RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015)"

Transcrição

1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES SEMANA DA DIVERSIDADE CULTURAL (2015)

2 EXPEDIENTE Reitor Eduardo Antonio Modena Pró-Reitor de Administração Paulo Fernandes Junior Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional Whisner Fraga Mamede Pró-Reitor de Ensino Reginaldo Vitor Pereira Pró-Reitor de Extensão Wilson de Andrade Matos Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Elaine Inácio Bueno Reitoria Rua Pedro Vicente 625 Canindé CEP São Paulo SP T: (11) Apresentação Como forma de incentivar o debate das temáticas do II Seminário do IFSP sobre Diversidade Cultural e Educação nos câmpus, a PRX solicitou que organizassem a Semana da Diversidade Cultural. O material a seguir traz uma síntese do registro do trabalho desenvolvido pelos câmpus, orientados pelas publicações Diversidade Cultural: consciência negra no câmpus (2014) e Semana da Diversidade Cultural: relações de gênero no câmpus (2015). De modo geral, foram realizadas atividades como palestras, apresentações artísticas, exposições fotográficas e exibições de filmes, que envolveram estudantes, docentes, técnicos administrativos e organizações sociais. Esperamos que a divulgação dos eventos possa contribuir para a troca de ideias entre os câmpus e para a ampliação de suas ações. É, ainda, uma forma de incentivar que o debate em torno das relações étnico-raciais e das relações de gênero e sexualidade perpasse todo o ano letivo, sensibilizando, assim, a comunidade do IFSP sobre a relevância de se valorizar a pluralidade cultural em todos os momentos do cotidiano escolar. Por fim, parabenizamos a todos os câmpus e às equipes aqui representados pelas atividades realizadas. Pró-reitoria de Extensão/2016

3 IFSP Câmpus Araraquara I Colóquio da Consciência Negra, de Gênero e Diversidade Sexual do IFSP. discutir questões relacionadas aos preconceitos que a população negra e LGBT e as mulheres sofrem em decorrência de uma sociedade preponderantemente patriarcal, machista, homofóbica e racista. A fim de desconstruir preconceitos e construir uma sociedade mais equânime e plural, incutindo essas ideias de promoção de direitos de forma educativa, elucidativa e crítica no pensar discente. Parcerias: CLADIN/NUPE/UNESP, NEAB/UNIARA, Blog A Voz da Morada, página Moça, você é machista e pesquisadores externos sobre o tema. Atividades realizadas: mesa-redonda e palestras sobre as relações de gênero e étnico-raciais no Brasil, bem como apresentações artísticas de capoeira.

4 IFSP Câmpus Avaré I Semana da Diversidade. trazer para o ambiente educacional temas complexos e pertinentes, tais como racismo, homofobia e inclusão. Parcerias: União Negra Avareense (UNA), Prefeitura Municipal de Avaré e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Atividades realizadas: palestras, mesas-redondas, oficinas e cine-debates.

5 IFSP Câmpus Birigui Semana da Consciência Negra. conscientizar os alunos e comunidade sobre os problemas enfrentados pelas minorias, como a discriminação racial, de gênero etc. Assim, essa semana teve um enfoque de conscientização e demonstração de que independentemente de cor e gênero, todos somos iguais e capazes. servidores e estudantes do IFSP e comunidade local. Atividades: exposição de cartazes, palestra, mostra de jazz, cine-debate, sarau.

6 IFSP Câmpus Campinas Gênero e Negritude. proporcionar espaço de reflexão e discussão sobre gênero e negritude, bem como um espaço para discussão com movimentos sociais e coletivos organizados, a fim de despertar na comunidade motivações para ações conjuntas futuras. Parcerias: Instituto Baobá de Cultura e Arte, Coletivo Juntas, Coletiva das Vadias de Campinas, Coletivo Lélia Gonzalez. discentes e servidores do câmpus, servidores e funcionárias terceirizadas do CTI - Renato Archer, membros de coletivos organizados de Campinas. Atividades realizadas: oficinas sobre feminismos, construção social dos gêneros e mundo do trabalho; palestras sobre a cultura e a juventude negra.

7 IFSP Câmpus Campos do Jordão Semana da Diversidade IFSP-CJO, dividida em dois eventos: a II Jornada das Relações Étnico Raciais e a I Jornada de Gênero e Educação. promover o debate e a reflexão acerca de temas voltados para as relações étnico-raciais e diversidade de gênero. Priorizando o levantamento de questões como os papéis desempenhados pela mulher na contemporaneidade; a lei do feminicídio; a participação feminina na literatura do Município; o panorama do ensino da história e cultura afro-brasileira no Município; o ensino de temáticas relacionadas à cultura africana no ensino da matemática; as ações afirmativas. Parcerias: colaboradores externos oriundos de outras instituições e do próprio IFSP; um vereador do Município; artistas e representantes da OAB no município, e comerciantes que apoiaram o evento através de adesão à chamada pública de apoio ao evento. Atividades: palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, cine-debate, recital de contos e poesia, apresentação de danças populares com o grupo de capoeira N golo Brasil, além de um momento gastronômico com uma feijoada.

8 IFSP Câmpus Capivari II Semana da Consciência Negra e III Fórum Permanente - Gênero, sexualidade e educação. refletir sobre as contribuições, lutas e conquistas do afrodescendente ao longo da história recente do nosso país; abordar as dificuldades e a necessidade de um trabalho pedagógico que considere as relações de gênero e sexualidade que atravessam a sociedade em que vivemos. Atividades: mesas-redondas, apresentação de capoeira e de música (grupo Batuque de Umbigada ), exibição dos filmes Kuriku e a Feiticeira e Selma, desfile de moda e exposições.

9 IFSP Câmpus Caraguatatuba Diversidade Sexual. abordar a sexualidade em sua amplitude com ênfase no tratamento ético necessário à diversidade sexual presente na sociedade. Além disso, trabalhou-se com questões relativas ao lugar da mulher em uma sociedade marcada pelo machismo; o respeito e a valorização da mulher; as políticas do IFSP acerca da valorização da diversidade. servidores e estudantes do IFSP. Atividades: palestra proferida pela Coordenadora de Ações Socioculturais da Pró-reitoria de Extensão, Simone Maria Magalhães.

10 IFSP Câmpus Catanduva II Semana da Consciência Negra. valorização da influência da cultura Afro na formação da cultura brasileira. servidores e estudantes do IFSP. Atividades: exposição Mosaicos Africanos, construídos com base nos padrões do livro Mulheres, Cultura e Geometria na África Austral, de Paulo Gerdes; aula de samba; apresentação do Grupo Take Five.

11 IFSP Câmpus Cubatão Semana da Diversidade Sexual. promover noções de respeito à diversidade sexual entre jovens, assim como valores de cidadania e tolerância. servidores e estudantes do IFSP. Atividades: mesa-redonda, palestra e exibição do filme Tomboy, Céline Sciamma, França, 2011.

12 IFSP Câmpus Guarulhos Semana Temática sobre a Mulher. Trata-se de um conjunto de atividades que visa a estimular as reflexões e discussões acerca das relações de gênero no interior das instituições. A intervenção propõe instigar homens e mulheres a pensar nas posições que são relegadas a seus respectivos sexos nas instituições por onde passam. Pretende-se estimular o empoderamento dos indivíduos para que estes consigam se projetar como agentes transformadores. Parcerias: Coletivo Precisamos Falar Sobre o Machismo, Coletivo Matilde Magrassi, Prefeitura Municipal de Guarulhos. estudantes, servidores, profissionais terceirizados que atuam no Câmpus Guarulhos, convidados de todas as categorias, interessados em geral. Atividades realizadas: mesas-redondas, debates, palestras e exibição de filmes.

13 IFSP Câmpus Hortolândia Semana da Consciência Negra: Diversidade, Raça e Gênero em Debate. conscientizar a comunidade acadêmica e externa sobre a importância do respeito, da tolerância e de uma sociedade diversa em seus variados aspectos. Atividades realizadas: exposição fotográfica, apresentações artísticas, exibição de filmes e palestras sobre a igualdade racial e relações de gênero.

14 IFSP Câmpus Jacareí Diversidade Cultural: relações de gênero. promover o debate e a reflexão acerca do tema das relações e da violência de gênero. Atividades realizadas: mesa-redonda e sessão de cine-debate.

15 IFSP Câmpus Presidente Epitácio I Semana da Diversidade. criar um espaço de debate e reflexão acerca das relações de gênero e sexualidade, étnico-raciais e inclusão, contribuindo na promoção da cultura de respeito e valorização da diversidade e dos direitos humanos. Atividades realizadas: palestras, roda de conversa, apresentação de dança com pessoas com deficiência, coral de surdos e visita monitorada à Unesp (visitaram o acervo de máscaras étnicas e história da cultura Africana e Afro Brasileira, a exposição fotográfica Terra, de Sebastião Salgado, assistiram ao filme documentário O Pontal do Paranapanema, de Chico Guariba e visitaram o Laboratório de Arqueologia Guarani e oficina de pintura em cerâmica).

16 IFSP Câmpus São Paulo Semana da Diversidade Cultural e da Consciência Negra. discutir as questões de gênero e dos movimentos feministas; ressaltar a presença da mulher na Ciência; apresentar os traços característicos das diversas culturas. Atividades: rodas de conversa; apresentação aos visitantes do Clube de Ciência do IFSP como espaço para a introdução ao ensino e divulgação da Ciência ; oficina de origami Um mundo de tirar o chapéu ; apresentação do espetáculo de dança Arte e Diversidade ; exibição do filme O sonho de Wadjda ; disponibilização de acervo de livros e revistas relacionados à temática da Semana; exposição Imprensa Negra Paulista.

17 IFSP Câmpus Sertãozinho Semana da Diversidade. discutir e refletir sobre a construção da identidade de gênero, sobre a população LGBT e os desafios no mundo do trabalho e as relações raciais e tolerância religiosa. Atividades realizadas: palestras, mesas-redondas, oficinas e atividades artísticas.

18 IFSP Câmpus Votuporanga Semana da Diversidade Cultural: relações de gênero no câmpus. introduzir, como temática transversal, a questão da tolerância para as diferenças/diversidades, seja ela de gênero, étnica, cultural etc.; resgatar o valor da mulher na sociedade; despertar na comunidade a necessidade do combate à violência contra a mulher; alertar o público feminino sobre a importância do exame de mama (Campanha Outubro Rosa ); trabalhar na desconstrução de preconceitos em relação à diversidade de opção sexual. Atividades realizadas: palestras, exibição de filmes curtas-metragens, de documentários e outros vídeos temáticos.

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO Nome do Campus/Unidade: Setor(es) responsável(eis): PROEX E PROEN Título da(s) ação(ões): I Seminário de Consciência Indígena e Afro-brasileira

Leia mais

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: ESTRATÉGICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA POPULAÇÃO LGBTT NO IFPE RECIFE E NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO COORDENADORA: DANIELA BARROS COLABORADORES/COLABORADORAS:

Leia mais

RESULTADOS DOS RECURSOS - Prova Objetiva / Gabarito

RESULTADOS DOS RECURSOS - Prova Objetiva / Gabarito ADMINISTRADOR ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO BOITUVA 5367/2012-91 17, 27, 56 MATÃO 5246/2012-40 3, 27, 41, 56, 59 CAPIVARI 5315/2012-15 27, 33, 56, 59 BOITUVA 5292/2012-49

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

Diversidade Cultural: Consciência Negra no Campus Relatório de Atividades

Diversidade Cultural: Consciência Negra no Campus Relatório de Atividades Diversidade Cultural: Consciência Negra no Campus Relatório de Atividades Expediente Reitor Eduardo Antonio Modena Pró-reitor de Administração Paulo Fernandes Júnior Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional

Leia mais

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015

CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 CALENDÁRIO DE AÇÕES CRDH 2015 Ações baseadas no Calendário Permanente de Direitos Humanos e outras sugestões JANEIRO 21 Dia Nacional do combate à Intolerância Religiosa Roda de conversa Intolerância Religiosa

Leia mais

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE

HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO PARA IDENTIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS II SIMPÓSIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS 13 e 14 de junho de 2013 HISTÓRIA E RACISMO O BRASIL UMA AFIRMAÇÃO

Leia mais

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais.

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem de veto Altera a Lei n o 9.394,

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016 PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE 10 de Novembro 2016 Abertura do I Festival Afrocoletividade Horário: 19h Local: Auditório da FACAPE Apresentação Cultural: Grupo de dança Ori Beni Capoeira Muzenza Mesa Institucional

Leia mais

MINUTA EM CONSTRUÇÃO

MINUTA EM CONSTRUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO MINUTA EM CONSTRUÇÃO RESOLUÇÃO POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Institui a Política de Ações Afirmativas

Leia mais

VESTIBULAR IFSP - 1º Semestre 2013 DEMANDA

VESTIBULAR IFSP - 1º Semestre 2013 DEMANDA VESTIBULAR IFSP - 1º Semestre 2013 DEMANDA Campus Araraquara Informática Noite 40 47 1,18 Mecatrônica Noite 40 82 2,05 80 129 1,61 Campus Avançado Boituva Automação Industrial Noite 40 71 1,78 Manutenção

Leia mais

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ

EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ EVENTOS PREPARATÓRIOS CRP-RJ NOME DO EVENTO DATA LOCAL Evento de lançamento do Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas 7 de agosto Sede do CRP-RJ 4º Seminário em Comemoração ao Dia da

Leia mais

AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO

AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO AS SEMANAS FEMINISTAS PROMOVIDAS PELO NEPGS DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA POR UMA CULTURA DE EMPODERAMENTO FEMININO Carolina Lopez Israel 1 Angélica Teixeira da Silva Leitzke 2 Introdução

Leia mais

Lista de Recursos - Homologadas Edital nº 901/17

Lista de Recursos - Homologadas Edital nº 901/17 AGROECOLOGIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE TUPÃ ALIMENTOS SEGUROS BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO NO ÂMBITO DOMÉSTICO CAPIVARI BADMINTON: ESPORTE, LAZER E CULTURA TUPÃ DEFERIDO BECO - LITERATURA E LINGUAGEM

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSCIÊNCIA NEGRA: TODO BRASILEIRO TEM SANGUE CRIOULO.

RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSCIÊNCIA NEGRA: TODO BRASILEIRO TEM SANGUE CRIOULO. RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSCIÊNCIA NEGRA: TODO BRASILEIRO TEM SANGUE CRIOULO. Professoras: Edvania Silva Santos Nascimento Nilma Nascimento Bispo Margareth Gomes dos Santos Regina Maria Figueiredo Ramos

Leia mais

HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA MATRÍCULAS CHAMADA REGULAR SISU - 1º SEMESTRE DE 2017

HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA MATRÍCULAS CHAMADA REGULAR SISU - 1º SEMESTRE DE 2017 HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA MATRÍCULAS CHAMADA REGULAR SISU - 1º SEMESTRE DE 2017 CAMPUS CURSOS DIAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA ENDEREÇO E TELEFONE ARARAQUARA Bacharelado em Engenharia Mecânica Das 12h às

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Curso de Psicologia RESUMO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO DE PSICOLOGIA EVENTOS MANAUS AMAZONAS 2016 IDENTIFICAÇÃO Diretor Geral Marcelo José Frutuoso Medeiros Reitor

Leia mais

REUNIÃO REALIZADA EM 20 DE JUNHO DE 2012

REUNIÃO REALIZADA EM 20 DE JUNHO DE 2012 Participantes: x Reitor / Reitor em exercício OUTROS PARTICIPANTES: x Pró reitoria de Des.Institucional x Regina Lobo - tarde x Pró reitoria de Extensão x Edmur - Tarde Pró reitoria de Administração x

Leia mais

RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE CONSULTA PARA DIRETOR-GERAL DOS CAMPUS DO IFSP

RESULTADO PRELIMINAR DO PROCESSO DE CONSULTA PARA DIRETOR-GERAL DOS CAMPUS DO IFSP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Comissão Eleitoral Central Portaria n.º 1087/15, de 04 de abril de 2016, alterada pela portaria 1352 de 02 de maio

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: HISTORIA ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ (28/02/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

NÚMEROS PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL N 556/2016

NÚMEROS PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL N 556/2016 NÚMEROS PROCESSO SELETIVO DE DISCENTES 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL N 556/2016 Realizaram Câmpus Modalidade Curso Vagas Intenções Inscritos prova ARARAQUARA 120 763 576 354 Conc/Subs 40 440 319 194 Mecatrônica

Leia mais

O que são os Núcleos Temáticos?

O que são os Núcleos Temáticos? O que são os Núcleos Temáticos? Dispositivos acadêmicos grupais de natureza multidisciplinar e transdisciplinar voltados para a ampliação e aprofundamento de temas de relevância social, cultural e científica

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

N. 58 NOVEMBRO UFPR terá programação relacionada à Consciência Negra durante todo o mês de novembro

N. 58 NOVEMBRO UFPR terá programação relacionada à Consciência Negra durante todo o mês de novembro N. 58 NOVEMBRO 2018 UFPR terá programação relacionada à Consciência Negra durante todo o mês de novembro SEMANA UFPR UFPR terá programação relacionada à Consciência Negra durante todo o mês de novembro

Leia mais

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas

ANEXO I. Tabela I Reitoria. Nível Cargo Vagas ANEXO I Tabela I Reitoria Nível C Auxiliar em Assuntos Educacionais 1 Nível C Auxiliar de Administração 4 Assistente em Administração 12 Técnico em Arquivo 2 Informática 1 Técnico em Secretariado 3 Técnico

Leia mais

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP

O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP O ensino de Sociologia e a temática Afro-Brasileira: aproximações. Estevão Marcos Armada Firmino SEE/SP estevão.armada@yahoo.com.br 1. Introdução De acordo com a Lei Federal n 11.645/08, torna-se obrigatório

Leia mais

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS Gisele Arruda UNIPAR/NRE 1 Sirlei Pereira Martins NRE 2 Lucília Gouveia NRE 3 Caroline Baldessar Dalmolin UFFS 4 Resumo: Este estudo procura compreender as

Leia mais

I- INAFRO: SEMINÁRIO DE CONSCIÊNCIA INDÍGENA E AFRO- BRASILEIRA DO IFTO.

I- INAFRO: SEMINÁRIO DE CONSCIÊNCIA INDÍGENA E AFRO- BRASILEIRA DO IFTO. PRÓ- DE ENSINO (PROEN) PRÓ- DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEX) I- INAFRO: SEMINÁRIO DE CONSCIÊNCIA INDÍGENA E AFRO- BRASILEIRA DO IFTO. Página 1 de 10 PRÓ- DE ENSINO (PROEN) PRÓ- DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEX)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

Diretoria da Diversidade

Diretoria da Diversidade Relatório de Atividades e Eventos da Diretoria da Diversidade DIV Coordenação dos Direitos da Mulher 2016 2 Coordenação dos Direitos da Mulher A Coordenação dos Direitos das Mulheres é uma coordenação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA CAMPUS ABAETETUBA PROJETO DE ENSINO NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA CAMPUS ABAETETUBA PROJETO DE ENSINO NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARA NEGRITUDE EM FOCO PROF. MESTRE DOUGLAS DE OLIVEIRA ABAETETUBA/2017 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1. Título: projeto de ensino NEGRITUDE EM FOCO. 1.2. O

Leia mais

Câmpus Sapucaia do Sul

Câmpus Sapucaia do Sul E CULTURA Câmpus Sapucaia do Sul PROJETOS PJ026/23052016 Programação de Integração com o Meio Produtivo Berenice Santini Inicio e Término 02/05/2016-16/12/2016 O objetivo geral deste programa é potencializar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº /

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº / SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a regulamentação do Núcleo de Estudos

Leia mais

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa.

Código / Área Temática. Código / Nome do Curso. Etapa de ensino a que se destina. Nível do Curso. Objetivo. Ementa. Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível do Curso Objetivo Direitos Humanos Gênero e Diversidade na Escola Aperfeiçoamento QUALQUER ETAPA DE ENSINO Aperfeiçoamento

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Atividades Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o Dia

Leia mais

NOTAS SOBRE PEDAGOGIA NO PVNC

NOTAS SOBRE PEDAGOGIA NO PVNC COMO CITAR ESTE TEXTO: Formato Documento Eletrônico (ISO) NASCIMENTO, Alexandre do. Notas sobre pedagogia no PVNC. dd/mm/aaaa]. Disponível em http://www.alexandrenascimento.com. [Acesso em NOTAS SOBRE

Leia mais

Atenção: Retificado pelo Edital nº 395/2016

Atenção: Retificado pelo Edital nº 395/2016 Atenção: Retificado pelo Edital nº 395/2016 PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE EXTENSÃO DO IFSP EDITAL N 375, DE 01 DE JULHO DE 2016 RESULTADO DO EDITAL Nº 90/2016 CALENDÁRIO II (Item 9) A Pró-reitoria

Leia mais

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano?

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano? ANEXO IV TÍTULO: Período de realização: Categoria do Evento: ( ) Novo ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa ( ) Já realizado anteriormente ( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Nacional (

Leia mais

ação socioeducativa Curso Profissionalizante de Fotografia Exposição.

ação socioeducativa Curso Profissionalizante de Fotografia Exposição. Projeto Olhares Projeto Olhares O projeto Olhares é uma ação socioeducativa que propõe a realização de um Curso Profissionalizante de Fotografia para 20 jovens oriundos de famílias de baixa renda. Após

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CULTURA BRASILEIRA A educação e a cultura na perspectiva da modernidade e pósmodernidade. Culturas brasileiras: matrizes étnicas, cultura popular,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 45/2015 Institui o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Leia mais

Press Kit. 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Release Eixos Dados Linha do tempo Guia de fontes Contatos

Press Kit. 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Release Eixos Dados Linha do tempo Guia de fontes Contatos Press Kit 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres 02 03 04 05 06 06 Release Eixos Dados Linha do tempo Guia de fontes Contatos Release 02 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Leia mais

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE DIREITO Faculdade de Direito

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE DIREITO Faculdade de Direito Faculdade de Direito SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE DIREITO 2018 Trata-se das ações de extensão que compõem a Semana Universitária da Faculdade de Direito. Serão ministradas palestras, minicursos,

Leia mais

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Homenagem a Maria Felipa, protagonista da independência da Bahia Local: Concentração na Lapinha - Salvador Realização:

Leia mais

SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO

SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO Domingo, 17 de novembro 17h30 Cerimonial de Abertura 17h45 - Raça Um filme sobre igualdade Documentário de Joel Zito Araújo (A negação do Brasil, Filhas do Vento) e Megan Mylan

Leia mais

UBUNTU. "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". COESO

UBUNTU. Humanidade para os outros ou Sou o que sou pelo que nós somos. COESO "Humanidade para os outros" ou "Sou o que sou pelo que nós somos". I CONFERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO - ÉTNICO RACIAL 20, 21 e 22 de Novembro de 2017 Idealizadora: Giselle da Hora A FILOSOFIA

Leia mais

EDITAL Nº. 0281, DE 25 DE ABRIL DE 2018

EDITAL Nº. 0281, DE 25 DE ABRIL DE 2018 EDITAL Nº. 0281, DE 25 DE ABRIL DE 2018 RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS PARA O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO IFSP O Núcleo de Estudos afro-brasileiros e

Leia mais

NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN

NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: TRAJETÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN Maíra Giovenardi 1 Contextualizando o Instituto Federal Farroupilha O Instituto Federal Farroupilha

Leia mais

EQUIPE EXECUTORA PERÍODO DE REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO

EQUIPE EXECUTORA PERÍODO DE REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO ENCONTRO COM AUTORES Esse projeto é uma atividade de extensão do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo iniciada em 2009. Os encontros acontecem sempre na penúltima sexta-feira de cada mês, às 5 horas

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO N 13, DE 24 DE AGOSTO DE 2018

FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO N 13, DE 24 DE AGOSTO DE 2018 FACULDADE UNA DE UBERLÂNDIA COLEGIADO DE CURSOS RESOLUÇÃO N 13, DE 24 DE AGOSTO DE 2018 Aprova a política e as ações de estímulo à produção discente e à participação em eventos e dá outras providências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO ANEXO I OS CARGOS Auditor E I-01 superior em Economia, ireito ou Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. ATRIBUIÇÕES: Realizar auditagem, apanhar as execuções

Leia mais

REGRAMENTO GERAL PARA CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS CONCORRENTES AOS CARGOS DO IFSP CAPÍTULO I DEFINIÇÕES

REGRAMENTO GERAL PARA CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS CONCORRENTES AOS CARGOS DO IFSP CAPÍTULO I DEFINIÇÕES REGRAMENTO GERAL PARA CONDUÇÃO DOS DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS CONCORRENTES AOS CARGOS DO IFSP CAPÍTULO I DEFINIÇÕES Art. 1º O presente Regramento tem por objetivo normatizar os debates, em todos os câmpus

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE

ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE Comodoro/MT 2016 ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS PERÍODO CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICA EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA DA PERCEPÇÃO I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos. Funções

Leia mais

EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FPS

EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FPS EXTENSÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FPS As atividades de Extensão têm por finalidade contribuir para a transformação social sob o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo

Leia mais

O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO

O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO O ENSINO DE GEOGRAFIA DO NORDESTE BRASILEIRO ATRAVÉS DE PROJETO DE EXTENSÃO Bruna Maria Rodrigues de Freitas, UFC, bfreitas_@hotmail.com Edson Vicente da Silva, UFC, cacau@ufc.br INTRODUÇÃO É cada vez

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ATIVIDADES TRANSVERSAL NA MODALIDADE EAD CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES S E TRANSVERSAIS NA MODALIDADE

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES. Turmas- 1º e 2º A Ano Matutino Número de alunos: 50

ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES. Turmas- 1º e 2º A Ano Matutino Número de alunos: 50 ESCOLA ESTADUAL ERNESTO SOLON BORGES 1) IDENTIFICAÇÃO Tema: Consciência Negra Turmas- 1º e 2º A Ano Matutino Número de alunos: 50 Professora: Vagna Luiz Rossales da Silva Cidade: Bandeirantes Estado: MS

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ CEP

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ CEP COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ CEP 18 E 19 DE NOVEMBRO DE 2010 SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA MEMÓRIA - HISTÓRIA - IDENTIDADE Desde 1978, o dia 20 de novembro é considerado pelo Movimento Negro como data da Consciência

Leia mais

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento.

Nome da Política Programa de Extensão Universitaria. Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) (Ver no documento. Código do Documento SG-P013 Nome da Política Programa de Extensão Universitaria Autor Aprovação Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Assinatura Data: (dd/mm/aaaa) Adriana Valese Diretoria de Suporte e Planejamento

Leia mais

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade ANEXO 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES ACAD ÊMICAS C.H. Aferida Avaliador UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CIENTÍFICAS C.H. Aferida* Avaliador* UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CULTURAIS

Leia mais

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL

SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL SEMANA 5 DISCRIMINAÇAO DE GÊNERO NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE SOCIAL ÉTNICO-RACIAL Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG Junho/2016 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE CULTURA E ARTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE CULTURA E ARTE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE CULTURA E ARTE CHAMADA INTERNA PARA ATIVIDADES AUTOGERIDAS DA 3ª EDIÇÃO

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo

PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PROJETO INTEGRADOR: O Serviço Social na luta Contra o Racismo TERESINA PI 2018.2 I - IDENTIFICAÇÃO TEMA DO EIXO: Racismo TURMAS

Leia mais

EDITAL IFSP N.º 69/2018

EDITAL IFSP N.º 69/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO EDITAL IFSP N.º 69/2018 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, de acordo

Leia mais

Confira programação preparada pelos espaços da UFMG

Confira programação preparada pelos espaços da UFMG Confira programação preparada pelos espaços da UFMG CENTRO CULTURAL UFMG AVENIDA SANTOS DUMONT, 174 CENTRO dir@centrocultural.ufmg.br (31) 3409-8280 (31) 3409-8290 12/08/2016 a 25/09/2016 10h às 21h EXPOSIÇÃO

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

Edital 760/2018 Orientações para prestação de contas

Edital 760/2018 Orientações para prestação de contas Edital 760/2018 Orientações para prestação de contas Sumário Prestação de contas - Individual... 2 Formulário de prestação de contas... 2 Comprovantes - Prestação de contas por item... 3 Alimentação...

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES.

GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. GLEIGS: ESTUDAR, ANALISAR, DEBATER AS DESIGUALDADES DE GENEROS E SEXUALIDADES. Abel Amado de Lima Oliveira Universidade do Estado da Bahia-UNEBdepartamento de educação campus XIV. Abellima07@hotmail.com

Leia mais

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde CONVÊNIO 034/2015 - SMS PMDST AIDS E ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA - ASF PARCERIA: DICEU/DRE CAPELA DO SOCORRO Início: 14/12/2015 Término: 13/12/2017 O Projeto

Leia mais

PROJETO DA 1ª FESTA LITERÁRIA DA UNIVASF (FLIUNIVASF) Tema: Múltiplos diálogos: olhares e expressões interdisciplinares no Sertão

PROJETO DA 1ª FESTA LITERÁRIA DA UNIVASF (FLIUNIVASF) Tema: Múltiplos diálogos: olhares e expressões interdisciplinares no Sertão 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF S i s t e m a I n t e g r a d o d e B i b l i o t e c a s d a U n i v a s f Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Campus Universitário Centro Petrolina-PE,

Leia mais

PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER

PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA TOD@S EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER Propostas para a realização de ações e atividades visando a integração e qualidade de vida dos estudantes

Leia mais

PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ

PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ O Laboratório de Ensino da Arte - LEA - foi criado para oferecer apoio, fomento técnico e desenvolvimento às diversas modalidades de ensino da arte,

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE José Sávio Bicho de Oliveira 1 Eixo Temático: Etnomatemática e educação para inclusão Resumo: Este

Leia mais

Conceito de Gênero e Sexualidade no ensino de sociologia: Relato de experiência no ambiente escolar

Conceito de Gênero e Sexualidade no ensino de sociologia: Relato de experiência no ambiente escolar UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO SOCIOLOGIA Elizabeth Cristina - elizcristina@hotmail.com Bolsista

Leia mais

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos.

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos. PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Matemática Componente Curricular/Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de Textos Carga Horária Total: 63,3h - Aulas semanais: 4 Professor(es)

Leia mais

LINHA DE EXTENSÃO: ARTE LITERÁRIA Campus do Proponente

LINHA DE EXTENSÃO: ARTE LITERÁRIA Campus do Proponente RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 06/RIFB, DE 12 DE MARÇO DE 2018 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA FOMENTO ÀS ATIVIDADES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DO IFB PARA O CONECTA IF 2018. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP:

CNPJ: / Rua: 19 de Novembro nº 4158 Bairro: Real Copagre Teresina/PI CEP: Relatório de Atividades Ano de 2012 Janeiro Realização da atividade de prevenção a IST/HIV/AIDS, com ato na praça João Luis Ferreira no Centro de Teresina, ação alusiva ao 29 de Janeiro Dia Nacional de

Leia mais

Relatório. Endereço de * Nome do Coordenador(as) * Unidade Universitária: * Descrição sucinta do objetivos do Nupe *

Relatório. Endereço de  * Nome do Coordenador(as) * Unidade Universitária: * Descrição sucinta do objetivos do Nupe * SOLICITAR ACESSO PARA EDIÇÃO Relatório Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão - (NUPE) *Obrigatório Endereço de e-mail * harryson.lessa@unesp.br Nome do Coordenador(as) * Harryson Unidade Universitária:

Leia mais

CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES

CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES E.E PROF. ALCINDO SOARES DO NASCIMENTO Professor(es) Apresentador(es): Mariana Pinto Ramalho Terossi Simone Pereira Cardoso Realização: Foco do Projeto

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Diversidade e Inclusão na White Martins

Diversidade e Inclusão na White Martins 1 Diversidade e Inclusão na White Martins Diversidade para White Martins Política de Diversidade: Igualdade de oportunidades e valorização do talento independentemente de qualquer característica 2 Diversidade

Leia mais

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU)

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU) SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ST 1- História e historiografia: América hispânica, EUA e Brasil Prof. Dr. Giliard Prado (História ICH-PO/UFU) E-mail: Este simpósio temático pretende reunir trabalhos

Leia mais

EVENTOS ACADÊMICOS E INSTITUCIONAIS

EVENTOS ACADÊMICOS E INSTITUCIONAIS Atualizado em 23/09/2013 EVENTOS ACADÊMICOS E INSTITUCIONAIS setembro a dezembro de 2013 Verifique maiores informações e atualizações no site http://www2.eventos.uea.edu.br/ Setembro / 2013 S EDUCAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança.

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança. LEI 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS EM BRAGANÇA-PA 1 Morgana da Silva Pereira

Leia mais

Técnico Integrado ao Ensino Médio. Curso Duração Turno Vagas Pré-requisitos

Técnico Integrado ao Ensino Médio. Curso Duração Turno Vagas Pré-requisitos ANEXO III CURSOS OFERTADOS CÂMPUS ARARAQUARA Informática 4 anos Vespertino 40 Mecânica 4 anos Vespertino 40 o Endereço: Ramal de Acesso Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, s/nº - Jardim dos Manacás -

Leia mais

EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional

EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional Apêndice L Considerações e diretrizes relativas à população LGBT, aprovadas na Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada entre 28 de março e 1º de abril de 2010, em Brasília. Considerações e

Leia mais

Resultado Final do Processo de Remoção 2º Semestre de 2016 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Resultado Final do Processo de Remoção 2º Semestre de 2016 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS Resultado Final do Processo de Remoção 2º Semestre de 2016 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS Administrador Marli Zavala de Bogona Incau 100 Sorocaba Salto 1º Existência de vaga inicial (SLT). Analista de Tecnologia

Leia mais

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Professor Raphael Alves

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. Professor Raphael Alves PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Como desenvolvê -la? Professor Raphael Alves Como se sabe, uma das características da prova de Redação do Enem é a exigência de uma proposta de solução. O Guia do Participante do

Leia mais