Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica"

Transcrição

1 Campus de São José do Rio Preto Manual do Sistema CorteBi Interface Gráfica Socorro Rangel Renato Brigido Lemos São José do Rio Preto - SP 2005 (revisto em fevereiro 2007) Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas Departamento de Ciências de Computação e Estatística Rua Cristovão Colombo, 2265 Jd.Nazareth CEP São José do Rio Preto São Paulo Brasil Tel / fax dcce@dcce.ibilce.unesp.br

2 Índice 1. Introdução Instalando o sistema Criando um Arquivo Abrindo um Arquivo Salvando um Arquivo Executando o CorteBi Exibindo a Legenda Exibindo a Janela de Informações Salvando uma Imagem Finalizando o Sistema... 8 Referências... 9

3 1 1. Introdução O sistema CorteBi resolve problemas gerais de corte de estoque bidimensional atendendo uma demanda solicitada e otimizando a perda de material. Esse sistema se encontra em sua terceira versão, agora com uma interface gráfica com usuário (GUI) de fácil manipulação. O sistema CorteBi está em contínua evolução tendo como perspectiva o aumento da eficiência no processo de produção de móveis através da criação de padrões de corte que minimizem a perda de matéria prima, sem que isto se torne um gargalo na linha de produção. A primeira versão do CorteBi foi desenvolvido por Perin e Rangel (1989) para resolver problemas gerais de corte de estoque bidimensional. Cavali e Rangel (2004) iniciaram a adaptação do sistema para atender requisitos da indústria de móveis. No ano de 2004 foram incluídas as opções de rotação de itens e espessura da serra. A interface gráfica da versão corrente, que facilita a operação do sistema e permite a visualização dos padrões de corte gerados, e a recuperação do projeto de software foram desenvolvidos por Lemos (2005). O código do sistema cortebi está escrito em linguagem pascal e a interface gráfica em Java. O código continua sendo desenvolvido para incorporar novas funcionalidades que atendam às indústrias de móveis (Figueiredo e Rangel (2006), Mosquera e Rangel (2006)). Para a geração dos padrões de corte o sistema disponibiliza as seguintes opções: gerar padrão de corte do tipo tabuleiro (controle de geração de padrões tabuleiro), se esta opção for ativada cada padrão de corte gerado terá apenas um tipo de faixa; permitir a produção excedente (controle de folga), se ativada o sistema irá obter os melhores padrões de corte mesmo que a demanda solicitada seja ultrapassada; permitir a rotação dos itens (controle de rotação), ou seja, os itens podem ser girados em 90 quando alocados nos padrões de corte (é recomendado sempre manter esta opção ativada para melhor aproveitamento da placa). A escolha destas opções é realizada através dos dados de entrada descritos na seção 3, onde a opção está ativada quando recebe o valor 1 (um) e é desativada quando recebe o valor 0 (zero). 2. Instalando o Sistema Para a execução da interface gráfica com usuário é necessário a instalação de uma JVM (Java Virtual Machine), o arquivo para instalação da JVM está presente no CD do CorteBi na pasta JVM ou na Internet no site da Sun Microsystems (java.sun.com). Após a instalação da JVM, copie a pasta CorteBi presente no CD para o seu computador (não execute diretamente do CD), escolhendo a pasta interna de acordo com o seu Sistema Operacional. Estão disponíveis as versões do CorteBi para o Windows e Unix. Entretanto outras versões podem ser disponibilizadas através do contato com os autores deste trabalho. 3. Criando um Arquivo Ao iniciar o sistema CorteBi será apresentada a tela ilustrada na Figura 3.1. O editor fica, a partir deste momento, disponível para editar novos dados que podem ser

4 2 salvos em um novo arquivo através da operação Salvar Arquivo (descrito na seção.5). Figura 3.1 Tela inicial do sistema CorteBi. Em outros momentos pode-se criar um novo arquivo clicando no menu Arquivo->Novo (que possui a tecla de atalho Ctrl+N ) ou clicando no ícone Novo da barra de atalhos, veja a Figura 3.2. O armazenamento em disco do novo arquivo só é efetuado após a operação Salvar Arquivo, descrita na seção.5. Figura Operações para a criação de um novo arquivo. Ao criar um novo arquivo as operações Executar CorteBi, Exibir Janela de Informações e Salvar Imagem ficam indisponíveis. A operação Executar CorteBi é disponibilizada após ser efetuada a operação Salvar Arquivo. Após a criação do arquivo os dados de entrada devem ser inseridos de acordo com a sintaxe definida na Figura 3.3.

5 3 <número de itens> <comprimento da placa> <largura da placa> <espessura da serra> <controle de geração do padrão tabuleiro> <controle de folga> <controle de rotação> {para cada item coloque} <comprimento> <largura> <demanda> (a) Modelo do arquivo de entrada Figura 3.3 Sintaxe do arquivo de entrada (b) Exemplo 4. Abrindo um Arquivo Para a abertura de um arquivo no editor de texto presente na interface gráfica pode-se utilizar o menu Arquivo->Abrir... (que possui a tecla de atalho Ctrl+A ) ou clicar no ícone Abrir presente na barra de atalhos, como ilustrado na Figura.4.1). Figura Operações para a abertura de um arquivo. Logo em seguida é aberta uma nova tela onde se deve selecionar o arquivo desejado. A extensão padrão do sistema é do tipo.dad, porém pode-se escolher outra extensão através da opção Files of Type: All Files, como ilustrado na Figura.4.2.

6 4 Figura 4.2 Tela para a escolha de um arquivo. Após a abertura de um arquivo a operação Executar CorteBi (descrita na seção.6) é disponibilizada pelo sistema. 5. Salvando um Arquivo Para que um arquivo, que esteja sendo editado no sistema, seja armazenado em disco tem-se a opção de salvar as alterações efetuadas no arquivo ou salvá-lo como um novo arquivo. Para salvar as alterações do arquivo (em edição) deve-se clicar no menu Arquivo->Salvar (que possui a tecla de atalho Ctrl+S ) ou clicar no ícone Salvar da barra de atalhos. Para salvar um arquivo com novo deve-se clicar no menu Arquivo->Salvar Como... para em seguida, em uma tela de seleção (idêntica à ilustrada na Figura 4.2), selecionar a pasta onde se deseja armazenar o novo arquivo e o seu nome. As operações Salvar e Salvar Como... estão ilustradas na Figura.5.1. (a) Menu Arquivo->Salvar. (b) Menu Arquivo->Salvar Como.... Figura Operações para a salvar de um arquivo. Após o armazenamento em disco de um arquivo a operação Executar CorteBi (descrita na seção.6) é disponibilizada.

7 5 6. Executando o CorteBi Para a execução do sistema CorteBi, disponibilizada somente após a operação Abrir Arquivo ou Salvar Arquivo, deve-se clicar no menu Executar->CorteBi (que possui a tecla de atalho Ctrl+R ) ou selecionar o ícone Executar presente na barra de atalho, como ilustrado na Figura 6.1. Figura Operações para executar o sistema. Após a execução do sistema os padrões de corte obtidos são automaticamente representados na tela da interface gráfica, como ilustrado na Figura 5.2. Para cada padrão de corte obtido pelo sistema é disponibilizada uma nova aba. Os itens são numerados de forma crescente de largura e são descritos na legenda do sistema (descrita na seção.7). Figura 5.2 Padrões de corte obtidos pelo sistema. Após a execução do sistema as operações Exibir Janela de Informações e Salvar Imagem (descritas na seções.8 e 9, respectivamente) são disponibilizadas pelo sistema.

8 6 7. Exibindo a Legenda A opção para ativar ou desativar a legenda sempre é disponibilizada pelo sistema, entretanto a legenda só é exibida (no caso de estar ativada) pelo sistema após a operação Executar CorteBi (descrita na seção.6). A ativação/desativação da legenda pode ser efetuada clicando no menu Exibir->Legenda (que possui a tecla de atalho Ctrl+L ) ou através do ícone Ligar/Desligar Legenda, como ilustrado na Figura.7.1. Figura Operações para ativar e desativar a legenda do sistema. A Figura 7.2 ilustra a legenda exibida onde são dispostas as seguintes informações: dimensões da placa a ser cortada; espessura da serra; a perda total; o número, comprimento, largura e demanda de cada item; número de vezes que cada padrão de corte é utilizado; e a perda em cada padrão de corte. Figura 7.2 Legenda exibida pelo sistema. A Figura 7.3 faz uma comparação da opção Exibir Legenda quando está ativada e quando está desativada.

9 7 (a) Exibir Legenda ativada. (b) Exibir Legenda desativada. Figura Comparação da opção Exibir Legenda quando ativada e desativada. 8. Exibido a Janela de Informações Para a exibição da janela de informações do sistema CorteBi, permitida após a operação Executar CorteBi, deve-se clicar no menu Exibir->Janela de Informações (que possui a tecla de atalho Ctrl+J ) ou selecionar o ícone Exibir Janela de Informações presente na barra de atalho, como ilustrado na Figura 8.1. Figura Operações para exibir a janela de informações. Na janela de informações, ilustrada na Figura 8.2, são exibidos: a demanda atendida; o tempo de execução do programa CorteBi; o valor da opção de folga (ativada ou desativada); a orientação dos itens (livre quando a rotação dos itens for permitida, caso contrário fixa); o valor ótimo do problema de corte; e o número de iterações do método simplex.

10 8 Figura Janela de informações exibida pelo sistema. 9. Salvando uma Imagem A opção de Salvar Imagem permite ao usuário salvar representação gráfica do padrão de corte gerada pelo sistema. Deve-se selecionar a aba do padrão de corte que desejado, em seguida deve-se acessar o menu Editar->Salvar Imagem... (que possui a tecla de atalho Crtl+I ) ou clicar no ícone Salvar Imagem (como ilustrado na Figura 9.1). Uma nova tela de escolha (idêntica à ilustrada na Figura 4.2) será apresentada e deve-se selecionar o local e o nome desse novo arquivo de imagem. O sistema gera arquivos de imagem no formato JPEG (Joint Photographic Experts Group). Figura Operações para salvar a representação do padrão de corte escolhido. 10. Sair do Programa Para finalizar a execução do programa o deve-se clicar no menu Arquivo->Sair (que possui a tecla de atalho Ctrl+Q ), como ilustrado na Figura Figura Operação para finalizar o programa.

11 9 Referências Cavali, R. e S. Rangel (2004). Production Planning: A Cutting Stock Problem In The Furniture Industry, Anais do XII Congreso Latino-Iberoamericano de Investigación de Operaciones y Sistemas - CLAIO, Havana, Cuba, outubro. Figueiredo, A. e Rangel, S., (2006). Geração de padrões de corte produtivos para a indústria de móveis. In: Anais do XXXVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, Goiânia, SOBRAPO. Lemos, R. (2005). Reengenharia de software do sistema CorteBi com a inclusão de novas funcionalidades. Trabalho de Conclusão de Curso, UNESP-Universidade Estadual Paulista. Mosquera, G. e Rangel, S., (2006). Análise de padrões de corte para redução de ciclos da serra, Anais do XXIX CNMAC - Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, Campinas, São Carlos - SP : SBMAC, v. único. Perin, C. e S. Rangel (1989). O Problema do Corte Bidimensional, Caderno de Resumos do XII CNMAC. S. J. do Rio Preto - SP: v. 1.

Manual do Sistema CorteBiFur versão

Manual do Sistema CorteBiFur versão Campus de São José do Rio Preto Manual do Sistema CorteBiFur versão 2009 1 Socorro Rangel (socorro@ibilce.unesp.br) Barbosa, T. H.; Lemos, R. B.; Cavali, R.; Castilho, V.L.; Perin, C. São José do Rio Preto

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO CADPREV ENTE-LOCAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Regimes de Previdência no Serviço Público ÍNDICE Para a PRIMEIRA INSTALAÇÃO do CADPREV ENTE-LOCAL é necessário seguir as seguintes

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DOWNLOAD, INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FREEPDF XP. A impressora FreePDF XP é um sistema com licença de uso GLP (Software Livre) e que está disponível para Download no site

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO.

INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. INFORMÁTICA PARA CONCURSO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ 2019. Cargo: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO. CONCEITOS BÁSICOS E UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS E APRESENTAÇÕES:

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permite a comunicação do computador com

Leia mais

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia Manual de Utilização do Software Sumário 1 Visão Geral... 4 2 Cadastros... 5 2.1 Instalações... 5 2.2 Tarifas Personalizadas... 7 3 Simulações... 9 3.1 Aquisição

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Calc. Interface, Formatação e Cálculos

Calc. Interface, Formatação e Cálculos Calc Interface, Formatação e Cálculos INTERFACE Tal como no Writer, a Interface do Calc composta pela organização dos menus e atalhos que compõem o programa, que dão acesso às suas funcionalidades. É interessante

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Prezado Cliente Este documento descreve os procedimentos de segurança e operacionais para efetuar a atualização do instalador do MITAVVIC versão 7.60, com as implementações

Leia mais

xchekplus Manual do Usuário

xchekplus Manual do Usuário xchekplus Manual do Usuário Termo Aditivo Visão Geral Alterar a senha de administrador padrão Gerenciando Sistema de segurança Inserção de dados manualmente Edição dos valores das DOs das cavidades Usando

Leia mais

Ferramenta: Spider-CoCoMo

Ferramenta: Spider-CoCoMo Ferramenta: Spider-CoCoMo Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.spider.ufpa.br Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 05/11/2010 0.1 Elaboração do Kleverton Oliveira documento 05/02/2011

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 2. Cadastro de produtos e serviços 4 3. Cadastro de status da proposta 5 4. Como incluir uma proposta comercial 6 4.1. Alterando informações comerciais

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

Para desinstalar o antivírus, recomendo que acesse o painel de controle e selecione a opção Desinstalar um programa.

Para desinstalar o antivírus, recomendo que acesse o painel de controle e selecione a opção Desinstalar um programa. Dicas de instalação A instalação do TQS é fácil de ser executada. Basta você colocar o CD de instalação na sua máquina e, seguindo alguns passos, TQS estará instalado. Apesar disso, por conta da diversidade

Leia mais

2 Documentos. Word 2013

2 Documentos. Word 2013 2 Documentos 2.1. Escolher um Novo Documento 2.2. Configuração de Página 2.2.1. Definir Tamanho da Página 2.2.2. Definir as Margens do Documento 2.2.3. Ajustar Orientação da Página 2.2.4. Inserir Folha

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS...

VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS... Bruno Tonet Sumário 1 - VISUALG - EDITOR E INTERPRETADOR DE ALGORITMOS... 2 1.1. OBJETIVOS... 2 2 - INSTALAÇÃO E REQUERIMENTOS DE HARDWARE... 2 3 - A TELA PRINCIPAL DO VISUALG... 2 4 - A BARRA DE TAREFAS...

Leia mais

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV

Manual do painel administrativo. Site Instituto de Oncologia do Vale IOV Manual do painel administrativo Site Instituto de Oncologia do Vale IOV 1. Dashboard Essa é a interface do sistema administrativo. Assim que acessar o sistema pede para que o usuário autentique uma conta

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio Colégio Politécnico 1

WINDOWS. Professor: Leandro Crescencio    Colégio Politécnico 1 WINDOWS Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Meu Computador É a porta de entrada para o usuário navegar pelas unidades de

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE

SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE SISTEMA GSAÚDE: GESTÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE GESTÃO: ESPAÇO VIVER BEM DESENVOLVIMENTO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIMED ITABIRA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO ITABIRA 09/2017. Sumário 1. FLUXO DO SISTEMA GSAÚDE...

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

Planejamento da Produção: Corte de estoque na indústria de móveis. Socorro Rangel Roberto Cavali DCCE/IBILCE

Planejamento da Produção: Corte de estoque na indústria de móveis. Socorro Rangel Roberto Cavali DCCE/IBILCE Planejamento da Produção: Corte de estoque na indústria de móveis Socorro Rangel Roberto Cavali DCCE/IBILCE Objetivos Investigar as dificuldades envolvidas no corte da matéria-prima nas indústrias de móveis

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura

PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP. Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura PASSO A PASSO - UTILIZAÇÃO DO ASSINADOR DIGITAL LOCAL - ARISP Adicionando Arquivos no Projeto de Assinatura Para iniciar o processo de assinatura digital em arquivos é necessário que adicione arquivo(s)

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr:

1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Manual FLICKR e LR 1 1. Como reduzir o tamanho de suas fotos para postagens no flickr: Existem várias maneiras de reduzir o tamanho de suas fotos via programas de edição (os que fizeram o curso básico

Leia mais

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017

VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO. Ver /06/2017 VISUALIZADOR DE CICLOS MEGA-CA TC/TERMO Ver 2.0 23/06/2017 R. Rita de Carvalho Monteiro, 140 - Sorocaba - SP - CEP 18085-750 Fone (15) 3218-1326 Sumário Aspectos Gerais... 3 Funcionalidades... 3 Requerimentos

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais

SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Centro de Informática CPD. SIMAR Sistema de Compras de Materiais SIMAR UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Centro de Informática CPD SIMAR Sistema de Compras de Materiais SISTEMA DE COMPRAS DE MATERIAIS Manual de Funcionalidades do Sistema SIMAR. SUMÁRIO SISTEMA DE COMPRAS DE

Leia mais

OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta

OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MÁRCIO ROBERTO DE MELLO OntoGen: Uma Ferramenta para Integração de Esquemas XML - Manual da Ferramenta

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

J-Syncker Uma implementação computacional do Sistema Schillinger de Composição Musical.

J-Syncker Uma implementação computacional do Sistema Schillinger de Composição Musical. J-Syncker Uma implementação computacional do Sistema Schillinger de Composição Musical. Giuliana Silva Bezerra Departamento de Matemática e Informática Aplicada (DIMAp) Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan]

[Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] Página 1 de 25 [Backup, Restauração, Desinstalação e Instalação Magellan] 1. Backup de restauração do Software Magellan. Apresentamos abaixo os passos para realizar o procedimento de backup das pastas

Leia mais

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ

PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB  CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE UFRJ PETRILAB GUIA DO USUÁRIO V1.0 PETRILAB HTTP://SOURCEFORGE.NET/PROJECTS/PETRILAB/ CRIADO POR ANDERSON LINHARES DE SOUZA @ UFRJ Sumário 1. Download e instalação... 1 2. Interface... 2 3. Inserir elementos...

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III

NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO III 1. Windows é responsável, entre outras funções, pelo gerenciamento: A) do acesso às páginas da Internet; B) das senhas de login em sites e portais; C) da

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental

GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental IBILCE UNESP 2010 GUIA DO USUÁRIO ADMINISTRADOR SASD Sistema de apoio a secretaria departamental Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Informações Gerais Título GBD Guia

Leia mais

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite Manual de operação BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite (supervisor) Para equipamento para testes de óleo da BAUR B A U R G m b H R a i f f e i s e n s t r. 8 6 8 3 2 S u l z, A u s

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Os Assistentes... 3! Assistente de Autoconteúdo... 3! Escolhendo uma apresentação em branco... 3! Abrir uma apresentação existente... 4 Salvando Apresentações... 4 A Janela do PowerPoint... 5 1

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL GUIA PRÁTICO DE OPERAÇÃO FiscalizaJE Julho de 2016 Brasil. Tribunal Superior Eleitoral Guia prático de operação do Sistema de Validação e Envio de Notas Fiscais Eletrônicas e de Permissionários de Serviços

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO

CÍRCULO DADO O DIÂMETRO 52 O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações,

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD

Soluções de Acessibilidade. VLibras - Desktop. Manual de Instalação da Ferramenta. Microsoft Windows R. Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD Soluções de Acessibilidade VLibras - Desktop Manual de Instalação da Ferramenta Microsoft Windows R Núcleo de Pesquisa e Extensão / LAViD 2016 INTRODUÇÃO Objetivo Este manual contém introdução e informações

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA

SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA SEMANA 3 INFORMÁTICA BÁSICA Semana 3 Unidade 6 - Sistema Operacional Linux Ubunto Unidade 7 - Editor de Texto Writer Unidade 8 - Navegador Mozilla Firefox SÍNTESE DAS UNIDADES Equipe de Formação: Fernanda

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

Ferramenta: Spider-APF. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta:

Ferramenta: Spider-APF. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: Ferramenta: Spider-APF Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.0 www.spider.ufpa.br Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 0.1 Preenchimento das 02/07/2010 seções 1,2 e 3. 10/08/2010 0.2 Preenchimento

Leia mais

Administrador Documentos. Gestão de Documentos. Título do documento

Administrador Documentos. Gestão de Documentos. Título do documento Administrador Documentos Gestão de Documentos Título do documento fluig.com 0800 882 9191 Av. Braz Leme 1717, Casa Verde 02511-000 São Paulo - Brasil 1 Sumário 1. Objetivos do Treinamento... 3 1.1. Aviso...

Leia mais

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1

Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro. Versão 4.1 Gerenciador USB B.L.U.E. Som Maior Pro Versão 4.1 O Gerenciador é um Software para ambiente Windows que trabalha em conjunto com o B.L.U.E. Som Maior Pro, através de uma conexão USB ou por uma rede Wireless

Leia mais

1- Baixando e instalando o LUMICALC

1- Baixando e instalando o LUMICALC 1- Baixando e instalando o LUMICALC 2.0.62 - Acesse o site entre na guia LUMICALC e clique no link para iniciar o download. - Uma pasta em formato compactado será salva em seu computador para iniciar a

Leia mais

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico

Siscad UFMS. Manual do Acadêmico Siscad UFMS Manual do Acadêmico Sumário 1 Apresentação 4 2 Acesso 6 2.1 Recuperar a senha........................ 7 3 Menu Rápido 8 4 Acadêmico 9 5 SISCAD 10 5.1 Página Inicial...........................

Leia mais

Manual do Usuário. VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas. http://www.voat.com.br/ contato@voat.com.

Manual do Usuário. VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas. http://www.voat.com.br/ contato@voat.com. Manual do Usuário VpetConverter Ferramenta para adequação de documentos para Petições Eletrônicas http://www.voat.com.br/ contato@voat.com.br Descrição Geral O VPetConverter é um programa que facilita

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira

Manual do Usuário Assinador Prodist e-financeira Assinador Prodist e-financeira Agosto de 2016 Versão 1.1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 SOBRE o e-financeira... 3 3 COMPONENTES DA APLICAÇÃO... 3 4 REQUISITOS MÍNIMOS... 4 5 INSTALAÇÃO DO ASSINADOR PRODIST

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO Conteúdo ORIENTAÇÃO DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL... 3 MODIFICAR PERFIL... 4 MODIFICAR SENHA... 7 VERIFICAR O PERFIL... 8 ENVIO DE MENSAGEM... 8 CRIANDO

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais