Painel: Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Painel: Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis"

Transcrição

1 Painel: Governança para redução de riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis Wanderley Olivetti 5º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte 14 e 15 de setembro de 2015

2 Agenda 1. Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis (NBC TA 240) 2. Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis (NBC TA 250) 3. Comunicação com os Responsáveis pela Governança (NBC TA 260 (R1)) 4. Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente (NBC TA 315) 5. Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados (NBC TA 330) 6. Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria (NBC TA 450) 7. Novo modelo de relatório do auditor ISA 700 (Revised) Forming an Opinion and Reporting on Financial Statements ISA 701 (Communicating Key Audit Matters in The Independent Auditor s report) 8. Anexos

3 Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude (NBC TA 240)

4 Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis NBC TA 240 A análise do assunto fraude e suas implicações nas demonstrações contábeis, requer que sejam considerados e relembrados os seguintes itens que constam da NBC TA 240: Responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude 4. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração. É importante que a administração, com a supervisão geral dos responsáveis pela governança, enfatize a prevenção da fraude, o que pode reduzir as oportunidades de sua ocorrência, e a dissuasão da fraude, o que pode persuadir os indivíduos a não perpetrar fraude por causa da probabilidade de detecção e punição. Isso envolve um compromisso de criar uma cultura de honestidade e comportamento ético, que pode ser reforçado por supervisão ativa dos responsáveis pela governança. A supervisão geral por parte dos responsáveis pela governança inclui a consideração do potencial de burlar controles ou de outra influência indevida sobre o processo de elaboração de informações contábeis, tais como tentativas da administração de gerenciar os resultados para que influenciem a percepção dos analistas quanto à rentabilidade e desempenho da entidade. Responsabilidade do auditor 5. O auditor que realiza auditoria de acordo com as normas de auditoria é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contêm distorções relevantes, causadas por fraude ou erro. Conforme descrito na NBC TA 200, devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.

5 Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis Orientações (continuação) Em caso de eventual suspeita de fraude, compete à administração da entidade e aos responsáveis pela governança efetuar uma investigação dos fatos ou alegações. Essas investigações envolvem análises robustas e conclusivas e, geralmente requerem a participação de especialistas na execução de procedimentos de auditoria forense, que não podem ser confundidos com os trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis; O auditor não poderá concluir seus trabalhos antes que a administração e os níveis de governança tenham suas próprias conclusões embasadas pelas análises realizadas pela própria administração e governança, com auxilio ou não de especialistas em auditoria forense. Os auditores devem avaliar as informações e documentos existentes, os trabalhos efetuados pela administração da entidade na condução de suas análises em casos de suspeitas, incluindo, quando aplicável, também as projeções elaboradas pela administração da entidade sobre a capacidade de continuar suas operações, no curso normal dos negócios.

6 Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria (NBC TA 250)

7 Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis NBC TA 250 Responsabilidade pela conformidade com leis e regulamentos 3. É responsabilidade da administração, sob a supervisão dos responsáveis pela governança, assegurar que as operações da entidade sejam conduzidas em conformidade com as disposições de leis e regulamentos, inclusive a conformidade com as disposições de leis e regulamentos que determinam os valores e divulgações reportadas nas demonstrações contábeis da entidade. Responsabilidade do auditor 4. Os requisitos desta Norma destinam-se a auxiliar o auditor na identificação de distorção relevante das demonstrações contábeis pela não conformidade com leis e regulamentos. Contudo, o auditor não é responsável pela prevenção e pela não conformidade e não se pode esperar que detecte a não conformidade com todas as leis e regulamentos.

8 Comunicação com os Responsáveis pela Governança (NBC TA 260(R1))

9 Comunicação com os Responsáveis pela Governança NBC TA 260 Papel da comunicação 4. Esta Norma aborda principalmente as comunicações do auditor aos responsáveis pela governança. Contudo, uma efetiva comunicação recíproca é importante para auxiliar: (a) o auditor e os responsáveis pela governança a entenderem assuntos relacionados no contexto da auditoria e a desenvolverem uma relação de trabalho construtivo. Esse relacionamento é desenvolvido mantendo ao mesmo tempo a independência e a objetividade do auditor; (b) o auditor a obter dos responsáveis pela governança informações relevantes para a auditoria. Por exemplo, os responsáveis pela governança podem auxiliar o auditor a entender a entidade e seu ambiente, identificar fontes de evidência de auditoria apropriadas, e fornecer informações sobre transações ou eventos específicos; e (c) os responsáveis pela governança a cumprirem sua responsabilidade de exercer supervisão geral no processo de relatórios contábeis, reduzindo dessa maneira os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis.

10 Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante(NBC TA 315)

11 Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente NBC TA 315 Revisão da avaliação de risco 31. A avaliação pelo auditor dos riscos de distorção relevante no nível da afirmação pode mudar durante o curso da auditoria, à medida que evidências adicionais de auditoria são obtidas. Nas circunstâncias em que o auditor obtém evidências de auditoria executando procedimentos adicionais, ou se são obtidas novas informações, incompatíveis com as evidências de auditoria em que o auditor originalmente baseou a avaliação, o auditor deve revisar a avaliação e, portanto, modificar os procedimentos adicionais de auditoria planejados (ver item A143). Procedimentos de avaliação de risco e atividades relacionadas A1. Obter entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade (daqui em diante, entendimento da entidade ), é um processo contínuo e dinâmico de obtenção, atualização e análise de informações ao longo da auditoria. O entendimento estabelece uma estrutura de referência dentro da qual o auditor planeja a auditoria e exerce o julgamento profissional ao longo de toda a auditoria. Por exemplo, ao: avaliar riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis; determinar a materialidade de acordo com a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria; considerar a adequação da seleção e aplicação das políticas contábeis e a adequação das divulgações nas demonstrações contábeis; identificar áreas em que possa ser necessária a consideração especial da auditoria, por exemplo, transações com partes relacionadas, a adequação do uso pela administração da premissa de continuidade do negócio, ou considerar o propósito de negócio das transações; desenvolver expectativas para utilização na execução de procedimentos analíticos; responder aos riscos avaliados de distorção relevante, inclusive planejando e executando procedimentos adicionais de auditoria para obter evidências de auditoria apropriadas e suficientes; e avaliar a suficiência e a propriedade das evidências de auditoria obtidas, tais como a adequação das premissas e das representações orais e escritas da administração.

12 Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e do seu Ambiente NBC TA 315 Continuação A5. Embora se exija que o auditor execute todos os procedimentos de avaliação de riscos descritos no item 6 no decorrer da obtenção do necessário entendimento da entidade (ver itens 11 a 24), não se exige que o auditor execute todos eles para cada aspecto do entendimento. Outros procedimentos podem ser executados quando a informação a ser obtida puder ser útil na identificação de riscos de distorção relevante. Exemplos de tais procedimentos incluem: revisão de informações obtidas de fontes externas como periódicos comerciais e econômicos, relatórios de analistas, bancos ou agências de classificação e publicações regulatórias ou financeiras; indagações junto ao consultor legal externo da entidade ou de especialistas de avaliação que a entidade tenha utilizado.

13 Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados (NBC TA 330)

14 Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados NBC TA 330 Uso da evidência de auditoria obtida em auditoria anterior 14. Se o auditor planeja usar a evidência de auditoria da auditoria anterior a respeito da efetividade operacional de controles específicos, o auditor deve estabelecer se essa evidência continua relevante mediante a obtenção de evidência de auditoria quanto a ocorrência ou não de alterações significativas nesses controles após a auditoria anterior. O auditor deve obter essa evidência mediante indagação, juntamente com observação ou inspeção, para confirmar o entendimento desses controles específicos, e: (a) se houve alterações (nos controles) que afetam a continuidade da relevância da evidência de auditoria de um trabalho anterior, o auditor deve testar os controles na auditoria corrente (ver item A36); (b) se não houve essas alterações, o auditor deve testar os controles pelo menos uma vez a cada três auditorias e deve testar alguns desses controles em todas as auditorias a fim de evitar a possibilidade de testar todos os controles nos quais o auditor pretende confiar em um único período de auditoria e não testar os controles nos dois períodos de auditoria subsequentes (ver itens A37 a 39).

15 Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria (NBC TA 450)

16 Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria NBC TA 450 Comunicação e correção de distorções 8. O auditor deve comunicar tempestivamente ao nível apropriado da administração todas as distorções detectadas durante a auditoria, a menos que seja proibido por lei ou regulamento (NBC TA 260 Comunicação com os Responsáveis pela Governança, item 7). O auditor deve requerer que a administração corrija essas distorções (ver itens A7 a A9). 9. Se a administração recusar-se a corrigir algumas das distorções reportadas pelo auditor, este deve obter o entendimento sobre as razões pelas quais a administração decidiu por não efetuar as correções e deve considerar esse entendimento ao avaliar se as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevantes (ver item A10). Comunicação com os responsáveis pela governança 12. O auditor deve comunicar as distorções não corrigidas aos responsáveis pela governança e o efeito que elas, individualmente ou em conjunto, podem ter sobre a opinião no seu relatório de auditoria, a menos que seja proibido por lei ou regulamento. (NBC TA 260, item 7) A comunicação do auditor deve identificar distorções não corrigidas individualmente relevantes. O auditor deve requerer a correção das distorções não corrigidas (ver itens A21 a A23). 13. O auditor deve, também, comunicar aos responsáveis pela governança o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo.

17 Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria NBC TA 450 Continuação A16. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes, individualmente ou quando consideradas juntamente com outras distorções acumuladas durante a auditoria, mesmo se forem inferiores à materialidade para as demonstrações contábeis como um todo. As circunstâncias que podem afetar a avaliação incluem a extensão em que a distorção: afeta o cumprimento de requerimentos regulatórios; afeta o cumprimento de cláusulas contratuais de dívidas (covenants) ou outros requerimentos contratuais; refere-se à seleção ou à aplicação incorreta de política contábil que tem efeito não relevante sobre as demonstrações contábeis do período corrente, mas tem provavelmente efeito relevante sobre as demonstrações contábeis de períodos futuros; encobre mudança nos resultados ou outras tendências, especialmente no contexto das condições econômicas gerais e do setor; afeta índices usados para avaliar a posição patrimonial e financeira, resultados das operações ou fluxos de caixa da entidade; afeta informações por segmentos apresentadas nas demonstrações contábeis (por exemplo, a importância do assunto para um segmento ou outra parte do negócio da entidade que foi identificada como tendo papel significativo nas operações ou na rentabilidade da entidade); tem o efeito de aumentar a remuneração da administração, por exemplo, possibilitando que sejam satisfeitos os requerimentos para terem direito a bônus ou outros incentivos;

18 Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria NBC TA 450 Continuação é significativa considerando o entendimento do auditor de que foram feitas comunicações anteriores a usuários, por exemplo, em relação a resultados previstos; refere-se a itens envolvendo partes específicas (por exemplo, se as partes externas da transação têm relação com membros da administração da entidade); constitui uma omissão de informações não requeridas especificamente pela estrutura de relatório financeiro aplicável, mas que no julgamento do auditor, é importante para que os usuários entendam a posição patrimonial e financeira, o desempenho das operações ou os fluxos de caixa da entidade; ou afeta outras informações que são comunicadas em documentos que contenham as demonstrações contábeis auditadas (por exemplo, informações a serem incluídas no comentário do desempenho constante do Relatório da Administração) que se pode razoavelmente esperar que influenciem decisões econômicas dos usuários das demonstrações contábeis. A NBC TA 720 Responsabilidade do Auditor em Relação a Outras Informações Incluídas em Documentos que Contenham Demonstrações Contábeis Auditadas trata da consideração pelo auditor de outras informações sobre as quais o auditor não tem obrigação de emitir relatório, em documentos que contenham demonstrações contábeis auditadas. Essas circunstâncias são apenas exemplos; nem todas estão presentes em todas as auditorias, nem a lista está necessariamente completa. A existência de qualquer circunstância como essas não leva necessariamente à conclusão de que a distorção seja relevante.

19 Novo modelo de relatório do auditor

20 Novo modelo de relatório do auditor Aplicação da norma Em 15 de janeiro de 2015 foi editada a ISA 700, revisada, cujas alterações devem ser aplicadas para a auditoria das demonstrações contábeis para períodos que terminem em/ou após 15 de dezembro de Um dos conceitos foi a inclusão da comunicação dos Key Audit Matters - questões chaves de auditoria, conforme norma ISA 701 (nova), editada em 14 de janeiro de 2015, aplicável a auditoria de demonstrações contábeis para períodos que terminem em/ou após 15 de dezembro de Em relação aos Key Audit Matters 30. Para as auditorias de conjuntos completos de demonstrações contábeis de Companhias Abertas, o auditor deve comunicar as questões chaves de auditoria no relatório do auditor, de acordo com a NBC TA Quando o auditor é exigido por lei ou regulamento ou decide comunicar questões chaves de auditoria no relatório do auditor, o auditor deve fazê-lo de acordo com a ISA 701.

21 Novo modelo de relatório do auditor Os direcionadores da mudança no relatório dos auditores independentes Em decorrência da crise financeira e da crescente complexidade dos relatórios financeiros, aumentou a demanda, por parte do investidor, de relatórios mais informativos. O relatório dos auditores independentes hoje em dia O foco consiste basicamente na natureza "binária" da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras O restante do relatório inclui principalmente descrições padronizadas O que o mercado quer Manutenção da natureza "binária" da opinião do auditor ela é valorizada Mas complementada pela descrição específica dos julgamentos de auditoria, como as áreas consideradas de maior risco e aspectos observados Minimização da redação padronizada

22 Novo modelo de relatório do auditor Várias iniciativas de órgãos normativos. Conteúdo básico de todas as auditorias estatutárias nas Diretrizes de Auditoria (Audit Directive). Conteúdo adicional para auditorias de sociedades de capital aberto no Regulamento de Auditoria. Explicação de categorização de escopo e materialidade. Descrição de riscos com maior efeito sobre a estratégia geral e sobre os recursos. De forma geral adequada, equilibrada e razoável. A opinião em primeiro lugar. Assuntos-chave de auditoria. Descrições atualizadas, inclusive descrições detalhadas das responsabilidades relacionadas com a capacidade de continuidade operacional. Nova seção sobre outras informações. Transparência/independência e nome do auditor. Assuntos críticos de auditoria. Descrições atualizadas. Conclusão sobre outras informações. Transparência/independência, nome do auditor e tempo de nomeação e uso de outros auditores Evolução dos Relatórios dos Auditores

23 Novo modelo de relatório do auditor - Resumo Assuntos-chave de auditoria Capacidade de continuidade operacional Outras informações Independência e Ética Identificação do nome do sócio do trabalho Aprimoramento da redação e da estrutura existentes Uma nova seção do relatório do auditor sobre sociedades com ações negociadas em bolsa irá descrever os "assuntos-chave de auditoria" (KAMs). O objetivo é proporcionar maior transparência aos assuntos que a auditoria considerou mais importantes - descrições personalizadas, específicas do trabalho. Uma nova seção no relatório do auditor sobre a capacidade de continuidade operacional da sociedade (going concern). O IAASB incluiu orientações sobre as conclusões do auditor sobre a adequação do uso por parte da administração da base contábil da capacidade de continuidade operacional. Ver anexo A Uma nova seção com a descrição das responsabilidades do auditor com relação a "outras informações" que acompanham as demonstrações financeiras e um reporte por exceção em relação ao resultado do trabalho feito (no Brasil, o Relatório da Administração). Ver anexo B Apresentação de uma declaração explícita sobre a independência e ética do auditor e as fontes das exigências relacionadas com independência e Ética. Ver anexo C Proposta de transparência com relação ao nome do sócio do trabalho que é prática comum em muitas, mas não em todas as partes do mundo. Essa exigência é dirigida a auditorias de companhias de capital aberto. Além de exemplificar um relatório reestruturado, que evidencia a opinião do auditor e as informações específicas da entidade em primeiro lugar, propõe melhorar as descrições da auditoria e as responsabilidades do auditor tanto para atualizá-las, quanto para fornecer explicações de conceitos técnicos.

24 Novo modelo de relatório do auditor Anexo A Responsabilidades da administração e dos responsáveis pela governança pelas demonstrações contábeis... Na elaboração das demonstrações contábeis, a administração é responsável por avaliar a capacidade da Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável, os assuntos relacionados com a continuidade da entidade e o uso dessa base contábil na elaboração das demonstrações contábeis a não ser que a administração pretenda liquidar a Companhia ou cessar suas operações e não possui nenhuma alternativa realista para evitar o encerramento das atividades. Responsabilidades dos Auditores Independentes pela Auditoria das Demonstrações Contábeis... Em uma auditoria realizada de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria, exercemos nosso julgamento profissional e mantemos nosso ceticismo profissional ao longo da auditoria. Nós também:... Concluímos sobre a adequação do uso da base contábil de continuidade na elaboração das demonstrações contábeis pela administração. Se concluíssemos que uma incerteza significativa existisse, nós seriamos requeridos a chamar atenção em nosso relatório de auditoria para as divulgações em notas explicativas ou, se as divulgações fossem inadequadas, seriamos requeridos a incluir ressalva em nossa opinião. Nossas conclusões estão fundamentadas nas evidências de auditoria obtidas até a data de nosso relatório. Todavia, eventos ou condições futuras podem levar a Companhia a não mais se manter em continuidade operacional.

25 Novo modelo de relatório do auditor Anexo B Outras informações que acompanham as demonstrações contábeis e o relatório do auditor A administração é responsável pelas informações que acompanham as demonstrações contábeis. Essas informações que acompanham as demonstrações contábeis da Companhia referem-se ao Relatório X (descrever o nome do(s) relatório(s)). Nossa opinião sobre as demonstrações contábeis não abrange esse Relatório X e nós não expressamos qualquer forma de conclusão de auditoria sobre o mesmo. Em conexão com a nossa auditoria das demonstrações contábeis, a nossa responsabilidade é a de ler o Relatório X e, ao fazê-lo, considerar se o mesmo é materialmente inconsistente com as demonstrações contábeis ou nosso conhecimento obtido na auditoria ou, de outra forma, se parece estar materialmente errado. Se, com base no trabalho realizado, nós concluirmos que há uma distorção relevante no Relatório X, nós somos requeridos a comunicar esse fato. Não temos nada a reportar a este respeito.

26 Novo modelo de relatório do auditor Anexo C Base para Opinião Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção intitulada Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações contábeis. Somos independentes em relação à Companhia ABC de acordo com os requerimentos éticos previstos nas Normas Profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC e estabelecidos no Código de Ética dos Contadores Profissionais emitido pelo Conselho de Normas Internacionais de Ética para Contadores ( IESBA ) da Federação Internacional de Contadores (IFAC), bem como com outros requerimentos éticos relevantes para nossa auditoria das demonstrações contábeis no Brasil. Adicionalmente, cumprimos com nossas outras responsabilidades de acordo com esses requisitos éticos e as Normas Profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC e o Código de Ética dos Contadores Profissionais emitido pelo IESBA. Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

27 Novo modelo de relatório do auditor Reações dos investidores do Reino Unido Os novos relatórios são um bom começo... os relatórios mais criteriosos são muito bem- - vindos. O aspecto mais valioso dos novos relatórios é a discussão de riscos / áreas de foco especial. Os investidores estão ansiosos para ouvir a perspectiva do auditor sobre os riscos - eles querem a visão independente do auditor. Os investidores estão ansiosos para ouvir do auditor quais são as áreas que apresentam maior risco, por que elas são importantes, como o auditor respondeu ao risco, mas também o que o auditor encontrou.

28 Novo modelo de relatório do auditor Reações dos investidores do Reino Unido (continuação) Embora reconhecendo que a elaboração de relatórios financeiros envolve julgamento, e não esperando uma classificação considerando uma grande variação, os investidores estão interessados em saber a opinião do auditor sobre as estimativas da administração - e se elas são otimistas ou conservadoras. Vasta referência cruzada e apresentação são valorizadas. Os julgamentos exercidos na auditoria (referentes à materialidade e ao escopo da auditoria do grupo) estão atraindo menos atenção, na medida em que os investidores estão mais interessados em informações que ajudem a entender as políticas e estimativas contábeis críticas da entidade. Dos dois julgamentos, aquele relacionado com a materialidade tem sido objeto de maior atenção - em particular, a descrição da base.

29 Novo modelo de relatório do auditor Experiências com a elaboração dos primeiros relatórios Firmas e equipes de trabalho Reunir os "assuntos-chave de auditoria" certos é uma tarefa muito desafiadora. A experiência mostra que a revisão geralmente envolve múltiplas interações e revisão crítica de partes externas à equipe de auditoria. Para as áreas de foco, o objetivo é ser claro e compreensível, ser preciso quanto a qual é realmente a área de foco em particular, articular claramente por que focamos nela e como o teste a abordou, sendo que há um debate em andamento sobre a possibilidade de ir adiante, e incluir pontos levantados e resultado. O desafio é redigir assuntos-chave de auditoria de forma sucinta e que abordem os aspectos técnicos em linguagem que seja compreensível para os usuários. A administração e os comitês de auditoria estão ansiosos para ver quais assuntos o auditor irá descrever e o que o auditor irá dizer a respeito deles.

30 Novo modelo de relatório do auditor Considerações para os comitês de auditoria A seleção dos "assuntos-chave de auditoria" começa com os assuntos discutidos com o comitê de auditoria. Esse é um importante ponto de partida. No Reino Unido, os comitês de auditoria também emitem relatórios públicos que devem incluir a discussão de questões importantes relacionadas com os relatórios financeiros e com a forma como eles atendem às suas exigências. Por essa razão, existe a necessidade de interação entre os comitês de auditoria e os auditores - mas para decidir se o relatório dos comitês deve ser auditado, será necessário mais diálogo. As discussões preliminares sobre o formato do relatório de auditoria e os assuntos que ele poderia abordar começam muito cedo no processo de auditoria, e envolvem mais do que uma conversa ao final da auditoria. A elaboração do relatório do auditor envolve várias interações e crescentes níveis de revisão - por essa razão, o tempo precisa ser planejado. As discussões sobre o relatório de auditoria podem levar a administração a decidir ampliar ou mudar o seu próprio relatório e sua divulgação.

31 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701 Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente ALCANCE OBJETIVO DEFINIÇÃO REQUERIMENTOS Responsabilidade de comunicação pelo auditor Relevância para os usuários das demonstrações contábeis Julgamento, forma e conteúdo Aplicável para Cia. de capital aberto e outras entidades, caso aplicável O objetivo do auditor é determinar os assuntos-chave de auditoria, e tendo formado sua opinião sobre as demonstrações contábeis, comunicar esses assuntos no relatório do auditor. Os assuntos-chave de auditoria são: aqueles que, no julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos para a auditoria das demonstrações contábeis do período corrente; e selecionados dentre os assuntos comunicados aos responsáveis pela governança das companhias. Determinar os assuntoschave de auditoria Comunicar os assuntoschave de auditoria Circunstâncias em que o auditor determina que não há assuntos-chave de auditoria Documentar os assuntos que serão comunicados como assuntos-chave A B C D

32 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) REQUERIMENTOS (vide slide anterior) A Determinar os assuntos-chave de auditoria Considerar áreas de atenção significativas, incluindo: áreas com riscos ou julgamentos significativos; áreas onde encontraram dificuldades significativas; circunstâncias que exigiram mudanças significativas no planejamento da auditoria; B Comunicar os assuntos-chave de auditoria 1) Seção específica do relatório, menciona que: são os mais significativos da auditoria; selecionados dentre os comunicados à administração; procedimentos estabelecidos no contexto da auditoria; e opinião não é modificada em função desses assuntos. 2) Seção específica do relatório, inclui: subtítulo para cada assunto-chave; explicação sobre a razão do assunto ser significativo; referência às respectivas divulgações, caso aplicável 3) Opinião modificada ou adversa e incertezas devem: ser reportadas de acordo com a norma aplicável; ser reportadas fora da seção de assuntoschave; e incluir referência específica na introdução dos assuntos-chave. 4) Comunicar: aos responsáveis pela governança os assuntos que serão incluídos no relatório do auditor. Circunstâncias em que o auditor determina que não há assuntoschave de auditoria C Caso o auditor determine que não há assuntoschave de auditoria, deve: discutir o assunto com o revisor de qualidade, caso aplicável; comunicar aos responsáveis pela governança; e mencionar o assunto no relatório do auditor. D Documentar os assuntos que serão comunicados como assuntos-chave O auditor deve documentar os assuntos que serão comunicados como assuntos-chave da auditoria, e o julgamento feito para determinar esses assuntos de acordo com a ISA 230 / NBC TA 230 Documentação de Auditoria.

33 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) Exemplo 1 - Observando as melhores características Descrição customizada da abordagem de auditoria Visão geral do escopo da nossa auditoria O Grupo encontra-se estruturado em três linhas de negócios, a saber: a Predominante de Hospedagem & Destinos e Especializada & Voltada para a Atividade. As demonstrações financeiras do Grupo são uma consolidação de suas unidades de negócio em todo o mundo, incluindo seus negócios operacionais e áreas centralizadas. opinião do auditor posicionada no início em vez de no final do relatório de auditoria Texto Ao estabelecer o plano e a estratégia global de auditoria do Grupo, determinamos o tipo de trabalho que precisava ser realizado no... Com base em nosso julgamento profissional, determinamos a materialidade das demonstrações financeiras do Grupo como um todo em 15m. Para chegar a esse julgamento, consideramos o resultado das operações porque, a nosso ver, essa é a métrica com base na qual o desempenho do Grupo é mais comumente mensurado. Nós combinamos com o Comitê de Auditoria que informaríamos a eles as distorções identificadas durante a nossa auditoria que excedessem a 1 milhão, assim como as distorções que ficassem abaixo desse valor que, a nosso ver, justificassem a sua apresentação por razões qualitativas. Área de foco Provisão para manutenção de aeronaves A Administração da Companhia registrou uma provisão de 252 milhões para custos com manutenção de aeronaves sob arrendamento mercantil operacional (vide Notas 1 e 16 às contas contábeis). Nós concentramo-nos nessa área devido ao nível de dificuldade em... De que forma o escopo de nossa auditoria abordou a área de foco Avaliamos e testamos o modelo de provisão para manutenção e os cálculos efetuados Redação pela Administração, clara incluindo e menos a avaliação da razoabilidade das premissas, o teste dos dados utilizados e o reprocessamento padronizada dos cálculos. Também realizamos uma análise de sensibilidade em relação aos principais direcionadores do modelo: provável utilização da aeronave; o custo esperado da manutenção pesada...

34 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) Exemplo 2 Observando as melhores características Redação clara e menos padronizada Texto Opinião do auditor posicionada no Relatório início das em demonstrações vez no final financeiras do do grupo relatório de auditoria Nossa opinião Em nossa opinião, as demonstrações financeiras do Grupo: O que auditamos As demonstrações financeiras do Grupo, que são elaboradas pela TUI Travel PLC, compreendem: O que uma auditoria de contas contábeis envolve Conduzimos nossa auditoria de acordo com as normas internacionais de auditoria. Áreas de foco especial da auditoria Na elaboração das demonstrações financeiras, os diretores fizeram uma série de julgamentos subjetivos, por exemplo, com respeito às estimativas contábeis significativas que envolveram o estabelecimento de premissas e...

35 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) Exemplo 3 Área de foco Áreas de foco Avaliação da perda por impairment do ágio e do ativo intangível A Administração da Companhia registrou uma perda por impairment de 188m, deixando um saldo de 3,7bn de ágio e 0,7bn de ativo intangível no balanço patrimonial. Nós concentramos nessa área pelo fato de a determinação da necessidade de uma perda por impairment de ágio envolver julgamentos significativos sobre os resultados futuros de muitas partes do negócio, conforme estabelecido na Nota 10 às demonstrações financeiras. De que forma o escopo de nossa auditoria abordou o risco Avaliamos e questionamos as previsões de fluxo de caixa futuro preparadas pelos diretores e o processo usado na sua elaboração, inclusive por meio de sua comparação com a mais recente versão dos planos trienais aprovados pelo Conselho, e realizamos testes do cálculo do valor em uso. Questionamos: as principais premissas da Administração para as taxas de crescimento de longo prazo nas previsões, por meio da comparação com previsões econômicas e setoriais; e a taxa de desconto, avaliando o custo de capital para a companhia e organizações comparáveis. Também realizamos uma análise de sensibilidade em relação às unidades geradoras de caixa nos casos em que a revisão para identificação de impairment demonstrou que elas estavam próximas do valor recuperável, inclusive questionando a rapidez da recuperação dos negócios com pior desempenho. Ao determinarmos a extensão de mudanças nessas premissas que seriam necessárias, individual ou coletivamente, para resultar em impairment do ágio e dos ativos intangíveis, consideramos a probabilidade de ocorrência dessas alterações nas principais premissas, bem como a adequação das divulgações feitas na Nota 10 às demonstrações financeiras.

36 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) Exemplo 4 Área de foco Avaliação da opção de venda da AG O risco - Como parte dos acordos de acionistas, por um período de seis anos a partir de 1º de janeiro de 2013 a AG tem a opção de exigir que o Grupo adquira sua participação de 50% na RRPSH. O valor estimado do preço de compra dessa opção foi reconhecido como passivo financeiro no balanço patrimonial do Grupo. O preço de compra baseia-se na média de três avaliações, que são pautadas em métricas internas e externas, na data do exercício da opção. As métricas externas incluem os índices preço/lucro para empresas comparáveis e os implícitos em transações comparáveis. Há julgamento envolvido na escolha de empresas apropriadas e transações comparáveis e na previsão de quais seriam em data futura. Nossa resposta - Analisamos os acordos de acionistas e testamos a razoabilidade da estimativa do preço de compra da opção, inclusive avaliamos se o julgamento do Grupo sobre quais métricas externas deveriam ser usadas estava apropriado, bem como a exatidão de seu cálculo. Também avaliamos se as estimativas mostravam qualquer evidência de tendência da administração, com foco especial no risco de que o passivo poderia ser subestimado considerando a sua visibilidade. Aspectos observados - Notamos que a estimativa resultante estava aceitável mas moderadamente otimista, levando ao registro de uma obrigação de certa forma menor do que poderia ser no caso.

37 Novo modelo de relatório do auditor ISA 701-Comunicando Assuntos Chave de Auditoria no Relatório do Auditor Independente (cont.) Exemplo 5 Descrição de materialidade Avaliação da opção de venda da AG O risco - Como parte dos acordos de acionistas, por um período de seis anos a partir de 1º de janeiro de 2013 a AG tem a opção de exigir que o Grupo adquira sua participação de 50% na RRPSH. O valor estimado do preço de compra dessa opção foi reconhecido como passivo financeiro no balanço patrimonial do Grupo. O preço de compra baseia-se na média de três avaliações, que são pautadas em métricas internas e externas, na data do exercício da opção. As métricas externas incluem os índices preço/lucro para empresas comparáveis e os implícitos em transações comparáveis. Há julgamento envolvido na escolha de empresas apropriadas e transações comparáveis e na previsão de quais seriam em data futura. Nossa resposta - Analisamos os acordos de acionistas e testamos a razoabilidade da estimativa do preço de compra da opção, inclusive avaliamos se o julgamento do Grupo sobre quais métricas externas deveriam ser usadas estava apropriado, bem como a exatidão de seu cálculo. Também avaliamos se as estimativas mostravam qualquer evidência de tendência da administração, com foco especial no risco de que o passivo poderia ser subestimado considerando a sua visibilidade. Aspectos observados - Notamos que a estimativa resultante estava aceitável mas moderadamente otimista, levando ao registro de uma obrigação de certa forma menor do que poderia ser no caso.

38 Anexos

39 Anexos INTERNATIONAL STANDARD ON AUDITING 700 (REVISED) FORMING AN OPINION AND REPORTING ON FINANCIAL STATEMENTS INTERNATIONAL STANDARD ON AUDITING 701 COMMUNICATING KEY AUDIT MATTERS IN THE INDEPENDENT AUDITOR S REPORT

40 Deloitte refere-se à sociedade limitada estabelecida no Reino Unido Deloitte Touche Tohmatsu Limited e sua rede de firmas-membro, cada qual constituindo uma pessoa jurídica independente e legalmente separada. Acesse para uma descrição detalhada da estrutura jurídica da Deloitte Touche Tohmatsu Limited e de suas firmas-membro.. Todos os direitos reservados.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração da NBC T 1 citada nesta Norma para NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.213/09 Aprova a NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e

Leia mais

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria

Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria Tópico: Plano e Estratégia. Controle interno e risco de auditoria i Professor Marcelo Aragão Trabalhos de outros auditores ou especialistas Complexidade das transações Volume das transações Áreas importantes

Leia mais

Relatório de asseguração limitada dos auditores independentes

Relatório de asseguração limitada dos auditores independentes KPMG Risk Advisory Services Ltda. R. Dr. Renato Paes de Barros, 33 04530-904 - São Paulo, SP - Brasil Caixa Postal 2467 01060-970 - São Paulo, SP - Brasil Central Tel 55 (11) 2183-3000 Fax Nacional 55

Leia mais

Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria

Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria Tópico 12: Relatórios e Pareceres de Auditoria Prof. Marcelo Aragão Relatórios Relatórios em forma curta Relatórios em forma longa Descrição chamados de Parecer do Auditor poderão ser bastante analíticos

Leia mais

PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS NORMAS DE AUDITORIA. Claudio Longo Ernst & Young. Campo Grande, 17 de Agosto de 2010

PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS NORMAS DE AUDITORIA. Claudio Longo Ernst & Young. Campo Grande, 17 de Agosto de 2010 XII ENCONTRO ESTADUAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PRINCIPAIS MUDANÇAS NAS NORMAS DE AUDITORIA Claudio Longo Ernst & Young Campo Grande, 17 de Agosto de 2010 Objetivos da Apresentação

Leia mais

IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014

IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014 IX Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo Avaliação de Risco na análise dos Controles Internos Vitória, ES. 29/08/2014 Agenda Objetivos Termos de Referência Risco Objetivos do Auditor O Modelo

Leia mais

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012

OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012. Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 OFÍCIO-CIRCULAR/CVM/SIN/SNC/ Nº 01/2012 Rio de Janeiro, 04 de dezembro de 2012 Assunto: Orientação sobre os deveres e responsabilidades dos administradores e dos auditores independentes, na elaboração

Leia mais

Novo nível de confiança e transparência

Novo nível de confiança e transparência www.pwc.com/br Novo nível de confiança e transparência Uma perspectiva na transição do SAS 70 para o SSAE 16 e o ISAE 3402 Introdução As organizações que prestam serviços os quais impactam as demonstrações

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE NBC TSC 4410, DE 30 DE AGOSTO DE 2013 Dispõe sobre trabalho de compilação de informações contábeis. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013

COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013 COMUNICADO TÉCNICO IBRACON Nº 02/2013 Emissão do Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações contábeis das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) para os exercícios que se findam

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 RESOLUÇÃO CFC Nº 1.029/05 Aprova a NBC T 11.12 Processamento Eletrônico de Dados. O, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas

Leia mais

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT

CPC 15. Combinações de Negócios. Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT CPC 15 Combinações de Negócios Conselho Regional de Contabilidade - CE AUDIT Agenda Introdução e Objetivos Alcance Definições e Escopo Tipos de Aquisições Aplicação do Método de Aquisição Ativos e Passivos

Leia mais

AUDITORIA CONTÁBIL. as normas são para controlar a qualidade do. os procedimentos de auditoria descrevem as

AUDITORIA CONTÁBIL. as normas são para controlar a qualidade do. os procedimentos de auditoria descrevem as Normas de Auditoria as normas são para controlar a qualidade do exame e do relatório; os procedimentos de auditoria descrevem as tarefas realmente cumpridas pelo auditor, na realização do exame. 2 CONCEITO

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA

DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO DO IIA: O PAPEL DA AUDITORIA INTERNA Permissão obtida junto ao proprietário dos direitos autorais, The Institute of Internal Auditors, 247 Maitland Avenue, Altamonte Springs, Florida 32701-4201, USA, para publicar esta tradução, a qual reflete

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Graal Investimentos S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional)

Graal Investimentos S.A. Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional) Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2011 (em fase pré-operacional) Demonstrações financeiras Período de 10 de agosto de 2011 (data de constituição da Companhia) a 31 de dezembro de 2011 (em

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.203/09 Aprova a NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício

Leia mais

CPC 25 Provisões, Passivos e Ativos Contingentes

CPC 25 Provisões, Passivos e Ativos Contingentes Resumo Objetivo Estabelecer que sejam aplicados critérios de reconhecimento e bases de mensuração apropriados a provisões e a passivos e ativos contingentes e que seja divulgada informação suficiente nas

Leia mais

Observa-se que nas três primeiras questões (n 91, 92 e 93), a ênfase do examinador recaiu nas seguintes Resoluções:

Observa-se que nas três primeiras questões (n 91, 92 e 93), a ênfase do examinador recaiu nas seguintes Resoluções: Comentário Prova Auditor Fiscal SEFAZ-RJ 2011 Parte 1 Olá meus amigos! Irei, a partir deste toque, comentar as questões de Auditoria constantes da prova mais recente para Auditor Fiscal (Secretaria de

Leia mais

AUDITORIA EXTERNA PARECERES

AUDITORIA EXTERNA PARECERES 1 AUDITORIA EXTERNA PARECERES Breve conceito Auditoria externa é uma ramificação da contabilidade que dentre seus objetivos esta a análise das demonstrações contábeis/financeiras da empresa auditada. Por

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

Faz saber que foi aprovada em seu Plenário a seguinte Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), que tem por base o CT 04/2010 (R2) do Ibracon:

Faz saber que foi aprovada em seu Plenário a seguinte Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), que tem por base o CT 04/2010 (R2) do Ibracon: Norma Brasileira de Contabilidade CFC/CTA Nº 2 DE 27/02/2015 Publicado no DO em 9 mar 2015 Dá nova redação ao CTA 02 que trata da emissão do relatório do auditor independente sobre demonstrações contábeis

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

Comodoro Participações S.A. CNPJ Nº 05.867.503/0001-82

Comodoro Participações S.A. CNPJ Nº 05.867.503/0001-82 CNPJ Nº 05.867.503/0001-82 Demonstrações Financeiras Intermediárias para o período de nove meses findo em 30 de Setembro de 2013 e Relatório dos Auditores independentes Relatório dos auditores independentes

Leia mais

NBC TA 501 - APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.218, de 03.12.2009

NBC TA 501 - APROVAÇÃO. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.218, de 03.12.2009 NBC TA 501 - APROVAÇÃO RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.218, de 03.12.2009 Aprova a NBC TA 501 Evidência de Auditoria Considerações Específicas para Itens Selecionados. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

GP Andaimes Sul Locadora Ltda.

GP Andaimes Sul Locadora Ltda. GP Andaimes Sul Locadora Ltda. Laudo de avaliação Patrimônio Líquido Contábil na data base de 31 de maio de 2011 para fins de incorporação de seu acervo líquido pela Mills Estruturas e Serviços de Engenharia

Leia mais

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.)

Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Salus Infraestrutura Portuária S.A. (anteriormente denominada RB Commercial Properties 42 Ltda.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2013 e Relatório dos Auditores

Leia mais

Guia das Demonstrações Financeiras Pontos para Fechamento de 2013 Aspectos contábeis

Guia das Demonstrações Financeiras Pontos para Fechamento de 2013 Aspectos contábeis www.pwc.com.br Guia das Demonstrações Financeiras Pontos para Fechamento de 2013 Aspectos contábeis Novembro de 2013 Agenda 2013 Normas novas e revisadas IAS 1 Apresentação das demonstrações financeiras

Leia mais

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Nilson de Lima Barboza, MBA Valdir Jorge Mompean, MS, MBA Malcolm McLelland, Ph.D. 23 June

Leia mais

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras

Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Serviços de auditoria interna Uma abordagem moderna baseada em modelagem de risco para instituições financeiras Malcolm McLelland, Ph.D. Nilson de Lima Barboza, MBA Valdir Jorge Mompean, MS, MBA 16 October

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Resolução de três questões do ICMS RO FCC -2010 Vamos analisar três questões do concurso do ICMS RO 2010, da FCC, que abordam alguns pronunciamentos do CPC. 35) Sobre

Leia mais

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil

IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Ano X - Nº 77 - Julho/Agosto de 2014 IFRS A nova realidade de fazer Contabilidade no Brasil Profissionais da Contabilidade deverão assinar prestações de contas das eleições Ampliação do Simples Nacional

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 04. Ativo Intangível

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 04. Ativo Intangível Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 04 Ativo Intangível Observação: Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado apenas para identificação dos principais pontos tratados,

Leia mais

ANEXO 10 TDR AUDITORES

ANEXO 10 TDR AUDITORES ANEXO 10 TDR AUDITORES PROJETO DE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA DE PERNAMBUCO PSHPE (N. DO EMPRÉSTIMO) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA AUDITORIA DO XX ANO DO PROJETO DE

Leia mais

LAM AUDITORES INDEPENDENTES

LAM AUDITORES INDEPENDENTES COOPERATIVA DE ELETRIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO CERRP Relatório de Auditoria das Demonstrações Contábeis do Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2012. LAM AUDITORES INDEPENDENTES

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova a Interpretação Técnica ICPC 20 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de limite de ativo de benefício definido, requisitos de custeio (funding) mínimo e sua interação. O PRESIDENTE DA

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Adoção e Aplicação da IFRS

Adoção e Aplicação da IFRS IFRS Normas internacionais de contabilidade PARTE I Adoção e Aplicação da IFRS AULA 2 Prof. MSc. Márcio de Souza e Silva Objetivos: Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais

Leia mais

Rodovia das Colinas S.A.

Rodovia das Colinas S.A. Rodovia das Colinas S.A. Informações contábeis intermediárias Referentes ao Trimestre Findo em 31 de Março de 2013 e Relatório de Revisão dos Auditores Independentes sobre as informações contábeis intermediárias

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson

AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE. Jackson AUDITORIA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE 1 Jackson Auditoria É um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas, para permitir ao auditor emitir uma opinião sobre a razoabilidade das demonstrações contábeis

Leia mais

NBC TA 500 - DISPOSIÇÕES. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.217, de 03.12.2009

NBC TA 500 - DISPOSIÇÕES. RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.217, de 03.12.2009 NBC TA 500 - DISPOSIÇÕES RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.217, de 03.12.2009 Aprova a NBC TA 500 Evidência de Auditoria. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

a) ser substituída por outra, não podendo retornar a fazer a auditoria da empresa no prazo de dez anos.

a) ser substituída por outra, não podendo retornar a fazer a auditoria da empresa no prazo de dez anos. Comentado pelo professor Ted Jefferson Auditoria 1) (ESAF/AFRFB/2012) A empresa Betume S.A. é uma empresa de interesse público que vem sendo auditada pela empresa Justos Auditores Independentes, pelo mesmo

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis

Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis Sumário do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2) Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis Observação: Este Sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado

Leia mais

68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6" &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA

68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6 &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA 68%6(4h(17(6±48(75$7$0(172'$5,$0$,25 ³75$163$5Ç1&,$ 6'(021675$d (6 ),1$1&(,5$6" &ODXGLR)LOJXHLUDV3DFKHFR0RUHLUD DEFIS/GTRJA ,QWURGXomR As Demonstrações Financeiras de uma empresa representam a posição

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Tópico 6: Testes e. Procedimentos básicos de auditoria. Testes de auditoria. Prof. Marcelo Aragão. Testes de auditoria

Tópico 6: Testes e. Procedimentos básicos de auditoria. Testes de auditoria. Prof. Marcelo Aragão. Testes de auditoria Tópico 6: Testes e Procedimentos básicos de auditoria Prof. Marcelo Aragão Testes de auditoria 1. TESTES DE OBSERVÂNCIA (DE CONTROLES, DE ADERÊNCIA OU DE PROCEDIMENTOS) Visam à obtenção de razoável segurança

Leia mais

Este Caderno contém 34 questões de Conhecimentos Específicos: quatro discursivas e trinta de múltipla escolha, respectivamente.

Este Caderno contém 34 questões de Conhecimentos Específicos: quatro discursivas e trinta de múltipla escolha, respectivamente. Leia estas instruções: 1 2 3 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R1) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R1) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R1) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB BV 2011) Índice Item ALCANCE 1 3 DEFINIÇÕES

Leia mais

Passivos ambientais:avaliação e análise nas demonstrações. Maisa de Souza Ribeiro FEA-RP/USP Julho/2013

Passivos ambientais:avaliação e análise nas demonstrações. Maisa de Souza Ribeiro FEA-RP/USP Julho/2013 Passivos ambientais:avaliação e análise nas demonstrações contábeis Maisa de Souza Ribeiro FEA-RP/USP Julho/2013 GOVERNANÇA CORPORATIVA Equidade; Transparência; Prestação de contas; e Conformidade com

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.322/11

RESOLUÇÃO CFC N.º 1.322/11 A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 09 para CTA 04 e de outras normas citadas: de NBC T 19.16 para NBC TG 11; de NBC T 19.27 para NBC TG 26; e de CT 07 para

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36

IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 IFRS TESTE DE RECUPERABILIDADE CPC 01 / IAS 36 1 Visão geral O CPC 01 é a norma que trata do impairment de ativos ou, em outras palavras, da redução ao valor recuperável de ativos. Impairment ocorre quando

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.)

Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.) Ecoporto Holding S.A. (Anteriormente Denominada Ecoporto Holding Ltda.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes sobre as

Leia mais

O Impacto da Lei 11.638/07 no encerramento das Demonstrações Contábeis de 2008

O Impacto da Lei 11.638/07 no encerramento das Demonstrações Contábeis de 2008 O Impacto da Lei 11.638/07 no encerramento das Demonstrações Contábeis de 2008 Pronunciamento CPC 013 Adoção Inicial da Lei nº 11.638/07 e da Medida Provisória no 449/08 Antônio Carlos Palácios Vice-Presidente

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16

BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013. Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2014 E DE 2013 Página 1 de 16 BETAPART PARTICIPAÇÕES S.A. Demonstrações Contábeis Em 31 de Dezembro de 2014 e de 2013 Conteúdo Relatório

Leia mais

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente

Material de apoio. Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Material de apoio Aula 05 Normas brasileiras de contabilidade Normas técnicas de auditoria independente Normas de auditoria que entraram em vigor no Brasil, em 2010 O CFC emitiu novas normas de auditoria

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF

TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF TERMO DE REFERÊNCIA PARA A AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS DO PRODAF Introdução 1. O Estado do Piauí celebrou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, em 22 de outubro de 2010, o Contrato

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 3.721. Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito.

RESOLUÇÃO Nº 3.721. Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. RESOLUÇÃO Nº 3.721 Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento do risco de crédito. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião. Deloitte Brasil Rua José Guerra, 127 04719-030 - São Paulo - SP Brasil Tel.: +55 (11) 5186-1000 Fax: +55 (11) 5181-2911 www.deloitte.com.br RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Teste de recuperabilidade Impairment test

Teste de recuperabilidade Impairment test 1 Teste de recuperabilidade Impairment test A informação tem sido considerada o principal insumo para a obtenção de um conhecimento maior acerca das decisões que devem ser tomadas no âmbito das organizações.

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS

Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS Aula Nº 7 Adoção pela Primeira Vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros IFRS Objetivos da aula: Nesta aula veremos como cada empresa deve fazer pela primeira vez a adoção do IFRS. Como ela

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013

Relatório dos auditores independentes. Demonstrações contábeis Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis MAA/MFD/YTV 2547/15 Demonstrações contábeis Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações contábeis Balanços patrimoniais

Leia mais

R&R AUDITORIA E CONSULTORIA Luiz Carlos Rodrigues e Rodriguez Diretor

R&R AUDITORIA E CONSULTORIA Luiz Carlos Rodrigues e Rodriguez Diretor Belo Horizonte, 20 de abril de 2015 Ilmos. Srs. Diretores do BH-TEC Belo Horizonte MG Prezados Senhores, Anexamos à presente, nosso relatório da auditoria externa dos procedimentos contábeis e financeiros

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840

Manual do Revisor Oficial de Contas. Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 Projecto de Directriz de Revisão/Auditoria 840 PROJECTO DE DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 840 Março de 2008 Relatório Sobre os Sistemas de Gestão de Riscos e de Controlo Interno das Empresas de Seguros

Leia mais

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez

Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez Gerenciamento de Riscos Risco de Liquidez 5. Risco de Liquidez O Risco de Liquidez assume duas formas distintas, porém intimamente relacionadas: risco de liquidez de ativos ou de mercado e risco de liquidez

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa

Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Um Estudo dos Relatórios da Administração de Empresas com Níveis Diferenciados de Governança Corporativa Elizabeth Krauter ekrauter@usp.br Universidade de São Paulo (USP), FEA São Paulo, SP, Brasil RESUMO

Leia mais