Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018"

Transcrição

1 Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018

2 Introdução Este relatório apresenta os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro. A pesquisa foi organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ, e contou com uma extensa rede de organizações colaboradoras que levaram a campo, entre setembro de 2017 e abril de 2018 mais de 140 pesquisadores para realizar entrevistas. Devido a abrangência e a complexidade da pesquisa, a sua concretização só foi possível através da participação e engajamento de todos envolvidos, fruto de um grande esforço de ação coletiva e voluntária. Os resultados sintéticos apresentados aqui revelam as principais tendências do deslocamento por bicicleta em várias cidades brasileiras. Cabe ressaltar que não é possível uma comparação direta com a primeira edição da pesquisa realizada em 2015 pois agora adotamos outro método de amostragem, mais refinado e que resultou, em muitos casos, em amostras com tamanhos distintos. Os dados coletados e analisados nesta pesquisa fornecem subsídios para que gestores públicos, urbanistas e todos os envolvidos com o tema, formulem uma agenda mais precisa e robusta de políticas públicas e ações de promoção do transporte cicloviário. Muitos são os desafios, entretanto, acreditamos que é possível transformar as cidades brasileiras em ambientes convidativos aos ciclistas, onde todos e todas possam usar a bicicleta nos seus deslocamentos diários com segurança e conforto. Agradecimentos A todos e todas que participaram dessa pesquisa, dedicando tempo e empenho para que ela fosse realizada. Ao apoio das intituições e coletivos que atuam no desenvolvimento de políticas públicas para a mobilidade por bicicleta no Brasil. Notas: O percentual de entrevistados em relação à população foi o mesmo em todas as cidades. As entrevistas foram feitas com pessoas que pedalam pelo menos uma vez por semana como meio de transporte, abordadas pedalando, empurrando ou estacionando a bicicleta. As entrevistas foram distribuídas igualmente no tecido urbano pelas áreas centrais, intermediárias e periféricas das cidades. Estas áreas foram definidas pela organização da sociedade civil local envolvida. As entrevistas foram realizadas apenas em dias úteis.

3 BRASIL Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

4 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

5 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. O percentual geral é maior que 100% devido a diferentes viagens de um mesmo indivíduo. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

6 Faixa etária. Afuá - PA População: (2016) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

7 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

8 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

9 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Antonina - PR População: (2015) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

10 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

11 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

12 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

13 Aracaju - SE População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

14 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

15 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

16 Faixa etária. Belém - PA População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

17 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

18 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

19 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Brasília - DF População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

20 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

21 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

22 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

23 Cáceres - MT População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

24 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

25 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

26 Faixa etária. Campo Grande - MS População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

27 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

28 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

29 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Curitiba - PR População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

30 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

31 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

32 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

33 Florianópolis - SC População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

34 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

35 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

36 Faixa etária. Gurupi - TO População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

37 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

38 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

39 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Ilha Solteira - SP População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

40 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

41 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

42 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

43 Mambaí - GO População: (2013) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

44 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

45 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

46 Faixa etária. Manaus - AM População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

47 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

48 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

49 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Niterói - RJ População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

50 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

51 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

52 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

53 Palmas - TO População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

54 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

55 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

56 Faixa etária. Pedro Leopoldo - MG População: (2017) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

57 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

58 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

59 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Pomerode - SC População: (2017) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

60 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

61 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

62 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

63 Porto Alegre - RS População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

64 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

65 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

66 Faixa etária. Recife - PE População: milhões (2017) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

67 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

68 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

69 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Rio de Janeiro - RJ População: milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

70 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

71 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

72 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

73 São Fidelis - RJ População: (2010) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

74 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

75 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

76 Faixa etária. São Paulo - SP População: 12,176 milhões (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

77 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

78 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

79 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Sorocaba - SP População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte.

80 Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

81 Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais?

82 Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária.

83 Tamandaré - PE População: (2014) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte. Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais.

84 Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte.

85 O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte. Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta.

86 Faixa etária. Tarauacá - AC População: (2018) Quantos dias da semana costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte. Há quanto tempo utiliza a bicicleta como meio de transporte.

87 Utilização da bicicleta em combinação com outro modo de transporte nos trajetos semanais. Principal motivação para começar a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Principal razão para continuar utilizando a bicicleta como meio de transporte.

88 Principal problema enfrentado no uso da bicicleta como meio de transporte. O que faria você pedalar mais? Para quais destinos utiliza a bicicleta como meio de transporte.

89 Tempo no trajeto mais frequente que realiza de bicicleta. Faixa etária. Janeiro 2019, versão 1.3

90 COORDENAÇÃO GERAL ZÉ LOBO / VICTOR ANDRADE / JUCIANO RODRIGUES COORDENAÇÃO EXECUTIVA FILIPE MARINO / GABRIELA BINATTIBRASIL AFUÁ (PA) Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil PEBB ANTONINA (PR) Cicloiguaçu (PEBB) ARACAJÚ (SE) CicloUrbano BELÉM (PA) Ciclomobilidade Pará / Pará Ciclo BRASÍLIA (DF) Rodas da Paz CÁCERES ( MT) Associação Ciclistas do Pantanal e Laser/Unemat (PEBB) CAMPO GRANDE (MS) Coletivo Bicinosplanos CURITIBA (PR) Cicloiguaçu FLORIANÓPOLIS (SC) Amobici GURUPI (TO) Mobiliza Palmas (PEBB) ILHA SOLTEIRA (SP) Ciclocidade (PEBB) MAMBAÍ (GO) Rodas da Paz (PEBB) MANAUS (AM) Pedala Manaus NITERÓI (RJ) Faculdade de Turismo e Hotelaria/UFF + Programa Niterói de Bicicleta/Prefeitura de Niterói PALMAS (TO) Universidade Federal do Tocantins PEDRO LEOPOLDO (MG) BH em Ciclo (PEBB) POMERODE (SC) ABC Ciclovias PORTO ALEGRE (RS) Mobicidade RECIFE (PE) Ameciclo (Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife) RIO DE JANEIRO (RJ) Transporte Ativo SÃO PAULO (SP) Ciclocidade SÃO FIDÉLIS (RJ) Transporte Ativo (PEBB) SOROCABA (SP) MCS Movimento Ciclistas de Sorocaba TAMANDARÉ (PE) Ameciclo (PEBB) TARAUACÁ (AC) Associação Ciclovida na Floresta (PEBB)

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018 Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicleta Pesquisa Perfil do Ciclista 2018 Introdução Este relatório apresenta os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro. A pesquisa

Leia mais

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas. Pesquisa Perfil do Ciclista 2017

Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas. Pesquisa Perfil do Ciclista 2017 Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas Pesquisa Perfil do Ciclista 2017 Realização Transporte Ativo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LabMob/UFRJ) Observatório das Metrópoles Coordenação

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO UF MUNICÍPIO CARGO AC RIO BRANCO Análise de Sistemas / Suporte à

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

2015 PARCERIA NACIONAL PELA MOBILIDADE POR BICICLETA

2015 PARCERIA NACIONAL PELA MOBILIDADE POR BICICLETA 2015 PARCERIA NACIONAL PELA MOBILIDADE POR BICICLETA AGRADECIMENTOS A bem sucedida completude de uma pesquisa é sempre o resultado de um bem calibrado processo colaborativo entre indivíduos e suas respectivas

Leia mais

Daniel Guth Scientists for Cycling VeloCity Rio, 2018

Daniel Guth Scientists for Cycling VeloCity Rio, 2018 Daniel Guth Scientists for Cycling VeloCity Rio, 2018 Parceria A Bicicleta no Brasil Aliança Bike Bicicleta para Todos Bike Anjo União de Ciclistas do Brasil - UCB 2015 Investigação: capitais 10 Cidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Quantidade de graduandos e matriculados no periodo de 2006 a 205 por curso e polo. - UF/Polo Condicao Auditiva Total Ano de ingresso: 2006

Leia mais

Rankings Eduardo Tude Maio/2019

Rankings Eduardo Tude Maio/2019 Rankings 2019 Eduardo Tude Maio/2019 Rankings 2019 Ranking Cidades Amigas da Internet Tem como objetivo identificar os municípios brasileiros que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações

Leia mais

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador

ORDEM UF MUNICÍPIO POPULAÇÃO º SP São Paulo º RJ Rio de Janeiro º DF Brasília º BA Salvador O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2017. Estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e

Leia mais

Dados sobre violência e sobre a campanha do desarmamento no Brasil

Dados sobre violência e sobre a campanha do desarmamento no Brasil Dados sobre violência e sobre a campanha do desarmamento no Brasil As armas de fogo mataram cerca de 266 mil brasileiros na década de 90 A taxa média é de 19,4 mortes por arma de fogo em 100 mil habitantes.

Leia mais

ESCALA BRASIL TRANSPARENTE. Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção

ESCALA BRASIL TRANSPARENTE. Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção ESCALA BRASIL TRANSPARENTE Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Avaliação de estados e municípios quanto à transparência passiva Período de avaliação: Entes públicos: EBT 1 Janeiro a Abril

Leia mais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais

POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ 25/06/2012 Classif Último Candidato Convocado procedimentos préadmissionais CONCURSO PÚBLICO 2010 TBN RJ e SP de de RJ Campos dos Goytacazes Técnico Bancário 106 2 105 2 RJ Centro Técnico Bancário 592 4 592 4 RJ Niteroi Técnico Bancário 130 3 130 3 RJ Nova Iguaçu Técnico Bancário

Leia mais

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 17/08/ :18:13

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 17/08/ :18:13 Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 17/08/2012 10:18:13 Macropolo: AC/RO AC - CRUZEIRO DO SUL 131 4 1 2 1 4 72 AC - RIO BRANCO 495 6 1 3 1

Leia mais

ANEXO II - Consolidação dos Votos de urna para a Diretoria Executiva Nacional e para Delegacias Sindicais

ANEXO II - Consolidação dos Votos de urna para a Diretoria Executiva Nacional e para Delegacias Sindicais -- / DIRETORIA EXECUTIVA NACIONAL ANALISTA MAIS, SINDIRECEITA PARA TODOS 1630 COMPROMISSO ATRFB 2447 BRANCO 92 NULO 63 Total de Votos.:::::::::::::: 4232 AC / DELEGACIA SINDICAL ACRE INTEGRAÇÃO 21 NULO

Leia mais

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLVE: Aprova a Proposta Orçamentária do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social da 1 a., 2 a., 3 a., 4 a., 5 a., 6 a., 7 a., 8

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Nível superior Cargo 1: Contador DF Brasília/Sede da Administração Central 35 1820 52,00 Nível médio Cargo 2: Agente Administrativo AC Rio Branco/Sede da SRTE 2 1496 748,00 Nível médio Cargo 2: Agente

Leia mais

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 1º LIRAa 2015 - Situação dos municípios brasileiros Participação voluntária de 1.844 municípios Pesquisa realizada entre janeiro/fevereiro de 2015; Identifica focos

Leia mais

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 01/10/ :20:33

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 01/10/ :20:33 Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 01/10/2012 11:20:33 Macropolo: AC/RO AC - CRUZEIRO DO SUL 131 4 1 2 1 4 1 AC - RIO BRANCO 495 11 1 4 1

Leia mais

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 21/09/ :59:29

Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 21/09/ :59:29 Concurso Público 2012 TECNICO BANCARIO NOVO - NACIONAL ADMISSÃO CANDIDATOS POSIÇÃO ATUALIZADA ATÉ: 21/09/2012 07:59:29 Macropolo: AC/RO AC - CRUZEIRO DO SUL 131 4 1 2 1 4 1 AC - RIO BRANCO 495 6 1 3 1

Leia mais

PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO

PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO NORTE REGIÃO NORDESTE PESQUISA DE EXPEDIENTE - NATAL E ANO NOVO UF FRANQUIA CIDADE 24/12/2016 -SÁBADO 31/12/2016 - SÁBADO AL 562 MACEIÓ ATENDIMENTO NORMAL ATENDIMENTO NORMAL BA 636 BARREIRAS BA 605 VITÓRIA

Leia mais

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02

CAEN-UFC RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 RELATÓRIO DE PESQUISA Nº 02 EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE RENDA, DESIGUALDADE E POBREZA PARA O CEARÁ E REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA Uma Visão Comparativa Nacional Pós-Plano Real Autores da Pesquisa

Leia mais

SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias. X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE

SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias. X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE SADIPEM: mudanças no Cadastro da Dívida Pública (CDP) para as transferências voluntárias X Encontro de Gestores Públicos 02/04/2018 Recife PE O que nos motiva? Aniversariantes do mês 01/04/2014 20/04/2015

Leia mais

Prouni Balanço das inscrições e resultados

Prouni Balanço das inscrições e resultados Prouni Balanço das inscrições e resultados Edição 2016/1 Janeiro/2016 Bolsas concedidas - 2005 a 2015: 1,74 milhão 69% bolsas integrais 86% cursos presenciais 74% turno noturno 52% estudantes negros Inscritos

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA

POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles juciano@observatoriodasmetropoles.net 1) Condições ecológico-demográficas

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º S E T E M B R O D E 2 0 1 6 N º 0 6 RESUMO: Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2016 - IBGE. Organiza dores: LAURA REGIN A CARNEIRO VÂNIA CRISTIN A O. COELHO WILSON FRANÇA RIBEIRO FILHO

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Analista de Correios / Administrador AC / Rio Branco 123 1 123,00 Analista de Correios / Técnico em Comunicação Social Atuação: Jornalismo AC / Rio Branco 27 1 27,00 Médico do Trabalho Formação: Medicina

Leia mais

Brasil tem 340 cidades em situação de risco de dengue, informa ministério

Brasil tem 340 cidades em situação de risco de dengue, informa ministério O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou nesta quarta-feira (12) que há 340 municípios brasileiros em situação de risco de dengue e outros 877 estão em situação de alerta. Segundo o governo, até 7

Leia mais

Sistema de Mutirão Carcerário RESUMO. Total por Estado. Relatório Geral. Total Geral. Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios

Sistema de Mutirão Carcerário RESUMO. Total por Estado. Relatório Geral. Total Geral. Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios Sistema de Mutirão Carcerário Relatório Geral RESUMO Total de Processos Total de Liberdades Total de Benefícios % Liberdade/Processos Total por Estado Total Geral 185.332 27.046 47.166 14 Estado Processos

Leia mais

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS UF Gasolina Automotiva e Álcool Anidro Álcool Hidratado Óleo Combustível Gás Natural Veicular Internas Interesta-duais Internas Interestaduais Internas

Leia mais

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho O Retorno da Educaçã ção no Mercado de Trabalho Coordenador: Marcelo Cortes Neri Centro de Políticas Sociais do IBRE/FGV e da EPGE/FGV mcneri@fgv.br 1 Ranking - Município do Rio de Janeiro* Salário 1..Direito

Leia mais

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante

No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante No Pará, governo gasta R$ 1,93 ao dia com a saúde de cada habitante Levantamento inédito do CFM revela que valor coloca o Pará em último lugar no ranking dos estados e que fragilidades na assistência persistem

Leia mais

PERDAS DE ÁGUA NAS CAPITAIS DO BRASIL

PERDAS DE ÁGUA NAS CAPITAIS DO BRASIL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL PERDAS DE ÁGUA NAS CAPITAIS DO BRASIL UM OLHAR SOBRE AS ÁREAS IRREGULARES 2 Perdas de Água nas Capitais do Brasil PERDAS DE ÁGUA NAS CAPITAIS DO

Leia mais

Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos)

Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos) 16. AVALIAÇÃO DOS TERMINAIS RODOVIÁRIOS 6,00 Grau de satisfação com as rodoviárias (Médias - escala de 6 pontos) 4,49 4,5 4,9,9 4,22,65 4, 4,44,00 1,00 1 2 4 5 6 9 10 11 12 1 16 1 1 19 1-2 - - 4-5 - 6

Leia mais

Racionamento de água. Abril/2017

Racionamento de água. Abril/2017 Racionamento de água Abril/2017 Objetivo da Pesquisa Metodologia Tópicos da Pesquisa Informações técnicas Levantar informações sobre temas importantes no contexto atual dos Pequenos Negócios. TEMA ANALISADO

Leia mais

EMPHASIS. /ThyssenKruppElevadores

EMPHASIS. /ThyssenKruppElevadores EMPHASIS @SeuElevador SeuElevador /ThyssenKruppElevadores www.thyssenkruppelevadores.com.br/blog ThyssenKrupp Elevadores A Empresa A ThyssenKrupp Elevadores atua em todo o território nacional, representada

Leia mais

SP-348 BR-050 BR-374 BR-373 BR-364, SP-318, SP-334, SP-345 MG-290, SP-191, SP-352 SP-209, SP-300, BR-369 SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 BR-272 SP-160

SP-348 BR-050 BR-374 BR-373 BR-364, SP-318, SP-334, SP-345 MG-290, SP-191, SP-352 SP-209, SP-300, BR-369 SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 BR-272 SP-160 PESQUISA CNT DE RODOVIAS 2013 355 91 São Paulo SP - Limeira SP 58 São Paulo SP - SP-348 BR-050 Ótimo 1º Sim Ótimo 2º Sim 105 Campinas SP - Jacareí SP SP-065, SP-340 Ótimo 3º Sim 89 São Paulo SP - Itaí

Leia mais

A G O S T O D E

A G O S T O D E * A G O S T O D E 2 0 1 8 ORGANIZADORES: LAURA REGINA CARNEIRO MARLANA PORTILHO ROD RIGUES CARLA CARDINALLY ALM EIDA DO NASCIMENTO ORLANDO GUIMARÃES SOUZA SILVA VINICIUS NUNES COIMB RA FRANCIELE DOS ANJOS

Leia mais

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08

Incubadoras em Implantação. Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 Incubadoras em Implantação Distribuição regional NORTE AM 01 AP 02 PA 03 RO 01 TO 01 TOTAL 08 CENTRO-OESTE DF 03 GO 02 MT 03 TOTAL 08 Total no Brasil - 74 Incubadoras SUL RS 02 TOTAL 02 NORDESTE AL 02

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua PNAD Contínua 2012-2017 Mercado de Trabalho Brasileiro 3º trimestre de 2017 Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2017 Força de Trabalho no Brasil Pesquisa

Leia mais

Contexto. » Bike Anjo nasce entre participantes da Bicicletada de SP. » Em 2010 fazemos um blog para facilitar contato com iniciantes

Contexto. » Bike Anjo nasce entre participantes da Bicicletada de SP. » Em 2010 fazemos um blog para facilitar contato com iniciantes Contexto» Bike Anjo nasce entre participantes da Bicicletada de SP» Em 2010 fazemos um blog para facilitar contato com iniciantes» Em outubro/2011 conseguimos um crowdfunding e criamos uma plataforma»

Leia mais

Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil. Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online

Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil. Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online Deserto de notícias: um panorama do jornalismo local e regional no Brasil Brasília - 03/05/2018 Recorte: jornais impressos e online Realização Em parceria com Créditos Angela Pimenta Pedro Varoni Adriana

Leia mais

BR-374 SP-209, SP-300, SP-333 BR-373 SP-255, SP-318, SP-334, SP-345 BR-369 SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 BR-373 SP-160 BR-265, SP-323, SP-351

BR-374 SP-209, SP-300, SP-333 BR-373 SP-255, SP-318, SP-334, SP-345 BR-369 SP-075, SP-340, SP-342, SP-344 BR-373 SP-160 BR-265, SP-323, SP-351 353 Nome Rodovias Posição 91 São Paulo SP - Limeira SP SP-348 58 BR-050 Ótimo 1º Sim Ótimo 2º Sim 105 Campinas SP - Jacareí SP SP-065, SP-340 Ótimo 3º Sim 89 São Paulo SP - Itaí SP - Espírito Santo do

Leia mais

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017 1 Rio de Janeiro, 18/05/2017 Mercado de Trabalho Brasileiro estre de 2017 O B J P R I N C I P A L Produzir informações contínuas PNAD Contínua Produzir informações anuais E T I sobre a inserção da população

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Analista Especialização: Administração de Serviços de Informática Brasília DF 3 176 58,67 Analista Especialização: Assuntos Jurídicos Belo Horizonte MG 3 211 70,33 Analista Especialização: Assuntos Jurídicos

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

Conheça as 50 melhores cidades brasileiras para viver

Conheça as 50 melhores cidades brasileiras para viver Conheça as 50 melhores cidades brasileiras para viver 1ª São Caetano do Sul (SP) IDHM 0,862 Educação: 0,811 Expectativa de vida: 0,887 (78,2 anos) Renda: 0,891 (2.043,74) IDHM Final: 0,862 Posição (2000):

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EDITAL - 01/2012 NM. Quantitativo de Inscritos

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EDITAL - 01/2012 NM. Quantitativo de Inscritos CARGO MACRO CIDADE INSCRITOS AC/RO AC - CRUZEIRO DO SUL 2027 AC/RO AC - RIO BRANCO 8587 AC/RO AC - SENA MADUREIRA AC/RO RO - JI-PARANÁ 4934 AC/RO RO - PORTO VELHO 5786 AC/RO RO - ROLIM DE MOURA AL AL -

Leia mais

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde INFORME SARGSUS Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde 1 ESFERA MUNICIPAL 1.1 Relatório de Gestão Ano 2013 Até a presente data,

Leia mais

Nome Completo da Bolsa - CONAB

Nome Completo da Bolsa - CONAB 1 NR. Fechamento dos s (Resumo) 201200010429 LOTE ENTREGA QUANTIDADE MUNICIPIO VALORES NEGOCIADOS Pretendida Negociado Sobra % Abertura Fech. Vl.Operação 1 MANAUS AM 28.820,0 28.820,0 0,0 100,00% 52.452,40

Leia mais

Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país

Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país Avanços em saneamento básico continuam insuficientes nas 100 maiores cidades do país Segundo novo ranking do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS base

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT) Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

Perfil das selecionadas

Perfil das selecionadas 2018 Perfil das selecionadas Números do ciclo de aceleração 2018: 300 startups selecionadas para Etapa Desenvolvimento 100 aprovadas para a Etapa Mercado 62 entrantes pelo Fast Track 30 selecionadas para

Leia mais

PROGRAMA CARGA HORÁRIA DATA REALIZAÇÃO LOCAL DE REALIZAÇÃO

PROGRAMA CARGA HORÁRIA DATA REALIZAÇÃO LOCAL DE REALIZAÇÃO PROGRAMA CARGA HORÁRIA DATA REALIZAÇÃO Especialização em Gestão 450h/a 06/03/2017 (DS) 31/03/2017 (FS) Campus FDC, Belo Horizonte - MG Especialização em Gestão 513h/a 10/04/2017 Campus FDC, Rio de Janeiro

Leia mais

Nesta Edição GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Camilo Sobreira de Santana Governador

Nesta Edição GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Camilo Sobreira de Santana Governador Nº Agosto Mudanças Recentes no Perfil Educacional do Ceará, RMF e Fortaleza: Uma Análise comparativa com estados, regiões metropolitanas e capitais brasileiras. Período: º Trimestre de a º trimestre de

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Nota Técnica elaborada em 21.8.8 pela CGPAN/DAB/SAS. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição Acompanhamento

Leia mais

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa e Acidentes por Unidade Federativa - 2016 Data: 23/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos, Caminhões, Ônibus Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Estados com maior número de mortes e acidentes - 2016 Este

Leia mais

Ministério da Defesa - Exército Brasileiro Concurso Público Edital de 24 de junho de 2010 Relação Candidato X Vagas TOTAL:

Ministério da Defesa - Exército Brasileiro Concurso Público Edital de 24 de junho de 2010 Relação Candidato X Vagas TOTAL: Araguari / MG Técnico de Tecnologia Militar / Agente de Serviços de Engenharia Técnico de Tecnologia Militar / Blaster Técnico de Tecnologia Militar / Laboratório de Construção Técnico de Tecnologia Militar

Leia mais

TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO

TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO TOP 50 OS MUNICÍPIOS COM MAIOR POTENCIAL DE CONSUMO _ Conheça as regiões mais prósperas para encontrar novas oportunidades de vendas INTRODUÇÃO Identificar as regiões onde é possível abrir novas unidades

Leia mais

S E T E M B R O D E N º

S E T E M B R O D E N º NOTAS TECNICAS S E T E M B R O D E 2 0 1 8 N º 0 8 Estimativas da população dos municípios brasileiros, 2018 - IBGE Organiza dores: MARLAN A P ORTILHO ROD RIGUES PAULO SÉRG IO COSTA SEPLAN PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

ANEXO II - PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS - MODELO DE PROPOSTA PROPOSTADEFORNECIMENTO

ANEXO II - PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS - MODELO DE PROPOSTA PROPOSTADEFORNECIMENTO ANEXO II - PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS - MODELO DE PROPOSTA PROPOSTADEFORNECIMENTO Ref.:COTAÇÃO ELETRÔNICANº003/2015 ApresentamosnossapropostaparafornecimentodosItensabaixodiscriminados,conformeAnexoI

Leia mais

Ranking das Ligações Rodoviárias

Ranking das Ligações Rodoviárias PESQUISA CNT DE RODOVIAS 2016 361 Ranking das Ligações Rodoviárias 91 São Paulo SP - Limeira SP Ótimo 1ª Sim 101 Bauru SP - Itirapina SP Ótimo 2ª Sim 58 MG Ótimo 3ª Sim 106 SP SP-070 Ótimo 4ª Sim 94 Barretos

Leia mais

Rankings Eduardo Tude Maio/2018

Rankings Eduardo Tude Maio/2018 Rankings 2018 Eduardo Tude Maio/2018 Rankings Ranking Cidades Amigas da Internet Tem como objetivo identificar os municípios brasileiros que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil.

Leia mais

Centro Brasileiro de Estudos da Saúde SEMINÁRIO CEBES. seguridade social e cidadania: desafios para uma sociedade inclusiva

Centro Brasileiro de Estudos da Saúde SEMINÁRIO CEBES. seguridade social e cidadania: desafios para uma sociedade inclusiva Centro Brasileiro de Estudos da Saúde SEMINÁRIO CEBES seguridade social e cidadania: desafios para uma sociedade inclusiva bases institucionais e financeiras da seguridade social no Brasil: o caso da assistência

Leia mais

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast

III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast III Encontro dos Coordenadores de Saúde do Trabalhador Estratégia e Agenda Renast Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Secretaria

Leia mais

Novo Ranking do Saneamento Básico evidencia: melhores cidades em saneamento investem 4 vezes mais que as piores cidades no Brasil

Novo Ranking do Saneamento Básico evidencia: melhores cidades em saneamento investem 4 vezes mais que as piores cidades no Brasil Novo Ranking do Saneamento Básico evidencia: melhores cidades em saneamento investem 4 vezes mais que as piores cidades no Brasil Cidades próximas da universalização da água e esgotos ainda investem quase

Leia mais

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios

Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Pesquisa sobre a Securitização da Dívida Ativa dos Municípios Objetivos: Diagnosticar a situação atual dos municípios brasileiros em relação à Securitização da Dívida Ativa de acordo com a resolução 33

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF UF Tecnologia Velocidade Quantidade de Acessos AC ATM 12 Mbps a 34Mbps 3 AC ATM 34 Mbps

Leia mais

Melhores e Priores Ligações Rodoviárias. As dez piores ligações em 2000

Melhores e Priores Ligações Rodoviárias. As dez piores ligações em 2000 Melhores e Priores Ligações Rodoviárias As dez piores ligações em 2000 A ligação Açailândia (MA) - Miranda do Norte (MA), na BR 222, foi considerada a pior ligação dentre as pesquisadas. Cabe ressaltar

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018)

RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) RESOLUÇÃO SOBRE DISTRIBUIÇÃO DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA FEFC (SUBSTITUI A RESOLUÇÃO DE 20/08/2018) Companheiros e Companheiras Esta Resolução substitui a Resolução Sobre Distribuição

Leia mais

EVASÃO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

EVASÃO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EVASÃO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: PERFIL DOS ESTUDANTES DO CURSO DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA Adriana Cristiane Longo Tristão Bernd Heinrich Storb Fabíola Bagatini Buendgens Mareni

Leia mais

Interior de SP. Mailing Jornais

Interior de SP. Mailing Jornais São Paulo AGORA SÃO PAULO BRASIL ECONÔMICO D.C.I. DESTAK (SP) DIÁRIO DO COMMERCIO (SP) DIÁRIO DE SÃO PAULO DIÁRIO DO GRANDE ABC EMPREGO JÁ (SP) EMPREGOS & CONCURSOS (SP) EMPRESAS & NEGÓCIOS (SP) FOLHA

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1.Diretoria Regional Brasília e Administração Central

Leia mais

Coluna1 Coluna2 Coluna3 Coluna4 UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR

Coluna1 Coluna2 Coluna3 Coluna4 UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR 2017 2016 Coluna1 Coluna2 Coluna3 Coluna4 UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR UF ARQUI/DIOCESE REGIONAL VALOR AC Diocese de Rio Branco Noroeste R$ 569,00 AC Diocese de Rio Branco Noroeste R$ 369,40 AL Arquidiocese

Leia mais

POLITICAS PARA O TRÂNSITO SEGURO DE MOTOS

POLITICAS PARA O TRÂNSITO SEGURO DE MOTOS Seminário POLITICAS PARA O TRÂNSITO SEGURO DE MOTOS LEGISLAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E POLÍTICA DE SEGURANÇA Brasília DF 13 de setembro de 2012 Regulamentação da atividade de mototaxista Mesmo diante da ausência

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL SEGURADORA LÍDER-DPVAT 2017

RELATÓRIO ANUAL SEGURADORA LÍDER-DPVAT 2017 RELATÓRIO ANUAL SEGURADORA LÍDER-DPVAT 217 2 PALAVRA DO PRESIDENTE Instituído em 27, o formato de consórcio, com uma seguradora líder centralizando as operações administrativas e judiciais do Seguro DPVAT,

Leia mais

Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias

Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias Cadastro da Dívida Pública (CDP): novo requisito para transferências voluntárias 6º Seminário de Gestão Pública Fazendária SGESP 20/07/2017 Ribeirão Preto SP A pergunta primordial Por que estou aqui? 2

Leia mais

Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais. 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará

Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais. 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará IPECE Informe nº 38 Perfil Municipal de Fortaleza Tema V: Aspectos Educacionais 23 de Agosto/2012 Fortaleza - Ceará 1. INTRODUÇÃO O Neste documento serão analisados os aspectos educacionais da capital

Leia mais

UF População N. médicos Hab./Médico Razão/med/1000 Escolas Escolas p/ Habitantes Nº Vagas 1Vaga/Habitantes

UF População N. médicos Hab./Médico Razão/med/1000 Escolas Escolas p/ Habitantes Nº Vagas 1Vaga/Habitantes UF População N. médicos Hab./Médico Razão/med/1000 Escolas Escolas p/ Habitantes Nº Vagas 1Vaga/Habitantes SÃO PAULO 44.663.672 112.671 396 2,52 41 1.089.358 3.740 11.942 São Paulo 11.821.873 54.291 218

Leia mais

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015

APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 APOIO PARA O RELEASE ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS E UNIDADES DA FEDERAÇÃO BRASILEIROS COM DATA DE REFERENCIA EM 1º DE JULHO DE 2015 A divulgação anual das estimativas da população residente

Leia mais

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014

MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 MERCADO BRASILEIRO DE SUPLEMENTOS MINERIAS 2014 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDUSTRIAS DE SUPLEMENTOS MINERAIS RUA AUGUSTA, 2676 13 ANDAR SALA 132 CEP 01412-100 SÃO PAULO SP Telefone: (011) 3061-9077 e-mail:

Leia mais

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015

Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/ ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 Demanda por Investimentos em Mobilidade Urbana Brasil/2014 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - AEAMESP setembro/2015 AS PERGUNTAS Qual é o DÉFICIT de Infraestrutura de Mobilidade Urbana do BRASIL?

Leia mais

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013.

Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios. Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/2013. Estudo de Perfil do Consumidor Potencial Brasil - Dados Demográficos: Grandes Regiões, Estados e Municípios Boletim Técnico Gonçalves & Associados Edição 04 - Maio/ Edição 2009 www.goncalvesassociados.com

Leia mais

Prosa e poesia MÍDIA KIT JANEIRO/2017

Prosa e poesia MÍDIA KIT JANEIRO/2017 Prosa e poesia MÍDIA KIT JANEIRO/2017 O que é a Prosa e poesia? A página no Facebook Prosa e poesia foi criada em 2012 com o intuito de levar poesias, versos, textos reflexivos, trechos de músicas, etc.,

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres

Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres Plano de Mobilidade Urbana de Cáceres PESQUISAS SOBRE O USO DA BICICLETA EM CÁCERES - MT 3 APRESENTAÇÃO Além da Contagem Volumétrica Classificada, onde se quantificou os tipos de veículos que circulam

Leia mais

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014)

8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) 8ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes de Curitiba

Leia mais

Corretores de Imóveis e Imobiliárias - Brasil. Quantos são e onde estão

Corretores de Imóveis e Imobiliárias - Brasil. Quantos são e onde estão Corretores de Imóveis e Imobiliárias - Brasil Quantos são e onde estão Corretores de Imóveis e Imobiliárias A Kuser Participações S/A traz mais uma vez ao mercado, um levantamento da quantidade de corretores

Leia mais

ANEXO I ENTES FEDERADOS, QUE RECEBERAM AS TRÊS PARCELAS, REFERENTES AO RECURSOS DA PORTARIA Nº 2

ANEXO I ENTES FEDERADOS, QUE RECEBERAM AS TRÊS PARCELAS, REFERENTES AO RECURSOS DA PORTARIA Nº 2 ANEXO I ENTES FEDERADOS, QUE RECEBERAM AS TRÊS PARCELAS, REFERENTES AO RECURSOS DA PORTARIA Nº 2.907/2009, COM PENDÊNCIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE UF Entidade Estado/Município

Leia mais

A frota de veículos nos Municípios em 2018

A frota de veículos nos Municípios em 2018 Estudos Técnicos / Trânsito junho de 2018 A frota de veículos nos Municípios em 2018 Introdução O crescimento expressivo da frota, decorrente da priorização e de incentivos ao transporte individual, causa

Leia mais

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014)

7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos. (1º semestre de 2014) 7ª Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (1º semestre de 2014) Elaboração: Contraf-CUT, CNTV e Federação dos Vigilantes do Paraná Fonte: Notícias da imprensa, SSP e sindicatos Apoio: Sindicato dos Vigilantes

Leia mais

NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014

NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014 NOTA TÉCNICA ESTIMATIVAS DA POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM DATA DE REFERÊNCIA EM 1º DE JULHO DE 2014 A divulgação anual das estimativas da população residente nos municípios brasileiros obedece

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR CARGO / UF NÍVEL SUPERIOR

DEMANDA DE CANDIDATOS POR CARGO / UF NÍVEL SUPERIOR EM CARGOS DE E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO Administrador AC 1 14 14.00 Administrador AL 1 53 53.00 Administrador AP 1 18 18.00 Administrador BA 1 75 75.00 Administrador DF 17 990 58.24 Administrador MT 1 55

Leia mais

Legislativo custa em média R$ 115,27 ao ano para cada habitante de capitais brasileiras

Legislativo custa em média R$ 115,27 ao ano para cada habitante de capitais brasileiras A Transparência Brasil é uma organização brasileira, independente e autônoma. Rua Francisco Leitão 339 cj 122 05414-025 São Paulo SP Brasil Tel: 55 11 30623436 e-mail: tbrasil@transparencia.org.br; www.transparencia.org.br

Leia mais

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Agosto, Setembro e Outubro/2012

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Agosto, Setembro e Outubro/2012 Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal Agosto, Setembro e Outubro/2012 Superintendência de Serviços Privados Anatel Brasília/DF Fevereiro/2013

Leia mais

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t )

BRASIL - IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 ( t ) ( US$ / t ) BRASIL IMPORTAÇÃO DE TRIGO 2015 (POR PAÍS) PAÍSES ARGENTINA Volume ( Ton/Liq ) 269.719,83 387.213,30 406.882,12 310.956,48 318.530,07 375.612,10 2.068.913,89 Valor Fob ( Us$/Mil ) 72.142,83 99.905,76 104.619,97

Leia mais

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR COORDENAÇÃO GERAL DO SINDEC RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS Brasília, 31 de outubro de 2011

Leia mais

Tabela 2: PIB Brasil e unidades da federação a preços constantes - R$ de 2000(mil) - Deflacionado pelo Deflator Implícito do PIB nacional

Tabela 2: PIB Brasil e unidades da federação a preços constantes - R$ de 2000(mil) - Deflacionado pelo Deflator Implícito do PIB nacional 56 ANEXOS Tabela 1: Investimentos em Educação e Cultura dos Estados da Região Norte do Brasil 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 AC 41,14 82,62924 97,71488217 112,0076867 169,2800564

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais