Lista OMS de Produtos Assistivos Prioritários Inquérito Global

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista OMS de Produtos Assistivos Prioritários Inquérito Global"

Transcrição

1 Lista OMS Produtos Assistivos Prioritários Inquérito Global Introdução Nós precisamos mais um bilhão produtos assistivos hoje, e mais dois bilhões em Contudo, hoje em dia apenas uma em cada z pessoas que precisam produtos assistivos tem acesso a um. Para mudar esse cenário, com base no sucesso e no aprendizado da Lista Medicamentos Essenciais (LME), a Organização Mundial da Saú (OMS) está senvolvendo a Lista Molo Produtos Assistivos Prioritários para auxiliar seus Estados Membros a planejar políticas e programas relacionados ao fornecimento produtos assistivos. Assim como a LME, o principal objetivo ssa iniciativa é aumentar o acesso a produtos assistivos boa qualida a preços razoáveis. Com esse objetivo, a OMS está lançando um inquérito global para intificar os 50 Produtos Assistivos Prioritários. Encorajamos todas as partes interessadas, especialmente os usuários e potenciais usuários e suas famílias e organizações, a participar sse inquérito. Por favor, compartilhe essa pesquisa com os seus colegas e amigos. Responda a este inquérito online ou acesse, imprima e preencha o formulário do inquérito selecionando os 50 Produtos Assistivos Prioritários e o envie para assistivetechnology@who.int. Caso concor em partipar, preencha o cadastro abaixo com suas informações pessoais modo a nos permitir entrar novamente em contato com você para informá-lo a respeito do progresso ssa iniciativa. Todas as respostas serão analisadas anonimamente e informações pessoais não estarão relacionadas a respostas individuais. Todas as informações permanecerão confinciais. Agracemos sua participação nessa iniciativa. Chapal Khasnabis (khasnabisc@who.int) Cooperação Global em Tecnologias Assistivas (GATE) Informações pessoais: Nome: Ida: Gênero: Masculino Feminino País: N. telefone: Você tem alguma ficiência? Sim Não Você usa algum produto/dispositivo assistivo? Sim Não Em caso positivo, qual tipo? Mobilida Visão Audição Comunicação Cognição Ambiente Você gostaria ser contatado no futuro? Sim Não

2 1. Mobilida Selecione no máximo 16 produtos que consira Muletas 1 2 Muleta auxiliar Muleta com apoio no cotovelo / Canadianas Dispositivos que proporcionam suporte ao caminhar e possuem um apoio horizontal almofadado que é posicionado contra a parte superior do corpo próximo da axila. Dispositivos, altura regulável, que proporcionam suporte ao caminhar e possuem um apoio semicircular abaixo do cotovelo, uma manopla/apoio mão horizontal, uma haste e uma ponta únicas. 3 Begala e bastão Dispositivo ajustável ou não para auxílio à mobilida que possui uma manopla/apoio mão. Bengalas Andadores / Andarilhos Cairas Rodas Bengala e bastão com três e quatro pontas Andador / Andarilho Andador / Andarilho com rodas Caira rodas manual molo básico para usuários ativos Caira rodas manual molo para empurrar Caira rodas manual molo intermediário / avançado Caira rodas esportiva Dispositivo que proporciona suporte ao caminhar e possui uma haste única que se divi em três ou quatro pontas, cada uma com uma ponteira antirrapante. Estrutura que auxilia a pessoa a manter a estabilida e o equilíbrio ao caminhar ou ficar em pé e possui quatro pontas (ponteiras) ou duas pontas e duas rodas dianteiras. Estrutura que auxilia a pessoa a manter a estabilida e o equilíbrio ao caminhar e possui manopla/apoio mãos e três ou mais rodas (com ou sem uma plataforma). Preten-se que o proprio usuário impulsione a caira usando os aros ou a roda. Po ser usada ntro e fora casa em diversos tipos terreno. Apenas para uso em ambientes internos e, com restrições, em ambientes externos, empurrado por um assistente. Caira rodas manual com suporte postural que pom ser ajustadas para as necessidas individuais dos usuários. Caira rodas leve para a prática esportes. 11 Caira rodas motorizada Caira rodas alimentada por energia elétrica. 12 Caira rodas motorizada com suporte postural Caira rodas com suporte postural alimentada por energia elétrica. 13 Triciclo com propulsão pelas mãos Triciclos são usados para maior mobilida e principalmente em ambientes externos.

3 14 Órtese para o pé (FO) Órtese que abrange todo o pé ou parte le. Incluem-se aqui, por exemplo, solas e enxertos, enchimentos, apoio para o arco do pé, e acolchoados para o calcanhar. 15 Calçado para usuário diabético / pé neuropático Calçados ortopédicos reduzem ou distribuem a carga sobre o tecido para prevenir lesões no pé neuroático um usuário diabético. Órteses Membro Inferior Calçado ortopédico Faixa para abdução do pé / Faixa para pé torto Calçado utilizado para tratar ou compensar funções ou estruturas corporais comprometidas nos pés, pernas ou tornozelos. Dispositivo usado no tratamento do pé torto congênito. 18 Órtese suropodálica (pé e tornozelo) (AFO) Órtese que abrange a articulação do tornozelo e todo o pé ou parte le. 19 Órtese para joelho (KO) Órtese que abrange e oferece suporte à articulação do joelho. 20 Órtese para joelho, tornozelo e pé (KAFO) Órtese que abrange as articulações do joelho, do tornozelo e do pé. Órteses Membro Superior Tala para a mão (imobilização do punho/extensão) Órtese estática para mão e punho (WHO) Utilizada para estabilizar (imobilizar) o punho e a mão na posição sejada para acomodar a articulação, os tendões e ligamentos ou manter um terminado alinhamento dos ossos. Órtese que abrange a articulação do punho e da mão para manter uma posição funcional da mão e prevenir formidas do punho e da mão. 23 Tipóia para o ombro Uma tipóia é uma faixa ou bandagem utilizada para oferecer suporte a um braço lesionado. Órteses para a Coluna Vertebral Órtese torácico-lumbosacral Órtese cervical Órtese que abrange toda a região torácica, lombar e sacro-ilíaca do tronco ou parte las. Órtese que oferece suporte a toda a coluna cervical ou parte la. Próteses Membro Inferior Próteses Membro Superior Prótese membro inferior abaixo do joelho Prótese membro inferior acima do joelho Prótese membro superior trans-humeral (acima do cotovelo) Prótese membro superior trans-radial (abaixo do cotovelo) Dispositivo que substitui parte do membro inferior entre as articulações do joelho e do tornozelo após a amputação ou em casos ficiência do membro (inclui prótese transtibial e do pé inteiro ou parte le). Dispositivo que substitui parte do membro inferior entre as articulações do quadril e do joelho após a amputação ou em casos ficiência do membro (inclui prótese transfemural e sarticulação do joelho e do quadril). Dispositivo que substitui parte do membro superior entre as articulações do ombro e do cotovelo após a amputação ou em casos ficiência do membro. Dispositivo que substitui parte do membro superior entre as articulações do cotovelo e do punho após a amputação ou em casos ficiência do membro.

4 Dispositivos Especiais para Crianças com Atraso Desenvolvim ento Andador/Andarilho ajustável para crianças Estrutura para sentar / Mesa Estabilizador para a posição pé Auxiliar crianças com algum tipo atraso do senvolvimento para caminhar. Assento e mesa especialmente concebidos para crianças com algum tipo atraso do senvolvimento para sentar e se manter em pé. Estrutura para ficar em pé que oferece opções suporte em posição supino e pronação com ângulo ajustável para crianças com abrangência limitada mobilida e atraso do senvolvimento. 2. Visão Selecione no máximo 9 produtos que consira 33 Óculos para curtadistância / Óculos leitura Óculos que auxiliam a corrigir problemas visão curta-distância para graus fixos pré-terminados. Óculos 34 Óculos para longadistância Óculos para longa-distância servem para focalizar objetos que estão mais distantes. 35 Óculos para baixa-visão Óculos especiais para grans ampliações para graus terminados. 36 Lupa Lente convexa utilizada para produzir imagens ampliadas um objeto. Lupas 37 Lupa digital manual Sistema portátil que captura e mostra imagens ampliadas um objeto próximo por meio uma câmera vío. 38 Lupa para tela computador pessoal Software para ampliação e leitura tela para pessoas com e sem ficiência visual. Algumas características consiradas: ajuste do contraste, efeitos transição e velocida do cursor. Bengala Tátil 39 Bengala branca (dobrável ou não-dobrável) Dispositivo para a orientação e intificação do ambiente utilizado por pessoas com ficiência visual. 40 Dispositivo linha (display) Braille Dispositivo eletromecânico para exibir caracteres em Braille, geralmente por meio pequenos pontos arredondados que surgem uma superfície plana. 41 Software conversão texto em áudio Software que lê textos selecionados. 42 Leitor tela Software que interpreta o que está sendo exibido na tela e apresenta-o ao usuário por meio da conversão texto em áudio, ícones sonoros ou dispositivos Braille.

5 43 44 Leitor tela para aparelhos inteligentes telefonia móvel Linha Braille portátil Dispositivo comunicação com software leitura tela também utilizado para a leitura livros e jornais e para orientação por GPS. Dispositivo portátil que usa tanto uma interface em Braille quanto um teclado ou o reconhecimento voz como input e uma linha Braille renovável para output. 45 Impressora Braille Impressora que gera documentos em papel com caracteres Braille em relevo. Produtos para a Escrita 46 Material escrita em Braille Dispositivo para a escrita manual em Braille em papel. 47 Software tradução em Braille Software tradução do Braille que converte arquivos eletrônicos em Braille. 48 Software automático reconhecimento da fala Software que, em tempo real, converte a voz em texto em formatos acessíveis a leitores tela. Dispositivos com Alto- Falante Calculadora/Máquina calcular com alto-falante Relógio com alto-falante / sensível ao toque Dispositivo para a realização cálculos que apresenta os resultados das operações por meio alto-falantes. Dispositivo para o controle do tempo que apresenta as horas por meio alto-falantes. 3. Audição Selecione no máximo 7 produtos que consira 51 Aparelho auditivo utilizado junto ao corpo Dispositivo para amplificar o som utilizado junto às roupas ou em torno do pescoço do indivíduo. Aparelhos Auditivos Produtos Comunicaçã o Aparelho auditivo utilizado atrás da orelha / retroauricular Aparelho auditivo utilizado no ouvido ou no canal auditivo / intra-auricular Bateria recarregável e carregador bateria aparelhos auditivos Telefones com amplificadores som Dispositivo para amplificar o som utilizado atrás da orelha. Dispositivo para amplificar o som utilizado parcial ou completamente ntro do canal auditivo. Dispositivo para recarregar baterias aparelhos auditivos utilizando energia elétrica ou solar. Tipo telefone concebido para amplificar o som para pessoas com ficiência auditiva.

6 56 Dispositivos comunicação por vío Dispositivo que permite a interação por meio uma conversa por vío. 57 Dispositivo comunicação por texto Dispositivo comunicação com ou sem fios (geralmente alimentado por baterias) que permite a comunicação em tempo real por meio texto entre 2 a 4 pessoas. 58 Dispostivo/software para tecnologias que convertem gestos em voz Gestos da língua sinais são convertidos em voz e a voz é convertida em texto ou sinais. 62 Comunicador para Surdos-Cegos (DBC) Dispostivo que permite tomar notas em Braille por meio tecnologia Bluetooth e um aparelho telefonia móvel. 59 Indicador campainha com sinal visual Dispositivo que emite um padrão luzes acionado pelo som da campainha. Produtos Sinalização 60 Sinalizador alarme incêndio com sinal mecânico Luz estroboscópica e/ou almofada vibratória que po ser posicionada abaixo do travesseiro e é acionada quando soa o alarme incêndio. 61 Bracelete vibrante para múltiplos sons Notifica o usuário por meio vibrações quando diferentes sons são tectados (p.ex., telefone, campainha, choro bebê, etc.) Outros Produtos Televisor com legenda Sistema automático reconhecimento e conversão da voz em texto O áudio um programa televisão é convertido em legendas que são exibidas em uma parte da tela. Informações em áudio captadas pelo sistema (ASR) são convertidas em texto e exibidas para o usuário com ficiência auditiva. 4. Comunicação Selecione no máximo 4 produtos que consira Dispostivos Não- Eletrônicos Comunicaçã o Aumentativa e Alternativa Prancha / Quadro / Livro comunicação Cartão comunicação Dispositivo comunicação que consiste fotografias, símbolos, letras e palavras ou uma combinação dos três. Os usuários apontam para as imagens que representam sua necessida ou trocam uma imagem por um objeto retratado. Dispostivos Eletrônicos Comunicaçã o Aumentativa Software comunicação presencial Software geração símbolos Software para a comunicação direta baseado em símbolos ou texto que complementa ou substitui a fala e a comunicação verbal. Permite a criação ferramentas comunicação baixa tecnologia (i.e., pranchas, livros e cartões comunicação).

7 e Alternativa Acessórios Aplicativos Comunicação Aumentativa e Alternativa Mouse cabeça Ponteira para a cabeça ou boca Software emulação mouse e teclado Aplicativos Comunicação Aumentativa e Alternativa em aparelhos inteligentes telefonia móvel para facilitar a comunicação. Auxilia pessoas com paralisia a interagir com computadores utilizando movimentos cabeça para realizar operações comuns como a digitação e edição textos. Acessório fixado à cabeça ou usado com a boca como uma forma permitir a digitação, segurar um lápis, utilizar a prancha comunicação ou virar páginas. Software que reproduz o teclado na tela do dispositivo, permite o controle do movimento do cursor do mouse e a função clicar. 5. Cognição Selecione no máximo 9 produtos que consira Usos Múltiplos 73 Aparelhos Auxílio à Memória Dispositivos Controle do Tempo Dispositivos Localização Assistente Pessoal Digital (PDA) Gravador Relógio com lembretes tarefas pré-programados Organizador comprimidos Temporizador visual Produto para orientação no tempo Produto para gerenciamento do tempo Rastreador GPS portátil 81 Relógio com localizador GPS Computadores que pom ser alimentados por bateriais e assim serem usados em qualquer lugar, tais como aparelhos inteligentes telefonia móvel. Dispositivos portáveis que pom gravar, armazenar e reproduzir informações que facilitam a lembrança fatos ou compromissos. Relógio que po ser programado pelo usuário ou pelo cuidador com lembretes sonoros ou mensagens texto que chamam a atenção do usuário para uma tarefa a ser executada. Compartimento especial para o armazenamento doses individuais medicamentos para controlar se o usuário os toma corretamente. Operado pelo usuário ou pelo cuidados, permite que o usuário permaneça em uma mesma tarefa, conclua a tarefa no tempo estimado, possa aguardar sem ansieda, entre outros usos. Produtos que auxiliam a orientação no tempo (ano, estação, mês, data, dia da semana, período do dia, relógio). Produto que auxilia a organização dos eventos em uma sequência cronológica e a alocação tempo a eventos e atividas. Pequenos dispositivos GPS portáteis disponíveis em diferentes formatos e tamanhos e alimentados por bateria. Dispositivo rastreador com localizador GPS integrado a um relógio ou outro objeto que esteja junto ao usuário.

8 82 Localizador itens Dispositivos que ajudam a localizar itens comumente perdidos em casa, tais como chaves, carteiras, estojo óculos, etc. ou que notificam o usuário quando algum item monitorado ixa o perímetro terminado pelo usuário. Dispositivos Orientação Ferramentas Comunicaçã o e Linguagem Alarmes Auxílio portátil para orientação Auxílio portátil para orientação Telefone móvel simplificado Software para processamento texto / Programa preenchimento automático Software orientação baseado em imagens Sistema alarme emergência pessoal Detector queda Intificação para emergências médicas Produto que auxilia o usuário a ir um lugar a outro Produto que auxilia o usuário a ir um lugar a outro, com informações sobre a rota em transporte público, pagamentos e orientação em locais externos. Telefones móveis simplificados possuem características que facilitam a interação, como botões grans para fazer ou atenr chamadas e enviar ou receber mensagens texto. Programas que preveem quais palavras os usuários querem escrever com base nas primeiras letras usadas Com o auxílio imagens, orienta passo-a-passo o usuário ao longo tarefas vida diária finidas com antecedência. Dispositivo utilizado pelo usuário ou ativado automaticamente em caso emergências pessoais para notificar o usuário ou chamar a ajuda outro indivíduo ou um serviço. Detectores queda são usados junto às pessoas e disparam um alerta a um cuidador se algum tipo impacto é tectado e/ou se a pessoa permanece numa mesma posição. O dispositivo envia uma mensagem alarme a um cuidador ou um centro monitoramento. Sistemas intificação inteligentes permitem disponibilizar informações sobre condições médicas e informações contato em caso emergência. 6. Ambiente Selecione no máximo 5 produtos que consira Corrimãos e Barras Apoio Produtos Assistivos para o Banho 93 Corrimão Barra / pega apoio fixo / Cairas rodas para o banho Barras, geralmente cilíndricas, fixadas a uma pare, ao solo ou outra estrutura estável, que proporcionam um meio para que uma pessoa encontre apoio ou estabilida. Barras retas ou inclinadas que proporcionam suporte para uma pessoa mudar posição, andar ou se manter em pé. Cairas rodas ou bancos com ou sem rodas dianteiras que proporcionam suporte para o usuário se sentar durante o banho. Po incluir apoios para os braços, altura ajustável para as pernas e a opção reclinar o encosto.

9 94 Assentos para o banho Dispositivos que proporcionam suporte para o usuário se sentar durante o banho. Produtos Assistivos para a Higiene Pessoal Assento elevado para vaso sanitário / Assento sanita inserido Caira rodas higiênica / sanitária Assentos elevados que pom ser facilmente removidos do vaso sanitário / sanita. Cairas, com ou sem rodas dianteiras, com um compartimento embutido que permite a coleta fezes e urina fora um banheiro. Camas 97 Cobertor para alívio pressão Previne úlceras e feridas por pressão ao distribuir a pressão próxima protuberâncias ósseas do corpo do usuário. Acessórios para Cairas Rodas Almofada para alívio pressão Rampa portátil Tábua, esteira, colchão ou lençol para transferência Dispositivo que protege a integrida dos tecidos orgânicos por meio da distribuição da carga sob as nágas do usuário. Superfície inclinada móvel que supera falhas limitadas entre duas áreas alturas diferentes. Dispositivos para a mudança da posição ou direção uma pessoa sentada ou itada, usando técnicas reposicionamento.

Tecnologias Assistivas

Tecnologias Assistivas Tecnologias Assistivas Novembro/2011 Elisa Tuler de Albergaria Departamento de Ciência da Computação INCLUSÃO NAS ESCOLAS: Oficinas do fazer e do pensar COM a diferença - 2011 Acessibilidade Acessibilidade

Leia mais

FORMAS DE COMUNICAÇÃO

FORMAS DE COMUNICAÇÃO FORMAS DE COMUNICAÇÃO Surdocegos usam diferentes formas de comunicação. As formas utilizadas por cada pessoa vai depender do grau de perda sensorial (visão/audição) e da capacidade de utilizar a forma

Leia mais

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:...

Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 0 Conteúdo Manual de Instalação... 2 RECURSOS DESTE RELÓGIO... 3 1 - REGISTRANDO O ACESSO... 4 1.1 Acesso através de cartão de código de barras:... 4 1.2 Acesso através do teclado (digitando a matrícula):...

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Unidade 2. Tecnologias assistivas: habilidade física e autonomia motora

Unidade 2. Tecnologias assistivas: habilidade física e autonomia motora Marco Antônio Percope de Andrade Túlio Vinícius de Oliveira Campos Lygia Paccini Lustosa Unidade 2 Tecnologias assistivas: habilidade física e autonomia motora Habilitação/reabilitação com utilização das

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client

Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client Diferentes modos para visualizar gravações no Software HMS Client O Software HMS Client permite visualização de imagens de 3 maneiras diferentes: Imagens dos dispositivos (Mini Câmeras e NVRs) gravadas

Leia mais

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br

Manual Backup Online. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Backup Online 2014. https://backuponlinegvt.com.br Manual Backup Online Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Backup Online 2014 https://backuponlinegvt.com.br 1 Manual Backup Online 1 Índice 1 Índice... 2 2 Backup Online...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas.

Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria. Compatível com fechaduras magnéticas, eletroímãs e cancelas. 1/8 SISTEMA ZIGLOCK TCP Visão Geral: Instalação e configuração simplificada. Alta capacidade de armazenamento de registros e usuários. Acionamento através de senha*, cartão de proximidade ou biometria.

Leia mais

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal.

A barra de menu a direita possibilita efetuar login/logout do sistema e também voltar para a página principal. MANUAL DO SISCOOP Sumário 1 Menu de Navegação... 3 2 Gerenciar País... 5 3- Gerenciamento de Registro... 8 3.1 Adicionar um registro... 8 3.2 Editar um registro... 10 3.3 Excluir um registro... 11 3.4

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon

Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon Monitor de Rastreamento de Frota para Segurança de Transporte Planejamento de Projetos Iterativos Aplicando o RUP Projeto Blue Moon Exercício Estudar a descrição do sistema, examinar os planos de projetos

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades

Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no. processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades Você sabia que o computador pode ser uma rica ferramenta no processo de inclusão escolar e social de crianças com necessidades educacionais especiais? Juliana Moraes Almeida Silva Em várias situações do

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC

Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC 1 Requisições de Materiais - Almoxarifado Módulo Portal Administrativo - SIPAC Perfil: Requisitor e Autorizador de solicitações de materiais de consumo 2 Maceió, Fevereiro de 2013. Histório de versões

Leia mais

HCT Compatibilidade Manual do Usuário

HCT Compatibilidade Manual do Usuário HCT Compatibilidade Manual do Usuário Índice Introdução...3 HCT Compatibilidade...3 Librix...3 Execução do Programa...4 Seleção de Testes...4 Testes Manuais...6 Teste de Teclado...6 Teste de Vídeo...7

Leia mais

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET

COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET COMO REDUZIR O CUSTO NA COMUNICAÇÃO USANDO A INTERNET Ao mesmo tempo em que hoje se tornou mais fácil falar a longa distância, pela multiplicidade de opções e operadoras de telefonia, também surgem as

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS

APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS Respostas do Capítulo 1 1. Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: APLICATIVO APRESENTAÇÕES EFEITOS IMAGENS POWERPOINT SLIDES SONS VÍDEOS TEXTOS IMAGEM 03 2. Use as palavras do quadro para completar

Leia mais

Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*)

Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*) Solução de Segurança patrimonial com a tecnologia RFID(*) (*) - RFID Identificação por Rádio Freqüência Usa antenas que lêem e gravam informações em chips, para monitoramento de ativos pessoas ou objetos

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor?

Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Quando se fala em ponto eletrônico, a primeira coisa que vem à sua cabeça ainda é dor? Interagir com sistemas que ainda dependem de agendamentos manuais e de coletas presenciais em vários equipamentos

Leia mais

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br

Manual do Usuário Nextel Cloud. Manual do Usuário. Versão 1.0.1. Copyright Nextel 2014. http://nextelcloud.nextel.com.br Manual do Usuário Nextel Cloud Manual do Usuário Versão 1.0.1 Copyright Nextel 2014 http://nextelcloud.nextel.com.br 1 Manual do Usuário Nextel Cloud 1 Índice 1 Índice... 2 2 Nextel Cloud... 3 3 Instalação

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP. Versão 1.0.0. Copyright TIM 2014. http://timprotect.com.br Manual do Usuário TIM PROTECT BACKUP Versão 1.0.0 Copyright TIM 2014 http://timprotect.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 2.1 Instalação do TIM PROTECT

Leia mais

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação NÚCLEO PR@XIS Núcleo Pr@xis COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Francielle Vargas* Tutorial

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Tecnologia e Informática

Tecnologia e Informática Tecnologia e Informática Centro Para Juventude - 2014 Capitulo 1 O que define um computador? O computador será sempre definido pelo modelo de sua CPU, sendo que cada CPU terá um desempenho diferente. Para

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 4 3 Vivo Sync Web... 5 3.1 Página Inicial... 5 3.1.1 Novo Contato... 6 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular

Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Manual do Aplicativo - Rastreamento Veicular Sumário Apresentação... 2 Instalação do Aplicativo... 2 Localizando o aplicativo no smartphone... 5 Inserindo o link da aplicação... 6 Acessando o sistema...

Leia mais

Conhecendo seu telefone

Conhecendo seu telefone Conhecendo seu telefone Fone de ouvido Tecla de navegação S Lentes da câmera Tecla virtual esquerda Teclas de volume Tecla Enviar N Tecla virtual direita Tecla Menu M Tecla Finalizar O Porta da bateria

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

INFORMES MANUAL DO APLICATIVO

INFORMES MANUAL DO APLICATIVO INFORMES MANUAL DO APLICATIVO APRESENTAÇÃO Este aplicativo é um dos recursos mais importantes que o Portal disponibiliza, pois é a partir dele que são feitas a publicação de informativos nas seções que

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 3 2.1 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configuração e uso do Vivo Sync... 6 3.1 Tudo... 6

Leia mais

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens.

PAINEL DE SENHAS RBSG4JE. Imagem ilustrativa do painel. Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. PAINEL DE SENHAS RBSG4JE Imagem ilustrativa do painel Operação/Configuração Painel Eletrônico de Senhas / Guichê com jornal de mensagens. Há basicamente dois modos de operação no Painel de Senhas: - Operação

Leia mais

Como Iniciar. Nokia N76

Como Iniciar. Nokia N76 Como Iniciar Nokia N76 Nokia N76 Introdução Teclas e componentes (frente e parte interna) Neste manual denominado Nokia N76. 1 Tecla externa direita 2 Tecla central 3 Tecla externa esquerda 4 Câmera secundária

Leia mais

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual

Volte ao Menu Principal e escolha a opção Acesso Manual Treinamento de Biometria Parte 2 Agora que já cadastramos os funcionários e suas respectivas biometrias com sucesso, vamos conhecer as telas de movimento do sistema, aonde o sistema ficará a maior parte

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Capítulo 1 Conhecendo o Computador 1.1 Conhecendo o Computador Tudo que é novo nos causa um certo receio. Com os computadores não é diferente. Tenha sempre em mente que o homem domina a máquina e não a

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO GEINFO Gerência de Tecnologia da Informação E-mail geinfo@sejus.ro.gov.br Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK... 4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

1,2,3. 04 48 08 Estabilizadores e suportes para a posição de pé PRODUTOS DE APOIO PARA TREINO DE COMPETÊNCIAS

1,2,3. 04 48 08 Estabilizadores e suportes para a posição de pé PRODUTOS DE APOIO PARA TREINO DE COMPETÊNCIAS ANEXO III ISO 9999 : 2007 Lista Homologada CÓDIGOS ISO CATEGORIAS Prescrição AUXILIARES DE TERAPÊUTICA RESPIRATÓRIA 04 0 0 Pré-aquecedores do ar inalado 2 04 0 06 Equipamentos de inalação 2 04 0 12 Respiradores

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução Infraestrutura móvel Características dos dispositivos móveis Desenvolvendo aplicações

Leia mais

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST E-DOC Peticionamento APRESENTAÇÃO O sistema E-DOC substituirá o atual sistema existente. Este sistema permitirá o controle de petições que utiliza certificado digital para autenticação de carga de documentos.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Introdução Infraestrutura móvel Características dos dispositivos móveis Desenvolvendo aplicações

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

TRBOnet Standard. Manual de Operação

TRBOnet Standard. Manual de Operação TRBOnet Standard Manual de Operação Versão 1.8 NEOCOM Ltd ÍNDICE 1. TELA DE RÁDIO 3 1.1 COMANDOS AVANÇADOS 4 1.2 BARRA DE FERRAMENTAS 5 2. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS 6 2.1 MAPLIB 6 2.2 GOOGLE EARTH 7 2.3

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

Princípios de funcionamento dos computadores

Princípios de funcionamento dos computadores Princípios de funcionamento dos computadores Objetivos da aula: - Entender o princípio de funcionamento dos computadores - Entender o conceito de programa e sua dinâmica de execução Tópicos da aula: -

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor

Sumário. Tutorial: Editor de Exercícios Online para o professor 1 Sumário Inserir Exercícios... 4 Minhas Avaliações... 5 Cadastrar perguntas... 7 Inserindo imagens... 10 Inserindo arquivos... 13 Inserindo vídeos... 15 Gerenciador de fórmulas e equações matemáticas...

Leia mais

Viggia Manual de instruções

Viggia Manual de instruções Viggia Manual de instruções INDICE 1. INTRODUÇÃO...1 1.1. O QUE É O VIGGIA?...1 1.2. QUAIS AS APLICAÇÕES DO LEITOR VIGGIA?...2 2. KIT VIGGIA...3 3. CONFIGURAÇÃO DO LEITOR VIGGIA...4 3.1. TOP RONDA...4

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Deficiência Visual. Eficiência Tátil Inteligência - Adaptações. V Compartilhando Eficiências. Seção de Educação Especial SEE - DE

Deficiência Visual. Eficiência Tátil Inteligência - Adaptações. V Compartilhando Eficiências. Seção de Educação Especial SEE - DE Deficiência Visual Eficiência Tátil Inteligência - Adaptações V Compartilhando Eficiências Seção de Educação Especial SEE - DE a voar como os pássaros, Temos aprendido a nadar como os peixes, Mas ainda

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço)

SuperStore Sistema para Gestão de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) SuperStore Sistema para Gestão de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Ordem de Serviço) REQUISITOS Requisitos são tópicos anteriores a serem observados antes de iniciar a utilização do módulo de Ordem de Serviço.

Leia mais

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas 1. Introdução O presente documento tem por finalidade apresentar a Central de Relacionamento do cliente, documentando todos os processos, as atividades

Leia mais

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Spectacle. Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Boudhayan Gupta Boudhayan Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 Iniciando o Spectacle 6 3 Como usar o Spectacle 7 3.1 Capturar uma imagem...................................

Leia mais

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR

KF2.4 MANUAL DE UTILIZADOR MANUAL DE UTILIZADOR Conteúdo Marcas comerciais IKIMOBILE é uma marca registada da Univercosmos, Lda., uma empresa do Grupo FF, com uma participação na Technology Solutions IT INT. Android e Google Search

Leia mais

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional

Windows. Introdução. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional. Introdução Sistema Operacional Windows Prof. Leandro Tonietto Cursos de Informática Unisinos Março-2008 O que é Sistema operacional? O que é Windows? Interface gráfica: Comunicação entre usuário e computador de forma mais eficiente

Leia mais

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego;

Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Características Baseado na portaria n 373 de 25 de fevereiro de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego; Poderá ser utilizado por empresas autorizadas por convenção ou acordo coletivo a usar sistemas

Leia mais

DESCRITIVO SISTEMA MASTER

DESCRITIVO SISTEMA MASTER DESCRITIVO SISTEMA MASTER O Sistema Master foi configurado para possibilitar sinalização e atendimento do paciente no Posto de Enfermagem, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT NBR 5410 e da Agência

Leia mais

Modelo Tecnologia de Identificação Display Impressora. Gráfico; Gráfico; Alfanumérico; Gráfico; Alfanumérico; Alfanumérico; Alfanumérico;

Modelo Tecnologia de Identificação Display Impressora. Gráfico; Gráfico; Alfanumérico; Gráfico; Alfanumérico; Alfanumérico; Alfanumérico; O Velti Ponto está homologado de acordo com a Portaria nº 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 10 modelos que se diferenciam pela tecnologia de identificação (leitores), tipo de display

Leia mais

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo

Apostila Oultlook 2007 Prof. Fabrício Melo INTRODUÇÃO O Microsoft Outlook 2007 é um programa de gestão de informações pessoais e de mensagens que auxilia no gerenciamento de mensagens, compromissos, contatos, tarefas e partilhar informações com

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula

Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Plano de Aula - Windows 8 - cód.5235 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Windows 8 Aula 2 1 - Introdução ao Windows 8 1.1. Novidades da Versão...21 1.2. Tela de Bloqueio...21 1.2.1. Personalizar

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES Obrigado por adquirir este produto. Por favor, leia essas instruções cuidadosamente para garantir melhores resultados do seu aparelho. SOBRE O PRODUTO A MINIMAXX é a menor câmera de

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

Armazenamento Secundário. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II

Armazenamento Secundário. SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II Armazenamento Secundário SCE-183 Algoritmos e Estruturas de Dados II 1 Armazenamento secundário Primeiro tipo de armazenamento secundário: papel! Cartões perfurados HDs, CD-ROM, floppy disks, memórias

Leia mais

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho.

Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. Manual em Portugues Prefácio Obrigado por comprar este tablet. Por favor, leia e guarde todas as instruções de operação antes de utilizar o aparelho. I. Nota 1. Evite deixar cair o aparelho ou agitar com

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Manual do Sistema ISS.net Online

Manual do Sistema ISS.net Online Manual do Sistema Sistema de Gestão de ISSQN Índice 3 Índice Analítico Parte I Introdução 4 Parte II Página Inicial 4 1 Nota Eletrônica... 5 Verificar a autenticidade... de Nota Eletrônica 5 Consultar

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft.

O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. WINDOWS O WINDOWS 98 é um sistema operacional gráfico, multitarefa, produzido pela Microsoft. Área de Trabalho Ligada a máquina e concluída a etapa de inicialização, aparecerá uma tela, cujo plano de fundo

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais