Vem aprender connosco!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vem aprender connosco!"

Transcrição

1 Vem aprender connosco!

2 Adivinha! Todos nós precisamos de ir ao médico e os animais também. Eu sou a responsável pela saúde e bem-estar de todos os bichinhos. Sabes quem sou?

3 Cão Gato SABIAS QUE Os cães pertencem à espécie dos canídeos? Pois é, são da família dos lobos ou das raposas. 2. O nariz do cão, que fica situado no focinho, é húmido e é por ele que transpira? 3. Os cães têm 42 dentes? 4. Gostam muito de brincar, treinar, passear e fazer companhia aos seus donos e é por isso que se diz que o cão é o melhor amigo do homem? 5. Detetam facilmente cheiros e sons? É verdade! Por essa razão fazem parte das equipas de polícias e ajudam a procurar e salvar as pessoas. SABIAS QUE Os gatos são da espécie dos felinos e pertencem à família dos leões, dos tigres ou das chitas? Tal como os primos leões, gostam de correr, pular e caçar. 2. Ao contrário dos cães, só têm 30 dentes? E se repararem os dentes da frente, os caninos, são muito afiados. 3. As garras são também muito afiadas e escondem-se dentro das patinhas quando não precisam delas? 4. Os olhos também são muito especiais e permitem que vejam muito bem, mesmo quando está escuro? 5. Existem diferentes raças de gatos? 6. Existem diferentes raças de cães? Pastor Alemão Siamês Dálmata Teckel Persa Siberiano

4 Comportamentos do cão UM CÃO FELIZ 1 2 Está com o corpo ligeiramente Está com o corpo descontraído, as orelhas levantadas, os olhos bem abertos, fica com a língua de fora e abana a cauda. fletido, as orelhas levantadas, fica com a língua de fora e abana a cauda. 3 O peso do cão é distribuído pelas quatro patas, está relaxado e com a boca aberta, abana a cauda e fica com uma expressão de alerta e interesse. UM CÃO ZANGADO 1 Está de pé, com uma postura direita, as orelhas e a cauda estão levantadas. Tem o pelo eriçado e os olhos, com as pupilas dilatadas, estão fixos no dono. 2 Está com o corpo enrolado e encolhido no chão, as orelhas estão descidas e está a mostrar os dentes. 3 Está de pé, com o corpo para baixo a cabeça está levantada tem a boca aberta, com os dentes bem visíveis. Os olhos estão fixos em alguém e começa a rosnar porque está zangado. UM CÃO APREENSIVO 1 Está parado, mas a postura do corpo e a posição da cabeça estão ligeiramente para baixo. A cauda está dobrada, as orelhas estão levantadas e o cão está a bocejar. 2 Está deitado, roda a cabeça para o lado oposto, evitando assim o contacto ocular com o dono e tem as orelhas ligeiramente levantadas. 3 Está sentado com a cabeça e as orelhas para baixo, a cauda está dobrada. Não faz contacto visual com o dono e tem a pata da frente ligeiramente levantada.

5 Comportamentos do gato UM GATO FELIZ 1 2 Está deitado e esticado no chão 3 Está de pé, tem uma postura relaxada, as orelhas estão levantadas e a ponta da cauda está curvada. numa posição confortável, com a barriga exposta. Os olhos e a boca estão quase fechados. Está sentado, numa postura confortável. Tem a boca fechada, os olhos e as orelhas estão na posição natural. UM GATO ZANGADO Está deitado, os olhos estão pretos, com as pupilas dilatadas, o corpo está tenso e envolto pela cauda. Está deitado, com o corpo junto ao chão. As orelhas achatadas e afastadas, mexe a pontinha da cauda de um lado para o outro, o que significa que está irritado. O corpo está ligeiramente enrolado para um lado, os olhos estão pretos com as pupilas dilatadas, a boca está aberta e está a mostrar os dentes. Está de pé, a parte de trás do corpo está arqueada e tensa, o pelo está eriçado. A pata da frente está ligeiramente levantada do chão (pronta para deslizar, se necessário), as orelhas estão para baixo, a cauda está tensa e tem a boca aberta para mostrar bem os seus dentes. UM GATO APREENSIVO 1 2 Está agachado, com o corpo firme, as orelhas estão voltadas lateralmente, a cabeça está virada para baixo e quase enrolada no corpo. A cauda está recolhida entre as patinhas, os olhos estão pretos e as pupilas dilatadas. A tensão aparece no rosto do gato. Quando os gatos estão preocupados ou ansiosos, escondem-se.

6 Sopa de Letras PROCURA NO QUADRO AS SEGUINTES PALAVRAS: NARIZ VETERINÁRIO BIGODES FELINOS POLÍCIA COMPLETA AS FRASES COM AS PALAVRAS QUE ENCONTRASTE NA SOPA DE LETRAS: 1. Os cães transpiram pelo, que é húmido e fica situado no focinho. 2. O é muito importante para ajudar na cura e recuperação de doenças dos animais, mas também na prevenção. 3. Os dos gatos funcionam como um radar que lhes permite detetar o que têm à sua volta. 4. Os gatos pertencem à espécie dos, na qual se inserem os leões, os tigres ou mesmo as chitas. 5. Pelas suas habilidades e características, os cães são muito úteis para ajudar a sociedade e podem até ter profissões. Há cães-, cães que guiam as pessoas cegas, cães que guardam rebanhos e cães que ajudam os bombeiros nas missões de salvamento.

7 UNE OS PONTOS, NÚMERO A NÚMERO, E DESCOBRE A FIGURA AQUI DESENHADA! Ponto por ponto

8

9

10 O que devem os animais comer? ASSINALA COM UM CÍRCULO QUE ALIMENTOS OS CÃES E OS GATOS NÃO PODEM COMER E BEBER. Gelado Água Bolachas Ração húmida Iogurte Snacks Chocolate Ração seca Sumo

11 Desenha ou cola uma fotografia do teu animal preferido SOLUÇÕES Página 2 ADIVINHA: Veterinária. Página 6 SOPA DE LETRAS COMPLETA AS FRASES COM AS PALAVRAS QUE ENCONTRAS-TE NA SOPA DE LETRAS: 1. Os cães transpiram pelo NARIZ que é húmido e fica situado do focinho. 2. O VETERINÁRIO é muito importante para ajudar na cura e recuperação de doenças dos animais, mas também na prevenção. 3. Os BIGODES dos gatos funcionam como um radar que lhes permite detetar o que têm à sua volta. 4. Os gatos pertencem à espécie dos FELINOS, na qual se inserem os leões, os tigres ou mesmo as chitas. 5. Pelas suas habilidades e características, os cães são muito úteis para ajudar a sociedade e podem ter até profissões. Há cães-polícia, cães que guiam as pessoas cegas, cães que guardam rebanhos e cães que ajudam os bombeiros nas missões de salvamento. Página 10 O QUE NÃO DEVEM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COMER? 1. Gelado 2. Bolachas 3. Iogurte 4. Chocolate 5. Sumo

12 Saúde Comida e Brinquedos VACINA Tal como tu, os gatos e os cães precisam de ser vacinados para que não apanhem algumas doenças. Os cães devem visitar o médico veterinário pelo menos duas vezes por ano, para serem vacinados. Já os gatos devem ser vacinados pela primeira vez às nove semanas de idade e depois aos três meses de idade. Depois disso precisam de vacinas de reforço a cada 12 meses. BANHO Os gatos e os cães também são vaidosos e gostam de andar limpinhos e cheirosos. Dar-lhes banho é importante. Deve ser usado um champô especial. No fim, o pêlo deve ser seco e escovado. Ah e é também muito importante escovar os dentinhos! COMIDA Os gatos e os cães têm a sua própria comida. Para que tenham uma alimentação saudável, os teus amiguinhos devem comer os alimentos adequados e beber muita água. BRINQUEDOS Os animais devem ter os seus próprios brinquedos. Se tiveres animais, não deixes os teus brinquedos espalhados pela casa. Os amiguinhos de quatro patas podem engoli-los e ficar doentes. Também é muito importante ensinar os animais a não estragar a mobília da casa. Mas não grites com eles porque podem ficar tristes e assustados! CHIP Tal como tu tens um cartão de cidadão, os gatos e cães também têm o seu. É o chip e é uma pequena peça do tamanho de um bago de arroz, que é colocada pelo veterinário e ajuda a identificar o animal e o dono, caso se perca ou seja abandonado.

13 Treino ATIVIDADES LÚDICAS Os cães geralmente são muito brincalhões e gostam muito de estar com os seus donos. São ótimos a aprender truques como dar a pata, pedir comida, rebolar ou procurar objetos. Os gatos gostam de estar a descansar sozinhos e são mais aventureiros que os cães. Gostam de brincadeiras divertidas como apanhar uma bola de pelo como se estivessem a caçar um bichinho. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS Existem locais próprios para que os gatos e os cães façam xixi e cocó. Os cães podem fazer na rua, em locais próprios, sendo importante que, de seguida, os donos tenham sempre consigo um saco para apanhar o seu cocó e deixar no lixo. Os gatos devem aprender a fazer xixi e cocó na caixa da areia. Esta areia precisa de ser mudada todos os dias.

14 Não te esqueças... Os animais não são brinquedos! Se tiveres um animal, não te esqueças de ir com ele ao médico veterinário. Ele vai cuidar muito bem do teu amiguinho. Se fores passear ao fim de semana, não abandones o teu amigo de quatro patas. Leva-o contigo, não o deixes fechado em casa ou no carro!

15 Os animais podem estar tristes e aborrecidos, por isso se o teu cão rosnar e não quiser brincar não lhe batas nem faças mal. Vamos evitar mordeduras e arranhões! Nas férias, se não puderes levar contigo o teu bichinho, podes sempre deixá-lo com um familiar ou num hotel para cães e gatos. Acredita que as férias dele serão bem divertidas! Se encontrares um animal perdido ou abandonado, não te esqueças: não te aproximes dele e pede ajuda a um adulto. Depois contactem o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e a Polícia de Segurança Pública.

16 Vamos fazer um mundo melhor para os animais! Fica a saber mais em Cuida e trata bem os animais. Eles ajudam-nos a ser mais felizes e são capazes de nos ensinar a ser pessoas melhores. Este projeto conta com a colaboração de:

Manual do Encarregado de Educação

Manual do Encarregado de Educação Manual do Encarregado de Educação Eu Cuido. Um mundo melhor para os animais. VETERINÁRIO O médico veterinário é o profissional responsável por manter a saúde dos animais e tratá-los quando estão doentes

Leia mais

Tal como os médicos para pessoas existem especialidades junto da medicina veterinária.

Tal como os médicos para pessoas existem especialidades junto da medicina veterinária. O médico veterinário é o profissional responsável por manter a saúde dos animais e tratá-los quando estão doentes. Têm um papel fundamental na prevenção de doenças e outros pequenos problemas de saúde.

Leia mais

(1) Definição de Animais de Companhia

(1) Definição de Animais de Companhia Como tratar dos Animais de Companhia Cão e Gato Estágio final do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária Diana Gomes Baptista (1) Definição de Animais de Companhia Qualquer animal detido ou destinado

Leia mais

Existem centenas de escolas que treinam cães-guias para cuidar de pessoas com deficiência visual.

Existem centenas de escolas que treinam cães-guias para cuidar de pessoas com deficiência visual. Existem centenas de escolas que treinam cães-guias para cuidar de pessoas com deficiência visual. Pedigree Human Guides é a primeira plataforma educacional que treina pessoas para cuidar de cães cegos.

Leia mais

Ele foi feito com muito amor. Espero que ajude você a ter um relacionamento melhor com seu peludo

Ele foi feito com muito amor. Espero que ajude você a ter um relacionamento melhor com seu peludo 2 Obrigada por ter feito o download do nosso livro. Ele foi feito com muito amor Espero que ajude você a ter um relacionamento melhor com seu peludo Sou apenas uma protetora independente, e esse livro

Leia mais

Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora.

Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora. Está preparado para uma adopção? Tenha em conta: O seu estilo de vida Se tem tempo disponível; se passa muito tempo fora. A sua disponibilidade financeira Pois terá de o vacinar; medicar caso adoeça, suportar

Leia mais

Ocorre por meio de CÓDIGOS: How are you? NÃO LINGUÍSTICOS É uma abstração, uma capacidade que o homem tem de se comunicar por meio de signos verbais. cadeira LOPES (1976) Locais do cérebro da comunicação

Leia mais

LIÇÃO CUIDADO COM OS MÓVEIS _

LIÇÃO CUIDADO COM OS MÓVEIS _ 1 CUIDADO COM OS MÓVEIS Os cães, mesmo quando cegos, mapeiam o ambiente e decoram a localização e a distância entre cada móvel. Uma vez compreendida a disposição dos móveis e a rota a ser feita pelo cão

Leia mais

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA COLÉGIO CRISTO REDENTOR/ACADEMIA DE COMÉRCIO CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO SVD ATIVIDADES DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA Vamos conhecer um pouco sobre o hamster, seus hábitos e costumes, lendo, com atenção,

Leia mais

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela.

Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza. Você só terá sucesso se trabalhar com ela. Bem-estar de Cães e Gatos Conceitos Básicos I Comportamento de cães e gatos Por que o Veterinário deve conhecer o comportamento

Leia mais

O que lhes vai acontecer? perguntou a mamã à avó Sofia. Bem, já decidi que vou adotar a mãe gata e chamar-lhe Pipoca. Quando os pequenotes deixarem de

O que lhes vai acontecer? perguntou a mamã à avó Sofia. Bem, já decidi que vou adotar a mãe gata e chamar-lhe Pipoca. Quando os pequenotes deixarem de O que lhes vai acontecer? perguntou a mamã à avó Sofia. Bem, já decidi que vou adotar a mãe gata e chamar-lhe Pipoca. Quando os pequenotes deixarem de mamar, por volta dos 1-2 meses de idade, levo-a ao

Leia mais

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR!

Manual do. Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! Manual do Curioso para saber como cuidar do seu novo amiguinho? VEM COMIGO PARA DESCOBRIR! O laboratório Labovet trabalha desde 1991 na produção de medicamentos e produtos de higiene para animais pet,

Leia mais

Tenho Um COELHINHO! COMO CUIdARES de UM ANIMAL de ESTIMAÇÃO ORIGINAL

Tenho Um COELHINHO! COMO CUIdARES de UM ANIMAL de ESTIMAÇÃO ORIGINAL lombada 5mm LÊ TAMBÉM: s re Ah, e não percas as ilustrações fantásticas destes pequenos mamíferos!! Descobre tudo o que tens de saber para que o teu amigo viva feliz e saudável contigo. TA Os objetos necessários

Leia mais

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho?

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? A motricidade A alimentação Os cuidados de higiene e a autonomia A comunicação e linguagem A educação e o desenvolvimento da criança A Motricidade A colaboração

Leia mais

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung ESKE Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung Pädagogische Hochschule FHNW 2018 Professur Deutschdidaktik und Mehrsprachigkeit

Leia mais

M A N U A L D O C Ã O

M A N U A L D O C Ã O MANUAL DO CÃO MANUAL DO CÃO 1 O seu novo cão Tornar-se dono de um cão Um cão pode ser uma novidade fantástica e divertida na sua casa, mas os cães são também animais complexos e inteligentes, e precisam

Leia mais

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto

JOGO 1. Nível1. A praia. Grelha de Avaliação de Desempenho no Software Educativo Os Jogos da Mimocas. Identifica os itens. Identifica o contexto JOGO 1 Nível1 A praia Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O jardim Identifica o contexto Corresponde o item correcto ao contexto apresentado O quarto Identifica o

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /08/1999

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /08/1999 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 236 09/08/1999 Padrão Oficial da Raça SILKY TERRIER AUSTRALIANO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

Tenho Uma TARTARUGA! COMO CUIdARES de UM ANIMAL de ESTIMAÇÃO ORIGINAL

Tenho Uma TARTARUGA! COMO CUIdARES de UM ANIMAL de ESTIMAÇÃO ORIGINAL lombada 5mm ai! es TA rtar ER recores. OFxa parbarinca C As caraterísticas e os comportamentos de diferentes espécies de animais muito originais que te ajudarão a perceber qual a mais adequada para ti;

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você.

Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você. Você tem família, amigos e liberdade para estudar, trabalhar, se divertir. Ele só tem você. Problemas de comportamento em cães e gatos Problemas de comportamento Problemas de comportamento em cães e gatos

Leia mais

Social Skills Checklist (Tradução 2012)

Social Skills Checklist (Tradução 2012) Quase sempre Frequentemente Algumas vezes Quase nunca Prioritário Social Skills Checklist (Tradução 2012) Nome da criança: Data de Avaliação: Data de Nascimento: Responsável pelo preenchimento: Baseando-se

Leia mais

Para pensares em grande.

Para pensares em grande. PEQUENO LIVRO SAÚDE 24 Para pensares em grande. Conselhos de Saúde Telefones úteis Livro 12x17,5cm.indd 1 09/02/20 17:14:21 Autocolantes Saúde 24 Vais encontrar dentro do livro uma folha com autocolantes.

Leia mais

As Raças mais irresistíveis do mundo. Almanaque do Gato Vol. I

As Raças mais irresistíveis do mundo. Almanaque do Gato Vol. I As Raças mais irresistíveis do mundo Almanaque do Gato Vol. I Apresentação Esta compilação é para aqueles que - assim como nós - não resistem à beleza e à exuberância dos felinos, esses animais incríveis

Leia mais

Cães para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa) ???1000-0???

Cães para Adopção. AdR - Animais de Rua (Lisboa)  ???1000-0??? Cães para Adopção AdR - Animais de Rua (Lisboa) http://www.animaisderua.org adr.divulgacao@gmail.com -1???1000-0??? Carlota, Fêmea Cão Rafeiro de porte Médio com 2 anos..ao nosso cuidado há mais Usar Referência

Leia mais

DICAS PARA A HORA DO BANHO

DICAS PARA A HORA DO BANHO BANHO E TOSA DICAS PARA A HORA DO BANHO Algumas pessoas, por motivo de economia, costume ou praticidade, preferem dar banho em seus animais de estimação em casa. Cuidados profissionais de confiança trazem

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /11/2004. Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /11/2004. Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 207 22/11/2004 Padrão Oficial da Raça PEQUINÊS PEKINGESE CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 227 02/04/2004 Padrão Oficial da Raça LHASA APSO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.:

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS

ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS ALGUNS CUIDADOS COM ANIMAIS Animais não e brinquedo!!! Sente fome,frio e medo As vasilhas dos animais de estimação devem ser lavadas com água e sabão sempre. 4 Dica importantes 1 Vacine! Antes que eles

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

Constrói a tua história!

Constrói a tua história! VAMOS COLORIR 1º Ciclo ensino básico Constrói a tua história! Imprime esta história e lê-a com a atenção. Já reparaste que não tem imagens? Desenha e pinta uma imagem para cada página para completares

Leia mais

Está preparado(a) para uma adopção?

Está preparado(a) para uma adopção? Está preparado(a) para uma adopção? Tenha em conta que: - Vai ter alguma despesa com a aquisição de algumas coisas que ele necessita (sanitário - wc, areão para o wc, comida, desparasitante, vacinas.).

Leia mais

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho

Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven Modelo para arredondar a parte superior do saquinho COLA disneybabble.com.br 1/5 Embalagem para lembrancinhas de Frozen Sven disneybabble.com.br 2/5 Olaf

Leia mais

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio

HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16. Agrupamento de Escolas de Sampaio HISTÓRIAS DA AJUDARIS 16 Agrupamento de Escolas de Sampaio JOÃO FRAQUINHO Era uma vez um menino que estava muito fraquinho, não tinha força para nada nem para se pôr de pé. Estava deitado no chão da rua,

Leia mais

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO

ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO ERGONOMIA ERGON= TRABALHO NOMOS= LEGISLACAO Conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo

Leia mais

Comportamento e adestramento de cães

Comportamento e adestramento de cães Pets Comportamento e adestramento de cães Andréa de Paula C A P Í T U L O 1 Introdução 1.1 Pra que adestrar? Antigamente, o adestramento era conhecido como uma forma de forçar o animal a se submeter ao

Leia mais

Tudo sobre meu corpo.

Tudo sobre meu corpo. Tudo sobre meu corpo. VOLUME 1 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE O CORPO HUMANO. Assim é minha cabeça e meu rosto! O

Leia mais

Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz!

Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz! Conheça os Segredos Para Um Hamster Feliz! Manual Completo Dedicado a todos Aqueles que Têm Muito Carinho por Hamsters Autor Roberto Miguchi Todos os direitos reservados, esta cópia é de uso pessoal. Introdução

Leia mais

ESSE CADERNO PERTENCE A

ESSE CADERNO PERTENCE A ESSE CADERNO PERTENCE A Elaboração Lucas Moura Marília Nascimento Ilustração Nayara Bezerra Guimarães Diagramação Luana Ribeiro Costa Olá, meu amigo(a)! Você sabia que o Caatingueiro é o verdadeiro protetor

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /05/2005 AUSTRALIAN SILKY TERRIER

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI /05/2005 AUSTRALIAN SILKY TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 236 25/05/2005 Padrão Oficial da Raça SILKY TERRIER AUSTRALIANO AUSTRALIAN SILKY TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA

Leia mais

Este livro pertence a

Este livro pertence a Livro com atividades para colorir, desenhar, construir, e muito mais! Este livro pertence a CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA DO EXÉRCITO Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica Olá o meu nome é CASTELÃO.

Leia mais

Pé ante pé Depois dos olhos.

Pé ante pé Depois dos olhos. C a m i n h o Pé ante pé Depois dos olhos. O l h o E não passo. O caminho É a v i d a E m e d á A s c o. C o m e n d o Quis roer a unha Mas cortei tão curta Q u e t i v e Q u e r o e r O d e d o. Mas era

Leia mais

Um novo membro da família chegou, e agora?

Um novo membro da família chegou, e agora? Um novo membro da família chegou, e agora? O novo membro da família chegou, e agora?? Você já criou um animalzinho antes? Se sim, já sabe que ele possui algumas necessidades básicas! Se não, vou listar

Leia mais

NOSSAS CHINCHILAS DE ESTIMAÇÃO SÃO SAUDÁVEIS, FORTES E CONTROLADAS GENETICAMENTE

NOSSAS CHINCHILAS DE ESTIMAÇÃO SÃO SAUDÁVEIS, FORTES E CONTROLADAS GENETICAMENTE Chinchillas Recanto da Paineira Desde 1985 acompanhando seus amiguinhos Linha Pet 2014 (11) 4666 9477 (11) 99199 0539 (Pronto auxilio 24 horas) NOSSAS CHINCHILAS DE ESTIMAÇÃO SÃO SAUDÁVEIS, FORTES E CONTROLADAS

Leia mais

Ofertas válidas de 10/02/2017 a 23/02/2017 ou enquanto durarem os estoques. Ofertas especiais para o seu melhor amigo!

Ofertas válidas de 10/02/2017 a 23/02/2017 ou enquanto durarem os estoques. Ofertas especiais para o seu melhor amigo! Ofertas válidas de 10/02/2017 a 23/02/2017 ou enquanto durarem os estoques. Ofertas especiais para o seu melhor amigo! Sachê para cães Dog Chow 100g 1 4 Doguitos 45g cães Dog Chow 10,1 kg 71,90 13 cães

Leia mais

ELKHOUND NORUEGUÊS CINZA

ELKHOUND NORUEGUÊS CINZA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5 Padrão FCI 242 09/08/1999 Padrão Oficial da Raça ELKHOUND NORUEGUÊS CINZA NORSK ELGHUND GRÅ CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE

Leia mais

10 sinais de gatos saudáveis

10 sinais de gatos saudáveis 2 Mantiqueira Poços de Caldas - 17 de setembro de 2017 10 sinais de gatos saudáveis Tutores devem ficar atentos para saber se está tudo bem com eles Eles estão sempre aprontando alguma peripécia e quando

Leia mais

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais.

2 meses. Social e Emocional Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. 2 meses Começa a sorrir para as pessoas. Pode se acalmar rapidamente (leva as mãos à boca). Tenta olhar para seus pais. Faz barulhos com a boca murmúrios e sons. Vira a cabeça em direção a sons. Presta

Leia mais

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado!

Alimentação com Saúde e Diversão. Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Alimentação com Saúde e Diversão Porque comer de forma saudável não precisa ser complicado! Diz o ditado que A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA. É por isso que uma de nossas primeira iniciativas é a de ajudar as

Leia mais

Prova Literacia Matemática fase 1

Prova Literacia Matemática fase 1 Prova Literacia Matemática fase 1 1. Em 2014, o gato era o animal de estimação de 2,387 milhões de portugueses. Quantos portugueses tinham o gato, como animal de estimação, em 2014? (A) 238 700 (B) 23

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 2 Padrão FCI 264 24/06/1987 Padrão Oficial da Raça MASTIFF CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Filiada à Fédération Cynologique

Leia mais

Numa bela tarde de domingo, a Beatriz e o Tomás foram passear com os pais ao parque da cidade. Assim que chegaram, viram imensos cães diferentes a pas

Numa bela tarde de domingo, a Beatriz e o Tomás foram passear com os pais ao parque da cidade. Assim que chegaram, viram imensos cães diferentes a pas Numa bela tarde de domingo, a Beatriz e o Tomás foram passear com os pais ao parque da cidade. Assim que chegaram, viram imensos cães diferentes a passear com os seus donos. Alguns tinham uns penteados

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS MANUAL DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE OS JOGOS DA MIMOCAS GRUPOS NIVEL SUBNÍVEL INSTRUÇÃO RESPOSTA JOGO 1 NIVEL 1 Exemplos de instruções e respostas que podem ser utilizadas nos oito contextos.

Leia mais

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato.

Fica comigo. Abelha, vem brincar comigo. Não posso. Vou procurar a ave. Ave, vem cantar comigo. Não posso. Vou procurar o gato. GiraG i a Sol o l Revista Infantil da Associação Progresso Nº 5 Setembro 2012 Praia do Tofo S Nº 5 Sete Página - Sumário 2 Um Conto 5 Os nossos direitos 6 O respeito 7 Como fazer... 8 A nossa saúde 9 O

Leia mais

Bem Vindo. ao Serviço de PEDIATRIA. Guia do Utente Serviço de Pediatria, CHMA

Bem Vindo. ao Serviço de PEDIATRIA. Guia do Utente Serviço de Pediatria, CHMA Bem Vindo ao Serviço de PEDIATRIA Guia do Utente Serviço de Pediatria, CHMA Centro Hospitalar Médio Ave, E.P.E. Serviço de Pediatria Julho de 2014 INF.CHMA.010.v1 1 Para os meus PAIS Estou doente...i Sei

Leia mais

Cães para Adopção. AMIAMA - Amigos dos Animais e do Ambiente da.

Cães para Adopção. AMIAMA - Amigos dos Animais e do Ambiente da. Cães para Adopção AMIAMA - Amigos dos Animais e do Ambiente da http://www.amiama.net amiama.amadora@gmail.com 963082291 Rua Prof. Egas Moniz, 18-R/C Drt.2720-473 Benfica, Macho arraçado(a) de Beagle de

Leia mais

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese

Leão e Facoquero. Translators without Borders and Isabel Ferreira. Wiehan de Jager. Portuguese Leão e Facoquero Translators without Borders and Isabel Ferreira Wiehan de Jager Portuguese Era uma vez um Leão, que era o animal mais forte e temido. Caçava os outros animais e comia-os. Mas uma manhã

Leia mais

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala

CONTEÚDOS O PROGRAMA DE. Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação LINGUAGEM MAKATON 15/04/2015. Comunicação / Linguagem / Fala Terapia da Fala Andreia Gomes Clara Silva Diana Domingues Cristiana Couto O PROGRAMA DE LINGUAGEM MAKATON Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação Abril de 2015 CONTEÚDOS Comunicação / Linguagem

Leia mais

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS

JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS JUNTOS SALVAMOS MAIS VIDAS Noções Básicas de Primeiros Socorros Escola Madeira Torres, 2019 CRUZ VERMELHA PORTUGUESA CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE É CRUZ VERMELHA PORTUGUESA, O QUE FAZ DELEGAÇÃO DE TORRES

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão.

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão. Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixo temático Perceber e atuar Leia o texto: Uma Lava outra, lava uma lava outra,

Leia mais

Manual de fisioterapia

Manual de fisioterapia Manual de fisioterapia unidades de internação e terapia intensiva Cruz Azul de São Paulo 2 Índice Orientações gerais...4 Coluna cervical...5 Coluna lombar...6 Tornozelo...7 Ombros...8 Joelhos...9 Mãos

Leia mais

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar

As Melhores 313 PIADAS. para rir sem parar As Melhores 313 PIADAS para rir sem parar Excesso de velocidade Depois de mandar parar uma condutora, o polícia de trânsito diz-lhe: Minha senhora, vou multá-la. Vinha a 200 quilómetros à hora! O quê???

Leia mais

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO

OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA GRUPO 11 Padrão CBKC NR 16 Padrão Oficial da Raça OLDE ENGLISH BULLDOGGE BRASILEIRO CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação CBKC: Grupo 11 - Raça não reconhecida

Leia mais

Dicas para o Desfralde

Dicas para o Desfralde Dicas para o Desfralde sem bicho de 7 cabeças Autor Escola 14 Bis Capa e Diagramação Patrícia Kerr Todos os direitos reservados à Escola 14 Bis Rua Francisco Otaviano, 329 - Jd. Chapadão Campinas - SP

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a) É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Manual Ilustrado Para Entender o Comportamento do Seu Gato!

Manual Ilustrado Para Entender o Comportamento do Seu Gato! Manual Ilustrado Para Entender o Comportamento do Seu Gato! Assim como os cães, os gatos têm um comportamento peculiar que muitas vezes nós seres humanos não conseguimos entender. Gatos são criaturas fofas,

Leia mais

Com agradecimentos à Andrea Kruis e os seus desenhos surpreendentes!

Com agradecimentos à Andrea Kruis e os seus desenhos surpreendentes! Cães e cães vadios Um livro especialmente concebido para crianças sobre cães e cães vadios Escrito por: Editor final: Traduzido por: Carien Radstake Isabelle Sternheim Lara Costa Edição em homenagem ao

Leia mais

Como fazer para Recusar um Pet

Como fazer para Recusar um Pet Como fazer para Recusar um Pet Aí tem o efeito cascata: mães irritadas que não podem devolver o pet para não magoar os pequenos mas nem pensam em assumir todos os cuidados requeridos e bichinhos que estressam,

Leia mais

Exercícios para a cervicalgia

Exercícios para a cervicalgia Exercícios para a cervicalgia Pode efetuar este conjunto de exercícios em casa, se tal for indicado pelo seu médico. É aconselhável realizá-los pelo menos 3 dias por semana. FORTALECIMENTO Para fortalecer

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 73 02/02/1998. Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3. Padrão FCI 73 02/02/1998. Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 3 Padrão FCI 73 02/02/1998 Padrão Oficial da Raça TERRIER ESCOCÊS SCOTTISH TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES TEXTO RENATA PALLOTTINI ILUSTRAÇÕES WALTER ONO O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES SUGESTÕES PARA O PROFESSOR USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA. ELABORAÇÃO: ANA PAULA DIAS TORRES NEUZA SANCHEZ GUELLI 1 ANTES

Leia mais

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar

A FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar A FH e eu Hipercolesterolemia Familiar Viver com FH Quem tem pode crescer como qualquer outra pessoa e ter uma vida Saudável Só há umas coisas que temos de ter em atenção. Vamos então ver mais de perto

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 5 Padrão FCI 257 16/06/1999 Padrão Oficial da Raça SHIBA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.: Filiada

Leia mais

A minha família, a ( FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar

A minha família, a ( FH e eu. Hipercolesterolemia. Familiar A minha família, a ( FH e eu Hipercolesterolemia Familiar ) Olá! O meu nome é Helena. Os meus passatempos são dançar, ver televisão e tomar conta dos meus 2 hamsters. Eu vivo com a minha mãe, o meu pai,

Leia mais

Gosto muito do pequeno-almoço!

Gosto muito do pequeno-almoço! Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Gosto muito do pequeno-almoço! Débora Cláudio, Nuno Pereira de Sousa, Rui Tinoco, Ângela Menezes Hoje, o

Leia mais

Manual de Treinamento Stop Cerca Virtual www.amicus.com.br Rua Delcides Teles, 78 - Bairro Inatel CEP 37540-000 - Santa Rita do Sapucaí - MG CNPJ: 07.075.846/0001-30 +55 35 3471-0871 sac@amicus.com.br

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina.

ESTUDO DO MEIO. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Nadar na piscina. 1 Desenha sobre o que pensas fazer no próximo fim-de-semana. 2 Pinta o que gostarias de fazer nas próximas férias. Andar de bicicleta. Nadar na piscina. Viajar de comboio. Viajar de avião. 1 Observa e

Leia mais

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto

01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo com sua função. raiz caule folha flor fruto PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Escreva o nome de cada parte da planta de acordo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na I Etapa e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de exercícios,

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /04/1998. Padrão Oficial da Raça

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9. Padrão FCI /04/1998. Padrão Oficial da Raça CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 209 20/04/1998 Padrão Oficial da Raça TERRIER TIBETANO TIBETAN TERRIER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

Cuidados pós alta hospitalar no AVC

Cuidados pós alta hospitalar no AVC Educação em Saúde VOL. 67 Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento Cuidados pós alta hospitalar no AVC Orientações para trocas de postura e posicionamento

Leia mais

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM!

EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! EU CONSIGO! VOCÊ CONSEGUE, TAMBÉM! Tema: Eu e Minhas Escolhas! Visão Geral: Nesta atividade, os alunos se tornam ativos enquanto eles ouvem a leitura da história Da Cabeça Aos Pés de Eric Carle. Uma vez

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 2º Ano 1º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

Tema: Que milagre! Jesus transforma água em vinho.

Tema: Que milagre! Jesus transforma água em vinho. Texto Bíblico: João 2.1-11 Tema: Que milagre! Jesus transforma água em vinho. Versículo para memorizar: Jesus disse: Foi me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Mateus 28.18a Principio Bíblico:

Leia mais

Estabeleça regras de modo a orientar a sua exploração do meio. Dê reforços positivos, dizendo à criança o que poderá fazer na casa.

Estabeleça regras de modo a orientar a sua exploração do meio. Dê reforços positivos, dizendo à criança o que poderá fazer na casa. A casa deverá ser um lugar acolhedor e protector para a criança, pelo que cabe aos pais a tarefa de organizar a casa de modo a evitar perigos. A curiosidade e a necessidade de ter novas experiências fazem

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: Cuidados com o corpo Plano de Aula 03 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila Dia: 23/02/2015 Título: Cuidados com o corpo Horário: 20h as 21h Objetivos:

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

Parte A: 45 minutos Intervalo: 20 minutos Parte B: 45 minutos. Parte A

Parte A: 45 minutos Intervalo: 20 minutos Parte B: 45 minutos. Parte A Prova de ferição de Português e Estudo do Meio Prova 25 2.º no de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abrildecreto-lei n.º 139/2012, de 5 de julho Parte : 45 minutos Intervalo: 20 minutos

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 9 Padrão FCI 208 20/04/1998 Padrão Oficial da Raça SHIH TZU CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação F.C.I.: Filiada

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo

Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo Proibida Venda e Reprodução deste material! Vivian Mazzeo Educadora, Profissional de Educação Física, Psicomotricista, Palestrante, Escritora e criadora do Bebê Ativo. Minha missão é ajudar Profissionais

Leia mais

ABÓBORAS DECORATIVAS PARA O HALLOWEEN Morcego Gato Aranha

ABÓBORAS DECORATIVAS PARA O HALLOWEEN Morcego Gato Aranha ABÓBORAS DECORATIVAS PARA O HALLOWEEN Morcego Gato Aranha MATERIAIS Abóboras naturais ou artificiais Tinta preta e pincel grande Tintas de cores variadas Cartolinas de cores variadas Cola Outros materiais

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7. Padrão FCI 1 07/09/1998

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7. Padrão FCI 1 07/09/1998 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 7 Padrão FCI 1 07/09/1998 Padrão Oficial da Raça POINTER INGLÊS ENGLISH POINTER CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Classificação

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 1. Padrão FCI /12/1989. Padrão Oficial da Raça PASTOR HOLANDÊS

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 1. Padrão FCI /12/1989. Padrão Oficial da Raça PASTOR HOLANDÊS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA Fédération Cynologique Internationale GRUPO 1 Padrão FCI 223 18/12/1989 Padrão Oficial da Raça PASTOR HOLANDÊS DUTCH SHEPHERD DOG CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA

Leia mais

Pg. 1 TÍTULO: O GUIA COMPLETO: CÃES DURAÇÃO: 30 GRAU: 1-5, 6-8, 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA

Pg. 1 TÍTULO: O GUIA COMPLETO: CÃES DURAÇÃO: 30 GRAU: 1-5, 6-8, 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA TÍTULO: O GUIA COMPLETO: CÃES DURAÇÃO: 30 GRAU: 1-5, 6-8, 9-12 MATÉRIAS: CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA O Guia Completo: Cães e Grandes Felinos Segmento A: O Guia Completo: Cães Os cães podem ser considerados

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC. ROTEIRO SEMANAL 2 o ANO ENSINO FUNDAMENTAL QUINTA-FEIRA 19/02/2015

Sistema de Ensino CNEC. ROTEIRO SEMANAL 2 o ANO ENSINO FUNDAMENTAL QUINTA-FEIRA 19/02/2015 ROTEIRO SEMANAL 2 o ANO ENSINO FUNDAMENTAL QUINTA-FEIRA 19/02/ Primeiro momento: Recepção às crianças Cartão dos aniversariantes Atividade para encontrar os sete erros Segundo momento: Intervalo do lanche

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS

LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS LÍNGUA PORTUGUESA 1. NOME: 2. DITADO DE UMA LISTA DE PALAVRAS A PROFESSORA DA 2ª SÉRIE ESCREVEU UMA LISTA DE MATERIAIS QUE OS ALUNOS PRECISAM LEVAR PARA A ESCOLA: 3. ESCRITA DE UM TRECHO DE UMA CANTIGA

Leia mais