PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade"

Transcrição

1 PLATAFORMA BRASIL Alcilene Lopes de Amorim Andrade

2 A ciência! Como é pobre e nada! Rico é o que a alma dá e tem... (Fernando Pessoa)

3 CADASTRO DO PESQUISADOR /conep/index.html

4 Clicar na opção Cadastre-se o que resultará na abertura da seguinte tela:

5

6 ETAPA 3:

7 ÚLTIMA ETAPA DO CADASTRO PESSOAL:

8 ATENÇÃO!! Os pesquisadores da FUPAC que pretendam enviar seus projetos de pesquisa para análise do CEP da UNIPAC vinculem-se por meio da Plataforma Brasil, na questão de resposta obrigatória: Deseja vincular alguma Instituição de pesquisa? Marcar a opção Sim, em seguida, clicar sobre o botão. Logo após, aparecerá uma nova janela denominada Pesquisar Instituição.

9 ATENÇÃO! Após seguir as recomendações, vinculando-se, marque a caixa em que há a seguinte expressão: Declaro que as informações anteriormente prestadas são verdadeiras. Para finalizar o cadastro, clique no botão CONCLUIR, será atualizada a tela (conforme figura a seguir)

10

11 POR FIM... O sistema PLATAFORMA BRASIL encaminhará automaticamente uma mensagem para o utilizado no cadastro, informando seu login (que é o próprio informado no cadastro) e a senha (que é o conjunto de 8 dígitos numéricos, que posteriormente poderão ser alterados). Recomenda-se a não utilização s institucionais.

12 CADASTRO E SUBMISSÃO DA PESQUISA Após o cadastramento como usuário do sistema Plataforma Brasil, e de posse do LOGIN e SENHA, detalhar as etapas do cadastro do Protocolo de Pesquisa: Para ter acesso as funcionalidades do sistema PLATAFORMA BRASIL acesse o endereço eletrônico: gin.jsf que dará acesso a página inicial do referido sistema.

13

14 IMPORTANTE Deste ponto em diante, as telas de preenchimento do protocolo de pesquisa, podem ser salvas. Selecionar a opção NOVA SUBMISSÃO, acessar a tela inicial de cadastro do Protocolo de Pesquisa, conforme demonstrado na figura seguinte:

15

16 IMPORTANTE! Na primeira tela, responder a pergunta inicial: se há o envolvimento de seres humanos na pesquisa (de forma direta ou indireta). Só se avançará caso a resposta a esta pergunta seja sim. Responsável principal: orientador da pesquisa. Equipe de pesquisa: Se o projeto tiver mais de um membro, colocar o CPF e o nome de cada um.

17

18 ETAPA 2: Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios da primeira tela denominada 1. Informações Preliminares clicar no botão Avançar que dará acesso a tela de número 2. Área do Estudo, conforme figura a seguir:

19

20 ÁREA DE ESTUDO Procurar nas grandes áreas de estudo do CNPq. Por exemplo, a área: Ciências da Saúde, se encontra na Grande Área 4. Contato científico: Repetir o nome do orientador ou do pesquisador, conforme for o caso.

21 ETAPA 3 Desenho de Estudo/Apoio Financeiro Nesta etapa, caso não tenha sido selecionado a Grande Área 4. Ciências da Saúde, haverá muitos campos inabilitados, ou seja, sem a necessidade/obrigatoriedade de preenchimento. Contudo, vale frisar que os itens: Desenho, Financiamento e Palavra- Chave são obrigatórios a todas as Áreas do Conhecimento, portanto deverão ser preenchidos.

22 DESENHO DO ESTUDO / FINANCIAMENTO Desenho do estudo: o tipo de pesquisa: Ex. Experimental, documental, etc; os procedimentos em linha gerais. Financiamento: Recomenda-se nesta opção selecionar Financiamento Próprio.

23

24 DESENHO/FINANCIAMENTO Desenho: Delineamento, que específica os procedimentos que serão avaliados, as unidades experimentais, e os procedimentos Financiamento: não considerar Bolsa de Estudos CAPES, CNPq, FAPESP, FORD, etc. como financiamento, uma vez que financiam o curso e não a pesquisa propriamente dita. Recomenda-se nesta opção selecionar Financiamento Próprio.

25 ETAPA 4. Detalhamento do Estudo Esta é a etapa em que deverá ser informada especificamente boa parte do conteúdo do Projeto de Pesquisa.

26

27 ETAPA 4: Copiar e colar a Introdução de seu Projeto de Pesquisa, caso os caracteres não sejam suficientes, informar a Introdução próximo ao limite, incluindo o seguinte texto: (maiores informações, vide Projeto de Pesquisa original anexo). O pesquisador deverá também, anexar o Projeto de Pesquisa, conforme instruções da etapa 5. Outras Informações

28 ETAPA 4 Resumo: constar o tema do estudo, o objetivo, a metodologia (amostra, instrumento de pesquisa, a forma de coleta e o método de análise dos dados) e os resultados esperados. Hipótese do estudo. Objetivo primário: inserir o objetivo geral do estudo. Objetivos secundários: inserir os objetivos específicos. Metodologia proposta: incluir toda a metodologia prevista para a pesquisa. Critério de inclusão: Explicar de onde virão e como serão compostos os grupos de sujeitos que tomarão parte na pesquisa. Critério de exclusão: Explicar os critérios para a não inclusão

29 ETAPA 4: Desabilite a caixa de seleção em que está marcado Não se Aplica, informando os Critérios de Inclusão e Critérios de Exclusão de Sujeitos da Pesquisa. Comentar os possíveis Riscos aos quais o sujeito pode estar exposto ao consentir em participar do presente estudo. Recomenda-se a leitura da Resolução CNS 196/96 item V. Disponível em 996/Reso196.doc

30 ETAPA 4 Tamanho da amostra no Brasil: Indicar o número de sujeitos da pesquisa. Pais de origem do estudo: Brasil. Riscos: devem ser mencionados, quais serão eles. Benefícios: Indicar quem serão os beneficiados com os resultados da pesquisa, quais serão os benefícios e como eles ocorrerão.

31 ETAPA 4: Comentar os Benefícios esperados direta ou indiretamente ao sujeito participante da pesquisa, à comunidade.

32 ETAPA 4 Desfecho primário: Indicar quais serão os resultados esperados ao final da pesquisa. É o principal resultado.

33 ETAPA 4: Informar o número de sujeitos previstos para participação na presente Pesquisa. Observação: campo de preenchimento obrigatório Se for o caso, informar a Data do Primeiro Recrutamento, do contrário, deixar selecionada a caixa Não se aplica.

34 ETAPA 5: Outras Informações, em que deverão ser anexados os arquivos digitalizados (escaneados): a) Folha de Rosto (disponível na Plataforma Brasil, 5.Outras Informações, botão Imprimir Folha de Rosto); b) TCLE Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (a ser elaborado pelo pesquisador, conforme instruções da Res. 196/96); c) Projeto de Pesquisa (elaborado pelo pesquisador);

35 PARA FINALIZAR Ao final, o pesquisador deverá ler e aceitar o compromisso para que o projeto sjar enviado. Após o envio, o projeto poderá ser aceito ou rejeitado pelo CEP. Se for rejeitado, o pesquisador receberá um notificando que deve acessar a página e o sistema informará o motivo da rejeição (falta de documentos, documentos não assinados, documento anexado errado, etc.). Se for aceito, a notificação informará que o projeto foi encaminhado para relatoria.

36 A ciência! Como é pobre e nada! Rico é o que a alma dá e tem... (Fernando Pessoa)

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo.

