Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil"

Transcrição

1 Orientações para submissão de protocolos de pesquisa através da Plataforma Brasil

2 Finalização da quarta e última etapa do Cadastro pessoal do Pesquisador Antes de iniciar o cadastramento para submissão de um projeto de pesquisa é necessário ter realizado anteriormente o cadastro do (s) pesquisador(es). Acesse Tela inicial do Sistema Plataforma Brasil Informe o cadastrado e a senha que foi enviada via pela plataforma Brasil quando foi feito o cadastro do pesquisador. Clique OK. Nessa aba é possível ver outros projetos já submetidos pelo pesquisador. Clique aqui

3 Após escolher Nova Submissão as telas para o preenchimento das informações preliminares do projeto será aberta. Todos os itens assinalados com * são de preenchimento obrigatório. Esses dados são carregados automaticamente Se escolher SIM clique me Adicionar Assistente, mas lembre-se que só poderão ser indicados indivíduos cadastrados na plataforma. Indique, se houver a equipe executora e o professor orientador (veja instrução abaixo). Para indicar a instituição o pesquisador deve estar vinculado a mesma (processo realizado no momento do cadastro do pesquisador. Tela inicial apóogar (entrar) no Sistema Plataforma Nos casos A qualquer momento pode-se pedir para salvar os dados, o que permitirá retomar posteriormente o preenchimento. Nos Para projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso o pesquisador responsável pelo projeto será também Professor Orientador. Protocolos de estudos internacionais obrigatoriamente serão encaminhados à CONEP. Após preencher todos os campos escolha Avançar. O sistema passará para a segunda fase: Área de Estudo.

4 No - 1. Informações Preliminares va Submissão O preenchimento desse campo não é obrigatório. Todos os processos de área temática especial serão automaticamente encaminhados à CONEP após análise do CEP. Escolha de campo é obrigatória. Note que a maioria dos projetos se enquadra aqui. Esses campos serão abertos de for assinalada a Grande Área 4: Ciências da Saúde. Título do projeto que está sendo cadastrado.

5 Submissão - 2. Área de Estudo ubmissão - 2. Área de Estudo (2/2) Esses campos serão abertos se for escolhida Grande Área 4, Ciências da Saúde, propósito Principal do estudo (OMS): Clínico. Acrônimos são palavras formadas com as letras ou sílabas inicias de uma sequência de palavras, Ex: OVNI. Esse campo é obrigatório. Para a maioria dos projetos o título público é o mesmo do principal. Exceções são os projetos que envolvem o desenvolvimento de patentes ou novos estudos Esses campos serão abertos se for escolhida Grande Área 4, Ciências da Saúde, propósito Principal do estudo (OMS): Clínico. Depois de preencher todos os campos clicar em avançar. A escolha Salvar pode ser feita a qualquer momento, para preservar os dados já cadastrados. A escolha Voltar só não poderá ser acessada se o projeto já tiver sido enviado ao CEP.

6 Vários campos dessa página serão para preenchimento exclusivo para projetos da Grande área 4, Ciências da Saúde, Propósito Principal do Estudo (OMS), opção Clínico. Para todos os projetos os itens Desenho, Financiamento e Palavra-Chave são obrigatórios. Nova Submissão - 3. Desenho de Estudo/Apoio Financeiro (1/3) Nova Submissão - 3. Desenho de Estudo/Apoio Financeiro (2/3)

7

8 Nova Submissão - 3. Desenho de Estudo/Apoio Financeiro (3/3) Aqui deve estar o delineamento experimental, com informações a respeito dos procedimentos que serão realizados, variáveis estudadas, designação de grupos experimentais. Caso não exista financiamento citar colocar recurso próprio. Bolsas não devem ser incluídas nesse campo. Mínimo 3, máximo 5. Caso sejam informados financiamentos na Folha de Rosto (que está disponível na etapa 5 do processo ) deverá conter a assinatura de responsável pelo órgão. Depois de preenchidas as informações clicar em Avançar para chegar á etapa 4 Será mais fácil realizar o preenchimento copiando e colando as informações de um arquivo já existente. issão - 4. Detalhamento do Estudo (1/3)

9 Nova Submissão - 4. Detalhamento do Estudo (2/3) Quarta etapa do preenchimento: 4. Detalhamento do Estudo Caso não exista hipótese informar se tratar de pesquisa qualitativa.

10 Os critérios devem ser muito claros. Se não houver critérios de inclusão assinalar não se aplica. Expor com clareza os critérios. Se não houver critérios de exclusão assinalar não se aplica. Para preencher esse é essencial consultar a resolução CNS196/96, disponível na página do CEP ou em Sempre deverão ser citados os benefícios diretos ou indiretos (consultar

11 Nova Submissão - 4. Detalhamento do Estudo (3/3) Ex: Espera-se que o projeto contribua para elucidar... Não pode ser deixado em branco! Nessa etapa deverão ser anexados os arquivos. Não podem faltar: a) Folha de Rosto Disponível na página do CEP. Deverá ser preenchida (duas vias), assinada pelo pesquisador responsável e posteriormente levada ao CEP, para que seja colhida a assinatura da direção da FOA-UNESP. Na ausência das assinaturas o CEP rejeitará a submissão do projeto. b) TCLE Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (modelo no site do CEP). c) Projeto de Pesquisa completo. d) Autorização para realização da pesquisa (modelo página CEP) documento da instituição onde o sujeito está vinculado, se for o caso. Ex: pesquisas envolvendo alunos de determinada escola o responsável pela escola deverá assinar a autorização. Nova Submissão - 5. Outras Informações (1/2)

12 Repetir o número informado anteriormente Informar os grupos experimentais. Quando não ocorre a divisão colocar Grupo único. Quando um estudo é multicêntrico. Resolução CNS 346/2005 define projeto multicêntrico. Instituições coparticipantes são aquelas as quais os Sujeitos Participantes da pesquisa estão vinculados. Caso seja solicitada a dispensa, além da justificativa anexar o formulário disponível na página do CEP. Estudos multicêntricos são aqueles realizados simultaneamente em instituições diferentes, por equipe de pesquisadores.

13 Nova Submissão - 5. Outras Informações (2/2) a Plataforma Brasil (2/2)

14 Certificado de apresentação para apreciação ética. Número gerado automaticamente. Pesquisador, docente, estudante, enfermeiro, etc. Faculdade de Odontologia de Araçatuba Univ Estadual Paulista - UNESP (18) Em nossa unidade direção ou vicedireção em exercício. Solicitar informações no CEP.

15 Para anexar o TCLE (modelo disponível na página do CEP) selecionar a opção:: Anexando o TCLE na Plataforma Brasil

16 Para anexar o projeto de pesquisa Mesmo tendo sido preenchidos todos os campos com as informações referentes ao projeto, através da opção outros deverá ser anexados o projeto na íntegra. Nova Submissão - 5. Outras Informações: Anexando o Ofício de Apresentação na Plataforma Brasil Nova Submissão - 5. Outras Informações: Anexando o Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil Os procedimentos serão repetidos para que sejam anexados a autorização para a realização da pesquisa (disponível página da FOA), dispensa do TCLE (quando for o caso) ou qualquer outro documento.

17 Autorização para realização da pesquisa Trata-se de uma declaração ou ofício da Instituição onde o sujeito foco do estudo está vinculado. um documento obrigatório para os casos em que a pesquisa será realizada/desenvolvida no âmbito da instituição onde o sujeito está vinculado. Exemplo: pesquisas envolvendo menores infratores da antiga FEBEM, atual, Fundação Casa, ou pesquisa envolvendo pacientes do HC-USP, etc. A seguir uma sugestão do ofício de Autorização para realização da pesquisa: Observação importante: pesquisa em que o sujeito participante não esteja vinculado a nenhuma instituição ficam desobrigados a apresentar o referido documento. Nova Submissão - 5. Outras Informações: Modelo de Autorização de realização da pesquisa Nova Submissão - 5. Outras Informações: Anexando a Autorização de realização da pesquisa

18 ubmissão - 5. Outras Informações: Anexando o

19 Nova Submissão - 6. Finalizar: escolher manter ou não o sigilo da Pesquisa escolhendo o prazo Se a opção for não manter sigilo deve-se ser escolhido o prazo. Leia com atenção! Na página final está o texto ampliando Após ler com atenção, marcar acertar termos acima, clicar em Enviar projeto ao CEP. A partir daí o pesquisador não mais poderá alterar as informações.

20 Termo de Compromisso Geral Ampliado da Plataforma Brasil. Declaro que conheço e que: Cumprirei os requisitos da Resolução CNS 196/96 e suas complementares. Comprometo-me a utilizar os materiais e dados coletados exclusivamente para os fins previstos no protocolo e publicar os resultados, sejam eles favoráveis ou não. Concordo em conduzir a pesquisa de acordo com o protocolo de pesquisa, com as Boas Práticas Clínicas, com as Boas Práticas de Laboratório; Concordo em conduzir e supervisionar a pesquisa clínica pessoalmente. Concordo em informar o patrocinador do estudo e o Comitê de Ética em Pesquisa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre os eventos adversos graves que venham a ocorrer durante o desenvolvimento da pesquisa. Li e entendi a informação contida na Brochura do Investigador, incluindo os riscos potenciais e eventos adversos da droga em estudo. Concordo em somente iniciar a pesquisa clínica após obter as devidas aprovações necessárias ou cabíveis. Compromissos de Financiamento e Orçamentação Declaro que conheço e que: Não deve haver pagamento ao sujeito da pesquisa para sua participação; e que se admite apenas o ressarcimento de despesas relacionadas à participação do sujeito no estudo, por exemplo, despesas com transporte e alimentação Nenhum exame ou procedimento realizado em função da pesquisa pode ser cobrado do paciente ou do agente pagador de sua assistência, devendo o patrocinador da pesquisa cobrir tais despesas. O duplo pagamento pelos procedimentos não pode ocorrer, especialmente envolvendo gasto público não autorizado (SUS). O estabelecimento dos pagamentos de exame ou procedimento realizado em função exclusivamente da pesquisa, em caso de patrocinadores externos, devem ser de comum acordo entre o patrocinador e a instituição Instituição deve ter o conhecimento da pesquisa e de suas repercussões orçamentárias O pagamento do pesquisador nunca pode ser de tal monta que o induza a alterar a relação risco/benefício para os sujeitos da pesquisa A remuneração do pesquisador deve constar como item específico de despesa no orçamento da pesquisa Compromisso de Indenização Declaro conhecer o fato de que esta pesquisa irá garantir a indenização dos sujeitos de pesquisa (cobertura material), em reparação a dano imediato ou tardio, comprometendo o indivíduo ou a coletividade, sendo o dano de dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano em qualquer fase da pesquisa ou dela decorrente, bem como, que jamais poderá ser exigido do sujeito da pesquisa, sob qualquer argumento, renúncia ao direito e indenização por dano. Compromisso Metodológico Declaro que conheço e que: Não se justifica submeter seres humanos a riscos inutilmente e toda a pesquisa envolvendo seres humanos envolve risco (Resolução CNS 196/96-V). Que, se o projeto de pesquisa for inadequado do ponto de vista metodológico, ele é inútil e, portanto, eticamente inaceitável - o arquivo contendo a entegra do projeto de pesquisa deve também conter metodologia e lista de referência bibliográfica adequada, suficiente e atualizada. Que os critérios de inclusão e exclusão do estudo são claramente delineados no projeto em tela. Compromisso de documentação Declaro conhecer a obrigação da entrega de relatórios parciais da pesquisa, no mínimo semestrais, de encerramento do estudo, de notificar eventos adversos e imprevistos no andamento do estudo ao sistema CEP/CONEP. É responsabilidade do pesquisador acompanhar todos os trâmites de seu projeto na Plataforma Brasil, independente de qualquer mensagem enviada pelo sistema.

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A)

A seguir, será apresentado o passo a passo para o processo de cadastro de pesquisador e submissão da pesquisa: PARA SE CADASTRAR COMO PESQUISADOR (A) TUTORIAL PARA CADASTRO E SUBMISSÃO DE ARTIGO NA PLATAFORMA BRASIL Prezado (a) aluno (a) / professor (a), O objetivo deste manual é de auxiliar no cadastro como pesquisador na Plataforma Brasil, assim como

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 12 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1.1. O pesquisador deve se cadastrar no site: www.saude.gov.br/plataformabrasil.

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa. PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo. Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa

Comitê de Ética em Pesquisa. PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo. Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa Comitê de Ética em Pesquisa PLATAFORMA BRASIL Cartilha passo-a-passo Lilian Nobre de Moura Raphael de Vicq Ferreira da Costa Conselheiro Lafaiete 2016 Apresentação A presente cartilha tem por objetivo

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA. Cadastro de Projetos de Pesquisa Comitê de Ética em Pesquisa CEP - UNIPAMPA Cadastro de Projetos de Pesquisa Documentos para abertura de Protocolo de Pesquisa: Doc. 1º Descrição Folha de Rosto para Pesquisa em Seres Humanos (Padrão Plataforma

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE UNIFEBE COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP ORIENTAÇÕES PARA O CADASTRO DO PROJETO DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL 1 A. CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL 1. 1 - O pesquisador deve se cadastrar no site: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão";

5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: Buscar projeto de pesquisa, Limpar e Cadastrar nova submissão; 6 5 - O sistema apresenta a tela inicial de usuário logado, com três opções: "Buscar projeto de pesquisa", Limpar e "Cadastrar nova submissão"; 6 - Para cadastrar uma nova pesquisa clique no botão "Cadastrar

Leia mais

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil?

Plataforma Brasil 4/27/2012. Plataforma Brasil. 1. O que é a Plataforma Brasil? Plataforma Brasil 1 1. O que é a? 2. Quando foi criada? 3. Onde acessá-la? 4. Quem deve se cadastrar? 5. Como se cadastrar? 6. Quais estudos devem ser cadastrados? 7. Como cadastrar o estudo? 8. Como será

Leia mais

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil

Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Cadastro de Projeto na Plataforma Brasil Link: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf Digitar e-mail e senha SUBMISSÃO DE PROJETO Etapa 1 - Informações Preliminares Acessar a Aba Alterar

Leia mais

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA

FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA FACULDADE SANT'ANA LUCIO MAURO BRAGA MACHADO MANUAL PARA ACESSO À PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DA FACULDADE SANT'ANA PONTA GROSSA 2016 1 ACESSO Acessar o endereço: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil

Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/IESP/FATECPB Orientações para submissão de Projetos na Plataforma Brasil Prezado (a) Pesquisador (a), Para que este CEP possa avaliar

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://plataformabrasil.saude.gov.br

Leia mais

Submissão de Projetos de Pesquisa

Submissão de Projetos de Pesquisa Submissão de Projetos de Pesquisa Versão 4.0 1 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma 13/10/2011 Criação do Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade

PLATAFORMA BRASIL. Alcilene Lopes de Amorim Andrade PLATAFORMA BRASIL Alcilene Lopes de Amorim Andrade A ciência! Como é pobre e nada! Rico é o que a alma dá e tem... (Fernando Pessoa) CADASTRO DO PESQUISADOR http://conselho.saude.gov.br/web_comissoes /conep/index.html

Leia mais

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES: PLATAFORMA BRASIL CONEP/MS COMO FAZER O CADASTRO DE PESSOA FÍSICA NA PLATAFORMA BRASIL 1. Para a realização do cadastro é obrigatório ter em mãos os seguintes documentos: Número do CPF; Currículo

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES SOBRE A PLATAFORMA BRASIL CADASTRO: Para a submissão de projetos de pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador interessado deverá acessar o site http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf

Leia mais

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa

Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de Projeto de Pesquisa 1. Acesse a URL: http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil. Você verá a seguinte página: 3 2 2. Se for um novo usuário, clique em Cadastre-se. 3.

Leia mais

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa

TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa TUTORIAL Submissão de Projetos de Pesquisa Página1 Submissão de Projeto de Pesquisa Plataforma Brasil Submissão de pesquisa. 1- Para acessar a Plataforma Brasil, basta acrescentar a seguinte URL www.saude.gov.br/plataformabrasil;

Leia mais

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA

TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP /FACISA TÓPICOS DO MANUAL DO CEP/FACISA Orientações Iniciais

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 2.0 1 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil 29/08/2012 Revisão do documento

Leia mais

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão!

CADASTRO DE PROJETOS. Cadastro de Novo Projeto. Submissão de Projetos de Pesquisa. Etapa 1 - Informações Preliminares. Iniciar Nova Submissão! CADASTRO DE PROJETOS Cadastro de Novo Projeto Iniciar Nova Submissão! Submissão de Projetos de Pesquisa Etapa 1 - Informações Preliminares Assistente de pesquisa: receberão réplica do projeto os assistentes

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes 1. Qual é a data para entrega de novos projetos? Você pode submeter seu projeto através da Plataforma Brasil a qualquer dia e horário da semana 2. O CEP receberá o projeto se faltarem

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS- CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS- CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/FAGOC Qual o tipo de projeto de pesquisa deve ser encaminhado ao Comitê de Ética? Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.2 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO

SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO SUBMISSÃO DE EMENDA AO PROJETO Versão 3.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte Plataforma Brasil 07/05/2012 Criação do documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa

Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Orientações básicas para submissão de projetos de pesquisa Versão 1.2 Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 13/10/2011 Criação do Plataforma Brasil documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

CEP/UNIRG - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

CEP/UNIRG - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UnirG CEP/UNIRG embasado em arquivos e manuais disponíveis online e na resolução 466/2012, preparou a disponibilização de uma lista de checagem aos

Leia mais

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI

Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação - CPDI Instruções para cadastramento de projetos de pesquisas no 1) Inicialmente, o professor responsável pelo projeto deve efetuar o login, utilizando

Leia mais

Autorizações das instituições coparticipantes (documento preliminar de anuência destas instituições;

Autorizações das instituições coparticipantes (documento preliminar de anuência destas instituições; Todo projeto que envolve direta ou indiretamente seres humanos, deve ser submetido para a aprecisão por um Comitê de Ética em Pesquisa. No Brasil, o órgão responsável por implementar as normas e diretrizes

Leia mais

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA

ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA PELO COMITÊ DE ÉTICA ORIENTAÇÕES COMITÊ DE ÉTICA 1) Para a submissão do projeto de pesquisa ao CEP/Unochapecó, o pesquisador responsável deverá efetuar o cadastro de usuário na Plataforma Brasil. Acesse o Link: http://www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL -

ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/FASAR NA PLATAFORMA BRASIL - TUTORIAL - A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP INSTRUÇÕES NORMATIVAS PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE ÉTICA HUMANA NA PLATAFORMA BRASIL Desenvolvido pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEPH FZEA/USP APRESENTAÇÃO Este documento tem como

Leia mais

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo

Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo Tutorial Plataforma Brasil O CEPH-IPUSP explica passo a passo 1. Antes de iniciar o cadastro de seu projeto na PLATAFORMA BRASIL, recomenda-se a leitura atenta da Resolução do CNS nº 466 de 12 de dezembro

Leia mais

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA

ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DA SUBMISSÃO DE PROJETO DE PESQUISA TODOS OS PROTOCOLOS DE PESQUISA DEVEM SER SUBMETIDOS AO CEP VIA PLATAFORMA BRASIL Se você é um Usuário novo, acesse o link www.saude.gov.br/plataformabrasil

Leia mais

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq)

Coordenadoria Central de Pesquisa (CCPq) Campus I Campus II Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Tel: 18 3229 2077 / 2078 / 2079 E-mail: posgrad@unoeste.br www.unoeste.br Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050 920 Presidente

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS:

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: TELA INICIAL: Caso o servidor tenha mais de um vínculo, selecionar o vínculo SERVIDOR. Selecionar Menu Docente. Seguir o caminho Ações de Extensão > Submissões

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL Todos os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos, direta ou indiretamente, devem ser submetidos para apreciação pelo Comitê

Leia mais

MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL

MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL 2 MANUAL DE CADASTRO E SUBMISSÃO DE PROJETOS AO CEP PELA PLATAFORMA BRASIL Criado por: Marcos Aurélio Oliveira PUC/SP Adaptado pelo CEP FMB/Unesp Botucatu, 2012 3 SUMÁRIO - DO CADASTRO DO PESQUISADOR...4

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA PLATAFORMA BRASIL O presente documento visa auxiliar aos pesquisadores na submissão de projeto de pesquisa ao CEP/PUC-CAMPINAS por meio da Plataforma Brasil. Ressalte-se,

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos www.metrologia2017.org.br E-mail: metrologia2017@metrologia.org.br Telefone: 21-25327373 SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?... 3 2. COMO REALIZAR

Leia mais

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo.

EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA. Submissão de projetos PLTBR passo a passo. EVITE PENDÊNCIAS MANUAL ILUSTRADO DE ORIENTAÇÕES CEP/UNIPAMPA Submissão de projetos PLTBR passo a passo. 1 SUBMISSÃO DE PROJETOS Para ter acesso as funcionalidades do sistema PLATAFORMA BRASIL acesse o

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual o prazo de validade da Folha de Rosto? Não existe prazo de validade da folha de rosto.

DÚVIDAS FREQUENTES. Qual o prazo de validade da Folha de Rosto? Não existe prazo de validade da folha de rosto. DÚVIDAS FREQUENTES Quando a pesquisa é encaminhada à CONEP? 1.Quando o projeto for de área temática especial, exceto fármaco; 2.Quando o projeto não for de área temática especial, mas o CEP gostaria que

Leia mais

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade

Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio. Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Plataforma Brasil - Caderno Explicativo para IES Estácio Criação: Dra. Luciana De Paula Lima Schmidt De Andrade Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisas UNESA junho/2017 Apresentação Este caderno tem

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL:

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL: MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL SITUAÇÕES DOS PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL: SITUAÇÃO 1: Se o pesquisador encaminhar o projeto incompleto (sem

Leia mais

Tutorial de Solicitação de Alteração de Processos em Execução

Tutorial de Solicitação de Alteração de Processos em Execução Tutorial de Solicitação de Alteração de Processos em Execução Todas as modalidades de apoio seguem os mesmo procedimentos, alterando apenas o tipo de solicitação pertinente para cada modalidade. As alterações

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE CEP/SCMBH

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE CEP/SCMBH Como submeter meu projeto pela Plataforma Brasil? Este documento tem como principal objetivo oferecer orientações básicas para que os pesquisadores submetam seus projetos na Plataforma Brasil. O sistema

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos

MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos MANUAL DO PARTICIPANTE Inscrição e Submissão de Trabalhos SUMÁRIO 1. COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO?...3 2. COMO REALIZAR O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO?...5 3. COMO SUBMETER UM ARTIGO?...7 4. COMO REALIZAR

Leia mais

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS

SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS SIPESQ Sistema de Pesquisas da PUCRS Dezembro de 2018 Versão 1 Página 1 de 26 Apresentação O Sistema de Pesquisas da PUCRS (SIPESQ) tem por objetivo fazer o mapeamento das estruturas e projetos de pesquisa

Leia mais

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/IH O processo de submissão de projetos ao CEP/IH se dá diretamente entre o pesquisador e a secretaria do Comitê pelo e-mail cep_ih@unb.br. O protocolo

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

Prezados pesquisadores,

Prezados pesquisadores, Orientações para Cadastro do Pesquisador e submissão de Projetos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Santa Cruz-SP, através do sistema PLATAFORMA BRASIL Prezados pesquisadores, Considerando

Leia mais

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg.

Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP. Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Plataforma Brasil e envio de estudos ao CEP Profa Eliziane Calvi Doutorado pela Cir Plástica - UNIFESP Docente do MP em Reg. Tecidual -UNIFESP Para cadastramento do pesquisador são necessários os seguintes

Leia mais

A submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP: documentos e procedimentos necessários. Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara

A submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP: documentos e procedimentos necessários. Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara A submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP: documentos e procedimentos necessários Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Resolução 196/96 - Colegiados interdisciplinares e independentes,

Leia mais

MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL

MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL CEP UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL MANUAL DE USO DA PLATAFORMA BRASIL http://www.cruzeirodosul.edu.br/pos-graduacao-pesquisa-extensao/pesquisa/comite-de-etica-emhumanos/apresentacao/ SUMÁRIO - DO CADASTRO

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS V Encontro Integrado de Psicologia PUC Minas São Gabriel 06 a 08 de maio de 2013 COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA PLATAFORMA BRASIL Mercia Aleide Ribeiro Leite

Leia mais

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR

FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR FUNCIONALIDADES DA ABA CEP NA PLATBR Versão 1.1 Histórico de Versão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento 1.1 Equipe suporte Plataforma Brasil

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 23º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2015 1 Índice 1. Acesso de Aluno I. Cadastro de Aluno Externo...3 II. Cadastro de Aluno USP sem cadastro no Atena...6 III. Acesso

Leia mais

Como realizar uma submissão

Como realizar uma submissão Como realizar uma submissão Para realizar uma submissão à Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde - RBAFS, é preciso estar cadastrado na plataforma. Se você já possui cadastro na RBAFS, acesse a

Leia mais

Colegiado de Pesquisa (COLPE)

Colegiado de Pesquisa (COLPE) Apresentamos as diretrizes para construção de projetos de pesquisa, avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP/UFU) e registro na Faculdade de Medicina pelo COLPE. Siglas úteis

Leia mais

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA MANUAL PARA COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA Versão 1.0 Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 14/09/2012 Documento Orientações Básicas para Comitês de Ética em Pesquisa

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ENVOLVENDO SERES

Leia mais

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP

CADASTRAMENTO DO PROTOCOLO DE PESQUISA NO SISNEP CADASTRAMENTO DO PESQUISADOR JUNTO AO SISTEMA NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA SISNEP O pesquisador deve se cadastrar junto ao sistema SISNEP acessando o site www.saude.gov.brlsisnep, fornecendo seu e-mail.

Leia mais

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado

Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado Orientações para Submissão de Propostas de Ações de Extensão e Cultura na modalidade Fluxo Contínuo (FC) níveis I e II no SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO INFORMAÇÕES

Leia mais

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar.

O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. 01.12345678.00 Marque a opção Demais usuários. O beneficiário deve informar seu número da carteira AMS e senha, já previamente cadastrados, e clicar no botão Entrar. Caso seja seu primeiro acesso, será

Leia mais

USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG

USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG USO DA PLATAFORMA BRASIL PARA ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA AO CEP/UNIVAG CEP/UNIVAG O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Várzea Grande - CEP/UNIVAG, instituído pela Resolução

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301.

UNIVERSIDADE DE ARARAQUARA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA Rua Voluntários da Pátria, 1307 Centro Araraquara - SP CEP Telefone: (16) 3301. O que é o CEP? A sigla significa Comitê de Ética em Pesquisa, órgão que tem por objetivo avaliar aspectos éticos de projetos de pesquisas que envolvam seres humanos. Por que é obrigatório submeter um Projeto

Leia mais

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ÉTICA EM PESQUISA, RESOLUÇÕES E CADASTRO DE PROTOCOLOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS - UEL Coordenador: Prof. Dr. Osvaldo Coelho Pereira Neto Vice-coordenadora:

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE

PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PLATAFORMA BRASIL 3.1 PENDÊNCIAS EM PROJETOS DE COPARTICIPANTE PARA PESQUISADORES A versão 3.1 da Plataforma Brasil possibilita que o CEP determine pendência nas apreciações realizadas por comitês de ética

Leia mais

Manual para preenchimento da Plataforma Brasil

Manual para preenchimento da Plataforma Brasil MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG Comitê de Ética em Pesquisa - CEP UNIFAL Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Prédio O - sala 409-B Alfenas, Minas Gerais. CEP 37130-000

Leia mais

Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL<

Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL< Orientações para cadastro de Pesquisador e da Pesquisa no SISTEMA da PLATAFORMA BRASIL Os Pesquisadores que possuem Projetos de Pesquisa que necessitam

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA

MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA O ENCAMINHAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA I. FORMA E CONTEÚDO DO PROJETO DE PESQUISA: O projeto de pesquisa deverá ser escrito em português e conter necessariamente os seguintes

Leia mais

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF.

*OS DOCUMENTOS ABAIXO LISTADOS DEVERÃO SER ANEXADOS NA PLATAFORMA BRASIL EM PDF. CEP/ACCG-Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Combate ao Câncer em Goiás. FONE: 62 3243 7050. cepaccg@accg.org.br - Horário: 8:00 às 14:00hs Local: Rua 239, nº 206-Edifício Filhinha Nogueira (antigo

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 25º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2017 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS

LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS LISTA DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO DE COMBATE AO CÂNCER EM GOIÁS CONSTA TAMBÉM: 1. MODELO DE DECLARAÇÃO DO PESQUISADOR

Leia mais

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP O que é um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos CEP? É um colegiado multidisciplinar e independente que recebe e avalia projetos de pesquisa

Leia mais

SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP

SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP SUBMISSÃO DE PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA AO COEP - COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DO UNICERP Visando à orientação dos pesquisadores do UNICERP na preparação dos Protocolos de Pesquisas dos Projetos

Leia mais

Solicitação de Alteração de Processos

Solicitação de Alteração de Processos MANUAL Solicitação de Alteração de Processos Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Sumário Convenção...01 Tipos de SAP s...02 Documentação...03 Observação...04 Como Fazer Login...05 Procedimento

Leia mais

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa

Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Análise e Tramitação de Projetos nos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 2.0 1 Histórico de Revisão Versão Autor Data Descrição Equipe suporte Criação do 1.0 Plataforma Brasil 01/11/2011 Documento 1.1

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Os projetos de alunos também têm de ser apreciados pelo CEP?

Os projetos de alunos também têm de ser apreciados pelo CEP? DÚVIDAS FRENQUENTES - CEP/UFRGS Ética? Qual o tipo de projeto de pesquisa deve ser encaminhado ao Comitê de Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer

Leia mais

Manual. Plataforma Brasil

Manual. Plataforma Brasil 1 Manual Plataforma Brasil Para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da UFPR 2013 2 Apresentação Prezado pesquisador, o ofício carta nº 327/2011/CONEP/CNS/MS

Leia mais

Guia de Preenchimento do Formulário de Inscrição On-line

Guia de Preenchimento do Formulário de Inscrição On-line Guia de Preenchimento do Formulário de Inscrição On-line Caro (a) Pesquisador (a), seja bem-vindo ao Guia de Preenchimento do Formulário On-line do Processo de Seleção de Bolsas PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM

Leia mais

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil Manual Ilustrado da Plataforma Brasil para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa 1 ANO 2012 1ª Edição 1 Manual elaborado com base no material gentilmente disponibilizado pelo

Leia mais

LATO SENSU DOCENTE SIGAA

LATO SENSU DOCENTE SIGAA LATO SENSU DOCENTE SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Docente: Objetivo

Leia mais

MANUAL DE USO DO SISTEMA

MANUAL DE USO DO SISTEMA MANUAL DE USO DO SISTEMA PORTAL DE CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS 2018 Sumário 1. Como Acessar o Portal de Chamada Pública... 2 1.1. Onde registrar um novo usuário... 3 1.2. Primeiro Acesso ao Portal... 4

Leia mais

Proposta de Banca no Portal

Proposta de Banca no Portal Proposta de Banca no Portal Após a entrega do ofício de composição de banca de defesa impresso na secretaria do PPG (disponível em http://www.ufrgs.br/ppgodo/ > Formulários > Composição Banca Defesa de

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA CADASTRO NO SISNEP Instruções necessárias para o tramite dos projetos de pesquisa ao CEP: 1º) O pesquisador principal (orientador) deverá cadastrar o projeto de pesquisa no site

Leia mais

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil

Manual Ilustrado da Plataforma Brasil 1 Manual Ilustrado da Plataforma Brasil para submissão de Protocolos de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade São Francisco ANO 2012 1ª Edição 2 Composição do Colegiado do CEP-USF Prof.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL PLATAFORMA BRASIL A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo

Leia mais

SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS PARA EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IC E IT UEFS 2019

SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS PARA EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IC E IT UEFS 2019 SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS PARA EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IC E IT UEFS 2019 IMPORTANTE: Todo o passo a passo a ser adotado neste tutorial - DO ITEM 1 AO ITEM 17 - devem ser repetidos para CADA

Leia mais

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa

Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Orientações Básicas para Análise e Tramitação de Projetos de Pesquisa pela Plataforma Brasil pelos Comitês de Ética em Pesquisa Versão 1.1 2 Histórico de revisão Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE - Conselho Nacional de Saúde - Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES Cadastro da Pesquisa A data do colegiado que é inserida no parecer pode ser diferente

Leia mais

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS):

3. Entrar com Usuário (nº do cartão) e Senha (a mesma do Portal de Serviços da UFRGS): PROCESSO PARA CADASTRAMENTO DE DEPENDENTES 1. Reunir todos os documentos listados no site da PROGESP (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas) > Manual do Servidor > Dados Cadastrais Servidores e Dependentes

Leia mais