MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel"

Transcrição

1 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel

2 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel A MOTRIDAL projeta e constrói máquinas e sistemas para o transporte de materiais a granel, fornecendo tanto transportadores simples quanto instalações completas de transporte e armazenamento. A empresa opera em todos os países do mundo e acompanha cada cliente durante a fase do projeto:desde a definição técnica da estrutura até sua instalação, manutenção e assistência no pós-venda. A Motridal é o parceiro ideal para analisar e resolver qualquer tipo de problema na área de transportes de materiais a granel, já que possui técnicos altamente especializados, tecnologias avançadas e know how consolidado. Ao longo de mais de 50 anos de atividade da Motridal, foram projetados e realizados sistemas de transporte em numerosos setores industriais, como por exemplo a indústria de cimento, centrais elétricas, incineradores, refinarias, fundições, implementação na área do alumínio e fertilizantes, além de instalações para a indústria alimentícia. Entre os clientes da Motridal estão as principais empresas de engenharia e logística, EPC contractors internacionais e consumidores finais, para os quais são estudados e fabricados transportes de alta qualidade e confiança, projetados para cada necessidade específica. A Motridal possui o certificado ISO 9001:2008 e o sistema de garantia de qualidade de produção está de acordo com os requisitos do anexo IV da disposição Européia 94/9/CE, que permite a realização de transportadores com certificados ATEX. Dutos transportadores Esteiras transportadoras Transportadores por corrente Transportadores por fusos Elevadores de caçamba Válvulas Transporte de fluidos

3 Dutos transportadores Estas máquinas são compostas de cabeçote, zonas de referência de reenvio e de zonas de carga idênticas às de uma esteira transportadora padrão, que se diferenciam pela forma do circuito central das peças. Logo após a zona de carga, a esteira se fecha em torno do material assumindo forma tubular por todo o comprimento dos ramos de transporte e de retorno. A forma tubular é sustentada por seis rolos hexagonais. Pouco antes do material chegar ao cabeçote, a esteira reabre para descarregá-lo. Graças ao fechamento completo da esteira, o que impede qualquer tipo de vazamento de material, os dutos transportadores podem realizar curvas tanto na horizontal quanto na vertical, seguindo caminhos sinuosos e superando obstáculos. Vantages Os dutos transportadores podem fazer curvas na horizontal e na vertical. Graças a essa característica especial, um único duto pode substituir duas ou mais esteiras transportadoras tradicionais, eliminando, assim, a necessidade de pontos de transferência com as suas respectivas estruturas, sistemas de limpeza, etc. Nos dutos transportadores a esteira se fecha sobre ela mesma realizando uma perfeita vedação, não permitindo que o pó saia, evitando qualquer tipo de vazamento e protegendo o material de eventuais contaminações externas. A completa vedação do duto que retorna, garante a limpeza durante todo o trajeto e permite transportar o material em ambas as direções.

4 Esteiras transportadoras A Motridal fabrica esteiras transportadoras para todos os tipos de uso, com um revestimento feito de cabos de aço de nylon poliester e com capacidade de até t / h. A variedade de esteiras em material não-abrasivo, anti-aderente e resistentes a altas temperaturas torna possível a utilização deste tipo de máquina em diferentes setores industriais (química, cimento, alimentos,etc). Cada componente é projetado de acordo com as mais avançadas e atualizadas normas técnicas internacionais (CEMA, ISO) e, sob demanda, o setor de engenharia da Motridal é capaz de fornecer soluções completas, inclusive de estruturas para transporte de carga e torres de transferência, estudadas especialmente para as necessidades específicas do cliente. As máquinas da Motridal são fabricadas com perfil comercial e se caracterizam pela sua forte estrutura e, por conta disso, necessita de um número reduzido de suportes, com grandes vantagens na leveza da estrutura e facilidade de montagem. Dependendo do uso, os rolos de transporte podem estar disponíveis em pares ou em trios, planos ou em forma de concha. Nas áreas de carga são utilizados rolos de impacto de borracha, ou em condições particularmente severas são utilizadas barras de impacto feitas de materiais especiais com alta elasticidade, baixo coeficiente de atrito e elevada resistência ao desgaste. Para o retorno são utilizados rolos de auto-limpeza, revestidos com anéis de borracha. A unidade do cabeçote e a de retorno são amparadas por uma estrutura de chapa dobrada rígida e os dois tambores são feitos com eixo passante. Para melhorar a aderência à esteira, o tambor do motor é revestido com borracha estriada em forma de losango. O sistema de tensão é a parafuso para esse tipo de transportadores com distância inferior a 50 metros e a contrapeso para as esteiras de comprimento superior. Acessórios como barras de contenção e sistemas de limpeza possuem características inovadoras de confiabilidade e funcionalidade e foram projetados e desenvolvidos pela Motridal com base nas experiências adquiridas em numerosos usos. As máquinas são fornecidas por completo, com unidade de controle e com dispositivos de segurança necessários, tais como: parada de emergência controlada por cabo, sensores para controle de rotação e sensores antiderrapantes.

5 Esteiras transportadoras Acessòrios Em todas as esteiras são instaladas peças e acessórios fabricados pela Motridal, como barras de contenção, coberturas para a proteção de chuva, alimentação, além da chapa que separa o ramal de transporte e de retorno. A experiência acumulada em mais de 50 anos de estudos e pesquisas na área de materiais a granel, permitiu à Motridal desenvolver um sistema exclusivo de limpeza, que abrange um limpador primário com pré-tensores, um limpador secundário com multi-lâminas e um limpador interno em forma de V. Usos ESTEIRAS TRANSPORTADORAS SIDEWALL São usadas para transportar materiais a granel em grandes inclinações (mesmo na vertical) com alto fluxo. Este tipo de máquina representa uma vantajosa alternativa para vários transportadores (esteira / elevador / esteira) porque utiliza um único operador e elimina os pontos de transferência intermediária, reduzindo a perda de material e a formação de poeira. ESTEIRA TRANSPORTADORA COM COBERTURA A Motridal fabrica transportadores totalmente cobertos e adequados para o transporte de todos os materiais em pó ou que possam ser levados pelo vento. A cobertura tem equipamentos anti-pó e portas com dobradiças giratórias para inspeção e manutenção. Estas máquinas são geralmente equipadas com uma corrente de limpeza da Motridal, que coleta e reintroduz no ciclo o material que cai do ramal de retorno da esteira. Usos especiais Para a extração de material são usadas esteiras extratoras bastante resistentes, rolos de impacto próximos ou barras de impacto na zona de carga e com baixa velocidade de transporte. Além dos extratores, a Motridal produz outros tipos de esteiras transportadoras para usos especiais, como por exemplo, esteiras reversíveis, esteiras móveis ou com o cabeçote móvel,etc... Sistemas de armazenamento As empilhadeiras são máquinas para armazenamento originadas da união de diversos tipos de esteiras transportadoras: esteiras Sidewall, tripper, esteiras móveis ou com o cabeçote móvel,etc. Todos esses transportadores são instalados em uma estrutura que pode ser fixa ou móvel, cujas extremidades podem rodar entre si e se mover verticalmente para cobrir toda a área destinada ao armazenamento. A Motridal realiza sistemas completos, especialmente estudados para satisfazer todas as exigências de armazenamento.

6 Transportadores por corrente Características A Motridal constrói transportadores por corrente para todos os tipos de usos: desde pequenos sistemas de limpeza até grandes extratores e transportadores com capacidade superior a t / h. Estas máquinas são uma boa solução para o transporte horizontal, vertical ou inclinado do material a granel, especialmente no caso de condições especiais de uso ou de característica do material transportado (abrasividade, temperatura, etc). A variedade de produtos da Motridal inclui, ainda, transportadores por corrente central ou corrente dupla, com elemento de condução constituído por cadeias de anéis calibrados (para extratores de corrente dupla e corrente de limpeza ) ou com malhas de sistema forjado do tipo garfo e pinos (para transportadores por corrente central ou dupla). Os transportadores por corrente central podem ser fabricados em versão reversível (sentido inverso), graças à presença dos cabeçotes reversíveis e intercambiáveis que permitem o transporte do material em ambas as direções. O cabeçote A motorização é constituída por um motor elétrico, uma transmissão por correia, polia e um redutor acoplado diretamente ao eixo motor. O redutor é fixado a um conjunto de suporte com braço de reação e amortecedores de borracha. O motor é sustentado por uma sela especial regulável para o tensionamento da correia. O tipo de redutor é selecionado com base nas específicas exigências de uso. Para pequenas potências são usados motores redutores coaxiais, ligados por meio de transmissão por corrente ao eixo motor. Transportadores por correntes centrais A Motridal fabrica transportadores por corrente com malhas do tipo garfo e pinos, para tamanhos de até 25 polegadas. A corrente desses transportadores é composta de malha estampada em aço 18 NICrMo 5 temperada, cementada e endurecida. Na malha são soldados suportes em forma de "V", que permitem obter, durante a operação, melhor centralização da corrente. Os suportes têm uma inclinação de alguns graus no sentido em que é feito o transporte, para evitar eventual acúmulo de material no fundo do transportador. Este tipo de máquina permite a criação de soluções de transporte, que preveem percursos horizontais e verticais simultaneamente. Sistema de Tensionamento A tensão da corrente é realizada por meio de molas de revolução e tirantes aparafusados independentemente. Os suportes do cabeçote de reenvio são montados sobre um trem que, se movendo na horizontal, impõe o correto valor de tensão. Transportadores por correntes duplas A Motridal fabrica transportadores por corrente com malhas do tipo garfo e pinos, para tamanhos de até 25 polegadas. A corrente desses transportadores é composta de malha estampada em aço 18 NICrMo 5 temperada, cementada e endurecida. Na malha são soldados suportes em forma de "V", que permitem obter, durante a operação, melhor centralização da corrente. Os suportes têm uma inclinação de alguns graus no sentido em que é feito o transporte, para evitar eventual acúmulo de material no fundo do transportador. Este tipo de máquina permite a criação de soluções de transporte, que preveem percursos horizontais e verticais simultaneamente. Rodas Os transportadores por corrente dupla têm rodas motoras dentadas e rodas de reenvio de forma poligonal com disco lateral auxiliar. Nos transportadores por corrente central ambas as rodas são dentadas.todas as rodas são feitas em C45 e HARDOX 400, com ramais intercambiais que podem ser facilmente substituídos, sem precisar desmontar a corrente.

7 Transportadores por corrente Correntes de Limpeza São usadas para coletar e reintroduzir no ciclo o material derramado pelos transportadores abertos (esteiras de borracha, transportadores por chapa,etc) reduzindo, assim, o desperdício e a poluição ambiental. Estas máquinas são construídas com componentes standard (correntes calibradas, polias standard transportadoras de comando e de reenvio,etc) e adaptadas progressivamente ao sistema em que são instaladas. A utilização de componentes standard permite reduzir o estoque de peças de reposição, diminuindo consideravelmente o custo de manutenção de rotina. Transportadores para usos especiais Sistema de Refrigeração e Extração de cinzas Os transportadores por corrente banhados em água são colocados abaixo das câmaras de combustão para recolher as cinzas. Ao longo da seção horizontal do transportador, as cinzas quentes ficam em contato com a água, esfriando. Por todo trajeto inclinado e graças à baixa velocidade de arraste a água deflui e o material é extraído sucessivamente. Extratores por correntes Os transportadores por correntes podem ser utilizados para extrair materiais de silos. Nessas máquinas, o transporte é feito pelo ramal superior da corrente graças a um fundo duplo que separa o material do ramal inferior. Transportadores verticais São transportadores especiais por correntes, dotados de um fundo duplo e permitem o transporte com inclinação de até 90 graus. Para este tipo de máquinas são comuns transportes que preveem uma configuração com seções horizontais / verticais / horizontais. Transportadores reversíveis Os transportadores por corrente central estão disponíveis também na versão reversível, que permite o transporte do material em ambas as direções.

8 Transportadores por fusos São frequentemente utilizados nos equipamentos por serem completamente fechados, permitindo realizar um transporte sem derramamento e protegido de condições adversas. Essas máquinas necessitam de manutenção mínima graças ao número limitado de componentes instalados. A variedade de produtos da Motridal abrange todos os tipos de transportadores por fuso, desde os mais comuns feitos por canal ou por dutos até os fusos extratores, dosadores ou misturadores, onde as exigências do processo se unem àquelas de transporte. A escolha de materiais e a calibragem de todos os componentes são adaptadas progressivamente em função das características do produto a ser usado (abrasividade, peso da pilha, granulometria, umidade, corrosão, etc). Todos os suportes do cabeçote são anti-resíduos, com rolamentos projetados para suportar cargas radiais e axiais; nos transportadores mais compridos encontramos suportes intermediários fabricados pela Motridal, colocados a uma distância estudada para minimizar a deflexão do eixo devido ao peso. Graças à presença de um setor da empresa, dedicado exclusivamente à produção de espirais e espirais metálicas, a Motridal é capaz de fabricar, sob demanda, máquinas para usos especiais, com formas, tamanhos e materiais que normalmente não são encontrados nos padrões do mercado. Características 1-Os elementos de controle de comando Constituído por motor redutor, com eixos paralelos acoplado diretamente ao eixo do motor, com braço de reação e amortecedores de borracha. Como alternativa, a motorização pode ser realizada por meio de uma transmissão por correia ou corrente. 2-Suportes intermediários São usados para limitar a deflexão do eixo, evitando o contato entre as espirais e o interior do auto-lubrificante ou a lubrificação com o exterior. A ligação entre as duas partes do eixo é realizada por conexões aparafusadas ou com metais especiais, que permitem extrair o pino sem retirar o eixo. Entre todos os suportes há uma série leve (para ØS<400 mm) e uma "pesada" (para ØS > 400 mm). Para transportadores com comprimento de até 12 m é possível evitar a instalação de suportes intermediários graças a um dimensionamento apropriado do eixo. 3-Entradas de carregamento e descarregamento São flangeadas e próprias para a conexão com outras máquinas. 4-Janelas de Limpeza Facilmente removíveis para permitir a limpeza interna do transportador. São usadas no transporte de materiais especialmente incrustantes. 5-Suportes de Cabeçote Podem ser decompostos e posicionados em cavidades especiais ou flangeados, feitos em ferro fundido com design exclusivo da Motridal. A vedação entre o eixo e o cabeçote, pode ser realizada por meio da caixa de gaxetas regulável com vedações ajustáveis, ou então, por descarga de ar para usos especiais. 6-Espirais

9 Transportadores por fusos Usos FUSOS EXTRATORES Permitem a extração de todos os materiais, até mesmo aqueles mais densos, graças ao uso de dispositivos especiais, tais como: espirais com passo variável na zona de carga, espirais dentadas ou com formas especias, dispositivos pneumáticos ou vibrantes para favorecer o carregamento do produto, etc. A Motridal fabrica também fusos extratores múltiplos para serem instalados no fundo dos silos, otimizando o espaço e evitando a construção de um cone para o descarregamento. MÁQUINAS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA / SANITÁRIA A Motridal fabrica também fusos transportadores em aço inoxidável ( AISI 304 ou AISI 316) para usos no campo alimentar ou sanitário. Nestas máquinas, todas as peças que estão em contato com o material ( pinos, suportes intermediários, etc) possuem requisitos necessários para evitar a contaminação e a degradação do produto. Máquinas especiais Os fusos transportadores podem ser utilizados para transporte na vertical e na horizontal. A inclinação das máquinas pode atingir 90 graus em relação à horizontal; nesses casos, os fusos representam, para alguns usos, uma alternativa válida do elevador de caçamba. Os fusos são utilizados também para a extração do material, que está nas instalações de armazenamento, permitindo a otimização do espaço para se obter um maior volume de depósito. A engenharia da Motridal está preparada para analisar as diferentes exigências de transportes de seus clientes, estudando seus produtos e oferecendo as melhores soluções. A Motridal tem produção padrão de fusos transportadores, com espirais com diâmetro de até mm para grandes materiais e fusos transportadores sem eixo, para a extração e a desidratação do lodo ou para o transporte de fibras que poderiam se prender em volta do eixo.

10 Elevadores de caçamba A Motridal produz uma variedade de elevadores de caçamba, que inclui elevadores lentos com descarga central e elevadores velozes com descarga periférica, por corrente simples ou dupla e de esteira. Esta variedade de produtos, permite satisfazer todas as necessidades, escolhendo o tipo de transportador de acordo com as características específicas do transporte (capacidade, tipo de material, exigências de serviço, etc). Por meio da experiência adquirida em mais de 50 anos de atividades, com a colaboração das equipes técnicas dos clientes e, por fim, com a tecnologia e a alta qualidade dos produtos usados, a Motridal é capaz de fabricar elevadores para grandes cargas (mais de t / h) e alturas superiores a 70 m. Com um consolidado know-how e uma equipe técnica altamente qualificada, a Motridal também é capaz de fornecer soluções chave, especialmente estudadas para atender às necessidades específicas do cliente. A empresa opera em todo o mundo, fornecendo assistência na fase de montagem e na instalação das máquinas. Elevadores por corrente dupla Em função das condições especiais de funcionamento ou das características do material transportado (temperatura, abrasividade,etc), em alguns casos, o transporte é realizado por meio de elevadores velozes, por corrente com descarga periférica. A Motridal é capaz de fornecer elevadores por corrente dupla, com rodas dentadas ou lisas, para uso em condições severas. Os componentes das rodas em contato com as correntes são feitos em aço anti-desgaste e aparafusados, além de facilmente substituíveis. Para elevadores da Motridal por corrente dupla, estão disponíveis além do sistema standard DIN, com ramais de correntes e manivelas, também sistemas de fixação das conchas, que permitem o uso de correntes contínuas. Para grandes tamanhos e materiais quebradiços (cal, óxido de cal, etc), onde a alta velocidade pode causar excessiva formação de resíduos, são utilizados elevadores lentos com descarga central. Estas máquinas são equipadas com corrente dupla, com conchas colocadas adequadamente e com alimentação localizada sob as rodas motoras. Características 1-Cabeçote motor Feito com chapas grossas e com nervuras laterais reforçadas. Carter de cobertura decomposto, facilmente removível para a inspeção e manutenção da polia/rodas de tração. Conexão flangeada na instalação de remoção de resíduo e janela de inspeção na zona de descarga. 2-Carregamento Entradas de carga e descarga com conexão para outras máquinas.com rampas revestidas em materiais antidesgaste quando solicitado. 3-Conchas De acordo com as necessidades do transporte e as características químicas do produto as conchas podem ser fabricadas em: -Aço carbono -Aço especial -Aço inoxidável -Material plástico (poliamida 6, Zyetl B by Dupont) As conchas são feitas de chapas metálicas, dobradas e soldadas com bordas reforçadas para usos mais pesados; moldadas ou estampadas para usos de materiais leves. ->

11 Elevadores de caçamba Elevadores por cadeia central Nos elevadores mais altos que trabalham em condições severas, com altas velocidades e grandes cargas, o elemento de tração pode ser constituído por uma corrente simples.este sistema é particularmente vantajoso já que o design especial da correia reduz o desgaste graças ao uso de pinos de rotação. O uso de um único elemento de tração garante, ainda, um alinhamento perfeito das conchas em qualquer condição. Os elevadores por corrente central da Motridal estão disponíveis com roda motora e de reenvio lisas ou dentadas, dependendo do tipo de uso. Elevadores de esteira Os elevadores de esteira são utilizados para transportar materiais pequenos, por grandes distâncias. Nestas máquinas, o elemento de tração consiste em uma esteira revestida em nylon-poliester coberta de borracha; para elevadores cuja esteira é solicitada também se usa uma versão de malha de cabos de aço. A disponibilidade de esteiras revestidas em material anti-abrasivo, anti-aderente ou resistente a altas temperaturas, torna este tipo de máquina adequada ao uso em diversos setores industriais (químicos, cimenteiro, alimentar,etc). Além disso, a esteira permite otimizar a distância entre as conchas, a fim de obter a carga desejada, mantendo a velocidade e a capacidade das conchas até os limites que garantam confiabilidade e durabilidade da máquina. A polia é convexa para facilitar a centralização da correia e é revestida com borracha sintética, para garantir um alto coeficiente de fricção necessário para puxar a esteira. A superfície do revestimento é feita em forma de losango com função de auto-limpeza. Opcionalmente, o revestimento da polia é feito com tramas intercambiáveis que podem ser substituídas individualmente quando se desgastam. -> 4-Os Tubos Os tubos simples ou duplos são fabricados em troncos eletro-soldados, dimensionados para a obtenção de uma estrutura suportada pela máquina. A montagem é feita por meio de flanges aparafusados com conexões especiais. Ampla janela de inspeção e manutenção aparafusada para facilitar a instalação e a substituição das conchas. 5-Cabeçote inferior Fabricado de chapa grossa e dotado de amplas janelas removíveis para a inspeção e limpeza. 6-Grupo Motor A configuração da motorização é variável em função do seu uso. A motorização standard para potências além de 22 KW é constituída por motor elétrico, acoplamento hidráulico, redutor por eixo ortogonal com dispositivo de recuo e braço de reação montado diretamente sobre o eixo. Os redutores são dotados de motorização auxiliar de rotação lenta, quando solicitado. Como alternativa, a motorização pode ser feita interpondo uma transmissão por correia entre o motor e o redutor. 7-Grupo de Tensão Os elevadores de caçamba da Motridal são dotados de um sistema de tensão por contrapeso que age na polia/rodas de reeenvio. Um sistema especial entre a caixa e as guias do eixo impede a saída do pó durante o funcionamento. Nos elevadores de esteiras para usos pesados, o correto alinhamento da polia é garantido por um sistema de auto nivelamento. A polia de reenvio/ contrapeso é sustentada por dois suportes em ferro fundido, flangeados na parte externa da caixa, com rolamentos alinhados com coroa dupla de esferas. A substituição é feita por fora por meio de janelas sem qualquer desmontagem dos componentes da máquina. O virabrequim é feito em 39 NiCrMo 3 e é projetado para resistir à flexão, torção e fadiga. A conexão entre o eixo e o cilindro é efetuada por meio de fixação mecânica. A polia de reenvio é do tipo gaiola para evitar que o material que cai entre a polia e a esteira danifique esta última. Os vãos são feitos em C 40, ligeiramente curvados para dar a convexidade certa da polia.

12 Válvulas As válvulas rotativas podem ser aplicadas em vários campos da indústria: para a dosagem de um material muito fluido, para o escoamento por filtros ou por máquinas a vácuo ou para alimentar as linhas de transporte pneumático. Dosagem de material Alimentação Transporte pneumático Graças à precisão dos trabalhos, as válvulas rotativas da Motridal garantem um ajuste perfeito em um intervalo de diferença de pressão de 1,5 bar. A gama de modelos produzidos pela Motridal varia desde micro dosadores às descargas maiores com capacidade de até m3 / h. Permite, ainda, atender a todas as necessidades de transporte, garantindo um ótimo desempenho, até com materiais muito abrasivos ou com forte tendência para entupir. Revisão e reconstrução de máquinas usadas A Motridal é capacitada para fazer revisões, consertos ou, se necessário, para a reconstrução das válvulas rotativas utilizadas. Após a desmontagem, todas as peças de desgaste, tais como a ponta das pás, as vedações e as junções são substituídas. Os componentes principais, tais como, a caixa, flanges e rotores são limpos e, se necessário, revestidos com materiais anti-abrasivos e processados em máquinas-ferramentas para restaurar as dimensões, os mecanismos e as tolerâncias de uma máquina nova. A máquina é, então, remontada e submetida a testes. Características 1 - A caixa Pode ser feita em aço fundido ou montada sob medida em aço carbono, inoxidável ou anti-desgaste. As flanges retangulares permitem maiores cargas em relação aos dosadores com flanges quadradas. Também há a versão com o interior cromado ou revestido em cerâmica. 2 Motorização É posicionada em um modo que poupe espaço, facilitando também as operações de manutenção. O motorredutor pode ser montado diretamente sobre o eixo do rotor ou ligado a uma união ou transmissão por corrente. 3 - Sistema de vedação Disponível na versão com câmara de graxa, com a caixa de gaxetas regulável ou com descarga de ar. Em todas as válvulas da Motridal os suportes e os rolamentos são instalados na parte externa da máquina, distanciados das paredes da caixa, permitindo o resfriamento. 4 - Rotor Pode ser do tipo aberto ou fechado, com os raspadores reguláveis fixados nas extremidades das pás. Os materiais para a fabricação são escolhidos de acordo com as características dos produtos a serem transportados. Estão disponíveis, também, rotores com volume reduzido para usos em que necessite de uma continuidade na dosagem ou no caso de transporte de material aderente que possa permanecer preso ao eixo. As atividades de restauração são feitas também nas superfícies externas que passam por jateamento e são repintadas de acordo com o modelo original. O tratamento de recuperação garante o mesmo desempenho de uma máquina nova com uma economia de mais de 50%.

13 Transporte de fluidos A Motridal fabrica linhas completas de transporte de fluidos: desde a extração do silo com fundos fluidizados até o transporte e a distribuição nas canaletas ventiladas. Fazem parte da produção, também, acessórios e componentes relativos (válvulas a tambor, obturadores de carga, desviadores fluidizados). Transportadores para usos especiais Além das já mencionadas, a Motridal produz praticamente todas as máquinas e acessórios usados nas instalações de handling: descarregadores telescópicos, foles de carga, obturadores de todo tipo, desviadores, dosadores, etc. Grande parte da produção da Motridal é composta por máquinas especiais, muitas vezes derivadas das máquinas tradicionais de transporte. Estas destinam-se a resolver problemas específicos dos clientes. As máquinas quase sempre são projetadas e construídas de forma personalizada. É o caso, por exemplo, dos moinhos secadores, fusos com trocador de calor, misturadores entre matérias-primas e aditivos, fusos atravessados por solventes em contracorrente, dosadores de mesa giratória, trituradores e muitas outras máquinas, onde a necessidade de transporte está intimamente ligada às exigências do processo.

14 MATERIAL HANDLING transporte de materiais a granel Via Pietro Bubba, n Piacenza - Italy phone: telefax:

Classificação e Características dos Rolamentos

Classificação e Características dos Rolamentos Classificação e Características dos 1. Classificação e Características dos 1.1 dos rolamentos A maioria dos rolamentos é constituída de anéis com pistas (um anel e um anel ), corpos rolantes (tanto esferas

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA - ZL EQUIPAMENTOS

TRANSPORTADORES DE CORREIA - ZL EQUIPAMENTOS . 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia projetados e fabricados pela ZL Equipamentos são uma solução ideal para o transporte de materiais a granel a um custo muito baixo. Sua construção é compacta

Leia mais

CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS. Movimentação de Granéis

CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS. Movimentação de Granéis CATÁLOGO GERAL DE PRODUTOS Movimentação de Granéis Há mais de 88 anos garantindo os melhores resultados para nossos clientes. 03 A Companhia Experiência aliada à inovação. É isso que faz a Kepler Weber

Leia mais

Armazenagem temporária Investimento em eficiência

Armazenagem temporária Investimento em eficiência Armazenagem temporária Investimento em eficiência Por que utilizar a armazenagem temporária? Características e Benefícios A melhor relação Custo-Benefício O de armazenagem temporária de grãos Temp Stor

Leia mais

Rolamentos para Siderurgia Guia de Produtos

Rolamentos para Siderurgia Guia de Produtos Rolamentos para Siderurgia Guia de Produtos CAT. No. 9211 P NTN NTN Produtos que trazem benefícios em várias aplicações Equipamentos de siderurgia pertencem a grandes linhas que operam 24 horas por dia,

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

CONJUNTOS DE FACAS DE AR WINDJET

CONJUNTOS DE FACAS DE AR WINDJET CONJUNTOS DE FACAS WINDJET CONJUNTO DE FACAS WINDJET SOPRADORES CONJUNTOS DE FACAS WINDJET SUMÁRIO Página Visão geral dos pacotes de facas de ar Windjet 4 Soprador Regenerativo 4 Facas de ar Windjet 4

Leia mais

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com.

SUPORTE LATERAL componentes. VARANDA componentes. SUPORTE LATERAL componentes. Tel: 55 11 4177-2244 plasnec@plasnec.com.br l www.plasnec.com. VARANDA 5 6 9 SUPORTE LATERAL 12 4 7 10 8 Código: 17010101 Descrição: Conjunto suporte lateral regulável Ø 13mm: 1 - Manopla - PA rosca M10 SS 304 2 - Arruela - M12 24mm SS 304 3 - Olhal - M10 PA M10 SS

Leia mais

Bipartida Axialmente

Bipartida Axialmente Linha BP BI-PARTIDA ROTOR DE DUPLA SUCÇÃO Bipartida Axialmente Soluções em Bombeamento INTRODUÇÃO Neste catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha BP de nossa fabricação. Nele constam

Leia mais

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO

JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO www.sinto.com.br JATEAMENTO - INTRODUÇÃO APLICAÇÃO O Jateamento com abrasivo é um método de trabalho a frio que consiste no arremesso de partículas contra uma determinada superfície, a elevadas velocidades,

Leia mais

Enroladores de Cabos - Contrapeso. Sistemas de Recuperação

Enroladores de Cabos - Contrapeso. Sistemas de Recuperação Enroladores de Cabos - Contrapeso Sistemas de Recuperação As figuras acima ilustram os tipos de acionamento a contrapeso. Na figura 7a temos o acionamento direto, na 7b, o acionamento direto através de

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS BRITADOR IMPACTO DE EIXO VERTICAL (VSI) ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. Os Britadores de eixo vertical VSI, projetado pela ZL Equipamentos, são confeccionados aqui no Brasil, ou

Leia mais

PNEUMÁTICA. Enroladores de mangueiras e de cabos. Desempenho superior, design durável e facilidade de uso

PNEUMÁTICA. Enroladores de mangueiras e de cabos. Desempenho superior, design durável e facilidade de uso PNEUMÁTICA Enroladores de mangueiras e de cabos Desempenho superior, design durável e facilidade de uso 2 Para uso profissional em ambientes industriais. Satisfação das necessidades dos ambientes de trabalho

Leia mais

CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho

CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho SÉRIE DV14 1417 / 1422 / 1432 / 1442 CENTRO DE USINAGEM DUPLA COLUNA O Centro de Usinagem

Leia mais

- Cilindro Pneumático ISO

- Cilindro Pneumático ISO de Instalação, Operação e Manutenção Janeiro 2000 - ISO Série P1E (Tubo Perfilado) 32 a 100 mm Índice Introdução... 1 Características Técnicas... 1 Características Construtivas... 1 Instalação... 2 Manutenção...

Leia mais

vendas1@juntasamf.com.br

vendas1@juntasamf.com.br À Sr( a) Ref.: Apresentação para Cadastro de Fornecedor Prezados Senhores, Vimos através desta, apresentar a Juntas AMF Ind. e Com. de Peças Ltda., uma empresa que já se tornou referencia no mercado de

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

Manual de instruções. Rampa de alinhamento

Manual de instruções. Rampa de alinhamento Manual de instruções Rampa de alinhamento Apresentação Primeiramente queremos lhe dar os parabéns pela escolha de um equipamento com nossa marca. Somos uma empresa instalada no ramo de máquinas para auto

Leia mais

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços

Introdução. Sistemas. Tecnologia. Produtos e Serviços Introdução Apresentamos nosso catálogo técnico geral. Nele inserimos nossa linha de produtos que podem ser padronizados ou de projetos desenvolvidos para casos específicos. Pedimos a gentileza de nos contatar

Leia mais

Megabloc Manual Técnico

Megabloc Manual Técnico Bomba Padronizada Monobloco Manual Técnico Ficha técnica Manual Técnico Todos os direitos reservados. Os conteúdos não podem ser divulgados, reproduzidos, editados nem transmitidos a terceiros sem autorização

Leia mais

CARROS DE MÃO. Compre Produtos Certificados. Na Equipleva todos os equipamentos cumprem com as diretivas da CE.

CARROS DE MÃO. Compre Produtos Certificados. Na Equipleva todos os equipamentos cumprem com as diretivas da CE. Carros de Mão Carros Ligeiros com Plataforma Carros para Cargas Médias/Elevadas Carros Armário com e sem Prateleiras Carros com Banca de Trabalho Carros de Apoio à Industria Carros de Reboque Carros para

Leia mais

Simples aspiração Dupla aspiração Duplex Rotores de alumínio Rotores chapa galvanizada

Simples aspiração Dupla aspiração Duplex Rotores de alumínio Rotores chapa galvanizada Simples aspiração Dupla aspiração Duplex Rotores de alumínio Rotores chapa galvanizada Fábrica: Av. Brasil, 20.151 Coelho Neto Rio de Janeiro CE 21.530-000 Telefax: (21) 3372-8484 vendas@trocalor.com.br

Leia mais

Trocadores de calor a placas. A otimização da troca térmica

Trocadores de calor a placas. A otimização da troca térmica Trocadores de calor a placas A otimização da troca térmica Um amplo conhecimento para otimizar seus processos As atividades da Alfa Laval têm um único objetivo: oferecer a você cliente tecnologias que

Leia mais

www.dancor.com.br CATÁLOGO DE PRODUTOS REV. - ABR/2010 Pág- 1

www.dancor.com.br CATÁLOGO DE PRODUTOS REV. - ABR/2010 Pág- 1 REV. - ABR/21 Pág- 1 Índice Vista Geral das Curvas de Desempenho...4-5 Série HBI(N) - Centrífugas Multi-estágios HBI(N) - 2...6-7 HBI(N) - 4...8-9 Série CB(I) - Centrífugas Multi-estágios CB(I) - 2...1-11

Leia mais

LOCALIZAÇÃO A MICROMAZZA ESTÁ LOCALIZADA NO SUL DO PAÍS, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. AS MARGENS DA RODOVIA RST 470 NA CIDADE DE VILA FLORES.

LOCALIZAÇÃO A MICROMAZZA ESTÁ LOCALIZADA NO SUL DO PAÍS, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. AS MARGENS DA RODOVIA RST 470 NA CIDADE DE VILA FLORES. LOCALIZAÇÃO A MICROMAZZA ESTÁ LOCALIZADA NO SUL DO PAÍS, NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. AS MARGENS DA RODOVIA RST 470 NA CIDADE DE VILA FLORES. MERCADOS A Micromazza está capacitada para atender aos seguintes

Leia mais

VÁLVULAS DE RETENÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R

VÁLVULAS DE RETENÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R 22/04/2013 MANUAL DE INSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO SÉRIE: R cmo@cmo.es http://www.cmo.es pág. 1 MONTAGEM DESCRIÇÃO Directiva sobre máquinas: DIR 2006/42/CE (MÁQUINAS). Directiva sobre equipamentos sob pressão:

Leia mais

(19) 3541-2000 - contato@dispelempilhadeiras.com.br www.dispelempilhadeiras.com.br

(19) 3541-2000 - contato@dispelempilhadeiras.com.br www.dispelempilhadeiras.com.br CE CERTIFICADO EMPILHADEIRAS A transmissão 2-3 T possui estrutura avançada tipo flutuante, a única na China. Estruturas flutuantes são projetadas para reduzir a transmissão das vibrações ao chassis em

Leia mais

Manual para uso correto das polias e melhoria em sua transmissão

Manual para uso correto das polias e melhoria em sua transmissão Manual para uso correto das polias e melhoria em sua transmissão 2 Índice 2 - Antes de efetuar a inspeção ou substituição de uma polia: 3 -Segurança 4 - Superfícies e medidas dos canais 5 - Relação Canal

Leia mais

Visão geral do processamento de cimento. Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento

Visão geral do processamento de cimento. Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento Visão geral do processamento de cimento Produtos e soluções de transmissão de potência para o processamento de cimento Escolha a Rexnord para ajudá-lo a produzir hoje o cimento de amanhã. Da especificação

Leia mais

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter

Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Seção 9 Cilindros e protetores/reservatórios do cárter Página CILINDROS... 150 Inspeção e medição... 150 Retificação de cilindros... 150 Acabamento... 151 Limpeza... 151 MANCAIS DE MOTOR... 152 Mancal

Leia mais

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps

BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002. Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior. Goulds Pumps BOLETIM 222.1 Fevereiro de 2002 Bombas Goulds Modelos 5150/VJC cantiléver verticais de sucção inferior Goulds Pumps Goulds Modelos 5150/VJC Bombas cantiléver verticais Projetadas para lidar com lamas corrosivas

Leia mais

CONTEÚDO: Capítulo 4. Válvulas Industriais. Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: www.jefferson.ind.

CONTEÚDO: Capítulo 4. Válvulas Industriais. Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: www.jefferson.ind. CONTEÚDO: Capítulo 4 Válvulas Industriais Email: vendas@jefferson.ind.br Fone: 016 3622-5744/3622-9851 Site: 1 VÁLVULAS DEFINIÇÃO: DISPOSITIVOS DESTINADOS A ESTABELECER, CONTROLAR E INTERROMPER O FLUXO

Leia mais

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas

Quem somos nós. Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Produtos e Serviços Quem somos nós Uma Empresa, Assistência total, Soluções completas Durante muitos anos, a Hydratight tem fornecido soluções na forma de juntas aparafusadas de categoria internacional

Leia mais

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO

GVS GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO GABINETES DE VENTILAÇÃO TIPO SIROCCO CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS INTRODUÇÃO Os gabinetes de ventilação da linha são equipados com ventiladores de pás curvadas para frente (tipo "sirocco"), de dupla aspiração

Leia mais

Motores Lineares Industriais

Motores Lineares Industriais Motores Lineares Industriais Sistema de accionamento puramente eléctrico Controlo de posição livre ao longo de todo o curso Para tarefas de posicionamento precisas e dinâmicas Vida útil maior com a tecnologia

Leia mais

Calibradores de Minerais

Calibradores de Minerais uma Companhia Astec Industries Calibradores de Minerais Calibradores de Minerais/Calibradores de Rolos para Aplicações Primárias/Secundárias e Terciárias A gama Osborn de Calibradores de Rolos de Eixo

Leia mais

VEMAQ 10-1 - CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS 1.1 - APRESENTAÇÃO

VEMAQ 10-1 - CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS 1.1 - APRESENTAÇÃO Equipamento: COLETOR COMPACTADOR DE LIXO 10 m³ Modelo : CCL-10 Aplicação: Coleta de resíduos domésticos e/ou industriais,selecionados ou não Fabricante: VEMAQ - Indústria Mecânica de Máquinas Ltda 1 -

Leia mais

PRODUTOS DE PAVIMENTAÇÃO SERVIÇO DE PEÇAS DE DESGASTE

PRODUTOS DE PAVIMENTAÇÃO SERVIÇO DE PEÇAS DE DESGASTE PRODUTOS DE PAVIMENTAÇÃO SERVIÇO DE PEÇAS DE DESGASTE UM ÓTIMO DESEMPENHO COMEÇA COM ÓTIMOS COMPONENTES. Quer você seja um cliente do tipo Eu mesmo faço, ou Faça comigo, ou do tipo Faça para mim, seu revendedor

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Módulo IV Aula 01 Bombas São máquinas acionadas que recebem energia mecânica de uma fonte motora (máquina acionadora) e a transformam em energia cinética (movimento),

Leia mais

Fabri-Valve. Válvula de comporta de guilhotina alinhada de uretano XS150-ULV

Fabri-Valve. Válvula de comporta de guilhotina alinhada de uretano XS150-ULV Fabri-Valve Válvula de comporta de guilhotina alinhada de uretano XS150-ULV XS150-ULV Válvula de descarga zero de comporta de guilhotina alinhada de uretano XS150-ULV A válvula de comporta de guilhotina

Leia mais

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão

Transformando energia em soluções. Motores de. Alta Tensão Transformando energia em soluções Motores de Alta Tensão Motores de alta tensão A WEG desenvolveu em conjunto com consultoria internacional especializada uma linha de motores de carcaça de ferro fundido

Leia mais

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE

CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE CORREIA TRANSPORTADORA FACULDADE CAMPO REAL ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 4º SEMESTRE ACADÊMICOS: ANDERSON GOMES EVERSON SCHWAB JOSÉ OSMAR GERSON NESTOR DE SOUZA Dados Históricos Data do século 17, utilizadas

Leia mais

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial

Disciplina Higiene do Trabalho. Ventilação Industrial Tópicos da Aula Complementar - Ventiladores; - Ventiladores Axiais; - Ventiladores Centrífugos; - Dados necessários para a seleção correta de um ventilador; - Modelos e Aspectos Gerais de Ventiladores.

Leia mais

Manual do Usuário. Produto LUBE-SEAL. Versão: LUBE-SEAL Manual V1.0 Data: 13/10/2006 Escrito por: Marcelo da Silveira Petter Prada dos Santos

Manual do Usuário. Produto LUBE-SEAL. Versão: LUBE-SEAL Manual V1.0 Data: 13/10/2006 Escrito por: Marcelo da Silveira Petter Prada dos Santos Manual do Usuário Produto Versão: Manual V1.0 Data: 13/10/2006 Escrito por: Marcelo da Silveira Petter Prada dos Santos SUMÁRIO SUMÁRIO 2 1. TERMOS E CONVENÇÕES 4 2. INFORMAÇÕES GERAIS 5 2.1. Dados do

Leia mais

Bombas Submersas. 1. Aplicação. 2. Dados de operação das bombas submersas. 3. Construção / projeto. Denominação UPD, BPD e BPH (exemplo)

Bombas Submersas. 1. Aplicação. 2. Dados de operação das bombas submersas. 3. Construção / projeto. Denominação UPD, BPD e BPH (exemplo) Manual Técnico A3405.0P Bombas Submersas 1. Aplicação É recomendada para o abastecimento de água limpa ou levemente contaminada, abastecimento de água em geral, irrigação e sistemas de aspersão pressurizados

Leia mais

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido

Power Pipe Line. Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line Redes de Ar Comprimido Power Pipe Line - PPL - é um novo sistema de tubulação de encaixe rápido projetado para todo tipo de planta de ar comprimido, bem como para outros fluidos, gases

Leia mais

X20 30 36 AC GEARLESS

X20 30 36 AC GEARLESS 3141 pt - 02.1999 / a Este manual deve ser entregue ao usuário final X20 30 36 AC GEARLESS Manual de instalação e manutenção Com o objetivo de obter o máximo de desempenho de sua nova máquina GEARLESS,

Leia mais

Válvula Globo. Apresentação. Construção. Vantagens. Aplicações. + Adequada para aplicações em regimes severos de operação

Válvula Globo. Apresentação. Construção. Vantagens. Aplicações. + Adequada para aplicações em regimes severos de operação 517 Válvula Globo 2/2 Vias - Acionamento Manual Apresentação Válvula Globo metálica flangeada (tipo aerodinâmica), acionada manualmente por volante. Ideal para o controle ou bloqueio de fluidos como: vapor,

Leia mais

K 2.200 K 2.200, 1.671-804.0, 2015-06-02

K 2.200 K 2.200, 1.671-804.0, 2015-06-02 Compacta, leve, prática: a K 2.200 é perfeita para limpezas de varandas, garagens e áreas pequenas. O poderoso esfregão PS 20 possui proteção contra respingos integrada e foi especialmente adaptado para

Leia mais

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras APRESENTAÇÃO As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras em unidades móveis de máquinas e equipamentos. Protegem cabos e mangueiras contra abrasão,

Leia mais

ANALISADORES DE GASES

ANALISADORES DE GASES BGM BOMBA DE SUCÇÃO SÉRIE COMPACTA ANALISADORES DE GASES Descrição: Gera uma depressão no processo, succionando a amostra e criando a vazão exata para atender o tempo necessário de condicionamento do gás

Leia mais

5ª aula Composição do Circuito Pneumático e Atuadores

5ª aula Composição do Circuito Pneumático e Atuadores 5ª aula Composição do Circuito Pneumático e Atuadores 1 1) Elementos de trabalho são os executores das tarefas automatizadas. Cabe aos elementos de trabalho executar as tarefas que o circuito lógico determinar.

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

Esteiras Especificações para Esteiras

Esteiras Especificações para Esteiras UNIRONS Esteiras Especificações para Esteiras Eficiência, durabilidade, higiene e fácil manutenção são requisitos básicos em um sistema de transporte interno de produtos. Ciente disso, a UNIRONS oferece

Leia mais

VENTILADOR INDUSTRIAL

VENTILADOR INDUSTRIAL VENTILADOR INDUSTRIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA VENTILADORES INDUSTRIAIS Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: E L D I 560 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação

Leia mais

GUINCHO HIDRÁULICO G-1000

GUINCHO HIDRÁULICO G-1000 GUINCHO HIDRÁULICO G-1000 MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO GUINCHO HIDRÁULICO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

ANEXO IX INJETORA DE MATERIAIS PLÁSTICOS 1. Para fins de aplicação deste Anexo considera-se injetora a máquina utilizada para a fabricação

ANEXO IX INJETORA DE MATERIAIS PLÁSTICOS 1. Para fins de aplicação deste Anexo considera-se injetora a máquina utilizada para a fabricação ANEXO IX INJETORA DE MATERIAIS PLÁSTICOS 1. Para fins de aplicação deste Anexo considera-se injetora a máquina utilizada para a fabricação descontínua de produtos moldados, por meio de injeção de material

Leia mais

PLACAS PARA TORNOS E CENTROS DE TORNEAMENTO

PLACAS PARA TORNOS E CENTROS DE TORNEAMENTO PLACAS PARA TORNOS E CENTROS DE TORNEAMENTO Sumário 1. Informações gerais 3 2. Características técnicas das Placas Pneumáticas PPU 3 3. Instruções de montagem, operação e manutenção 7 3.1. Montagem 7 3.1.1.

Leia mais

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS

SISTEMAS DE TRANSPORTADORES CONTINUOS Consiste na movimentação constante entre dois pontos pré-determinados. d São utilizados em mineração, indústrias, terminais de carga e descarga, terminais de recepção e expedição ou em armazéns. Esteiras

Leia mais

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências:

correas UNIPLY Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Referências: Funcionamento das Correias Elevadoras Componentes de um Elevador de Correias a Canecas Os elevadores de correias a caçambas são os equipamentos mais comuns e econômicos para o movimento vertical de materiais

Leia mais

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados

WARMAN Centrifugal Slurry Pumps. Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados WARMAN Centrifugal Slurry Pumps Série Q: Bomba de fluxo axial para serviços pesados As bombas WARMAN série Q são fabricados

Leia mais

Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos. Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica

Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos. Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica Curso Automação Industrial Aula 3 Robôs e Seus Periféricos Prof. Giuliano Gozzi Disciplina: CNC - Robótica Cronograma Introdução a Robótica Estrutura e Características Gerais dos Robôs Robôs e seus Periféricos

Leia mais

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção.

Índice. 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. MODELO: BYG AR 1533 Índice 1. Advertência. 2. Características técnicas. 3. Aplicações. 4. Estrutura. 5. Instruções de uso e operação. 6. Manutenção. 7. Diagrama elétrico. 8. Diagrama hidráulico. 9. Peças

Leia mais

Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31

Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31 Apostila Técnica de Porta Paletes 01 de 31 Tópicos Abordados: 1. Porta Paletes Seletivo (convencional): 2. Drive-in / Drive-thru Objetivo: Esta apostila tem como principal objetivo ampliar o conhecimento

Leia mais

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação

Série: FBME MANUAL TÉCNICO BOMBA CENTRÍFUGA MULTIESTÁGIO FBME. Aplicação MANUAL TÉCNICO Série: FBME Aplicação Desenvolvida para trabalhar com líquidos limpos ou turvos, em inúmeras aplicações, tais como indústrias químicas, petroquímicas, papel, polpa, siderúrgica, mineração,

Leia mais

Visão geral sobre a área automotiva. Produtos e Soluções Rexnord para a Indústria Automotiva

Visão geral sobre a área automotiva. Produtos e Soluções Rexnord para a Indústria Automotiva Visão geral sobre a área automotiva Produtos e Soluções Rexnord para a Indústria Automotiva Escolha a Rexnord para ajudar a fabricar hoje os veículos de amanhã. Da compra e instalação ao monitoramento

Leia mais

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services. Redutores industriais DRIVESYSTEMS. Sistema modular para maior flexibilidade

Intelligent Drivesystems, Worldwide Services. Redutores industriais DRIVESYSTEMS. Sistema modular para maior flexibilidade Intelligent Drivesystems, Worldwide Services BR PT Sistema modular para maior flexibilidade NORD Intelligent Drivesystems, Worldwide Services As vantagens dos redutores industriais NORD n Maior precisão

Leia mais

GRSS. Resistance WELDING SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA ELÉTRICA

GRSS. Resistance WELDING SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA ELÉTRICA SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA ELÉTRICA Princípios A soldagem por resistência elétrica representa mais uma modalidade da soldagem por pressão na qual as peças a serem soldadas são ligadas entre si em estado

Leia mais

AR COMPRIMIDO. Esse sistema compreende três componentes principais: o compressor, a rede de distribuição e os pontos de consumo.

AR COMPRIMIDO. Esse sistema compreende três componentes principais: o compressor, a rede de distribuição e os pontos de consumo. AR COMPRIMIDO Nos diversos processos industriais, os sistemas de ar comprimido desempenham papel fundamental na produção e representam parcela expressiva do consumo energético da instalação. Entretanto,

Leia mais

EVERYWHERE YOU TURN TM

EVERYWHERE YOU TURN TM EVERYWHERE YOU TURN Proposta de valor Vida útil prolongada* Lubrificação em áreas múltiplas Recurso dinâmico de alinhamento Livre de manutenção sem necessidade de relubrificação diária Economize tempo

Leia mais

- Válvulas com Flange -

- Válvulas com Flange - Procedimentos de Montagem e Manutenção - Válvulas com Flange - Para Sistemas de Vapor, Óleo Térmico e Outros Processos Industriais. Em uma instalação industrial de aquecimento, devem ser previstas facilidades

Leia mais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais

EXAUSTORES LOCALIZADOS Vantagens puras. Extrator ideal para ambientes industriais Extrator ideal para ambientes industriais Nova tecnologia em combinação com novos materiais e foco no design fornecem ao Fumex PR muitas vantagens novas e importantes: - Facilidade de manobrabilidade única.

Leia mais

Soluções de FECHO. Fechos de cortador. Modelo CPM. Modelo CPC. quadrados e circulares. Aplicación

Soluções de FECHO. Fechos de cortador. Modelo CPM. Modelo CPC. quadrados e circulares. Aplicación Soluções de FECHO Fechos de cortador Modelo CPM quadrados e circulares Modelo CPC Aplicación Aplicação Os fechos de cortador da MIGSA foram especificamente concebidos para sólidos a granel pulverulentos

Leia mais

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos

Goulds 3640. API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos API-610 10ª edição/iso 13709 API BB2 de dois estágios dividida radialmente entre rolamentos Goulds Pumps Uma empresa líder em soluções de pacotes de bombas projetadas segundo normas do API Liderança comprovada

Leia mais

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO

PLANO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA PRODUÇÃO Pág.: 1 de 10 Identificação do equipamento ELEVADOR DE PASSAGEIROS E CARGAS Com Relação às Torres: Prumo; Espessura da parede do tubo; Resistência e nivelamento da base; Estaiamento; Aterramento elétrico

Leia mais

ESPIRAIS METÁLICAS Augers & Flighting

ESPIRAIS METÁLICAS Augers & Flighting ESPIRAIS METÁLICAS Augers & Flighting ESPIRAIS METÁLICAS Augers & Flighting PRODUTOS ESPIRAIS ESTAMPADAS POR SETOR ESPIRAIS CONTÍNUAS EM PLACAS ESPIRAIS CONTÍNUAS EM CINTAS HÉLICES ESPECIAIS ELEMENTOS

Leia mais

MATERIAIS EMPREGADOS NAS REDES DE ESGOTOS SANITÁRIOS

MATERIAIS EMPREGADOS NAS REDES DE ESGOTOS SANITÁRIOS MATERIAIS EMPREGADOS NAS REDES DE ESGOTOS SANITÁRIOS 1 - INTRODUÇÃO. A escolha do material a empregar (tipo de tubulação) nas redes coletoras de esgotos sanitários é função das características dos esgotos,

Leia mais

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com

FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS BOMBAS VERTICAIS TIPO TURBINA PARA BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS COM SÓLIDOS (VTSH ) www.fairbanksnijhuis.com FAIRBANKS NIJHUIS Introdução Estações de bombeamento sem acompanhamento exigem

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br INTRODUÇÃO: As correias, juntamente com

Leia mais

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores

VENTILADORES. Aspectos gerais. Detalhes construtivos. Ventiladores VENTILADORES Aspectos gerais As unidades de ventilação modelo BBS, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para frente, e BBL, com ventiladores centrífugos de pás curvadas para trás, são fruto de

Leia mais

Manutenção e reparos. Manutenção no local Reparos, revisões e atualizações Caixas de transmissão de substituição direta Gerenciamento de recursos

Manutenção e reparos. Manutenção no local Reparos, revisões e atualizações Caixas de transmissão de substituição direta Gerenciamento de recursos Gama de produtos Manutenção e reparos Os engenheiros de manutenção da Radicon estão preparados às 24 horas do dia, 365 dias por ano, para fornecer os seguintes serviços em qualquer momento e em qualquer

Leia mais

Bastidores para fibra óptica

Bastidores para fibra óptica Apresentação A gama de armários para fibra óptica Olirack foi concebida para a instalação, protecção e isolamento de terminadores e repartidores ópticos. A fibra óptica é um filamento feito de vidro ou

Leia mais

Manual de instruções. Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600

Manual de instruções. Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600 Manual de instruções Máquina de desmontar e montar pneus MDE-600 Apresentação Primeiramente queremos lhe dar os parabéns pela escolha de um equipamento com nossa marca. Somos uma empresa instalada no ramo

Leia mais

Correias, Polias e Transmissões. O que são?

Correias, Polias e Transmissões. O que são? Correias, Polias e Transmissões. O que são? Obs.: Fotos são meramente ilustrativas (sem escala). Página 1 TRANSMISSÕES COM CORREIAS O QUE É UMA CORREIA? Elemento de maquina que, sendo movimentado por uma

Leia mais

INTRODUÇÃO INFORMAÇÕES ADICIONAIS NOTAS

INTRODUÇÃO INFORMAÇÕES ADICIONAIS NOTAS 1 INTRODUÇÃO Neste catálogo estão descritos todos os modelos de bombas das linhas E e EP de nossa fabricação assim como seus acessórios e opcionais. Dele constam informações técnicas, desde a construção,

Leia mais

Sistema modular universal de transporte de encabidados

Sistema modular universal de transporte de encabidados SSI Translog Single SSI Translog Single Sistema modular universal de transporte de encabidados Flexibilidade e transporte fora do chão O sistema 'SSI Translog Single' da SSI Schaefer proporciona novas

Leia mais

www.imbil.com.br 1 1

www.imbil.com.br 1 1 www.imbil.com.br 1 1 INTRODUÇÃO Neste catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha BP de nossa fabricação. Nele constam informações técnicas de construção, e curvas características de cada

Leia mais

www.ferdimat.com.br Retificadoras Cilíndricas Série CA / CA51H

www.ferdimat.com.br Retificadoras Cilíndricas Série CA / CA51H * Imagem ilustrativa, a máquina pode estar equipada com acessórios opcionais. Vendas nacionais Rua Dr. Miranda de Azevedo, N 415 Pompéia, São Paulo - SP Tel. (11) 3673-3922 - Fax. (11) 3862-6587 E-mail:

Leia mais

PROJETO DE NORMA BRASILEIRA

PROJETO DE NORMA BRASILEIRA PROJETO DE NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 9050 Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Acessibility to buildings, equipment and the urban environment Palavras-chave: Descriptors:

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Tipos (continuação) Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Contato plano-frontal para junções móveis. Frontais: é composto

Leia mais

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30

Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Linha de Empilhadeiras LEG25 e LED30 Manual de peças Empilhadeira ÍNDICE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 Montagem Da Transmissão Transmissão

Leia mais

Tubos e Conexões com Qualidade Schulz

Tubos e Conexões com Qualidade Schulz Linha ConectAR Tubos e Conexões com Qualidade Schulz O constante crescimento da indústria, dos processos tecnológicos e o forte impulso da automação industrial, exigem instalações de ar comprimido, eficientes,

Leia mais

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo

Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas. Alternadores Síncronos Linha AN10. Novo Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Alternadores Síncronos Linha AN10 Novo Alternadores Síncronos Linha AN10 Os alternadores da linha AN10 foram desenvolvidos para aplicação em

Leia mais

Bomba de Transferência de Alta Performance PC

Bomba de Transferência de Alta Performance PC Bomba de Transferência de Alta Performance PC Principais Aplicações A bomba de transferência de alta performance PC é uma extensão da popular bomba de transferência PC Sulzer. É utilizada no bombeamento

Leia mais

SISTEMA LISROLL. www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO

SISTEMA LISROLL. www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO SISTEMA LISROLL www.lismarca.pt CATÁLOGO TÉCNICO 2 MAIS DO QUE UM ESTORE AJUSTÁVEL, UMA PERSIANA AJUSTÁVEL... Índice Características Especificações técnicas Ficha técnica Motores Certificados pág. 4 pág.

Leia mais

2) REATOR / BATEDEIRA / HOMOGENIZADOR 1) TANQUE DE INOX 3) REATOR / BATEDEIRA/ HOMOGENIZADOR 4) REATOR / BATEDEIRA / HOMOGENIZADOR 6) FUSOR 5) REATOR

2) REATOR / BATEDEIRA / HOMOGENIZADOR 1) TANQUE DE INOX 3) REATOR / BATEDEIRA/ HOMOGENIZADOR 4) REATOR / BATEDEIRA / HOMOGENIZADOR 6) FUSOR 5) REATOR 1) TANQUE DE INOX Agitação lateral por hélice naval. Variação de velocidade eletrônica. Saída do produto por válvula, na parte inferior. 2) REATOR / BATEDEIRA / HOMOGENIZADOR Estrutura de aço SAE 1.020,

Leia mais