Prof. Dr. Maurício Stegemann Dieter

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. Maurício Stegemann Dieter"

Transcrição

1 Prof. Dr. Maurício Stegemann Dieter Professor de Criminologia na Graduação e nos Programas de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro para Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da Universidade de São Paulo (CPECC) Pós-Doutor em Política Criminal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Nilo Batista. Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral no Instituto para Pesquisa Social e Criminológica da Universidade de Hamburgo, respectivamente sob orientação do Prof. Dr. Juarez Cirino dos Santos e do Prof. Dr. Sebastian Scheerer. Mestre em Direito Penal pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Autor do livro Política Criminal Atuarial: a criminologia do fim da história e de diversos artigos em Criminologia, Política Criminal e Direito Penal. Prof. Dr. José Antônio Peres Gediel Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor titular de Direito Civil junto à Universidade Federal do Paraná. Procurador da carreira do Estado do Paraná. Membro da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Paraná e da Comissão da Verdade da UFPR. Leciona nos cursos de graduação e pós graduação em Direito da UFPR e atua na defesa de direitos de movimentos sociais em projetos de pesquisa e extensão universitária. Exerceu diversos cargos públicos estaduais na área da reforma agrária, urbana, cooperativismo popular e de políticas públicas de cidadania e direitos humanos. Foi coordenador, por duas vezes, do Programa de Pós Graduação em Direito da UFPR (mestrado e doutorado). É autor de cinco livros, além de possuir ampla produção bibliográfica na forma de artigos, trabalhos em anais de eventos e contribuições em periódicos especializados. Seus trabalhos estão focados nas áreas de direito civil, direitos da personalidade, biotecnologia, propriedade, direito cooperativo, economia solidária, direitos humanos e ensino jurídico.

2 Prof. Dr. Jaime Ginzburg Post-doctoral Studies, Literary Studies, Universidade Federal de Minas Gerais, PhD Humanities, Brazilian Literature, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Employment: Universidade de São Paulo. Assistant Professor, Associated Professor, 2010 to date. Fellowships and Research Awards. Prêmio Jabuti (Teoria e crítica literária) University of Minnesota. Visiting Professor, Grant - CNPq. Research Productivity Grant Level 1D. Process no / O narrador na literatura brasileira contemporânea (The Narrator in Contemporary Brazilian Literature) Research Grant, Pró- Reitoria de Pesquisa, Universidade de São Paulo. Fullbright Fellow, Visiting Scholar, University of Minnesota, Selected Publications. Books. Literatura, violência e melancolia (Autores Associados), Crítica em tempos de violência (Edusp and Fapesp), Walter Benjamin: rastro, aura e história, co-editor, with Sabrina Sedlmayer (UFMG), Escritas da violência, co-editor, with Márcio Seligmann-Silva and Francisco Foot Hardman (Sette Letras), v. Prof. Dr. Bernardo Kucinski Professor Doutor aposentado da Universidade de São Paulo, atualmente professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina. Bernardo Kucinski é licenciado e bacharel em Física pela Universidade de São Paulo. Doutorou-se na área de comunicação pela mesma universidade e fez seu pós-doutorado no Institute of Latin American Studies, da Universidade de Londres. Kucinski iniciou sua carreira jornalística no Jornal Amanhã, e na revista Máquinas e Metais da Editora Abril. Também trabalhou em VEJA (Editoria de Ciência) e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres e TV/BBC. Foi correspondente no Brasil para o The Guardian e Latin America Political Report e Euromoney (Londres) e Lagniappe Letter (New York). Já publicou cerca de vinte livros nas áreas de jornalismo, economia e política, vários deles publicados também no exterior ( França, Inglaterra, México, Estados Unidos). Entre 2003 e 2006 foi Assessor Especial da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão estratégica da Presidência da República.

3 Luiz Fernando Lobo Diretor Artístico e fundador da Ensaio Aberto é também dramaturgo, ator e professor de interpretação. Realizou cursos em outros países, destacando-se o realizado em Cuba a convite da Casa das Américas. Participou de Festivais Internacionais em Cádiz e Barcelona Espanha. Em cinema trabalhou com o diretor Silvio Tendler. Dentre os trabalhos mais importantes, dirigiu Tambores da Noite, Cemitério dos Vivos, Cabaré Youkali, A Mãe, Companheiros, Morte e Vida Severina, Missa dos Quilombos, Havana Café e Olga Benario: um breve futuro. Em 2002 ganhou o Prêmio Golfinho de Ouro pelo reconhecimento do conjunto de sua obra. Dirigiu o filme Eu Me Lembro, com narração de Fernanda Montenegro, em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, resgatando a memória do período da ditadura no Brasil. Este ano está coordenando a exposição O Golpe 50 Anos Depois: Memória, Verdade e Justiça, que integra o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. DANIEL SOUZA Designer, formado na ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial, trabalhou com cenografia, programação visual, vídeo-clipe e computação gráfica. Trabalhou na Cia Aérea de Dança como cenógrafo, produtor e dançarino, e na Companhia Ensaio Aberto como designer, produtor e ator. Trabalha diretamente com os ministérios da saúde, do desenvolvimento social e combate à fome, da justiça, do meio ambiente e secretarias de direitos humanos, da igualdade racial e da mulher. Além de diversas Ongs e Instituições, a tem realizado campanhas nacionais e internacionais para diversas agências das Nações Unidas: UNICEF, UNESCO, UNAIDS, ACNUR, UNODC e ONU Mulheres. É Presidente do Conselho da Ação da Cidadania desde Coordenou e produziu 4 documentários pelo Marcas da Memória da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça: Eu Me Lembro, Duas Histórias, Nossas Histórias e 500 Os Bebês Sequestrados da Argentina. Criou o Cinema Pela Verdade, que há 3 anos exibe filmes sobre o regime militar e debates em mais de 120 universidades brasileiras.

4 Profa. Vania Maria Kahrsch Nasceu em Recife em Teve que deixar o Brasil em 1972 por motivos políticos. Estudou História, Português e Espanhol na Universidade de Hamburgo. Trabalhou como tradutora para a Editora Friedrich Reinecke, FrauenAnstiftung e.v., Heinrich-Böll-Stiftung e outras instituições. Participou ativamente no trabalho com imigrantes em várias organizações da cidade de Hamburgo. Desde 1985, é professora de Português como Língua Estrangeira na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Hamburgo. Prof. Dr. Markus Schäffauer Doutor em Filologia Românica e Germânica pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (1995), é professor titular da Cátedra de Filologia Românica: Literatura e Mídia em Espanhol e Português da Universität Hamburg, na Alemanha. De 1997 a 1998, foi professor convidado pela USP, no Brasil, com bolsa do CNPq. A sua tese de doutoramento é sobre scriptoralität in der argentinischen Literatur (pg.: escritoralidade na literatura argentina, 1998) e a tese de habilitação sobre Passagen von Gattungen und Medien in Lateinamerika im 20. Jahrhundert (pg.: Passagens de gêneros e mídia na América Latina no século XX, 2006). Publicou com Walter Bruno Berg e outros colegas a coletânea As Américas do Sul: O Brasil no Contexto Latino-Americano (Tübingen: Niemeyer 2001) e com Gustavo Bernardo e Joachim Michael a coletânea Machado de Assis e a escravidão (São Paulo: Annablume 2010). Entre as mais recentes publicações destacam-se os ensaios Além da ficção (em: A filosofia da ficção de Vilém Flusser, ed. por Gustavo Bernardo, São Paulo: Annablume, 2011, pp ) e Die Vision der Gegessenen: Hans Staden, Autor des Kannibalismus (pg.: A visão dos comidos: Hans Staden, autor do canibalismo.

5 Prof. Dr. Flávio Wolf de Aguiar Nasceu em Porto Alegre, Brasil, em Trabalhou como docente de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo de 1973 a 2006, quando se aposentou. Continua vinculado como pesquisador do programa de pós-graduação em Literatura Brasileira. Reside atualmente em Berlim, na Alemanha, onde é correspondente para publicações e mídias brasileiras: Carta Maior, Revista do Brasil, Rede Brasil Atual, Jornal Brasil Atual (rádio) e TV dos Trabalhadores. Principais publicações na área de criação literária: 1) Ora pro nobis (novela). São Paulo: Ática, ) Os caninos do vampiro (contos). São Paulo: Ática, ) Anita (romance). São Paulo: Boitempo, ) Colar de vidro e outros poemas. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, GORAG, Últimos livros publicados: A escola e a letra (antologia sobre a escola e a educação em textos da literatura brasileira). Organização, em parceria com Og Dória. São Paulo: Boitempo, Crônicas do mundo ao revés. (Contos). São Paulo: Boitempo, A Bíblia segundo Beliel: como tudo de fato aconteceu e vai acontecer. São Paulo: Boitempo, Seus livros A comédia nacional no teatro de José Alencar (1984) e Anita (1999) ganharam o prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Profa. Dra. Lígia Chiappini Lígia Chiappini é professora na Universidade Livre de Berlim com foco em literatura brasileira. Possui gradução em Letras pela Universidade de São Paulo e mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição. É autora de uma significativa produção bibliográfica, com destaque para os livros O narrador ou a polemica em torno da ilusão e Quando a Pátria Viaja: uma leitura dos romances de Antonio Callado, com o qual ganhou o prêmio para ensaios da fundação cubana Casa de las Américas.

6 Paulo Costa da Rocha A vida me fez artista letrado em gerar idéias e possibilidades, músico, ecologista político por convicção. Como músico, me apresentei em vários teatros, festivais e casas de espetáculo no circuito europeu. Em Roma, fui professor de violão no Centro de Cultura da Embaixada do Brasil. No Rio de Janeiro, trabalhei com alguns artistas conhecidos como: Carlos Malta, Alex Meirelles, Fernando Leporace, Alberto Rosenblit, Djalma Correa, Tarsis, entre outros. Gravei muitas canções, Brasil Imaginário é o título da minha peça teatral; participei de inúmeros projetos ligados à Secretaria de Cultura de Hamburgo na Alemanha. Em 2008, fui um dos coordenadores da campanha da vereadora Aspásia Camargo à reeleição e de Fernando Gabeira à prefeitura do RJ. Em 2010, fui candidato a deputado estadual pelo PV, e um dos coordenadores do Movimento Marina Silva. Em 2011, co-produzi com o músico e jornalista Andreas Weiser o projeto Rio Berlim de Janeiro, com várias canções de minha autoria. Hoje em dia, vivo com a minha família em Hamburgo. EDUARDO MACEDO O carismático cantor, compositor e violonista paulista Eduardo Macedo é conhecido pelo público de Hamburgo desde a criação do lendário clube de música ao vivo Tropical Brasil nos anos 80. Além de fundador, ele foi responsável pela execução e difusão da música popular brasileira no norte da Alemanha naqueles anos. Eduardo participou nos últimos 30 anos de incontáveis projetos e em diversas formações, não só como músico e compositor popular ou de músicas para o público Infanto-juvenil, mas também como terapeuta, palestrante, assim como produtor musical e de espetáculos culturais. Suas composições procuram percorrer vários dos aspectos da riquíssima música brasileira pela qual ele ainda é extremamente apaixonado.

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

Quando toca o Coração

Quando toca o Coração Quando toca o Coração Apresentação Quando Toca o Coração é uma peça construída a partir de canções populares que envolvem temas como paixão, traição, desejo e saudade. O espetáculo conta com canções de

Leia mais

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA

R E L A T Ó R I O. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA R E L A T Ó R I O Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Ofício S nº 55, de 2011, de Partidos Liderança partidária, que indica, nos termos do art. 130-A, inciso VI, da Constituição Federal,

Leia mais

Embaixada do Brasil em Oslo. Semana Cultural Brasil/Noruega 2014 Encontro Cultural Entrega do Prêmio Especial de Reconhecimento

Embaixada do Brasil em Oslo. Semana Cultural Brasil/Noruega 2014 Encontro Cultural Entrega do Prêmio Especial de Reconhecimento Embaixada do Brasil em Oslo Semana Cultural Brasil/Noruega 2014 Encontro Cultural Entrega do Prêmio Especial de Reconhecimento 2 A Embaixada do Brasil em Oslo agradece a participação e colaboração de todos

Leia mais

COMPANHIA 2 FACES da ARTE

COMPANHIA 2 FACES da ARTE COMPANHIA 2 FACES da ARTE A companhia teatral 2 Faces da Arte,foi criada em 94 pelo Ator /Autor Teatral / Artista Plástico Bicudo Júnior., com o objetivo de inovar o teatro Nacional. Desenvolvendo uma

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE RESOLUÇÃO Nº 10/05-CEPE Fixa a tabela de pontuação para avaliação de currículo para concurso público na carreira de Magistério Superior da UFPR. 1 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÚSICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de 04 de NOVEMBRO de

Leia mais

SERVIÇOS. Captação de Recursos. Infraestrutura e Produção de Eventos Estruturação de Equipes de Produção. Análise Técnica e Financeira de Projetos

SERVIÇOS. Captação de Recursos. Infraestrutura e Produção de Eventos Estruturação de Equipes de Produção. Análise Técnica e Financeira de Projetos Empresas coligadas: SERVIÇOS Elaboração e Produção de Projetos Culturais, Sociais e Esportivos Infraestrutura e Produção de Eventos Estruturação de Equipes de Produção Assessoria Técnica e Consultoria

Leia mais

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO EDITAL Nº 01/2013

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO EDITAL Nº 01/2013 BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO EDITAL Nº 01/2013 Matéria: Direção Teatral Candidato: I. Títulos Acadêmicos

Leia mais

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO

PROJETOS ÁREA COMUNICAÇÃO Comunicação Christina Ferraz Musse estratégica Comunicação Social para grupos de economia popular solidária de Juiz de Fora e região (Núcleo de Comunicação Social da INTECOOP/ UFJF) Website da Liga Acadêmica

Leia mais

Mundo do Trabalho e Crise Capitalista: em busca de Justiça Social.

Mundo do Trabalho e Crise Capitalista: em busca de Justiça Social. SEMINÁRIO Mundo do Trabalho e Crise Capitalista: em busca de Justiça Social. Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, Seccional do Rio Grande do Sul, Rua Washington Luiz, n 1110, 2 andar Centro,

Leia mais

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN

CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN CURRICULUM VITAE ANA CRISTINA KLEIN Dados Pessoais: Ana Cristina Klein Rua Joaquim Nabuco, 1562/01 93310-002 Novo Hamburgo RS Fone: 051 35938789/81248789 Brasileira Casada, sem filhos. 49 anos Resumo das

Leia mais

I Simpósio de Direitos Fundamentais

I Simpósio de Direitos Fundamentais FRENTE I Simpósio de Direitos Fundamentais DIA 28 DE OUTUBRO/2014 MANHÃ E NOITE PROGRAMAÇÃO DO EVENTO MANHÃ 08h00 CREDENCIAMENTO 08h30 ABERTURA (Composição da mesa) 09h00 às 09h40 PRIMEIRA EXPOSIÇÃO O

Leia mais

A experiência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais

A experiência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais A experiência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais O Território Criativo do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais integra uma das metas do Programa de Cultura e Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil

UNIVERSIDADE NOVA. Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil UNIVERSIDADE NOVA Proposta de Reestruturação da Arquitetura Acadêmica da Educação Superior no Brasil Proposta Universidade Nova: implantação do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ajuste da estrutura curricular

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu FORMAÇÃO DE ESCRITORES Coordenação: Márcia Vescovi Fortunato e Roberto Taddei

Pós-Graduação Lato Sensu FORMAÇÃO DE ESCRITORES Coordenação: Márcia Vescovi Fortunato e Roberto Taddei Pós-Graduação Lato Sensu FORMAÇÃO DE ESCRITORES Coordenação: Márcia Vescovi Fortunato e Roberto Taddei Formação de Escritores é um curso de pós-graduação lato sensu com duração de dois anos e tem por objetivo

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

Programação Cultural Casa do Clube de Autores na FLIP 2011

Programação Cultural Casa do Clube de Autores na FLIP 2011 Dia 6 de julho, quarta- feira. Pela Manhã: 10:30 12:00 Titulo: 5 Passos para se tornar um autor independente. Conteúdo: Dicas, bastidores, conselhos e confidências de um autor independente bem sucedido.

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL

PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL PROPOSTAS PARA O ESTADO BRASILEIRO - NÍVEIS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL MEDIDAS CONCRETAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO ÂMBITO DOMÉSTICO/FAMILIAR A presente Matriz insere-se no

Leia mais

*Confira todas as datas de pré-estreias e estreias nacionais em AGENDA no fim do texto.

*Confira todas as datas de pré-estreias e estreias nacionais em AGENDA no fim do texto. Raça estreia no Brasil em circuito nacional Filme dirigido por Joel Zito Araújo e sobre igualdade racial estreia nas telas nacionais dia 17 de maio São Paulo, maio de 2013 O documentário longa-metragem

Leia mais

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 Número total de Programas 1 e seus respectivos projetos vinculados, público atendido

Leia mais

QS UNIVERSITY RANKINGS LATIN AMÉRICA 2013 64ª da América Latina, 19ª do Brasil, 5ª Estadual do Brasil e 1ª Estadual do Paraná

QS UNIVERSITY RANKINGS LATIN AMÉRICA 2013 64ª da América Latina, 19ª do Brasil, 5ª Estadual do Brasil e 1ª Estadual do Paraná 2012-2013 Referência no Brasil e destaque entre as universidades latino-americanas, a Universi-dade Estadual de Londrina- UEL foi fundada em 1971, com a junção de faculdades isoladas das áreas de Letras,

Leia mais

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública

Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Veículo: Portal Agência Alagoas Data: 15/05/2015 Coluna/Editoria: EDUCAÇÃO Página: On-line Agência Alagoas Plano Estadual de Educação está disponível para consulta pública Documento está disponível no

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E PROGRAMA Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05

Leia mais

Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar

Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar Enviado por Eficaz Comunicação 02-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Eficaz Comunicação O Sindicato Único dos Trabalhadores

Leia mais

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular

LICENCIATURA EM HISTÓRIA. fgv.br/vestibular LICENCIATURA EM HISTÓRIA fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO, ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,

Leia mais

Pronac Nº 1111032 Você em Cenna é um concurso cultural que irá eleger atores e atrizes amadores de todo o país, que enviarão vídeos de suas performances para votação popular e de júri especializado. Os

Leia mais

Proposta Universidade Nova

Proposta Universidade Nova Proposta Universidade Nova Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

MOVIMENTO LONDRINA CRIATIVA

MOVIMENTO LONDRINA CRIATIVA MOVIMENTO LONDRINA CRIATIVA Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Implantação (projetos que estão em fase inicial) Nome da Instituição/Empresa: "Profissional Autonoma Abril 2009

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO ANEXO VI PLANILHA DE PONTUAÇÃO RECONHECIMENTO DE SABERES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

A Cooperação UE no Estado de São Paulo

A Cooperação UE no Estado de São Paulo A Cooperação UE no Estado de São Paulo Informações gerais: Superficië (km²): 248.209,426 População (IBGE 2012): 41.901.219 Produto Interno Bruto - PIB (2008) em R$ milhões: 1.003.016 Indice de Desenvolvimento

Leia mais

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora

Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1. Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional 1 Marlene MARCHIORI 2, Organizadora Autores Adriano Maricato Graduado em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Estadual

Leia mais

Paiol DIREÇÃO: JOÃO MARCELO GOMES

Paiol DIREÇÃO: JOÃO MARCELO GOMES Paiol DIREÇÃO: JOÃO MARCELO GOMES FICHA TÉCNICA Direção Assistente de Direção Direção de Produção Produção Executiva Assistentes de Produção Roteiro Pesquisa Montagem Direção de Fotografia Trilha Original

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE AS CARREIRAS JURÍDICAS

CONVERSANDO SOBRE AS CARREIRAS JURÍDICAS - SEPesq CONVERSANDO SOBRE AS CARREIRAS JURÍDICAS Voltaire de Freitas Michel Doutor em Direito Uniritter voltairemichel@hotmail.com Resumo: O projeto de extensão Conversando sobre as Carreiras Jurídicas

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL CRISTO REI ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua das Ameixeiras, 119 Núcleo Cristo Rei Fone/Fax: 0xx 42 3624 3095 CEP 85060-160 Guarapuava Paraná PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2015 Professor(a):

Leia mais

Universidade Brasileira: Desafios e Perspectivas. Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia

Universidade Brasileira: Desafios e Perspectivas. Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Universidade Brasileira: Desafios e Perspectivas Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Funções da Universidade Cultura & Educação Artes & Técnicas (formação profissional) Pesquisa & Criação

Leia mais

A soma será feita da seguinte forma:

A soma será feita da seguinte forma: TESTE VOCACIONAL Teste sua vocação Testes vocacionais não fazem milagres, não têm poder de apontar uma única profissão a ser seguida, mas são um bom norte acerca de aptidões e interesses. O questionário

Leia mais

Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais

Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública Cooperação Internacional no Âmbito das Nações Unidas: solidariedade versus interesses nacionais RELATÓRIO Samira Santana de Almeida 1 1. Apresentação

Leia mais

Os pequenos nadas. Uma criação de Anton Coimbra e Nuno Pinto. Produçao de Último Comboio.

Os pequenos nadas. Uma criação de Anton Coimbra e Nuno Pinto. Produçao de Último Comboio. Os pequenos nadas Uma criação de Anton Coimbra e Nuno Pinto. Produçao de Último Comboio. "Teatro artesanal (...) Tudo em vista: a máquina de cinema minúscula, que eles resgataram do desmantelamento, os

Leia mais

Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER

Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER Atualizado: 20/07/2011 COTA MASTER Teatro! Viva o Lilian Cabral diverte e emociona apresentando o 4º Prêmio CONTIGO! de Teatro em 2010. 5º Prêmio CONTIGO! de Teatro Com o sucesso dos prêmios de TV e Cinema,

Leia mais

Art. 1º - A concessão de bolsas de estudo para os alunos regularmente matriculados no PPgCO terá a vigência de doze (12) meses.

Art. 1º - A concessão de bolsas de estudo para os alunos regularmente matriculados no PPgCO terá a vigência de doze (12) meses. RESOLUÇÃO N O 01/201 PPgCO Regulamenta a distribuição de bolsas de estudo no Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, quanto à concessão, manutenção, duração e cancelamento da bolsa. O Colegiado

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA A REVISTA PRÁXIS: SABERES DA EXTENSÃO EDITAL 23/2012 A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Leia mais

Departamento de Políticas de Comunicação. Gerência de Patrocínio

Departamento de Políticas de Comunicação. Gerência de Patrocínio Departamento de Políticas de Comunicação Gerência de Patrocínio PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO DEPARTAMENTO Implementar as estratégias de comunicação para o Sistema BNDES, divulgando sua atuação e programas;

Leia mais

Brasil e Estado de São Paulo na America Latina

Brasil e Estado de São Paulo na America Latina Colômbia Venezuela Guiana Brasil e Estado de São Paulo na America Latina Suriname Guiana Francesa Equador Número de habitantes do Brasil: 183.987.291 Peru Brasil Bolívia Chile Paraguai Estado de São Paulo

Leia mais

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO

UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO UNICAMP: 26 ANOS DE AUTONOMIA COM VINCULAÇÃO ORÇAMENTÁRIA JOSÉ TADEU JORGE REITOR UNICAMP 26/08/2015 - ALESP 1 PRIMEIROS ANOS -CAMPUS CAMPINAS 2 MARÇO 2014 -CAMPUS CAMPINAS 3 HOJE -CAMPUS CAMPINAS UNIVERSIDADE

Leia mais

Receita de Viagem Com Bel Coelho

Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem Com Bel Coelho Receita de Viagem 20 EPISÓDIOS 22MIN HD O PROJETO Receita de viagem é uma série original de vinte episódios para a televisão apresentada pela famosa chef brasileira Bel

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

COMANDO VERDE GUERRA CIVIL NO RIO DE JANEIRO

COMANDO VERDE GUERRA CIVIL NO RIO DE JANEIRO COMANDO VERDE OPERAÇÃO ARCANJO Comando Verde o surpreenderá pela forma que apresenta críticas sociais a problemas enraizados no dia a dia brasileiro, sem que você sinta que está sendo exposto às vísceras

Leia mais

03 de Junho 4º feira TARDE 14h as 18h

03 de Junho 4º feira TARDE 14h as 18h 24 Horas de Comunicação 03, 04 e 05 de junho no Teatro da Faculdade CCAA PROGRAMAÇÃO: 03 de Junho 4º feira MANHÃ 8h50 as 12h 8h50: Abertura do Evento. 9h as 10h: Palestra I Tema: Comunicação integrada

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil

PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE. CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento Estudantil PROGRAMAÇÃO 10º Congresso de Trabalhadores em Educação PAULO FREIRE DIA: 27/08/2015 QUINTA -FEIRA CREDENCIAMENTO A PARTIR DAS 16h00. 19h00 Solenidade de Abertura: CNTE/CUT/SINPROEP/SINPRO/FDE/SAE/ Movimento

Leia mais

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira)

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição de fotografia Contíguo Distante Local: Galeria LabSG Prédio I Horário: 08h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição

Leia mais

SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República

SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República A G E N D A SEVERINE CARMEM MACEDO Secretária Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República 01/10/2013 ATIVIDADE Reunião com diretora Regional para América Latina e Caribe - UNFPA,

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

A atividade do Instituto Camões na Extremadura

A atividade do Instituto Camões na Extremadura A atividade do Instituto Camões na Extremadura Teresa Jorge Ferreira Leitora do Instituto Camões na Universidade da Extremadura tjorgeferreira@instituto-camoes.pt 122 P á g i n a I S S N : 1988-8430 Tejuelo,

Leia mais

INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NA ÁREA DIGITAL

INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NA ÁREA DIGITAL INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NA ÁREA DIGITAL Fundação Serralves. Porto 4 de dezembro (16h) FAUSTINO DIAZ FORTUNY (MODERADOR) Licenciado em Direito pela Universidade Central de Barcelona e em Ciências

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL - PIBELPE 2015-2016

RELATÓRIO GERENCIAL - PIBELPE 2015-2016 RELATÓRIO GERENCIAL - PIBELPE 2015-2016 Nº Coordenadores Título do Projeto Bolsista Resumo do Projeto 1 Ana Cristina Cunha da Silva Laboratório de Pronúncia de Língua Inglesa 01 Anexo 1 2 Andrea Cristina

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO COLÉGIO DE APLICAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA Edital nº 19, de 27 de abril

Leia mais

Os Fundamentos da Gestão Humanista

Os Fundamentos da Gestão Humanista Brazil Chapter Os Fundamentos da Gestão Humanista Negócios para um mundo mais Equitativo e Sustentável 14 de Janeiro 2016, 2pm - 6:30pm Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPPC) Curitiba, Brazil A Gestão

Leia mais

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D

Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Animatic para criação de filmes de animação e computação gráfica 3D Objetivos Ensinar em abordagem básica a teoria e a prática dos fundamentos da pré-produção de uma animação com a produção. A quem se

Leia mais

23/06/2008 Nº 183. Educação e saúde juntos na prevenção às DST/Aids

23/06/2008 Nº 183. Educação e saúde juntos na prevenção às DST/Aids 23/06/2008 Nº 183 Clima escolar influencia desempenho de estudantes da América Latina Pesquisa realizada pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), com apoio do Escritório

Leia mais

ANCINE Assessoria Internacional

ANCINE Assessoria Internacional ANCINE Assessoria Internacional Principais Atribuições da Assessoria Internacional Participar do desenvolvimento e de revisões de acordos internacionais de coprodução cinematográfica/audiovisual; Negociar

Leia mais

um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ

um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ um filme de MARCELO MACHADO GILBERTO GIL RITA LEE CAETANO VELOSO TOM ZÉ Um filme de MARCELO MACHADO Festival Doclisboa - Seleccão Oficial Uma viagem de sons e imagens pela história de um dos mais icónicos

Leia mais

Fundação Itaú Social: incentivo fiscal ao Fundo da Infância e da Adolescência

Fundação Itaú Social: incentivo fiscal ao Fundo da Infância e da Adolescência Financiamento e apoio técnico Fundação Itaú Social: incentivo fiscal ao Fundo da Infância e da Adolescência Até 30 de setembro, a Fundação Itaú Social vai selecionar projetos sociais que serão apoiados

Leia mais

Disciplinas Optativas Jornalismo

Disciplinas Optativas Jornalismo Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Jornalismo Disciplinas Optativas Jornalismo Carga horária total de optativas: 930

Leia mais

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas

Guia Multilíngüe de Informações Cotidianas Para poder permanecer em território japonês é necessário ter o visto de permanência. Existem 27 tipos de vistos e, cada qual tem prazos e tipos de atividades permitidas diferenciadas. 1 Tipos de visto

Leia mais

C u r r i c u l u m V i t a e

C u r r i c u l u m V i t a e 1 R e s u m o Wandergell Lins Fernandes Leiroza, brasileiro, advogado, 48 anos de idade, graduado na Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) onde alcançou o grau de Bacharel em Direito. É pós graduado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 03, de 05 de fevereiro de

Leia mais

FILM DIRECTING & PRODUCING Curso intensivo - 50 horas 14-20 Outubro

FILM DIRECTING & PRODUCING Curso intensivo - 50 horas 14-20 Outubro FILM DIRECTING & PRODUCING Curso intensivo - 50 horas 14-20 Outubro O BRAFFTv, em parceria com a Toronto Academy for Film & Television e Omnicom School of Languages, oferece um curso único durante a semana

Leia mais

Mensageiro da Verdade: MV Bill

Mensageiro da Verdade: MV Bill Mensageiro da Verdade: MV Bill Alex Pereira Barbosa, 35 anos, filho do bombeiro hidráulico Mano Juca e da dona de casa Cristina, nasceu no Rio de Janeiro, na comunidade da Cidade de Deus, zona oeste carioca,

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

A Formação Pós-Graduada na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto

A Formação Pós-Graduada na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto Universidade Agostinho Neto Faculdade de Direito Workshop sobre Formação Pós-Graduada e Orientação A Formação Pós-Graduada na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto Por: Carlos Teixeira Presidente

Leia mais

CINECLUBE FESP PROJETO PIPOCA E BALA PIPPER. Itamar da Silva Bonfim Idealizador e Coordenador do Projeto Pipoca e Bala Pipper

CINECLUBE FESP PROJETO PIPOCA E BALA PIPPER. Itamar da Silva Bonfim Idealizador e Coordenador do Projeto Pipoca e Bala Pipper CINECLUBE FESP PROJETO PIPOCA E BALA PIPPER INTEGRANTE Itamar da Silva Bonfim Idealizador e Coordenador do Projeto Pipoca e Bala Pipper Videocinegrafista desde 1980, quando começou a registrar, em imagens

Leia mais

Universidade Internacional da Paz Unipaz Associação Unipaz Santa Catarina

Universidade Internacional da Paz Unipaz Associação Unipaz Santa Catarina Universidade Internacional da Paz Unipaz Associação Unipaz Santa Catarina Programa Beija-Flor Seminário A Arte de Viver em Paz Florianópolis-SC 1. Introdução O presente documento tem por finalidade apresentar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 60/00-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº /00-CEPE 1 Fixa o Currículo Pleno do Curso de Comunicação Social, Habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. O,

Leia mais

Cultura ProAC-ICMS. Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL

Cultura ProAC-ICMS. Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL Cultura ProAC-ICMS Yutaka Toyota INSTITUTO OLGA KOS DE INCLUSÃO CULTURAL Nossos Projetos Resgatando Cultura Tem a intenção de resgatar as obras de artistas plásticos contemporâneos, registrando o atual

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial. Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015

Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial. Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015 Pós Graduação com ênfase na Prática da Advocacia Presencial Corpo Docente Disciplinas Segundo semestre de 2015 Processo Penal Professor Rodrigo Damasceno Advogado criminal. Especializado em Direito penal

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015

1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 1ª Retificação do Edital Nº 024/2015 O Diretor Geral do Câmpus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), no uso de suas atribuições

Leia mais

Um pouco da História da Educação Ambiental. Década de 60

Um pouco da História da Educação Ambiental. Década de 60 Um pouco da História da Educação Ambiental Década de 60 1962 Livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson - alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente, como por exemplo

Leia mais

Atualizado: 20/07/2011 COTA APOIO

Atualizado: 20/07/2011 COTA APOIO Atualizado: 20/07/2011 COTA APOIO Teatro! Viva o Lilian Cabral diverte e emociona apresentando o 4º Prêmio CONTIGO! de Teatro em 2010. 5º Prêmio CONTIGO! de Teatro Com o sucesso dos prêmios de TV e Cinema,

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br 384 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional

Leia mais

Evolução Filmes e Processo Multiartes Grafo Audiovisual, Par ou Ímpar e Off Beat apresentam

Evolução Filmes e Processo Multiartes Grafo Audiovisual, Par ou Ímpar e Off Beat apresentam Evolução Filmes e Processo Multiartes Grafo Audiovisual, Par ou Ímpar e Off Beat apresentam direção_adriano Esturilho e Fábio Allon Longa-metragem digital de ficção contemplado pelo Prêmio Estadual de

Leia mais

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca

14 dezembro 2O15. Auditório da Biblioteca ESPAÇOS ENTRE ARTE E EDUCAÇÃO 14 dezembro 2O15 9h3O 18h3O Auditório da Biblioteca da FCT-UNL Seminário internacional do projeto de investigação da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento sobre

Leia mais

desarquivando a ditadura MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL

desarquivando a ditadura MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL CECÍLIA MACDOWELL SANTOS EDSON TELES JANAÍNA DE ALMEIDA TELES ORGANIZADORES Linga-Bibliothek Linga A/906170 desarquivando a ditadura MEMÓRIA E JUSTIÇA NO BRASIL VOLUME II EDITORA HUCITEC São Paulo, 2009

Leia mais

O teatro de hoje e seu tempo

O teatro de hoje e seu tempo VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais 10 e 11 de Julho de 2015 Campus I da FURB / Teatro Carlos Gomes / Blumenau O teatro de hoje e seu tempo Promoção Universidade de Blumenau FURB Programa

Leia mais

Brazilian Graduate Students Conference. Convite

Brazilian Graduate Students Conference. Convite Brazilian Graduate Students Conference Convite Índice A BRASCON 2 Comitê Organizador 3 Programação Preliminar 4 Palestrantes Confirmados 5 Brazilian Graduate Students Conference Benefícios 6 Parceiros

Leia mais

Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná. Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR

Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná. Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR 1 Concessão de Bolsas de Estudos para as Universidades do Paraná 1. Introdução Clóvis Pereira UFPR; Clóvis R. Braz - FEPAR Procedimento importante, dentre outros, para o acompanhamento do desenvolvimento

Leia mais

Reflexões Sobre a Cooperação Internacional

Reflexões Sobre a Cooperação Internacional Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 70359-970 Brasília, DF Brasil PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO (PNPG) 2005-2010

Leia mais

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET

PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET PROPIEDADE INTELECTUAL NA INTERNET Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa 2 de dezembro (09h-14h) Carlos Guervós Maíllo (Moderador) Subdirector General de Propiedad Intelectual (Secretaría de Estado de Cultura)

Leia mais

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada.

2.1. Objectivo Geral: Ministrar uma formação especializada sobre matérias de segurança, numa óptica multidisciplinar, mas integrada. PROGRAMA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E SEGURANÇA 1. Apresentação A Fundação Direito e Justiça e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais, em parceria, com a Faculdade de Direito da

Leia mais

MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ANEXO 1

MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ANEXO 1 MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DA CIDADANIA E DA DIVERSIDADE CULTURAL FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ANEXO 1 EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 03, DE 3 DE JULHO DE 2015. CULTURA DE REDES PREMIAÇÃO A REDES CULTURAIS

Leia mais

Inúmeras maneiras de expor, de forma crítica e responsável, o que vai pelas cabeças das pessoas quando o assunto são as drogas...

Inúmeras maneiras de expor, de forma crítica e responsável, o que vai pelas cabeças das pessoas quando o assunto são as drogas... CRIAÇÃO E PRODUÇÃO: O PROGRAMA Drogas, prevenir ou remediar? Livros, filmes, novelas, documentários, peças teatrais,... Difícil imaginar de que forma esta questão ainda não foi abordada, sob os mais diversos

Leia mais

O documentário gaúcho contemporâneo: memória e identidade (1995-2010). De Moringue a Barão do Jacuí: a trajetória de Francisco Pedro de Abre.

O documentário gaúcho contemporâneo: memória e identidade (1995-2010). De Moringue a Barão do Jacuí: a trajetória de Francisco Pedro de Abre. 35. MESTRADO EM HISTÓRIA (CÓDIGO 1049) 35.1. Área de Concentração e vagas: História, Poder e Cultura: 15 (quinze) vagas 35.1.1 Linha de Pesquisa e vagas: Integração, Política e Fronteira: oito vagas PROFESSOR

Leia mais