DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO"

Transcrição

1 DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuída para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que tenha instalado o.net Framework. Este pode ser instalado diretamente do site da Microsoft, ou ser disponibilizado com sua aplicação no pacote de instalação. Ele também é disponível através do Windows Update e futuramente deve vir junto com todos os sistemas operacionais da Microsoft. Então, tendo o.net Framework instalado na máquina, para sua aplicação funcionar basta você copiar o arquivo executável para a máquina em questão e executá-lo. No entanto essa prática não é muito recomendada, é mais elegante criar um pacote de instalação para instalar o programa, permitindo assim também sua possível desinstalação através do Painel de Controle, Adicionar/Remover programas. O.NET Framework não funciona no Windows 95, então não será possível rodar sua aplicação neste sistema operacional. As versões Windows 98, ME, NT 4.0, 2000 e XP permitem a instalação do.net Framework sem problemas. Programas que usam o Access como banco de dados também precisam que o arquivo do Access seja copiado junto com a instalação. Não é necessário ter instalado na máquina que vai o rodar o programa o Microsoft Access, o.net Framework já contém as classes necessárias para usar o arquivo. Tenha atenção com o caminho do banco de dados durante a execução em outros computadores, se o caminho estiver errado a aplicação não vai funcionar corretamente. Criando um projeto de instalação 1 - Com seu projeto aberto, no menu File clique aponte em New e clique em New Project. 2 - Na janela New Project, em Project Type, selecione Setup and Deployment Projects.

2 Repare em Templates nas seguintes opções: Setup Project - cria programa de instalação que usa o Windows Installer. Web Setup Project - usa o Windows Installer e um Servidor Web para disponibilizar a aplicação. Merge Module Project - cria um arquivo de instalação que pode ser usado por outras aplicações. Cab Project - usado quando você precisa de arquivos de instalação com tamanho especifico. Se por exemplo sua aplicação tem 30MB e você quer disponibiliza-la na internet, pode criar 3 arquivos de 10MB para facilitar o download. Smart Device CAB Project usado para criação de projeto instalação para dispositivos móveis. Setup Wizard - é um assistente, através dele você pode criar os tipos citados acima só que de maneira simplificada. Selecione Setup Wizard. 3 Em Solution, selecione Add to Solution como a imagem:

3 Isso adiciona o projeto à solução que esta aberta no Visual Studio, se estiver marcado Create new Solution, o projeto aberto é fechado e é criado um novo projeto. 4 - Em Name você pode dar uma nome para seu projeto de instalação, neste exemplo deixarei o padrão. 5 - Clique em OK. O Assistente é iniciado.

4 6 - Clique em Next. 7 - O segundo passo é informar o assistente para que tipo de aplicação estamos criando a instalação. Deixe marcado a opção Create a setup for a Windows Application e clique em Next.

5 Isto informa que nossa aplicação é do tipo Windows Application e para tal estamos criando o projeto de instalação. Na próxima caixa de diálogo você escolhe os arquivos adicionais que podem ser incluídos na instalação.

6 8 - Marque a opção Primary output from Formularios(aqui pode variar de acordo com o nome de seu projeto, se seu projeto se chamar cadastro, você vai encontrar algo como: Primary output from cadastro) e clique em Next.

7 Isso inclui na instalação arquivos EXE e DLL do projeto. Se tiver arquivos adicionais para serem adicionados ao projeto como o arquivo do banco de dados do Access, XML ou algum TXT com informações sobre o projeto clique em Add para adicionar o arquivo no passo 4 do assistente. (Isso não é necessário no nosso caso)

8 9 - Clique em Next. O passo 5 do assistente apenas exibe um resumo das opções escolhidas.

9 10 - Clique em Finish. O Visual Studio adiciona um novo projeto na solução chamado Setup1, como você pode ver no Solution Explorer. O File System Editor também aparece como mostra a figura.

10 Você usa o File System Editor para adicionar arquivos no seu projeto de instalação e criar os atalhos do menu Iniciar e Desktop para sua aplicação Clique em Setup1 na janela Solution Explorer e veja as propriedades disponíveis na janela Properties.

11 A propriedade Author e Manufacturer são geralmente preenchidas com o nome da companhia que desenvolve o software, seus valores também são usados para construir o caminho padrão onde será instalado o programa. Uma vez instalado o programa a propriedade Author é exibida nas informações de suporte em Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle. A propriedade Title é o nome do programa de instalação e a propriedade Version permite especificar informações sobre a versão do seu programa de instalação. As propriedades Product Code contém informações geradas pelo Visual Studio que permitem identificar individualmente distribuições do seu programa. Atenção, estas propriedades dizem respeito ao programa de instalação e não a aplicação Formulários.

12 12 - Na janela Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse sobre Setup1 e clique e em Properties. É exibida a caixa de diálogo Setup1 Property Pages. Esta caixa de diálogo permite que você altere algumas das opções escolhidas no assistente (Setup Wizard) caso necessário e customize algumas configurações adicionais que não estavam disponíveis no assistente.

13 A caixa Output File Name especifica o nome do arquivo da instalação. Geralmente ele contém a extensão.msi por ser usado pelo Windows Installer. A caixa de seleção Package Files contém 3 opções: As Loose Uncompressed Files - cria arquivos descompactados dentro da pasta de instalação. In Setup File - é a que cria o arquivo msi. Cabinet Files(s) - gera os arquivos cab na pasta de instalação. A caixa de seleção Compression permite escolher a otimização da compactação dos arquivos de intalação, a maior parte dos programadores escolhe Optimized for Size, que prioriza diminuir o tamanho dos arquivos de instalação Clique em OK. 14 Mude para Release na barra de ferramentas a caixa de seleção Solution Configurations. (Caso não tenha esta opção pode pular esta etapa ela estava como default nas propriedades do Setup1)

14 Quando estamos criando nossa aplicação é importante que esta caixa de seleção esteja marcada com Debug para que possamos usar as ferramentas de depuração de erros do Visual Studio. Com o Debug marcado o programa é compilado com informações extras para permitir a depuração dos erros, essas informações não são necessárias quando estamos disponibilizando nossa aplicação e também ocasionam perda de performance na nossa aplicação Na janela Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse em Setup1, selecione View, clique em Launch Condition. É aberta a página Launch Condition como mostra a figura:

15 22 - Na pasta Lauch Condition, clique em.net Framework. Na janela Properties a propriedade InstallUrl é setada com uma página na Internet que possibilita o download e instalação do.net Framework, como sabe, necessário para sua aplicação funcionar. Por padrão sempre que é inicializado a instalação é verificado se o.net Framework esta instalado na máquina em questão ou não. Se não estiver ele usa essa propriedade, a InstallUrl para fazer o download e instalação do arquivo Dotnetfx.exe, que instala o.net Framework. Antes de iniciar o download e instalação da Internet ele emite uma mensagem, o conteúdo desta mensagem está na propriedade Message. Você pode disponibilizar o.net Framework junto com sua instalação, para que não seja necessário baixar o arquivo da internet. Para isso você muda a propriedade InstallUrl para o caminho da sua instalação e se desejar muda a propriedade Message para um mensagem mais apropriada. Será necessário copiar então o arquivo Dotnetfx.exe para a pasta de instalação do seu programa ou para a pasta que você indicar em InstallUrl. Vamos deixar como está, para fazer o download se necessário. 16 -Na janela Solution Explorer, clique com o botão direito sobre Setup1, depois clique em Build.

16 Isto vai compilar e executar o projeto de instalação Setup No Windows Explorer localize a pasta do projeto Setup1, ela foi especificada quando você criou o projeto.

17 17 - Entre na pasta Release. Eis os arquivos necessários para a instalação do seu projeto, você pode copiar os arquivos em um CD para disponibilizar a instalação do seu programa, como citado anteriormente você pode copiar para esta pasta também o arquivo Dotnetfx.exe para disponibilizar junto a instalação do.net Framework. O arquivo que deve ser executado é o Setup1.msi Lembre-se é o arquivo msi.

18 Dentro de Arquivos de Programas será criada uma pasta com o mesmo nome definido em Manufacturer, nas propriedades do Setup Caso deseje criar um atalho na área de trabalho ou um menu dentro do iniciar, podemos proceder da seguinte maneira: Clicar com direito do mouse no Setup depois em View / File System

19 Temos 3 áreas: Para criar um ícone no Desktop, acesse User's Desktop Marcar AlwaysCreate True Para criar um menu no iniciar, acesse User's Programs Menu Marcar AlwaysCreate True

20 Para traduzir as menssagens que aparecem durante o processo de instalação: Clicar com direito do mouse no Setup depois em View / User Interface. Basta ecolher a etapa desejada e alterar o texto nas propriedades

21 Link para dotnetframework Fontes: Outras Fontes: Se for uma aplicação ASP.NET: O que você pode fazer é uma pré-compilação do projeto e depois disponibilizar no IIS Se for uma aplicação Windows Forms: Crie um projeto 'Setup and Deployment' (Criando um programa de instalação para Windows Forms) articleid=377&zoneid=12 Implantando aplicativos do Windows Forms com o ClickOnce Para versões Express do Visual Studio utilize o Inno Setup (Freeware)

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO

DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO DISTRIBUINDO SUA APLICAÇÃO Depois de pronta sua aplicação precisa ser distribuida para todos que querem ou precisam usá-la. Para usar a sua aplicação, o único requisito para o computador do cliente é que

Leia mais

Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido

Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido Tarefa Orientada 7 Criação de um programa de instalação Objectivos: Criar um programa de instalação do projecto desenvolvido Nesta tarefa iremos criar um programa de instalação (setup program) para a aplicação

Leia mais

Sobre o Visual C++ 2010

Sobre o Visual C++ 2010 O Visual Studio é um pacote de programas da Microsoft para desenvolvimento de software, suportando diversas linguagens como C#, C++, C, Java, Visual Basic, etc. Nesta série de tutoriais vou focar apenas

Leia mais

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior

POO Documentation. Release 1.0. Felipe Dau e Francisco Pereira Junior POO Documentation Release 1.0 Felipe Dau e Francisco Pereira Junior August 13, 2015 Contents 1 Instalação do Java 1 1.1 Download................................................. 1 1.2 Instalação.................................................

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

A R P O BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO. Iniciar procedimento de instalação. Executar procedimento de instalação

A R P O BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO. Iniciar procedimento de instalação. Executar procedimento de instalação A R P O KLUG BPMN++ MODELER VERSÃO 4.80 FREEWARE PROCEDIMENTO PARA INSTALAÇÃO Verificar requisitos para instalação Iniciar procedimento de instalação Executar procedimento de instalação Efetuar primeiro

Leia mais

Passos para a instalação

Passos para a instalação Manual de Instalação da Comanda Eletrônica Arquivos para instalação no computador.net Framework 3.5 ActiveSync (programa que vem junto com o Pocket que faz a integração do aparelho com o computador do

Leia mais

Manual de Instalação Versão 2.0

Manual de Instalação Versão 2.0 Manual de Instalação Versão 2.0 Web File Professional Versão 1 ÍNDICE Capitulo 1 - Sobre o Web File Professional O que é Web File Professional...04 Suporte ao usuário...05 Capitulo 2 - Instalando o Web

Leia mais

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação

Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Configurando o Ambiente de Desenvolvimento Android Studio No Windows Antes de qualquer trabalho ser iniciado no desenvolvimento de uma aplicação Android, o primeiro passo é configurar o sistema para receber

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5

Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Manual de Instalação de Software SoapAdmin3.5 Versão 0.1 Data 02/01/2016 Sumário 1. Apresentação... 3 2. Observações Gerais.... 3 2.1 Pré Requisitos e Requisitos Recomendados.... 3 2.2 Requisitos de configuração....

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Symantec IT Management Suite 8.0 powered by Altiris technology

Symantec IT Management Suite 8.0 powered by Altiris technology Symantec IT Management Suite 8.0 powered by Altiris technology Para instalar ou desinstalar o Deployment Package Server Component O Deployment Solution instala um Deployment Package Server Component nos

Leia mais

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO

PHILAE - SISTEMA DE RELACIONAMENTO - MANUAL DE INSTALAÇÃO Manual Instalação - 00 Próxima página 1. Selecione "Instalar", e aguarde o início do Programa de Instalação; o Sistema perguntará se você deseja "Run" (Executar ou Abrir), ou "Save" (Salvar), selecione

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1

Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 8.0.1 Data do Documento: Novembro de 2016 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4

Leia mais

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1

Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 Instalando o Microsoft Office 2012-09-13 Versão 2.1 SUMÁRIO Instalando o Microsoft Office... 2 Informações de pré-instalação... 2 Instalando o Microsoft Office... 3 Introdução... 7 Precisa de mais ajuda?...

Leia mais

Instalando o Eclipse e o Android

Instalando o Eclipse e o Android Instalando o Eclipse e o Android Para a elaboração desse material, eu fiz o uso do Eclipse Galileo (Eclipse 3.5.1 para Windows) e o SDK do Android Revisão 5 e o plugin do Android para o Eclipse ADT-0.9.6.

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

Instalando o Ponto Secullum 4.0

Instalando o Ponto Secullum 4.0 Instalando o Ponto Secullum 4.0 Prerrequisitos e configurações do Sistema Operacional Primeiramente, precisamos de uma máquina com uma configuração adequada para trabalharmos com rapidez e segurança com

Leia mais

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012

Guia de Instalação e Inicialização. Para DataPage+ 2012 Para DataPage+ 2012 Última revisão: 29 de agosto de 2012 Índice Instalando componentes de pré-requisito... 1 Visão geral... 1 Passo 1: Execute o setup.exe e inicie o assistente... 1 Passo 2: Aceite os

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO ANDROID NO UBUNTU Wellyson Vieira Dias 1. Introdução: 1.1. Componentes do ambiente de desenvolvimento: - IDE Android Studio com SDK. - API Level 19

Leia mais

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows

Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Instalando o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o Driver de Impressora Custom PostScript ou PCL em sistemas Windows. Os Drivers

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Trabalhando com MDI e Menus

Trabalhando com MDI e Menus Ambiente de Programação Visual Trabalhando com MDI e Menus Prof. Mauro Lopes 1-31 22 Objetivos Nesta aula iremos apresentar o desenvolvimento de uma aplicação padrão MDI. Este modelo de aplicação é muito

Leia mais

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11

Índice. 1. Introdução Instalação: Eclipse e Android Primeira aplicação em Android... 11 Índice 1. Introdução... 03 2. Instalação: Eclipse e Android... 04 3. Primeira aplicação em Android... 11 1. Introdução Android trata-se de um sistema operacional baseado em Linux. No dia 05 de novembro

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud

Como fazer download e instalaça o a partir da SAi Cloud Índice Analítico Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud... 2 Ativar o produto... 2 Fazer o download e a instalação do produto... 2 Como fazer download e instalação a partir da SAi Cloud...

Leia mais

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10

Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 Manual de atualização para uso do xml versão 3.10 2 Manual do usuário C-Plus 4 0 1 INTRODUÇÃO 3 1.1 Atualização... C-Plus 3 1.2 Atualização... C-Plus NF-e 6 2 CONFIGURAÇÃO 10 2.1 CPlusNFe... 11 2.2 CPlus...

Leia mais

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto

MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto MSP430 Lab 02 Criar e Compilar um projeto Software CCS Neste post iremos criar um novo projeto utilizando a IDE CCS da Texas Instruments, compilar o código feito em linguagem C e fazer o Debug da aplicação

Leia mais

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE

INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE INSTALAÇÃO DO WORKMOTOR FREE ATENÇÃO: 1. Sempre utilize a última versão do NET Framework (*) no computador. 2. Desabilite o Antivírus - ANEXO I 3. Desabilite o Firewall - ANEXO II Segue no final deste

Leia mais

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP:

Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Guia para configurar o IDE Netbeans para desenvolver projectos em C/C++ com OpenMP: Ativando C/C++ / Fortran no IDE NetBeans: Se você quiser trabalhar com C, C++ ou Fortran no IDE NetBeans, a instalação

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x

O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x O Microsoft SQL server 7.0 Setup a configuração para ICM 4.5.x e 4.6.x Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções A instalação do servidor SQL 7.0 A instalação SP3 SQL

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

X-RiteColor Master Web Edition

X-RiteColor Master Web Edition X-RiteColor Master Web Edition O presente documento contém instruções de instalação do X-RiteColor Master Web Edition. Favor seguir todas as instruções cuidadosamente na ordem fornecida. Antes de prosseguir,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR)

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) Revisado em: 05/10/2010 - Página 1 de 22 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA SIA (SERVIDOR) 1. No Servidor executar o arquivo Instalar.exe, clique no botão Avançar. Revisado em: 05/10/2010 - Página 2 de 22

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Definição: Este documento tem por finalidade ensinar os procedimentos para implantação da Nota Fiscal Eletrônica versão 2. 0 para os clientes cadastrados no SAC Gerencial.

Leia mais

Manual de Utilização do Portal SAR

Manual de Utilização do Portal SAR Manual do Usuário Manual de Utilização do Portal SAR SAR Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação do Serviço de Aplicações Remotas (SAR)... 4 Acesso Remoto Verificação da Versão do

Leia mais

Tutorial 1 Configuração Apache Tomcat no NetBeans 8.0 (passo a passo)

Tutorial 1 Configuração Apache Tomcat no NetBeans 8.0 (passo a passo) Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 WEB Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição Este tutorial tem como objetivo mostrar a construção de aplicações

Leia mais

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS

Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS Visual Studio+SQL Server Express LocalDB ANTONIO LUIS OBJETIVO Mostrar o processo de criação de um banco de dados usando SQL Server Express LocalDB. Versão do SQL Server voltada pra desenvolvedores, e

Leia mais

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA

Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Manual de Instalação do DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Versão 2.0 Índice...3...3...3...4...4...5!...6 DISPOSITIVO ADICIONAL DE SEGURANÇA Proteção no canal INTERNET BANKING 2 "#$%&'()% O BANRISUL tem

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Instalação do SayerDispenser

Instalação do SayerDispenser Instalação do SayerDispenser 1 - Para baixar o setup do SayerDispenser, favor acessar o link abaixo: http://matriz.sayerlack.com.br/sayerdispenser - Clicar no link Instalação do SayerDispenser - Realizar

Leia mais

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson

Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Descobrindo endereço de IP da sua impressora térmica epson Como faço para verificar endereço de IP em impressoras térmicas da epson? Antes de seguir este tutorial, você precisa efetuar o download do software

Leia mais

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir.

2. Execute o instalador do V-Ray 2.0. Você chegará à tela de bem-vindo, como na imagem abaixo. Clique no botão Next para prosseguir. Tutorial de Instalação do V-Ray 2.0 for Max Tutorial de Instalação V-Ray 2.0 for Max Para instalar o V-Ray é necessário ter privilégios de administrador no computador. Se você estiver utilizando o Windows

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova.

Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. Questionário de revisão para AV1 de Informática Aplicada Valor 1,0 ponto - Deverá ser entregue no dia da prova. 1) Observe os seguintes procedimentos para copiar um arquivo de uma pasta para outra pasta

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais

Antes de instalar o software

Antes de instalar o software Antes de instalar o software Antes de usar a impressora, os drivers e o software Status Monitor devem ser instalados. O software se encontra no CD- ROM de instalação do software fornecido com a impressora.

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows

Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Instalação Wiser Discovery Sistema Operacional Windows Maio 2016 1 Pré-Requisitos Software Java JRE 1.6 Servidor de Aplicação: Tomcat8+ Banco de dados (Mysql, Postgres, SqlServer e Oracle) Release da Aplicação

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java)

Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-05045) Assunto: Introdução ao IDE Netbeans Introdução ao IDE Netbeans (Programação Java) Conteúdo 1. Introdução... 1 1.1. Programas

Leia mais

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile

Procedimentos Lumisoftware Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sistema Sac Mobile Manual de Instalação e Funcionalidades do Sac Mobile LumiSoft@copyright2011 Página 1 Definição: Este documento tem finalidade ensinar o passo

Leia mais

Integrated Government Resources Planning IGRP Open Source. Como importar e contribuir - GitHub. Núcleo Operacional da Sociedade de Informação

Integrated Government Resources Planning IGRP Open Source. Como importar e contribuir - GitHub. Núcleo Operacional da Sociedade de Informação Núcleo Operacional da Sociedade de Informação 23-05-2017 Integrated Government Resources Planning IGRP Open Source Como importar e contribuir - GitHub Índice Listas de Figuras... 2 Introdução... 3 Instalação

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

Instalação do Oracle VM Virtual Box

Instalação do Oracle VM Virtual Box 1 de 14 09/08/2012 12:56 Instalação do Oracle VM Virtual Box Após fazer download do Oracle VM VirtualBox o próximo passo é a instalação. Seguindo este tutorial passo-a-passo não haverá qualquer dificuldade

Leia mais

Manual do Utilizador. Share Point One Drive

Manual do Utilizador. Share Point One Drive Share Point One Drive Ao entrar no Office 365 ou no site SharePoint Server corporativo da sua organização, clique em SharePoint ou Sites na barra superior ou de navegação do inicializador do aplicativo.

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

RedeMBTCP 1.23 Procedimento de Instalação e Download de memória de massa Konect/Mult-K Grafic ligados diretamente a notebook

RedeMBTCP 1.23 Procedimento de Instalação e Download de memória de massa Konect/Mult-K Grafic ligados diretamente a notebook Objetivo - Detalhar os procedimentos de comunicação, leitura e download de memória de massa utilizando o software RedeMBTCP; Requisito Para utilizar os softwares RedeMB TCP/IP e BDE Admin, será necessário

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação.

1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. Group Shopping Quest Como fazer 1. Execute o instalador do ambiente. Será exibida a tela do assistente para instalação. 2. Clique em Avançar para iniciar o processo de instalação. Após aceitar os termos

Leia mais

A instalação e atualizações do aplicativo de desktop para a versão 6 do Cisco Agent Desktop

A instalação e atualizações do aplicativo de desktop para a versão 6 do Cisco Agent Desktop A instalação e atualizações do aplicativo de desktop para a versão 6 do Cisco Agent Desktop Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação Atualizações da área

Leia mais

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores)

Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Instalação ou Atualização do Aplicativo GigaERP (procedimento via instaladores) Birigui (SP) Setembro / 2012 1. Acesso aos Instaladores web: As franquias podem fazer o download dos instaladores acessando

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010

MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH. Manual de Download e Instalação do Aplicativo Speed Cash. Technology Brazil. Data de Elaboração: maio/2010 MANUAL DE SISTEMA SPEED CASH Technology Brazil Data de Elaboração: maio/2010 Versão do Documento: 1.0 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO DO SISTEMA...3 2. OBJETIVO DO MANUAL...3 3. INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO SPEED

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER 3.0 utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira, Fabrício Alves e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0

Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Configuração Setup do Microsoft SQL server 2000 para o ICM6.0 e 7.0 Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Instalação do SQL Server 2000 Informações Relacionadas

Leia mais

Manual de Instalação do DVB-T 300U

Manual de Instalação do DVB-T 300U Manual de Instalação do DVB-T 300U Conteúdo V2.0 Capítulo 1 : Instalação da TV Box do DVB-T 300U...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2 Capítulor

Leia mais

Introdução à Engenharia ENG1000

Introdução à Engenharia ENG1000 Introdução à Engenharia ENG1000 Aula 04 Introdução ao Visual Studio 2010 Prof. Augusto Baffa 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft

Leia mais

Sophos SafeGuard Enterprise 7

Sophos SafeGuard Enterprise 7 Sophos SafeGuard Enterprise 7 Guia: Manual de instalação do Sophos SafeGuard Enterprise 7 Data do Documento: setembro de 2015 Conteúdo 1. Sobre este manual... 3 2. Requisitos de Instalação... 4 3. Informações

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python

Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Gerando um programa executável a partir de um módulo Python Wendel Melo (Departamento de Ciência da Computação UFRJ), Notas de aula de Computação II 15/03/2012 A linguagem de programação Python segue o

Leia mais

Configurações para acessar o Sadig pela Rede

Configurações para acessar o Sadig pela Rede Página 1 1. Acesso ao Sadig através da rede O Sadig é um produto que permite o acesso de vários usuários ao compartilhamento das informações gerenciais. Uma das principais dúvidas dos usuários do Sadig

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

TUTORIAL DE USO DO GIT JUNTO AO ECLIPSE

TUTORIAL DE USO DO GIT JUNTO AO ECLIPSE TUTORIAL DE USO DO GIT JUNTO AO ECLIPSE 1. O que é o Git? Git é um sistema de controle de versão distribuído, inicialmente projetado para o desenvolvimento do Kernel do Linux, por Linus Torvalds. Neste

Leia mais

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express

Curso de Banco de Dados Plataforma: MS SQL Server. Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Instalando o Microsoft SQL Server 2014 Express Sumário 1. Edição a ser baixada... 2 2. O porquê da edição... 2 3. Recomendações... 2 4. Link para Download (idioma: Inglês)... 2 5. Escolha o arquivo à ser

Leia mais

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Esse tutorial tem por objetivo mostrar como criar uma activity que carrega um fragmento do mapa do google maps para a

Leia mais

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico.

seleciona os campos de linha da Tabela Dinâmica e transforma-os em campos de categoria no gráfico. Criando Gráficos Dinâmicos O Excel permite criar um gráfico a partir dos Data da Tabela Dinâmica. Já que o gráfico está vinculado à Tabela Dinâmica, as modificações efetuadas no layout de uma Tabela Dinâmica

Leia mais

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows

Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Instalando o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL para Windows Este arquivo Leiame contém instruções para instalar o driver personalizado de impressora PostScript ou PCL em sistemas Windows.

Leia mais

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE

TUTORIAL PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DO MYMIX MOBILE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar computador para o IIS... 3 3. Configurar o serviço do IIS (Servidor Web)... 5 4. Instalar mymix Mobile no Coletor... 7 5. Configurar

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4

Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 Fiery Command WorkStation 5.8 com Fiery Extended Applications 4.4 O Fiery Extended Applications (FEA) v4.4 contém o Fiery software para executar tarefas usando o Fiery Server. Este documento descreve como

Leia mais

INSTALAÇÃO QGIS VERSÃO LTR EM WINDOWS

INSTALAÇÃO QGIS VERSÃO LTR EM WINDOWS Este documento, aborda o processo de instalação da versão LTR (long term release) do QGIS em ambiente Windows. Existem duas formas de instalação do QGIS em ambiente Windows: Versão Standalone, é a instalação

Leia mais