GCMapa Da Semana 03 Módulo Osteomuscular Nome: Monitor: Tutoria: Questões Pré-tutoria Jr.: Questão 1 1 - A ossificação é um processo fundamental no desenvolvimento do ser humano. Sobre o mecanismo histológico citado, assinale a alternativa correta: a) Na zona de repouso, podemos encontrar condrócitos em alta atividade mitótica. b) A ossificação intramembranosa se dá a partir de um molde de cartilagem hialina com o formato do osso. c) A ossificação endocondral é a responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos longos do nosso corpo. d) Nenhum processo de ossificação depende da diferenciação celular. Questão 2 Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A síndrome do desfiladeiro torácico consiste num aumento de pressão interna de um compartimento anatômico pouco extensível, como a fáscia muscular, comprometendo a perfusão. Alguns dos seus sinais e sintomas são: Dor, paralisia, parestesia, ausência de pulso, palidez.
( ) Quando a contribuição do ramo C4 é grande, a do de T2 está quase sempre ausente e a do ramo de T1 é reduzido, formando um tipo pré-fixado de plexo. Se a contribuição do ramo de C4 for muito pequena ou ausente, a contribuição de C5 é reduzida, mas a de T1 é grande e há sempre contribuição de T2 essa disposição constitui um tipo pós-fixado de plexo. ( ) O plexo braquial é dividido em raízes, troncos, divisões, fascículos e nervos, sendo que os fascículos são nomeados de acordo com sua posição em relação à artéria subclávia. ( ) A cabeça longa do M. Bíceps Braquial possui fixação proximal no tubérculo supraglenoidal da escápula, enquanto que a cabeça longa do M. Tríceps Braquial se origina no tubérculo infraglenoidal desse osso. ( ) O Músculo do braço que é perfurado e inervado pelo nervo musculocutâneo é o braquial. ( ) O plexo braquial tem localização lateral à coluna cervical e situa-se entre os músculos escalenos posterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo ECOM.
Plexo Braquial C4 T2 Raízes T2 C4 Fascículos Nomenclatura relacionada com a. Bloqueio de plexo
Nervos Esses nervos formam o mnemônico!
DESFILADEIRO TORÁCICO componentes SÍNDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO Consiste em TIPOS SINTOMAS Testes associados
Mapa de Aula: 1 Tuberosidade deltoidea 3 Úmero Vista 2 Recebe a cabeça do rádio na flexão total 5 4 Fossa Coronoidea Capítulo 6 7 Articula-se com a incisura troclear da ulna Qual é o local do úmero mais suscetível a fraturas? compõem o grupo chamado M. infraespinal M. redondo menor Abdução do braço
Mapa de Aula: Tecido cartilaginoso: Cartilagem Cartilagem Cartilagem 1 Ossificação endocondral 2 3 4 5
Zonas da ossificação endocondral: 1 2 3 4 5 1 Zona de 2 Zona de 3 Zona de 4 Zona de 5 Zona de
Questões Pós-tutoria Jr.: Questão 1 Cite as principais estruturas do desfiladeiro torácico. Questão 2 Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F), justificando e corrigindo as falsas: a) Na SDT pode ocorrer um ingurgitamento venoso com edema, devido à hipertensão venosa, podendo gerar tromboses venosas, superficial ou profunda. ( ) b) O cíngulo dos membros superiores é um anel ósseo formado pelo manúbrio do esterno, clavícula e escápula. Sua principal característica consiste em abdicar da mobilidade para garantir a estabilidade. ( ) c) A inflamação aguda é de início rápido e de curta duração, e caracteriza-se pelo influxo de linfócitos e macrófagos com proliferação vascular associada e fibrose. A inflamação crônica é de duração mais longa e caracterizada pelo exsudação de líquido e proteínas plasmáticas, e acúmulo de leucócitos, predominantemente neutrófilos. ( )
d) O pericôndrio é o tecido conjuntivo que serve como suporte vascular à cartilagem. O pericôndrio está presente em todas as cartilagens e também tem participação importante na regeneração da cartilagem ( ) e) A região mais comum da fratura de clavícula é entre os seus terços médio e medial, justamente por esse ponto ser a transição entre as curvaturas desse osso ( ) Questão 3 Com base nos seus conhecimentos a respeito dos músculos escapuloumerais, identifique as letras que representam os músculos com as características abaixo.
Questão 4 Relacione as estruturas da clavícula à suas importâncias anatômicas, escrevendo entre os parênteses o número ao qual a estrutura corresponde na imagem: 4 2 3 1 Impressão do ligamento costoclavicular ( ) Tubérculo conoide ( ) Linha trapezoidea ( ) Sulco para o M. Subclávio ( )
HORIZONTAL: 2 - Zona de ossificação na qual termina a apoptose dos condrócitos 4 - Fascículo responsável por dar origem ao nervo ulnar. 6 - Estrutura do úmero que se articula com a cabeça do rádio 7 - Tipo de cartilagem encontrada na sínfise púbica 8 - Músculo do manguito rotador responsável pela abdução do braço. 9 - Tipo de síndrome do desfiladeiro torácico mais frequente VERTICAL: 1 - Junção de até 8 condrócitos originados de um mesmo condroblasto, presente na cartilagem hialina 3 - Local do úmero mais suscetível a fraturas 5 - Músculo que realiza abdução do braço e é inervado pelo N. axilar.