LIÇÃO de setembro a 7 de outubro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇÃO de setembro a 7 de outubro"

Transcrição

1 O apóstolo Paulo em Roma 01 VERSO PARA MEMORIZAR: Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fá (Rm 1:8) 30 de setembro a 7 de outubro

2 Sábado INTRODUÇÃO - É importante que estudante do livro de Romanos compreenda o contexto histórico do livro. Informações sobre as condições da época são sempre fundamentais quando buscamos compreender a Palavra de Deus. Precisamos conhecer e compreender os assuntos que estavam sendo abordados. Paulo estava escrevendo para um grupo específico de cristãos, em um momento específico e por uma razão específica. - Porém, por mais que as questões imediatas abordadas por Paulo fossem relacionadas àquela localidade, são universais os princípios por trás delas (nesse caso, princípios que ajudam a responder à pergunta: como uma pessoa é salva?). Paulo estava falando a um grupo específico de pessoas.

3 Domingo A carta do apóstolo Paulo PERGUNTAS: 1. De acordo com Atos 18:23, quais outras igrejas importantes Paulo visitou em sua terceira viagem missionária? Assinale a alternativa correta: A. ( ) Igrejas de Antioquia, Galácia e Frigia. B. ( ) Filadélfia e Laodiceia. Quais questões perturbam sua igreja no momento? As ameaças surgem mais de fora ou de dentro? Qual papel você desempenha nessas discussões? Você já parou para questionar seu papel, sua posição e suas atitudes nas lutas que enfrenta? Por que é tão importante esse tipo de autoavaliação?

4 Domingo A carta do apóstolo Paulo COMENTÁRIOS: - Um dos objetivos ao determinar a cidade de origem das epístolas do Novo Testamento é verificar a data em que elas foram escritas. Visto que Paulo viajava muito, saber qual era sua localização em determinado momento nos dá um indício da data. - Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda viagem missionária, de 49 a 52 d.c. (At 18:1-18). Em sua terceira viagem, de 53 a 58 d.c, ele visitou a Grécia novamente (At 20:2,3) e recebeu uma oferta para dar aos santos em Jerusalém, perto do fim da sua viagem (Rm 15:25,26). - Paulo escreveu a carta aos romanos para evitar que a mesma tragédia acontecesse em Roma. - Em sua epístola aos Romanos, Paulo expôs os grandes princípios do evangelho.

5 Segunda O desejo de Paulo de visitar Roma PERGUNTAS: 2. Leia Romanos 15: Quais razões Paulo deu para não ter visitado Roma anteriormente? O que o levou a tomar a decisão de ir naquele momento? Até que ponto a missão era central em seu raciocínio? O que aprendemos sobre missão e testemunho a partir dessas palavras de Paulo? Qual argumento interessante e importante Paulo apresentou em Romanos 15:27 sobre judeus e gentios? 3. Paulo buscou ajuda de uma igreja estabelecida para evangelizar uma nova região. Qual princípio importante encontramos nesse fato em relação à missão? Assinale a melhor opção: A. ( ) Não devemos buscar ajuda de outras igrejas. Se o fizermos, desfalcaremos a nossa própria igreja. B. ( ) A missão em lugares novos só acontece por meio de uma rede de apoio. Devemos ajudar os missionários a alcançar essas pessoas.

6 Segunda O desejo de Paulo de visitar Roma COMENTÁRIOS: - Paulo anunciou em sua carta aos romanos que pretendia vê-los pessoalmente. O apóstolo queria que eles soubessem que ele pretendia ir a Roma, e a razão de sua visita. - O grande missionário aos gentios sentia-se constantemente motivado a levar o evangelho às novas regiões, deixando outros para trabalhar nos lugares em que o evangelho já tinha sido estabelecido. - Ele disse: Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. - Paulo não tinha a intenção de se estabelecer em Roma. Seu objetivo era evangelizar a Espanha. Ele esperava obter o apoio dos cristãos romanos para esse empreendimento.

7 Terça Paulo em Roma PERGUNTAS: 4. "Uma vez em Roma, foi permitido a Paulo morar por sua conta, tendo em sua companhia o soldado que o guardava (At 28:16). Como Paulo finalmente chegou a Roma? O que isso nos ensina sobre as coisas inesperadas e indesejadas que tantas vezes surgem em nosso caminho? 5. O que Atos 28:17-31 revela sobre o tempo que Paulo passou em Roma? Mais importante, qual lição aprendemos com isso? Você já experimentou reviravoltas em sua vida que acabaram sendo para o bem? (Veja Fp 1:12). Como você pode e deve fortalecer sua fé a partir dessas experiências, aprendendo a confiar em Deus quanto às coisas que aparentemente não trouxeram nenhum bem?

8 Terça Paulo em Roma COMENTÁRIOS: - Paulo finalmente chegou a Roma, ainda que fosse como prisioneiro. Quantas vezes nossos planos não saem como prevíamos e esperávamos, mesmo aqueles formulados com as melhores intenções! - Depois de ficar preso por dois anos em Cesareia, ele apelou a César. Cerca de três anos após sua prisão, ele chegou a Roma, provavelmente não da maneira que ele tinha pretendido quando, alguns anos antes, escreveu aos cristãos romanos sobre sua intenção de visitar a igreja ali. - Foi como um cativo que ele rompeu de tantas vidas as cadeias que as mantinham na escravidão do pecado.

9 Quarta Os "santos" em Roma PERGUNTAS: 6. Veja a saudação de Paulo à igreja de Roma: A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor fesus Cristo" (Rm 1:7). Que princípios da verdade, teologia e fé podemos aprender com essas palavras? 7. Paulo disse que eles foram chamados para ser santos. Isso significa que alguns não são chamados? Como Elésios 1:4,1 Hebreus 2:9 e 2 Pedro 3:9 ajudam a entender o que Paulo quis dizer?

10 Quarta Os "santos" em Roma COMENTÁRIOS: - Amados de Deus. Embora seja verdade que Deus ama o mundo, em um sentido especial Deus ama aqueles que O escolheram, aqueles que correspondem ao Seu amor. - Chamados para serdes santos. Mas, se essas palavras forem omitidas o significado ainda estará intacto. Quando elas são omitidas, obtemos a expressão chamados santos, isto é, nomeados santos. - Um santo é aquele que foi separado por Deus. Ele ainda pode ter um longo caminho a percorrer na estrada da santificação, mas o fato de ter escolhido Cristo como Senhor é o que o designa como santo no significado bíblico do termo. - Todos foram chamados para ser salvos nele, chamados para serem santos, mesmo antes da fundação do mundo.

11 Quinta Os cristãos em Roma PERGUNTAS: 8. Leia R om anos 15:14. C om o Paulo descreveu a igreja de Roma? Assinale V para verdadeiro ou F para falso: A. ( ) Uma igreja desvirtuada, que promovia heresias. B. ( ) Uma igreja bondosa, cheia de conhecimento e apta para admoestar os fiéis. Qual é a reputação da sua igreja? Será que ela tem alguma reputação? 0 que sua resposta revela sobre sua igreja? Como você pode ajudar a melhorar a situação?

12 Quinta Os cristãos em Roma COMENTÁRIOS: - A tradição de que a igreja foi fundada por Pedro ou Paulo não tem fundamentação histórica. É possível que leigos a tenham fundado, pessoas que tinham se convertido no Dia de Pentecostes em Jerusalém (At 2), e que então visitaram ou se mudaram para Roma. - Paulo listou três coisas notáveis na experiência dos cristãos romanos: 1. Possuídos de bondade. Ao se relacionarem conosco, nossa bondade abundante é o que atrai a atenção delas? 2. Cheios de todo o conhecimento. A Bíblia enfatiza repetidamente a importância do esclarecimento, informação e conhecimento. 3. Aptos para [se admoestarem] uns aos outros. Ninguém pode prosperar espiritualmente isolando-se de outros cristãos.

13 Sexta Estudo adicional Perguntas para discussão: 1. Qual é o significado da Reforma Protestante? O mundo seria muito diferente sem ela? 2. Reflita sobre o fato de que fomos chamados para a salvação mesmo antes da fundação do mundo (Tt 1:1,2; 2Tm 1:8,9). Por que isso é tão encorajador? O que isso nos revela sobre o amor de Deus por todos os seres humanos? Por que é tão trágico quando as pessoas dão as costas ao que lhes foi tão graciosamente oferecido? 3. Como sua classe pode ajudar a melhorar a reputação da sua igreja?

