Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Evento IV. Design Thinking e gestão de processos de inovação. São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC"

Transcrição

1 Evento IV Design Thinking e gestão de processos de inovação São Paulo, 23 de Maio de 2018 Campus FDC

2 Introdução Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O Centro de Referência em Inovação - Nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). O CRI Nacional foi criado com o intuito de ser um espaço de diálogo, compartilhamento de ideias e práticas empresariais. Os encontros são bimestrais e apresentam painéis voltados para o tema da inovação, estimulando debates entre as empresas participantes, fomentando um ambiente relevante e desafiador, para a construção de uma comunidade nacional competitiva e inovadora. EMPRESAS FDC CONVIDADOS Até três participantes por empresa. Executivos, interessados em inovação e competitividade vindos de diversos setores são os membros da comunidade. Professores e pesquisadores do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, responsáveis por pesquisas e orientar debates entre os participantes.. Participação de convidados de diversas áreas (consultoria, tecnologia e afins) para levar conteúdo prático ao grupo e fomentar as discussões.

3 Cronograma Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O CRI Nacional, no ciclo terá 5 eventos, compreendendo o período de 1 ano, com temas que desenvolvam o debate da inovação e competitividade na comunidade nacional, e como as empresas participantes podem desenvolver uma transformação cultural interna, para apresentar projetos inovadores e se tornarem organizações com crescimentos exponenciais. 27/09/2017 Transformação cultural e comportamental: quais desafios para as organizações na busca pela inovação? 28/03/2018 Planejamento e gaps de execução em projetos de inovação: quais pontos melhorar? 18/07/2018 Inovação aberta e obtenção de resultados: como equilibrar a agenda entre as grandes empresas, governo, startups e universidades? 22/11/2017 Organizações exponenciais e o real contexto brasileiro. 23/05/2018 Design Thinking e gestão dos processos de inovação: como resolver grandes problemas e testar novas ideias de forma simples.

4 Membros Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O CRI Nacional é uma comunidade formada por executivos de empresas de diversos setores e regiões do país. NOSSOS PATROCINADORES CICLO 2017/2018

5 Membros Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O CRI Nacional é uma comunidade formada por executivos de empresas de diversos setores e regiões do país. APOIADORES E STARTUPS CICLO 2017/2018

6 4º EVENTO Design Thinking e gestão de processos de inovação

7 Agenda Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação O segundo evento do CRI Nacional apresentou a seguinte programação: Agenda do dia Início Término Recepção e café de boas vindas 08:30 09:00 Abertura do evento. Prof. Hugo Tadeu, FDC. 09:00 09:30 Casos de sucesso e fracasso na solução de problemas. Dante Lopes 09:30 11:00 Coffe Break. 11:00 11:30 Case empresarial: Design Thinking na IBM Brasil. Rodrigo Giaffredo. 11:30 12:30 Almoço. 12:30 14:00 Painel de práticas: Design Thinking realmente funciona? Mesa redonada com Dante Lopes e Rodrigo Giaffredo Plano de ação: como implementar o design thinking na organização? Ações de curto e longo prazo necessárias. Dinâmica de grupo 14:00 15:00 15:00 16:00 Quais aprendizados? Reflexões provocadas pelo Professor Hugo Tadeu 16:00 16:30 Encerramento e coffe end. 16:30 17:00

8 PALESTRANTES Palestrantes e Convidados Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação Hugo Tadeu: Professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral. Atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo. Coordenador do Centro de Referência em Inovação Nacional, tem experiência em projetos de pesquisa sobre indicadores de inovação, cidades inteligentes, energia, produtividade e cenários de longo prazo. Pós-Doutor em Simulação, pela Sauder School of Business, UBC. Dante Lopes: Especialista em educação empreendedora e desenvolvimento de negócios, fundador e CEO da Empreendi na Rede.

9 PALESTRANTES Palestrantes e Convidados Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação Rodrigo Giaffredo: Administrador de empresas pós-graduado em Finanças e Mercado pela FGV-SP. Consultor Expert de Estratégia certificado pela IBM, especializouse em moral contemporânea na Yale University. Entusiasta de Design Thinking e Storytelling.

10 Report Abertura porhugo Tadeu Hugo Tadeu iniciou o evento, que contou com 57 executivos, situando o tema da Inovação no contexto atual no Brasil e no mundo. Fundamentado por pesquisas nacionais e internacionais, o panorama abordado releva a necessidade de um debate com maior profundidade sobre o assunto, nas organizações brasileiras. Em seguida o professor apresentou as atividades do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral e falou sobre os debates e conhecimentos relevantes que a comunidade do CRI Nacional vêm proporcionando. Por fim, Hugo ressalta a data do próximo encontro, dia 18 de julho, que abordará o tema: Inovação Aberta e obtenção de resultados. Além disso informa aos participantes sobre o evento Rumos, que acontecerá dia 22 de agosto e irá reunir empresas do CRI Nacional, Minas e Ceará.

11 Report Dante Lopes Design Thinking mesmo? Casos de sucesso e fracasso na solução de problemas Dante inicia sua palestra abordando os enganos sobre o conceito de Design Thinking, para em seguida apresentar alguns tópicos importantes sobre o assunto. Destaca-se a relevância do foco e da disciplina para o sucesso da execução do Design Thinking. Além disso a capacidade de ser open mind, ou seja de se ter um mindset de abertura para novos paradigmas e transformações, é essencial para a percepção de oportunidades. Foi narrado diversos casos de sucesso e fracasso sobre produtos e empresas, em que os 3 conceitos apresentados (foco, disciplina e open mind) estiveram presentes e foram determinantes nos resultados. Em um segundo momento, Dante apresenta o Validation Rocket, uma metodologia focado em Modelagem de Soluções. O Validation Rocket compreende em um framework para validação e amadurecimento da execução de uma solução, estruturado de forma cíclica.

12 Por fim, foram abordadas as diferenças entre o modelo iterativo e incrementais para o modelo de implementação em cascata. E por quê a solução de problemas deve ser um processo empático. Report Rodrigo Giaffredo Case empresarial: Design Thinking na IBM Brasil O palestrante inicia o seu painel demonstrando que na estrutura de mercado atual, o produto e o serviço oferecidos pelas empresas, estão extremamente ligados com a experiência que está associada aos mesmos. Em um segundo momento, Rodrigo Giaffredo faz uma análise histórica da formação do Design Thinking e quais foram os percussores para a iniciação e aplicabilidade deste processo dentro de empresas inovadoras e disruptivas ao redor do mundo. Para o palestrante, os designers não tentam buscar uma solução até que tenham determinado o real problema a ser solucionado. Sendo que para o mesmo, designers são todas as pessoas em busca de soluções para potenciais problemas.

13 Report Painel de práticas: Design Thinking realmente funciona? Através de uma mesa redonda entre Dante Lopes, Rodrigo Giaffredo com mediação do Professor Hugo Tadeu, foram levantados exemplos de aplicação de Design Thinking nas empresas e quais as barreiras para aplicação do mesmo em grandes corporações. Foram feitas provocações dos palestrantes e do mediador, houve forte interação e compartilhamento de ideias dos participantes, que citarão casos de sucesso e fracassos dentro de grandes corporações e empresas menores, como startups convidadas do CRI Nacional.

14 Report Plano de ação: como implementar o design thinking na organização? Ações de curto e longo prazo necessárias. Para a finalização de um dia rico em inteiração e compartilhamento de ideias, sucessos e fracassos, foram formados 5 grupos, com participantes de diferentes empresas para poderem planejar ações de curto e longo para alavancarem as respectivas corporações. Foram apresentadas os seguintes requisitos e pilares implementação do Design Thinking: Grupo 1: Importância e relevância do foco na aplicação de projetos. Separação e delimitação do problema a ser solucionado. Segundo o grupo as empresas são muito passivas na solução de problemas, e deveriam interagir mais com os clientes. Grupo 2: As empresas devem aprender mais com os erros, principalmente grandes empresas são intolerantes a erros. Devem ouvir mais o cliente, ter empatia, maior colaboração e modificar o mindset fixo enraizado na cultura organizacional.

15 Report Plano de ação: como implementar o design thinking na organização? Ações de curto e longo prazo necessárias. Grupo 3: As empresas devem mudar a maneira de pensar, serem mais open mind. Conhecer o cliente interno e externo. Agir para ter resultado. Ter equilíbrio e fazer parcerias externas, buscando métricas de inovação simples. Grupo 4: Focar no problema com uma visão empática. Utilizar ROI para o Design Thinking, utilizar a inovação como um meio e não como um fim. Grupo 5: Implementação de ideias através de prototipação, experimentação, analisar os erros e acertos do projeto. Enxergar os recursos que a empresa tem e trabalhar em cima dos mesmos. Fazer parcerias externas, ser multidisciplinar e trabalhar com problemas reais.

16 Contatos dos organizadores Evento 04 Tema: Design Thinking e gestão de processos de Inovação Hugo Tadeu (Coordenador do CRI Nacional) hugo.tadeu@fdc.org,br Igor Oliveira (Pesquisador da FDC) Igor.oliveira@fdc.org.br Rodrigo Penna (Pesquisador da FDC) rodrigo.penna@fdc.org,br

Evento V. Inovação aberta e obtenção de resultados. São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC

Evento V. Inovação aberta e obtenção de resultados. São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC Evento V Inovação aberta e obtenção de resultados São Paulo, 18 de Junho de 2018 Campus FDC Introdução Evento 05 Tema: Inovação aberta e obtenção de resultados O Centro de Referência em Inovação - Nacional,

Leia mais

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC

Evento III. Planejamento e gap de execução em projetos de inovação. São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Evento III Planejamento e gap de execução em projetos de São Paulo, 28 de Março de 2018 Campus FDC Introdução O Centro de Referência em Inovação - Nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo

Leia mais

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC

Evento I. O papel do C-Level na sustentação das empresas inovadoras. São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Evento I O papel do C-Level na sustentação das empresas São Paulo, 26 de Setembro de 2018 Campus FDC Introdução Tema: O papel do C-Level na sustentação das empresas O Centro de Referência em Inovação -

Leia mais

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC

Evento II. Estratégias de inovação no curto e longo prazo. São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Evento II Estratégias de inovação no curto e longo prazo São Paulo, 21 de Novembro de 2018 Campus FDC Introdução Evento 02 Tema: Estratégia de inovação no curto e longo prazo O Centro de Referência em

Leia mais

Evento II. Organizações Exponenciais no Contexto Brasileiro. São Paulo, 22 de Novembro de 2017 Campus FDC

Evento II. Organizações Exponenciais no Contexto Brasileiro. São Paulo, 22 de Novembro de 2017 Campus FDC Evento II Organizações Exponenciais no Contexto Brasileiro São Paulo, 22 de Novembro de 2017 Campus FDC Introdução O Centro de Referência em Inovação - Nacional, é uma iniciativa do Núcleo de Inovação

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 FORTALECENDO NOSSOS VALORES O CRI Nacional é um espaço para o diálogo, compartilhamento de ideias e práticas empresariais. A difusão e o

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS

CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE MINAS GERAIS CRI MINAS 22/03/2012 - Lançamento do ciclo de 2012 e definição dos quatro temas a serem tratados durante o ano. O Centro de Referência em Inovação de Minas

Leia mais

BOLETIM: Outubro/2016. Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: Outubro/2016. Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: Outubro/2016 Como a produtividade tem afetado a competitividade internacional PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 www.fdc.org.br EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVOS INTEGRANTES EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DE HOJE AGENDA

Leia mais

BOLETIM: Julho/2016 Produtividade no Contexto Mundial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: Julho/2016 Produtividade no Contexto Mundial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: Julho/2016 Produtividade no Contexto Mundial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE: Hugo Ferreira Braga

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 Apoio: Cooperação: SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO BOLETIM: Setembro/2016 Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileira PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL

Leia mais

Powered by Google for Entrepreneurs

Powered by Google for Entrepreneurs Powered by Google for Entrepreneurs O que é uma Startup? Startups são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido crescimento. ABStartups abstartups.com.br

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO T1: 2016-2018 T2: 2017-2019 T3: 2018-2020 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos, com concentração das disciplinas

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: Abril/2016. Produtividade e Educação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

RELATÓRIO TÉCNICO: Abril/2016. Produtividade e Educação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE RELATÓRIO TÉCNICO: Abril/2016 Produtividade e Educação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE: Hugo Ferreira Braga

Leia mais

CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos

CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos CRI NACIONAL Cultura de Inovação versus Resultados Financeiros Edição 15 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos Material de responsabilidade da FDC EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga

Leia mais

INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS - CANVAS

INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS - CANVAS INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS - CANVAS Em uma economia baseada no conhecimento, em que a proposição de valor ganha cada vez mais importância para a competitividade das organizações, torna-se fundamental

Leia mais

Relatório Técnico: Junho/2016. Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Relatório Técnico: Junho/2016. Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO Relatório Técnico: Junho/2016 Digitalização e Geração de Empregos PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO: Hugo

Leia mais

BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: Agosto/2016 Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído? PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA

Leia mais

Estratégia de inovação CRI CEARÁ

Estratégia de inovação CRI CEARÁ Estratégia de inovação CRI CEARÁ 16 de outubro de 2018 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE

Leia mais

Relatório Técnico: Maio/2016. Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Relatório Técnico: Maio/2016. Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO Relatório Técnico: Maio/2016 Digitalização, Inovação e Desigualdade PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO:

Leia mais

X-Experience Apresentações de Impacto

X-Experience Apresentações de Impacto Prezado(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de X-Experience:

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM LIDERANÇA

MBA EXECUTIVO EM LIDERANÇA MBA EXECUTIVO EM LIDERANÇA O MBA Executivo em Liderança é uma pós-graduação voltada para profissionais, empreendedores e líderes, que desejam aperfeiçoar o seu processo de liderança e autoconhecimento,

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL. Marketing nas Redes Sociais + Google Adwords Marketing nas Redes Sociais Prezado(a), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial MBA Executivo em Gestão Empresarial Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA Executivo em Gestão Empresarial Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018

CRI CEARÁ 25 de abril de 2018 CRI CEARÁ 25 de abril de 18 BEM VINDOS AO CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO CRI/CE 1º CENTRO DE REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DA FDC DO NORTE/NORDESTE EM FORTALEZA OBJETIVO CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICAS

Leia mais

MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS

MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES E DISRUPTIVOS Objetivos O que faz uma empresa se manter no topo e por que algumas organizações, então líderes em seus segmentos, não sobrevivem ao mercado atual? É a presença

Leia mais

Agilizar é Humanizar! A Jornada do Centro de Competência Ágil da IBM. IBM GBS :: 2017 IBM Corporation

Agilizar é Humanizar! A Jornada do Centro de Competência Ágil da IBM. IBM GBS :: 2017 IBM Corporation Agilizar é Humanizar! A Jornada do Centro de Competência Ágil da IBM 1 Quem somos nós? Agenda 2 3 O que fazemos? Qual nosso papel? 4 Desafios & soluções 5 Planos para o futuro 1 Quem somos nós? Agenda

Leia mais

BOLETIM: fevereiro/2016. Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

BOLETIM: fevereiro/2016. Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE BOLETIM: fevereiro/2016 Produtividade e comportamento do setor industrial PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

Rio de Encontros 10 Anos: Transformando ideias em ação

Rio de Encontros 10 Anos: Transformando ideias em ação Rio de Encontros 10 Anos: Transformando ideias em ação INTRODUÇÃO: O projeto Rio de Encontros, realizado pelo Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa (O Instituto), com apoio da Escola Superior

Leia mais

Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE Relatório Técnico: Julho/2016 Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE:

Leia mais

Master em Inovação Disruptiva

Master em Inovação Disruptiva Professor: Luís Rasquilha Master em Inovação Disruptiva Duração: 20 horas/aula (3 sessões) Local das aulas: Inova Business School Campinas Endereço: Av Júlio de Mesquita, 840 Cambuí Campinas/SP A Inova

Leia mais

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM

Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM Ilustrações Thiemi Okawara 74 DOM inovação A inovação como modelo estratégico de crescimento organizacional POR HUGO FERREIRA BRAGA TADEU E CARLOS ARRUDA A inovação é um tema relevante para as organizações,

Leia mais

ESCOLA DE INOVADORES 2019 CRONOGRAMA DAS AULAS

ESCOLA DE INOVADORES 2019 CRONOGRAMA DAS AULAS ESCOLA DE INOVADORES 2019 CRONOGRAMA DAS AULAS Obs. Cronograma sujeito a alteração na ordem de desenvolvimento de alguns módulos, de acordo com a agenda dos palestrantes. Módulos Módulo 1. Agência Inova

Leia mais

Relatório Técnico: Abril/2016. Indústria 4.0 e inovação: valeria a pena investir? PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

Relatório Técnico: Abril/2016. Indústria 4.0 e inovação: valeria a pena investir? PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO Relatório Técnico: Abril/2016 Indústria 4.0 e inovação: valeria a pena investir? PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO:

Leia mais

LIDERANÇA EXPONENCIAL

LIDERANÇA EXPONENCIAL LIDERANÇA EXPONENCIAL Professora: Jaqueline Weigel (com participação do Prof. Luis Rasquilha) Duração: 5 aulas (20 horas/aula) Local das aulas: Inova Business School SP1 - Paulista O novo conceito de liderança

Leia mais

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação!

DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! DESIGN THINKING EXPERIENCE: Um programa de vanguarda que vai colocar você na fronteira da inovação! O DESIGN THINKING é um MODELO MENTAL, uma abordagem prática que acelera a inovação e soluciona problemas

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

Como o voluntariado empresarial pode contribuir com as questões raciais? 3 de outubro de 2018

Como o voluntariado empresarial pode contribuir com as questões raciais? 3 de outubro de 2018 Como o voluntariado empresarial pode contribuir com as questões raciais? 3 de outubro de 2018 Quem somos O Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial é uma iniciativa que reúne profissionais e organizações

Leia mais

SEMANA A INOVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO

SEMANA A INOVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO SEMANA A INOVAÇÃO PARA O CRESCIMENTO UMA INICIATIVA CRIADA PARA APOIAR E INSPIRAR O EMPREENDEDOR BRASILEIRO EM 2018 O EVENTO TERÁ COMO TEMA PRINCIPAL A INOVAÇÃO NO DIA A DIA DO EMPREENDEDOR COM A MISSÃO

Leia mais

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições...

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições... 1. Apresentação... 04 1.1. Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais... 05 3. Disciplinas... 06 3. Inscrições... 15 1. Apresentação Proposta O MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo

Leia mais

Programa Escola de Inovadores

Programa Escola de Inovadores Programa Escola de Inovadores Realização: Agência Inova Paula Souza 1. ESCOLA DE INOVADORES O QUE É? A escola de inovadores é um programa criado pela Agência INOVA Paula Souza que visa disponibilizar o

Leia mais

Chamamento Público Programa Varejo Inteligente. Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários

Chamamento Público Programa Varejo Inteligente. Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários Chamamento Público Programa Varejo Inteligente Etapa INOVA+VAREJO - Capacitação dos Empresários 1. Apresentação do Programa Artigo 1º - O Inova + Varejo - Capacitação dos Empresários é uma das etapas da

Leia mais

LIDERANÇA EXPONENCIAL

LIDERANÇA EXPONENCIAL LIDERANÇA EXPONENCIAL Professora: Jaqueline Weigel (com participação do Prof. Luis Rasquilha) Duração: (20 horas/aula) Local das aulas: Inova Business School - Avenida Júlio de Mesquita, 840 Cambuí - Campinas

Leia mais

DIREITO, STARTUPS E EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

DIREITO, STARTUPS E EMPREENDEDORISMO NO BRASIL DIREITO, STARTUPS E EMPREENDEDORISMO NO BRASIL Lançamento oficial do novo curso Direito para Startups e Empreendedores 06 de Setembro, quarta-feira 9h às 12h30 SEDE FGV Auditório Engenheiro M. F. Thompson

Leia mais

EMPREENDEDORISMO DE ALTO IMPACTO

EMPREENDEDORISMO DE ALTO IMPACTO EMENTA EMPREENDEDORISMO DE ALTO IMPACTO DISCIPLINA: Ecossistema empreendedor EMENTA: Apresentar o conceito de Ecossistema Empreendedor; compreender a perspectiva de entrelaçamento entre desenvolvimento

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 #PROJETO CRIAR SABERES

ANO LETIVO 2018/2019 #PROJETO CRIAR SABERES ANO LETIVO 2018/2019 1 CRIAR SABERES O ISG Instituto Superior de Gestão (Business & Economics School), integrado no Grupo ENSINUS, com o objetivo de reforçar o conhecimento dos alunos e professores das

Leia mais

Horário das aulas: Sexta: 19:00 22:30, com um intervalo de 10 min Sábado: 08:30 17:00, com dois intervalos de 10 min (manhã e tarde) + 1h30 de almoço

Horário das aulas: Sexta: 19:00 22:30, com um intervalo de 10 min Sábado: 08:30 17:00, com dois intervalos de 10 min (manhã e tarde) + 1h30 de almoço Master Startup 360º Professores: Luis Rasquilha, José Azarite, Érico Pastana, Marcelo Veras. Duração Total: 36 horas/aula (Dois finais de semana - Sexta à noite e sábado dia todo) Presencial: 24 h/a Canvas

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Relatório Técnico: Junho/2016. Produtividade e Ambiente de Negócios PESQUISA DE PRODUTIVIDADE

Relatório Técnico: Junho/2016. Produtividade e Ambiente de Negócios PESQUISA DE PRODUTIVIDADE Relatório Técnico: Junho/2016 Produtividade e Ambiente de Negócios PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE: Hugo Ferreira

Leia mais

APRESENTAÇÃO HUB SEBRAE-SP

APRESENTAÇÃO HUB SEBRAE-SP APRESENTAÇÃO HUB SEBRAE-SP HUB SEBRAE-SP O QUE É HUB? O princípio do HUB vem da informática, sendo um dispositivo com diferentes portas para conexão de pequenos equipamentos de vários tipos. Nessse contexto,

Leia mais

Conteúdo SOBRE A EMPREENDI NA REDE METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR

Conteúdo SOBRE A EMPREENDI NA REDE METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR Conteúdo I SOBRE A EMPREENDI NA REDE II METODOLOGIA EXECUTATION LINHAS GERAIS III METODOLOGIA EXECUTATION FOGUETE IV METODOLOGIA EXECUTATION PROPULSOR Conteúdo I SOBRE A EMPREENDI NA REDE II METODOLOGIA

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: Agosto/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados para a América Latina PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

RELATÓRIO TÉCNICO: Agosto/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados para a América Latina PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO RELATÓRIO TÉCNICO: Agosto/2016 Mensuração da Digitalização e Resultados para a América Latina PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA

Leia mais

COMO SE PREPARAR PARA O FUTURO

COMO SE PREPARAR PARA O FUTURO DES IGN DE FUTURO COMO SE PREPARAR PARA O FUTURO CREATE THE FUTURE! Vivemos em um mundo novo: volátil, incerto, complexo e ambíguo. Neste panorama, onde a tecnologia avança exponencialmente, é cada vez

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Informações Informações Apresentação A Universidade Braz Cubas compromissada com a educação profissional e formação de pessoas, acompanhando a sociedade atual, adotou uma nova política institucional que transforma

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

CEO FGV 3 QUANDO OS DESAFIOS SÃO A SUA ROTINA 3 ATUALIZAÇÃO DESTA EDIÇÃO DO PROGRAMA 3 UMA PEQUENA PAUSA PARA PENSAR EM GRANDES MUDANÇAS 3

CEO FGV 3 QUANDO OS DESAFIOS SÃO A SUA ROTINA 3 ATUALIZAÇÃO DESTA EDIÇÃO DO PROGRAMA 3 UMA PEQUENA PAUSA PARA PENSAR EM GRANDES MUDANÇAS 3 ÍNDICE CEO FGV 3 QUANDO OS DESAFIOS SÃO A SUA ROTINA 3 ATUALIZAÇÃO DESTA EDIÇÃO DO PROGRAMA 3 UMA PEQUENA PAUSA PARA PENSAR EM GRANDES MUDANÇAS 3 O PROGRAMA 4 EMENTAS 5 COMPLEMENTO INTERNACIONAL 6 APRESENTAÇÃO

Leia mais

9 ½ Dias de Design Thinking

9 ½ Dias de Design Thinking Enquadramento Pensar criativamente é pensar em variedade e futuras possibilidades. É pensar contra estereótipos e modelos conhecidos. É correr o risco de fracassar. A criatividade é considerada um motor

Leia mais

Proposta de Patrocínio KMBR O maior evento sobre Gestão do Conhecimento da América Latina

Proposta de Patrocínio KMBR O maior evento sobre Gestão do Conhecimento da América Latina Proposta de Patrocínio KMBR 2018 O maior evento sobre Gestão do Conhecimento da América Latina Ref.: Proposta de Patrocínio e Exposição ao KM Brasil 2018 Enviamos para análise proposta de patrocínio ao

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO Turma 1: 2016-2019 Turma 2: 2017-2020 Turma 3: 2018-2021 Turma 4: 2019-2022 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos,

Leia mais

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO

MBA EM INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover

Leia mais

Business Dynamics Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Business Dynamics Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade. Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014

INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade. Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014 INOVAÇÃO E ENERGIA Análises para Competitividade Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Prof. Jersone Tasso Moreira Silva 2014 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

Projeto de Parceria Institucional

Projeto de Parceria Institucional Terceiro Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul Projeto de Parceria Institucional 22 a 24 de abril de 2014 Instituto Superior Tupy IST/SOCIESC Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Leia mais

Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva

Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva Conferência informa Group Inovação Estratégica Colaboração, Gestão do Conhecimento e Inteligência Coletiva como Fonte de Inovação e Vantagem Competitiva Comunidades de prática Redes Sociais, Crowdsourcing

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO

RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016. Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016 Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO:

Leia mais

Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking

Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking Professor: Renato Jannuzzi Cecchettini Duração Total: 18 horas/aula - Sessões presenciais: 12 horas/aula (3 sessões de 4 h/a) - Atividades prévias

Leia mais

Formação de Designer Organizacional. #RHDesignerOrganizacional #Agentedemudança #São Paulo (de junho à outubro de 2018)

Formação de Designer Organizacional. #RHDesignerOrganizacional #Agentedemudança #São Paulo (de junho à outubro de 2018) Formação de Designer Organizacional #RHDesignerOrganizacional #Agentedemudança #São Paulo (de junho à outubro de 2018) Formação de Designer Organizacional // briefing: // Compreender a organização como

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN

REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 IMPACTA RN REGULAMENTO PROGRAMA DE PRÉ ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS DE IMPACTO DO RN 2018 Regulamento IMPACTA RN O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte SEBRAE/RN torna pública a abertura

Leia mais

Design Thinking. inovação, co-criação e empatia para gerar vantagem competitiva nos negócios. ana ligia finamor

Design Thinking. inovação, co-criação e empatia para gerar vantagem competitiva nos negócios. ana ligia finamor Design Thinking inovação, co-criação e empatia para gerar vantagem competitiva nos negócios ana ligia finamor Como tudo começou? Em 2012, o desafio era: Como melhorar a comunicação com os professores?

Leia mais

Sobre o Student Experiences

Sobre o Student Experiences Realização: O Student Experiences foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2014, fruto de uma parceria entre a Fundação Dom Cabral e a organização internacional inglesa Common Purpose. O programa é

Leia mais

Inovação para Conselheiros

Inovação para Conselheiros Segmento Desenvolvimento de Conselheiros / 2019 Inovação para Conselheiros Sede do IBGC Av. das Nações Unidas, 12.551 21º andar Edifício WTC São Paulo / SP O programa deste curso tem como objetivo construir

Leia mais

Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking

Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking Master: Master em Metodologias Ágeis e Growth Hacking Professor: Renato Jannuzzi Cecchettini Duração Total: 18 horas/aula Presencial: 12 h/a Canvas LMS: 6 h/a Unidade: Inova Business School Campinas Av.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO UNIDADE MESSEJANA

PROGRAMAÇÃO UNIDADE MESSEJANA PROGRAMAÇÃO UNIDADE MESSEJANA 28/11 ABERTURA DO EVENTO NA SEDE MESSEJANA: PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE) E CONSELHO REGIONAL DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Endereço: Alameda Santos, nº 2.441, 9º andar Edifício Bela Santos, Jardim Paulista, São Paulo/SP. Agenda de aulas AULA TÓPICOS ABORDADOS DATA

Endereço: Alameda Santos, nº 2.441, 9º andar Edifício Bela Santos, Jardim Paulista, São Paulo/SP. Agenda de aulas AULA TÓPICOS ABORDADOS DATA Master em Inovação Disruptiva Professor: Luis Rasquilha Duração: 20 horas/aula (5 sessões) Local das aulas: Inova Business School - SP1 Paulista Endereço: Alameda Santos, nº 2.441, 9º andar Edifício Bela

Leia mais

Master em Tendências, CoolHunting e Gestão da Inovação

Master em Tendências, CoolHunting e Gestão da Inovação Master em Tendências, CoolHunting e Gestão da Inovação Professores: Luís Rasquilha, Marcelo Veras, Tadeu Brettas Duração: 20 horas/aula (5 sessões presenciais e 1 sessão de campo - Coolhunting) Local das

Leia mais

I Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CIEIT) Profissionais liberais, colaboradores das organizações, diretores,

I Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CIEIT) Profissionais liberais, colaboradores das organizações, diretores, review I CIEIT I Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CIEIT) de 8 a 0 Outubro de 0 TEMA O I Congresso Internacional de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CIEIT), ocorreu

Leia mais

Gestão e Marketing para negócios da indústria criativa. Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento

Gestão e Marketing para negócios da indústria criativa. Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento para negócios da indústria criativa para negócios da indústria criativa Início: 3 de março de 2018 Valor do curso: R$ 1.290,00 Consulte as condições de pagamento para negócios da indústria criativa Objetivo

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Painel: Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços da CBIC Valorização da Engenharia e a transparência nas relações como fator de sucesso na implantação de projetos : Tema

Leia mais

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016 www.fdc.org.br PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2016 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Eduardo Stock dos Santos 2016 SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

Inovação para Conselheiros

Inovação para Conselheiros Segmento Desenvolvimento de Conselheiros / 2019 Inovação para Conselheiros O programa deste curso tem como objetivo construir uma base prática de conhecimento sobre as forças da inovação, com foco no papel

Leia mais

Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas. 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo

Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas. 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo Encontro de Líderes: O Futuro da Indústria Tecnologia, Inovação e Pessoas 24 a 27 de abril de 2018 Expo Center Norte São Paulo DIA 1 24 de abril CENÁRIOS E TENDÊNCIAS 14h00 EVENTO DE ABERTURA Talk Show

Leia mais

Master: Flexibilidade Cognitiva

Master: Flexibilidade Cognitiva Professor: Eliane El Badouy Cecchettini Master: Flexibilidade Cognitiva Duração Total: 24 horas/aula Presencial: 16 horas/aula (4 sessões de 4 h/a) Canvas LMS: 8 Unidade: Inova Business School Campinas

Leia mais

PLANEJAMENTO C R I A N D O O F U T U R O C O M M U D A N Ç A S, D E S A F I O S E O P O R T U N I D A D E S

PLANEJAMENTO C R I A N D O O F U T U R O C O M M U D A N Ç A S, D E S A F I O S E O P O R T U N I D A D E S PLANEJAMENTO 2018 C R I A N D O O F U T U R O C O M M U D A N Ç A S, D E S A F I O S E O P O R T U N I D A D E S PLANEJAMENTO Hoje A M E L H O R M A N E I R A D E P R E V E R O FUTURO É C R I A N D O -

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo MBA MBA Coordenador Nacional Prof. Luis Rasquilha Managing Director

Leia mais

Master em Tendências & Inovação no Varejo

Master em Tendências & Inovação no Varejo Master em Tendências & Inovação no Varejo Professores: e Luís Rasquilha Duração: 20 horas/aula (4 sessões presenciais e 1 sessão de campo Pesquisa de Tendências) Local das aulas: Inova Business School

Leia mais

MÉTRICAS DE MARKETING: COMO OS NÚMEROS PODEM MELHORAR A SUA GESTÃO

MÉTRICAS DE MARKETING: COMO OS NÚMEROS PODEM MELHORAR A SUA GESTÃO MÉTRICAS DE MARKETING: COMO OS NÚMEROS PODEM Objetivos MELHORAR A SUA GESTÃO Mostrar que a atividade de marketing não pode ser empírica, mas sim baseada em dados e resultados além do ganho de faturamento

Leia mais

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO.

MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. MAIS DO QUE OLHAR PARA O FUTURO, AQUI VOCÊ APRENDE A CRIÁ-LO. F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo Coordenadora Nacional Prof a. Miriam Moreira Longa experiência como

Leia mais

Vamos nos conhecer? Apresentação dos quase 60 participantes

Vamos nos conhecer? Apresentação dos quase 60 participantes Vamos nos conhecer? Apresentação dos quase 60 participantes quem somos O Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial é uma iniciativa que reúne profissionais de Sustentabilidade, RSE, RH e outras áreas

Leia mais