316 Dicas para acelerar o seu PC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "316 Dicas para acelerar o seu PC"

Transcrição

1 316 Dicas para acelerar o seu PC Autor: Thiago Rodrigues Victal

2 316 Dicas para acelerar o seu PC A BIOS e o arranque Acelere o arranque e optimize o hardware antes de entrar no Windows 1 - Para fazer modificações na BIOS, irá precisar de entrar no programa de set-up antes do seu computador entrar no Windows. Normalmente, isto é feito ao carregar na tecla [Delete] assim que inicia o seu computador, mas as BIOS variam, por isso procure uma mensagem no écran se a tecla for diferente. Irá arrancar mais depressa se escolher o seu disco rígido como o primeiro dispositivo de arranque 2 - É muito raro a BIOS estar optimizada para o seu hardware. Provavelmente, os canais IDE estão definidos para auto, o que significa que os seus discos rígidos e drives de CD/DVD são identificadas automaticamente. Altere a definição do seu disco rígido para a especificação do seu disco rígido para acelerar as coisas. 3 - Se tiver canais IDE livres, incluindo posições slave, configure-os para None. Isto poupa tempo no arranque, uma vez que eles não serão verificados. 4 - Muitas motherboards antigas continuam a considerar a RAM como parte do booting. Isto é importante depois de um upgrade da RAM, mas não é necessário para todos os arranques. Desactive esta característica no setup da BIOS para poupar tempo. 5 - Configure a porta paralela para ECP para obter melhores resultados de impressão, contudo deverá escolher EPP se possuir um drive externo ligado à porta paralela. 6 - Pode obter alguns aumentos de velocidade ao fazer um upgrade da sua BIOS. Vá até ao site do fabricante da sua motherboard para ver se existe uma nova versão da BIOS da sua placa disponível. Se existir, faça download para um local seguro. 7 - Para fazer upgrade da sua BIOS, irá precisar de "flashar" os chips na sua motherboard. Normalmente, isto é feito através de um utilitário numa disquete. Utilize aquele que o fabricante recomenda ou faça download de drdflash em Entre no utilitário de configuração da BIOS e veja se a sua BIOS está actualizada ao comparar a sua data de construção com a última da sua motherboard 8 - Não tente flashar a sua BIOS se não tiver a certeza de que o update se aplica à sua motherboard. Um erro neste campo pode fazer com que o seu PC deixe de arrancar. 9 - Se puder, use um utilitário de flashing que faça um backup da sua BIOS de forma a que possa recuperá-la se algo correr mal.

3 10 - Pode conseguir velocidades de processamento melhoradas ao modificar a BIOS. Veja a caixa referente a overclocking e visite para obter informação e para um kit personalizado Acelere o arranque ao diminuir o número de programas que iniciam juntamente com o Windows (veja em baixo) Pode encurtar o tempo de arranque ao tornar o seu disco rígido o primeiro dispositivo a arrancar. No entanto, terá de desfazer esta alteração se precisar de correr uma disquete ou um CD de arranque. Controle os programas do Arranque Use o utilitário System Configuration para identificar itens de iniciação desnecessários 1 - Seleccione Start, Run, escreva msconfig e clique em OK. Clique no botão Selective Startup e mude para o titulo Startup. Percorra a lista de registos de iniciação. 2 - Se existirem registos que não lhe fazem falta, retire o símbolo da caixa, clique em Apply e reinicie o seu computador para descobrir se os itens são necessários para um arranque eficaz. Alguns registos são importante para o Windows. 3 - Volte ao MSConfig e volte a assinalar os itens se tiver algum problema. Se não, descubra onde o registo de iniciação está presente. Remova a opção start-up no programa, de outra forma apague o registo no registry ou o atalho Acelere os seus discos Drives mais rápidas são sinónimo de um computador mais rápido 13 - É muito o raro o Windows optimizar as definições do disco por defeito, por isso há muitos ganhos de velocidade a retirar ao definir convenientemente o Device Manager. No Windows 9x, clique com o botão direito do rato em My Computer, escolha Properties e seleccione o titulo Device Manager. No Windows XP, clique com o botão direito do rato em My Computer no Start Menu e escolha Properties, Hardware e depois em Device Manager.

4 Precisa de activar o DMA para a posição do canal IDE da sua drive no Windows XP 14 - Active o DMA no Windows 9x ao clicar com o botão direito do rato sobre o disco rígido no Device Manager e ao escolher Properties. No titulo Settings certifique-se que a opção DMA está assinalada Faça o mesmo para os drives de CD e DVD, mas assegure-se igualmente que Sync Data Transfer foi activado No Windows XP, irá precisar de encontrar os canais IDE, primário e secundário, no Device Manager. Clique com o botão direito do rato sobre cada um dos canais e escolha Properties. Seleccione o titulo Advanced Settings e escolha DMA, se estiver disponível Se Usar o Windows 98, vale a pena verificar se a sua drive está a funcionar no modo 32bits. Clique com o botão direito do rato em My Computer e escolha Properties, Performance. Se o ficheiro de sistema e a memória virtual aparecerem como 32bits, então está tudo bem, se estiverem a 16bits, pode melhorar as coisas. Experimente vários tamanhos de cache para a sua drive de CD no Windows 9x 18 - Para fazer um upgrade das definições de 16bits da drive para 32bits, clique no botão File System no mesmo titulo de System Properties. Mude para o titulo de resolução de problemas e limpe a caixa marcada Disable all 32-bit protected mode drivers. Clique em OK. Ferramentas de desfragmentação 25 - Diskeeper 7.0 (www.executive.com). Desfragmenta no background enquanto o utilizador continua a trabalhar O Speed Disk faz parte do Norton Utilities e do SystemWorks (www.symantec.com) No Windows 9x pode definir o tamanho da cache suplementar do disco rígido para o seu CD-ROM. Clique com o botão direito do rato em My Computer e seleccione Properties, Performance, File System, CD-ROM. Aumente o tamanho da cache suplementar Pode acelerar a BIOS de uma drive de CD ou DVD de forma semelhante à BIOS da sua motherboard. Verifique o site do fabricante ou procure na Net a página Firmware, cujo URL se modifica de tempos em tempos. Faça download e aplique updates com o mesmo cuidado reservado à sua BIOS principal.

5 21 - A fragmentação de dados é a principal causa da ineficiência do disco rígido. Pode impedir que a fragmentação ocorra, mas pode combatê-la com sessões regulares de desfragmentação Evite utilizar o Disk Defragmenter que vem com o Windows. Pode demorar horas e normalmente precisa de ser corrido em Safe Mode. Veja a sua caixa lateral para outros utilitários de desfragmentação mais eficazes Corra o Scandisk com regularidade para assegurar que não existem erros de dados nas suas drives, o que pode causar atrasos ou perda de dados Verifique a performance do seu disco rígido usando a versão do Data Advisor disponível em Esta corre uma série de verificações, incluindo as de leitura e gravação. Será que o RAID pode acelerar o seu PC? Isto é RAID RAID quer dizer Redundant Array of Inexpensive Disks. Isto significa que existem dois ou mais discos rígidos a funcionarem em conjunto para melhorar a eficiência e performance. Existem várias maneiras de instalar o RAID, dependendo daquilo que procura melhorar, quer seja a performance ou a segurança para não perder dados, coisas que há alguns anos atrás estavam fora do alcance do utilizador doméstico. No entanto, há cada vez mais motherboards a suportar RAID em canais IDE, fazendo desta uma opção viável para os utilizadores domésticos. Para verificar se a sua motherboard suporta RAID, pode procurar no manual algo relacionado com configuração RAID ou abrir a caixa do computador e ver se existem canais IDE disponíveis Se existirem, o mais provável é ter dois canais adicionais. Irá precisar de instalar dois discos rígidos idênticos definidos como masters nestes canais, a não ser que o manual da sua motherboard indique outra forma. Active RAID durante o arranque. O controlador RAID é muitas vezes separado para a BIOS, por isso esteja atento à combinação de teclas para introduzi-lo. Se tiver hipótese, opte por RAID zero para melhorar a performance. Optimize o Windows Com alguns truques e dicas pode fazer com que o seu sistema operativo seja mais rápido 29 - Clique e arraste um ficheiro usando o botão direito do rato. Largue o botão no destino desejado para revelar um menu a partir do qual pode escolher copiar, mover ou criar um atalho para o ficheiro em causa Torne o seu Start Menu mais simples de utilizar ao ordenar todos os itens por ordem alfabética. Clique com o botão direito do rato sobre qualquer item e seleccione Sort by Name Use um interface do Explorer para organizar os itens do Start Menu. Clique com o botão direito do rato sobre o botão Start e escolha Explore. Use o 98lite para criar uma versão reduzida do Windows 98 ou Me 32 - Para copiar rapidamente ficheiros ou pastas para uma disquete, clique com o botão direito do rato sobre o ficheiro em questão e escolha Send To, 31/2 floppy (A:) No Windows XP pode usar exactamente o mesmo método para enviar ficheiros para a sua drive de CD- RW. Terá de escolher CD drive a partir do menu Send To e correr o wizard de gravação de CD para completar o disco.

6 34 - Minimize todas as janelas abertas ao clicar no ícone Show Desktop no Windows 9x. Para fazer o mesmo no Windows XP, pressione a tecla Windows e [D] Feche rapidamente uma aplicação ao clicar com o botão direito do rato sobre a sua barra de tarefas e escolha Close Crie atalhos no teclado para lançar qualquer atalho de programa. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone do atalho e escolha Properties. Clique na caixa Shortcut Key e pressione uma letra no teclado, por exemplo [G]. Pressione OK. Agora [Ctrl] + [Alt] + [G] irá lançar o atalho Precisa de seleccionar a maior parte, mas não todos os ficheiros de uma pasta? Seleccione os ficheiros que não quer, mantendo pressionado [Ctrl] para fazer a selecção múltipla. Depois clique em Edit, Invert Selection Altere rapidamente o Internet Options ao clicar com o botão direito do rato sobre o atalho para o Internet Explorer e escolha Internet Properties No Windows Me e XP, liberte recursos ao desactivar System Restore. Abra Start, (All) Programs, Accessories, System Tools, System Restore e System Restore Settings. Assinale Turn off System Restore on all drives. Não poderá voltar atrás nas alterações efectuadas, mas obterá um ganho a nível de performance Acelere o tempo de resposta do seu teclado ao abrir Keyboard no Control Panel (use Classic View no XP). Ajuste a taxa de repetição e a taxa de atraso Use o programa 98lite para acelerar a sua instalação do Windows 98 ou Me removendo a integração da Web. Pode livrar-se do IE e substitui-lo por um pequeno browser como o Opera Os utilitários de manutenção como o scandisk e o desfragmentador do disco podem acelerar o seu PC, mas demoram imenso tempo a terminarem a sua tarefa. Use o Scheduled Tasks para definir que estes corram quando não estiver a usar o seu PC. Irá encontrá-lo no grupo System Tools do Accessories Poupe algum tempo no arranque do Windows 9x ao impedir que o seu PC procure novas drives de disquetes quando arranca. Clique com o botão direito do rato sobre My Computer e escolha Properties, Performance, File System e o titulo Floppy Disk. Limpe a caixa Search for New Floppy Disk Drives each Time your Computer Starts. Tarefas de manutenção Um computador bem organizado é um computador rápido. Uma manutenção regular irá fornecer imensos melhoramentos a nível da performance, mas é necessário haver um equilíbrio. Fazer correr o desfragmentador do disco todos os dias poderá manter os seus dados compactados, mas o tempo que ganha não cobre o tempo que demora a fazê-lo. Aqui está uma lista de sugestões de tarefas de manutenção, excluindo backups. Ao colocar ficheiros no Recycle Bin os seus zeros e uns podem ser reutilizáveis 44 - Todos os dias, apague s que já não precisa e esvazie a pasta de itens apagados no seu programa de e- mail.

7 45 - Todas as semanas, faça uma limpeza ao seu desktop, removendo ficheiros desnecessários e atalhos. Esvazie o Recycle Bin De quinze em quinze dias, faça correr o Scandisk ou Check disk sem uma digitalização completa da superfície. Considere esvaziar a cache do seu browser. Corra o Disk Defragmenter no Safe Mode para se certificar de que completa as suas tarefas 47 - Faça correr um scandisk completo todos os meses. Limpe o seu , apagando mensagens antigas que já não são importantes Desfragmente a sua drive todos os meses se usar o seu PC todos os dias, mas pode fazê-lo de dois em dois meses se usar o seu PC apenas alguns dias por semana. Não se esqueça que a desfragmentação do disco deve ser feita quando não existirem programas a correr no background, por isso corra-o em Safe Mode A forma mais rápida de aceder à prompt do MS-DOS em qualquer uma das versões do Windows é escolher Start, Run, escrever Command na caixa Open e clicar em OK Reinicie o Windows mais rapidamente ao passar por cima das verificações de hardware. Faça o shutdown da maneira habitual, mas mantenha pressionado [Shift] à medida que clica em OK para confirmar o reinicio. Descativar o System Restore liberta recursos, acelerando o 51 - A escolha do ficheiro de sistema adequado quando faz a instalação do Windows pode fazer grande diferença na sua performance. Para o Windows 9x, escolha FAT 32 em vez do lento FAT 16. escolha NTFS no Windows XP. O XO suporta FAT 32, mas NTFS é mais estável e mais rápido Feche todas as aplicações antes de desligar o Windows. Faz grande diferença no tempo que demora a desligar Será que o Windows 98 se desliga durante o encerramento do sistema? Poderá ter que aplicar o suplemento Windows 98 SE Shutdown. Este resolve problemas do Windows 98 SE e certas configurações de hardware. Pode encontrar o suplemento em downloads/contents/ WURecommended/S_WUFeatured/ Win98SE/Default.asp, mas verifique este documento antes de fazer download e de aplicar o patch. Este não funciona com o lançamento original do Windows 98.

8 Ajuste a taxa de repetição para poupar alguns milésimos de segundo enquanto escreve 54 - No Windows Me e XP pode personalizar a barra de ferramentas do Windows Explorer. Escolha View, Toolbars, Customise. Depois adicione o remova os botões que quer. Mantenha aqueles que lhe permitem trabalhar mais eficazmente Utilize o Performance Monitor do Windows XP para ter uma ideia de como estão a funcionar as suas alterações. Poderá encontrá-lo em Control Panel e ao escolher Performance and Maintenance, Administrative Tools e Performance Virtual Memory é uma área do seu disco rígido que é tratada como RAM. Normalmente, o Windows localiza-a automaticamente, mas pode alterar as suas definições para melhorar a performance. No Windows 9x, clique com o botão direito do rato em My Computer, escolha Properties e o titulo performance. Pressione o botão Virtual Memory e opte por especificar as suas próprias definições. A RAM é mais rápida que o disco, por isso reduza a memória virtual se possuir muita RAM Pode fazer alterações semelhantes no Windows XP. Clique com o botão direito do rato em My Computer no Start Menu e escolha Properties. Seleccione o titulo Advanced e clique em Settings por baixo da secção Performance. No titulo Advanced da caixa de diálogo Performance Options, clique em Change e altere a memória virtual Utilize o Hibernate do Windows XP para poupar uma reiniciação. Mantenha pressionado [Shift] quando desliga para modificar a opção Standby para Hibernate Abrir o System Properties [Win] + [pause/break]. Teclas de atalho 60 - Abrir o Windows Task Manager (Windows XP) [Ctrl] + [Alt] + [Delete] Fechar caixas de diálogo de programas/reiniciar o PC (Windows 9x) [Ctrl] + [Alt] + [Delete] Minimizar todas as janelas [Win] + [D] Encontrar ficheiros ou pastas [Win] + [F] Abrir o My Computer [Win] + [E]. Faça alterações no Windows Três dicas para melhorar a performance que qualquer pessoa pode experimentar

9 1 - Elimine os ficheiros temporários da Internet. Abra o Internet Explorer e escolha Tools, Internet Options, General. Pressione Delete Files e Clear History. Considere reduzir o tamanho da cache e o número de dias de gravação. 2 - No Windows 9x, clique com o botão direito do rato sobre o desktop e escolha Properties, Effects e apague todos os efeitos especiais. Clique em OK e reinicie o computador. Isto liberta recursos de apresentação. 3 - No Windows XP, clique com o botão direito do rato em My Computer no Start Menu e escolha Properties. Mude para o separador Advanced e escolha Settings na secção Performance. Assinale Adjust for best performance e clique em Apply. O Registry e Services As definições do Registry podem melhorar a performance, já que conseguem remover Services supérfluos do XP 65 - O Registry no Windows 9x e no XP é um grande ficheiro que contém grande parte da informação relacionada com a configuração do Windows. É algo que não requer grande atenção, mas é difícil sobreviver sem ele se falhar. Faça um backup antes de fazer qualquer alteração Para fazer um backup do Registry clique em Start, Run e escreva Regedit na caixa Open. Clique em OK. No Windows 9x escolha Registry, Export Registry File, atribua um nome ao ficheiro e clique em Save Para fazer o backup do Registry no Windows XP, lance Regedit e escolha File, Export, dê um nome ao ficheiro e clique em Save Para recuperar o Registry no Windows 9x, clique em Start, Run, e escreva scanreg/restore. Pressione em OK, Yes e escolha o backup do Registry a recuperar. Clique em OK e reinicie o computador.

10 Modifique HKEY_CURRENT_USER\ Control Panel\Desktop para reduzir atrasos de menu 69 - Se não conseguir que o Windows arranque, use uma disquete de arranque para entrar no DOS e escreva scanreg/restore na prompt A:\ Se o Windows XP não arrancar, reinicie o seu PC e escolha Last Known Good Configuration a partir da lista de opções Utilize um programa de limpeza para o Registry para eliminar entradas de programas que já não existem. A redução do tamanho do Registry aumenta consideravelmente a performance do seu computador Utilize Find Next que pode encontrar no menu Edit, para procurar linhas especificas dentro das chaves do Registry Faça uma pesquisa por flt.dll. é um pedaço de um spyware que utiliza muitos recursos do seu sistema Recorra a um programa de optimização de performance como o Maxmem no Startup utilizando a pasta correspondente. Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\microsoft\Windows\ CurrentVersion\Run Clique com o botão direito do rato no painel da esquerda e escolha New, String Value. Clique com o botão direito numa entrada e indique um nome igual ao programa. Para o valor de dados escreva o caminho até ao ficheiro executável Diminua o atraso do tempo que vai desde que o leitor carrega no Start Menu até que este aparece no XP. Vá até HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Clique com o botão direito no valor de MenuShowDelay e altere o 400 para um número inferior Reinicie o sistema para que as alterações tenham efeito. No entanto, não deve reduzir demasiado o tempo Pode fazer a mesma coisa no Windows 9x. Se existir a chave o seu valor será de 50, se não a encontrar, crie a chave MenuShowDelay na mesma localização Desligue o AutoRun do CD no XP alterando a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\ SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Cdrom. Clique em cima do valor do Autorun e altere-o para 0. volte a modificá-lo para 1 para anular as mudanças Desligue os menus animados para aumentar a velocidade do Windows. Abra a chave HKEY_CURRENT_USER\ Control Panel\Desktop e crie o valor MinAnimate. Dê-lhe o valor 0. Funciona tanto no XP como no 9x Aumente o número de downloads que pode fazer a partir de um site. Abra esta chave no regedit: HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings. Agora precisa de criar duas entradas (se elas não existirem já). Coloque MaxConnectionsPerServer e MaxConnectionsPer1_oServer. Faça uma limpeza geral

11 Use o RegCleaner para limpar o Registry 1 - Instale e lance o RegCleaner. Comece pelo separador Software, que mostra aplicações que têm registos no Registry. Assinale os que correspondem a aplicações já desinstaladas e clique em Remove Selected. 2 -Mude para o separador Uninstall Menu. Assinale quaisquer programas removidos por si mas que ainda permanecem na lista. Pressione Remove Selected. Também pode desinstalar aplicações ao seleccioná-las e ao clicar em Uninstall 3 - No separador File Types, procure extensões de ficheiros com N/A nas suas descrições. Estas não são usadas pelo seu sistema, por isso pode seleccioná-las e clicar em Remove Selected para libertar espaço Agora escreva os valores que pretende. Por defeito, o valor MaxConnectionsPerServer está definido para 2, o que permite ao leitor fazer um máximo de dois downloads simultâneos de um site. MaxConnectionsPer1_oServer é, geralmente, 4. Isto significa que o utilizador pode fazer quatro downloads simultâneos a partir de vários sites As alterações de que falámos podem afectar a estabilidade do protocolo http. Prepare-se para restaurar as definições para o caso do seu acesso à Internet se tornar instável. Personalize o Media Player Title Bar através de alguns retoques no Registry 84 - Reduza a fragmentação do Windows 9x, definindo um espaço de disco reservado à gravação de dados. Pode fazê-lo alterando HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ CurrentControlSet\Control\FileSystem Na chave indicada crie um registo chamado ContigFileAllocSize se não existir. O valor é o tamanho do espaço em Kb. Números mais altos significam menor fragmentação mas um armazenamento menos eficiente.

12 86 - O Windows XP pode optimizar os seus discos depois de iniciar. Examine a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction. Procure a entrada Enable se existir e estiver definida para Y, a opção já está ligada. Se não, crie ou modifique a String Personalize o Windows Media Player abrindo a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\ Policies\Microsoft e crie e a nova chave HKEY_CURRENT_USER\Software\ Policies\Microsoft\ WindowsMediaPlayer. Abra a chave e crie uma string denominada TitleBar. Escreva o texto que quer que apareça na barra da aplicação. Reduza a fragmentação ao definir um tamanho mínimo de dados para gravar no disco 88 - Minimize o Outlook 2002 para a barra de sistema, alterando HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Office\10.0\Outlook\Preferences. Escreva MinToTray para ligar esta opção escreva 1. Para a desligar escreva Impeça que o Messenger seja aberto com o Outlook Express. Procure a seguinte chave no Regedit HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ Microsoft\Outlook Express. Crie o HideMessenger e coloque o valor O wizard de limpeza do desktop do Windows XP corre de 60 em 60 dias. Quer aumentar a periodicidade? Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\Explorer\Desktop\CleanupWiz e altere o valor para o que pretender. O número decimal representa o intervalo entre as tarefas de limpeza. Editores de Registry 91 - EasyCleaner (www.toniarts.com/dwnloads.htm) Norton WinDoctor, parte do Norton Utilities e SystemWorks (www.symantec.com) RegClean - apenas para Windows 95/8 (www.createwindow.com/wininfo/regclean.htm) Ultra WinCleaner (www.wincleaner.com/) Reg Vac (www.regvac.com/fregvac.htm). Ao seu serviço Veja o nosso guia para a remoção dos serviços desnecessários do XP Edite os serviços do Windows XP indo até Start, Control Panel, Performance and Maintenance, Administrative Tools, Services. Escolha um dos serviços que nós aqui mencionamos e leia o que ele faz. Se quiser removê-lo clique com o botão direito em cima do mesmo e seleccione Properties. No separador General altere o status para Desabled. Se o leitor não tem a certeza se precisa ou não da opção, altere o status para manual. Desta forma, só será corrido quando necessário. Os serviços automáticos são iniciados com o Windows XP, quer sejam ou não necessários. Os processos aqui descritos são geralmente utilizados por máquinas que fazem parte de redes com dimensões consideráveis. De qualquer forma não desligue o DHCP se partilha a sua ligação de Internet. Experimente desligar outros serviços à vontade mas certifique-se de que tem um backup de segurança.

13 Se encontrar problemas após ter desligado um serviço volte a restaurá-lo Alerter 97 - Applications Layer Gateway 98 - Automatic Updates 99 - COM + EventSystem e COM + SystemApplication Computer Browser DCHP Client Distributed Link Tracking Client Distributed Transaction Co-Ordinator Error Reporting Service Help e Support Indexing Service Net Logon NetMetting Remote Desktop Sharing Secondary Logon SSDP Discovery Service Task Scheduler Web Client Wireless Zero Configuration Optimize o Office Faça a suite da Microsoft trabalhar mais depressa com as nossas dicas Estas dicas dizem respeito ao Office XP, mas vasta maioria funciona no Office 2000 e também no Office 97. Word Introduza símbolos de forma mais rápida ao atribuir teclas de atalho Faça Undo a qualquer correcção automática carregando no BackSpace.

14 115 - Se utiliza um símbolo regularmente, atribua-lhe uma tecla de atalho. Escolha Insert, Symbol e escolha o símbolo. Clique em Shortcut Key, prima a combinação de teclas desejada e clique em Assign Adicione entradas à correcção automática. Escreva uma abreviatura simples para uma palavra complexa. Assinale-a e escolha Tools, AutoCorrect Options. Escreva a palavra completa na With Box e clique em OK Pode utilizar a correcção automática da mesma forma para substituir frases completas. Esta opção é particularmente útil para endereços postais e endereços electrónicos. Excel Adicione palavras complexas ao AutoCorrect para acelerar o acto de escrever Mova rapidamente qualquer cela premindo [F5] e escrevendo a referência da célula antes de clicar em OK Copie uma folha de cálculo - carregue em [Ctrl] e arraste o separador para um lado Escreva os mesmos dados em mais que uma folha simultaneamente escolhendo todas as folhas (mantenha [Shift] pressionado enquanto as selecciona) e escreva a informação desejada Clique em File, Page Setup, no separador Sheet. Desactive a caixa Gridlines para remover as grelhas das suas impressões Seleccione uma série de células com dados e olhe para a parte de baixo da janela para ver a soma de todos os valores Para criar um gráfico rápido, evidencie as células que quer utilizar e clique em [F11]. A área Sum= situada na parte inferior da janela do Excel soma todas as células seleccionadas Escreva uma série de dias de semana, introduzindo a primeira data numa célula e arrastando a maneta de preenchimento com o botão direito do rato através das células que quer utilizar. Largue o botão do rato e

15 escolha Fill Weekdays do menu de atalhos Mantenha [Shift] pressionado antes de escolher o menu File. Seleccione Close All para fechar todas as folhas de cálculo Ordene os dados numa folha escolhendo a informação e seleccionando Data, Sort Copie rapidamente uma fórmula clicando na sua célula enquanto mantém [Ctrl] pressionado. Arraste-a para as células onde a quer usar Atribua uma macro a uma tecla de atalho premindo [Alt] + [F8], seleccionado a macro e clicando em Options. Publisher Para copiar qualquer forma ou objecto prima [Ctrl] enquanto a arrasta para uma nova localização Altere a forma como o texto envolve determinada imagem escolhendo esta última, seleccionado Wrap Text to Picture seguido do botão Edit Irregular Wrap Para criar objectos mais rapidamente vá até Tools, Options, Edit e assinale a caixa Use Single-Click Object Creation Escolha o objecto que pretende e clique em cima dele para obter uma forma com as proporções indicadas. PowerPoint Se cortou demasiado conteúdo a partir de uma imagem pode "ir buscar" as partes que deseja utilizando a ferramenta Crop Crie um template alterando o design do Master Slide da apresentação. Quando gravar no Save As, escolha Design Template e clique em Save Para utilizar o template recém criado, escolha New a partir de Template, General Templates Aplique o seu template a qualquer apresentação preexistente, escolhendo Apply Design da barra de ferramentas Common Tasks e clicando posteriormente em Apply Copie um slide de outra apresentação escolhendo Insert, Slide from Files, Find Presentation e abrindo a apresentação que serve de fonte. Escolha o slide a copiar e clique em Insert. Access Filtros dados sobre a forma de Table View clicando no campo a usar e na caixa de filtros, escrevendo um valor para procurar ou uma expressão a utilizar Aumente a rapidez da procura de dados em vários campos. No modo de Table Design escolha Indexes e, dê-lhe um nome e escolha as chaves primária e secundária Os wizards do Access podem poupar-lhe tempo, por isso vale a pena instalá-lo. Insira o CD do Office na drive e corra o Setup. Escolha Add/Remove, Microsoft Access, escolha tanto os wizards como os wizards avançados. O Setup vai acrescentar estes componentes Utilize os wizards para relatórios, para queries mas mantenha o Design View para elaborar tabelas ou criar formulários baseados em templates. Outlook Construa barras de ferramentas personalizadas escolhendo View, Toolbars, Customize e clicando no separador Command. Escolha a categoria e arraste os comandos para a barra pretendida.

16 143 - Não consegue encontrar os detalhes de um colega seu? Escreva o nome dele na caixa Find e prima Return. Os calendários podem ser úteis para organizar a sua vida. Crie uma pasta com um novo calendário e depois escolha File, Page Setup e seleccione o estilo de calendário que quer imprimir Altere rapidamente o número de dias mostrado no calendário carregando em [Alt] e num número entre 1 e 10. [Alt] + [6] mostra-lhe 6 dias a partir da data indicada O Outlook 2002 tem suporte para marcações com códigos de cor. Clique com o botão direito do rato em cima de uma tarefa e escolha Label Se as etiquetas predefinidas não satisfazem, pode atribuir as cores disponíveis a outras etiquetas. Escolha Label, Edit Labels do menu acessível a partir do botão direito Escolha Tools, Find para procurar qualquer uma das suas pastas de Outlook. Esta opção é muito útil para, por exemplo, procurar s de uma determinada pessoa. Escreva o seu nome na caixa Look for:, seleccione Inbox e clique em Find Now. Atalhos do Office 50 atalhos para lhe pouparem tempo. Muitos deles funcionam em mais do que uma aplicação Atalhos para caracteres 149. Copyright (c) [(] + [c] + [)] 150. Registado (r) [(] + [r] + [)] 151. Marca registada [(] + [t] + [m] + [)] 152. Seta direita [-] + [-] + [>] 153. Seta esquerda [<] + [-] + [-] 154. Sorriso :) [:] + [)] 155. Cara triste :( [:] + [(] Atalhos do Word 156. Fazer hyperlink [Ctrl] + [K] 157. Próxima palavra [Ctrl] + [seta direita] 158. Palavra anterior [Ctrl] + [seta esquerda] 159. Aumentar tamanho de letra [Ctrl] + []] 160. Diminuir tamanho de letra [Ctrl] + [[] 161. Alinhar à esquerda [Ctrl] + [L] 162. Alinhar à direita [Ctrl] + [R] 163. Alinhar ao centro [Ctrl] + [E] 164. Alterações no texto [Ctrl] + [Shift] + [E] 165. Procurar [Ctrl] + [F] 166. Procurar e substituir [Ctrl] + [H] Excel 167. Soma automática [Alt] + [=] 168. Maximizar/recuperar janela actual [Ctrl] + [F10] 169. Minimizar janela actual [Ctrl] + [F9] 170. Editar célula actual [F2] 171. Formato de moeda [Ctrl] + [Shift] + [ ] 172. Formato percentagem [Ctrl] + [Shift] + [%] 173. Arredondar para duas casas decimais [Ctrl] + [Shift] + [!] 174. Introduzir hora actual [Ctrl] + [Shift] + [:] 175. Introduzir data actual [Ctrl] + [;] 176. Seleccionar linha actual [Shift] + [Barra de espaço] 177. Seleccionar coluna actual [Ctrl] + [barra de espaço] 178. Seleccionar folha de cálculo [Ctrl] + [A]

