Requisitos de Segurança para área de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP (ABNT NBR /07:08)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Requisitos de Segurança para área de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP (ABNT NBR /07:08)"

Transcrição

1 Requisitos de Segurança para área de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP (ABNT NBR /07:08)

2 Validação da ABNT NBR Norma ABNT é recomendável, não sendo obrigatória; ABNT NBR 15514/07:08 foi adotada pela Resolução ANP nº 51/16. O revendedor de Gás LP deverá dispor de área que atenda aos requisitos mínimos de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP, de acordo com a Norma ABNT NBR 15514/07:08.

3 Aplicabilidade da ABNT NBR Não se aplica a: bases de armazenamento e envasamento para distribuição de Gás LP; recipientes novos; recipientes em uso.

4 Armazenamento para consumo próprio Até cinco recipientes transportáveis, com massa líquida de até 13 kg de Gás LP, cheios, parcialmente utilizados ou vazios. Critérios de Segurança: a) possuir ventilação natural; b) preferencialmente protegido do sol, da chuva e da umidade; c) estar afastado de outros produtos inflamáveis, de fontes de calor e de faíscas; d) estar afastado no mínimo 1,5 m ralos, caixas de gordura e de esgotos, bem como de galerias subterrâneas e similares.

5 Definição de área de armazenamento, lote e corredor de circulação.

6 Quadro de aviso, painel de preços e placas de segurança

7 Equipamentos obrigatórios na revenda

8 Capacidade de armazenamento Recipientes cheios, parcialmente utilizados e vazios. Classe Capacidade de armazenamento Em quilos de Gás LP Em botijões de 13 kg de Gás LP I Até 520 Até 40 II Até Até 120 III Até Até 480 IV Até Até 960 V Até Até VI Até Até VII Até Até Especial Acima de Acima de 7.680

9 Capacidade de armazenamento Tipo de recipiente Massa líquida do recipiente (kg) Quantidade de recipientes cheios e vazios (un.) Somatório de massas líquidas parcial (kg) P (2x5 =) 10 P P P P (13 x 80 =) P (20 x 2 =) 40 P (45 x 10 =) 450 P SOMATÓRIO TOTAL 1.540

10 Empilhamento de recipientes Cheios Vazios ou parcialmente utilizados P02 Altura máxima: 1,5m Altura máxima: 1,5m P05 Até 5 recipientes Até 5 recipientes P07 Até 5 recipientes Até 5 recipientes P08 Até 5 recipientes Até 5 recipientes P13 Até 4 recipientes Até 5 recipientes P20 Não é permitido empilhar Não é permitido empilhar P45 Não é permitido empilhar Não é permitido empilhar P90 Não é permitido empilhar Não é permitido empilhar

11 Piso da área de armazenamento

12 Delimitação da área de armazenamento Pintura no piso ou cerca de tela metálica, gradil metálico, elemento vazado ou de concreto, cerâmica ou outro material resistente ao fogo. Classe III ou superior, delimitar os lotes. Manter a tinta aparente.

13 Delimitação da área de armazenamento

14 Aberturas na área de armazenamento As áreas de armazenamento de recipientes de Gás LP ou o terreno em que ela está localizada deve ser cercado, para evitar que os recipientes fiquem expostos à pessoas estranhas ao manuseio de recipientes. 2,10m Número de aberturas na área de armazenamento caso esta seja cercada Classe I, II e III 1 abertura IV e superior 2 aberturas localizadas no mesmo lado nas extremidades ou em lados adjacentes ou opostos Em qualquer classe, as aberturas devem abrir de dentro para fora, para o caso de saídas emergenciais.

15 Aberturas no imóvel da revenda Uma abertura de, no mínimo, 1,20 m de largura por 2,10 m de altura, abrindo de dentro para fora. Adicionalmente, o terreno pode possuir outros acessos com dimensões quaisquer e com qualquer tipo de abertura, com passagens totalmente desobstruídas. Cuidado com dobradiças e demais peças articuladoras.

16 Distâncias de segurança Distância mínima de segurança é estabelecida a partir dos limites da(s) área(s) de armazenamento.

17 Distâncias de segurança Locais de reunião de público Só considera para fins de recuo se tiver capacidade superior a 200 pessoas. IT 12 do Corpo de Bombeiros de SP estabelece critério de 4 pessoas em pé por m² e de 0,5m por pessoa para bancos de igrejas, por exemplo. O momento de construção da revenda ou do local de reunião de público não importa, se ambos estiverem presentes em distância inferior à especificada na NBR, está irregular.

18 Distâncias de segurança Edificação construção localizada dentro terreno, limitada por paredes e teto, que serve para fins diversos, onde existe permanência e/ou circulação constante de pessoas. Muretas, casa de cachorro, e semelhantes, não são considerados edificações. Equipamento ou máquina que produz calor é o equipamento construído com a finalidade de produzir calor, capaz de causar ignição do GLP. Equipamentos ou máquinas que geram calor durante o seu funcionamento não estão classificados nesta categoria.

19 Fonte de ignição Distâncias de segurança é a energia mínima necessária, introduzida na mistura combustível/ comburente, que dá início ao processo de combustão. As formas de ignição mais comuns são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos. Passeio público é a calçada ou parte da pista de rolamento, neste último caso separada por pintura ou elemento físico, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. A área de armazenamento deve ser localizada dentro dos limites do terreno da revenda, não pode ser instalada no passeio público ou calçada.

20 Distâncias de segurança

21 Distâncias de segurança Concentração da mistura Gás LP-Ar resultante da descarga de gás liquefeito de uma válvula de detecção de nível máximo de um recipiente. Fonte: Wilbur Walls NFPA 58 comentada.

22 Distâncias de segurança Leg end a Descrição Classe de armazenamento I II III IV V VI VII Esp A Limite do terreno com vizinhos ou com a calçada de pedestres, com muro de, no mínimo, 1,8 m de altura. 1,0 2,0 3,0 3,5 4,0 5,0 7,0 10 B Limite do terreno com vizinhos, sem muros ou com muros com menos de 1,8 m de altura. 1,5 3,0 4,5 5,0 6,0 7, C Limite do terreno com a calçada de pedestres, sem muro ou com muro com menos de 1,8 m de altura. 1,3 2,5 3,5 4,0 5,0 6,0 8,0 15 D Outras fontes de ignição (condicionador de ar, bomba elétrica, tomadas elétricas, etc.) 1,5 3,0 3,0 3,0 3,0 3,0 3,0 3,0 E Edificação dentro do terreno da revenda. Escritório, por exemplo. 1,0 2,0 3,0 3,0 3,0 3,0 3,0 3,0 F Locais de reunião de público, estádios, auditórios, ginásios, escolas, clubes, teatros, cinemas, parques de diversão, hospitais, supermercados, cultos religiosos e salão de uso diverso, que tenham capacidade de superior a 200 pessoas Quando a área de armazenamento for cercada, a distância máxima a ser percorrida de qualquer ponto dentro dela até uma das aberturas não pode ser superior a 25m. G H I Corredor de circulação ao redor e entre o(s) lote(s) de recipientes. Aberturas para captação de águas pluviais, canaletas, ralos, rebaixos ou similares Equipamentos ou máquinas que produzem calor. Não Não 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5 5,0 7,

23 Equipamentos elétricos na revenda de Gás LP Zona Descrição Local onde a ocorrência de mistura inflamável/explosiva por gases ou vapores é continua ou existe por longos períodos. É um local onde a atmosfera explosiva está presente em forma ocasional e em condições normais de operação. É um local onde a atmosfera explosiva está presente somente em condições anormais de operação e persiste somente por curtos períodos de tempo. Exemplo na cadeia do Gás LP Proximidades do enchimento de recipientes transportáveis. Proximidades da central de Gás LP abastecida no local. Proximidades da área de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP. As áreas de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP e seu entorno até uma distância de 3,0 m, medidos a partir dos limites do lote de recipientes e do topo das pilhas de armazenamento, devem ser classificadas como zona 2, e os equipamentos elétricos instalados dentro desta zona devem estar em conformidade com as ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 5418.

24 Manuseio e armazenamento de recipientes de Gás LP Operações de carga e descarga de recipientes realizadas com cuidado. Os recipientes de GLP cheios, vazios ou parcialmente utilizados devem ser dispostos em lotes. Recipientes cheios: até 480 P13, empilhados em até quatro de altura. Recipientes vazios: até 600 P13, em pilhas de até cinco unidades. Os recipientes cheios devem ser armazenados dentro da área de armazenamento, separados dos recipientes parcialmente utilizados ou vazios, com exceção do armazenamento em área de armazenamento de apoio ou em veículos.

25 Manuseio e armazenamento de recipientes de Gás LP Recipientes com defeitos devem ser armazenados dentro da área de armazenamento, separados e identificados. Não é permitida a armazenagem de outros materiais, assim como a estocagem de quaisquer outros produtos, bem como o exercício de outras atividades comerciais ou de prestação de serviços na área de armazenamento dos recipientes transportáveis de GLP, excetuando-se aqueles exigidos pela legislação vigente, tais como: balança, material para teste de vazamento, extintor (es) e placa (s). Não é permitida a circulação de pessoas estranhas ao manuseio dos recipientes na área de armazenamento.

26 Área de armazenamento coberta Não precisa ser coberta, se coberta, deve atender aos seguintes critérios: Pé-direito (distância do piso ao teto), no mínimo, 2,60 m; Possuir espaço livre, permanente de, no mínimo 1,20 m entre o topo da pilha de botijões cheios e a cobertura; A estrutura e a cobertura devem ser construídas com produto resistente ao fogo; A cobertura deve ter menor resistência mecânica do que a estrutura que a suporta; Quando a área de armazenamento for coberta, deve ser dada atenção especial para a ventilação do ambiente. As áreas de armazenamento de recipientes de GLP não podem estar situadas em locais fechados sem ventilação natural.

27 Sistema de combate a incêndio

28 Sistema de combate a incêndio Classe Quantidade ABNT NBR Capacidade extintora mínima I 2 10 B II 2 10 B III 3 20 B IV 3 20 B V 4 20 B VI 6 20 B VII 6 20 B Especial - - Observar, adicionalmente, os Códigos de Incêndio Estaduais e Instruções Técnicas. Classes ABNT NBR I a V VI, VII e Especial Isento Obrigatório

29 Múltiplas áreas de armazenamento no mesmo terreno Classe Armaz. Máx. em P13 Qtd. de classes máxima Som. da capac. das classes I II III IV V VI VII

30 Área de armazenamento de apoio Semelhante a múltiplas áreas de armazenamento no mesmo imóvel; ou Área de armazenamento de apoio complementar. Máximo classe I; Os recipientes são parte integrante da área de armazenamento principal da revenda; e Não precisa autorizar a classe I na ANP.

31 Parede Resistente ao Fogo

32 Parede Resistente ao Fogo A construção de paredes resistentes ao fogo é um artifício legal utilizado para reduz pela metade as distâncias mínimas de segurança definidas na NBR A parede resistente ao fogo deve ser totalmente fechada e construída em alvenaria sólida, concreto ou construção similar, com tempo de resistência ao fogo (TRF) mínimo de 2 h, conforme ABNT NBR

33 Parede Resistente ao Fogo As paredes resistentes ao fogo: devem possuir no mínimo 2,6 m de altura; devem ser construídas e posicionadas de maneira que se interponham entre o(s) recipiente(s) de GLP e o ponto considerado, isolando o risco entre estes, observando sempre a garantia de ambiente ventilado; devem estar afastadas do limite dos lotes de recipientes em 1,0 m; Não podem ser construídas entre os lotes de recipientes;

34 Parede Resistente ao Fogo devem ter comprimento total igual ao comprimento do lado paralelo da área de armazenamento, acrescido de no mínimo 1 m ou no máximo de 3 m em cada extremidade; não podem ser adjacentes; Muros de limite da propriedade, construídos como paredes resistentes ao fogo, podem ser considerados como tal, não considerando a limitação de comprimento adicional de 1m a 3m.

35 Parede Resistente ao Fogo não devem ter comprimento total superior a 60% do perímetro da área de armazenamento, de forma a permitir ampla ventilação.

36 entre áreas de armazenamento de classes distintas localizadas no mesmo imóvel, devem obedecer ao tamanho referente à maior classe; Parede Resistente ao Fogo

37 Área de armazenamento em postos revendedores de combustíveis líquidos Área de armazenamento de recipientes transportáveis de Gás LP em postos revendedores de combustíveis líquidos só poderão comportar uma área classe I ou II. Além dos distanciamentos previstos para áreas de armazenamento, deve manter distanciamentos de bocais e tubos de ventilação de tanques de combustíveis como nas figuras.

38 Área de armazenamento em balsas e pontões flutuantes A área de armazenamento não pode ter paredes ou similares que impeçam a ampla ventilação; A fileira externa do lote de recipientes deve distar, no mínimo, 1m da borda do flutuante; Limitada a uma única área de armazenamento classe I ou II em pontões, sempre em expositor. Obedecer as condições de segurança e afastamento da NBR 15514, não se aplicando àquelas referentes aos limites do imóvel e passeios públicos.

39 Muito obrigado (92) (92) (11) EGAS

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP

ABNT NBR Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP ABNT NBR 15514 Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP OBJETIVOS Ao final dessa lição os participantes serão capazes de: Definir termos técnicos associados ao tema; Conhecer condições

Leia mais

Principais requisitos de fiscalização da ANP em revendas de Gás LP

Principais requisitos de fiscalização da ANP em revendas de Gás LP Principais requisitos de fiscalização da ANP em revendas de Gás LP Dados do Balanço da fiscalização da ANP Ações de fiscalização da ANP 1º SEM. 2015 1º SEM. 2016 32% das revendas visitadas pela ANP são

Leia mais

Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996

Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996 Portaria n 27 de 16 de setembro de 1996 Estabelece condições mínimas de segurança das instalações de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP. O Diretor do Departamento nacional de Combustíveis,

Leia mais

Manual de segurança. para o posto. revendedor. de Gás LP NORMAS PARA O ARMAZENAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO

Manual de segurança. para o posto. revendedor. de Gás LP NORMAS PARA O ARMAZENAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO Manual de segurança para o posto revendedor de Gás LP NORMAS PARA O ARMAZENAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO Manual de segurança para o posto revendedor de Gás LP NORMAS

Leia mais

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU

RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE DOU 1 de 4 27/12/2016 16:09 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO ANP Nº 70, DE 20.12.2011 - DOU 22.12.2011 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO da AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN nº 029/DAT/CBMSC)

INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN nº 029/DAT/CBMSC) ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN nº 029/DAT/CBMSC) ARMAZENAMENTO DE

Leia mais

RESULTADO = CONFIABILIDADE

RESULTADO = CONFIABILIDADE RESULTADO = CONFIABILIDADE INCÊNDIO OBJETO FORA DA EDIFICAÇÃO INCÊNDIO EM VEÍCULO INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO NATURAL INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO CULTIVADA INCÊNDIO EM ÔNIBUS OU CAMINHÃO INCÊNDIO EM OBJETO FORA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011

RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS RESOLUÇÃO Nº XX, DE XX DE XXXXXXX DE 2011 O Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, no uso de suas atribuições,

Leia mais

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE

VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE VERITAE TRABALHO - PREVIDÊNCIA SOCIAL - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX Orientador Empresarial SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE GLP-Transporte e Armazenamento-Disposições RESOLUÇÃO ANP nº

Leia mais

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis.

TABELA A NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS ( ) 20.1 Líquidos combustíveis. NR 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS (120.000-3) Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978 Publicação -D.O.U. 06/07/78 20.1 Líquidos combustíveis. 20.1.1 Para efeito desta Norma Regulamentadora

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/01

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/01 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/01 MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE GÁS

Leia mais

Manual de segurança. para o posto. revendedor de glp. Normas para o Armazenamento de Recipientes Transportáveis de Gás Liquefeito de Petróleo

Manual de segurança. para o posto. revendedor de glp. Normas para o Armazenamento de Recipientes Transportáveis de Gás Liquefeito de Petróleo Manual de segurança para o posto revendedor de glp Normas para o Armazenamento de Recipientes Transportáveis de Gás Liquefeito de Petróleo Manual de segurança para o posto revendedor de GLP Normas para

Leia mais

Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP

Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP AGENDAApresentação Proposta de Modelo Nacional das Instruções Técnicas para Instalações de GLP Brasília 06-06- 2.008 Eng. Marcos C. Siqueira AGENDA Agenda Panorama Geral Situação Atual - Conciliação Etapas

Leia mais

Escopo requisitos mínimos

Escopo requisitos mínimos NBR 13523:2008 NBR 13523:2017 Escopo Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para projeto, montagem, alteração, localização e segurança das centrais de gás liquefeito de petróleo (GLP), para instalações

Leia mais

ABNT NBR / Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008. CENTRAL DE Gás LP

ABNT NBR / Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008. CENTRAL DE Gás LP ABNT NBR 13523 / 2008 Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008 CENTRAL DE Gás LP CENTRAL DE GÁS LP O QUE É? ÁREA DESTINADA A CONTER OS RECIPIENTES DE ARMAZENAMENTO DO GLP PARA USO DA INSTALAÇÃO e os demais

Leia mais

"DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE E COMER- CIALIZAÇÃO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO - GLP, NO MUNICÍPIO DE AMERICANA.

DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE E COMER- CIALIZAÇÃO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO - GLP, NO MUNICÍPIO DE AMERICANA. LEI Nº 3357, DE 01 DE DEZEMBRO DE 1999. "DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO, TRANSPORTE E COMER- CIALIZAÇÃO DE GÁS LIQÜEFEITO DE PETRÓLEO - GLP, NO MUNICÍPIO DE AMERICANA." Autor do Projeto

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL ABRIGO DE GÁS DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 CÓDIGO ABR GLP Descrição de Equivalência Técnica Exigida Toda a instalação que utiliza o gás GLP em botijão

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2011 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/03

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/03 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/03 MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE GÁS

Leia mais

Os 7 principais motivos de interdição da ANP em Revendas de Gás

Os 7 principais motivos de interdição da ANP em Revendas de Gás Os 7 principais motivos de interdição da ANP em Revendas de Gás Escola do Gás Escola do Gás Nossa plataforma 3.080 3.169 Leads 3.592 54mil views Influência digital 124mil views 10mil views 75mil views

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 28/2011 Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018 Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de

Leia mais

Principais itens de fiscalização. na revenda de Gás LP

Principais itens de fiscalização. na revenda de Gás LP Principais itens de fiscalização na revenda de Gás LP Principais itens de fiscalização na revenda de Gás LP A comercialização do Gás LP em recipiente transportável é regulada por um grande número de diplomas

Leia mais

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP

OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP OBRIGAÇÕES TÉCNICO-LEGAIS DO REVENDEDOR DE GÁS LP MATERIAL DIDÁTICO Termos de uso Este material é parte do treinamento de Obrigações Legais do Revendedor de Gás LP, ministrado pela Escola do Gás através

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Armazenamento e Revenda de Recipientes Transportáveis de GLP - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Armazenamento e Revenda de Recipientes Transportáveis de GLP - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Armazenamento e Revenda de Recipientes Transportáveis

Leia mais

Instrução Técnica nº 28/ Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP) 655

Instrução Técnica nº 28/ Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP) 655 Instrução Técnica nº 28/2011 - Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de gás liquefeito de petróleo (GLP) 655 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO

Leia mais

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15514

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15514 NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 15514 Primeira edição 06.08.2007 Válida a partir de 06.09.2007 Versão corrigida 11.08.2008 Área de armazenamento de recipientes transportáveis de gás liquefeito de petróleo (GLP),

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 33/2011 Instrução Técnica nº 33/2011 - Cobertura de sapé, piaçava e similares 713 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 28/2018 Manipulação, armazenamento, comercialização e utilização de

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 33/2011 Cobertura de sapé, piaçava e similares SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 29/2015 Instrução Técnica nº 29/2011 - Comercialização, distribuição e utilização de gás natural 689 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros

Leia mais

ABNT NBR / 2008

ABNT NBR / 2008 ABNT NBR 13523 / 2008 Editada 11/08/2008 Valida 11/09/2008 CENTRAL DE GLP LEGISLAÇÃO Âmbito Federal : ANP 47 / 1999 Sistema de Abastecimento de GLP à granel ANP 18 / 2004 Especificação do GLP ANP 15/ 2005

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2011 Instrução Técnica nº 15/2011 - Controle de fumaça Parte 6 Controle de fumaça, mecânico ou natural... 377 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo

Leia mais

ABNT NBR / Editada 11/08/08 Valida 11/09/08. CENTRAL DE Gás LP

ABNT NBR / Editada 11/08/08 Valida 11/09/08. CENTRAL DE Gás LP ABNT NBR 13523 / 2008 Editada 11/08/08 Valida 11/09/08 CENTRAL DE Gás LP CENTRAL DE GÁS LP O QUE É? ÁREA DESTINADA A CONTER OS RECIPIENTES DE ARMAZENAMENTO DO GLP PARA USO DA INSTALAÇÃO e os demais componentes

Leia mais

NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20

NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20 NR 20 - NORMA REGULAMENTADORA 20 LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS 20.1. Líquidos combustíveis. 20.1.1. Para efeito sta Norma Regulamentadora - NR fica finido "líquido combustível" como todo aquele que

Leia mais

Lei Nº 925/2002, de 20 de Novembro de 2002

Lei Nº 925/2002, de 20 de Novembro de 2002 Lei Nº 925/2002, de 20 de Novembro de 2002 Dispõe sobre o comércio varejista de GLP Gás liquefeito de Petróleo - e dá outras providências. A Câmara Municipal de Piranguinho -MG, por seus Vereadores aprovou

Leia mais

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014

INSTALAÇÕES DE GÁS. Profª Maria Cleide. Curso técnico em edificações 2014 INSTALAÇÕES DE GÁS Profª Maria Cleide Curso técnico em edificações 2014 Os gases combustíveis oferecidos no Brasil são: Gás natural; Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Gás natural É composto por uma mistura

Leia mais

NBR 15514/07 e a Resolução 05/08 da ANP, entenda o que mudou. Marcelo Macedo

NBR 15514/07 e a Resolução 05/08 da ANP, entenda o que mudou. Marcelo Macedo NBR 15514/07 e a Resolução 05/08 da ANP, entenda o que mudou. Marcelo Macedo Legislação Anterior Portaria DNC nº n 27/96 - Condições mínimas m de segurança das instalações de armazenamento de recipientes

Leia mais

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio

Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 2 Memorial Projeto Preventivo de Incêndio 1 Caracterização da Edificação: A edificação estudada possui área total de 194,54 m² constituída de 02 pavimentos sendo estes classificados da seguinte forma:

Leia mais

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002

DODF Nº de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 DODF Nº 012 17 de janeiro de 2002 CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL PORTARIA Nº 01/2002-CBMDF, DE 15 DE JANEIRO DE 2002 Aprova a nova Norma Técnica nº 001/2002-CBMDF, que dispõe sobre as Exigências

Leia mais

Higiene e Segurança do Trabalho

Higiene e Segurança do Trabalho Higiene e Segurança do Trabalho Curso Técnico em Mecânica Professor: Igor Corazza Pereira Definições: Sob o ponto de vista legal da periculosidade a definição valida é a dada pela NR 20, onde o ponto de

Leia mais

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS

CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS ÀS EDIFICAÇÕES PARA SE UTILIZAR DO PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO QUEM ESTÁ DISPENSADO O Microempreendedor Individual (MEI) que exercer sua atividade tendo como local trabalho

Leia mais

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão)

GF Engenharia IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) IT 21 IT 21 - SISTEMAS DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO - Estado de São Paulo (em revisão) SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO 3 Referências normativas 4 Definições

Leia mais

GÁS DE BOTIJÃO (GLP)

GÁS DE BOTIJÃO (GLP) GÁS DE BOTIJÃO (GLP) 1 REVENDA DE GÁS DE BOTIJÃO 3 (GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO - GLP) Só pode vender gás de botijão o comerciante que estiver regular junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017. Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 21/2017 Sistema de Proteção por Extintores

Leia mais

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

NBR Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 21, de 15/03/2018 Sistema de proteção por extintores de incêndio. 1 OBJETIVO Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e áreas de risco por meio de

Leia mais

Riscos Adicionais conforme NR-10. a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas.

Riscos Adicionais conforme NR-10. a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. 1 DDS Riscos Adicionais Áreas Classificadas Riscos Adicionais conforme NR-10 a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. Riscos Adicionais : todos

Leia mais

AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO

AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO Foco: AUTOVISTORIA PREDIAL Lei Estadual nº 6400 de 05/03/2013 ENG. JOSÉ AURELIO BERNARDO PINHEIRO INSTALAÇÕES DE GÁS Gás Natural Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) A inspeção de autovistoria em edificações

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA N O 24/04

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA N O 24/04 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros SUMÁRIO INSTRUÇÃO TÉCNICA N O 24/04 SISTEMA DE RESFRIAMENTO PARA LÍQUIDOS E GASES INFLAMÁVEIS

Leia mais

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF

NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF NORMA TÉCNICA Nº 005/2000-CBMDF Central Predial de Gás Liquefeito de Petróleo 1. Objetivo 1.1. Esta Norma tem por objetivo estabelecer os tipos de edificações que devem possuir central de Gás Liquefeito

Leia mais

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT.

Adotam-se as seguintes normas com inclusões e adequações constantes nesta IT. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 29, de 15/03/2018 Comercialização, distribuição e utilização de gás natural. 1 OBJETIVO Estabelecer condições necessárias para a proteção contra incêndio nos locais de comercialização,

Leia mais

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019

PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 PORTARIA FEPAM n.º 22/2019 Publicada no Diário Oficial em 08/04/2019 Estabelece critérios, procedimentos, trâmites administrativos e premissas para o licenciamento ambiental de empreendimentos do ramo

Leia mais

PORTARIA DNC Nº 27, DE 16.9.1996 - DOU 17.9.1996

PORTARIA DNC Nº 27, DE 16.9.1996 - DOU 17.9.1996 PORTARIA DNC Nº 27, DE 16.9.1996 - DOU 17.9.1996 Estabelece condições mínimas de segurança das instalações de armazenamento de recipientes transportáveis de GLP. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS,

Leia mais

_código de obras e edificações _rotas de fuga

_código de obras e edificações _rotas de fuga _código de obras e edificações _rotas de fuga USO DO SOLO CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 50 Os afastamentos estabelecidos pela legislação urbanística não poderão receber

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 37/2011 Subestação elétrica SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação ANEXO Modelo

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 13: PROTEÇÃO CONTRA EFEITOS TÉRMICOS (INCÊNDIOS E QUEIMADURAS) A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra incêndios e queimaduras que

Leia mais

RELATÓRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA

RELATÓRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA RELATÓRIO DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA EMPREENDIMENTO: PLENA GÁS - REVENDA DE GÁS GLP 1 OBJETO DO ESTUDO Nome do empreendimento: PLENA GÁS - Liquigás CNPJ: Em andamento Representante Legal: Paulo

Leia mais

áreas classificadas SSMA versão 2.0 maio 2012

áreas classificadas SSMA versão 2.0 maio 2012 SSMA versão 2.0 maio 202 índice áreas classificadas SSMA definições de zoneamento combustíveis líquidos unidades abastecedoras bicos de abastecimento tanque de combustível respiro caminhão-tanque unidade

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Instrução Técnica nº 37/2011 - Subestação elétrica 739 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2011 Subestação

Leia mais

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO

ANEXO 4 ATIVIDADES PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS GABINETE DO PREFEITO ANEXO 4 ATIVIDADES CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES: 1ªCATEGORIA RESIDENCIAL 1.1 - Residencial de baixo impacto urbano ambiental. 1.3 - Residencial de médio impacto urbano ambiental. 1.4 - Residencial de alto

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 029/DAT/CBMSC) POSTOS DE REVENDA DE GLP (PRGLP)

NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 029/DAT/CBMSC) POSTOS DE REVENDA DE GLP (PRGLP) ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE ATIVIDADES TÉCNICAS - DAT NORMAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN 029/DAT/CBMSC)

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃOPAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 37/2018 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº.

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 25/2011 Segurança contra incêndio para líquidos combustíveis e inflamáveis

Leia mais

Documento sujeito a revisões periódicas CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-2118 / 3232-1975 / 0800-281-1975

Documento sujeito a revisões periódicas CEP 59056-450 Tel: (84) 3232-2102 / 3232-2118 / 3232-1975 / 0800-281-1975 Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Armazenamento e Revenda de Recipientes Transportáveis

Leia mais

Principais itens de fiscalização. na revenda de Gás LP

Principais itens de fiscalização. na revenda de Gás LP Principais itens de fiscalização na revenda de Gás LP Principais itens de fiscalização na revenda de Gás LP Introdução O Gás LP (GLP) é um produto inflamável e sua principal função é fornecer energia.

Leia mais

NR-16 Atividades e Operações Perigosas. Professora : Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental

NR-16 Atividades e Operações Perigosas. Professora : Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental NR-16 Atividades e Operações Perigosas. Professora : Raquel Simas Pereira Teixeira Curso: Tecnólogo em Gestão Ambiental Introdução A lei considera atividades ou operações perigosas todas aquelas que, pela

Leia mais

NORMA TÉCNICA CORPO DE BOMBEIROS Nº 7, DE 29 DE NOVEMBRO DE 1996

NORMA TÉCNICA CORPO DE BOMBEIROS Nº 7, DE 29 DE NOVEMBRO DE 1996 NORMA TÉCNICA CORPO DE BOMBEIROS Nº 7, DE 29 DE NOVEMBRO DE 1996 Fixa as prescrições mínimas que deverão ser observadas para a instalação de Gás Liqüefeito de Petróleo centralizado. Considerando o artigo

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2018 Túnel rodoviário SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011 Instrução Técnica nº 35/2011 - Túnel rodoviário 729 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2011 Túnel rodoviário

Leia mais

NBR Sistema de segurança contra incêndio em túneis - Ensaios, comissionamento e inspeção.

NBR Sistema de segurança contra incêndio em túneis - Ensaios, comissionamento e inspeção. INSTRUÇÃO TÉCNICA CBPMESP Nº 35, de 15/03/2018 Túnel rodoviário. 1 OBJETIVO Estabelecer as medidas de segurança para a proteção contra incêndios em túneis destinados ao transporte rodoviário, atendendo

Leia mais

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando

Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23. Acadêmica: Regiane Ovando Proteção e Combate a Incêndios NR-20 e NR-23 Acadêmica: Regiane Ovando Apresentação PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NR-20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis NR-23 Proteção Contra Incêndios Introdução NR

Leia mais

PARA EDIFICAÇÕES QUE POSSUAM GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP)

PARA EDIFICAÇÕES QUE POSSUAM GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) EXIGÊNCIAS ESPECIAIS GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) PARA EDIFICAÇÕES QUE POSSUAM GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP) A existência de GLP, depois de cumpridas as exigências da regulamentação, obrigará a

Leia mais

Revenda de Combustíveis

Revenda de Combustíveis Superintendência de Fiscalização do Abastecimento Programa de Capacitação Profissional Revenda de Combustíveis Exercício da Atividade; Requisitos de Segurança; e Fiscalização. Lúcio Vasconcelos Paulo Fraga

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2015

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2015 Instrução Técnica nº 35/2011 - Túnel rodoviário 729 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 35/2015 Túnel rodoviário

Leia mais

NORMA TÉCNICA 28/2014

NORMA TÉCNICA 28/2014 É ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 28/2014 Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) Parte 2 Área de Arazenaento de Recipientes Transportáveis de GLP Destinados

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo. ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas. Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo ACESSOS DE EDIFÍCIOS E CIRCULAÇÕES VERTICAIS - escadas Prof. Manuel Vitor Curso - Edifícios Normas pertinentes - NBR 9077/1993-2001 (Saídas de Emergência

Leia mais

legislação rotas de fuga instalações

legislação rotas de fuga instalações legislação rotas de fuga instalações USO DO SOLO CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 50 Os afastamentos estabelecidos pela legislação urbanística não poderão receber nenhum

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO

MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO 1 ANEXO B ESTADO DE GOIÁS CORPO DE BOMBEIROS MILITAR MEMORIAL DESCRITIVO MODELO COMPLETO Ocupação/Uso: Divisão: Descrição: Endereço: Finalidade: ( ) Aprovação ( ) Substituição ( ) Atualização Espaço reservado

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15/2018 Controle de fumaça Parte 3 Controle de fumaça natural em edificações

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37. Subestação elétrica ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA N 37 Subestação elétrica SUMÁRIO ANEXO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2011

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2011 Instrução Técnica nº 07/2011 - Separação entre edificações (isolamento de risco) 179 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO

Leia mais

PORTARIA Nº 13 DE 23 DE ABRIL DE 2012

PORTARIA Nº 13 DE 23 DE ABRIL DE 2012 PORTARIA Nº 13 DE 23 DE ABRIL DE 2012 Aprova as modificações na Instrução Técnica 24 atendendo ao Decreto Estadual nº 44.746/08 Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado de Minas Gerais,

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16 3ª EDIÇÃO SISTEMA DE PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO Alterada pela Portaria CG 30/2017, de 17 de julho de 2017- DOEMG Ano 125, nº 135, de 20 de julho 2017 SUMÁRIO 1 Objetivo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO

MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO MEMORIAL DESCRITIVO DAS INSTALAÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCENDIO Edificação: Restaurante do Parque de Exposições Pouso do Tropeiro Endereço: Av. Lions Água Santa Curitibanos SC Classificação da Ocupação:

Leia mais

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 32 PETROLEIROS CAPÍTULOS ABORDAGEM

PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 32 PETROLEIROS CAPÍTULOS ABORDAGEM PARTE II REGRAS PARA CONSTRUÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE NAVIOS IDENTIFICADOS POR SUAS MISSÕES TÍTULO 32 PETROLEIROS SEÇÃO 5 MOTORES E MECÂNICA CAPÍTULOS A B C D E F G H I T ABORDAGEM DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA MATERIAIS

Leia mais

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento

Grav.: 2. Resolvido em: Em andamento VT Inspeção [ X ]Geral [ ]Parcial Data da inspeção: 10/10/2012 Empresa: Joape Matriz Participantes: Jorge (Fabbro), Diego, Alex,, Rosálio, Daniel e José. Data da entrega do relatório: 10/10/2012 Durante

Leia mais

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs

SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO. Decreto 56818/11 e ITs SEQUÊNCIA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO Decreto 56818/11 e ITs CLASSIFIQUE A ALTURA Decreto, artigo 3º nº I ; I Altura da Edificação: a. para fins de exigências

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR CENTRO DE ATIVIDADES TÉCNICAS NORMA TÉCNICA 18/2015 LÍQUIDOS E GASES COMBUSTÍVEIS E INFLAMÁVEIS PARTE 1 REGRAS NO USO DO GÁS LIQUEFEITO DE

Leia mais

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2016. Separação entre edificações (isolamento de risco)

ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2016. Separação entre edificações (isolamento de risco) SUMÁRIO ESTADO DA BAHIA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº. 07/2016 Separação entre edificações (isolamento de risco) 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referência normativa 4 Definições e conceitos

Leia mais

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos

Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Instalação predial de combate a incêndio: conceitos Introdução A existência de um incêndio é relacionada ao fogo e, portanto, o controle e a extinção do mesmo requerem a atuação de um profissional habilitado

Leia mais

CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA ÁREA DE ARMAZENAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE GLP

CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA ÁREA DE ARMAZENAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEIS DE GLP Módulo 8 - Critérios de Segurança para Área de Armazenamento de Recipientes Transportáveis de GLP. Edição nº 2 - Maio/2010 MANUAL DO REVENDEDOR AUTORIZADO FOGÁS Módulo 8 CRITÉRIOS DE SEGURANÇA PARA ÁREA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU LEI Nº 4531, DE 26 DE ABRIL DE 2000 P. 30313/99 Dá novas disposições sobre o transporte, armazenamento e comercialização de GLP Gás Liqüefeito de Petróleo (gás de cozinha) no Município de Bauru e revoga

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2018

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2018 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 07/2018 Separação entre edificações (isolamento de risco) SUMÁRIO ANEXOS

Leia mais

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES

SEMESTRE VI DOCUMENTAÇÃO DE APOIO REGULAMENTAÇÃO E BOAS PRÁTICAS, SERVIÇO DE INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADES AS VIAS HORIZONTAIS DE EVACUAÇÃO DEVEM CONDUZIR, DIRECTAMENTE OU ATRAVÉS DE CÂMARAS CORTA-FOGO, A VIAS VERTICAIS DE EVACUAÇÃO OU AO EXTERIOR DO EDIFÍCIO A DISTÂNCIA MÁXIMA A PERCORRER DE QUALQUER PONTO

Leia mais

Treinamento para Auditores Gases combustíveis. Maio/2016

Treinamento para Auditores Gases combustíveis. Maio/2016 Treinamento para Auditores Gases combustíveis Maio/2016 INTRODUÇÃO REQUISITOS PARA AUDITORIA EM OBRA Conteúdo programático: Cronograma / Estágio da Obra; Instalação (Válvulas de bloqueio, proteções, tubos

Leia mais

PORTARIA N.º 228 DE 24 DE MAIO DE 2011ág (DOU de 24/05/2011 Seção I pág. 139)

PORTARIA N.º 228 DE 24 DE MAIO DE 2011ág (DOU de 24/05/2011 Seção I pág. 139) PORTARIA N.º 228 DE 24 DE MAIO DE 2011ág (DOU de 24/05/2011 Seção I pág. 139) Altera a Norma Regulamentadora n.º 19. A SECRETÁRIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO, no uso das atribuições conferidas pelo art. 14,

Leia mais

NR 16 - Atividades e Operações Perigosas ( )

NR 16 - Atividades e Operações Perigosas ( ) NR 16 - Atividades e Operações Perigosas (116.000-1) 16.1. São consideradas atividades e operações perigosas as constantes dos Anexos números 1 e 2 desta Norma Regulamentadora-NR. 16.2. O exercício de

Leia mais

IT - 19 SISTEMA DE RESFRIAMENTO PARA LIQUIDOS E GASES INFLAMAVEIS E COMBUSTIVEIS

IT - 19 SISTEMA DE RESFRIAMENTO PARA LIQUIDOS E GASES INFLAMAVEIS E COMBUSTIVEIS IT - 19 SISTEMA DE RESFRIAMENTO PARA LIQUIDOS E GASES INFLAMAVEIS E COMBUSTIVEIS SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências Normativas e Bibliográficas 4 Definições 5 Procedimentos INSTRUÇÃO TÉCNICA

Leia mais