DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO"

Transcrição

1 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 01 DIVAS Novela de RÔMULO GUILHERME Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME Personagens deste capítulo BERNARDO DJALMA EVELIN LAURA TINA BRUNO COLODATO JULIANO CINDY ISABELA BRITNEY PIQUITITA EUGÊNIA REGINALDO KENEDY ROSINHA CARLA

2 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 02 CENA 01. MANSÃO /QUARTO DELA/INT/TARDE Continuação da última cena do capítulo anterior. Whitney e Phelipe. Eu me arrependo amargamente quando aceitei a condição do casamento arranjado com minha filha, para que você me ajudasse a fazer o que fiz. Phelipe começa a rir. Mas agora não adianta. Demos um golpe naquelas trouxas da Tina e da Roxette.../ Não fale assim das minhas amigas! (DEBOCHANDO) Amigas? Você acha que depois de tudo o que você fez essa amizade ainda existe? Eu duvido que elas queiram ver sua cara de volta! Whitney fica abalada, mexida. As divas morreu assim como a amizade de vocês! Whitney vai até a janela, respira, e continua: Por mais que eu tenha concordado de você casar com a Evelin quando ela completasse vinte e dois anos, eu não posso forçá-la a isso. Claro que pode, Whitney! Você consegue ser bem persuasiva quando você quer! Whitney se aproxima mais de Phelipe. Ela é uma jovem de personalidade, de fibra, que não vai aceitar esse casamento assim, ainda mais pela repulsa que ela sente por você, com toda a razão, diante do homem desprezível que você é! Não pense que suas ofensas me atingem. Sei bem quem eu sou. Me conheço melhor do que ninguém!

3 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 03 Os dois se encaram. (MARTIRIZANDO) Como me arrependo pelo que fiz, meu Deus! Se eu pudesse voltar atrás... Agora é tarde pra isso! Você vai conseguir fazê-la se casar comigo, por bem ou por mal. Ou se não serei obrigado a entregar certos documentos que eu tenho pra polícia, que vão complicar a situação de uma pessoa baixa, interesseira, que é capaz de passar a pernas nas próprias amigas de infância pra se dar bem. Não digo o nome, mas estou olhando pra ela nesse momento! Você me garantiu, na época, que tudo seria feito de uma forma legal, pra não corrermos o risco de nada. E você acreditou em mim? Sabendo do meu interesse por sua filha, que já pequena me atraia como uma mulher adulta? Achei que você era esperta o suficiente pra ter ficado de pé atrás comigo. Canalha! Se você não convencer a Evelin a se casar comigo eu te coloco atrás das grades, Whitney! Vai mofar por um bom tempo na cadeia, longe da sua filha, que tenho certeza que nunca mais vai querer te ver. E como você não tem mais ninguém no mundo, vai morrer sozinha, esquecida! Me de um tempo, Phelipe. Eu preciso usar as palavras certas, encontrar a melhor forma de convencê-la a isso. Use as palavras que quiser, faça o que for preciso. Mas eu vou me casar com a Evelin! Ela está prometida pra mim e nenhum outro

4 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 04 homem ficará com ela. (T) Te dou até amanha a noite. Nenhum dia a mais! Phelipe vai embora. Whitney cai no choro, desesperada. (GRITA) Desgraçado!!! Whitney começa a quebrar alguns objetos do quarto, em uma fúria total, até que acaba desmaiando. CENA 02. CARRO MIRRO/ESTRADA/EXT/INT/TARDE Miro dirige. Isabela carrega Bruno; Laura cochila recostada no ombro da tia. ISABELA Você não quer descansar um pouco, Miro? Eu posso dirigir. Estou bem, Isabela. Não se preocupe. Laura acorda. LAURA (SONOLENTA) Já chegamos? Ainda não meu amor. Estamos quase... Laura se ajeita de novo e volta a dormir. ISABELA Estou muito animada com nossa mudança. Me sinto feliz em poder estar com vocês, ajudando a cuidar dos meus sobrinhos, cuidar de você... Eu nem sei como te agradecer por tudo o que você vem fazendo pela minha família, Isabela, desde que a Monalisa... morreu! ISABELA Eu sei como você amava minha irmã, Miro. Mas é preciso superar. Você tem que pensar nos seus filhos, na vida nova que vamos ter no Rio de Janeiro. É uma dor tão grande que não saí do meu peito. Que se não fosse pelos filhos lindos que nos tivemos, eu não sei se tinha dado conta de suportar a perda dela.

5 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 05 ISABELA ISABELA ISABELA ISABELA ISABELA Você está vivo. Tem uma vida toda pela frente ainda. E tem que estar aberto pra se apaixonar novamente, amar uma nova mulher. Eu não sei se consigo isso... (BAIXO) Se você quiser eu te ajudo. O que foi que você disse, Isabela? Que uma hora vai chegar o momento de um novo amor ocupar seu coração. Espero que chega alguém muito especial, escolhido pela Monalisa. Mas não sei se no momento estou preparado para amar novamente. Você só vai descobrir isso quando o amor acontecer! E o mesmo eu desejo pra você. Que algum rapaz muito bacana, especial, conquiste seu coração. Não gosto de rapazes. Gosto de homens! Aproveitando o ensejo, Isabela, novamente eu falo: não quero que você deixe de viver sua vida por minha causa, por causa dos meus filhos... Silêncio no carro. Miro pega um cd do grupo divas. Ele olha a capa, onde vemos Tina, Whitney e Roxete. Em seguida e coloca pra tocar. ISABELA ISABELA A Monalisa adorava esse grupo... Divas! Não sei como ela gostava de um grupo tão ruim como esse. Eu passei a gostar depois de tanto que ela escutava esse CD. Mas gosta musical não se discute... Você quer que tire? Não precisa, Miro. Quem sabe eu escutando não passo a gostar também como você gosta, né?

6 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 06 Isabela fica sem graça. Miro passa a curtir a musica do grupo das nossas meninas. CENA 03. RIO DE JANEIRO/PLANOS GERAIS/EXT/TARDE Corta para: CENA 04. ÔNIBUS/INT/TARDE Tina, que está na janela, fala ao celular: TINA (CEL) Graças a Deus consegui falar com você, seu Manoel! A cozinha do meu restaurante está toda alagada... Tina levanta e dá sinal pro ônibus parar. TINA (CONTINUA) Minha colaboradora me ligou agora dizendo que um cano estourou lá. (T) Pelo amor de Deus vai lá me socorrer! O ônibus para e Tina desce. CENA 05. RUAS/EXT/TARDE Tina atravessa a rua, falando no celular. TINA (CEL) Vou ficar esperando o senhor lá então... Tina não se dá conta que o carro de Miro vem se aproximando. Miro freia, mas acaba derrubando Tina no chão. Nada sério, apenas uma pequena colisão sem gravidade. CENA 06. MANSÃO COLODATO/FRENTE/EXT/TARDE Bernardo e Colodato se aproximam do carro de Bernardo. Ele guarda o envelope e fecha a porta. COLODATO Fico muito feliz por você ter aceitado meu convite de ir no meu lugar nessa viagem pra Londres. BERNARDO Prometo não decepcionar o senhor. Superar suas expectativas, te representando muito bem!

7 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 07 COLODATO Eu tenho certeza disso! O carro de Juliano chega. Ele desce e se aproxima dos dois. JULIANO Reunião fora da empresa e não fui convidado? COLODATO (FRIO) Um assunto que não te interessa, JULIANO Juliano! Só perguntei porque achei que era alguém assunto envolvendo a empresa, a gravadora... BERNARDO Vou representar o Colodato em uma JULIANO premiação em Londres. (SURPRESO) Você? COLODATO Algum problema, Juliano? Falou de um jeito JULIANO que parece até que recriminou eu ter escolhido o Bernardo pra me representar? Longe de mim recriminar alguma escolha que você faça, Colodato. Você mais do que ninguém sabe o que é melhor pra Canto e Encanto. Só fiquei surpreso com essa premiação que não fiquei sabendo. Mas enfim... boa viagem, Bernardo! Juliano estende a mão para Bernardo. BERNARDO Obrigado, Juliano! Quer que te traga JULIANO Juliano entra. alguma coisa? O prêmio pra gravadora já é o suficiente pra mim! Agora com licença, vou entrar, tomar um banho, esse calor está de matar... BERNARDO Eu vou ir também, preparar minha mala. Mas antes vou me despedir da Britney, se não ela nunca me perdoará. COLODATO Amanha eu faço questão de te acompanhar até o aeroporto, pra te desejar uma boa viagem. Colodato abraça Bernardo.

8 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 08 COLODATO Nunca se esqueça que gosto de você como um filho que não tive! CENA 07. MANSÃO COLODATO/QUARTO JULIANO/INT/TARDE Juliano entra furioso no quarto. Ele tira sua gravata e joga seu terno longe. JULIANO (NERVOSO) Droga! Droga! Droga! Aquele desgraçado está sempre no meu caminho. Atrapalhando meus planos de passar a mão em tudo o que esse velho tem! Juliano senta, pensativo. JULIANO Mas essa viagem pode vir bem a calhar... Posso me livrar dessa pedra no meu caminho de uma vez por todas, sem levantar nenhuma suspeita sobre mim... Eugênia entra no quarto. EUGÊNIA O que foi que aconteceu, meu filho? Você chegou de um jeito... JULIANO (RISPIDO) Nada, mãe! Me deixa! Tá tudo bem! (T) Vou tomar um banho! Juliano termina de tirar sua roupa e vai pra sua suíte. CENA 08. MANSÃO COLODATO/CORREDOR/INT/TARDE Eugênia saí do quarto de Juliano. EUGÊNIA Espero mesmo que esteja tudo bem! Cindy abre a porta do seu quarto e observa Eugênia ir embora. Em seguida ela saí, fecha a porta e entra no quarto de Juliano. CENA 09. MANSÃO COLODATO/QUARTO JULIANO/INT/TARDE Cindy entra no quarto. Escutamos o barulho do chuveiro ligado. Cindy pega a roupa de Juliano, cheira e depois tira a sua, expondo sua nudez. Ela caminha em direção a suíte do jeito que veio ao mundo.

9 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 09 CENA 10. QUARTO JULIANO/SUÍTE/INT/TARDE Juliano toma banho. JULIANO Você não vai roubar meu lugar na presidência da Canto e Encanto fácil assim não, Bernardo. Ninguém mandou você atravessar meu caminho. Agora aguentará as consequências... Cindy abre a porta do boxe e entra. JULIANO CINDY JULIANO CINDY (SURPRESO) Cindy? O que você está fazendo aqui? Vim tomar banho com você. Não posso? Você é louca! Seu pai está em casa... Eu banho inocente. Não fomos criados como irmãos? Pois então. Irmãos tomam banhos juntos. A não ser que você não me veja como sua irmã. Aí é diferente... Os dois se encaram. Até que Cindy agarra Juliano, lhe dando um beijo de tirar o folego. Juliano não resiste. CENA 11. PISCINA/INT/TARDE Bernardo se aproxima da piscina, onde Britney está refestelada, aproveitando. BERNARDO Vim me despedir de você... Tchau! BRITNEY Espera, Bernardo! Britney saí da piscina e fica coladinha com Bernardo. BRINTEY Pena que você não quer nadar comigo. BERNARDO Como eu disse não vim preparado. Mas qualquer dia desses eu volto e aproveito essa piscina. BRITNEY Olha que vou cobrar viu! Mas como não sou uma pessoa que aceita facilmente um não... Britney puxa Bernardo e os dois caem na piscina. Colodato, que observava de longe, não consegue controlar o riso.

10 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 010 Na piscina, Britney e Bernardo começam a brincar de jogar água um no outro. CENA 12. LONDRES/PLANOS GERAIS/EXT/TARDE Corta para: CENA 13. MANSÃO /QUARTO DELA/INT/TARDE Whitney está recostada na cama. Evelin do seu lado. Estou bem, filha. Não se preocupe! Não precisa chamar médico nenhum. Foi apenas uma tontura que tive, coisa boba, sem gravidade. EVELIN Eu fiquei com tanto medo de que você... aí, nem quero pensar numa coisa horrível dessas! Então nem pense. Pois estou boa. (T) Como foi o passeio? Conseguir relaxar um pouco, distrair? EVELIN Mesmo conhecendo essa cidade como a palma da minha mãe, consigo me surpreender com cada detalhe. Parece que todo dia percebo algo novo, que até então não tinha me dado conta. Quero que você conheça o Brasil também. O Rio de Janeiro. EVELIN Não lembro de muita coisa... Você era muita pequena quando viemos morar aqui em Londres. EVELIN Mãe, eu nunca entendi muito bem qual sua relação com o Phelipe. Eu vou perguntar, mas tenho até medo da resposta: ele é meu pai? Não filha! Eu seria uma mãe terrível se te desse um pai como o Phelipe.

11 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 011 EVELIN EVELIN EVELIN Então me explica qual sua ligação com o Phelipe. Por que ele está sempre aqui? O que une vocês? O Phelipe me ajudou muito, filha. No momento em que eu mais precisei ele estava do meu lado... Mas não quero ficar relembrando coisas tristes do passado. Tem a ver como o meu pai? O Phelipe sabe quem é ele? Não vamos falar sobre esse assunto hoje, que é um dia tão feliz, tão especial pra você, pra sua carreira como modelo. Que já tem um futuro brilhante pela frente, sendo a futura Gisele Bündchen, Naomi Campell... Eu vou ser, mãe! Sei que meu futuro é modelar. Nasci pra isso e farei muito sucesso! Whitney abraça a filha. EVELIN EVELIN Eu tenho certeza disso! Te amo muito viu! E tudo que eu fiz e que faço é pro seu bem! Espero que você me entenda e possa me perdoar... Do que você está falando, mãe? Por que diz isso de perdoar? Você vai entender, Evelin. Só te peço isso me perdoa! Lembra do enorme amor que tenho por você! Diz que me perdoa? Perdoou, mãe. Mesmo sem saber do que se trata, mas eu te perdoo! Whitney abraça Evelin mais forte ainda. CENA 14. CARRO DE /INT/EXT/TARDE Miro, Isabela, Laura e Bruno. Laura acorda assustada; Bruno começa a chorar.

12 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 012 ISABELA LAURA Miro saí do carro. (PREOCUPADO) Estão todos bem? Estamos, Miro! Não se preocupe. Todos estamos de cinto. Graças a Deus! O que aconteceu? Uma mulher atravessou a rua sem olhar... Eu vou ver como ela está! CENA 15. RUAS/EXT/TARDE Continuação da cena 05. Tina tenta se levantar. Algumas pessoas se reúnem em torno dela. HOMEM Não se mexa! A senhora pode ter fraturado algum osso! Eu já chamei o socorro! TINA Não precisa, estou bem. Apenas ralei minha perna... Miro se aproxima. Como você está? Tina olha para Miro. Momento mágico do primeiro encontro. MENINO Foi ele quem te atropelou, dona! Eu vi tudo! Mas ela atravessou a rua sem olhar, falando no celular. Não deu tempo de frear... TINA Não precisa se justificar. Eu me distraí falando no celular e nem vi que o sinal tava fechado pra pedestre. Tina tenta se levantar novamente. Dessa vez miro lhe ajuda, tocando em seu braço. Tina olha para o movimento dele e acontece uma nova troca de olhar.

13 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 013 CENA 16. CASA BERNARDO/QUARTO DELE/INT/TARDE Bernardo faz sua mala. Kenedy do seu lado. KENEDY Você vai voltar não vai, Bernardo? BERNARDO É claro que vou. Se acha que vou abandonar você e a mamãe? Mas é nunca que vou fazer uma loucura dessas. Bernardo passa a mão na cabeça de Kenedy. KENEDY Eu queria ir com você. Andar de avião! BERNARDO Eu prometo que um dia te levo pra andar de KENEDY avião, Kenedy. Quando eu chegar eu vou te contar como foi. Quero ser piloto de avião! BERNARDO Então tem que estudar muito! (T) Agora que KENEDY vou viajar, você será o homem da casa. Toma conta da mãe, viu! Pode deixar. Bernardo fecha a mala e senta na cama. BERNARDO Engraçado é que quando eu recebi o convite KENEDY de ir nessa viagem, fiquei meio receoso, incerto de aceitar. Mas agora sinto que uma coisa muito boa vai acontecer comigo nessa viagem... Bernardo começa a rir. Eu não entendi nada! BERNARDO Deixa pra lá, Kenedy. (T) Agora tenho que pesar minha balança. Não quero pagar excesso de bagagem. CENA 17. MOTEL/QUARTO/INT/TARDE Reginaldo dorme. Ao seu lado vemos uma mulher, que se movimenta e abraça Reginaldo. Ele acorda, olha pro lado e não reconhece a mulher. REGINALDO Quem é você? A mulher senta na cama.

14 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 014 MULHER (FURIOSA) Você não está se lembrando de quem eu sou? REGINALDO Sinceramente não, viu! Mas isso não MULHER importa. Não vou te ver mais mesmo. É assim? Uma vez só e pronto? Não foi isso que você me disse ontem. REGINALDO Se eu te prometi casamento desculpe. Mas MULHER isso não está nos meus planos. Eu só quero uma coisa. Meu telefone? REGINALDO Não. Sua calcinha! Faço coleção sabe... A mulher dá um tapa na cara de Reginaldo e vai pro banheiro. O telefone de Reginaldo começa a tocar. Ele procura e quando acha atende. REGINALDO Alô? CENA 18. CASA /QUARTO YVETE/INT/TARDE Yvete termina de se aprontar na frente do espelho. Fala no celular com Reginaldo. YVETE Esqueceu de mim, Reginaldo? O que combinamos? CENA 19. MOTEL/QUARTO/INT/TARDE Reginaldo pula da cama e começa a se vestir, sem deixar de falar com Yvete. REGINALDO Oh, dona Yvete. Não esqueci não. É que meu pneu furou e acabei perdendo mais tempo do que imaginava. (T) Mas num piscar de olhos estou ai e levo a senhora pro bingo. YVETE Se você demorar muito eu chamo outro, viu. E pode dar adeus ao gordo cafezinho que te dou todas as vezes... REGINALDO Nem brinca com uma coisa dessas. Sou seu taxista preferido!

15 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 015 CENA 20. CASA YVETE/FRENTE/EXT/TARDE Yvete e Rosinha. Yvete impaciente. YVETE ROSINHA YVETE Chega! Não vou esperar mais não! Ele já deve tá chegando, dona Yvete. Tá chegando, chegando... Eu é que quando chegar lá no bingo já perdi o melhor de tudo. Reginaldo chega. Saí do taxi apressado. Beija a mão de Yvete. REGINALDO Desculpe pelo atraso, dona Yvete. Prometo YVETE que não vai acontecer de novo! Vou perdoar dessa vez porque estou de muito bom humor. To sentindo que a sorte tá comigo... Reginaldo abre a porta do carro e Yvete entra. Reginaldo olha Rosinha dos pés a cabeça. REGINALDO Continua mais linda a cada dia que passa, Rosinha. Rosinha fica toda sem graça. ROSINHA Não gosto dessas intimidades, Reginaldo. Rosinha entra. Reginaldo entra no seu táxi e parte. CENA 21. RUAS/TAXI REGINALDO/EXT/INT/TARDE Reginaldo para no sinal. De repente Piquitita abre a porta e entra no táxi. PIQUITITA (ENTRANDO) Que bom que arrumei um táxi... Já to atrasada pro meu bingo... REGINALDO Que isso, dona? Tá doida! Tô com passageiro já! YVETE Esse táxi tá ocupado já, senhora.../ Piquitita olha pro lado e não acredita quando vê que é Yvete. As duas falam juntas. YVETE (SEM ACREDITAR) Você? PIQUITITA (SEM ACREDITAR) Você?

16 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 016 As duas se encaram e logo em seguida viram a cara um pro outro. CENA 22. PRAÇA/EXT/TARDE Djalma está cantando uma musica sertaneja, tocando violão. Todos passam e se incomodam com a música que ele canta terrivelmente, desafinado. Enquanto ele canta, pessoas vão soltando comentários maldosos, vaiando, que vão o entristecendo cada vez mais. HOMEM Vai pra casa, desafinado! JOVEM Fecha boca, taquara rachada! Um mendigo se aproxima de Djalma. MENDIGO Você canta muito mal, sabia? É melhor você ir embora, antes que começam a tacar ovos e tomates em você. E além disso você está atrapalhando meu sono da tarde. Djalma resolve parar de cantar. Quem passa ou está na praça aplaude. DJALMA (GRITA P/TODOS) Vocês que agora me vaia, que menosprezam meu dom pra cantar, ainda vão me ver fazendo sucesso. Vão ver meu nome, Djalma, em tudo quanto é canto. Vendendo muitos cds, dvds, fazendo shows pelo Brasil e até pelo mundo... Podem ter certeza disso: minha estrela um dia vai brilhar! CENA 23. PRAIA/EXT/ANOITECENDO Djalma caminha descalço, carregando seu violão. Ele para de frente por mar e fica observando a paisagem. DJALMA (VOZ) Eu sei que um dia vou fazer muito sucesso! Nasci pra cantar. Esse é meu dom, é minha vida! E minha hora chegará!

17 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 017 CENA 24. BAIRRO ENCANTADO/EXT/NOITE Takes da cidade. Corta para: CASA 25. CASA PIQUITITA/SALA/INT/NOITE Carla e Djalma. CARLA Você devia desistir dessa bobagem de cantar. DJALMA Até você está contra minha, Carla. CARLA Não é isso, Djalma. É que você não tem talento pra cantar. Alguns nascem com esse dom, outros não. Como é seu caso! DJALMA Você está enganada viu! Eu nasci pra cantar e vou provar isso pra todo mundo, quando eu lançar meu cd. CARLA Quando isso acontecer eu já serei uma modelo internacional muito famosa, desfilando pelo mundo inteiro. DJALMA Vamos fazer uma aposta então? CARLA Qual? DJALMA Quem faz sucesso primeiro. Se é você como modelo, ou se eu como cantor sertanejo. CARLA Fechado! Eu aceito a aposta. DJALMA Quem perder vai ter que sair pelado na rua e dar a volta no quarteirão. CARLA Então meu irmão, vai malhando, ficando em forma, pra não passar vergonha quanto todos verem você peladão, do jeito que veio ao mundo! DJALMA É isso que vamos ver então! Os dois apartam as mãos, firmando a aposta. DJALMA Vou ir encontrar com a Simone. Djalma saí.

18 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 018 CARLA Essa aposta vou ganhar mole. Já estou tratando do meu futuro como modelo internacional que um dia eu serei! CENA 26. CASA TINA/FRENTE/EXT/NOITE Tina, Miro, Isabela, Bruno e Laura. (SURPRESO) Que surpresa você morar aqui, Tina! TINA Por quê? É que nessa casa (APONTANDO PARA O SOBRADO AO LADO DE TINA) será minha nova residência. Minha e da minha família! TINA Você então que é o novo e misterioso morador? Todos sabiam que o sobrado tinha sido alugado. Mas ninguém sabia quem era o morador... Tina cumprimenta Miro. Agora você sabe que sou eu. TINA Então muito prazer e sejam bem vindos. (T) Você vai alugar a loja? Não. Vou abrir nela meu negocio, que tenha esperança que será muito promissor... TINA E qual é? Um restaurante! TINA Então seremos futuros concorrentes! CENA 27. CASA TINA/SALA/INT/NOITE Bernardo vem trazendo sua mala e a deixa encostada perto do sofá, onde Kenedy está sentado vendo televisão. Tina entra. BERNARDO O que aconteceu, mãe? Já estávamos preocupados... Tina olha pra mala.

19 DIVAS CAPÍTULO 02 PÁG.: 019 TINA KENEDY TINA Eu é que pergunto o que está acontecendo. Que mala é essa? O Bernardo vai viajar! (ESTRANHANDO) Viajar? Que história é essa? BERNARDO Eu vou pra Londres mãe! Desse momento, corta para: FIM DO CAPÍTULO

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares

BOLA NA CESTA. Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares BOLA NA CESTA Roteiro para curta-metragem de Marcele Linhares 25/04/2012 SINOPSE Essa é a história de Marlon Almeida. Um adolescente que tem um pai envolvido com a criminalidade. Sua salvação está no esporte.

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados

Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira CÃO ESTELAR. EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Arthur de Carvalho Jaldim Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR EDITORA BPA Biblioteca Popular de Afogados Texto e Pesquisa de Imagens Arthur de Carvalho Jaldim e Rubens de Almeida Oliveira O CÃO ESTELAR

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter

Três Marias Teatro. Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter Distribuição digital, não-comercial. 1 Três Marias Teatro Noite (Peça Curta) Autor: Harold Pinter O uso comercial desta obra está sujeito a direitos autorais. Verifique com os detentores dos direitos da

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997.

017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. 017. Segunda-Feira, 05 de Julho de 1997. Acordei hoje como sempre, antes do despertador tocar, já era rotina. Ao levantar pude sentir o peso de meu corpo, parecia uma pedra. Fui andando devagar até o banheiro.

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe?

- Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Trecho do romance Caleidoscópio Capítulo cinco. 05 de novembro de 2012. - Você sabe que vai ter que falar comigo em algum momento, não sabe? Caçulinha olha para mim e precisa fazer muita força para isso,

Leia mais

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque

Fantasmas da noite. Uma peça de Hayaldo Copque Fantasmas da noite Uma peça de Hayaldo Copque Peça encenada dentro de um automóvel na Praça Roosevelt, em São Paulo-SP, nos dias 11 e 12 de novembro de 2011, no projeto AutoPeças, das Satyrianas. Direção:

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

DIVAS CAPÍTULO 03 PAG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO

DIVAS CAPÍTULO 03 PAG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO DIVAS CAPÍTULO 03 PAG.: 01 DIVAS Novela de RÔMULO GUILHERME Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME Personagens deste capítulo BERNARDO EVELIN PIQUITITA WHITNEY YVETE BRITNEY EUGÊNIA KENEDY COLODATO ISABELA

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

DIVAS CAPÍTULO 11 PÁG.: 0 1 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo: BERNARDO

DIVAS CAPÍTULO 11 PÁG.: 0 1 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo: BERNARDO DIVAS CAPÍTULO 11 PÁG.: 0 1 DIVAS Novela de RÔMULO GUILHERME Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME Personagens deste capítulo: BERNARDO BRITNEY PHELIPE ARRUDA ISABELA WHITNEY KENEDY NATASHA COLODATO REGINALDO

Leia mais

Peça de Teatro Sinopse Argumento

Peça de Teatro Sinopse Argumento 1 Peça de Teatro Sinopse Duas crianças da comunidade...(comunidade local onde será encenada a peça) se encontram, conversam à respeito de limpar a rua e ser útil de alguma forma para o meio em que habitam.

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE

Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima. A Boneca da Imaginação. Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima A Boneca da Imaginação Biblioteca Popular de Afogados BPA Recife - PE Amanda Pereira de Farias Fernandes Lima Capa e pesquisa de imagens Amanda P. F. Lima A Boneca

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA

INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA DIANA + 3 INTERTÍTULO: DIANA + 1 FADE IN EXT. PRAIA/BEIRA MAR DIA Pablo, rapaz gordinho, 20 anos, está sentado na areia da praia ao lado de Dino, magrinho, de óculos, 18 anos. Pablo tem um violão no colo.

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider

ALICE DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por. Simone Teider DIZ ADEUS 4º TRATAMENTO* Escrito e dirigido por Simone Teider SEQUENCIA 1 Uma mulher, (46), está sentada num sofá vendo TV e lixando as unhas. Ela veste um vestido florido e um brinco grande. (16), de

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht

Efêmera (título provisório) Por. Ana Julia Travia e Mari Brecht Efêmera (título provisório) Por Ana Julia Travia e Mari Brecht anaju.travia@gmail.com mari.brecht@gmail.com INT. SALA DE - DIA. VÍDEO DE Números no canto da tela: 00 horas Vídeo na TV., 22, com seus cabelos

Leia mais

FUGA de Beatriz Berbert

FUGA de Beatriz Berbert FUGA de Beatriz Berbert Copyright Beatriz Berbert Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 FUGA FADE IN: CENA 1 PISCINA DO CONDOMÍNIO ENTARDECER Menina caminha sobre a borda

Leia mais

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar

1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar 1. Porque eu te amo nunca será suficiente 2. Porque a cada dia você me conquista mais e de um jeito novo 3. Porque a ciência não tem como explicar nosso amor 4. Porque a gente discute nossos problemas

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo

Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Geração Graças Peça: A ressurreição da filha de Jairo Autora: Tell Aragão Personagens: Carol (faz só uma participação rápida no começo e no final da peça) Mãe - (só uma voz ela não aparece) Gigi personagem

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

internetsegura.fde.sp.gov.br

internetsegura.fde.sp.gov.br PROJETO: HISTORIA: PÁGINA: ANO:! internetsegura.fde.sp.gov.br Internet Segura. Bom para você! Olá! A campanha Internet Segura. Bom para você! apresenta duas histórias em quadrinhos em que seus personagens

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 CINDERELA 3 CINDERELA Cinderela era uma moça muito bonita, boa, inteligente e triste. Os pais tinham morrido e ela morava num castelo. A dona do castelo era uma mulher

Leia mais

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12

UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 UMA ESPOSA PARA ISAQUE Lição 12 1 1. Objetivos: Ensinar que Eliézer orou pela direção de Deus a favor de Isaque. Ensinar a importância de pedir diariamente a ajuda de Deus. 2. Lição Bíblica: Gênesis 2

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

DIVAS CAPÍTULO 05 PÁG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO

DIVAS CAPÍTULO 05 PÁG.: 01 DIVAS. Novela de RÔMULO GUILHERME. Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME. Personagens deste capítulo BERNARDO DIVAS CAPÍTULO 05 PÁG.: 01 DIVAS Novela de RÔMULO GUILHERME Criada e escrita por RÔMULO GUILHERME Personagens deste capítulo BERNARDO CHARLES BRITNEY MARIANA PHELIPE ROXETTE MIRO ISABELA TINA COLODATO

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

Chantilly, 17 de outubro de 2020.

Chantilly, 17 de outubro de 2020. Chantilly, 17 de outubro de 2020. Capítulo 1. Há algo de errado acontecendo nos arredores dessa pequena cidade francesa. Avilly foi completamente afetada. É estranho descrever a situação, pois não encontro

Leia mais

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 2: A família de Deus cresce José perdoa História Bíblica: Gênesis 41-47:12 A história de José continua com ele saindo da prisão

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

Lista de Diálogo - Cine Camelô

Lista de Diálogo - Cine Camelô Lista de Diálogo - Cine Camelô Oi amor... tudo bem? Você falou que vinha. É, eu tô aqui esperando. Ah tá, mas você vai vir? Então tá bom vou esperar aqui. Tá bom? Que surpresa boa. Oh mano. Aguá! Bolha!

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste"

A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste "A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste" John Ruskin "O Instituto WCF-Brasil trabalha para promover e defender os direitos das crianças e

Leia mais

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo.

Mostrei minha obra-prima à gente grande, perguntando se meu desenho lhes dava medo. I Uma vez, quando eu tinha seis anos, vi uma figura magnífica num livro sobre a floresta virgem, chamado Histórias vividas. Representava uma jiboia engolindo uma fera. Esta é a cópia do desenho. O livro

Leia mais

PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público

PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público Pedro, Tiago, João no barquinho Os três no barquinho no mar da Galiléia Jogaram a rede Mas não pegaram nada Tentaram outra vez E nada

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE

A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Texto: Warley di Brito A TURMA DO ZICO EM: CUIDADO COM A DENGUE Personagens: Zico, Zefinha, Paulinha e sua mãe Bastiana Cenário: A esquete acontece no quintal da casa da mãe de Zico, para a montagem do

Leia mais

A Sociedade dos Espiões Invisíveis

A Sociedade dos Espiões Invisíveis A Sociedade dos Espiões Invisíveis Tem dias em que tudo o que mais quero é embarcar na minha rede mágica e viajar para bem longe! Talvez, em algum outro lugar, não me sinta tão, tão... diferente! Eu sei

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER)

REGÊNCIA DO ALÉM CONTADOR (VOICE OVER) REGÊNCIA DO ALÉM FADE IN SEQUÊNCIA # 01: CENA 01: EXT. IMAGENS DA CIDADE DE ARARAS DIA. Imagem do Obelisco da praça central da cidade, da igreja Matriz, Centro Cultural, rodoviária, Lago Municipal e cemitério.

Leia mais

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver.

ANTES DE OUVIR A VERDADE. Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. ANTES DE OUVIR A VERDADE FADE IN: CENA 01 - INT. SALA DE ESTAR NOITE Plano fechado em uma mão masculina segurando um revólver. Plano aberto revelando o revólver nas mãos de, um homem de 35 anos, pele clara

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

O Convite. Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e. Gisele Christine Cassini Silva

O Convite. Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e. Gisele Christine Cassini Silva O Convite Roteiro de Glausirée Dettman de Araujo e Gisele Christine Cassini Silva FADE OUT PARA: Int./Loja de sapatos/dia Uma loja de sapatos ampla, com vitrines bem elaboradas., UMA SENHORA DE MEIA IDADE,

Leia mais

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com

QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com QUASE NADA Peça de Marcos Barbosa marcosbarbosa@hotmail.com Antônio, Sara, Vânia e César. Sala da casa de Antônio e Sara. 1 Um longo silêncio. ANTÔNIO. Vai me deixar falando sozinho? Sara o fita e fica

Leia mais

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma.

PERTO DE TI AUTOR: SILAS SOUZA MAGALHÃES. Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. PERTO DE TI Tu és meu salvador. Minha rocha eterna. Tu és minha justiça, ó Deus. Tu és Jesus, amado da Minh alma. Jesus! Perto de ti, sou mais e mais. Obedeço a tua voz. Pois eu sei que tu és Senhor, o

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar

Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar. Tempo de pensar no que virá Planejar Mais um ano está começando... Tempo de pensar no que passou Avaliar Tempo de pensar no que virá Planejar Hámomentos em nossa vida em que temos duas opções: Desistir Recomeçar Quando a VIDA decepciona João

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho

Roteiro para curta-metragem. Karen Mudarak Braga. 6º ano. Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho Roteiro para curta-metragem Karen Mudarak Braga 6º ano Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho O GAROTO PERFEITO SINOPSE Bianca se apaixona pelo aluno novo, em seu primeiro dia de aula, sem saber

Leia mais

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais)

Tempo para tudo. (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Tempo para tudo (há tempo para todas as coisas por isso eu preciso ouvir meus pais) Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais