SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICVAS (SPDA) (NBR 5419/ 2015)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICVAS (SPDA) (NBR 5419/ 2015)"

Transcrição

1 CURSO- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICVAS (SPDA) (NBR 5419/ 2015) Norberto Nery

2

3

4

5

6 MPS: Medidas de proteção contra surtos causados por LEMP LEMP: Pulso eletromagnético devido as descargas atmosféricas (lightning electromagnetic impulse) ZPR: zona de proteção contra descargas atmosféricas (raios) Danos materiais (p.e. quebra de concreto no ponto de impacto)

7 Início de incêndio (p.e. árvores, galpões de madeira) Sobreaquecimento no ponto de impacto podendo dar início a pontos quentes (explosões, incêndio)

8 Desligamento de linhas de transmissão e distribuição de energia Falhas em equipamentos eletro-eletrônicos e sistemas instalados na estrutura (TV, computadores, redes, telefones, modems)

9

10 Eletrização por tensão de passo Caminho da corrente

11 Eletrização por tensão de passo Caminho da corrente

12

13

14

15

16 Termos e definições

17 SPDA Interno Medidas de proteção contra surtos MPS Zonas de proteção contra raios ZPR. Estão associadas à parte do espaço confinado onde a severidade dos impulsos eletromagnéticos (LEMPs) são compatíveis com a suportabilidade dos sistemas internos existentes. ZPR0A - Zona susceptível a incidência direta de raios; ZPR0B - Zona protegida pelo SPDA; ZPR1 - Zona susceptível aos efeitos indiretos de raios, onde se encontra o QDP da edificação e geralmente o BEP; ZPR2 - Zona onde se encontram QD ou equipamentos

18

19

20

21 Caixa tipo D para DPS / Eletropaulo

22 SPDA 1- Subsistema de Captação Método do Ângulo de proteção (Franklin) Modelo Eletrogeométrico(Esfera Rolante ou fictícia) (Forma de verificação) Condutores em Malha ou gaiola (Método Faraday) 2- Subsistema de descidas 3- Subsistema de aterramento

23 SUBSISTEMA DE CAPTAÇÃO Ângulo de Proteção : Franklin

24

25

26

27

28

29 Modelo Eletrogeométrico

30

31

32

33 Condutores em Malha ou gaiola (Método Faraday)

34

35

36

37

38

39

40 Subsistema de descidas

41 Subsistema de Aterramento O aterramento, nospda, tem a finalidade de dissipar no solo as correntes dos raios sem provocartensõesdepassoperigosas.

42

43

44

45

46

47 Caixa d'água litros Barrilete Casa de Máquinas Casa de Máquinas

48

49

50

51

52 RISCO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Os riscos R1, R2, R3 e R4 devem ser considerados na avaliação da necessidade de proteção contra descarga atmosféricas. R1 - Risco de perda da vida humana (incluindo ferimentos); R2 - Risco de perda de serviço público; R3 - Risco de perda de patrimônio cultural; R4 - Risco de perda de valores econômicos. Para avaliar os riscos, R, os relevantes componentes de risco (riscos parciais dependem da fonte e do tipo de dano) devem ser definidos e calculados. Cada risco, R, é a soma dos seus componentes de risco. Ao calcular um risco, os componentes de risco podem ser agrupados de acordo com as fontes de danos e os tipos de danos.

53

54 Danos e perdas 1 Fontes dos danos A corrente da descarga atmosférica é a principal fonte de dano. As seguintes fontes são distintas pelo ponto de impacto (ver Tabela 1): a) S1: descargas atmosféricas na estrutura; b) S2: descargas atmosféricas perto da estrutura; c) S3: descargas atmosféricas na linha; d) S4: descargas atmosféricas perto da linha.

55 2 Tipos de danos Os danos provocados são: D1 - Ferimentos aos seres vivos por choque elétrico; D2 - Danos físicos; D3 - Falhas de sistemas eletroeletrônicos. 2 Tipos de perdas Perdas provocadas pela descarga atmosférica: L1 - Perda de vida humana; L2 - Perda de serviço ao público; L3 - Perda de patrimônio cultural; L4 - Perda de valores econômicos

56 GERENCIAMENTO DE RISCO Risco tolerável RT Procedimento específico para avaliar a necessidade de proteção

57 Classificação de um SPDA deve ser realizada conforme o nível de proteção adotado para o mesmo. Classificação do SPDA Nível de proteção = Classe do SPDA SPDA NBR 5419/2001 Níveis de Proteção NÍVEL I Estruturas com risco confinado:estações de telecomunicações, usinas elétricas; Estruturas com risco para os arredores:refinarias, postos de combustíveis, fábricas de fogos ou munição; Estruturas com risco para o meio ambiente:indústrias químicas, usinas nucleares, laboratórios bioquímicos. NÍVEL II Estruturas comuns,teatros,escolas, lojasdedepartamentos, áreasesportivas, grejas, bancos, Companhias de seguro, hospitais, casasderepouso, prisões, museus, locaisarqueológicos.

58 NÍVEL III Estruturas comuns:residências,fazendas,estabelecimentos agropecuários, industriais em geral. NÍVEL IV Estruturas comuns:construídas.com.materiais.não.inflamáveis.e.com.pouco.acesso.de.pessoal, contendo no seu interior materiais também não inflamáveis.

59 Nível de proteção e classe do SPDA

60 Nível de proteção e classe do SPDA

61

62

63

64 ÁREA DE EXPOSIÇÃO

65

66 GERENCIAMENTO DE RISCO

67 COMPONENTES DE RISCO À DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NA ESTRUTURA a) RA: componente relativo a ferimentos aos seres vivos causados por choque elétrico devido às tensões de toque e passo dentro da estrutura e fora nas zonas até 3 m ao redor dos condutores de descidas. Perda de tipo L1 e, no caso de estruturas contendo animais vivos, as perdas do tipo L4 com possíveis perdas de animais podem também aumentar; NOTA Em estruturas especiais, pessoas podem estar em perigo por descargas atmosféricas diretas (por exemplo, no nível superior de estacionamentos ou estádios). Recomenda-se que estes casos também sejam considerados utilizando os princípios desta Parte da ABNT NBR b) RB: componente relativo a danos físicos causados por centelhamentos perigosos dentro da estrutura iniciando incêndio ou explosão, os quais podem também colocar em perigo o meio ambiente. Todos os tipos de perdas (L1, L2, L3 e L4) podem aumentar; c) RC: componente relativo a falhas de sistemas internos causados por LEMP. Perdas do tipo L2 e L4 podem ocorrer em todos os casos junto com o tipo L1, nos casos de estruturas com risco de explosão, e hospitais ou outras estruturas onde falhas de sistemas internos possam imediatamente colocar em perigo a vida humana.

68 COMPONENTES DE RISCO PARA UMA ESTRUTURA DEVIDO ÀS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS PERTO DA ESTRUTURA RM: componente relativo a falhas de sistemas internos causados por LEMP. Perdas do tipo L2 e L4 podem ocorrer em todos os casos junto com o tipo L1, nos casos de estruturas com risco de explosão, e hospitais ou outras estruturas onde falhas de sistemas internos possam imediatamente colocar em perigo a vida humana. COMPONENTES DE RISCO PARA UMA ESTRUTURA DEVIDO ÀS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS A UMA LINHA CONECTADA À ESTRUTURA a) RU: componente relativo a ferimentos aos seres vivos causados por choque elétrico devido às tensões de toque e passo dentro da estrutura. Perda do tipo L1 e, no caso de propriedades agrícolas, perdas do tipo L4 com possíveis perdas de animais podem também ocorrer; b) RV: componente relativo a danos físicos (incêndio ou explosão iniciados por centelhamentos perigosos entre instalações externas e partes metálicas geralmente no ponto de entrada da linha na estrutura) devido à corrente da descarga atmosférica transmitida ou ao longo das linhas. Todos os tipos de perdas (L1, L2, L3 e L4) podem ocorrer;

69 c) RW: componente relativo a falhas de sistemas internos causados por sobretensões induzidas nas linhas que entram na estrutura e transmitidas a esta. Perdas do tipo L2 e L4 podem ocorrer em todos os casos, junto com o tipo L1, nos casos de estruturas com risco de explosão, e hospitais ou outras estruturas onde falhas de sistemas internos possam imediatamente colocar em perigo a vida humana, NOTA 1- As linhas consideradas nesta análise são somente aquelas que entram na estrutura. NOTA 2- Descargas atmosféricas em, ou perto de, tubulações não são consideradas como uma fonte de danos, uma vez que existe a interligação ao barramento de equipotencialização. Se o barramento de equipotencialização não existir, recomenda-se que este tipo de ameaça também seja considerado.

70 c) RW: componente relativo a falhas de sistemas internos causados por sobretensões induzidas nas linhas que entram na estrutura e transmitidas a esta. Perdas do tipo L2 e L4 podem ocorrer em todos os casos, junto com o tipo L1, nos casos de estruturas com risco de explosão, e hospitais ou outras estruturas onde falhas de sistemas internos possam imediatamente colocar em perigo a vida humana. COMPONENTES DE RISCO PARA UMA ESTRUTURA DEVIDO ÀS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS PERTO DE UMA LINHA CONECTADA À ESTRUTURA RZ: componente relativo a falhas de sistemas internos causados por sobretensões induzidas nas linhas que entram na estrutura e transmitidas a esta. Perdas do tipo L2 e L4 podem ocorrer em todos os casos, junto com o tipo L1, nos casos de estruturas com risco de explosão, e hospitais ou outras estruturas onde falhas de sistemas internos possam imediatamente colocar em perigo a vida humana. NOTA 1 As linhas consideradas nesta análise são somente aquelas que entram na estrutura. NOTA 2 Descargas atmosféricas em ou perto de tubulações não são consideradas como uma fonte de danos, uma vez que existe a interligação ao barramento de equipotencialização. Se o barramento de equipotencialização não existir, recomenda-se que este tipo de ameaça também seja considerado.

71 Tabela 2 Componentes de risco a serem considerados para cada tipo de perda em uma estrutura

72 Tabela 3 - Fatores que influenciam os componentes de risco.

73

74 Composição dos componentes de risco 2 Somente para propriedades onde animais possam ser perdidos. a) R1: Risco de perda de vida humana: R1= RA1+ RB1+ RC1 1 + RM1 1 + RU1 + RV1 + RW1 1 + RZ1 1 (1) 1 Somente para estruturas com risco de explosão e para hospitais com equipamentos elétricos para salvar vidas ou outras estruturas quando a falha dos sistemas internos imediatamente possa por em perigo a vida humana (RC11, RM11, RW11. RZ11) b) R2: Risco de perdas de serviço ao público: R2 = RB2 + RC2 + RM2 + RV2 + RW2 + RZ2 (2) c) R3: Risco de perdas de patrimônio cultural: R3 = RB3 + RV3 (3) d) R4: Risco de perdas de valor econômico: R4= RA4 2 + RB4 + RC4 + RM4 + RU4 2 + RV4 + RW4 + RZ4 (4)

75

76 Resumindo: comparar com o risco existente R com RT, RT = Risco tolerável (10-5 ) para perda de vida humana)

77

78 1- Determinar os componentes do risco R1 (RA, RB, RU e RV), depois comparar com o risco tolerável RT a) componente relacionado a ferimentos a seres vivos por choque elétrico (D1) RA = ND PA LA ND- ver Anexo A (nº de eventos perigosos / ano) PA- ver Anexo B (probabilidade de dano a estrutura) LA- ver Anexo C (perda consequente) b) componente relacionado a danos físicos (D2) RB = ND PB LB c) componente relacionado a ferimentos a seres vivos por choque elétrico (D1) RU = (NL + NDJ) PU LU d) componente relacionado a danos físicos (D2) RV = (NL + NDJ) PV LV

79

80

81

82

83

84

85

86

87 PLANILHA DE CÁLCULO GERENCIAMENTO DE RISCO

88 ESTUDO DE CASO ANÁLISE DE RISCO PARA UM BLOCO DE APARTAMENTOS Condomínio localizado em um território plano em São Paulo. Quantidade de pavimentos Terreo 3 unidades Pavimentos tipo 11 pavimentos x 6 unidades 12o pavimento 3 unidades Total 72 unidades Moradores 288

89

90

91 Condomínio localizado em um territorio plano em São Paulo. Quantidade de pavimentos Terreo 3 unidades Pavimentos tipo 11 pavimentos x 6 unidades 12o pavimento 3 unidades Total 72 unidades Moradores 288

92

93

ABNT NBR / 2015 GERENCIAMENTO DE RISCO. Dr. Hélio Eiji Sueta

ABNT NBR / 2015 GERENCIAMENTO DE RISCO. Dr. Hélio Eiji Sueta ABNT NBR 5419 2 / 2015 GERENCIAMENTO DE RISCO Dr. Hélio Eiji Sueta ABNT NBR 5419:2005 Avaliação do Risco de Exposição Densidade de DAs para a terra N g = desc. 0,04. T 1,25 d km 2. ano T d = número de

Leia mais

Memorial de cálculo. Dados do projeto

Memorial de cálculo. Dados do projeto Memorial de cálculo O presente documento tem por finalidade descrever o projeto de construção de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), elaborado de acordo com a norma NBR 5419/2015

Leia mais

Ag. Planaltina - DF Reforma das Instalações Elétricas

Ag. Planaltina - DF Reforma das Instalações Elétricas Pág. 1 Memorial de Cálculo de SPDA Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília Ag. Planaltina - DF Reforma das Instalações Elétricas Código do Projeto: 3226/17 Pág. 2 Índice 1.SPDA...3 1.1. Gerenciamento

Leia mais

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR :2015

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR :2015 Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR 5419-1:2015 Princípios Gerais Prof. Marcos Fergütz Setembro/2016 Fonte: Proj. de Instalações Elétricas/Domingos Leite Filho/2001 Formação das

Leia mais

Proteção contra descargas atmosféricas

Proteção contra descargas atmosféricas Outubro de 2018 Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais Nova NBR 5419:2015 Parte 2: Gerenciamento de risco Totalmente nova Totalmente nova Antiga NBR 5419 Parte 3: Danos físicos

Leia mais

A Revisão da ABNT NBR 5419: PROTEÇÃO CONTRA AS

A Revisão da ABNT NBR 5419: PROTEÇÃO CONTRA AS A Revisão da ABNT NBR 5419: PROTEÇÃO CONTRA AS te ti o e o m e ol ot i o tem l em el e o e e i me e tmo i e mi ete e e e t e e i o o m b ilei o ote o e t t to o t o e eito 16 boletim ABNT Maio/Jun 2015

Leia mais

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR :2015

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR :2015 Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR 5419-4:2015 Sistemas Elétricos e Eletrônicos Internos na Estrutura Prof. Marcos Fergütz Agosto/2015 Princípios Gerais Esta parte da NBR5419 trata

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA INGRID FERNANDES MORAES DE SOUZA ESTUDO DA NORMA ABNT 5419/2015 COM ESTUDO DE

Leia mais

Fabio de Moura Martins Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Fabio de Moura Martins Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Elétrica Fabio de Moura Martins Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Uberlândia 2017 Fabio de Moura Martins Sistema de Proteção Contra

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - REITORIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - REITORIA FOLHA: 1 PROPRIETÁRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - REITORIA PROJETO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) TÍTULO MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO ESPECIALIDADE

Leia mais

ENERGIA AMIGA: PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SEGUNDO A NBR FRIENDLY ENERGI: PROTECTION AGAINST LIGHTNING ACCORDING NBR 5419

ENERGIA AMIGA: PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SEGUNDO A NBR FRIENDLY ENERGI: PROTECTION AGAINST LIGHTNING ACCORDING NBR 5419 ENERGIA AMIGA: PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SEGUNDO A NBR 5419 1 FRIENDLY ENERGI: PROTECTION AGAINST LIGHTNING ACCORDING NBR 5419 Rodrigo Schettert Jablonski 2, Ubiratan De Oliveira Pereira 3,

Leia mais

Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências JOBSON MODENA

Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências JOBSON MODENA Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências JOBSON MODENA A NBR 5419:2015 Objetivo principal da NBR 5419 Através da padronização de conceitos

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DARLAN RÉGIS FISCHER

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DARLAN RÉGIS FISCHER UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL UNIJUI DARLAN RÉGIS FISCHER ANÁLISE DE RISCO E PROPOSTA DE PDA PARA UMA EDIFICAÇÃO UNIVERSITÁRIA SANTA ROSA 2018 Darlan Régis Fischer (darlan_f@hotmail.com).

Leia mais

ABNT NBR :2015. Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais. José Claudio de Oliveira e Silva

ABNT NBR :2015. Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais. José Claudio de Oliveira e Silva ABNT NBR 5419-1:2015 Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais José Claudio de Oliveira e Silva www.aptemc.com.br 26-08-2015 1 http://www.abntcatalogo.com.br/ Ficha técnica 2 A

Leia mais

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS: A AVALIAÇÃO DE RISCO SEGUNDO A VERSÃO DA NORMA ABNT NBR

Leia mais

Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências. Jobson Modena

Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências. Jobson Modena Proteção contra descargas atmosféricas NBR 5419:2015 e Proteção em áreas abertas Novidades e tendências Jobson Modena A NBR 5419:2015 Objetivo principal da NBR 5419 Através da padronização de conceitos

Leia mais

Norma de Transmissão Unificada NTU Revisão 1.0 Agosto/2017

Norma de Transmissão Unificada NTU Revisão 1.0 Agosto/2017 Projetos de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas em Subestações de Distribuição ENERGISA/C-GTCD-NRM/Nº098/2018 Norma de Transmissão Unificada NTU - 014 Revisão 1.0 Agosto/2017 NTU-014 VERSÃO

Leia mais

Instalações Elétricas I

Instalações Elétricas I FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA ENGENHARIA ELETRICA Instalações Elétricas I Prof. Fábio de Araújo Leite SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA DETERMINAR A NECESSIDADE DE INSTALAÇÃO DO

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos

Curso Técnico em Informática. Eletricidade Instrumental Prof. Msc. Jean Carlos Curso Técnico em Informática Eletricidade Instrumental 2012.2 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Instrumental Aula_20 O raio Cabos Pára-raios Descarregador de Chifre Pára-raios SPDA - Conceituação Sistema

Leia mais

SPDA - SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFERICAS ( PARA-RAIOS ) Principais mudanças da norma NBR5419-Parte 3

SPDA - SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFERICAS ( PARA-RAIOS ) Principais mudanças da norma NBR5419-Parte 3 SPDA - SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFERICAS ( PARA-RAIOS ) Principais mudanças da norma NBR5419-Parte 3 A nova norma NBR5419 teve com o diretriz a IEC 62305 e se divide em 4 partes bem distintas,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SPDA e MPS CONDOMÍNIO EDIFÍCIO HYDRA PONTAL DO PARANÁ/PR

MEMORIAL DESCRITIVO SPDA e MPS CONDOMÍNIO EDIFÍCIO HYDRA PONTAL DO PARANÁ/PR Memorial Descritivo SPDA e MPS MEMORIAL DESCRITIVO SPDA e MPS CONDOMÍNIO EDIFÍCIO HYDRA PONTAL DO PARANÁ/PR 0 16/04/2018 EMISSÃO INICIAL Aristeu Alexandre AW Strom PE REV. DATA DESCRIÇÃO DA REVISÃO ELABORADO

Leia mais

Dispositivos de Proteção contra Surtos(DPS)

Dispositivos de Proteção contra Surtos(DPS) Title page 2016 06 LFS Masterkatalog Länder / en / 15/06/2016 (LLExport_04353) / 15/06/2016 Dispositivos de Proteção contra Surtos(DPS) TBS Always indicate the item number when ordering. 1 O que é um Dispositivo

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA SURTOS SISTEMAS FOTOVOLTAICO

PROTEÇÃO CONTRA SURTOS SISTEMAS FOTOVOLTAICO PROTEÇÃO CONTRA SURTOS SISTEMAS FOTOVOLTAICO Surtos de Tensão DISTÚRBIOS EM SISTEMAS ELÉTRICOS O surto de tensão caracteriza-se por um grande e repentino aumento de tensão na rede elétrica. Sendo um pulso

Leia mais

Determinação do nível de proteção de tensão (U P)

Determinação do nível de proteção de tensão (U P) FASCÍCULO NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 21: DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS: INSTALAÇÃO E COORDENAÇÃO A NBR 5410 apresenta considerações sobre as especificações e tipos

Leia mais

A revisão da NBR 5419

A revisão da NBR 5419 BEM-VINDO AO CONFERENCENEWS A revisão da NBR 5419 Por: Jobson Modena Teste de som: Reunião Gerenciar minhas configurações Assistente de configuração de áudio Área para digitar questões e comentários -

Leia mais

preparado NBR 5419: Você está

preparado NBR 5419: Você está NBR 5419: Você está preparado É muito importante que sejam definidas nas instalações prediais sistemas que protejam todos aqueles que utilizam do espaço, entre muitos cuidados e sistemas devem ser tomadas

Leia mais

SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) ESTUDO DE CASO EM UMA ESTRUTURA PREDIAL

SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) ESTUDO DE CASO EM UMA ESTRUTURA PREDIAL CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PAULO VINICIUS VALENTINI WALTRICK SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) ESTUDO DE CASO EM UMA ESTRUTURA PREDIAL LAGES 2018

Leia mais

Por Eduardo Mendes de Brito, especialista de produto da área de baixa tensão da Siemens

Por Eduardo Mendes de Brito, especialista de produto da área de baixa tensão da Siemens Como proteger o seu equipamento dos raios Por Eduardo Mendes de Brito, especialista de produto da área de baixa tensão da Siemens www.siemens.com.br 1 Quando, durante uma tempestade, ocorre a queima de

Leia mais

IFRS CAMPUS IBIRUBÁ PRÉDIO LABORATÓRIOS. Rua Nelci Ribas Fritsch, 1111 Bairro Esperança IBIRUBÁ - RS MEMORIAL DESCRITIVO SPDA

IFRS CAMPUS IBIRUBÁ PRÉDIO LABORATÓRIOS. Rua Nelci Ribas Fritsch, 1111 Bairro Esperança IBIRUBÁ - RS MEMORIAL DESCRITIVO SPDA IFRS CAMPUS IBIRUBÁ PRÉDIO LABORATÓRIOS Rua Nelci Ribas Fritsch, 1111 Bairro Esperança IBIRUBÁ - RS MEMORIAL DESCRITIVO SPDA 2 1. OBJETIVO O presente memorial refere - se à elaboração do Projeto de SPDA

Leia mais

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA.

O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. ATERRAMENTO BT O que é Aterramento? É A LIGAÇÃO INTENCIONAL DE UM EQUIPAMENTO OU UM SISTEMA À TERRA DE MODO A CRIAR UM CAMINHO SEGURO E DE BAIXA RESISTÊNCIA. FUNÇÕES DO ATERRAMENTO Desligamento Automático

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Inácio Rodrigo de Araújo Maia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Inácio Rodrigo de Araújo Maia UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Inácio Rodrigo de Araújo Maia DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE APOIO PARA O GERENCIAMENTO DE RISCO PARA SISTEMAS

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO DA NECESSIDADE DO SPDA NA ÁREA INDUSTRIAL E MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS (DPS).

ESTUDO TÉCNICO DA NECESSIDADE DO SPDA NA ÁREA INDUSTRIAL E MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS (DPS). ESTUDO TÉCNICO DA NECESSIDADE DO SPDA NA ÁREA INDUSTRIAL E MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS (DPS). Francisco Coelho Cotta Jr¹, Valmir Da Silva 2. 1. Graduado em Engenharia Elétrica na Faculdade

Leia mais

Para as instalações de SPDA, vamos dividir em duas fases, o momento de cálculo e a parte do detalhamento que se trata do desenho da instalação.

Para as instalações de SPDA, vamos dividir em duas fases, o momento de cálculo e a parte do detalhamento que se trata do desenho da instalação. 40 SPDA Para as instalações de SPDA, vamos dividir em duas fases, o momento de cálculo e a parte do detalhamento que se trata do desenho da instalação. 40.1 Dimensionamento do SPDA Para a nossa planta

Leia mais

Aterramento em Ambiente de Telecom

Aterramento em Ambiente de Telecom Aterramento em Ambiente de Telecom Entre as principais causas de interrupção de serviços e defeitos em equipamentos de telecomunicação, destacam-se os distúrbios elétricos causados por descargas atmosféricas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FILIPE RIBEIRO PARENTE GARCIA ANÁLISE DOS POTENCIAIS ELÉTRICOS E AVALIAÇÃO

Leia mais

Proteção Contra Descargas Atmosféricas de Laboratórios de Pesquisa Científica

Proteção Contra Descargas Atmosféricas de Laboratórios de Pesquisa Científica ROSA, Daniel de Souza [1] CÂMARA, Patrícia Trabuco [2] ASCUÍ, Rogério Roman Mesquita de [3] ROSA, Daniel de Souza; CÂMARA, Patrícia Trabuco; ASCUÍ, Rogério Roman Mesquita de. Proteção Contra Descargas

Leia mais

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15:

GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: GUIA NBR 5410 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO FASCÍCULO 15: PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS A NBR 5410 apresenta medidas de proteção contra sobretensões transitórias que devem ser consideradas

Leia mais

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) Projeto Elétrico Industrial

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) Projeto Elétrico Industrial Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) Projeto Elétrico Industrial 1 Tópicos Abordados 9.1- Descargas Atmosféricas 9.2- Formação das Descargas Atmosféricas 9.3- Necessidade de Proteção

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES DA NORMA NBR 5419, AVALIAÇÃO E ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCO

ESTUDO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES DA NORMA NBR 5419, AVALIAÇÃO E ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCO ESTUDO COMPARATIVO DAS ALTERAÇÕES DA NORMA NBR 5419, AVALIAÇÃO E ESTUDO DE GERENCIAMENTO DE RISCO Wuallyson Wuilton Bortolato 1 (Engenheiro Eletricista autônomo); bortolato.wuallyson@gmail.com Osni Vicente

Leia mais

FINALIDADE DE UM SISTEMA DE ATERRAMENTO

FINALIDADE DE UM SISTEMA DE ATERRAMENTO UNIDADE I FINALIDADE DE UM SISTEMA DE ATERRAMENTO 1. INTRODUÇÃO É importante considerar, antes do projeto de construção de um sistema de aterramento, sua participação e integração na proteção da instalação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA)

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES DO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS () 14/01/2019 1. CONTROLE DE REVISÕES RESPONSÁVEL REVISÃO DATA ASSUNTO DESENHISTA TÉCNICO 00 14/01/2019 EMISSÃO

Leia mais

Instalações e Máquinas Elétrica

Instalações e Máquinas Elétrica Instalações e Máquinas Elétrica Professor: Vanderley vanderley@actire.com.br Material de circulação interna, pode ser usado por terceiros, desde que citado o autor. Dispositivos de Proteção para Instalações

Leia mais

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Aplicação de dispositivos de proteção contra surtos em sistemas fotovoltaicos Wagner Barbosa Objetivos A Clamper. Critérios para especificação

Leia mais

Conteúdo: 1. Iniciando um novo arquivo Master

Conteúdo: 1. Iniciando um novo arquivo Master Atmos Plus X1 Tutorial - Risco Completo www.mydia.com ex.1 - NBR-5419:2015 / IEC62305-2:2010 Casa rural Rev. 2-26/02/2016 Rev. 1-28/01/2016 (primeira ed. 14/08/2015) Conteúdo: 1. Iniciando um novo arquivo

Leia mais

Foram projetados poços de aterramento com hastes de cobre e interligações feitas com solda exotérmicas e ligações mecânicas.

Foram projetados poços de aterramento com hastes de cobre e interligações feitas com solda exotérmicas e ligações mecânicas. SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. MEMORIAL DESCRITIVO... 4 2.1 SISTEMA DE ATERRAMENTO - CONCEPÇÃO... 5 2.2 SISTEMA DE ATERRAMENTO - MEDIÇÃO... 6 2.3 SISTEMA DE CAPTAÇÃO... 6 3. MATERIAIS APLICADOS... 7 3.1

Leia mais

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA

Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas SPDA NBR 5419/2005 Prof. Marcos Fergütz setembro/2014 Fonte: Proj. de Instalações Elétricas/Domingos Leite Filho/2001 Formação das Descargas Atmosféricas

Leia mais

CARLOS AUGUSTO MARCONDES DOS SANTOS AS NOVAS DIRETRIZES DA NBR 5419:2015, SPDA: SUA INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO QUANTO À ANÁLISE DE RISCO

CARLOS AUGUSTO MARCONDES DOS SANTOS AS NOVAS DIRETRIZES DA NBR 5419:2015, SPDA: SUA INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO QUANTO À ANÁLISE DE RISCO CARLOS AUGUSTO MARCONDES DOS SANTOS AS NOVAS DIRETRIZES DA NBR 5419:2015, SPDA: SUA INTERPRETAÇÃO E APLICAÇÃO QUANTO À ANÁLISE DE RISCO Guaratinguetá - SP 2016 CARLOS AUGUSTO MARCONDES DOS SANTOS AS NOVAS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Descargas Atmosféricas Definição Dispositivos de proteção contra surtos DPS Barreiras e invólucros / Bloqueios e impedimentos Obstáculos e anteparos Isolamento das partes vivas /

Leia mais

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT11104 Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral 2016-1 Aterramento e ligação ao Terra O aterramento de qualquer

Leia mais

Profissionalismo que gera resultados MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419/2015

Profissionalismo que gera resultados MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419/2015 MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419/2015 Proprietário: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO SESC SERRA AZUL CPF/CNPJ: 33.469.164/0330-44 RODOVIA MT 241, S/N. BAIRRO:

Leia mais

Manual de orientação para manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas nas escolas para-raios

Manual de orientação para manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas nas escolas para-raios GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Manual de orientação para manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas nas escolas

Leia mais

A NORMA ABNT NBR 5419:2015 E OS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS (DPS) TIPO I

A NORMA ABNT NBR 5419:2015 E OS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS (DPS) TIPO I INFORMATIVO Ano 02 - Edição 10 - Set/Out 2016 A NORMA ABNT NBR 5419:2015 E OS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS (DPS) TIPO I ÍNDICE: Destaque Capa - pág. 02 Treinamentos - pág. 03 Notícias - pág.

Leia mais

2-MUDANÇAS PRINCIPAIS DA NORMA NBR5418 DE Distanciamento das descidas/prumadas em função do nível de proteção

2-MUDANÇAS PRINCIPAIS DA NORMA NBR5418 DE Distanciamento das descidas/prumadas em função do nível de proteção PRINCIPAIS MUDANÇAS NA NORMA NBR5419/2015 REFERENTE A ELABORAÇÃO DE PROJETO, LAUDO TECNICO, MEDIÇÕES DE RESISTIVIDADE DE SOLO, MEDIÇÃO DE RESISTENCIA OHMICA, TESTES DE CONTINUIDADE, MONTAGEM E ESPECIFICAÇÃO

Leia mais

Revisão 2015 da norma NBR 5419 de 50 para 400 páginas. Dr. Hélio Eiji Sueta

Revisão 2015 da norma NBR 5419 de 50 para 400 páginas. Dr. Hélio Eiji Sueta Revisão 2015 da norma NBR 5419 de 50 para 400 páginas Dr. Hélio Eiji Sueta Danos materiais (p.e. quebra de concreto no ponto de impacto) Exemplos de coberturas e fachadas danificadas por raios Fotos: IEC

Leia mais

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO CAPIVARI. LAUDO TÉCNICO Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO CAPIVARI. LAUDO TÉCNICO Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NOVO CAPIVARI LAUDO TÉCNICO Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas www.martisi.com.br LAUDO TÉCNICO Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas Campinas (SP), 16

Leia mais

Riscos Adicionais conforme NR-10

Riscos Adicionais conforme NR-10 1 DDS Riscos Adicionais Condições Atmosféricas Riscos Adicionais conforme NR-10 a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas. Riscos Adicionais : todos

Leia mais

Memorial Descritivo do Projeto do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA)

Memorial Descritivo do Projeto do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) Memorial Descritivo do Projeto do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) Edifício - Biblioteca Pública Campos Novos Obra: Biblioteca Pública; Endereço: Rua Frei Rogério, esquina com a

Leia mais

Memorial descritivo SPDA - Sistema de Proteção Contra descargas Atmosféricas. Memorial Descritivo

Memorial descritivo SPDA - Sistema de Proteção Contra descargas Atmosféricas. Memorial Descritivo Memorial Descritivo Sistema de Proteção Contra descargas Atmosféricas - SPDA Centro Eventos Vitória - CEVI Palhoça, maio de 2016 Página 1 de 10 Conteúdo 1. Dados da estrutura:... 3 2. Objetivo e Considerações

Leia mais

6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO

6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO 6.5-APLICAÇÃO DA NORMA A UMA EDIFICAÇÃO 6.5.1-SPDA Estrutural Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas pode oferecer, além de segurança, um ganho estético para a fachada das edificações, com

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APARECIDA DE GOIÂNIA- GO

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APARECIDA DE GOIÂNIA- GO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APARECIDA DE GOIÂNIA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA APARECIDA DE GOIÂNIA- GO 1 - MEMORIAL DESCRITIVO

Leia mais

Será realizado dia 29 e 30/SET/2018

Será realizado dia 29 e 30/SET/2018 Curso: Elaboração de Projeto de SPDA, MPS e Análise de Risco Curso com proposta de apresentar a parte prática de dimensionamento de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), envolvendo

Leia mais

DPS Dispositivos de Proteção contra Surtos. Disciplina: Redes de Computadores Professor: Sergio Mittmann dos Santos Aluno: Jonatan Machado Ferraz

DPS Dispositivos de Proteção contra Surtos. Disciplina: Redes de Computadores Professor: Sergio Mittmann dos Santos Aluno: Jonatan Machado Ferraz DPS Dispositivos de Proteção contra Surtos Disciplina: Redes de Computadores Professor: Sergio Mittmann dos Santos Aluno: Jonatan Machado Ferraz O que é DPS? DPS Sigla de Dispositivos de proteção contra

Leia mais

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO

Deve-se considerar que todo choque elétrico é perigoso. NÃO faz barulho NÃO tem cheiro NÃO tem cor NÃO se vê SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO O seccionamento automático é composto por um conjunto de dispositivos de proteção que deverá seccionar automaticamente a

Leia mais

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. Wagner Barbosa

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS. Wagner Barbosa APLICAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Wagner Barbosa OBJETIVOS A Clamper Critérios para especificação de DPS DPS em sistemas fotovoltaicos A CLAMPER A Clamper é

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES

PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Prof. Marcos Fergütz fev/2014 - O Surto - Geração da Sobretensão(Surto): Descarga Atmosférica (raio) Direta; Indução por descarga

Leia mais

APLICAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COM ESTUDO DE CASO NUMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL

APLICAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COM ESTUDO DE CASO NUMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL APLICAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS COM ESTUDO DE CASO NUMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL Luis Dartanhan de Oliveira Santos 1 Antônia Ferreira dos Santos Cruz 2 Resumo Um Sistema de Proteção Contra

Leia mais

Planejamento e projeto das instalações elétricas

Planejamento e projeto das instalações elétricas Planejamento e projeto das instalações elétricas 1) A energia elétrica fornecida aos consumidores residenciais é resultado da conexão do consumidor com: a) Sistema elétrico de geração; b) Sistema de compatibilidade

Leia mais

Cobei. Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações

Cobei. Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações Cobei Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações Av. Paulista, 1439, conjunto 114 São Paulo Capital Tel. 11-3371-5601 Email: cobei@cobei.org.br www.cobei.org.br Luiz ROSENDO

Leia mais

ALUNO: Dentre as alternativas acima, o somatório correto é: = 5.

ALUNO: Dentre as alternativas acima, o somatório correto é: = 5. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA MODULO III ALUNO: Data: 09/04/2018 Avaliação 01 Conceitos Iniciais ATENÇÂO: Antes de responder, leia atentamente o enunciado. A interpretação das

Leia mais

GUISMO Engenharia 11/08/2014. ABNT NBR 5419 Proteção contra Descargas Atmosféricas. EXPECTATIVAS APÓS REVISÃO. Jobson Modena GUISMO Engenharia

GUISMO Engenharia 11/08/2014. ABNT NBR 5419 Proteção contra Descargas Atmosféricas. EXPECTATIVAS APÓS REVISÃO. Jobson Modena GUISMO Engenharia 11/08/2014 Introdução NBR 5419:2005 Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas 42 páginas. Texto revisado GUISMO Proteção Engenhariade estruturas contra descargas atmosféricas mais de 300 páginas.

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

GUIA DE APLICAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS GUIA DE APLICAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS ELÉTRICOS INTRODUÇÃO Fundada em 1991, a CLAMPER é uma empresa inovadora, especializada em soluções técnicas

Leia mais

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS - DPS Orientações para Instalação em Entradas de Serviço

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS - DPS Orientações para Instalação em Entradas de Serviço 1 Objetivo Orientar os projetistas e construtores quanto a aplicação de Dispositivo de Proteção contra Surtos na elaboração de projetos e execução de instalações elétricas. 2 Disposições Gerais As orientações

Leia mais

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DIONATAN ANDRADE

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DIONATAN ANDRADE UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DIONATAN ANDRADE PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE ATERRAMENTO, MEDIÇÃO ÔHMICA LAGES (SC) ANO (2016) DIONATAN ANDRADE PROCEDIMENTOS

Leia mais

MERCADO. Definição: UNIDADE I - INFRAESTRUTURA ELÉTRICA SIMPLIFICADA DOS AEROGERADORES E CONEXÃO COM A REDE ELÉTRICA

MERCADO. Definição: UNIDADE I - INFRAESTRUTURA ELÉTRICA SIMPLIFICADA DOS AEROGERADORES E CONEXÃO COM A REDE ELÉTRICA Definição: no e) Sistema de combate à incêndio; Definimos aqui os circuitos auxiliares como sendo todo o conjunto de equipamentos de manobra e/ou proteção incluindo também alguns componentes do sistema

Leia mais

Aspectos da PDA aplicados às telhas metálicas. Foto do palestrante. Hélio Eiji Sueta

Aspectos da PDA aplicados às telhas metálicas. Foto do palestrante. Hélio Eiji Sueta Aspectos da PDA aplicados às telhas metálicas Foto do palestrante Hélio Eiji Sueta Aspectos da PDA aplicados às telhas metálicas O que diz a ABNT NBR 5419-3: 2015? Chapas Metálicas cobrindo a estrutura,

Leia mais

Estudo comparativo das alterações da norma NBR 5419, avaliação e estudo de gerenciamento de risco

Estudo comparativo das alterações da norma NBR 5419, avaliação e estudo de gerenciamento de risco Centro de Tecnologia e Urbanismo Departamento de Engenharia Elétrica Wuallyson Wuilton Bortolato Estudo comparativo das alterações da norma NBR 5419, avaliação e estudo de gerenciamento de risco Londrina

Leia mais

ESPECIALISTA EM DPS. Proteção Contra Surtos Elétricos

ESPECIALISTA EM DPS. Proteção Contra Surtos Elétricos ESPECIALISTA EM DPS Proteção Contra Surtos Elétricos OBJETIVOS A CLAMPER Critérios para especificação de DPS Modelos CLAMPER para aplicação em sistemas de energia e de Telecom SOBRE Fundada em 1991. Empresa

Leia mais

NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!!

NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!! NOVO! update X1.2 (Agosto 2016) agora também inclui suporte para a recém lançada NFPA 780:2017!! a Já em sua 11 versão, com 27 anos de experiência, o Atmos Plus é o melhor software a nível mundial para

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 007/2015 Análise de projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA

PROC-IBR-EDIF 007/2015 Análise de projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 007/2015 Análise de projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Leia mais

ANÁLISE E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS DO IFBA CAMPUS DE PAULO AFONSO CONFORME A NORMA ABNT NBR 5419:2015

ANÁLISE E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS DO IFBA CAMPUS DE PAULO AFONSO CONFORME A NORMA ABNT NBR 5419:2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNLOGIA DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ANÁLISE E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS DO IFBA CAMPUS

Leia mais

O PROJETISTA E A NBR 5419:2015

O PROJETISTA E A NBR 5419:2015 O PROJETISTA E A NBR 5419:2015 Com a publicação da norma ABNT NBR 5419:2015, o projetista de instalações elétricas se deparou com uma norma muito mais complexa do que a edição de 2005, com duas grandes

Leia mais

Arquivo de impressão gerado em 14/10/ :14:51 de uso exclusivo de UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA

Arquivo de impressão gerado em 14/10/ :14:51 de uso exclusivo de UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 5419-3 Primeira edição 22.05.2015 Válida a partir de 22.06.2015 Proteção contra descargas atmosféricas Parte 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida Lightning protection

Leia mais

Profissionalismo que gera resultados MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419

Profissionalismo que gera resultados MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419 MEMORIAL DESCRITIVO PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS SPDA NBR 5419 Proprietário: SERVICO SOCIAL DO COMERCIO SESC CPF/CNPJ: 33.469.164/0007-07 RUA GENEROSO PONCE, Nº 37, CENTRO POCONÉ-

Leia mais

Saulo Arruda de Faria METODOLOGIA DE ANÁLISE DE RISCO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA

Saulo Arruda de Faria METODOLOGIA DE ANÁLISE DE RISCO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA Saulo Arruda de Faria METODOLOGIA DE ANÁLISE DE RISCO DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA Belo Horizonte Escola de Engenharia Elétrica da UFMG 2018 1 Saulo Arruda de Faria

Leia mais

SUMÁRIO. 9- Análise do sistema de proteção contra descarga atmosférica. 10- Manutenção realizada do sistema de proteção contra descarga atmosférica

SUMÁRIO. 9- Análise do sistema de proteção contra descarga atmosférica. 10- Manutenção realizada do sistema de proteção contra descarga atmosférica SUMÁRIO 1- Apresentação 2- Informações gerais 3- Introdução 4- Objetivo do Laudo 5- Treinamentos 6- Tipos de Perdas 7- Periodicidade das inspeções 8- Verificação 9- Análise do sistema de proteção contra

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto do SPDA - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO. Projeto do SPDA - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS CEP - 89694-000. MEMORIAL DESCRITIVO Projeto do SPDA - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS ESCOLA AIRO OZELAME CNPJ.: 83.009.910/0001-62 Faxinal dos Guedes (SC) FAXINAL DOS GUEDES (SC), JANEIRO

Leia mais

Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2)

Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. (2) ANALISE NORMATIVA DA ABNT NBR 5419:2015: Estudo de caso do projeto de SPDA implantado no bloco N do Centro Universitário de Patos de Minas Célio Soares de Paula (1) ; Eduardo Henrique Calazans Matos (2)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso Memorial Descritivo Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) ESCOLA DE BOA ESPERANÇA Prefeitura Municipal de Sorriso Cliente: Prefeitura Municipal de Sorriso Obra: Escola Boa Esperança

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU JEFERSON DA COSTA SILVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU JEFERSON DA COSTA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO - CECAU JEFERSON DA COSTA SILVA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS, FORMAS DE DIMINUIR O RISCO DE ACIDENTES

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS SENADOR CANEDO -GO MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO DE SPDA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS - CAMPUS SENADOR CANEDO-GO

Leia mais

Cabeamento Estruturado CAB Curso Técnico Integrado de Telecomunicações 7ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral

Cabeamento Estruturado CAB Curso Técnico Integrado de Telecomunicações 7ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral Cabeamento Estruturado CAB6080721 Curso Técnico Integrado de Telecomunicações 7ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral 2016-1 Revisão: Visita Oi Visão geral da empresa Infraestrutura Planejamento de expansão

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA Notas: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada; O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

ABNT NBR5410: Objetivos. Prof. Getúlio Teruo Tateoki

ABNT NBR5410: Objetivos. Prof. Getúlio Teruo Tateoki ABNT NBR5410: 5410 Objetivos Prof. Getúlio Teruo Tateoki Objetivo Estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais,

Leia mais

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 5596 - Eletricista Instalador Predial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Fundamentais 1.1. Matéria......21 1.2. Circuito Elétrico...22 1.2.1. Dispositivo de Manobra...23

Leia mais

COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA EM SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS

COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA EM SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS Curso de Formação: COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA EM SUBESTAÇÕES ELÉTRICAS Técnicas para o Controle de Interferências no Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Eletrônicos em Ambientes de Alta Tensão

Leia mais

ABNT/CB-03 PROJETO 03: /1 JUL Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais APRESENTAÇÃO

ABNT/CB-03 PROJETO 03: /1 JUL Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais APRESENTAÇÃO PROJETO 03:064.10-100/1 Proteção contra descargas atmosféricas Parte 1: Princípios gerais APRESENTAÇÃO 1) Este Projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Proteção contra Descargas Atmosféricas (CE-03:064.10)

Leia mais

MEMORIAL DESCRIVO SPDA SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSÉRICAS. Cobertura da quadra esportiva na Comunidade de Barão Velho

MEMORIAL DESCRIVO SPDA SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSÉRICAS. Cobertura da quadra esportiva na Comunidade de Barão Velho MEMORIAL DESCRIVO SPDA SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSÉRICAS Cobertura da quadra esportiva na Comunidade de Barão Velho SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. COMPOSIÇÃO DO PROJETO... 3 3. NORMAS APLICÁVEIS...

Leia mais

ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO

ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO Prof. Marcos Fergütz Outubro/2016 ATERRAMENTO Simbologia Codificação para os Sistemas de Aterramento Os sistemas de aterramento são identificados através de duas letras,

Leia mais

EMC em INSTALAÇÕES ELETRO-ELETRÔNICAS

EMC em INSTALAÇÕES ELETRO-ELETRÔNICAS Curso de Formação: EMC em INSTALAÇÕES ELETRO-ELETRÔNICAS Aterramento, Blindagem e Proteção contra Raios em Instalações de Sistemas Eletrônicos (Automação, Telecomunicações, Elétrica) Objetivo: Aplicação

Leia mais

EMBASAMENTO NORMATIVO:

EMBASAMENTO NORMATIVO: EMBASAMENTO NORMATIVO: ABNT NBR 5410/04 ABNT NBR 5419/05 IEC 61643-1 IEC 61312-1 A legislação sobre SPDAs no Brasil existe desde da década de 50. PARARRAIO ATRAI O RAIO OU NÃO? Objetivo de um SPDA: proteção

Leia mais