MIDNIGHT WALKER. Por. Carlos Massari

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MIDNIGHT WALKER. Por. Carlos Massari"

Transcrição

1 MIDNIGHT WALKER Por Carlos Massari (11)

2 CENA 1. EXT. BECO - NOITE. Midnight Walker, homem na casa dos 30 anos sobretudo e chapéu, carregando uma pistola na mão direita, está em pé em um beco escuro no qual a pouca iluminação revela apenas montes de lixo e garrafas quebradas. à sua frente, um homem ajoelhado, de costas para a câmera em contra-plongèe. a imagem de midnight walker é grandiosa na câmera. o homem não demonstra reação. Walker então dispara três tiros contra o homem, os dois primeiros atingindo o peito, o terceiro a cabeça. o homem cai de bruços no chão enquanto o sangue escorre. Walker em seguida, sai de quadro. plano médio do cadáver no chão, câmera estática. três tiros, os dois primeiros no peito, o terceiro na cabeça. pra mim, um absoluto ritual. a precisão é perfeita e o som da arma como a de uma águia que avista sua presa. CENA 2. INT. BAR - NOITE. sobe a trilha sonora, composta basicamente por jazz. Midnight Walker entra em um bar e se senta entre três outros homens, todos vestidos da mesma forma que ele. pede um whisky ao barman. acende um cigarro. todos os demais fumam e bebem whisky, quase de forma uniforme. a câmera enquadra os quatro em plano médio frontal. segue a música. me chamam de midnight walker, o assassino implacável. dizem que eu nunca falhei, que sou o mais infalível assassino que já existiu nesse mundo. dizem que sou perfeito. todos continuam tomando seus whiskys e fumando seus cigarros por um curto período de tempo.

3 2. créditos iniciais enquanto continua a música e vemos Midnight Walker dirigindo pela cidade. a cidade é escura, com as luzes acesas nos postes contrastando com a situação geral da luz, e quase deserta. vários planos abertos seguidamente vão mostrando o carro do personagem passeando pelas ruas. CENA 3. EXT. RUAS - NOITE. Midnight Walker continua dirigindo, acompanhado pela câmera lateral em plano próximo de dentro do carro, enquanto se vê resquícios de passagem da cidade ao fundo. a música abaixa. ele desliga o carro. plano aberto de uma rua. vê-se à frente uma casa comum de subúrbio, ele desce e se dirige à casa. CENA 4. INT. CASA - NOITE. a música pára completamente e vemos Midnight Walker dentro da casa que anteriormente vimos a fachada. primeiro, ele deixa o chapéu em uma chapeleira e também o sobretudo. caminha pela sala, com um sofá e uma mesa de televisão. a câmera o acompanha por trás sempre em distância média. em seguida, ele deixa a sala e entra em um outro cômodo, um quarto infantil. em uma cama, uma criança de aproximadamente sete anos dorme. trata-se de Nicolas, filho do assassino. plano médio da cama com Midnight Walker se aproximando dela, até ficar ao lado da mesma. vemos o protagonista e parte da criança dormindo. ele tira do bolso do smoking alguns pacotes de figurinhas e deixa na cama, cuidadosamente. novamente midnight walker é acompanhado pela câmera em distância média. ele deixa o quarto da criança. vai a um outro cômodo, outro quarto, parecido com o anterior. neste, porém, há uma cama de casal na qual dorme uma mulher de aproximadamente 30 anos, com beleza relativa, vestindo apenas uma camisola. plano geral do cômodo, Midnight Walker deixa suas roupas no chão e deita-se ao lado da mulher.

4 CONTINUED: 3. plano aéreo da cama. ele coloca a mão sobre o ombro da esposa, que lentamente se aconchega junto a ele, ficando então por um curto tempo a câmera nos dois corpos grudados. CENA 5. INT COZINHA - DIA. na mesa da cozinha, os pratos estão vazios. Midnight Walker se senta já devidamente trajado como no dia anterior enquanto lê um jornal. sentado na ponta da mesa, ao canto, seu filho está vestido com uniforme da escola enquanto no outro canto a mãe veste um vestido florido. Walker fecha o jornal. plano médio do cômodo com a mesa no centro do enquadramento e a câmera estática. e então, todo mundo pronto? o filho não parece muito contente e faz interjeições de tristeza. a mãe olha para o filho e ordena: ESPOSA: vai buscar sua mochila! a criança vai, saindo de quadro lentamente. ESPOSA: você vai trabalhar hoje? vou. marquei com um cliente no bar. a esposa parece apreensiva. ESPOSA: toma cuidado, tá? tô com saudades de você ficar aqui comigo. eu também tô, mas a gente precisa pagar o aluguel, certo? a criança volta ao quadro com a mochila nas costas. Walker se levanta e dá um beijo rápido na esposa, então a câmera os acompanha até a porta.

5 4. CENA 6. INT. CARRO - DIA. Midnight Walker dirige o carro com a criança sentada ao seu lado. o plano, similar ao da cena 3, enquadra os dois conversando enquanto pouco da rua aparece. NICOLAS: marquei três gols no futebol ontem, papai. ah, é? você lembra como eles foram? NICOLAS: ah, eu não lembro bem. mas um foi fácil, na área, só tocar pro gol. teve um que eu driblei todo mundo! Nicolas gesticula e faz sons com as mãos enquanto fala. Walker ri. esse é meu garoto! ainda vai ser um craque. mas e a matemática? NICOLAS: tem prova semana que vem. tá estudando tudo? NICOLAS: não sei. não gosto muito. é chato. o carro é estacionado. mas tem que estudar, tirar boas notas. presta atenção na aula hoje! Walker passa a mão na cabeça do filho e eles se despedem. a criança sai do carro. CENA 7. EXT. RUAS - DIA. plano próximo frontal de Midnight Walker dirigindo. sobe o jazz.

6 CONTINUED: 5. o lugar onde o cliente daquele dia tinha pedido pra me encontrar era daqueles onde só as pessoas com as almas perdidas e nenhum sangue restante ainda frequentam. onde todos os demônios habitam. não sabia o que esperar, talvez um sanguessuga querendo sugar o que restou de mim. planos abertos das ruas, com o carro de Midnight Walker passando com elipses de tempo. finalmente, vê-se Midnight Walker parando seu carro atrás de um outro, muito chique e caro. o local é deserto, com apenas mato em volta. plano aberto da rua com os dois carros, um atrás do outro. quando Walker pára, pára também a música. o carro da frente pisca uma das luzes. então, os dois seguem um caminho. não podia ver quem estava dentro. podia ser uma armadilha. nessa profissão, armadilhas são comuns. a porta do carro da frente se abre. desce uma mulher muito bonita, entre 20 e 25 anos, usando um vestido preto decotado e batom vermelho. quando ela desce, Walker também desce de seu carro. durante a voz over, a câmera passeia pelo corpo da mulher, mostrando fragmentos do mesmo, acompanhando o diálogo. o rosto não é revelado por inteiro. então, ela surgiu. os olhos mais bonitos que a noite. o sorriso mais irônico que a morte. os seios mais bonitos que o sangue das vítimas escorrendo. plano americano acompanhando laura de costas chegando no carro de midnight walker. prazer, walker. eu sou laura.

7 6. CENA 8. INT. CARRO - DIA plano frontal no qual vemos Midnight Walker sentado no banco do motorista. em seguida, plano detalhe da boca de laura. ela mantém sempre um sorriso insinuante no rosto. ele oferece um cigarro a ela, que aceita. quando laura acende o cigarro, finalmente vemos seu rosto por inteiro. a cena se alterna entre o plano frontal com os dois e planos próximos dos rostos com plano e contra-plano. então eu estou no carro do assassino implacável? isso é o que dizem. se você quiser acreditar... eu acredito. vejo a crueldade em cada centímetro do seu rosto. ela fala se aproximando, tentando contato com ela, buscando diminuir a distância entre os rostos. se eu dissesse o que vejo em cada centímetro do seu rosto seria extremamente indelicado, senhorita. esse é o seu modo de negociar com as clientes? não. só em casos muito especiais. mas estranho uma dama como você recorrer ao midnight walker. obrigada pelo dama. acho um pequeno exagero. mas a vida sempre nos prega essas peças. não costumo gostar dessas peças. como eu disse, só em alguns casos muito especiais. fico grata com esse tratamento especial, walker.

8 CONTINUED: 7. continuam as tentativas de aproximação. seus olhos e seu decote o exigem, senhorita. mas afinal, o que trouxe até mim? é o meu marido. um magnata. rico, mas cruel. um porco. você me entende? eu nunca entendo. faço o meu serviço, e só. os porquês não me interessam. ela insinua-se no seguinte diálogo. assim não me sinto melhor. mas eu preciso me livrar dele. pro dinheiro ser todo meu. e eu poder brincar com homens de verdade. silêncio. Midnight Walker abre o vidro do carro e joga o cigarro. sempre tive sonhos com assassinos, sabia? sonhos muito, muito quentes. talvez sejam visões. eu acredito que às vezes elas acontecem. ela se aproxima extremamente dele, fala pegando nos ombros, praticamente envolvendo-no. acho que é possível que um dia eu também acredite. com a fumaça saindo do cano da pistola e um scotch do lado... plano detalhe dele tirando a pistola do bolso. plano frontal dos dois no carro. ele se inclina e sussurra no ouvido dela.

9 CONTINUED: 8. isso te excita, senhorita? sim. mas uma coisa me excita ainda mais: eu, rica e viúva, walker. ele se afasta e fica pensativo por um momento. guarda a pistola. permanece o plano frontal. são dez mil. mas que tal sairmos amanhã para conversar melhor? amanhã eu não posso. mas pense nos detalhes, te ligo quando tiver um tempo e combinamos tudo. ela o dá um beijo duradouro no rosto e sai lentamente, ajeitando o vestido. Midnight Walker liga o carro. ela desce e se dirige ao seu veículo, plano aberto do local afastado. vemos os dois carros indo embora. CENA 9. INT. BAR - NOITE. Midnight Walker novamente no bar que esteve anteriormente. ele entra, senta-se na mesma banqueta e pede um whisky ao bartender. sobe o jazz. o plano também é idêntico ao da cena anterior no mesmo local. desta vez, porém, está ao lado um outro homem sentado, mais ou menos na mesma idade, que Walker cumprimenta ao chegar. trata-se de Wind, o pianista. como vai, wind? WIND: na de sempre, walker. eu e o meu scotch. e você? eu, o meu scotch e a noite ali fora. após um tempo sem falar nada, Walker retoma.

10 CONTINUED: 9. você não teve trabalho hoje, wind? WIND: não, os tempos estão difíceis, companheiro. pianistas tem cada vez menos lugares para tocar. e os assassinos tem cada vez mais pessoas para matar. WIND: talvez as pessoas estejam gostando mais de sangue que de música, walker. talvez. os dois ficam pensativos com o jazz ao fundo. CENA 10. INT. CASA - NOITE. Midnight Walker anda pela sua casa com a câmera o seguindo em plano americano, passando pela sala, sentando e ligando a televisão. plano subjetivo de Midnight Walker assistindo a o falcão maltês na tv: nunca tinha ficado tão confuso como naquela noite. apertava todos os botões do controle remoto, mas era como se estivesse vendo sempre o mesmo canal. aquela conversa, aquele pedido, aqueles sussurros. entra em quadro, pela frente, a esposa. ela se senta ao lado dele, vestindo uma camisola. plano médio frontal intercalado com o uso de planos próximos em plano e contra-plano. ela dá um beijo nele. ele se vira e a acaricia lentamente, e assim continua uma troca carinhosa de beijos. enfim, eles param.

11 CONTINUED: 10. ESPOSA: você está com fome, amor? ele demora a responder. não, hoje foi um dia pesado. só preciso de uma boa noite de sono. ESPOSA: acho que você está precisando de férias. dormir mais. ficar aqui comigo eu sei. preciso muito. fico com saudades de você. ESPOSA: eu também. após mais algumas carícias, ele se levanta. vamos dormir, amor? ela concorda, se levanta, pega na mão de Walker e ambos saem de quadro. CENA 11. EXT. RUAS - DIA. Midnight Walker dirige novamente seu carro pela cidade. a câmera, porém, apenas passeia pelas ruas enquanto ouvimos jazz e voz-over. MIDNIGHT WALKER (VOZ OVER): não interessava onde eu estivesse, não pensava em outra coisa naqueles dias. laura. precisava desvendar os mistérios daquele decote. toda a beleza da vida estava ali embaixo. CENA 12. INT. BAR - DIA. plano-sequência. o jazz abaixa. Midnight Walker bebe no bar com seus três amigos, novamente no plano frontal com todos tomando whisky e fumando cigarros.

12 CONTINUED: 11. foi no lugar que eu menos esperava que ela apareceu. do nada. quando eu já estava quase desistindo. o barman cochicha algo para midnight walker que não conseguimos ouvir. o plano abre, revelando laura no fundo do bar, vestindo um vestido decotado preto, sentada sozinha. ele se vira, ela olha para ele e dá sorrisos de longe até o assassino pedir licença e ir se sentar com a dama. a câmera o acompanha até ele chegar. plano se fecha com os dois conversando em uma mesa. bom dia, walker. você reapareceu. achei que tinha se assustado comigo. fico lisonjeada. é a primeira vez que alguém cogita esse tipo de coisa. e por onde você andou? no que isso importa? acho que, agora, só o futuro é importante. Walker se levanta e a pega pela mão. eles saem de cena. CENA 13. INT. CARRO - DIA. plano aberto da rua em frente ao bar. Walker, ainda segurando na mão de Laura, a leva para dentro de seu carro. plano lateral dos dois conversando dentro do carro. são dez mil reais, como eu tinha dito. quando eu for fazer, te ligo e peço pra você sair de casa. você vai encontrar o sinal de que está resolvido - um isqueiro preto em algum lugar. vai ser impossível não enxergar. cinco mil agora, cinco mil depois. combinado?

13 CONTINUED: 12. ela sussurra, se aproximando extremamente dele, que responde virando e olhando direto nos olhos dela. perfeito. esse nosso acordo merece uma comemoração, não acha? claro. você conhece um lugar? conheço muitos. Walker dá partida no carro, que aparenta estar em movimento. planos abertos com elipses de tempo do carro de Walker passando pelas ruas. o vemos entrando em um pequeno e escondido motel e sendo estacionado na garagem. CENA 14. INT. MOTEL - DIA. um quarto muito pequeno e desarrumado de motel, com cama bagunçada e aspecto sujo, um criado mudo de cada lado e um espelho em um dos cantos. um plano geral do quarto mostra a entrada de Midnight Walker e Laura. ela pára em frente ao espelho. ele não demora muito para atacá-la por trás, beijando seu pescoço e descendo a mão arrancando seu vestido. plano detalhe do vestido caindo e ficando no chão. ele a vira e a joga na cama, lentamente tira sua roupa enquanto ela fica apenas com calcinha e sutiã, ambos bastante sensuais. a cena segue em plongèe, com o resto das roupas sendo tiradas até se focar nos dois rostos, com um plano próximo visualizando os beijos e gemidos do casal. as expressões são intensas. seguem com pequenos cortes indicando elipses de tempo, alternados com planos detalhe das mãos de Laura nas costas de Midnight Walker arranhando-o e também de Walker deslizando a sua mão pelo corpo de Laura, finalizando novamente com um plano detalhe dos rostos em um suposto orgasmo mútuo. alguns segundos no último plano até que Walker sai de cima e se vira ao lado. ambos fumam em um plano médio no qual Midnight Walker está encostado na cabeceira da cama e laura em seu peito.

14 13. CENA 15. INT. CARRO - NOITE. Midnight Walker dirige pela noite escura e a cidade deserta com Laura ao seu lado. ambos tem expressões sérias e desorientadas, plano frontal fechado dentro do carro. trilha sonora. tinha sido um erro mortal pra mim. um erro mortal pra ela. pra nós dois. estávamos afundados no mesmo erro. um erro intenso e cruel, mas que só dizia respeito às nossas almas. às nossas podres existências. a câmera passa a passear pela cidade enquanto o jazz continua. planos rápidos das ruas vazias, das árvores, da falta de civilização. laura era muito mais perigosa e muito mais mortal que eu. midnight walker, o assassino implacável. pelo menos era possível me dar um apelido. dela, mulher fatal dizia pouco. CENA 16. INT. CASA - NOITE. a música continua e vemos Midnight Walker dentro da sua casa. primeiro, ele deixa o chapéu em uma chapeleira e o sobretudo. caminha pela sala, com um sofá e uma mesa de televisão. a câmera o acompanha por trás sempre em distância média. em seguida, ele deixa a sala e entra no quarto onde dorme Nicolas. o plano enquadra a cama e Midnight Walker se aproximando dele, até ficar ao seu lado. plano próximo onde vemos o protagonista e parte da criança dormindo, sendo que ele tira do bolso do sobretudo alguns pacotes de figurinhas e deixa na cama, cuidadosamente. ajeita a coberta do menino.

15 CONTINUED: 14. em seguida, ele deixa também o quarto da criança e volta a ser acompanhado na distância anterior. vai ao seu quarto, onde dorme a esposa. Midnight Walker deixa sua roupa no chão e deita-se ao lado da mulher. um plano aéreo da cama. ele se deita do lado contrário na cama ao que ela está, virando-se também para o lado contrário. ela não nota sua presença. a música pára. vários cortes seguem com os dois em posições diferentes na cama, mas sempre distantes. os lençóis vão ficando amarrotados aos poucos. finalmente, depois de vários cortes e mudanças, o telefone ao lado da cama toca. Walker se espreguiça, demora um pouco, mas atende, sonolento. alô. que horas são? quatro da manhã? é urgente mesmo? ok, tô indo. a esposa, que acordara durante o diálogo e se sentara na cama, indaga, também sonolenta. ESPOSA: quem é, amor? um amigo. disse que um cliente quer me ver agora. ESPOSA: agora? você precisa mesmo ir? disse que é urgente. e que ele pode pagar muito. plano geral do quarto enquanto Walker levanta e se veste. ESPOSA: toma cuidado, tá?

16 CONTINUED: 15. ele sai de quadro. ei, você sabe que não precisa se preocupar. CENA 17. INT. BAR - MADRUGADA. plano aberto com o carro de Midnight Walker estacionando em frente ao bar. ele desce e se dirige ao estabelecimento. no mesmo plano das cenas do bar, ele se aproxima das banquetas onde estão os três amigos de sempre, porém, no lugar onde normalmente ele estaria sentado, vemos um outro homem, na casa dos cinquenta anos, gordo e careca, vestido de forma diferente - com um terno menos característico e sem chapéu - bebendo whisky e fumando como todos os outros, mas com um charuto no lugar de um cigarro. Walker chega e coloca a mão no ombro do estranho, que vira-se. amigo, este é o meu lugar. o senhor gordo ameaça falar, mas o detetive anteriormente apresentado interrompe. DETETIVE: walker, este é o homem de quem falei no telefone. Midnight Walker, apreensivo, acende um cigarro antes de prosseguir. então o senhor quer meus serviços? HOMEM GORDO: se você for midnight walker, o assassino implacável, sim, eu quero. então vamos conversar em outro lugar, meu caro. ele sai de quadro seguido pelo homem gordo, que se levanta e o segue. os demais continuam bebendo.

17 16. CENA 18. INT CARRO - MADRUGADA. dentro do carro, no plano frontal que enquadra Walker no banco do motorista e o homem gordo no banco do passageiro, inicia-se o diálogo. HOMEM GORDO: contratei primeiro seu amigo detetive, porque eu precisava ter certeza. agora eu tenho. certeza do que? HOMEM GORDO: minha esposa está me traindo. meu amigo, seus motivos não me interessam. me fale quem é, me pague e o serviço será feito. o homem gordo tira uma foto do bolso e entrega a Walker. câmera subjetiva de Walker olhando a foto. trata-se de Laura. impossível não reconhecer. os olhos mais bonitos que a noite. o sorriso mais irônico que a morte. os seios mais bonitos que o sangue das vítimas escorrendo. fiquei atônito. perdido. plano frontal. Walker devolve a foto ao homem. são dez mil. HOMEM GORDO: mas não é só ela. quero o amante também. quero que você a siga e pegue os dois. Midnight Walker pensa antes de responder, demonstra uma pequena tensão. traga o cigarro em pequenos intervalos enquanto fala.

18 CONTINUED: 17. plano próximo de Walker. plano e contra-plano nas falas a partir de então. vinte mil. metade antes, metade depois. quando estiver pronto, você vai encontrar dois isqueiros pretos em um local que vai ser impossível não enxergar. eles apertam as mãos e selam um acordo. HOMEM GORDO: quando te entrego a primeira parte? me ligue quando tiver. plano aberto da rua. o homem gordo desce e sai de quadro, enquanto Walker desce em seguida e se dirige novamente ao bar. CENA 19. INT. BAR - MADRUGADA. plano frontal com os três amigos bebendo como nas cenas anteriores. Walker chega e senta-se na sua cadeira. pede um scotch. DETETIVE: eu não disse que era você, walker. mas que história é essa de se envolver com mulher de cliente? Walker abaixa a cabeça e parece derrotado. toma um longo gole. a câmera se fecha em um close de sua face por um pequeno tempo. CENA 20. INT. MOTEL - DIA. sobe a trilha sonora e Midnight Walker dirige seu carro pelas ruas, apenas em cenas externas. novamente, vemos as ruas e seus detalhes. começa a narração em voz over, mas em seguida vemos um corte para o motel e a cena de sexo. temos o jazz baixo no fundo, a narração e as imagens de Walker e Laura no motel.

19 CONTINUED: 18. me chamam de midnight walker, o assassino implacável. dizem que eu nunca falhei, que sou o mais infalível. assassino que já existiu nesse mundo. dizem que sou perfeito. dirijo pelas ruas de sempre enquanto amanhece. talvez tenha chegado a hora. talvez eu precise falhar. plongèe da cama e de laura inclinada sobre Midnight Walker, já despido. vemos a mão dele abrindo o sutiã dela, que em seguida o domina. de forma mais intensa que na cena de sexo anterior, eles se beijam por todo o corpo, com pequenos planos-detalhes mostrando essa ação. primeiro plano focando da metade das costas dela para cima, por trás, enquanto ela se movimenta freneticamente. alterna-se com closes dos dois rostos. finalmente, ela se deita sobre ele e assim segue até o final do ato sexual em novamente um plano próximo dos rostos colados. Laura sentada semi-nua com um cigarro em um dos lados da cama enquanto Midnight Walker se veste em um plano geral do quarto. a música pára. então, contou o dinheiro? sim, tudo certo. e quando vai ser? ele termina de se vestir e se senta ao lado dela. contra-plongèe enquadrando ambos. amanhã. preciso que você me encontre aqui mesmo. saia de casa às oito e venha pra cá. e então, vamos comemorar?

20 CONTINUED: 19. sim. amanhã teremos muito o que comemorar. ela sorri sarcasticamente. me diz uma coisa. o que? você não tem medo? ela sorri ironicamente de novo. chega bem perto dele. você realmente não me conhece, walker. e o seu marido, te conhece? meu marido não será mais um problema, não é? ela se encosta novamente na cama. ele se levanta. plano geral do quarto novamente. amanhã. não se esqueça. de jeito nenhum. ele deixa o quadro enquanto vemos por mais um pequeno tempo laura fumando com seu sorriso irônico. CENA 21. INT. CARRO - NOITE. Midnight Walker dirige e o vemos no clássico plano frontal de dentro do carro enquanto toca o jazz.

21 20. CENA 22. INT. JORNALERIA - NOITE. Midnight Walker adentra uma jornaleria que vemos em plano geral, cheia de jornais, revistas e afins, além de produtos fumígenos e outros similares. plano próximo dele em frente ao vendedor. VENDEDOR: boa noite, walker. boa noite, amigo. me dá dez pacotes de figurinhas e três isqueiros pretos. VENDEDOR: três? noite difícil, hein? o vendedor se vira para pegar as compras de Walker. você não imagina o quanto. Walker paga as compras e deixa o local. CENA 23. INT. MANSÃO - NOITE. plano aberto de uma rua onde vemos uma casa muito grande. o carro de Midnight Walker estaciona em frente. ele desce e anda em direção ao local. plano médio do homem gordo dentro de uma banheira finalizando seu banho. ele se levanta e se enxuga. veste um roupão. enquanto isso, vemos Midnight Walker dentro de uma sala grande e decorada com vários móveis em plano médio. ele se aproxima de uma mesa de centro entre dois sofás. plano detalhe de midnight walker arrumando dois isqueiros pretos na mesa de centro.

22 21. CENA 24. INT. MOTEL - NOITE. plano aberto do quarto de motel. Laura entra e encontra, sobre a cama, um isqueiro preto. ela deixa a bolsa sobre a cama, se despe do vestido preto decotado e veste uma lingerie sensual, um espartilho. em seguida, pega novamente a bolsa. plano detalhe dela retirando uma arma da bolsa plano próximo de Laura em pé, vestindo o espartilho, com a arma na mão. plano aberto novamente. ela se direciona ao criado mudo de um dos lados e guarda a arma em uma gaveta. CENA 25. INT. MANSÃO - NOITE. plano aberto da sala da mansão. sentado no sofá, em frente a mesa, o velho gordo. ele fuma um charuto e bebe whisky na garrafa. o isqueiro já não está mais no mesmo lugar, mas ele o pega novamente e gargalha. surge em cena novamente Midnight Walker, então. plano e contra-plano das faces. HOMEM GORDO: como você entrou aqui? eu sou midnight walker. não é o tipo de coisa que é problema para mim. CORTA-PARA: plano aberto novamente. Walker de costas. homem gordo ainda tenso, se mexe muito no sofá. HOMEM GORDO: você veio receber a outra parte?

23 CONTINUED: 22. também. mas não é o mais importante. Walker pega a arma enquanto termina de falar. o homem gordo se levanta, amedrontado. HOMEM GORDO: o que você quer dizer? sua esposa foi mais rápida. se acerte com ela, quando puder. Walker atira três vezes, alvejando o peito com os dois primeiros, a cabeça com o terceiro. os dois últimos já com o homem caido no sofá. Walker sai de quadro. plano próximo do homem gordo morto. três tiros, os dois primeiros no peito, o terceiro na cabeça. pra mim, um absoluto ritual. a precisão é perfeita e o som da arma como a de uma águia que avista sua presa. CENA 26. EXT. RUAS - NOITE. o carro de Midnight Walker passeia novamente pelas ruas. a noite já dominou o coração e a alma de todas as pessoas. o deserto dessas ruas me dá ainda mais vontade de me sentar com a morte antes de mais uma dança macabra. CENA 27. INT. MOTEL - NOITE Midnight Walker entra no quarto de motel e encontra Laura vestida com a lingerie sensual na sentada na ponta da cama. ela sorri ao vê-lo entrar. plano geral do quarto.

24 CONTINUED: 23. tudo certo, walker? ele simplesmente se aproxima, a beija com vigor e a joga deitada na cama. como sempre. ela o domina completamente em um plano próximo, ficando sobre ele e tirando aos poucos suas roupas. vários cortes novamente demarcam a cena de sexo, desta vez ainda mais intensa que todas as outras. closes de arranhões e tapas, closes nos rostos. um longo close no rosto de Laura, vemos um plano médio exibindo apenas a cama. Laura, por cima, cai para o lado contrário ao que tinha colocado a arma no criado mudo, enquanto Walker fica deitado do lado em que a arma está no criado-mudo. muito cansados, eles não falam nada por um período de tempo. em seguida, Laura se debruça sobre o Walker e o beija enquanto estica seu braço em direçao à gaveta. quando ela toca na gaveta e começa a abri-la, Walker a interrompe, pegando o braço e o tirando de lá, virando a moça e deixando-a sob seu controle. algo naquela gaveta, laura? contra-plongèe do casal. Laura demonstra muito medo no rosto e passa a tentar lutar contra walker. ele a domina e a joga para longe. plano médio da cama novamente. Walker se vira, abre a gaveta e pega a arma. plano geral do quarto. Walker se levanta rapidamente e a aponta para laura. desculpa, walker. eu sou assim. Walker pensa por um instante enquanto Laura segue sentada na cama, nua, esperando o final. então, ele atira. os dois primeiros no peito, o terceiro tiro na cabeça. plano próximo dela morta, na cama.

25 CONTINUED: 24. três tiros, os dois primeiros no peito, o terceiro na cabeça. pra mim, um absoluto ritual. a precisão é perfeita e o som da arma como a de uma águia que avista sua presa. aqueles seios mais bonitos que o sangue das vítimas escorrendo agora realmente estavam cobertos pelo líquido vermelho. plano americano de Midnight Walker terminando de se vestir. ele coloca o chapéu. a câmera lentamente acompanha Walker, que vai ao canto onde fica o espelho. pára em frente a ele. plano próximo de Walker e seu reflexo. ele tira a sua arma e aponta para o espelho. plano detalhe da mão segurando a arma. close do rosto de Walker. close do rosto de Walker no reflexo do espelho. plano próximo novamente. ele abaixa a arma. guarda, se vira e sai de quadro. CENA 28. EXT. RUAS - NOITE. sobe a trilha sonora. Midnight Walker dirige seu carro e passagens pelas ruas. MIDNIGHT WALKER (V.O) me chamam de midnight walker, o assassino implacável. dizem que eu nunca falhei, que sou o mais implacável assassino que já existiu nesse mundo. dizem que sou perfeito. CENA 29. INT. BAR - NOITE. trilha continua. plano do bar no qual vemos os três amigos tomando bebendo e fumando e a cadeira de Midnight Walker vazia. ele entra no quadro e senta-se. acende um cigarro, pede um whisky. amigos, eu falhei.

26 CONTINUED: 25. WIND: todos nós falhamos, walker. você continua sendo o melhor assassino que já existiu. todos bebem imersos em seus pensamentos e sua solidão. CENA 30. INT. CASA - NOITE. trilha continua. vemos Midnight Walker dentro de sua casa. primeiro, ele deixa o chapéu em uma chapeleira. caminha pela sala, com um sofá e uma mesa de televisão. a câmera o acompanha por trás sempre em distância média. em seguida, ele deixa a sala e entra em um outro cômodo, o quarto de Nicolas. plano médio da cama com Midnight Walker se aproximando dela, até ficar ao lado da mesma. vemos o protagonista e parte da criança dormindo. ele tira do bolso do smoking alguns pacotes de figurinhas e deixa na cama, cuidadosamente. novamente midnight walker é acompanhado pela câmera em distância média. ele deixa o quarto da criança. vai ao seu quarto, onde a esposa dorme vestindo uma camisola. plano geral do cômodo, Midnight Walker deixa suas roupas no chão e deita-se ao lado da mulher. plano aéreo da cama. ele coloca a mão sobre o ombro da esposa, que lentamente se aconchega junto a ele, ficando então por um curto tempo a câmera nos dois corpos grudados. THE END. ROLL CREDITS.

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas.

UM SOL ALARANJADO. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas. Amanhece, e pessoas começam a sair das casas. SEQUÊNCIA 1 - EXTERIOR - DIA VILA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Vemos de cima uma pequena vila de subúrbio com suas casas baixas.

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

PEDRA NO RIM. Por ABRAÃO AGUIAR BAÊTA. Feito de 05/05/2010 a 08/05/2010

PEDRA NO RIM. Por ABRAÃO AGUIAR BAÊTA. Feito de 05/05/2010 a 08/05/2010 PEDRA NO RIM Por ABRAÃO AGUIAR BAÊTA Feito de 05/05/2010 a 08/05/2010 E-mails: baeta99@hotmail.com abraaoab@globo.com Telefones: (21) 7576-6771 HOMEM: tem aproximadamente trinta anos, bonito, atraente,

Leia mais

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010

ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro. Fábio da Silva. 15/03/2010 até 08/04/2010 ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE? um roteiro de Fábio da Silva 15/03/2010 até 08/04/2010 Copyright 2010 by Fábio da Silva Todos os direitos reservados silver_mota@yahoo.com.br 2. ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE?

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

RUA SAUDADE. Roteiro de Curta-Metragem EXT. CALÇADA/EM FRENTE AO PORTÃO DA CASA DE DOLORES DIA

RUA SAUDADE. Roteiro de Curta-Metragem EXT. CALÇADA/EM FRENTE AO PORTÃO DA CASA DE DOLORES DIA RUA SAUDADE Roteiro de Curta-Metragem São as últimas horas da madrugada., senhora viúva com mais de setenta anos, passa pelo portão da rua de sua casa no Bexiga. Carrega um carrinho de feira consigo. Sai

Leia mais

BRINCADEIRA. por. Vinícius Bernardes

BRINCADEIRA. por. Vinícius Bernardes BRINCADEIRA por Vinícius Bernardes baseado na crônica "Brincadeira" de Luís Fernando Veríssimo oliverplentz@gmail.com Copyright (c) 2015 This screenplay may not be used or reproduced without the express

Leia mais

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO

UM SOL ALARANJADO. Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA QUARTO SEQUÊNCIA 1 - INTERIOR - DIA UM SOL ALARANJADO Roteiro de Eduardo Valente, a partir de argumento e com a colaboração de Rubio Campos. Por uma janela, vemos o sol nascendo ao fundo de uma série de casas

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER)

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER) REGÊNCIA DO ALÉM FADE IN SEQUÊNCIA # 01: CENA 01: EXT. IMAGENS DA CIDADE DE ARARAS DIA. Imagem do Obelisco da praça central da cidade, da igreja Matriz, Centro Cultural, rodoviária, Lago Municipal e cemitério.

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

MEU TIO MATOU UM CARA

MEU TIO MATOU UM CARA MEU TIO MATOU UM CARA M eu tio matou um cara. Pelo menos foi isso que ele disse. Eu estava assistindo televisão, um programa idiota em que umas garotas muito gostosas ficavam dançando. O interfone tocou.

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE?

POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? POR QUE O MEU É DIFERENTE DO DELE? Rafael chegou em casa um tanto cabisbaixo... Na verdade, estava muito pensativo. No dia anterior tinha ido dormir na casa de Pedro, seu grande amigo, e ficou com a cabeça

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

JANEIRO DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. escrito por: Antפnio Carlos Calixto. Filho. Personagens: Dana de. Oliveira uma moça. simples ingênua morena

JANEIRO DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. escrito por: Antפnio Carlos Calixto. Filho. Personagens: Dana de. Oliveira uma moça. simples ingênua morena OSUTERBOS DE 2013,SEXTA FEIRA DIA 11. JANEIRO escrito por: Antפnio Carlos Calixto Filho Personagens: Dana de Oliveira uma moça simples ingênua morena olhos pretos como jabuticaba,1.70a,sarad a cabelos

Leia mais

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli

DIANA + 3. Roteiro de Henry Grazinoli DIANA + 3 Roteiro de Henry Grazinoli EXT. CALÇADA DO PORTINHO DIA Sombra de Pablo e Dino caminhando pela calçada do portinho de Cabo Frio. A calçada típica da cidade, com suas ondinhas e peixes desenhados.

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho

Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho Não saia de seu Caminho! Sinopse: Uma Menina, indo atrasada da casa da avó para a escola. No caminho seu ônibus quebra e ela tem que tomar um caminho alternativo, onde encontra com um sujeito estranho.

Leia mais

O LUGAR ONDE VIVO. Um roteiro de Ingredy Galvão

O LUGAR ONDE VIVO. Um roteiro de Ingredy Galvão O LUGAR ONDE VIVO Um roteiro de Ingredy Galvão FADE IN: 01 EXT. CASA DO GUARÁ DIA O caminhão da mudança chega à casa de, menina de 12 anos, magra, morena, estatura mediana, filha carinhosa. Ela tem em

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas).

Titulo - VENENO. Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Titulo - VENENO Ext Capital de São Paulo Noite (Avista-se a cidade de cima, forrada de prédios, algumas luzes ainda acesas). Corta para dentro de um apartamento (O apartamento é bem mobiliado. Estofados

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Acasos da Vida. Nossas Dolorosas Tragédias

Acasos da Vida. Nossas Dolorosas Tragédias Acasos da Vida Nossas Dolorosas Tragédias Vanessa Araujo Acasos da Vida Nossas Dolorosas Tragédias Para os meus filhos. Para os meus amigos. Para os meus pais, por tudo o que fizeram por mim. Para

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA Carolina e, acompanhados de, estão na biblioteca, no mesmo lugar em que o segundo episódio se encerrou.os jovens estão atrás do balcão da biblioteca,

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Fuga. v_06.02 (julho/2011) Por Laura Barile

Fuga. v_06.02 (julho/2011) Por Laura Barile Fuga v_06.02 (julho/2011) Por Laura Barile laurabarile@gmail.com CENA 1 - EXT. RUA - DIA DORA sai do carro, bate a porta. Usa um vestido sem mangas, de algodão, comprido e leve, o cabelo levemente desarrumado,

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

"INSOLÚVEL" SEGUNDO RASCUNHO. Escrito por: Luís Eduardo E. Ribeiro

INSOLÚVEL SEGUNDO RASCUNHO. Escrito por: Luís Eduardo E. Ribeiro "INSOLÚVEL" SEGUNDO RASCUNHO Escrito por: Luís Eduardo E. Ribeiro Rua Faustolo, 371 São Paulo SP CEP 05041-000 (11) 9272-4021 1 INSOLÚVEL FADE IN: INT. CASA DO MENINO MANHÃ MENINO de 12-13 anos acorda.

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente.

Garapa Parte 6. Imagem. Áudio. Som Ambiente. Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira. Som Ambiente. Garapa Parte 6 Imagem Primeiro plano em plongê: Menina comendo em uma peneira Primeiro Plano em plongê: Menina sente arrepios Primeiro Plano em contra-plongê: Menina comendo. Plano americano da mulher

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento

Meninas Nhe nhe. Eu Aff Chegando lá. Eu Gente estou com um mau pressentimento Eu e umas amigas íamos viajar. Um dia antes dessa viagem convidei minhas amigas para dormir na minha casa. Nós íamos para uma floresta que aparentava ser a floresta do Slender-Man mas ninguém acreditava

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS

Crianças e Meios Digitais Móveis TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL PARA CRIANÇAS DE 11-12 ANOS Educação para o uso crítico da mídia 1. Contexto

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho Roteiro para curta-metragem Karen Mudarak Braga 6º ano Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho O GAROTO PERFEITO SINOPSE Bianca se apaixona pelo aluno novo, em seu primeiro dia de aula, sem saber

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também.

4ª - Sim, já instalei o programa em casa e tudo. Vou fazer muitas músicas e gravar-me a cantar nelas também. Entrevistas: Por escrito: A_5: 1ª - É fazer uma música sozinha, como eu gosto, com a ajuda do computador. Abrimos a Ableton Live, criamos as faixas que precisamos, escolhemos a forma e como é que cada

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

PORQUE É QUE NÃO DANÇAM?

PORQUE É QUE NÃO DANÇAM? PORQUE É QUE NÃO DANÇAM? Na cozinha, ele serviu se de mais uma bebida e olhou para a mobília de quarto de cama que estava no pátio da frente. O colchão estava a descoberto e os lençóis às riscas estavam

Leia mais

ROTEIRO DE:Luccas Miguel e Higor Espedito. 2 revisão ROTEIRO ORIGINAL PARA CURTA METRAGEM

ROTEIRO DE:Luccas Miguel e Higor Espedito. 2 revisão ROTEIRO ORIGINAL PARA CURTA METRAGEM ROTEIRO DE:Luccas Miguel e Higor Espedito. 2 revisão ROTEIRO ORIGINAL PARA CURTA METRAGEM FADE IN: CENA 1.DIA-EXT-CEMITERIO Cemitério.vemos dois garotos brincando,o sorrisos em seus rostos.a baderna que

Leia mais

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16

AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 AS MULHERES DE JACÓ Lição 16 1 1. Objetivos: Ensinar que Jacó fez trabalho duro para ganhar um prêmio Ensinar que se nós pedirmos ajuda de Deus, Ele vai nos ajudar a trabalhar com determinação para obter

Leia mais

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro Florianópolis, 3892 Mathias Velho/Canoas Fone: 34561876/emef.davidcanabarro@gmail.com DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Stefani do Prado Guimarães Ano

Leia mais

Mu: Continente Perdido Capítulo 2

Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Mu: Continente Perdido Capítulo 2 Minissérie de William Soares da Costa Escrita por William Soares da Costa Personagens deste capítulo NICOLAS GUILHERME WERA JEAN FELIPE Participação especial MARCUS, DOIS

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais