges retangulares permitem maiores cargas em relação aos dosadores com flanges quadradas. Também há a versão com o interior cromado ou revestido em cerâmica. 2 Motorização É posicionada em um modo que poupe espaço, facilitando também as operações de manutenção. O motorredutor pode ser montado diretamente sobre o eixo do rotor ou ligado a uma união ou transmissão por corrente. 3 - Sistema de vedação Disponível na versão com câmara de graxa, com a caixa de gaxetas regulável ou com descarga de ar. Em todas as válvulas da Motridal os suportes e os rolamentos são instalados na parte externa da máquina, distanciados das paredes da caixa, permitindo o resfriamento. 4 - Rotor Pode ser do tipo aberto ou fechado, com os raspadores reguláveis fixados nas extremidades das pás. Os materiais para a fabricação são escolhidos de acordo com as características dos produtos a serem transportados. Estão disponíveis, também, rotores com volume reduzido para usos em que necessite de uma continuidade na dosagem ou no caso de transporte de material aderente que possa permanecer preso ao eixo. As atividades de restauração são feitas também nas superfícies externas que passam por jateamento e são repintadas de acordo com o modelo original. O tratamento de recuperação garante o mesmo desempenho de uma máquina nova com uma economia de mais de 50%.

13 Transporte de fluidos A Motridal fabrica linhas completas de transporte de fluidos: desde a extração do silo com fundos fluidizados até o transporte e a distribuição nas canaletas ventiladas. Fazem parte da produção, também, acessórios e componentes relativos (válvulas a tambor, obturadores de carga, desviadores fluidizados). Transportadores para usos especiais Além das já mencionadas, a Motridal produz praticamente todas as máquinas e acessórios usados nas instalações de handling: descarregadores telescópicos, foles de carga, obturadores de todo tipo, desviadores, dosadores, etc. Grande parte da produção da Motridal é composta por máquinas especiais, muitas vezes derivadas das máquinas tradicionais de transporte. Estas destinam-se a resolver problemas específicos dos clientes. As máquinas quase sempre são projetadas e construídas de forma personalizada. É o caso, por exemplo, dos moinhos secadores, fusos com trocador de calor, misturadores entre matérias-primas e aditivos, fusos atravessados por solventes em contracorrente, dosadores de mesa giratória, trituradores e muitas outras máquinas, onde a necessidade de transporte está intimamente ligada às exigências do processo.

14 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel Via Pietro Bubba, n Piacenza - Italy phone: telefax: motridal@motridal.com

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com.

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com. VARANDA 5 6 9 SUPORTE LATERAL 12 4 7 10 8 Código: 17010101 Descrição: Conjunto suporte lateral regulável Ø 13mm: 1 - Manopla - PA rosca M10 SS 304 2 - Arruela - M12 24mm SS 304 3 - Olhal - M10 PA M10 SS

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS Consiste na movimentação constante entre dois pontos pré-determinados. d São utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepção e expedição ou em armazéns. Esteiras

Leia mais

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Correias e Polias Correntes Definição Polia: São peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Correias: É o elemento da máquina que,

Leia mais

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA.

HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. HTS ELEVADORES IND. E COM. LTDA. ELEVADORES DE OBRA ELEVADOR DE OBRA ELEVADOR DE OBRA Controle automático digital Eficiência de consumo: quando o a velocidade ou carga está abaixo da condição de regime

Leia mais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais Extrator ideal para ambientes industriais Nova tecnologia em combinação com novos materiais e foco no design fornecem ao Fumex PR muitas vantagens novas e importantes: - Facilidade de manobrabilidade única.

Leia mais

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos.

Sistemas para Estacionamento e Vagas de Garagem DUPLIKAR. Projetamos e desenvolvemos inúmeras soluções para estacionamentos. A Empresa A Duplikar é representante autorizado da marca Engecass, queremos apresentar uma solução caso tenha necessidades de aumentar suas vagas de garagem. A Engecass é uma indústria Brasileira, fabricante

Leia mais

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras APRESENTAÇÃO As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras em unidades móveis de máquinas e equipamentos. Protegem cabos e mangueiras contra abrasão,

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE ACADÊMICOS: ANDERSON GOMES EVERSON SCHWAB JOSÉ OSMAR GERSON NESTOR DE SOUZA Dados Históricos Data do século 17, utilizadas

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

RAMPAS SIMPLES / DUPLAS DOBRÁVEIS

RAMPAS SIMPLES / DUPLAS DOBRÁVEIS RAMPAS SIMPES / DUPAS DOBRÁVEIS Simples / Duplas Simples / Duplas Dobráveis Compre Produtos Certificados. Na Equipleva todos os equipamentos cumprem com as diretivas da CE. As Rampas Dobráveis proporcionam

Leia mais

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril.

Mandrilamento. determinado pela operação a ser realizada. A figura a seguir mostra um exemplo de barra de mandrilar, também chamada de mandril. A UU L AL A Mandrilamento Nesta aula, você vai tomar contato com o processo de mandrilamento. Conhecerá os tipos de mandrilamento, as ferramentas de mandrilar e as características e funções das mandriladoras.

Leia mais

Sistema modular universal de transporte de encabidados

Sistema modular universal de transporte de encabidados SSI Translog Single SSI Translog Single Sistema modular universal de transporte de encabidados Flexibilidade e transporte fora do chão O sistema 'SSI Translog Single' da SSI Schaefer proporciona novas

Leia mais

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha A U A UL LA Buchas Introdução Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se que a primeira roda tenha sido um tronco cortado em sentido transversal. Com a invenção da roda, surgiu, logo depois, o eixo. O

Leia mais

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo

Sistema de Tensionamento de Correias SKF. A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF A forma da SKF apoiar a transmissão Fácil Rápido Repetitivo Sistema de Tensionamento de Correias SKF Uma solução inovadora para as transmissões por correias É sabido

Leia mais

Armazenagem temporária Investimento em eficiência

Armazenagem temporária Investimento em eficiência Armazenagem temporária Investimento em eficiência Por que utilizar a armazenagem temporária? Características e Benefícios A melhor relação Custo-Benefício O de armazenagem temporária de grãos Temp Stor

Leia mais

MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES

MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES MBB C 2500 L LIFETIME EXCELLENCE TRANSPORTE DE CARGAS ATÉ 2500 KG SEGURO, FÁCIL E EFICIENTE, PARA OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE APLICAÇÕES MOVIMENTAÇÃO ÁGIL E SEGURA DEVIDO AO SEU PISO ANTIDERRAPANTE A FERRAMENTA

Leia mais

Bastidores para fibra óptica

Bastidores para fibra óptica Apresentação A gama de armários para fibra óptica Olirack foi concebida para a instalação, protecção e isolamento de terminadores e repartidores ópticos. A fibra óptica é um filamento feito de vidro ou

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE.

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. DESCRIÇÃO. Existem inúmeros tipos e modelos de equipamentos limpa grades no mercado, para que o cliente possa escolher. Mas é verdade

Leia mais

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO

SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO SISTEMA DE TRANSPORTE AÉREO DE ÁGUA E ESGOTO Eng. Giuseppe Pellegrini Eng. Diego Scofano Histórico O sistema de transporte de água e esgoto por via aérea foi um conceito elaborado a partir da necessidade

Leia mais

Condensação. Ciclo de refrigeração

Condensação. Ciclo de refrigeração Condensação Ciclo de refrigeração Condensação Três fases: Fase 1 Dessuperaquecimento Redução da temperatura até a temp. de condensação Fase 2 Condensação Mudança de fase Fase 3 - Subresfriamento Redução

Leia mais

Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque. Limitadores de torque Autogard Guia de seleção

Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque. Limitadores de torque Autogard Guia de seleção Visão geral do Guia de seleção do limitador de torque Limitadores de torque Guia de seleção Limitadores de torque Há mais de 80 anos, a tem sido líder no setor de proteção contra sobrecargas em equipamentos,

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Alternadores Síncronos Linha AN10 Novo Alternadores Síncronos Linha AN10 Os alternadores da linha AN10 foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO

USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO USO, MANUTENÇÃO E REGULAGEM DE CASSETES PARA ÁREA DE TREFILAÇÃO Cassetes Os cassetes laminadores são micro cadeiras de laminação, que substituem as fieiras nas máquinas de trefilação. Seu surgimento no

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Buchas Guias Mancais de Deslizamento e Rolamento Buchas Redução de Atrito Anel metálico entre eixos e rodas Eixo desliza dentro da bucha, deve-se utilizar lubrificação.

Leia mais

THE SWEDISH DOCTOR BLADE

THE SWEDISH DOCTOR BLADE THE SWEDISH DOCTOR BLADE SOBRE A PRIMEBLADE A PrimeBlade Sweden AB é uma empresa fabricante e fornecedora global de lâminas doctorblade para impressoras flexográfica, rotogravura e offset. Juntamente com

Leia mais

Acessórios para empilhadeiras

Acessórios para empilhadeiras Índice: Acessórios para empilhadeiras - MSI-Forks & ATIB - Cotando acessórios - Modelos de equipamentos - Kit hidráulico e opcionais - Garantia e suporte local MSI-Forks & ATIB A MSI-Forks oferece ao mercado

Leia mais

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial

Inversores de Freqüência na Refrigeração Industrial ersores de Freqüência na Refrigeração Industrial Os inversores de freqüência possuem um vasto campo de aplicações dentro da área de refrigeração industrial. São utilizados nas bombas de pressurização,

Leia mais

EVERYWHERE YOU TURN TM

EVERYWHERE YOU TURN TM EVERYWHERE YOU TURN Proposta de valor Vida útil prolongada* Lubrificação em áreas múltiplas Recurso dinâmico de alinhamento Livre de manutenção sem necessidade de relubrificação diária Economize tempo

Leia mais

27 Sistemas de vedação II

27 Sistemas de vedação II A U A UL LA Sistemas de vedação II Ao examinar uma válvula de retenção, um mecânico de manutenção percebeu que ela apresentava vazamento. Qual a causa desse vazamento? Ao verificar um selo mecânico de

Leia mais

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC

www.keelautomacao.com.br Linha KSDX Solução em processamento CNC Linha KSDX Solução em processamento CNC Automatize a produção de sua empresa Instalada em Tubarão, SC, a KEEL atua na fabricação de equipamentos para Corte, Solda e Sistemas (CNC). Fundada em 2002, a empresa

Leia mais

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados As bombas WARMAN série Q são fabricados

Leia mais

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Energia Solar Térmica. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Energia Solar Térmica Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Componentes de Sistemas Solares Térmicos Energia Solar Térmica - 2014

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM Know-How no Segmento Industrial de Fundição A Eutectic Castolin acumulou vasto conhecimento nos principais setores industriais do Brasil e possui um programa

Leia mais

Barramento Elétrico Blindado KSL70

Barramento Elétrico Blindado KSL70 Barramento Elétrico Blindado KSL70 PG: 2 / 19 ÍNDICE PÁG. 1.0 DADOS TÉCNICOS 03 2.0 - MÓDULO 04 3.0 SUSPENSÃO DESLIZANTE 05 4.0 TRAVESSA DE SUSTENTAÇÃO 06 5.0 EMENDA DOS CONDUTORES E DOS MÓDULOS 07 6.0

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação

Lubrificação III. Após a visita de um vendedor de lubrificante. Outros dispositivos de lubrificação A U A UL LA Lubrificação III Introdução Após a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutenção de uma indústria, o pessoal da empresa constatou que ainda não conhecia todos os dispositivos

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação A U A UL LA Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que

Leia mais

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências:

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências: Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Os elevadores de correias a caçambas são os equipamentos mais comuns e econômicos para o movimento vertical de materiais

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

Calibradores de Minerais

Calibradores de Minerais uma Companhia Astec Industries Calibradores de Minerais Calibradores de Minerais/Calibradores de Rolos para Aplicações Primárias/Secundárias e Terciárias A gama Osborn de Calibradores de Rolos de Eixo

Leia mais

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão Transformando energia em soluções Motores de Alta Tensão Motores de alta tensão A WEG desenvolveu em conjunto com consultoria internacional especializada uma linha de motores de carcaça de ferro fundido

Leia mais

Aula 23 Trocadores de Calor

Aula 23 Trocadores de Calor Aula 23 Trocadores de Calor UFJF/Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Prof. Dr. Washington Orlando Irrazabal Bohorquez Definição: Trocadores de Calor Os equipamentos usados para implementar

Leia mais

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br

Mancais. TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas. Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Mancais TECNÓLOGO EM MECATRÔNICA Elementos de Máquinas Professor: André Kühl andre.kuhl@ifsc.edu.br Introdução à Mancais O mancal pode ser definido como suporte ou guia em que se apóia o eixo; No ponto

Leia mais

ANALISADORES DE GASES

ANALISADORES DE GASES BGM BOMBA DE SUCÇÃO SÉRIE COMPACTA ANALISADORES DE GASES Descrição: Gera uma depressão no processo, succionando a amostra e criando a vazão exata para atender o tempo necessário de condicionamento do gás

Leia mais

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS

ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS ME-25 MÉTODOS DE ENSAIO ENSAIO DE PENETRAÇÃO DE MATERIAIS BETUMINOSOS DOCUMENTO DE CIRCULAÇÃO EXTERNA 1 ÍNDICE PÁG. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. E NORMAS COMPLEMENTARES... 3 4. DEFINIÇÃO... 3

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: Nem sempre as unidades geradoras

Leia mais

O FAN Press Screw Separator PSS

O FAN Press Screw Separator PSS O FAN Press Screw Separator PSS Os separadores PSS podem processar resíduos grossos com (20% de sólidos), bem como resíduos finos (abaixo de 0,1% de sólidos). A umidade dos sólidos separados pode ser ajustada

Leia mais

EQUIPAMENTOS Rod. Anhanguera, Km 33. Fone:(11) 3531.6199 Fax: (11) 3531.6198 email: hd@hd.ind.br site: www.hd.ind.br

EQUIPAMENTOS Rod. Anhanguera, Km 33. Fone:(11) 3531.6199 Fax: (11) 3531.6198 email: hd@hd.ind.br site: www.hd.ind.br RESFRIADOR A AR PARA FLUIDOS DRY COOLERS / AIR COOLERS Módulos de 5 a 250 Toneladas, aplicações de 2.000 ou mais toneladas para água, água e glicol, salmoura, óleo e outros fluidos. EQUIPAMENTOS Rod. Anhanguera,

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

Barramentos Blindados em Geral

Barramentos Blindados em Geral Barramentos Blindados em Geral Os Barramentos Blindados da Wampfler, são sistemas seguros para a eletrificação de consumidores móveis, utilizados mundialmente em instalações de transporte, máquinas e equipamentos

Leia mais

Calandra de 4 Rolos modelo VRM

Calandra de 4 Rolos modelo VRM Calandra de 4 Rolos modelo VRM Sumário Construção de Máquinas é nossa Profissão com Criatividade e Paixão. Nós da HAEUSLER 3 Calandra de 4 Rolos 4 Particularidades da Calandra de 4 Rolos HAEUSLER Modelo

Leia mais

Megabloc Manual Técnico

Megabloc Manual Técnico Bomba Padronizada Monobloco Manual Técnico Ficha técnica Manual Técnico Todos os direitos reservados. Os conteúdos não podem ser divulgados, reproduzidos, editados nem transmitidos a terceiros sem autorização

Leia mais

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres

Estruturas Metálicas. Módulo V. Torres Estruturas Metálicas Módulo V Torres APLICAÇÕES ESTRUTURAIS - TORRES Introdução Neste capítulo são abordadas as estruturas não classificadas como de edificações nem como de obras de arte, já abordadas

Leia mais

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS

CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS CATÁLOGO INSTITUCIONAL SET. 2008 CATÁLOGO INSTITUCIONAL MEGAFORT INDUSTRIAL HIDRÁULICA LTDA. CILINDROS HIDRÁULICOS Em processo de certificação ISO-9001/2000 A EMPRESA Estamos apresentando a MEGAFORT INDUSTRIAL

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo para estruturas de concreto desde a década de 70, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O Sistema SF de Fôrmas para

Leia mais

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca:

Trabalha nos diversos setores da indústria no Brasil, dentre os quais se destaca: HSO Hidráulica e Pneumática Ltda, e uma empresa constituída de engenheiros, técnicos e projetistas especializados nos setores de hidráulica e pneumática. Atuam fortemente na engenharia e desenvolvimento,

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

Perfil Empresarial. Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br

Perfil Empresarial. Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br Perfil Empresarial Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br ÍNDICE I - A EMPRESA - HISTÓRICO - Conheça nossa empresa e um pouco de sua

Leia mais

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos Goulds Pumps Uma empresa líder em soluções de pacotes de bombas projetadas segundo normas do API Liderança comprovada

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line - PPL - é um novo sistema de tubulação de encaixe rápido projetado para todo tipo de planta de ar comprimido, bem como para outros fluidos, gases

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM

PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL POR SOLDAGEM Know-How no Segmento Industrial de Cimento A Eutectic Castolin acumulou vasto conhecimento dos principais setores industrias do Brasil e possui um programa

Leia mais

VÁLVULAS DE RETENÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R

VÁLVULAS DE RETENÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R 22/04/2013 MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R cmo@cmo.es http://www.cmo.es pág. 1 MONTAGEM DESCRIÇÃO Directiva sobre máquinas: DIR 2006/42/CE (MÁQUINAS). Directiva sobre equipamentos sob pressão:

Leia mais

Classificação e Características dos Rolamentos

Classificação e Características dos Rolamentos Classificação e Características dos 1. Classificação e Características dos 1.1 dos rolamentos A maioria dos rolamentos é constituída de anéis com pistas (um anel e um anel ), corpos rolantes (tanto esferas

Leia mais

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio

Conceitos Iniciais. Forjamento a quente Forjamento a frio Forjamento Conceitos Iniciais Forjamento é o processo de conformação através do qual se obtém a forma desejada da peça por martelamento ou aplicação gradativa de uma pressão. Forjamento a quente Forjamento

Leia mais

MBB C 750 L LIFETIME EXCELLENCE BAIXO PESO, AGILIDADE E EFICIÊNCIA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DE ATÉ 750 KG PARA VEÍCULOS URBANOS DE CARGA (VUC)

MBB C 750 L LIFETIME EXCELLENCE BAIXO PESO, AGILIDADE E EFICIÊNCIA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DE ATÉ 750 KG PARA VEÍCULOS URBANOS DE CARGA (VUC) MBB C 750 L LIFETIME EXCELLENCE BAIXO PESO, AGILIDADE E EFICIÊNCIA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DE ATÉ 750 KG PARA VEÍCULOS URBANOS DE CARGA (VUC) MOVIMENTAÇÃO ÁGIL E SEGURA DEVIDO AO SEU PISO ANTIDERRAPANTE

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Tipos (continuação) Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Frontais: é composto

Leia mais

E-mail: vendas@bratal.com.br

E-mail: vendas@bratal.com.br CENTRAL DE VENDAS Consulte-nos pelo fone/fax : (19) 341.0081 E-mail: vendas@bratal.com.br 603 - Tubos 01 ESCOLHA ADEQUADA DA TUBULAÇÃO.... 1 DIAGRAMA TEÓRICO PARA CÁLCULO DE TUBULAÇÕES...........................

Leia mais

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor

Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor Recomendações para aumento da confiabilidade de junta de expansão de fole com purga de vapor 1. Junta de expansão de fole com purga de vapor d água Em juntas de expansão com purga da camisa interna, para

Leia mais

Processo de Forjamento

Processo de Forjamento Processo de Forjamento Histórico A conformação foi o primeiro método para a obtenção de formas úteis. Fabricação artesanal de espadas por martelamento (forjamento). Histórico Observava-se que as lâminas

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Oferecemos a nossos clientes máquinas e equipamentos econômicos e eficientes, com atenção personalizada segundo suas necessidades.

APRESENTAÇÃO. Oferecemos a nossos clientes máquinas e equipamentos econômicos e eficientes, com atenção personalizada segundo suas necessidades. PORTFÓLIO Mecânica APRESENTAÇÃO A ProjeCrea é uma empresa que desenvolve soluções personalizadas integrais para: agroindústrias, metalúrgicas, indústrias e locais comerciais gerais. Temos parcerias com

Leia mais

A OXIPIRA OFERECE O MAIOR ESTOQUE DE CONSUMÍVEIS ORIGINAIS HYPERTHERM DO BRASIL. Distribuidor OEM Hypertherm

A OXIPIRA OFERECE O MAIOR ESTOQUE DE CONSUMÍVEIS ORIGINAIS HYPERTHERM DO BRASIL. Distribuidor OEM Hypertherm As máquinas da Série Master Padrão Oxipira são especialmente desenhadas para ser a solução completa e atender os mais exigentes requisitos de corte. Pela CNC Oxipira ou Edge PRO, de base PC, servo motores

Leia mais

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte. Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação

Customers. The core of our innovation. Alimentação & Transporte. Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação PT Customers. The core of our innovation Alimentação & Transporte Secagem Dosagem Controle de Temperatura Refrigeração Granulação Tecnologias Piovan para Transporte Integrado A Piovan atende as mais exigentes

Leia mais

CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho

CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho SÉRIE DV14 1417 / 1422 / 1432 / 1442 CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA O Centro de Usinagem

Leia mais

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE

INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DA CORRENTE UNP-130408 1 de 6 INSTALAÇÃO, LUBRIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS CORRENTES TRANSPORTADORAS A vida útil das correntes transportadoras e elevadoras está diretamente ligada aos cuidados com a instalação, lubrificação

Leia mais

CONSTRUÍDA PARA EFICIÊNCIA CAPACIDADE: 2.500 KG. PALETEIRA MANUAL

CONSTRUÍDA PARA EFICIÊNCIA CAPACIDADE: 2.500 KG. PALETEIRA MANUAL CONSTRUÍDA PARA EFICIÊNCIA CAPACIDADE: 2.500 KG. PALETEIRA MANUAL 2 PARA TRABALHO 3 PESADO, DESENVOLVIDA PARA O SEU NEGÓCIO Cat Hand Pallet Trucks As paleteiras manuais Cat são construídas para ajudar

Leia mais

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor.

Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Objetivos Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto Identificar os componentes básicos do motor. Descrição Neste módulo são abordados os princípios de funcionamento do motor Ciclo Otto,

Leia mais

Resfriadores Evaporativos BRISBOX

Resfriadores Evaporativos BRISBOX Características do Produto: Resfriadores Evaporativos BRISBOX BRISBOX Aplicações Resfriadores evaporativos Munters, possuem uma ótima performance energética e podem ser aplicados em: Bingos; Boates; Academias;

Leia mais

FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E. Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção

FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E. Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção Página1 UTILIZAÇÃO FILTRO COALESCENTE PARA GLP FASE VAPOR MODELO : F G L 5000 E Manual de Informações Técnicas, Instalação e Manutenção Para remoção de Oleína (*) em sistemas que utilizam GLP. Segundo

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins Projetos Mecânicos Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins 2 Polias e correias Polias: As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA ISOLAMENTO DE ÁREAS INTERNAS - LINHA RP PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA QUE SUPERAM SUAS EXPECTATIVAS A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais.

Leia mais

kymanual ou automática a escolha é sua

kymanual ou automática a escolha é sua . kymanual ou automática a escolha é sua Válvula borboleta LKB automática ou manual Aplicação ALKBéumaválvulaborboletasanitáriaacionadamanualou automaticamente para uso em sistemas com tubulações em aço

Leia mais

6. CILINDROS PNEUMÁTICOS

6. CILINDROS PNEUMÁTICOS 6. CILINDROS PNEUMÁTICOS Os cilindros, também conhecidos como atuadores lineares, são elementos pneumáticos de trabalho os quais transformam a energia proveniente do ar comprimido em energia mecânica,

Leia mais

A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de

A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de A MAVI Consultoria e projetos mecânicos atual no mercado de projetos e elaboração de equipamentos para as mais variadas necessidades, desde de trituração, descaracterização ou ate moagem de produtos diversos

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM...

AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOTOR INCLUEM... Motores H-Compact COMPACTO, REFRIGERAÇÃO EFICIENTE A importância crescente da economia de energia, dos requerimentos ambientais, da procura por dimensões menores e das imposições dos mercados nacionais

Leia mais