17 179. Voltar atrás [Ctrl] + [Z] Publisher 180. Ir para o tamanho real [F9] 181. Alternar entre transparência/opacidade [Ctrl] + [T] 182. Copiar formato [Ctrl] + [Shift] + [C] 183. Colar formato [Ctrl] + [Shift] + [V] 184. Mover entre background e foreground [Ctrl] + [Shift] + [M] 185. Adicionar uma página [Ctrl] + [Shift] + [N] 186. Agrupar/desagrupar objectos [Ctrl] + [Shift] + [G] Outlook 187. Ir para o Inbox [Ctrl] + [Shift] + [I] 188. Ir para o Outlook [Ctrl] + [Shift] + [O] 189. Abrir o Address Book [Ctrl] + [Shift] + [B] 190. Nova mensagem [Ctrl] + [Shift] + [M] 191. Nova marcação [Ctrl] + [Shift] + [A] 192. Novo contacto [Ctrl] + [Shift] + [C] 193. Nova tarefa [Ctrl] + [Shift] + [K] Access 194. Nova base de dados [Ctrl] + [N] 195. Abrir base de dados existente [Ctrl] + [O] 196. Ligar o Visual Basic Editor [Alt] + [F11] 197. Mostrar janela da base de dados [F11] 198. Inserir os mesmos dados na próxima gravação [Ctrl] + ['] Internet mais rápida Seja qual for a sua forma de ligação à Internet, pode sempre acelerar as coisas Se está insatisfeito com a velocidade sua ligação, use um teste de ligação on-line para descobrir o quão rápida é. O RDIS (ISDN) oferece velocidades superiores a um modem de 56k, mas isto tem um preço Se precisa de algo mais complexo, pode fazer correr um teste continuo da sua ligação ao instalar o Netmonitor. Faça download de uma cópia em Antes de se dirigir ao seu ISP para se queixar das velocidades de ligação, certifique-se que testou tudo. Repita os testes, usando um ISP diferente. Se os resultados forem os mesmos a culpa não é do seu ISP Tente aceder à sua conta a partir de um PC diferente ou a partir de um número de telefone diferente, se o seu ISP o permitir. Se obtiver melhores resultados através de uma linha diferente, poderá ser culpa do seu ISP, mas pode igualmente indicar um problema com a sua linha telefónica.

18 Use um teste de velocidade on-line para ver quão boa é a sua ligação à Internet Certifique-se que tem os protocolos de ligação correctos instalados. A única coisa que precisa é o Client da Microsoft, o adaptador Dial-up e TCP/IP Considere comprar o Internet Alert, uma engenhoca que impede que recebe chamadas indesejadas enquanto se encontrar on-line. Este programa está disponível em Se utilizar os canais duplos ISDN para obter um acesso mais rápido à Internet, dispositivos como o Internet Alert não irão funcionar. Se estiver à espera de uma chamada, baixe para um único canal ou instale outra linha telefónica. Use os diagnósticos de modem do Windows para ver se o seu está a funcionar bem Quando estiver a verificar os seus cabos não se esqueça de ver os que se encontram fora da sua casa. Árvores ou objectos que estejam pendurados na sua linha poderão afectar a sua linha telefónica Se tiver perdido uma ligação depois de uma trovoada, faça correr alguns diagnósticos de modem. Os modems são facilmente danificados por cortes de corrente Normalmente, os diagnósticos de modem indicam, erradamente, que um dispositivo danificado funciona. Nestes casos a substituição é a única maneira de se certificar Evite os danos provocados por trovoadas. Compre um protector de corrente, que lhe assegura segurança contra, por exemplo, picos de energia Se nunca conseguiu mais do que 28.8kbps num modem de 56k, poderá ser um problema de linha. Fale com a sua companhia telefónica e descubra se a linha é partilhada por várias casas ou apartamentos.

19 O utilizador precisa de Client para redes da Microsoft, TCP/IP e o adaptador Dial up para configurar uma ligação em rede Ocasionalmente, as ligações lentas são causadas pelo baixo volume da sua linha telefónica. Tente ligar para a sua companhia telefónica e perguntar se o ganho pode ser aumentado Na verdade, não é comum um modem de 56kbps fornecer 56k. As limitações de um sistema telefónico fazem com que 49kbps seja o máximo que pode esperar, com velocidades máximas na ordem dos 44k e 48k A maioria das ligações à Internet funciona com uma velocidade de upload mais baixa que a do download. Um modem de 56k só consegue fazer upload a 33k. Dicas Teste de velocidade da Internet Faz sentido correr vários testes de ligação para conferir uma velocidade média Acelere o Internet Explorer Reduza o tempo que passa on-line optimizando o browser da Microsoft Para alterar o tamanho da cache do seu browser, mude para o titulo General do Internet Options e clique no botão Settings. Mova o slider para aumentar ou diminuir o tamanho do ficheiro da cache Como alternativa, clique em Move Folder para alterar a sua localização.

20 Desactive o script debugging, uma vez que este interfere com a pesquisa normal O tamanho da cache do seu browser afecta a sua velocidade de navegação. Se tiver uma ligação dial-up, obtém uma performance mais rápida se a maior parte das suas páginas for carregada a partir da cache Se possuir uma ligação com largura de banda, uma enorme colecção de ficheiros offline pode diminuir a velocidade da sua navegação, uma vez que o Internet Explorer procura na cache uma versão offline do ficheiro. Restrinja o tamanho da sua cache para cerca de 80Mb de forma a obter uma navegação mais rápida Para apagar ficheiro offline individuais ou simplesmente para ver aquilo que está a armazenar offline, clique no botão Settings no separador General do Internet Options. Pressione o botão View Files e uma janela Explorer irá aparecer, mostrando os conteúdos da cache. Pode ordenar, visualizar ou apagar qualquer um destes ficheiros da forma habitual Certifique-se que as suas páginas offline são mantidas actualizadas ao escolher Settings no separador General do Internet Options. Por baixo de Check for newer versions of stored pages, seleccione Every Visit to the Page ou Automatically, para obter updates regulares. Ao escolher Every Time you Start Internet Explorer, irá "prender" a sua ligação desnecessariamente Para uma navegação rápida, desligue todos os componentes multimedia. Irá ver links quebrados onde as imagens deveriam estar, mas obterá o texto muito depressa. Escolha o separador Advanced no Internet Options e desça até Multimedia. Desactive a caixa Show pictures, Play Videos, Play Sounds e Play Animations. Certifique-se que o IE se liga quando o lança ao seleccionar Always dial my default connection Para remover apenas um site do histórico, abra o painel do histórico ao clicar no botão History da barra de ferramentas. Depois, clique com o botão direito do rato sobre o site em questão e escolha Delete Por defeito, o IE não imprime backgrounds dos sites. Para activar esta opção, vá até ao separador Advanced do Internet Options, procure Printing e assinale Print Background Colours & Images Defina uma home page simples como o Google no separador General do Internet Options ou clique em

Printer Driver. Antes de utilizar o controlador da impressora, certifique-se de que lê o ficheiro Readme. Antes de utilizar o software 4-539-577-71(1)

Printer Driver. Antes de utilizar o controlador da impressora, certifique-se de que lê o ficheiro Readme. Antes de utilizar o software 4-539-577-71(1) 4-539-577-71(1) Printer Driver Guia de instalação Este manual descreve a instalação dos controladores da impressora para o Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e. Antes de utilizar o software

Leia mais

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP.

Printer Driver. Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. 4-417-503-81(1) Printer Driver Guia de instalação Este guia descreve a instalação do controlador da impressora para o Windows 7, Windows Vista e Windows XP. Antes de utilizar este software Antes de utilizar

Leia mais

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI)

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) 4. Montagem do Computador Disco rígido limpeza; Disco rígido verificação de erros (modo gráfico); Disco rígido verificação de erros (linha de comandos;

Leia mais

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez

Utilizando o Tablet PC da GIGABYTE pela primeira vez Parabéns pela aquisição deste Slate PC da GIGABYTE! Este Guia de Instalação permite-lhe fazer a instalação de forma correcta e rápida do seu equipamento. Para mais detalhes, por favor navegue em www.gigabyte.com.

Leia mais

Controlador da impressora

Controlador da impressora 2-699-392-71 (1) Controlador da impressora Manual de instalação Este manual descreve a instalação e utilização dos Controladores da Impressora para o Windows XP e. Antes de utilizar este Software Antes

Leia mais

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual.

604 wifi. Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. 604 wifi FUNÇÕES WIFI e Internet Suplemento ao Manual do Utilizador ARCHOS 504/604 Versão 1.2 Visite www.archos.com/manuals para transferir a versão mais recente deste manual. Este manual contém informações

Leia mais

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Manual de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparativos 2. Opções de 3. 4. 5. 6. 1. Personalizar 2. Sem fios 3.

Leia mais

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira. E-mail: tito@fe.up.pt. Tito Carlos S. Vieira tito@fe.up.

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira. E-mail: tito@fe.up.pt. Tito Carlos S. Vieira tito@fe.up. Informática Básica Licenciatura em Ciência da Informação Tito Carlos S. Vieira E-mail: tito@fe.up.pt t 1 Parte II Sistemas Operativos (Utilização do Windows) 2 O Sistema Operativo Windows (9x, 2000, XP,

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo

MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo MICROSOFT WINDOWS XP Sistema Operativo Índice 1. O que é o Windows XP 1 2. Para que serve o Windows XP 1 3. O Ambiente de Trabalho 2 4. Menu Iniciar 3 5. Janelas 4 6. Vistas 5 7. Iniciar 10 8. Encerrar

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Migrar para o Excel 2010

Migrar para o Excel 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Excel 2010 é muito diferente do Excel 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as partes

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO. Escola Básica José Afonso. Professora Marta Caseirito Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ANO Escola Básica José Afonso Professora Marta Caseirito Grupo 1 1. As questões seguintes são de escolha múltipla. Nas afirmações seguintes assinale com X aquela

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

USB para CONVERSOR EM SÉRIE

USB para CONVERSOR EM SÉRIE USB para CONVERSOR EM SÉRIE Manual do Utilizador DA-70156 Rev.5 Manual de Instalação do Windows 7/8/8.1 Passo 1: Introduzir o CD deste produto na entrada CD-ROM. Ligar o dispositivo à porta USB extra do

Leia mais

Introdução à aplicação Web

Introdução à aplicação Web Introdução à aplicação Web A aplicação Web SanDisk +Cloud é uma interface com base na Web para aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta. Com a aplicação Web poderá reproduzir música, ver filmes, ver

Leia mais

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira

ISCAP. Pág. 1. Ana Paula Teixeira Pág. 1 Noções Introdutórias Um Sistema Operativo (SO) é conjunto de programas que comandam e controlam o funcionamento do CPU (Unidade Central de Processamento) e periféricos além de supervisionar a execução

Leia mais

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador

Comece aqui. Alinhar os tinteiros sem um computador Comece aqui Alinhar os tinteiros sem um computador Certifique-se de que segue os passos descritos na Folha de Instalação para instalar o hardware. Para optimizar a qualidade de impressão, proceda do modo

Leia mais

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5

Índice. 1. Introdução 3. 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4. 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 Índice 1. Introdução 3 2. Instalação e desinstalação do GENIUS VOIP MOUSE 4 2.1 Requisitos do sistema 4 2.2 IMs suportados pelo GENIUS VOIP MOUSE 5 2.3 Website de cada IM para download 5 2.4 Instalação

Leia mais

Instalar o Software...1 Utilizar o Ícone do Tabuleiro do Sistema Maxtor...7 Restaurar o Ícone do Tabuleiro do Sistema...9

Instalar o Software...1 Utilizar o Ícone do Tabuleiro do Sistema Maxtor...7 Restaurar o Ícone do Tabuleiro do Sistema...9 Índice Para Começar......................................................1 Instalar o Software.............................................1 Utilizar o Ícone do Tabuleiro do Sistema Maxtor......................7

Leia mais

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27

CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 14 1999 27 3 - MANUAL DO UTILIZADOR Diogo Mateus 3.1. REQUISITOS MÍNIMOS * Computador Pessoal com os seguintes Programas * Microsoft Windows 95 * Microsoft Access 97 A InfoMusa

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Introdução à aplicação móvel da plataforma Android. Instalação

Introdução à aplicação móvel da plataforma Android. Instalação Introdução à aplicação móvel da plataforma Android A aplicação (app) móvel SanDisk +Cloud Mobile App permite-lhe aceder ao seu conteúdo e gerir a sua conta a partir do seu dispositivo móvel. Com a aplicação

Leia mais

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho

Outlook 2003. Nivel 1. Rui Camacho Outlook 2003 Nivel 1 Objectivos gerais Enviar e Responder a mensagens de correio electrónico, e gestão de contactos, marcação de compromissos e trabalhar com notas. Objectivos específicos Começar a trabalhar

Leia mais

Microsoft Windows. Aspectos gerais

Microsoft Windows. Aspectos gerais Aspectos gerais É um sistema operativo desenvolvido pela Microsoft Foi desenhado de modo a ser fundamentalmente utilizado em computadores pessoais Veio substituir o sistema operativo MS-DOS e as anteriores

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES

MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES MANUAL DO UTILIZADOR DO BACKUP HD SERIES OBRIGADO por ter adquirido a aplicação ClickFree Backup. Estas instruções foram reunidas para o ajudar a utilizar o produto, mas de um modo geral esperamos que

Leia mais

Para ClassPad 300. ClassPad Manager. (ProgramLink) Versão limitada. Manual de Instruções. http://world.casio.com/edu_e/ RJA510188-4

Para ClassPad 300. ClassPad Manager. (ProgramLink) Versão limitada. Manual de Instruções. http://world.casio.com/edu_e/ RJA510188-4 Para ClassPad 300 Po ClassPad Manager (ProgramLink) Versão limitada Manual de Instruções RJA510188-4 http://world.casio.com/edu_e/ Nota Os exemplos de visualização mostrados neste manual de instruções

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA WebShare Serviço de partilha de ficheiros via WebDAV versão: 2.0.3 Nelson Rodrigues Direcção de Sistemas de Informação 28-10-2010 ÍNDICE: Introdução... 3 Requisitos...

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Microsoft Windows: # 1

Microsoft Windows: # 1 Microsoft Windows Microsoft Windows: # 1 Ambiente de trabalho Microsoft Windows: # 2 Botão Iniciar I Lado Esquerdo Para guardar atalhos para as aplicações mais genéricas (Internet, E-mail) e para aquelas

Leia mais

ClassPad Manager. Manual de Instruções. Versão 2.2. Para a ClassPad 300 PLUS (PROGRAM-LINK TM ) http://world.casio.com/edu/ http://classpad.

