EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018)"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A ciência é um trabalho de artesanato intelectual. W. Mills. EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018) Prof. Dr. Breno Augusto Diniz Pereira Coordenador do PPGOP 10/10/2018

2 VAGAS Vagas exclusivas para os servidores da UFSM em exercício no Campus de Cachoeira do Sul: Linhas de pesquisa:» Pessoas e Sociedade até 06 vagas;» Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública até 05 vagas;» Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos até 05 vagas. Vagas para o público em geral: Linhas de pesquisa:» Pessoas e Sociedade até 04 vagas;» Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública até 03 vagas;» Inovação e Modernização de Sistemas e Processos Administrativos até 03 vagas.

3 Documentação 1. Curriculum Vitae, modelo Lattes CNPq; 2. Projeto de pesquisa, em quatro vias; 3. Carta de intenção do candidato com justificativa para estudos pertinentes na área pública.

4 Critérios de Seleção Indicador de Seleção Peso Defesa Oral do Tema 2,5 Curriculum Vitae 2,5 Projeto 2,5 Entrevista e Defesa do Projeto 2,5

5 Agenda Causas de Insucesso O que é um projeto de pós-graduação? Etapas de um projeto de pesquisa? Dicas para um bom projeto de pesquisa

6 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 1. Não aderência ao perfil do programa/linha de pesquisa. Por melhor que seja um projeto, ele precisa estar adequado às especificações do edital, seja em relação ao tema/linha de pesquisa ou à verba disponibilizada. 2. Formatação inadequada. Quando estiver escrevendo um projeto de pesquisa verifique aspectos como número de páginas/caracteres indicados pelo edital/formulário, ordenação dos tópicos, entre outros elementos de formatação.

7 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 3. Escrita errada. A clareza e adequação da escrita às regras gramaticais são cruciais à adequada apresentação de um projeto. Uma boa proposta pode ter sua apresentação e avaliação comprometidas por uma escrita inadequada. 4. Ausência de método científico. O projeto não é um texto de livre escrita, por isso, deve-se ter atenção aos pontos específicos que devem ser contemplados e ao tipo de informação que cada um demanda.

8 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 5. Recorte pouco relevante. Para ter boas chances de aceitação, é fundamental que o projeto seja inovador e que ofereça uma contribuição relevante à sua área de pesquisa. 6. Proposta fraca. O problema de pesquisa deve ser dotado de uma complexidade condizente ao grau que o pesquisador possua ou pretenda obter. Um projeto de doutorado deve ter um recorte mais complexo que um de mestrado, por exemplo.

9 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 7. Falta de clareza na apresentação do problema de pesquisa. Este é o primeiro contato do leitor com seu problema de pesquisa, por isso seja o mais claro possível para evitar restem dúvidas sobre questão proposta e sua relevância. 8. Tema não prioritário. Ainda que o tema da pesquisa seja pertinente ao edital, ele pode não ser uma prioridade no momento.

10 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 9. Proposta mal justificada. Além de bem apresentado, o problema de pesquisa precisa ser bem justificado. Cabe ao autor do projeto destacar a importância de seu recorte pesquisa e a contribuição que este pode oferecer. 10. Problema genérico demais. Se o recorte do problema de pesquisa não for claro, o projeto tenderá a parecer inconsistente dada à sua generalidade. Um bom recorte é fundamental para que se vislumbre resultados relevantes

11 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 11. Proposta muito ambiciosa. A complexidade do projeto e recorte da pesquisa devem estar adequados ao grau de maturidade do pesquisador e ao tempo em que a pesquisa terá para ser desenvolvida. 12. Argumentação parcial. A construção de um problema de pesquisa bem embasado passa pela apresentação de um ponto de vista e reconhecimento de seus contra-argumentos. Ater-se a apenas um dos lados do debate pode enfraquecer sua argumentação.

12 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 13. Metodologia inconsistente. Por melhor que seja o recorte do problema, é fundamental que se esclareçam as etapas da pesquisa e o método que será utilizado para compreender o problema apresentado e buscar a comprovação da hipótese. 14. Metodologia inadequada. Nem sempre a metodologia mais difundida em sua área de pesquisa é a mais adequada ao seu problema. A adequação entre os dois é fundamental para a construção de um projeto consistente.

13 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 15. Bibliografia fraca. Para demonstrar sua pertinência, o projeto de pesquisa deve colocar o problema apresentado em diálogo com outras pesquisas e obras relevantes à sua área. 16. Bibliografia desatualizada. Para demonstrar domínio sobre o problema, é importante consultar e apresentar as discussões mais recentes sobre seu tema, ainda que estas não sejam cruciais à sua pesquisa.

14 Causas de Insucesso de um projeto de pesquisa 17. Falta de domínio sobre o problema. Sendo o projeto uma estrutura de partes que se complementam, lacunas ou erros em quaisquer de suas partes pode transmitir a impressão de falta de domínio sobre o problema. Por isso, antes de enviar o projeto é fundamental conferir se seu texto e argumentação estão claros e coesos.

15 O que é um projeto de pósgraduação? Interesse individual versus interesse de estudo do programa de pós-graduação. Interesse profissional versus relevância científica

16 Um projeto de pesquisa, em síntese, deve conter: (1) Introdução mais ou menos 1 ou 2 páginas (2) Justificativa e problemática mais ou menos 2 a 3 paginas (2) Objetivos mais ou menos 2 ou 3 páginas (3) Fundamentação Teórica mais ou menos 6 a 8 páginas (3) Método de trabalho mais ou menos 2 página (4) Bibliografia pode ser dividida entre a já lida para fazer o projeto e a que será trabalhada durante a pesquisa, como fonte sobre o objeto investigado.

17 Título Deve identificar o trabalho realizado de forma concisa e objetiva. Sugere-se evitar títulos muito longos. Um bom título (com 10 a 12 palavras de extensão) utilizará termos descritivos e frases que destacam de forma acurada a essência do projeto.

18 (1) Introdução Explique o que você pesquisou, ou seja, o seu objeto de pesquisa. Como na justificativa do projeto, convença seu leitor de que sua pesquisa é relevante. Faça um pequeno histórico dessa ideia, conte de onde ela surgiu e por quê. Mostre, sutilmente, para seu leitor que seu trabalho merece ser lido.

19 (2) Justificativa e Problemática Justificativa é: Por que o meu projeto de pesquisa é importante? A quem interessa? Quais os autores que corroboram com a minha ideia? Problemática é: Por o meu problema é um problema? Quem disse que é um problema que merece ser pesquisado? Quais seriam os outros problemas que seriam minimizados ou resolvidos com o meu estudo? O Problema é o cerne central. Aqui você irá responder à pergunta o que eu quero saber sobre o tema?. Na verdade, escrever um projeto de pesquisa é organizar as ideias em nossa mente e, antes de tudo, respondermos a nós mesmos o que, de fato, vamos fazer e porquê.

20 Como chegar a definir o problema? Não é raro termos um problema que pode (e sempre que pode, deve) ser subdividido em mais de um. Exemplo: uma pesquisa que tenha por objetivo responder a pergunta o que gera a evasão escolar? Outra dica: um problema é tanto melhor definido quanto mais se aproxime de uma pergunta. O problema deve ter clareza. Os termos utilizados devem deixar suficientemente explícitos os seus significados ou como serão utilizados. O problema deve ser preciso. O problema deve apresentar referências empíricas.

21 Objetivo principal (3) Objetivos Resposta ao problema de pesquisa ou modelo proposto (produto) que quer realizado. Objetivos específicos São etapas para alcance do objetivo principal. Se dividem em no máximo 4.

22 (4) Fundamentação Teórica Corresponde à descrição do ESTADO DA ARTE em relação ao assunto pesquisado fundamentado em revisão bibliográfica consistente e atualizada pode partir do que está no projeto, desde que seja feita a atualização e a sincronização com os resultados obtidos.

23 Divisão da Fundamentação Teórica 1. Conceituação do tema 2. Teorias que explicam o tema formas de resolução do tema 3. Exposição da Teoria escolhida. Exposição de estudos que aplicaram a teoria.

24 (5) Método de Trabalho Descrição dos métodos, etapas /processos, equipamentos e demais recursos utilizados no desenvolvimento do trabalho.

