PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES"

Transcrição

1

2 PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS FILIPENSES

3 Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1 Co 2 Coríntios 2 Co Gálatas Gl Efésios Ef Filipenses Fp Colossenses Cl 1 Tessalonicenses 1 Ts 2 Tessalonicenses 2 Ts 1 Timóteo 1 Tm 2 Timóteo 2 Tm Tito Tt Filemon Fm

4 Painel dos Livros Livro Idéia principal Autor Romanos 1 Coríntios 2 Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses A Vida pela Fé As várias desordens na Igreja Paulo defende sua Autoridade Apostólica Pela Graça, não pela Lei Unidade da Igreja Alegria em Cristo Caráter de Jesus Paulo

5 Cidade de Filipos

6 As raízes históricas dessa cidade asseguram que em 358 a.c, Felipe II, rei da Macedônia, conquistou-a, e deu-lhe seu nome. Atualmente fica na parte norte do que conhecemos por Grécia. Notável por suas minas de ouro. Posteriormente, Filipos foi conquistada pelo Imperador Romano, Marco Antônio, tornando-se parte do Império. Por ela passava a maior rota de acesso do Império ao Oriente, sendo um ponto de estratégico de parada para os viajantes.

7 Em 31 a.c Otaviano, combateu e venceu Marco Antônio de quem tomou muitas de suas colônias, inclusive Filipos. Após a batalha, essa cidade, Filipos teve seu nome alterado para Colônia Iulia augusta phillip(i)ensis e passou a gozar de privilégio políticos: liberdade de compra e venda; a isenção de impostos provinciais e individuais e a proteção do Império Romano.

8 A

9 Contexto

10 A igreja em Filipos foi fundada por Paulo por ocasião da sua segunda viagem missionária (49 d.c.; cf. At ). Alguns membros da igreja são mencionados em Atos e também nessa carta: Lídia e o carcereiro com sua família (At 16); Epafrodito (Fl 2.25ss); Evódia e Síntique (Fl 4.2); Clemente (Fl 4.3). Os nomes mostram que essa era uma igreja de cristãos-gentios, o que está em conformidade com o fato de que Filipos era uma colônia romana.

11 A

12 Deus comissionou Paulo espalhar o evangelho, mas ele impediu o apóstolos e seus companheiros de seguir o plano original deles, e ao invés disso, os direcionou a Filipos (Atos 16:6-12). Deus não apenas controlou a estratégia geral do ministério de Paulo, mas também controlou as oportunidades individuais de pregação e as respostas aos ouvintes. Portanto, Deus é soberano sobre qualquer aspecto da redenção, desde o progresso do evangelho na história aos mínimos detalhes de cada conversão.

13 Deus pode usar pequenas coisas para grandes fins. Um pequeno grupo de mulheres na beira de um rio foi o começo da igreja de Filipos, a congregação que recebeu uma carta de Paulo alguns anos depois. A aceitação da palavra por Lídia foi o início de um trabalho que deu muito fruto na Europa. Nos anos seguintes, a palavra foi levada para outras regiões da Grécia, Itália, Espanha e, com certeza, para muitas outras partes do continente europeu.

14 Local de Escrita: Roma (1.13;4.22) Data: 61 a.d. Mensagem: Alegria e unidade no serviço a Cristo e uns aos outros. Os termos alegria e alegrar-se (chara, chairo) ocorrem 14 vezes.

15 O Autor Paulo = Saulo, da cidade de Tarso, perseguidor de cristãos, convertido em Damasco pelo Senhor Jesus com o propósito de ser apóstolo aos gentios, missionário da Igreja de Antioquia, adotou o nome Paulo em sua 1ª viagem missionária, durante sua estada em Pafos, na ilha de Chipre, quando ocorreu a conversão do procônsul Sérgio Paulo (At ). Saulo, do hebraico lwav (Shaul), significa desejado. Paulo, do latim, significa pequeno ou menor.

16 Propósito da carta Esta epístola versa sobre vários assuntos, no entanto o que lhe deu origem foi o recebimento de uma oferta em dinheiro enviada para o apóstolo. Paulo, normalmente não recebia pagamento por seu trabalho, pois se mantinha trabalhando em seu ofício de fabricante de tendas.

17 Propósito da carta Sua decisão em não receber das igrejas era para não ser confundido com os falsos mestres que abusariam de seu exemplo ou lhe atribuiriam má intenção. A única igreja da qual ele recebeu foi de Filipos, e não apenas uma vez, mas duas oportunidades lhe mandaram ofertas quando ele estava em Tessalônica, Fp 4:16, e também quando estava em Corinto, 2 Co 11:9.

18 Propósito da carta Filipenses, é a epístola mais pessoal e espontânea de todas as que Paulo já escreveu. É a epístola da alegria e da gratidão. Paulo, mesmo estando na prisão, alegrava-se e regozijava-se por tudo. Vejas os seguintes trechos: 1:3; 2:2, 17, 18; 3:1; 4:4, 10;

19 Esboço da Epístola aos Filipenses

20 Capítulo 1 Paulo saúda e agradece a igreja pela cooperação com seu ministério, além de encorajar a igreja a viver de modo digno do evangelho, lutando diante de perseguição e do sofrimento. Capítulo 2 Paulo faz um apelo à unidade e à humildade, legando um belíssimo hino cristão sobre esvaziamento de Cristo. Informa o desejo de enviar Timóteo e recomenda Epafrodito, informando que, embora ele tivesse ficado doente, ele já estava recuperado. Capítulo 3 Paulo faz severas advertências contra dois grupos heréticos assediando a igreja, testemunhando sobre sua falsa autoconfiança enquanto era fariseu, e apresentando sua fé e a maturidade da fé em Cristo Jesus. Capítulo 4 Paulo faz novo apelo à unidade e à alegria no Senhor. Conclui a carta agradecendo novamente o auxílio financeiro enviado, demonstrando estar satisfeito com o que foi enviado.

21 Saudação inicial: Paulo e Timóteo desejam a graça e a paz de Cristo aos líderes e demais crentes da igreja de Filipos (1.1-2) Sofrimento (1.3-30) Paulo se alegra com a colaboração e piedade dos filipenses, mesmo estando preso (1.3-11). Paulo se alegra em Cristo a despeito de seu sofrimento e estimula os filipenses a seguirem o seu exemplo ( ). Paulo se alegra com a expansão do evangelho mesmo estando preso ( ). Paulo se alegra pois sabe que Cristo será exaltado por sua libertação ou por seu martírio ( ). Paulo exorta os filipenses a permanecerem unidos na luta pela fé, ainda que lhes sobrevenha sofrimentos como estava ocorrendo com o Apóstolo ( ).

22 Submissão (2.1-30) Paulo exorta os filipenses a completarem a sua alegria praticando a humildade como Cristo exemplificou (2.1-11). Paulo exorta os filipenses a continuarem cultivando a submissão a Deus por causa do exemplo de Cristo para se diferenciar do mundo ( ). Paulo demonstra a submissão que ele espera dos filipenses nos exemplos de Timóteo e Epafrodito ( ). Salvação ( ) Paulo destaca a alegria de possuir a Salvação pela fé em contraste com a inutilidade dos valores dos judaizantes (3.1-11). Paulo afirma o caráter dinâmico e transformador da salvação em contraste com o perfeccionismo e a libertinagem ( ).

23 Conclusão

24 Santificação (4.2-20) Paulo ordena aos filipenses que vivam a santificação através da reconciliação, da amabilidade, da oração e do cuidado com as próprias mentes (4.2-9). Paulo agradece as ofertas enviadas pelos filipenses, ensinando-os, pelo exemplo, a viverem uma vida de simplicidade e desprendimento ( ). Saudação final: Paulo se despede dos seus leitores com o cumprimento dos que estão com ele e clama pela graça de Deus sobre os seus leitores ( ).

25 Resumo

26 Saudação e ação de graças, e orações pelos amados filipenses (1.3 11) A maior razão de Paulo para continuar vivo é Jesus Cristo ( ) Essa é a motivação para pregar sempre e a todos (1.12,13) Mesmo preso Paulo ensina e evangeliza em Roma (1.14) A atitude de Paulo reflete o Espírito de Jesus Cristo ( )

27 Querer estar com Jesus Cristo, mas viver pelos irmãos ( ) Todo o sentido da vida reside em Jesus Cristo ( ) Um estilo de vida de acordo com o Evangelho ( ) Agir como Jesus agiria em cada situação (2.1 18) Timóteo e Epafrodito são exemplos de servos ( ) Não há nada que se compare a conhecer a Jesus Cristo (3.1 11) É sempre preciso crescer e amadurecer mais ( ) Inimigos da Cruz x Amigos de Jesus ( )

28 Exortações finais (4.2 23) Chamado à unidade cristã e à concórdia (4.2 9) Testemunho final e ação de graças ( ) Saudação final e bênção apostólica ( )

29 Temas da Epístola aos Filipenses

30 A Alegria: Alegria na oração (1.4) Alegria no Evangelho (1.18) Alegria na comunhão cristã (2.1-2) Alegria nos sacrifícios pela causa ( ) Alegria no cuidado entranhável pela Igreja (4.10)

31 Perseverança e a preservação dos santos Fp 1:6-10

32 A Confissão de Westminster A Confissão de Westminster devota o capítulo XVII à perseverança dos santos: I. Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito, não podem decair do estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos.

33 A Confissão de Westminster II. Esta perseverança dos santos não depende do livre arbítrio deles, mas da imutabilidade do decreto da eleição, procedente do livre e imutável amor de Deus Pai, da eficácia do mérito e intercessão de Jesus Cristo, da permanência do Espírito e da semente de Deus neles e da natureza do pacto da graça; de todas estas coisas vêm a sua certeza e infalibilidade.,

34 A Confissão de Westminster III. Eles, porém, pelas tentações de Satanás e do mundo, pela força da corrupção neles restante e pela negligência dos meios de preservação, podem cair em graves pecados e por algum tempo continuar neles; incorrem assim no desagrado de Deus, entristecem o seu Santo Espírito e de algum modo vêm a ser privados das suas graças e confortos; têm os seus corações endurecidos e as suas consciências feridas; prejudicam e escandalizam os outros e atraem sobre si juízos temporais.

35 Conclusão Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12,13)

36 Bibliografia Araújo Neto, Cuiabá-MT, 07 de dezembro de Berti, M. Esboço de Filipenses. Teologando. Acesso em: Cheung, V. Comentário sobre Filipenses. Gundry, R. Panorama do Novo Testamento. Ed.Vida Nova, Halley, H. Manual bíblico de Halley: Edição revista e ampliada - nova versão internacional.ed. Vida, Langston, A. Esboço de Teologia Sistemática. Ed. Juerp, Money, N. Geografia Histórica do Mundo Bíblico. Ed. Vida, Reese, E & Klassen, F. Biblia Em Ordem Cronologica - Nvi. Ed. Vida, Shreiner, J & Dautzenberg, G. Forma e Exigências do Novo Testamento. Editora: Teológica, 2004.

37

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS TESSALONICENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS GÁLATAS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS CORÍNTIOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EPÍSTOLA AOS ROMANOS Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. 1 e 2 TIMÓTEO

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. 1 e 2 TIMÓTEO PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO 1 e 2 TIMÓTEO Painel dos Livros Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Agrupamento dos Livros (27) Romanos Rm 1 Coríntios 1 Co 2 Coríntios

Leia mais

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS

FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS FILIPENSES A ALEGRIA TRIUNFANTE NO MEIO DAS PROVAS INTRODUÇAO At 16.6-40 1- O PROGRAMA MISSIONÁRIO DA IGREJA PRECISA SER CONDUZIDO POR DEUS. 2- A PORTA QUE DEUS ABRE NEM SEMPRE NOS CONDUZ PELO CAMINHO

Leia mais

Lição 13 A fidelidade de Deus

Lição 13 A fidelidade de Deus INTRODUÇÃO Lição 13 A fidelidade de Deus - Terminando o estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a respeito das adversidades sofridas pelo apóstolo Paulo em seu ministério. - A fidelidade

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO EVANGELHO DE LUCAS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Mateus Marcos Lucas João Mt

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15

SUMÁRIO. Prefácio Abreviações... 15 SUMÁRIO Prefácio... 13 Abreviações... 15 1. O gênero das cartas de Paulo... 17 Comunicação no século 1 o... 18 O ambiente oral... 18 O ambiente retórico... 19 O ambiente literário... 19 Sumário... 20 Cartas

Leia mais

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses:

Carta aos Filipenses. Carta aos Filipenses: : Filipos: cidade na Macedônia que recebeu seu nome de Filipe II, pai de Alexandre o Grande, que a conquistou no 4 século a.c. Tornou-se colônia romana no 2 século a.c. A segunda das chamadas Cartas da

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO CURSO:

1. APRESENTAÇÃO DO CURSO: 2ª TIMÓTEO 1 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO: Curso nasce na necessidade de uma Teologia Bíblica... A Teologia Bíblica & Teologia Sistemática... Uma das cartas mais pessoais... Retrata o fim da vida de Paulo...

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) ATOS At Quem escreveu: Lucas

Leia mais

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10)

O AUTOR ROMANOS. Contextos e Particularidades AULA 1 INTRODUÇÃO. Objetivos do Curso PAULO. O Apóstolo Paulo. Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) ROMANOS AULA 1 A REVELAÇÃO E A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS Professor: Vlademir Hernandes vlademir@ibcu.org.br 1 2 Objetivos do Curso Fortalecimento da Fé (2Pe 1:1-10) Conhecimento frutífero Capacitação

Leia mais

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos

evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Tema do trimestre: Maravilhosa graça O evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos O Estudo da epístola de Paulo aos Romanos, um dos livros mais analisados na história da Igreja (Agostinho,

Leia mais

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha.

Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. Era o ano 58 dc. Paulo estava em Corinto, pensando em sua próxima jornada missionária. Agora sua mente se concentraria em Jerusalém, Roma e Espanha. A comunidade cristã de Roma era composta de conversos

Leia mais

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. Tito E Filemom

PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO. Tito E Filemom PANORAMA DO NOVO TESTAMENTO Tito E Filemom Painel dos Livros Agrupamento dos Livros (27) Evangelhos (4) Histórico (1) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Profético (1) Evangelhos (4) Histórico (1) Painel

Leia mais

FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE FILIPENSES: a humildade de Cristo como exemplo para a Igreja INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE Estamos num trimestre bíblico, já que estaremos a estudar um livro das Sagradas Escrituras,

Leia mais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais

O livro de Atos. 54º Estudo 26/05/2017. Homens Fundamentais O livro de Atos 54º Estudo 26/05/2017 Homens Fundamentais O livro dos Atos dos Apóstolos foi escrito por Lucas, o mesmo autor do terceiro Evangelho. Ele não foi um apóstolo e não conheceu a Jesus. Era

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.

Leia mais

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.!

NOVO TESTAMENTO! Nome: Mateus! O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas.! NOVO TESTAMENTO Nome: Mateus Autor: Mateus, cobrador de impostos antes de ser discípulo Audiência: Judeus O livro de Mateus mostra como Jesus é o santo Rei-Messias através das profecias cumpridas. Esboço:

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Lição 1 para 7 de outubro de 2017

Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Lição 1 para 7 de outubro de 2017 Para empreender o estudo da epístola aos romanos, é bom conhecer a relação entre Paulo seu autor e os crentes que viviam na capital do mundo daquela época. Através de

Leia mais

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático

Planejamento. 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático NOVO TESTAMENTO Planejamento 1. Introdução 2. Painel Histórico 3. Painel dos Livros 4. Painel Geográfico 5. Painel Temático Introdução Fatores que favoreceram ao Ministério de Jesus Língua e cultura globalizadas

Leia mais

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro

LIÇÃO de setembro a 7 de outubro O apóstolo Paulo em Roma 01 VERSO PARA MEMORIZAR: Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fá (Rm 1:8) 30 de setembro

Leia mais

Como Engajar Em Missões

Como Engajar Em Missões Como Engajar Em Missões Projeto Timóteo 1 Apostila do Aluno Como Engajar em Missões Projeto Timóteo Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer Equipe Pedagógica Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros

Leia mais

Por que estudar Tessalonicenses?

Por que estudar Tessalonicenses? 04/novembro/2018 Por que estudar Tessalonicenses? 1.Ela é um guia de missões, fonte indispensável para a orientação de missionários e plantadores de igreja hoje. 2. Ela é uma carta pastoral onde Paulo

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

Lição 3 O testemunho apostólico

Lição 3 O testemunho apostólico Lição 3 O testemunho apostólico Texto bíblico: Gálatas 1.11-24 Texto áureo: 2Timóteo 1.8 Neste estudo, abordaremos um depoimento pessoal de Paulo, o apóstolo dos gentios (Ef 3.8; 1Tm 2.7). Interessa-nos,

Leia mais

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES

ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES ESTRUTURA DA PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES Elaborada por Zuleica Silvano Remetente, destinatário e saudação (1,1) I. A missão de Paulo em Tessalônica (A) As circunstâncias da Fundação (1,2-2,16) 1,2-4:

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Colossenses: 1: 1-12

Colossenses: 1: 1-12 Colossenses: 1: 1-12 16/setembro/2018 Por que estudar Colossenses? 1. Ela nos motiva a crer na suficiência da pessoa e obra de Jesus Cristo. Ele é o preeminente, o único e Todo- Suficiente Salvador. 2.

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

domingo, 8 de setembro de 13

domingo, 8 de setembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s Filipenses 4:10-23 Mateus 6:19-24 Lucas 5:1-3 2 Coríntios 9:6-11 O que tem a ver o dinheiro com a minha espiritualidade? Filipenses 4:10-23 Filipenses 4:10-23 Alegro-me grandemente

Leia mais

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical

Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Igreja Batista Nacional da Palavra EBD - Escola Bíblica Dominical Grade Curricular História da Igreja Formação do Estado de Israel e suas guerras Bibliologia Teologia Sistemática Básica - Doutrinas Bíblicas

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos

1- Salvação Senhor, deixe a Salvação. 3 Amor Permita, Senhor, que meus filhos 1- Salvação Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna. (2 Timóteo 2:10) 2 Crescimento na Graça Eu oro para que eles

Leia mais

Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI

Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI Lição1 - CRENTES PERDIDOS OU SALVOS IMATUROS? Texto básico: Gálatas 1.6 NVI Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015

CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO ATOS DOS APÓSTOLOS PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO A HISTORICIDADE DE

Leia mais

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013

Carta de Paulo à Igreja em Éfeso. IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 10/3/2013 Carta de Paulo à Igreja em Éfeso IPJG Presb. Cícero Nogueira Martins 0/3/203 Efésios Introdução No final de sua segunda viagem missionária, Paulo passou por Éfeso, onde deixou Priscila e Áquila (At 8.8-2).

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

O Novo Testamento reivindica inspiração divina

O Novo Testamento reivindica inspiração divina O Novo Testamento reivindica inspiração divina Temos 2 fatores que comprovam a inspiração divina do Novo Testamento: A promessa de Jesus de que o Espírito Santo guiaria os discípulos a toda verdade; Cumprimento

Leia mais

Cartas de Paulo continuação

Cartas de Paulo continuação Cartas de Paulo continuação Carta aos Colossences Os cristãos da comunidade de Colossas estavam ameaçados por uma heresia que misturava elementos pagãos, judaicos e cristãos. Essas ideias faziam com que

Leia mais

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO

CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss CONSIDERAÇÕES ETIMOLÓGICAS SOBRE O TERMO EPAFRODITO 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: Tudo começa em 50 d.c. com fundação da igreja por Paulo Atos 16 ss Uns 13 anos depois (53 a.c.) Paulo se encontra preso em Roma e escreve a carta aos Filipenses Falar que

Leia mais

Lições do 3º Trimestre 2015

Lições do 3º Trimestre 2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 1 Lições do 3º Trimestre 2015 205/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 3 405/07/2015 505/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 6 Objetivo Geral 705/07/2015

Leia mais

As epístolas de Paulo (3)

As epístolas de Paulo (3) As epístolas de Paulo (3) Roteiro 16 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivo Analisar os principais ensinos

Leia mais

PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College

PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College PLANO DE CURSO FITRef Faculdade Internacional de Teologia Reformada IRTC International Reformed Theological College 1 DISCIPLINA : BI 505 Atos e Paulinas Créditos e Carga horária: 3 créditos, 45 horas/aulas

Leia mais

ENGAJAMENTO Unidos pela causa do Evangelho

ENGAJAMENTO Unidos pela causa do Evangelho Nossa Visão Uma cidade transformada por Cristo por meio de uma igreja acolhedora que desenvolve cura social e renovação cultural, formando autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do Evangelho.

Leia mais

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 PERGUNTA 35: Que é regeneração? RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo,

Leia mais

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Lição 13 HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Introdução Até aqui, já vimos os Evangelhos, o Livro de Atos e as Cartas Paulinas. Aproximamosnos do final do Novo Testamento, onde ainda veremos as Cartas Gerais, a partir

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 4 Canônicos e Apócrifos do Novo Testamento Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém 27 livros no NT? Por que alguns outros livros despertam o interesse de sites na internet

Leia mais

EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS

EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS Aula 03 EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: o justo viverá pela fé. (Rm 2:17). A 6ª Carta escrita por Paulo, no ano 57 d.c., foi a carta

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SANTIFICAÇÃO Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO Santificação Parte 1 Introdução O significado de santidade As duas ênfases da Santificação As duas naturezas do cristão Santificação Parte

Leia mais

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra "modelo" são esclarecedoras:

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra modelo são esclarecedoras: Lição 5 Imitadores do Senhor (modelos de fé) Texto bíblico - 1Tessalonicenses 1.7-9 Você é a cara de seu pai! Foi a frase que ouvi, orgulhoso, alguém dizer para meu filho Arthur Davis. Ainda que o olhar

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja.

POR QUE EVANGELIZAR? O amor de Deus A ordem de Jesus. O Dom do Espírito Santo. O clímax da história. A responsabilidade da Igreja. POR QUE EVANGELIZAR? Existem oito razões para incomodar as pessoas com a pregação do evangelho: 1. O amor de Deus. Evangelismo é um ato de amor (João 3:16, Mt. 5:45-44). 2. A ordem de Jesus. Evangelizar

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

A Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo A Segunda Epístola a Timóteo Um Guia de Estudo com Comentários Introdutórios, Resumos, Esboços e Perguntas de Revisão Estudo Preparado por Mark A. Copeland Distribuição Gratuita Venda Proibida A Segunda

Leia mais

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito!

Estudando Filemon. 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos Sepere um momento no início da aula para ouvir atentamente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Lição 8: A igreja sob os olhares externos

Lição 8: A igreja sob os olhares externos Lição 8: A igreja sob os olhares externos Texto bíblico: 1Tessalonicenses 2.10-12 De um modo ou de outro, estamos sempre sob os olhares do mundo externo. Nem sempre nos damos conta desse estado de vigilância

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

Guia de Jornada Cristã

Guia de Jornada Cristã 1 Ao receber este Guia de Jornada Cristã, está a receber a seu pedido material de carácter espiritual, o qual esperamos que lhe sirva para crescimento espiritual. Este guia divide-se em 3 partes: A primeira

Leia mais

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch

Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC ) Dr. Dortch nome: número de estudante: Exame: Panorama do Novo Testamento (SBC 103-05) Dr. Dortch 1. Qual dos evangelhos a seguir não é considerado como um dos três evangelhos sinópticos? b. Marcos c. Lucas 2. Quais

Leia mais

Carta a uma igreja ameaçada

Carta a uma igreja ameaçada Carta a uma igreja ameaçada Texto básico: Colossenses 1.1-2 Versículo-chave: Colossenses 2:6 Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho fundamentos bíblicos para os relacionamentos cl 3.18-4.1 1) A capacitação: É o Espírito Santo que nos dá poder para viver segundo a vontade de Deus Portanto, não sejam insensatos,

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018

PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo

Leia mais

LIÇÃO 1 INTRODUÇÃO ÀS CARTAS AOS TESSALONICENSES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 INTRODUÇÃO ÀS CARTAS AOS TESSALONICENSES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 INTRODUÇÃO ÀS CARTAS AOS TESSALONICENSES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS ASSUNTOS DAS CARTAS As duas cartas escritas pelo apóstolo Paulo aos tessalonicenses traz em seu bojo a

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z

O Evangelho de Deus. A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O Evangelho de Deus A Dinâmica da Espiritualidade Cristã de A a Z O que é o Evangelho? Não se trata do ABC da vida cristã que nos introduz aos cursos mais avançados de D a Z. O que é o Evangelho? O Evangelho

Leia mais

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século

Plano cronológico do Cristianismo. Primeiro Século Mandato de PAULO E ESTEVÃO Ano 5 a.c. - João disse-lhe o Mestre -, lembras-te do meu aparecimento na Terra? Recordo-me, Senhor. Foi no ano 749 da era romana, apesar da arbitrariedade de Frei Dionísio,

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 30.06.13 Fernando Leite Introdução Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58)

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles (Mateus 13.58) OBJETIVO: Que a crianças entenda que Jesus não fazia milagres só na Bíblia, mas que Ele faz milagres ainda hoje, na vida de todo aquele que crê e O obedece. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: E não fez ali muitas

Leia mais

ISTMO DE CORINTO. Faixa estreita de terra que liga uma península a um continente (A partir de 1893 Peloponeso passa a ser uma ilha :canal 6.

ISTMO DE CORINTO. Faixa estreita de terra que liga uma península a um continente (A partir de 1893 Peloponeso passa a ser uma ilha :canal 6. A CIDADE DE CORINTO ISTMO DE CORINTO Faixa estreita de terra que liga uma península a um continente (A partir de 1893 Peloponeso passa a ser uma ilha :canal 6.3 km) INTRODUÇÃO ESPECIAL Lição I A mensagem

Leia mais

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 O Espírito Santo e o espírito da Igreja Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 Ele vai reproduzir em mim, em nós, o mesmo espírito de Jesus

Leia mais

(DEUTERONÔMIO ARA)

(DEUTERONÔMIO ARA) 29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (DEUTERONÔMIO 29.29 ARA)

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO

O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O FRUTO DO ESPÍRITO O PODER DE UMA VIDA ORIENTADA PELO ESPÍRITO SANTO O Fruto do Espírito é a metáfora utilizada pelo apóstolo Paulo para descrever os efeitos da vinda do Espírito Santo de Deus a nós,

Leia mais

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA 18/Nov/18 I Tessalonicenses 3.1-13 IGREJAS SÃO COMO FILHOS IGREJAS NASCEM, CRESCEM E AMADURECEM OUTRAS NÃO... NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA Precisa de um pastor amoroso

Leia mais

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA

MINISTÉRIO PÃO DA VIDA PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 4. CONTEÚDO DO NOVO TESTAMENTO Hebreus 9.15-17 1. A NATUREZA DO NOVO TESTAMENTO Os 27 livros do Novo Testamento apresentam a vida de Cristo e sua obra contínua

Leia mais

TRANS FORMADOS. pelo evangelho

TRANS FORMADOS. pelo evangelho TRANS FORMADOS pelo evangelho o poder transformador do evangelho Colossenses 1.1-14 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

1 TESSALONICENSES

1 TESSALONICENSES 1 TESSALONICENSES 5.12-19 A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses

Leia mais

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E

I N F O R M A T I V O. 1º O que significa o Evangelho? 2º segundo o livro de Atos 1:8, recebemos poder do Espírito Santo? G R A N D E R E C I F E PALAVRA DA CÉLULA O EVANGELHO É O PODER DE DEUS Rm 1:16 17 METROPOLITANA Vivemos num mundo em que se valoriza muito o poder. É poder econômico, social, polí co, religioso, mental e por vai... Parece que

Leia mais

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO

A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO A AUTORIDADE E O EVANGELHO DE PAULO Lição 2 para 8 de julho de 2017 Embora as cartas de Paulo fossem tidas como inspiradas por Deus, nem todos estavam de acordo com isto. Alguns irmãos na região de Galácia

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

Estudo no Livro de Filemon. "Útil a Ti e a Mim"

Estudo no Livro de Filemon. Útil a Ti e a Mim Pag. 1 Site: www.josiasmoura.wordpress.com Estudo no Livro de Filemon "Útil a Ti e a Mim" Por Pastor Josias Moura de Menezes Quando Paulo enviou a carta aos Colossenses, ele incluiu esta pequena carta

Leia mais