Pag. 06. Pag. 03. Pag. 02. Pag. 11. Notícias Prev Pepsico. Acompanhe os Resultados. Porque devo pensar na aposentadoria?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pag. 06. Pag. 03. Pag. 02. Pag. 11. Notícias Prev Pepsico. Acompanhe os Resultados. Porque devo pensar na aposentadoria?"

Transcrição

1 Info Edição 01 - Ano I Julho de 2016 Pag. 02 Pag. 03 Pag. 06 Pag. 11 Notícias Prev Pepsico Acompanhe os Resultados Porque devo pensar na aposentadoria? Saiba como organizar melhor a sua agenda

2 2 notícias Prev Pepsico Site Prev Pepsico: novidades pra você! O site da Prev Pepsico ganhou nova versão. Com design mais leve e descontraído, dinâmico e interativo, oferece a você, Participante, mais recursos e informação sobre o seu Plano, para que possa acompanhar bem de perto o planejam ento da sua aposentadoria. A navegação é simples e você encontra facilmente tudo o que precisa! Confira as principais novidades: Simulador: com o simulador de benefícios, você pode se planejar muito melhor, e ver quanto precisará poupar, ao longo da vida, para realizar seus objetivos de aposentadoria. Vídeos: de forma leve e lúdica, os novos vídeos abordam dois importantes assuntos no seu planejamento: Regras do Plano: entenda melhor como funciona o Plano de Benefícios Pepsico; tenha acesso às regras de forma simples e clara. Tributação: assim como é importante saber quanto juntar para a aposentadoria, você deve pensar também no seu planejamento tributário: como serão descontados os impostos sobre o que você acumular? Você sabia que, ao investir no Plano de Benefícios Pepsico, há formas de reduzir a mordida do Leão anualmente? Assista ao vídeo e saiba mais sobre este assunto! Vale lembrar que para acessar sua conta no novo portal, basta clicar na opção Entrar, no menu superior à direita. Lá você informa seu CPF e Data de Nascimento e cadastra uma nova senha!

3 Informativo Julho de notícias prev pepsico Atualize seus dados! Seguindo atentamente as normas da Receita Federal do Brasil (IN E-Financeira), que abordam, entre outros temas, as ações financeiras e cadastrais de todos os Participantes Ativos e Assistidos da Prev Pepsico, disponibilizamos no site da Prev Pepsico a possibilidade de você mesmo atualizar seus dados. Essas informações serão importantes, também, para agilizar o contato da Prev Pepsico com seus Participantes. Contamos com sua colaboração! Acesse o site: e faça o seu cadastro! Para maiores esclarecimentos sobre a IN 1.571, acesse, o site da RFB: Prioridade ao seu Planejamento! Informação é a base das boas decisões financeiras. Nós, da Prev Pepsico queremos apoiá-lo em seu planejamento e não medimos esforços para oferecer todos os elementos necessários para isso. Estamos iniciando nosso Programa de Educação Financeira e Previdenciária com o Info Prev Pesico, em breve traremos muitas novidades e recursos para você! Tem alguma dúvida? Ligue para o nosso canal de atendimento: Acesse sempre o novo portal:

4 4 seus investimentos Janeiro a JUNHo Acompanhe os resultados Para a melhor administração dos recursos investidos, contamos com o apoio de gestores capacitados e atentos ao mercado. São eles: Western e HSBC. Os resultados obtidos neste ano, até o final de junho, foram bastante satisfatórios. Isso ocorreu porque os fundos estavam posicionados de forma a se beneficiarem dos movimentos que ocorreram nas taxas de juros de médio e longo prazo, relacionados à mudança de perspectivas no mercado financeiro como um todo. Em diferentes magnitudes, os gestores superaram o índice de referência estabelecido, tanto por causa das estratégias sobre expectativas de melhora dos mercados, em Renda Fixa e Renda Variável, quanto por ainda não alocarem recursos em investimentos internacionais, que neste período foram prejudicados pela valorização do Real frente ao Dólar. Nos próximos meses, em função das incertezas nos cenários internacional e doméstico, a Prev Pepsico mantém sua postura conservadora e vigilante, seguindo estratégia partilhada pelos gestores terceirizados. Período de janeiro a JUNHO DE 2016 Rendimentos Prev Pepsico: 8,60% Inflação - IPCA: 4,42% Patrimônio Prev Pepsico: R$ % em Renda Fixa 5% em Renda Variável

5 Informativo Julho de seus investimentos Cenário Econômico No Brasil, o mercado financeiro oscila entre dias de ânimo e de incerteza, o que é absolutamente esperado para o momento atual. As recentes medidas tomadas pelo atual Governo têm pautado todas as análises. A maior preocupação tem sido o controle e a diminuição dos gastos públicos. Inflação, inadimplência, desemprego e juros em alta são assuntos ainda frequentes e preocupantes no País. No entanto, a constatação de que a economia brasileira encolheu menos do que o previsto no primeiro trimestre deste ano trouxe certo otimismo ao mercado. O PIB recuou 0,3% em relação ao trimestre anterior. A grande expectativa ainda é o desenrolar do processo de impeachment da Presidente Dilma. O cronograma deste processo segue em discussão e deverá coincidir com os Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro de 05 a 21 de agosto. Segundo Boletim Focus do dia 24 de junho de 2016, a projeção de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo/IPCA é de 7,29%. A meta da taxa Selic para 2016 está em 13,25%, enquanto se prevê, para o PIB, um recuo de 3,44% no ano. Mercado Internacional Na China, o governo anunciou, entre suas metas econômicas para 2016, uma expansão do PIB entre 6,5% e 7,0%. O mercado, no entanto, continua na expectativa quanto ao ritmo de crescimento chinês, sobretudo em se tratando do mercado de commodities. No mercado europeu, muita atenção para compreender quais serão os reais efeitos, para o continente e para o cenário global, do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia). Nos Estados Unidos, a expectativa do mercado é em relação à taxa de juros norte-america que, por enquanto, segue ritmo de manutenção.

6 6 de olho nas finanças Use o crédito de forma consciente!

7 Informativo Julho de de olho nas finanças Utilizar o crédito de forma responsável envolve uma mudança de postura com relação às suas finanças. Você deve avaliar a situação com cautela, o que inclui: conhecer bem as condições e os custos envolvidos do crédito; ter seu orçamento em dia, para verificar se o novo compromisso financeiro cabe no seu bolso; evitar comprometer mais de 20% da sua receita líquida com carnês ou parcelas; compreender que crédito é um produto financeiro e tem custos; lembrar que o cheque é uma ordem de pagamento à vista. Por isso, tenha sempre certeza de que sua conta corrente tem fundos para cobri-lo; se você perceber dificuldade para cumprir determinado compromisso financeiro no vencimento, procure negociar com seu credor outra forma de pagamento para a dívida vencida; usar o cartão de crédito com atenção: pague o valor total da fatura sempre em dia, controle muito bem o seu limite e evite exageros na opção de parcelar. Realização de sonhos, solução de pendências O crédito está integrado ao nosso dia a dia. Utilizado de forma responsável, é um recurso fundamental para a realização de muitos sonhos, tais como: Compra de bens de maior valor, como carro, moto ou casa; Compra de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados; Pagamento da faculdade ou do curso de pós-graduação; Viagem de férias; Intercâmbio; Gastos do casamento, etc. Pode ser contratado também para a cobertura de gastos imprevistos, tais como manutenção do carro, consertos na casa e despesas médicas, por exemplo. CDC (Crédito Direto ao Consumidor) Modalidade destinada, basicamente, à compra de bens duráveis e serviços (carros, eletrodomésticos, etc.). O contrato, neste caso, é feito diretamente na rede de varejo que tenha convênio com banco ou financeira. Cheque especial Limite fica disponível na conta-corrente, para cobertura de emergências e imprevistos. Crédito pessoal Essa linha de crédito não está ligada à compra de produtos. O consumidor recebe o dinheiro para usá-lo livremente. Crédito imobiliário Financiamento para a compra da casa própria. Crédito estudantil Usado para financiar a faculdade. Cartão de crédito O fato de você comprar algo hoje e pagar somente daqui a um mês já indica o uso do crédito. Você pode também parcelar sua compra. Empréstimo consignado Nessa linha de crédito, as parcelas para pagamento são descontadas diretamente do salário.

8 8 planejar é possível Por que devo pensar na aposentadoria? Ano a ano, entre os brasileiros, a expectativa de vida cresce. Dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa divulgada anualmente, situam essa estimativa em 75,2 anos. É fato: se você vive mais, certamente terá mais tempo para aproveitar sua aposentadoria. Agora responda: o que você vai ganhar do INSS vai ser suficiente para suprir suas despesas e ainda realizar seus sonhos? Para cada etapa da vida, o planejamento deve ser diferente, veja só: Primeiros passos da vida profissional Quanto antes começar a planejar a sua aposentadoria, melhor! Assim, há mais tempo para juntar recursos e o esforço é menor, sem grande impacto no orçamento. Sua forma de investir também será diferente: com olhos para o longo prazo, pode arriscar um pouco mais, em busca de maior rentabilidade. Meio da trajetória ou perto de se aposentar A hora é de poupar o máximo possível para a aposentadoria, sem correr grandes riscos. O seu esforço de acumulação hoje, determina a sua tranquilidade no futuro. Na aposentadoria Planeje-se, reveja e ajuste seu orçamento para esta nova etapa, para que assim possa cortar algumas despesas, adequar seu padrão de vida. O objetivo? Esticar ao máximo o dinheiro que recebe da aposentadoria, para que possa durar mais. Na hora de investir, opte por alternativas mais conservadoras, pois você não quer correr riscos a essa altura da vida, certo?

9 Informativo Julho de planejar é possível O que considerar no seu planejamento? Algumas perguntas podem ajudar você a começar o planejamento da sua aposentadoria. Veja só: Quando você quer parar de trabalhar? O que pretende fazer depois da aposentadoria (viver de renda ou iniciar outra atividade, talvez montando seu próprio negócio) Quais serão seus gastos na aposentadoria? Com quais receitas irá contar? De qual renda mensal você vai precisar? Quanto você precisa juntar? Seu futuro está em suas mãos. Hora de planejar... e realizar! Reveja sua estratégia! Se você já começou o seu planejamento, lembre-se de avaliar sua estratégia com frequência e não tenha medo de realizar mudanças, se necessário. Questione-se: Está alcançando suas metas? Tem poupado o suficiente? Seu salário aumentou ou recebeu um dinheiro extra: que tal guardar um pouco mais?

10 10 COMPartiLHANDO EXPERIÊNCIAS Estilo de Vida: atividade e planejamento! Sr. José Carlos Santos tem 57 anos, é mineiro de Itajubá, formado em Administração de Empresas. Após a aposentadoria, optou por manter-se na ativa. Assumiu novo desafio profissional nesta etapa da vida há um ano (01/06/2015), como gerente da Prev Pepsico. Ingressar na Prev Pepsico reforçou meu objetivo de continuar em atividade, sentir-me útil e claro, reforçar meu orçamento. Tenho na Prev Pepsico a oportunidade de expandir meus conhecimentos e reforçar a experiência adquirida como Diretor de outra Entidade de Previdência Privada. A Prev Pepsico é uma Entidade sólida e bem administrada por Gerentes Seniores da PepsiCo, dentro de um ambiente desafiador e muito agradável, conta José Carlos. Acredito que o meu maior desafio é demonstrar que profissionais maduros (acima dos 50 anos) possuem conhecimento, disposição e podem ser extremamente úteis às organizações, pondera o executivo. Entre as atividades realizadas na Prev Pepsico, Sr. José Carlos destaca: além do novo site já lançado, estamos trabalhando novos vídeos, boletins e serviços on-line (atualização de cadastro, recadastramento para Assistidos e outros), visando uma maior interatividade com os Participantes do Plano. Questionado sobre o Mercado de Previdência no País, responde: Considero este mercado bastante sólido e profissionalizado no segmento privado, porém politizado e mal administrado nas empresas estatais. Sua receita de planejamento financeiro é: Comece cedo a fazer seus investimentos, mesmo que em pequenas quantias. Por mais insignificantes que possam parecer, lembre-se que os desertos são formados de pequenos grãos de areia e levam longos anos para se formarem.

11 Informativo Julho de 2016 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS queremos conhecer a sua história! Se você também quer ter uma matéria publicada no Info Prev Pepsico, mande um para prevpepsico@pepsico.com 10 Informativo Julho de 2016 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS TRAJETÓRIA PROFISSIONAL ESTILO DE VIDA: canadense de produção de alumínio Remuneração, Benefícios e Adm. Pessoal. ATIVIDADE E PLANEJAMENTO! Sr. José Carlos Santos tem 57 anos, é mineiro de Itajubá, formado em Administração de Empresas. Após a aposentadogerente da Prev Pepsico. Ingressar na Prev Pepsico reforçou meu objetivo de continuar em atividade, sentir-me útil e claro, reforçar meu orçamento. Tenho na Prev Pepsico a oportunidade de expandir meus conhecimentos e reforçar a experiência adquirida como Diretor de outra Entidade de Previdência Privada. A Prev Pepsico é uma Entidade sólida conta José Carlos. Acredito que o meu maior desafio é demonstrar que pro- cimento, disposição e podem ser extremamente úteis às organizações, pondera o executivo. Entre as atividades realizadas na Prev Pepsico, Sr. José Carlos destaca: além do novo site já lançado, estamos trabalhando novos vídeos, boletins e serviços on-line (atualização de cadastro, recadastramento para Assistidos e outros), visando uma maior interatividade com os Participantes do Plano Sua receita de planejamento financeiro é: Comece cedo a fazer seus investimentos, mesmo que em pequenas quantias. Por mais insignificantes que possam parecer, lembre-se que os desertos são formados de pequenos grãos de areia e levam longos anos para se formarem. Aposentadoria? Sr. José Carlos conta que se aposentou no final de 2010, quando retornou ao Brasil. Meu objetivo era utilizar o FGTS para complementar a compra de um novo México S.A. no Cargo de Gerente de Recursos Humanos. Casado com a Sra. Silvana há 24 anos, Sr. José Carlos tem dois filhos: Leonard (21 anos, estudante de Engenharia Agronômica na UNESP Botucatu) e Giovanna (19 anos estudante de Publicidade e Propaganda na PUC Campinas). Quando não estou no trabalho, procuro estar com minha família e meus amigos. A gastronomia e a pesca são meus principais hobbies. Reckitt & Benckiser empresa britâni- Receita de planejamento Benefícios Sr. José Carlos não se considera aposentado, já que optou pelo caminho de atividade e desafios, incluindo essas metas em seu planejamento. Justamente por isso, comenta: não senti nenhuma mudança depois da aposentadoria Clariant S.A. empresa Suíça de produtos de Remuneração e Benefícios Região LATAM e 6 anos de trabalho na Cidade do México no cargo de Gerente de Recursos Humanos (Jan/05 a Jan/11) quando se aposentou. Questionado sobre o Mercado de Previdência no País, resadministrado nas empresas estatais. 11 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS Na sua opinião, a palavra aposentado ainda tem uma conotação depreciativa no Brasil, como se fosse alguém sem utilidade e defende que isso precisa mudar o quanto antes. Sua receita de planejamento financeiro é: Comece cedo a fazer seus investimentos, mesmo que em pequenas quantias. Por mais insignificantes que possam parecer, lembre-se que os desertos são formados de pequenos grãos de areia e levam longos anos para se formarem Para quem já se aposentou, José Carlos recomenda: evite financiamentos e tenha cuidado com ofertas de empréstimo consignado pelas instituições bancárias. de Consultoria de RH como prestador Autônomo. A todos, sugere: é importante cuidar bem da saúde física e financeira, fazer exercícios moderados e ter uma reserva financeira desde cedo. 11

12 12 QUALIDADE DE VIDA Saiba como organizar melhor sua agenda

13 Informativo Julho de QUALIDADE DE VIDA Há fases da vida em que as diversas responsabilidades vão tirando o foco de nossas dificuldades e desejos. Passamos a pensar sempre na família, no bem estar daqueles que amamos e no trabalho. Mas lembre-se: sua agenda precisa ter espaço para você. Para conciliar compromissos, apoiar sua família e ter bom desempenho no trabalho, é preciso estar bem! Analise a forma como vem abrindo mão de suas metas pessoais e cuide-se! Mudando sua postura, você passa a rever prioridades. Primeiro passo: organize-se! Coordenar vida pessoal e profissional é um grande desafio que pede organização. Diante de tantos compromissos a cumprir e atividades a realizar, o caminho é imaginar-se como uma equipe: só que você é também o gestor e precisa manter-se no controle da situação! Primeiro, organize sua agenda: relacione tudo, até os compromissos que você julga corriqueiros, para que consiga compreender quanto do seu tempo está sendo, de fato, ocupado. Organize o ambiente à sua volta: casa, carro, mesa do trabalho. Parece detalhe, mas com tudo à mão, você ganha tempo. Repense a forma como executa cada tarefa, tanto em casa quanto no trabalho: observe como anda seu grau de concentração, vigie se não tem sido alvo dos famosos ladrões do tempo (pequenos detalhes do dia a dia que tiram você do foco). Cuide-se! Avalie sua rotina e verifique como anda seu tempo livre. Entram aqui os cuidados com a saúde física e mental, seu bem estar e realização: atividades físicas, prática de hobbies, idas ao médico e exames de rotina, cursos de formação e especialização, meditação, lazer, etc. Outro ponto a considerar: aprenda a delegar! Você precisa mesmo estar à frente de tudo, na organização da sua casa, por exemplo? Que tal pedir a ajuda dos familiares, ou mesmo contar com a colaboração de alguém para serviços domésticos ou outras atividades? Passo a passo da gestão do tempo Defina prioridades. Nada de querer resolver tudo de uma vez. Estabeleça prazos para concluir tarefas. Evite os ladrões do tempo: são aquelas tarefas que desviam você do objetivo: reuniões que se prolongam, ligações telefônicas fora de hora, etc. Delegue. Dessa forma você treina pessoas e tem condições de se dedicar ao que é realmente estratégico Na vida pessoal, organize seu tempo em casa, dedicando-se a atividades que lhe dão prazer, lhe garantem bem estar. Curta bons momentos em família ou com amigos. Mexa-se: procure praticar atividades físicas regularmente, nem que isso lhe tire algumas horas de sono. Faça disso um hábito e cuide de sua saúde. Desligue. Todo mundo precisa de descanso, você também. Tenha tempo para pensar! Nada de correr sem nem saber para onde: organize seus pensamentos, planeje, dê voz aos seus sonhos. Experimente!

14 14 VOCÊ SABIA? Erros a evitar! gestão do orçamento

15 Informativo Julho de VOCÊ SABIA? Algumas vezes, mesmo tendo a planilha de orçamento e cuidando bem das finanças, no final do mês vem aquele aperto nas contas e o dinheiro quase não dá para pagar tudo. Afinal, por que isso acontece? Existem alguns erros bem comuns, que a gente nem percebe, mas que fazem diferença no resultado final. considerar o salário bruto como receita: inclua o valor líquido, aquele que efetivamente entra na sua conta bancária. É quanto você ganha, depois dos descontos. usar o crédito sem controle: se você tem abusado das compras parceladas, de cheques pré-datados e do limite do cheque especial, cuidado! Está usando o crédito da forma errada. Essas são dívidas a pagar e devem ser relacionadas na sua planilha. ignorar os pequenos gastos: procure relacionar todas as despesas em sua planilha, até mesmo os pequenos valores. Rapidamente vai compreender a diferença e identificar para onde está indo o seu dinheiro. estimar suas despesas: para facilitar o trabalho, muitas pessoas estimam um valor para alguns grupos de despesas, ao invés de relacioná-las de fato. Essa prática dificulta identificar onde, realmente, você está gastando. arredondar valores: tanto nas despesas quanto nas receitas, você precisa incluir na sua planilha o valor correto. Qualquer arredondamento pode causar impacto na sua planilha. ser otimista demais: não inclua na sua planilha receitas que ainda não aconteceram. Se você trabalha por comissão ou tem algum bônus a receber, cuidado. Este dinheiro só deve entrar na sua planilha quando, de fato, ele estiver na sua conta bancária. Comece a gerir o seu orçamento com a planilha resumida ao lado. Para acessar a planilha completa, clique aqui! Receitas Salário Outros Total Despesas Fixas Habitacional Transporte Saúde Educação Outros Variáveis Habitacional Transporte Saúde Educação Outros Extras Saúde Manutenção Educação Lazer Vestuário Outros Total Total Receita (-) Total Despesas Saldo

16 16 PassatemPO caça-palavras Preencha as lacunas com os termos relacionados, depois, localize cada um deles no caça-palavras. Usado de forma consciente, o ajuda a realizar sonhos. Poupar é a melhor forma de cuidar bem do seu. Quanto do seu dia você dedica às suas finanças? Para garantir seu padrão de renda no futuro, você deve planejar sua. Cuidar do orçamento é uma das principais etapas do financeiro. Na planilha de você lista, de um lado, as receitas e, de outro, as despesas. é quando a pessoa deixa de pagar suas contas. Antes de emitir um verifique se há fundos na sua conta bancária para cobri-lo.

17 Informativo Julho de PassatemPO G N I H I L I U O T A I P E I L I U S T A S P J I H I O L L A T E M E R O D N G F U T U R O O D I G E L A T N D A M S I M I F T D A L E S I M I N T D O L E A M S T Q U O E A Q U U A N D E O E A Q U I A N D E O U O E F I C I D I T A U U I I N T D I T A Q U I I N T C I D O F F I C I A A A E Q M A M C I A A P E Q U A P F I C U S C I U M N O U I S P A G U M N O B I S M A L C I U N I M Q U U N T S N C L A E U U N T I N C I A A M Q U N A M F U I A T D N T E U I U I A H E N T Q U N M F U A S I M E N D I S O L N M I E M A T V O L U M E I T E M E T U T A L I Q U A C M O T A L I Q U A S M J T U T O R E N I S T I N I S I E S I S T I N I S D E A E N I I D O L O I M V O L U A T A O I M V O L U P T M O L O T U R I O C R E D I T O C I O R R U N T E S C E R I O L A D U N D E L I U S E U M N D E L I U S E U N D U N O F F I C I L L A B O R A C C I L L A B O R A T F I C U S C U H E S T O I N T U R S T E M P O N T U O C U S I T H A E U M E E S E Q U I R U M E E S E O U I H A R A V O L Q R A D E A C U S A O R A D E A C R S A O L O M E X E U I I M R E S I M A R I I M R E S C M A X E R O E U M E U I T M I N R E P F U I T M I N A E P U M F D U T A C T A S P E R I O B U T A S P E R M O B T A U A S E Q S I O P T A S P E R U I O P T A S E E R E Q U A P O S E N T A D O R I A U A M A S E S T N A U Q U A D O L L O P T A T I S M A X U P T A T I S T A X L L U M I N I R I M A G N I S A L S I M A G N I O A L N I S Q U I I F Q U A S S O L O R D Q U A S S O L O R I I D Confira a resposta na próxima página!

18 18 PassatemPO CRÉDITO - FUTURO - TEMPO - APOSENTADORIA PLANEJAMENTO - ORÇAMENTO - INADIMPLÊNCIA - CHEQUE G N I H I L I U O T A I P E I L I U S T A S P J I H I O L L A T E M E R O D N G F U T U R O O D I G E L A T N D A M S I M I F T D A L E S I M I N T D O L E A M S T Q U O E A Q U U A N D E O E A Q U I A N D E O U O E F I C I D I T A U U I I N T D I T A Q U I I N T C I D O F F I C I A A A E Q M A M C I A A P E Q U A P F I C U S C I U M N O U I S P A G U M N O B I S M A L C I U N I M Q U U N T S N C L A E U U N T I N C I A A M Q U N A M F U I A T D N T E U I U I A H E N T Q U N M F U A S I M E N D I S O L N M I E M A T V O L U M E I T E M E T U T A L I Q U A C M O T A L I Q U A S M J T U T O R E N I S T I N I S I E S I S T I N I S D E A E N I I D O L O I M V O L U A T A O I M V O L U P T M O L O T U R I O C R E D I T O C I O R R U N T E S C E R I O L A D U N D E L I U S E U M N D E L I U S E U N D U N O F F I C I L L A B O R A C C I L L A B O R A T F I C U S C U S E S T O I N T U R S T E M P O N T U O C U S I T H A R U M E E S E Q U I R U M E E S E O U I H A R A V O L O R A D E A C U S A O R A D E A C R S A O L O M E X E R I I M R E S I M A R I I M R E S C M A X E R O E U M F U I T M I N R E P F U I T M I N A E P U M F D U T A C T A S P E R I O B U T A S P E R M O B T A U A S E Q H I O P T A S P E R U I O P T A S E E R E Q U A P O S E N T A D O R I A U A M A S E S T N A U Q U A D O L L Q P T A T I S M A X U P T A T I S T A X L L U M I N I U I M A G N I S A L S I M A G N I O A L N I S Q U I I E Q U A S S O L O R D Q U A S S O L O R I I D Info Prev Pepsico é uma publicação dirigida aos Participantes da Prev Pepsico Coordenadora: Dayene Longo Atendimento ao Participante: (segunda a sexta-feira das 8h às 17h) Projeto Gráfico/Redação: Arte da Criação

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015

Educação Financeira DÍVIDAS E CRÉDITO. Agosto de 2015 Educação Financeira 01 DÍVIDAS E CRÉDITO Agosto de 2015 Educação Financeira Que tal controlar melhor suas finanças? Para ajudá-lo nesta tarefa, disponibilizamos para você uma planilha de orçamento. Mantendo

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira.

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre educação financeira. BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre educação financeira. PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária 02 Outubro de 2015 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária Seu futuro Por que planejar a aposentadoria? O tempo passa depressa e é preciso pensar

Leia mais

INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE. Outubro/Novembro Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números

INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE. Outubro/Novembro Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números INFORMATIVO ELETRÔNICO DO PARTICIPANTE Outubro/Novembro 2013 O PLANO DE PREVIDÊNCIA DO SISTEMA UNICRED GERENCIANDO PARA CRESCER Índice: 1. RENTABILIDADE DOS PERFIS DE INVESTIMENTO Nossos números 2. A MELHOR

Leia mais

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida

Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida 12 Guia Financeiro Ajuste o seu planejamento a cada etapa da vida Nada do que foi será, de novo, do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas, como o mar. Iniciamos

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/05/ a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 4 a Semana Nacional de EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1 UM BRASIL GIGANTE MILHÕES DE BRASILEIROS 2 MILHÕES DE CONSUMIDORES MILHÕES E MILHÕES DE REAIS 3 AFINAL DE CONTAS, QUEM É QUE REGE O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL?

Leia mais

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010

Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 Educação Financeira ETEC Araçatuba Maio de 2010 O Planejamento Financeiro Pessoal te ajudará a... monitorar sua situação financeira; criar um quadro visual de gastos; reduzir os gastos por impulso; gastar

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay

Vida Financeira saudável. Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay Vida Financeira saudável Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças pessoais?

Leia mais

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ

VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ VIDA FINANCEIRA SAUDÁVEL E FELIZ Manuela Carneiro Diretora Executiva de Vendas Independente Mary kay CONTROLE FINANCEIRO Como você controla as finanças do seu negócio e as mantém separadas das suas finanças

Leia mais

Construa sua reserva de emergência

Construa sua reserva de emergência 11 Guia Financeiro Construa sua reserva de emergência Para proteger seu orçamento é preciso tomar algumas medidas. Dentre elas, construir uma reserva de emergência. Mas, afinal, para que ela serve? Trata-se

Leia mais

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC

EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Shandra Aguiar. Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Shandra Aguiar Coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor- Educon UFC PARA PENSAR... Como me vejo em 2022 Como eu vejo a minha vida de aposentada(o) Qual o significado

Leia mais

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA MANUAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA A educação financeira tem como objetivo ensinar as pessoas a tomarem consciência dos seus gastos e das suas rendas. As rendas são limitadas, e é preciso

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas: Anote tudo que você deve e saiba o valor total. Negocie suas contas

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA PROGRAMA DE APOIO SOCIOECONÔMICO (PASE) EDUCAÇÃO FINANCEIRA ORÇAMENTO PESSOAL O orçamento é fundamental para cuidar melhor das finanças pessoais, pois permite o planejamento dos gastos. São benefícios

Leia mais

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay

Aula sobre Finanças. Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Aula sobre Finanças Diretora Nacional de Vendas Independente Mary Kay Como está sua vida financeira hoje??? ou? Qual a diferença entre Endividado e Inadimplente? Se por acaso, você tiver dívidas atrasadas:

Leia mais

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA

O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA O PLANEJAMENTO DO BRASILEIRO PARA A APOSENTADORIA Julho 2016 Formas de preparo do brasileiro para aposentadoria: 74,1% INSS pela empresa que trabalha ou de forma autônoma Poupança Imóveis 19,2% 31,1% 6,2%

Leia mais

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação.

Esse problema previdenciário já começa no momento em que não rentabilizamos as nossas aplicações financeiras acima da inflação. 1 SEGUNDO O IBGE, um em cada três aposentados continua trabalhando após a aposentadoria. Isso se deve à perda do poder de compra ao longo do tempo, quando a renda mensal da pessoa não consegue acompanhar

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado.

Em qualquer um desses casos, você precisa refletir sobre como utilizar bem esse dinheiro poupado. Os 3 Passos de um Planejamento Financeiro Inteligente 1 Bom, então você é um dos raros brasileiros que consegue poupar? Ou você é um dos 8muitos brasileiros que deseja começar a poupar? Em qualquer um

Leia mais

Guia do Crédito Consciente

Guia do Crédito Consciente GUIA DO Guia do Crédito Consciente FAMILIAR GUIA DO Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE

CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE CARTILHA DE CRÉDITO CONSCIENTE - 1ª EDIÇÃO - 2015 Nos últimos anos, a REAL GRANDEZA identifi - cou um aumento da inadimplência no seu programa de empréstimo pessoal. Com o objetivo de auxiliar os Participantes

Leia mais

RAI - Relatório Anual de Informações

RAI - Relatório Anual de Informações Número 45-26 a 30 de junho de 2017 Resultados RAI - Relatório Anual de Informações Está disponível no nosso portal - www.cibrius.com.br o Relatório Anual de Informações 2016 (RAI 2016), em cumprimento

Leia mais

GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO

GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO GUIA RÁPIDO SOBRE PERFIL DE INVESTIMENTO Esse guia rápido sobre os Perfis de Investimentos oferecidos pela Celpos servirá para você, Participante do Plano CELPOS CD, conhecer algumas das principais informações

Leia mais

Como me organizar financeiramente?

Como me organizar financeiramente? Como me organizar financeiramente? Reserve 50% do seu planejamento para os gastos essenciais: Aluguel, contas de água, luz e telefone, despesas com locomoção, educação, saúde e alimentação são alguns dos

Leia mais

Guia de educação financeira e uso responsável do crédito. Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro

Guia de educação financeira e uso responsável do crédito. Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro Guia de educação financeira e uso responsável do crédito 2018 Como obter melhor qualidade de vida hoje e no futuro Sumário 1. Introdução 2. Estabelecendo objetivos 3. Conhecendo o meu comportamento financeiro

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM

Orçamento apertado: como organizar as finanças? CONTAS EM ORDEM Guia Financeiro 4 Orçamento apertado: como organizar as finanças? Alguns sinais indicam que suas finanças precisam de maior atenção: ao fechar o mês no vermelho, ao atrasar a fatura do cartão de crédito,

Leia mais

RUMO A 2017: COMO ESTÁ SUA SAÚDE FINANCEIRA?

RUMO A 2017: COMO ESTÁ SUA SAÚDE FINANCEIRA? EDIÇÃO EDIÇÃO14 09 NOVEMBRO SETEMBRO 2016 2015 ANO ANO43 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA RUMO A 2017: COMO ESTÁ SUA SAÚDE FINANCEIRA? Educação Financeira e Previdenciária RUMO A 2017: COMO ESTÁ SUA

Leia mais

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO GUIA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO Pensando no bem-estar econômico do cooperado, a Unicred desenvolveu esta cartilha, com algumas dicas básicas para auxiliar na organização e disciplina financeira, pois,

Leia mais

Sobrou dinheiro? Hora de investir!

Sobrou dinheiro? Hora de investir! Guia Financeiro 9 Sobrou dinheiro? Hora de investir! Você tem avançado em seu planejamento financeiro, conseguido controlar melhor seus gastos e, assim, tem feito sobrar dinheiro! Pois bem, é hora de dar

Leia mais

O que é Educação Financeira e porque estudar?

O que é Educação Financeira e porque estudar? Educação Financeira O que é Educação Financeira e porque estudar? É um conjunto de informações e medidas que auxilia as pessoas a lidarem com a sua renda, com a gestão do dinheiro, com gastos e empréstimos,

Leia mais

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil

O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio. Relatório do Brasil O futuro da aposentadoria Um ato de equilíbrio Relatório do Brasil A pesquisa O futuro da aposentadoria é uma pesquisa independente de referência mundial sobre tendências globais de aposentadoria realizada

Leia mais

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA

Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA Cartilha de EDUCACAO FINANCEIRA COMO CUIDAR DE SEUS GASTOS E AINDA CONSEGUIR POUPAR? SAIBA COMO ASSISTINDO AOS VÍDEOS NO NOSSO SITE: WWW.BIORCFINANCEIRA.COM.BR/EDUCACAO

Leia mais

Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Como está sua vida financeira hoje??? ou? Aula sobre Finanças Como está sua vida financeira hoje??? ou? Muitas pessoas fracassam em suas carreiras de propósito. Em geral elas chegam a um ponto de suas vidas em que se sentem muito mal com seu trabalho

Leia mais

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE

PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE PLANO DE PREVIDÊNCIA DA GE Planeje seu futuro! material explicativo PLANEJANDO O FUTURO! A GEBSAPrev ajuda você a planejar com tranquilidade a aposentadoria para aproveitar essa fase da vida como desejar!

Leia mais

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA

MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA MANEIRAS DE COMO ESTRUTURAR SUA VIDA FINANCEIRA Tópicos 2- Introdução 3- Quando suas finanças estão longe de serem perfeitas 4- Planejamento Financeiro 5-13 itens para começar a organizar sua vida financeira

Leia mais

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA

TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA TAXA DE JUROS PARA PESSOA FÍSICA LINHA DE CRÉDITO JUNHO/2018 JULHO/2018 VARIAÇÃO VARIAÇÃO TAXA MÊS TAXA ANO TAXA MÊS TAXA ANO % PONTOS PERCENTUAIS Juros comércio 5,28% 85,42% 5,24% 84,57% -0,76% -0,04

Leia mais

ANOS

ANOS Fazer seguros Poupar para a previdência Ter uma atitude conservadora Aproveitar Construir família Assumir riscos Poupar e investir Qual o seu objetivo? 0 20 30 40 50 65 ANOS 1940 42 anos 1960 55 anos 1980

Leia mais

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis

O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O dinheiro não traz felicidade - para quem não sabe o que fazer com ele. Machado de Assis O nível de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras é preocupante como apontam muitos levantamentos

Leia mais

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE

GUIA DO CRÉDITO CONSCIENTE GUIA DO 1 FAMILIAR GUIA DO 2 Existem várias maneiras de usar o dinheiro de forma consciente. Uma delas é definir suas necessidades e planejar todos os seus gastos levando em conta a renda disponível. Para

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado

Etapa 2: Tenha disciplina e cheque as contas com cuidado Este conteúdo faz parte da série: Orçamento Ver 3 posts dessa série Quando temos uma empresa sob nossa responsabilidade, nos sentimos entusiasmados em poder elaborar projetos, desenvolver produtos, gerir

Leia mais

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu?

Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Guia do cartão de crédito: Você usa bem o seu? Cuidar bem do seu orçamento inclui utilizar, de forma responsável, os meios de pagamento à sua disposição. O cartão de crédito é um deles. Como utilizar o

Leia mais

Conheça a Área de Benefícios do Cibrius

Conheça a Área de Benefícios do Cibrius Número 103-05 a 09 de novembro de 2018 Seguridade Conheça a Área de Benefícios do Cibrius Como o próprio nome já diz, a Área de Benefícios é responsável pelos processos de concessão das aposentadorias,

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento Escolha seu Perfil Escolha seu Perfil...3 Perfis de Investimento...4 Perfil Superconservador... 5 Perfil Conservador... 5 Perfil Moderado... 6 Perfil Agressivo... 6 Exemplos de Rentabilidade...7

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como Como está está o seu seu planejamento planejamento para para a aposentadoria? aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando Você já parou rápido para

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como Como está está o seu seu planejamento planejamento para para a aposentadoria? aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando Você já parou rápido para

Leia mais

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira

Módulo T 6 Í T E U du L c O açã X o Financeira Módulo 6 TÍTULO Educação XFinanceira EDUCAÇÃO FINANCEIRA Olá! Neste módulo, mostraremos as vantagens de organizar-se para poupar e gastar bem. Um agente de crédito que cuida bem de suas finanças irá aconselhar

Leia mais

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira!

Vai declarar. Atenção às dicas! Imposto de Renda? Preparamos um manual, confira! Vai declarar Imposto de Renda? Atenção às dicas! O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2016 termina no dia 29 de abril. Na hora de preparar a sua, lembre-se: o preenchimento

Leia mais

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3

Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 Sumário Página de divulgação... Erro! Indicador não definido. Liberdade Financeira nos negócios online... 3 6 dicas para você alcançar sua liberdade financeira trabalhando com negócios online... 5 1-Criar

Leia mais

Ano III Nov.15. Educação Financeira. QUerer ou precisar? reveja seu PadrÃo de consumo

Ano III Nov.15. Educação Financeira. QUerer ou precisar? reveja seu PadrÃo de consumo w w w. p r e v i e r i c s s o n. c o m. b r 06 Ano III Nov.15 Educação Financeira QUerer ou precisar? reveja seu PadrÃo de consumo NoVIdAdes da entidade aposentados TÊM NOVO ENCONTRO Nos meses de novembro

Leia mais

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

COMO FUNCIONA PARCEIRO NA RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO Negociar suas Dívidas Online é a plataforma que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores

Leia mais

COMUNICA. Viver mais, planejar mais! GEBSA-PREV. Mercado de Previdência. Confira 10 dicas para cuidar bem do seu orçamento

COMUNICA. Viver mais, planejar mais! GEBSA-PREV. Mercado de Previdência. Confira 10 dicas para cuidar bem do seu orçamento GEBSA-PREV COMUNICA Edição 03 - Ano I - Agosto de 2014 Mercado de Previdência Viver mais, planejar mais! EDUCAÇÃO FINANCEIRA Confira 10 dicas para cuidar bem do seu orçamento VIVER BEM Saúde: cuide do

Leia mais

Use o crédito de forma consciente

Use o crédito de forma consciente Guia Financeiro 2 Use o crédito de forma consciente O crédito pode ser muito útil, tanto para realizar sonhos, quanto resolver algumas pendências financeiras, desde que você tenha um orçamento controlado

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO. seja um. de Movimento. Apoio ao. Consumidor

Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO. seja um. de Movimento. Apoio ao. Consumidor Cartilha do ORÇAMENTO DOMÉSTICO seja um de Movimento Apoio ao Consumidor O Sincomércio Araraquara é uma entidade brasileira, atualizada e inovadora, constituída para a operação do SCPC (Serviço Central

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

Fique tranqüilo e. pague menos. Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia.

Fique tranqüilo e. pague menos. Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia. Fique tranqüilo e pague menos Dicas para você saber como usar sua conta corrente e economizar no dia-a-dia. Controle seu orçamento Evite gastar mais do que você possui na conta corrente, incluindo seu

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

ÍNDICE DE CAPÍTULOS PÁGINA INICIAL MAIS INFORMAÇÕES. futuro PLANEJE O SEU

ÍNDICE DE CAPÍTULOS PÁGINA INICIAL MAIS INFORMAÇÕES. futuro PLANEJE O SEU futuro PLANEJE O SEU PÁGINA Esta é uma cartilha explicativa com as principais informações sobre o benefício de aposentadoria complementar VCNE, e as decisões que você pode tomar ao longo de sua participação

Leia mais

METODOLOGIA Plano amostral

METODOLOGIA Plano amostral METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa: 646 casos, gerando um erro máximo de 3,9% com uma confiança de 95%. Alocação amostral:

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA

COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA COMISSÃO NACIONAL DE FINANÇAS SCODRFB - ORLANDO COSTA CONCEITOS BÁSICOS Rendimentos (Renda): Quantia recebida regularmente como resultado de investimentos, aluguel de imóveis, ou quantia recebida regularmente

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SYNGENTA PREVI 1. Plano Fechado de Previdência Privada. 2. Seeds aderiu à Syngenta Previ e deixou de patrocinar a Brasilprev. 3. Você precisa decidir: a) PGBL: pode portar

Leia mais

BOLETIM ECONÔMICO Fevereiro/2017

BOLETIM ECONÔMICO Fevereiro/2017 BOLETIM ECONÔMICO Fevereiro/2017 Governo vê retomada já no 1º trimestre. Embora os analistas de mercado projetem crescimento de apenas 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o governo aposta na

Leia mais

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA

Aula sobre Finanças. Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Aula sobre Finanças Elaborado pela Diretora Sênior de Vendas Independente Mary Kay SÔNIA COSTA Quem não sabe administrar tostões, não sabe administrar milhões. Como está sua vida financeira hoje??? ou?

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

GUIA DE USO RESPONSÁVEL DO CRÉDITO

GUIA DE USO RESPONSÁVEL DO CRÉDITO GUIA DE USO RESPONSÁVEL DO CRÉDITO SUMÁRIO LIVRO I - O EMPODERAMENTO FINANCEIRO DO CONSUMIDOR 1. O que é crédito?...04 2. Como conseguir crédito?...04 3. Quais são as modalidades de crédito?...05 a. Cheque

Leia mais

Um benefício para seu futuro

Um benefício para seu futuro Um benefício para seu futuro SUA CONTRIBUIÇÃO BÁSICA Seu salário de participação 1ª faixa Até 5 URS 2ª faixa De 5 a 10 URS Escolha um percentual para cada faixa 1ª faixa: de 0 a 3% 3ª faixa Acima de 15

Leia mais

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!!

Finanças no Negócio Mary Kay. Faça sua empresa crescer!!! Finanças no Negócio Mary Kay Faça sua empresa crescer!!! Ajuste sua visão Mary Kay é um NEGÓCIO e não um emprego, muito menos um bico! Um negócio precisa de atenção, administração, cuidado e investimento.

Leia mais

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL

MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL MATERIAL BÁSICO GESTÃO FINANCEIRA PESSOAL Rua do Paraíso, 760 / Rua Oliveira Melo, 474 +55 11 3937 9900 / 3738 7000 www.sigmasolucoes.com.br INTRODUÇÃO A maneira como lidamos com o dinheiro, é herança

Leia mais

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO

PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO PESQUISA DE UTILIZAÇÃO DO 13º SALÁRIO A ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração realizou durante o mês de outubro de, pesquisa junto a 1.037 consumidores de todas as classes

Leia mais

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA

ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA ORGANIZE SUA VIDA FINANCEIRA O endividamento inicia com o hábito de primeiro gastar e depois ver como pagar ou, se a mensalidade cabe no bolso, efetuar a compra. Para que isso não aconteça, o primeiro

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva.

PESQUISA DE JUROS. As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. 1 PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em abril/2018, sendo esta a segunda redução consecutiva. Aqui as taxas de juros vinham em um longo período de reduções

Leia mais

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências.

Dica01. Nunca gaste todo o seu salário. Mantenha uma reserva financeira para emergências. Prezado consumidor Esta cartilha, criada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, tem como objetivo fornecer-lhe dicas para melhorar sua qualidade de vida com o uso racional de seus recursos

Leia mais

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento

10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento 10 Dicas GRÁTIS Para Controlar Seu Orçamento Fizemos uma seleção de dicas muito importantes para que você aprenda a controlar o seu orçamento e mantenha a sua vida econômica em dia. Seguindo à risca as

Leia mais

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO

SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO SAIBA TUDO SOBRE TESOURO DIRETO TITULOS DISPONIVEIS, E PARA QUEM SÃO INDICADOS. VANTAGENS DE INVESTIR NO TESOURO DIRETO. CUIDADOS AO INVESTIR NO TESOURO DIRETO. PRINCIPAIS MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO.

Leia mais

Introdução. Aposentadoria: um novo começo!

Introdução. Aposentadoria: um novo começo! RECRIE SEU FUTURO! Introdução Aposentadoria: um novo começo! Depois de longos anos de trabalho, chega a hora da aposentadoria. Junto com ela, uma mudança brusca: ausência de rotinas e compromissos e a

Leia mais

aposentadoria? com você que tal adiar sua Planejamento: EDIÇÃO 24 JUNHO DE 2019 Nossos Resultados Pg. 4 Perfil de Investimentos Pg.

aposentadoria? com você que tal adiar sua Planejamento: EDIÇÃO 24 JUNHO DE 2019 Nossos Resultados Pg. 4 Perfil de Investimentos Pg. EDIÇÃO 24 JUNHO DE 2019 Planejamento: que tal adiar sua aposentadoria? Nossos Resultados Pg. 4 Perfil de Investimentos Pg. 5 Pesquisa de Satisfação Pg. 6 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA Planejamento:

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Como está sua vida financeira hoje??? ou? TRACE UM PLANO DE GANHOS Quanto QUERO Ganhar? Quanto estou disposta a TRABALHAR? ACREDITO NA COMPANHIA, NOS PRODUTOS, NA OPORTUNIDADE?

Leia mais

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros

Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim. 7 Dicas rápidas sobre fluxo de caixa para gestores financeiros Controlar seu fluxo de caixa não é tão simples assim O fluxo de caixa é um dos demonstrativos mais importantes do dia a dia de trabalho de qualquer gestor financeiro. Além de fornecer informações essenciais

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Janeiro de 2014 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Publicado em fevereiro de 2014 1 Inadimplência abre

Leia mais

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321

a) 1234 b) 3214 c) 2413 d) 4132 e) 4321 1. Título que os bancos emitem para se capitalizar, ou seja, conseguir dinheiro para financiar suas atividades de crédito. Tal conceito se refere a: a) Poupança b) Debênture c) Certificado de Depósito

Leia mais

Cibrius trabalha em diversas frentes para garantir o recebimento da dívida da Conab, protegendo o patrimônio dos participantes e assistidos

Cibrius trabalha em diversas frentes para garantir o recebimento da dívida da Conab, protegendo o patrimônio dos participantes e assistidos Número 21 - De 05 a 09 de de zembro 2016 Número 117-11 a 15 de fevereiro Contrato da dívida Cibrius trabalha em diversas frentes para garantir o recebimento da dívida da Conab, protegendo o patrimônio

Leia mais

Como você administra seu dinheiro

Como você administra seu dinheiro Controle Financeiro Como você administra seu dinheiro Geralmente o dinheiro parece nunca ser suficiente para ninguém. Mas será que somos educados para lidar com o dinheiro e administrar nossas finanças?

Leia mais

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay

Planejamento e administração do seu negócio. Mary Kay Bem-vindas! Planejamento e administração do seu negócio Mary Kay Segundo dados da pesquisa nacional de endividamento e inadimplência do consumidor (peic) o percentual de famílias brasileiras com divida

Leia mais

HP PREV agora é. com você. O nome mudou, mas os objetivos estão ainda mais sólidos! Edição Especial! edição 22 dezembro de 2018.

HP PREV agora é. com você. O nome mudou, mas os objetivos estão ainda mais sólidos! Edição Especial! edição 22 dezembro de 2018. com você edição 22 dezembro de 2018 Edição Especial! HP PREV agora é O nome mudou, mas os objetivos estão ainda mais sólidos! Nossos Resultados Destaques Value Prev Pesquisa de Satisfação Pg. 7 Pg. 8 Pg.

Leia mais

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO

ANEFAC Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade PARTE I O DESTINO DO 13º SALÁRIO PARTE I O DESTINO DO 3º SALÁRIO Itens 207 206 205 Pretendem utilizar o seu 3º salário para pagamento de dívidas já contraídas Pretendem utilizar parte para a compra de presentes Pretendem poupar e aplicar

Leia mais

Elaboração: Economia Pesquisa & Mercado. Divulgada Pesquisa Mensal do Comércio Out.16

Elaboração: Economia Pesquisa & Mercado. Divulgada Pesquisa Mensal do Comércio Out.16 Elaboração: Economia Pesquisa & Mercado Ana Paula Bastos - Economista Sarah Ribeiro Estatística André Correia Analista de Economia Amanda Santos Analista de Pesquisa Luciana Marques - Analista de Pesquisa

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

AÇÕES EDUCACIONAIS. Conte com a Valia para apoiá-lo em seu planejamento financeiro para o futuro!

AÇÕES EDUCACIONAIS. Conte com a Valia para apoiá-lo em seu planejamento financeiro para o futuro! AÇÕES EDUCACIONAIS Conte com a Valia para apoiá-lo em seu planejamento financeiro para o futuro! A partir de agora, você vai conhecer as ações educacionais que a Valia desenvolveu para ajudá-lo a se planejar

Leia mais

Perspectivas Political & Social SIAC 2016

Perspectivas Political & Social SIAC 2016 Perspectivas Political & Social SIAC Perspectivas Political & Social SIAC Objetivo Monitorar as expectativas e impressões da população brasileira em relação à situação econômica do país e do impacto em

Leia mais

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES 1 PESQUISA DE JUROS Mesmo o Banco Central ter mantida inalterada a taxa básica de juros (Selic) em sua ultima reunião do COPOM as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em maio/2018,

Leia mais

(resultados de fevereiro de 2014) Abril/14

(resultados de fevereiro de 2014) Abril/14 (resultados de fevereiro de 2014) Abril/14 Destaques Em fevereiro de 2014, o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas apresentou aumento de 9,7% sobre fevereiro de 2013. Por setores,

Leia mais