LEI Nº Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI Nº 8267. Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências."

Transcrição

1 LEI Nº 8267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: TÍTULO I DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO Art. 1º - Ao Município compete buscar a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, visando ao desenvolvimento sustentável. Art. 2º - Para os fins previstos nesta Lei, considera -se meio ambiente o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química, biológica, urbanística, social e econômica que permite, abriga, rege, regula e orienta a vida e a interação com o ambiente urbano, em todas as suas formas. Art. 3º - Ao Município, como membro integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente, compete utilizar o procedimento do licenciamento ambiental como instrumento de gestão ambiental, visando ao desenvolvimento sustentável. Art. 4º - Para efeito desta Lei, são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar

2 degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso; II - Licença Ambiental: ato administrativo pelo qual o órgão ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aqueles que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental. Art. º - Para avaliação da degradação ambiental e do impacto das atividades no meio urbano será considerado o reflexo do empreendimento no ambiente natural, no ambiente social, no desenvolvimento econômico e sócio-cultural, na cultura local e na infra - estrutura da cidade. Art. 6º - O Município, por inter da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, concederá as licenças ambientais relativas as atividades de preponderante interesse local. Art. 7º - Consideram-se atividades de preponderante interesse local: I - as definidas por Resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA; II - as definidas por Resolução do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMAM, respeitados os limites estabelecidos pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA; III - as repassadas por delegação de competência pelo Órgão ambiental estadual competente. Art. 8º - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o Órgão responsável pelo exercício da fiscalização das atividades licenciadas. Art. 9º- Para fins de licenciamento ambiental, a critério do Órgão ambiental, poderá ser exigido Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Relatório de Impacto Ambiental (RIA).

3 1º - Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) é a denominação do instrumento de gestão ambiental, utilizado para exigir os estudos para concepção, localização, instalação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente causadores de significativa degradação ambiental. 2º - Relatório de Impacto Ambiental (RIA) é a denominação do instrumento de gestão ambiental, utilizado para exigir o s estudos simplificados a fim de avaliar as interações da implantação ou da operação de uma atividade efetiva ou potencialmente causadora de degradação ambiental. 3º - A critério da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no RIA poderão ser exigidos os seguintes estudos, dentre outros que Órgão ambiental entender necessários: a) estudos de tráfego; b) levantamentos de vegetação; c) impactos no solo e rochas; d) impactos na infra-estrutura urbana; e) impactos na qualidade do ar; f) impactos paisagísticos; g) impactos no patrimônio histórico - cultural; h) impactos nos recursos hídricos; i) impactos de volumetria das edificações; j) impactos na fauna; i) impactos na paisagem urbana; l) estudos sócio-econômicos. 4º - As atividades e empreendimentos de mínimo e pequeno porte, com grau potencial de poluição e terão Licenciamento Único (LU), devendo atender as condicionantes ambientais exigidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

4 Art. 1 - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no exercício de sua competência de controle e em conformidade com a Resolução nº 237, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, expedirá as seguintes licenças: I - Licença Prévia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua concepção e localização, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação; II - Licença de Instalação (LI) - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante; III - Licença de Operação (LO) - autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação. Art As atividades e empreendimentos de mínimo e pequeno porte, com grau potencial de poluição e, assim definidas no Anexo I desta Lei, sujeitar-se-ão ao Licenciamento Único (LU) e serão dispensadas das licenças referidas no artigo an tecedente. validade: Art As licenças terão os seguintes prazos de I - a Licença Prévia (LP) terá validade mínima de um e máxima de três anos; II - o prazo de validade da Licença de Instalação (LI) deverá ser, no mínimo, o estabelecido pelo cronog rama de instalação do empreendimento ou atividade, não podendo ser superior a quatro anos; III - o prazo de validade da Licença de Operação (LO) e da Licença Única (LU) deverá considerar os planos de controle ambiental e será de, no máximo um ano.

5 Parágrafo único- A renovação da Licença de Operação (LO) e da Licença Única (LU) deverá ser requerida com antecedência mínima de 12 dias da expiração do prazo de validade fixado na respectiva licença, ficando este automaticamente prorrogado até a manifestação definitiva da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Art A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante decisão motivada, poderá modificar os condicionantes e as medidas de controle e adequação, suspender ou cancelar uma licença quando ocorrer: I - violação ou inadequação de quaisquer condicionantes ou norma legais; II - omissão ou falsa descrição de informações relevantes que subsidiariam a expedição da licença; III - superveniência de riscos ambientais e de saúde. TÍTULO II DA TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (TLA) Art Fica criada a Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA), a qual tem por fato gerador o exercício do poder de polícia, decorrente do licenciamento ambiental para o exercício de atividades no âmbito do Município. Art. 1 - É contribuinte da Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA) o empreendedor, público ou privado, responsável pelo pedido da licença ambiental para o exercício da atividade respectiva. Art A Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA), bem como a sua renovação deverão ser recolhidas previamente ao pedido das licenças ou de sua renovação, sendo seus pagamentos pressupostos para análise dos projetos.

6 Art A Taxa de Licenciamento Ambiental (TLA) terá seu valor arbitrado, dependendo do porte do empreendimento e do potencial poluidor da atividade, de acordo com a Tabela contida no Anexo II desta Lei. 1º - O porte do empreendimento e seu potencial poluidor são os definidos no Anexo I desta Lei. 2º - O Anexo I desta Lei não definirá as atividades de impacto local, constituindo apenas referência tributária. 3º - Para a renovação de licenças, não sujeitas a novos estudos, o valor da taxa corresponderá a cinqüenta por cento daquele estabelecido na Tabela Anexa. Art Aplica-se, no que couber, a legislação tributária do Município de Porto Alegre. TÍTULO III DISPOSIÇÕES FINAIS Art As Taxas de Licenciamento Ambiental (TLA) serão recolhidas para o Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. Art. 2 - As atividades e empreendimentos em fase de instalação no Município de Porto Alegre deverão regularizar o exercício da sua atividade, submetendo-se, no que couber, ao disposto nesta Lei. Art As atividades e empreendimentos em operação no Município de Porto Alegre quando da entrada em vigor desta Lei, terão prazo de um ano para regularizar -se. Art Para análise dos estudos solicitados no RIA, elaboração do Termo de Referência do EIA, bem como instrução

7 técnica da manifestação do Órgão ambiental quanto a definição das licenças ambientais respectivas, poderá ser constituída comissão interdisciplinar composta por profissionais designados pelas secretarias municipais competentes, contratação de consultoria ou convite a profissional notoriamente especializado. Art Terão eficácia no âmbito municipal as licenças concedidas pelo Órgão ambiental estadual antes da publicação desta Lei, passando as atividades a submeterem -se ao regramento municipal após expirada a validade das mes mas ou excedidos três anos da concessão da Licença. Art Acrescenta inc. IV ao art. 2º da Lei nº 423, de 21 de dezembro de 1976, que criou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, renumerando-se os demais, como segue: Art. 2º IV - efetuar o licenciamento ambiental, bem como a fiscalização das atividades licenciadas;... Art. 2 - O procedimento administrativo regular -se-á pelo disposto da Lei Complementar nº 12, de 7 de junho de 197, observando-se o contraditório e a ampla defesa. publicação. Art Esta Lei entra em vigor na data de sua Art Revogam-se as disposições em contrário. PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, 29 de dezembro de 1998.

8 Raul Pont, Prefeito. Hideraldo Caron, Registre-se e publique-se. Secretário Municipal do Meio Ambiente. José Fortunati, Secretário do Governo Municipal. ANEXO I - LISTA DE REFERÊNCIA PARA A COBRANÇA DA TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (TLA) ATIVIDADES PORTE GRAU DE mínimo pequeno grande excepcional POLUIÇÃO MINERAÇÃO E CORRELATOS (área em hectares) pesquisa mineral de qualquer natureza <= 2 2 e <= e <= 2 e 2 recuperação de área minerada (sem extração) <= 1 1 e <= e <= 1 1 e <= 3 3 A - Extrações a céu aberto sem beneficiamento areia e/ou cascalho em recurso hídrico <= 1 1 e <= 3 3 e <= 1 e <= 1 rocha ornamental <= 1 1 e <= 3 e <= e <= rocha para brita <= 1 1 e <= 3 3 e <= 1 e <= pedra de talhe para uso imediato na construção civil <= e <= 3 3 e <= 1 e <= areia/saibro/argila fora de recurso hídrico <= e <= 3 3 e <= 1 e <= 1 B - Lavras subterrâneas sem beneficiamento água mineral <= 1 1 e <= 3 3 e <= C - Extração a céu aberto com beneficiamento areia e/ou cascalho dentro de recurso hídrico <= 1 1 e <= 3 3 e <= 1 rocha ornamental <= 1 1 e <= 3 e <= 3 rocha para brita <= 1 1 e <= 3 3 e <= pedra de talhe para uso imediato na construção civil <= e <= 3 3 e <= areia/saibro/argila fora de recurso hídrico <= e <= 3 3 e <= 1 e <= 8 1 e <= e <= 8 1 e <= 1 e <= 1 e <= 8 8

9 minério metálico <= 1 1 e <= 3 D - Lavras subterrâneas com beneficiamento água mineral <= 1 1 e <= 3 INDÚSTRIAS (área útil em m²) INDÚSTRIA DE MINERAIS NÃO METÁLICOS E CORRELATOS beneficiamento de pedras com tingimento <= 2 2 e beneficiamento de pedras sem tingimento <= 2 2 e fabricação de cal virgem/hidratada ou extinta <= 2 2 e fabricação de telhas/tijolos/outros artigos de barro <= 2 2 e cozido fabricação de material cerâmico <= 2 2 e fabricação de cimento/argamassa <= 2 2 e fabricação de peças/ornatos/estrutura de <= 2 2 e cimento/gesso/amianto fabricação e elaboração de vidro e cristal <= 2 2 e fabricação e elaboração de produtos diversos <= 2 2 e INDÚSTRIA METALÚRGICA siderurgia/elaboração de produtos siderúrgicos com <= 2 2 e redução de minérios produção de ferro/aço e ligas sem redução, com fusão <= 2 2 e produtos fundidos ferro/aço com ou sem galvanoplastia <= 2 2 e metalurgia de metais preciosos <= 2 2 e relaminação, inclusive ligas <= 2 2 e produção de soldas e ânodos <= 2 2 e metalurgia do pó, inclusive peças moldadas <= 2 2 e recuperação de embalagens metálicas <= 2 2 e fabricação de artigos diversos de metal com <= 2 2 e galvanoplastia e/ou fundição e/ou pintura fabricação de artigos diversos de metal sem <= 2 2 e galvanoplastia, sem fundição e sem pintura têmpera e cementação de aço, recozimento de arames <= 2 2 e 3 e <= 3 e <= e <= 8 e <= 8 <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= 8 8 INDÚSTRIA MECÂNICA E CORRELATOS fabricação de máquina/aparelho/peça/acessório com <= 2 2 e <= galvanoplastia e/ou fundição fabricação de máquina/aparelho/peça/acessório sem <= 2 2 e <= galvanoplastia e sem fundição INDÚSTRIA DE MATERIAL ELÉTRICO, ELETRÔNICO, COMUNICAÇÕES E CORRELATOS montagem de material elétrico/eletrônico e equipamento para <= 2 2 e <= comunicação/informática fabricação de material elétrico/eletrônico e equipamento para <= 2 2 e <= comunicação/informática c/galvanoplastia fabricação de material elétrico/eletrônico e equipamento para <= 2 2 e <= comunicação/informática s/galvanoplastia fabricação de pilhas/baterias/acumuladores <= 2 2 e <= fabricação de aparelhos elétricos e eletrodomésticos com <= 2 2 e <= galvanoplastia fabricação de aparelhos elétricos e eletrodomésticos sem <= 2 2 e <= galvanoplastia INDÚSTRIA AUTOMOTIVA E CORRELATOS

10 fabricação de máquinas, aparelhos e equipamentos diversos, <= 2 2 e inclusive peças e acessórios construção e reparação de embarcações, inclusive peças e <= 2 2 e acessórios fabricação de cronômetros e relógios, elétricos ou não, <= 2 2 e inclusive fabricação de peças fabricação de veículos automotores, peças e acessórios <= 2 2 e fabricação de carrocerias para veículos automotores, exceto <= 2 2 e chassis fabricação e montagem de veículos ferroviários <= 2 2 e fabricação e montagem de veículos rodoviários <= 2 2 e fabricação, montagem e reparação de aeronaves <= 2 2 e fabricação, montagem e reparação de outros veículos não <= 2 2 e especificados INDÚSTRIA DE MADEIRA E CORRELATOS preservação de madeira <= 2 2 e fabricação de artigos de cortiça <= 2 2 e fabricação de artigos diversos de madeira <= 2 2 e fabricação artefatos de bambu/junco/palha trançada(exceto <= 2 2 e móveis) serraria e desdobramento da madeira <= 2 2 e fabricação de estruturas de madeira <= 2 2 e fabricação de placas/chapas de madeira <= 2 2 e aglomerada/prensada/compensada INDÚSTRIA DE MÓVEIS E CORRELATOS fabricação móveis de madeira/vime/junco <= 2 2 e montagem de móveis sem galvanoplastia e sem pintura <= 2 2 e fabricação de móveis moldados de material plástico <= 2 2 e fabricação de móveis/artigos mobiliários com galvanoplastia <= 2 2 e e/ou com pintura fabricação de móveis/artigos mobiliários sem galvanoplastia <= 2 2 e e sem pintura INDÚSTRIA DE PAPEL, CELULOSE E CORRELATOS fabricação de celulose <= 2 2 e fabricação de pasta mecânica <= 2 2 e fabricação de papel <= 2 2 e fabricação de papelão/cartolina/cartão <= 2 2 e fabricação de papelão/cartolina/cartão revestido, não <= 2 2 e associado à produção artigos diversos, fibra prensada ou isolante <= 2 2 e INDÚSTRIA DE BORRACHA E CORRELATOS beneficiamento de borracha natural <= 2 2 e fabricação de pneumático/câmara de ar <= 2 2 e recondicionamento de pneumáticos <= 2 2 e fabricação de laminados e fios de borracha <= 2 2 e fabricação de espuma borracha/artefatos, inclusive látex <= 2 2 e fabricação de artefatos de borracha, peças e acessórios para <= 2 2 e veículos, máquinas e aparelhos, correias, canos, tubos, artigos para uso doméstico, galochas e botas, exceto vestuário. <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <=

11 INDÚSTRIA DE COUROS, PELES E CORRELATOS secagem e salga de couros e peles (somente zona rural) <= 2 2 e curtimento e outras preparações de couros e peles <= 2 2 e fabricação de cola animal <= 2 2 e acabamento de couros <= 2 2 e fabricação artigos selaria e correaria <= 2 2 e fabricação malas/valises/outros artigos para viagem <= 2 2 e fabricação de outros artigos de couro/pele (exceto <= 2 2 e calçado/vestuário) INDÚSTRIA QUÍMICA E CORRELATOS produção de substâncias químicas <= 2 2 e fabricação de produtos químicos (inclusive fracionamento) <= 2 2 e fabricação de produto derivado petróleo/rocha/madeira <= 2 2 e fabricação de combustíveis não derivados do petróleo <= 2 2 e destilação da madeira (produção de óleo/gordura/cera <= 2 2 e vegetal/animal/essencial) fabricação de resina/fibra/fio artificial/sintético e látex <= 2 2 e sintético fabricação de pólvora/explosivo/detonante/fósforo/munição/artigo pirotécnico <= 2 2 e recuperação/refino de óleos minerais/vegetais/animais <= 2 2 e destilaria/recuperação de solventes <= 2 2 e fabricação de concentrado aromático <= 2 2 e natural/artificia/sintético/mescla fabricação de produtos de limpeza/polimento/desinfetante <= 2 2 e fabricação de inseticida/germicida/fungicida e outros <= 2 2 e produtos agroquímicos fabricação de tinta com processamento a seco <= 2 2 e fabricação de tinta sem processamento a seco <= 2 2 e fabricação de <= 2 2 e esmalte/laca/verniz/impermeabilizante/solvente/secante fabricação de fertilizante <= 2 2 e fabricação de álcool etílico, metanol e similares <= 2 2 e fabricação de espumas e assemelhados <= 2 2 e destilação de álcool etílico <= 2 2 e INDÚSTRIA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS, VETERINÁRIOS E CORRELATOS fabricação de produtos farmacêuticos e veterinários <= 2 2 e INDÚSTRIA DE PERFUMARIA, SABÕES, VELAS E CORRELATOS fabricação de produtos de perfumaria <= 2 2 e fabricação de detergentes/sabões <= 2 2 e fabricação de sebo industrial <= 2 2 e fabricação velas <= 2 2 e INDÚSTRIA DE PRODUTOS DE MATERIAL PLÁSTICO E CORRELATOS fabricação de artigos de material plástico s/galvanoplastia e <= 2 2 e s/lavagem de matéria-prima fabricação de artigos de material plástico com galvanoplastia <= 2 2 e <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <= <=

12 recuperação e fabricação de artigos de material plástico <= 2 2 e <= c/lavagem de matéria-prima fabricação de laminados plásticos sem galvanoplastia <= 2 2 e <= com/sem lavagem da matéria-prima fabricação de laminados plásticos com galvanoplastia <= 2 2 e <= com/sem lavagem da matéria-prima fabricação de artigos de material plástico para uso doméstico <= 2 2 e <= e pessoal fabricação de artigos de material plástico para embalagem e <= 2 2 e <= acondicionamento, impressos ou não impressos fabricação de artigos diversos de material plástico (fitas, <= 2 2 e <= flâmulas, dísticos, brindes, objetos de adorno, artigos de escritórios) fabricação de manilhas, canos, tubos e conexões de material <= 2 2 e <= plástico para todos os fins fabricação de artigos de material plástico, não especificados <= 2 2 e <= ou não classificados, inclusive artefatos de acrílico e de fiber glass INDÚSTRIA TÊXTIL E CORRELATOS beneficiamento de fibras têxteis vegetais <= 2 2 e <= beneficiamento de fibras têxteis artificiais/sintéticas <= 2 2 e <= beneficiamento de matérias têxteis de origem animal <= 2 2 e <= fabricação de estopa/material para estofo/recuperação de <= 2 2 e <= resíduo têxtil fiação e/ou tecelagem com tingimento <= 2 2 e <= fiação e/ou tecelagem sem tingimento <= 2 2 e <= INDÚSTRIA DE CALÇADOS, VESTUÁRIO, ARTEFATOS DE TECIDOS E CORRELATOS tingimento de roupa/peça/artefatos de tecido/tecido. <= 2 2 e <= estamparia/outro acabamento em roupa/peça/artefatos de <= 2 2 e <= tecido/tecido malharia (somente confecção) <= 2 2 e <= fabricação de calçados <= 2 2 e <= fabricação de artefatos/componentes para calçados sem <= 2 2 e <= galvanoplastia fabricação de artefatos/componentes para calçados com <= 2 2 e <= galvanoplastia todas atividades industriais do ramo não produtoras em <= 2 2 e <= fiação/tecelagem INDÚSTRIA DE PRODUTOS ALIMENTARES, BEBIDAS E CORRELATOS beneficiamento/secagem/moagem/torrefação de grãos <= 2 2 e <= engenho com parboilização <= 2 2 e <= engenho sem parboilização <= 2 2 e <= matadouros/abatedouros <= 2 2 e <= frigoríficos sem abate e fabricação de derivados de origem <= 2 2 e <= animal fabricação de conservas <= 2 2 e <= preparação de pescado/ fabricação de conservas de pescado <= 2 2 e <= preparação de leite e resfriamento <= 2 2 e <= beneficiamento e industrialização de leite e seus derivados <= 2 2 e <= fabricação/refinação de açúcar <= 2 2 e <= refino/preparação de óleo/gordura vegetal/animal/manteiga de <= 2 2 e <= cacau fabricação de fermentos e leveduras <= 2 2 e <= fabricação de ração balanceada p/animais/farinha de <= 2 2 e <=

13 osso/pena c/cozimento e/ou c/digestão fabricação de ração balanceada p/animais/farinha de <= 2 2 e <= osso/pena s/cozer e s/digerir (apenas mistura) refeições conservadas e fábrica de doces <= 2 2 e <= fabricação de sorvetes, bolos e tortas geladas/coberturas <= 2 2 e <= preparação de sal de cozinha <= 2 2 e <= fabricação de <= 2 2 e <= balas/caramelo/pastilha/drops/bombom/chocolate/gomas entreposto/distribuidor de mel <= 2 2 e <= padaria/confeitaria/pastelaria, exceto com forno elétrico ou a <= 2 2 e <= gás fabricação de massas alimentícias/biscoitos com forno <= 2 2 e <= elétrico ou gás fabricação de massas alimentícias/biscoitos com forno a <= 2 2 e <= outros combustíveis fabricação de proteína texturizada de soja <= 2 2 e <= INDÚSTRIA DE BEBIDAS E CORRELATOS fabricação de vinhos <= 2 2 e <= cantina rural <= 2 2 e <= fabricação de vinagre <= 2 2 e <= fabricação de aguardente/licores/outras bebidas alcoólicas <= 2 2 e <= fabricação de cerveja/chope/malte <= 2 2 e <= fabricação de bebida não alcóolica/engarrafamento e <= 2 2 e <= gaseificação de água mineral c/ lavagem de garrafas fabricação de concentrado de suco de fruta <= 2 2 e <= fabricação de refrigerantes <= 2 2 e <= INDÚSTRIA DE FUMO E CORRELATOS preparação do fumo/fábrica de cigarro/charuto/cigarrilha/etc. <= 2 2 e <= INDÚSTRIA EDITORIAL, GRÁFICA E CORRELATOS impressão de material escolar, material para uso industrial e <= 2 2 e <= comercial, para propaganda e outros fins, inclusive litografado execução de serviços gráficos diversos, impressão litográfica e off set, em folhas metálicas, papel, papelão, cartolina, madeira, couro, plástico, tecidos, etc. produção de matrizes para impressão, pautação, encadernação, douração, plastificação e execução de trabalhos similares execução de serviços gráficos para embalagens em papel, papelão, cartolina e material plástico edição e impressão e serviços gráficos de jornais e outros periódicos, livros e manuais <= 2 2 e <= 2 2 e <= 2 2 e indústria editorial e gráfica sem galvanoplastia <= 2 2 e indústria editorial e gráfica com galvanoplastia <= 2 2 e execução de serviços gráficos não especificados ou não <= 2 2 e classificados INDÚSTRIAS DIVERSAS fabricação de máquinas, aparelhos e equipamentos industriais, <= 2 2 e para instalações hidráulicas, térmicas de ventilação e refrigeração, inclusive peças e acessórios fabricação de artigos de cutelaria, armas, ferramentas manuais e artigos de metal para escritório, inclusive ferramentas para máquinas fabricação de instrumentos, utensílios e aparelhos de medida, não elétricos, para usos técnicos e profissionais fabricação de aparelhos, instrumentos e material ortopédico (inclusive cadeiras de roda), odontológico e laboratorial <= 2 2 e <= <= <= <= <= <= <= <= <= 2 2 e <= <= 2 2 e <= fabricação de aparelhos, instrumentos e materiais <= 2 2 e <=

14 fotográficos e ótica lapidação de pedras preciosas e semipreciosas e fabricação <= 2 2 e <= de artigos de ourivesaria e joalheira fabricação de instrumentos musicais, gravação de matrizes e <= 2 2 e <= reprodução de discos para fonógrafos e fitas magnéticas revelação, copiagem, corte, montagem, gravação, dublagem, <= 2 2 e <= sonorização e outros trabalhos concernentes à produção de películas cinematográficas fabricação de aparelhos, instrumentos e materiais <= 2 2 e <= fotográficos e ótica fabricação de jóias/bijuterias com galvanoplastia <= e, <=2 2 fabricação de jóias/bijuterias sem galvanoplastia <= e, <=2 2 fabricação de gelo (exceto gelo seco) <= 2 2 e <= fabricação de espelhos <= 2 2 e <= fabricação de escovas, brochas, pincéis, vassouras, <= 2 2 e <= espanadores, etc. fabricação de brinquedos <= e, <=2 2 fabricação de artigos de caça e pesca, desporto e jogos <= e, <=2 recreativos, exceto armas de fogo e munições 2 fabricação de artefatos de papel, inclusive embalagens, não <= e, <=2 associada à produção do papel 2 fabricação de artefatos de papelão, cartolina e cartão, <= e, <=2 inclusive embalagens, impressos ou não, simples ou 2 plastificados, não associada à produção de papelão, cartolina e cartão fabricação de artigos de papelão, cartolina e cartão para <= e, <=2 revestimento, não associada à produção de papel, papelão, 2 cartolina e cartão indústrias vinculadas à extração de matéria-prima local <= 2 2 e <= artesanatos vinculados à extração de matéria-prima local <= e, <=2 2 usina de produção de concreto <= 2 2 e <= usina de asf e concreto asfáltico <= e 1,, <=1 2 lavanderia industrial <= 2 2 e <= fornos de carvão vegetal (somente em zona rural) (volume de <= 1 1 e, <=1 1, <= produção: m3 /dia) <= OBRAS CIVIS E CORRELATAS (todas em km) rodovias (implantação/alteração de traçado/ampliação de <= 1 1 e 3, <=1 1, <=2 2 pista de rolamento de rodovias municipais) <=3 diques <=.2.2 e. a <= a <=1 1 <=. canais para drenagem <= 1 1 e 2 a <=1 1 a <=2 2 <=2 retificação/canalização de cursos d'água <=.2.2 e. a <= a <=1 1 <=. abertura de barras, embocaduras <= 1 1 e 2 a <= a <=1 1 <=2 pontes e outras obras de arte (viadutos, paisagismo, <=,1,1 e, a <=1 1 a <= anfiteatro, etc.) <=, abertura de vias urbanas <=,, e 1 a <= a <=1 1 <= 1 molhes <=,1,1 e,2 a <=,, a <=1 1 <=,2 ancoradouros <=,1,1 e,2 a <=,, a <=1 1 <=,2 obras de urbanização (muros/calçadão/acessos/etc.) <=,, e 1 a <= a <=1 1 <= 1 SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA, DE INFRAESTRUTURA E CORRELATOS estação radio-base de telefonia celular A SER DEFINIDO POR ESTUDOS NA SMAM transmissão de energia elétrica (km) <= 1 1 e 2 a <= a <=1 1 <=2 subestação/transmissão de energia elétrica (m²) <= 1 1 e 3 a <=6 6 a <=12 12 <=3

15 sistema abastecimento de água (população atendida) <=2 2 <= rede de distribuição de água (m) <= 1 1 e <=2 estação de tratamento de água (m²) (vazão efluente m3/dia) <=, sistemas de esgoto sanitário (população atendida) <=2 2 <= coleta/tratamento centralizado de efluente líquido industrial <=, (vazão afluente m3/dia) limpeza e/ou dragagem de cursos d'água correntes (m) <=,, e <= 1 limpeza e/ou dragagem de cursos d'água dormentes (m²) <= 2 2 e limpeza de canais urbanos (m) <=,, e <= 1 RESÍDUOS SÓLIDOS A Resíduos sólidos industriais (conforme Normas da ABNT) destinação final de resíduos sólidos industriais classe III <= 7 7 e (m3/mês) <=3 classificação/seleção de resíduos sólidos industriais classe III <= 2 2 e (m²) beneficiamento de resíduos sólidos industriais classe III <= 7 7 e (m3/mês) <=1 recuperação de área degradada por resíduo sólido industriais <= 2 2 e classe III (m²) armazenamento/comércio de resíduos sólidos industriais <= 2 2 e classe III (m²) monitoramento de área degradada por resíduos sólidos <= 2 2 e industriais classe III (m²) B Resíduos sólidos urbanos tratamento e/ou destinação final de resíduos sólidos urbanos <= (população atendida) <= classificação/seleção de resíduos sólidos urbanos (m²) <= 2 2 e beneficiamento de resíduos sólidos urbanos (exceto qualquer <= 37, 37, e processo industrial) (m3/mês) <=37 destinação de resíduos proveniente de fossas (m3) <= 3 3 e <=1 recuperação de área degradada por resíduos sólidos urbanos <= 2 2 e (m²) C Resíduos sólidos de serviços de saúde destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde <= 2 2 e (kg/dia) <=1 TRANSPORTE, TERMINAIS, DEPÓSITOS E CORRELATOS terminais portuários em geral (m²) <= 2 2 e marinas (m²) <= 2 2 e teleféricos (m) <= e <= 2 heliportos (m²) <= e <=1 depósito de produtos químicos sem manipulação (m²) <= 1 1 e depósito de explosivos (m²) <= 1 1 e depósito produtos origem mineral em bruto <= e (areia/calcário/etc.) (m²) <= 1 depósito de cereais a granel (m²) <= 1 1 e depósito de adubos a granel (m²) <= 1 1 e depósito de sucata (m²) <= 2 2 e <=1 depósito/comércio de óleos usados (m²) <= 2 2 e <=1 depósito/comércio atacadista de combustíveis (bases de <= 1 1 e distribuição) (m²) depósito/comércio varejista de combustíveis (posto gasolina) (m²) <= 1 1 e <=1 1<=2 2 2 a <= a <=1 1 <=7 7, <=1 1, <=1 1 <=2 2 <=7 7, <=1 1 1 a <=1 1 a <=2 2, <=1 1 1 a <=1 1 a <=2 2 3, <=3 3,, <=2 2, <= 1, <=3 3,, <=, <=, <= 1<=2 2, <=2 2, 1 37, <=7 7, <=1 1 1, <= 2 2,, <= 1, <= 3 3, <= 7 7 <= <= 1 1 <= <= 1 1 2, <= 1 <= 1, <= 3 3, <=, <= 1 <= 1 1, <= 1 <= 1 1 1, <= 1 <=, <= 1 <= 1 1, <= 1 <= 1 1 1, <= 3 3, <= 7 7 1, <= 3 3, <= 7 7 <= 1 1, <= 2 2, <= 1 <= 1 1

16 depósito/comércio transportador revendedor - retalhista <= 1 1 e 3, <= 6 6, <= 1 1 (TRR) (m3) <=3 TURISMO E ATIVIDADES CORRELATAS complexos turísticos e de lazer, inclusive parques temáticos <= e 1, <=, <= 1 1 (ha) <=1 hotéis/motéis (m²) <= 1 1 e <= 1 1, <= 2 2 casas de jogos eletrônicos <= 1 1 e, <= 1 <= 2 2 casas noturnas (m²) <= 1 1 e, <= 1 <= 2 2 casas de boliches e bilhares (m²) <= 1 1 e, <= 1 <= 2 2 campos de golfe (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 hipódromos (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 autódromo (ha) <= 1 1 e, <= 1 1, <= 2 2 <= cartódromo (ha) <= 1 1 e, <= 1 1, <= 2 2 <= pista de motocross (ha) <= 1 1 e, <= 1 1, <= 2 2 <= locais para camping (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 parques náuticos (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 parques de diversões (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 estádios (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 ATIVIDADES DIVERSAS loteamento residencial/sítios/condomínio unifamiliar (ha) <= 1 1 e, <= 2 2, <= 1 1 <= loteamento residencial/condomínio plurifamiliar (ha) <= 1 1 e <= 1 1, <= 2 2 distrito/loteamento industrial (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 berçário de micro-empresas <= 2 2 e <= shopping center/hipermercado (ha) observar Lei Municipal <= 2 2 e 1,<= 2 2 <= nº ************************ cemitérios (ha) <= 1 1 e, <= 2 2, <= 1 1 <= complexos científicos e tecnológicos (m²) <= 2 2 e 1,<= 2 2 <= estabelecimentos prisionais (ha) <= e 1, <=, <= 1 1 <=1 posto de Iavagem de veículos (m²) <= 1 1 e, <= 1 <= 2 2 hospitais (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= hospital geral (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= hospital pronto socorro (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= hospital psiquiátrico (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= clínicas médicas/ casas de saúde (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= hospitais veterinários (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= clínicas e alojamentos veterinários (m²) <= 2 2 e <= 1 1, <= laboratório de análises físico-químicas (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 laboratório de análises biológicas (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 laboratório de análises clínicas (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 laboratório de radiologia (m²) <= 1 1 e 2, <=, <=

17 <=2 farmácia de manipulação e similares (m²) <= e 1, <=, <= <=1 laboratório industrial e/ou de testes (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 laboratório fotográfico (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 sauna/escola de natação/clínica estética (m²) <= 1 1 e 2, <=, <= <=2 atividade que utilize combustível sólido, líquido ou gasoso conforme o tipo de atividade atividade que utilize incinerador ou outro dispositivo que conforme o tipo de atividade promova queima de resíduos sólidos, líquidos e gasosos ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS E CORRELATAS área potencial a ser irrigada (arroz) (ha) <= 2 2 e, <= 2 2, <= <= área potencial a ser irrigada (outras culturas) (ha) <= 2 2 e, <= 2 2, <= <= barragem/açude de irrigação (ha) <= e, <= 1 1, <= 3 3 <= canais de irrigação e/ou drenagem (km) <= 1 1 e, <= 7 7, <= 1 1 <= limpeza/manutenção de canais de irrigação e/ou drenagem <= 1 1 e, <= 7 7, <= 1 1 (km) <= diques para irrigação (km) <= 1 1 e, <= 7 7, <= 1 1 <= retificação de curso d'água para fins de irrigação (km) <=,, e 2,, <=, <= 1 1 <= 2, canalização (revestimento de canais) (km) <= 2, 2, e, <= 7 7, <= 1 1 <= arruamentos de propriedades (km) <= 2, 2, e, <= 7 7, <= 1 1 <= instalações de aviação agrícola em aeroportos (m²) <= 2 2 e, <= instalações de aviação agrícola em propriedades (m²) <= 2 2 e, <= criação de pequenos animais (cunicultura, etc.) (nº de <= 3 3 e 6, <= a <=6 cabeças) <= 6 6 avicultura (capacidade instalada) (nº de cabeças) <= 6 6 e 12<= a <=6 <= 12 6 incubatório (aves de postura) (nº de cabeças) <=3 3, 6 1, <=16 <= 6 16 criação de suínos (ciclo completo) (nº de cabeças) <= 8 8 e 4, <= 16 16, <= 4 4 <= 4 criação de suínos (crecheiro) (nº de cabeças) <= 8 8 e 4, <= 16 16, <= 4 4 <= 4 criação de suínos (unidade de produção de leitões) (nº de <= 8 8 e 4, <= 16 16, <= 4 4 matrizes) <= 4 criação de suínos ( em terminação) (nº de cabeças) <= 8 8 e 4, <= 16 16, <= 4 4 <= 4 criação de animais de porte (confinado) (nº de cabeças) <= 8 8 e 4, <= 16 16, <= 4 4 <= 4 criação de animais de grande porte (confinado) (nº de <= 1 1 e 2, <=, <= 2 2 cabeças) <= 2 piscicultura, sistema semi-intensivo (exceto produção de <= 2 2 e, <= 1 1, <= alevinos) (ha) <= piscicultura, sistema extensivo (exceto produção de alevinos) <= e 2, <=, <= 1 1 (ha) <=2 carcinocultura, malacocultura e outras (ha) <= 1 1 e 2,, <=, <= 1 1 <=2, ranicultura (m²) <= 1 1 e 2, <= <= 1 <= 2 1 unidades de produção de alevinos (ha) <=,, e 1, <= 2 2 e <= <= 1 poços de abastecimento de água para pulverização (ha) <= 2 2 e, <= 2 2, <= <= projetos de assentamentos e de colonização (ha) <= 2 2 e, <= 2 2, <= <= VEÍCULOS DE DIVULGAÇÃO E SIMILARES letreiro todos painel luminoso ou iluminado todos

18 tabuleta (out door) todos faixa todos poste toponímico todos carros de som todos COMÉRCIO VAREJISTA E CORRELATOS alimentos todos carnes todos lojas de eletrodomésticos e equipamento de som todos lojas discos e fitas todos estabelecimentos varejistas que utilizem aparelhos de som para divulgação de seus produtos COMÉRCIO DE ALIMENTOS E BEBIDAS E CORRELATOS padaria <= 1 1 e bar, café, lancheria <= 1 1 e pizzaria <= 1 1 e churrascaria <= 1 1 e restaurante <= 1 1 e supermercado <= 1 1 e SERVIÇOS DE REPARAÇÃO, MANUTENÇÃO E OFICINAS CORRELATAS artigos de madeira, do mobiliário (móveis, persianas, <= 1 1 e estofados, colchões, etc. ) artigos de borracha (pneus, câmaras de ar e outros artigos) <= 1 1 e veículos, inclusive caminhões, tratores e maquinas de <= 1 1 e terraplanagem reparação, manutenção e conservação que utilize processos <= 1 1 e ou operação de cobertura de superfícies metálicas e não metálicas, bem como de pintura ou galvanotécnicos retificação de motores <= 1 1 e reparação e manutenção de máquinas, aparelhos e equipamentos <= 1 1 e industriais, agrícolas e máquinas de terraplanagem reparação e manutenção de máquinas e aparelhos elétricos, <= 1 1 e eletrônicos e de comunicações pintura de placas e letreiros (serviços de reparação e <= 1 1 e conservação) lavagem e lubrificação <= 1 1 e funilaria <= 1 1 e serralheria <= 1 1 e tornearia <= 1 1 e niquelagem <= 1 1 e cromagem <= 1 1 e esmaltagem <= 1 1 e galvanização <= 1 1 e serviços de reparação, manutenção e conservação que utilize processos ou operação de cobertura de superfícies metálicas e não metálicas, bem como de pintura ou galvanotécnicos <= 1 1 e todos, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2, <= 1 <= 2 2

19 ANEXO II - Tabela de valores em reais para serviços de licenciamento ambiental no município de Porto Alegre TIPO PORTE E GRAU DE POLUIÇÃO DE MÍNIMO PEQUENO MÉDIO GRANDE EXCEPCIONAL LICENÇ A B M A B M A B M A B M A B M A LU X 11 1 X X X X X X X X X X LP X X 4 X X LI X X 12 X X LO X X 1 X X CONVENÇÕES Tipo de licença: LU - Licença Única LP - Licença Prévia LI - Licença de Instalação Grau de Poluição: B - M - A - LO - Licença de Operação

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8.267 Dispõe sobre o licenciamento ambiental no Município de Porto Alegre, cria a Taxa de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a

Leia mais

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014.

Lei n. 3.245, de 17 de junho de 2014. Dispõe sobre o Licenciamento Ambiental no Município de Serafina Corrêa e sobre a regulamentação das Taxas de Licenciamento Ambiental e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE SERAFINA CORREA, seguinte

Leia mais

Dados gerais referentes às empresas do setor industrial, por grupo de atividades - 2005

Dados gerais referentes às empresas do setor industrial, por grupo de atividades - 2005 Total... 147 358 6 443 364 1 255 903 923 1 233 256 750 157 359 927 105 804 733 1 192 717 909 681 401 937 511 315 972 C Indústrias extrativas... 3 019 126 018 38 315 470 32 463 760 4 145 236 2 657 977 35

Leia mais

LEGISLAÇÃO ATUALIZADA (com alterações: Lei nº 8.386/99; Lei nº 10.331/2007; Lei nº 10.360/2008; Lei nº 10.674/2009; Lei nº 11.

LEGISLAÇÃO ATUALIZADA (com alterações: Lei nº 8.386/99; Lei nº 10.331/2007; Lei nº 10.360/2008; Lei nº 10.674/2009; Lei nº 11. LEGISLAÇÃO ATUALIZADA (com alterações: Lei nº 8.386/99; Lei nº 10.331/2007; Lei nº 10.360/2008; Lei nº 10.674/2009; Lei nº 11.752/2014) ADVERTÊNCIA Informamos aos usuários que os textos dos atos legais

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO

GUIA DE PREENCHIMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) EMISSÕES ATMOSFÉRICAS PLANTAÇÃO/VEGETAÇÃO NATIVA IBAMA, 2014 Guia de Preenchimento

Leia mais

superfície e com pintura ( exceto a pincel ) superfície e com pintura a pincel

superfície e com pintura ( exceto a pincel ) superfície e com pintura a pincel ATIVIDADES POTENCIAL POLUIDOR MÉDIO Atividades Agropecuárias* Irrigação por Aspersão/Localizada Drenagem Agrícola Criação de Aves de Corte Criação de Aves de Postura Criação de Matrizes e Ovos Incubatório

Leia mais

LICENÇA AMBIENTAL RELAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL SEGUNDO A RESOLUÇÃO 237/1997 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO

LICENÇA AMBIENTAL RELAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL SEGUNDO A RESOLUÇÃO 237/1997 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO LICENÇA AMBIENTAL RELAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL SEGUNDO A RESOLUÇÃO 237/1997 DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA E DECRETO MUNICIPAL 4.691/2002 João Pessoa: Primeira

Leia mais

Perfil Econômico Municipal

Perfil Econômico Municipal indústria Extração de carvão mineral Extração de petróleo e gás natural Extração de minerais metálicos Extração de minerais não-metálicos Fabricação de alimentos e bebidas Fabricação de produtos do fumo

Leia mais

ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES.

ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES. 1 ANEXO II PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO AMBIENTAL DE CAPÃO DA CANOA GRUPOS DE ATIVIDADES. 1.HABITAÇÃO 2.MEIOS DE HOSPEDAGEM 3.COMÉRCIO VAREJISTA I 4.COMÉRCIO VAREJISTA II 5.COMÉRCIO VAREJISTA

Leia mais

PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria

PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR) 1. RESIDENCIAL: 1.1.Habitação 1.2.Habitação para zeladoria 2. COMÉRCIO 2.1.Comércio varejista 2.1.1. Comércio varejista INÓCUO: 2.1.1.1.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA

CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA PDDUA CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA A ÁREA INTENSIVA ANEXO 5.2(NR ) 1. RESIDENCIAL:.1. Habitação.2. Habitação para zeladoria 2. COMÉRCIO.1.Comércio varejista.1.comércio varejista INÓCUO:.1. antigüidades.2.

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO

GUIA DE PREENCHIMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) EFLUENTES LÍQUIDOS VERSÃO 2 IBAMA JANEIRO, 2015 Efluentes Líquidos 2 Índice Quem

Leia mais

Formulário de Resíduos Sólidos

Formulário de Resíduos Sólidos Quem deve preencher este formulário? Geradores de resíduos sólidos, perigosos ou não, que realizem atividades relacionadas no Anexo I da Instrução Normativa Ibama nº 13/12, disponível no link abaixo (também

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81)

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1.1 NATUREZA JURÍDICA: Instrumento preventivo de tutela do meio ambiente (art. 9º, IV da Lei nº. 6.938/81) 1.2 CONCEITO: Segundo o art. 1º,

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS (CAE REV. 3) ATIVIDADES OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO INTEGRADOS NOS SETORES DE ATIVIDADE

CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS ATIVIDADES ECONÓMICAS (CAE REV. 3) ATIVIDADES OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO INTEGRADOS NOS SETORES DE ATIVIDADE S OU TRABALHOS DE RISCO ELEVADO (Artigo 79.º da Lei 102/2009, de 10 de Setembro) CLASSIFICAÇÃO PORTUGUESA DAS S ECONÓMICAS GRUPO CLASSE SUBCLASSE SETORES DE 011 0111 0112 0113 0114 0115 0116 0119 012 0121

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS COMUMA - CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS COMUMA - CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CHARQUEADAS COMUMA CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 041 de 13 de Julho de 2010. Dispõe sobre o enquadramento das atividades licenciáveis e codificadas

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO

GUIA DE PREENCHIMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) CERTIFICADOS AMBIENTAIS VERSÃO 2 IBAMA JANEIRO, 2015 Certificados ambientais 2

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE - RS

CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE - RS CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES SUJEITAS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE - RS LEGENDA A área útil (m²) NV n veículos/embarcações/aeronaves NC n de cabeças AI área inundada (ha) PA População

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973

RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973 RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973 Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA,

Leia mais

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010

Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97. Resolução Conama 237/97 7/10/2010 LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA ATIVIDADE DE MINERAÇÃO: ASPECTOS LEGAIS E TÉCNICOS GEÓLOGO NILO SÉRGIO FERNANDES BARBOSA Art. 1º - Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições: I - Licenciamento

Leia mais

CATEGORIAS E GRUPOS PARA ENQUADRAMENTO IMPORTANTE. 1.- Para cada x assinalado, enviar no mínimo 02 (dois) atestados de cada categoria;

CATEGORIAS E GRUPOS PARA ENQUADRAMENTO IMPORTANTE. 1.- Para cada x assinalado, enviar no mínimo 02 (dois) atestados de cada categoria; CATEGORIAS E PARA ENQUADRAMENTO IMPORTANTE 1.- Para cada x assinalado, enviar no mínimo 02 (dois) atestados de cada categoria; 2.- Os atestados deverão: 2.1.- Ser apresentados rigorosamente de acordo com

Leia mais

LEI Nº 2.778, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.010

LEI Nº 2.778, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.010 LEI Nº 2.778, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013. Publicada no Diário Oficial nº 4.010 Institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais - CTE e

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONSEMA n.º 102, de 24 maio de 2005.

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONSEMA n.º 102, de 24 maio de 2005. CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Resolução CONSEMA n.º 102, de 24 maio de 2005. Dispõe sobre os critérios para o exercício da competência do Licenciamento Ambiental Municipal, no âmbito do Estado do

Leia mais

LEI N 1.351-03/2011 I - DAS ATIVIDADES PASSÍVEIS DE DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE

LEI N 1.351-03/2011 I - DAS ATIVIDADES PASSÍVEIS DE DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE LEI N 1.351-03/2011 CONSOLIDA AS TAXAS DE ISENÇÃO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, DE ATPF E DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE COLINAS PARA O EXERCÍCIO DE 2012, e dá outras providências. GILBERTO ANTÔNIO

Leia mais

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033. CRIAÇÃO DO IPAAM O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas IPAAM foi criado no dia 11/03/1996, através do Decreto Estadual Nº 17.033. É vinculado diretamente a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO 8B - TIPO DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS CLASSIFICADAS POR POTENCIAL POLUIDOR Para atividades não listadas ver classificiação da FEPAM.

ANEXO 8B - TIPO DE ATIVIDADES INDUSTRIAIS CLASSIFICADAS POR POTENCIAL POLUIDOR Para atividades não listadas ver classificiação da FEPAM. INDUSTRIA DE MINERAIS NAO-METÁLICOS Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos, com Tingimento Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos, sem Tingimento Beneficiamento

Leia mais

RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014*

RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014* RESOLUÇÃO SMAC nº 577 de 02 de dezembro de 2014* Estabelece parâmetros para o Licenciamento Ambiental das atividades de comércio atacadista e de confecção e fabricação de produtos têxteis. O SECRETÁRIO

Leia mais

Relação de (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) cujos contribuintes estão obrigados à Escrituração A partir desta competência, os contribuintes que iniciarem atividades ou que mudarem a atividade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 417, DE 27 DE MARÇO DE 1998

RESOLUÇÃO Nº 417, DE 27 DE MARÇO DE 1998 RESOLUÇÃO Nº 417, DE 27 DE MARÇO DE 1998 Dispõe sobre as empresas industriais enquadráveis nos Artigos 59 e 60 da Lei n.º 5.194/66. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA, no uso das

Leia mais

3.1. Empreendimentos e Atividades que necessitam do Licenciamento Ambiental. 3.2. EIA-RIMA como Instrumento do licenciamento Ambiental. Exercícios.

3.1. Empreendimentos e Atividades que necessitam do Licenciamento Ambiental. 3.2. EIA-RIMA como Instrumento do licenciamento Ambiental. Exercícios. Módulo 3 3.1. Empreendimentos e Atividades que necessitam do Licenciamento Ambiental. 3.2. EIA-RIMA como Instrumento do licenciamento Ambiental. Exercícios. 3.1 Empreendimentos e Atividades que necessitam

Leia mais

Inovações organizacionais e de marketing

Inovações organizacionais e de marketing e de marketing Pesquisa de Inovação 2011 Tabela 1.1.22 -, total e as que não implementaram produto ou processo e sem projetos, com indicação das inovações e gás - Brasil - período 2009-2011 (continua)

Leia mais

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul

Emprego Industrial em Mato Grosso do Sul Comportamento do emprego formal na Indústria em Mato Grosso do Sul O emprego formal na Indústria sul-mato-grossense encerrou mais um mês com redução liquida de postos de trabalho. Em maio, o conjunto das

Leia mais

ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000

ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000 ESTABELECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA POR SUBSETOR DO COMÉRCIO VAREJISTA - 2000 Comércio Varejista 2000 Comércio a Varejo e por Atacado de VeículosAutomotores 50 Manutenção e Reparação de VeículosAutomotores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 237, DE 19 DE dezembro DE 1997

RESOLUÇÃO Nº 237, DE 19 DE dezembro DE 1997 RESOLUÇÃO Nº 237, DE 19 DE dezembro DE 1997 O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições e competências que lhe são conferidas pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentadas

Leia mais

LEI Nº 13.361, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007.

LEI Nº 13.361, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007. LEI Nº 13.361, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2007. Institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental

Leia mais

LEI Nº 14.626, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

LEI Nº 14.626, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: LEI Nº 14.626, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2011. Institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, e dá providências correlatas. O Governador

Leia mais

Lei Municipal 3.263/99: ANEXO 3 - CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES QUADRO 1. COMÉRCIO VAREJISTA - CONDIÇÕES PARA INSTALAÇÃO

Lei Municipal 3.263/99: ANEXO 3 - CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES QUADRO 1. COMÉRCIO VAREJISTA - CONDIÇÕES PARA INSTALAÇÃO NA BACIA DE CONTRIBUIÇÃO INDIRETA CÓD. ATIVIDADES EM ÁREA COM IMPLANTADO EM ÁREA SEM COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS 10101 AÇOUGUE E PEIXARIA 10102 BOMBONIÈRE E CONFEITARIA 10103 CONDIMENTOS

Leia mais

GUIA DE PREENCHIMENTO

GUIA DE PREENCHIMENTO GUIA DE PREENCHIMENTO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS E UTILIZADORAS DE RECURSOS AMBIENTAIS (RAPP) EMISSÕES ATMOSFÉRICAS EMISSÕES DE POLUENTES ATMOSFÉRICOS VERSÃO 2 IBAMA JANEIRO,

Leia mais

ANEXO 03 Atividades Industriais

ANEXO 03 Atividades Industriais INDUSTRIA DE MINERAIS NAO-METALICOS Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos, com Tingimento Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos, sem Tingimento Beneficiamento

Leia mais

LEI N 904, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009.

LEI N 904, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. 1 LEI N 904, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. DISPÕE SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE IMPACTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE PORTO MAUÁ E DÁ OUTRAS PRVIDÊNCIAS. GUERINO PEDRO PISONI, Prefeito Municipal de Porto Mauá,

Leia mais

ANEXO 03 Atividades Industriais

ANEXO 03 Atividades Industriais ANEXO 03 Atividades Industriais ATIVIDADE INDUSTRIAL INDUSTRIA DE MINERAIS NAO-METALICOS Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos Beneficiamento de Minerais Não-Metálicos, sem Tingimento e com Britagem

Leia mais

LICENCIAMENTO DE FONTES DE POLUIÇÃO. MAURO KAZUO SATO Gerente do Setor de Normas e Procedimentos maio/2013

LICENCIAMENTO DE FONTES DE POLUIÇÃO. MAURO KAZUO SATO Gerente do Setor de Normas e Procedimentos maio/2013 LICENCIAMENTO DE FONTES DE POLUIÇÃO MAURO KAZUO SATO Gerente do Setor de Normas e Procedimentos maio/2013 Estrutura organizacional da CETESB Presidência Vide Presidência Diretoria de Gestão Corporativa

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 3.464, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008

LEI MUNICIPAL N.º 3.464, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008 ANEXO 2 CATEGORIAS DE ATIVIDADES E CLASSIFICAÇÃO Residências Unifamiliares RU Compreendendo: a) residências unifamiliares isoladas; b) residências unifamiliares agrupadas, geminadas ou em série; c) condomínios

Leia mais

LEI Nº 3721/2016, DE 16 DE JUNHO DE 2016.

LEI Nº 3721/2016, DE 16 DE JUNHO DE 2016. LEI Nº 3721/2016, DE 16 DE JUNHO DE 2016. INCLUI TIPOLOGIAS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ANEXO ÚNICO DA LEI Nº 2821/2007, ALTERADA PELAS LEIS 2843/2008, 3084/2010 E 3568/2014. O PREFEITO MUNICIPAL DE

Leia mais

LEI 1250, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009.

LEI 1250, DE 23 DE SETEMBRO DE 2009. ANEXO II ATIVIDADES E EMPREENDIMENTOS DE IMPACTO LOCAL, SUJEITOS AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL (de acordo com Resolução CONSEMA 102/2005, alterada pelas Resoluções 111/2005 e 168/2007) CLASSIFICAÇÃO DE ATIVIDADES

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 109, DE 21 DE JANEIRO DE 1993

RESOLUÇÃO Nº 109, DE 21 DE JANEIRO DE 1993 RESOLUÇÃO Nº 109, DE 21 DE JANEIRO DE 1993 Transcrito do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nº16, de 26 de janeiro de 1993. O SECRETÁRIO DE ESTADO DA DEFESA CIVIL e COMANDANTE GERAL DO CORPO DE

Leia mais

GILMAR LUIZ ELY, Prefeito Municipal em Exercício de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul.

GILMAR LUIZ ELY, Prefeito Municipal em Exercício de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. 1 GILMAR LUIZ ELY, Prefeito Municipal em Exercício de Almirante Tamandaré do Sul, Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber que o Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL

Leia mais

Orientações para Trâmites dos Projetos com recursos da UDESC

Orientações para Trâmites dos Projetos com recursos da UDESC Orientações para Trâmites dos Projetos com recursos da UDESC 1. Introdução Serão considerados projetos com recursos da UDESC para fins destas orientações aqueles que integram: 1.1 Programa de Apoio à Pesquisa

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA Renato das Chagas e Silva Engenheiro Químico Departamento de Controle FEPAM LEI FEDERAL 6938/81 DECRETO FEDERAL 99274/90 BASE PARA GESTÃO AMBIENTAL obrigatoriedade

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resolução nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações

Leia mais

ANEXO 1 Regras aplicáveis aos modelos de documentos fiscais

ANEXO 1 Regras aplicáveis aos modelos de documentos fiscais Padrão Mínimo Tipo de Impresso Emissão Operação Série Subsérie Nota Fiscal, modelo 1 Bloco Manual *, 1 a N 4 3 Nota Fiscal, modelo 1 Jogo Solto Mecanizado *, 1 a N 4 3 Nota Fiscal, modelo 1 Jogo Solto

Leia mais

BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente

BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente PAINEL: Licenciamento Ambiental no município de Belo Horizonte BELO HORIZONTE: Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente Organograma da Prefeitura

Leia mais

Setor produtivo G07 - Gráfica e Edição Visual/ Papel, Papelão e Cortiça. Contém 953505 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0121-1/01 Horticultura,

Setor produtivo G07 - Gráfica e Edição Visual/ Papel, Papelão e Cortiça. Contém 953505 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0121-1/01 Horticultura, Setor produtivo G07 - Gráfica e Edição Visual/ Papel, Papelão e Cortiça. Contém 953505 estabelecimentos. CNAE DESCRIÇÃO DO CNAE 0121-1/01 Horticultura, exceto morango 0122-9/00 Cultivo de flores e plantas

Leia mais

Resíduos da Construção Civil INEA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (DILAM)

Resíduos da Construção Civil INEA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (DILAM) Resíduos da Construção Civil INEA DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL (DILAM) Legislação e Normas Resolução CONAMA n 307 de 04 de Maio de 2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão

Leia mais

Anexo 1. Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº

Anexo 1. Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº Anexo 1 Listagem das actividades do sector terciário que responderam ao inquérito municipal. nº empresas C.A.E. Sector terciário 46 41200 Construção de edifícios (residenciais e não residenciais). 37 56301

Leia mais

Prefeitura Municipal De Belém Secretaria Municipal de Finanças

Prefeitura Municipal De Belém Secretaria Municipal de Finanças INSTRUÇÃO NORMATIVA nº. 002/2000 GABS SEFIN Dispõe sobre as exigências estabelecidas para o licenciamente inicial que deverão ser observadas pela Divisão de Cadastro Mobiliário, pelo Protocolo da Central

Leia mais

Tabela de Códigos de Atividades Econômicas - CAE (Título I, Capítulo X, 2.2.2.7, "d", da IN/DRP nº 045/98)

Tabela de Códigos de Atividades Econômicas - CAE (Título I, Capítulo X, 2.2.2.7, d, da IN/DRP nº 045/98) Tabela de Códigos de Atividades Econômicas - CAE (Título I, Capítulo X, 2.2.2.7, "d", da IN/DRP nº 045/98) A) COMÉRCIO VAREJISTA: C A E DESCRIÇÃO DO C A E 801000000 AÇOUGUES E PEIXARIAS 801010000 Açougues

Leia mais

http://servicos.ibama.gov.br/ctf/manual/html/010401.htm

http://servicos.ibama.gov.br/ctf/manual/html/010401.htm Página 1 de Manual do Sistema - Serviços On-Line - IBAMA Tabela de Atividades Fechar Tabela COD CATEGORIA DESCRICAO GRAU TAXA 0-2 Administradora de Projetos Florestais administradora de projetos de florestamento/reflorestamento

Leia mais

ANEXO 11 Usos e Atividades

ANEXO 11 Usos e Atividades Usos e s omércio varejista de mercado- 52.13-2 omércio varejista de mercadorias em geral, com rias em geral com predominância predominância de produtos alimentícios, com área de de produtos alimentícios.

Leia mais

ANEXO II (REVOGADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N. 6, DE 15.03.13)

ANEXO II (REVOGADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N. 6, DE 15.03.13) ANEXO II (REVOGADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N. 6, DE 15.03.13) TABELA DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU UTILIZADORAS DE RECURSOS NATURAIS COD CATEGORIA DESCRICAO GRAU TAXA 1-1 Extração e

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação.

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. LEI N º 14.384, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2002. Institui o Cadastro Técnico Estadual de Atividades Potencialmente Poluidoras

Leia mais

Região Zona da Mata. Regional Agosto 2013

Região Zona da Mata. Regional Agosto 2013 O mapa mostra a divisão do estado de Minas Gerais para fins de planejamento. A região de planejamento Zona da Mata engloba a Fiemg Regional Zona da Mata. Região Zona da Mata GLOSSÁRIO Setores que fazem

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96

RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 RESOLUÇÃO N o 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 Publicada no DOU nº 136, de 17/07/2002, págs. 95-96 Correlações: Alterada pela Resolução nº 448/12 (altera os artigos 2º, 4º, 5º, 6º, 8º, 9º, 10 e 11 e revoga os

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral Contribuinte, Confira os dados de Identificação da Pessoa Jurídica e, se houver qualquer divergência, providencie junto à RFB a sua atualização cadastral.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM - CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE COMAM - CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98 DELIBERAÇÃO NORMATIVA N o 19/98 O Conselho Municipal de Meio Ambiente, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pela Lei n. o 4.253 de 04.12.85, regulamenta os procedimentos administrativos para

Leia mais

CREA-RS. Integrando Profissionais e Sociedade CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL

CREA-RS. Integrando Profissionais e Sociedade CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL CREA-RS Integrando Profissionais e Sociedade CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL INSPEÇÃO TÉCNICA DE SEGURANÇA VEICULAR O QUE FISCALIZAR ONDE FISCALIZAR PARÂMETRO LEGISLAÇÃO Inspeção Empresas

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO N. 307, DE 05 DE JULHO DE 2002 Alterações: Resolução CONAMA n. 348, de 16.08.04 Resolução CONAMA n. 431, de 24.05.11 Resolução CONAMA n. 448, de 18.01.12 Resolução

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 3.177/03. Art. 2º. Para os fins de aplicação da presente Lei entende-se por:

LEI MUNICIPAL Nº 3.177/03. Art. 2º. Para os fins de aplicação da presente Lei entende-se por: LEI MUNICIPAL Nº 3.177/03 Cria as taxas de licenciamento ambiental, institui seus valores e dá outras providências. DÉLCIO HUGENTOBLER, Prefeito Municipal de Taquara, Estado do Rio Grande do Sul. FAZ SABER,

Leia mais

Diretoria de Pesquisas COIND. Índice de Preços ao Produtor

Diretoria de Pesquisas COIND. Índice de Preços ao Produtor Diretoria de Pesquisas COIND Índice de Preços ao Produtor Índice de Preços ao Produtor Indústrias de Transformação Resultados Outubro 2012 Principais Indicadores Indústrias de Transformação AGO SET OUT

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002)

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002 (DOU de 17/07/2002) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Correlações: Alterada pela Resolução nº 469/15

Leia mais

PRODUTOS SUJEITOS A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. CONVÊNIO OU PROTOCOLO Conv. ICMS 045/99 Prot. ICMS 019/92 Conv. ICMS 037/94 DISPOSITIVO DO RICMS

PRODUTOS SUJEITOS A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. CONVÊNIO OU PROTOCOLO Conv. ICMS 045/99 Prot. ICMS 019/92 Conv. ICMS 037/94 DISPOSITIVO DO RICMS PRODUTOS SUJEITOS A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA MERCADORIA Venda porta-a-porta de quaisquer mercadorias destinadas a revendedores não inscritos Cigarros e outros produtos derivados do fumo Cimento Refrigerante,

Leia mais

ANEXO V - QUADRO 1 - USOS DO SOLO E MEDIDAS MITIGADORAS MÍNIMAS

ANEXO V - QUADRO 1 - USOS DO SOLO E MEDIDAS MITIGADORAS MÍNIMAS ANEXO V - QUADRO 1 - USOS DO SOLO E MÍNIMAS Parte integrante da Lei Complementar de Uso e Ocupação do Solo Açougue, padaria, farmácia, peixaria, bares e lanchonetes com no máximo 100 m² de área construída.

Leia mais

ANEXO 1 COMPOSIÇÃO DAS SEÇÕES DE ATIVIDADE DA CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS DOMICILIAR 2.0 - CNAE- DOMICILIAR 2.

ANEXO 1 COMPOSIÇÃO DAS SEÇÕES DE ATIVIDADE DA CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS DOMICILIAR 2.0 - CNAE- DOMICILIAR 2. ANEXO 1 COMPOSIÇÃO DAS SEÇÕES DE ATIVIDADE DA CLASSIFICAÇÃO NACIONAL DE ATIVIDADES ECONÔMICAS DOMICILIAR 2.0 - CNAE- DOMICILIAR 2.0 AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA AGRICULTURA,

Leia mais

TABELA COMPARATIVA DO VALOR COBRADO DAS TAXAS DE SERVIÇO 2015 / 2016

TABELA COMPARATIVA DO VALOR COBRADO DAS TAXAS DE SERVIÇO 2015 / 2016 TABELA COMPARATIVA DO VALOR COBRADO DAS TAXAS DE SERVIÇO / 1. M 1.1 ATOS DE POLÍCIA TÉCNICA: 1.1.1 Identificação: DISCRIMINAÇÃO 1.1.1.a Segunda via de cédula de identidade. 25,00 10,00 150 1.1.1.b Atestado

Leia mais

Laboratórios - Aparelhos, artigos e equipamentos

Laboratórios - Aparelhos, artigos e equipamentos RELAÇÃO DE EMPRESAS QUE GASTAM BASTANTE EM TELEFONIA Abraçadeiras Fábricas e indústrias em geral Abrasivos Esquadrias de alumínio, madeira e metálicas Aço (de todos os tipos de empresas) Estamparia Acrilico

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST)

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) CÓDIGO 09.00 GRUPO/ATIVIDADES 09.07 Postos de Revenda de Combustíveis e Derivados de Petróleo com ou sem lavagem e ou lubrificação de veículos PPD M AGRUPAMENTO NORMATIVO

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 5438, DE 17 DE ABRIL DE 2009 Institui o cadastro

Leia mais

Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não

Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não Setor produtivo G01 - Alimentação/ Bebidas/ Massas. Contém 1120204 estabelecimentos. CNAE DESCRIÇÃO DO CNAE 0111-3/99 Cultivo de outros cereais não especificados anteriormente 0116-4/99 Cultivo de outras

Leia mais

DECRETO Nº 13.237, de 25 de maio de 2001.

DECRETO Nº 13.237, de 25 de maio de 2001. DECRETO Nº 13.237, de 25 de maio de 2001. Dispõe sobre o regramento de padrões urbanísticos e ambientais para instalação de Postos de Abastecimento de Gás Natural Veicular no Município de Porto Alegre

Leia mais

PAINEL III. Licenciamento Ambiental Municipal

PAINEL III. Licenciamento Ambiental Municipal PAINEL III Licenciamento Ambiental Municipal Licenciamento Ambiental Municipal Em 1978 Supressão de vegetação (construções e em áreas públicas) (Código de Posturas de 1974); Em 1981 Supressão de vegetação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA FAZENDA PORTARIA SEFAZ N o 299, de 01 de março de 2008 Dispõe sobre o Termo de Credenciamento dos contribuintes para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica NF-e

Leia mais

Diário Oficial do Município - Belo Horizonte Ano V - Nº: 826-13/02/99 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 20/99

Diário Oficial do Município - Belo Horizonte Ano V - Nº: 826-13/02/99 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 20/99 Diário Oficial do Município - Belo Horizonte Ano V - Nº: 826-13/02/99 Poder Executivo Conselho Municipal de Meio Ambiente Deliberação Normativa nº 20/99 DELIBERAÇÃO NORMATIVA Nº 20/99 O Conselho Municipal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0015, DE 13 DE AGOSTO DE 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0015, DE 13 DE AGOSTO DE 2012 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 0015, DE 13 DE AGOSTO DE 2012 Publicada no DOE(Pa) de 14.08.12. Vide IN 16/12, que trata do registro eletrônico de documentos fiscais. Alterada pelas IN 17/12, 03/14, 23/14. Vide

Leia mais

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010

RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 RESOLUÇÃO SEMA Nº 028/2010 Dispõe sobre a coleta, armazenamento e destinação de embalagens plásticas de óleo lubrificante pós-consumo no Estado do Paraná. O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 859/2009, de 16-12-09.

LEI MUNICIPAL Nº 859/2009, de 16-12-09. 1 LEI MUNICIPAL Nº 859/2009, de 16-12-09. INSTITUI AS TAXAS DE SERVIÇOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E FLORESTAL, DENTRE OUTROS. LUÍS CARLOS MACHADO PREFEITO MUNICIPAL DE MORMAÇO, Estado do Rio Grande do

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO Regularização

LICENÇA DE OPERAÇÃO Regularização LO N : 0001/2013. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, criada pela Lei Municipal n 368 de 20/05/77, no uso das atribuições que lhe confere a Lei n 6.938, de 31/08/81, que dispõe sobre

Leia mais

LC nº 16/2005 TABELA I USOS COMERCIAIS

LC nº 16/2005 TABELA I USOS COMERCIAIS LC nº 16/2005 TABELA I USOS COMERCIAIS COM. VICINAL 1 OBS. 1 COM. DE BAIRRO OBS. 2 GRUPO A OBS. 3 GRUPO B GRUPO C COM. SETORIAL OBS. 4 e 5 COM. GERAL OBS. 5 GERAL 1 GERAL 2 GRUPO A COM. ESPECÍFICO OBS.

Leia mais

Licenciamento Ambiental na CETESB IV Aquishow

Licenciamento Ambiental na CETESB IV Aquishow SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO 120 anos Licenciamento Ambiental na CETESB IV Aquishow Pesquisadora Científica Dra. Daercy Mª M. de Rezende Ayroza Polo Regional Médio Paranapanema Regularização

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Meio Ambiente

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Meio Ambiente GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Meio Ambiente Anexo I a que se refere o Art. 2º, da Resolução do COEMA nº 107, de 08 de março de 2013. TIPOLOGIA SUB-TIPOLOGIA CONDIÇÃO ENERGIA ELÉTRICA

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL GERÊNCIA DE PROJETOS MINERÁRIOS

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL GERÊNCIA DE PROJETOS MINERÁRIOS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL GERÊNCIA DE PROJETOS MINERÁRIOS ITAITUBA PA Junho/2012 O QUE É O LICENCIAMENTO AMBIENTAL? O Licenciamento

Leia mais

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços

Impacto do IMF e do sistema atual sobre os preços Arroz em casca 15,72 30,25 Milho em grão 15,21 32,16 Trigo em grão e outros cereais 15,70 32,66 Cana-de-açúcar 15,47 32,68 Soja em grão 15,83 33,01 Outros produtos e serviços da lavoura 14,10 31,31 Mandioca

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE EMPREENDIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL PA para empreendimentos de serviços

Leia mais

LEI Nº 1766/10 De 16 de novembro de 2010. LEO MIGUEL WESCHENFELDER, Prefeito Municipal de Porto Lucena, Estado do Rio Grande do Sul,

LEI Nº 1766/10 De 16 de novembro de 2010. LEO MIGUEL WESCHENFELDER, Prefeito Municipal de Porto Lucena, Estado do Rio Grande do Sul, LEI Nº 1766/10 De 16 de novembro de 2010. DISPÕE SOBRE O LICENCIAMENTO AMBIENTAL, AS INFRAÇÕES E PENALIDADES AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE PORTO LUCENA E INSTITUI TAXAS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL. LEO MIGUEL

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. MINUTA (versão 3)

RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. MINUTA (versão 3) RESOLUÇÃO Nº, DE DE DE 2013. MINUTA (versão 3) Estabelece as diretrizes e critérios para requerimento e obtenção de outorga do direito de uso dos recursos hídricos superficiais para fins de captação por

Leia mais

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE PALMAS DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TERMO DE REFÊRENCIA PARA ELABORACÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE DEDETIZADORAS, LIMPA FOSSA E EMPRESAS QUE PRESTA SERVIÇO DE LIMPEZA. Este Termo de Referência visa orientar na elaboração de PROJETO AMBIENTAL

Leia mais

Parágrafo único. A instalação dos equipamentos e mobiliários referidos no art. 2º desta Lei deverá respeitar o direito à paisagem.

Parágrafo único. A instalação dos equipamentos e mobiliários referidos no art. 2º desta Lei deverá respeitar o direito à paisagem. LEI Nº 13.516, de 04 de outubro de 2005 Dispõe sobre a exploração da utilização e da comercialização, a título oneroso, das faixas de domínio e das áreas adjacentes às rodovias estaduais e federais delegadas

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA

FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA Avaliação de Impactos Ambientais e Licenciamento Ambiental Profa. Aline Sarmento Procópio Dep. Engenharia Sanitária e Ambiental Avaliação de Impactos Ambientais CONAMA 01/1986 estabeleceu

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - COEMA

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - COEMA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE - COEMA RESOLUÇÃO COEMA N 116, DE 03 DE JULHO DE 2014. Dispõe sobre as atividades de impacto ambiental

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 4, DE 2 DE SETEMBRO DE 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - INSTITUTO CHICO MENDES, nomeado pela Portaria nº 532, de 30 de julho de 2008,

Leia mais

- LEI MUNICIPAL N 737/2008, DE 12 DE SETEMBRO DE 2008 -

- LEI MUNICIPAL N 737/2008, DE 12 DE SETEMBRO DE 2008 - - LEI MUNICIPAL N 737/2008, DE 12 DE SETEMBRO DE 2008 - REESTRUTURA A TAXA DE CENCIAMENTO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA SERRA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. AMARILDO LUIZ SABADINI, Prefeito Municipal de

Leia mais