Cronograma Sábado da Diversidade no CAp- Junho/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cronograma Sábado da Diversidade no CAp- Junho/2018"

Transcrição

1 Cronograma Sábado da Diversidade no CAp- Junho/2018 OFICINAS ITINERANTES E/OU ABERTAS PARA ESTUDANTES, PAIS/RESPONSÁVEIS, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES Oficina de Turbantes Ministrante: Deise (mãe de aluno) Oficina de ritmos Ministrante: Prof. Bruno Martins da Silva Horário: entre 9h e 12h Oficina Ministrante: Prof. Camila Peres Contação de Histórias Ministrante: Gláucia de Souza (escritora) OFICINAS PAIS/RESPONSÁVEIS América Latina Ministrante: Edson Antoni Partindo de uma perspectiva decolonial, abordaremos diferentes temáticas acerca de nuestra América. Oficina: pão de ingredientes PANC Ministrante: Fernanda Brito Produção de pães com ingredientes não convencionais. Adolescência é coisa do cérebro! Ministrante: Lauren Valentim Como são nossos adolescentes? Emotivos? Impulsivos? Descontrolados? Inconsequentes? Talvez sejam tudo isso, mas.calma! Faz parte do processo. Precisamos falar sobre LGBTs Ministrante: G8_SAJU/UFRGS Esclarecimentos sobre a população LGBT, significado da sigla, participação dos pais e/ou responsáveis nos processos juvenis.

2 OFICINAS EJA Horário Conjuntura política do Brasil atual Ministrante: Ramiro Castro Fake News Ministrante: Nicolle Marazini Ministrante: Porf.ª Camila Peres Vamos falar sobre ações afirmativas? Ministrante: PRAE/ UFRGS Precisamos falar sobre LGBTs Ministrante: G8_SAJU/UFRGS Breve exposição que instigue a reflexão dos presentes, estimulando um debate. Partindo do pressuposto de que o processo de consciência política deve ter os próprios alunos como sujeitos, desenvolvendo a capacidade de crítica e de reflexão. Exemplos, impacto, curiosidades, identificação e atividade de checagem. Introdução à ginga e movimentos específicos da capoeira. Como funcionam e quais são as políticas afirmativas de ingresso e permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esclarecimentos sobre população LGBT e significado da sigla. 8h30min-10h 8h30min-10h 10h30min-12h Será oferecida nos dois horários: 8h30min-10h e 10h30min-12h 10h30min-12h OFICINAS ENSINO MÉDIO Oficina de introdução à meditação Ministrante: Andiara Paz Conjuntura política do Brasil atual Ministrante: Ramiro Castro MOVIMENTO LGBT E TEORIA QUEER Ministrantes: Phelipe Caetano e Perseu Pereira Oficina de Yoga Ministrante: Sabine Nuestra América Latina Ministrante: Edson Antoni Fake News Ministrante: Nicolle Marazini Vamos falar sobre ações afirmativas? Ministrante: PRAE/ UFRGS A oficina oferece uma introdução ao silêncio meditativo como plataforma e observação lúcida e criativa da vida, favorecendo um exercício para compreender melhor nosso movimentos livres no mundo. Breve exposição que instigue a reflexão dos presentes, estimulando um debate. Partindo do pressuposto de que o processo de consciência política deve ter os próprios alunos como sujeitos, desenvolvendo a capacidade de crítica e de reflexão. Conversa sobre o significado e o histórico da teoria Queer e do movimento LGBT. Introdução aos movimentos da Yoga. A apresentação consistirá em retratar o cenário do futebol aos olhos de uma mulher. Abordarei temas como machismo, oportunidade no esporte e quão importante é a presença feminina dentro e fora da quadra. Partindo de uma perspectiva decolonial, abordaremos diferentes temáticas acerca de "Nuestra América". Exemplos, impacto, curiosidades, identificação e atividade de checagem. Como funcionam e quais são as políticas afirmativas de ingresso e permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3 Introdução às Libras A gente pode falar de qualquer coisa: arte, drogas, vida e outras poesias Ministrante: Equipe do Centro de Referência para assessoramento e Educação em redução de Danos - ESP/RS A proposta da Oficina é oferecer esses primeiros passos de forma descontraída e que desperte a curiosidade em desenvolver o aprendizado.visto que essa linguagem que faz parte do dia a dia de aproximadamente 5% da população brasileira.quando se aprende o alfabeto e algumas palavras chave,fica fácil iniciar o aprendizado de LIBRAS. Conversinhas e experimentações entre gentes, palavras, imagens e o que mais se quiser inventar. Anatomia e funcionamento do corpo, doenças sexualmente transmissíveis, uso de contraceptivos. Slam: a vez do negro na poesia Ministrante: Eslly Rafael e Cristal Rocha Feminismo negro Ministrante: Andressa Almeida Krav Maga Ministrante: Alberto Amestoy Maquiagem Drag: fundamentos de luz e sombra na investigação de gênero Ministrante: Lorenzo Ministrante: Porf.ª Camila Peres Racismo Oficina de pagode Ministrante: Marianna Duarte O que é Slam? Poetas e slamers negros que têm destaque nesse meio; experiência pessoal e referências como Mel duarte, Conceição Evaristo e a própria Cristal Rocha. Relatos e perspectivas de vivência como mulher negra. A dinâmica abordará temas como empoderamento e feminismo negro, através das práticas e dos saberes. A concepção do KRAV MAGA revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. Será realizado uma pequena palestra contando a história do Krav Maga. Após, serão realizadas demonstrações e o ensino de algumas técnicas. Estabelecer os fundamentos da maquiagem Drag e apresentar técnicas de contorno e iluminação com o objetivo de investigar a ilusão de gênero que a maquiagem proporciona (na perspectiva de troca de gênero do masculino para o feminino e viceversa). Introdução à ginga e movimentos específicos da capoeira. Relato e debate sobre atividade problematizadora do racismo, realizada com alunos do Instituto de Educação Flores da Cunha. Introdução aos movimentos do pagode.

4 Vamos falar sobre ações afirmativas? Ministrante: PRAE/ UFRGS Precisamos falar sobre LGBTs Ministrante: G8_SAJU/UFRGS Como funcionam e quais são as políticas afirmativas de ingresso e permanência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esclarecimentos sobre população LGBT e significado da sigla. OFICINAS PIXEL 90 Estereótipo cultural do Brasil. Ministrante: Mayara Lamberti Movimento LGBT e Teoria Queer. Ministrantes: Perseu Pereira e Phelipe Caetano Racismo.. Ministrante: prof. Camila Peres. Oficina de yoga. Ministrante: Sabine A palestra abordará tópicos sobre formação étnica e cultural e sobre o mito da democracia racial no Brasil. Conversa sobre o significado e o histórico da teoria Queer e do movimento LGBT. Introdução à ginga e movimentos específicos da capoeira Anatomia e funcionamento do corpo, doenças sexualmente transmissíveis, uso de contraceptivos. Introdução aos movimentos da yoga. (roupas confortáveis e café da manhã leve) Krav Maga Ministrante: Alberto Amestoy Roda de conversa: a construção das identidades LGBTs Participantes: Ana Clara Grassi, Perseu Pereira, Phelipe Caetano e Ariádne Soares A apresentação consistirá em retratar o cenário do futebol aos olhos de uma mulher. Abordarei temas como machismo, oportunidade no esporte e quão importante é a presença feminina dentro e fora da quadra. A concepção do KRAV MAGA revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. Será realizado uma pequena palestra contando a história do Krav Maga. Após, serão realizadas demonstrações e o ensino de algumas técnicas. Roda de conversa com pessoas LGBT sobre seus processos pessoais de descoberta e a relação com as famílias.

5 A gente pode falar de qualquer coisa: arte, drogas, vida e outras poesias Ministrante: Equipe do Centro de Referência para assessoramento e Educação em redução de Danos - ESP/RS Conversinhas e experimentações entre gentes, palavras, imagens e o que mais se quiser inventar. OFICINAS PIXEL 80 Ministrante: profª. Camila Peres Nossas raízes hispânicas Ministrante: Prof. Henry Oficina de yoga Ministrante: Luís Guilherme Dias Estereótipo cultural do Brasil. Ministrante: Mayara Lamberti Racismo Ministrante: Wagner Cardoso Introdução aos movimentos da capoeira. Oficina sobre a influência hispânica na formação da identidade gaúcha e a relação do Brasil com suas fronteiras. Introdução aos movimentos do yoga. A palestra abordará tópicos sobre formação étnica e cultural e sobre o mito da democracia racial no Brasil. A gente pode falar de qualquer coisa: arte, drogas, vida e outras poesias Ministrante: Equipe do Centro de Referência para assessoramento e Educação em redução de Danos - ESP/RS Anatomia, higiene pessoal e cuidados com o corpo. Conversinhas e experimentações entre gentes, palavras, imagens e o que mais se quiser inventar.

6 OFICINAS AMORA IIB Estereótipo cultural do Brasil. Ministrante: Mayara Lamberti Movimento LGBT e Teoria Queer. Ministrantes: Perseu Pereira e Phelipe Caetano Racismo.. Ministrante: prof. Camila Peres Nossas raízes hispânicas Ministrante: Prof. Henry Oficina de yoga. Ministrante: Luís Guilherme Dias A palestra abordará tópicos sobre formação étnica e cultural e sobre o mito da democracia racial no Brasil. Conversa sobre o significado e o histórico da teoria Queer e do movimento LGBT. Introdução à ginga e movimentos específicos da capoeira. Oficina sobre a influência hispânica na formação da identidade gaúcha e a relação do Brasil com suas fronteiras. Introdução aos movimentos da yoga. (roupas confortáveis e café da manhã leve) Roda de conversa: a construção das identidades LGBTs Participantes: Ana Clara Grassi, Perseu Pereira, Phelipe Caetano e Ariádne Soares A gente pode falar de qualquer coisa: arte, drogas, vida e outras poesias Ministrante: Equipe do Centro de Referência para assessoramento e Educação em redução de Danos - ESP/RS A apresentação consistirá em retratar o cenário do futebol aos olhos de uma mulher. Abordarei temas como machismo, oportunidade no esporte e quão importante é a presença feminina dentro e fora da quadra. Anatomia, higiene pessoal e cuidados com o corpo. Roda de conversa com pessoas LGBT sobre seus processos pessoais de descoberta e a relação com as famílias. Conversinhas e experimentações entre gentes, palavras, imagens e o que mais se quiser inventar.

7 OFICINAS AMORA I e IIA Ministrante: profª. Camila Peres Introdução aos movimentos da capoeira. Nossas raízes hispânicas Ministrante: Prof. Henry Oficina sobre a influência hispânica na formação da identidade gaúcha e a relação do Brasil com suas fronteiras. Oficina de yoga Ministrante: Luís Guilherme Dias Introdução aos movimentos do yoga. Racismo. Anatomia, higiene pessoal e cuidados com o corpo. A apresentação consistirá em retratar o cenário do futebol aos olhos de uma mulher. Abordarei temas como machismo, oportunidade no esporte e quão importante é a presença feminina dentro e fora da quadra. OFICINAS ALFAS As professoras da Equipe Alfas irão organizar as atividades dentro da própria Equipe. Desejamos um ótimo trabalho para a comunidade do CAp/ UFRGS!!

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação

Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Avanços e desafios das questões de Gênero na Educação Prof a. Dr a. Jimena Furlani UDESC - FAED - LabGeF UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FAED Centro de Ciências Humanas e da Educação DPED

Leia mais

A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do. Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar

A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do. Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul,através do Departamento de Ações em Saúde(DAS), convida para participar da programação do stand institucional, que desenvolver-se-á durante a 59ª Feira

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO

AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO Carolina Lopez Israel 1 Angélica Teixeira da Silva Leitzke 2 Introdução

Leia mais

Dia internacional da mulher. Parceria

Dia internacional da mulher. Parceria Dia internacional da mulher Parceria O QUE A MULHER BRASILEIRA PENSA SOBRE Dia internacional da Mulher 1264 mulheres entrevistadas. Mulheres de TODO O BRASIL Faixa etária 56% até 24 anos 32% entre 25 e

Leia mais

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 10/12/2018 (Seg.)

PROGRAMAÇÃO. 10/12/2018 (Seg.) Exposições Para ser Amada por Iramaia Santana Parede Galeria Reconstrução da Memória dos uniformes escolares por Leide Mota Registros da faculdade por Adenildo Moraes Catarse Instalação artística por Adenildo

Leia mais

Formação de Verão Pibid/Unisinos 2ª edição 2015

Formação de Verão Pibid/Unisinos 2ª edição 2015 Formação de Verão Pibid/Unisinos 2ª edição 2015 Pibid/Unisinos: Universidade, Escola e a produção da docência inovadora Datas: 7 e 8 de janeiro de 2015 (4ª e 5ª feira ) 07/01: das 8h30 às 12h30 e das 13h30

Leia mais

Nome do Requerente Nro. do Processo Tipo de Processo Disciplina Situação Justificativa

Nome do Requerente Nro. do Processo Tipo de Processo Disciplina Situação Justificativa ANDRÉIA CARVALHO LUNA 23116.001571/2018-05 A Criança a Educação Física (09407) ANNE DA CUNHA PEREIRA 23116.001207/2018-37 Sedimentologia (05153) Alvenaria Estrutural (04316) CAMILA DA SILVA MARTINATTO

Leia mais

Diversidade, Etnia e Demandas Legais

Diversidade, Etnia e Demandas Legais Diversidade, Etnia e Demandas Legais Bel Santos Mayer Luiz Ramires Neto (Lula) Mércia Consolação Vera Lion Proposta para a tarde 13h30 14h00- Chegança: preenchimento de ficha, lista 14h00-14h10 Abertura

Leia mais

Nome do Requerente Nro. do Processo Tipo de Processo Disciplina Situação Justificativa

Nome do Requerente Nro. do Processo Tipo de Processo Disciplina Situação Justificativa ANDRÉIA CARVALHO LUNA 23116.001571/2018-05 A Criança a Educação Física (09407) ANNE DA CUNHA PEREIRA 23116.001207/2018-37 Sedimentologia (05153) Alvenaria Estrutural (04316) CAMILA DA SILVA MARTINATTO

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO. Carga Horária de Trabalho: ( ) 10 horas ( x) 20 horas

ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO. Carga Horária de Trabalho: ( ) 10 horas ( x) 20 horas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Avaré PROGRAMA DE PROJETOS DE ENSINO ANEXO I MODELO DE PROJETO DE ENSINO Perfil do Projeto: ( ) Monitoria ( x ) Cunho Educativo Geral

Leia mais

PROJETO: ENCONTRO DA JUVENTUDE SUSTENTÁVEL ENJUS REALIZAÇÃO

PROJETO: ENCONTRO DA JUVENTUDE SUSTENTÁVEL ENJUS REALIZAÇÃO PROJETO: ENCONTRO DA JUVENTUDE SUSTENTÁVEL ENJUS REALIZAÇÃO Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Secretaria de Indústria, Comércio,

Leia mais

Escreva uma história com esportes, cultura e arte.

Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Formar cidadãos plenos de suas habilidades, com autonomia e capacidade de dialogar com diferentes realidades, são princípios da Educação Marista. Para

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SLBU CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS E UNISUL VIRTUAL Unidades: - Pedra Branca - Dib Mussi - Trajano UNIDADE TUBARÃO

PROGRAMAÇÃO SLBU CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS E UNISUL VIRTUAL Unidades: - Pedra Branca - Dib Mussi - Trajano UNIDADE TUBARÃO PROGRAMAÇÃO SLBU 2018 CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUBARÃO Unidades: - Tubarão - Araranguá - Braço do Norte - Içara CAMPUS UNIVERSITÁRIO GRANDE FLORIANÓPOLIS E UNISUL VIRTUAL Unidades: - Pedra Branca - Dib

Leia mais

Escreva uma história com esportes, cultura e arte.

Escreva uma história com esportes, cultura e arte. 2019 Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Formar cidadãos plenos de suas habilidades, com autonomia e capacidade de dialogar com diferentes realidades, são princípios da Educação Marista.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016 PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE 10 de Novembro 2016 Abertura do I Festival Afrocoletividade Horário: 19h Local: Auditório da FACAPE Apresentação Cultural: Grupo de dança Ori Beni Capoeira Muzenza Mesa Institucional

Leia mais

7. Referências bibliográficas

7. Referências bibliográficas 104 7. Referências bibliográficas AUAD, D. Relações de gênero nas práticas escolares e a construção de um projeto de co-educação. In: Anais do 27ª. Reunião da ANPED, Caxambu MG, 2004. BAUER, M. Análise

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR.

CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. CONTAR UMA HISTÓRIA É DAR UM PRESENTE DE AMOR. LEWIS CARROL Elaborado pelas assessoras Patrícia Ribeiro e Rosinara Nascimento, em 2011, nas oficinas pedagógicas para as educadoras, ocorridas nas Livrarias

Leia mais

Escreva uma história com esportes, cultura e arte.

Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Formar cidadãos plenos de suas habilidades, com autonomia e capacidade de dialogar com diferentes realidades, são princípios da Educação Marista. Para

Leia mais

Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS

Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS Data Proponente Atividade Local Horário 8/3/2017 DEAM - Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher Exposição de fotos da Delegada Carolina Terres 8/3/2017

Leia mais

PROGRAMAÇÃO IV BALAIO CULTURAL AS INTERFACES ENTRE LÍNGUA E CULTURA QUINTA-FEIRA, 28/03/2019

PROGRAMAÇÃO IV BALAIO CULTURAL AS INTERFACES ENTRE LÍNGUA E CULTURA QUINTA-FEIRA, 28/03/2019 PROGRAMAÇÃO IV BALAIO CULTURAL AS INTERFACES ENTRE LÍNGUA E CULTURA QUINTA-FEIRA, 28/03/2019 Abertura - 18h30min - Coral do IFBA (ED 11, ED 12, ED21, ED32, ED41, EMA 12, ENGENHARIA). Ballet e jazz contemporâneo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO SALÃO UNIVERSITÁRIO 2016

PROGRAMAÇÃO SALÃO UNIVERSITÁRIO 2016 PROGRAMAÇÃO 2016 25 de outubro de 2016 TERÇA-FEIRA MANHÃ A partir das 08h Credenciamento Central de Atendimento 8h30min - 11h30min 08h30min 12h 08h30min 11h30min 08h30min 12h 10h - 12h Línguística, Letras

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Recredenciada pela Portaria do MEC Nº622 de 17 de maio de 2012, DOU de 18/05/2012.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Recredenciada pela Portaria do MEC Nº622 de 17 de maio de 2012, DOU de 18/05/2012. 6OPTN01 OPTATIVA RI ESTUDOS DE ÁREA: OS DESAFIOS GEOPOLÍTICOS NO ORIENTE MÉDIO PROFESSOR NÃO DEFINIDO/19:40 23:05 6OPTN02 OPTATIVA RI ESTUDOS DE ÁREA: DEMOCRACIA E VIOLÊNCIA NA AMÉRICA LATINA Tomaz Oliveira

Leia mais

destaques da programação: 16/fev a 22/fev A Arte da Persuasão duração: 58 exibição: 16/fev, às 22h

destaques da programação: 16/fev a 22/fev A Arte da Persuasão duração: 58 exibição: 16/fev, às 22h A Arte da Persuasão duração: 58 exibição: 16/fev, às 22h Episódio da série Como a Arte Moldou o Mundo, que mostra manifestações artísticas desde tempos imemoriais e os seus reflexos na formação histórica

Leia mais

SÁBADO 19/05/2018 SEGUNDA-FEIRA 21/05/2018

SÁBADO 19/05/2018 SEGUNDA-FEIRA 21/05/2018 SÁBADO 19/05/2018 Sarau Literário e Feira de Troca de Livros Local / Horário: Museu Espaço dos Anjos / 9:00 às 10:30 Oficina de Redação: Alusão Cultural Lucas Benício Local / Horário: Centro Cultural Mauro

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PET CONEXÕES: PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS Nº01/2019 A PROGRAD divulga

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 1 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 09/2018 DIA 01: 25 DEMARÇO DE 2019 Nº ATIVIDADE PALESTRANTE (S) CATEGORIA 001 Apresentações de s do Eixo Educação 002 Avaliação e intervenção em habilidades sociais e de enfrentamento

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE MAPA DE SALAS. Dia: 20 de Maio de 2015 (quarta-feira)

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE MAPA DE SALAS. Dia: 20 de Maio de 2015 (quarta-feira) FACULDADE DO VALE DO JAGUARIE II ENCONTRO ACADÊMICO DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIE - FVJ I SEMINÁRIO DO PIID/FVJCAPES II MOSTRA DO LIVRO E DA LEITURA III FÓRUM DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAPA DE

Leia mais

Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS

Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS Programação alusiva aos DIREITOS HUMANOS Data Proponente Atividade Local Horário 8/3/2017 DEAM - Delegacia Especializada em Atendimento à Exposição de fotos da Delegada Carolina Terres 8/3/2017 SAE - Secretaria

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Cruz das Almas, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR:

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura de Municipal de Cruz das Almas, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: BAHIA PODER EXECUTIVO ANO 2018 A Prefeitura de Municipal de Cruz das Almas, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos, vem a PUBLICAR: EDITAL DE Nº 03, DESFILE DA BELEZA NEGRA 2018 CRUZ PREFEITURA

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

RESULTADO OFICIAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARTES MARCIAIS WKA- Uberaba MG 2012 RELAÇÃO DOS CAMPEÕES, VICES E TERCEIROS LUGARES

RESULTADO OFICIAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARTES MARCIAIS WKA- Uberaba MG 2012 RELAÇÃO DOS CAMPEÕES, VICES E TERCEIROS LUGARES RESULTADO OFICIAL CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARTES MARCIAIS WKA- Uberaba MG 2012 RELAÇÃO DOS CAMPEÕES, VICES E TERCEIROS LUGARES ESTADOS PARTICIPANTES NO BRASILEIRO 2012 MG,PE,SP,DF,GO,RJ,MT 1º LUGAR EQUIPE-Distrito

Leia mais

NOME Trabalho Horário. Experiências de Exclusão Social em Área de Assentamento: Estudo Sobre a Comunidade Nova Vida (Upanema-RN)

NOME Trabalho Horário. Experiências de Exclusão Social em Área de Assentamento: Estudo Sobre a Comunidade Nova Vida (Upanema-RN) Área do GT: GT2 - Educação popular, direitos humanos, movimentos sociais. Local de Realização: Sala 23 da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação/ PROPPG. Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Késia Kelly Vieira

Leia mais

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONFERÊNCIA REGIONAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES Um desafio para a igualdade numa perspectiva de gênero Ituporanga 30/04/04 Conferência Espaço de participação popular para: Conferir o que tem sido feito

Leia mais

RELAÇÃO DOS VENCEDORES DA SELETIVA CONVOCADOS PARA O REGIONAL - REGIÃO I PIAUI

RELAÇÃO DOS VENCEDORES DA SELETIVA CONVOCADOS PARA O REGIONAL - REGIÃO I PIAUI RELAÇÃO DOS VENCEDORES DA SELETIVA CONVOCADOS PARA O REGIONAL - REGIÃO I PIAUI Teresina - Piauí 17 de Março de 2015 SUB 13 MASCULINO LIGEIRO (-28kg) SUB 13 MASCULINO LIGEIRO (-31kg) AT014633 Amarela Bruno

Leia mais

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 Ações baseadas no Calendário Permanente de Direitos Humanos e outras sugestões JANEIRO 21 Dia Nacional do combate à Intolerância Religiosa Roda de conversa Intolerância Religiosa

Leia mais

ST3- ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO HISTÓRICA E MULTICULTURALIDADE

ST3- ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO HISTÓRICA E MULTICULTURALIDADE Dia 30/11 quarta-feira, das 16h às 18h, sala D-208 Coordenador: Prof. Dr. José Josberto Montenegro Sousa Sala: D-208 O Ensino de História na Escola Normal de Niterói (1896-1900): notas de pesquisa Um diálogo

Leia mais

EDITAL Nº /01 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

EDITAL Nº /01 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EDITAL Nº 01-2018/01 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O Colégio de Aplicação da UFRGS e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Quelin Benini (Coord.) 1º edição. Alvorada Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos 2015

Quelin Benini (Coord.) 1º edição. Alvorada Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos 2015 Quelin Benini (Coord.) 1º edição Alvorada Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos 2015 Minha Cidade é Assim: catálogo fotográfico do Projeto Imagens da Adolescência na Periferia de Alvorada: novos roteiros

Leia mais

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO SOUZA, L.P.G.; ARROXELAS-SILVA, C. L.; MOURA, G. M ; CASTRO, O.W lillynepatricia@hotmail.com; carmemarroxelas@hotmail.com;

Leia mais

3º SEMANA ULBRA DE ACESSIBILIDADE Tema da edição 2016: Acessibilidade Preventiva. Programação

3º SEMANA ULBRA DE ACESSIBILIDADE Tema da edição 2016: Acessibilidade Preventiva. Programação 3º SEMANA ULBRA DE ACESSIBILIDADE Tema da edição 2016: Acessibilidade Preventiva Programação ATIVIDADE DATA HORÁRIO LOCAL Abertura Oficial Tema: Língua de Sinais como Prevenção. 19h 21h Auditório 219,

Leia mais

Combate ao racismo. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (

Combate ao racismo. Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio ( Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Combate ao racismo Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 16/05/2018 12h47 - Atualizado em 06/06/2018 13h37 Na semana em

Leia mais

SEMANA ACALOURADA 19 a 25 de março

SEMANA ACALOURADA 19 a 25 de março SEMANA ACALOURADA 19 a 25 de março 2ª Feira - Intervenção ao longo da Reta. Sustentabilidade no Campus: e eu com isso? Informações: 3899 2558 (Divisão de Gerenciamento de Resíduos e Projeto Interação)

Leia mais

Quero passear: roteiros para aprender e se divertir

Quero passear: roteiros para aprender e se divertir Quero passear: roteiros para aprender e se divertir Porfª. Ms. Maria Cecília Nóbrega de Almeida Augusto Aula 4 Passeando pela NOSSA AULA: 1.A importância dos passeios; 2.Preparando essas aventuras com

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015) RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015) EXPEDIENTE Reitor Eduardo Antonio Modena Pró-Reitor de Administração Paulo Fernandes Junior Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Whisner

Leia mais

A seguir o que está acontecendo!

A seguir o que está acontecendo! A crise das instituições e organizações levaram a juventude cansada de ouvir "não!" e "não pode!" a se virar e a se juntar em coletivos e coletivas culturais desenvolvendo eles mesmos suas atividades culturais.

Leia mais

Programação º Semestre

Programação º Semestre Programação 2017 2º Semestre ACOLHENDO PESSOAS, ABRAÇANDO CULTURAS E CONSTRUINDO O CONHECIMENTO. ATIVIDADES PERMANENTES CBVU E CAATE-PRAE 08:30, 15:00 E 19:30 - VISITA DA COMUNIDADE ACADÊMICA AOS RUs DIAS:

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

Programação. Deslize para conferir

Programação. Deslize para conferir Programação Deslize para conferir II Simpósio de Educação, Linguística e Letras Local: Centro de Capacitação na Unidade Cajazeiras 23 /11 08h30min - 18h50min Credenciamento 18h50min - 19h10min Abertura

Leia mais

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP estevão.armada@yahoo.com.br 1. Introdução De acordo com a Lei Federal n 11.645/08, torna-se obrigatório

Leia mais

Mês da Responsabilidade Social

Mês da Responsabilidade Social Programação alusiva ao Mês da Responsabilidade Social 24/9/2016 Local: EMEF Paulo Freire Bairro Guajuviras Data PROJETO /Curso Proponente Atividade Horário 24/9 Ulbrati Aula de Ritmos. 24/9 Ulbrati Apresentação

Leia mais

SOCIEDADE, CULTURA E SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

SOCIEDADE, CULTURA E SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE Centro de Estudos Avançados Mulidisciplinares (CEAM) SOCIEDADE, CULTURA E SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE Este seminário pretende debater os determinantes sociais dos sofrimentos decorrentes da experiência

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

Proposta de parceria. Lúcia Almeida e Sindicosméticos -PR

Proposta de parceria. Lúcia Almeida e Sindicosméticos -PR Proposta de parceria Lúcia Almeida e Sindicosméticos -PR Serviços oferecidos: 01- Palestras corporativas sobre Imagem e Com portamento Públicos (feminino e masculino) 02- Consultoria de Imagem Individual

Leia mais

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU)

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU) SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ST 1- História e historiografia: América hispânica, EUA e Brasil Prof. Dr. Giliard Prado (História ICH-PO/UFU) E-mail: Este simpósio temático pretende reunir trabalhos

Leia mais

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS

PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS PROGRAMA: DST/AIDS/UENF PROJETO: TRANSFORMANDO VIDAS: Formação de multiplicadores para a prevenção das IST/AIDS Instituições Envolvidas: Fundação Municipal da Infância e da Juventude;CDIP/Programa Municipal

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016 PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016 14/09 (Quarta-feira) Horários Atividades 8h30min 12h00min Credenciamento (Pátio do Campus das Auroras- 2º andar) 9h00min Cerimônia

Leia mais

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas CATEGORIA PROFESSOR/A Valquíria, Maria Fernanda, Sônia e Josivaldo são educadores/as de cidades bem diferentes do Brasil. Juiz de Fora/MG, Araraquara/SP, Ribeirão

Leia mais

COLÉGIO SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Rua Amaro Guerra, 27 Granja Julieta CEP Tel /

COLÉGIO SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Rua Amaro Guerra, 27 Granja Julieta CEP Tel / COLÉGIO SERGIO BUARQUE DE HOLANDA Rua Amaro Guerra, 27 Granja Julieta CEP 04711-020 Tel. 5182.1805/ 5182.7484 Prezados Pais e Alunos, São Paulo, fevereiro de 2013. O Colégio Sergio Buarque de Holanda oferece

Leia mais

Pérolas Negras. Novembro de 2015 Meu Cabelo não é moda: Diálogos sobre estética e feminismo negro, em Itaberaba, BA

Pérolas Negras. Novembro de 2015 Meu Cabelo não é moda: Diálogos sobre estética e feminismo negro, em Itaberaba, BA Histórico: O projeto nasceu da cabeça e dos cabelos crespos empoderados de duas Chapadenses negras, Samira Soares e Luciene Cruz, após transformações estéticas de afirmação de suas identidades afro brasileiras,

Leia mais

Grade da Programação Científica

Grade da Programação Científica Grade da Programação Científica DATA HORÁRIO ATIVIDADE TÍTULO CONVIDADOS Manhã 09:00 às 12h30 Minicurso Avaliação realística de programas de prevenção e promoção de saúde: conectando resultados, contextos

Leia mais

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo

Shanna Duarte Lima Estagiária do Curso de Bacharelado em Turismo. Equipe: Ivone Maio Gerente Roque Lemanski Guia de Turismo A Escola Social de Turismo de Porto Alegre atua desde 2011 para a qualificação profissional e a sensibilização turística de residentes. As atividades são desenvolvidas por meio de palestras, encontros

Leia mais

ATIVIDADES TERCEIRIZADAS

ATIVIDADES TERCEIRIZADAS Futsal - crianças de 3 a 13 anos Participa de torneios, faz passeios e viagens. Há uniforme personalizado. Horários/Turmas: Segundas e quartas-feiras: das 17h30min às 18h30min - 1º e 2º ano. Segundas e

Leia mais

JARDIM POÉTICO: incentivando as expressões culturais e artísticas na comunidade do Distrito de Icoaraci. Belém- Pará.

JARDIM POÉTICO: incentivando as expressões culturais e artísticas na comunidade do Distrito de Icoaraci. Belém- Pará. Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) JARDIM POÉTICO: incentivando as expressões culturais e artísticas na comunidade do Distrito de Icoaraci. Belém- Pará. Maria do Socorro Baia dos Santos (PMB /FUMBEL/ BPMAR)

Leia mais

Resultados Oficiais 20/05/2017

Resultados Oficiais 20/05/2017 Local: Centro Integrado de Educação Física - CIEF Diretor de Competição: Florenílson Itacaramby de Almeida CBAt: 124 Coordenador da Competição: Poti Alves Picanço CBAt: 3464 Coordenador Técnico: Alexsandro

Leia mais

Culturas, Gêneros e Sexualidades

Culturas, Gêneros e Sexualidades Culturas, Gêneros e Sexualidades DATA: 08/08/2018 - Paf 3 - Sala 108 COORDENAÇÃO: GILMARO NOGUEIRA (POSCULTURA-CUS-UFBA) TÍTULO: Culturas, Gêneros e Sexualidades I: REDES, QUESTÕES LGBT E GÊNERO MARIA

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-IRATI (Currículo iniciado em 2009) LETRAS-INGLÊS DIDÁTICA 0545/I C/H 68 A didática e o ensino de línguas. O planejamento e a avaliação escolar no processo pedagógico.

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA Não é no silêncio que os

Leia mais

Práticas Esportivas e Relações Humanas

Práticas Esportivas e Relações Humanas M aterial do P rofessor Módulo 3 Educação Física Unidade 1 Educação Física: Práticas Esportivas e Relações Humanas Educação Física 5 Apresentação da unidade do material do aluno Caro professor, apresentamos

Leia mais

NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN

NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN Maíra Giovenardi 1 Contextualizando o Instituto Federal Farroupilha O Instituto Federal Farroupilha

Leia mais

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ NOME DO EVENTO DATA LOCAL Evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas 7 de agosto Sede do CRP-RJ 4º Seminário em Comemoração ao Dia da

Leia mais

FACULDADE RATIO CURSO SERVIÇO SOCIAL TURMA: (SALA 06)

FACULDADE RATIO CURSO SERVIÇO SOCIAL TURMA: (SALA 06) TURMA: 325-1 (SALA 06) 18:20-19:10 A INFORMÁTICA INFORMÁTICA INT. S. SOCIAL MATEMÁTICA MATEMÁTICA 19:10-20:00 B INFORMÁTICA METODOLOGIA INT. S. SOCIAL MATEMÁTICA PORTUGUÊS 20:20-21:10 C ESTATÍSTICA METODOLOGIA

Leia mais

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS RELATÓRIO MENSAL JUNHO O mês de Junho começou muito animado e já com uma atividade estimulante, o nosso Show de Talentos. O evento tem por objetivo a descoberta de talentos entre nossas crianças e o incentivo

Leia mais

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática

COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: CH Teórica 60. CH Prática COMPONENTES CURRICULARES COMPLEMENTARES: Teórica Prática EAD Pré-requisitos 1. Aquisição do Português por Lusofalantes 2. Discurso e Educação Ambiental 3. Drama em Língua a 4. Drama em Língua Inglesa 5.

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL RIOS, Alex Batista Moreira 1,2 ; SILVA, Andreia Peixoto da 1 ; SANTOS,

Leia mais

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA Detalhamento da Matriz Curricular Eixo Temático Módulo Carga Horária Código subjetividade: o sujeito o seu meio e a cultura O Homem como ser Social 70 PSI01-01

Leia mais

CURSO HÍBRIDO EDUCAÇÃO FÍSICA G R A D E C U R R I C U L A R

CURSO HÍBRIDO EDUCAÇÃO FÍSICA G R A D E C U R R I C U L A R CURSO G R A D E C U R R I C U L A R HÍBRIDO + EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OBJETIVOS DO CURSO Estude pela internet e tenha a vivência do campus. As práticas acontecem em um centro esportivo com infraestrutura completa,

Leia mais

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte:

Exemplo de perguntas Exemplos de respostas. Fonte: Exemplo de perguntas Exemplos de respostas Fonte: http://www.welcomingschools.org/resources/challengingquestions/ Porque é que o Martim gosta de rosa? Não há "cores de meninos" ou "cores de meninas". As

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais

Resumo da Programação da UESB durante a SNCT 2018

Resumo da Programação da UESB durante a SNCT 2018 De 17 a 20 de outubro de 2018 Resumo da Programação da UESB durante a SNCT 2018 Dia Horário Atividade Local 8-12h Oficina: Uso da Fototerapia em coberturas e curativos nas lesões crônicas com a Profª Roberta

Leia mais

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ)

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) Camila Vieira Santos 1 Wennes Moreira Saraiva 2 Francisco Cleiton da Rocha 3 1 Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura

Leia mais

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens

3º bimestre Ficha de acompanhamento das aprendizagens Dança Escola: Professor: Turma: Expectativas de aprendizagem (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de

Leia mais

CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO LTDA CALENDÁRIO ESCOLAR 2017

CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO LTDA CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 CENTRO METROPOLITANO DE ENSINO LTDA CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 JANEIRO 01 Confraternização Mundial 20 Término das Férias de Professores 23 a 31 Jornada Pedagógica 2017 28 Reunião de Pais do Ensino Fundamental

Leia mais

A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil

A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil A diversidade étnica, cultural, social e a inclusão de pessoas com deficiência na Literatura Infantil Temas ligados à diversidade sempre estiveram presentes na literatura infantil, ou na representação

Leia mais

PROGRAMA DIA 10/02 - Ordem e Caos

PROGRAMA DIA 10/02 - Ordem e Caos 1 A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa convida-o a participar, entre 10 e 14 de fevereiro, na 1ª Semana Ciências em Movimento. A Ciência é a mais eficaz resposta do Ser Humano à curiosidade

Leia mais

Saúde e Educação em Ciências

Saúde e Educação em Ciências Curso RedeFor de Especialização em Ciências para Professores de Ciências Módulo 2 Saúde e Educação em Ciências Paulo Takeo Sano Equipe Multidisciplinar Coordenação Geral: Gil da Costa Marques Coordenação

Leia mais

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher!

Programação mês da Mulher GHC. Todo dia é dia da Saúde da Mulher! Programação mês da Mulher GHC Todo dia é dia da Saúde da Mulher! De 18 a 22 de março Realização do TESTE TUBERCULÍNICO Local: Saúde do Trabalhador no HNSC, HCR E HF Público alvo: trabalhadoras Organização:

Leia mais

1º Boletim do Handebol dos Jogos da FRDE/DF Infanto-Juvenil

1º Boletim do Handebol dos Jogos da FRDE/DF Infanto-Juvenil 1º Boletim do Handebol dos Jogos da FRDE/DF 2015 Infanto-Juvenil 04/05/15 FEMININO MASCULINO A B A B CID/CEd 06 Ceilândia S. C. M. La Salle A.C. CID/CEd 06 Ceilândia Sigma Sul Católica Sigma Sul Católica

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

Diretoria da Diversidade

Diretoria da Diversidade Relatório de Atividades e Eventos da Diretoria da Diversidade DIV Coordenação dos Direitos da Mulher 2016 2 Coordenação dos Direitos da Mulher A Coordenação dos Direitos das Mulheres é uma coordenação

Leia mais

Informes aos Pais/Responsáveis I BIMESTRE/2018

Informes aos Pais/Responsáveis I BIMESTRE/2018 Informes aos Pais/Responsáveis I BIMESTRE/2018 Senhores Pais e/ou responsáveis, Para o Colégio Sete de Setembro, é extremamente gratificante termos a sua confiança no nosso trabalho e parceria na condução

Leia mais

Centro de Desportos - Ações de extensão -

Centro de Desportos - Ações de extensão - Centro de Desportos - Ações de extensão - Coordenadora de extensão CDS: Prof a. Dr a. Daniele Detânico Coordenador de extensão DEF: Prof. Dr. Michel Angillo Saad Ações de extensão CDS - 2016.1 - - Projetos

Leia mais

SEMI-FINAL - 09h00min 14/abr dom 1 COLOCADO X 4 COLOCADO 14/abr dom 2 COLOCADO X 3 COLOCADO. 14/abr dom SEMI FINAL 1 X SEMI FINAL 2

SEMI-FINAL - 09h00min 14/abr dom 1 COLOCADO X 4 COLOCADO 14/abr dom 2 COLOCADO X 3 COLOCADO. 14/abr dom SEMI FINAL 1 X SEMI FINAL 2 CANASTRA 1ª RODADA - 09h00min 13/abr sáb ALDAIR GUEDES / CARLOS JOSE X WELLINGTON DE OLIVEIRA / WAGNER ROSA 13/abr sáb ELAINE GONZAGA / ROSELEA PECANHA X IZABELLA GAMA / IZABELA BOAS 13/abr sáb FABIANO

Leia mais

Campus Sede. Campus Sede

Campus Sede. Campus Sede FIXO Período Segunda Reitoria da UEM e das Pró- Reitorias (08h: 30min às 09h35min) Boas vindas do (09h35min às 10h00min) Baterias Universitárias (10h00min às Espaço de convivência Vivencias Corporais com

Leia mais