O que é Ciência, afinal? Produção e composição de alimentos HNT 0205-2016
O senso comum de Ciência Conhecimento científico é conhecimento comprovado A Ciência é objetiva O conhecimento científico é confiável Sempre levada em alta conta Papel de autoridade Método Científico: Coleta de Dados, derivação de leis e teorias, previsões e dedução de consequencias.
O Indutivismo O conhecimento deriva da experiencia Dados são coletados e, a partir deles, por indução, são construídas teorias Das teorias derivam previsões e consequencias Progresso da Ciência se dá quando novos dados, não explicados pelas teorias atuais, requerem ajustes ou modificações das teorias vigentes
O Indutivismo Para terem validade as teorias devem ser obtidas atendendo às seguintes condições: 1. o número de proposições de observação que forma a base de uma generalização deve ser grande; 2. as observações devem ser repetidas sob uma ampla variedade de condições; 3. nenhuma proposição de observação deve conflitar com a lei universal derivada.
O Indutivismo Esquema lógico da base do Indutivismo
A crítica ao Indutivismo Num experimento biológico ou físico: quais variáveis selecionar? Variáveis possíveis Variáveis selecionadas Umidade Temperatura Cor da gravata do pesquisador Tamanho do laboratório Genero/Espécie Períodos de claro/escuro Horário de trabalho dos pesquisadores Material a ser utilizado Fofoca na hora do café Pureza dos reagentes Aferição dos equipamentos Etc, Etc, Etc, Umidade Temperatura Genero/Espécie Períodos de claro/escuro Material a ser utilizado Pureza dos reagentes Teoria eletromagnética Removo uma das variáveis anteriores? P680
A crítica ao Indutivismo Em quais condições devem ser feitas as observações e quais variáveis a serem controladas? Qual o número de observações? Observações são feitas pressupondo teorias As variações que são significativas distinguem-se das supérfluas apelando-se ao nosso conhecimento teórico da situação e dos tipos de mecanismos físicos em vigor O Indutivismo não pode ser justificado As únicas justificativas são indutivas O recuo para a probabilidade não sustenta o programa indutivista.
O Falsificacionismo (Karl Popper) Teorias científicas são estruturas complexas Teorias surgem (não nos cabe identificar como) Devem ser propostas de modo a permitir sua contestação Uma vez propostas devem ser sujeitas a testes Há uma assimetria entre comprovar e negar. É possível, logicamente, negar uma teoria Se passam, são mantidas Se falham, são descartadas
O Falsificacionismo Critério de demarcação de Ciência e não Ciência Ciência começa com Problemas, teorias são propostas de soluções Teorias devem ser propostas de modo a que possam ser falsificadas Progresso da Ciência se dá quando se falsifica uma teoria, obrigando a sua substituição.
O Falsificacionismo Contribuição para o rigor na exposição do problema e das teorias Conclusões devem ser objetivas, sujeitas à falsificação Diferença importante..., Uma tendência de..., pode ser, e outras expressões dúbias, bem como a teoria do povo escolhido, ou do grupo iluminado São marcadores de textos imprecisos cientificamente o que impede sua contestação
As críticas ao Falsificacionismo de Popper Quando consideramos que devemos rejeitar uma teoria? O mesmo problema do número de observações do indutivismo e das condições de experimento Historicamente teorias não são rejeitadas em suas primeiras falhas (descoberta de Plutão) Sempre haverá revisões das condições de teste (novos e mais precisos instrumentos, por exemplo).
Teorias como estrutura: os paradigmas de Kuhn Teorias científicas são estruturas complexas Testemunho histórico do desenvolvimento científico é fundamental A Ciência também é uma atividade social A atividade científica é desorganizada e controversa até a adoção de um paradigma Seus praticantes abraçam este paradigma, praticando o que é chamada de Ciência Normal até uma crise, onde novo paradigma surge excluindo o anterior.
Evolução da Ciência segundo Kuhn Paradigma CRISE CRISE Novo Paradigma
Teorias como estrutura: os Paradigmas: paradigmas de Kuhn Realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência Constituem-se na matriz disciplinar de um determinado ramo da Ciência Ciência progride: pré-ciência ciência normal crise/revolução nova ciência normal nova crise Sistema solar: de Ptolomeu a Copérnico, Kepler, Galileu e Newton
Contra a Ciência Normal : Popper Contra o Método: Feyerabend O cientista não deve se conformar com os paradigmas. Deve tentar rompê-los. A prática da Ciência Normal é o fracasso da descoberta. Os paradigmas devem ser sempre contestados e derrubados, quando possível. Incomensurabilidade da Ciência Não há como objetivamente escolher um paradigma Paradigmas são trabalhados de forma diferente por diferentes grupos, levando a resultados e conclusões diferentes A Ciência é uma forma de conhecimento como outras, a magia, por exemplo, e, portanto... A escolha da Ciência deve ser uma opção, não uma imposição (como o é atualmente)
Onde chegamos? Nós começamos confusos, e terminamos confusos num nível mais elevado Indutivismo, falsificacionismo, paradigmas, programas de pesquisa, relativismo e objetivismo científico, anarquia? O aprendizado em Ciência dos futuros Nutricionistas da FSP depende do seu interesse.