Desenho Técnico Aplicado Uso do comando DIMSTYLE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenho Técnico Aplicado Uso do comando DIMSTYLE"

Transcrição

1 Cotas - Estilo e Dimensionamento: Neste tutorial descreveremos detalhadamente as configurações mais utilizadas para formatar os diversos tipos de cotas. Podemos criar diversos estilos de dimensionamento com tamanhos e textos diferentes para cotar desenhos em escalas diferenciadas. Dimension style No quadro de Dimension Style, vamos configurar novos estilos de dimensionamento que podem ser salvos com nomes como os estilos de texto ou também fazer alterações de estilos já existentes. Sempre partimos de um estilo padrão já pronto para configurar o novo estilo, vamos começar a partir do estilo ISO 25. Clique no menu de barra "Format / Dimension Style", ou digite o comando "DIMSTYLE". Set Current - Torna qualquer um dos estilos de dimensionamento Corrente. New... - Começa a configuração de um novo estilo. Modify - Altera a configuração dentro dos estilos. Override - Recobre estilos já existentes. Compare - Compara as similaridades e diferenças entre dois estilos de cotas. Clique em New:

2 New Style Name - é o nome que damos ao novo estilo de dimensionamento. Start With - A configuração do novo estilo pode partir de um já existente para inclusive se aproveitar dados de sua configuração quando assim interessar. Use for - Podemos fazer a configuração desse estilo para alguns determinados tipos de cotas ou para todos os tipos de cotas, como por exemplo: só configurar diâmetros e raios, ou só configurar cotas lineares. Lines and Arrows: Dimension Lines - São as linhas onde os números das cotas se apoiam. 1- Escolha a cor da linha de dimensão. 2- Defina a espessura da linha de dimensão. 3- Digite em Extent beyond ticks o comprimento do trecho da linha de dimensão que fica além dos arrowheads 4- Digite em Baseline spacing a distancia entre duas cotas feitas por Baseline. Extension Lines - Configura as linhas de extensão as quais amarram a linha de dimensão ao elemento de desenho que vai ser cotado.

3 1- Escolha a cor da linha de extensão. 2- Defina a espessura da linha de extensão. 3- Digite o comprimento do trecho da linha de extensão que fica acima da Dimension line. 4- Digite o espaço que podemos deixar entre a ponta da Extension Line e o elemento de desenho cotado. Arrowheads - São os ticks que amarram as Extension Lines na Dimension Lines: 1- Configure o Arrowhead da esquerda 2- Configure o da direita. 3- Configure o Arrowhead para linhas de indicação. 4- Configure o tamanho. Center Marks for Circles - Podemos colocar uma marcação no centro de arcos ou círculos: 1- Escolha o tipo de Center Mark que vai ser aplicado. 2- Dê o tamanho do Center Mark. Text: Text Appearance - Configura a aparência do texto: 1- Text style: Escolha o estilo de texto no qual vão sair as cotas. 2- Text color: Escolha a cor do texto associada a uma espessura de pena de caneta. 3- Text height scale: Digite a altura da Fonte de Texto. Text Placement - É a posição do texto na cota.

4 Text Alignment - É o alinhamento do texto. Fit: Fit Options - Quando não há espaço entre as linhas de extensão para caber o Texto e os Arrowheads, temos as seguintes opções de recolocação: Either the text or de arrows - ou o texto ou as setas, dependendo do que se ajustar melhor. Arrows - As setas serão deslocadas. Texto - O texto será deslocado. Both text and arrows - O texto e as setas serão deslocados. Always keep text between ext lines - Sempre manter o texto entre as linhas de extensão (se o tamanho do texto assim permitir). Supress arrows if they don t fit inside the extension line - Suprime os Arrows se eles não couberem dentro das linhas de extensão. Text Placement - Quando o texto não esta na posição default onde localizá-lo: Beside the dimension line - Posiciona o texto ao lado da linha de cota.

5 Over the dimension line, with leader - Acima da linha de dimensão apoiada sobre uma linha de indicação. Scale for Dimension Features - permite cotar os elementos de desenho já escalados em relação à escala do desenho. Use overrall scale of - ajusta a escala global dos elementos do dimensionamento. Scale dimension to layout - Ajusta a escala das dimensões para os layouts. Fine tuning - Ajuste fino. Place text mannualy when dimensioning - nos permite locar o texto manualmente enquanto levantamos as cotas. Always draw dim lines between ext. Lines - Permite fazer com que a linha de dimensão não apareça entre as linhas de extensão. Primary Units: Linear Dimensions - Configura todos os tipos de dimensões lineares. Unit Format - Configura em qual unidade vamos cotar. Precision - Configura quantas casas depois da vírgula vamos dar de precisão ao dimensionamento.

6 Fraction format - Determina a posição dos números quando utilizamos Unidades Fraccionais. Decimal Separator - Configura como números quebrados que vão ser separados dos inteiros. Round off - Factor de arredondamento. Prefix - Podemos colocar um prefixo à cota. Sufix - Podemos colocar um sufixo à cota. Measurement Scale - Podemos adaptar a escala das cotas à escala do desenho. Scale Factor - É o factor de escala das cotas relacionadas ao desenho a ser cotado. Apply to layout dimensions only - Este factor de escala das cotas pode ser aplicado apenas nos Layouts e não no Model. Zero Suppression - Com a finalidade de fazer o texto de Cotas que iniciam com zeros antes ou depois do ponto ou vírgula ou caibam dentro de espaços limitados entre linhas de extensão utilizamos o Zero Suppression: Leading - Suprime o zero antes do ponto ou vírgula. Trailin - Suprime o zero no final de cotas terminadas em zeros. Angular Dimensions - Configura como ficarão as cotas para ângulos: Units Format - Tipo de unidade para medida de ângulo. Precision - Configura o número de casas depois do ponto ou da vírgula. Zero Suppression - É igual ao das Cotas Lineares. Alternate Units:

7 Display alternate units - Habilita as Unidades Alternadas. Tolerances: Tolerance Format - Configura a formatação da Tolerância: Method - Tipo de Tolerância. Precision - Número de casas depois do ponto ou vírgula.

8 Upper Value - Valor máximo para o Desvio. Lower Value - Valor máximo para o Desvio. Scaling for height - Altura do texto da Tolerância. Vertical podition - Posição do texto da Tolerância. Zero Suppression - igual às Cotas Lineares e Angulares. Alternate Unit Tolerance - Podemos usar Tolerância com Unidades Alternadas: Precision - Dá o número de casas depois do ponto ou da vírgula para a Unidade Alternada.

Cria medidas de distâncias entre dois pontos que serão sempre projeções no eixo X e Y (cotas horizontais e verticais).

Cria medidas de distâncias entre dois pontos que serão sempre projeções no eixo X e Y (cotas horizontais e verticais). Cotando desenhos Linear Aligned Ordinate Radius Diameter Angular Quick Dimension Baseline Cria medidas de distâncias entre dois pontos que serão sempre projeções no eixo X e Y (cotas horizontais e verticais).

Leia mais

A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo

A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo geral e texto de cotas. Primeiramente tomar nota da

Leia mais

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÕES DE COTAS 1. COTAGEM EXTERNA

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÕES DE COTAS 1. COTAGEM EXTERNA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Curso Técnico em Geoprocessamento Projeto Auxiliado por Computador PAC Prof. Christiano Toralles Produzido por Rubia

Leia mais

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Roteiro - Exercício DISCIPLINA: DESENHO II PROF.: LUIZ ALESSANDRO PERÍODO: 2006.2 Trabalho elaborado por:

Leia mais

2. Configurações Básicas

2. Configurações Básicas 2. Configurações Básicas 2.1 Inserção das barras de ferramentas Para ativar ou desativar as barras de ferramentas, devemos acessar: no menu superior, TOOL >> Toolbars >>> AutoCAD ou simplesmente clicar

Leia mais

Hachuras e Áreas de Preenchimento

Hachuras e Áreas de Preenchimento Hachuras e Áreas de Preenchimento As hachuras e os preenchimentos fazem parte do processo de acabamento dos desenhos. Elas podem ser acessadas através do menu Draw, opção Hatch, ou através da barra de

Leia mais

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo Atividade 14 Sistema de Cotagem Tópico 1 - Configurações As cotas tem um papel vital na criação de um projeto. Sem elas, seria impossivel fazer com que qualquer projeto saísse do papel e fosse construído.

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - VII. Introdução ao AutoCAD Capitulo VII: Cotagem. João Manuel R. S. João Tavares

CFAC: Introdução ao AutoCAD - VII. Introdução ao AutoCAD Capitulo VII: Cotagem. João Manuel R. S. João Tavares Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Objectivos 2 Perceber a necessidade da cotagem num desenho; Perceber os termos fundamentais na cotagem; Seleccionar os comandos de cotagem no AutoCAD; Perceber

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo VII: Cotagem. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca

Introdução ao AutoCAD Capitulo VII: Cotagem. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos 2 Perceber a necessidade da cotagem num desenho; Perceber os termos fundamentais na cotagem; Selecionar os comandos de cotagem

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 6 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) 2. INCLUSÃO DE TEXTOS NO DESENHO 3. OBTENÇÃO DE ÁREAS EM UM DESENHO 1. USO DE DIMENSÕES (COTAS) Com o AutoCAD pode-se facilmente

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS Professor: João Carmo Introdução Para o AutoCAD, o texto é um objeto assim como uma linha,

Leia mais

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Cotagem. Linha auxiliar; Linha de cota Limite da linha de cota; Cota (dimensão linear ou angular) Fonte: ABNT NBR 10126

Cotagem. Linha auxiliar; Linha de cota Limite da linha de cota; Cota (dimensão linear ou angular) Fonte: ABNT NBR 10126 ABNT NBR 10126 Cotagem Representação gráfica no desenho da característica do elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. Elementos de cotagem Linha auxiliar; Linha

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Desenho Técnico e CAD CAD e Sistemas de Coordenadas. Limits. Units. Define o tamanho da área de trabalho do desenho. Define as unidades do sedenho.

Desenho Técnico e CAD CAD e Sistemas de Coordenadas. Limits. Units. Define o tamanho da área de trabalho do desenho. Define as unidades do sedenho. Desenho Técnico e CAD CAD e Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental Limits Define o tamanho da área de trabalho do desenho. Exemplo: Comannd: Limits Specify lower

Leia mais

Comandos Complementares

Comandos Complementares Comandos Complementares Nesta parte do curso vou apresentar comandos que geralmente não são ensinados em cursos rápidos porém são fáceis de se aprender e vão facilitar bastante o uso do CAD. Dist Esse

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 9 AUTOCAD. Comando QUEBRAR. Comando ESTENDER 01/05/2019

CONTEÚDO DA AULA AULA 9 AUTOCAD. Comando QUEBRAR. Comando ESTENDER 01/05/2019 CONTEÚDO DA AULA AULA 9 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma Projeto e Computação Gráfica Pedro Mitsuo Shiroma Desenhando no papel Normas ABNT: NBR 10068: Dimensões da folha de papel; NBR 10582: Margens e disposição dos elementos; NBR 13142: Dobramento; NBR 8196:

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM Seguindo este tutorial você criará a seguinte peça: 1. Abra o ambiente Solid Edge Part. 2. Altere o ambiente para o modo "ORDERED" com o botão direito

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Comandos Draw. Prof. Msc. Rogério Simões Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Comandos Draw As primitivas geométricas são os elementos geométricos que compõem um desenho. Entre elas, podemos citar linhas, arcos, textos, círculos, etc. Esses comandos estão no menu Draw e alguns deles

Leia mais

Introdução ao Pro/ENGINEER

Introdução ao Pro/ENGINEER Introdução ao Pro/ENGINEER Benefícios da Modelagem de Sólidos: Modelos sólidos possuem volumes e cálculos de áreas Você pode obter propriedades de massa diretamente do modelo gerado. Figura 1: Exemplo

Leia mais

COTAGEM. Fundamentos do DT

COTAGEM. Fundamentos do DT COTAGEM Fundamentos do DT marx.degraf@gmail.com exatas.ufpr.br/portal/degraf-fabio facebook.com/fabiocarlos.marx facebook.com/marxdesign 41 9 9801 5746 INTRODUÇÃO Para executar qualquer objeto é necessário,

Leia mais

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Drawing Formato_PTC Creo 3.0 1) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Digite o nome do formato (exemplo): Formato_A Clique

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2017 Aula 05 Cotas, símbolos, escalas e encurtamento Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2017 Aula 05 Cotas, símbolos, escalas e encurtamento Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo VI: Adicionar texto. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca

Introdução ao AutoCAD Capitulo VI: Adicionar texto. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Criar uma linha de texto; Criar caixas de texto (estilo parágrafo); Mudar o estilo do texto (fonte, altura); Utilizar opções

Leia mais

A barra de ferramentas abaixo resume os principais comandos de texto para trabalhar com o AutoCAD:

A barra de ferramentas abaixo resume os principais comandos de texto para trabalhar com o AutoCAD: TRABALHANDO COM TEXTOS Para desenhar textos o AutoCAD possui duas importantes ferramentas. O processo ded inserir o texto no desenho é fácil e as dúvidas costumam surgir na definição do tamanho da letra.

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior...

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior... Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Aula anterior... Introdução ao AutoCAD Sistema de Unidades Comando Line Comando Circle Modos de selecionar objetos Comando

Leia mais

SISTEMAS DE COTAGEM 29/8/2009. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais

SISTEMAS DE COTAGEM 29/8/2009. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais. Sistemas de Cotagem Aspectos gerais Aspectos fundamentais da aprendizagem da cotagem: Elementos da cotagem Seleção das cotas a inscrever nos desenhos Posicionamento das cotas, Arq. MSc Eng. Civil Sistemas de Cotagem Aspectos gerais Sistemas

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

CFAC: Introdução ao AutoCAD - VI. Capitulo VI: Adicionar texto

CFAC: Introdução ao AutoCAD - VI. Capitulo VI: Adicionar texto Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Criar uma linha de texto; Criar caixas de texto (estilo parágrafo); Mudar o estilo do texto (fonte, altura); Utilizar opções

Leia mais

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007

Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 Configurando o estilo de Camada (Layer) no AutoCAD 2007 1 - Inicialmente, na Barra de Camadas clique no ícone (Gerenciador de Propriedades da Camada), para configurar o estilo de camada: 2 - Na caixa de

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. ebjunior@3darts.com Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Ricardo_Casarino@hotmail.com Impressão Escala Em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP CADERNO DE ORIENTAÇÕES PARA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS JANEIRO/2009 Os projetos deverão ser desenvolvidos em programa de computação gráfica, compatíveis com AutoCAD,

Leia mais

Elaboração : Agnaldo Jardel Trennepohl Página 1

Elaboração : Agnaldo Jardel Trennepohl Página 1 Apostila de AutoCAD 2000i Módulo 2D AutoCAD 2000i Rua Henrique Hartemink, 120 Fone (55)3375-4345 Panambi-RS Elaboração : Agnaldo Jardel Trennepohl Página 1 Sumário O que significa CAD... 6 Vantagens do

Leia mais

Apostila de desenho técnico elétrico Progecad

Apostila de desenho técnico elétrico Progecad IFSC- JOINVILLE SANTA CATARINA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CURSO ELETRO-ELETRÔNICA 1 Módulo Concomitante 2 Módulo - Integrado Apostila de desenho técnico elétrico Progecad Aula 2 Comandos de desenho 2011.2

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010

Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010 Marcus Vinicius dos Reis Venditti Desenho Técnico sem Prancheta com AutoCAD 2010 Visual Books Sumário 1 Apresentação... 15 1.1 Objetivo... 15 1.2 Desenho Técnico versus Desenho Artístico... 15 1.2.1 Desenho

Leia mais

1/2" Figura Tipos de seta

1/2 Figura Tipos de seta Desenho de Máquinas 6/01 1.10 Cotagem A cotagem e a escolhas das vistas que irão compor um desenho, são os dois itens que mais exigem conhecimentos e experiência do engenheiro mecânico na área do Desenho

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo VI: Adicionar texto

Introdução ao AutoCAD Capitulo VI: Adicionar texto Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Objectivos Criar uma linha de texto; Criar caixas de texto (estilo parágrafo); Mudar o estilo do texto (fonte, altura); Utilizar opções de justificação do

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas

Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas Como Efetuar o Corte de Contorno - Sistema AAS II Corte de Contorno de Imagens vetorizadas Importe as imagens vetorizadas com a extensão.cmx ou EPS, organize as imagens no layout conforme o melhor aproveitamento

Leia mais

COTAGEM. Objetivo: Autores: Última revisão: Referências: UFRGS-FA-DEG-NDP COTAGEM 1/11

COTAGEM. Objetivo: Autores: Última revisão: Referências: UFRGS-FA-DEG-NDP COTAGEM 1/11 COTAGEM Objetivo: Autores: Última revisão: Referências: UFRGS-FA-DEG-NDP COTAGEM 1/11 SUMÁRIO 1 COTAGEM 1 1.1 Posição da cotagem...3 UFRGS-FA-DEG-NDP COTAGEM 2/11 ÍNDICE DE FIGURAS Figura 1 - Elementos

Leia mais

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS Prof. Flavio Boscatto 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este material didático tem como objetivo apresentar os itens básicos de desenho do programa Datageosis,

Leia mais

Tutorial Autodesk Inventor 2014

Tutorial Autodesk Inventor 2014 Tutorial Autodesk Inventor 2014 Geração automática do código dimensional de uma chapa para montagem da lista de peças 1. Abra qualquer desenho de chapa que tenha sido criado usando a Template Sheet Metal.ipt

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 06 Cotas, Símbolos. Desenho Técnico Mecânico I

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 06 Cotas, Símbolos. Desenho Técnico Mecânico I DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 06 Cotas, Símbolos 1. COTAGEM COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Ao cotar você deve tentar imaginar se com as medidas representadas será possível

Leia mais

Dicas p ós gráficos InDesign

Dicas p ós gráficos InDesign Sabia que é possível efectuar operações matemáticas nos campos numéricos da barra de Controlo do? Por exemplo, para aumentar dois pontos ao entrelinhamento, coloca o cursor no campo do entrelinhamento,

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos:

Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: Cotagem Cotagem é a indicação das medidas da peça em seu desenho conf. a norma NBR 10126. Para a cotagem de um desenho são necessários três elementos: Linhas de cota são linhas contínuas estreitas, com

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA I. Cotagem

DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA I. Cotagem DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA I Cotagem ASPECTOS GERAIS DA COTAGEM Aspectos Gerais da Cotagem Cotagem Quantifica o comprimento, ângulo ou diâmetro de um elemento Essenciais em Desenho Técnico Aspectos

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

Analisando Dados Graficamente

Analisando Dados Graficamente Analisando Dados Graficamente Objetivos Ao concluir esta lição, você será capaz de: Usar o Graph Wizard para adicionar um gráfico à planilha Usar a barra de ferramentas Graph para editar gráficos Posicionar

Leia mais

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Gustavo de José Godoy 2005 Departamento de Engenharia

Leia mais

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1

Desenho Técnico. Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte. Caderno de Exercícios Desenho Técnico 1 Desenho Técnico 2 Cortes, seções, encurtamento e omissão de corte CORTES Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na projeção em corte, a

Leia mais

Conhecendo a aba Início

Conhecendo a aba Início Conhecendo a aba Início Grupo: Células... pág. 2 1º Exercício... pág. 6 Grupo: Alinhamento... pág. 7 2º Exercício... pág. 7 Grupo: Número... pág. 8 3º Exercício... pág. 9 Grupo: Fonte... pág. 10 4º Exercício...

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

AutoCAD D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

AutoCAD D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6332 - AutoCAD 2016 2D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do AutoCAD 2016... 21 Aula 2 Capítulo 2 - Conhecendo o AutoCAD 2016 2.1. Iniciando o AutoCAD......

Leia mais

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory).

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). RODA_passo_a_passo (Versão completa não revisada: Colaborações ou duvidas...crespo@pucrs.br) Fornece as informações passo a passo para construir a Roda.prt. As dimensões da Roda são fornecidas nos desenhos

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 7 2. INCLUSÃO DE PADRÕES DE HACHURAS NOS DESENHOS

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 7 2. INCLUSÃO DE PADRÕES DE HACHURAS NOS DESENHOS TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 7 1. ALGUNS COMANDOS DE EDIÇÃO 2. INCLUSÃO DE PADRÕES DE HACHURAS NOS DESENHOS 1. ALGUNS COMANDOS DE EDIÇÃO Array (Modify): permite arranjar várias cópias de

Leia mais

AUTOCAD BÁSICO INFORMÁTICA APLICADA. Profª Amanda Ferreira Pelliciari ETECVAV

AUTOCAD BÁSICO INFORMÁTICA APLICADA. Profª Amanda Ferreira Pelliciari ETECVAV AUTOCAD BÁSICO INFORMÁTICA APLICADA Profª Amanda Ferreira Pelliciari ETECVAV SUMÁRIO 1. Entendendo o AutoCAD... 01 1.1 Ambiente de trabalho e principais funções... 01 1.2 Comando OSNAP (F3)...03 1.3 Mouse...04

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava

TUTORIAL 15. SHEET METAL Modelando uma trava TUTORIAL 15 SHEET METAL Modelando uma trava O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone ALUNO TUTORIAL

Leia mais

DESENHO APLICADO À AUTOMAÇÃO E CONTROLE. Aula 13 Cotagens Especiais

DESENHO APLICADO À AUTOMAÇÃO E CONTROLE. Aula 13 Cotagens Especiais DESENHO APLICADO À AUTOMAÇÃO E CONTROLE Aula 13 Cotagens Especiais Introdução: As peças abaixo apresentam partes arredondadas, partes esféricas, elementos repetitivos, elementos oblíquos, ou então muito

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas)

TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: (Vigas com Aberturas) UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA MECÂNICA COMPUTACIONAL TUTORIAL DO SAP 2000 Versão: 10.0.1 (Vigas com Aberturas) alopes@uea.edu.br Manaus-AM: 03 de agosto de 2006.

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 06 Cotas, Símbolos. Desenho Técnico Mecânico I

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I. Aula 06 Cotas, Símbolos. Desenho Técnico Mecânico I DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 06 Cotas, Símbolos 1. COTAGEM COTAGEM é a indicação das medidas das peças em seu desenho. Ao cotar você deve tentar imaginar se com as medidas representadas será possível

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 1.

DESENHO TÉCNICO 1. DESENHO TÉCNICO 1 Professor: Curso: Gleison Renan Inácio gleison.renan@ifsc.edu.br Mecânica - Aula 07 Técnicas de Desenho - compasso Exercícios de projeção Recapitulando as avaliações? Objetivos da Disciplina

Leia mais

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD 2 1- INTRODUÇÃO AO CAD O CAD é um software que se desenvolveu muito nos últimos 15 anos. Com o surgimento do sistema Windows, a utilização dos ícones associados aos menus flutuantes fez do CAD uma das

Leia mais

ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS:

ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS: 2.2.7. ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS: As barras de ferramentas contém ícones (figuras) que representam comandos. Quando se posiciona o cursor gráfico (que será representado por uma

Leia mais

11. COTAGEM Cotas em Planta

11. COTAGEM Cotas em Planta 11. COTAGEM 11.1 Cotas em Planta As cotas devem ser indicadas em metro (m) para as dimensões iguais e superiores a 1 m e em centímetro (cm) para as dimensões inferiores a 1 m, e os milímetros (mm) devem

Leia mais

Desenho auxiliado por computador

Desenho auxiliado por computador Desenho auxiliado por computador Erase Finalidade O comando Erase apaga um objeto. Também corresponde à tecla Delete quando selecionado um objeto. Comandos de Construção Line (L) Finalidade O comando Line

Leia mais

Procedimento corte de contorno pelo Corel Draw Este manual contém informação para os modelos Puma III e Jaguar IV

Procedimento corte de contorno pelo Corel Draw Este manual contém informação para os modelos Puma III e Jaguar IV Antes de seguir as orientações deste manual, certifique que todo procedimento de instalação foi executado conforme manual de instalação. Leia antes, o manual de corte pelo corel, para facilitar o entendimento

Leia mais

Desenho Computacional. Parte III

Desenho Computacional. Parte III FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte III, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação.

WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. WORD PARA TRABALHOS ACADÊMICOS 07 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de competência em informação. APRESENTAÇÃO Este material foi elaborado para auxiliar a formatação

Leia mais

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan.

UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. UMC Engenharia Mecânica / Automação Industrial / Gestão da Produção Industrial Desenho I Prof.: Jorge Luis Bazan. Criação de modelos com uma só feature (base feature) 1) Procure a Pasta Base Feature na

Leia mais

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas

CURSO EXCEL NÍVEL I 24/09/ FORMATAÇÃO DE PLANILHA. Dimensionamento de linhas e colunas. Dimensionamento de linhas e colunas 6. FORMATAÇÃO DE PLANILHA CURSO EXCEL NÍVEL I Neste Capítulo veremos como adequar a aparência da planilha. Aspectos relativos ao dimensionamento de células, linhas e colunas, alinhamento, cores e bordas

Leia mais

ग त और स र आपक व गत ह ग त और स र. croupies ख श ख श आन द प रवहन इ टर सट आन द L CUT भ रत CUT. 85b. 85a. Malquevicz.

ग त और स र आपक व गत ह ग त और स र. croupies ख श ख श आन द प रवहन इ टर सट आन द L CUT भ रत CUT. 85b. 85a. Malquevicz. ख श आन द ख श आन द CUT 54 5 ग त और स र 3 ग त और स र CHEVROLET आपक व गत ह GONDA NON STOP THENI ग त और स र croupies 2b 2a 3 2 3 प रवहन इ टर सट प रवहन इ टर सट 12 15 L CUT भ रत 10 8 14 11 9 14 85b 18 18 6 85a

Leia mais

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007

CEFET-SC - Un. São Jojé Área de Refrigeração e Ar Condicionado Prof. Gilson - Desenho Técnico com Auxílio do AutoCAD 2007 Esta é a nossa 7ª Aula. Nesta aula vamos aprender a usar o comando Hachura e criar um estilo de contagem adequado ao desenho arquitetônico. Ao completar então a nossa planta baixa conforme recomendações

Leia mais

PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD

PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD Obs.: Antes de iniciar qualquer desenho no AutoCAD verificar se o eixo de coordenadas X e Y estão na posição correta. 1. Comando LINE ou atalho L (enter);

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares / JOF Objectivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflicta adequadamente a escala utilizada no objecto

Leia mais

Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ. Prof. Carlos

Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ. Prof. Carlos Passo a Passo medidas angulares,métricas e análises clinicas com ImageJ Prof. Carlos Clicar no ícone do programa Abrirá esta tela sobre a área de trabalho Selecionar o menu File e Open para abrir a imagem

Leia mais

Orientações Iniciais.

Orientações Iniciais. Criação e Modelação 3d de Frasco de Perfume. Projeto Integrado de Embalagem Desenho Técnico II AutoCAD. Prof. Sergio Casa Nova Orientações Iniciais. Este passo a passo, foi pensado para dar apoio ao projeto

Leia mais

As cotas horizontais são registradas da esquerda para a direita; as verticais de baixo para cima e as inclinadas, de modo a facilitar a leitura.

As cotas horizontais são registradas da esquerda para a direita; as verticais de baixo para cima e as inclinadas, de modo a facilitar a leitura. Definição : Processo de colocação das dimensões de um desenho para informação das suas medidas. DE DESENHOS TÉCNICOS DE DESENHOS DE ARQUITETURA Exemplo de colocação de linhas de cota para retângulos e

Leia mais

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS

CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS CRIE UMA BANCADA EM 3D E ATRIBUA MATERIAIS Saiba como modelar a peça passo-a-passo (por Paulo Malheiros) 0 modelo escolhido para esta edição foi uma bancada de banheiro. O modelamento é bastante simples,

Leia mais

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta 1 1 Criação da base (Crie no diretório de trabalho uma pasta Montagem_1 para salvar as peças) 1.1 Desenhando a seção no ambiente

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Código da Disciplina: NDC 231 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 2 Faculdade responsável: Núcleo de

Leia mais