PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS"

Transcrição

1

2 PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

3 Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1 Co 2 Coríntios 2 Co Gálatas Gl Efésios Ef Filipenses Fp Colossenses Cl 1 Tessalonicenses 1 Ts 2 Tessalonicenses 2 Ts 1 Timóteo 1 Tm 2 Timóteo 2 Tm Tito Tt Filemon Fm

4 Painel dos Livros Livro Idéia principal Autor Romanos 1 Coríntios 2 Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses A Vida pela Fé As várias desordens na Igreja Paulo defende sua Autoridade Apostólica Pela Graça, não pela Lei Unidade da Igreja Alegria em Cristo Caráter de Jesus Paulo

5 Gálatas

6 Paulo e Barnabé tinham acabado de chegar de sua primeira viagem missionária (At ). Tinham visitado Icônio, Listra e Derbe, cidades localizadas na província romana da Galácia (atualmente a Turquia). Ao voltar a Antioquia, Paulo foi acusado por alguns judeus crentes de estar enfraquecendo o cristianismo para torná-lo mais atrativo aos gentios.

7 Esses judeus cristãos discordavam de suas declarações no sentido de que os gentios não precisavam obedecer à maioria das leis religiosas que os judeus haviam observado durante séculos. Alguns dos acusadores de Paulo tinham ate acompanhado o apóstolo a essas cidades da Galácia e dito aos gentios convertidos que precisavam se submeter a circuncisão e obedecer a todas as leis e costumes judaicos para serem salvos.

8 De acordo com essas pessoas, os gentios precisavam primeiro tornar-se judeus para depois tornar-se cristãos. Em resposta, a presente ameaça, Paulo escreveu esta carta as igrejas da Galácia, na qual explica que obedecer as leis do AT, ou as leis judaicas, não traz a salvação. As pessoas são salvas pela graça, por meio da fé.

9 A

10 Contexto

11 Na época de Paulo, a Galácia era uma província romana situada na região central da atual Turquia. A maior parte dessa nação era um grande e fértil planalto para onde havia se mudado um grande número de pessoas por causa das condições favoráveis a agricultura. Um dos objetivos de Paulo durante sua viagem missionária era visitar regiões densamente povoadas a fim de atingir o maior número possível de ouvintes.

12 A maior parte dos cristãos gálatas era formada por gregos que desconheciam as leis e os costumes judaicos. Os judaizantes formavam uma facção extrema de judeus cristãos. Esses dois grupos criam em Cristo, mas seus estilos de vida eram completamente diferentes.

13 O Autor Paulo, nome romano de Saulo, nasceu em Tarso na Cilícia (At 16:37; 21:39; 22:25). Embora tenha nascido um cidadão romano, Paulo era um judeu da Dispersão, um israelita circuncidado da tribo de Benjamin, e membro zeloso do partido dos Fariseus (Rm 11:1; Fp 3:5; At 23:6).

14 O Autor Paulo conhecia profundamente a cultura grega. Ele também falava o aramaico, era herdeiro da tradição do farisaísmo, estrito observador da Lei e mais avançado no judaísmo do que seus contemporâneos (Gl 1:14; Fp 3:5,6).

15 Data Escrita da cidade de Antioquia, no ano 48 d.c, logo após a Primeira Viagem Missionária de Paulo. É a primeira carta escrita por Paulo e um dos primeiros livros do Novo Testamento. Paulo havia passado pela região sul da Galácia, ao final da sua 1ª viagem missionária (anos 47, 48)

16 Propósito da carta O grande propósito de Paulo ao escrever a carta aos Gálatas foi dar instruções aos cristãos sobre a justificação exclusiva e total em Jesus Cristo, o Messias e Filho de Deus. Os mestres cristãos judaizantes, procuravam convencer os gálatas a se revoltarem contra Paulo e seus ensinos. Com isso, eles queriam que os cristãos voltassem a praticar todos os principais rituais da lei, pois, como eram gentios, tinham que ser circuncidados ( ).

17 Propósito da carta Paulo reivindica sua autoridade apostólica e condena os ensinos dos judaizantes como sendo legalistas e anticristãos. Ele apresenta o sacrifício de Jesus na Cruz como sendo suficiente para a justificação e redenção. Desta forma, o nosso relacionamento com Deus está restaurado em Cristo, e apenas ele.

18 Esboço da Epístola aos Gálatas

19 I. Introdução Saudação Motivo do escrito defesa do evangelho: II. Paulo defende seu apostolado 1.11 a Paulo recebeu seu evangelho diretamente de Cristo: Paulo era independente dos 12 e de Jerusalém Paulo teve sua autoridade reconhecida pelos apóstolos de Jerusalém Paulo tinha tal autoridade que repreendeu a Pedro

20 III. Paulo defende o verdadeiro evangelho 2.15 a Judeus e gentios são justificados pela fé Crucificado com Cristo, Paulo vive na fé do Filho de Deus Voltar à lei é insensatez O pacto da fé é anterior à lei de Moisés A lei não pode invalidar as promessas do pacto da fé A lei é um aio (pedagogo) para nos levar a Cristo Os crentes no evangelho não são escravos, mas filhos Os ritos da lei não têm valor algum A mudança de atitude dos gálatas A alegoria das duas alianças: escravos e filhos

21 IV. Paulo defende a liberdade dos crentes em Cristo 1. Quem guarda a lei acabou com o espaço de Cristo A liberdade cristã é limitada só pelo amor Oscrentes andam pelo Espírito Há uma luta constante entre o Espírito e a carne As obras da carne As obras do Espírito A simpatia que se deve ter com osque caem A lei da ceifa e da colheita O contraste entre os motivos de Paulo e os dos judaizantes

22 Capítulos Capítulo 1: O Abandono ao Verdadeiro Evangelho Capítulo 2: Paulo com os outros Apóstolos Capítulo 3: Abraão e a Justificação Pela Fé Capítulo 4: Filhos da Escravidão e da Liberdade Capítulo 5: Obras da Carne e Frutos do Espírito Capítulo 6: A Lei da Semeadura

23 Temas da Epístola aos Gálatas

24 A carta de Paulo aos Gálatas tem sido a fonte de ensino teológico para a igreja no meio de suas mais profundas crises. Na época da Reforma no século XVI, os líderes protestantes identificaram nesta carta a chave para os problemas de fundo teológico que enfrentavam. A primeira seção (caps. 1-2), em que Paulo defende sua autoridade, é de caráter histórico, a segunda é teológica (cap. 3-4), e os dois últimos capítulos são práticos, ou exortatórios.

25 Paulo descreve a mudança de comportamento existente entre os cristãos da Galácia, sugerindo que, apesar de terem começado no poder do Espírito, estão procurando agora completar a sua salvação por meio da carne. Esse contraste entre o espírito e a carne é muito importante para Paulo, especialmente nesta carta. O mundo do Espírito, porém, é um mundo de fé, não de obras da lei. Se os Gálatas realmente quisessem participar da herança de Abraão, se eles realmente quisessem ser considerados como filhos de Abraão, eles deviam viver pela fé como Abraão (3:6-7, 29).

26 Carne x Espírito Obras da lei x Fé Maldição x Promessa de bênção Escravidão x Herança da Liberdade Pecado x Justificação Morte x Vida Escrava Hagar x a mulher livre [Sara] Jerusalém terrena x a Jerusalém celestial Ismael x Isaque Perseguidor x Perseguido Lançado fora x Ser herdeiro Debaixo da Lei x Ser conduzido pelo Espírito Obras da Lei x Frutos do Espírito

27 Os corações dos homens estão mal equipados para seguir as leis de Deus e mostrar o amor de Deus ao mundo. Onde Israel fracassou, Cristo teve sucesso, demonstrando amor até a morte. Hoje, Cristo enviou o Espírito Santo para que os corações de todos os Seus seguidores possam ser tocados, permitindo que eles amem completamente os outros e amem a Deus, cumprindo a lei que Deus estabeleceu no início da história.

28 Gálatas Responde a Três Perguntas Principais O que é a graça de Cristo? 1:3b a 4 Jesus Cristo deu sua própria vida por nossos pecados 3:26 para que pudéssemos ser filhos de Deus. O que nos permite participar da graça de Cristo? 2:16 Crer em Jesus Cristo nos justifica diante dos olhos de Deus, e 3:13 nos liberta da servidão da lei de Moisés.

29 Quais são as benções que a graça de Cristo dá ao crente agora? 5:1 Liberdade A demanda da lei foi satisfeita por Cristo; a lei não condena mais o crente. 2:20 Vida A morte do pecador foi levada por Cristo para o crente ter a vida eterna. 5:13-14 Amor O crente serve por amor de Cristo que lhe deu a sua liberdade.

30 Conclusão

31 Conclusão

32 Bibliografia Araújo Neto, Cuiabá-MT, 07 de dezembro de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal Bruce, F. Commentary on Galations; J.D.G. Dunn, Jesus, Paul and the Law; D. Guthrie, Galatians; W. Neil, The Letter of Paul to the Galatians; J. R. W. Stott, The Message of Galatians. Gundry, R. Panorama do Novo Testamento. Ed.Vida Nova, Halley, H. Manual bíblico de Halley: Edição revista e ampliada - nova versão internacional.ed. Vida, Kokenzie, J.Um resumo do livro de Gálatas. Conhecendo Deus. Acesso: Langston, A. Esboço de Teologia Sistemática. Ed. Juerp, Money, N. Geografia Histórica do Mundo Bíblico. Ed. Vida, Nascimento, D. Gálatas Estudo: A Carta de Paulo ao Gálatas. Acesso: Reese, E & Klassen, F. Biblia Em Ordem Cronologica - Nvi. Ed. Vida, Shreiner, J & Dautzenberg, G. Forma e Exigências do Novo Testamento. Editora: Teológica, The Bible Project. The Law. Acesso:

33

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. Tito E Filemom

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. Tito E Filemom PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO Tito E Filemom Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Evangelhos (4) Histórico (1) Painel

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.!

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.! NOVO TESTAMENTO Nome: Mateus Autor: Mateus, cobrador de impostos antes de ser discípulo Audiência: Judeus O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas. Esboço:

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático NOVO TESTAMENTO Planejamento 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático Introdução Fatores que favoreceram ao Ministério de Jesus Língua e cultura globalizadas

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. 1 e 2 TIMÓTEO

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. 1 e 2 TIMÓTEO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO 1 e 2 TIMÓTEO Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1 Co 2 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) ATOS At Quem escreveu: Lucas

Leia mais

Lição 7 Lei ou fé, qual a sua escolha?

Lição 7 Lei ou fé, qual a sua escolha? Lição 7 Lei ou fé, qual a sua escolha? Texto bíblico: Gálatas 3.1-14 Texto áureo: Nesta lição e na próxima, abordaremos os argumentos doutrinários da carta aos Gálatas, os quais exortam contra a atitude

Leia mais

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 )

O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar ( Gl 4:24 ) Sara e Agar Sara e Agar é alegoria das duas alianças: graça e lei respectivamente. Agar e seu filho alcançaram possessão no deserto de Parã, que fica na região do monte Sinai, que é a Jerusalém atual.

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

Lição 10 A liberdade em Cristo

Lição 10 A liberdade em Cristo Lição 10 A liberdade em Cristo Texto bíblico: Gálatas 4.1-11; 5.1-15 Nesta lição, desvendaremos o segredo para viver livres, a norma e o propósito da liberdade alcançada em Cristo. A partir dos capítulos

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI

Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Leia mais

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10)

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) ROMANOS AULA 1 A REVELAÇÃO E A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br 1 2 Objetivos do Curso Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) Conhecimento frutífero Capacitação

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

Gálatas 4 A plenitude dos tempos

Gálatas 4 A plenitude dos tempos Gálatas 4 A plenitude dos tempos Em ambos os casos (herdeiro menino e escravos), o empecilho decorre da lei. O escravo (os gentios) só pode ser livre do seu senhor quando for resgatado, ou quando morrer.

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE JOÃO

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE JOÃO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE JOÃO Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (GALATAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (GALATAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (GALATAS) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha.

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A comunidade cristã de Roma era composta de conversos

Leia mais

Sumário. Prefácio... 13

Sumário. Prefácio... 13 Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação

Leia mais

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro O apóstolo Paulo em Roma 01 VERSO PARA MEMORIZAR: Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fá (Rm 1:8) 30 de setembro

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

LIÇÃO de junho a 01 de julho

LIÇÃO de junho a 01 de julho Paulo: apóstolo dos gentios 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: 'Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!'"

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 154)

E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 154) Lição 3 para 15 de julho de 2017 A entrada massiva de gentios à igreja foi, sem sombra de dúvidas, uma grande benção. Não obstante, trouxe também seus próprios problemas. Enquanto que para os judeus era

Leia mais

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3

Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento. Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 Noções Gerais sobre a Bíblia Parte 2 Novo Testamento Curso Aprendizes do Evangelho Aula 3 O Novo Testamento (NT) é o conjunto dos textos escritos após a vida publica e a morte de Jesus. Expõe a história

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ

JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ Lição 4 para 22 de julho de 2017 Em Gálatas 2:15-21 trata sobre as diferenças entre judeus e gentios. São todos justificados da mesma maneira? São os gentios justificados pela fé

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15 SUMÁRIO Prefácio... 13 Abreviações... 15 1. O gênero das cartas de Paulo... 17 Comunicação no século 1 o... 18 O ambiente oral... 18 O ambiente retórico... 19 O ambiente literário... 19 Sumário... 20 Cartas

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott

O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott O Evangelho não era um movimento reformador dentro do judaísmo, mas como Boas Novas para o mundo todo. John Stott Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês

Leia mais

PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College

PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College 1 DISCIPLINA : BI 505 Atos e Paulinas Créditos e Carga horária: 3 créditos, 45 horas/aulas

Leia mais

FILHOS E HERDEIROS DE DEUS (Gálatas, 3: 26-29) DEUS ENVIOU SEU FILHO (Gálatas, 4: 4)

FILHOS E HERDEIROS DE DEUS (Gálatas, 3: 26-29) DEUS ENVIOU SEU FILHO (Gálatas, 4: 4) Lição 8 para 19 de agosto de 2017 FILHOS E HERDEIROS DE DEUS (Gálatas, 3: 26-29) DEUS ENVIOU SEU FILHO (Gálatas, 4: 4) HERDEIROS ANTES DE CRISTO: ESCRAVOS (Gálatas, 4: 1-3) HERDEIROS DEPOIS DE CRISTO:

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 4

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 4 Capítulo 4 Introdução Novo Testamento Introdução O Novo testamento é composto por 27 livros, Evangelhos, Epístolas, e narrações históricas. Seu início com os evangelhos narra o nascimento de Jesus, seu

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS

A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS A ATUALIDADE DOS CONSELHOS PAULINOS Escola Bíblica Dominical Lição 07 3º trimestre 2013 Para : 18/08/2013 Montagem Slides : TEXTO ÁUREO Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor (Filipenses 3.1a)

Leia mais

CARTAS PAULINAS. 0Mensagem está diretamente ligada às necessidades de todas as igrejas. 0Temas importantes:

CARTAS PAULINAS. 0Mensagem está diretamente ligada às necessidades de todas as igrejas. 0Temas importantes: CARTAS PAULINAS 0Mensagem está diretamente ligada às necessidades de todas as igrejas. 0Temas importantes: 0 Justificação pela fé. 0 Santificação. 0 Edificação de Igreja. 0 Glorificação. GÁLATAS 0 Autor:

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero

Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero Neste ano, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante. Essa data retoma o evento que aconteceu em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de

Leia mais

A CARTA DE TIAGO. Um estudo comparativo das bases da teologia católica e protestante

A CARTA DE TIAGO. Um estudo comparativo das bases da teologia católica e protestante Jörg Garbers Ms. De Teologia 47 8835 5801 jorggarbers@gmail.com www.talmidpalestras.com.br A CARTA DE TIAGO 6 vs. Um estudo comparativo das bases da teologia católica e protestante Propósito das cartas

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento

LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento LIÇÃO 5 Os Livros Do Novo Testamento Quando o Novo Testamento começou a ser escrito, o panorama do Velho Testamento tinha mudado bastante. Os dias dos profetas tinham passado e grande parte do povo mostrava-se

Leia mais

Lição 13 As marcas de Jesus

Lição 13 As marcas de Jesus 8575 Lição 13 As marcas de Jesus Texto bíblico: Gálatas 6.11-18 Texto áureo Nos anos que se seguiram à morte de Jesus, dizer-se cristão representava real risco de perseguição, açoites e, em muitos casos,

Leia mais

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto

A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto A argila e a cera têm reações diferentes à mesma ação. Com o calor, a argila endurece, enquanto a cera derrete. Assim é com o coração humano, quanto mais intenso é o seu amor de Deus, ou derrete ou endurece.

Leia mais

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES Elaborada por Zuleica Silvano Remetente, destinatário e saudação (1,1) I. A missão de Paulo em Tessalônica (A) As circunstâncias da Fundação (1,2-2,16) 1,2-4:

Leia mais

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital:

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

O que é a circuncisão?

O que é a circuncisão? O que é a circuncisão? Por causa do sinal que Deus deu, equivocaram-se, pois passaram a entender que eram filhos de Deus, por serem descendentes da carne de Abraão. Passaram a acreditar que a justiça de

Leia mais

O CONCILIO DE JERUSALÉM

O CONCILIO DE JERUSALÉM O CONCILIO DE JERUSALÉM Lição 8 para 25 de agosto de 2018 A ampla aceitação do Evangelho por parte dos gentios gerou um problema para os judeus. Não deviam viver todos sob as mesmas regras? Porquê os judeus

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO CURSO:

1. APRESENTAÇÃO DO CURSO: 2ª TIMÓTEO 1 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO: Curso nasce na necessidade de uma Teologia Bíblica... A Teologia Bíblica & Teologia Sistemática... Uma das cartas mais pessoais... Retrata o fim da vida de Paulo...

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas

Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho. Texto Base Gálatas Tema: Verdadeiro Ministro do Evangelho Texto Base Gálatas 1.11-24 Introdução - No Domingo Passado falamos sobre: Dias de um falso Evangelho e pudemos refletir sobre as marcas do verdadeiro Evangelho! Mas,

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA. Romanos

A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA. Romanos A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA A TRANSIÇÃO DE TARSO PARA ANTIOQUIA Rev. Valdinei A. Ferreira Rev. Valdinei Aparecido Ferreira Romanos 12.1-2 Romanos 12.1-2 E, promovendo-lhes, em cada encomendaram

Leia mais

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Lição 13 HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Introdução Até aqui, já vimos os Evangelhos, o Livro de Atos e as Cartas Paulinas. Aproximamosnos do final do Novo Testamento, onde ainda veremos as Cartas Gerais, a partir

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

ADOTADOS POR DEUS I- O CONCEITO BIBLICO DE ADOÇÃO

ADOTADOS POR DEUS I- O CONCEITO BIBLICO DE ADOÇÃO ADOTADOS POR DEUS OBJETIVOS: 1- Apresentar o conceito bíblico de adoção. 2- Explicar a adoção no tempo presente. 3- Compreender a adoção plena no futuro. I- O CONCEITO BIBLICO DE ADOÇÃO 1- Conceito bíblico

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO )

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO ) JESUS É A VERDADE QUE LIBERTA texto básico - João 8.21-59 A Bíblia ensina que todo homem é pecador. E nessa condição todos estão despojados de qualquer liberdade. Jesus disse: Todo aquele que pratica o

Leia mais

Panorama do Novo Testamento. Atos do Espírito de Cristo. O livro de Atos. Epístolas de Paulo As Primeiras. I e II Tessalonicenses.

Panorama do Novo Testamento. Atos do Espírito de Cristo. O livro de Atos. Epístolas de Paulo As Primeiras. I e II Tessalonicenses. Panorama do Novo Testamento Atos do Espírito de Cristo O livro de Atos Epístolas de Paulo As Primeiras Gálatas, I e II Tessalonicenses Aula 3 IBCU LOCAL, DATA e DESTINATÁRIOS ATOS GÁLATAS I TESSAL. II

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

Lição 1 - As bases da fé cristã

Lição 1 - As bases da fé cristã Lição 1 - As bases da fé cristã Texto bíblico: Gálatas 1.1-5 Texto áureo: 2Pedro 1.2 Durante os próximos três meses, teremos o privilégio de estudar um dos primeiros escritos do Novo Testamento: a Carta

Leia mais

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE

Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes LENDO A PALAVRA DE DEUS COM INTEGRIDADE Voltando às nossas raízes A Bíblia é o nosso ponto de partida. A Bíblia substituída Para nossos problemas interiores auto-ajuda Para o

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

A RESTAURAÇÃO DA IGREJA. Mensagem Oito O status da igreja: o novo homem. Leitura bíblica: Ef 2:15-16; 4:22-24; Cl 3:10-11

A RESTAURAÇÃO DA IGREJA. Mensagem Oito O status da igreja: o novo homem. Leitura bíblica: Ef 2:15-16; 4:22-24; Cl 3:10-11 A RESTAURAÇÃO DA IGREJA (Sábado Segunda sessão da manhã) Mensagem Oito O status da igreja: o novo homem Leitura bíblica: Ef 2:15-16; 4:22-24; Cl 3:10-11 I. A igreja, o Corpo de Cristo, é o novo homem para

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Lição 5 Conflitos sociais no cristianismo

Lição 5 Conflitos sociais no cristianismo Lição 5 Conflitos sociais no cristianismo Texto bíblico: Gálatas 2.11-14 Texto áureo: Os anos que se seguiram à ressurreição de Jesus não foram nada fáceis para os cristãos. Foi um período de pressões

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

MENSAGEM AS BENÇÃOS DE DEUS E A IGREJA. Texto - Efésios

MENSAGEM AS BENÇÃOS DE DEUS E A IGREJA. Texto - Efésios MENSAGEM AS BENÇÃOS DE Texto - Efésios 1.1-14 A Igreja de Éfeso tem dois endereços: ela é cidadã do mundo (está em Éfeso) e ela é cidadã do céu (está em Cristo). Hernandez Dias Lopes. Francis Foulkes diz

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Lição 4 A universalidade do evangelho

Lição 4 A universalidade do evangelho Lição 4 A universalidade do evangelho Texto bíblico: Gálatas 2.1-10 Texto áureo: Mateus 24.14 As últimas instruções do Cristo ressurreto aos discípulos, antes de ascender aos céus, sugere à missão cristã

Leia mais

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos.

Programa de Leitura da Bíblia. Teologia Faberj. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmo 119:105) 0 PROGRAMA DE LEITURA DA BÍBLIA A leitura da Bíblia Sagrada é de suma importância para todos os estudantes da Palavra

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio... 7 Introdução Capítulo 1 A mensagem de Paulo Capítulo 2 A origem do evangelho... 27

SUMÁRIO. Prefácio... 7 Introdução Capítulo 1 A mensagem de Paulo Capítulo 2 A origem do evangelho... 27 SUMÁRIO Prefácio... 7 Introdução... 9 Capítulo 1 A mensagem de Paulo... 17 Capítulo 2 A origem do evangelho... 27 Capítulo 3 A defesa do ministério de Paulo... 47 Capítulo 4 O evangelho da graça... 69

Leia mais