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo. EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA Submissão de projetos PLTBR passo a passo. 1 SUBMISSÃO DE PROJETOS Para ter acesso as funcionalidades do sistema PLATAFORMA BRASIL acesse o

Leia mais

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A)

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A) TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim como

Leia mais

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo 1. Antes de iniciar o cadastro de seu projeto na PLATAFORMA BRASIL, recomenda-se a leitura atenta da Resolução do CNS nº 466 de 12 de dezembro

Leia mais

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/IESP/FATECPB Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil Prezado (a) Pesquisador (a), Para que este CEP possa avaliar

Leia mais

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL 1. Para a realização do cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes documentos: Número do CPF; Currículo

Leia mais

Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/UFG-Regional Jataí Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma Brasil Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA Cadastro de Projetos de Pesquisa Documentos para abertura de Protocolo de Pesquisa: Doc. 1º Descrição Folha de Rosto para Pesquisa em Seres Humanos (Padrão Plataforma

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1.1. O pesquisador deve se cadastrar no site: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Leia mais

Submissão de Projetos de Pesquisa

Submissão de Projetos de Pesquisa Submissão de Projetos de Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma 13/10/2011 Criação do Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA TODOS OS PROTOCOLOS DE PESQUISA DEVEM SER SUBMETIDOS AO CEP VIA PLATAFORMA BRASIL Se você é um Usuário novo, acesse o link www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA PONTA GROSSA 2016 1 ACESSO Acessar o endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1. 1 - O pesquisador deve se cadastrar no site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão";

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: Buscar projeto de pesquisa, Limpar e Cadastrar nova submissão; 6 5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão"; 6 - Para cadastrar uma nova pesquisa clique no botão "Cadastrar

Leia mais

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Link: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Digitar e-mail e senha SUBMISSÃO DE PROJETO Etapa 1 - Informações Preliminares Acessar a Aba Alterar

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL O presente documento visa auxiliar aos pesquisadores na submissão de projeto de pesquisa ao CEP/PUC-CAMPINAS por meio da Plataforma Brasil. Ressalte-se,

Leia mais

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa 1. Acesse a URL: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil. Você verá a seguinte página: 3 2 2. Se for um novo usuário, clique em Cadastre-se. 3.

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa. PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo. Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa

Comitê de Ética em Pesquisa. PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo. Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa Comitê de Ética em Pesquisa PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa Conselheiro Lafaiete 2016 Apresentação A presente cartilha tem por objetivo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE ÉTICA HUMANA NA PLATAFORMA BRASIL Desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP APRESENTAÇÃO Este documento tem como

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 2.0 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 29/08/2012 Revisão do documento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil?

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil? Plataforma Brasil 1 1. O que é a? 2. Quando foi criada? 3. Onde acessá-la? 4. Quem deve se cadastrar? 5. Como se cadastrar? 6. Quais estudos devem ser cadastrados? 7. Como cadastrar o estudo? 8. Como será

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.2 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão!

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão! CADASTRO DE PROJETOS Cadastro de Novo Projeto Iniciar Nova Submissão! Submissão de Projetos de Pesquisa Etapa 1 - Informações Preliminares Assistente de pesquisa: receberão réplica do projeto os assistentes

Leia mais

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP /FACISA TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA Orientações Iniciais

Leia mais

Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil

Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil Finalização da quarta e última etapa do Cadastro pessoal do Pesquisador Antes de iniciar o cadastramento para submissão

Leia mais

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa Página1 Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de pesquisa. 1- Para acessar a Plataforma Brasil, basta acrescentar a seguinte URL www.saude.gov.br/plataformabrasil;

Leia mais

Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma Brasil Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. Comitê de Ética em Pesquisa CEP /FAINOR Manual Ilustrado para preenchimento da Plataforma

Leia mais

MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL

MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL CEP UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL http://www.cruzeirodosul.edu.br/pos-graduacao-pesquisa-extensao/pesquisa/comite-de-etica-emhumanos/apresentacao/ SUMÁRIO - DO CADASTRO

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL

MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL 2 MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL Criado por: Marcos Aurélio Oliveira PUC/SP Adaptado pelo CEP FMB/Unesp Botucatu, 2012 3 SUMÁRIO - DO CADASTRO DO PESQUISADOR...4

Leia mais

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Instruções para cadastramento de projetos de pesquisas no 1) Inicialmente, o professor responsável pelo projeto deve efetuar o login, utilizando

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq)

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES

PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES PORTO DO AÇU MANUAL DE CADASTRO DE FORNECEDORES 1. INTRODUÇÃO Para se tornar um fornecedor, é necessário seguir o passo a passo deste documento. As informações preenchidas no Portal de Fornecedores ficarão

Leia mais

Como cancelar uma solicitação de Alteração de Pesquisador Responsável?

Como cancelar uma solicitação de Alteração de Pesquisador Responsável? Como cancelar uma solicitação de Alteração de Pesquisador Responsável? O próprio pesquisador responsável deverá acessar o sistema e efetuar o cancelamento. Filtre por situação e verifique as solicitações

Leia mais

Prezados pesquisadores,

Prezados pesquisadores, Orientações para Cadastro do Pesquisador e submissão de Projetos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz-SP, através do sistema PLATAFORMA BRASIL Prezados pesquisadores, Considerando

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://plataformabrasil.saude.gov.br

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Dezembro de 2018 Versão 1 Página 1 de 26 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

Manual. Plataforma Brasil

Manual. Plataforma Brasil 1 Manual Plataforma Brasil Para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da UFPR 2013 2 Apresentação Prezado pesquisador, o ofício carta nº 327/2011/CONEP/CNS/MS

Leia mais

Plataforma Brasil Versão 3.0

Plataforma Brasil Versão 3.0 Plataforma Brasil Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão do Sistema 3.0 3.0 Autor Data Descrição Assessoria Plataforma Brasil 03/09/2015 Assessoria Plataforma Brasil 10/09/2015 Criação do Documento

Leia mais

Funcionalidades da Aba Pesquisador

Funcionalidades da Aba Pesquisador Funcionalidades da Aba Pesquisador Versão 2.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento 2.0 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil Manual Ilustrado da Plataforma Brasil para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa 1 ANO 2012 1ª Edição 1 Manual elaborado com base no material gentilmente disponibilizado pelo

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL -

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS V Encontro Integrado de Psicologia PUC Minas São Gabriel 06 a 08 de maio de 2013 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL Mercia Aleide Ribeiro Leite

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire?

MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE LINK DA PÁGINA DE ACESSO. O que é o sistema Plataforma Freire? MANUAL DO USUÁRIO DA PLATAFORMA FREIRE CALENDÁRIO DA FREIRE - 2017 Atividade Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores da educação básica Análise, pelas secretarias de educação, das

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico:

MANUAL EPROC / TJTO. Endereço eletrônico: MANUAL EPROC / TJTO Endereço eletrônico: processoeletronico@tjto.jus.br As seguintes funcionalidades serão abordadas neste tutorial. Consulta Processual Consultar Processos Movimentação Processual Movimentação

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO

PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO PASSO A PASSO PARA A SOLICITAÇÃO DO REEMBOLSO NO AMBIENTE EXTERNO Acesso ao Botão Compartilhado 1. Copie o endereço http://servicoscompartilhados.petrobras.com.br/, cole na barra de acesso à internet e

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

PLATAFORMA BRASIL SUBMETENDO UM PROJETO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA/COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP/CONEP).

PLATAFORMA BRASIL SUBMETENDO UM PROJETO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA/COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP/CONEP). PLATAFORMA BRASIL SUBMETENDO UM PROJETO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA/COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP/CONEP). UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA. Comitê de Ética em Pesquisa da UNISA. Fluxo

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

Tutorial para cadastro na Plataforma Brasil

Tutorial para cadastro na Plataforma Brasil Tutorial para cadastro na Plataforma Brasil A Plataforma Brasil é uma plataforma online para a submissão de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos. Por meio desta plataforma, o seu projeto será

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PLATAFORMA BRASIL 3.1 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PARA PESQUISADORES A versão 3.1 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de ética

Leia mais

Realização: Bárbara Tavela da Costa (Técnica em Assuntos Educacionais ECO/UFRJ)

Realização: Bárbara Tavela da Costa (Técnica em Assuntos Educacionais ECO/UFRJ) Realização: Bárbara Tavela da Costa (Técnica em Assuntos Educacionais ECO/UFRJ) Acesse o endereço eletrônico sigproj1.mec.gov.br Se você nunca acessou o SIGproj, clique em [Não sou cadastrado] 1 Em seguida,

Leia mais

Tutorial para utilização do Sistema

Tutorial para utilização do Sistema Tutorial para utilização do Sistema Orfeu versão 1.0 Elaborado por: Informática Sistemas e Projeto Processo EACH, em maio de 2012 Antonio Carlos de O. Macedo Luísa Adib Dino 1. PREFÁCIO Este tutorial fornece

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada

Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Passo a passo para preenchimento do Currículo e solicitação de vagas em curso de formação inicial e continuada Para acessar a nova Plataforma Freire acesse o link: http://freire2.capes.gov.br Após Solicitar

Leia mais

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017

Manual do Usuário. Inscrição Online 2017 Manual do Usuário Inscrição Online 2017 1 - Para iniciar o processo de Inscrição Online 2017, acesse o portal do Colégio Cruzeiro (www.colegiocruzeiro.g12.br) e selecione a unidade de interesse. 2 No menu

Leia mais

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil 1 Manual Ilustrado da Plataforma Brasil para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade São Francisco ANO 2012 1ª Edição 2 Composição do Colegiado do CEP-USF Prof.

Leia mais

O que é Sistema de Mensagem?

O que é Sistema de Mensagem? O que é Sistema de Mensagem? O Sistema de Mensagens da Unopar é um serviço completo de gerenciamento interno e de uso institucional de mensagens que permite a leitura e envio das mesmas, o armazenamento

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil Manual Ilustrado da Plataforma Brasil para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da ANO 2012 1ª Edição Prefácio O presente Manual foi elaborado pelo Secretário do Comitê de

Leia mais

Manual para preenchimento da Plataforma Brasil

Manual para preenchimento da Plataforma Brasil MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG Comitê de Ética em Pesquisa - CEP UNIFAL Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Prédio O - sala 409-B Alfenas, Minas Gerais. CEP 37130-000

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA a) Digite na barra de endereço de seu browser: http://uspdigital.usp.br/ e tecle ; b) Na tela de sistema inserir Usuário e Senha;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900 - MT TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO NA IX MOSTRA DE EXTENSÃO Av. Fernando Correa da Costa, nª 2367 Cidade Universitária - 78060-900

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral.

Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. Tutorial elaborado pela Secretaria de Apoio aos Departamentos para auxiliar na solicitação de Gratificação de Dedicação Integral. O sistema SGPe deverá ser utilizado nos navegadores FIREFOX ou INTERNET

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ORIENTADOR Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta... 4 1.4 Autenticação Nescon... 7 1.5 Autenticação Unasus... 8 2 Esqueci

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA NOVO CADASTRO DE FORNECEDOR SU MÁ RIO Orientações gerais Como acessar e preencher a tela de cadastro? Detalhamento

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES

OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES OPERAÇÃO DA PLATAFORMA MANUAL PARA FORNECEDORES Operação da plataforma ACESSO Tópicos desta sessão: Primeiro acesso Esqueci a senha Alteração de Cadastro Cadastrar ou alterar categorias PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0

MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS. Versão 2.0 MANUAL PARA INSCRIÇÃO online EM EDITAIS Versão 2.0 1 Atenção Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online >> 1º Passo: Acessar o SalicWeb Para inscrever

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

D igitação de Eventos

D igitação de Eventos Digitação de Eventos Índice 1. PLATAFORMA SAGE... 3 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. Primeiro Acesso... 4 Conhecendo a Plataforma... 5 Seleção da Empresa de Trabalho... 6 Sair do Sistema/ Minhas configurações...

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas para o Programa Academia da Saúde Obs.: Verifique o período de cadastro pelo site do Fundo Nacional de Saúde ou ligue na Central de Atendimento do FNS 0800 644 8001

Leia mais

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde

PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde PASSO A PASSO Cadastro de Propostas da Academia da Saúde - 2013 ETAPAS DO PROPONENTE PARA CADASTRO DE PROPOSTAS DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE A apresentação contemplará: Indicação de Objeto para Emenda

Leia mais

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Juiz de Fora, maio de 2014 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá acessar o link: inovare.ifsudestemg.edu.br e clicar em

Leia mais