ANA O código da roupa é a imagem visual que você transmite nos primeiros dez segundos a uma pessoa que vê pela primeira vez, é o suficiente para que ela tire todas as impressões sobre você baseadas em sua aparência pessoal. A roupa é o reflexo da sociedade, é uma representação de nossos interesses, desejos, modos, estilo de vida. É a materialização de quem nós somos como sociedade e como indivíduos. Quem está bem vestido, com gosto e originalidade, revela uma boa dose de autoestima. Ou seja, se me trato bem, os outros tenderão a fazer o mesmo: trate-se com elegância que o mundo responderá com elegância. Vestir-se com segurança e saber o que lhe cai bem e tudo o que funciona para você, lhe ajuda a projetar autoconfiança e credibilidade, tanto na vida pessoal, quanto profissional. IMAGEM PERCEBIDA X IMAGEM PLANEJADA Através das roupas, é possível perceber traços da personalidade. Uma roupa comunica ás outras pessoas do convívio no trabalho e na vida social se a pessoa é arrojada ou tradicional, responsável ou descompromissada, pragmática ou visionária, adaptável ou resistente a mudanças, criativa ou organizada, entre outros. Planejar e construir uma imagem pessoal e ou profissional, alicerçada na harmonia do interior da pessoa com o seu exterior, na valorização do seu tipo físico e na adequação ao meio em que ela vive e ou trabalha, permite transmitir quem ela é ou quem ela quer ser de forma a valorizá-la. A imagem percebida foi que você possui um Estilo Esportivo, aonde a pessoa busca conforto em suas peças e Estilo Tradicional, aonde a desvantagem desse estilo é que anos passam e você tem a impressão que a pessoa está sempre igual, com uma aparência monótona e antiquada, além de parecer formal e cerimonioso para ocasiões casuais. A imagem planejada foi de um Estilo Moderno, pois o mesmo herda a sofisticação e o luxo do Estilo Elegante e acrescenta ousadia e feminilidade. É o que buscamos devido atividades profissionais e estilo de vida.
FORMATO DE CORPO
Evite : *Gola alta *Blusas com bolsos aparentes *Qualquer volume perto dos ombros, como mangas bufantes e ombreiras *Casacos com abotoamento duplo *Linhas horizontais na parte de cima Aposte: *Blusas com barra (na altura do quadril) bordada ou com brilho *Peplum *Decotes em V *Detalhes verticais na parte de cima, como lenços *Mangas de punho amplo *Calças volumosas *Saias e calças estampadas FORMATO DO ROSTO Por se tratar de um formato muito versátil e equilibrado, o formato de rosto oval, você pode ter quase todos os tipos de cortes que quiser cabelo curto, médio ou longo pode usar mais estilos que qualquer outro formato de rosto. Seja qual for o comprimento que você prefira usar, uma dica é ter corte em camadas. Com camadas perto de suas maçãs do rosto ou queixo, você poderá acentuar as características faciais que preferir. Para chamar a atenção para os olhos, use uma franja rala. Puxar o cabelo para trás mostra o seu rosto mais equilibrado. VISAGISMO Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
ANALISE DE CORES A cor é mensageiro poderoso na comunicação da moda, além de ser um item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, pois a cor exerce força psicológica e física. Ela interfere na sua imagem perante as pessoas, e representa a maneira como nos sentimos.a cor tem o poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair ou repelir; ela pode nos trazer poder, prazer e sofisticação. PALETA DE CORES:
CORES E SEUS SIGNIFICADOS: Marinho Honestidade, integridade, confiabilidade, trabalho e organização. Preto Sofisticação, elegância, autoridade, poder e mistério. Branco Frescor, limpeza, esperança e confiabilidade. Creme/caramelo Elegância, acessibilidade e confiança. Marrom Estabilidade, perseverança, segurança e resistência a mudanças. Cinza Força de caráter, autoridade, refinamento e maturidade. Amarelo Otimismo aumenta ansiedade, alegre e induz inquietação. Laranja Energética e audaciosa. Azul Respeito, confiabilidade, fidelidade, serenidade. Vermelho Excitante e estimulante. Rosa Calmante e aconchegante.
PLANEJAMENTO DO GUARDA- ROUPA O guarda-roupa ideal é aquele em que você encontra as peças certas. Um armário com roupas adequadas e de boa qualidade facilitam a escolha na hora de se vestir. Quis dar as mulheres um guarda-roupa básico, resguarda-las do ridículo, deixa-las livres para serem o que são. Yves Saint Laurent
DICAS Guarda Roupa Funcional: Um guarda-roupa funcional precisa de poucas peças, em se tratando de roupas, o termo "menos é mais" não é um clichê. Quanto maior a quantidade de peças, mais fácil será se perder no meio de um amontoado de coisas. É importante que a compra seja consciente, avaliando o que você já tem no armário e que possa compor novos looks com o que você está levando, e que tenha facilidade de combinação entre si. Como multiplicar o guarda-roupa: Acessórios são palavras-chave na hora de mudar o visual, usando praticamente as mesmas peças. Basta jogar um pouco de cor e acessórios para multiplicar o look. Eles são como a cereja do bolo dá o toque final. Entre os artigos, que mudam conforme o gosto pessoal pode estar: * Colares (de vários tamanhos, materiais e cores); * Lenços de vários tecidos, texturas e tamanhos, usados de diferentes maneiras - sob o ombro, estilo cachecol, como colar, em dias frios ou mesmo no verão; * Pulseiras vistosas e brincos; * Prendedores de cabelo (arcos, presilhas, grampos, elásticos e fivelas); * Bolsa, cintos e sapatos. Geralmente, as peças que ficam próximas do rosto se destacam mais, como os lenços e colares. Sapatos diferentes são interessantes. Outro erro é achar que é preciso combinar bolsa, cinto e sapato. "O legal na moda é descombinar combinando. É misturar texturas, peças, o liso com brilhante (verniz) o, crespo (como pele de cobra) com liso. As peças até podem ser da mesma cor, porém, não do mesmo tom". Um toque de cor no visual: O diferencial no visual é montar um look e colocar um toque de cor, de brilho como finalização. E as misturas de cores podem ser as mais variadas, como um tom neutro com um mais forte e colorido, cores opostas (como o roxo com verde ou com laranja) o tom sobre tom (cor mais clara com a mesma tonalidade mais escura) como o rosa claro com o pink. O ideal é fazer experimentações, se sentir confortável com a roupa. Para quem não quer fugir do básico, a dica são os tons nude (mais próximos da cor da pele, que praticamente 'somem'), os cinzas, beges e marrons. Como montar combinações diariamente: Escolher a roupa nossa de cada dia é realmente um exercício a cada manhã. Algumas pessoas são mais práticas, outras demoram horas para se arrumar. Um ponto que deve ser avaliado ao pensar na composição é a mensagem que cada uma quer passar com aquela aparência.
Ana, A partir de agora, após esse processo de autoconhecimento da imagem pessoal, aonde analisamos seu biótipo, cores que lhe favorecem e identificamos seu estilo, faça da roupa sua aliada e use-a seu favor para conseguir o principal objetivo, ser vista como uma mulher elegante, bonita, com estilo e confiante ao se vestir. Quando você se sente bem, essa sua sensação transparece nitidamente; você projeta uma imagem de autoconfiança e se movimenta de outra forma; toda sua linguagem não verbal é muito mais positiva. O resultado disso é que suas chances de obter sucesso em todas as áreas da sua vida são muito maiores! Afinal, você se sente segura com sua Imagem.