ClassPad Manager. Manual de Instruções. Versão 2.2. Para a ClassPad 300 PLUS (PROGRAM-LINK TM ) http://world.casio.com/edu/ http://classpad. Para a ClassPad 300 PLUS Po ClassPad Manager Versão 2.2 (PROGRAM-LINK TM ) Manual de Instruções RJA510188-4 http://world.casio.com/edu/ http://classpad.net/ Nota Os exemplos de visualização mostrados neste

Leia mais

PartyPrint ver. 1.5 UE

PartyPrint ver. 1.5 UE DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Procedimento de Configuração 2013 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão. 1.0.0 Índice 1 PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO... 1 Preparação para a instalação:... 1 [Windows 8]... 2 [Windows

Leia mais

Características da Câmara de Look 316

Características da Câmara de Look 316 Símbolo para a recolha separada em países da Europa Este símbolo indica que este produto tem de ser recolhido separadamente. Os seguintes pontos aplicam-se somente a utilizadores de países europeus: Este

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

Guia de instalação da rede sem fios NPD4759-00 PT

Guia de instalação da rede sem fios NPD4759-00 PT Guia de instalação da rede sem fios NPD4759-00 PT Verificar a sua rede Confirme as definições de rede do computador e, em seguida, seleccione o próximo passo. Siga as instruções para o ambiente no qual

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo

Lumitester PD-20. Manual de uso. Índice. Software de controlo Índice Lumitester PD-20 Software de controlo Manual de uso Muito obrigado por comprar o aparelho Lumitester PD-20. Antes de pôr em operação este manual deve ser lido na sua totalidade para o uso seguro

Leia mais

Só as pessoas inteligentes é que lêem o manual.

Só as pessoas inteligentes é que lêem o manual. Só as pessoas inteligentes é que lêem o manual. Índice Para Começar... 1 Ligar e Desligar a Unidade com Segurança... 1 Desligar Dispositivos 1394 e esata... 2 Dispositivos esata... 3 Dispositivos 1394...

Leia mais

Atualizando do Windows XP para o Windows 7

Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizando do Windows XP para o Windows 7 Atualizar o seu PC do Windows XP para o Windows 7 requer uma instalação personalizada, que não preserva seus programas, arquivos ou configurações. Às vezes, ela

Leia mais

Instruções de acesso à Base Hermes

Instruções de acesso à Base Hermes Instruções de acesso à Base Hermes Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Hermes que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

LACIE PRIVATE/PUBLIC MANUAL DO UTILIZADOR

LACIE PRIVATE/PUBLIC MANUAL DO UTILIZADOR LACIE PRIVATE/PUBLIC MANUAL DO UTILIZADOR CLIQUE AQUI PARA ACEDER A UMA VERSÃO ONLINE ACTUALIZADA deste documento, bem como para obter os conteúdos mais recentes e funcionalidades tais como ilustrações

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Português. Informações sobre segurança

Português. Informações sobre segurança Este manual inclui: Informações sobre segurança na página 35. Resolução de problemas de configuração na página 36. Mais informações sobre a impressora na página 40. Informações sobre segurança Utilize

Leia mais

Menus do Norton Ghost

Menus do Norton Ghost Menus do Norton Ghost O Norton Ghost é formado por 3 Opções: *Ghost Basic *Ghost Advanced *Ghost Utilities 9 Ghost Basic Tem as operações básicas do software. Este menu é constituído por 3 opções: Backup

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique

Leia mais

Computer Link Software

Computer Link Software Computer Link Software Informações importantes Excepto se indicado expressamente na Licença que acompanha um programa, Texas Instruments não dá garantia, explícita ou implícita, incluindo mas não se limitando

Leia mais

BRASIL. Pen Tablet. Manual do Usuário. Windows 2000 / XP / Vista

BRASIL. Pen Tablet. Manual do Usuário. Windows 2000 / XP / Vista Pen Tablet Manual do Usuário Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informações Gerais 1. Aspectos Gerais Bem vindo ao mundo das canetas de computação! Você poderá descobrir como é fácil controlar seu computador

Leia mais

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware

Unidade 2. ROM BIOS (Basic Input/Output System) Sistema Operativo. Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Interacção entre as diferentes partes num computador: software e hardware Unidade 2 Utilização do ambiente operativo Windows Aplicações Sistema Operativo ROM BIOS Processador+memória+... Software aplicacional

Leia mais

Instruções de acesso à Base Atneia

Instruções de acesso à Base Atneia Instruções de acesso à Base Atneia Inscreva nas caixinhas respectivas as credenciais de acesso à Base Atneia que lhe foram enviadas por email aquando da activação da sua subscrição e clique em Entrar.

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1)

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1) Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas 4-445-112-21(1) Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia de segurança... 4 Criar suportes de recuperação...

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413 GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY P Code: 578413 PUBLICAÇÃO EMITIDA POR: Olivetti S.p.A. www.olivetti.com Copyright 2013, Olivetti Todos os direitos reservados Chamamos

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais)

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) COMO INSTALAR OS DRIVERS DO LEITOR DE CARTÕES Abra o Portal da Ordem dos Advogados Clique no link Área Reservada que se encontra na barra vertical do lado esquerdo

Leia mais

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7

Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Guia de Atualização do Windows XP para Windows 7 Conteúdo Etapa 1: Saiba se o computador está pronto para o Windows 7... 3 Baixar e instalar o Windows 7 Upgrade Advisor... 3 Abra e execute o Windows 7

Leia mais

Impressora de etiquetas

Impressora de etiquetas MANUAL DO UTILIZADOR DE SOFTWARE Impressora de etiquetas Série TD Impressora de etiquetas Série TD O conteúdo deste manual e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

RO002/RO002UK Sweex Broadband Router. Não existe nenhum aparelho ligado a esta porta

RO002/RO002UK Sweex Broadband Router. Não existe nenhum aparelho ligado a esta porta RO002/RO002UK Sweex Broadband Router Introdução Não exponha o Sweex Broadband Router a temperaturas extremas. Não coloque o dispositivo directamente ao sol ou perto de elementos de aquecimento. Não utilize

Leia mais

O Instalador da aplicação (app) SanDisk +Cloud encontra-se na unidade de memória flash USB SanDisk.

O Instalador da aplicação (app) SanDisk +Cloud encontra-se na unidade de memória flash USB SanDisk. Instalação O Instalador da aplicação (app) SanDisk +Cloud encontra-se na unidade de memória flash USB SanDisk. Certifique-se de que o computador está ligado à Internet. Em seguida, ligue a unidade de memória

Leia mais

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador.

WINDOWS. O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP

CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA. Microsoft Windows XP CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA Microsoft Windows XP William S. Rodrigues APRESENTAÇÃO WINDOWS XP PROFISSIONAL O Windows XP, desenvolvido pela Microsoft, é o Sistema Operacional mais conhecido e utilizado

Leia mais

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica.

Este manual utiliza duas unidades de medição. Este equipamento utiliza a versão métrica. Guia de Rede Para uma utilização segura e correcta, certifique-se de que lê as Informações de Segurança em "Referência de Cópia" antes de utilizar o equipamento. Introdução Este manual contém instruções

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Noções Básicas de Informática Componentes de hardware Monitor : permite visualizar informação na forma de imagem ou vídeo; todo o trabalho desenvolvido com o computador pode ser

Leia mais

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista

PORTUGUÊS. Mesa Digitalizadora. Manual do Utilizador. Windows 2000 / XP / Vista Mesa Digitalizadora Manual do Utilizador Windows 2000 / XP / Vista 1 I. Informação Geral 1. Visão Geral Bem-vindo ao mundo das canetas digitais! Irá descobrir que é muito fácil controlar o seu computador

Leia mais

Guia de actualização de firmware

Guia de actualização de firmware Modelo N.º Guia de actualização de firmware Este manual explica como actualizar o firmware do controlador da máquina e o firmware PDL. Pode descarregar estas actualizações a partir do nosso sítio Web.

Leia mais

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1

IceData500. Manual do utilizador. Agosto 2004 Versão 1.1 IceData500 Manual do utilizador Agosto 2004 Versão 1.1 Índice Instalação dos Microfiltros... 3 Microfiltro simples...3 Microfiltro duplo...3 Instalação do Modem em Windows... 4 Estado do ícone DSL...5

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-PIP

Guia de Instalação Rápida TE100-PIP Guia de Instalação Rápida TE100-PIP V2 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Configurar o Servidor de Impressão 3 4. Adicione a Impressora ao seu PC 5 Troubleshooting 7 Version

Leia mais

Manual do Utilizador. Ahead Software AG

Manual do Utilizador. Ahead Software AG Manual do Utilizador Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador InCD e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados8 Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Figura 1 - Tal como sugerido pressione qualquer tecla do seu teclado

Figura 1 - Tal como sugerido pressione qualquer tecla do seu teclado Windows 7 Ainda usa o windows Vista, ou mesmo o Xp?Não estará na hora de fazer um upgrade?pois claro que está, se não, não estaria agora a ler este tutorial. Ao contrário do Windows Vista, o 7 está muito

Leia mais

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp

Informática - Básico. Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Informática - Básico Paulo Serrano GTTEC/CCUEC-Unicamp Índice Apresentação...06 Quais são as características do Windows?...07 Instalando o Windows...08 Aspectos Básicos...09 O que há na tela do Windows...10

Leia mais

Microsoft Office Word 2003 Tic 2007

Microsoft Office Word 2003 Tic 2007 Índice WORD...3 Criar/Abrir documento...4 Gravar...5 A janela do Word...6 Barras de Ferramentas:...6 Linha de Menus:...6 Régua:...6 Barras de Scroll:...7 Zona de edição:...7 Modo de visualização:...7 Barra

Leia mais

Manual do Utilizador de Software. Introdução. Criar Etiquetas. Anexo

Manual do Utilizador de Software. Introdução. Criar Etiquetas. Anexo Manual do Utilizador de Software O conteúdo deste manual e as especificações do produto estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. A Brother reserva o direito de alterar sem aviso prévio as especificações

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Actualização, cópia de segurança e recuperação de software

Actualização, cópia de segurança e recuperação de software Actualização, cópia de segurança e recuperação de software Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Manual do Utilizador. Ahead Software AG

Manual do Utilizador. Ahead Software AG Manual do Utilizador Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador InCD e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e são propriedade

Leia mais

Manual de instalação do NVIDIA RAID

Manual de instalação do NVIDIA RAID Manual de instalação do NVIDIA RAID 1. Manual de instalação do NVIDIA BIOS RAID... 2 1.1 Introdução ao RAID... 2 1.2 Precauções a ter com as configurações do RAID... 3 1.3 Criar o disposição de um disco...

Leia mais

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas

Conceitos Sistema da informação e comunicação N.º de Aulas PLANIFICAÇÃO AGRUPAMENTO ANUAL - DE TECNOLOGIAS ANO ESCOLAS LECTIVO DR. VIEIRA DE CARVALHO 9º ANO 2008/2009 DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Tecnologias 1º Período Conceitos Sistema da informação e comunicação

Leia mais

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0

DNP. PartyPrint ver. 1.5 UE. Arranque Rápido. 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Arranque Rápido 2014 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão.1.0.0 Sobre o Party Print O sistema Party Print é composto por vários programas que são instalados no seu computador

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

Manual de instalação do NVIDIA RAID

Manual de instalação do NVIDIA RAID Manual de instalação do NVIDIA RAID 1. Manual de instalação do NVIDIA BIOS RAID... 2 1.1 Introdução ao RAID... 2 1.2 Precauções a ter com as configurações do RAID... 3 1.3 Instalação do Windows 7 / 7 de

Leia mais

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5.

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5. Instruções de Instalação e Licenciamento Versão 1.5. Notas Prévias Introdução Instruções de Instalação/Actualização Instruções de Licenciamento Notas Prévias Verificações prévias: Os postos de trabalho

Leia mais

Seu manual do usuário LENOVO RESCUE AND RECOVERY http://pt.yourpdfguides.com/dref/2426302

Seu manual do usuário LENOVO RESCUE AND RECOVERY http://pt.yourpdfguides.com/dref/2426302 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para LENOVO RESCUE AND RECOVERY. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

Índice QUICKSTORE PORTABLE. 1. Características. 2. Especificações. 3. Componentes e acessórios. 4. Resumo do dispositivo

Índice QUICKSTORE PORTABLE. 1. Características. 2. Especificações. 3. Componentes e acessórios. 4. Resumo do dispositivo Guia usário Índice 1. Características 2. Especificações 3. Componentes e acessórios 4. Resumo do dispositivo 5. Instalação de uma unidade de disco rígido SATA 6. Software de cópia de segurança 6.1 Instalação

Leia mais

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 Editado por: Idéias e programas, S.L. San Román de los Montes 25-Março-2012. ARKITool, Arkiplan, Além disso ARKITool são marcas comerciais de idéias e programas, S.L. REQUISITOS

Leia mais

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software

Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Actualização, Cópias de Segurança e Recuperação de Software Manual do utilizador Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation

Leia mais

Guia de Rede MediCap USB300

Guia de Rede MediCap USB300 Guia de Rede MediCap USB300 Aplica-se às versões de firmware 110701 e mais recentes 1 Introdução... 2 Instruções Preliminares... 2 Como Configurar o Acesso Através da Rede ao Disco Rígido do USB300...

Leia mais

Aviso Importante. Para executar o aplicativo GO! Suite, você deverá instalá-lo em seu micro computador ou computador portátil (notebook ou netbook).

Aviso Importante. Para executar o aplicativo GO! Suite, você deverá instalá-lo em seu micro computador ou computador portátil (notebook ou netbook). Aviso Importante Para executar o aplicativo GO! Suite, você deverá instalá-lo em seu micro computador ou computador portátil (notebook ou netbook). Obs: Caso você tenha baixado o aplicativo (arquivo ZIP)

Leia mais

Módulo de Administração MANUAL DO UTILIZADOR

Módulo de Administração MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.5 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA 3 3. INÍCIO DA UTILIZAÇÃO 4 4. IDENTIFICAÇÃO DO OPERADOR 5 4.1 MUDAR SENHA DE ACESSO 5 5. GESTÃO DE UTILIZADORES 6 5.1 PERMISSÕES

Leia mais

MEMORANDO. Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12

MEMORANDO. Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12 MEMORANDO Ambiente de Produção GeRFiP Configurações de acesso e utilização v.12 Enquadramento do documento Programa Projecto GeRFiP Migração GeRFiP Histórico de versões Versão Data Autor Descrição Localização

Leia mais

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO

AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE. MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) MODELO MODELO AR-NB2 KIT DE EXPANSÃO PARA REDE MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE (da impressora de rede) INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO LIGAR A UMA REDE AMBIENTE DE INSTALAÇÃO E PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO CONFIGURAR

Leia mais

Guia de Estudo. Windows XP

Guia de Estudo. Windows XP Tecnologias da Informação e Comunicação Guia de Estudo Windows XP O Sistema Operativo (SO) em estudo é o Windows XP, SO de interface gráfico para com o utilizador (GUI) e, desenvolvido pela Microsoft(R).

Leia mais

Manual do Utilizador de Software

Manual do Utilizador de Software Manual do Utilizador de Software QL-500 QL-650TD QL-550 QL-1050/1050N 1 Índice Índice....................................................................................... 2.................................................................................

Leia mais