Título: Future Teachers

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Título: Future Teachers"

Transcrição

1 Título: Future Teachers Descrição do Curso: O projeto iearn Future Teachers: Knowing Our Students, Knowing Ourselves será implantado por meio do Curso de Formação Continuada a ser oferecido no Cil 01 de Brasília, pela professora Claudia Batista. Com a estratégia de aprender outras coisas por meio do idioma-alvo (inglês), o curso visa desenvolver a competência comunicativa intercultural dos participantes e capacitar estudantes de licenciatura a trabalhar com projetos colaborativos internacionais. Os encontros terão início no dia 23 de setembro e as vagas estão abertas à comunidade ( PROFESSORES: Cláudia Batista SALA: 24.

2 Título: Histoire, actualités et culture francophone Descrição do Curso: Este curso se propõe a refletir e estudar temas de civilização e atuais da França e do mundo francófono. PROFESSORA: Débora SALA: 03.

3 Título: LA SCÈNE MUSICALE: francophone et française. DESCRIÇÃO DO CURSO: O curso oferece aos alunos a oportunidade de complementar seus estudos a partir da cena musical francesa e francófona. Uma vez que a música, hoje, é mais um componente de aprendizagem no ensino de Língua Estrangeira. Pois, não é um documento isolado, ela pode estar inserida nos estudos literários, contextos culturais, em outras músicas (intertextos), e poesias, assim como também, está integrada na temática estudada em sala de aula. PROFESSORAS: Sylvânia e Nathália. HORÁRIO: Sextas-feiras às 16:50 SALA: 02.

4 Título: PRÁTICAS DO ESPANHOL POR MEIO DE SÉRIES E CURTAS As séries e os curtas-metragens apresentam a realidade de uma sociedade de forma mais atrativa para o jovem estudante, sendo assim, acreditamos ser importante para os estudantes ouvir o espanhol de algum país que tenha esse idioma como língua oficial e conhecer a cultura contemporânea, as expressões idiomáticas e até mesmo as variações linguísticas dentro do mesmo idioma. O curso é ofertado por meio da amostragem de séries e curtas-metragens. Também é trabalhada a cultura espanhola e hispanoamericana, variações linguísticas e compreensão e expressão oral e escrita. PROFESSORES: Luciano, Camila e Taís. HORÁRIO: Sextas-feiras às 16:50 Sala: 04.

5 Título: Beginners Talk!!! DESCRIÇÃO DO CURSO: Proporcionar aos alunos iniciantes do Curso Específico a possibilidade de se comunicar em Inglês utilizando linguagem básica de sala de aula. O projeto visa a utilização das quatro habilidades comunicativas, priorizando, é claro, as habilidades de ouvir e falar. Além disso, objetiva-se treinar, corrigir e aprimorar a pronúncia de palavras e frases; assim como o uso apropriado da entonação, ritmo, contextualização e discurso. PROFESSORES: Anita e Heber. SALA: 11.

6 Título: Preparatório para o Exame Fit in Deutsch 1 DESCRIÇÃO DO CURSO: Produção e recepção oral e escrita dentro dos domínios léxico, gramatical, fonético e fonológico previstos para o nível A1 (Inicial) do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Objetivos: Capacitar os alunos para que possam obter êxito ao prestar o exame de proficiência FIT in Deutsch 1. Aperfeiçoar as habilidades de leitura, compreensão oral, fala e escrita, de modo que os alunos possam ser capazes de resolver os exercícios sem dificuldade durante o exame FIT in Deutsch 1. Revisar e aprimorar o vocabulário adquirido no nível A1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. PROFESSORA: Denise HORÁRIO: Sextas-feiras às 16:50 SALA: 29.

7 Título: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa DESCRIÇÃO DO CURSO: Estudo do sistema fonético e fonológico da língua inglesa, focando o valor fônico das letras e sua aplicação na pronúncia dos vocábulos e na relação entre eles. PROFESSOR: Nilson Brito. SALA: 22.

8 Título: Preparatório para o Goethe-Zertifikat B1 DESCRIÇÃO DO CURSO: Produção e recepção oral e escrita dentro dos domínios léxico, gramatical, fonético e fonológico previstos para o nível B1 (terceiro na escala de competência de seis níveis) do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Objetivos: Capacitar os alunos para que possam obter êxito ao prestar o exame de proficiência Goethe-Zertifikat B1. Aperfeiçoar as habilidades de leitura, compreensão oral, fala e escrita, de modo que os alunos possam ser capazes de resolver os exercícios sem dificuldade durante o exame Goethe- Zertifikat B1. Revisar e aprimorar o vocabulário adquirido no nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. PROFESSOR: Mário SALA: 28.

9 Título: FUN AND SONGS DESCRIÇÃO DO CURSO: Trata-se de um curso complementar ao aprendizado do aluno utilizando músicas para trabalhar as habilidades de compreensão auditiva, pronúncia, compreensão de texto, vocabulário, gramática e produção de texto em inglês. PROFESSORAS: Zenir e Sílvia. SALA: 23.

10 Título: Conversação a partir da Leitura e Compreensão de Contos DESCRIÇÃO DO CURSO: Reconhecendo a importância do lúdico na aquisição do gosto pela leitura e a necessidade da formação de leitores em língua estrangeira, propomos neste curso atividades para o desenvolvimento da habilidade leitora sob um viés crítico, divertido e dinâmico; buscando oportunizar a discussão e expressão de ideias, sentimentos e opiniões a partir do estudo de contos. PROFESSORAS: Kátia, Cibele e Letícia. SALA: 26.

11 Título: Debatable DESCRIÇÃO DO CURSO: Este curso é um clube de debate que foi elaborado com o objetivo de desenvolver habilidades para exposição fundada de pensamentos, submetendo os alunos interessados a perceber as falhas lógicas ou desprovimento de informações em seus discursos ao argumentar com outros indivíduos correlacionados ao tópico. Alunos e professores atuando como um conjunto e tendo como intenção a aquisição e repartimento de conhecimento em assuntos relevantes para vida em uma sociedade multicultural. PROFESSORAS: Marcela, Eliane, Isaías. SALA: 21.

12 Título: COFFEE & TALK DESCRIÇÃO DO CURSO: Aprimoramento da pronúncia e desenvolvimento da fluência na língua alvo através de discussões informais de temas atuais e cotidianos. Objetivo: Discutir atualidades de forma descontraída. PROFESSORES: Douglas, Viviane, Wendel e Henriqueta. SALA: 17.

13 Título: Expansão de Vocabulário Descrição do Curso: O curso será baseado no uso atividades escritas ou orais, podendo ser utilizadas fotocópias ou materiais digitais, online ou não. Os encontros serão semanais, dirigidos por um dos professores de cada vez. A escolha das atividades estará ao encargo dos professores envolvidos, contemplando um tema a cada semana, sendo que cada tema servirá como contexto para a realização das mesmas. Cada tema deverá ser trabalhado num único encontro, não gerando tarefas extra-classe para os alunos. PROFESSORES: Adriana, Breno e José Carlos

14

Título: Aperfeiçoando o espírito critico por meio da leitura e da produção de textos em língua francesa

Título: Aperfeiçoando o espírito critico por meio da leitura e da produção de textos em língua francesa Título: Aperfeiçoando o espírito critico por meio da leitura e da produção de textos em língua francesa Descrição do Curso: O curso é direcionado para alunos que estejam cursando ou que tenham concluído

Leia mais

Título: Despertar Cultural por meio de Filmes Franceses

Título: Despertar Cultural por meio de Filmes Franceses Título: Despertar Cultural por meio de Filmes Franceses Descrição do Curso: No curso serão analisados filmes que abordem diversos temas transversais, tais como: meio ambiente, saúde, comportamento, inovações

Leia mais

Curso de Formação Complementar CFC 2018

Curso de Formação Complementar CFC 2018 Curso de Formação Complementar CFC 2018 O que é? Os cursos de formação complementar são cursos livres oferecidos pelo CIL 01 de Brasília com o intuito de criar uma oportunidade ao aluno de complementar

Leia mais

Curso de Formação Complementar CFC 2017

Curso de Formação Complementar CFC 2017 SEEDF/CRE-PPC/CIL - SGAS 907/908 Brasília DF www.cilbsb.com.br Curso de Formação Complementar CFC 2017 1/21 O que é? Os cursos de formação complementar são cursos livres oferecidos pelo CIL 01 de Brasília

Leia mais

CFC - Curso de Formação Complementar

CFC - Curso de Formação Complementar CFC - Curso de Formação Complementar O QUE É? Os cursos de formação complementar são cursos livres oferecidos pelo CIL 01 de Brasília com o intuito de criar uma oportunidade ao aluno de complementar sua

Leia mais

RELAÇÃO DE CURSOS 2017

RELAÇÃO DE CURSOS 2017 RELAÇÃO DE CURSOS 2017 Os nossos cursos temáticos são destinados àqueles que querem estudar a língua inglesa de forma prática e divertida. O estudo de temas como cinema, cultura, culinária e até matemática

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE

HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE º ANO/1º SEMESTRE HORÁRIO DO CURSO DE LETRAS PERÍODOS DIURNO E NOTURNO ANO LETIVO DE 2014 1º ANO/1º SEMESTRE 2 aulas) Observação: Leitura e Produção de Textos I * * (LNG1050) Habilidades Básicas Integradas do Inglês: Produção

Leia mais

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola. HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA 1ª Série 6LEM064 GRAMÁTICA DA LÍNGUA ESPANHOLA I Estudo de aspectos fonético-fonológicos e ortográficos e das estruturas morfossintáticas da língua espanhola.

Leia mais

SIMPÓSIO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

SIMPÓSIO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SIMPÓSIO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DIA 25 HORÁRIO: 19h Local: Auditótio da Unisul Unidade Dib Mussi Rua: Antonio Dib Mussi Centro, Florianópolis PALESTRA DE ABERTURA Possibilidades e Desafios

Leia mais

Artigo 2 - O Curso de Letras habilitará o aluno em Português e uma Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas.

Artigo 2 - O Curso de Letras habilitará o aluno em Português e uma Língua Estrangeira e suas respectivas literaturas. Resolução Unesp-41, de 12-7-2007 Publicada no D.O.E. de 13/07/2007 - Seção I pag 53 (Alterada pela Resolução UNESP 20 de 31-3-2009 Publicada no D.O.E. de 01/04/2009, Seção I, página 42 e Resolução UNESP

Leia mais

CURSOS REGULARES (64 h/aula)

CURSOS REGULARES (64 h/aula) CURSOS REGULARES (64 h/aula) O Goethe-Institut Rio de Janeiro oferece cursos extensivos, intensivos, superintensivos e semipresenciais. Após um teste individual de nivelamento, você inicia o seu curso

Leia mais

A nossa metodologia consegue atender a rotina corrida das pessoas hoje em dia, pois é um curso com método rápido, flexível e 100% prático.

A nossa metodologia consegue atender a rotina corrida das pessoas hoje em dia, pois é um curso com método rápido, flexível e 100% prático. Apresentação A Minds English School é uma Franquia especializada no ensino do idioma inglês, conta atualmente com 80 unidades espalhadas em todo o Brasil e 04 unidades somente no Estado do Espirito Santo,

Leia mais

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM ESPANHOL Disciplina Unidade Responsável Prérequisito Unidade Responsável CHS CHTS NÚCLEO NATUREZA Introdução aos da NÃO HÁ -- 4 64 NC OBR

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PPGFIL/UNB Nº 3/2017 (Retifica Edital PPGFIL nº2/2017) SELEÇÃO DE CANDIDATAS E CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Letras Língua Francesa

Letras Língua Francesa Letras Língua Francesa 1º Semestre de Língua Francesa I Disciplina: Estudos Linguísticos I Ementa: Estudos e análises da diversidade textual, das correntes da linguística teórica e aplicada com ênfase

Leia mais

Proposta de Curso de Imersão de Língua Inglesa - Canadá

Proposta de Curso de Imersão de Língua Inglesa - Canadá Proposta de Curso de Imersão de Língua Inglesa - Canadá Todos nós sabemos que o inglês é uma língua universal que serve de comunicação para povos de diferentes histórias, culturas e línguas. No Brasil

Leia mais

Quadro 1. Fluxo Curricular do Curso de Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua

Quadro 1. Fluxo Curricular do Curso de Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Quadro 1. Fluxo Curricular do Curso de Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola (Licenciatura) Carga Horária Requisitos Unidade Período Componente Curricular Natureza Acadêmica Teórica

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Formação Continuada em Español textos y contextos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

PARA PROFISSIONAIS DE

PARA PROFISSIONAIS DE FRANCêS PARA PROFISSIONAIS DE SAúDE: NíVEL B1 (ABR 2015) - PORTO A mobilidade de profissionais de saúde é uma realidade e falar francês é uma abertura de portas para o mercado de trabalho internacional

Leia mais

6LET012 LINGÜÍSTICA II Introdução à teoria sintática funcionalista. Categorias gramaticais e relações

6LET012 LINGÜÍSTICA II Introdução à teoria sintática funcionalista. Categorias gramaticais e relações HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA 1ª Série 6LEM008 LÍNGUA ESPANHOLA I A Noções introdutórias de compreensão e expressão (oral e escrita) da língua espanhola. Discussões sobre o espanhol como

Leia mais

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários.

HISTÓRIA. Estamos preparados para atender às necessidades de sua empresa e de seus funcionários. HISTÓRIA A Fundação Richard Hugh Fisk é uma instituição com mais de 55 anos de dedicação ao ensino de idiomas, com método próprio e exclusivo. Essa sólida experiência nos permite afirmar que os nossos

Leia mais

Letras Língua Espanhola

Letras Língua Espanhola Letras Língua Espanhola 1º Semestre Disciplina: Introdução aos Estudos Literários Ementa: Estudo crítico das noções de literatura. Revisão das categorias tradicionais de gêneros literários e estudo dos

Leia mais

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM FRANCÊS Disciplina Unidade Responsável Prérequisito Unidade Responsável CHS CHTS NÚCLEO NATUREZA aos da Linguagem NÃO HÁ -- 4 64 NC OBR

Leia mais

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR

Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM INGLÊS Disciplina Unidade Responsável Prérequisito Unidade Responsável CHS CHTS NÚCLEO NATUREZA aos da NÃO HÁ -- 4 64 NC OBR Fonética e

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA PRÁTICA: TRABALHANDO COM PEÇAS TEATRAIS Ivoneide Aires Alves do Rego Profª Supervisora PIBID/LETRAS ESPANHOL/CAMEAM/UERN ivoneiderego@hotmail.com IDENTIFICAÇÃO ESCOLA ESTADUAL

Leia mais

Programa Anual do Português

Programa Anual do Português Montevideo Programa Anual do Português 1. Abrangência: Objetivo geral: Proporcionar aos alunos conhecimentos do idioma português permitindo um intercâmbio nas distintas situações de comunicação oral e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS. Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS. Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS Disciplina Unidade Responsável Prérequisito Unidade Responsável CHS CHTS NÚCLEO NATUREZA Introdução aos NÃO HÁ -- 4 64 NC OBR Fonética e Fonologia 4 64 NC OBR Morfologia

Leia mais

CURSOS DE FÉRIAS

CURSOS DE FÉRIAS CURSOS DE FÉRIAS 2010.1 Não fique fora do mercado de trabalho. Muitas pessoas que nos procuram estão cientes da necessidade de ter um bom nível de inglês para ter uma melhor colocação no mercado de trabalho

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sande Ano Letivo 2017/2018. Perfil de Aprendizagens Específicas Inglês 1º ciclo

Agrupamento de Escolas de Sande Ano Letivo 2017/2018. Perfil de Aprendizagens Específicas Inglês 1º ciclo Agrupamento de Escolas de Sande Ano Letivo 2017/2018 Perfil de Aprendizagens Específicas Inglês 1º ciclo (ponto 2, artigo 7º, despacho normativo nº1- F/2016) Em final de ano letivo o/a aluno/a será capaz

Leia mais

PROPOSTA CURSO DE LETRAS HORÁRIO 2017

PROPOSTA CURSO DE LETRAS HORÁRIO 2017 CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Estudos Literários I LTE5028 Variação e Mudança Linguísticas LNG5027 Língua Alemã I *LEM5108 Introdução à Língua Italiana: noções gerais *LEM5152

Leia mais

Aulas de Inglês para Executivos.

Aulas de Inglês para Executivos. Aulas de Inglês para Executivos info@acelanguageschool.com.br Bem-vindo à Ace Aulas de Inglês para Executivos. Ace Language School é uma escola de Inglês com sede em São Paulo, Brasil. Somos especialistas

Leia mais

Pense em Inglês A Academia de Inglês Washington foi fundada em 1963 pelo professor Luis Octavio da Costa, nascido na Índia e autor de todo o sistema de ensino da Academia Washington Franchising. Hoje,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM PORTUGUÊS. Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM PORTUGUÊS. Unidade Responsável FL NÃO HÁ NC OBR MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO: LICENCIATURA EM PORTUGUÊS Disciplina Unidade Responsável Prérequisito Unidade Responsável CHS CHTS NÚCLEO NATUREZA Introdução aos da NÃO HÁ -- 4 64 NC

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA Língua Estrangeira I- Inglês 5ºANO Oral / Listening Compreender sons, entoações e ritmos da língua. Leitura / Reading Compreender palavras, conceitos simples e frases isoladas. Compreender palavras, frases

Leia mais

HORÁRIO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO

HORÁRIO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO CURSO DE LETRAS 1 ANO - 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Variação e Mudança Linguísticas LNG5027 Língua Alemã I *LEM5108 Introdução à Língua Italiana: noções gerais *LEM5152 Língua Grega I *LNG5092

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INGLÊS BÁSICO 2

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INGLÊS BÁSICO 2 INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INGLÊS BÁSICO 2 Recanto das Emas DF 2018 Wilson Conciani Reitor (a) Adilson Cesar de Araújo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

Departamento de 2.º Ciclo Disciplina de Inglês

Departamento de 2.º Ciclo Disciplina de Inglês Aprender a ser / Aprender a viver com os outros Pilar de Aprendizagem Aprender a conhecer / Aprender a fazer CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Departamento de 2.º Ciclo ED. SETEMBRO DE 2016 DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE World English. Ensino de Inglês. PIBID. Multiletramento. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

MÚSICA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: IMPROVING LISTENING AND SPEAKING SKILLS

MÚSICA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: IMPROVING LISTENING AND SPEAKING SKILLS MÚSICA E ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: IMPROVING LISTENING AND SPEAKING SKILLS Leticia Santos de Almeida *(IC), Maria Elizete Pereira dos Anjos(PQ). *lesantosalmeida@live.com Avenida JK Q. 08

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS MÚSICA E RESUMO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS MÚSICA E RESUMO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA O USO DOS GÊNEROS TEXTUAIS MÚSICA E RESUMO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Cristiane Vieira Falcão (PIBID/CAPES/UEPB) crisfalcão@outlook.com.br Maria Glayce Kelly O. da Silva (PIBID/CAPES/UEPB) glayceoliveira20@gmail.com

Leia mais

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos.

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos. PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Matemática Componente Curricular/Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de Textos Carga Horária Total: 63,3h - Aulas semanais: 4 Professor(es)

Leia mais

CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE DO CURRÍCULO

CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE DO CURRÍCULO CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 DO 1º SEMESTRE DE 2017 1º SEMESTRE DO CURRÍCULO 7h30min LTE 1008 Leitura em Inglesa Prof. Patrícia Marcuzzo Sala 12 - Prédio FUE 1013 Psicologia

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DIREÇÃOGERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BASICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

Detalhes dos cursos disponíveis na Oferta 3

Detalhes dos cursos disponíveis na Oferta 3 Detalhes dos cursos disponíveis na Oferta 3 Curso: Diferenças culturais Professor: Bernardo Olavo de Oliveira Sala: 18 Segunda de 18:00 às 22:00 Data de Início da turma: 29/04/2019 Data de Fim da turma:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PRONÚNCIA ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

A UTILIZAÇÃO DA PRONÚNCIA ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA A UTILIZAÇÃO DA PRONÚNCIA ESCRITA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA *Ananda Cristina de Morais¹ (IC); Márcia Arantes do Vale². 1. Acadêmica - UEG Campus Morrinhos, ananda1929@hotmail.com; 2. Professor Orientador

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Benavente

Agrupamento de Escolas de Benavente Atitudes Conhecimentos e Capacidades Grupo de Recrutamento: 210 - Português CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- 2º Ciclo INSTRUMENTOS PESO Avaliação Testes escritos LEITURA E ESCRITA EDUCAÇÃO LITERÁRIA GRAMÁTICA Tarefas

Leia mais

HORÁRIO 2019 (B) CURSO DE LETRAS

HORÁRIO 2019 (B) CURSO DE LETRAS 1 ANO / 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Leitura e Produção de Textos I LNG5026 Língua Alemã I *LEM5108 Introdução à Cultura Italiana: conversação *LEM5153 Língua Latina I *LNG5080 Literatura Grega

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS. 1.Domínio Intercultural;

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS. 1.Domínio Intercultural; DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Conhecer os benefícios da utilização de diferentes

Leia mais

LETRAS HORÁRIO ANO / 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO ANO HORÁRIO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

LETRAS HORÁRIO ANO / 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO ANO HORÁRIO SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA 1 ANO / 1º SEMESTRE - PERÍODO DIURNO E NOTURNO Habilidades Básicas Integradas do Inglês I *LEM5138 Língua Francesa I *LEM5116 Língua Espanhola I *LEM5128 Língua Latina Básica *LNG5077 Cultura da Roma Antiga

Leia mais

MINICURSO CELPEBRAS Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas

MINICURSO CELPEBRAS Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas MINICURSO CELPEBRAS 2015 Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas O que é Celpebras? Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2017 MATRÍCULAS:

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2017 MATRÍCULAS: COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2017 MATRÍCULAS: A partir de 08 de fevereiro de 2017 LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Prof.ª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio Pedro Fabro, Sala 303 Unidade

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1º Semestre Disciplina: Aspectos Históricos e Culturais em Língua Inglesa 60h Ementa: Estuda aspectos histórico-culturais da constituição da Língua Inglesa, abordando a influência

Leia mais

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie para: ou visite:

INTRODUÇÃO. Para obter mais informações ou serviços, envie  para: ou visite: MUESTRA AMOSTRA INTRODUÇÃO Fazendo Chinês Fácil para Crianças, reconhecido como um dos melhores materiais de aprendizagem de chinês em todo o mundo, é publicado pelo Hong Kong s prestigious Joint Publishing

Leia mais

CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE DO CURRÍCULO

CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 HORÁRIOS DO 1º SEMESTRE DE º SEMESTRE DO CURRÍCULO CURSO DE LETRAS - INGLÊS E LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA 736 DO 1º SEMESTRE DE 2017 1º SEMESTRE DO CURRÍCULO 7h30min 12h30min SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA LTE 1008 Leitura

Leia mais

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS?

VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? VOCÊ ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO NO INGLÊS PARA NEGÓCIOS? Você sente que está patinando em seu conhecimento de inglês? Essa sensação é bastante comum. Na verdade, no começo do curso sentimos que estamos tendo

Leia mais

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes

Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes PORTUGISISKA Currículo para o ensino da língua sueca para imigrantes Objetivos do ensino O programa de ensino da língua sueca para imigrantes é um programa de formação linguística qualificado que visa

Leia mais

Letras língua Espanhola

Letras língua Espanhola Letras língua Espanhola 1 Semestre Aspectos históricos e culturais em língua espanhola 60h Ementa: Estuda aspectos histórico-culturais da constituição da Língua Espanhola, abordando a influência do latim

Leia mais

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO

CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO CURSOS E EXAMES DE ALEMÃO Outubro 2017 Fevereiro 2018 Goethe-Institut Lisboa Sprache. Kultur. Deutschland. BENEFÍCIOS PARA OS ALUNOS DO GOETHE-INSTITUT Aconselhamento e acompanhamento individual Sala de

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 semestre Núcleo de estudos interdisciplinares I 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa cientifica. Desenvolve habilidade de produção de fichamento,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 240 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DURAÇÃO DIAS DA SEMANA INÍCIO

RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DURAÇÃO DIAS DA SEMANA INÍCIO RELATÓRIO FINAL DE PROJETOS DE EXTENSÃO - PBAEX REGISTRO PROEX N /2015 CÂMPUS: Boa Vista/Centro TÍTULO PROJETO: Espanhol Para Crianças Nível Elementar (07 a 09 anos) COORDENADOR DO PROJETO: Nathália Oliveira

Leia mais

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras

222 Línguas e Literaturas Estrangeiras 222 Línguas e Literaturas Estrangeiras Curso de Língua Chinesa: Cultura e Negócios para Promotores e Empresários na China Destinatários Este curso destina-se a empresários e gestores que desenvolvam ou

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1º Semestre Núcleo de Estudos Interdisciplinares I LE0136/ 45h Ementa: Estuda os procedimentos envolvidos na realização de uma pesquisa científica. Desenvolve a habilidade de produção

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo pedagógico.

Leia mais

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS

FORMULÁRIO PARA PROPOSTA DE CURSOS Câmpus: CAMPUS BOA VISTA CENTRO REGISTRO Nº Título do Curso: VAMOS HABLAR ESPAÑOL PARA INICIANTES i Linhas de Extensão ( ) Acessibilidade ( ) Artes patrimônio histórico - Cultural ( ) Comunicação Mídia

Leia mais

Letras Língua Inglesa

Letras Língua Inglesa Letras Língua Inglesa 1 Semestre Língua inglesa Básico I LE0014, 90h Ementa: Desenvolvimento das estruturas básicas utilizando as habilidades linguísticas de ouvir, falar, ler e escrever numa abordagem

Leia mais

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS INTRODUÇÃO Este plano foi criado para trabalhar com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, com alunos que possuem em torno de 7 a 8 anos de idade, para que se aprofundem

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO: 2018/2019 A avaliação escolar como processo de construção de conhecimento Matriz Curricular - 1.º Ciclo

Leia mais

período 5º Semana anterior ao Carnaval espírito natalício período 6º Promover o contacto com a cultura Norte-Americana

período 5º Semana anterior ao Carnaval espírito natalício período 6º Promover o contacto com a cultura Norte-Americana INGLÊS 2º CICLO PLANO DE ATIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2012-2014-2015 ANO ATIVIDADE OBJETIVOS/ OPERACIONALIZAÇÃO CALENDARIZAÇÃO Christmas Cards / Christmas Promover o contacto com a cultura anglo-saxónica,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO. Ano Letivo 2018 / º ano de escolaridade CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO Ano Letivo 2018 / 2019 1º ano de escolaridade Áreas de competência (Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória) A - Linguagens e Textos C - Raciocínio e Resolução

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE LETRAS DIRETORIA ADJUNTA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE LETRAS DIRETORIA ADJUNTA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS SETOR DE GREGO 011 1º SEMESTRE DISCIPLINA: GREGO A LEC 305 Marinete de Santana Ribeira 4ª 13:30-15:10 H-105 A prosa Ática: aspectos morfossintáticos e estilísticos. Textos

Leia mais

FORMULÁRIO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC CAMPUS RIACHO FUNDO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC

FORMULÁRIO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC CAMPUS RIACHO FUNDO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC FORMULÁRIO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC CAMPUS RIACHO FUNDO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC Formação Intermediário de Língua Brasileira de Sinais Falk Soares Ramos

Leia mais

Curso: 1ºciclo Disciplina: Inglês Ano(s): 4º

Curso: 1ºciclo Disciplina: Inglês Ano(s): 4º Domínios Objetivos Instrumentos de avaliação Peso Domínio Intercultural Compreensão / Listening Interação Leitura / Reading e Escrita / Writing - Conhecer-se a si e ao outro. - Conhecer o dia a dia na

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Chapecó Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS

AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA ATIVIDADES/ RECURSOS TEMPO / CALENDARIZAÇÃO OBJETIVOS DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA OBJETIVOS ATIVIDADES/ RECURSOS AVALIAÇÃO: Instrumentos/ Pesos TEMPO / CALENDARIZAÇÃO 1.Domínio Intercultural; Domínio intercultural: Entender o desenvolvimento da educação e da cultura

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA COMUNICATIVA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: Francês ANO: 9º ano 1. OBJETIVOS GERAIS: No final do 9º ano, o aluno atinge o nível de proficiência A2.2 definido pelo Quadro Europeu Comum de

Leia mais

1 de 6 15/02/ :44

1 de 6 15/02/ :44 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE S ACADÊMICAS Portal do Discente EMITIDO EM 15/02/2013 13:44 DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR Código: 01A LETRAS - NATAL - Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA EDU236 Fundamentos da Educação: Sociologia - 30 36 2 0 3º EDU237 Fundamentos da Educação: Filosofia - 30 36 2 0 3º LET812 Estudos de Leitura - 60 72 2 2 3º LET872 Teoria

Leia mais

INFORMAÇÕES & CURSOS. Janeiro a Julho de icgermanico.com.br / espaco-cultural

INFORMAÇÕES & CURSOS. Janeiro a Julho de icgermanico.com.br / espaco-cultural INFORMAÇÕES & CURSOS Janeiro a Julho de 2017 icgermanico.com.br / espaco-cultural Q U E M S O M O S : O Instituto Cultural Germânico, ICG, foi fundado em 12 de fevereiro de 1995 em Icaraí, Niterói com

Leia mais

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães

Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães Agrupamento de Escolas Gil Vicente Guimarães CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2017/2018 Português Língua Não Materna - 1º e 2.º ciclos Os alunos de Português Língua Não Materna que se encontram

Leia mais

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA OS CURRÍCULOS, CRIADOS A PARTIR DE 2006, DO CURSO DE LETRAS

DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA OS CURRÍCULOS, CRIADOS A PARTIR DE 2006, DO CURSO DE LETRAS CURRÍCULO CÓDIGO DESCRIÇÃO SETOR CLASSE 1/06 GCL00091 CRÍTICA TEXTUAL / ECDÓTICA II Crítica Textual OPTATIVA 1/06 GCL00092 CRÍTICA TEXTUAL / ECDÓTICA III Crítica Textual OPTATIVA 1/06 GCL00093 CRÍTICA

Leia mais

CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER

CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER CURSO DE INGLÊS PARA A FAMÍLIA 03 a 12 anos de idade EM VANCOUVER ORGANIZADO PELA ESCOLA VANCOUVER ENGLISH CENTER Bem localizada no centro da cidade, a Centre é uma das líderes no segmento das escolas

Leia mais

Edital Nº 29 CCentro, de 15 de agosto de 2017 EDITAL PARA CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LINGUA INGLESA - CELIFF

Edital Nº 29 CCentro, de 15 de agosto de 2017 EDITAL PARA CURSO DE CONVERSAÇÃO EM LINGUA INGLESA - CELIFF A Direção Geral do campus Campos Centro IFFluminense, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional, estão abertas inscrições, no período de 21 a 25

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Profª Lourdes Sufredini Profª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio João

Leia mais

ESP: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA

ESP: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA ESP: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA COMPREENSÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA INGLESA Alane de Jesus Souza¹, Aline de Almeida Brito² e Evaldo Ferreira³ UNEB/Universidade do Estado da Bahia/Graduação/alanesouzaj@gmail.com

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS DE FORTALEZA. EDITAL nº 11/2017

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS DE FORTALEZA. EDITAL nº 11/2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS DE FORTALEZA EDITAL nº 11/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DE NOÇÕES BÁSICAS DE LÍNGUA E CULTURA

Leia mais

TERMINOLOGIA GRAMATICAL HISTÓRIA, USOS E ENSINO

TERMINOLOGIA GRAMATICAL HISTÓRIA, USOS E ENSINO TERMINOLOGIA GRAMATICAL HISTÓRIA, USOS E ENSINO Layssa de Jesus Alves Duarte 1 ; Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira 2 RESUMO Este trabalho procura refletir acerca do ensino de gramática empregado ultimamente

Leia mais

José Veranildo Lopes da COSTA JUNIOR 1 Josilene Pinheiro MARIZ 2

José Veranildo Lopes da COSTA JUNIOR 1 Josilene Pinheiro MARIZ 2 124 LOPES, Paulo Henrique Moura. A LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS NOS CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: DE JUSTIFICATIVA PARA AVALIAÇÃO ORAL A UM USO EFICAZ PARA O FOMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA. Dissertação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DIREÇÃOGERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES - DIREÇÃO DE SERVIÇOS DA REGIÃO ALENTEJO 135525 - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS ESCOLA BASICA DE 2º E 3º CICLOS COM SECUNDÁRIO CUNHA RIVARA DE ARRAIOLOS

Leia mais

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015

DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2015 ÁREA DE ALEMÃO HE 201 120 ALEMÃO BÁSICO 1 LUDMILA A 20 4ª 09h30-12h30 6ª 10h30-12h30 LAB. 02 HE 203 60 LÍNGUA ALEMÃ 1 THIAGO A 20 LAB. 04 4ª 09h30-10h30 LAB. 03

Leia mais

Matriz curricular do Curso de Letras ALEMÃO - LICENCIATURA Currículo 2019

Matriz curricular do Curso de Letras ALEMÃO - LICENCIATURA Currículo 2019 Última atualização em: 24/04/2019. Matriz curricular do Curso de Letras ALEMÃO - LICENCIATURA Currículo 2019 Resumo da carga horária: Componente curricular Carga horária em H/A Carga horária em H Carga

Leia mais

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA

MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA Adriana Letícia Torres da Rosa adrianarosa100@gmail.com Cristina Lúcia de Almeida krisluci@yahoo.com.br José Batista de Barros Instituto

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Língua Estrangeira Moderna Professor: Érica, Raisa, Kamila e Jaqueline Curricular: Segmento: Anos iniciais Ano/Série: 4 Ano Apresentação da disciplina A língua inglesa é um sistema de comunicação

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS (ESTRUTURA NOVA )

HORÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS (ESTRUTURA NOVA ) LEGENDA: HORÁRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS (ESTRUTURA NOVA - 2017) Conselho do Curso de Graduação em Letras Departamento de Educação Departamento de Letras Modernas Departamento de Linguística Departamento

Leia mais

Matriz curricular do Curso de Letras Inglês BACHARELADO Currículo 2019

Matriz curricular do Curso de Letras Inglês BACHARELADO Currículo 2019 Matriz curricular do Curso de Letras Inglês BACHARELADO Currículo 2019 Arquivo atualizado em: 17 de maio de 2019. Componente curricular Carga horária em H/A Carga Horária mínima (CNE) em h/a Disciplinas

Leia mais