Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO"

Transcrição

1 Licenciatura em Engenharia Informática e de omputação Electrónica igital (2/2) 2ª chamada 3/Janeiro/2 ORREÇÃO uração: 2 horas, sem consulta. ntes de começar, tenha em atenção as seguintes recomendações: Leia atentamente toda a prova antes de a iniciar. Mostre e justifique adequadamente todos os passos das suas respostas. Numere e assine todas as folhas que entregar, indicando em cada uma o número de páginas/folhas que entregou. Num sistema digital para controlo de temperatura num processo industrial, pretende-se representar e processar em binário valores de temperatura compreendidos entre -7º e +º, utilizando uma representação em complemento para 2. onsiderando que se pretende efectuar operações de adição e subtracção entre 2 valores de temperatura sem que ocorra overflow, diga, justificando, qual é o número mínimo de bits necessário para representar essas grandezas. Se pretendermos representar em binário e complemento para dois, números que resultem da adição ou subtracção de dois valores do intervalo dado, então é necessário utilizar um número de bits que permita representar números no intervalo 7-=-7 ( mais negativo) e ++=+2 (mais positivo). omo numa representação em complemento para dois com N bits podemos representar números com sinal no intervalo [-2 N-,2 N- -], o mínimo valor de N que inclui o intervalo pretendido é N=9 que permite representar números no intervalo [-256,+255]. [2.5 valores] 2 [ valor] a) Suponha que X= e Y= representam dois números binários em complemento para dois, com 9 e 4 bits, respectivamente. Obtenha o resultado da adição de X com Y em 9 bits e complemento para dois, indicando se ocorre overflow. Para obter o resultado da adição de X com Y em 9 bits é necessário representar ambos os operandos em 9 bits antes de efectuar a operação de adição. O número X já está representado em complemento para 2 com 9 bits; o número Y apenas tem 4 bits pelo que é necessário estender a sua representação para 9 bits. omo Y também é dado em complemento para dois, isso faz-se replicando o bit de sinal de Y por forma a completar os 9 bits: Y=. Efectuando agora a adição binária entre X e Y: + obtém-se o resultado em 9 bits igual a (note que o carry-out é desprezado). omo o bit de sinal do resultado é igual ao bit de sinal dos operandos não ocorrer overflow.

2 b) onsidere o número i) Represente-o em binário, usando uma codificação em sinal e grandeza com 5 bits para a parte inteira e 4 bits para a parte fraccionária. Para representar o número dado em sinal e grandeza, vamos representar primeiro o seu valor absoluto (sem sinal) e com o número de bits pretendido, e depois trocar o seu sinal colocando o bit mais significativo com : representando agora.47 em binário: e em sinal e grandeza: 5 =.47 x 2 = x 2 = x 2 = x 2 = = = =. ii) representação da parte fraccionária com 4 bits, pedida na alínea anterior, é aproximada. Qual é o erro absoluto cometido? O erro absoluto é a diferença entre.47 e o valor de.:.47 ( ) =.325 [5.5 valores] 3 onsidere a função F(,,,), definida para valores de entre e 2 inclusivé (em binário e ), que assume o valor se representar um número ímpar e múltiplo de 3. [ valor] a) Represente a função F na forma de uma tabela de verdade.

3 Se a função F(,,,) não está definida para os valores, 3, 4 e 5, então podemos admitir que o seu valor é indiferente ( d na tabela) nesses casos, sendo quando representar um inteiro ímpar e múltiplo de 3: F(,,,) d d d d

4 b) Encontre uma expressão simplificada de F do tipo produto-de-somas. Use a forma do mapa de Karnaugh indicado. + d d d '+' ' F(,,,) =.'.('+').(+) c) Implemente a função F como um circuito lógico usando apenas portas do tipo NOR com 2 entradas (sugestão: comece por construir o circuito OR-N correspondente à expressão obtida em b) ). ' ' F(,,,) ' F(,,,) d) Implemente a função F recorrendo a um multiplexador com 4 entradas de dados e com as duas linhas de selecção actuadas pelas entradas e (ver figura), utilizando um número mínimo de portas lógicas adicionais. 2 Y 3 S S

5 Para construir o circuito pedido é conveniente reescrever a tabela de verdade da função dada colocando e nas posições mais significativas: F(,,,) d d d d nalisando a tabela de verdade podemos ver que quando = o valor de F é o resultado do OUexclusivo entre e, e nos outros casos F= ou indiferente. O circuito pedido é: gnd 2 Y 3 S S F(,,,) [4.5 valores] 4 Para realizar um circuito lógico que determine se um número de 3 bits X dado por x 2 x x pertence ao intervalo [2,5], Mr W. desenhou o circuito da figura baseado em multiplexers e descodificadores, reunindo as saídas de dois circuitos que realizam as comparações X>=2 e X<=5 com uma porta N (X pertence ao intervalo referido se for X>=2 e X<=5). 2 Y X>=2 3 S S (X>=2).(X<=5) x2 x x G G2 G2 Y Y Y2 Y3 Y4 Y5 Y6 Y7 74x38 X<=5

6 a) Verifique que os dois circuitos comparadores realizam as funções lógicas pretendidas. O circuito constituído pelo multiplexer realiza a função lógica representada pela tabela de verdade seguinte (note que como x não está ligado a nenhuma entrada do multiplexer, e sua saída é apenas função de x2 e x. Pela tabela de verdade pode-se confirmar que realiza a função pretendida, sendo quando o valor representado por x 2 x x é maior ou igual a 2. x2 x x F(x2,x,x) O circuito formado pelo descodificador e pela porta N associada implementa uma função na forma produto de somas, dos termos máximos correspondentes às saídas do descodificador que estão ligadas à entrada do N (termos 6 e 7 a função é zero quando x 2 x x = ou quando x 2 x x = e é nos casos restantes, i.e. quando X<=5). tabela de verdade é: x2 x x G(x2,x,x) b) omo os valores limites do intervalo pretendido são constantes, a solução apresentada pode ser muito simplificada. esenhe um circuito minimizado que realize essa função, usando os elementos lógicos que achar mais convenientes. função pretendida é o produto lógico das duas funções F() e G(). onstruindo a tabela de verdade: x2 x x F().G()=Z() Partindo desta tabela de verdade, podemos construir um circuito lógico, mais simples do que o apresentado, que realiza a função lógica Z() pretendida. Isso pode ser feito implementando a função mínima soma-de-produtos ou produtos-de-somas, ou então usando um multiplexer ou um descodificador. No entanto, analisando a tabela de verdade acima pode-se concluir que a tabela de verdade que representa Z() em função de x2 e x corresponde à função OU-exclusivo entre estas duas variáveis. ssim, basta uma porta XOR para realizar a função Z()=F().G():

7 x2 x F().G() c) dmita agora que os limites do intervalo a detectar não são constantes mas sim números inteiros com 3 bits, = 2 e = 2. Utilizando comparadores 74x85, desenhe agora um circuito lógico com 9 entradas que produza uma saída igual a quando X pertencer ao intervalo [,]. Na figura ao lado mostra-se o símbolo lógico do comparador 74x85 e as equações que descrevem o seu funcionamento. >in =in <in >out =out <out x85 >out = (>)+(=).(>in) =out = (=).(=in) <out = (<)+(=).(<in) O circuito pedido pode ser construído com dois comparadores 74x85, um que produza uma saída X> e outro que produza a saída X<, combinando essas duas saídas com uma porta N (do mesmo modo que no circuito apresentado): Vcc X X X2 2 2 >in =in <in >out =out <out x85 Vcc >in =in <in >out =out <out x85 (X>=2).(X<=5)

8 [4 valores] 5 O circuito da figura mostra uma porta lógica da família MOS com saída do tipo open-drain que está ligada à entrada de uma porta lógica X, com o circuito equivalente que se representa na figura. porta MOS coloca o nível lógico baixo na sua saída quando a rede de transistores N conduz, e quando está desligada o nível lógico alto é garantido pela resistência de pull-up R P. dmita que cada transistor NMOS tem uma resistência de condução R N e que a entrada do circuito X é caracterizada por V ILmax e V Ihmin. Vdd RP L RL Porta MOS open-drain Gnd ircuito X a) Obtenha expressões que permitam dimensionar o valor da resistência R P, de forma a garantir que os dois níveis lógicos são correctamente interpretados pela porta lógica X com margens de segurança não inferiores a.5v.

9 Para que os níveis lógicos sejam correctamente interpretados pelo circuito X com a margem de segurança referida (.5V), então o nível lógico alto tem de ser representado por uma tensão superior a VIHmin+.5V, e o nível lógico baixo por uma tensão inferior a VILmax-.5V. No nível lógico alto, todos os transistores NMOS estão desligados e o circuito equivalente resume-se ao divisor de tensão formado pelas duas resistências RL e RP: + Vdd - RP VH RL Para que nestas condições a tensão na entrada do circuito X seja > VIHmin+.5V: Vdd. RL / (RP+RL) > VIHmin+.5 RP < (Vdd.RL) / (VIHmin+.5) - RL No nível lógico baixo a situação mais desfavorável ocorre quando a resistência equivalente da rede de transistores NMOS é máxima e igual a 2RN ( desligado, e ligados): RP + Vdd - 2RN VL RL Neste caso pretendemos garantir que a tensão na entrada do circuito X seja < VILmax-.5V (2RN//RL representa o paralelo de 2RN com RL): Vdd. (2RN//RL) / (RP+(2RN//RL)) < VILmax-.5 RP > Vdd.(2RN//RL) / (VILmax-.5) (2RN//RL)

10 [ valor] b) Neste circuito, o tempo de descida da tensão eléctrica na entrada do circuito X é sempre inferior ao respectivo tempo de subida. Justifique esta afirmação. constante de tempo de subida é dada por (RL//RP).L e a constante de tempo de descida é (R//RL//RP).L, onde R representa a resistência equivalente aos transistores N que estão ligados quando a saída da porta MOS se encontra no nível lógico baixo. omo a constante de tempo de descida é sempre menor do que a constante de tempo de subida (note que a resistência R está associada em paralelo), também o tempo de descida será sempre inferior ao tempo de subida. c) dmita agora que o valor de RP garante as condições referidas em b). etermine a relação entre os tempos de subida e descida máximos na entrada do circuito X, medidos entre % e 9% das respectivas transições. Os tempos de transição medidos nas condições referidas são dados por 2.2xτ. ssim, a relação entre os tempos de transição pode resumir-se à relação entre as constantes de tempo respectivas: τr = L.(RP//RL) = L.(RP.RL)/(RP+RL) τf = L.((2RN)//RP//RL) = L/( (/(2RN))+(/RP)+(/RL) ) τr/τf = ((RP.RL)/(RP+RL)).( (/(2RN))+(/RP)+(/RL) ) [2 valores] 6 figura mostra uma porta lógica NN com duas entradas, realizada em tecnologia MOS. Portas NN com mais de duas entradas podem ser construídas associando mais transistores NMOS e PMOS, mas não é praticável construir NNs com um número muito grande de entradas. Explique em que medida o número de entradas afecta o comportamento estático e dinâmico desse circuito, admitindo que a sua saída alimenta uma carga equivalente ao paralelo de uma resistência R L com uma capacidade L. Vdd (.)' O número de entradas de uma porta NN em tecnologia MOS corresponde ao número de transistores PMOS ligados em paralelo e NMOS ligados em série. O comportamento (estático e dinâmico) de um circuito deste tipo piora com o aumento da resistência equivalente correspondente às redes de transistores NMOS e PMOS em condução (para os níveis baixo e alto, respectivamente). ssim, quantas mais entradas a porta NN tiver, maior será a resistência equivalente à rede de transistores NMOS (estão todos em série), e menor será a resistência equivalente à rede de transistores PMOS (estão todos em paralelo). Pode assim concluir-se o seguinte: omportamento estático: melhora o nível lógico alto porque é representado por uma tensão mais alta. não é afectado o nível lógico baixo porque nas condições referidas a tensão eléctrica correspondente é sempre zero (a carga é representada por um paralelo R e o circuito equivalente não tem fontes de tensão). omportamento dinâmico:! transição de L para H (subida) torna-se mais rápida porque decresce a resistência equivalente no nível lógico alto.! transição de H para L (descida) torna-se mais lenta porque aumenta a resistência equivalente no nível lógico baixo.

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO Licenciatura em Engenharia Informática e de omputação Electrónica igital (2/2) ª chamada - 6/Janeiro/2 ORREÇÃO uração: 2 horas, sem consulta. ntes de começar, tenha em atenção as seguintes recomendações:

Leia mais

Sistemas Digitais (1999/2000)

Sistemas Digitais (1999/2000) Sistemas Digitais, recurso - 26/Jul/2000 (Prova B) Página 1/6 Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Sistemas Digitais (1999/2000) Recurso - 26/Julho/2000 Duração: 2h 30m, sem consulta. Antes de

Leia mais

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Sistemas igitais, 2ª chamada - 5/Jul/2000 (Prova ) Página 1 Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Sistemas igitais (1999/2000) 2ª chamada - 5/Julho/2000 uração: 2h 30m, sem consulta. ntes de iniciar

Leia mais

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia

Universidade do Porto Faculdade de Engenharia ! " # $ % & Universidade do Porto Faculdade de Engenharia? @ @ E F G H I J K G @ I L E G M E N @ O P M H Q F E O M G R Sistemas igitais (999/2000) ª chamada - 4/Junho/2000 uração: 2h 30m, sem consulta.

Leia mais

NOME: TURMA

NOME: TURMA Sistemas igitais, 2ª chamada 25/Jan/200 (Prova) Página epartamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas igitais (2000/200) orrecção 2ª chamada 25/Janeiro/200 uração: 2horas, sem consulta.

Leia mais

a) Indique o número mínimo de bits necessários à codificação da latitude e longitude.

a) Indique o número mínimo de bits necessários à codificação da latitude e longitude. Sistemas Digitais, 1ª chamada 7/Jan/2002 (Prova ) Página 1 NOME: ORREÇÃO TURM Departamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas Digitais (2001/2002) 1ª chamada 7/Janeiro/2002 Duração:

Leia mais

NOME: TURMA. a) Diga, justificando, qual é o número mínimo de bits necessário para representar os valores da tensão.

NOME: TURMA. a) Diga, justificando, qual é o número mínimo de bits necessário para representar os valores da tensão. Sistemas Digitais, recurso 8/Fev/2001 (Prova ) Página 1 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas Digitais (2000/2001) Recurso 8/Fevereiro/2001 Duração: 2horas, sem consulta.

Leia mais

NOME: CORRECÇÃO TURMA

NOME: CORRECÇÃO TURMA Sistemas igitais, 1ª chamada 26/Junho/21 (Prova ) Página 1 epartamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas igitais (2/21) 1ª chamada 26/Junho/21 uração: 2horas, sem consulta. ntes de

Leia mais

catavento Dv 9 sistema electrónico de navegação Db 9 S bússola

catavento Dv 9 sistema electrónico de navegação Db 9 S bússola Sistemas Digitais, 1ª chamada 26/Jun/2002 (100101110) Página 1 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais (2001/2002) 1ª chamada 26/Junho/2002 Duração: 2horas, sem consulta.

Leia mais

Como todos os 1 s estão resolvidos pelos implicantes primos essenciais não é necessário considerar mais nenhum implicante primo.

Como todos os 1 s estão resolvidos pelos implicantes primos essenciais não é necessário considerar mais nenhum implicante primo. Exame Sistemas igitais - MEE 8/9. [,5 val] onverta (justificando) o número () para: a) Hexadecimal b) ecimal c) {{{ = 5(6) 5 9 = + + + + + = 5 + 8+ 6 + 6 + + = 75 7 () 6 75 7 5 ( ) = {{{ ( ). [,5 val]

Leia mais

4. Desenhe um digrama esquemático para cada uma das funções abaixo. a.

4. Desenhe um digrama esquemático para cada uma das funções abaixo. a. Eletrônica Digital Lista de Exercícios 1. Preencha a tabela abaixo para cada uma das funções indicadas. x 2 x 1 x 0 x 2 x 1 x 2 +x 1 x 2 x 1 x 2 x 1 + x 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 1 0 1 1

Leia mais

Eletrônica Digital Lista de Exercícios

Eletrônica Digital Lista de Exercícios Eletrônica Digital Lista de Exercícios 1. Preencha a tabela abaixo para cada uma das funções indicadas. x 2 x 1 x 0 x 2 x 1 x 2 +x 1 x 2 x 1 x 2 x 1 + x 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 1 0 1 1

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Ciências Informáticas Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de ª Época

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia eroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas Digitais Exame de ª Época 8 de Junho de 4 ntes de começar o exame leia

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Ciências Informáticas Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de 1ª

Leia mais

Representação de Informação. 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a)

Representação de Informação. 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a) SISTEMAS DIGITAIS Caderno de Exercícios Representação de Informação 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a) b) i) 1101110.101 2 ii) 0.00101 2 iii) 1011010.1010 2 i)

Leia mais

NOME: TURMA. catavento. Dv 9. sistema electrónico de navegação. Db 9. S bússola

NOME: TURMA. catavento. Dv 9. sistema electrónico de navegação. Db 9. S bússola Sistemas Digitais, 1ª chamada 26/Jun/2002 (100101110) Página 1 Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais (2001/2002) 1ª chamada 26/Junho/2002 Duração: 2horas, sem consulta.

Leia mais

(deve ser apresentados os bit de transporte sempre que aplicável). [1]

(deve ser apresentados os bit de transporte sempre que aplicável). [1] SISTEMAS DIGITAIS Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Licenciatura em Engenharia Informática Exame (ª Chamada) 29 de Janeiro de 2 Antes de começar o exame leia atentamente as seguintes instruções:

Leia mais

Empréstimo Para o caso particular da presente operação, a partir do quarto bit, o

Empréstimo Para o caso particular da presente operação, a partir do quarto bit, o SISTEMAS DIGITAIS Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Licenciatura em Engenharia Informática Exame (ª Chamada) 27 de Janeiro de 22 Antes de começar o exame leia atentamente as seguintes instruções:

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Ciências Informáticas Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de 2ª

Leia mais

1ª Questão (1,0 ponto)

1ª Questão (1,0 ponto) 1ª Questão (1,0 ponto) Um procedimento importante para a análise e utilização de circuitos usando amplificador operacional é a análise nodal usando transformada de Laplace. Esta questão tratará deste procedimento.

Leia mais

Exame de 2ª Época - 8 de Fevereiro de Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Exame de 2ª Época - 8 de Fevereiro de Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Ciências Informáticas 6LVWHPDV'LJLWDLV Exame de 2ª Época

Leia mais

a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar).

a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar). Exame 1 Sistemas Digitais - LETI/LEE 2016-17 1 1. Dado f A, B, C = AB + BC. BC a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar). b)[1 val] Simplifique f

Leia mais

Teste 1 Sistemas Digitais - MEEC 2006/7 1. Grupo I

Teste 1 Sistemas Digitais - MEEC 2006/7 1. Grupo I Teste Sistemas igitais - M 6/7 Grupo I. onsidere o circuito da figura ao lado, que realiza a função lógica. a) [ val] É possível realizar este circuito apenas com portas lógicas? Justifique. É possível.

Leia mais

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Projecto de Circuitos VLSI Exame

Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Projecto de Circuitos VLSI Exame FEUP Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Projecto de Circuitos VLSI Exame 4 o ano 2010-06-29 Duração: 2:30 Com consulta Atenção: Este exame tem 6 questões, num total de 200

Leia mais

Sistemas Digitais / Sistemas Digitais I 6 Representação de números com sinal

Sistemas Digitais / Sistemas Digitais I 6 Representação de números com sinal Os números têm valores negativos e positivos. Como representar essa informação (sinal do número) em binário? Por outras palavras, como representar o positivo (+) e o negativo (-)? Há três formas de o fazer:

Leia mais

Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de 2ª Época - 13 de Julho de 2001 Antes de começar

Leia mais

Exame de 1ª Época - 23 de Janeiro de Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Exame de 1ª Época - 23 de Janeiro de Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Licenciatura em Ciências Informáticas 6LVWHPDV'LJLWDLV Exame de 1ª Época

Leia mais

Sistemas Digitais Circuitos Aritméticos e Representação de Números com Sinal

Sistemas Digitais Circuitos Aritméticos e Representação de Números com Sinal Sistemas Digitais Circuitos Aritméticos e Representação de Números com Sinal João Paulo Baptista de Carvalho (Prof. Auxiliar do IST) joao.carvalho@inesc.pt Circuitos Aritméticos Circuitos aritméticos são

Leia mais

Também seria aceite, mas com penalização de 25%, a resposta a esta questão como sendo: = cp2

Também seria aceite, mas com penalização de 25%, a resposta a esta questão como sendo: = cp2 SISTEMAS DIGITAIS Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Licenciatura em Engenharia Informática Exame (ª Chamada) 4 de Janeiro de 4 Antes de começar o exame leia atentamente as seguintes instruções:

Leia mais

Portas lógicas MOS. Assuntos. João Canas Ferreira. Março de Estrutura geral. 2 Caraterísticas gerais. 3 Layout de células

Portas lógicas MOS. Assuntos. João Canas Ferreira. Março de Estrutura geral. 2 Caraterísticas gerais. 3 Layout de células Portas lógicas MOS João anas Ferreira Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Março de 203 ssuntos Estrutura geral 2 araterísticas gerais 3 Layout de células João anas Ferreira (FEUP) Portas lógicas

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Ciências da Computação & Engenharia Eletrônica Aula 1-T 1. Projeto de unidade lógico-aritmética (ULA).

Leia mais

Teórico-prática n.º 8 Sistemas Digitais

Teórico-prática n.º 8 Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 8 Sistemas Digitais 1. Converter os seguintes números binários/decimais em números

Leia mais

Laboratório 1 (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro

Laboratório 1 (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro Laboratório (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro Verificação de equivalência de representações através de expressões booleanas, tabelas de verdade e esquemáticos. Contacto com

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2014, 20:00

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2014, 20:00 SISTEMS DIGITIS -5 de Novembro de, : ntes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem variações distintas

Leia mais

Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 12 de Fevereiro de 2010

Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 12 de Fevereiro de 2010 Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Curso:... Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 12 de Fevereiro de 2010 Nome:... Nº de Estudante:... B. I. nº... Assinatura do Vigilante:...

Leia mais

Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 18 de Junho de 2010

Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 18 de Junho de 2010 Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Curso:... Prova de Arquitectura de Computadores (21010) Data: 18 de Junho de 2010 Nome:... Nº de Estudante:... B. I. nº... Assinatura do Vigilante:...

Leia mais

CD AB Exame Sistemas Digitais - MEEC 2011/12 1

CD AB Exame Sistemas Digitais - MEEC 2011/12 1 Exame Sistemas Digitais - MEE /. [ val] onsidere a função lógica ( ). a) Escreva a tabela de verdade da função. b) presente o Mapa de Karnaugh para esta função. c) Indique quais os implicados primos essenciais

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS CIRCUITOS COMBINATÓRIOS TÍPICOS

SISTEMAS DIGITAIS CIRCUITOS COMBINATÓRIOS TÍPICOS CIRCUITOS COMBINATÓRIOS TÍPICOS Setembro de 4 CIRCUITOS COMBINATÓRIOS TÍPICOS - SUMÁRIO: CODIFICADORES DESCODIFICADORES MULTIPLEXERS DEMULTIPLEXERS SOMADORES / SUBTRACTORES COMPARADORES Setembro de 4 CIRCUITOS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ELECTRÓNICA, TELECOMUNICAÇÕES E INFORMÁTICA Teste modelo 2 de Arquitecturas e Sistemas Operativos I

UNIVERSIDADE DE AVEIRO DEPARTAMENTO DE ELECTRÓNICA, TELECOMUNICAÇÕES E INFORMÁTICA Teste modelo 2 de Arquitecturas e Sistemas Operativos I UNIVERSIAE E AVEIRO EPARTAMENTO E ELECTRÓNICA, TELECOMUNICAÇÕES E INFORMÁTICA Teste modelo 2 de Arquitecturas e Sistemas Operativos I Nome: Nº mec. I. [5 valores] Para cada questão proposta existem quatro

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia eroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de 2ª Época 7 de Julho de 23 ntes de começar o exame

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS. bbbbbaaa. 1- Responda convenientemente às seguintes questões: a) Efetue, na base 2, a seguinte operação de multiplicação: [2]

SISTEMAS DIGITAIS. bbbbbaaa. 1- Responda convenientemente às seguintes questões: a) Efetue, na base 2, a seguinte operação de multiplicação: [2] SISTEMAS DIGITAIS Licenciatura em Engenharia Electrotécnica Licenciatura em Engenharia Informática Exame (1ª Chamada) 23 de Janeiro de 2015 Antes de começar o exame leia atentamente as seguintes instruções:

Leia mais

1. [1 val] Converta para base 2 o número hexadecimal (base 16) B06E. Justifique.

1. [1 val] Converta para base 2 o número hexadecimal (base 16) B06E. Justifique. Teste Sistemas Digitais - MEEC 8/9. [ val] Converta para base o número hexadecimal (base 6) 6E. Justifique. 6E = {{{{ 6 E Como 6= é uma potência de, a conversão entre base 6 e base pode fazer-se directamente:

Leia mais

Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia Aeroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de 1ª Época - 27 de Junho de 2001 Antes de começar

Leia mais

Transístores de passagem 1

Transístores de passagem 1 Transístores de passagem João anas Ferreira FEUP/DEE Novembro de 2007 Tópicos de Projecto de ircuitos Transístores de passagem 1 onteúdo Transístores de passagem Portas de transmissão Inclui figuras de:

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia eroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de omputadores Sistemas Digitais Exame de 1ª Época 1 de Julho de 2003 ntes de começar o exame

Leia mais

ENG 1403 CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS P Instruções para a prova

ENG 1403 CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS P Instruções para a prova Nome: Matrícula: ENG 1403 CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS P1 2012.2 Valor Questão 1 2.5 Questão 2 2.5 Questão 3 3.0 Questão 4 2.0 TOTAL 10.0 Nota Instruções para a prova - Não ultrapasse os limites de

Leia mais

SÉRIE DE PROBLEMAS: CIRCUITOS COMBINACIONAIS BÁSICOS.

SÉRIE DE PROBLEMAS: CIRCUITOS COMBINACIONAIS BÁSICOS. A 1. Determine as margens de ruído dos níveis baixo e alto para a série HC da família CMOS, cujos parâmetros são os seguintes, quando alimentada com uma fonte de tensão de 5 Volt: Tensão mínima na saída

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC / LEIC-A de Novembro de 2012, 19:30

SISTEMAS DIGITAIS MEEC / LEIC-A de Novembro de 2012, 19:30 ntes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla 8 perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem variações distintas do teste:,, C e D. iv. O teste

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS. Exercícios. Ano Lectivo 2009/2010. Representação de Informação

SISTEMAS DIGITAIS. Exercícios. Ano Lectivo 2009/2010. Representação de Informação SISTEMAS DIGITAIS Exercícios Ano Lectivo 2009/2010 Representação de Informação 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a) b) c) i) 1101110.101 2 ii) 1010111 2 iii) 0.00101

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2015, 19:00

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2015, 19:00 SISTEMS DIGITIS 5-6 de Novembro de 5, 9: ntes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla 4 perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem 4 variações

Leia mais

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto

Antes de começar o exame leia atentamente esta folha de rosto Instituto Superior Técnico Licenciatura em Engenharia eroespacial Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas Digitais Exame de ª Época de Julho de 4 ntes de começar o exame leia

Leia mais

Transístores de passagem e portas de transmissão

Transístores de passagem e portas de transmissão Transístores de passagem e portas de transmissão João anas Ferreira Universidade do Porto Faculdade de Engenharia 2014-05-06 Assuntos 1 Transístores de passagem 2 Portas de transmissão João anas Ferreira

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto epartamento de Engenharia Electrotécnica e de omputadores Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de omputadores Enunciados e correcções de exames de

Leia mais

Portas Simples: Transístor de passagem

Portas Simples: Transístor de passagem X Portas Simples: Transístor de passagem X X= se =1 e =1 X X= se =1 ou =1 X= se =0 ou =0 se =1 e =1 X X= se =0 e =0 se =1 e =1, se =1 ou =1 1 Portas Simples: Transístor de passagem -V Tn V -V Tn 0 0 V

Leia mais

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Tecnologia CMOS. Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Adaptado por Glauber De Bona (2018)

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Tecnologia CMOS. Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Adaptado por Glauber De Bona (2018) PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I Tecnologia CMOS Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Adaptado por Glauber De Bona (2018) Nota: as imagens de Pokémons que aparecem nesta aula

Leia mais

Exemplo somador de 3 bits

Exemplo somador de 3 bits Exemplo somador de 3 bits 3 números de 1 bit Ci i i Full adder Si Ci1 LS número de 2 bits (pode ser 0, 1, 2 ou 3) MS Escrever uma expressão booleana para as funções Si(Ci,i,i) e Ci1(Ci, i, i) Desenhar

Leia mais

Exame 2 Sistemas Digitais - MEEC 2008/9 1. Aluno Nº

Exame 2 Sistemas Digitais - MEEC 2008/9 1. Aluno Nº Exame 2 Sistemas Digitais - MEEC 28/9. [,5 val] Converta (justificando) o número (2) para: a) Hexadecimal b) Decimal c) BCD 2. [2,5 val] Considere a seguinte função booleana, em que A é a variável de maior

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEFT/MEAer de Maio de 2017, 19:00

SISTEMAS DIGITAIS MEFT/MEAer de Maio de 2017, 19:00 SISTEMS DIGITIS MEFT/MEer 6-7 de Maio de 7, 9: ntes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla 8 perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem variações

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Ministério da Educação e Ciência U.C. 2 Arquitectura de Computadores 5 de Fevereiro de 25 INSTRUÇÕES O tempo de duração da prova de exame é de 2 horas, acrescida de 3 minutos de tolerância. O estudante

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Ministério da Educação e Ciência U.C. 2 Arquitectura de Computadores 5 de Fevereiro de 27 INSTRUÇÕES O tempo de duração da prova de exame é de 2 horas, acrescida de 3 minutos de tolerância. O estudante

Leia mais

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E

Microeletrônica. Prof. Fernando Massa Fernandes. https://www.fermassa.com/microeletrônica.php. Sala 5017 E Microeletrônica Prof. Fernando Massa Fernandes https://www.fermassa.com/microeletrônica.php Sala 5017 E fermassa@lee.uerj.br http://www.lee.eng.uerj.br/~germano/microeletronica_2016-2.html (Prof. Germano

Leia mais

9. Portas lógicas. 9. Portas lógicas. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras - Politécnico do Porto

9. Portas lógicas. 9. Portas lógicas. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras - Politécnico do Porto Sumário: Projecto de um circuito digital Portas lógicas universais Famílias lógicas LEI FÍSICA 1 Projecto de um circuito digital: 1. Traduzir o problema numa tabela de verdade 2. Obter da tabela, a função

Leia mais

Arquitectura de Computadores

Arquitectura de Computadores Ministério da Educação e Ciência U.C. 2 Arquitectura de Computadores 26 de julho de 2013 INSTRUÇÕES O tempo de duração da prova de exame é de 2 horas, acrescida de 30 minutos de tolerância. O estudante

Leia mais

A) A C + A B D + A B C D B) A B + A B D + A B C D C) A C + A C D + A B C D D) A C + A B D + A B C D

A) A C + A B D + A B C D B) A B + A B D + A B C D C) A C + A C D + A B C D D) A C + A B D + A B C D luno nº: Nome: LEI-T, LER, LEE Sistemas igitais 2º Exame - 9 de Fevereiro de 212 uração: 2h3. Identifique todas as folhas. Responda a cada pergunta no quadrado à direita ou deixe em branco. ada resposta

Leia mais

Teste 1 Sistemas Digitais - MEEC 2011/12 1

Teste 1 Sistemas Digitais - MEEC 2011/12 1 Teste Sistemas Digitais - MEEC /. [ val] Converta para base o número 7. Utilize o resultado obtido para converter o número para base 6. Justifique. Teste Sistemas Digitais - MEEC /. [ val] Considere a

Leia mais

Grupo I (5 valores) CD AB

Grupo I (5 valores) CD AB Grupo I (5 valores) Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior 1. [2] Considere o seguinte mapa de Karnaugh da função F(A,B,C,D). Simplifique a função de modo a obter uma soma de produtos, e um

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEFT / MEAer de Abril de 2013, 19:00

SISTEMAS DIGITAIS MEFT / MEAer de Abril de 2013, 19:00 Antes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla 8 perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem 4 variações distintas do teste: A,, C e D. iv. O

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Curso de Graduação em Ciências da Computação

Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Curso de Graduação em Ciências da Computação Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Informática e Estatística Curso de Graduação em Ciências da Computação Sistemas Digitais INE 56 Suplemento à Aula -T Arquiteturas

Leia mais

Nível da Lógica Digital (Aula 6) Portas Lógicas e Lógica Digital Nível da Lógica Digital Estudar vários aspectos da lógica digital Base de estudo para os níveis mais elevados da hierarquia das máquinas

Leia mais

1 Introdução à Lógica Digital. Arquitectura de Sistemas Computacionais

1 Introdução à Lógica Digital. Arquitectura de Sistemas Computacionais 1 Introdução à Lógica Digital Introdução à Lógica Digital ELECTRÓNICA DIGITAL...é o conjunto de determinadas técnicas e dispositivos integrados, de vários graus de complexidade, que se utilizam principalmente

Leia mais

Exame 1 Sistemas Digitais - MEEC 2009/10 1. Aluno Nº

Exame 1 Sistemas Digitais - MEEC 2009/10 1. Aluno Nº Exame Sistemas Digitais - MEEC 9/. [ val] Considere a função representada no mapa, abaixo. Obtenha a expressão mínima na forma conjuntiva (produto de somas) para esta função. Justifique e identifique quais

Leia mais

Computação e Programação

Computação e Programação Computação e Programação 1ª Aula de 2008-2009 Instituto Superior Técnico, Dep. de Engenharia Mecânica - Sistemas O Visual C++ Para Casa (se possível antes da aula!): Veja o video e o screencast que se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA ELÉTRICA RELATÓRIO CONTADOR DE 6 BITS PROGRAMÁVEL Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Circuitos Integrados Digitais,

Leia mais

Funções Lógicas I. José Costa. Introdução à Arquitetura de Computadores. Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico

Funções Lógicas I. José Costa. Introdução à Arquitetura de Computadores. Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico Funções Lógicas I José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-10-02 José Costa (DEI/IST) Funções Lógicas I 1 Sumário

Leia mais

LABORATÓRIO I CONCEPÇÃO DE UM CIRCUITO COMPARADOR SIMPLES USANDO LÓGICA COMBINATÓRIA. Nome dos alunos

LABORATÓRIO I CONCEPÇÃO DE UM CIRCUITO COMPARADOR SIMPLES USANDO LÓGICA COMBINATÓRIA. Nome dos alunos LABORATÓRIO I CONCEPÇÃO DE UM CIRCUITO COMPARADOR SIMPLES USANDO LÓGICA COMBINATÓRIA Nome dos alunos Data do laboratório Turno de laboratório (dia da semana e sala) INTRODUÇÃO O objectivo deste trabalho

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Tiago Alves de Oliveira

Arquitetura de Computadores. Tiago Alves de Oliveira Arquitetura de Computadores Tiago Alves de Oliveira Revisão A B S 0 0 0 Porta Lógica XOR Tabela Verdade XOR 0 1 1 1 0 1 1 1 0 Somadores Os somadores são importantes em computadores e também em outros tipos

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEFT / MEAer de Junho de 2013, 11:30

SISTEMAS DIGITAIS MEFT / MEAer de Junho de 2013, 11:30 ntes de iniciar a prova, tenha em atenção o seguinte: i. prova contempla 10 perguntas, distribuídas por 16 páginas, e tem a duração de 2h30m. ii. Existem 4 variantes distintas da prova:, B, C e D. iii.

Leia mais

1 a Lista de Exercícios

1 a Lista de Exercícios Observações gerais: Universidade Federal de Santa atarina epartamento de Informática e Estatística Bacharelado em iências da omputação INE 546 - Sistemas igitais - semestre 2/2 Prof. José Luís Güntzel

Leia mais

2º TESTE (Questões 5, 6, 7, 8 e 9)... 1h30m EXAME (Questões 1 a 9)... 2h30m

2º TESTE (Questões 5, 6, 7, 8 e 9)... 1h30m EXAME (Questões 1 a 9)... 2h30m SISTEMS DIGITIS 4-5 9 de Janeiro de 5, 5: EXME ntes de iniciar a prova, tenha em atenção o seguinte: i. O enunciado da prova inclui páginas. ii. O teste contempla as perguntas 5, 6, 7, 8 e 9 e tem a duração

Leia mais

1 Introdução à Lógica Digital

1 Introdução à Lógica Digital Introdução à Lógica Digital Introdução à Lógica Digital ELECTRÓNICA DIGITAL...é o conjunto de determinadas técnicas e dispositivos integrados, de vários graus de complexidade, que se utilizam principalmente

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Janeiro de 2015, 11:30

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Janeiro de 2015, 11:30 ntes de iniciar a prova, tenha em atenção o seguinte: i. prova contempla 1 perguntas, distribuídas por 12 páginas, e tem a duração de 2h3m. ii. prova é sem consulta. Sobre a secretária apenas deve encontrar-se

Leia mais

Transístores de passagem e portas de transmissão

Transístores de passagem e portas de transmissão Transístores de passagem e portas de transmissão João anas Ferreira Universidade do orto Faculdade de Engenharia 2014-05-06 ssuntos 1 Transístores de passagem 2 ortas de transmissão João anas Ferreira

Leia mais

Revisão de Circuitos Digitais

Revisão de Circuitos Digitais Revisão de Circuitos Digitais Adaptações Prof. José Artur Quilici-Gonzalez Elementos de Eletrônica Digital Idoeta e Capuano Embedded System Design Vahid e Givargis Logic and Computer Design undamentals

Leia mais

Definição. Elemento com uma ou mais entradas que produz um sinal de saída, função dos valores presentes na entrada.

Definição. Elemento com uma ou mais entradas que produz um sinal de saída, função dos valores presentes na entrada. Portas Lógicas Definição Elemento com uma ou mais entradas que produz um sinal de saída, função dos valores presentes na entrada. sinal de saída e o sinal de entrada tem a mesma característica eléctrica

Leia mais

Transistor. Portas Lógicas (2) Base; Coletor; Emissor.

Transistor. Portas Lógicas (2) Base; Coletor; Emissor. Nível da Lógica Digital Nível da Lógica Digital (Aula 6) Portas Lógicas e Lógica Digital Estudar vários aspectos da lógica digital Base de estudo para os níveis mais elevados da hierarquia das máquinas

Leia mais

f (x 3,x 2,x 1,x 0 ) = Π M (1,4,8,9,10,15). Π M d (12,13)

f (x 3,x 2,x 1,x 0 ) = Π M (1,4,8,9,10,15). Π M d (12,13) Exame Sistemas Digitais - MEEC 2/. [2 val] Considere a seguinte função booleana: f (x 3,x 2,x,x ) = Π M (,4,8,9,,5). Π M d (2,3) Obtenha a expressão mínima na forma conjuntiva (produto de somas) para esta

Leia mais

Exame 2 Sistemas Digitais - MEEC 2009/10 1

Exame 2 Sistemas Digitais - MEEC 2009/10 1 Exame Sistemas Digitais - MEEC 9/. [ val] Considere a seguinte função booleana, em que A é a variável de maior peso: f ( A B, C, D) = m(,4,8,9,,5 ) + m (, ), d Obtenha a expressão mínima na forma disjuntiva

Leia mais

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018

Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações 29 e 30 de Novembro de 2018 Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais & Circuitos e Eletrónica Mestrados Integrados em Engª. Biomédica e Engª. Física e Licenciatura em Física Teórico-prática n.º 7 Amplificador operacional e aplicações

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal

Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Setúbal Departamento de Engenharia Electrotécnica SISTEMAS DIGITAIS Enunciados de Laboratório José Sousa / João Beirante - 2001/02 Sumário Trabalho

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Janeiro de 2016, 11:30

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Janeiro de 2016, 11:30 SISTEMS DIGITIS 5-6 8 de Janeiro de 6, : EXME ntes de iniciar a prova, tenha em atenção o seguinte: i. prova contempla perguntas, distribuídas por páginas, e tem a duração de hm. ii. prova é sem consulta.

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 8 Introdução aos Circuitos Aritméticos

Sistemas Digitais Módulo 8 Introdução aos Circuitos Aritméticos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 8 Introdução aos Circuitos Aritméticos Graduação em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas Digitais Prof. Dr. Daniel

Leia mais

2º TESTE (Questões 5, 6, 7, 8 e 9)... 1h30m EXAME (Questões 1 a 9)... 2h30m

2º TESTE (Questões 5, 6, 7, 8 e 9)... 1h30m EXAME (Questões 1 a 9)... 2h30m SISTEMS DIGITIS 4-5 9 de Janeiro de 5, 5: EXME ntes de iniciar a prova, tenha em atenção o seguinte: i. O enunciado da prova inclui páginas. ii. O teste contempla as perguntas 5, 6, 7, 8 e 9 e tem a duração

Leia mais

Sistemas Digitais (SD) Circuitos combinatórios: somadores, subtractores e comparadores

Sistemas Digitais (SD) Circuitos combinatórios: somadores, subtractores e comparadores Sistemas Digitais (SD) Circuitos combinatórios: somadores, subtractores e comparadores Aula Anterior Na aula anterior: Circuitos combinatórios típicos: Descodificadores Codificadores Multiplexers Demultiplexers

Leia mais

Aritmética Binária e Complemento a Base. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola

Aritmética Binária e Complemento a Base. Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Aritmética Binária e Complemento a Base Introdução ao Computador 2010/1 Renan Manola Sumário Soma e multiplicação binária; Subtração e divisão binária; Representação com sinal; Complemento a base. Adição

Leia mais

Docente: Professor Doutor José Bastos. Universidade do Algarve - FCT. Electrónica III. 2º Projecto. João Martins Rei Nº40652

Docente: Professor Doutor José Bastos. Universidade do Algarve - FCT. Electrónica III. 2º Projecto. João Martins Rei Nº40652 Docente: Professor Doutor José Bastos Universidade do Algarve - FCT Electrónica III 2º Projecto Nº40652 2011/2012 Síntese... 3 Breve Resumo do Relatório... 3 Desenvolvimento Teórico... 4 Sequência do Circuito...

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 4 Portas Lógicas Prof. Leonardo Augusto Casillo Analisando o circuito (1)... A Acesa Apagada S Apagada Acesa O emissor do transistor

Leia mais

Histórico. George Boole ( ) Claude Elwood Shannon ( )

Histórico. George Boole ( ) Claude Elwood Shannon ( ) Histórico Em meados do século XIX o matemático inglês George oole desenvolveu um sistema matemático de análise lógica Em meados do século XX, o americano Claude Elwood Shannon sugeriu que a Álgebra ooleana

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS. 2- Considere a seguinte tabela de verdades: 1/10 1ª chamada /

SISTEMAS DIGITAIS. 2- Considere a seguinte tabela de verdades: 1/10 1ª chamada / SISTEMAS DIGITAIS Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica Licenciatura em Engenharia Informática Exame (1ª Chamada) 24 de janeiro de 2019 Apenas é permitido ter em cima da mesa de exame os enunciados

Leia mais

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2014, 20:00

SISTEMAS DIGITAIS MEEC de Novembro de 2014, 20:00 SISTEMS DIGITIS -5 de Novembro de, : ntes de iniciar o teste, tenha em atenção o seguinte: i. Duração do teste: hm. ii. O teste contempla perguntas, distribuídas em páginas. iii. Existem variações distintas

Leia mais