INFOCONTAB Luca Pacioli

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFOCONTAB Luca Pacioli"

Transcrição

1

2

3

4 1 Nota Informativa Número 60, INFOCONTAB 22 de Janeiro de n.º N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal jfcguimaraes@jmmsroc.pt Propriedade de: Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Rua Comendador Santos da Cunha, 359 Apartado Braga Portugal N.B.: O Portal foi aprovado pelo Conselho Directivo da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, conforme comunicação por carta n.º DT/083/05, de 11 de Novembro de Índice: EDITORIAL 1 1. ACTIVIDADES PESSOAIS 2 2. INFOCONTAB 3 3. CONTABILIDADE 4 4. INFOAUDIT 8 5. INFOFISCAL 8 6. DIVERSOS 9 PEDIDO DE COLABORAÇÃO 11 EDITORIAL INFOCONTAB EDIÇÕES EDITA LIVRO SOBRE JAIME LOPES AMORIM A INFOCONTAB Edições, Lda., que se encontra directamente associada a este Portal, editou, em Novembro de 2008, o livro (N.º 5) A INFLUÊNCIA DE JAIME LOPES AMORIM NO DESENVOLVIMENTO DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL, da autoria de Amândio Faustino Ferreira Tavares (Fig. 1). A sessão pública de apresentação do livro foi realizada no passado dia 15 de Janeiro (dia de nascimento de Jaime Lopes Amorim), pelas horas nas instalações da Representação Permanente do Distrito do Porto da Câmara dos TOC (CTOC), cuja Direcção e Comissão de História da Contabilidade apoiaram a iniciativa, não só através da cedência das instalações, mas também da sua divulgação (envio de aos TOC, destaque no sítio da CTOC e na revista TOC). A mesa da sessão (Fig. 2, extraída do sítio da CTOC) contou com a presença, para além do autor, de uma das duas filhas (D. Maria Teresa) de Jaime Lopes Amorim, do Presidente da Fig. 1 Direcção da CTOC, António Domingues de Azevedo, do Director da Revista de Contabilidade e Comércio, Professor Dr. Hernâni O. Carqueja e de mim próprio como autor da Nota de Apresentação do livro e em representação da Editora e do Portal INFOCONTAB. (continua página seguinte) Fig. 2 A Contabilidade é uma das mais belas invenções da mente humana e todo o bom empresário deveria introduzi-la na sua administração. (GOETHE, citado por Martim Noel Monteiro, A Contabilidade e o seu Mundo, Ed. Portugália Editora, 1965)... para se simpatizar com a contabilidade, é necessário conhecê-la primeiramente. (JAIME LOPES AMORIM, in Lições de Contabilidade Geral, Ed. Empresa Industrial Gráfica do Porto, Lda, Porto, 1929, p.12) Uma maior e melhor divulgação da nossa querida disciplina A CONTABILIDADE contribui para o seu enobrecimento. (JOAQUIM CUNHA GUIMARÃES, Setembro de 2005)

5 2 Nota Informativa INFOCONTAB n.º 60 EDITORIAL (CONT.) O livro corresponde, com ligeiras alterações, à dissertação de Mestrado em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho, defendida pelo autor em Setembro de Como sublinho na referida Nota de Apresentação, a ideia da sua publicação partiu da minha iniciativa. Apesar de já terem passado quase dez anos, o livro ainda é a única e principal obra do género publicada sobre a vida e obra de Jaime Lopes Amorim, pelo que a sua publicação constitui uma homenagem pública ao grande Mestre da Contabilidade do século passado e visa, também, uma melhor divulgação da sua obra, nomeadamente pelos profissionais da contabilidade (TOC, ROC, Docentes) e pelos alunos especialmente do Ensino Superior onde se lecciona Contabilidade. Aproveito para relembrar que no menu Contabilidade/Mestres-Professores/ Jaime Lopes Amorim ( ) do meu Portal, disponibilizo diversas informações complementares sobre a vida e obra de Jaime Lopes Amorim. No menu INFOCONTAB/INFOCONTAB Edições disponibilizo os dois prefácios do livro (elaborados pelos Professores Doutores António Lopes de Sá e Armandino Cordeiro dos Santos Rocha), a minha Nota de Apresentação, os Tópicos da minha intervenção na sessão de apresentação do livro, a Introdução e o respectivo Índice. Finalmente, informo que o livro poderá ser adquirido através do Portal (10 euros). 1. ACTIVIDADES PESSOAIS 1.1. ARTIGOS N.º Título Publicação Obs.: 246 A Crise Financeira e a Contabilidade Jornal AIMinho n.º 92, de Dezembro de O Regime de Caixa em IVA Contabilidade & Empresas da VE n.º 1274, de Novembro de Breves comentários a duas relações de títulos de Literatura Contabilística dos séculos XVI-XVIII e XIX, constantes das pp. Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 39, de Janeiro de da dissertação de Mestrado em História Contemporânea, sob o título O Caixeiro e a Instrução Comercial no Porto Oitocentista Percursos, Práticas e Contextos Profissionais, da autoria de José Manuel Pereira, Universidade do Porto Faculdade de Letras, Porto, As Alterações ao Estatuto da Ordem dos ROC Boletim APECA (a publicar) e Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 39, de Janeiro de A Crise Financeira e a Revisão/Auditoria às Contas Jornal AIMinho e Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 39, de Janeiro de MEUS LIVROS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS E TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS DESCONTO DE 20% 1.3. SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE JAIME LOPES AMORIM Os meus livros supra poderão agora ser adquiridos agora com um desconto de 20%, podendo as encomendas ser efectuadas no menu INFOCONTAB/INFOCONTAB Edições ou no lado esquerdo da Homepage. Como refiro no editorial, integrei a mesa da sessão pública de apresentação do livro A Influência de Jaime Lopes Amorim no Desenvolvimento da Contabilidade em Portugal, da autoria de Amândio Faustino Ferreira Tavares, em representação da INFOCONTAB Edições, Lda., e do Portal INFOCONTAB.

6 3 Nota Informativa INFOCONTAB n.º INFOCONTAB 2.1. REVISTA ELECTRÓNICA INFOCONTAB Na Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 39, de Janeiro de 2009, foram incluídos os seguintes artigos: Título Autor Obs.: As Alterações ao Estatuto da Ordem dos ROC Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Breves comentários a duas relações de títulos de Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Literatura Contabilística dos séculos XVI-XVIII e XIX, constantes das pp da dissertação de Mestrado em História Contemporânea, sob o título O Caixeiro e a Instrução Comercial no Porto Oitocentista Percursos, Práticas e Contextos Profissionais, da autoria de José Manuel Pereira, Universidade do Porto Faculdade de Letras, Porto, 2001 A Crise Financeira e a Revisão/Auditoria às Contas Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Efeitos em IRC do IVA suportado no Estrangeiro e não José Alberto Pinheiro Pinto Reembolsado Efeitos Perversos de Normas Contábeis António Lopes de Sá Justiça de Valor e Valor Justo António Lopes de Sá Valor Diferencial e Informação Contabilística António Lopes de Sá Contabilidade e Crise Financeira António Lopes de Sá Justo valor Sim ou Não? Rogério Fernandes Ferreira Contabilidade - Critérios Valorimétricos Rogério Fernandes Ferreira Será o Justo Valor mais Justo e mais Próximo do Certo? Rogério Fernandes Ferreira Orçamento do Estado para 2009? Rogério Fernandes Ferreira A Crise Rogério Fernandes Ferreira A Crise Carece de Soluções Rogério Fernandes Ferreira Tributação Autónoma em Crescimento Rogério Fernandes Ferreira IVA Serviços de Construção Civil Inversão do Liliana Ferreira da Cunha Sujeito Passivo Ano Novo, Vícios Velhos Tiago Caiado Guerreiro Impostos e crise Tiago Caiado Guerreiro A Responsabilidade Subsidiária dos TOC s (Algumas Considerações Constitucionais a Propósito do art.º 24.º/3 da LGT) Jónatas E. M. Machado e Vera C. Raposo Agradeço ao Professor Doutor J.L. Saldanha Sanches as diligências para a divulgação do artigo, o qual foi publicado na revista Fiscalidade n.º 30, de Abril/Junho, pp INFOCONTAB Edições Relativamente ao livro A Influência de Jaime Lopes Amorim no Desenvolvimento da Contabilidade em Portugal, destacado no editorial desta Nota Informativa, disponibilizo os dois Prefácios (da autoria do Professor Doutor António Lopes de Sá e do Professor Doutor Armandino Cordeiro dos Santos Rocha), a minha Nota de Apresentação, os Tópicos da minha intervenção na sessão pública de apresentação do livro, a Introdução e o Índice.

7 4 Nota Informativa INFOCONTAB n.º CONTABILIDADE 3.1. PROFISSÃO Artigos Antigos Publicados Considerando a sua importância histórica, divulgo os seguintes artigos: AUTORE(S) TÍTULO DO ARTIGO PUBLICAÇÃO António Tomé de Brito Algumas considerações profissionais Revista de Contabilidade e Comércio n.º 27, de Julho/Setembro de 1939, pp Vergílio Moreira Organismos Profissionais de Técnicos de Contas Revista de Contabilidade e Comércio n.º 92, de Outubro/Dezembro de 1955, pp J.M. Simões Ribeiro e Victor M.C. Dordio O Técnico de Contas: Questões em Torno de uma Profissão Jornal de Contabilidade n.º 174, de Setembro de 1991, pp Vergílio Moreira Da regulamentação da escrituração mercantil e do Revista de Contabilidade e Comércio n.º 46, exercício da profissão de técnico de contas Abril/Junho de 1944 Hernâni O. Carqueja Dignificação e Futuro da Profissão Comunicação apresentada no 1.º Congresso dos TOC realizado em Lisboa no ano de MESTRES/PROFESSORES ANTÓNIO LOPES DE SÁ Últimos Artigos Disponibilizo para download os seguintes artigos: Efeitos Perversos de Normas Contábeis; Justiça de Valor e Valor Justo; O Justo Valor é uma Porta Aberta para a Fraude; Valor Diferencial e Informação Contabilística; Contabilidade e Crise Financeira Informativo Neopatrimonialismo n.º 69/2009 Foi incluído o Informativo Neopatrimonialismo n.º 69/2009, de 8 de Janeiro, o qual destaca o Portal INFOCONTAB com o seguinte texto: O Portal INFOCONTAB - O PORTAL DA CONTABILIDADE EM PORTUGAL em da autoria do Prof. Joaquim Fernando da Cunha Guimarães contém diversas informações bibliográficas sobre a minha obra no menu "CONTABILIDADE/Mestres-Professores/António Lopes de Sá. Muito agradeço o apoio recebido..

8 5 Nota Informativa INFOCONTAB n.º ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA Últimos Artigos Disponibilizo para download os seguintes artigos: Justo valor Sim ou Não?; Contabilidade - Critérios Valorimétricos; Será o Justo Valor mais Justo e mais Próximo do Certo?; Orçamento do Estado para 2009?; A Crise; A Crise Carece de Soluções; Tributação Autónoma em Crescimento Proposta de Homenagem Nacional ao Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira Em 6 de Novembro de 2008, enviei ao Presidente da República um dossier sugerindo uma homenagem nacional ao Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira, cuja carta pode ser consultada no menu Contabilidade/Mestres- Professores/Rogério Fernandes Ferreira ( )/Meus Contributos. Em 22 de Dezembro de 2008, recebi a resposta a seguir transcrita: disposto na Lei Orgânica das Ordens Honoríficas Portuguesas (DL 414-A/86, de 15 de Dezembro), disponível para consulta no site das Ordens em Mais informo que, simultaneamente, dei conhecimento daquela iniciativa às Direcções da CTOC, OROC, APOTEC, AFP e ADCES, tendo apenas recebido resposta de apoio da ADCES. Na sequência da carta de V. Exa. de 9 de Dezembro de 2008, informo que, muito embora tenha registado a sugestão de V. Exa., que agradeço, a iniciativa para a proposta de condecorações é exclusiva do Governo e dos Conselhos das Ordens Honoríficas, conforme Entretanto, face aquela resposta, vou proceder ao envio do referido dossier ao Governo ASSOCIAÇÕES ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE (APOTEC) Protocolo INFOCONTAB/APOTEC A APOTEC passou a divulgar no menu Links Úteis do seu sítio, o endereço do Portal INFOCONTAB. De notar que tal referência constitui uma contrapartida das diversas informações sobre a APOTEC que constam do Portal INFOCONTAB.

9 6 Nota Informativa INFOCONTAB n.º ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS EMPRESAS DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO (APECA) Eleições para Órgãos Associativos Leiria (20 de Janeiro) A única lista (de continuidade) para os órgãos associativos da APECA, que se apresentou ao acto eleitoral em assembleia-geral de 19 de Dezembro de 2008, foi eleita com mandato para o triénio de 2009/ Novidades e Lembranças Encerramento de Contas Exercício de 2008: Vilamoura (14 de Fevereiro) Maia (17 de Fevereiro) Leiria (18 de Fevereiro) Lisboa (19 de Fevereiro) Disponibilizo para download as Novidades e Lembranças das 1.ª e 2.ª quinzenas de Dezembro de Acções de Formação sobre Encerramento de Contas e OE/2009 Orçamento do Estado para 2009: Vilamoura (9 de Janeiro) Maia (12 de Janeiro) Lisboa (16 de Janeiro) Acções de Formação relevantes para contagem de créditos do Regulamento da CTOC De acordo com comunicado da Direcção da APECA, foi celebrado um acordo com a Direcção da CTOC no sentido das acções de formação da APECA, com duração superior a 16 horas, relevarem para efeitos do Regulamento para a formação de créditos para efeitos do controlo de qualidade dos TOC. Neste contexto, grande parte das últimas acções de formação da APECA têm cumprido aqueles requisitos ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PERITOS CONTABILISTAS (APPC) Contribuição para o SNC A APPC divulgou na última Revista de Contabilidade e Finanças n.º 94, de Julho/Setembro de 2008, pp. 4-13, um documento sob o título Contribuição da Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas no Âmbito da Audição Pública sobre o Sistema de Normalização Contabilística, o qual também está disponível no sítio da Associação Actualização de Informação Foi actualizada a informação constante no sítio, especialmente através da correcção do quadro relativo às revistas da APPC, o qual continha algumas incorrecções, assinaladas pelo actual Director da Revista de Contabilidade e Finanças, Professor Doutor Carlos Baptista da Costa, a quem agradeço tal gentileza Novo sub-menu Meus Contributos Foi acrescentado este sub-menu para destacar o meu C.V.-APPC.

10 7 Nota Informativa INFOCONTAB n.º ASSOCIAÇÃO DOS COMERCIALISTAS PORTUGUESES Novo Menu Informações Foi criado este novo menu contendo, para já, os sub-menus História e Informações História Em breve disponibilizarei informações sobre a História desta Associação NORMALIZAÇÃO Fig. 3 Por minha solicitação e gentileza do autor, Dr. Carlos Manuel Gonçalves, e das Edições Afrontamento, que agradeço, divulgo um texto sob o título Sindicato Nacional dos Comercialistas e Recomposição do Ensino Superior Comercial, correspondente ao Capítulo 3 do livro Emergência e Consolidação dos Economistas em Portugal, publicado em Junho de 2006 por aquela Editora (Fig. 3). Aproveito para informar que estou a preparar um texto sobre esta Associação, baseado em informações complementares, o qual disponibilizarei oportunamente no Portal AECA Newsletter n.º 34, de Dezembro de 2008 Disponibilizo para download a Newsletter n.º 34, de Dezembro de INVESTIGAÇÃO DOUTORAMENTOS GRUDIS Foi acrescentado o livro Modelos de Avaliação de Empresas e Utilidade da Informação Contabilística a que se refere o item desta Nota Informativa. Divulgo novamente o Call for Papers Grudis2009 relativo ao VIII Seminário Grudis, que se realizará em 31 de Janeiro CONGRESSOS, JORNADAS, ETC NACIONAIS XII Congresso dos ISCA s Fig. 5 No XII Congresso dos ISCA s, realizado de 20 a 22 de Novembro de 2008, foi distribuído um livro de resumos (Fig. 4) e uma PEN (Fig. 5). Fig. 4 Dado que por motivo de doença não pude estar presente, solicitei à organização a oferta daquela e outra documentação, visando a presente divulgação, a qual me foi disponibilizada e que publicamente agradeço.

11 8 Nota Informativa INFOCONTAB n.º INFOAUDIT 4.1. ORDEM DOS REVISORES OFICIAIS DE CONTAS (OROC) TOMADA DE POSSE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS SOCIAIS MEU ARTIGO AS ALTERAÇÕES AO ESTATUTO DA ORDEM DOS ROC No passado dia 14 de Janeiro de 2009, realizou-se, no Salão Nobre das instalações da sede da OROC, a sessão de tomada de posse do Bastonário e dos diversos Órgãos Sociais da OROC para o triénio 2009/2011. Considerando a sua importância, insisto na leitura e apresentação de eventuais contributos, críticas e sugestões ao meu artigo supra, o qual mereceu destaque no editorial da última Nota Informativa INFOCONTAB (N.º 59, de 17 de Dezembro de 2008) e que está disponível no menu Actividades Pessoais/Artigos (Download)/Por Título/N.º INSTITUTO PORTUGUÊS DE AUDITORIA INTERNA (IPAI) CURSO SOBRE INTRODUÇÃO AO CONTROLO E AUDITORIA O IPAI promove em Lisboa nos dias 19 e 20 de Janeiro de 2009, um curso de formação sob o título Introdução ao Controlo e Auditoria, sendo Formador o Vice-Presidente da Direcção do IPAI, Dr. F. Melo Albino CURSO SOBRE ENQUADRAMENTO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE AUDITORIA INTERNA O IPAI promove no Porto nos dias 2 e 3 de Fevereiro de 2009, um curso de formação sob o título Enquadramento de Práticas Profissionais de Auditoria Interna, sendo Formador, Raul Fernandes LINKS SÍTIO DA COMISSÃO NACIONAL DE SUPERVISÃO DE AUDITORIA A Comissão Nacional de Supervisão de Auditoria (CNSA), criada pelo Decreto-Lei n.º 225/2008, de 20 de Novembro, disponibilizou o seu sítio com endereço em 5. INFOFISCAL 5.1. IVA DGCI ENTREGA DE DECLARAÇÕES DE INFORMAÇÃO CONTABILÍSTICA E FISCAL Disponibilizo para download o Comunicado de Imprensa da DGCI sobre o assunto em epígrafe.

12 9 Nota Informativa INFOCONTAB n.º LEGISLAÇÃO FISCAL Foi incluída a seguinte legislação: DIPLOMA LEGAL ASSUNTO Circular n.º 7/2009, de 14 de Janeiro de 2009, Instruções relativas à aplicação dos artigos 43.º, 45.º, 47.º e 94.º do CIEC (Lei do Série II, da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Orçamento de Estado para 2009). Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) Circular n.º 6/2009, de 13 de Janeiro de 2009, IVA - vendas efectuadas a exportadores nacionais. Instruções de aplicação do Série II, da Direcção-Geral das Alfândegas e dos regime de isenção previsto no artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 198/90, de 19 de Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) Junho. Circular n.º 2/2009, de 09 de Janeiro de 2009, Alterações legislativas introduzidas pela Lei nº 64-A/2008, de 31 de Dezembro Série II, da Direcção-Geral das Alfândegas e dos (LOE 2009) ao Regime Geral das Infracções Tributárias (RGIT), ao Código de Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC) Procedimento e de Processo Tributário (CPPT) e à Lei Geral Tributária (LGT). Lei n.º 64-A/2008. de 31 de Dezembro Orçamento do Estado para Portaria nº 1448/2008, de 16 de Dezembro Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º do Código do IRS: Declaração Modelo 3 e Anexos, bem como as respectivas instruções de preenchimento. Ofício-Circulado nº 60064/2008, de 23 de Responsáveis subsidiários Pedido de revisão da matéria colectável. Novembro 6. DIVERSOS 6.1. LEGISLAÇÃO Foi incluída a seguinte legislação: DIPLOMA LEGAL Portaria nº 4/2009, de 02 de Janeiro Portaria nº 3/2009, de 02 de Janeiro Portaria nº 1553-D/2008, de 31 de Dezembro Decreto-Lei n.º 247- B/2008, de 30 de Dezembro Portaria n.º 1536/2008, de 30 de Dezembro Portaria n.º 1535/2008, de 30 de Dezembro Portaria nº 1534/2008, de 30 de Dezembro Portaria nº 1514/2008, de 24 de Dezembro ASSUNTO Aprova os modelos do cartão da empresa e do cartão de pessoa colectiva, regulamenta o respectivo pedido de emissão por via electrónica e altera o Regulamento do Registo Comercial. Regulamenta a marcação prévia da data da realização dos procedimentos de constituição imediata de sociedades em que o capital seja total ou parcialmente realizado mediante entradas em bens diferentes de dinheiro sujeitos a registo, nos termos do artigo 4.º-A do Decreto-Lei n.º 111/2005, de 8 de Julho. Procede à revisão anual das tabelas de ajudas de custo, subsídios de refeição e de viagem, bem como dos suplementos remuneratórios, para os trabalhadores em funções públicas e actualiza as pensões de aposentação e sobrevivência, reforma e invalidez. Cria e regula o cartão da empresa e o Sistema de Informação da Classificação Portuguesa de Actividades Económicas (SICAE) e adopta medidas de simplificação no âmbito dos regimes do Registo Nacional de Pessoas Colectivas (RNPC), do Código do Registo Comercial, dos procedimentos simplificados de sucessão hereditária e divórcio com partilha, do regime especial de constituição imediata de sociedades («empresa na hora») e do regime especial de constituição online de sociedades comerciais e civis sob forma comercial («empresa on-line»), do regime especial de constituição imediata de associações («associação na hora») e do regime especial de criação de representações permanentes em Portugal de entidades estrangeiras («sucursal na hora»). Altera a Portaria n.º 99/2008, de 31 de Janeiro, que regulamenta a promoção online de actos de registo de veículos, a certidão online de registo de veículos, a promoção de actos de registo de veículos pelo vendedor que tenha por actividade principal a compra de veículo para revenda, a promoção de actos de registo de veículos pelo vendedor que proceda com carácter de regularidade à transmissão da propriedade de veículos e a promoção online do registo da penhora de veículos. Regulamenta o depósito electrónico de documentos particulares autenticados e o pedido online de actos de registo predial. Atribui competência aos serviços de registo onde funcione um posto de atendimento do balcão único «casa pronta» para a realização do procedimento especial de aquisição, oneração e registo imediato de imóveis. Procede à actualização do valor do indexante dos apoios sociais e à actualização anual das pensões e de outras prestações sociais atribuídas pelo sistema de segurança social.

13 10 Nota Informativa INFOCONTAB n.º 60 Portaria n.º 1513/2008, de 23 de Dezembro Decreto-Lei nº 246/2008, de 18 de Dezembro Portaria n.º 1474/2008, de 18 de Dezembro Portaria nº 1448/2008, de 16 de Dezembro Decreto-Lei n.º 237/2008, de 15 de Dezembro Regula a certidão permanente do registo predial Actualiza o valor da retribuição mínima mensal garantida para 2009 Aprova as instruções de preenchimento da declaração modelo nº 25, criada pela Portaria n.º 13/2008, de 4 de Janeiro, a utilizar pelas entidades que recebem donativos fiscalmente relevantes no âmbito do regime consagrado no Estatuto dos Benefícios Fiscais e no Estatuto do Mecenato Científico Aprova os novos modelos de impressos a que se refere o nº 1 do artigo 57º do Código do IRS Estabelece um regime transitório de adaptação das regras de determinação do lucro tributável em sede de IRC à nova regulamentação contabilística aplicável ao sector segurador e procede à segunda alteração ao Decreto-Lei nº 35/2005, de 17 de Fevereiro, dispensando as entidades seguradoras que aplicam o novo plano contabilístico da obrigação de manter a contabilidade organizada em conformidade com a normalização contabilística nacional LIVROS CONTABILIDADE Modelos de Avaliação de Empresas e Utilidade da Informação Contabilística Livro Modelos de Avaliação de Empresas e Utilidade da Informação Contabilística, de Leonor Fernandes Ferreira, Universidade Lusíada Editora, Lisboa, (Fig. 6). O livro corresponde à tese de doutoramento em Gestão de Empresas, na Universidade Lusíada de Lisboa, apresentada em Fig Manual de Contabilidade Angolano Foi incluído o livro Manual de Contabilidade Angolano, de José Luís Faria Magro e Adelaide Magro, Ed. Banco Keve, 2.ª Edição Actualizada e Melhorada, Dezembro de 2008 (Fig. 7). Fig TEORIA DA CONTABILIDADE Teoria da Contabilidade Uma Abordagem Histórico-Cultural Foi incluído o livro Teoria da Contabilidade Uma Abordagem Histórico-Cultural, de Valério Nepomuceno, Juruá Editora, 2008 (Fig. 8). Fig. 8

14 11 Nota Informativa INFOCONTAB n.º 60 PEDIDO DE COLABORAÇÃO Já conferiu na "Bases de Dados/Pesquisa/Revistas" os artigos que escreveu e foram publicados nas revistas nacionais? Em caso afirmativo, indique eventuais erros para ulterior correcção. Para que o Portal cumpra melhor os objectivos preconizados, agradeço aos colegas que me transmitam informações que julguem oportunas (jfcguimaraes@jmmsroc.pt). P.S.: Divulgue este a quem, eventualmente, possa estar interessado. Braga, 22 de Janeiro de 2009 Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Consulte o Portal INFOCONTAB: O seu endereço está inscrito numa das nossas mailing list. Se pretende ser removido, e não receber mais informações clique aqui.

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Informativa Número 38, INFOCONTAB 5 de Julho de n.º 2007 38 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL

CAPÍTULO 1 NOTAS PRÉVIAS. Panegírico a António Lopes de Sá SUMÁRIO 1. NOTAS PRÉVIAS 2. ALGUNS DADOS BIBLIOGRÁFICOS 3. INTERVENÇÕES EM PORTUGAL TERCEIRO ENCONTRO DE HISTÓRIA DA CONTABILIDADE DA ORDEM DOS TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS Panegírico a António Lopes de Sá Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial

Leia mais

INFOCONTAB Luca Pacioli

INFOCONTAB Luca Pacioli 1 Nota Número Informativa 18, 1 de Agosto INFOCONTAB de 2006 N OTA I NFORMATIVA INFOCONTAB Luca Pacioli Portal INFOCONTAB O Portal da Contabilidade em Portugal www.infocontab.com.pt jfcguimaraes@jmmsroc.pt

Leia mais

MEMORANDO N.º 06/2010

MEMORANDO N.º 06/2010 JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Licenciado em Gestão de Empresas (U. Minho) Mestre em Contabilidade e Auditoria (U. Minho) Revisor Oficial de Contas n.º 790 Técnico Oficial de Contas n.º 2586 Docente

Leia mais

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC BIBLIOGRAFIA SOBRE O ESTATUTO E O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DA CTOC Elaborado por: JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES - Mestre em Contabilidade e Auditoria Universidade do Minho - Licenciado em Gestão de Empresas

Leia mais

InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli Página 1 de 7 Infocontab De: "Infocontab.com.pt" Enviado: sexta-feira, 28 de Abril de 2006 16:28 Assunto: InfoContab n.º 12/2006 InfoContab n.º 12/2006 (Nota Informativa) Luca

Leia mais

InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli

InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca Pacioli Página 1 de 6 Infocontab De: "Infocontab.com.pt" Enviado: terça-feira, 18 de Abril de 2006 17:38 Assunto: InfoContab n.º 11/2006 InfoContab n.º 11/2006 (Nota Informativa) Luca

Leia mais

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro)

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) 1. A Câmara dos Técnicos Oficias de Contas substitui: a) A DGCI enquanto entidade pública a quem compete representar e superintender os TOC; b) A Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, criada pelo

Leia mais

Autoriza o Governo a alterar o Estatuto da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 452/99, de 5 de Novembro

Autoriza o Governo a alterar o Estatuto da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 452/99, de 5 de Novembro DECRETO N.º 369/X Autoriza o Governo a alterar o Estatuto da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 452/99, de 5 de Novembro A Assembleia da República decreta, nos termos

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA. Nota justificativa REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS PELO MUNÍCIPIO DE MORA Nota justificativa A prossecução do interesse público municipal concretizado, designadamente através de políticas de desenvolvimento cultural,

Leia mais

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados. do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Regulamento Geral de Estudos Pós-Graduados do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito de aplicação 1 O presente Regulamento Geral (RG) aplica-se

Leia mais

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006)

Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) Regulamento Financeiro do Partido Social Democrata (Aprovado na Comissão Política Nacional de 11.12.2006) PREÂMBULO O presente regulamento define as normas relacionadas com a actividade financeira a observar

Leia mais

Tribunal de Contas ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS

Tribunal de Contas ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS ANEXO II LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS LEGISLAÇÃO SOBRE BENEFÍCIOS FISCAIS I COM IMPLICAÇÕES NA RECEITA ESTADUAL A) No âmbito dos impostos directos a. 1) Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE QUALIFICAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO DE QUALIFICAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DE QUALIFICAÇÃO Preâmbulo A qualificação dos farmacêuticos é um requisito fundamental para a sua adequada intervenção no Sistema de Saúde. A maximização da qualidade desta intervenção

Leia mais

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP

REGULAMENTO FINANCEIRO DO CDS/PP DO CDS/PP (APROVADO EM CONSELHO NACIONAL A 24 DE NOVEMBRO DE 2007) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito de aplicação) 1. O presente Regulamento aplica-se a todos os órgãos nacionais, regionais

Leia mais

CAPÍTULO I. Objectivos e Definição. Artigo 1º. Objectivos

CAPÍTULO I. Objectivos e Definição. Artigo 1º. Objectivos REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO INTEGRADO EM CONTABILIDADE LICENCIATURA EM GESTÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR CAPÍTULO I Objectivos e Definição Artigo 1º

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007

MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007 PROPOSTA MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007 Como Presidente do Conselho Directivo Nacional, proponho à Assembleia Geral: 1. A constituição de uma Sociedade Unipessoal por quotas, cujo

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros O revisor oficial de contas (ROC) é reconhecido na legislação e regulamentação em vigor

Leia mais

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento fixa as normas gerais relativas a matrículas e inscrições nos cursos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Artigo 2.º Definições De

Leia mais

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO

REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO REGULAMENTO DO COLÉGIO DA ESPECIALIDADE DE URBANISMO PREÂMBULO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objecto Artigo 2.º Princípios Artigo 3.º Finalidades Artigo 4.º Atribuições Artigo 5.º Relações

Leia mais

ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS CAPÍTULO X. Benefícios fiscais relativos ao mecenato. Artigo 61.º. Noção de donativo. Artigo 62.º

ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS CAPÍTULO X. Benefícios fiscais relativos ao mecenato. Artigo 61.º. Noção de donativo. Artigo 62.º ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS CAPÍTULO X Benefícios fiscais relativos ao mecenato Artigo 61.º Noção de donativo Para efeitos fiscais, os donativos constituem entregas em dinheiro ou em espécie, concedidos,

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201

Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201 Diário da República, 2.ª série N.º 49 11 de Março de 2010 11201 vem obedecer às orientações para este efeito emitidas por despacho do Director da FCSH. 2 A tese de doutoramento deverá ter um mínimo de

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA alínea c) do n.º 1 do artigo 18.º Operações imobiliárias - Aplicação do modelo contratual de "Office Centre" Processo: nº 3778, despacho do SDG dos Impostos,

Leia mais

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES Decreto Regulamentar Regional n.º 26/2007/A de 19 de Novembro de 2007 Regulamenta o Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação O Decreto Legislativo Regional

Leia mais

Formulários FOLHA DE ROSTO

Formulários FOLHA DE ROSTO Formulários FOLHA DE ROSTO 36) SOU UM EMPRESÁRIO EM NOME INDIVIDUAL E NÃO DISPONHO DE CONTABILIDADE ORGANIZADA, ESTOU SUJEITO À ENTREGA DA IES/DA? Sim, se no exercício da sua atividade, procedeu à liquidação

Leia mais

GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO INSCRIÇÃO/ALTERAÇÃO MEMBROS ÓRGÃOS ESTATUTÁRIOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático - Inscrição/Alteração Membros dos Órgãos Estatutários (MOE) (1008 V5.3)

Leia mais

REFERÊNCIAS CURRICULARES

REFERÊNCIAS CURRICULARES REFERÊNCIAS CURRICULARES O Presidente do Conselho Fiscal da CTOC é claro quando delimita o campo de actuação do órgão a que preside: não existe para criar obstáculos mas para ajudar a resolver os problemas.

Leia mais

Portaria n.º 1254/2009, de 14/10 - Série I, n.º 199

Portaria n.º 1254/2009, de 14/10 - Série I, n.º 199 Regulamenta o envio, por via electrónica, do requerimento de isenção de impostos, emolumentos e outros encargos legais, previsto no n.º 6 do artigo 60.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, no momento do

Leia mais

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro)

VERSÃO A. Exame de Matérias Estatutárias e Deontológicas (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) 1. A criação de secções regionais é da competência da: a) Direcção, sob proposta do Conselho Técnico; b) Direcção, sob proposta de 500 Técnicos Oficiais de Contas; c) Assembleia Geral, sob proposta da

Leia mais

PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS

PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS PE ENQUADRAMENTO HISTÓRICO- -CONTABILÍSTICO E PERSPECTIVAS FUTURAS JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Revisor Oficial de Contas n.º 790 Docente do Ensino Superior Técnico Oficial de Contas n.º 2586 Membro

Leia mais

Legislação. Resumo: Regulamenta a contribuição sobre os sacos de plástico leves.

Legislação. Resumo: Regulamenta a contribuição sobre os sacos de plástico leves. Classificação: 060.01.01 Segurança: P ú b l i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Legislação Diploma Portaria n.º 286-B/2014, de 31 de dezembro Estado: vigente Resumo:

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Desemprego Montante Único

Leia mais

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA PRÉ REFORMA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Redução de Taxa Contributiva Pré Reforma (2005 v4.03) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC

Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC Plano de Curso CURSO PREPARAÇÃO OTOC INTRODUÇÃO O Curso de preparação para os exames de avaliação profissional da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, promovido pela Associação para a Extensão Universitária

Leia mais

CIRCULAR GERAL Nº 4 2009 SETEMBRO 25

CIRCULAR GERAL Nº 4 2009 SETEMBRO 25 CIRCULAR GERAL Nº 4 2009 SETEMBRO 25 COM CONHECIMENTO ÀS ASSOCIAÇÕES E COLECTIVIDADES 1- DOS ÓRGÃOS SOCIAIS Os órgãos sociais das colectividades devem corresponder ao modelo previsto nos respectivos estatutos.

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO PARA ASSISTÊNCIA A FILHO

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO PARA ASSISTÊNCIA A FILHO Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO PARA ASSISTÊNCIA A FILHO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático -Subsídio para Assistência a Filho

Leia mais

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I

Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Regulamento para a Concessão de Subsídios a Entidades e Organismos que Prossigam Fins de Interesse Público da Freguesia de Areeiro CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Objecto O presente regulamento

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL 8818 Diário da República, 1.ª série N.º 252 31 de Dezembro de 2009 MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL Portaria n.º 1457/2009 de 31 de Dezembro O

Leia mais

O QUE 2009 TROUXE DE NOVO

O QUE 2009 TROUXE DE NOVO 2009 em resumo JANEIRO 2010 O QUE 2009 TROUXE DE NOVO Nos últimos anos, o direito societário tem sido objecto de grandes e importantes reformas legislativas, algumas das quais destinadas à simplificação

Leia mais

OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013

OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013 WORKSHOP NOVAS REGRAS DE FACTURAÇÃO OBRIGAÇÕES PARA DIA 1 DE JANEIRO DE 2013 Marco Rodrigues Servicontabil Serviços de Contabilidade e Informática, Lda Ricardo Rodrigues Espaço Digital Informática e Serviços,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Membro estagiária da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas nº 112-E-2005 no período de 01/10/2005 a 30/09/2008.

CURRICULUM VITAE. Membro estagiária da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas nº 112-E-2005 no período de 01/10/2005 a 30/09/2008. CURRICULUM VITAE I. ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Catarina Gonçalves dos Santos Silva Siquet II. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS, inscrita na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas com o nº 1398, por deliberação

Leia mais

PROJECTO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O DECRETO-LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO. Portaria n.º /09,

PROJECTO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O DECRETO-LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO. Portaria n.º /09, PROJECTO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O DECRETO-LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO Portaria n.º /09, de O Decreto-Lei n.º 134/2009, de 2 de Junho, estabeleceu o regime jurídico aplicável à prestação de serviços

Leia mais

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diploma Decreto-Lei n.º 62/2005 11/03 Estado: Vigente Legislação Resumo: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/48/CE, do Conselho, de 3 de Junho, relativa à tributação dos rendimentos

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR

MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR MINUTA DE CONTRATO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIOS FINANCEIROS A PESSOAS COLECTIVAS PRIVADAS SEM FINS LUCRATIVOS PROGRAMA MODELAR Entre O Primeiro Outorgante, A Administração Regional de Saúde de. IP, adiante

Leia mais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais

Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais Eixo Prioritário III Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos Sociais Aviso Apresentação de Candidaturas Equipamentos para a Coesão Local Equipamentos

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Diploma: CIVA. Artigo: nº 14 do art. 29º; 36º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Diploma: Artigo: Assunto: CIVA nº 14 do art. 29º; 36º Auto Facturação - Facturas elaboradas pelo adquirente dos bens e/ou serviços, em nome e por conta do fornecedor. Processo: nº 2791,

Leia mais

Reitoria. No plano orçamental para 2009 foi definida uma provisão no valor de 300.000 euros para o Programa - Qualidade.

Reitoria. No plano orçamental para 2009 foi definida uma provisão no valor de 300.000 euros para o Programa - Qualidade. Reitoria Circular RT-05/2009 Programa Qualidade 2009 Apesar dos constrangimentos financeiros impostos pelo orçamento atribuído para 2009, é importante garantir que são apoiadas as experiências e os projectos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE MARÇO 2015 Dia 2: IUC: Liquidação, por transmissão eletrónica de dados, e pagamento do Imposto Único de Circulação - IUC, relativo aos veículos cujo aniversário

Leia mais

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO

GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO GUIA PRÁTICO PRESTAÇÕES DE DESEMPREGO - MONTANTE ÚNICO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/10 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Prestações de Desemprego Montante Único

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE ASSISTÊNCIA A FILHOS COM DEFICIÊNCIA OU DOENÇA CRÓNICA INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático

Leia mais

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social

Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social 2012 3ª Edição Actualização nº 1 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Actualização nº

Leia mais

Notas: I - A presente portaria encontra-se atualizada de acordo com os seguintes diplomas:

Notas: I - A presente portaria encontra-se atualizada de acordo com os seguintes diplomas: (Não dispensa a consulta do Diário da República) Notas: I - A presente portaria encontra-se atualizada de acordo com os seguintes diplomas: - Portaria nº 562/2007, de 30 de abril; - Portaria nº 1256/2009,

Leia mais

MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO

MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE NAMORADOS DO MINHO MANUAL DE CERTIFICAÇÃO DOS LENÇOS DE ADERE-MINHO Edição 1, Revisão 0, de 18 de Dezembro de 2012 Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: [Lisa Ramos]/[Técnica de Qualidade] [Teresa Costa]/[Directora

Leia mais

PARECER N.º 37/CITE/2007

PARECER N.º 37/CITE/2007 PARECER N.º 37/CITE/2007 Assunto: Parecer prévio nos termos do n.º 1 do artigo 51.º do Código do Trabalho e da alínea b) do n.º 1 do artigo 98.º da Lei n.º 35/2004, de 29 de Julho Processo n.º 151 DL-C/2007

Leia mais

Programa Incentivo. Normas de execução financeira. 1. Âmbito do financiamento

Programa Incentivo. Normas de execução financeira. 1. Âmbito do financiamento Programa Incentivo Normas de execução financeira 1. Âmbito do financiamento As verbas atribuídas destinam-se a financiar o funcionamento da instituição de investigação científica e desenvolvimento tecnológico,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ

REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO ÀS ASSOCIAÇÕES AMBIENTAIS, CÍVICAS, CULTURAIS, DESPORTIVAS E JUVENIS DO MUNICÍPIO DA LOUSÃ CAPÍTULO I Disposições Comuns Artigo 1.º Lei Habilitante O presente

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 841

Manual do Revisor Oficial de Contas. Directriz de Revisão/Auditoria 841 Directriz de Revisão/Auditoria 841 1 Dezembro de 2001 Verificação das Entradas em Espécie para Realização de Capital das Sociedades ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1-6 OBJECTIVO 7-8 PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO

Leia mais

Bolsa Emprego IPL - FAQS

Bolsa Emprego IPL - FAQS Bolsa Emprego IPL - FAQS EMPRESAS Para poder colocar uma oferta na Bolsa de Emprego tenho que estar registado? Sim. O primeiro passo deverá ser o registo da empresa/instituição. Posteriormente, e após

Leia mais

Délia Falcão. 11 de Janeiro 2012

Délia Falcão. 11 de Janeiro 2012 11 de Janeiro 2012 REGIME JURÍDICO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUA NO CÓDIGO DE TRABALHO (Lei 7/2009 de 12 de Fevereiro) DEVERES DO ESTADO EM MATÉRIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: 1. Formação /qualificação

Leia mais

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA

PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA PROPOSTA DE ESTATUTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SÃO JOSÉ, DA GUARDA Capítulo I Da denominação, natureza e fins Artigo 1º Denominação A Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

ESTATUTOS DA COOPERATIVA ANTÓNIO SÉRGIO PARA A ECONOMIA SOCIAL Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada

ESTATUTOS DA COOPERATIVA ANTÓNIO SÉRGIO PARA A ECONOMIA SOCIAL Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada ESTATUTOS DA COOPERATIVA ANTÓNIO SÉRGIO PARA A ECONOMIA SOCIAL Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada Artigo 1.º Denominação A cooperativa de interesse público adopta a denominação

Leia mais

Decreto-Lei n.º 111/2005, de 08/07

Decreto-Lei n.º 111/2005, de 08/07 Contém as alterações dos seguintes diplomas: DL n.º 33/2011, de 07/03 DL n.º 99/2010, de 02/09 DL n.º 247-B/2008, de 30/12 DL n.º 318/2007, de 26/09 DL n.º 125/2006, de 29/06 DL n.º 76-A/2006, de 29/03

Leia mais

ACTIVIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS DE GESTÃO DE PLANOS DE PENSÕES PROFISSIONAIS NACIONAIS EM PORTUGAL

ACTIVIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS DE GESTÃO DE PLANOS DE PENSÕES PROFISSIONAIS NACIONAIS EM PORTUGAL ACTIVIDADES TRANSFRONTEIRIÇAS DE GESTÃO DE PLANOS DE PENSÕES PROFISSIONAIS NACIONAIS EM PORTUGAL INTRODUÇÃO O presente documento define o conjunto de requisitos que deverão ser observados no caso de actividades

Leia mais

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010

FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 FREGUESIA DE BOAVISTA DOS PINHEIROS Regulamento n.º 02/2010 Para os efeitos estipulados no artigo 14.º do Decreto -Lei n.º 305/2009 de 23 de Outubro, torna público que, a Assembleia de Freguesia em reunião

Leia mais

ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA E A «NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA»

ROGÉRIO FERNANDES FERREIRA E A «NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA» III CONGRESSO DOS TOC HISTÓRIA (BREVE) DA NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA EM PORTUGAL JOAQUIM FERNANDO DA CUNHA GUIMARÃES Revisor Oficial de Contas n.º 790 Docente do Ensino Superior Técnico Oficial de Contas

Leia mais

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS

NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS DESTAQUES DE 27 A 31 DE MAIO NOVIDADES LEGISLATIVAS E REGULAMENTARES MAIS SIGNIFICATIVAS ACTIVIDADE PARLAMENTAR E PROCESSO LEGISLATIVO ÚLTIMAS INICIATIVAS Proposta de Lei 151/XII Procede à primeira alteração

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX

PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX PROPOSTA DE LEI N.º 60/IX AUTORIZA O GOVERNO A CRIAR REGRAS ESPECÍFICAS SOBRE O ACESSO À PROFISSÃO DE MOTORISTA DE TÁXI, ATRAVÉS DA CONCESSÃO DE UMA AUTORIZAÇÃO EXCEPCIONAL QUE VIGORARÁ POR UM PERÍODO

Leia mais

Com a publicação dos novos Estatutos da Escola -Diário da República, 2ª série, nº 164, 25 de Agosto de 2009, por iniciativa do Conselho de Direcção,

Com a publicação dos novos Estatutos da Escola -Diário da República, 2ª série, nº 164, 25 de Agosto de 2009, por iniciativa do Conselho de Direcção, Com a publicação dos novos Estatutos da Escola -Diário da República, 2ª série, nº 164, 25 de Agosto de 2009, por iniciativa do Conselho de Direcção, iniciou-se um trabalho de reflexão e discussão, tendo

Leia mais

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal

CIRCULAR DE 2011. Numa segunda parte chamaremos a atenção para alguns aspectos de índole contabilística. Aspectos de natureza fiscal CIRCULAR DE 2011 Das constantes alterações implementadas, tanto a nível fiscal como legal, através de circulares, fomos dando conhecimento, pelo menos, das que de uma forma directa ou indirectamente afectem

Leia mais

Reunião com Maria João da SPP

Reunião com Maria João da SPP Reunião com Maria João da SPP Fui a Lisboa dia 26 de Novembro de 2007 Nomeação de médicos para contactos com imprensa: Norte: José Luís Centro: Helena Sul: Leonor Reunião com Maria João da SPP Curso da

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro

Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Decreto-Lei n.º 478/99, de 9 de Novembro Objecto... 2 Entidades competentes para a formação dos navegadores de recreio e para a realização dos respectivos exames... 2 Credenciação das entidades formadoras...

Leia mais

Março 2016 139 - - - - - Visitas Portal AIRO Fevereiro www.airo.pt

Março 2016 139 - - - - - Visitas Portal AIRO Fevereiro www.airo.pt Março 2016 139 - Formação Ação PME - Editorial - Caldas Empreende - Cartão de Saúde AIRO - Missão Empresarial Multisectorial - Fiscalidade - Programa SOU MAIS - Formação em Gestão para a Agro-Indústria

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007

Avisos do Banco de Portugal. Aviso nº 2/2007 Avisos do Banco de Portugal Aviso nº 2/2007 O Aviso do Banco de Portugal nº 11/2005, de 13 de Julho, procedeu à alteração e sistematização dos requisitos necessários à abertura de contas de depósito bancário,

Leia mais

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária

Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária Ofício-Circulado 60009, de 21/05/1999 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária PLANOS PRESTACIONAIS - DEC-LEI Nº 124/96 REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS DE MORA VINCENDOS CONSTITUIÇÃO DE GARANTIAS - DEC-LEI

Leia mais

Associação na Hora. Empresa na Hora. Empresa Online. Registos Online

Associação na Hora. Empresa na Hora. Empresa Online. Registos Online Empresa na Hora Associação na Hora Empresa Online Registos Online Desde 14 de Julho de 2005 que é possível a constituição de sociedades por quotas, unipessoais por quotas e anónimas num único balcão e

Leia mais

ANEXO C Linhas Orientadoras para a Fase Formativa. (Decreto-Lei n.º 3/2011, de 6 de Janeiro)

ANEXO C Linhas Orientadoras para a Fase Formativa. (Decreto-Lei n.º 3/2011, de 6 de Janeiro) ANEXO C Linhas Orientadoras para a Fase Formativa Procedimento Especial de Obtenção do Grau de Especialista por Equiparação ao Estágio da Carreira dos TSS Ramo Psicologia Clínica (Norte, Centro Sul e Ilhas)

Leia mais

Setembro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES CAMBIAIS DE INVISÍVEIS CORRENTES

Setembro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES CAMBIAIS DE INVISÍVEIS CORRENTES LEGAL FLASH I ANGOLA Setembro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÕES CAMBIAIS DE INVISÍVEIS CORRENTES 2 LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 5 SIMPLIFICAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

Leia mais

Norma Nr.015/1999. Revogada pela Norma Nr.019/2000 ELEMENTOS REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 1999

Norma Nr.015/1999. Revogada pela Norma Nr.019/2000 ELEMENTOS REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 1999 Norma Nr.015/1999 Revogada pela Norma Nr.019/2000 ELEMENTOS REFERENTES AO EXERCÍCIO DE 1999 (EMPRESAS DE SEGUROS E SOCIEDADES GESTORAS DE FUNDOS DE PENSÕES) Considerando que nos termos do disposto no artº

Leia mais

Formação contínua. Curso de Preparação para Candidatos. E-learning. Formação. Secretariado e Instalações. Utilidade Profissional.

Formação contínua. Curso de Preparação para Candidatos. E-learning. Formação. Secretariado e Instalações. Utilidade Profissional. Formação Curso de Preparação para Candidatos a ROC Entre meados de junho e até final de agosto decorrerão as candidaturas ao Curso de Preparação para Revisores Oficiais de Contas 2016. Está previsto, o

Leia mais

FACTURAÇÃO NOVAS REGRAS A PARTIR DE 1/01/2013

FACTURAÇÃO NOVAS REGRAS A PARTIR DE 1/01/2013 ASSUNTO: FACTURAÇÃO\BENS EM CIRCULAÇÃO Da conjugação do Decreto-Lei nº 197/2012 com o Decreto-Lei nº 198/2012 ambos de 24 de Agosto, passarei a indicar o que me parece ter maior relevância não dispensando,

Leia mais

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo.

MESTRADOS. Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. MESTRADOS REGIME DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO JORNALISMO Artigo 1.º Criação A Escola Superior de Comunicação Social confere o grau de Mestre em Jornalismo. Artigo 2.º Destinatários O Mestrado em Jornalismo

Leia mais

Porquê as atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? Qual a frequência das atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO?

Porquê as atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? Qual a frequência das atualizações aos livros da LEGISLAÇÃO? orquê as atualizações aos livros da COL. LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas atualizações, a ORTO EDITORA

Leia mais

Projecto de Lei n.º 54/X

Projecto de Lei n.º 54/X Projecto de Lei n.º 54/X Regula a organização de atribuição de graus académicos no Ensino Superior, em conformidade com o Processo de Bolonha, incluindo o Sistema Europeu de Créditos. Exposição de motivos

Leia mais

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010

Avisos do Banco de Portugal. Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 Avisos do Banco de Portugal Aviso do Banco de Portugal nº 2/2010 A Instrução nº 27/2003 consagrou no ordenamento jurídico nacional os procedimentos mais relevantes da Recomendação da Comissão nº 2001/193/CE,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO INTERNO Preâmbulo A Rede Social assenta numa estratégia participada de planeamento, que procura racionalizar e conferir maior eficácia, quer à intervenção dos agentes na aplicação das medidas,

Leia mais

Secretariado do Conselho de Ministros

Secretariado do Conselho de Ministros Secretariado do Conselho de Ministros Decreto Lei n.º 8/01 de 31 de Agosto Diário da República I Série N.º 40, 31 de Agosto de 001 Considerando que o estatuto orgânico do Secretariado do Conselho de Ministros,

Leia mais

Autor: Joaquim Fernando da Cunha Guimarães AS RESPONSABILIDADES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Autor: Joaquim Fernando da Cunha Guimarães AS RESPONSABILIDADES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS AS RESPONSABILIDADES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INTRODUÇÃO Para a caracterização do sistema contabilístico e fiscal português 1 é fundamental, sem dúvida, especificar quais são os agentes que intervêm

Leia mais