SAN.T.IN.NT 37. Especificações Técnicas Mínimas para Fornecimento de Uniforme Anti Chamas - Calça

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SAN.T.IN.NT 37. Especificações Técnicas Mínimas para Fornecimento de Uniforme Anti Chamas - Calça"

Transcrição

1 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 1 / 12 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DESCRIÇÃO 3. MATERIAL 4. DETALHES 5. MEDIDAS 6. EMBALAGEM 7. IDENTIFICAÇÃO 8. CARACTERÍSTICAS 9. NOTAS 10. GARANTIA 11. AMOSTRAS 12. INSPEÇÃO 13. LOGOTIPO 14. REFERÊNCIAS 15. ANEXOS 1. OBJETIVO Estabelecer através da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção - FX e Gerência de Manutenção - TM, condições mínimas para confecção e recebimento do material Uniforme Anti chamas Calça. 2. DESCRIÇÃO Calça para funcionários de ambos os sexos, confeccionada com uma camada de tecido anti chama, com faixas refletivas resistentes às chamas, em diversos tamanhos, indicada para uso dos funcionários eletricistas quando em atividades que envolvam riscos de arco elétrico. 3. MATERIAL 3.1. Tecido COR: Azul Claro Ref. : FW-393 COMPOSIÇÃO: 88% Algodão e 12% Fibras Sintéticas ARMAÇÃO: SARJA 3/1 GRAMATURA: mínimo de 250 g/m 2 e máximo de 280 g/m 2 CLASSE DE RISCO: A.T.P.V. (mínimo): 8 cal/cm Ganchos e Argolas Em material sintético, reforçado e anti chama; Cor: estar de acordo com a tonalidade do tecido.

2 3.3. Linhas para Costura SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 2 / 12 Deve conter propriedades ignífugas e estar de acordo com a tonalidade do tecido Faixas refletivas Confeccionada em tecido resistente a chama, conforme Anexo II. Cor: Ref.: 3M mm de largura. 4. DETALHES 4.1. Cós Cós postiço, com elástico embutido na parte de trás da cintura, de uma lateral a outra, fechamento através de 1 (um) botão, com caseado do tipo embutido, com 07 (sete) passantes, vista com botões embutidos e protegida por cancela com fechamento através de ganchos e argolas Bolso Bolso na lateral das pernas, tipo envelope, com lapela fechada com ganchos e argolas e dois bolsos traseiros chapados, com lapela fechada com ganchos e argolas. Os bolsos deverão ser protegidos por uma lapela, com fechamento por ganchos e argolas e sem aberturas do tipo porta ferramentas. Nas lapelas dos bolsos deverão ser bordados o nº do C. A. e o mínimo de proteção (ATPV) correspondente, com linhas na cor branca. Os bolsos deverão possuir expansão lateral de 30 mm de largura, sendo que a parte inferior deverá ser fixa Costura Com máquina de pregar cós ou ponto fixo uma (1) agulha na parte da frente e máquina de pregar elástico ou ponto fixo uma (1) agulha na parte de trás do cós. Ponto corrente duas (2) agulhas paralelas para o fechamento das laterais e ganchos. Ponto corrente duas (2) agulhas paralelas ou interlock bitola larga para o fechamento das entre pernas. Ponto fixo duas (2) agulhas paralelas para colocação da vista. Travetes para reforçar o acabamento final da vista e junção dos ganchos interlocados.

3 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 3 / 12 Overlock nas partes desfiantes do tecido com linha nº 50, 100% algodão, tingido na mesma cor do tecido Aviamentos 4.5. Barra As cores das linhas deverão estar de acordo com a tonalidade do tecido. As linhas deverão ter tratamento anti chama. A calça deve ser entregue sem a barra; experimentada e posteriormente realizada a barra Faixa Refletiva A faixa refletiva deverá possuir combinação de material retro refletivo em conjunto com material fluorescente. A faixa retro refletiva de cor prata metálica deverá estar no centro da faixa fluorescente de cor lima cítrica. As faixas refletivas deverão ser costuradas a 40 cm abaixo da junção entre as duas pernas. O material refletivo deverá reter a sua cor típica durante o dia e sua retro refletividade durante a noite, durante a vida útil da roupa em que estiver aplicada. O material refletivo deverá ser leve e flexível, possuir elevado brilho retro refletivo noturno com aparência diurna na cor prata metálica e resistente à chama. A especificação técnica da faixa refletiva resistente à chama deverá ser conforme o Anexo II. 5. MEDIDAS 5.1. Largura do Sistema de Ganchos e Argolas Da vista da calça: 25 (vinte e cinco) mm; Da lapela do bolso: 25 (vinte e cinco) mm; Cós Largura: 45 mm. Bolsos laterais: Largura: 140 mm; Profundidade: 170 mm. Bolsos traseiros: Largura: 140 mm; Profundidade: 170 mm.

4 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça Largura das faixas refletivas: Deverá medir 50 mm no total (retro refletivo e fluorescente) Calça (medidas em cm) (MANEQUIM): 4 / 12 ITENS MANEQUIM XP PP P M G GG XG Cintura Quadril Entre pernas Comprimento (s/cós) Comprimento do cinto Largura Boca Obs.: Tolerância = + ou - 1 cm 5.3. Como Medir a Calça Pronta Cintura: Sobre o cós. Quadril: 5 cm da junção da costura entre pernas. Entre pernas: Da junção entre as duas pernas, até a extremidade inferior. Comprimento: Da junção com o cós até a extremidade inferior. Obs.: Todas as medidas devem ser tomadas com a calça abotoada, sobre base fixa e evitando-se dobras e rugas. 6. EMBALAGEM O material deverá ser, acondicionado em embalagem plástica, transparente, individual e fechada. Deverá acompanhar cada peça do uniforme, um folheto de instrução de conservação e lavagem leve e pesada (suor, poeira, graxa, óleo, etc.). 7. IDENTIFICAÇÃO Todo material deverá vir identificado de forma legível e indelével com, no mínimo: Etiqueta confeccionada em poliéster ou similar, contendo o nome da confecção e o tamanho da peça. Etiqueta de garantia de qualidade, contendo o nome e a marca do fabricante e também o nome e composição do tecido.

5 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 5 / 12 Etiqueta com Número do Certificado de Aprovação, número do lote, mês e ano de fabricação. As etiquetas deverão ser colocadas no lado interno da calça. 8. CARACTERISTICAS Deverá possuir as seguintes características: Não permitir a propagação da chama depois de cessada a fonte de calor; Não provocar a emissão de gases tóxicos; Atingir ATPV (valor de desempenho térmico do arco elétrico) mínimo de 8 cal/cm² (ATPV = Arc Thermal Performance Value); Cobrir a Classe de Risco 2, conforme Anexo I ou NFPA 70E; Ter características de conforto similares às do tecido de algodão não resistente à chama; Resistência mínima à tração na trama e no urdume de 28 Kgf e 48 Kgf, respectivamente, conforme ASTM 5034; Não causar dermatoses de contato na pele do usuário; Possuir alta solidez de cor à lavagem; Composição básica: 88% algodão resistente à chama e 12% fibra de alta resistência (poliamida); Manter as características ignífugas durante toda a vida útil do traje. 9. NOTAS Nota 1: O tecido utilizado na confecção do traje deve ser resistente ao arco elétrico e à chama, de forma a atender as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora - NR10. Nota 2: O tecido anti chama deverá ser tratado por meio de um processo de polimerização que, após a remoção da fonte de ignição, a chama deverá se auto-extinguir imediatamente. Na confecção do tecido deverá ser introduzido na alma da fibra do algodão um polímero anti chama, que atuará como um catalisador, produzindo a carbonização do tecido quando exposto em chamas. Nota 3: É de responsabilidade do fornecedor/fabricante retirar e trocar as partes de tecido afetadas por defeito e/ou substituir as peças defeituosas. Nota 4: O fornecedor/fabricante deve separar as partes cortadas de diferentes rolos de tecido para não ocorrer mistura de tonalidade. Nota 5: O fornecedor / fabricante deve apresentar laudos e ensaios em nome do licitante/fabricante do tecido e/ou uniforme conforme anexo IV, na língua original e transcrito para a língua portuguesa por tradutor de reconhecimento público. Nota 6: Para efeito desta Especificação, entende-se como Uniforme o vestuário profissional destinado aos colaboradores da empresa, com o objetivo de identificá-los e

6 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 6 / 12 propagar a imagem da empresa junto aos clientes e ao público em geral, assim como protegê-los contra os riscos da eletricidade (arco elétrico/fogo repentino). Nota 7: O fornecedor/fabricante deve dar garantia de reposição contra quaisquer defeitos de fabricação, durante a vida útil da peça, observadas as condições normais de uso do traje pelos respectivos empregados, tais como rasgos, encolhimento ou alongamento, desbotamento e manchas, rompimento de costuras ou queima dos aviamentos. Nota 8: Declaração do fabricante informando sobre o procedimento de descarte do material. Nota 9: Certificado de garantia do tecido a resistência a chamas por toda a sua vida útil, desde que atendidos os procedimentos apropriados de uso e conservação pelos usuários do traje. 10. GARANTIA O material deve ter garantia mínima de 12 (doze) meses. 11. AMOSTRAS Uma amostra consiste em uma unidade ou um par, com características idênticas ao material adquirido ou a ser adquirido. Ver anexo III. A Gerência de Logística de Materiais e Inspeção - FX em conjunto com a Gerência de Manutenção TM solicitará uma amostra do material para conferência. Após verificação e aprovação da amostra em comparação com a especificação do material, será dada liberação para confecção final do Uniforme Anti Chamas Calça. 12. INSPEÇÃO Todo material recebido dos fornecedores será examinado pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX com assessoria de técnicos da Gerência de Manutenção - TM, com objetivo de verificar se estão compatíveis com os padrões de qualidade exigidos nesta especificação, o que se faz através de: inspeções, comparação de amostras e Laudos Inspeção Visual De acordo com o tamanho do lote serão retiradas aleatoriamente, as amostras conforme tabela abaixo: LOTE AMOSTRAS N REPROVAÇÃO Até 32 Todo o lote a a Acima de

7 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 7 / 12 Caso o número de reprovação supere ao descrito na tabela a cima o lote será reprovado Inspeção em Corte Não se aplica Inspeção em Laboratório A critério da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Gerência de Manutenção - TM. Os lotes fornecidos serão inspecionados pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção da Sanasa pelo critério de amostragem conforme descrito abaixo. LOTE AMOSTRAS N REPROVACÃO Até a a a Caso o número de reprovação supere ao descrito na tabela a cima o lote será reprovado Entrega ao Usuário Caso seja detectado qualquer tipo de defeito, o material será devolvido no prazo de dez (10) dias úteis Reposição de Material Todo material devolvido por reprovação nas inspeções, nos testes ou na entrega ao usuário, deverá ser substituído imediatamente pelo fornecedor, sem ônus para a SANASA Documentação/Responsabilidade Gerência de Logística de materiais e Inspeção - FX em conjunto com a Gerência de Manutenção TM, solicitará uma cópia autenticada do Certificado de Aprovação, Certificado de Garantia de Qualidade do Fabricante do Tecido, laudos técnicos de laboratórios, especificações técnicas de todo material utilizado na confecção, e outros, sem ônus para a SANASA. No caso de revendedor, deverá, ainda, apresentar declaração do fabricante, na qual o mesmo se responsabilizará totalmente pelo material ofertado e que, em qualquer tempo, tomará as medidas necessárias à reposição do material encontrado em desacordo com a especificação.

8 13. LOGOTIPO SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 8 / 12 Não se aplica 14. REFERÊNCIAS Esta norma interage com os seguintes documentos: SAN.P.IN.PR 01 Controle de Documentos. SAN.P.IN.PR Controle de Registros. 15. ANEXOS ANEXO I - TABELA DE RISCOS EM ATPV NFPA 70 E Mínimo Classe de Nível de Exposição Descrição da Roupa de Proteção Risco (cal/cm²) Da Roupa (ATPV) 0 0 Algodão não tratado Não Aplicável ARCO EM ABERTO Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão confeccionado com uma camada de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão confeccionado com uma camada de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão ou calça e capa confeccionado com duas camadas de tecido resistente a chamas (2) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão ou calça e capa confeccionado com três camadas de tecido resistente a chamas (3) FÓRMULA DE CÁLCULO DO ATPV EA = 5271*d(-1,9593) *t*(0,0016*i2-0,0076*i+0,8938) ARCO EM CAIXA EC = 1038,7*d (-1,4738) *t*(0,0093*i2-0,3453*i+5,9675)

9 Onde: SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 9 / 12 E - Energia incidente em cal/cm 2 d - Distância em polegadas, maior do que 18" t - tempo do arco em segundos I - corrente de curto circuito sólido trifásico em ka (entre 16 e 50 ka) ANEXO II - FAIXA REFLETIVA RESISTENTE A CHAMAS (PERFORMANCE FÍSICA) A. Material Refletivo Faixa refletiva para uso em uniformes, cujo objetivo é melhorar a visibilidade noturna e garantir mais segurança aos usuários. B. Detalhes 1. Tecido Refletivo leve e flexível, com elevado brilho refletivo diurno e noturno, na cor cítrica, constituído de micro-esferas de vidro com angularidade, expostas e agregadas em uma resina que está aplicada a um tecido resistente 100% poliéster. Sua superfície deve resistir a temperaturas de contato de até 260 º C. 2. Visibilidade Noturna: o tecido deve apresentar-se na cor branca prateada, quando observado sob a luz dos faróis dos veículos e permanecer altamente refletivo mesmo quando exposto a uma grande variedade de ângulos de incidência de luz. 3. O coeficiente de retro reflexão do segmento central deve ser medido segundo procedimento descrito nas normas ASTM E809 e E810 ou CIE 54, nos ângulos de entrada e observação especificados na norma NBR 15292, tabela 5. Os valores em cd/lux² devem cumprir com as exigências mínimas especificadas na norma NBR 15292, tabela 5, e serem comprovados por laudo técnico (original ou cópia autenticada), emitido em nome do interessado, por laboratório independente. Além dos valores de coeficiente de retro reflexão, deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa. 4. A faixa refletiva deve ser resistente à chama, comprovada por laudo técnico (original ou cópia autenticada), emitido em nome do fabricante, por laboratório independente internacional ou nacional comprovando que o produto atende a todos os requisitos da Norma NPFA Deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa. 6. Obrigatória a comprovação através de laudos (original ou cópia autenticada), emitido em nome do fabricante, por laboratório independente nacional ou internacional que identifique a presença de aramida na composição do tecido de fundo. Deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa.

10 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça ANEXO III - MODELO 10 / 12 A. NORMAS TÉCNICAS ANEXO IV - NORMAS, ENSAIOS E DOCUMENTOS ABNT - NBR Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos. ASTM D Test Method for Breaking Strength and Elongation of Textile Fabrics (Grab Test). ASTM D Test Method for Breaking Strength and Elongation of Textile Fabrics (Strip Method). ASTM F Standard Test Method for Determining the Arc Thermal Performance Value of Materials for Clothing. ISO Sampling Procedures for Inspection by Attributes - Part 1: Sampling Schemes Indexed by Acceptance Quality Limit (AQL) for Lot-by-Lot Inspection. NFPA 70E - Standard for Electrical Safety Requirements for Employee Workplaces. NFPA 2112 Standard on Flame-Resistant Garments for Protection of Industrial Personnel Against Flash.

11 B. DOCUMENTOS TÉCNICOS SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 11 / 12 Apresentação obrigatória, juntamente com a amostra do traje, de cópia do Certificado de Aprovação (CA) correspondente, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme exigido pela Norma Regulamentadora NR-6. Apresentação obrigatória de Laudos Técnicos emitidos por Laboratório independente reconhecido nacional e/ou internacionalmente, em nome da licitante ou do fabricante do tecido, comprovando os Ensaios Técnicos, Têxteis e Faixas Refletivas. Obs.: Os Laudos de Laboratório solicitados acima, deverão ser apresentados na língua original e transcritos para a língua portuguesa por tradutor de reconhecimento público. C. ENSAIOS TÉCNICOS - NFPA 70-E Atingir ATPV (Valor de Desempenho Térmico do Arco Elétrico) mínimo de 8,0 calorias/cm 2. No item vestimentas da NFPA 70-E, é exigido que o tecido da roupa atenda a Norma ASTM F 1506-a (vestimentas para arco elétrico e perigos térmicos). Teste de resistência à chama (flamabilidade vertical) - recebido e após 25 lavagens - ASTM D Resistência ao rasgo - ASTM D Resistência à ruptura - ASTM D Resistência ao deslizamento do fio - ASTM D 434. Alteração dimensional em lavagem doméstica - AATCC nº Solidez da cor em lavagem acelerada - AATCC nº Solidez da cor em lavagem a seco - AATCC nº Determinação do ATPV - Ensaio conforme ASTM F Cobrir a classe de Risco 2, conforme NPFA 70E. HAF - Fator de atenuação de calor maior que 70%. D. ENSAIOS TÉCNICOS - NFPA 2112 Manter a característica ignífuga do tecido após ser submetido a 50 e 100 lavagens tipo caseira, conforme ASTM D Ensaio com manequim instrumentado, conforme ASTM F Ensaio da permeabilidade do ar em tecidos têxteis - ASTM D Resistência à ruptura por aparato tipo queda do pêndulo - Teste Elmendorf - ASTM D Resistência mínima à tração na trama e no urdume de 28 Kgf e 48 Kgf, respectivamente, conforme ASTM D 5034 e NBR E. ENSAIOS TÊXTEIS Estabilidade dimensional, conforme NBR 10320: urdume - alteração +/-1,5%, no máximo e trama - alteração de +/- 1,5%, no máximo. Resistência à abrasão, conforme ASTM D 3886: 200 ciclos, mínimo.

12 SAN.T.IN.NT 37 Uniforme Anti Chamas - Calça 12 / 12 Solidez de cor à fricção, conforme ABNT NBR ISO 105 X12: úmido - transferência 4/5, seco - transferência 4 / 5, no mínimo. Solidez de cor à luz (40 horas), conforme ABNT NBR ISO 105 B: escala cinza 4 / 5, escala azul 5 / 6, no mínimo. Solidez de cor à lavagem doméstica e comercial conforme ABNT NBR ISO 105 C - 06 : método C1M - alteração 5, transferência 5. Solidez de cor à ferro quente, conforme NBR 10188: úmido - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5; seco - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5, no mínimo; molhado - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5, no mínimo. Solidez de cor ao suor ácido e alcalino, conforme ABNT NBR ISO 105 E04: ácido - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5; alcalino - alteração 4 / 5, transferência 4 /5, no mínimo. F. INSTRUÇÕES SOBRE USO E CONSERVAÇÃO O fornecedor/fabricante deve fornecer as instruções sobre uso, higienização e conservação do traje, por meio de etiqueta ou folheto individual encartado na respectiva embalagem. ANEXO V - HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES DATA REV. PÁG. DESCRIÇÃO NOME/SETOR 30/01/ todas Revisada na integra Renato - TME 24/08/ todas Revisada na integra Renato - TME

13 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 1 / 12 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DESCRIÇÃO 3. MATERIAL 4. DETALHES 5. MEDIDAS 6. EMBALAGEM 7. IDENTIFICAÇÃO 8. CARACTERISTICAS 9. NOTAS 10. GARANTIAS 11. AMOSTRAS 12. INSPEÇÃO 13. LOGOTIPO 14. REFERÊNCIAS 15. ANEXOS 1. OBJETIVO Estabelecer através da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Gerência de Manutenção TM, condições mínimas para confecção e recebimento do material Uniforme Anti chamas Camisa. 2. DESCRIÇÃO Camisa para funcionários de ambos os sexos, confeccionada com uma camada de tecido anti chama, com faixas refletivas resistente a chamas, em diversos tamanhos, indicada para uso dos funcionários eletricistas quando em atividades que envolvam riscos de arco elétrico. 3. MATERIAL 3.1. Tecido COR: Azul claro Ref.: FW-393 COMPOSIÇÃO: 88% Algodão e 12% Fibras Sintéticas ARMAÇÃO: SARJA 3/1 GRAMATURA: mínimo de 250 g/m 2 e máximo de 280 g/m 2 CLASSE DE RISCO: A. T. P. V. (mínimo): 8 cal/cm Ganchos e Argolas Em material sintético, reforçado e anti chama; Cor: estar de acordo com a tonalidade do tecido.

14 3.3. Linhas para Costura SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 2 / 12 Deve conter propriedades ignífugas e estar de acordo com a tonalidade do tecido Faixas refletivas Confeccionada em tecido resistente a chamas, conforme Anexo II. Cor: Ref.: 3M 9587 com 50 mm de largura. 4. DETALHES 4.1. Gola e Manga Gola pespontada, mangas compridas com punho e fechamento através de ganchos e argolas, abertura frontal com 03(três) botões, protegida por cancela em toda a sua extensão Bolso Um (1) bolso chapado no lado esquerdo do tórax, protegido por lapela com ganchos e argolas e com tecido único nas costas; O bolso deverá ser protegido por sistema de ganchos e argolas, sem abertura do tipo porta canetas ou ferramentas; Na lapela do bolso deverá ser bordado o nº do C. A. e o mínimo de proteção (ATPV) correspondente, com linhas na cor branca; Abaixo do ATPV deverá ser gravado, em silk-screen a base de água, o logotipo da SANASA, conforme anexo II e item 11. Deverá conter bordado na altura do peito lado direito com linha vermelha um símbolo em forma de Raio e acima do Raio conter a sigla TME na cor: branca Costura Ponto corrente duas (2) agulhas paralelas ou interlock bitola média ou larga para o fechamento das ilhargas, ombros e colocação das mangas. Ponto fixo uma (1) agulha para fixação da gola, bainhas e para pespontar. Travetes a extremidades do interlock de fechamento das ilhargas e mangas. Overlock nas partes desfiantes do tecido.

15 4.4. Aviamentos SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 3 / 12 Linha com tratamento anti chama. As cores das linhas, ganchos e argolas deverão estar de acordo com a tonalidade do tecido Faixas refletivas A faixa refletiva deverá possuir combinação de material retro refletivo em conjunto com material fluorescente. A faixa retro refletiva de cor prata metálica deverá estar no centro da faixa fluorescente de cor lima cítrica As faixas refletivas deverão ser costuradas na circunferência do corpo e mangas. O material refletivo deverá reter a sua cor típica durante o dia e sua retro refletividade durante a noite, durante a vida útil da roupa em que estiver aplicada. O material refletivo deverá ser leve e flexível e possuir elevado brilho retro refletivo noturno e com aparência diurna na cor prata metálica e resistente à chama; A especificação técnica da faixa refletiva encontra-se no anexo II. 5. MEDIDAS 5.1. Sistema de Ganchos e Argolas Abertura frontal: Comprimento: Da junção da gola até a extremidade do tecido; Largura: 25 (vinte e cinco) mm. Da lapela do bolso: Largura:25 (vinte e cinco) mm; Comprimento: 50 (cinqüenta) mm. Do punho: Largura: 25 (vinte e cinco) mm; Comprimento: 50 (cinqüenta) mm. Bolso Profundidade: 14 cm; Largura: 11 cm.

16 5.2. Camisa (medidas em cm) SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 4 / 12 ITENS MANEQUIM XP PP P M G GG XG Tórax Espalda Comprimento da Manga Contorno Cava Comprimento Total Obs.: Tolerância = + ou - 1 cm 5.3. Como Medir a Camisa Pronta Tórax: Da parte inferior de uma cava à outra. Espalda: Da parte do meio de uma cava a outra, nas costas. Comprimento Manga: Da junção com o ombro, até a extremidade. Contorno da Cava: Na junção da camisa com a manga, em ambos os lados. Comprimento Total: Da junção da gola no ombro, até a extremidade inferior. Obs.: Todas as medidas devem ser tomadas com a camisa abotoada, sobre base fixa e evitando-se dobras e rugas. 6. EMBALAGEM O material deverá ser acondicionado em embalagem transparente, individual e fechada. Deverá acompanhar cada peça do uniforme, um folheto de instrução de conservação e lavagem leve e pesada (suor, poeira, graxa, óleo, etc.). 7. IDENTIFICAÇÃO Todo material deverá vir identificado de forma legível e indelével com, no mínimo: Etiqueta confeccionada em poliéster ou similar, contendo o nome da confecção e o tamanho da peça. Etiqueta de garantia de qualidade, contendo o nome e a marca do fabricante e também o nome e composição do tecido. Número do Certificado de Aprovação, número do lote e mês e ano de fabricação. As etiquetas deverão ser colocadas no lado interno da camisa.

17 8. CARACTERISTICA SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 5 / 12 Deverá possuir as seguintes características: Não permitir a propagação da chama depois de cessada a fonte de calor; Não provocar a emissão de gases tóxicos; Atingir ATPV (valor de desempenho térmico do arco elétrico) mínimo de 8 cal/cm² (ATPV = Arc Thermal Performance Value); Cobrir a Classe de Risco 2, conforme Anexo I ou NFPA 70E; Ter características de conforto similares às do tecido de algodão não resistente à chama; Resistência mínima à tração na trama e no urdume de 28 Kgf e 48 Kgf, respectivamente, conforme ASTM 5034; Não causar dermatoses de contato na pele do usuário; Possuir alta solidez de cor à lavagem; Composição básica: 88% algodão resistente à chama e 12% fibra de alta resistência (poliamida); Manter as características ignífugas durante toda a vida útil do traje. 9. NOTAS Nota 1: O tecido utilizado na confecção do traje deve ser resistente ao arco elétrico e à chama, de forma a atender as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora - NR10. Nota 2: O tecido anti chama deverá ser tratado por meio de um processo de polimerização que, após a remoção da fonte de ignição, a chama deverá se auto-extinguir imediatamente. Na confecção do tecido deverá ser introduzido na alma da fibra do algodão um polímero anti chama, que atuará como um catalisador, produzindo a carbonização do tecido quando exposto em chamas. Nota 3: É de responsabilidade do fornecedor/fabricante retirar e trocar as partes de tecido afetadas por defeito e/ou substituir as peças defeituosas. Nota 4: O fornecedor/fabricante deve separar as partes cortadas de diferentes rolos de tecido para não ocorrer mistura de tonalidade. Nota 5: O fornecedor / fabricante deve apresentar laudos e ensaios em nome do licitante/fabricante do tecido e/ou uniforme conforme anexo IV, na língua original e transcrito para a língua portuguesa por tradutor de reconhecimento público. Nota 6: Para efeito desta Especificação, entende-se como Uniforme o vestuário profissional destinado aos colaboradores da empresa, com o objetivo de identificá-los e propagar a imagem da empresa junto aos clientes e ao público em geral, assim como protegê-los contra os riscos da eletricidade (arco elétrico/fogo repentino).

18 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 6 / 12 Nota 7: O fornecedor/fabricante deve dar garantia de reposição contra quaisquer defeitos de fabricação, durante a vida útil da peça, observadas as condições normais de uso do traje pelos respectivos empregados, tais como rasgos, encolhimento ou alongamento, desbotamento e manchas, rompimento de costuras ou queima dos aviamentos. Nota 8: Declaração do fabricante informando sobre o procedimento de descarte do material. Nota 9: Certificado de garantia do tecido a resistência a chamas por toda a sua vida útil, desde que atendidos os procedimentos apropriados de uso e conservação pelos usuários do traje. 10. GARANTIA O material deve ter garantia mínima de 12 (doze) meses. 11. AMOSTRAS Uma amostra consiste em uma unidade ou um par, com características idênticas ao material adquirido ou a ser adquirido. Ver anexo III. A Gerência de Logística de Materiais e Inspeção - FX em conjunto com a Gerência de Manutenção TM solicitará uma amostra do material para conferência. Após verificação e aprovação da amostra em comparação com a especificação do material, será dada liberação para confecção final do Uniforme Anti Chamas Camisa. 12. INSPEÇÃO Todo material recebido dos fornecedores será examinado pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Coordenadoria de Manutenção Elétrica -TME, com objetivo de verificar se estão compatíveis com os padrões de qualidade exigidos nesta especificação, o que se faz através de: Inspeção, Comparação de Amostras e Laudos Inspeção Visual De acordo com o tamanho do lote serão retiradas aleatoriamente, as amostras conforme tabela a seguir: LOTE AMOSTRAS N REPROVAÇÃO Até 32 Todo o lote 01 De 33 a De 281 a Acima de

19 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 7 / 12 Caso o numero de reprovação supere o numero descrito na tabela acima o lote será reprovado Inspeção em Corte Não se aplica Inspeção em Laboratório A critério da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Gerência de Manutenção - TM. Se o material for aprovado nas inspeções visual das amostras aprovadas serão retiradas às amostras necessárias aos testes em laboratório, conforme a tabela abaixo: LOTE AMOSTRAS N REPROVAÇÃO Até De 33 a De 281 a De 5001 a Caso o numero de reprovação supere o numero descrito na tabela acima o lote será reprovado Entrega ao Usuário Caso seja detectado qualquer tipo de defeito, o material será devolvido no prazo de dez (10) dias úteis Reposição de Material Todo material devolvido por reprovação nas inspeções, nos testes ou na entrega ao usuário, deverá ser substituído imediatamente pelo fornecedor, sem ônus para a SANASA Documentação/Responsabilidade A Gerência de Logística de Materiais e Inspeção solicitará uma cópia autenticada do Certificado de Aprovação, Certificado de Garantia de Qualidade do Fabricante do Tecido ou Equipamento, laudos técnicos de laboratórios, especificações técnicas de todo material utilizado na confecção, e outros, sem ônus para a SANASA. No caso de revendedor, deverá, ainda, apresentar declaração do fabricante, na qual o mesmo se responsabilizará totalmente pelo material ofertado e que, em qualquer tempo, tomará as medidas necessárias à reposição do material encontrado em desacordo com a especificação.

20 13. LOGOTIPO SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 8 / 12 Deverá conter bordado na altura do peito lado direito com linha vermelha um símbolo em forma de Raio e acima do Raio conter a sigla TME na cor: branca. Deverá ser gravado em silk-screen a base de água, como segue: A - Cor: branca; B - Local: Lado superior esquerdo do tórax; C - Tamanho: modelo conforme Anexo III. 14. REFERÊNCIAS Esta norma interage com os seguintes documentos: SAN.P.IN.PR 01 Controle de Documentos. SAN.P.IN.PR Controle de Registros. 15. ANEXOS ANEXO I - TABELA DE RISCOS EM ATPV NFPA 70 E Mínimo Classe de Nível de Exposição Descrição da Roupa de Proteção Risco (cal/cm²) Da Roupa (ATPV) 0 0 Algodão não tratado Não Aplicável Calça e camisa ou macacão confeccionado com uma camada 5 de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão confeccionado com uma camada 8 de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão ou calça e capa confeccionado com 25 duas camadas de tecido resistente a chamas (2) Roupa interna de algodão mais calça e camisa ou macacão ou calça e capa confeccionado com três camadas de tecido resistente a chamas (3). 40

21 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa FÓRMULA DE CÁLCULO DO ATPV 9 / 12 ARCO EM ABERTO EA = 5271*d(-1,9593) *t*(0,0016*i2-0,0076*i+0,8938) ARCO EM CAIXA EC = 1038,7*d (-1,4738) *t*(0,0093*i2-0,3453*i+5,9675) Onde: E - Energia incidente em cal/cm 2 d - Distância em polegadas, maior do que 18" t - tempo do arco em segundos I - corrente de curto circuito sólido trifásico em ka (entre 16 e 50 ka) ANEXO II - FAIXA REFLETIVA RESISTENTE A CHAMAS (PERFORMANCE FÍSICA) A. Material Refletivo Faixa refletiva para uso em uniformes, cujo objetivo é melhorar a visibilidade noturna e garantir mais segurança aos usuários. B. Detalhes 1. Tecido Refletivo leve e flexível, com elevado brilho refletivo diurno e noturno, na cor cítrica, constituído de micro-esferas de vidro com angularidade, expostas e agregadas em uma resina que está aplicada a um tecido resistente 100% poliéster. Sua superfície deve resistir a temperaturas de contato de até 260 º C. 2. Visibilidade Noturna: o tecido deve apresentar-se na cor branca prateada, quando observado sob a luz dos faróis dos veículos e permanecer altamente refletivo mesmo quando exposto a uma grande variedade de ângulos de incidência de luz. 3. O coeficiente de retro reflexão do segmento central deve ser medido segundo procedimento descrito nas normas ASTM E809 e E810 ou CIE 54, nos ângulos de entrada e observação especificados na norma NBR 15292, tabela 5. Os valores em cd/lux² devem cumprir com as exigências mínimas especificadas na norma NBR 15292, tabela 5, e serem comprovados por laudo técnico (original ou cópia autenticada), emitido em nome do interessado, por laboratório independente. Além dos valores de coeficiente de retro reflexão, deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa. 4. A faixa refletiva deve ser resistente à chama, comprovada por laudo técnico (original ou cópia autenticada), emitido em nome do fabricante, por laboratório independente internacional ou nacional comprovando que o produto atende a todos os requisitos da Norma NPFA 1971.

22 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 10 / Deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa. 6. Obrigatória a comprovação através de laudos (original ou cópia autenticada), emitido em nome do fabricante, por laboratório independente nacional ou internacional que identifique a presença de aramida na composição do tecido de fundo. Deverão constar obrigatoriamente do laudo a marca e o código da faixa. ANEXO III - CAMISA ELETRICISTA SANASA A. NORMAS TÉCNICAS ANEXO IV - NORMAS, ENSAIOS E DOCUMENTOS ABNT - NBR Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos. ASTM D Test Method for Breaking Strength and Elongation of Textile Fabrics (Grab Test). ASTM D Test Method for Breaking Strength and Elongation of Textile Fabrics (Strip Method). ASTM F Standard Test Method for Determining the Arc Thermal Performance Value of Materials for Clothing. ISO Sampling Procedures for Inspection by Attributes - Part 1: Sampling Schemes Indexed by Acceptance Quality Limit (AQL) for Lot-by-Lot Inspection. NFPA 70E - Standard for Electrical Safety Requirements for Employee Workplaces. NFPA 2112 Standard on Flame-Resistent Garments for Protection of Industrial Personnel Against Flash

23 B. DOCUMENTOS TÉCNICOS SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 11 / 12 Apresentação obrigatória, juntamente com a amostra do traje, de cópia do Certificado de Aprovação (CA) correspondente, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme exigido pela Norma Regulamentadora NR-6. Apresentação obrigatória de Laudos Técnicos emitidos por Laboratório independente reconhecido nacional e/ou internacionalmente, em nome da licitante ou do fabricante do tecido, comprovando os Ensaios Técnicos, Têxteis e Faixas Refletivas. Obs.: Os Laudos de Laboratório solicitados acima, deverão ser apresentados na língua original e transcritos para a língua portuguesa por tradutor de reconhecimento público. C. ENSAIOS TÉCNICOS - NFPA 70-E Atingir ATPV (Valor de Desempenho Térmico do Arco Elétrico) mínimo de 8,0 calorias/cm 2. No item vestimentas da NFPA 70-E, é exigido que o tecido da roupa atenda a Norma ASTM F 1506-a (vestimentas para arco elétrico e perigos térmicos). Teste de resistência a chama (flamabilidade vertical) - recebido e após 25 lavagens - ASTM D Resistência ao rasgo - ASTM D Resistência à ruptura - ASTM D Resistência ao deslizamento do fio - ASTM D 434. Alteração dimensional em lavagem doméstica - AATCC nº Solidez da cor em lavagem acelerada - AATCC nº Solidez da cor em lavagem a seco - AATCC nº Determinação do ATPV - Ensaio conforme ASTM F Cobrir a classe de Risco 2, conforme NPFA 70E. HAF - Fator de atenuação de calor maior que 70%. D. ENSAIOS TÉCNICOS - NFPA 2112 Manter a característica ignífuga do tecido após ser submetido a 50 e 100 lavagens tipo caseira, conforme ASTM D Ensaio com manequim instrumentado, conforme ASTM F Ensaio da permeabilidade do ar em tecidos têxteis - ASTM D Resistência a ruptura por aparato tipo queda do pêndulo - Teste Elmendorf - ASTM D Resistência mínima à tração na trama e no urdume de 28 Kgf e 48 Kgf, respectivamente, conforme ASTM D 5034 e NBR E. ENSAIOS TÊXTEIS Estabilidade dimensional, conforme NBR 10320: urdume - alteração +/-1,5%, no máximo e trama - alteração de +/- 1,5%, no máximo. Resistência à abrasão, conforme ASTM D 3886: 200 ciclos, mínimo.

24 SAN.T.IN.NT 41 Uniforme Anti Chamas Camisa 12 / 12 Solidez de cor à fricção, conforme ABNT NBR ISO 105 X12 : úmido - transferência 4 / 5, seco - transferência 4 / 5, no mínimo. Solidez de cor à luz ( 40 horas ), conforme ABNT NBR ISSO 105 B: escala cinza 4 / 5, escala azul 5 / 6, no mínimo. Solidez de cor à lavagem doméstica e comercial conforme ABNT NBR ISO 105 C - 06 :método C1M - alteração 5, transferência 5. Solidez de cor à ferro quente, conforme NBR 10188: úmido - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5; seco - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5, no mínimo; molhado - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5, no mínimo. Solidez de cor ao suor ácido e alcalino, conforme ABNT NBR ISO 105 E04: ácido - alteração 4 / 5, transferência 4 / 5; alcalino - alteração 4 / 5, transferência 4 /5, no mínimo. F. INSTRUÇÕES SOBRE USO E CONSERVAÇÃO O fornecedor / fabricante deve fornecer as instruções sobre uso, higienização e conservação do traje, por meio de etiqueta ou folheto individual encartado na respectiva embalagem. ANEXO V - HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES DATA REV. PÁG. DESCRIÇÃO NOME/SETOR 30/01/ todas Revisada na integra. Renato - TME 24/08/ todas Revisada na integra. Renato - TME

25 SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 1 / 13 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DESCRIÇÃO 3. MATERIAL 4. DETALHES 5. MEDIDAS 6. EMBALAGEM 7. IDENTIFICAÇÃO 8. CARACTERÍSTICAS 9. NOTAS 10. GARANTIA 11. AMOSTRAS 12. INSPEÇÃO 13. LOGOTIPO 14. REFERÊNCIAS 15. ANEXOS 1. OBJETIVO Estabelecer através da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Gerência de Manutenção - TM, condições mínimas para confecção e recebimento do material Uniforme Anti chamas Jaqueta. 2. DESCRIÇÃO Jaqueta para funcionários de ambos os sexos, confeccionada com duas camadas de tecido anti chama, com faixas refletivas resistentes a chamas, em diversos tamanhos, indicada para uso dos funcionários eletricistas quando em atividades que envolvam riscos de arco elétrico. 3. MATERIAL 3.1. Tecido COR: Azul claro Ref.: FW-393 COMPOSIÇÃO: 88% Algodão e 12% Fibras Sintéticas ARMAÇÃO: SARJA 3/1 GRAMATURA: mínimo de 250 g/m 2 e máximo de 280 g/m 2 por camada CLASSE DE RISCO: 03 A. T. P. V. (mínimo): 25 cal/cm Ganchos e Argolas Em material sintético, reforçado e anti chama; Cor: estar de acordo com a tonalidade do tecido Linhas para Costura Deve conter propriedades ignífugas e estar de acordo com a tonalidade do tecido.

26 3.4. Faixas refletivas SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 2 / Forro Confeccionada em tecido resistente a chamas, conforme Anexo II. Cor: Ref.: 3M 9587 com 50 mm de largura. Em tecido anti chama conforme especificação do item 3.1, com malha de material anti chama, com peso de 100 g/m 2 e acabamento em matelassê Zíper De material não metálico, reforçado. 4. DETALHES 4.1. Confecção e Forro 4.2. Gola Confeccionada em talhe reto, com bolsos e cós com elástico embutido na parte traseira. Forração interna por manta gramatura 100 g/m² ou malha dupla anti-chama, costuradas em formato matelassê, forrada internamente com o mesmo tecido externo Forrada em sua totalidade inclusive nas mangas. Gola tipo esporte, entre telada e cortada em ângulo de 45º Bolso Dois bolsos embutidos do lado externo, em ângulo de 25º, com fechamento através de ganchos e argolas, forrado em material do mesmo tecido anti chama. Um bolso embutido no lado interno esquerdo superior do tórax Mangas Mangas compridas e punhos com elástico embutido Aviamentos Devem conter propriedades ignífugas e estar de acordo com a tonalidade do tecido.

27 SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 3 / 13 As cores das linhas e sistemas de argolas e ganchos deverão estar de acordo com a tonalidade do tecido. Abertura frontal com fechamento através zíper do tipo trator e protegido por uma cancela Costuras Ponto corrente duas (2) agulhas paralelas ou interlock bitola média ou larga para o fechamento das ilhargas, ombros e colocação das mangas. Ponto corrente pespontado para a fixação dos elásticos. Ponto fixo uma (1) agulha para fixação da gola, bainhas e para pespontar. Travetes a extremidades do interlock de fechamento das ilhargas e mangas. Overlock nas partes desfiantes do tecido com linha n. 50, 100% algodão, tingido na mesma cor do tecido. Ponto fixo, duas (2) agulhas paralelas, bitola média, pespontado, para acabamento da gola e do cós na parte frontal. No lado direito do tórax deverá ser bordado o mínimo de proteção (ATPV) correspondente, com linhas na cor branca. Deverá conter bordado na altura do peito, lado direito, com linha vermelha um símbolo em forma de Raio e acima do Raio conter a sigla TME na cor branca Faixas refletivas A faixa refletiva deverá possuir combinação de material retro refletivo em conjunto com material fluorescente. A faixa retro refletiva de cor prata metálica deverá estar no centro da faixa fluorescente de cor lima cítrica. As faixas refletivas deverão ser costuradas na circunferência do corpo e mangas. O material refletivo deverá reter a sua cor típica durante o dia e sua retro refletividade durante a noite, durante a vida útil da roupa em que estiver aplicada. O material refletivo deverá ser leve e flexível e possuir elevado brilho retro refletivo noturno e com aparência diurna na cor prata metálica e resistente à chama. A especificação técnica da faixa refletiva encontra-se no anexo II.

28 5. MEDIDAS SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 4 / Gola Pontas: 10 cm Centro: 8 cm 5.2. Bolso Interno Abertura: 13 cm Profundidade: 16 cm 5.3. Bolsos Externos Abertura: 16 cm Profundidade: 16 cm 5.4. Vistas dos bolsos externos Altura: 5 cm Largura: 18 cm 5.5. Cós frontal e elástico traseiro: Largura: 5 cm Punho (elástico) Largura: 3 cm Largura do sistema de ganchos e argolas Da abertura frontal: 25 (vinte e cinco) mm; Dos bolsos: 20 (vinte) mm Faixas refletivas Largura: 50 mm.

29 5.9. Jaqueta (medidas em cm) SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 5 / 13 ITENS MANEQUIM XP PP P M G GG XG Tórax Costas (Pala) Compr. Manga Contorno Cava Compr. Total Obs.: Tolerância = + ou - 1 cm Como Medir a Jaqueta Pronta Tórax: Da parte inferior de uma cava à outra. Costas (pala): Da parte do meio de uma cava a outra, nas costas. Comprimento Manga: Da junção com o ombro, até a extremidade, inclusive o punho de elástico. Contorno da Cava: Na junção da jaqueta com a manga, em ambos os lados. Comprimento Total: Da junção da gola no ombro, até a extremidade inferior, inclusive o cós. 6. EMBALAGEM O material deverá ser acondicionado em embalagem: plástica, transparente, individual e fechada. Deverá acompanhar cada peça do uniforme, um folheto de instrução de conservação e lavagem leve e pesada (suor, poeira, graxa, óleo, etc.). 7. IDENTIFICAÇÃO Todo material deverá vir identificado de forma legível e indelével com, no mínimo: Etiqueta confeccionada em poliéster ou similar, contendo o nome da confecção e o tamanho da peça. Etiqueta de garantia de qualidade, contendo o nome e a marca do fabricante e também o nome e composição do tecido. Número do Certificado de Aprovação, número do lote e mês e ano de fabricação. As etiquetas deverão ser colocadas no lado interno da jaqueta.

30 8. CARACTERISTICAS SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 6 / 13 Deverá possuir as seguintes características: Não permitir a propagação da chama depois de cessada a fonte de calor; Não provocar a emissão de gases tóxicos; Atingir ATPV (valor de desempenho térmico do arco elétrico) mínimo de 8 cal/cm² (ATPV = Arc Thermal Performance Value); Cobrir a Classe de Risco 2, conforme Anexo I ou NFPA 70E; Ter características de conforto similares às do tecido de algodão não resistente à chama; Resistência mínima à tração na trama e no urdume de 28 Kgf e 48 Kgf, respectivamente, conforme ASTM 5034; Não causar dermatoses de contato na pele do usuário; Possuir alta solidez de cor à lavagem; Composição básica: 88% algodão resistente à chama e 12% fibra de alta resistência (poliamida); Manter as características ignífugas durante toda a vida útil do traje. 9. NOTAS Nota 1: O tecido utilizado na confecção do traje deve ser resistente ao arco elétrico e à chama, de forma a atender as exigências estabelecidas na Norma Regulamentadora - NR10. Nota 2: O tecido anti chama deverá ser tratado por meio de um processo de polimerização que, após a remoção da fonte de ignição, a chama deverá se auto-extinguir imediatamente. Na confecção do tecido deverá ser introduzido na alma da fibra do algodão um polímero anti chama, que atuará como um catalisador, produzindo a carbonização do tecido quando exposto em chamas. Nota 3: É de responsabilidade do fornecedor/fabricante retirar e trocar as partes de tecido afetadas por defeito e/ou substituir as peças defeituosas. Nota 4: O fornecedor/fabricante deve separar as partes cortadas de diferentes rolos de tecido para não ocorrer mistura de tonalidade. Nota 5: O fornecedor/fabricante deve apresentar laudos e ensaios em nome do licitante/fabricante do tecido e/ou uniforme conforme anexo IV, na língua original e transcrito para a língua portuguesa por tradutor de reconhecimento público. Nota 6: Para efeito desta Especificação, entende-se como Uniforme o vestuário profissional destinado aos colaboradores da empresa, com o objetivo de identificá-los e propagar a imagem da empresa junto aos clientes e ao público em geral, assim como protegê-los contra os riscos da eletricidade (arco elétrico/fogo repentino). Nota 7: O fornecedor/fabricante deve dar garantia de reposição contra quaisquer defeitos de fabricação, durante a vida útil da peça, observadas as condições normais de uso do

31 SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 7 / 13 traje pelos respectivos empregados, tais como rasgos, encolhimento ou alongamento, desbotamento e manchas, rompimento de costuras ou queima dos aviamentos. Nota 8: Declaração do fabricante informando sobre o procedimento de descarte do material. Nota 9: Certificado de garantia do tecido a resistência a chamas por toda a sua vida útil, desde que atendidos os procedimentos apropriados de uso e conservação pelos usuários do traje. 10. GARANTIA O material deve ter garantia mínima de 12 (doze) meses. 11. AMOSTRAS Uma amostra consiste em uma unidade ou um par, com características idênticas ao material adquirido ou a ser adquirido. Ver anexo III. A Gerência de Logística de Materiais e Inspeção - FX em conjunto com a Gerência de Manutenção TM solicitará uma amostra do material para conferência. Após verificação e aprovação da amostra em comparação com a especificação do material, será dada liberação para confecção final do Uniforme Anti Chamas Jaqueta. 12. INSPEÇÃO Todo material recebido dos fornecedores será examinado pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção - FX e Coordenadoria de Manutenção Elétrica -TME, com objetivo de verificar se estão compatíveis com os padrões de qualidade exigidos nesta especificação, o que se faz através de: Inspeção, comparação de amostras e Laudos Inspeção Visual De acordo com o tamanho do lote serão retiradas aleatoriamente, as amostras conforme tabela a seguir: LOTE AMOSTRAS N REPROVAÇÃO Até 32 Todo o lote a a Acima de Caso o número de reprovação supere o descrito na tabela acima o lote será reprovado.

32 12.2. Inspeção em Corte SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 8 / 13 Não se aplica Inspeção em Laboratório A critério da Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX e Gerência de Manutenção TM. Se o material for aprovado nas inspeções visual das amostras aprovadas serão retiradas as amostras necessárias aos testes em laboratório, conforme a tabela abaixo: LOTE AMOSTRAS N ACEITAÇÃO Até De 33 a De 281 a De 5001 a Caso o número de reprovação supere o descrito na tabela acima o lote será reprovado Entrega ao Usuário Caso seja detectado qualquer tipo de defeito, o material será devolvido no prazo de dez (10) dias úteis Reposição de Material Todo material devolvido por reprovação nas inspeções, nos testes ou na entrega ao usuário, deverá ser substituído imediatamente pelo fornecedor, sem ônus para a SANASA Documentação/Responsabilidade A Gerência de Logística de Materiais e Inspeção FX solicitará uma cópia autenticada do Certificado de Aprovação, Certificado de Garantia de Qualidade do Fabricante do Tecido, laudos técnicos de laboratórios, especificações técnicas de todo material utilizado na confecção, e outros, sem ônus para a SANASA. No caso de revendedor, deverá, ainda, apresentar declaração do fabricante, na qual o mesmo se responsabilizará totalmente pelo material ofertado e que, em qualquer tempo, tomará as medidas necessárias à reposição do material encontrado em desacordo com a especificação.

33 13. LOGOTIPO SAN.T.IN.NT 42 Uniforme Anti Chamas Jaqueta 9 / 13 Deverá conter bordado na altura do peito lado direito com linha vermelha um símbolo em forma de Raio e acima do Raio conter a sigla TME na cor: branca. Deverá ser gravado em silk-screen a base de água, como segue: A - Cor: branca; B - Local: Lado superior esquerdo do tórax; C - Tamanho: modelo conforme Anexo III. 14. REFERÊNCIAS Esta norma interage com os seguintes documentos: SAN.P.IN.PR 01 Controle de Documentos. SAN.P.IN.PR Controle de Registros. 15. ANEXOS ANEXO I - TABELA DE RISCOS EM ATPV NFPA 70 E Mínimo Classe de Nível de Exposição Descrição da Roupa de Proteção Risco (cal/cm²) Da Roupa (ATPV) 0 0 Algodão não tratado Não Aplicável Calça e jaqueta ou macacão confeccionado com uma camada 5 de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e jaqueta ou macacão confeccionado com uma camada 8 de tecido resistente a chamas (1) Roupa interna de algodão mais calça e jaqueta ou macacão ou calça e capa confeccionado com 25 duas camadas de tecido resistente a chamas (2) Roupa interna de algodão mais calça e jaqueta ou macacão ou calça e capa confeccionado com três camadas de tecido resistente a chamas (3). 40

SAN.T.IN.NT 39. Em polietileno, na cor azul Royal, classe B e E Ref. A 29-R, com catraca.

SAN.T.IN.NT 39. Em polietileno, na cor azul Royal, classe B e E Ref. A 29-R, com catraca. 1 / 5 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DESCRIÇÃO 3. MATERIAL 4. DETALHES 5. MEDIDAS 6. EMBALAGEM 7. IDENTIFICAÇÃO 8. GARANTIAS 9. AMOSTRAS 10. INSPEÇÃO 11. LOGOTIPO 12. REFERÊNCIAS 13. ANEXOS 1. OBJETIVO Estabelecer

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG. 1. OBJIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS E LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS 02 5. CONDIÇÕES GERAIS 04 6. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 17 7. ALTERAÇÕES 19 8. ANEXOS 19 Elaboração: Wagner R.

Leia mais

MUNICIPIO DE ERECHIM PREFEITURA MUNICIPAL

MUNICIPIO DE ERECHIM PREFEITURA MUNICIPAL ADITIVO Nº 419/2014 ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 197/2014 ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO N. 197/2014 PROCESSO N.º 13443/2013 PREGÃO PRESENCIAL N.º 199/2013 AQUISIÇÃO DE EPIs - DIVERSAS SECRETARIAS

Leia mais

ANEXO IX ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Referente ao Pregão nº 038/2010

ANEXO IX ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Referente ao Pregão nº 038/2010 ANEXO IX ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Referente ao Pregão nº 038/2010 LOTE 01: ESPECIFICAÇÕES DO ITEM 1: Blusa para usuários do sexo feminino, colarinho, com pence de busto no sentido horizontal frente e pence

Leia mais

DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS

DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS DESCRIÇÃO UNIFORMES DA DEFESA CIVIL PARA AS COORDENADORIAS DISTRITAIS DE DEFESA CIVIL DAS SUBPREFEITURAS 1- COLETE : - Azul marinho; - 02 (duas) faixas refletivas, na direção horizontal, na cor laranja;

Leia mais

Uniformização das Unidades de Atendimento Integrado

Uniformização das Unidades de Atendimento Integrado Uniformização das Unidades de Atendimento Integrado 1 POSTOS UAI - PROJETO DE UNIFORMIZAÇÃO ARTIGO COD. PAG FUNÇÃO AGASALHO FEMININO BEGE T- 11/ T-12 58 COPEIRA AGASALHO FEMININO PRETO T-13 13 ATEN. RECEPÇÃO,

Leia mais

UNIFORME SESI. Especificação Técnica

UNIFORME SESI. Especificação Técnica UNIFORME SESI Especificação Técnica 2015 SUMÁRIO 1. CAMISETA MANGA CURTA 3 2. CAMISETA MANGA LONGA 10 3. REGATA 17 4. POLO MASCULINA 24 5. POLO FEMININA 32 6. JAQUETA MASCULINA - TACTEL 40 7. JAQUETA MASCULINA

Leia mais

DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO

DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO DESCRIÇÃO UNIFORMES BLAZER FEMININO Blazer padrão alfaiataria, acinturado, modelo tradicional com três botões bolsos com lapelas. Tecido composto c/ 100% poliéster, (padrão Sanyotex ou Superior); Sanyotex:

Leia mais

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo.

É importante ressaltar que o uso, desgaste, lavagem e as condições ambientais afetarão o desempenho deste tecido refletivo. Boletim Técnico Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Refletivo Prata 8912 Descrição O Material Refletivo 3M Scotchlite Tecido Prata 8912 foi desenvolvido para uso em vestuários de segurança e em roupas

Leia mais

Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual

Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual Camiseta Gola Redonda para os alunos da Rede Pública Estadual Especificação Técnica SEEDUC01E/2013 1 OBJETIVO Esta norma fixa as condições exigíveis para a confecção e recebimento da camiseta escolar que

Leia mais

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA PREGÃO N. 038/2010

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA PREGÃO N. 038/2010 À DME Distribuição S/A - DMED PREGÃO N. 038/2010 A empresa..., inscrita no CNPJ/MF sob o n..., estabelecida à Av./Rua..., n..., bairro..., na cidade de..., CEP..., telefone..., fax..., e-mail..., vem pela

Leia mais

FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC

FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC FICHAS REFERENCIAIS UNIFORMES SENAC RECEPÇÃO - SECRETARIA ESCOLAR - CENTRAL DE MATRÍCULA CAIXAS - CONTACT CENTER - BIBLIOTECA FEMININO - INVERNO 01 RECEPÇÃO - SECRETARIA ESCOLAR - CENTRAL DE MATRÍCULA

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Código N 70. UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Revisão: 02

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Código N 70. UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Revisão: 02 1 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Código N 70 UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Revisão: 02 CAMISA POLO DE ALTA VISIBILIDADE CLASSE 2 Manga Curta Fiscalização Data: 11/08/2015 Páginas: 16 1. PREÂMBULO Aquisição

Leia mais

LOTE 1 CALÇAS E CAMISAS SOCIAIS Quantidade Geral

LOTE 1 CALÇAS E CAMISAS SOCIAIS Quantidade Geral ADENDO N. 01 PREGÃO Nº 09/2014 PUSP-SC PROCESSO N. 2014.1.499.52.3 OBJETO: Aquisição de uniformes para diversas seções da PUSP-SC. DATA E HORA DA SESSÃO DO PREGÃO PRESENCIAL: Dia 25/07/2014, as 09h00min.

Leia mais

NORMA TÉCNICA CELG D. NTS-05 Revisão 2. Vestimentas Resistentes a Arco Elétrico e Chama. Especificação

NORMA TÉCNICA CELG D. NTS-05 Revisão 2. Vestimentas Resistentes a Arco Elétrico e Chama. Especificação NORMA TÉCNICA CELG D Vestimentas Resistentes a Arco Elétrico e Chama Especificação NTS-05 Revisão 2 ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 2 3. TERMINOLOGIA E DEFINIÇÕES

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14 / 15

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14 / 15 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 14 / 15 CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº. 12 / 14 Aos dezesseis dias do mês de abril do ano de 2015, nas dependências do Departamento de Compras e Licitações, situado na Avenida Presidente

Leia mais

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá APÊNDICE V Modelos de Uniforme e Crachá MARÇO DE 2016 1 23 ÍNDICE 1.1. Apresentação...3 1.2. Tecidos...3 2.1. Gerente Feminino...5 2.2. Atendente Feminino...7 2.3. Gestante...9 2.4. Orientador Feminino...

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento do Capuz de Segurança do Tipo Touca Árabe. 2. DEFINIÇÕES Capuz de Segurança Tipo Touca Árabe: destinado a prover proteção da cabeça

Leia mais

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO A OSCIP INSTITUTO DE GESTÃO DE PROJETOS DA NOROESTE PAULISTA, organização da sociedade civil de interesse público, inscrita no CNPJ sob nº. 07.393.885/0001-85, estabelecida

Leia mais

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO DEPARTAMENTO-GERAL DE SERVIÇOS DIRETORIA DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA (DG INT DA GUERRA/1921)

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO DEPARTAMENTO-GERAL DE SERVIÇOS DIRETORIA DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA (DG INT DA GUERRA/1921) MINISTÉRIO DO EXÉRCITO DEPARTAMENTO-GERAL DE SERVIÇOS DIRETORIA DE MATERIAL DE INTENDÊNCIA (DG INT DA GUERRA/1921) DMI 024/2000-E PROPOSTA DE TEXTO-BASE DE NORMA DE ESPECIFICAÇÃO SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

FICHA TÉCNICA DATA: 18-05-12 FARDAMENTO ALUNO TÉCNICO

FICHA TÉCNICA DATA: 18-05-12 FARDAMENTO ALUNO TÉCNICO 1 FICHA TÉCNICA FARDAMENTO ALUNO TÉCNICO DATA: 18-05-12 DESCRIÇÃO: CAMISETA COM RECORTES LATERAIS, MANGA MEIA CAVA COM RECORTE NO CORPO DA CAMISETA, GOLA EM ESTILO MANDARIM COM ABERTURA EM ZÍPER E PUNHO

Leia mais

PERSONAL SAFETY TECIDOS REFLETIVOS

PERSONAL SAFETY TECIDOS REFLETIVOS PERSONAL SAFETY TECIDOS REFLETIVOS Quem somos A Onyx Refletivos pertence a um grupo de mais de 30 anos com 7 empresas localizadas nos EUA, China e Brasil. A Onyx chega ao mercado nacional para se diferenciar

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s)

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Passo Fundo Número: 033/2012 Número do Processo: 2012/7598 Unidade de Compra: Município de Passo Fundo Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Lote 01 - Conforme

Leia mais

Página 1 de 6 KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS COMPOSTO DE: - 01 cobertor; - 02 macacões curto tipo short; - 02 conjuntos tipo pagão;

Página 1 de 6 KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS COMPOSTO DE: - 01 cobertor; - 02 macacões curto tipo short; - 02 conjuntos tipo pagão; KIT ENXOVAL PARA RECÉM-NASCIDOS COMPOSTO DE: - 01 cobertor; - 02 macacões curto tipo short; - 02 conjuntos tipo pagão; - 02 gorros de moletom; - 02 calças compridas; - 02 pares de meia recém-nascido; -

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS EM VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA RISCO QUÍMICO COM AGROTÓXICOS

ORIENTAÇÃO SOBRE INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS EM VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA RISCO QUÍMICO COM AGROTÓXICOS ORIENTAÇÃO SOBRE INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS EM VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL PARA RISCO QUÍMICO COM AGROTÓXICOS MÉTODO UTILIZADO As orientações constantes deste documento são uma compilação das exigências

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE ITURAMA ESTADO DE MINAS GERAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE ITURAMA ESTADO DE MINAS GERAIS ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 07/2014 PREGÃO ELETRÔNICO Nº 07/2014 1 OBJETO 1.1 - O objeto do presente termo é a aquisição de uniformes para os servidores e servidoras da Câmara

Leia mais

VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO. www.guardiandx.com.br

VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO. www.guardiandx.com.br VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO www.guardiandx.com.br ÍNDICE INTRODUÇÃO...03 MEDIDAS DE SEGURANÇA...03 INSPEÇÃO...03 RASTREABILIDADE E ETIQUETA...04 INSTRUÇÕES DE LAVAGEM

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROCESSO N.º: 2015-0.109.508-7 EDITAL N.º: 004/SEME/2016 MODALIDADE: Pregão Eletrônico Sistema BEC TIPO: Menor preço por lote OBJETO: Constituição

Leia mais

Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem:

Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem: Intro. O Banco BiG decidiu proteger cada um dos 95 bombeiros voluntários de Carregal do Sal, adquirindo equipamentos de combate a fogos que incluem: _Casaco _Calças _Botas _Luvas _Cógula Estes equipamentos

Leia mais

DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08. Manual de Uniformes

DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08. Manual de Uniformes DOCUMENTO Nº 31 - SETEMBRO/08 Manual de Uniformes ROBERTO REQUIÃO Governador do Estado do Paraná VALTER BIANCHINI Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ -

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS ESTADO DO PARÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS ESTADO DO PARÁ 1. Dados Gerais da Licitação Número do Processo Licitatório PA 031/2016 Exercício 2016 Modalidade Tipo Objeto Registro de Preços Originário de Pregão Presencial Menor Preço Status Publicada Contratação

Leia mais

Suporte situado na edificação do consumidor, com a finalidade de fixar e elevar o ramal de ligação.

Suporte situado na edificação do consumidor, com a finalidade de fixar e elevar o ramal de ligação. 25 / 10 / 2011 1 de 7 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis do pontalete de aço para utilização em padrões de entrada de unidades consumidoras

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR MF - 02.010 MANUAL DE QUALIDADE - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MANUAL DO FORNECEDOR MF - 02.010 MANUAL DE QUALIDADE - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS VERSÃO 6 PAG: 1 / 7 Esta instrução tem por objetivo acrescentar especificações de conformidade aos controles atuais de rotina, estabelecendo padrões mínimos de qualidade para desenvolvimento de produtos,

Leia mais

VESTIMENTAS ANTICHAMA

VESTIMENTAS ANTICHAMA VESTIMENTAS ANTICHAMA MANUAL DE INSTRUÇÕES DE LAVAGEM E CONSERVAÇÃO Doméstica e Industrial w w w. i d e a l w o r k. c o m. b r Vestimentas Antichama - Lavagem e Conservação ÍNDICE INTRODUÇÃO...03 MEDIDAS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE VERA CRUZ ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA DAS ESPECIFICAÇÕES DO MATERIAL CAMISETA MANGA CURTA EMEI: Camiseta manga curta, gola redonda, corpo e mangas em meia malha PV (67% poliéster e 33% viscose) gramatura de 165

Leia mais

Coordenadoria Geral de Licitações ATA PUBLICADA DOC 16/08/2007 PÁG. 63/64. Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO

Coordenadoria Geral de Licitações ATA PUBLICADA DOC 16/08/2007 PÁG. 63/64. Anexo I MEMORIAL DESCRITIVO ATA UBLICADA DOC 16/08/2007 Á. 63/64 Anexo I EORIAL DESCRITIVO I DA DESCRIÇÃO DO OBJETO 1 O presente emorial presta-se a DESCRIÇÃO DE UNIFORES ARA O USO DE SERVIDORES JUNTO AS RAÇAS DE ATENDIENTO DAS SUBREFEITURAS,

Leia mais

PRODUTO: ARMÁRIO DE AÇO COM DUAS PORTAS DE CORRER Portaria nº 69/SMG- G/2009 de 03/07/2009

PRODUTO: ARMÁRIO DE AÇO COM DUAS PORTAS DE CORRER Portaria nº 69/SMG- G/2009 de 03/07/2009 1 G/2009 de 03/07/2009 1. DESTINAÇÃO Para guarda de material de escritório em geral. 2. REQUISITOS GERAIS (VER DESENHO Nº 9w1 e/ou 11w1 ) 2.1. DESCRIÇÃO O móvel será todo de aço compondo-se de uma caixa

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1. OBJETIVO Estabelecer os requisitos técnicos, características mínimas, e condições de uso de Balaclava de Segurança - Capuz para proteção do crânio e pescoço contra arco elétrico e fogo repentino RF.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nº UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de camisas de uniformes, para uso dos empregados dos cargos de Técnico de Manutenção e Auxiliar de Sistemas Eletrônicos da área de

Leia mais

Roupas de Proteção Anti-Chamas. Proteger a vida do trabalhador é a nossa Missão

Roupas de Proteção Anti-Chamas. Proteger a vida do trabalhador é a nossa Missão Roupas de Proteção Anti-Chamas Proteger a vida do trabalhador é a nossa Missão QUALYTEXTIL S.A. Empresa 100% brasileira. Líder em desenvolvimento e fabricação de EPI s especiais; Com a transparência de

Leia mais

Manual de Uniformização. Versão

Manual de Uniformização. Versão Manual de Uniformização Versão 11.2014 Apresentação Este manual tem como objetivo padronizar as características técnicas dos uniformes operacionais utilizados pelos transportadores que prestam serviço

Leia mais

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4

1. Objetivo 1. 2. Referências 1. 3. Condições gerais 1. 4. Condições específicas 1. 5. Inspeção 2. Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas 4 SUMÁRIO Pág. 1. Objetivo 1 2. Referências 1 3. Condições gerais 1 4. Condições específicas 1 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS 02.118-CONEM-0003 5. Inspeção 2 Tabela 1 - Características elétricas e mecânicas

Leia mais

JALECO FEMININO JALECO MASCULINO

JALECO FEMININO JALECO MASCULINO JALECO FEMININO JALECO MASCULINO - Jaleco feminino: com mangas longas, três bolsos chapados na frente, conforme ilustração, fechamento por 4 botões com caseados no sentido vertical, vista de botões embutida,

Leia mais

Caixa para medidor polifásico com trava na tampa e visor

Caixa para medidor polifásico com trava na tampa e visor FIRUGA 1: CAIXA COM TAMPA 227 VISTA SUPERIOR 114 57 A 14 209 345 45 LENTE 46 171 PRÉ-FURO Ø5 53 VISTA LATERAL ESQUERDA Ø2 FURO PARA LACRE A VISTA FRONTAL MÍN. 10,5 15 LUVA W1/4 VISTA LATERAL DIREITA 48

Leia mais

SAN.A.IN.NA 01. Especificações Técnicas Mínimas para Fornecimento de Uniformes Operacionais SANASA - Camisa, Calça, Colete e Blusa - 1.

SAN.A.IN.NA 01. Especificações Técnicas Mínimas para Fornecimento de Uniformes Operacionais SANASA - Camisa, Calça, Colete e Blusa - 1. SAN.A.IN.NA ISO 90 1 / 16 05.07.22 11.04.26 SUMÁRIO: 1. OBJETIVO 2. DESCRIÇÃO 3. IDENTIFICAÇÃO 4. FAIXAS REFLETIVAS 5. LOGOTIPO SANASA 6. EMBALAGEM 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8. REFERÊNCIAS 9. ANEXOS 1. OBJETIVO

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE UNIFORME EXECUTIVO PARA ATENDENTE COMERCIAL

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE UNIFORME EXECUTIVO PARA ATENDENTE COMERCIAL ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE UNIFORME EXECUTIVO PARA ATENDENTE COMERCIAL 1. PALETÓ MASCULINO 30039 Paletó padrão alfaiataria, três botões, 03 (três) bolsos embutidos (externo) 01 (um) bolso embutido (interno)

Leia mais

LUVAS E VESTIMENTAS PARA ALTA TEMPERATURA ALUMINIZADOS

LUVAS E VESTIMENTAS PARA ALTA TEMPERATURA ALUMINIZADOS LUVAS E VESTIMENTAS PARA ALTA TEMPERATURA EMPRESA Há mais de 10 anos no mercado a Suprema Luvas se destacou na fabricação de luvas para diversos segmentos, como construção civil, metalúrgicas, siderúrgicas.

Leia mais

LOTE 01 LOTE 02 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

LOTE 01 LOTE 02 ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA 1 - OBJETO: Aquisição de uniformes de uso diário para agentes de segurança lotados na Seção de Transporte e Vigilância SETRAV e Grupo Especial de Segurança - GES, conforme

Leia mais

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos

Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Inspeção Visual e Dimensional de Eletrodos e Estufas Duração: 60 minutos Este texto é dividido em duas partes: a primeira descreve os procedimentos para a realização da Inspeção visual e dimensional de

Leia mais

Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) Florianópolis - GUARDA-VIDAS CIVIS

Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) Florianópolis  - GUARDA-VIDAS CIVIS ESTADO DE SANTA CATARINA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS Rua Almirante Lamego, 381 Centro Florianópolis (48) 225-3333 88.015-600 - Florianópolis e-mail - ccbcmt@pm.sc.gov.br GUARDA-VIDAS

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO E QUANTIDADE DO OBJETO

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO E QUANTIDADE DO OBJETO ANEXO I ESPECIFICAÇÃO E QUANTIDADE DO OBJETO LOTE 0 Item DESCRIÇÃO DO MATERIAL Código Quant. Unid. 2 3 4 5 6 7 8 9 0 CURTA, GOLA CARECA, IMPRESSÃO EM SILK SCREEN, TAMANHO P (66CM X 46 CM), CONFORME LAY-OUT

Leia mais

QUALIDADE DE VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO PARA RISCOS QUÍMICOS

QUALIDADE DE VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO PARA RISCOS QUÍMICOS QUALIDADE DE VESTIMENTAS DE PROTEÇÃO PARA RISCOS QUÍMICOS Em 2009 a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho

Leia mais

SN0004U Equipe de Trabalho. Colete Unissex Refletivo. Desenho Técnico. Seguir aplicações gráficas. Fita refletiva 40mm.

SN0004U Equipe de Trabalho. Colete Unissex Refletivo. Desenho Técnico. Seguir aplicações gráficas. Fita refletiva 40mm. Empresa Olimpíada do Conhecimento Peça Código Grupo Equipe de Trabalho Grade PP P M G GG XG XGG Desenho Técnico Revel rebatido com 1 pesponto 40mm Revel rebatido com 1 pesponto 40mm Seguir aplicações gráficas

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 1. OBJETIVO Estabelecer as características e os requisitos técnicos mínimos para o fornecimento do conjunto de malha antichama, composto de camiseta e calça resistentes aos efeitos térmicos do arco elétrico

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 032/2009, de 03 de setembro de 2009. Aprova, ad referendum do Conselho Superior, as

Leia mais

Marca Unid Quant PANGUE UNID 5

Marca Unid Quant PANGUE UNID 5 Item 2 4 5 Especificação Antena esportiva oficial para voleibol modelo aferida ou seja, aprovada e federação paulista de voleibol (FPV) e ou confederação brasileira de voleibol (CBV), para jogos competitivos,

Leia mais

CONSIDERANDO que cabe às OS o fornecimento dos insumos e equipamentos para as Unidades de Saúde sob contrato de Gestão com a SMSDC;

CONSIDERANDO que cabe às OS o fornecimento dos insumos e equipamentos para as Unidades de Saúde sob contrato de Gestão com a SMSDC; Circular S/SUBPAV/SAP n.º 08/2011. Rio de Janeiro, 09 de maio de 2011. Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Organizações Sociais e às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Uniformes para as Equipes

Leia mais

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE História que gera confiança Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE Conjunto antichama TECIDOS: CAMISA 134 Ultra Soft - 88% algodão e 12% poliamida - 237 g/m² ATPV 10,8 cal/cm² CALÇA 219 Ultra Soft - 88% algodão

Leia mais

Resultados médios do Recouro

Resultados médios do Recouro LINHA 260 Resultados médios do Recouro tipo 260 280 290 espessura mm 3,00/4,00 3,00/4,00 3,00/4,00 Alongamento % DIN 53328 34,5 43 46 tração Kg/cm³ DIN 53328/1979 14,8 20 20 Massa específica aparente g/cm³

Leia mais

ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES. Camisa Polo Sulgás Operação

ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES. Camisa Polo Sulgás Operação ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES Camisa Polo Sulgás Operação Tecido: Malha Piquê 50x50 Referência Cor Azul: Azul Hawaii (Aradefe) Referência Cor azul Marinho: Detalhes (manga, gola,

Leia mais

MANUAL DE PRODUÇÃO PADRONIZAÇÃO DOS UNIFORMES ESCOLARES DA SATC

MANUAL DE PRODUÇÃO PADRONIZAÇÃO DOS UNIFORMES ESCOLARES DA SATC MANUAL DE PRODUÇÃO PADRONIZAÇÃO DOS UNIFORMES ESCOLARES DA SATC CALÇA ADIDAS MASCULINA Tecido: Elanca 28% Algodão e 72% Poliéster Pantone Verde: 190415 ESPECIFICAÇÃO DOS DETALHES: Largura do Cós: Elástico

Leia mais

AGENDA 2. Termos e definições. Design da vestimenta. Amostragem e pré-tratamento. Requisitos gerais. Requisitos físicos. Requisitos ergonômicos

AGENDA 2. Termos e definições. Design da vestimenta. Amostragem e pré-tratamento. Requisitos gerais. Requisitos físicos. Requisitos ergonômicos ISO 11612 1 AGENDA 2 Termos e definições Design da vestimenta Amostragem e pré-tratamento Requisitos gerais Requisitos físicos Requisitos ergonômicos Requisitos de transmissão de calor Marcações e Informações

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR MF - 02.016 MANUAL DE QUALIDADE - MÉTODOS DE ENSAIO

MANUAL DO FORNECEDOR MF - 02.016 MANUAL DE QUALIDADE - MÉTODOS DE ENSAIO VERSÃO 1 PAG: 1 / 5 Esta instrução visa especificar critérios para medição e avaliação de artigos têxteis quanto à variação dimensional (encolhimento ou alargamento), torção e surgimento de manchas, por

Leia mais

Passível de atualizações/revisões. A revisão vigente estará sempre disponível no departamento comercial e/ou no site da empresa.

Passível de atualizações/revisões. A revisão vigente estará sempre disponível no departamento comercial e/ou no site da empresa. 1. OBJETIVO CRITÉRIOS DE QUALIDADE Definir o critério para classificação de tecidos em Primeira Qualidade e LD (Leves defeitos). Definir o critério para atendimento de reclamações por problemas de qualidade.

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES ITEM 11 - QUEPE MASCULINO

ESPECIFICAÇÕES ITEM 11 - QUEPE MASCULINO ESPECIFICAÇÕES ITEM 11 - QUEPE MASCULINO 01 - NOMENCLATURA: Quepe masculino 02- UNIDADE: Um 03 - APLICAÇÃO: Comandante Geral, Corregedor, Diretores, Gerentes, Inspetores, Guardas Municipais. 04 - MATERIAL:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE ÓCULOS DE SEGURANÇA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE ÓCULOS DE SEGURANÇA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE ÓCULOS DE SEGURANÇA DAST nº 01/2001 R3 3ª Revisão: 06/06/2007 1. OBJETIVO Determinar a sistemática para aquisição de óculos de segurança e definir as características técnicas dos

Leia mais

Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de Vestimenta de Proteção Individual para as atividades de leitura em consumidores.

Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de Vestimenta de Proteção Individual para as atividades de leitura em consumidores. 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de Vestimenta de Proteção Individual para as atividades de leitura em consumidores. 2. DEFINIÇÃO Calça - peça de uniforme com proteção

Leia mais

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m Manual de instruções Código do produto: 220001 * Esta Piscina de Bolinha é multicolorida e as cores podem variar conforme a fabricação. Parabéns! Você acaba de adquirir

Leia mais

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO

CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO CARTA CONVITE 015/2015 MATÃO A OSCIP INSTITUTO DE GESTÃO DE PROJETOS DA NOROESTE PAULISTA, organização da sociedade civil de interesse público, inscrita no CNPJ sob nº. 07.393.885/0001-85, estabelecida

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL REVENDAS AGO 2014 VER 01

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL REVENDAS AGO 2014 VER 01 MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL REVENDAS AGO 2014 VER 01 INTRODUÇÃO Este é o manual de identidade visual para Revendas da Liquigás. As orientações aqui contidas substituem as informações anteriores. Aqui você

Leia mais

Caixa para medidores com ou sem leitura por vídeo câmeras

Caixa para medidores com ou sem leitura por vídeo câmeras Dobradiça Furação para passagem de cabo de Ø21 mm ( 12x ) Vista Inferior Item 1 e 2 Adaptador para parafuso A.A. Fixação dos trilhos através de parafuso e porca ( possibilitando regulagem ) Trilho de fixação

Leia mais

Qualidade na Confecção dos Uniformes Andréia Garcia MISSÃO Criar moda para o mercado corporativo através de uniformes adequados e modernos para identificar, padronizar e promover a marca da empresa cliente.

Leia mais

CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA

CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA CALÇA CARGO FEMININA CALÇA CARGO MASCULINA Calça cargo feminina: Calça com cós frontal entretelado postiço de 5 cm. Cinco passantes, sendo dois frontais e três nas costas, conforme ilustração. Vista

Leia mais

Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Organizações Sociais e às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Uniformes para as Equipes de Saúde da Família

Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Organizações Sociais e às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Uniformes para as Equipes de Saúde da Família Circular S/SUBPAV/SAP n.º 07/2011. Rio de Janeiro, 15 de abril de 2011. Aos Coordenadores das A.P.s com vistas às Organizações Sociais e às Unidades Primárias de Saúde Assunto: Uniformes para as Equipes

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência ATA DE JULGAMENTO DA CONCORRÊNCIA Nº 15/2011 Ata da sessão de JULGAMENTO das propostas referente a CONCORRÊNCIA 15/2011, do tipo menor preço unitário, segundo especificado no item 02 do Edital (REGISTRO

Leia mais

Convidamos Vossas Senhorias a apresentarem proposta de preços para o fornecimento de uniformes.

Convidamos Vossas Senhorias a apresentarem proposta de preços para o fornecimento de uniformes. COTAÇÃO ELETRÔNICA nº 5/2012 - SELIC Brasília-DF, 23 de julho de 2012. Prezados Senhores, Convidamos Vossas Senhorias a apresentarem proposta de preços para o fornecimento de uniformes. 2. Para que a Administração

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1-OBJETO: Registro de preço para eventual aquisição de uniformes, ternos e coturnos para a Justiça Federal de Primeiro Grau - Seção Judiciária do Espírito Santo, conforme especificações

Leia mais

Entretelas Coats Corrente

Entretelas Coats Corrente Entretelas Coats Corrente Introdução às Entretelas - O que é uma entretela? Entretela é um material aplicado em certas partes das roupas confeccionadas, com a função de encorpar e estruturar a peça, oferecendo-lhe

Leia mais

NR 35 TRABALHO EM ALTURA

NR 35 TRABALHO EM ALTURA Márcio F Batista Bombeiro e Tecnólogo de Segurança NR 35 TRABALHO EM ALTURA Objetivos Estabelecer os procedimentos necessários para a realização de trabalhos em altura, visando garantir segurança e integridade

Leia mais

tecidos e Fitas Técnicas Aramtex Termoflex 610 e Termoflex HT Termovid 910N, 1000 e 1600 TC 600S e TC 600RT Termoceram 920 e 930 Termovid 901 e 951

tecidos e Fitas Técnicas Aramtex Termoflex 610 e Termoflex HT Termovid 910N, 1000 e 1600 TC 600S e TC 600RT Termoceram 920 e 930 Termovid 901 e 951 Tecidos e Fitas Técnicas tecidos Aramtex AR 443ACE Aramtex AR 580T, AR 580S e AR 580RT Termoflex 610 e Termoflex HT Termovid 910N, 1000 e 1600 ThermoCarbon TC 600S e TC 600RT Termoceram 1200 e 1600 Os

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SUMÁRIO CONTEÚDO PG. 1. OBJIVO 02 2. ÂMBITO 02 3. CONCEITOS 02 4. NORMAS, LEGISLAÇÃO APLICÁVEIS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 03 5. CONDIÇÕES GERAIS 03 5.1. Apresentação de Documentos 06 5.2. Aprovação de

Leia mais

EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Definição Conforme a NR 06: EPI EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Item 6.1 - Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora NR 6, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo

Leia mais

EPIS Segurança do Jatista

EPIS Segurança do Jatista EPIS Segurança do Jatista Capacete de Proteção do Jatista - Fibra Azul 200.370.00992 PC 28642 Branco 200.370.00107 PC Capacete de proteção do Jatista fabricado em fibra com visor de vidro temperado e saída

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA 29 / 07 / 2011 1 de 5 1 FINALIDADE Esta Norma especifica e padroniza as dimensões e as características mínimas exigíveis para parafuso U 16x270mm utilizado nas Linhas de Distribuição da CEMAR. 2 CAMPO

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

ÍNDICE. Armazenamento dos rolos 04. Separação de cortes 05. Qualidade da peça confeccionada 06 Diferença de tonalidade na peça confeccionada

ÍNDICE. Armazenamento dos rolos 04. Separação de cortes 05. Qualidade da peça confeccionada 06 Diferença de tonalidade na peça confeccionada ÍNDICE Armazenamento dos rolos 04 Separação de cortes 05 Qualidade da peça confeccionada 06 Diferença de tonalidade na peça confeccionada Padrões Tear Têxtil 07 Composição Largura total Peso Classificação

Leia mais

Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos

Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos Uniformes da Escola Firjan SESI Alunos 17.08.18 2 Educação Infantil Fundamental I Fundamental II Ensino Médio EBEP Articulado Educação Infantil e Fundamental 1 5 Uniformes Firjan SESI EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

Extrato das Atas de Registro de Preços n 057/2012, n 058/2012, n 059/2012 e n 060/2012, referente ao Pregão Presencial nº.

Extrato das Atas de Registro de Preços n 057/2012, n 058/2012, n 059/2012 e n 060/2012, referente ao Pregão Presencial nº. Extrato das Atas de Registro de Preços n 057/2012, n 058/2012, n 059/2012 e n 060/2012, referente ao Pregão Presencial nº. 089/2011 - SRP Interessado: Prefeitura Municipal de Goiânia Processo nº.: 44413566/2011

Leia mais

R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO

R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO R E G U L A M E N T O UNIFORMES ESCOLARES E FARDAS DE TRABALHO Outubro 2015 1 UNIFORMES E FARDAS DE TRABALHO Os uniformes escolares e fardas de trabalho integram a imagem das Escolas de Hotelaria e Turismo

Leia mais

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 689/2010 SES/SENAI PR

RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 689/2010 SES/SENAI PR RESULTADO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 689/2010 SES/SENAI PR A Comissão de Licitações do Sistema FIEP, instituída pela Portaria nº 06/2010, informa o RESULTADO do Pregão Presencial nº 689/2010: Protocolo: 6018/2010

Leia mais

TOMADA D ÁGUA COMPORTA ENSECADEIRA MANUAL DE COMISSIONAMENTO

TOMADA D ÁGUA COMPORTA ENSECADEIRA MANUAL DE COMISSIONAMENTO EMISSÃO INICIAL MFP MMRA MACD 31/1/11 REV. DESCRIÇÃO POR VERIF. APROV. DATA RESP. TÉCNICO : CREA N.º MARCO A. C. DOPICO 5.59-D PROJ.: CLIENTE DENGE DES.: MFP VERIF.: MMRA APROV.: MACD OBRA : PCH UNAÍ BAIO

Leia mais

Defensas metálicas de perfis zincados

Defensas metálicas de perfis zincados MT - DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - IPR DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA Rodovia Presidente Dutra km 163 - Centro Rodoviário, Parada de Lucas

Leia mais

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO

QUALITY FIX DO BRASIL INDÚSTRIA, COMÉRCIO, IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA. MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO CINTAS QUALITY FIX Condições gerais de segurança... 4 As cores na movimentação... 5 Fator de Segurança... 5 A etiqueta azul de rastreabilidade... 6 Dicas de movimentação... 6 Certificado

Leia mais

Impermeáveis Resistência e Qualidade em Impermeáveis

Impermeáveis Resistência e Qualidade em Impermeáveis Impermeáveis Resistência e Qualidade em Impermeáveis Impermeáveis fabricados com matéria prima de alta qualidade, soldados eletronicamente, muito resistentes e disponíveis em diversos modelos que se adequam

Leia mais

A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado.

A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado. A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado. Com o objetivo de oferecer soluções cada vez mais eficazes para

Leia mais

Estrutura Atuador Bateria

Estrutura Atuador Bateria JACK 250 Kg Jack é um aparelho desenvolvido para facilitar a remoção e locomoção de pacientes. Com ele, tarefas como levar o paciente da cama para uma cadeira e ao banheiro podem ser feitas com muito mais

Leia mais

PREGÃO Nº 008/2012 CML/PM ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 003/2013 GERP/SEMAD EMPRESA VENCEDORA: COMÉRCIO E INDÚSTRIA EQUILÍBRIO LTDA

PREGÃO Nº 008/2012 CML/PM ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 003/2013 GERP/SEMAD EMPRESA VENCEDORA: COMÉRCIO E INDÚSTRIA EQUILÍBRIO LTDA PREGÃO Nº 008/2012 CML/PM ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 003/2013 GERP/SEMAD No dia 16 de abril de 2013, no Órgão Gerenciador, foram registrados os preços das empresas abaixo identificadas, para eventual

Leia mais