PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD"

Transcrição

1 PASSO A PASSO: COMANDOS E CONFIGURAÇÕES NO AUTOCAD Obs.: Antes de iniciar qualquer desenho no AutoCAD verificar se o eixo de coordenadas X e Y estão na posição correta. 1. Comando LINE ou atalho L (enter); Função: desenhar linhas Especificar o primeiro ponto em qualquer lugar da área de trabalho Movimentar o curso no sentido que deseja fazer a linha Digitar o valor da medida da linha Repetir o comando 2. Comando ERASE ou atalho E (enter) Função: apagar os objetos do desenho Selecionar o objeto que se deseja apagar (enter) OBS: Os objetos do desenho também podem ser apagados usando-se a tecla DELETE. Para isso é necessário SELECIONAR os objetos que serão apagados, clicando com o mouse em cima deles. Assim que ficarem acesos os GRIPS (quadradinhos azuis) e as linhas dos objetos ficarem tracejadas, significa que os objetos foram selecionados. Desta forma, basta confirmar no teclado usando o DELETE. Nota: Sempre que quiser tirar a seleção de um objeto, ou seja, quando desistir de apagar os objetos ou de usar algum comando, aperte a tecla ESC. 4. Comando RECTANGLE ou atalho REC (enter) Função: desenhar retângulos ou quadrados, através de dois pontos e uma diagonal Especificar o primeiro ponto, ou seja, o ponto inicial do desenho, clicando na área de desenho. Especificar as dimensões do retângulo (enter) Nota: Sempre que quiser tirar a seleção de um objeto, ou seja, quando desistir de apagar os objetos ou de usar algum comando, aperte a tecla ESC. 5. Comando OFFSET ou atalho O (enter) Clicar no comando (enter) Especificar a distância do espaçamento entre as linhas Selecionar o objeto que deseja duplicar Clicar para o lado externo ou interno conforme sentido desejado de duplicação da linha. 6. Comando FILLET ou atalho F (enter) Clicar no comando (enter) Digitar na barra de comando R (enter) Digitar o valor do raio desejado (enter) 7. Comando COPY e PASTE Barra de menu opção edit COPY WITH BASE POINT - copiar com base no ponto (clicar com botão esquerdo do mouse); Clicar em um quina do desenho para pegar um base de um ponto; Selecionar o objeto a ser copiado (clicar em enter); Ir na Barra de menu escolher a opção PASTE (ou clica com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolher a opção PASTE.

2 Pegar referência de uma das quinas de um desenho já existente para manter um alinhamento horizontal entre os desenhos. Quando o clicar em Objeto Osnap Tracking (F11) 8. Comando TEXT Barra de menu - DRAW Ir em Text e escolher a opção - Single Line Text Clicar em um ponto inicial na área de desenho onde o texto será inserido Especificar a altura do texto: valor = 0.17 (enter) Especificar o ângulo de rotação (valor = 0), para o texto ficar na horizontal (enter). Irá abrir uma caixa de texto em forma de uma linha, a partir disso é só digitar o texto desejado. Ao terminar o texto clicar fora e apertar ESC para sair do comando. LEGENDA DOS AMBIENTES - O texto dos ambientes devem ter as seguintes configurações: a Área pode ter altura de 0.15 e cor amarela no By layer, mesmo que ele esteja no layer texto. Inserir bloco da cota de nível, clicar em cima para editar o texto. Lembrar que no banheiro a cota de nível é menor, não esquecer dos sinais e não esquecer de editar. Indicar na porta de entrada com linha fina uma única linha que representa a mudança de piso. Caso existe uma soleira, também com linha fina, fazer duas linhas nas portas. Copiar o mesmo texto para os outros ambientes e editar o mesmo (clicando duas vezes em cima). No banheiro o texto pode ser abreviado, (usar BANH ) A lavanderia poderá ser A.S. 9. DIMENSION STYLE MANAGER Formatar dimension sytle Clicar em New Inserir um nome para cota e clicar em continuar, o CAD abrirá uma caixa chamada New Dimension Sytle: COTA EXT. Ir na aba LINE dimension lines - mudar para a cor RED. Em Linetype e Lineweight e selecionar Bylayer. Baseline spacing e digitar 0.05 Extension lines: selecionar a cor RED, e colocar as opções lintype ext 1 e linetype ext 2 Bylayer. Em extend beyond dim lines digitar o seguinte valor = 0.05 Segunda aba Symbols and Arrows Leader (comando que sai como uma cota, só que ao invés de digitar um número, você coloca um texto). Colocar o tamanho 0.1 em Arrow size. Center Marks inserir o valor de 0.9 Dimension Break deixar o mesmo valor. Abrir a terceira aba TEXT inserir a cor amarelo em TEXT COLOR Tamanho do texto (text height *em escala 1:100 o tamanho do texto nunca deve ser menor que 0.17) Text placement ir na opção OFFSET FROM DIM LINE (0.05) Text alignment escolher a opção ISO STANDARD Ir para a terceira aba FIT Text placement e escolher a segunda opção Over dimension line, with leader.

3 Na quarta aba ir em Primary Units e verificar se a precisão é de duas casas depois da vírgula. Clicar em OK e depois em CLOSE (Se fosse criar uma cota interna, ir em Dimension Lines e Extension Lines e clicar nas opções de suppress, para suprimir as linhas de cota e linha de chamada) 10. COTAS Dimension linear Clicar no ponto inicial e no ponto final onde se destina obter a dimensão da linha Na barra standad SYTLE selecionar COTA_EXT, referente a configuração da cota efetuada anteriormente. Lembrar que as cotas devem ficar todas de um lado apenas e não é necessário repetir os valores. (Ex: Vista lateral e superior que contêm o valor da dimensão lateral do desenho não precisa ser cotada duas vezes, além disso, as cotas parciais e totais não devem estar em desenhos separados). 11. COTAS INTERNAS DOS AMBIENTES Na barra standad SYTLE selecionar COTA_INT, referente a configuração da cota efetuada anteriormente. Ir no layer control e selecionar o LAYER: COTA_INTERNAS Ir na Barra de menus e selecionar Dimension Linear ATENÇÃO: quando inserir a cota entre dois pontos, atentar para que o número fique nos cantos. Para tal é preciso clicar duas vezes em cima da cota e mover apenas o número. 12. COTAS DAS ESQUADRIAS (PORTAS E JANELAS) Ir na Barra de menus e selecionar Dimension linear Clicar nos dois pontos que delimitam a janela Digitar T (enter) para inserir o texto Digitar as dimensões da janela, exemplo: 2.00x1.00/1.10 Definir a posição onde estará a cota, dê preferência para centralizar na parte externa. Inserir as cotas na planta 13. COMO ALTERAR A ORDEM DOS OBJETOS NA PLANTA Alguns vezes pode acontecer de duas linhas ficarem sobrepostas. Para alterar a ordem de sobreposição deve-se efetuar o seguinte procedimento:

4 Selecionar o objeto, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção DRAW ORDEM e escolher entre Bring to Front e/ou Send to back. 14. COMO CALCULAR A ÁREA DOS AMBIENTES Usar o comando POLYLINE para contornar os ambientes ou usar a ferramenta RETANGULO Todos os ambientes que tiverem um polígono fechado conseguir obter o valor da área. Atalho para área AA (enter) Clicar em cima do polígono (enter) Olhar na Barra de Comando: o AutoCAD fornecerá os dados da Área e do Perímetro Copiar o texto do ambiente e digitar o valor na legenda do ambiente (Usar ponto ao invés de vírgula). 15. FILLET Clicar nas duas linhas que se deseja manter e o programa fará a concordância entre elas. No comando Fillet quando se deseja concordar duas linhas paralelas ele irá gerar um quarto de circunferência, clicar na linha inicial e na linha final A linha que eu não vejo será tracejada (fazer depois) 16. COMO MUDAR O TAMANHO DO CURSOR Clicar com o botão direito do mouse Clicar na opção: OPTIONS Ir na aba: DISPLAY Em Crosshair size diminuir ou aumenta o tamanho na barra ou em números conforme desejado. 17. COMO USAR O COMANDO AREA Para usar o comando área deve-se fazer uma linha em todo o perímetro do ambiente de modo que forme um objeto. Comando que devem ser usados: retângulo (atalho: rec) ou com polyline (comando pl) conforme polígono que circunda o perímetro do ambiente. Atalho - AA (enter) para entrar no comando área Na barra de comando digitar O e apertar enter Fazer um polígono ao reder da área total da casa para obter tal valor. Apagar o layer área para não ficar sobrepostas as paredes. 18. DESENHAR O PORTÃO Caso o portão seja do tipo basculante desenhar linhas tracejadas, sendo que 2/3 do mesmo deve abrir para dentro, assim, não corre-se o risco de acertar algum pedestre no momento de abertura do portão. Deve-se saber a altura do portão. Caso a calçada seja muito estreita, corre-se o risco de não conseguir inserir um portão muito alto. 19. DESENHAR A CALÇADA Conforme dimensões do projeto arquitetônico.

5 Não esqueça! A calçada deve ter no mínimo 3m de largura, área de serviço de 0,75m² e guia rebaixada de 0,15 (Cuidado: a largura do rebaixamento da guia não pode ser maior que 50% - por exemplo: caso a frente do lote seja de 10m o rebaixamento deve ser de no máximo 5m). Inserir duas árvores (desenhar com comando circle ou inserir bloco) e inserir área permeável conforme item 5. Inserir legenda e seta indicativa da queda da água. 20. DESENHAR A ÁREA PERMEÁVEL Calcular a área do lote e calcular o valor da área permeável (20% do valor do lote) Desenhar a área permeável conforme lote. Sugestão: pode-se desenhar uma área verde e inserir blocos de concreto para o caminho do carro ou do pedestre, usar LAYER: LINHA FINA (cor yelow). Para desenhar a área permeável usar o comando linha ou Retângulo, conforme desenho do projeto arquitetônico. COMANDO hachura: 1) Escolher o tipo de hachura em Pattern (para grama usar: AR SAND), 2) Ir em Bounderies e clicar em Add: Pick points e selecionar (a linha do objeto deve ficar tracejada para confirmar que foi selecionada) a área onde a hachura será inserida 3) Clicar em Preview (pré-visualização). Caso a hachura não esteja em escala adequada. Apertar ESC para voltar a caixa do comando HATCH e alterar o valor da escalar, aumentando ou diminuindo este valor, conforme necessário). Inserir legenda com o texto e valor da área permeável 21. DESENHAR PORTÃO DE ABRIR Desenhar uma linha de apoio com o tamanho do portão (exemplo: 3m) Comando Escala (Atalho SC enter) Selecionar o objeto (porta enter) Especificar a base do ponto ponto inicial da linha de apoio Na barra de comando digitar a R (enter) Clicar no vão da porta ponto inicial e final (referências) Clicar no ponto final da linha de apoio. Verificar a espessura do batente e caso seja necessário diminuir a espessura do mesmo. Para isso deve-se entrar dentro do bloco clicando duas vezes em cima do objeto. Verificar a dimensão do batente e diminuir usando o comando STRECH. 22. INSERIR COTAS DE NÍVEL NO TERRENO e COTAS EXTERNAS Verificar as coordenadas X e Y; Comando UCS (enter), Z (enter), 90 (enter). O número 90, refere-se a ângulo que o CAD deve girar em sentido anti-horário. Iniciar a cotagem com o comando: Dimension LINEAR Dimension CONTINUE Colocar cotas em todos os lados, nas laterais, por fora da planta. Não esquecer de cotar o beiral (Pode-se fazer de duas formas, ou colocar no beiral ou colocar na sequência lateral do terreno)

6 Nota: respeitar a hierarquia das cotas, fazer as cotas parciais e depois a cota total do terreno (largura e profundidade). Nos casos que for preciso cotar a frente da casa, deixar a cota dentro do terreno mesmo. Tomar cuidado para não deixa os números em cima de outros objetos. As linhas de chamada da cota. 23. INSERIR LINHA DE CORTE Ativar o layer Corte (linha traço maior e traço menor) Usar o comando Linha e fazer a linha conforme o projeto. Lembrando que ela pode transpor o desenho. Ir em propriedades e reduzir a escala para 0.1. Inserir bloco pronto Usar o comando trim e cortar as bordas da linha no limite do terreno. 14. Comando Alinhar (AL enter) Usar este comando quando for preciso rotacionar um objeto que não estava na ortogonal. 15. Comando Polígono Usado para fazer o triângulo que indica o acesso a edificação Digitar o número de lados da figura que deseja desenhar (enter) Clicar na ponta do triângulo e reduzir a altura do desenho Usar layer PAREDE para fazer as linhas externas, inserir hachura cinza do layer LAYOUT. 16. PLANTA DE COBERTURA/LOCAÇÃO Indicação do Acesso Desenhar linhas de Parede Externa (pegar linha no layer área) (Magenta) Seta de inclinação da Telha (inserir bloco); Inserir seta de acesso ao lote, inserir hachura sólida dentro da seta de ponto de acesso e inserir legenda com o texto: ACESSO Cotas de nível 0,0 na frente e 0,10 nos fundos. Depois no módulo 4 vão colocar o P.N.T. Legenda Tipo de Telha e inclinação Planta de cobertura escala 1:200 e Altura do texto 0.34 (não reduzir o tamanho do texto junto. Criar uma nova cota: Formatar Dimension Style, New, nomear como 200 (ABA Lines: em Dimension Lines e Extension lines selecionar: by layer; ABA: Arrow size: 0.20 Selecionar uma cota e inserir no layer COTA 200 Alterar a altura dos textos com o comando propriedades Com o comando Match Properties (ma) e vou copiar as propriedades. Alterar com o comando Escala a seta da calçada. Fazer o mesmo com a cota de nível. TODOS os textos que estiverem na Planta de Cobertura tem que estar com a altura de Quando o texto não couber dentro do desenho reduzir no sentido horizontal, mantendo a altura do texto, usando o comando Propriedades (Atalho:mo) ir em Width Factor e reduzir o valor conforme o necessário no desenho.

7 16. COMANDO DVIEW Obs.: Antes de iniciar qualquer desenho no AutoCAD verificar se o eixo de coordenadas X e Y está na posição correta. Comando DVIEW atalho DV (cria uma vista do que eu estou vendo) enter (2x) DIGITAR TW enter Digitar o ângulo (lembrando que o AutoCAD gira no sentido anti-horário), conforme necessidade de rotacionar Colocar a planta deitada na prancha. Para isso ativar a barra de ferramentas DView, Selecionar a opção de corte que deixa a planta deitada (CORTE AA ou CORTE BB) e (Dview enter, TW enter, inserir o comando necessário para rotacionar) UCS (enter) Z (enter) O ângulo necessário para chegar na posição correta (enter) 17. COMANDO UCS (para verificar acertar o sentido da planta, conforme cotas) Ligar o comando DVIEW Escolher e escrever a opção a TW (enter) Escolher e escrever a opção a UCS (enter), Z ENTER Inserir o grau de rotação necessário para cada planta específica. A planta é sempre uma vista de TOPO Clicar em DVIEW CONFIGURAÇÕES DAS FOLHAS PARA PLOTAGEM PARA O CLIENTE Model desenhar Layout preparar para plotagem (IMPRESSÃO) PLOTTER Verificar se o desenho está na posição original. Ir no Paper space e clicar em FOLHA A3 (clicar com o botão direito do mouse e quando necessário renomear) Ativar o layer DEFPOINTS este layer é especial, tudo que for desenhado nele não aparecerá na impressão. Abrir uma nova janela de desenho, de interesse de plotagem. Para abrir a Janela ir em View, Viewports, 1 Viewports Quando abrir a janela o desenho que estava no MODEL irá aparecer nessa janela feita. NO MOUSE: 2 cliques entra no desenho e 2 cliques sai do desenho. Se esquecer: dar dois cliques, puxar o zoom e não conseguir sair da janela usar os ATALHOS: MS ativa a janela para configurar o desenho e PS desativa a janela, assim não se consegue mais manipular o desenho. Quando for necessário mandar o arquivo do AutoCAD para alguma pessoa, usar o arquivo na FOLHA A3, com a Viewport desativada. Os desenhos que forem utilizados para apresentar ao cliente devem estar na escala 1:50 ou 1:75. Usaremos a escala 1:75 Para alterar a escala usar o COMANDO: Z (enter) e digitar 100/75xp (enter). Exemplo: quando se quer usar o desenho na escala 1:50 usar o mesmo comando.

8 Quando inserir a escala não alterar o zoom, porque isso muda a escala do desenho e teria que fazer novamente o comando. Utilizar o Scroll do mouse que ativa a PAN para apenas mover o desenho, sem alterar o zoom, mantendo a escala. CONFIGURAÇÕES DAS FOLHAS PARA PLOTAGEM PARA A PREFEITURA Ir no Paper space e clicar em PREFEITURA. Abrir uma nova janela para começar a inserir as peças gráficas. Comando: View, Viewports, 1 Viewports. Quando abrir a janela o desenho que estava no MODEL deve aparecer nessa janela feita. Clicar duas vezes dentro da janela para configurar a escala conforme desejado. Na primeira Janela devemos inserir a PLANTA COM LAYOUT na escala 1:100 Na segunda Janela devemos inserir a PLANTA DE COBERTURA na escala 1:200. Para alterar a escala do desenho: Ver tópico anterior CUIDADO! NUNCA DESENHAR NO LAYOUT, SEMPRE USAR O MODEL! CONFIGURAÇÃO PARA PLOTAGEM red 0.1 (linha fina) yelow 0.2 (linha fina) green 0.3 (linha média) cyan 0.4 (linha média) blue 0.5 (linha média) magenta 0.6 (linha grossa) As cores das COTAS sairão na plotagem todas com cor preta. COMO DESENHAR O CORTE Layer PAREDE Puxar todas as linhas na vertical, muros e paredes Duplicar as linhas usando o comando offset, para desenhar o contra piso de 0.10 de espessura e o piso com 0.05 de espessura. A linha do piso deve ficar no layer linha fina. Duplicar as linhas usando o comando offset, para desenhar a laje com espessura de Apagar algumas linhas para como de muro, usando o comando TRIM, clicando nos pontos onde deseja limitar o início e final do corte. O muro também deve ficar com linha fina, podendo ter 2 metros. Lembrando que a linha de trás do muro deve aparecer até chegar na casa. Como desenhar um CORTE Layer PAREDE Posição do desenho rotacionada conforme o Corte Traçar as linhas na vertical (linha do muro é linha fina), não esquecer da linha do beiral Traçar linha na horizontal Duplicar a linha com o comando offset, definindo o contra piso de (0.10) Duplicar novamente com o valor do pé-direito (3,00) Duplicar novamente a linha para baixo para representar a fundação (1,00)

9 Cortar um pouco das linhas para limpar o desenho O beiral deve seguir o desenho do projeto. Lembrar que há duas possibilidades: telhado onde o beiral é continuação da laje e telhado onde o madeiramento formará o beiral Lembrar de fazer o rebaixo do banheiro de (-0.03). Usando o comando TRIM para cortar as linhas gerais. A partir do rebaixamento do banheiro deve-se dar um OFFSET de 0.10 para baixo, rebaixando toda a linha do contra piso no banheiro. É nesse espaço que deve ter 3.00 de pé-direito. Linha do piso de 0.05 Linha fina Para fazer a viga respaldo dar um Offset da linha superior da laje para baixo. Dar um TRIM pra cortar as partes da linha que não desejamos mais. Usando o comando TRIM, apagar as linhas que se cruzam dentro da laje. COMANDO SPLINE (atalho SPL) Função: utilizado para fazer curvas (no caso pode ser feita o fechamento da Fundação) Clicar no comando Desenhar fazer curvas clicando no início, meio e fim. Quando acabar de desenhar a curva apertar enter (3x). Observação: o fechamento da fundação também pode ser feito inserindo-se o símbolo de intersecção. Inserir apenas um bloco com este símbolo, usar o comando copiar e pegar um ponto de referência em comum para colar os outros símbolos. Também podem ser feitos bloquinhos para representar. Neste caso também deve-se inserir hachura nos bloquinhos CONTINUAÇÃO de como desenhar um CORTE Desenhar a calçada com linha de parede Inserir no desenho o bloco do Meio Fio Desenhar a linha de fundo do muro até a casa. Cotar o muro e o pé-direito total Cotar todas as esquadrias Cotas de nível em todos os ambientes Hachura Texto do tipo de telha e inclinação No corte longitudinal, deve-se desenhar a calçada, o bloco do meio fio, inserir o texto PASSEIO e uma flecha com inclinação de 3%. Também pode ser inserido uma árvore. COMANDO ALINHAR (Atalho: AL) AL (enter) Clicar no ponto inicial do objeto que deseja alinhar e clicar no ponto inicial na linha do telhado Clicar no ponto final do objeto e clicar no ponto final da linha do telhado que está inclinada. Assim, o objeto ficará alinhado. COMANDO LEADER

10 Clicar no ponto inicial e fazer o desenho da flecha conforme desejado (enter 3x) Digitar o texto desejado (Exemplo: Telha) CORTE COMO DESENHAR O PERFIL NATURAL DO TERRENO (P.N.T.) Os terrenos podem ser de duas formas em DECLIVE ou ACLIVE No desenho da Planta da Residência e na Planta de Cobertura, alterar o valor das cotas de nível dos fundos. (Valor +0,50) Para fazer isso, é necessário explodir o Bloco e cota de nível nas plantas e alterar o valor. No corte longitudinal o P.N.T. deve ser feito com linha tracejada e no Layer PROJEÇÃO. O P.N.T começa no início do lote e termina na linha final do terreno (Lembre-se que ele não começa na calçada e sim no início do lote. FACHADA A posição da fachada deve ser em vista pra frente da casa, depois do muro. Indicar em planta onde é a fachada (com a mesma seta de acesso). Usar o comando copiar da planta de cobertura e colar na planta residencial. Traçar uma linha na horizontal Traçar as linhas na vertical (limites da casa e garagem) Traçar linhas com a medida da largura do beiral Para desenhar a Fachada do Telhado, pode mover o desenho e alinhar a planta de cobertura. O Telhado deve ser feito com Linha Fina. Inserir hachura na telha do tipo AR-RSHKE No Telhado do tipo platibanda pode ser feita um FRISO. Usar o offset e duplicar a linha para baixo com 0.30, repetir o comando com distância de 0,50. Inserir duas linhas na Vertical para fazer o muro Desenhar as esquadrias puxando as linhas com a informação da largura. A linha de base da FACHADA pode conter uma hachura sólida. Incluir uma pessoa (escala humana), árvore, garagem, carro, etc. A FACHADA é o ambiente que pode ser inserido o maior número de detalhes. ATENÇÃO! A Fachada não possui nenhuma COTA. COMO PLOTAR UM DESENHO Na aba do paper space Ir em arquivo e clicar em Print/ Plotter Ir em Name e selecionar a opção DWG to PDF Escolher o tipo de Paper em Paper Size, para imprimir o projeto para o cliente selecionar a Folha A3 Em PLOT AREA selecionar window e abrir uma janela indicando a folha toda que se deseja imprimir Scale CUSTOM e inserir o fato 1000/100 Para configurar as espessuras das linhas ir em PLot style table e clicar em new

11 Na Janela Start From Scratch e clicar em Avançar, digitar um nome (IFSP) e concluir. Clicar no IFSP e clicar no ícone ao lado e EDIT. Na janela que abrir ir na aba FROM VIEW. Selecionar as 6 primeiras cores e colocar que deseja que saia na cor preta. Na mesma janela em Lineweight inserir as espessuras da linhas (penas) e fazer a correspondência entre o número da cor e a espessura da linha (Color 1 e lineweight 0.1, color 2 e lineweight 0.2, etc...). Salvar e fechar. Ir em Preview e verficar se não tem nenhum defeito no desenho que esteja errado. Para salvar as configurações em clicar em Setup

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Roteiro - Exercício DISCIPLINA: DESENHO II PROF.: LUIZ ALESSANDRO PERÍODO: 2006.2 Trabalho elaborado por:

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II PLANTA BAIXA Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul - BR

Leia mais

Apostila de impressão em AUTOCAD

Apostila de impressão em AUTOCAD Apostila de impressão em AUTOCAD Parte 1.- Configurar penas por cores Parte 2.- Configurar impressora (plotter) Parte 3.- Imprimir Parte 1.- Configurar penas por cores A partir do Autocad 2000 foi introduzido

Leia mais

A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo

A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo A altura do texto em um desenho do AutoCAD, é um que está diretamente relacionado a escala que ele será impresso. Isto abrange nomenclaturas de modo geral e texto de cotas. Primeiramente tomar nota da

Leia mais

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO 4 CAPÍTULO I Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando 14 20 21 23 Exercício 23 DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO SUPERIOR

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Layers Usado para melhor gestão e disposição dos elementos do desenho; Para inserir um Layer iremos clicar em Layer Properties.

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

AutoCAD D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

AutoCAD D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6332 - AutoCAD 2016 2D Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades do AutoCAD 2016... 21 Aula 2 Capítulo 2 - Conhecendo o AutoCAD 2016 2.1. Iniciando o AutoCAD......

Leia mais

AUTOCAD: COMANDOS 2D

AUTOCAD: COMANDOS 2D UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA AMBIENTAL PROFA. ARQ. PATRÍCIA BIASI CAVALCANTI

Leia mais

Organização do trabalho em layers: command LAYER para abrir menu de layers (a pensar no modo de impressão)

Organização do trabalho em layers: command LAYER para abrir menu de layers (a pensar no modo de impressão) BASE COMMANDS ENTER SPACE finalizar command ESC cancelar command SELEÇÃO DE OBJETOS Movimento da esq para dir > caixa azul, contorno continuo seleção do que ficar totalmente incluído na área da caixa Movimento

Leia mais

2. Configurações Básicas

2. Configurações Básicas 2. Configurações Básicas 2.1 Inserção das barras de ferramentas Para ativar ou desativar as barras de ferramentas, devemos acessar: no menu superior, TOOL >> Toolbars >>> AutoCAD ou simplesmente clicar

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 05 IMPRESSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil PAPER SPACE 1. Clique em

Leia mais

Apostila de desenho técnico elétrico Progecad

Apostila de desenho técnico elétrico Progecad IFSC- JOINVILLE SANTA CATARINA DISCIPLINA DESENHO TÉCNICO CURSO ELETRO-ELETRÔNICA 1 Módulo Concomitante 2 Módulo - Integrado Apostila de desenho técnico elétrico Progecad Aula 2 Comandos de desenho 2011.2

Leia mais

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD

Disciplina de Desenho Técnico B 1- INTRODUÇÃO AO CAD 2 1- INTRODUÇÃO AO CAD O CAD é um software que se desenvolveu muito nos últimos 15 anos. Com o surgimento do sistema Windows, a utilização dos ícones associados aos menus flutuantes fez do CAD uma das

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II DESENHO DE CORTES DE PEÇAS EM CAD Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio

Leia mais

Comandos básicos do AutoCAD

Comandos básicos do AutoCAD Curso: Engenharia Ambiental Disciplina: Desenho técnico e Geometria Descritiva Professor: Luiz Antonio do Nascimento Aluno: Período: Manhã Aula: Data: RA: 1. Linhas Comandos básicos do AutoCAD Existem

Leia mais

CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil

CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil Computação Gráfica I P R O F E S S O R A : G A B R I E L A C O E L H O P E D R E I R A E N G E N H E I R A C I V I L E A M B I E N T A L Fazer formato de folha Legenda

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com Com esta Ribbon é possível desenhar linhas retas, curvas, formas geométricas, hachuras, tabelas, entre outros. O comando LINE gera um segmento

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM

CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD. Comando APARAR/TRIM CONTEÚDO DA AULA AULA 7 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 2019 Barra Modificar Comando Aparar/Trim (Corta objetos)

Leia mais

CURSO DE AUTOCAD 2D. História da Integral Cursos: Endereço: R.Djalma Dutra, andar Nossa Senhora das Dores Caruaru

CURSO DE AUTOCAD 2D. História da Integral Cursos: Endereço: R.Djalma Dutra, andar Nossa Senhora das Dores Caruaru Endereço: R.Djalma Dutra, 147-1 andar Nossa Senhora das Dores. 55006-010 Caruaru CURSO DE AUTOCAD 2D Telefone: 81 9 9284 6344 Carga Horária: 40 Horas Horários de Aula: Manhã: Segunda, Terça, quarta, quinta

Leia mais

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÕES DE COTAS 1. COTAGEM EXTERNA

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÕES DE COTAS 1. COTAGEM EXTERNA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Curso Técnico em Geoprocessamento Projeto Auxiliado por Computador PAC Prof. Christiano Toralles Produzido por Rubia

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior...

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior... Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Aula anterior... Introdução ao AutoCAD Sistema de Unidades Comando Line Comando Circle Modos de selecionar objetos Comando

Leia mais

Partes Principais da Janela 3/26

Partes Principais da Janela 3/26 EDITOR DE TEXTO Write O Writer é o responsável pela edição de texto dos aplicativos do LibreOffice. Ele possui as características habituais de um processador de texto: inserir e editar texto, verificação

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com New Abre um novo arquivo. Open Abre um arquivo salvo. Save Salva o arquivo. Save As Salvar como. Cloud Options: Salva ou atualiza uma cópia do

Leia mais

Profº Luiz Amiton Pepplow, M. Eng. DAELT - UTFPR. Desenho Elétrico. Comandos do AUTOCAD

Profº Luiz Amiton Pepplow, M. Eng. DAELT - UTFPR. Desenho Elétrico. Comandos do AUTOCAD Desenho Elétrico Comandos do AUTOCAD DICAS 1 - Barra de ferramentas customizar a distribuição na tela 2- Cursor - Tools - options -Display - crosshair size 100 3 - View - Display UCS Icon - desativar 1

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CET925 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS TUTORIAL AUTOCAD 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA

Leia mais

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO

FICHA 1. Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO FICHA 1 Processamento de dados (x,y,z) para gerar Curvas de Nível no Programa POSIÇÃO 1. Criar nova Pasta de Trabalho No Windows Explore criar uma pasta "ALUNO" dentro do diretório C:\Posicao\Demos, onde

Leia mais

Desenho Computacional. Parte III

Desenho Computacional. Parte III FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte III, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

Desenho Técnico Aplicado Uso do comando DIMSTYLE

Desenho Técnico Aplicado Uso do comando DIMSTYLE Cotas - Estilo e Dimensionamento: Neste tutorial descreveremos detalhadamente as configurações mais utilizadas para formatar os diversos tipos de cotas. Podemos criar diversos estilos de dimensionamento

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

INTERFACE DO PROGRAMA

INTERFACE DO PROGRAMA Barra de Ferramentas Menu de Status UCS - user coordinate system Barra de Menus Prompt de Comando WCS - world coordinate system UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA/DEGRAF CAD

Leia mais

Apostila de Desenho Técnico II

Apostila de Desenho Técnico II 1 Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé Apostila de Desenho Técnico II VISTAS ORTOGRÁFICAS Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy, n 1650. Bairro Malafaia - CEP: 96413170 Bagé - Rio Grande do Sul

Leia mais

DESENHO ELETROTÉCNICO

DESENHO ELETROTÉCNICO DESENHO ELETROTÉCNICO Aula 2 CONTEÚDO: - Explicação do trabalho em CAD (Panificadora) AULA 1; - O projeto elétrico - composição (exemplos); - As normas técnicas que regem o desenho eletrotécnico; - Exercícios;

Leia mais

Banheiros. - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência

Banheiros. - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência Banheiros - Banheiros e cozinhas - áreas mais caras de uma residência -EXIGÊNCIA LEGAL (Código de Obras do Rio de Janeiro) compartimento não habitável, de permanência temporária; exige ventilação (direta,

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format

Drawing Formato_PTC Creo ) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Drawing Formato_PTC Creo 3.0 1) Iniciando um formato com dimensões A (11x8.5 pol.) Iniciar um novo arquivo com a opção Format. File > New > A Format Digite o nome do formato (exemplo): Formato_A Clique

Leia mais

Curso de AutoCAD Prof. Gabriel Liberalquino

Curso de AutoCAD Prof. Gabriel Liberalquino Curso de AutoCAD 2013.2 Prof. Gabriel Liberalquino Objetivos Identificar as áreas da interface do AutoCAD; Localizar e utilizar as teclas de funções; Introduzir os comandos de diferentes maneiras; Interface

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo

Sistema de Cotagem. Atividade 14. Tópico 1 - Configurações. Criando um novo estilo Atividade 14 Sistema de Cotagem Tópico 1 - Configurações As cotas tem um papel vital na criação de um projeto. Sem elas, seria impossivel fazer com que qualquer projeto saísse do papel e fosse construído.

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h)

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h) REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D (40 h) AULA 02 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil LINE I O

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro

APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Thiago Ribeiro APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Thiago Ribeiro ÍNDICE 1. SISTEMA OPERACIONAL... 3 2. BARRA DE TAREFAS... 4 3. BOTÕES DO MOUSE... 7 4. JANELA DO WINDOWS... 8 5. CRIAR E PERSONALIZAR PASTAS NA ÁREA

Leia mais

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida

BEKS. Modelos: BEKY e BEKS. Manual de Referência Rápida BEKS Modelos: BEKY e BEKS Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição USB Imp./Exp. Entrada e Saída de bordados a partir de uma memória USB Pen Drive. Memória Acesso às 100 posições de

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Monitora PAE DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido pela empresa alemã DIAL GmbH Primeira versão: 1994

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos

Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás. parte 2 BRAVASOFT. Implantar e Imprimir Projetos Manual de utilização da Mini Fábrica de Crachás parte 2 BRAVASOFT Implantar e Imprimir Projetos Atualizado em: 09/2012 2 1. Sumário 2. Implantar Projeto no Bravasoft... 3 2.1 Arrumar arquivo com dados

Leia mais

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula;

Leia mais

Item 17 - Massas. Revit Architecture Paulo Sena/ Tito Sena

Item 17 - Massas. Revit Architecture Paulo Sena/ Tito Sena Item 17 - Massas Massas Item 17 Página Item 17.1 Criar Níveis 137 Item 17. Criar Plantas 138 Item 17.3 Criar Formas 139-140 Item 17.4 Criar Formas Seguindo Níveis/Pisos de Massa 141 Item 17.5 Criar Pisos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO LAYERS. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO LAYERS. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO LAYERS Professor: João Carmo Introdução Layer significa camada. Os Layers são como camadas transparentes

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma

Projeto e Computação Gráfica. Pedro Mitsuo Shiroma Projeto e Computação Gráfica Pedro Mitsuo Shiroma Desenhando no papel Normas ABNT: NBR 10068: Dimensões da folha de papel; NBR 10582: Margens e disposição dos elementos; NBR 13142: Dobramento; NBR 8196:

Leia mais

B E X. Manual de Referência Rápida

B E X. Manual de Referência Rápida B E X T Manual de Referência Rápida Junho, 2017 Ícone Nome Descrição Tecla 2 Memória Mostra às 100 posições de memória da máquina. Tecla 1 USB Entra no menu USB para ler pen drives e salvar bordados na

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração

Leia mais

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim

Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 07 - Tutorial 05 Modelando o Girabrequim Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006

Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Eduardo B. Júnior Autodesk Instructor CAD e 3Ds Max Specialist. ebjunior@3darts.com Ricardo Casarino Autodesk Developer Autodesk Instructor Awards 2006 Ricardo_Casarino@hotmail.com Impressão Escala Em

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares / JOF Objectivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflicta adequadamente a escala utilizada no objecto

Leia mais

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005

DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 DATAGEOSIS EDUCACIONAL 2005 GUIA DE USO Aula 1 1. Abra o aplicativo clicando no atalho na área de trabalho. 2. Clique no botão Novo projeto ou clique o comando - (ctrl + N). 3. NA janela DADOS DO PROJETO,

Leia mais

AUT-5817 DIALUX EVO ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO. Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP

AUT-5817 DIALUX EVO ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO. Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP AUT-5817 ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido pela empresa alemã DIAL GmbH Primeira versão:

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

ÍNDICE PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, AutoCad 2018

ÍNDICE PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, AutoCad 2018 ÍNDICE PROGRAMÁTICO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR, AutoCad 2018 ACÇÃO DE FORMAÇÃO A 2 DIMENSÕES EM AutoCad 2018 REGIÃO AÇORES DA ORDEM DOS ENGENHEIROS DE 9 DE OUTUBRO 2017 A

Leia mais

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre SEGMENTOS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.3d SEGMENTOS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. SEGMENTOS CAD Nesta aula você aprenderá a dividir um segmento em partes iguais e também a inserir em cada divisão um desenho qualquer. Este exercício é muito útil em projetos de arquitetura,

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia

EXERCÍCIO 1_Casa Popular. tutorial 12 folhas de apresentação. Bibliografia EXERCÍCIO 1_Casa Popular tutorial 12 folhas de apresentação Bibliografia NBR 10068/87 FOLHAS DE DESENHO, LEIAUTE E DIMENSÕES NBR 10582 CONTEÚDO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR 13142 DOBRAMENTO DE CÓPIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do

Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD Regras básicas para a digitação de um texto Verificando a ortografia e a gramática do Sumário 1. INICIANDO O MICROSOFT WORD 2013...2 1.1 Regras básicas para a digitação de um texto... 3 1.2 Verificando a ortografia e a gramática do texto... 3 1.3 Localizando ou substituindo uma palavra

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

Tutorial. Visualizando imagens de satélite. Autor: Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Visualizando imagens de satélite. Autor: Vitor Pires Vencovsky Tutorial Visualizando imagens de satélite Autor: Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução Este tutorial tem como objetivo demonstrar os principais comandos necessários para visualizar e manipular imagens de

Leia mais

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop

Criando Mensagens - Editor Drag and Drop Criando Mensagens - Editor Drag and Drop AKNA TREINAMENTOS AKTR01002000401 1/17 Sumário Criando Mensagens Editor Drag and Drop O que é?... 3 Pra que serve?... 3 Criando a mensagem... 3 Componentes... 5

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Código da Disciplina: NDC 231 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 2 Faculdade responsável: Núcleo de

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Curso de Design Computação Gráfica I Professores Marcus Lamb e Sérgio dos Santos Matheus Kuhn Tutorial da modelagem do Produto de Projeto

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização. João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Joaquim O. Fonseca Objetivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflita adequadamente a escala pretendida;

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO TEXTOS Professor: João Carmo Introdução Para o AutoCAD, o texto é um objeto assim como uma linha,

Leia mais

CONTEÚDO DA AULA AULA 8 AUTOCAD ABA PRINCIPAL PROPRIEDADES ABA PRINCIPAL PROPRIEDADES 24/04/2019

CONTEÚDO DA AULA AULA 8 AUTOCAD ABA PRINCIPAL PROPRIEDADES ABA PRINCIPAL PROPRIEDADES 24/04/2019 CONTEÚDO DA AULA AULA 8 AUTOCAD Profa. Dra. KELLY JOHANA DUSSÁN MEDINA desenhotecnico.iq@gmail.com desenho-tecnico-eq9.webnode.com ENGENHARIA QUÍMICA 09 Aba Padrão Propriedades e Camadas Cores e tipos

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

BÁSICO 2D. Prof. Ma. Marta Burnier Ganimi. Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil - UninCor

BÁSICO 2D. Prof. Ma. Marta Burnier Ganimi. Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil - UninCor BÁSICO 2D Prof. Ma. Marta Burnier Ganimi Curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil - UninCor O que é o CAD? O Autocad é um sistema CAD ( Computer Aided Design Projeto Auxiliado por Computador)

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo IV: Comandos de modificação

Introdução ao AutoCAD Capitulo IV: Comandos de modificação Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares / JOF Objectivos Métodos de selecção dos comandos de modificação; Criação de arrays rectangulares AR ; Criação de arrays polares AR ; Entender os diferentes

Leia mais

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS

DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS DESENHAR COM PRECISÃO - O SISTEMA DE COORDENADAS Para criar linhas, polígonos, sólidos ou outros objetos, sempre teremos que informar o Rhino o ponto de partida e o ponto final. Tais pontos podem ser criados

Leia mais

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização

Introdução ao AutoCAD Capitulo II: Configuração e Organização Introdução ao AutoCAD João Manuel R. S. Tavares Objectivos Configurar desenhos que utilizam diferentes unidades; Criar uma folha de desenho que reflicta adequadamente a escala utilizada no objecto a desenhar;

Leia mais

Tutorial Relógio Rhinoceros

Tutorial Relógio Rhinoceros Tutorial Relógio Rhinoceros Bruna Message Migliavacca 172777 CG I - PLES UFRGS FEV/2011 Abrir o programa Rhinoceros com a configuração Small Objects - Centimeters Começaremos o desenho pelo círculo central

Leia mais

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 SM - COMPUTAÇÃO GRÁFICA CATIA V5 TREINAMENTO - MODELAGEM SÓLIDA TUTORIAL - 01 DESENVOLVIDO EM CATIA V5 UM POUCO DA HISTÓRIA DO CATIA A HISTÓRIA DO CATIA TEVE INÍCIO EM 1975, QUANDO A EMPRESA AVIONS MARCEL DASSAULT (AMD) ADQUIRIU

Leia mais