o Apoio à coordenação geral em um dos dias do evento, responsabilizando-se, mediante orientação do PRODHE, pela coordenação de um dos espaços de jogo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o Apoio à coordenação geral em um dos dias do evento, responsabilizando-se, mediante orientação do PRODHE, pela coordenação de um dos espaços de jogo."

Transcrição

1 DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO A será realizada nos dias 12, 13, 26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro de 2015 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA Em cada grupo, nos respectivos dias, sempre às 08h30. PARTICIPAÇÃO Cada grupo possui uma faixa etária específica. Será permitida a participação de crianças/adolescentes mais novos na categoria imediatamente acima, ficando essa participação sob responsabilidade da instituição. Não há exigências quanto ao número de participantes do sexo masculino ou feminino. Todos os participantes deverão apresentar-se uniformizados. Para os grupos III e IV o uniforme precisa ser numerado. Cada instituição deverá apresentar a relação nominal completa dos seus participantes até a segunda-feira da semana de realização do evento do seu respectivo grupo. Ela poderá ser enviada por (prodhe@usp.br) ou pessoalmente, na sede do Prodhe. As instituições que não encaminharem nesse prazo terão suas equipes colocadas automaticamente no grupo com as maiores somatórias do IDE. Nos grupos em que houver a necessidade de preenchimento do IDE Indicadores de Desenvolvimento Esportivo para formação de subgrupos, as instituições que não encaminharem as relações nominais no prazo terão suas equipes colocadas automaticamente no subgrupo com as maiores somatórias do IDE. Haverá a possibilidade de inscrição individual para participação no G I e G IV (obs.: um familiar deverá comparecer ao Congresso Técnico para efetivar a inscrição mediante assinatura de Termo de Autorização). MEDIAÇÃO Será feita por jovens indicados pelas instituições parceiras e preparados em encontros de formação organizados pelo PRODHE. Se necessário, as instituições participantes deverão se organizar para completar o quadro de mediadores. Cada instituição participante deverá colaborar com o envolvimento de pelo menos um educador nas seguintes opções: o Apoio à coordenação geral em um dos dias do evento, responsabilizando-se, mediante orientação do PRODHE, pela coordenação de um dos espaços de jogo.

2 o Apoio à preparação dos jovens mediadores atuando em um encontro de formação, em conjunto com o PRODHE, no desenvolvimento das regras de uma modalidade esportiva e suas adaptações de acordo com as características dos torneios de cada grupo etário. PREMIAÇÃO G I e G II - brinde de participação. G III e G IV brinde de participação para todos e medalhas para duas equipes. Brinde de participação: oferecemos um item que procura estimular o desenvolvimento esportivo e que atende a algum aspecto das necessidades da prática esportiva. Nessa edição o brinde será uma medalha ou broche (a confirmar), valorizando e premiando o envolvimento e o desenvolvimento de cada participante. MOMENTO DE CELEBRAÇÃO Foto oficial das equipes e geral de todos os participantes. A ser encaminhada posteriormente por às instituições participantes. LANCHE Responsabilidade de cada instituição. Para os mediadores será de responsabilidade da organização. PRAZO DE DESISTÊNCIA 15 de agosto. Se necessário, serão comunicadas as instituições em Lista de Espera ou será revisado o formato de disputa. QUADRO DE REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Grupo Grupo I e 2005 Grupo III 2002 e 2001 Grupo III 2002 e 2001 Dias e horários 12/09 Sábado - 08h30 às 13h 13/09 Domingo 08h30 às 14h 13/09 Domingo 08h30 às 14h 26/09 Sábado - 08h30 às 14h Local Modalidades Participantes Campo 2 e Pista de Atletismo Quadras externas 09 e 10 Módulos 3 e 4 Campo 4 Circuito de 4 jogos com habilidades 160 crianças. motoras diversas e 4 provas de atletismo Torneio de Futsal 80 adolescentes. Torneio de 80 adolescentes. Basquetebol Torneio de Futebol 112 adolescentes. de Campo

3 26/09 Sábado - 08h30 às 14h Módulos Cobertos 3 e 4 Torneio de Voleibol 96 adolescentes. Grupo IV 2000 e /09 Domingo 08h30 às 13h30 Módulos cobertos 3 e 4 Torneio de Streetball (Basquete 3 x 3) 84 adolescentes. 27/09 Domingo 08h30 às 13h30 Quadras externas Torneio de Handebol (4 x 4) Circuito de 6 jogos Módulo pré-desportivos: Grupo II 2004 e /10 Sábado - 08h30 às 14h coberto 4, Quadras externas 3 e 4 voleibol, basquetebol, handebol, futebol, 180 crianças. e Campo 3 flag e (kin-ball ou ultimate frisbee) Grupo IV 2000 e /10 Domingo 08h30 às 13h30 Módulos cobertos 3 e 4 Torneio de Voleibol (4 x 4) 84 adolescentes. 04/10 Domingo 08h30 às 13h30 Campo 4 Torneio de Futebol (3 x 3) Obs.: em função da possibilidade de reformas nos espaços físicos do CEPEUSP os locais poderão sofrer alterações, bem como, em consequência disso, as características dos jogos/modalidades esportivas. Por exemplo, uma modalidade pode ser transferida de um espaço fechado (módulo) para espaço aberto (quadra) ou pode ser transferida de uma quadra para um campo gramado.

4 GRUPO I Para quem 160 crianças nascidas em 2005 e Quando 12/09, sábado, das 8h30 às 13h. Aonde Pista de Atletismo e Campo 02 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Nosso dia 08h30: abertura. 08h45 às 10h15: 1 a rodada. 10h15 às 10h45: pausa para descanso e lanche. 10h45 às 12h15: 2 a rodada. 12h30: encerramento celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. entrega do Brinde de Participação. O que As Estações do Desenvolvimento no Esporte serão composta por um circuito composto de 6 estações, sendo 04 Provas de Atletismo e 02 Jogos. Como: a proposta pedagógica A formação das equipes: as crianças se organizarão livre e autonomamente para circular e participar das estações, não importando a instituição às quais pertençam. Solicitamos aos educadores das instituições participantes que não façam uma préprogramação da sequência de participação dos educandos, deixando as escolhas de interação aos próprios educandos. As crianças não poderão repetir os jogos para dar oportunidade a todas. As Estações do Desenvolvimento no Esporte : espaço onde as crianças receberão estímulos para compreender a dinâmica da atividade, para buscar soluções, um melhor aproveitamento e para refletir sobre a atuação individual e coletiva. Haverá duas categorias de estações: Provas de Atletismo e Jogos. A criança só poderá trocar de categoria após passar por todas as Estações. A troca será durante a pausa. Cada estação durará entre 20 (Provas de Atletismo) e 35 minutos (Jogos), dividida em 4 etapas:

5 Preparação: aproximadamente 5 minutos. Os mediadores esportivos de cada estação reunirão as 20 primeiras crianças que chegarem ao local, serão organizadas de acordo com a atividade proposta, esclarecerão dúvidas sobre o jogo/prova, podendo fazer alguns combinados. As crianças entregarão o Passaporte aos mediadores. O jogar: Os jogos terão 2 tempos de 10 minutos cada com intervalo de 5 minutos, e as Provas de Atletismo um tempo único de 10 minutos. Cada Jogo e Prova terá uma descrição e representação gráfica. Avaliação final: No final da Estação, cada equipe e o mediador se reúnem para avaliar a prática dos Valores Olímpicos. Cada criança recebe o seu passaporte vistado pelo mediador. Junta-se todos os participantes para a avaliação dos valores olímpicos e uma conversa sobre a participação, o que aprenderam e como colocaram os valores em prática. O Passaporte do Desenvolvimento : instrumento pedagógico, um cartão individual com os nomes das estações e com espaço para anotar o nome, a instituição a qual representa e a avaliação valores olímpicos utilizadas ao final de cada jogo. Seu uso: Antes do evento: cada instituição deve preparar os passaportes de seus participantes e cada criança deve anotar o nome e instituição. Durante o evento: a criança circulará com o seu passaporte. Ao chegar a cada estação serão organizadas de acordo com a necessidade. Antes do jogo, os passaportes serão entregues ao mediador esportivo, que após o jogo devolverá para que cada criança faça a avaliação. E após a avaliação o mediador dará um visto no nome daquele jogo para comprovar que a criança passou pela estação. Após o evento: os passaportes ficarão com as crianças. Sugerimos que os educadores de cada instituição peçam para as crianças levarem os passaportes nos dias seguintes de atividade, conversem sobre os jogos e as avaliações e utilizem para compartilhar com as crianças que eventualmente não participaram participar do evento. Avaliação: é um recurso pedagógico e referencial de aprendizagem, ter um momento para a criança pensar sobre sua prática, será importante para práticas futuras. A partir da compreensão e vivência das atividades cada criança pode ser estimula a pensar em alternativas, caso venham a ter funções diferentes nas atividades ou jogar novamente em suas instituições.

6 Os Mediadores: a presença de Jovens preparados para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada criança ganhe significado. Mediador esportivo: cada Estação do Desenvolvimento no Esporte terá dois mediadores Jovens preparados para mediar, auxiliar durante a prática dos jogos, que serão responsáveis pelas 4 etapas previstas para cada estação. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela montagem das Estações do Desenvolvimento no Esporte, pela Abertura e Encerramento do evento e pela mobilização para o envolvimento dos familiares. Os familiares e as Estações do Desenvolvimento no Esporte : os familiares podem andar livremente pelos campos, contanto que não atrapalhem o andamento dos jogos.

7 As Estações do Desenvolvimento no Esporte (a definir)

8 GRUPO II Para quem 180 crianças nascidas em 2004 e Quando 03/10, sábado, das 8h30 às 14h. Aonde Campo de futebol 3, quadra externa 3 e módulos cobertos 3 e 4 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Nosso dia 08h30: abertura e entrega dos Mapas do Desenvolvimento Esportivo. 09h às 13h30: 9 rodadas (6 rodadas de jogos e 3 rodadas de pausas para descanso e lanche para cada equipe). 13h30: encerramento celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. entrega do Brinde de Participação. O que Circuito de 6 jogos pré desportivos (basquete 3 x 3, voleibol 4 x 4, flag 5 x 5, futebol 5 x 5, handebol 5 x 5 e o 6º jogo será kin-ball ou ultimate frisbee). Como: a proposta pedagógica A dinâmica do torneio: privilegia uma formação e uma preparação multidesportiva ao oferecer 6 jogos de modalidades coletivas diferentes e com práticas em espaços diversificados. Ao mesmo tempo, também possibilita uma grande participação das crianças e a possibilidade de se organizarem em função de suas preferências esportivas. Durante a abertura do evento, as 18 equipes participantes receberão o Mapa do Desenvolvimento Esportivo. Cada equipe terá 6 rodadas de jogos jogará 1 vez cada um dos 6 jogos pré-desportivos, sempre com equipes diferentes - e 3 rodadas de descanso. A sequência de rodadas, com horário, local e adversário, estará descrita no Mapa. Ao término das rodadas todas as equipes participarão do encerramento do evento. A formação dos grupos: procura garantir que as crianças joguem com aquelas que estejam mais próximas do seu nível de desenvolvimento esportivo.

9 Em suas instituições, as crianças deverão preencher o instrumento IDE Indicadores de Desenvolvimento Esportivo, utilizado para promover disputas com mais potencial de desenvolvimento para os participantes. O IDE de cada criança deverá constar na Ficha de Relação Nominal, possibilitando a totalização do IDE da equipe. As 18 equipes serão divididas em 2 grupos de 9 (1º grupo com as maiores somatórias e 2º grupo com as menores somatórias do IDE) e jogarão somente com equipes do mesmo grupo (para garantir uma boa fluência da Tabela de Jogos haverá uma situação de exceção em que as 3 equipes com menor IDE do 1º grupo farão 2 jogos com as 3 equipes de maior IDE do 2º grupo). A Ficha deverá ser encaminhada até dia 28 de setembro. As instituições que não encaminharem nesse prazo terão suas equipes colocadas automaticamente no grupo com as maiores somatórias do IDE. A dinâmica dos jogos: as crianças receberão orientações para compreender a dinâmica do jogo, para jogar e buscar as soluções durante o jogo e para refletir sobre a atuação individual e coletiva no jogo. Cada rodada durará 30 minutos, dividida em 3 etapas: Preparação: As equipes deverão seguir as indicações do Mapa do Desenvolvimento Esportivo para chegarem ao local no horário pré-estabelecido. O mediador esportivo de cada jogo reunirá as 2 equipes e esclarecerá dúvidas sobre o jogo, podendo fazer alguns combinados. O jogo: duração de 12 minutos. Obs.: cada jogo pré-desportivo possui uma descrição das adaptações para a competição. Avaliação: após a atividade principal, cada equipe fará uma avaliação do seu desenvolvimento esportivo a partir dos Valores Olímpicos (no verso do Mapa do Desenvolvimento Esportivo). Depois, as 2 equipes serão reunidas em roda pelo mediador, que conduzirá uma avaliação geral e orientará o preenchimento do resultado da partida no Mapa do Desenvolvimento Esportivo. O Mapa do Desenvolvimento Esportivo : instrumento pedagógico contendo o mapa do CEPEUSP, a tabela de jogo da equipe e a avaliação do desenvolvimento esportivo. Indica a ordem dos jogos e das pausas e os adversários em cada partida, com espaço para o registro dos resultados. Seu uso: Durante os jogos: as equipes circularão com o seu Mapa durante todo o evento, servindo de guia e auxiliando na organização das mesmas e no cumprimento da tabela de jogos.

10 Após os jogos: ao término de cada partida os resultados dos jogos deverão ser registrados no Mapa, facilitando um melhor aproveitamento nas atividades subseqüentes. Este registro deverá ser transferido para o Quadro Geral. O Quadro Geral : instrumento pedagógico contendo a relação de todas as equipes participantes do evento. Exposto nas Tendas Central e do Campo 3, permitirá uma visão mais ampla do desempenho de todos os participantes. Seu uso: Durante os jogos: ao término de cada jogo, o capitão da equipe dirige-se à Tenda Central ou do Campo 3 para registrar os resultados das partidas (vitória, derrota ou empate) para depois juntar-se a sua equipe e seguir as indicações do Mapa. Após os jogos: a equipe irá reunir-se em frente à Tenda Central. Com o auxílio de seu educador e dos registros contidos no Quadro Geral e no Mapa do Desenvolvimento Esportivo, as crianças terão uma noção do desenvolvimento esportivo da equipe ao longo do torneio. Os Mediadores: a presença de pessoas preparadas para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada criança ganhe significado. Mediador esportivo: cada espaço de jogo terá dois mediadores jovens ligados a uma das instituições participantes -, com papel semelhante ao de árbitro, mas responsável não apenas pelo cumprimento das regras, mas por explicá-las sempre que considerar que isso seja importante para o desenvolvimento esportivo dos jogadores. O mediador conversará com os técnicos e/ou jogadores em situações graves ou insistentes, tanto em relação a aspectos comportamentais como técnicos ou táticos, visando que o jogo potencialize o desenvolvimento esportivo dos participantes. Em caso de dúvida em algum lance, o mediador poderá conversar com os envolvidos diretamente e, se necessário, rever sua decisão ou voltar o lance, se a situação permitir. O mediador conduzirá as rodas de Preparação e Avaliação. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela montagem dos espaços de jogo, pela Abertura e Encerramento do evento. Os Jogos pré-desportivos: Basquete N de participantes: 6 por equipe divididos em 2 grupos de 3 jogadores.

11 Material: bola de basquete mirim, tabela de mini basquete (altura aproximada de 2,40 m). Objetivo: fazer mais pontos do que a equipe adversária. Descrição: 2 jogos simultâneos 3 x 3 em meia quadra entre as mesmas equipes. Após o rebote de defesa é preciso sair do garrafão para iniciar o ataque. A Marcação deve ser individual. Todas as faltas serão cobradas com saída de bola na lateral. Atenção com andadas, duas saídas e condução de bola. Se um jogador insistir nessas violações, marcar e explicar rapidamente o que está acontecendo. Uso do IDE: cada equipe deverá dividir seus jogadores de forma que metade seja formada pelos de maior somatória do IDE e a outra metade pelos de menor somatória. Essas duas metades jogarão simultaneamente em cada meia quadra durante 12 minutos. Ao final desse tempo os placares das duas quadras serão somados. Vence a equipe que obtiver a maior somatória de pontos. Futebol N de participantes: 5 por equipe. Material: traves (medindo aproximadamente 3,70 x 1,90 m) e bolas de futebol nº 4. Objetivo: fazer mais gols que a equipe adversária. Descrição: jogo de futebol 5 X 5. O jogo começa no meio do campo com uma das equipes e assim reinicia a cada gol. Só o goleiro pode tocar a bola com as mãos. Os jogos serão realizados na grama com cones na linha lateral demarcando as áreas do goleiro. O lateral será cobrado com a mão (marcar reversão se a bola não sair de cima da cabeça movimento de cima para baixo e/ou pular com os 2 pés) e o escanteio com o pé. Não haverá impedimento. Atenção com os contatos físicos exagerados. A dimensão do campo será de aproximadamente 20 m x 30 m. Handebol N de participantes: 5 por equipe. Material: bola de handebol H1, trave (medindo aproximadamente 2,00 x 1,60 m). Objetivo: fazer mais gols que a equipe adversária. Descrição: jogo de handebol 5 X 5, com marcação individual. Atenção com andadas, duas saídas e condução de bola. Se um jogador insistir nessas

12 violações, marcar e explicar rapidamente o que está acontecendo. Atenção com os contatos físicos exagerados. Acompanhar o jogo de perto para indicar locais e formas de cobrar as violações (lateral, de dentro da quadra, deixar a bola no local). A distância da área para o gol será adaptada para 5 metros. Vôleibol N de participantes: 4 por equipe. Material: bola de iniciação, rede de vôlei (altura aproximada de 1,90m). Objetivo: Fazer mais pontos que a equipe adversária. Descrição: jogo de voleibol 4 x 4 em quadra medindo 7 m x 7 m (total de 14 m x 7 m). Há o rodízio normal de jogadores. Cada equipe poderá realizar no máximo 3 toques antes de passar a bola para o outro lado da rede. O saque poderá ser realizado com saque por baixo ou toque, da linha de fundo da quadra reduzida. Marcar dois toques ou condução somente quando a bola praticamente parar nas mãos do jogador. Ultimate Frisbee Nº de participantes: 6 por equipe. Materiais: 1 disco e sinalizadores para demarcar as áreas. Objetivo: Receber o disco dentro da área de recepção da equipe adversária, marcando pontos para sua equipe. Cada recepção equivale a um ponto, ganha a equipe que marcar mais pontos. Descrição: Os jogadores ao receber o disco devem fixar um pé de pivô e passálos antes de 10 segundos, não podendo correr com o disco na mão, devendo efetuar passes, e tentar lançar para alguém de sua equipe dentro da área adversária. Todos os jogadores (defesa e ataque) só poderão entrar na área após o lançamento do disco. A equipe que não estiver da posse do disco, tentará interceptar os passes da equipe opositora. Quando o disco cair no chão o jogo será interrompido e a outra equipe cobrará uma falta onde o disco caiu. Não se permite nenhum tipo de contato físico, nem segurar e impedir os movimentos dos jogadores. A dimensão do campo será de 20m x 35m de área de jogo com 12m de área de recepção de cada lado. Flag N de participantes: 5 por equipe.

13 Material: bola de iniciação n o 10, coletes para todos os jogadores, cada equipe com uma cor diferente. Objetivo: passar a linha de fundo da equipe adversária com a bola para marcar o ponto. Descrição: Todos os integrantes deverão prender um colete no shorts, deixando-o de forma visível na lateral do corpo com um comprimento suficiente para ser puxado com facilidade pelo adversário (na altura dos joelhos). O jogo começa com as duas equipes em linha no fundo do seu campo. Uma delas começa com a bola, tendo um lançador com a bola posicionado à frente da linha de fundo. A equipe atacante inicia o jogo fazendo um passe atrás pelo lançador para qualquer um dos jogadores de sua equipe. A equipe pode então progredir com os jogadores correndo com a bola na mão ou trocando passes entre si sempre jogando a bola para trás. Para impedir a progressão do adversário, a equipe de defesa deverá tentar tirar o colete daquele que estiver com a bola nas mãos. Caso consiga, a bola é mantida com a equipe atacante que iniciará o jogo do local onde o adversário conseguiu pará-la, devendo a equipe adversária estar numa distância de 5 passos. Cada equipe tem 3 chances para chegar à linha de fundo adversária. Caso não consiga, inverte-se a posse de bola. É permitido progredir livremente com a bola na mão e realizar passes para trás. É permitido interceptar a bola no ar. Caso isso aconteça, o jogo segue normalmente, com troca de funções das equipes, sem interrupção. Procede-se da mesma forma se a bola cair no chão (se a bola cair no chão durante um passe a posse de bola é invertida com o jogo sendo reiniciado do local onde a bola caiu). Se a bola sair pela lateral, é cobrada lateral com posse de bola para a equipe adversária. Não é permitido contato entre os jogadores. Falta é cobrada do lugar da ocorrência. A dimensão do campo será de 20 m x 35 m. Kin-ball N de participantes: 4 por equipe. Material: bola de Kin-ball, coletes para todos os jogadores, cada equipe com uma cor diferente. Espaço de jogo: quadra de 20x20m. Objetivo: lançar a bola de forma que as equipes adversárias não consigam recepciona-la antes de tocar o piso da quadra de jogo.

14 Descrição: A posse de bola começa com uma das 3 equipes envolvidas no jogo para realizar o lançamento. Para um lançamento estar correto, três dos jogadores da equipe devem estar agachados e em contato com a bola. Antes do lançamento, o lançador deve gritar Omnikin mais a cor de uma das duas equipes de oposição (p. ex. Omnikin Vermelho!), para que esta equipe recepcione a bola. É proibido jogar a bola para baixo. A mesma pessoa não pode fazer dois lançamentos consecutivos. Na recepção, pode-se tocar a bola com todas as partes do corpo. Se a bola cair no chão, as duas outras equipes marcam ponto. A partir do momento em que três jogadores da mesma equipe tem contato com a bola, eles não podem se mover. Um ou dois jogadores podem correr com a bola para encontrar uma posição mais favorável no campo. Quando a bola vai para fora dos limites do campo, é admitida falta à equipe que tocou por último, em consequência é dado um ponto para as outras equipes. Sempre que uma equipe comete uma falta as duas equipes ganham um ponto cada. Se no jogo houver obstrução involuntária, a posse de bola retorna à equipe que lançou.

15 GRUPO III - FUTSAL Para quem 80 adolescentes nascidos em 2002 e 2001 (8 equipes com no máximo 10 inscritos). Quando 13/09, domingo, das 8h30 às 14h. Aonde Quadras externas 09 e 10 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Nosso dia 08h30: abertura. 09h às 11h00: 1ª fase. 11h15 às 13h15: 2ª fase. 13h30: encerramento Celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. Premiação e entrega do Brinde de Participação. O que Torneio da modalidade esportiva futsal com 8 equipes e máximo de 10 adolescentes inscritos por equipe. Como: a proposta pedagógica A dinâmica do torneio: a estrutura de disputa tem como prioridade propor condições mais igualitárias de jogo e de possibilidades de ser campeão, além de estimular o desenvolvimento através de metas e de possibilitar que as equipes joguem o máximo possível. 1ª Fase: divisão em 2 grupos de 4 equipes ordenadas a partir da soma dos IDEs Indicadores de Desenvolvimento Esportivo (todos os jogadores deverão preencher o formulário do IDE e o valor obtido constar na Ficha de Relação Nominal. Será considerada a soma dos IDEs individuais dividida pelo total de jogadores inscritos da equipe). Todos jogarão contra todos no grupo. 2ª Fase: haverá a formação de 2 novos grupos de 4 equipes, ordenados a partir da somatória dos critérios de pontuação Desempenho Esportivo e Metas de Jogo obtidos na 1ª fase, jogando todos contra todos no grupo. Desempate: em caso de empate na 1ª fase, os critérios serão: confronto direto, saldo de pontos ou gols, total de pontos ou gols marcados. Persistindo o empate será feito

16 sorteio para a classificação. Em caso de empate para a premiação, o critério de desempate será a maior pontuação nas Metas de Jogo. Persistindo o empate, os educandos das demais equipes participantes decidirão. Premiação: para as 2 equipes - sendo uma de cada grupo da 2ª fase - que acumularem mais pontos ao longo do torneio (Metas de Compromisso e Organização, Desempenho Esportivo e Metas de Jogo na 1ª e 2ª fases). A dinâmica dos jogos: cada jogo terá 4 etapas: Estabelecimento das Metas de Jogo: cada equipe registrará em uma ficha específica a sua meta e entregará para o mesário. Roda inicial: os mediadores esportivos reunirão as 2 equipes, inclusive os reservas, e esclarecerão possíveis dúvidas sobre as regras do jogo. O jogo: duração de 12 minutos. Roda Final: em separado, cada equipe avaliará sua Meta de Jogo e justificará a pontuação atribuída. Após isso, as 2 equipes e os mediadores se reunirão para compartilhar a avaliação e chegar a um consenso quanto à pontuação, conforme critérios explicados abaixo no item Metas de Jogo. As Regras: tem por referência as regras oficiais para a faixa etária e as adaptações necessárias para um melhor aproveitamento da dinâmica educativa do jogo. Tempo de jogo: o jogo será disputado em tempo único de 12 minutos. Cada equipe terá direito a um pedido de tempo de 1 minuto. O cronômetro somente será parado nas penalidades máximas ou quando solicitado pela arbitragem. Bola: cedida pela organização. Sistema de Pontuação: apresenta possibilidades que vão além do tradicional resultado do jogo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o que ocorreu no jogo, as interferências e as relações dos aspectos técnicos, táticos e comportamentais com o desempenho objetivo. O Desempenho Esportivo: corresponde ao resultado objetivo da partida, com 3 pontos para vitória, 2 para empate e 1 para derrota. Em caso de W.O., a equipe presente receberá 5 pontos (3 pela vitória e 2 pelas Metas de Jogo) e a ausente 0 ponto. O placar será considerado 1 x 0. As Metas: Meta de Compromisso e Organização: 2 pontos para as equipes que encaminharem a Ficha de Relação Nominal no prazo (dia 08 de setembro) e 2

17 pontos para as equipes que não alterarem mais do que 20% da Lista de Inscritos. Ausência e inclusão são consideradas alterações. As Metas de Jogo: o trabalho com metas propicia uma referência para a preparação das equipes e a possibilidade de continuidade após a realização dos torneios, valorizando a preparação do grupo para participar do evento e o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo. o A cada jogo, a equipe deve escolher 1 meta e justificar essa escolha. A meta deverá ser escolhida e justificada a partir do Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe. Este quadro será preenchido a partir das informações que cada jogador fornecer no formulário individual de Indicadores de Desenvolvimento Esportivo, ou seja, o quadro da equipe será a soma dos indicadores individuais. o As metas escolhidas deverão ser diferentes de jogo para jogo. o Após o jogo, cada equipe fará uma autoavaliação, se atribuirá 0, 1 ou 2 pontos e justificará com exemplos o porquê da pontuação. Os critérios para a autoavaliação devem ser: a escolha da meta foi coerente com o Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe ; a pontuação foi coerente com o que a equipe demonstrou em quadra; a meta foi desafiadora e dentro da realidade do grupo; os exemplos para justificar a pontuação foram claros, coerentes e observáveis; a meta relacionou-se com aspectos importantes da modalidade, da dinâmica de jogo ou da aprendizagem do grupo. Ao final de cada partida, todos os envolvidos (mediador esportivo, mesário, educadores e jogadores) se reunirão para verificar as autoavaliações. Uma equipe poderá discordar da outra contanto que apresente justificativas e exemplos claros. A partir dessa conversa e da mediação se chegará a um consenso, registrando-se a pontuação em súmula. Cabe aos educadores das equipes ajudarem na mediação, mas sem apresentar justificativas e argumentos em relação às metas, ficando isso exclusivamente para os jogadores. Obs.: importante que a equipe esteja com seu Quadro de Desenvolvimento Esportivo em mãos para justificar suas escolhas. Os Mediadores: a presença de pessoas preparadas para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada adolescente ganhe significado.

18 Mediador esportivo: em cada espaço de jogo haverá dois mediadores, com papel semelhante ao de árbitros, mas responsáveis não apenas pelo cumprimento das regras, mas por explicá-las sempre que considerarem que isso seja importante para o desenvolvimento esportivo dos jogadores. Mesário: em cada espaço de jogo haverá um mesário, responsável pelo acompanhamento do jogo através do preenchimento na súmula dos itens previstos e na tabela do resultado final. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela preparação dos espaços esportivos, pela Abertura e Encerramento do evento, pelo controle da pontuação e por qualquer questão não prevista no regulamento.

19 GRUPO III - BASQUETEBOL Para quem 80 adolescentes nascidos em 2002 e Quando 13/09, domingo, das 8h30 às 14h. Aonde Módulos cobertos 3 e 4 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (sujeito à mudança para campo gramado). Nosso dia 08h30: abertura. 09h às 11h00: 1ª fase. 11h15 às 13h15: 2ª fase. 13h30: encerramento Celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. Premiação e entrega do Brinde de Participação. O que Torneio da modalidade esportiva handebol com 8 equipes e máximo de 14 inscritos por equipe. Como: a proposta pedagógica A dinâmica do torneio: a estrutura de disputa tem como prioridade propor condições mais igualitárias de jogo e de possibilidades de ser campeão, além de estimular o desenvolvimento através de metas e de possibilitar que as equipes joguem o máximo possível. 1ª Fase: divisão em 2 grupos de 4 equipes ordenadas a partir da soma dos IDEs Indicadores de Desenvolvimento Esportivo (todos os jogadores deverão preencher o formulário do IDE e o valor obtido constar na Ficha de Relação Nominal. Será considerada a soma dos IDEs individuais dividida pelo total de jogadores inscritos da equipe). Todos jogarão contra todos no grupo. 2ª Fase: haverá a formação de 2 novos grupos de 4 equipes, ordenados a partir do preenchimento pelas equipes do formulário do IDE coletivo, a ser entregue na hora. Todos jogarão contra todos no grupo.

20 Desempate: em caso de empate para a premiação, o critério de desempate será a maior pontuação nas Metas de Jogo. Persistindo o empate, os educandos das demais equipes participantes decidirão. Premiação: para as 2 equipes - sendo uma de cada grupo da 2ª fase - que acumularem mais pontos ao longo do torneio (Metas de Compromisso e Organização, Desempenho Esportivo e Metas de Jogo na 1ª e 2ª fases). A dinâmica dos jogos: cada jogo terá 4 etapas: Estabelecimento das Metas de Jogo: cada equipe registrará em uma ficha específica a sua meta e entregará para o mesário. Roda inicial: os mediadores esportivos reunirão as 2 equipes, inclusive os reservas, e esclarecerão possíveis dúvidas sobre as regras do jogo. O jogo: duração de 12 minutos. Roda Final: em separado, cada equipe avaliará sua Meta de Jogo e justificará a pontuação atribuída. Após isso, as 2 equipes e os mediadores se reunirão para compartilhar a avaliação e chegar a um consenso quanto à pontuação, conforme critérios explicados abaixo no item Metas de Jogo. As Regras: tem por referência as regras oficiais para a faixa etária e as adaptações necessárias para um melhor aproveitamento da dinâmica educativa do jogo. Tempo de jogo: o jogo será disputado em tempo único de 12 minutos. Cada equipe terá direito a um pedido de tempo de 1 minuto. O cronômetro somente será parado nos lances livres ou quando solicitado pela arbitragem. Substituições: livres. Bola: mirim ou feminina, cedida pela organização. Sistema de Pontuação: apresenta possibilidades que vão além do tradicional resultado do jogo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o que ocorreu no jogo, as interferências e as relações dos aspectos técnicos, táticos e comportamentais com o desempenho objetivo. O Desempenho Esportivo: corresponde ao resultado objetivo da partida, com 3 pontos para vitória, 2 para empate e 1 para derrota. Em caso de W.O., a equipe presente receberá 5 pontos (3 pela vitória e 2 pelas Metas de Jogo) e a ausente 0 ponto. O placar será considerado 1 x 0. As Metas:

21 Meta de Compromisso e Organização: 2 pontos para as equipes que encaminharem a Ficha de Relação Nominal no prazo (dia 08 de setembro) e 2 pontos para as equipes que não alterarem mais do que 20% da Lista de Inscritos. Ausência e inclusão são consideradas alterações. As Metas de Jogo: o trabalho com metas propicia uma referência para a preparação das equipes e a possibilidade de continuidade após a realização dos torneios, valorizando a preparação do grupo para participar do evento e o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo. o A cada jogo, a equipe deve escolher 1 meta e justificar essa escolha. A meta deverá ser escolhida e justificada a partir do Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe. Este quadro será preenchido a partir das informações que cada jogador fornecer no formulário individual de Indicadores de Desenvolvimento Esportivo, ou seja, o quadro da equipe será a soma dos indicadores individuais. o As metas escolhidas deverão ser diferentes de jogo para jogo. o Após o jogo, cada equipe fará uma autoavaliação, se atribuirá 0, 1 ou 2 pontos e justificará com exemplos o porquê da pontuação. Os critérios para a autoavaliação devem ser: a escolha da meta foi coerente com o Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe ; a pontuação foi coerente com o que a equipe demonstrou em quadra; a meta foi desafiadora e dentro da realidade do grupo; os exemplos para justificar a pontuação foram claros, coerentes e observáveis; a meta relacionou-se com aspectos importantes da modalidade, da dinâmica de jogo ou da aprendizagem do grupo. Ao final de cada partida, todos os envolvidos (mediador esportivo, mesário, educadores e jogadores) se reunirão para verificar as autoavaliações. Uma equipe poderá discordar da outra contanto que apresente justificativas e exemplos claros. A partir dessa conversa e da mediação se chegará a um consenso, registrando-se a pontuação em súmula. Cabe aos educadores das equipes ajudarem na mediação, mas sem apresentar justificativas e argumentos em relação às metas, ficando isso exclusivamente para os jogadores. Obs.: importante que a equipe esteja com seu Quadro de Desenvolvimento Esportivo em mãos para justificar suas escolhas.

22 Os Mediadores: a presença de pessoas preparadas para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada adolescente ganhe significado. Mediador esportivo: em cada espaço de jogo haverá dois mediadores, com papel semelhante ao de árbitros, mas responsáveis não apenas pelo cumprimento das regras, mas por explicá-las sempre que considerarem que isso seja importante para o desenvolvimento esportivo dos jogadores. Participará Mesário: em cada espaço de jogo haverá um mesário, responsável pelo acompanhamento do jogo através do preenchimento na súmula dos itens previstos e na tabela do resultado final. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela preparação dos espaços esportivos, pela Abertura e Encerramento do evento, pelo controle da pontuação e por qualquer questão não prevista no regulamento.

23 GRUPO III - VOLEIBOL Para quem 96 adolescentes nascidos em 2002 e 2001 (8 equipes com no máximo 12 inscritos). Quando 26/09, sábado, das 8h30 às 14h. Aonde Módulos cobertos 3 e 4 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Nosso dia 08h30: abertura. 09h às 11h00: 1ª fase. 11h15 às 13h15: 2ª fase. 13h30: encerramento Celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. Premiação e entrega do Brinde de Participação. O que Torneio da modalidade esportiva voleibol com 8 equipes e máximo de 12 adolescentes inscritos por equipe. Como: a proposta pedagógica A dinâmica do torneio: a estrutura de disputa tem como prioridade propor condições mais igualitárias de jogo e de possibilidades de ser campeão, além de estimular o desenvolvimento através de metas e de possibilitar que as equipes joguem o máximo possível. 1ª Fase: divisão em 2 grupos de 4 equipes ordenadas a partir da soma dos IDEs Indicadores de Desenvolvimento Esportivo (todos os jogadores deverão preencher o formulário do IDE e o valor obtido constar na Ficha de Relação Nominal. Será considerada a soma dos IDEs individuais dividida pelo total de jogadores inscritos da equipe). Todos jogarão contra todos no grupo. 2ª Fase: haverá a formação de 2 novos grupos de 4 equipes, ordenados a partir da somatória dos critérios de pontuação Desempenho Esportivo e Metas de Jogo obtidos na 1ª fase, jogando todos contra todos no grupo. Roda de Avaliação das Metas de Jogo: ao término de cada fase, as equipes de cada grupo se reunirão com os mediadores para uma avaliação conjunta das Metas de Jogo, compartilhando a avaliação e chegando a um consenso quanto à pontuação,

24 conforme critérios explicados abaixo no item Metas de Jogo. Cada equipe será representada por dois jogadores e um educador. Desempate: em caso de empate na 1ª fase, os critérios serão: confronto direto, saldo de pontos ou gols, total de pontos ou gols marcados. Persistindo o empate será feito sorteio para a classificação. Em caso de empate para a premiação, o critério de desempate será a maior pontuação nas Metas de Jogo. Persistindo o empate, os educandos das demais equipes participantes decidirão. Premiação: para as 2 equipes - sendo uma de cada grupo da 2ª fase - que acumularem mais pontos ao longo do torneio (Metas de Compromisso e Organização, Desempenho Esportivo e Metas de Jogo na 1ª e 2ª fases). A dinâmica dos jogos: cada jogo terá 4 etapas: Estabelecimento das Metas de Jogo: cada equipe registrará em uma ficha específica a sua meta e entregará para o mesário. Roda inicial: os mediadores esportivos reunirão as 2 equipes, inclusive os reservas, e esclarecerão possíveis dúvidas sobre as regras do jogo. O jogo: 2 sets de 15 pontos. Avaliação das Metas: em separado, cada equipe avaliará sua Meta de Jogo e justificará a pontuação atribuída, comunicando ao mesário para registro. A pontuação final será definida na Roda de Avaliação das Metas de Jogo, ao final de cada fase. As Regras: tem por referência as regras oficiais para a faixa etária e as adaptações necessárias para um melhor aproveitamento da dinâmica educativa do jogo. Os sets: O jogo será disputado em dois sets de 15 pontos, podendo haver empate em sets. Cada equipe terá direito a um pedido de tempo de 1 minuto. Altura da rede: 2,10 metros. Substituições: livres. Bola: cedida pela organização. Sistema de Pontuação: apresenta possibilidades que vão além do tradicional resultado do jogo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o que ocorreu no jogo, as interferências e as relações dos aspectos técnicos, táticos e comportamentais com o desempenho objetivo. O Desempenho Esportivo: corresponde ao resultado objetivo da partida, com 3 pontos para vitória, 2 para empate e 1 para derrota. Em caso de W.O., a equipe

25 presente receberá 5 pontos (3 pela vitória e 2 pelas Metas de Jogo) e a ausente 0 ponto. O placar será considerado 1 x 0. As Metas: Meta de Compromisso e Organização: 2 pontos para as equipes que encaminharem a Ficha de Relação Nominal no prazo (dia 21 de setembro) e 2 pontos para as equipes que não alterarem mais do que 20% da Lista de Inscritos. Ausência e inclusão são consideradas alterações. As Metas de Jogo: o trabalho com metas propicia uma referência para a preparação das equipes e a possibilidade de continuidade após a realização dos torneios, valorizando a preparação do grupo para participar do evento e o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo. o A cada jogo, a equipe deve escolher 1 meta e justificar essa escolha. A meta deverá ser escolhida e justificada a partir do Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe. Este quadro será preenchido a partir das informações que cada jogador fornecer no formulário individual de Indicadores de Desenvolvimento Esportivo, ou seja, o quadro da equipe será a soma dos indicadores individuais. o As metas escolhidas deverão ser diferentes de jogo para jogo. o Após o jogo, cada equipe fará uma autoavaliação, se atribuirá 0, 1 ou 2 pontos e justificará com exemplos o porquê da pontuação. Os critérios para a autoavaliação devem ser: a escolha da meta foi coerente com o quadro de desenvolvimento esportivo da equipe; a pontuação foi coerente com o que a equipe demonstrou em quadra; a meta foi desafiadora e dentro da realidade do grupo; os exemplos para justificar a pontuação foram claros, coerentes e observáveis; a meta relacionou-se com aspectos importantes da modalidade, da dinâmica de jogo ou da aprendizagem do grupo. Ao final de cada fase, os envolvidos em cada grupo (mediador esportivo, mesário, 1 educador por equipe e 2 jogadores por equipe) se reunirão para verificar as autoavaliações. Uma equipe poderá discordar da outra contanto que apresente justificativas e exemplos claros. A partir dessa conversa e da mediação se chegará a um consenso, registrando-se a pontuação em súmula e no Quadro de Controle. Cabe aos educadores das equipes ajudarem na mediação, mas sem apresentar justificativas e argumentos em relação às metas, ficando isso

26 exclusivamente para os jogadores. Obs.: importante que a equipe esteja com seu Quadro de Desenvolvimento Esportivo em mãos para justificar suas escolhas. Mediadores: a presença de pessoas preparadas para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada adolescente ganhe significado. Mediador esportivo: em cada espaço de jogo haverá dois mediadores, com papel semelhante ao de árbitros, mas responsáveis não apenas pelo cumprimento das regras, mas por explicá-las sempre que considerarem que isso seja importante para o desenvolvimento esportivo dos jogadores. Mesário: em cada espaço de jogo haverá um mesário, responsável pelo acompanhamento do jogo através do preenchimento na súmula dos itens previstos e na tabela do resultado final. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela preparação dos espaços esportivos, pela Abertura e Encerramento do evento, pelo controle da pontuação e por qualquer questão não prevista no regulamento.

27 GRUPO III FUTEBOL DE CAMPO (7 x 7) Para quem 112 adolescentes nascidos em 2002 e 2001 (8 equipes com no máximo 14 inscritos). Quando 26/09, sábado, das 8h30 às 14h. Aonde Campo 4 do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Nosso dia 08h30: abertura. 09h às 11h00: 1ª fase. 11h15 às 13h15: 2ª fase. 13h30: encerramento Celebração foto oficial das equipes e de todos os participantes. Premiação e entrega do Brinde de Participação. O que Torneio da modalidade esportiva futebol de campo com 8 equipes e máximo de 14 adolescentes inscritos por equipe. Como: a proposta pedagógica A dinâmica do torneio: a estrutura de disputa tem como prioridade propor condições mais igualitárias de jogo e de possibilidades de ser campeão, além de estimular o desenvolvimento através de metas e de possibilitar que as equipes joguem o máximo possível. 1ª Fase: divisão em 2 grupos de 4 equipes ordenadas a partir da soma dos IDEs Indicadores de Desenvolvimento Esportivo (todos os jogadores deverão preencher o formulário do IDE e o valor obtido constar na Ficha de Relação Nominal. Será considerada a soma dos IDEs individuais dividida pelo total de jogadores inscritos da equipe). Todos jogarão contra todos no grupo. 2ª Fase: haverá a formação de 2 novos grupos de 4 equipes, ordenados a partir do preenchimento pelas equipes do formulário do IDE coletivo, a ser entregue na hora. Todos jogarão contra todos no grupo. Desempate: em caso de empate para a premiação, o critério de desempate será a maior pontuação nas Metas de Jogo. Persistindo o empate, os educandos das demais equipes participantes decidirão.

28 Premiação: para as 2 equipes - sendo uma de cada grupo da 2ª fase - que acumularem mais pontos ao longo do torneio (Metas de Compromisso e Organização, Desempenho Esportivo e Metas de Jogo na 1ª e 2ª fases). A dinâmica dos jogos: cada jogo terá 4 etapas: Estabelecimento das Metas de Jogo: cada equipe registrará em uma ficha específica a sua meta e entregará para o mesário. Roda inicial: os mediadores esportivos reunirão as 2 equipes, inclusive os reservas, e esclarecerão possíveis dúvidas sobre as regras do jogo. O jogo: duração de 12 minutos. Roda Final: em separado, cada equipe avaliará sua Meta de Jogo e justificará a pontuação atribuída. Após isso, as 2 equipes e os mediadores se reunirão para compartilhar a avaliação e chegar a um consenso quanto à pontuação, conforme critérios explicados abaixo no item Metas de Jogo. As Regras: tem por referência as regras oficiais para a faixa etária e as adaptações necessárias para um melhor aproveitamento da dinâmica educativa do jogo. Tempo de jogo: o jogo será disputado em tempo único de 12 minutos. Cada equipe terá direito a um pedido de tempo de 1 minuto. O cronômetro somente será parado nas penalidades máximas ou quando solicitado pela arbitragem. Espaço de jogo: o jogo acontecerá em campo reduzido, medindo, aproximadamente, 45 m X 30 m. Número de participantes no jogo: o número de jogadores em campo será 7, sendo 1 goleiro e 6 jogadores de linha. Impedimento: haverá marcação de impedimento apenas em situações de falta. Substituições: livres, podendo retornar à partida aquele que sair. A substituição é de responsabilidade do Mesário e será feita por uma área localizada à frente do mesmo. Bola: número 4, cedida pela organização. Grande e pequena área: haverá uma área única de 8 metros de comprimento por 30 metros de largura (de lateral a lateral), aumentando a área para o goleiro segurar a bola com as mãos e para bater o tiro de meta, mas também aumentando a área de penalty (esta área poderá sofrer alteração em função do aproveitamento do espaço para a pintura do campo).

29 Sistema de Pontuação: apresenta possibilidades que vão além do tradicional resultado do jogo. O objetivo é estimular a reflexão sobre o que ocorreu no jogo, as interferências e as relações dos aspectos técnicos, táticos e comportamentais com o desempenho objetivo. O Desempenho Esportivo: corresponde ao resultado objetivo da partida, com 3 pontos para vitória, 2 para empate e 1 para derrota. Em caso de W.O., a equipe presente receberá 5 pontos (3 pela vitória e 2 pelas Metas de Jogo) e a ausente 0 ponto. O placar será considerado 1 x 0. As Metas: Meta de Compromisso e Organização: 2 pontos para as equipes que encaminharem a Ficha de Relação Nominal no prazo (dia 21 de setembro) e 2 pontos para as equipes que não alterarem mais do que 20% da Lista de Inscritos. Ausência e inclusão são consideradas alterações. As Metas de Jogo: o trabalho com metas propicia uma referência para a preparação das equipes e a possibilidade de continuidade após a realização dos torneios, valorizando a preparação do grupo para participar do evento e o seu processo de aprendizagem e desenvolvimento esportivo. o A cada jogo, a equipe deve escolher 1 meta e justificar essa escolha. A meta deverá ser escolhida e justificada a partir do Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe. Este quadro será preenchido a partir das informações que cada jogador fornecer no formulário individual de Indicadores de Desenvolvimento Esportivo, ou seja, o quadro da equipe será a soma dos indicadores individuais. o As metas escolhidas deverão ser diferentes de jogo para jogo. o Após o jogo, cada equipe fará uma autoavaliação, se atribuirá 0, 1 ou 2 pontos e justificará com exemplos o porquê da pontuação. Os critérios para a autoavaliação devem ser: a escolha da meta foi coerente com o Quadro de Desenvolvimento Esportivo da equipe ; a pontuação foi coerente com o que a equipe demonstrou em quadra; a meta foi desafiadora e dentro da realidade do grupo; os exemplos para justificar a pontuação foram claros, coerentes e observáveis; a meta relacionou-se com aspectos importantes da modalidade, da dinâmica de jogo ou da aprendizagem do grupo.

30 Ao final de cada partida, todos os envolvidos (mediador esportivo, mesário, educadores e jogadores) se reunirão para verificar as autoavaliações. Uma equipe poderá discordar da outra contanto que apresente justificativas e exemplos claros. A partir dessa conversa e da mediação se chegará a um consenso, registrando-se a pontuação em súmula. Cabe aos educadores das equipes ajudarem na mediação, mas sem apresentar justificativas e argumentos em relação às metas, ficando isso exclusivamente para os jogadores. Obs.: importante que a equipe esteja com seu Quadro de Desenvolvimento Esportivo em mãos para justificar suas escolhas. Os Mediadores: a presença de pessoas preparadas para mediar as relações e a aprendizagem durante os jogos é fundamental para que a participação de cada adolescente ganhe significado. Mediador esportivo: em cada espaço de jogo haverá dois mediadores, com papel semelhante ao de árbitros, mas responsáveis não apenas pelo cumprimento das regras, mas por explicá-las sempre que considerarem que isso seja importante para o desenvolvimento esportivo dos jogadores. Mesário: em cada espaço de jogo haverá um mesário, responsável pelo acompanhamento do jogo através do preenchimento na súmula dos itens previstos e na tabela do resultado final. Monitoria Esportiva e coordenação: jovens e educadores responsáveis pela preparação dos espaços esportivos, pela Abertura e Encerramento do evento, pelo controle da pontuação e por qualquer questão não prevista no regulamento.

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos, dia 02 de maio. REALIZAÇÃO Datas:

Leia mais

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém os regulamentos específicos dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições

Leia mais

TORNEIOS ESPORTIVOS MARÇO REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS

TORNEIOS ESPORTIVOS MARÇO REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO 19 de março de 2016 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para crianças nascidas entre 2007 e 2004. CERIMÔNIA DE ABERTURA Em cada grupo, às 08h30

Leia mais

XIV OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XIV OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Datas: 29 e 30 de setembro e 06 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. Inscrições Grupos III e IV: de 02 de maio a 03 de junho. Congresso

Leia mais

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Data: 01 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA: em cada grupo, nos respectivos

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos,

Leia mais

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém os regulamentos específicos dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições

Leia mais

XVI OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVI OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO A será realizada nos dias 12, 13, 26 e 27 de setembro e 03 e 04 de outubro de 2015 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de

Leia mais

XVI OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVI OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO A será realizada nos dias 12, 13 e 26 de setembro e 03 e 04 de outubro de 2015 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São

Leia mais

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Datas: 30 de setembro e 07 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA: em cada

Leia mais

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XVII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Datas: 24 e 25 de setembro e 08 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA Em cada grupo, nos respectivos dias, sempre

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Datas: 29 de setembro e 06 de outubro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA Em cada

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO Datas: 30 de setembro. Local: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA DE ABERTURA Em cada grupo, nos respectivos dias, sempre às 08h30. PARTICIPAÇÃO

Leia mais

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XIX OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos,

Leia mais

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS

XVIII OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS OBS.: essa versão do regulamento não contém as informações dos Grupos III e IV, que estarão disponíveis quando da abertura de inscrições destes grupos, dia 02 de maio. REALIZAÇÃO Datas:

Leia mais

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO O 1º ciclo de Torneios Esportivos será realizado no dia 25 de abril de 2015 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para crianças nascidas entre 2007

Leia mais

XIV OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL

XIV OLIPET OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO REGULAMENTO OFICIAL OLIMPÍADA DO PROJETO ESPORTE TALENTO DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO A será realizada nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro de 2012 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo. CERIMÔNIA

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS Nascidos em 2002 e 2003

DISPOSIÇÕES GERAIS Nascidos em 2002 e 2003 DISPOSIÇÕES GERAIS Nascidos em 2002 e 2003 REALIZAÇÃO 07 e 14 de abril de 2018 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para adolescentes nascidos em 2002 e 2003. CERIMÔNIA DE ABERTURA

Leia mais

TORNEIOS ESPORTIVOS INFANTOJUVENIS

TORNEIOS ESPORTIVOS INFANTOJUVENIS DISPOSIÇÕES GERAIS Nascidos em 2003 e 2004 REALIZAÇÃO 13 e 27 de abril de 2019 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para adolescentes nascidos em 2003 e 2004. CERIMÔNIA DE ABERTURA

Leia mais

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS

TORNEIOS ESPORTIVOS ABRIL REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS DISPOSIÇÕES GERAIS REALIZAÇÃO 08 de abril de 2017 no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, para adolescentes nascidos entre 2004 e 2001. CERIMÔNIA DE ABERTURA No local de cada modalidade,

Leia mais

A organização do InterBand 2017 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes.

A organização do InterBand 2017 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes. XXI Torneio Intercolegial do Colégio Bandeirantes Regulamento Geral Objetivos O InterBand 2017 será realizado de 05 de agosto a 02 de setembro de 2017, nas dependências do Colégio Bandeirantes, à Rua Estela

Leia mais

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS

Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS MÓDULO II TEORIA E PRÁTICA Módulo II - SITUAÇÕES COMPETITIVAS COM ADOLESCENTES DE 13 A 16 ANOS Encontro 4 1º de setembro 2012 Conversa em Grupo: Que conceitos e pré-conceitos temos em relação aos adolescentes

Leia mais

A organização do InterBand 2018 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes.

A organização do InterBand 2018 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes. XXII Torneio Intercolegial do Colégio Bandeirantes Regulamento Geral Objetivos O InterBand 2018 será realizado de 04 de agosto a 02 de setembro de 2018, nas dependências do Colégio Bandeirantes, à Rua

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL CAPÍTULO I - NORMAS TÁTICAS MIRIM MASCULINO E FEMININO 1997-98: Sistema de Jogo: 6 X 0 ou 4 X 2, sem infiltração de jogadores em qualquer momento do rally;

Leia mais

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

IX JOGOS FENACEF REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL Art. 1º. O torneio de Futsal será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos Fenacef e pelo que dispuser o presente regulamento. 1º. Havendo conflito

Leia mais

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016

VII JOGOS DOS APOSENTADOS FENACEF 2016 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O campeonato de futebol soçaite será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do VII JOGOS FENACEF, pelo que dispuser o presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS:

REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: REGULAMENTO DOS JOGOS UNIFG 2018 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS: Art.1º. A Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer, na pessoa de Aline Prado, o professor e Articulador de Eventos, João Wilker Guimarães

Leia mais

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE

Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE Escola de Ensino Médio Francisca Moreira de Souza Extensão Parajuru Rua: Carmozita Ferreira Cassiano, s/n. Sucatinga Beberibe - CE REGULAMENTO DOS JOGOS FM DO FUTSAL O Regulamento Específico de Futsal

Leia mais

38º ZESKAMP Regulamento

38º ZESKAMP Regulamento 38º ZESKAMP 2016 Regulamento Art. 1º - Poderão participar dos jogos: atletas holandeses, descendentes, casados com holandeses ou casados com descendentes. Os casos excepcionais deverão ser apresentados

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA: PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A) OU ESPOSO(A) ( ) EX-ALUNO(A) ( )

FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA:   PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A) OU ESPOSO(A) ( ) EX-ALUNO(A) ( ) FICHA DE INSCRIÇÃO TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY E VOLEIBOL MARISTA NOME ATLETA: TELEFONES: ( ) - / - E-mail: IDADE: QUANTAS VEZES JOGA P/ SEMANA: QUAL SUA RELAÇÃO COM O MARISTA: PAI/MÃE ( ) FUNCIONARIO(A)

Leia mais

Regulamento Técnico Pé na Bola 2019

Regulamento Técnico Pé na Bola 2019 Regulamento Técnico Pé na Bola 2019 Regulamento Técnico Pé na Bola 2019 ART 1º. - O Regulamento Técnico do Campeonato PÉ NA BOLA 2019 é parte do Regulamento Geral do FUTEBOL 2019 e suas disposições. ART.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL GERÊNCIA REGIONAL DE ENISNO DE SOBRADINHO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO-DF REGULAMENTO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL GERÊNCIA REGIONAL DE ENISNO DE SOBRADINHO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO-DF REGULAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL GERÊNCIA REGIONAL DE ENISNO DE SOBRADINHO CENTRO DE ENSINO MÉDIO 01 DE SOBRADINHO-DF REGULAMENTO TORNEIO INTERCLASSE DE FUTSAL 2016 DO CEM 01 PARTICIPANTES:

Leia mais

PANELINHAS XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base.

PANELINHAS XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base. PANELINHAS 2018 XXVI Campeonato Interno de Futebol de Base. I Objetivos: - Desenvolver o interesse do associado pela prática do futebol. - Promover o entretenimento e a sociabilização através do futebol.

Leia mais

PANELINHAS XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base.

PANELINHAS XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base. PANELINHAS 2016 XXIV Campeonato Interno de Futebol de Base. I Objetivos: - Desenvolver o interesse do associado pela prática do futebol. - Promover o entretenimento e a sociabilização através do futebol.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS PAU DOS FERROS EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA

Leia mais

VII UNIBRGAMES

VII UNIBRGAMES VII UNIBRGAMES - 2018 Os jogos acontecerão na quadra da faculdade entre os dias 30 de outubro e 23 de novembro. As solicitações de inscrições deverão ser entregues no Atendimento ao Aluno de 29/09 a 25/10,

Leia mais

CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS

CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS CAMPEONATO PINGO D'ÁGUA DE FUTEBOL SOCIETY 2º SEMESTRE DE 2016 REGULAMENTO BANANEIRAS Art. 1º - O campeonato da categoria BANANEIRAS do Pingo D água será disputado pôr 06 (seis) equipes compostas pôr atletas

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1. A modalidade do FUTSAL obedecerá às regras básicas oficiais da CBFS- Confederação Brasileira de FUTSAL; 2. A quantidade máxima de jogadores titulares de uma equipe

Leia mais

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015

Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 Jaraguá Clube Campestre VI Campeonato Interno de Futsal -2015 INFANTIL REGULAMENTO: A Sub-diretoria de Futsal Infantil de Esportes do Jaraguá Clube Campestre realizará, no período de 30/08 a 14/11/2015.

Leia mais

REGULAMENTO FUTSAL

REGULAMENTO FUTSAL REGULAMENTO 2017 - FUTSAL 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O Datas: 28,29 e 30 de agosto de 2014. R E G U L A M E N T O I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Olimpíada tem por finalidade promover o intercâmbio sócio-desportivo entre os alunos do Colégio Maria Imaculada,

Leia mais

BEACH HAND 1. As competições de Handebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIH e os Regulamentos, Normas e Informes da CBDU.

BEACH HAND 1. As competições de Handebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIH e os Regulamentos, Normas e Informes da CBDU. BEACH HAND 1. As competições de Handebol serão realizadas de acordo com as Regras Internacionais da FIH e os Regulamentos, Normas e Informes da CBDU. 2. O tempo de duração de cada jogo será de 20 (vinte)

Leia mais

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO

Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO Seminário ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO a competição em jogo OLIPET NOSSO JEITO DE PENSAR E FAZER A COMPETIÇÃO O PRODHE Construir, disseminar e comunicar o patrimônio de ideias e práticas sobre o Esporte

Leia mais

XII INTERAMIZADE - NOTURNO. Carta Convite

XII INTERAMIZADE - NOTURNO. Carta Convite XII INTERAMIZADE - NOTURNO Carta Convite O Colégio São Luís tem o prazer de convidar esta conceituada instituição de ensino a participar dos XII Interamizade Noturno 2015, principal evento esportivo de

Leia mais

REGULAMENTO Vôlei

REGULAMENTO Vôlei REGULAMENTO 2017 - Vôlei 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivências práticas de valores

Leia mais

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos;

ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO. 2 Só poderão participar associados da AP de faixa etária acima de 18 anos; ASSEMBLÉIA PARAENSE DIRETORIA DE FUTEBOL COPA DE FUTSAL 2016 REGULAMENTO 1 A I Copa de Futsal 2016 é uma realização da Diretoria de Futebol da Assembleia Paraense, e os seus jogos serão realizados no ginásio

Leia mais

Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo

Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo Regulamento Técnico Jogos Estudantis para Todos 2012 Secretaria Municipal de Educação e Desporto Novo Hamburgo CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art. 1º - Este regulamento é o conjunto das disposições

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º A competição será para alunos devidamente matriculados na Instituição de Ensino - Univale. ART. 2º As pessoas físicas que participarem do evento consideradas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES COMPLEXO ESPORTIVO 10ª COPA UNIVATES/DCE 2017 REGULAMENTO GERAL DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO A promoção e a organização são do Centro Universitário UNIVATES/Complexo Esportivo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL I- ORGANIZAÇÃO Artigo 1 - Os jogos do CAMPEONATO ABERTO serão promovidos, dirigidos e organizados pelo Departamento de Esportes, do Centro Esportivo Multi Esporte. A inscrição do campeonato

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO INTERNO DE FUTSAL 2014 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e desenvolver

Leia mais

Interséries Fema 2017

Interséries Fema 2017 Interséries Fema 2017 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 01 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas das Interséries Fema 2017, nas modalidades de handebol masculino e feminino,

Leia mais

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC

REGULAMENTO JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC FACULDADE GOVERNADOR OZANAM COELHO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS UNIVERSITÁRIOS FAGOC - 2018 REGULAMENTO OFICIAL Ubá, março de 2018 Os Jogos Universitários FAGOC - 2018 é uma competição promovida pelo

Leia mais

REGULAMENTO V COPA SENAC ESCOLAR 2012

REGULAMENTO V COPA SENAC ESCOLAR 2012 REGULAMENTO V COPA SENAC ESCOLAR 2012 DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Fica instituída pelo Centro Universitário Senac a 5ª Copa Senac Escolar. Artigo 2º - Este regulamento é o conjunto das disposições que

Leia mais

38º. As modalidades e suas respectivas categorias e gêneros serão :

38º. As modalidades e suas respectivas categorias e gêneros serão : 38º Art. 1º- Poderão participar dos jogos: atletas holandeses, descendentes, casados com holandeses ou casados com descendentes. Os casos excepcionais deverão ser apresentados na reunião técnica e a decisão,

Leia mais

REGULAMENTO FUTSAL - INFANTIL

REGULAMENTO FUTSAL - INFANTIL REGULAMENTO FUTSAL - INFANTIL REGULAMENTO ESPECÍFICO DE FUTSAL 1. A competição de futsal será realizada de acordo com as regras oficiais da FIFA para a modalidade, adotada pela confederação brasileira

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a pratica esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO

Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO Boletim Final FUTEBOL SETE FEMININO Blumenau/Pomerode 2017 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO FUTEBOL SETE FEMININO EMPRESAS

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO

PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO PROGRAMAÇÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO FUTEBOL SETE PRIMEIRA DIVISÃO: CHAVE A MORPHOS COREMA CAMPEÃO SEGUNDA VICE SEGUNDA CHAVE B 1. È OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS. 2. Os jogos terão a duração de

Leia mais

Forma de Disputa. 6º Ano: 1. Masculino: Futsal Handebol Baleado. As equipes jogam entre si e as duas equipes com maior nº de pontos. Total = 12 jogos.

Forma de Disputa. 6º Ano: 1. Masculino: Futsal Handebol Baleado. As equipes jogam entre si e as duas equipes com maior nº de pontos. Total = 12 jogos. Forma de Disputa 6º Ano: 1. Masculino: Baleado realizam a partida final (futsal, handebol e baleado). 04 jogos 04 jogos 04 jogos Baleado 2. Feminino: Baleado realizam a partida final (futsal, handebol

Leia mais

15º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2011 REGULAMENTO

15º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2011 REGULAMENTO 15º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2011 REGULAMENTO Art. 1º. O 15º Torneio Estadual de Futebol Suíço Master, será organizado pela Comissão Estadual de Esportes da OAB/SC, devendo a ela ser dirigido

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIVISÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO GERAL DO I INTERSETORES DE FUTSAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DA DEFINIÇÃO Art. 1º - O Torneio de Futsal é uma competição esportiva na modalidade de futebol de salão. DA JUSTIFICATIVA

Leia mais

Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 HANDEBOL FEMININO

Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 HANDEBOL FEMININO Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 REGULAMENTO HANDEBOL FEMININO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e organização é da UNIVATES DAS FINALIDADES: A promoção

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO FUTSAL/2018 1 Art. 1º - A competição de futsal do Programa Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG/2018 obedecerá às Regras Oficiais da FIFA para a modalidade, adotadas

Leia mais

Interséries FEMA 2016

Interséries FEMA 2016 Interséries FEMA 2016 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 01 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as disputas das interséries 2016, nas modalidades de voleibol e caçador misto, basquete,

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

CAPÍTULO 1 - DA APRESENTAÇÃO E FINALIDADE

CAPÍTULO 1 - DA APRESENTAÇÃO E FINALIDADE REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO 1 - DA APRESENTAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. O evento tem como princípio básico o estímulo à vivência esportiva de forma saudável, promovendo a confraternização e a integração entre

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS ESCOLARES DE FLORIANÓPOLIS 2015 JESF 2015 SUPERINTENDÊNCIA TÉCNICA

REGULAMENTO TÉCNICO JOGOS ESCOLARES DE FLORIANÓPOLIS 2015 JESF 2015 SUPERINTENDÊNCIA TÉCNICA JESF JESF CAPÍTULO I SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO Art. 1º. As competições de todas as modalidades do JESF serão disputadas de acordo com as regras oficiais de cada modalidade adotada pela Confederação

Leia mais

Jogos Escolares Paulista 2019 REGULAMENTO FUTSAL

Jogos Escolares Paulista 2019 REGULAMENTO FUTSAL Jogos Escolares Paulista 2019 REGULAMENTO FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo X JOGUEM 2016 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo X JOGUEM 2016 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo X JOGUEM 2016 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e organização é da UNIVATES DAS FINALIDADES: A promoção tem

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º - O Campeonato de Futebol será regido pelas regras oficiais estabelecidas pela FIFA, em vigor, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º - Modalidade

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND REGULAMENTO ESPECÍFICO DO BEACH HAND 1. A competição de Beach Hand será realizada de acordo com este Regulamento. 2. O tempo de duração de cada jogo será de 20 (vinte) minutos, divididos em dois sets de

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO XIV JOIDS GOIÂNIA ANÁPOLIS APARECIDA DE GOIÂNIA/GO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO XIV JOIDS GOIÂNIA ANÁPOLIS APARECIDA DE GOIÂNIA/GO FUTSAL REGULAMENTO TÉCNICO XIV JOIDS GOIÂNIA ANÁPOLIS APARECIDA DE GOIÂNIA/GO - 2018 FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal,

Leia mais

REGULAMENTO 1. Parágrafo Único Dos 18 atletas inscritos no Interbancário apenas 15 poderão ser inscritos na súmula no dia de cada.

REGULAMENTO 1. Parágrafo Único Dos 18 atletas inscritos no Interbancário apenas 15 poderão ser inscritos na súmula no dia de cada. REGULAMENTO 1 01. O VIII Campeonato Interbancários de FUTSAL 2016 tem como objetivo a integração e entretenimento entre os funcionários das diversas unidades bancárias no Pará e será realizado a partir

Leia mais

VI GEOCOPA Campeonato de Futebol Geográfico Taça Luiz Alberto de Oliveira Negraes PERÚ REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DOS FINS E ORGANIZAÇÕES

VI GEOCOPA Campeonato de Futebol Geográfico Taça Luiz Alberto de Oliveira Negraes PERÚ REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DOS FINS E ORGANIZAÇÕES REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DOS FINS E ORGANIZAÇÕES Art. 1º - A VI GEOCOPA visa promover, através do esporte, a integração dos discentes, docentes e formados do curso de Geografia da Universidade Federal

Leia mais

REGULAMENTO JOGOS EXPERIENCIE 2018

REGULAMENTO JOGOS EXPERIENCIE 2018 REGULAMENTO JOGOS EXPERIENCIE 2018 CÂMPUS PELOTAS REGULAMENTO - JOGOS EXPERIENCIE 2018-24 de novembro. CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - Os JOGOS EXPERIENCIE 2018, tem por finalidade utilizar o sábado

Leia mais

Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 HANDEBOL MASCULINO

Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 HANDEBOL MASCULINO Universidade do Vale do Taquari - Univates Complexo Esportivo XI JOGUEM 2017 REGULAMENTO HANDEBOL MASCULINO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e organização é da UNIVATES DAS FINALIDADES: A promoção

Leia mais

REGULAMENTO. São objetivos da 3ª Copa Senac Escolar.

REGULAMENTO. São objetivos da 3ª Copa Senac Escolar. REGULAMENTO DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Artigo 2º Artigo 3º Artigo 4º Artigo 5º Artigo 6º OBJETIVO Artigo 7º Fica instituído pelo Centro Universitário Senac a 3ª Copa Senac Escolar. Este regulamento é

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO GERAL 1º JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO 2017 Os Jogos Internos do Ensino Médio, que acontecem pela primeira no Colégio Antônio Vieira no ano de 2017, integram as atividades de Educação Física

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo IX JOGUEM 2015 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO

Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo IX JOGUEM 2015 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO Centro Universitário UNIVATES Complexo Esportivo IX JOGUEM 2015 HANDEBOL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DA PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: A promoção e organização é da UNIVATES DAS FINALIDADES: A promoção tem

Leia mais

REGULAMENTO DA LIGA DE FUTSAL ENTRE IGREJAS 2015

REGULAMENTO DA LIGA DE FUTSAL ENTRE IGREJAS 2015 REGULAMENTO DA LIGA DE FUTSAL ENTRE IGREJAS 2015 DAS INSCRIÇÕES: Poderá participar da Liga de Futsal entre Igrejas 2015, equipes com atletas de idade a partir de 17 anos e que frequente à igreja (Membro

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA PRIMEIRA LIGA MACAÍBA

REGULAMENTO GERAL DA PRIMEIRA LIGA MACAÍBA REGULAMENTO GERAL DA PRIMEIRA LIGA MACAÍBA Art. 1º - A liga tem por finalidade: A confraternização entre os times, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem sadiamente disputada. I - DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL REGULAMENTO ESPECÍFICO DO FUTSAL 1. A competição de Futsal será realizada de acordo com este Regulamento. 2. Os jogos serão disputados em 02 (dois) tempos de 20 (vinte) minutos com cronômetro travado quando

Leia mais

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS Regulamento Técnico Regulamento Técnico que traz as diretrizes básicas das sete modalidades esportivas. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO Petrucio.mamede@sescooppb.coop.br

Leia mais

SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA 3º TORNEIO DE VERÃO SOGES DE FUTEBOL SETE 2018 REGULAMENTO

SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA 3º TORNEIO DE VERÃO SOGES DE FUTEBOL SETE 2018 REGULAMENTO SOCIEDADE GINÁSTICA ESTRELA 3º TORNEIO DE VERÃO SOGES DE FUTEBOL SETE 2018 REGULAMENTO FINALIDADE 1- Este campeonato tem por objetivo incentivar a prática do Futebol Sete, através de uma integração entre

Leia mais

JELP Jogos Escolares de Lagoa da Prata

JELP Jogos Escolares de Lagoa da Prata REGULAMENTO ESPECÍFICO QUEIMADA Art. 1º A competição de Queimada dos Jogos Escolares de JELP obedecerá às Regras e as adaptações deste Regulamento. Parágrafo Único Os competidores são considerados conhecedores

Leia mais

PROJEÇÃO ESPORTES 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL LENÍSIO TEIXEIRA / PROJEÇÃO REGULAMENTO I DOS VALORES

PROJEÇÃO ESPORTES 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL LENÍSIO TEIXEIRA / PROJEÇÃO REGULAMENTO I DOS VALORES PROJEÇÃO ESPORTES 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL LENÍSIO TEIXEIRA / PROJEÇÃO REGULAMENTO I DOS VALORES Artigo 1º - Valores e princípios que norteiam a 1º TORNEIO UNIVERSITÁRIO DE FUTSAL LENÍSIO TEIXEIRA

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE VÔLEI 4X4 MISTO SEMANA DO SERVIDOR DA UFMG 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE VÔLEI 4X4 MISTO SEMANA DO SERVIDOR DA UFMG 2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE VÔLEI 4X4 MISTO SEMANA DO SERVIDOR DA UFMG 2018 - Inscrições: de 1º de agosto a 14 de setembro de 2018. - A inscrições devem ser feitas por meio de formulário (a ser preenchido

Leia mais

Boletim 01 Futebol Sete Livre - JOGOS DO SESI 2016

Boletim 01 Futebol Sete Livre - JOGOS DO SESI 2016 Boletim 01 Futebol Sete Livre - JOGOS DO SESI 2016 Emitida em 13.05.2016 1ª FASE CLASSIFICATÓRIA: Sistema de disputa: 1ª fase: 03 chaves com 03 equipes e 01 chave com 04 equipes, rodízio simples entre

Leia mais

10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019

10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 REGULAMENTO 1 01. O 10º Campeonato Interbancários de FUTSAL 2019 tem como objetivo a integração e entretenimento entre os funcionários das diversas unidades

Leia mais

16º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2017 REGULAMENTO

16º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2017 REGULAMENTO 16º TORNEIO ESTADUAL DE FUTEBOL SUÍÇO MASTER/2017 REGULAMENTO Art. 1º. O 16º Torneio Estadual de Futebol Suíço Máster, será organizado pela Comissão Estadual de Esportes da OAB/SC, devendo a ela serem

Leia mais

Futebol Sete Masculino Livre

Futebol Sete Masculino Livre Futebol Sete Masculino Livre FASE LOCAL CANOINHAS 2016 FUTEBOL SETE MASCULINO LIVRE CHAVE A CHAVE B 1 CIA B 6 FRICASA A 2 BONETES 7 INVIOLÁVEL 3 MILI 8 GRUPO GSA B 4 PROENGEL 9 GRUPO GSA A 5 CIA A 10 FRICASA

Leia mais

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013

XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 XXIV OLIMPÍADA ECC 2013 CALENDÁRIO De 25/06 a 28/06 2013 Horário de 25/06 até 27/06-7h10 às18h30 28/06-7h10 às 13h00 VALORES QUE ACREDITAMOS VIVENCIAR Atitude Coragem Perseverança Compromisso Disciplina

Leia mais

Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER

Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER Boletim Final FUTEBOL SETE MASTER Blumenau 2016 Comprometimento Orgulho de representar a empresa Motivação Espírito de equipe Respeito EMPRESAS PARTICIPANTES DO FUTEBOL SETE MASTER EMPRESA Nº DE EQUIPES

Leia mais

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA

REGULAMENTO MISSÃO 2. OBJETIVOS 3. ORGANIZAÇÃO 4. CALENDÁRIO INSCRIÇÕES 5.1 ATLETA REGULAMENTO 2019 1. MISSÃO Criar um ambiente adequado para a prática esportiva, onde a competição entre equipes escolares se desenvolva de forma positiva, propiciando vivencias práticas de valores como

Leia mais

REGULAMENTO 4º COPA SENAC ESCOLAR. Artigo 1º - Fica instituído pelo Centro Universitário Senac a 3ª Copa Senac Escolar.

REGULAMENTO 4º COPA SENAC ESCOLAR. Artigo 1º - Fica instituído pelo Centro Universitário Senac a 3ª Copa Senac Escolar. REGULAMENTO 4º COPA SENAC ESCOLAR DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Fica instituído pelo Centro Universitário Senac a 3ª Copa Senac Escolar. Artigo 2º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO GERAL

MINUTA DO REGULAMENTO GERAL CLUBE ATLÉTICO ARAMAÇAN Festival Esportivo de Verão 2017 MINUTA DO REGULAMENTO GERAL 1 - Das disposições preliminares Art. 1 - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem FESTIVAL ESPORTIVO

Leia mais