Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ] Internet. Internet

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ] Internet. Internet"

Transcrição

1

2 Autoria Esta apresentação foi desenvolvida por Ricardo Campos, docente do Instituto Politécnico de Tomar. Encontra-se disponível na página web do autor no link Publications ao abrigo da seguinte licença: Mais detalhes em: O seu uso, de parte ou da totalidade, pressupõe a utilização da seguinte referência: Campos, Ricardo. (2011). Apresentação de. 50 slides. A sua disponibilização em formato PPT pode ser feita mediante solicitação ( ricardo.campos@ipt.pt)

3 Bibliografia Recursos Bibliográficos LEMOS.Manuel (1998). Estar na. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal. On-line Estatísticas sobre o uso da Informação sobre a utilização de browsers Evolução da Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

4 Conceito de A internet (abreviatura de work) designada também por Net, é a rede de todas as redes, interligando as de área local (LAN Local Area Network) com as de área alargada (WAN Wide Area Network).

5 Conceito de A quem pertence? A todos, qualquer um pode fazer parte da disponibilizando recursos, nomeadamente informação; A ninguém, a não pertence a nenhuma organização, existindo grupos de voluntários e organizações que contribuem para a normalização das tecnologias.

6 Conceito de Para que serve? Para ser usada como meio de comunicação entre pessoas de todo o mundo; Possibilidade de desenvolver um grande número de actividades: ensino, medicina, compras e trabalho à distância, consulta de jornais, comunicar com os amigos, procurar informação, etc.. Vantagem A sua grande vantagem, é a velocidade superior com que se pode obter informação, quando comparada com outros meios de comunicação tradicionais. Mas a tem outras vantagens: Interactividade, Actualidade, Produtividade, Globalidade, etc

7 Evolução da 1957: A URSS lança o Sputnik e os EUA criam a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). 1962: Em Agosto, J. C. R. Licklider do MIT escreve um conjunto de memorandos onde discute o conceito da Galatic Network. Neste conceito Licklider apresenta uma visão de um conjunto de computadores interligados entre si, através dos quais, qualquer pessoa poderia aceder a informação e a programas, independentemente do local onde estivesse. 1965: Lawrence Roberts e Thomas Merril ligam dois computadores, um TX-2 em Massassuchets a um Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefónica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN).

8 Evolução da 1967: É publicado o plano para a ARPANET, a rede de computadores da DARPA 1969: A ARPANET tem 4 computadores 1971: A ARPANET tem 13 computadores 1972: A ARPANET tem 35 computadores São inventados o FTP e o Telnet Primeira mensagem electrónica, , enviada via ARPANET por Ray Tomlinson. 1973: A ARPANET tem 63 computadores 1977: Surgem os protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e IP ( Protocol) na ARPANET

9 Evolução da 1980: Início da arquitectura OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Standards Organization). A Arpanet atinge os 213 computadores 1983: A ARPANET é separada em 2 redes: a MILNET e a DARPA 1984: P. Mockapetris inventa o DNS Surge a TELEPAC em Portugal 1986: A DARPA atinge os 5089 computadores 1988: A Arpanet deixa de existir. Passa a denominar-se e atinge, em Outubro, os computadores.

10 Evolução da 1989: A atinge os computadores. É criado por Tim Berners-Lee, um projecto, no CERN, para o desenvolvimento de hipertexto (HTML) 1990: A atinge os computadores 1992: É criada a FCCN em Portugal responsável pela RCCN (inicialmente significava Rede de Cálculo Científico Nacional; actualmente significa Rede da Comunidade Científica Nacional). Portugal liga-se à através do EBONE (Rede de backbone à escala Europeia). 1993: A atinge os computadores. É lançada a World Wide Web (WWW) com acesso através da aplicação Mosaic O do Presidente Clinton é publicado

11 Evolução da 1994: A atinge 13.5 milhões de utilizadores e chega a 70 países em todos os continentes. 1995: A chega a de computadores, em Janeiro, e a 16.5 milhões de utilizadores. Começa a ser implementado o acesso à net por dial-up. Em Maio o Vaticano entra on-line. 1999: O número de computadores ligados à atinge os 44 milhões. 2001: Em Agosto, havia milhões de utilizadores on-line.

12 Estatísticas Utilizadores da Regiões Geográficas

13 Estatísticas Utilizadores da Regiões Geográficas %

14 Estatísticas TOP 20 País

15 Estatísticas TOP 20 % Utilizadores

16 Estatísticas Utilização de Browsers

17 Estatísticas Sistemas Operativos Utilizados no Acesso à

18 Estatísticas Servidores Web

19 O acesso à Computador; Subscrição de uma conta num ISP ( Service Provider) Modem

20 O acesso à - Modem A palavra "modem" vem da união das palavras modulador / demodulador. Um modem é utilizado para converter / desconverter sinais digitais transmitidos por um meio analógico (como as linhas telefónicas). A sua origem encontra-se nos anos 60 como uma maneira de permitir que os terminais se pudessem conectar a computadores utilizando as linhas telefónicas.

21 O acesso à Fixo: Dial-Up RDIS Cabo ADSL PLC Fibra Óptica Móvel: GPRS UMTS HSDPA

22 O acesso à Dial-Up (linha telefónica) Funciona em cima de uma linha telefónica convencional, utilizando a banda destinada à voz, impedindo desta forma a realização de chamadas telefónicas. No que diz respeito às velocidades de transmissão, estas não começaram logo com as que conhecemos hoje, muito longe disso. 300 bps - anos 60 até o ano de bps - ganhou popularidade nos anos de 84 e bps 9600 bps - apareceu no final de 1990 e início de ,2 Kbps 28,8 Kbps 33,6 Kbps 56 Kbps - tornou-se padrão em 1998 sendo substituída pela ADSL que ganhou popularidade em 1999.

23 O acesso à Dial-Up (linha telefónica) A taxa de transferência de 56 Kbps só é atingida no entanto no sentido fornecedor-utilizador ("download") No sentido utilizador-fornecedor ("upload", ou seja, para enviar ficheiros e ) o modem trabalha somente a 33,6 Kbps MODEM INTERNO Preços a partir de 7 O tarifário de acesso à através de uma ligação Dial Up (com acesso por uma linha telefónica), é taxado da mesma forma que uma chamada de voz e debitada juntamente com estas na factura telefónica

24 O acesso à Dial-Up (linha telefónica) Neste momento em Portugal este tipo de ligação, praticamente não é utilizado, face à evolução dos conteúdos que hoje são disponibilizados online e devido à consequente evolução das ligações com a ADSL. Apenas se encontram ligações deste tipo em zonas remotas que não estejam ainda cobertas pela rede ADSL, ou ainda na utilização de sistemas de comunicação que não necessitem de elevadas velocidades de comunicação. Mesmo neste último caso e como vimos, o preço pode já não compensar em relação aos praticados com as ligações de Banda Larga.

25 O acesso à Dial-Up (linha telefónica) Vantagens Apenas quando não existe outro tipo de ligação disponível Desvantagens Baixa Velocidade Custos de ligação podem ser mais elevados face a outras melhores opções disponíveis Sistema obsoleto face à evolução das ligações de

26 O acesso à RDIS A RDIS surgiu como alternativa ao acesso via ligação telefónica tradicional (analógica). Actualmente este serviço é praticamente inexistente como se pode observar nas paginas da dos servidores destes serviços, os quais já nem fazem referência a este tipo de ligações. Para ligar o computador a uma linha RDIS utiliza-se uma placa apropriada ou um modem RDIS''. Velocidades de 128Kbps (duas linhas de 64Kbps)

27 O acesso à RDIS Vantagens Mais rápido do que o Dial-Up Linha telefónica desimpedida quando se está ligado à As linhas digitais RDIS não têm virtualmente erros de transmissão ao contrário das linhas analógicas onde o ruído da linha, degrada as taxas de transmissão Desvantagens A ligação RDIS quase não existe, muito por culpa da chegada da ADSL que oferece mais vantagens a menos custos.

28 O acesso à Cabo Ao contrário das linhas telefónicas, que foram concebidos apenas para transportar sinal de voz, as redes de cabo, foram desenhadas para fornecer imagens e vídeo. As ligações por cabo utilizam as mesmas ligações que a distribuição de televisão por cabo (chamadas de CATV - Community Antenna Television). - e, tal como este tipo de emissão de TV, a linha é partilhada com os restantes utilizadores residentes na mesma área residencial, ou seja, todos os subscritores partilham a mesma conexão à no mesmo troço de cabo

29 O acesso à Cabo Os dados referentes à são codificados numa determinada banda de frequências, e da banda disponível os clientes vão alocando slots ou seja, intervalos de transmissão. Daqui deriva o facto de o cabo ser considerado uma tecnologia partilhada. À partida este tipo de ligação oferece maior velocidade de download, no entanto, tratando-se de uma tecnologia partilhada, a largura de banda diminui proporcionalmente à quantidade de utilizadores on-line ao mesmo tempo. As velocidades de Upload são neste caso também superiores, mas com a mesma desvantagem da largura de banda poder diminuir no caso de muitos utilizadores ligados ao mesmo tempo.

30 O acesso à Cabo Para este tipo de acesso à utiliza-se um cabo coaxial e um modem O cabo deve ser ligado ao modem. Onde também é conectado o cabo coaxial da televisão, que servirá para aceder à.

31 O acesso à Cabo Vantagens Não necessita a instalação de uma linha telefónica Possibilita altíssimas velocidades de download nos horários não-convencionais (como no meio da madrugada). Não influencia da distância que separa o terminal da central de distribuição. Desvantagens A velocidade da conexão pode sofrer reduções drásticas em horários de pico, em virtude da partilha de ligação entre todos os utilizadores de um mesmo troço de cabo. A partilha da largura de banda começa logo à saída da casa do utilizador. Desta forma, o número de clientes na mesma zona e o nível de utilização da interfere com a qualidade do serviço. É necessário que a área geográfica seja coberta por um operador de por cabo e que essa rede suporte a bidireccionalidade dos dados

32 O acesso à - ADSL A tecnologia ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) nasceu em 1989 nos laboratórios da Telcordia Technologies, Inc., Morristown, N.J. posteriormente conhecida como Bellcore. Veio ocupar as necessidades do cliente doméstico e das pequenas empresas. Este tipo de utilizadores utiliza mais a para download de informação do que para upload. Os custos de uma ligação ADSL são, também, significativamente mais baixos do que as ligações de maior débito normalmente utilizadas por grandes empresas. É uma tecnologia que permite a transferência digital de dados a alta velocidade através de um modem que utiliza o par de cobre das linhas telefónicas comuns. A sua denominação de Assimétrica vem do facto de o ritmo de transferência de dados ser diferente para a recepção (downstream ) e emissão ( upstream ).

33 O acesso à - ADSL A linha telefónica é dividida em três canais virtuais de comunicação (sem interferências mútuas): um canal destinado ao serviço de voz um canal de envio de dados (upload) um canal para a recepção de dados (download). Deste modo, foi possível, sem grande investimento adicional e, utilizando as infraestruturas físicas já existentes, disponibilizar ao assinante um acesso de dados de débito muito mais elevado que o comum dial-up e com a mais valia de a linha de voz estar sempre desimpedida para chamadas. A velocidade de transmissão de ADSL é relativa uma vez que depende do serviço contratado. Testar a velocidade de acesso à :

34 O acesso à - ADSL Para a implementação do serviço ADSL é necessária a presença de equipamento na central telefónica local e no terminal do cliente. Na central telefónica local, o dispositivo que efectua a comunicação com o terminal do cliente é denominado por ATU-C (Terminal Unit-Central), enquanto que no terminal do cliente a comunicação é feita através do modem/router ADSL, denominado tecnicamente por ATU-R (Terminal Unit-Remote). Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

35 O acesso à - ADSL A cada cliente de ADSL é atribuído, na central telefónica local, um ATU-C que efectua a comunicação com o seu modem ADSL. O DSLAM ( Digital Subscriber Line Access Multiplexer ), representado na figura abaixo, é o dispositivo que faz a multiplexagem dos vários ATU-C, limitando o débito de cada um (consoante o tipo de acesso contratado), para a rede de dados Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

36 O acesso à - ADSL Vantagens A linha entre o terminal e a central não é partilhada o que garante uma largura de banda estável, não dependente do número de utilizadores da zona. Desvantagens A velocidade de acesso através do ADSL, será tanto maior quanto maior for a distância entre o terminal e a central, constituindo a sua principal limitação. Necessita a existência prévia de cabo telefónico; Péssimo para empresas e para servidores, devido à velocidade limitada de upload; Pelo facto de utilizar a linha telefónica é passível de quebras devido a ruído na linha e à sua qualidade Velocidade afectada pela distância do ponto de distribuição do operador de ADSL. Quanto maior a distância, menor será a velocidade disponível. Velocidades anunciadas de 8MB, por vezes não ultrapassam os 2MB, por esta razão.

37 O acesso à PLC (Powerline) A abreviatura PLC utilizada para COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DA REDE ELÉCTRICA, corresponde por outras palavras, a um meio de transmissão de informação digital (na forma de voz, dados e imagem) através da rede eléctrica A Banda Larga PLC foi desenvolvida na década de 90 no evoluir da tecnologia da banda estreita, já utilizada anteriormente. O processo de desenvolvimento das soluções de interior acelerou a partir do ano de 2000 com a criação da "HomePlugTM Powerline Alliance" nos E.U.A.

38 O acesso à PLC (Powerline) Velocidade de transmissão de dados até 14Mbps. O acesso à rede eléctrica é feito através das tomadas eléctricas. Assim, os produtos PLC tornam possível a interface entre os diferentes equipamentos usando as tomadas domésticas, permitindo ao utilizador criar uma rede entre vários equipamentos e o acesso à de banda larga Cada tomada eléctrica torna-se um ponto de acesso à rede PLC A multiplicidade das tomadas eléctricas permite andar por toda a casa ou prédio e conseguir sempre os sinais PLC em qualquer parte

39 O acesso à PLC (Powerline) Vantagens A grande vantagem desta tecnologia é a utilização da instalação eléctrica existente para fins de comunicação. Fácil Instalação (adequada a sua aplicação em apartamentos e prédios) e de baixo custo Não necessita de instalação de rede de cabos extra para ficar operacional, nem de equipamento de rede O acesso à banda larga da pode ser partilhado por vários utilizadores ao mesmo tempo Desvantagens Uma instalação eléctrica mais antiga pode afectar o desempenho e a transmissão de dados

40 O acesso à Fibra Óptica A fibra óptica é um pedaço de vidro com capacidade para transmitir luz. foi inventada por um físico indiano Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas Os cabos fibra óptica são utilizados para ligações transoceânicas Em 1988 foi instalado o primeiro cabo de fibra óptica intercontinental Alguns cabos que atravessam o oceano Atlântico têm capacidade para 200 milhões de circuitos telefónicos.

41 O acesso à Fibra Óptica Vantagens Capacidade para transportar grandes quantidades de informação. Imunidade às interferências electromagnéticas Matéria-prima muito abundante Desvantagens Custo elevado

42 O acesso à - GPRS O GPRS (General Packet Radio Service) é uma rede 2.5G projectada para tornar o acesso à totalmente disponível nos equipamentos móveis As infra-estruturas pelas quais podemos utilizar o GPRS são as redes móveis já existentes, utilizando o mesmo canal para a transmissão de voz e dados Esta tecnologia está orientada para o envio/recepção de Pacotes. A comutação de pacotes é semelhante a um puzzle dividido em pequenas peças pelo fabricante e colocada num saco plástico.

43 O acesso à - GPRS Durante o transporte do puzzle entre a fábrica e o comprador, as peças são misturadas. Quando o comprador do jogo retira as peças da embalagem, monta-as, formando a imagem original. Todas as peças são relacionadas entre si e se encaixam, mas a forma como são transportadas e remontadas varia. A é um outro exemplo de rede de dados baseada em comutação de pacotes, o mais famoso de muitos tipos de rede. A taxação é feita por volume de tráfego, podendo a ligação estar sempre estabelecida sem acréscimo de preço Em situações ideais a velocidade de acesso à através de GRPS chega aos 171,2kbps. Em média no entanto, essa taxa anda à volta dos 53 kbps (similar ao dialup). Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

44 O acesso à - GPRS Vantagens Disponibilidade do serviço: os utilizadores podem aceder à em praticamente todo o lado (ampla cobertura) O utilizador apenas paga pela quantidade de dados transferidos e não pelo tempo que está ligado. Desvantagens A velocidade pode variar de acordo com o tipo de rede, número de utilizadores a usar o serviço na zona (cobertura); Baixa velocidade de transferência;

45 O acesso à - UMTS O UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) é uma das principais tecnologias 3G no mundo, promovendo uma grande variedade de serviços, especialmente relacionados com a multimédia de alta taxa de transmissão. Resulta da necessidade de disponibilizar uma nova geração de telemóveis devido ao aumento cada vez maior do número de utilizadores deste meio de comunicação; O sistema permite o acesso à internet a uma velocidade mais rápida que o protocolo GPRS, podendo aceder-se a qualquer tipo de informação em qualquer lugar. É baseado em pacotes: os utilizadores pagam apenas pelos dados que enviam e recebem em vez de pagarem o tempo de conexão Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

46 O acesso à - UMTS O UMTS é compatível com o protocolo GPRS permitindo ao utilizador sair de uma área de cobertura UMTS e ser automaticamente transferido para uma rede GPRS, dependendo entre outros, de factores como disponibilidade de rede. Para além das funções básicas a que estamos habituados no nosso telemóvel, como simplesmente telefonar a alguém ou enviar/receber mensagens, o UMTS permite acrescentar uma nova série de características: Vídeo-conferência; Ver vídeo-online; Ler jornais;

47 O acesso à - UMTS O Serviço de Tecnologia UMTS permite atingir uma velocidade de banda Larga máxima de até 2Mbps (no plano teórico e em condições ideais) A tecnologia digital utilizada pelo UMTS é designada WCMDA (Wide Code Multiple Division Acess), os dados são divididos em pacotes antes da transmissão, os quais são depois reunidos pelo terminal antes de apresentar a informação no ecrã;

48 O acesso à - UMTS Vantagens Portabilidade Aumento da rapidez de acesso à quando comparado com o GPRS Desvantagens Disponibilidade não é completa Energia

49 O acesso à - HSDPA O HSDPA (High-Speed Downlink Packet Access) é uma tecnologia da 3.5G para transmissão de dados que permite multiplicar varias vezes a largura de banda da terceira geração de telemóveis (UMTS ou 3G) Pode-se mesmo dizer que o HSDPA está para os sistemas sem fios como o ADSL está para as redes de cabo No plano teórico pode atingir velocidades de download de até 14 Mbps Ricardo Campos [ h t t p : / / w w w. c c c. i p t. p t / ~ r i c a r d o ]

50 O acesso à - HSDPA Vantagens Rapidez e capacidade de transmissão de dados quando comparado com as tecnologias anteriores. Tendência para a universalização por via da utilização cada vez mais massificada de PDA s, Ipad s, etc. Desvantagens Limitação ao nível da disponibilidade de rede

Ligação à Internet. Conceitos de Sistemas Informáticos. Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho

Ligação à Internet. Conceitos de Sistemas Informáticos. Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho Maio de 2004 Sumário 1 2 TV Cabo Bragatel Sapo Clix OniNet Telepac Tipos de ligações actualmente disponibilizadas

Leia mais

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE Escola Básica Doutor João Lúcio Introdução à Internet Nos dias de hoje a Internet encontra-se massificada, e disponível nos quatro cantos do mundo devido às suas

Leia mais

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET

É uma rede mundial de computadores ligados entre si. INTERNET INTERNET O QUE É A INTERNET? O QUE É NECESSÁRIO PARA ACEDER À INTERNET? QUAL A DIFERENÇA ENTRE WEB E INTERNET? HISTÓRIA DA INTERNET SERVIÇOS BÁSICOS DA INTERNET 2 1 INTERCONNECTED NETWORK INTERNET A Internet

Leia mais

Introdução à Internet

Introdução à Internet Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução Internet? Introdução 11-03-2007 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 Internet Introdução É uma rede global de computadores interligados que comunicam

Leia mais

Tecnologias de Banda Larga

Tecnologias de Banda Larga Banda Larga Banda larga é uma comunicação de dados em alta velocidade. Possui diversas tecnologia associadas a ela. Entre essas tecnologias as mais conhecidas são a ADSL, ISDN, e o Cable Modem. Essas tecnologias

Leia mais

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET

INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET INFORMÁTICA IINTERNET / INTRANET Objectivos História da Internet Definição de Internet Definição dos protocolos de comunicação Entender o que é o ISP (Internet Service Providers) Enumerar os equipamentos

Leia mais

1 Introduc ao 1.1 Hist orico

1 Introduc ao 1.1 Hist orico 1 Introdução 1.1 Histórico Nos últimos 100 anos, o setor de telecomunicações vem passando por diversas transformações. Até os anos 80, cada novo serviço demandava a instalação de uma nova rede. Foi assim

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

Sociedade Tecnologia e Ciência

Sociedade Tecnologia e Ciência Centro de Formação Profissional de Alcoitão TAG 11 Formanda: Rute Luísa M. Maldonado Nº16 Sociedade Tecnologia e Ciência Formadora: Ana Freitas 1 / Maio / 2011 A Internet A influência da Internet na sociedade

Leia mais

Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica

Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica DIRECÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO LIGAÇÃO À REDE TELECOMUNICAÇÕES DE SEGURANÇA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Adesão ao Serviço de Interruptibilidade Eléctrica 2012-03-19 ÍNDICE 1. ÂMBITO... 3 2. ESTRUTURA DO

Leia mais

Figura 1 - Arquitectura do GSM

Figura 1 - Arquitectura do GSM GSM O aparecimento das redes de comunicações no século passado veio revolucionar o nosso mundo. Com os primeiros telefones surgiu a necessidade de criar redes que os suportassem. Começaram a surgir as

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Placas de Rede Modems Hubs e switches Router Prof. Hugo Rosa PLACAS DE REDE As placas de rede são periféricos de entrada e saída e são utilizadas para interligar um computador a uma

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - - Principais elementos - Equipamento terminal: o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão, e.g. cabos de pares simétricos, cabo coaxial, fibra óptica, feixes hertzianos,

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL

WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL ARTIGO WWAN DE BANDA LARGA WWAN DE BANDA LARGA: VANTAGENS PARA O PROFISSIONAL MÓVEL Cada vez mais, a conectividade imediata de alta-velocidade é essencial para o sucesso dos negócios bem como para a eficiência

Leia mais

Internet. Professor: Francisco Silva

Internet. Professor: Francisco Silva Internet e Serviços Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PEDRULHA ESCOLA BÁSICA RAINHA SANTA ISABEL Curso de Educação e Formação (Despacho Conjunto Nº453/2004, de 27 de Julho)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA PEDRULHA ESCOLA BÁSICA RAINHA SANTA ISABEL Curso de Educação e Formação (Despacho Conjunto Nº453/2004, de 27 de Julho) Nome: Nazmul Alam Nº: 11 Ficha de Trabalho 1. No texto que se segue são mencionados três tipos de rede. Indica quais são. Ao chegar a casa, o Miguel ligou o telemóvel ao PC. Transferiu por bluetooth as

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

World Wide Web. Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto. Disciplina de Informática, PEUS 2006 Universidade do Porto

World Wide Web. Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto. Disciplina de Informática, PEUS 2006 Universidade do Porto World Wide Web Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Redes de Comunicação Nos anos 60 surgem as primeiras redes locais destinadas à partilha de recursos fisicamente próximos (discos, impressoras).

Leia mais

Sistemas Multimédia. Instituto Superior Miguel Torga. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Instituto Superior Miguel Torga. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Instituto Superior Miguel Torga Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Estrutura das Aulas 5 Aulas Aula 10 (20 de Abril) Classificação Componentes Aula 11 (27 de Abril)

Leia mais

REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA

REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA REDES FÍSICAS DE ACESSO EM BANDA LARGA Foi inventada em 1989 por um engenheiro da Bell Labs. O seu uso começou no final da década de 1990 como forma de acesso à internet de banda larga. TECNOLOGIAS DSL

Leia mais

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como:

Introdução. ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

Introdução. ISP Local

Introdução. ISP Local Introdução ISP: Internet Service Provider O provedor de acesso oferece serviço de acesso à internet, agregando a ele outros serviços como: Correio Eletrônico; Hospedagem de sites; Blogs; DNS; Voip. Introdução

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 9 Desde o nascimento do telemóvel e o seu primeiro modelo vários se seguiram e as transformações tecnológicas que estes sofreram ditaram o nascimento de várias gerações. O Motorola DynaTac 8000X é

Leia mais

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva

Tecnologia da Informação e Comunicação. Euber Chaia Cotta e Silva Tecnologia da Informação e Comunicação Euber Chaia Cotta e Silva Redes e a Internet Conceitos Básicos 01 Para que você possa entender o que é e como funciona a Internet é necessário primeiro compreender...

Leia mais

Redes de Comunicações. Redes de Comunicações

Redes de Comunicações. Redes de Comunicações Capítulo 0 Introdução 1 Um pouco de história Século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos Revolução Industrial Século XIX foi a era das máquinas a vapor Século XX principais conquistas foram

Leia mais

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos -

Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - Equipamento terminal: Rede Telefónica Pública Comutada - Principais elementos - o telefone na rede convencional Equipamento de transmissão: meio de transmissão: cabos de pares simétricos, cabo coaxial,

Leia mais

D R A F T. Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox.

D R A F T. Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox. D R A F T Irregularidades praticadas pela Telemar na comercialização do serviço de acesso a Internet denominado Velox. 1. O que é o serviço Velox da Telemar? O Velox é um serviço de acesso a Internet de

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Redes de Computadores Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Open Systems Interconnection Modelo OSI No início da utilização das redes de computadores, as tecnologias utilizadas para a comunicação

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Voltar. Placas de rede

Voltar. Placas de rede Voltar Placas de rede A placa de rede é o dispositivo de hardware responsável por envio e recebimento de pacotes de dados e pela comunicação do computador com a rede. Existem placas de rede on-board(que

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andre_unip@kusumoto.com.br Rede de Telefonia Fixa Telefonia pode ser considerada a área do conhecimento que trata da transmissão de voz através de uma rede de telecomunicações.

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Introdução à tecnologia de redes Redes de Computadores Século XX - Era da Informação -> invenção do computador. No início, os mainframes

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE V: Telecomunicações, Internet e Tecnologia Sem Fio. Tendências em Redes e Comunicações No passado, haviam dois tipos de redes: telefônicas e redes

Leia mais

Redes de Telecomunicações. Redes de acesso 2006-2007

Redes de Telecomunicações. Redes de acesso 2006-2007 Redes de Telecomunicações Redes de acesso 2006-2007 Arquitectura da rede: Estrutura geral Central Local de Comutação concentra toda a comutação numa central de comutação telefónica ligando cada assinante

Leia mais

TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre

TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre TECNOLOGIAS xdsl para pares de cobre ESTV 2002/03 Paulo Coelho Redes e Serviços em Banda Larga 1 Tecnologias para a rede de cobre Evolução da transmissão de dados sobre pares de cobre: Rede s/ elementos

Leia mais

:: Telefonia pela Internet

:: Telefonia pela Internet :: Telefonia pela Internet http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_telefonia_pela_internet.php José Mauricio Santos Pinheiro em 13/03/2005 O uso da internet para comunicações de voz vem crescendo

Leia mais

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação

AULA 01 INTRODUÇÃO. Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação AULA 01 INTRODUÇÃO Eduardo Camargo de Siqueira REDES DE COMPUTADORES Engenharia de Computação CONCEITO Dois ou mais computadores conectados entre si permitindo troca de informações, compartilhamento de

Leia mais

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas.

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. Solução Base Descrição do Serviço A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. O acesso Internet Banda Larga que evolui com as suas necessidades. Características Solução adequada para:

Leia mais

Redes de Telecomunicações

Redes de Telecomunicações Redes de Telecomunicações Mestrado em Engenharia Electrotécnica e e de Computadores 1º semestre 2009/2010 Capítulo 1 Introdução João Pires Redes de Telecomunicações (09/10) 2 Aspectos da Evolução das Telecomunicações

Leia mais

Introdução. Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006

Introdução. Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Redes de Computadores Introdução Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Um pouco de História Século XVIII foi a época dos grandes sistemas mecânicos Revolução

Leia mais

Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA

Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA Primeiro Técnico TIPOS DE CONEXÃO, BANDA ESTREITA E BANDA LARGA 1 Banda Estreita A conexão de banda estreita ou conhecida como linha discada disponibiliza ao usuário acesso a internet a baixas velocidades,

Leia mais

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site:

09/05/2012. O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: O Professor Plano de Disciplina (Competências, Conteúdo, Ferramentas Didáticas, Avaliação e Bibliografia) Frequência Nota Avaliativa Site: https://sites.google.com/site/professorcristianovieira Esta frase

Leia mais

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica?

4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através desta Tecnologia? 6. O Adaptador PLC causa um aumento no consumo de Energia Elétrica? 1. O que significa PLC - PowerLine Communications? 2. Quais são as características técnicas do PLC? 3. Quais são as vantagens da Tecnologia PLC? 4. Quais são os serviços que podem ser utilizados através

Leia mais

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens

SOBRE A CALLIX. Por Que Vantagens Callix PABX Virtual SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens SOBRE A CALLIX Por Que Vantagens Por Que Callix Foco no seu negócio, enquanto cuidamos da tecnologia do seu Call Center Pioneirismo no mercado de Cloud

Leia mais

Processadores de telecomunicações

Processadores de telecomunicações 1 Processadores de telecomunicações ƒ Modems (modulação/desmodulação) ƒ Converte sinais entre os formatos analógico e digital. ƒ Multiplexadores ƒ Permitem que um canal de comunicação transporte simultaneamente

Leia mais

Subunidade 6: publicação

Subunidade 6: publicação Disciplina de Aplicações Informáticas B Subunidade 6: publicação Professor: Miguel Candeias Aluno: Francisco Cubal, nº11 12ºA Ano lectivo 2010/2011 1. Divulgação de vídeos e som via rede 1.1. A Internet

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): E-mail: vmnf@yahoo.com Web: http://www.vmnf.net/ipam Aula 10 Sumário A Internet: História, Serviços e Tipos de Ligação

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Topologias Tipos de Arquitetura Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 REDES LOCAIS LAN -

Leia mais

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System

Redes - Internet. Sumário 26-09-2008. Aula 3,4 e 5 9º C 2008 09 24. } Estrutura baseada em camadas. } Endereços IP. } DNS -Domain Name System Redes - Internet 9º C 2008 09 24 Sumário } Estrutura baseada em camadas } Endereços IP } DNS -Domain Name System } Serviços, os Servidores e os Clientes } Informação Distribuída } Principais Serviços da

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA NOTA INTRODUTÓRIA... 2 SISTEMA - INTRODUÇÃO... 3 I LEITURA DO CAUDAL... 3 II AUTÓMATO... 4 III TECNOLOGIA GSM... 5 IV BASE DE DADOS... 6 V SINÓPTICO... 7 Especificação

Leia mais

RC e a Internet: noções gerais. Prof. Eduardo

RC e a Internet: noções gerais. Prof. Eduardo RC e a Internet: noções gerais Prof. Eduardo Conceitos A Internet é a rede mundial de computadores (rede de redes) Interliga milhares de dispositivos computacionais espalhados ao redor do mundo. A maioria

Leia mais

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para

Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Prof. Edson Maia Graduado em Web Design e Programação Bacharel e Licenciado em Geografia Especialista em Gestão Ambiental Complementação para Magistério Superior Especialista em Docência para Educação

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Introdução a Microinformática Turma H Redes e Internet Giordane Lima Porque ligar computadores em Rede? Compartilhamento de arquivos; Compartilhamento de periféricos; Mensagens

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

6.3 Tecnologias de Acesso

6.3 Tecnologias de Acesso Capítulo 6.3 6.3 Tecnologias de Acesso 1 Acesso a redes alargadas Acesso por modem da banda de voz (através da Rede Fixa de Telecomunicações) Acesso RDIS (Rede Digital com Integração de Serviços) Acesso

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

A internet é uma gigantesca rede de redes que conecta milhões de computadores globalmente, formando uma rede em que qualquer

A internet é uma gigantesca rede de redes que conecta milhões de computadores globalmente, formando uma rede em que qualquer O que é preciso para aceder à Internet? Hardware (Computador, modem, placa de rede, etc.) ISP (Internet Service Provider) Software (Browser) O programa navegar na necessário Internet para chama se browser.

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Protocolo TCP/IP É um padrão de comunicação entre diferentes computadores e diferentes sistemas operativos. Cada computador deve

Leia mais

Evolução na Comunicação de

Evolução na Comunicação de Evolução na Comunicação de Dados Invenção do telégrafo em 1838 Código Morse. 1º Telégrafo Código Morse Evolução na Comunicação de Dados A evolução da comunicação através de sinais elétricos deu origem

Leia mais

19/07/2013. Camadas. Camadas de Enlace e Física. Camadas de Enlace e Física. Topologias de Rede NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA

19/07/2013. Camadas. Camadas de Enlace e Física. Camadas de Enlace e Física. Topologias de Rede NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADAS DE ENLACE E FÍSICA Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET

ICORLI. INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO e OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS e INTERNET 2010/2011 1 Tipos de Cabos Cabos eléctricos São cabos, normalmente fabricados em cobre (ou de outro material condutor), que transmitem os

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar?

Se eu tenho o serviço de Voz sobre Internet, para quem posso ligar? 1 Conheça o sistema de Voz sobre IP (ou VOIP) O que é Voz sobre IP / Voz sobre Internet Protocolo? R. Voz sobre IP permite que você faça ligações telefônicas utilizando uma rede de computadores, como a

Leia mais

ADSL. Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT.

ADSL. Esta tecnologia é utilizada pelo Speedy da Telefonica, Turbo da Brasil Telecom, Velox da Telemar e Turbonet da GVT. ADSL Este tutorial apresenta a tecnologia ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line) desenvolvida para prover acesso de dados banda larga a assinantes residenciais ou escritórios através da rede de pares

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Redes e Telecomunicações

Redes e Telecomunicações Redes e Telecomunicações Comunicação Processo pelo qual uma informação gerada num ponto (origem) é transferida para outro ponto (destino) Telecomunicações Telecomunicação do grego: tele = distância do

Leia mais

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA

VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA VOIP A REVOLUÇÃO NA TELEFONIA Introdução Saiba como muitas empresas em todo mundo estão conseguindo economizar nas tarifas de ligações interurbanas e internacionais. A História do telefone Banda Larga

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes. Secção de Redes de Comunicação de Dados

1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes. Secção de Redes de Comunicação de Dados 1. Introdução às Comunicações e às Redes de Computadores Generalidades, noções e classificações de redes Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados Necessidades de comunicação

Leia mais

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013

Disciplina: Redes de Comunicação. Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Setembro 2013 Disciplina: Redes de Comunicação Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. João Oliveira Turma: 10º 13ª Setembro 2013 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta os principais

Leia mais

1. INTERNET OU NET. Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. Modem

1. INTERNET OU NET. Hardware. Computador. Linha telefónica normal, linha RDIS, ligação por cabo ou ADSL. Modem 1. INTERNET OU NET O que é a Internet? A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros

Leia mais

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Mercados em potencial de serviços Serviços da Web ftp,http,email,news,icq! Mercados em potencial de serviços FTP IRC Telnet E-mail WWW Videoconferência

Leia mais

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007

Internet. EB 2/3 de Arrifana. Victor Henriques 2006/2007 Internet Sumário A Internet. Questões de segurança. 2 A Internet A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados entre si através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

Leia mais

Índice. TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica. Designação VERSÃO 3.0. 30 de Julho de 2009. TÍTULO ADSL sobre ISDN - Interface Utilizador-Rede 1/10 3.

Índice. TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica. Designação VERSÃO 3.0. 30 de Julho de 2009. TÍTULO ADSL sobre ISDN - Interface Utilizador-Rede 1/10 3. 1/10 TIPO DE DOCUMENTO Nota Técnica Designação VERSÃO 30 de Julho de 2009 Índice 1 ÂMBITO... 3 2 MODELOS DE REFERÊNCIA... 4 3 INTERFACE UNI USER TO NETWORK... 5 2/10 3.1 PONTO DE TERMINAÇÃO DA REDE......

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Técnicas de comutação Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Maio de 2006 WAN s Wide Area Networks Uma WAN é uma rede dispersa por uma grande área

Leia mais

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores

Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Faculdade Integrada do Ceará FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Redes de Banda Larga Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 6 Redes xdsl Sumário Introdução; Taxas de transmissão DSL e qualidade

Leia mais

Assunto: Redes Com Menos Gastos

Assunto: Redes Com Menos Gastos Assunto: Redes Com Menos Gastos Christian Luiz Galafassi 09132064 Resumo: Novos modos de Redes estão sendo implantadas e em testes. No artigo vou falar sobre duas delas que são Power of Ethernet (PoE),

Leia mais

Trabalho realizado por: Daniel Fonseca; No âmbito da disciplina de CLC; Neste trabalho vou falar sobre os seguintes tópicos: O que é a internet? Quando foi criada; A origem da Internet; A História da Internet;

Leia mais

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing

INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing INFORMÁTICA PARA GESTÃO I Curso Superior de Gestão de Marketing Docente (Teóricas): Eng.º Vitor M. N. Fernandes E-mail: vmnf@yahoo.com Web: http://www.vmnf.net/ipam Aula 13 Sumário Comunicação de Dados,

Leia mais

ICORLI INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET

ICORLI INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E OPERAÇÃO EM REDES LOCAIS E INTERNET 2010/2011 1 Introdução às redes e telecomunicações O que é uma rede? Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído

Leia mais

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP

Redes de Computadores. Protocolos de comunicação: TCP, UDP Redes de Computadores Protocolos de comunicação: TCP, UDP Introdução ao TCP/IP Transmission Control Protocol/ Internet Protocol (TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados para a troca

Leia mais

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento

Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador. Viva o momento Vodafone ADSL Station Manual de Utilizador Viva o momento 3 4 5 5 6 6 7 8 9 12 12 14 16 17 18 19 20 21 22 22 23 23 24 24 24 25 26 27 Ligar o Router LEDs Configuração do Router Aceder à ferramenta de configuração

Leia mais

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme

09/06/2011. Profª: Luciana Balieiro Cosme Profª: Luciana Balieiro Cosme Revisão dos conceitos gerais Classificação de redes de computadores Visão geral sobre topologias Topologias Barramento Anel Estrela Hibridas Árvore Introdução aos protocolos

Leia mais

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação

A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação A Internet, ou apenas Net, é uma rede mundial de computadores ligados, entre si, através de linhas telefónicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicação. Hardware

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados

Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Fundamentos da Informática e Comunicação de Dados Aula 07 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina, oferecida pela UNINOVE. O acesso

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br INTERNET Tópicos desta aula Internet sob a perspectiva do desenvolvedor web Funcionamento geral Protocolos e portas

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas EQUIPAMENTOS PASSIVOS DE REDES Ficha de Trabalho nº2 José Vitor Nogueira Santos FT13-0832 Mealhada, 2009 1.Diga

Leia mais

Comunicações por Computador

Comunicações por Computador Comunicações por Computador António Nabais Grupo de Sistemas e Tecnologias de Informação Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico do Cávado e do Ave anabais@ipca.pt 2006/2007 Componentes de

Leia mais