25 Método de trabalho divide-se em: A) Tipo de Pesquisa; B) Estratégia de pesquisa; C) Definição da população e amostra ou unidade de análise; Confiabilidade e validade dos dados Formas de coleta dos dados Formas de análise dos dados

26 Síntese do projeto Objetivos Forma de Coleta dos dados Variáveis/questões Forma de Análise dos dados Autores Ojetivo 1 Objetivo 2 Objetivo 3

27 (6) Bibliografia Listagem com as fontes utilizadas para a elaboração do trabalho, apresentadas em ordem alfabética conforme norma ABNT para citação de referências.

28 Dicas de Escrita Usar sempre forma direta. O texto deve ser uniforme, isso significa dar a impressão/certeza ao leitor que foi escrito por uma única pessoa. O texto deve ser coerente com os dados apresentados. Deve haver um fio condutor do projeto, ou seja, uma coerência que ligue a introdução, fundamentação teórica e metodologia. As frases devem ser curtas e evite parágrafos muito longos.

29 CONTATOS Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª Manhã das 8 às 12:00 horas e das 14 às 17:00 horas Prédio 74C, sala 4126 Campus UFSM Telefones: (55) (55) ppgop.ufsm@gmail.com

30 10/10/2018

Título do projeto: subtítulo

Título do projeto: subtítulo ANEXO 05 ao Edital nº 001/2016 PPGDH MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Número de páginas: mínimo de 10 e máximo de 15 Título do projeto: subtítulo Nome completo do(a) Mestrando(a) João Pessoa-PB Mês / ano

Leia mais

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a)

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a) ANEXO 05 ao Edital nº 001/2016 PPGDH MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Número de páginas: mínimo de 10 e máximo de 15 Título do projeto: subtítulo Nome completo do(a) Mestrando(a) João Pessoa-PB Mês / ano

Leia mais

RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL EDITAL N 02/2017/PPGCJ

RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL EDITAL N 02/2017/PPGCJ UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS RETIFICAÇÃO DOS ESPELHOS DE CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA E ORAL PARA FINS DE ADEQUAÇÃO AO EDITAL

Leia mais

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor.

Cada participante poderá submeter até dois resumos como primeiro autor. PROPOSTA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS As propostas de trabalho deverão contemplar o desenvolvimento de pesquisas qualitativas, realizadas no âmbito de cursos de mestrado e doutorado ou que contemplem mestres

Leia mais

EDITAL Nº 013/2018 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL Nº 013/2018 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 013/ ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Diretor Geral da Escola Superior São Francisco de Assis ESFA, Clenilton Pereira, no uso de suas atribuições

Leia mais

XVII SEDU. Semana da Educação UEL 2017 Educação e Dilemas Contemporâneos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS

XVII SEDU. Semana da Educação UEL 2017 Educação e Dilemas Contemporâneos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS XVII SEDU Semana da Educação UEL 2017 Educação e Dilemas Contemporâneos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS Os trabalhos deverão ser encaminhados, impreterivelmente, até o dia 20.09.17 para o

Leia mais

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO

Curso de Educação Física - Bacharel. Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Curso de Educação Física - Bacharel Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO PORTO ALEGRE, Ano Nome do Aluno TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

SALÃO DO CONHECIMENTO Ciência Alimentando o Brasil 26/09 a 30/09/2016. Campus Ijuí Santa Rosa Panambi Três Passos

SALÃO DO CONHECIMENTO Ciência Alimentando o Brasil 26/09 a 30/09/2016. Campus Ijuí Santa Rosa Panambi Três Passos SALÃO DO CONHECIMENTO 2016 XXIV SEMINÁRIO DE IN ICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI JORNADA DE PESQUISA XVII JORNADA DE EXTENSÃO VI MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR VI SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Ciência

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

EDITAL IFRS Nº 01/2018

EDITAL IFRS Nº 01/2018 EDITAL IFRS Nº 01/2018 FLUXO CONTÍNUO - PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Stricto Sensu OU PÓS-DOUTORADO

Leia mais

apresentar pré-projeto de pesquisa (Modelo Anexo II) sobre o tema a ser pesquisado, de acordo com as normas do

apresentar pré-projeto de pesquisa (Modelo Anexo II) sobre o tema a ser pesquisado, de acordo com as normas do EDITAL DIRAC Nº 15 /2019 FIES Estão abertas as inscrições para seleção de acadêmicos da FIES do Programa de Iniciação Científica, o qual se constitui em ferramenta de apoio teórico e metodológico com vistas

Leia mais

EDITAL Nº 002/ DA VIGÊNCIA DO EDITAL E CADASTRAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

EDITAL Nº 002/ DA VIGÊNCIA DO EDITAL E CADASTRAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EDITAL Nº 002/2017 Fluxo Contínuo - Projetos de Pesquisa Desenvolvidos por Servidores do IFRS em Programas de Pós-graduação (Stricto Sensu) ou Pós-Doutorado O Reitor do (IFRS), no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL No. 01/2017

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL No. 01/2017 FACULDADE GAMA E SOUZA COPPE Pós-graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EDITAL No. 01/2017 A coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Gama e

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ECA/USP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ECA/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ECA/USP Inscrição para bolsas de estudo 2018 Os alunos do PPGCOM interessados em se candidatar ao processo seletivo para solicitação de bolsas de estudo

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos Brasília 2017 1 Este manual foi produzido por professores da instituição

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 31 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2018 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Orientações para a escrita do artigo

Orientações para a escrita do artigo Orientações para a escrita do artigo 1. ESTRUTURA E ELEMENTOS DO ARTIGO 1.1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO Iniciando o artigo, temos a sua identificação. Esta deve ser feito de acordo com o exemplo abaixo: TÍTULO

Leia mais

Por que meu projeto não foi contemplado?

Por que meu projeto não foi contemplado? 6º SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO MÉTODOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DESAFIOS PARA INOVAÇÕES EM PROJETOS COMPETITIVOS PARA AGÊNCIAS DE FOMENTO NA ÁREA DE NUTRIÇÃO Por que meu projeto não foi

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

O que é um projeto? Latim - pro-jicere = colocar adiante

O que é um projeto? Latim - pro-jicere = colocar adiante Projeto de Pesquisa Projeto de Pesquisa O que é um projeto? Latim - pro-jicere = colocar adiante Projeto de Pesquisa O que é pesquisa? Exercício ou a prática da busca do conhecimento, conduzido por meio

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PINHAIS DIRETORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL 06/2018 A Direção do Campus Pinhais, por intermédio da sua Direção de Ensino,

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA - As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FASC ORGANIZAÇÃO APARECIDO PIMENTEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA OAPEC NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, ENSINO, PESQUISA E ATIVIDADES COMPLEMENTARES NEXTU-AC

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2017 DO IFG-ITUMBIARA - As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto

Leia mais

INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGAC 2017

INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGAC 2017 INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGAC 2017 Quem pode concorrer? Todos os alunos ingressantes e regularmente matriculados nos cursos de pósgraduação, com exceção dos alunos que foram selecionados pelo Programa

Leia mais

Como escrever um artigo científico

Como escrever um artigo científico Como escrever um artigo científico Rodrigo Garrett Junho de 2014 Estrutura: Considerações Gerais Apresentação Exercício 2 Escrever um bom artigo científico equivale a produzir uma obra de arte. Um pesquisador

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR BIC/JR EDITAL N. 09/2010 FAPEMA O

Leia mais

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

CAPÍTULO III- DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO 6. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- UEG CAMPUS PORANGATU PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UEG PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) EM EDUCAÇÃO E LINGUAGENS Turma 2017/01 CAPÍTULO I- DA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES A Universidade

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO I O presente documento destina-se a reger as atividades de Trabalho de Curso I, modalidade Projeto de Pesquisa, do Curso de Engenharia da

Leia mais

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EDITAL 8. ESPECÍFICO PARA INGRESSO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (CÓDIGO 8).. Área de concentração: Governo, Organizações e Sociedade.... Linhas de pesquisa:... Economia,

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 Importância do Domínio da Escrita O aluno/profissional escreve: - Relatório de IC, estágios, TCC; -

Leia mais

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão). POLÍTICAS DE SEÇÃO ARTIGO ORIGINAL Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento

Leia mais

EDITAL 04 / Inscrição:

EDITAL 04 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14)

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) (6 espaçamentos, entrelinhas 1,5) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) (1 espaçamento, entrelinhas 1,5) Nota descritiva: indicar a natureza

Leia mais

43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 43ª SEMANA ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO 25ª SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª MOSTRA CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS - Data limite

Leia mais

EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018

EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018 EDITAL 001/2017 PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) e INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO (ITI) Uni-FACEF EDIÇÃO 2017 PERÍODO 2017/2018 A Comissão dos Programas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I)

ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SUBMISSÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - (TCC I) 1 - Objetivos e organização

Leia mais

EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018

EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018 EDITAL III MOSTRA DE SAUDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 26 a 28/09/2018 A Mostra de Saúde Coletiva da FCM-MG tem como objetivo ampliar as discussões sobre o campo da saúde coletiva, a partir

Leia mais

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS

I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS I MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - IFPR CÂMPUS PINHAIS Edital 003/2015 A Direção do Câmpus Pinhais, por intermédio da sua Coordenadoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - Campus Sorocaba Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PPGEP-S Curso de Mestrado Acadêmico EDITAL Nº 003/2012/PPGEP-S SELEÇÃO PARA MESTRADO ACADÊMICO (para

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES

EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR/2019 EDITAL Nº. 1/2019 PRPPG/UFES A Pró-Reitoria de Pesquisa e (PRPPG) da Universidade

Leia mais

DOUTORADO EM GESTÃO URBANA DINTER PUCPR - UNICERRADO

DOUTORADO EM GESTÃO URBANA DINTER PUCPR - UNICERRADO Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Escola de Arquitetura e Design Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana PPGTU Centro Universitário de Goiatuba

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA - As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL DO PPGCS/UFRB- BOLSA PNPD/CAPES

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL DO PPGCS/UFRB- BOLSA PNPD/CAPES EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL DO PPGCS/UFRB- BOLSA PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB), localizado no campus

Leia mais

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.)

TÍTULO DO TRABALHO. (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) TÍTULO DO TRABALHO (MAIÚSCULA, NEGRITO, FONTE: Liberation Sans, 22; CENTRALIZADO, ESPAÇO SIMPLES, espaçamento 0,42cm superior.) Nome e Sobrenome do autor principal 1, coautor 2, coautor 3 (Fonte: Liberation

Leia mais

Lição 2 O Hábito da Leitura

Lição 2 O Hábito da Leitura Redação Técnica 43 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: reconhecer o conceito de leitura; identifi car os principais objetivos da leitura; selecionar alguns recursos utilizados para efetuar

Leia mais

EDITAL 01 / Inscrição:

EDITAL 01 / Inscrição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Grupo Inovação Instituto de Economia da UFRJ 2 Pesquisa Qualitativa e Quantitativa Métodos quantitativos

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL 2019.1 Coordenação A Brazcubas Educação e o Núcleo de Pesquisa com o objetivo de incentivar as atividades de pesquisa comunicam a abertura de inscrições para o Programa

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Documentação necessária para PEDIDO de bolsa nova:

Documentação necessária para PEDIDO de bolsa nova: Tendo em vista que tem bolsas vacantes de mestrado e de doutorado concedidas pela CAPES e CNPQ, informamos que estaremos recebendo no período de 13 a 17 de fevereiro de 2017 (somente nos dias úteis), inscrições

Leia mais

Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições

Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Franca SP Brasil V SEMINÁRIO DE DIREITO DO ESTADO Alternativas políticas e respostas jurídicas diante da crise das instituições Data: 15

Leia mais

XI Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC. Prof. Dr. Rodrigo Rosso Marques (DALi/CCE/UFSC)

XI Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC. Prof. Dr. Rodrigo Rosso Marques (DALi/CCE/UFSC) XI Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC Prof. Dr. Rodrigo Rosso Marques (DALi/CCE/UFSC) rodrigo.rosso@ufsc.br Origem: A evidência primeira das produções de vídeos em Língua de Sinais são constatações

Leia mais

Título do mini-artigo

Título do mini-artigo Título do mini-artigo Nome do Autor 1 Resumo Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um mini-artigo científico, bem como sua formatação geral para apresentação ao Curso de Mestrado

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE MESTRADO 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no uso de suas atribuições, faz saber que de acordo com o Regulamento do Programa e por decisão da Comissão

Leia mais

1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016

1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016 1º Termo de Retificação ao Edital de Seleção n. 003/PPGEF/2016 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, no uso de suas atribuições, torna público, para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Edital PEQ PNPD 01/ Seleção de Bolsista PNPD. Programa de Engenharia Química/COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edital PEQ PNPD 01/ Seleção de Bolsista PNPD. Programa de Engenharia Química/COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro Edital PEQ PNPD 01/2019 - Seleção de Bolsista PNPD /COPPE 1 - Objeto O presente edital tem o objetivo de anunciar e regular o processo de seleção de bolsista PNPD, em conformidade com o Programa Nacional

Leia mais

Decisão final da banca: ( ) Aprovação ( ) Reprovação

Decisão final da banca: ( ) Aprovação ( ) Reprovação (VIA DO ALUNO) Aluno: Título: Orientador: : Decisão final da banca: ( ) Aprovação ( ) Reprovação (VIA DO ORIENTADOR) Aluno: Título: Orientador: : Decisão final da banca: ( ) Aprovação ( ) Reprovação (VIA

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Da Introdução Art.1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma das atividades que compõem a formação universitária de caráter técnico-científico, sendo

Leia mais

FORMULÁRIO DE PESQUISA PIBIC 2015/ Modalidade ( ) Projeto de pesquisa ( ) Curso ( ) Evento ( ) Serviço

FORMULÁRIO DE PESQUISA PIBIC 2015/ Modalidade ( ) Projeto de pesquisa ( ) Curso ( ) Evento ( ) Serviço FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA FUNESO UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO UNESF Campus Universitário, s/n - Jardim Fragoso Olinda/PE CEP 53060-770 CNPJ 08.905.382/000-04 PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGCOM-USP Obs.: os ingressantes de mestrado 2015 poderão pleitear bolsa de estudos no 2º. semestre de 2015.

INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGCOM-USP Obs.: os ingressantes de mestrado 2015 poderão pleitear bolsa de estudos no 2º. semestre de 2015. INFORMAÇÕES BOLSAS DE ESTUDOS PPGCOM-USP 2015 PERIODO DE INSCRIÇÃO: 10 A 13 DE FEVEREIRO DE 2015 INGRESSANTES DE DOUTORADO 2015 MESTRANDOS E DOUTORANDOS JÁ EM CURSO Obs.: os ingressantes de mestrado 2015

Leia mais

PADRÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA:

PADRÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA: Modelo de Capa FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA PADRÃO PARA NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE FUNORTE DE JANAÚBA: modelo apresentado para ser seguido na construção da monografia Nome

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Prof. Dr. Eduardo Cyrino de Oliveira Filho Olívia Laquis

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS DO DOURO Para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CENTRO DE ENERGIA NUCLEAR NA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS (Energia Nuclear na Agricultura) PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO PRIMEIRO SEMESTRE

Leia mais

9 Dicas Incríveis para Fazer um Pré Projeto de Pesquisa de Mestrado. Sobre. Receba Dicas de Tradução de Textos em Inglês no seu

9 Dicas Incríveis para Fazer um Pré Projeto de Pesquisa de Mestrado. Sobre. Receba Dicas de Tradução de Textos em Inglês no seu 7 Dicas para se Dar Bem na Prova de Pro ciência da Pós Graduação Confira Agora Assista Aula Gratuita com Dicas para Prova de Mestrado e Doutorado Basta preencher o formulário abaixo: Nome * Email * QUERO

Leia mais

Inscrição com submissão de Trabalho 24/11/2014 até 15/12/2014. Inscrição sem submissão de Trabalho. Não há mais possibilidade de R$ 350,00 20/06/2015

Inscrição com submissão de Trabalho 24/11/2014 até 15/12/2014. Inscrição sem submissão de Trabalho. Não há mais possibilidade de R$ 350,00 20/06/2015 II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO Período 15 a 17/07/2015 DIÁLOGO PEDAGÓGICO, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR: Prática Pedagógica a transposição didática frente aos desafios da contemporaneidade

Leia mais

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL Nº 11/ Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO EDITAL Nº 11/ 2016 Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação MESTRADO E DOUTORADO 2017 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná,

Leia mais

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019

EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 EDITAL PROAC Nº 03 DE 27/02/2019 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). A Pró-Reitora Acadêmica

Leia mais

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL Nº01/2016 - PIC A União Educacional do Norte - UNINORTE, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL

REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL 1 REGULAMENTO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA PPGL Considerando as exigências da Portaria n. 81, de 3 de junho de 2016, publicada no DOU em 6 de junho de 2016 (CAPES), o Documento da Área de Letras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Art. 1 Edital de Seleção para a turma 2019 A Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO BOLSISTA PNPD/CAPES 2016 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 060/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais