Projetos e Configurações de Ambiente

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projetos e Configurações de Ambiente"

Transcrição

1 Projetos e Configurações de Ambiente As atuais ferramentas de desenvolvimento contêm um IDE dividido entre ferramentas visuais e janelas para escrita de código em texto. Neste capítulo são apresentadas explicações sobre projeto, ambiente e configurações respectivas, utilizadas no C++ Builder, tornando desenvolvimentos futuros mais ágeis. São abordadas, ainda, convenções para a gravação, como nomes de units e forms, e explicações quanto às maneiras possíveis para execução de um projeto. 4.1 Projetos O C++ Builder utiliza o conceito de projetos (project), onde são relacionados todos os arquivos que pertencem ao projeto em questão e também podem ser utilizados sem problemas em projetos diferentes. Um projeto C++ Builder, inicialmente, é dividido em três units, duas associadas a um form (criado automaticamente) e outra ao project, que relaciona e referencia todos os forms e units da aplicação. Em um projeto, normalmente, tem-se o project, os forms e as units; para todo form tem-se duas units (uma para a definição dos componentes utilizados nele e outra para a implementação do código em si), porém existem units sem forms (códigos de funções, que podem compor uma biblioteca de funções). 4.2 Configurando seu Ambiente de Trabalho em C++ Builder O menu Tools do IDE (figura 4.1) traz uma série de opções de configuração para o ambiente de trabalho. A opção Options possui várias opções de configuração, distribuídas em um Tree View à esquerda com suas respectivas opções a direita (figura 4.2).

2 32 C++ Builder: Implementação de Algoritmos e Técnicas para Ambientes Visuais Figura Opção Environment Options do menu Tools Autosave Options Especifica quais arquivos e opções são automaticamente gravadas (salvas) pelo ambiente (IDE) ou quando você executa sua aplicação. Se o Editor Files estiver habilitado (marcado), todos os arquivos de seu projeto que tenham sido modificados são automaticamente gravados no momento da execução da aplicação. Quando a opção Project desktop está habilitada, o layout que se encontra em seu projeto, no momento em que você sai do C++ Builder, é salvo. Dessa forma, ao voltar e abrir o mesmo projeto, ele estará com a mesma disposição de quando você o fechou. Figura Opção Environment Options, obtida através da opção Options do menu Tools Compiling and Running Habilita ou desabilita opções referentes ao processo de compilação e execução de seu projeto. No caso da execução, refere-se à da aplicação, estando dentro do ambiente do C++ Builder. Nesse grupo de opções, quando Show compiler progress está m arcada, uma janela com o processo de com pilação é

3 Projetos e Configurações de Ambiente 33 exibida (figura 4.3) e fornece diversas informações sobre a compilação dos projetos, pois, caso haja erros, estes serão apontados. Quando a opção M in im iz e on R im está habilitada e você opta por executar seu projeto de dentro do IDE, este é minimizado de forma que você veja apenas sua aplicação rodando. Marcando a opção H id e d esig n ers on ru n, o seu form (em tempo de desenho) se oculta, não permitindo, assim, alterações nele antes que encerre a execução de seu projeto. Para um melhor aproveitamento dos exercícios deste livro, procure habilitar todos os itens descritos anteriormente na opção E n v iro n m en t O p tio n s. Figura Apresentação do processo de compilação de um projeto. 4.3 Gerenciando um Projeto Criando Projetos O C++ Builder traz algumas maneiras para se criar um projeto. Aqui são tratadas duas delas, através do menu e da barra de tarefas. Pelo menu, selecione F il e /N e w /V C L F o rm s A pplication - C++ B u ild er, como mostra a figura 4.4. Quando o IDE cria (inicializa) um novo projeto e todo projeto (de aplicação), quando criado, gera imediatamente um novo form (figura 4.5). Figura Opção New do menu File para criação de projetos.

4 34 C++ Builder: Implementação de Algoritmos e Técnicas para Ambientes Visuais Para criar um projeto através da barra de tarefas, você deve clicar no botão Nexo Items (figura 4.6), onde uma janela é aberta para que seja escolhido o tipo de projeto que está sendo criado, como mostrado na figura 4.7. Optando por VCL Forms Application, que é o nosso foco, um novo projeto é criado e apresenta-se um novo form, da mesma maneira como na criação através do menu. Figura Ambiente de um novo projeto. jü -Ç, H P - h -ü New items Si-1 Figura Barra de tarefas. Figura Janela obtida através do acesso ao botão New Items para criar um novo projeto.

5 Projetos e Configurações de Ambiente 35 Project Run Component Tools fj Add to Project... Shif t+f 11 ( Remove from Project... Add to Repository... 2 View Source Add New Project... o S Add Existing Project... IjJjfs Compile [none] Ctrl+F9 ^ Build [none] Shift+F9 $ Information for [none] W j Compile all projects j K Build all projects Dependencies...? Default Options C++Builder Figura Menu Projects. Figura Janela que propicia a configuração do ambiente de trabalho para o projeto Configurando Projetos O IDE perm ite configurações através do m enu Project/ Default Options/C++ Builder (figura 4.8), o qual abre uma janela com opções, com as configurações possíveis ao projeto (figura 4.9).

6 36 C++ Builder: Implementação de Algoritmos e Técnicas para Ambientes Visuais Gravando Projetos Todos os projetos, formulários e units deverão ser gravados em disco. Dessa forma, não é correto que se grave os projetos em lugares sugeridos pelo IDE e, sim, em pastas próprias. Normalmente se cria uma pasta para cada projeto ser arm azenado. No exemplo (figura 4.10), a pasta criada está dentro de uma pasta qualquer e tem o nome de GravandoProjetos, mas você deve eleger a nomenclatura mais apropriada. Uma vez criado o local onde o projeto será armazenado, através do menu, selecione File/Save Project As (figura 4.11), assim você poderá gravar o projeto, atribuindo a ele um nome. Antes, procure pela pasta criada e selecione-a. No momento em que se opta por gravar o projeto, o IDE identifica primeiro as units que não foram gravadas nenhuma vez e as grava antes do projeto. Figura Pasta utilizada para armazenar o projeto exemplo, visualizada através do Windows Explorer. Figura Opção para salvar todo o projeto pela primeira vez através do menu File.

7 Projetos e Configurações de Ambiente 37 Nesse momento, inclui-se uma convenção1, que é a de dar aos três primeiros caracteres do nome da unit o prefixo unt. Primeiro, é solicitado o nome da unit referente ao form com o nome untgravandoprojetos (figura 4.12), confirmando a gravação da unit, e não existindo nenhuma mais pendente de primeira gravação, o IDE solicita o nome do projeto, que aqui será chamado de GravandoProjetos (figura 4.13). Agora, na pasta onde o projeto foi gravado, além dos arquivos referentes à unit (.cpp e.h), ao form (.dfm) e ao projeto {.bpr), outros arquivos com extensões cfg, dof, dsk e res foram gerados automaticamente, como pode ser visto na figura Figura Janela que propicia gravar uma unit de um projeto. Figura Janela que propicia gravar o arquivo de projeto, que também é uma unit. 1 Não há uma regra, mas a convenção é uma norma de ação que traz muitos benefícios de compreensão dos projetos ao desenvolvedor. Tem-se convenção não somente para nomes de arquivos, como nesse caso da unit (o qual adotaremos unt), mas também para nome de componentes e métodos, o qual normalmente se adota inserir três caracteres como prefixo, onde esses caracteres identificarão o tipo de componente ao qual fazem referência.

8 38 C++ Builder: Implementação de Algoritmos e Técnicas para Ambientes Visuais Executando Projetos Pode-se executar o projeto através do menu Run/Run, como m ostrado na figura Nesse momento, o IDE primeiro compila todo o projeto (no caso de um projeto com várias units, apenas as modificadas são compiladas). Caso não existam erros sintáticos, o projeto é executado e é gerado um arquivo.exe e a janela que o representa é exibida. Note que o ambiente de programação mudou e aparece ao fundo, e o projeto em execução tem o seu fundo não mais com os pontos pretos e, sim, todo cinza. Isto será útil nas ocasiões em que ocorrerem erros em tempo de execução ou em que seja necessário depurar o projeto. Por enquanto, feche o aplicativo. Outras duas formas de se executar um projeto são pela tecla F9 (figura 4.15) ou pela barra de tarefas, no botão identificado na figura Todas as maneiras de execução de um projeto apresentadas se dão dentro do IDE, ou seja, o C++ Builder está sempre ativo no momento em que se executa a aplicação. Isso é ideal quando se deseja "depurar"2, porém esse processo faz, em algumas situações, com que, caso sua aplicação "trave"3, o IDE também trave, causando uma lentidão maior no processo de desenvolvimento. Com o intuito de evitar (ou minimizar) esse problema, uma quarta maneira de execução de seu projeto pode acontecer através da aplicação gerada pelo IDE, que pode ser localizada na pasta onde está seu projeto, e o arquivo terá o nome de seu projeto com o sufixo.exe, (identificada como Aplicativo), como pode ser visto na figura Infelizmente, os travamentos podem ocorrer e o ambiente lhe dá subsídios para interromper a execução através do menu Run, opção Program Reset, ou pela combinação de teclas Ctrl + F2. Figura Visualização dos arquivos gerados após a gravação de um projeto. 2 Muitas vezes chamado de Debug, que significa localizar e eliminar os bugs (erros e falhas) de lógica ou sintaxe na programação. 3 O travamento de um programa pode se dar quando os recursos do Sistema Operacional estão esgotados (principalmente memória) ou quando existe uma lógica de programação errada, que venha a causar um loop sem fim - Deadlock. Em muitos casos pode haver perda de informações.

9 Projetos e Configurações de Ambiente 39 Run : StarTeam Window j> Run F9 Figura Opção Run disponível no menu Run para execução do projeto. * Run (F9) Figura Botão Run disponível na barra de tarefas para execução do projeto. Nome Gra vandopro jetos Tipo Aplicativo Figura Arquivo da aplicação gerado, visualizado no Windows Explorer. 4.4 Conclusão O ambiente IDE proporciona ao desenvolvedor várias maneiras de executar a mesma tarefa, como você deve ter verificado. Isso faz com que o desenvolvimento de projetos seja mais rápido quanto maior for a familiaridade e compreensão do programador. A maioria, senão todos os IDEs, não importando o fabricante e/ou a linguagem, utilizam o conceito de projetos, dessa forma, o apresentado neste capítulo subsidia um fácil e rápido início ao desenvolvimento de seus projetos.

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Conhecendo o Delphi 2010

Conhecendo o Delphi 2010 2ª Aula 11 de fevereiro de 2011 Conhecendo o Delphi 2010 Inicie o Delphi clicando no ícone Delphi 2010 que se encontra no menu Iniciar / Todos os Programas / Embarcadero RAD Studio 2010 / Delphi 2010.

Leia mais

MÓDULO II INTERFACE GRÁFICA DELPHI

MÓDULO II INTERFACE GRÁFICA DELPHI MÓDULO II INTERFACE GRÁFICA DELPHI A partir de agora iniciaremos o desenvolvimento de software utilizando a interface gráfica do dephi, já conhecemos a linguagem pascal, no caso do Delphi o Object Pascal

Leia mais

UTILIZANDO O CODE BLOCKS

UTILIZANDO O CODE BLOCKS UTILIZANDO O CODE BLOCKS Prof. André Backes INTRODUÇÃO Existem diversos ambientes de desenvolvimento integrado ou IDEs (Integrated Development Environment) que podem ser utilizados para a programação em

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto Software CCS Neste post iremos criar um novo projeto utilizando a IDE CCS da Texas Instruments, compilar o código feito em linguagem C e fazer o Debug da aplicação

Leia mais

TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO

TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO TUTORIAL: TESTANDO O PROJETO TECLADO BÁSICO I Configuração do Hardware no Kit. 1-Abrir o Quartus II; 2-Fechar a janela "Getting Started with Quartus II, e abrir a janela do programador. Na barra de menus

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks

Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Disciplina de Lógica e Linguagem de Programação Desenvolvido pelo professor Danilo Giacobo Ferramenta Code::Blocks Manual de utilização LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Tela Inicial do software Code::Blocks...

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Microsoft Visual Studio Community 2013

Microsoft Visual Studio Community 2013 Microsoft Visual Studio Community 2013 Linguagem de Programação III Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento Acadêmico de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação

Leia mais

Programação 2010/2011 MEEC

Programação 2010/2011 MEEC Programação 2010/2011 MEEC Code::Blocks Criação de projectos O Code::Blocks é um IDE (ambiente de desenvolvimemnto integrado) que permite a escrita do codigo, compilação, correcção de erros e depuração

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011

MATEMÁTICA. Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 MATEMÁTICA Questões selecionadas da prova para Atendente Comercial Cespe 2011 01. Caso se deseje, na sessão de uso do IE8 descrita no texto, dar início a uma navegação InPrivate, buscando evitar, dessa

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU Wellyson Vieira Dias 1. Introdução: 1.1. Componentes do ambiente de desenvolvimento: - IDE Android Studio com SDK. - API Level 19

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

EMF-TUTORIAL. O modelo a ser utilizado está no arquivo Rose library.mdl e tem a seguinte estrutura de classes:

EMF-TUTORIAL. O modelo a ser utilizado está no arquivo Rose library.mdl e tem a seguinte estrutura de classes: EMF-TUTORIAL O modelo a ser utilizado está no arquivo Rose library.mdl e tem a seguinte estrutura de classes: ANTES DE COMEÇAR: Vá ao menu principal, Project e desmarque a opção Build Automatically (se

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão

JC Informática SIPAR Sistema de Administração Paroquial, Versão GERAÇÃO E ENVIO DA ESTATÍSTICA 2012 À IELB. Acesse o menu Movimento / Estatísticas, ou tecle Ctrl+F8 na tela principal do SIPAR, ou ainda, clique no ícone da estatística na barra de ferramentas, como destacado

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP. Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP Guia de Projetos VHDL utilizando o QUARTUIS II Profa. Luiza Maria Romeiro Codá 1. Criando um novo projeto: 1.1 Iniciando o Quartus II, criando

Leia mais

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário:

No Windows há basicamente dois tipos de programas de usuário: Introdução O que vem a ser um programa em C? Você talvez já tenha ouvido falar que um compilador é um programa ou ferramenta que transforma um programa fonte escrito em uma linguagem de programação de

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPENWATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Instalando o OpenWatcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X

Utilizando o compilador CCS integrado ao MPLAB X Utilizando o compilador CCS Primeirament é necessário fazer o Download da interface de desenvolvimento MPLAB X no site da Microchip. Neste momento, a versão é a 1.80. Siga o link:http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/

Leia mais

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus.

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus. PD07 1.OBJETIVO Este documento ter por objetivo auxiliar o no entendimento e utilização do Nexus. 2. VISÃO GERAL O Nexus é uma plataforma de integração de dados, onde é possível ligar a base de dados do

Leia mais

Passos Iniciais para simulação de um projeto utilizando portas lógicas

Passos Iniciais para simulação de um projeto utilizando portas lógicas Nome Hallan William Veiga Orientador: Joselito Anastácio Heerdt Passos Iniciais para simulação de um projeto utilizando portas lógicas Inicialmente deve ser executado o software Quartus II 10.1.Na tela

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná

1 Criando um projeto. Instituto Federal do Paraná 1 Criando um projeto Com o Code::Blocks aberto, vá em File New Project... Selecione a opção Console Application, clique em Go e depois Next >. Selecione a linguagem C++ e clique em Next >. A seguir será

Leia mais

Introdução ao Matlab

Introdução ao Matlab Tópicos de abordagem: 1) Características do Matlab; 2) As diferentes janelas e suas funções; 3) Menus do Matlab; 4) Operadores e Constantes; 5) Variáveis; 6) Comandos básicos; Características do Matlab

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO IAR MICROCONTROLADOR MSP430

AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO IAR MICROCONTROLADOR MSP430 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO IAR MICROCONTROLADOR MSP430 2012 1- AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO IAR O IAR Embedded Workbench

Leia mais

Copyright In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

Copyright In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. 1 Conteúdo Instalando o NEO NEWS... 3 Configurando o NeoNews... 6 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 11 2 Instalando o NEO NEWS O NeoNews Player é um serviço instalável, que tem o objetivo de fazer

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar. gersonjpl

Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar. gersonjpl Saiba mais Scribd Carregar um documento Pesquisar Documentos Explorar gersonjpl / 0 Baixar este documento gratuitamente Para Adicionar um Form ao Projeto Execute os seguintes passos para adicionar um form

Leia mais

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android Preparando o ambiente de desenvolvimento Entre as ferramentas que você precisa instalar estão: JDK - como o Android faz uso da tecnologia Java, é necessário

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

AULA 02 PRELIMINARES Como utilizar o CSharp Express Criando um novo projeto com aplicações Console Application

AULA 02 PRELIMINARES Como utilizar o CSharp Express Criando um novo projeto com aplicações Console Application AULA 02 PRELIMINARES Como utilizar o CSharp Express 1.1. Criando um novo projeto com aplicações Console Application Para criar um novo projeto, selecione as opções File, New Project. Figura 1.1 Criando

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Hello World Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Desenvolver o primeiro aplicativo Android Se familiarizar com o ambiente de desenvolvimento Conhecer os principais

Leia mais

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite Manual de operação BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite (supervisor) Para equipamento para testes de óleo da BAUR B A U R G m b H R a i f f e i s e n s t r. 8 6 8 3 2 S u l z, A u s

Leia mais

COMPUTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO

COMPUTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO COMPUTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO 1º Semestre 2015/2016 MEMec, LEAN Ficha da Aula Prática 11: Introdução à criação de programas em C. Sumário das tarefas e objectivos da aula: 1 Aprender os passos necessários à

Leia mais

SPYDER. um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python. Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016

SPYDER. um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python. Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016 SPYDER um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE*) para Python Prof. Carlos Hitoshi Morimoto DCC IME USP Março, 2016 * IDE = Integrated Development Environment Esta obra está licenciada com uma licença

Leia mais

1 Criptografando arquivos em um arquivo zip com o menu de contexto

1 Criptografando arquivos em um arquivo zip com o menu de contexto 1 Criptografando arquivos em um arquivo zip com o menu de contexto Selecione o(s) documento(s) que deseja adicionar ao arquivo.zip clicando com o botão direito sobre eles: no menu de contexto, selecione

Leia mais

Programação 2017/2018 2º Semestre

Programação 2017/2018 2º Semestre Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Programação 2017/2018 2º Semestre Aula de Problemas 1 Os alunos deverão executar os passos aqui descritos no seu computador pessoal ou no laboratório.

Leia mais

1 - Ambiente de desenvolvimento

1 - Ambiente de desenvolvimento Neste documento começa-se por apresentar o ambiente de desenvolvimento integrado do Visual Basic (menu bar, toolbars, toolbox, project explorer window, properties window, form designer e code editor window).

Leia mais

Apostila de Excel 2007

Apostila de Excel 2007 1 Apostila de Excel 2007 Índice 1-Guias do excel... 3 1.1 Início... 3 1.2 Inserir... 4 1.3 Layout de Página... 5 1.4 Formulas... 6 1.5 Dados... 7 1.6 Revisão... 8 1.7 Exibição... 9 2 Conceito de células...

Leia mais

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP:

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Ativando C/C++ / Fortran no IDE NetBeans: Se você quiser trabalhar com C, C++ ou Fortran no IDE NetBeans, a instalação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS A inscrição de um candidato para um concurso público, vestibular ou seleção no IFG é feita pela internet. O candidato é cadastrado

Leia mais

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuída para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira, Fabrício Alves e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os

Leia mais

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores

Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão e posteriores Manual de Instalação Emissor NF-e Advanced SAIB 3.10 Versão 3.1.0.2 e posteriores Orientações Iniciais Crie o diretório NFE-ADV na pasta?:\sof. O pacote de instalação do emissor NF-e Advanced SAIB, está

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans.

Obs.: para realizar estas atividades tenha certeza de que já tenha instalado no sistema operacional o Java JDK e o NetBeans. 1 - Criando meu primeiro programa em Java Para criar um programa Java podemos utilizar um editor de textos (Bloco de Notas/Windows, Notepad ++ ou GEdit/Linux) e o console do sistema operacional, ou um

Leia mais

Organizar. Colaborar. Descobrir. GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers

Organizar. Colaborar. Descobrir.  GUIA DE MIGRAÇÃO. RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Organizar. Colaborar. Descobrir. www.mendeley.com GUIA DE MIGRAÇÃO RefWorks, EndNote X7, Zotero, Papers Como migrar do RefWorks para o Mendeley Na migração do RefWorks para o Mendeley, as etapas são diferentes

Leia mais

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica

Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Delphi 7 Aula 03 Progressão Geométrica Prof. Gilbert Azevedo da Silva I. Objetivos Desenvolver aplicativos com várias janelas, Manipular lista de strings, Utilizar os componentes: MainMenu, ToolBar, ImageList,

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DO PAINEL 3. CONEXÃO 4. OPERAÇÃO 5. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 5.1. Instalando o software de configuração 5.2. Iniciando

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Manual de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0

Manual de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 Manual de Instalação LINUX EDUCACIONAL versão 4.0 12 de maio de 2011 O ambiente Linux Educacional O LE 4.0 foi projetado para oferecer aos seus usuários um Ambiente agradável e de fácil utilização. Com

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador CP-WS11/4DO4DI-OEM

Leia mais

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL em sistemas Windows.

Leia mais

Introdução à Programação Aula prática Nº 1

Introdução à Programação Aula prática Nº 1 1 Introdução Um compilador é um tipo especial de programa de computador que serve para criar outros programas de computador. Um programa executável, também conhecido por aplicação, é essencialmente uma

Leia mais

1 Como compilar seu código? 2 Comandos de terminal:

1 Como compilar seu código? 2 Comandos de terminal: Manual Básico 2 COMANDOS DE TERMINAL: 1 Como compilar seu código? É necessário compilar seu código para testar seu programa e saber se a lógica utilizada está correta para solucionar todas as possíveis

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS...

VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS... Bruno Tonet Sumário 1 - VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS... 2 1.1. OBJETIVOS... 2 2 - INSTALAÇÃO E REQUERIMENTOS DE HARDWARE... 2 3 - A TELA PRINCIPAL DO VISUALG... 2 4 - A BARRA DE TAREFAS...

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W. Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W. Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO OWL-S COMPOSER W Trabalho de Conclusão de Curso Aluno: Adriano Novais Queiroz Orientadora: Prof.ª Daniela Barreiro Claro INTRODUÇÃO E OBJETIVO A funcionalidade de um determinado

Leia mais

Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica

Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica Campus de São José do Rio Preto Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica Socorro Rangel Renato Brigido Lemos São José do Rio Preto - SP 2005 (revisto em fevereiro 2007) Instituto de Biociências Letras

Leia mais

Function Block Manual Software CICON

Function Block Manual Software CICON Software CICON 1 ÍNDICE GERAL 1. ESPECIFICAÇÕES...1 1.1 ESPECIFICAÇÃO DO BLOCO DE FUNÇÃO...3 1.2 CPU DISPONÍVEL COM BLOCO DE FUNÇÃO (TIPO FB: NORMAL / EXTENSÃO)...4 1.3 BLOCO DE FUNÇÃO OPERANDO TIPO L...5

Leia mais

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I

PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I PROGRAMACAO E INTEGRACAO DE JOGOS I Aula 4 Mestrado em Educação (em andamento) Pós-graduação em Negócios em Mídias Digitais (em andamento) MBA em Marketing e Vendas Especialista em games : Produção e Programação

Leia mais

INSS DIGITAL TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

INSS DIGITAL TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS INSS DIGITAL TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS Aplicativos: PDF24 (Gratuito pdf24.org) PDF24: Instalação: Executar o arquivo PDF24-Install.bat que se encontra junto com o arquivo PDF24- GexMossoro.exe.

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Material Didático sobre Robocode Conhecendo o Robô 1 Criando nosso primeiro Robô 1.1 Ambiente de Batalha O ambiente de batalha é o local onde será realizada a guerra entre os Robôs. Abaixo

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA TUTORIAL OPEN WATCOM: CRIANDO O PRIMEIRO PROGRAMA Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Visão Geral 1 Instalando o Open Watcom 2 Criando um Projeto 3 Continuando um Projeto

Leia mais

S40. Primeiros Passos. DAELT - Profa. Mariana Antonia Aguiar Furucho e Prof. José da Silva Maia 1

S40. Primeiros Passos. DAELT - Profa. Mariana Antonia Aguiar Furucho e Prof. José da Silva Maia 1 S40 Primeiros Passos DAELT - Profa. Mariana Antonia Aguiar Furucho e Prof. José da Silva Maia 1 Tela inicial Iniciar o programa pelo ícone do S40 localizado no desktop. Não utilizar o link do menu Iniciar

Leia mais

Manual do KMagnifier. Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Marcus Gama

Manual do KMagnifier. Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Marcus Gama Sarang Lakare Olaf Schmidt Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 6 2 Usando o KMagnifier 7 2.1 Mudando a parte da tela a ser ampliada......................... 8 2.2 Mais funcionalidades do KMagnifier...........................

Leia mais

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II CYCLONE IV 1) Após abrir o quartus II, clique em CREATE A NEW PROJECT (tela a seguir). 2) CLIQUE EM NEXT (tela a seguir) EMERSON

Leia mais

Familiarização com o ambiente de desenvolvimento da Keil Software. (uvision 51 e dscope 51)

Familiarização com o ambiente de desenvolvimento da Keil Software. (uvision 51 e dscope 51) Familiarização com o ambiente de desenvolvimento da Keil Software (uvision 51 e dscope 51) jpsousa@fe.up.pt Setembro 2005 Conteúdo 1 Objectivos 2 2 Introdução 2 3 O ambiente de desenvolvimento da Keil

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

Modelo SL355 Dosímetro de Ruído/Registrador de Dados

Modelo SL355 Dosímetro de Ruído/Registrador de Dados Modelo SL355 Dosímetro de Ruído/Registrador de Dados Guia de Ajuda do Software Versão 1.2 3/2012 Introdução ao Software O software do Dosímetro de Ruído SL355 permite configurar e recuperar os dados gravados

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido

Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido Tarefa Orientada 7 Criação de um programa de instalação Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido Nesta tarefa iremos criar um programa de instalação (setup program) para a aplicação

Leia mais