Instruções para o preenchimento dos formulários do inquérito sobre os fluxos de correio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instruções para o preenchimento dos formulários do inquérito sobre os fluxos de correio"

Transcrição

1 Anexo 1 à carta 0426(DPRM.REM)1057 de 16 de maio de 2019 Instruções para o preenchimento dos formulários do inquérito sobre os fluxos de correio 1. O estudo sobre os fluxos de correio destina-se a recolher informações para os trabalhos de elaboração das futuras propostas para um sistema de remuneração integrada, de acordo com a resolução C 6/2018 do Congresso extraordinário. Estas informações são essenciais para conseguir um panorama representativo das permutas postais entre os países dos diferentes s do sistema de classificação da UPU para efeitos dos encargos terminais e do Fundo para a Melhoria da Qualidade de Serviço (FMQS). 2. Nos ciclos anteriores entre dois Congressos, realizaram-se estudos sobre os fluxos de correio para obter dados relativos aos fluxos das correspondências. Contudo, o estudo sobre os fluxos postais de 2019 recolherá, pela primeira vez, informações sobre os fluxos de encomendas e de objetos EMS. 3. Para cada um destes serviços (correspondências, encomendas postais e objetos EMS), os dados do volume total do correio de chegada serão recolhidos para cada fluxo de país ou para cada (v. a partir do 6) para o ano civil de Se os dados de 2018 não estiverem disponíveis na altura de preencher os formulários de inquérito, forneça os dados do ano civil mais recente e indique o ano em cada formulário de inquérito preenchido (anexos 3 a 5). 4. O estudo sobre os fluxos é composto por três secções principais, a saber, os formulários de dados relativos aos fluxos do serviço das correspondências, das encomendas e dos objetos EMS. Os inquiridos poderão preencher os formulários com base nos dados relativos aos fluxos de chegada separados por país (opção A) ou por (opção B). Opção A Fornecimento dos dados dos fluxos por país 5. É preferível que os inquiridos escolham esta opção, dado que permite realizar análises mais aprofundadas (p. ex. sobre os fluxos por região geográfica). No âmbito desta opção, os dados do volume total anual do correio de chegada são separados por país. Os inquiridos preenchem os seguintes formulários (com fundo negro):

2 Opção B Fornecimento dos dados dos fluxos por 2 6. Os s correspondem aos s definidos de acordo com o sistema de classificação da UPU para efeitos dos encargos terminais e do FMQS. A lista destes s consta do anexo 2. Os inquiridos que fornecem os seus dados por devem separar os dados sobre os fluxos provenientes dos países menos avançados dos dados dos fluxos provenientes dos outros países do IV, conforme indicado nos formulários abaixo (com fundo negro), a preencher no âmbito desta opção: Anexo 3 Dados dos fluxos das correspondências 7. As instruções a seguir dizem respeito aos formulários 1-A, 1-B, 2-A e 2-B, que constam do anexo 3 do inquérito. Dados dos fluxos totais das correspondências de chegada (formulários 1-A e 1-B) 8. Os inquiridos devem preencher e devolver apenas um dos dois formulários, consoante se os dados relativos aos fluxos das correspondências forem fornecidos por país (formulário 1-A) ou por de país (formulário 1-B). Os dados a seguir devem ser fornecidos através do inquérito: Fichas: 1A_Letters_COUNTRY_Total e 1B_Letters_GROUP_Total Correio do país já preenchido (apenas para o formulário 1-A) em inglês já preenchido (apenas para o formulário 1-A) de país já preenchida designado para o correio, isto é, as categorias de correio A Correioavião ou correio e D Correio expedido por via de superfície (código facultativo) Formulário 1-B: informações idênticas às do formulário 1-A, mas classificadas por

3 3 Fichas: 1A_Letters_COUNTRY_Total e 1B_Letters_GROUP_Total Correio não Correio rastreado (expedições UX) Correio rastreado (expedições UX) (expedições UR) (expedições UR) Separação por formato (2018) Peso bruto ou líquido Apenas sacos (sim/não) Formato designado para o correio não, isto é, as categorias de correio B S.A.L. Correio S.A.L/correio não e C Correio de superfície/correio não Formulário 1-B: informações idênticas às do formulário 1-A, mas classificadas por designado para o correio rastreado (expedições UX) Formulário 1-B: indicar o peso total em quilogramas recebido por para o correio rastreado (expedições UX) Formulário 1-A: indicar o número total de objetos recebidos deste operador designado para o correio rastreado (expedições UX) Formulário 1-B: indicar o número total de objetos recebidos por para o correio rastreado (expedições UX) designado para o correio registado (expedições UR) Formulário 1-B: indicar o peso total em quilogramas recebido por para o correio registado (expedições UR) Formulário 1-A: indicar o número total de objetos recebidos deste operador designado para o correio registado (expedições UR). Formulário 1-B: indicar o número total de objetos recebidos por para o correio registado (expedições UR) Formulário 1-A: indicar se o correio recebido é separado ou não por formato para o ano que corresponde aos dados fornecidos. Indicar «1. Nenhuma separação por formato» se todo o correio recebido for misto. Se uma parte do correio recebido for mista e outra parte for separada por formato, indicar «2. Mistura com e sem separação por formato». Se todo o correio for separado em dois formatos, indicar «3. Separação em dois formatos». Se todo o correio for separado em três formatos, indicar «4. Separação em três formatos». Formulário 1-B: para cada, escolher a opção (entre as quatro opções acima) que melhor corresponde à forma mais comum de receção do correio Indicar «Líquido» se o peso líquido foi utilizado ou «Bruto» se o peso bruto foi utilizado. Convém dar preferência ao peso líquido. Se foram usados recipientes que não sejam sacos, é preferível uma estimativa do peso líquido do que do peso bruto Indicar «Sim» se apenas foram utilizados sacos como recipientes. Caso contrário, indicar «Não». Esta informação é pertinente apenas em caso de utilização do peso bruto Formulário 1-B: para cada, indicar «Sim» se os sacos foram os recipientes mais utilizados para receber o correio. Caso contrário, indicar «Não» Dados que integram todos os formatos combinados. 9. Quando indicam os dados relativos aos fluxos de correio, os inquiridos devem igualmente observar os seguintes critérios: Os dados devem incluir o correio em quantidade. Contudo, os sacos M, o serviço de correspondência comercial-resposta internacional (CCRI) e o correio isento de encargos terminais não devem ser incluídos.

4 4 Convém dar preferência ao peso líquido em quilogramas. Se o peso líquido em quilogramas não estiver disponível, deve utilizar-se o peso bruto em quilogramas. Se os dados de 2018 não estiverem disponíveis, deve utilizar-se e indicar-se o ano civil mais recente para o qual os dados estão disponíveis. Objetos de correspondência de entrega impossível devolvidos 10. Para os dados relativos aos fluxos de correio das correspondências, existem formulários adicionais que permitem recolher os dados sobre os objetos de entrega impossível devolvidos: o formulário 2-A permite fornecer os dados por país de origem e o formulário 2-B permite fornecer os dados por. Os dados a seguir devem ser fornecidos através do inquérito: Fichas: 2A_Returns_COUNTRY_Total e 2B_Returns_GROUP_Total Correio total devolvido Correio com rastreamento devolvido devolvido (em quilogramas) Correio com rastreamento devolvido do país já preenchido (apenas para o formulário 2-A) em inglês já preenchido (apenas para o formulário 2-A) de país já preenchida Formulário 2-A: indicar o peso total em quilogramas de objetos de correspondência de entrega impossível ou que tiveram de ser devolvidos (recebidos deste operador designado e devolvidos) no correio de saída. As «devoluções» estão definidas no artigo 5 da Convenção Postal Universal. 1 Por uma questão de simplicidade, trata-se aqui do peso expedido enquanto objetos UD (cartas fora do sistema de encargos terminais) em expedições ou recipientes. Este peso exclui os objetos do serviço de CCRI Formulário 2-A: indicar o peso total em quilogramas de objetos de correspondência com rastreamento de entrega impossível ou que tiveram de ser devolvidos (recebidos deste operador designado e devolvidos) no correio de saída Formulário 2-A: indicar o peso total em quilogramas de objetos de correspondência registados de entrega impossível ou que tiveram de ser devolvidos (recebidos deste operador designado e devolvidos) no correio de saída Formulário 2-A: indicar o número total de objetos de correspondência com rastreamento de entrega impossível ou que tiveram de ser devolvidos (recebidos deste operador designado e devolvidos) no correio de saída 1 Artigo 5 (Propriedade dos objetos postais. Retirada. Modificação ou correção de endereço e/ou do nome da pessoa jurídica, do nome, do sobrenome ou, se for o caso, do patronímico do destinatário. Reexpedição. Devolução ao remetente dos objetos de distribuição impossível) da Convenção. Ver igualmente o artigo (Objetos de distribuição impossível. Devolução ao país de origem ou ao remetente e prazo de guarda) do Regulamento da Convenção.

5 5 Fichas: 2A_Returns_COUNTRY_Total e 2B_Returns_GROUP_Total devolvido Peso bruto ou líquido Apenas sacos (sim/não) Formulário 2-A: indicar o número total de objetos de correspondência registados de entrega impossível ou que tiveram de ser devolvidos (recebidos deste operador designado e devolvidos) no correio de saída Indicar «Líquido» se o peso líquido foi utilizado ou «Bruto» se o peso bruto foi utilizado. Convém dar preferência ao peso líquido. Se foram usados recipientes que não sejam sacos, é preferível uma estimativa do peso líquido do que do peso bruto Indicar «Sim» se apenas foram utilizados sacos como recipientes. Caso contrário, indicar «Não». Esta informação é pertinente apenas em caso de utilização do peso bruto Formulário 2-B: para cada, indicar «Sim» se os sacos foram os recipientes mais utilizados para receber o correio. Caso contrário, indicar «Não» Anexo 4 Dados dos fluxos de encomendas 11. As instruções a seguir dizem respeito aos formulários 3-A e 3-B, que constam do anexo 4 do inquérito. Os inquiridos devem preencher e devolver apenas um dos dois formulários, consoante se os dados relativos aos fluxos de encomendas forem fornecidos por país (formulário 3-A) ou por de país (formulário 3-B). Os dados a seguir devem ser fornecidos através do inquérito: Fichas: 3A_Parcels_COUNTRY_Total e 3B_Parcels_GROUP_Total B Correio S.A.L. não C Correio de superfície não superfície do país já preenchido (apenas para o formulário 3-A) em inglês já preenchido (apenas para o formulário 3-A) de país já preenchida designado para o tipo designado para o tipo B Correio S.A.L. não designado para o tipo C Correio de superfície não designado para o tipo superfície

6 6 Fichas: 3A_Parcels_COUNTRY_Total e 3B_Parcels_GROUP_Total B Correio S.A.L. não C Correio de superfície não superfície designado para o tipo designado para o tipo B Correio S.A.L. não designado para o tipo C Correio de superfície não designado para o tipo superfície 12. Quando indicam os dados relativos aos fluxos de encomendas, os inquiridos devem igualmente observar os seguintes critérios: Os operadores designados que não separam os seus fluxos de acordo com as quatro categorias de produto definidas ou que não fazem a distinção entre correio e correio não devem indicar os pesos que correspondem aos seus fluxos de correio-avião e de correio de superfície (incluindo S.A.L.). Convém dar preferência ao peso líquido em quilogramas. Se o peso líquido em quilogramas não estiver disponível, deve utilizar-se o peso bruto em quilogramas. Se os dados de 2018 não estiverem disponíveis, deve utilizar-se e indicar-se o ano civil mais recente para o qual os dados estão disponíveis. Anexo 5 Dados dos fluxos de objetos EMS 13. As instruções a seguir dizem respeito aos formulários 4-A e 4-B, que constam do anexo 5 do inquérito. Os inquiridos devem preencher e devolver apenas um dos dois formulários, consoante se os dados relativos aos fluxos de objetos EMS forem fornecidos por país (formulário 4-A) ou por de país (formulário 4-B). Os dados a seguir devem ser fornecidos através do inquérito: Fichas: 4A_EMS_COUNTRY_Total e 4B_EMS_GROUP_Total do país já preenchido (apenas para o formulário 4-A) em inglês já preenchido (apenas para o formulário 4-A) de país já preenchida Formulário 4-A: indicar o peso total em quilogramas recebido deste operador designado para o tipo

7 7 superfície (número de objetos EMS) superfície (número de objetos EMS) Formulário 4-A: indicar o peso total em quilogramas recebido deste operador designado para o tipo superfície Formulário 4-A: indicar o número total de objetos EMS recebidos deste operador designado para o tipo Formulário 4-A: indicar o número total de objetos EMS recebidos deste operador designado para o tipo superfície 14. Quando indicam os dados relativos aos fluxos de objetos EMS, os inquiridos devem igualmente observar os seguintes critérios: Convém dar preferência ao peso líquido em quilogramas. Se o peso líquido em quilogramas não estiver disponível, deve utilizar-se o peso bruto em quilogramas. Se os dados de 2018 não estiverem disponíveis, deve utilizar-se e indicar-se o ano civil mais recente para o qual os dados estão disponíveis. Confidencialidade dos dados 15. Os dados serão tratados com a maior confidencialidade pelos funcionários da Secretaria Internacional, que assinaram um acordo de confidencialidade e de não divulgação. 16. Caso tenha perguntas sobre as instruções fornecidas acima, não hesite em contactar: Paul Schoorl Expert «Développement de la rémunération» Programme «Gouvernance, développement et intégration des systèmes de rémunération» Direction des politiques, de la régulation et des marchés Bureau international de l UPU Case postale BERNE 15 SUISSE Telefone: Endereço eletrónico: paul.schoorl@upu.int

UPU UNIÃO POSTAL UNIVERSAL. Aos operadores designados dos Paísesmembros. Berna, 24 de Março de 2015

UPU UNIÃO POSTAL UNIVERSAL. Aos operadores designados dos Paísesmembros. Berna, 24 de Março de 2015 UPU UNIÃO POSTAL UNIVERSAL Bureau international Weltpoststrasse 4 Case postale 312 3000 BERNE 15 SUISSE Aos operadores designados dos Paísesmembros da União T +41 31 350 31 11 F +41 31 350 31 10 www.upu.int

Leia mais

Anexo 1 à carta 0426(DPRM.REM.RI)1035 de 16 de abril de I. Artigos 28 e 29 da Convenção Postal Universal

Anexo 1 à carta 0426(DPRM.REM.RI)1035 de 16 de abril de I. Artigos 28 e 29 da Convenção Postal Universal Anexo 1 à carta 0426(DPRM.REM.RI)1035 de 16 de abril de 2018 I. Artigos 28 e 29 da Convenção Postal Universal Artigo 28 Encargos terminais. Disposições gerais 1. Sob reserva das isenções prescritas no

Leia mais

Solução para tratamento de retorno do Correio Registado. Apresentação de Solução

Solução para tratamento de retorno do Correio Registado. Apresentação de Solução Solução para tratamento de retorno do Correio Registado Apresentação de Solução Confidencialidade A informação contida neste documento é propriedade dos CTT e o seu conteúdo é confidencial, não podendo

Leia mais

Aos Países-membros da União Aos reguladores Aos operadores designados Às Uniões Restritas (para informação) Berna, 23 de novembro de 2017

Aos Países-membros da União Aos reguladores Aos operadores designados Às Uniões Restritas (para informação) Berna, 23 de novembro de 2017 Bureau international Weltpoststrasse 4 Case postale 312 3000 BERNE 15 SUISSE T +41 31 350 31 11 F +41 31 350 31 10 www.upu.int Aos Países-membros da União Aos reguladores Aos operadores designados Às Uniões

Leia mais

ANNEX ANEXO REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) DA COMISSÃO

ANNEX ANEXO REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) DA COMISSÃO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 3.9.2018 C(2018) 5722 final ANNEX ANEXO do REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) DA COMISSÃO que estabelece requisitos mínimos para a aplicação das disposições da Diretiva 2007/36/CE

Leia mais

Código de centro de tratamento do correio internacional e lista de referência

Código de centro de tratamento do correio internacional e lista de referência Guia do utilizador do Sistema Eletrónico de Gestão das Listas de Códigos referentes às Normas Códigos de centros de tratamento do correio internacional Índice I. Introdução Centros de tratamento do correio

Leia mais

descritores Correspondências Encomendas postais Serviço postal

descritores Correspondências Encomendas postais Serviço postal diploma OS emitido por CA data 2003-01-29 número 5,2003 código OS00052003CA ent. em vigor Imediatamente 4-2003 assunto Norma 70 Complementar ao RSPC Serviço de Retenção de Correio descritores Correspondências

Leia mais

Normas de qualidade de serviço para os serviços postais de pagamento eletrónico

Normas de qualidade de serviço para os serviços postais de pagamento eletrónico UPU UNIÃO POS TAL UNIVERSA L Normas de qualidade de serviço para os serviços postais de pagamento eletrónico Berna 2014 Lis 2 Índice Página 1. Introdução 3 2. Campo de aplicação 3 3. Referências normativas

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/7 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREAS SEÇÃO DE EXPEDIÇÃO/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: REALIZAR EXPEDIÇÃO EXTERNA CARTA SIMPLES, CARTA REGISTRADA E SEDEX ELABORADO

Leia mais

Portal Cliente MYG SYSTEM

Portal Cliente MYG SYSTEM Portal Cliente MYG SYSTEM Índice: Entrada no Portal... 3 Configuração Utilizador... 3 Acesso as diversas contas (No caso de o utilizador ter varias contas associadas)... 4 Expedições... 5 o Criação Nova

Leia mais

IPEB - Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens ª Previsão. Referência dos dados: Resposta eletrónica:

IPEB - Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens ª Previsão. Referência dos dados: Resposta eletrónica: INSTRUMENTO DE NOTAÇÃO DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL LEI Nº 22/2008 DE 13 DE MAIO) DE RESPOSTA CONFIDENCIAL E OBRIGATÓRIA, REGISTADO NO INE COM O Nº 10257 E VÁLIDO ATÉ 31-01-2018 IPEB - Inquérito sobre

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS PT L 341/10 Jornal Oficial da União Europeia 18.12.2013 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 1352/2013 DA COMISSÃO de 4 de dezembro de 2013 que estabelece os formulários

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CONCURSO LIMITADO PARA A CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS: "Celebração de contratos-quadro para a tradução de textos jurídicos de algumas línguas oficiais da União Europeia para

Leia mais

Guia do utilizador do Sistema Eletrónico de Gestão das Listas de Códigos referentes às Normas

Guia do utilizador do Sistema Eletrónico de Gestão das Listas de Códigos referentes às Normas Guia do utilizador do Sistema Eletrónico de Gestão das Listas de Códigos referentes às Normas I. Introdução às listas de códigos Várias normas da UPU utilizam códigos para representar valores de dados,

Leia mais

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN

CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS E PEQUENOS VOLUMES PELO PROTOCOLO DO IPEN FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS UNIDADE EMISSORA IPEN DOCUMENTO IT-IPN-0503.03 1 CÓDIGO DE CONTROLE Tipo Unidade Número Revisão N o IT IPN 0503.03 00 2 TÍTULO CONTROLE DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS

Leia mais

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades.

Para retirar o nosso Modelo de Importação de Clientes vá ao menu Relatórios e Utilitários -» Utilitários -» Importação de Entidades. Manual Importações Como posso importar dados para o KeyInvoice? Atualmente tem possibilidade de importar os dados relativos aos Clientes, Fornecedores, Contatos e Artigos para o KeyInvoice. Para o conseguir

Leia mais

1. RECOLHA E UTILIZAÇÃO DE DADOS PARA EXECUÇÃO DO CONTRATO

1. RECOLHA E UTILIZAÇÃO DE DADOS PARA EXECUÇÃO DO CONTRATO Enquanto prestador de serviços (nomeadamente no que respeita à inscrição em cursos e exames presenciais e à distância), o Goethe-Institut e.v., Dachauer Str, 122, 80637 München ("Goethe-Institut" ou Nós

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.Como Funciona o Concurso? O concurso é de autoria da União Postal Universal que congrega atividades postais de 191 países em todo mundo. No Brasil ele é realizado pelos Correios

Leia mais

CIRCULAR N.º 2/DIS/2010

CIRCULAR N.º 2/DIS/2010 CIRCULAR N.º 2/DIS/2010 IRCA INFORMAÇÃO RELATIVA À CADEIA ALIMENTAR SUÍNOS O Regulamento (CE) n.º 178/2002, de 28 de Janeiro de 2002, define as responsabilidades que os operadores das empresas do sector

Leia mais

e RESDES Apanhado geral e vantagens

e RESDES Apanhado geral e vantagens UPU UNIÃO POS TAL UNIVERSA L Permuta de mensagens PREDES e RESDES Apanhado geral e vantagens Versão: 1.0 11 de Fevereiro de 2014 Lis Lis 3 1. Introdução O presente documento fornece um apanhado do que

Leia mais

DECISÃO (UE) 2015/530 DO BANCO CENTRAL EUROPEU

DECISÃO (UE) 2015/530 DO BANCO CENTRAL EUROPEU 28.3.2015 PT L 84/67 DECISÃO (UE) 2015/530 DO BANCO CENTRAL EUROPEU de 11 de fevereiro de 2015 relativa à metodologia e procedimentos para a determinação e recolha de dados referentes aos fatores de taxa

Leia mais

ANEXOS. Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho CMISSÃ EURPEIA Bruxelas, 31.5.2017 CM(2017) 280 final ANNEXES 1 to 6 ANEXS da Proposta de Diretiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à interoperabilidade dos sistemas eletrónicos de portagem

Leia mais

Chamada de Trabalhos Acadêmicos

Chamada de Trabalhos Acadêmicos Chamada de Trabalhos Acadêmicos 7º Congresso Paisagismo Regenerativo 29 e 30 setembro de 2017 Sensibilidade e inteligência das plantas Neste ano de 2017, a coordenação do congresso abre espaço para que

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. ENTIDADE ADJUDICANTE: Tribunal de Justiça da União Europeia

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. ENTIDADE ADJUDICANTE: Tribunal de Justiça da União Europeia FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO POR NEGOCIAÇÃO PARA A EMPREITADA DE SERVIÇOS: "Celebração de contratos-quadro para a tradução de textos jurídicos de algumas línguas oficiais da União Europeia para português"

Leia mais

Berna, 13 de novembro de 2017 Circular da Secretaria Internacional 147 Encargos de transporte aéreo no interior do país de destino

Berna, 13 de novembro de 2017 Circular da Secretaria Internacional 147 Encargos de transporte aéreo no interior do país de destino Berna, 13 de novembro de 2017 Circular da Secretaria Internacional 147 Encargos de transporte aéreo no interior do país de destino Prezada Senhora, Prezado Senhor, Em aplicação do disposto no artigo RL

Leia mais

Substituição (3 de dezembro de 2018)

Substituição (3 de dezembro de 2018) Substituição (3 de dezembro de 2018) Berna, 19 de novembro de 2018 Circular da Secretaria Internacional 167 Encargos de transporte aéreo no interior do país de destino Prezada Senhora, Prezado Senhor,

Leia mais

ANNEX ANEXO. Regulamento Delegado da Comissão

ANNEX ANEXO. Regulamento Delegado da Comissão COMISSÃO EUROPEI Bruxelas, 14.3.2019 C(2019) 1979 final NNE NEO Regulamento Delega da Comissão que altera o Regulamento Delega (UE) 2015/2446 no que respeita à declaração de determina remessas de baixo

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 14.9.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 249/3 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 815/2012 DA COMISSÃO de 13 de setembro de 2012 que estabelece as regras de aplicação

Leia mais

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL UPU. Regulamento das Correspondências. Protocolo Final

UNIÃO POSTAL UNIVERSAL UPU. Regulamento das Correspondências. Protocolo Final UPU UNIÃO POSTAL UNIVERSAL Regulamento das Correspondências Protocolo Final Berna 2009 Nota relativa à impressão do Regulamento das Correspondências e do seu Protocolo Final Os caracteres em negrito que

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE INDICADORES DE RESULTADOS - ORIENTAÇÕES PARA PRODUTORES DE PORTE MÉDIO

RELATÓRIO SOBRE INDICADORES DE RESULTADOS - ORIENTAÇÕES PARA PRODUTORES DE PORTE MÉDIO RELATÓRIO SOBRE INDICADORES DE RESULTADOS - ORIENTAÇÕES PARA PRODUTORES DE PORTE MÉDIO APLICÁVEL A PARTIR DA COLHEITA DE 2014 Visão Geral Este documento explica como usar os modelos fornecidos pela BCI,

Leia mais

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI

- Manual do Utilizador - Relatórios de Contratação no SRVI Março de 2016 Índice 1 Enquadramento... 3 2 Credenciação no SAC... 5 3 Relatório de Contratação (RC)... 7 3.1 Preencher e submeter um RC na PECP... 7 3.2 Criar um RC diretamente no SRVI... 7 3.3 Consultar

Leia mais

O regime da dispensa ou atenuação especial da coima nos termos da Lei n.º 39/2006, de 25 de Agosto e Regulamento n.º 214/2006, da Autoridade da

O regime da dispensa ou atenuação especial da coima nos termos da Lei n.º 39/2006, de 25 de Agosto e Regulamento n.º 214/2006, da Autoridade da O regime da dispensa ou atenuação especial da coima nos termos da Lei n.º 39/2006, de 25 de Agosto e Regulamento n.º 214/2006, da Autoridade da Concorrência, publicado no Diário da República n.º 225, 2.ª

Leia mais

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto

Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014. Manual de utilização da Extranet TI. Diretores e Gestores de Projeto Projeto Testes Intermédios (TI) 2013/2014 Manual de utilização da Extranet TI Diretores e Gestores de Projeto 17 de outubro de 2013 1 Leia com muita atenção este manual. A sua leitura é imprescindível

Leia mais

QUESTIONÁRIO ANUAL DE SERVIÇOS POSTAIS (2017)

QUESTIONÁRIO ANUAL DE SERVIÇOS POSTAIS (2017) Nota Prévia: A recolha de informação através do presente questionário não prejudica o devido cumprimento das demais obrigações de informação previstas na lei, incluindo, entre outras, a obrigação de comunicação

Leia mais

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011 Aprova o novo Modelo 32 - "Mapa de Depreciações e Amortizações", e as respetivas instruções de preenchimento Nos termos do artigo 130.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (CIRC),

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL PARA BOLSAS DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ASSOCIAÇÃO COM EMPRESAS*

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL PARA BOLSAS DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ASSOCIAÇÃO COM EMPRESAS* FORMULÁRIO DE CANDIDATURA INDIVIDUAL PARA BOLSAS DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ASSOCIAÇÃO COM EMPRESAS* Bolsa / / Reservado aos Serviços A preencher pelo candidato

Leia mais

INQUÉRITO INTEGRADO SOBRE O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO - IBEP QUESTIONARIO MODELO C DESPESAS PESSOAIS DO MEMBRO COM DESPESAS FORA DE CASA

INQUÉRITO INTEGRADO SOBRE O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO - IBEP QUESTIONARIO MODELO C DESPESAS PESSOAIS DO MEMBRO COM DESPESAS FORA DE CASA MINISTÉRIO DO PLANEAMENTO INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DEPARTAMENTO DE CENSOS E INQUÉRITOS ESPECIAIS INQUÉRITO INTEGRADO SOBRE O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO - IBEP (IDR II e MICS III) 2008-200 QUESTIONARIO

Leia mais

Instruções de preenchimento do documento

Instruções de preenchimento do documento Instruções de preenchimento do documento Informação a comunicar ao público sobre estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas De acordo com

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 17.3.2017 L 72/57 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/461 DA COMISSÃO de 16 de março de 2017 que estabelece normas técnicas de execução no que se refere aos formulários, modelos e procedimentos comuns para

Leia mais

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015

COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 COMUNICADO AOS MESTRANDOS COM PRAZO FINAL EM 03/08/2015 E AOS DOUTORANDOS COM PRAZO FINAL EM 09/08/2015 BANCAS DE DEFESA DEPÓSITO DEFINITIVO - REGULAMENTO ANTIGO I. Para o MESTRADO Data-limite para a realização

Leia mais

REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

REGULAMENTOS. Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, 28.5.2014 L 159/41 REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 574/2014 DA COMISSÃO de 21 de fevereiro de 2014 que altera o anexo III do Regulamento (UE) n. o 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO MODELO DE FORMULÁRIO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO MODELO DE FORMULÁRIO INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO MODELO DE FORMULÁRIO Estas orientações irão ajudar a preencher o Modelo de Formulário anexo à Convenção da Haia de 15 de novembro de 1965, relativa à Citação e à Notificação

Leia mais

DIRETIVA DE EXECUÇÃO 2012/25/UE DA COMISSÃO

DIRETIVA DE EXECUÇÃO 2012/25/UE DA COMISSÃO 10.10.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 275/27 DIRETIVAS DIRETIVA DE EXECUÇÃO 2012/25/UE DA COMISSÃO de 9 de outubro de 2012 que estabelece procedimentos de informação para o intercâmbio, entre Estados-Membros,

Leia mais

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome!

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Anexo - 2 Ficha de apresentação do proponente Por cada candidatura devem

Leia mais

Documento Europeu Único de Contratação Pública (DEUCP)

Documento Europeu Único de Contratação Pública (DEUCP) Documento Europeu Único de Contratação Pública (DEUCP) Parte I: Informações relativas ao procedimento de contratação e à autoridade ou entidade contratante Informações sobre a publicação Em relação aos

Leia mais

Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR

Manual BackOffice PRTR para os Operadores. SIRAPA Dados PRTR Manual BackOffice PRTR para os Operadores SIRAPA Dados PRTR Agência Portuguesa do Ambiente Janeiro de 2012 FICHA TÉCNICA TÍTULO MANUAL DE BACKOFFICE PRTR PARA OS OPERADORES SIRAPA DADOS PRTR EDIÇÃO AGÊNCIA

Leia mais

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012

PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012 PORTO7 Festival Internacional de Curtas-metragens do Porto Edição 2012 - REGULAMENTO Artigo 1º Organização é um evento organizado pela FICP Associação para a promoção da cultura, cinema, artes e meios

Leia mais

REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO

REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual ano 2015 ÍNDICE 1. Enquadramento... 2 2. Indicadores de Qualidade de Serviço Comercial... 3 2.1. Indicadores gerais... 3 2.2. Indicadores individuais...

Leia mais

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS COMISSÃO EUROPEIA FORMULÁRIO DE CANDIDATURA SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS N.º de seleção (este número deve ser mencionado em toda a correspondência.) p. ex. COM/TA/referência DG/14/ ou T/referência DG/14

Leia mais

DOCUMENTO METODOLÓGICO. Operação Estatística Estatísticas da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos

DOCUMENTO METODOLÓGICO. Operação Estatística Estatísticas da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos DOCUMENTO METODOLÓGICO Operação Estatística Estatísticas da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos Código: 489 Versão: 1.0 Abril de 2010 1 INTRODUÇÃO A operação estatística relativa à actividade

Leia mais

Apresentar Propostas Acesso Universal

Apresentar Propostas Acesso Universal Guia de utilização Apresentar Propostas Novembro 2008 Apresentar Propostas - - Índice PREÂMBULO... 3 ACESSO À PLATAFORMA... 4 ÁREA DE TRABALHO... 5 APRESENTAR PROPOSTAS... 11 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...

Leia mais

A) Dados pessoais coletados quando o Usuário preenche formulários específicos, on-line e/ou off-line, ou através de outros procedimentos

A) Dados pessoais coletados quando o Usuário preenche formulários específicos, on-line e/ou off-line, ou através de outros procedimentos Julho, 2018 Comunicado sobre os termos do art. 13 do Regulamento (UE) nº 679/2016 Por meio deste instrumento, nos termos do art. 13 do Regulamento (UE) nº 679/2016, relativo à proteção de pessoas físicas

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS A SEREM OBSERVADOS QUANDO DA OPERACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS POSTAIS E AQUISIÇÃO DE PRODUTOS NO PERÍODO ELEITORAL

REQUISITOS MÍNIMOS A SEREM OBSERVADOS QUANDO DA OPERACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS POSTAIS E AQUISIÇÃO DE PRODUTOS NO PERÍODO ELEITORAL Aos Clientes, REQUISITOS MÍNIMOS A SEREM OBSERVADOS QUANDO DA OPERACIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS POSTAIS E AQUISIÇÃO DE PRODUTOS NO PERÍODO ELEITORAL O presente documento informa os requisitos mínimos a serem

Leia mais

IPPIME - Inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais - Mercados

IPPIME - Inquérito aos Preços na Produção de Produtos Industriais - Mercados INSTRUMENTO DE NOTAÇÃO DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL LEI Nº 22/28 DE 13 DE MAIO) DE RESPOSTA CONFIDENCIAL E OBRIGATÓRIA, REGISTADO NO INE SOB O Nº 1232 VÁLIDO ATÉ 31-12-215 IPPIME - Inquérito aos Preços

Leia mais

Regulamento. Artigo 2 o Objetivos

Regulamento. Artigo 2 o Objetivos Regulamento O regulamento do Concurso de Ideias visa reunir o conjunto de regras que definem as atuações e posturas a adotar por parte de todos os intervenientes nesta ação. Artigo 1 o Enquadramento e

Leia mais

Instruções para preenchimento de contratos

Instruções para preenchimento de contratos Instruções para preenchimento de contratos Este documento tem como objetivo esclarecer o correto preenchimento dos contratos de emissão e renovação dos certificados digitais qualificados fornecidos pela

Leia mais

Manual de Transferência de Documentos

Manual de Transferência de Documentos Manual de Transferência de Documentos Pró-Reitoria de Administração PROAD Coordenadoria de Arquivo CARQ Maceió Fevereiro 2018 Ficha Técnica Instituto Federal de Alagoas Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 103,

Leia mais

ESTRUTURA DO FORMULÁRIO. Parte A Certificados de destruição emitidos em 2016

ESTRUTURA DO FORMULÁRIO. Parte A Certificados de destruição emitidos em 2016 ESTRUTURA DO FORMULÁRIO Dados de Desmantelamento de Veículos em Fim de Vida (VFV) - 2016 Este documento apresenta apenas a estrutura do formulário pelo que o seu preenchimento deve ser feito exclusivamente

Leia mais

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO

CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO SADCAS Ref. Nº: CANDIDATURA PARA A ACREDITAÇÃO DE ORGANISMOS DE INSPECÇÃO PARTE 1: INFORMAÇÃO GERAL Este formulário deverá ser preenchido na totalidade e devolvido a: Serviços de Acreditação da Comunidade

Leia mais

GUIA DE APOIO CANDIDATURA

GUIA DE APOIO CANDIDATURA Ano 2018 Câmara Municipal de Lisboa Direção Municipal Habitação e Desenvolvimento Local GUIA DE APOIO CANDIDATURA CONCURSO CENTRO HISTÓRICO Indice Recomendações gerais para o preenchimento do formulário

Leia mais

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

ANEXOS. Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 16.1.2018 COM(2018) 33 final ANNEXES 1 to 5 ANEXOS da Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa aos meios portuários de receção de resíduos provenientes

Leia mais

Política de Privacidade e Tratamento de dados

Política de Privacidade e Tratamento de dados Política de Privacidade e Tratamento de dados A Gália - Empresa de Segurança, S.A. doravante designada por Gália segue um conjunto de medidas para proteger a informação pessoal dos seus Clientes, Fornecedores,

Leia mais

Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância

Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância Documento de Referência FR01-PR14/V02 Regulamento de funcionamento da aprendizagem e formação a distância DATA: 05 abril 2017 ELABORADO: DPFC APROVADO: CD DESTINATÁRIOS: Interessados O presente regulamento

Leia mais

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD )

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Unidade de Informação Financeira Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Índice 1. Objectivo da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas (DIPD)... 3

Leia mais

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3

ÍNDICE. 1 Enquadramento Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 REGULAMENTO DE QUALIDADE DE SERVIÇO Relatório Anual 2011-2012 ÍNDICE 1 Enquadramento... 2 2 Indicadores de Qualidade de Serviço... 3 2.1 Indicadores gerais de natureza comercial... 3 2.2 Indicadores individuais

Leia mais

Notas sobre o formulário Acto de Recurso

Notas sobre o formulário Acto de Recurso INSTITUTO DE HARMONIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO (IHMI) Marcas, Desenhos e Modelos Notas sobre o formulário Acto de Recurso 1. Observações gerais 1.1 Utilização do formulário O formulário pode ser obtido gratuitamente

Leia mais

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA

EXTRANET VALORFITO PONTOS DE RETOMA INTRODUÇÃO Pretende-se com esta plataforma gerir embalagens de produtos fitofarmacêuticos, desde a sua receção à recolha, bem como material suplementar. Para o efeito, esta plataforma está dividida em

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS «Instrumento de notação do Sistema Estatístico Nacional (Lei 22/2008, de 13 de Maio de RESPOSTA OBRIGATÓRIA, registado no INE sob o n.º 10076, válido até 31/12/2015» MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DAS ESCOLAS

Leia mais

REGULAMENTO. O ANIMAGE - VIII Festival Internacional de Animação de Pernambuco é uma realização da Rec-Beat Discos e Produções Artísticas.

REGULAMENTO. O ANIMAGE - VIII Festival Internacional de Animação de Pernambuco é uma realização da Rec-Beat Discos e Produções Artísticas. REGULAMENTO O ANIMAGE - VIII Festival Internacional de Animação de Pernambuco, acontecerá no período de 10 a 19 de novembro de 2017, na cidade do Recife/PE. A programação do ANIMAGE incluirá mostra competitiva

Leia mais

Regulamento do Concurso para a Criação de Logótipo para a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares

Regulamento do Concurso para a Criação de Logótipo para a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares Regulamento do Concurso para a Criação de Logótipo para a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares Artigo 1º - Promotor A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) leva a efeito

Leia mais

CONTRATO DE ADESÃO. 4. Por TITULAR entende-se a pessoa singular em nome do qual o Cartão é emitido e que ficará gravado no Cartão.

CONTRATO DE ADESÃO. 4. Por TITULAR entende-se a pessoa singular em nome do qual o Cartão é emitido e que ficará gravado no Cartão. CONTRATO DE ADESÃO CONCEITOS GERAIS 1. O Cartão Base União das Misericórdias a que se referem as presentes Condições Gerais de Utilização, adiante designado genericamente por Cartão, é propriedade da União

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017 RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2017 EDP Gás Serviço Universal março de 2018 ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO... 4 2 INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO COMERCIAL... 6 2.1 INDICADORES GERAIS...6 2.2 INDICADORES

Leia mais

Estatísticas dos Transportes, 1º Trimestre 2018

Estatísticas dos Transportes, 1º Trimestre 2018 30 de Maio de 2018 Estatísticas dos Transportes, 1º Trimestre 2018 1º Trimestre 2018 Próxima edição: 31 de Agosto de 2018 Contactos: Aguinaldo Monteiro Aguinaldo.Monteiro@ine.gov.cv Olga Cruz Olga.Cruz@ine.gov.cv

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016

RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016 RELATÓRIO ANUAL DE QUALIDADE DE SERVIÇO 2016 EDP Gás Serviço Universal março de 2017 ÍNDICE 1 ENQUADRAMENTO... 4 2 INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇO COMERCIAL... 6 2.1 INDICADORES GERAIS...6 2.2 INDICADORES

Leia mais

Estatísticas dos Transportes, 4º Trimestre 2017

Estatísticas dos Transportes, 4º Trimestre 2017 26 de Fevereiro de 2018 Estatísticas dos Transportes, 4º Trimestre 2017 4º Trimestre 2017 Próxima edição: 31 de Maio de 2018 Contactos: Aguinaldo Monteiro Aguinaldo.Monteiro@ine.gov.cv Olga Cruz Olga.Cruz@ine.gov.cv

Leia mais

ANEXO III ADMISSÃO AOS EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO

ANEXO III ADMISSÃO AOS EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO ANEXO III ADMISSÃO AOS EXAMES NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO Tipo de Aluno 1.ª Fase 2.ª Fase Alunos Internos Para aprovação Para melhoria de classificação de disciplina

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa

PROCEDIMENTO OPERATIVO Apoio psicológico ao estudante e inserção na vida ativa Página 1 de 8 I ÂMBITO Aplicável à atividade de agendar e corresponder à solicitação de uma consulta psicológica do GAEIVA_AE, pelos estudantes da ESEP. Aplicável ao agendamento e divulgação, aos estudantes

Leia mais

Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s) documento(s) abaixo discriminado(s): 1. Interessado: 1.

Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s) documento(s) abaixo discriminado(s): 1. Interessado: 1. Entrega Espaço reservado para etiqueta (Uso exclusivo do INPI) Pedido de FOTOCÓPIA Topografia de Circuitos Integrados Ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial: O requerente solicita cópias do(s)

Leia mais

Requisitos de faturação

Requisitos de faturação Requisitos de faturação De modo a garantir a rápida e oportuna liquidação das vossas faturas solicitamos que leia atentamente os seguintes requisitos. Recomendações gerais O cumprimento das recomendações

Leia mais

Todos os horários de saída de fretes podem ser consultados

Todos os horários de saída de fretes podem ser consultados Funções As equipes da Expedição executam todos os procedimentos necessários para o envio da mercadoria ao cliente, assim como as transferências entre as lojas e outros serviços como: Conferência da Nota

Leia mais

I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS I REGRAS DE FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS 1. Os artigos devem incluir o template de identificação da revista e dos autores, conforme modelo disponibilizado no ficheiro template_got.doc. Neste template de abertura

Leia mais

Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM. SONHO v2

Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM. SONHO v2 Manual de criação de referências multibanco no SONHO v2 via SITAM SONHO v2 25/01/2017 Este trabalho não pode ser reproduzido ou divulgado, na íntegra ou em parte, a terceiros nem utilizado para outros

Leia mais

ANEXOS. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho

ANEXOS. Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 17.4.2018 COM(2018) 225 final ANNEXES 1 to 3 ANEXOS da Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho relativo às ordens europeias de entrega ou de conservação

Leia mais

Processo de arbitragem. Sentença

Processo de arbitragem. Sentença Processo de arbitragem Demandante: A Demandada: B Árbitro único: Jorge Morais Carvalho Sentença I Processo 1. O processo correu os seus termos em conformidade com o Regulamento do Centro Nacional de Informação

Leia mais

Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes

Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes 1 Encaminhamento de Solicitações para Aquisições de Pregões Vigentes A unidade quando for realizar solicitações para aquisições através

Leia mais

CONCURSO ENFERMAGEM PRIMEIRO - CIÊNCIA & ARTE REGULAMENTO DO CONCURSO SECÇÃO I - CIÊNCIA

CONCURSO ENFERMAGEM PRIMEIRO - CIÊNCIA & ARTE REGULAMENTO DO CONCURSO SECÇÃO I - CIÊNCIA CONCURSO ENFERMAGEM PRIMEIRO - CIÊNCIA & ARTE REGULAMENTO DO CONCURSO SECÇÃO I - CIÊNCIA Artigo 1. o Objetivo 1 - O Concurso Enfermagem Primeiro - Ciência e Arte, na sua componente CIÊNCIA, tem como objetivo

Leia mais

Instruções de Voto por Correspondência Postal

Instruções de Voto por Correspondência Postal Instruções de Voto por Correspondência Postal 1. As normas para a participação na Assembleia Geral de Acionistas Anual de 30 de maio de 2018, através do exercício do direito de voto por correspondência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GÓIS REGULAMENTO CONCURSO DE IDEIAS PARA A CRIAÇÃO DO LOGÓTIPO DO 1. Promotor e Disposições Gerais O Agrupamento de Escolas de Góis (AEG) leva a efeito o concurso de ideias para apresentação de propostas de

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 05/09. Estabelece procedimentos para o envio de correspondências através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 05/09. Estabelece procedimentos para o envio de correspondências através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 05/09. Estabelece procedimentos para o envio de correspondências através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos O Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Habitação

Leia mais

Homepage. Utilize este espaço para incluir sugestões, justificações referentes à sua resposta ou outras observações que julgue convenientes.

Homepage. Utilize este espaço para incluir sugestões, justificações referentes à sua resposta ou outras observações que julgue convenientes. outro logótipo, se se aplicar INSTRUMENTO DE NOTAÇÃO DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL (LEI Nº 22/2008 DE 13 DE MAIO) DE RESPOSTA CONFIDENCIAL E OBRIGATÓRIA, REGISTADO NO INE SOB O Nº 10124 VÁLIDO ATÉ 2019/12/31

Leia mais

Estatísticas dos Transportes, 3º Trimestre 2017

Estatísticas dos Transportes, 3º Trimestre 2017 30 de Novembro de 2017 Estatísticas dos Transportes, 3º Trimestre 2017 3º Trimestre 2017 Próxima edição: 28 de Fevereiro de 2018 Contactos: Aguinaldo Monteiro Aguinaldo.Monteiro@ine.gov.cv Olga Cruz Olga.Cruz@ine.gov.cv

Leia mais

Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores

Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Regulamento para Seleção de Operadores de Tratamento de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Centro de Receção / Triagem e Armazenamento Temporário de Resíduos de Pilhas e Acumuladores Centro de Reciclagem

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA MULTIVIX-SERRA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS Antes do preenchimento do Formulário de Cadastramento da Inscrição recomenda-se

Leia mais