PAG: 1 / 12 Esta Instrução estabelece padrões mínimos de apresentação de embalagens de transporte utilizado para os processos de entrega de produtos, visando garantir a integridade dos mesmos, bem como favorecer o transporte e armazenamento. 1. ABRANGÊNCIA DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE EMBALAGENS DE TRANSPORTE 1.1. Esta Instrução abrange todos os fornecedores de produtos nacionais e importados que efetuam processos de entrega de produtos na MARISA. 2. EMISSÃO DAS NOTAS FISCAIS PELOS FORNECEDORES As Notas Fiscais devem ser emitidas para os correspondentes CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO -CD (Filiais 820, 805, 807, 811 e 818), conforme os procedimentos atualmente em vigor. Os Fornecedores podem reunir numa única Nota Fiscal somente 01 (um) Pedido de Compra, observando-se que: a) Todo Pedido constante numa única Nota pode se referir a várias Lojas; b) Todo Pedido constante numa única Nota pode pertencer a vários subsetores, conforme TABELA DE SUBSETORES (APRESENTADA NO MANUAL DE FORNECEDOR NA INTERNET); c) A Nota Fiscal deve retratar fielmente o contexto do Pedido, principalmente quanto a preços, condições e prazos. d) A Nota Fiscal deve conter o número do Pedido a que se refere. NOTA: Por limitação de sistema no recebimento, cada Nota Fiscal não pode exceder a quantidade de mais de 01 (um) pedido. e) Todas as Notas Fiscais emitidas deverão ter o número de pedido e itens atribuídos ao arquivo XML a que se refere. f) Para o recebimento do pedido é obrigatório o envio do XML da Nota Fiscal para o e-mail usrnfe@marisa.com.br com 24 horas de antecedência da entrega. g) A data de emissão da Nota Fiscal não pode ser superior a 30 dias no momento do recebimento. 3. ENTREGA PELOS FORNECEDORES O Fornecedor deve obedecer rigorosamente aos prazos de entrega definidos pela área de COMPRAS. Os Fornecedores devem realizar as entregas de acordo com o processo de agendamento, conforme procedimentos em vigor no CD, respeitando rigorosamente o horário agendado para comparecimento, devendo apresentar-se com, no máximo, 20 minutos de antecedência do horário agendado, e, em caso de atrasos, a tolerância não excederá também a 20 minutos. A descarga dos materiais é de responsabilidade do Fornecedor e o período de descarregamento será de 1 hora. Cabe ao fornecedor a responsabilidade de enviar ajudantes para descarga, devidamente munidos de equipamentos de segurança como bota e luva, respeitando o período determinado pelo CD. NOTA: Visando otimizar o processo de descarga é preferível que o Fornecedor compareça com no mínimo 02 ajudantes por veículo, avaliando a necessidade de acordo com a quantidade de volumes do pedido.
PAG: 2 / 12 4. EMBALAGEM DE TRANSPORTE - CAIXA DE PAPELÃO 4.1. A CAIXA DE PAPELÃO deve ser utilizada como embalagem de transporte para: Produtos não encabidados, como por exemplo: meias, bolsas, cintos, óculos, etc; Todos os produtos encabidados com cabides One-Way, como por exemplo: lingerie dia; Produtos encabidados com cabides retornáveis. 4.2. A caixa de papelão: Deve ser resistente para suportar o manuseio e a movimentação; Pode variar conforme o volume dos produtos transportados, desde que esteja de acordo com os padrões de recebimento da empresa; Deve ser lacrada com fita, garantindo a sua inviolabilidade e reduzindo a possibilidade de danos e/ou furtos aos produtos, personalizada com a marca do fornecedor impressa em toda a extensão da fita. Pode ser reaproveitada, não havendo restrição quanto à identificação de outros produtos impressos na embalagem (como por exemplo: Fralda da Mônica, etc.), desde que sejam novas e que cumpram com o objetivo de acondicionar os itens de forma correta, conforme capítulos 5, 6 e 7 deste manual. 4.3. O processo de acondicionamento na embalagem deverá ser realizado de acordo com as especificações do manual de Acondicionamento das peças nas caixas (APRESENTADO NO MANUAL DE FORNECEDOR NA ITERNET). 4.4. O descumprimento dos padrões de recebimentos das embalagens de transporte pode ocasionar a devolução dos produtos pelo CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO. 5. IDENTIFICAÇÃO DE CONTEÚDO 5.1. Os produtos com o mesmo código de referência devem ser acondicionados no interior da caixa em sacos plásticos, mesmo aqueles que contenham apenas uma unidade. 5.2. Do lado externo da caixa, o conteúdo deve estar identificado pelo Romaneio Informativo (Figura 1) contendo: Número correspondente ao Material Lote (grade) enviado (deve ser retirada do pedido de compra);
PAG: 3 / 12 Foto Ilustrativa do produto; Faixa de preço dos produtos contidos na caixa; Nome do Subsetor a que pertencem os produtos e o pedido de compra; Nome do Fornecedor; Número da Nota Fiscal; Número do Pedido de Compra; SKU, cor, tamanho e quantidades dos produtos; Indicação da quantidade de volumes existentes para esta entrega. 6. PROCESSO DE EMBALAGEM PADRÃO Refere-se ao processo de fechamento adequado da caixa. 6.1. Retirar todos os resíduos de etiquetas e/ou adesivos da parte externa da caixa.
PAG: 4 / 12 6.2. Fechar primeiramente a base da caixa com fita aplicada transversalmente ao encontro das abas. 6.3. Em seguida, afixar outra parte da fita na fresta central (no sentido do encontro das abas).
PAG: 5 / 12 6.4. Fechar a fresta lateral da base da caixa. 6.5. Cortar um pedaço da ponta da fita, dobrando-a para o lado e fixando-a na caixa.
PAG: 6 / 12 6.6. Consolidado o fechamento de todas as frestas, a base da caixa torna-se reforçada, conforme demonstração: 6.7. Fechar as abas da tampa e aplicar a fita transversalmente ao encontro das abas.
PAG: 7 / 12 6.8. Em seguida, afixar outra parte da fita na fresta central (no sentido do encontro das abas). 6.9. Fechar cada fresta lateral com a fita, não se esquecendo de cortar a ponta da fita e dobrar para a lateral da caixa.
PAG: 8 / 12 6.10. Após aplicação da fita em todas as frestas, o volume está pronto para ser transportado. 7. IDENTIFICAÇÃO VISUAL DAS EMBALAGENS ROMANEIO E ET IQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO Refere-se a inclusão correta do Romaneio Informativo e das etiquetas de identificação. 7.1. O Romaneio Informativo deve seguir as informações conforme ilustrado na Figura 1. FIGURA 1 MODELO DE ROMANEIO INFORMATIVO
PAG: 9 / 12 7.2. A colagem do Romaneio deve ser realizada conforme ilustrado na Figura 2. FIGURA 2 LOCALIZAÇÃO DO ROMANEIO INFORMATIVO NA CAIXA NOTA: Todos os Romaneios Informativos devem ser afixados sempre na mesma posição, ou seja, no canto superior esquerdo da lateral maior da caixa. 7.3. A padronização referente a colagem das etiquetas, está dividida em 3 modelos conforme ilustrados nas Figuras 3, 4 e 5:
PAG: 10 / 12 FIGURA 3 MODELO I PADRÃO, CAIXA COM COMPRIMENTO SUFICIENTE PARA 2 ETIQUETAS
PAG: 11 / 12 FIGURA 4 MODELO II CAIXAS COM COMPRIMENTO SUFICIENTE PARA APENAS 1 ETIQUETA
PAG: 12 / 12 FIGURA 5 MODELO III CAIXA COM ALTURA INSUFICIENTE PARA ETI QUETA