14 Sexta Estudo adicional COMENTÁRIOS: - Esta lição deve nos inspirar a pensar e orar, com mais devoção e intencionalidade, sobre nosso contexto para o testemunho. - A salvação da humanidade não é resultado de uma reflexão tardia ou de um improviso que se tornou necessário devido a uma inesperada reviravolta nos acontecimentos depois do surgimento do pecado. Em vez disso, ela tem sua origem em um plano divino para a redenção do homem, formulado antes da fundação do mundo (ICo 2:7; Ef 1:3,14; 2Ts 2:13, 14) e arraigado no eterno amor de Deus pela humanidade (Jr 31:3).

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha.

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A comunidade cristã de Roma era composta de conversos

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja

A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja A espada foi no passado uma ferramenta de guerra, um instrumento de batalha, um símbolo de conflito. E talvez um dos maiores problemas que a igreja enfrenta hoje sejam os CONFLITOS. Nesta segunda lição:

Leia mais

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja

Lição 5 ATOS 1. Atos destinado a Teófilo período 63 d.c apóstolo Pedro apóstolo Paulo Atos do Espírito Santo que Jesus operou por meio da igreja Lição 5 ATOS 1. Atos O livro de Atos foi o segundo escrito por Lucas, também destinado a Teófilo. Acredita-se que originalmente não tivesse título, sendo inserido Atos ou Atos dos Apóstolos nos manuscritos

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS

O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef. 1: 1-14 Slide 1 O PRIVILÉGIO DE SER FILHO DE DEUS Ef.1 : 1-14 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e fiéis em Cristo

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

LIÇÃO de junho a 01 de julho

LIÇÃO de junho a 01 de julho Paulo: apóstolo dos gentios 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: 'Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!'"

Leia mais

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013 Carta de Paulo à Igreja em Éfeso IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 0/3/203 Efésios Introdução No final de sua segunda viagem missionária, Paulo passou por Éfeso, onde deixou Priscila e Áquila (At 8.8-2).

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10)

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) ROMANOS AULA 1 A REVELAÇÃO E A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br 1 2 Objetivos do Curso Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) Conhecimento frutífero Capacitação

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula XV AS CARTAS DE TIAGO E GÁLATAS A LITERATURA DE PROTESTO A controvérsia a respeito da circuncisão obrigatória

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. COLOSSENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015

Escola Bíblica Dominical. Lição 01. Introdução à carta. Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Escola Bíblica Dominical Lição 01 Introdução à carta Pb. Rodrigo da Silva Gomes 22/03/2015 Roteiro da Aula Introdução; O autor Local e data; Os destinatários; Propósitos; Roteiro da Aula Características

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Estamos num trimestre bíblico, já que estaremos a estudar um livro das Sagradas Escrituras,

Leia mais

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. visando evangelizar o ocidente do Império Romano. O No capítulo 15 da carta aos Romanos, Paulo diz qual a motivação que o levou a escrever a epístola à igreja em Roma. O Paulo escreve a carta aos Romanos visando evangelizar o ocidente do Império Romano.

Leia mais

Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital:

Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY. Literaturas em formato digital: Título: CHAPTER A DAY (JONAS) Autor: NORMAN BERRY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Por que estudar Tessalonicenses?

Por que estudar Tessalonicenses? 04/novembro/2018 Por que estudar Tessalonicenses? 1.Ela é um guia de missões, fonte indispensável para a orientação de missionários e plantadores de igreja hoje. 2. Ela é uma carta pastoral onde Paulo

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital:

Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO. Literaturas em formato digital: Título: A VERDADEIRA IGREJA O CORPO E A ESPOSA DE CRISTO Autor: DESCONHECIDO Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses

ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses Julho/19 1ª Semana ORANDO POR NOSSOS RELACIONAMENTOS Texto Base: Filipenses 1.1-11 Em uma palavra, descreva o que representa a oração em sua vida. Qual foi a carta que causou mais alegria em você? Explique.

Leia mais

Carta a uma igreja ameaçada

Carta a uma igreja ameaçada Carta a uma igreja ameaçada Texto básico: Colossenses 1.1-2 Versículo-chave: Colossenses 2:6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala

SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA AMARELA SEMANA 09 A SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA PARTE 2 Nome: Professor: Sala Versículos para Decorar (Estamos usando a Bíblia na Nova Versão Internacional NVI) 1- Tudo posso naquele que

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5

A igreja perseguida. A igreja perseguida l 5 A igreja perseguida Quero contar para vocês a história do cristianismo. Creio que esta é uma prática do povo de Deus: ao longo dos anos, rememorar os grandes feitos de Deus. Alguém já disse apropriadamente

Leia mais

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR 1CORÍNTIOS 1 9? Conte suas bênçãos Unidos na loucura Unidos como a comunidade de Deus 23

INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR 1CORÍNTIOS 1 9? Conte suas bênçãos Unidos na loucura Unidos como a comunidade de Deus 23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 7 POR QUE ESTUDAR 1CORÍNTIOS 1 9? 9 1. Conte suas bênçãos 11 1Coríntios 1.1-9 2. Unidos na loucura 17 1Coríntios 1.10 2.16 3. Unidos como a comunidade de Deus 23 1Coríntios 3 4. Reconheça

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por

Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16. Nesta ilustração reveladora, ele ressalta que, embora a maioria dos ramos (os judeus) que por sua incredulidade foram quebrados... (Romanos 11:20)

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

4º Trimestre de 2018: Viagens Missionárias de Paulo

4º Trimestre de 2018: Viagens Missionárias de Paulo LIÇÃO 01 Chamados por Deus Pesquise em sua Bíblia, revista e responda: 1) Local onde os judeus se reuniam para anunciar a Palavra de Deus: 2) Qual o nome da deusa que era adorada na cidade idólatra de

Leia mais

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento

O pastorado pensado e praticado. Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento O pastorado pensado e praticado Encontro da Fé Reformada IPB Rio Preto 29/08/2013 Rev. Misael Nascimento misaelbn@me.com 1Timóteo Instruções a Timóteo concernentes ao seu trabalho na igreja em Éfeso O

Leia mais

Tema: Pedras e Perdas

Tema: Pedras e Perdas Tema: Pedras e Perdas Para essa aula você vai precisar: Mapa-múndi / Figuras para contar a lição / Uma figura da porta de Jerusalém para montar um painel com sugestões Texto Bíblico: Atos 7. 54-60 Versículo

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO DA IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 1 SIGNIFICADO D Parabéns! Tendo você feito um estudo sério da Bíblia, agora começa uma etapa mais profunda da nossa série. Que Deus abençoe o seu estudo e lhe dê sabedoria para utilizar estas informações

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO O CAMINHO DOS DOS ESPIRITUAIS O DOM ESPIRITUAL E A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Romanos 12,6 A cada um, porém, é dada a

Leia mais

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE

7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE Sermão 7 1 7ª LIÇÃO O SERMÃO DO MONTE F. O JEJUM (Mateus 6:16-18) 1. Jejuar = abster-se de comida e bebida. 2. A frequência do jejum pelos judeus: a. Sob a lei mosaica se exigia o jejum UMA VEZ por ano

Leia mais

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 2 O BATISMO E AS TENTAÇÕES INTRODUÇÃO ESBOÇO Voz - Visão - Audição Preparando o Caminho Arrependimento - Batismo - Frutos Identificando Àquele que vem Identificação

Leia mais

Lição 13 As marcas de Jesus

Lição 13 As marcas de Jesus 8575 Lição 13 As marcas de Jesus Texto bíblico: Gálatas 6.11-18 Texto áureo Nos anos que se seguiram à morte de Jesus, dizer-se cristão representava real risco de perseguição, açoites e, em muitos casos,

Leia mais

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra "modelo" são esclarecedoras:

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra modelo são esclarecedoras: Lição 5 Imitadores do Senhor (modelos de fé) Texto bíblico - 1Tessalonicenses 1.7-9 Você é a cara de seu pai! Foi a frase que ouvi, orgulhoso, alguém dizer para meu filho Arthur Davis. Ainda que o olhar

Leia mais

Sexta-feira 1. Definições: 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: 4. Perseverança:

Sexta-feira 1. Definições: 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: 4. Perseverança: Sexta-feira 1. Definições: Casamento regido pela graça 2. Salvação: Casamento é uma maquete de uma realidade maior 3. Santificação: Casamento é um palco onde a transformação acontece 4. Perseverança: Casamento

Leia mais

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269

SUMÁRIO. Revisão 7. Apêndices 229 Provas das lições 239 Histórias ilustradas 269 SUMÁRIO Revisão 7 126. A ressurreição: As dez aparições 9 127. Evidências da ressurreição (1) 19 128. Evidências da ressurreição (2) 29 129. Ressurreição, ascensão e exaltação 37 130. Os acontecimentos

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO Aula 01. Os cristãos são escolhidos REDENÇÃO Decisão sobre programa da matéria As questões de Joventino 1.1

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

Escrito por Wilson Porte Qua, 04 de Março de :28 - Última atualização Qua, 04 de Março de :36

Escrito por Wilson Porte Qua, 04 de Março de :28 - Última atualização Qua, 04 de Março de :36 Nenhum cristão pode negligenciar sua vida de oração. Orar é permanecer vivo, de pé, acordado, em meio à uma grande batalha. Oração é a primeira fonte de força que o cristão possui para lutar contra os

Leia mais

IDENTIDADE. Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves

IDENTIDADE. Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves IDENTIDADE Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves EFÉSIOS 4.17-24 Jovem, Igreja e Sociedade Paulo Alves 17 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

Data:...+/-63 d.c, Pedro teria sido martirizado um ano depois;

Data:...+/-63 d.c, Pedro teria sido martirizado um ano depois; Carta 1 Pedro Sermão manhã Ibfé 04Out2015 Pr. Cantoca Data:...+/-63 d.c, Pedro teria sido martirizado um ano depois; Local:...Babilônia (1 Pe 5.13) uns preferem simplesmente acreditar que era Babilônia

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Sete Escolhidos para ser santos com um viver santo a fim de expressar o Deus santo e nos tornar a cidade santa Leitura bíblica: Lv 18 20; Ef 1:4; 5:26-27; 1Ts 5:23; 1Pe 2:5, 9; Ap 21:2, 9-10 I.

Leia mais

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - ADULTOS - 4 TRIMESTRE 2017 SALVAÇÃO SOMENTE PELA FÉ: O LIVRO DE ROMANOS

LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - ADULTOS - 4 TRIMESTRE 2017 SALVAÇÃO SOMENTE PELA FÉ: O LIVRO DE ROMANOS LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - ADULTOS - 4 TRIMESTRE 2017 SALVAÇÃO SOMENTE PELA FÉ: O LIVRO DE ROMANOS INTRODUÇÃO Em sua terceira viagem missiona ria (53-58 d.c.), Paulo visitou Corinto e recebeu uma oferta

Leia mais

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e

Quem foi LUCAS? Era gentio de nascimento, médico de profissão. Buscando aperfeiçoamento na arte de curar, mudou-se para Alexandria, Athenas e Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA. LEITURA I Actos 6,1-7. «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...»

DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA. LEITURA I Actos 6,1-7. «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...» DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA LEITURA I Actos 6,1-7 «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, os helenistas

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Gn 1:26, 27, 3:16-19; 11:1-9; 1Jo 4:7, 8,16; Gl 3:29; Dt 7:6-11. design Neemias Lima "Criação e queda 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Então, [Deus] conduziu [Abraão] até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu

Leia mais

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos

LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos LIÇÃO 1 APÓSTOLOS E PRESBÍTEROS: O primeiro Concílio da Igreja Atos 15.1-33 Seu grupo terá 15 minutos para responder as seguintes questões. 1. Qual era o conflito que ameaçava a paz e a unidade da igreja

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização

Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Luzes dos Documentos Conciliares Para a Nova Evangelização Prof. Denilson A. Rossi O que se entende por Nova Evangelização? Quais são as luzes dos documentos conciliares para a Nova Evangelização? Em que

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE

RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE RESUMO DAS LIÇÕES DO TRIMESTRE Esta série de lições da Escola Bíblica foi baseiada em três cartas do apóstolo João, que fazem parte do Novo Testamento, escritas entre 85-90 d.c. Nelas, ele apresenta as

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO

II TRI. LIÇÃO evange ho 13 LUCAS CRUCIFICADO E RESSURRETO II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 13 CRUCIFICADO E RESSURRETO VERSO PARA MEMORIZAR: quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no

Leia mais