1/20 PgAdmin O pgadmin é um software gráfico para administração do SGBD PostgreSQL disponível para Windows e UNIX. Site para download. Caso queira a última versão - http://www.pgadmin.org/download/ É uma ferramenta gráfica desenvolvida pela equipe de desenvolvimento do PostgreSQL. Muitos recursos. Traz um help online sobre si e a documentação do PostgreSQL. Tecle F1 para exibir. Também traz as ferramentas slony e pgagent. Ao executar consultas na ferramenta SQL (query tool), tecle F7 para visualizar graficamente a consulta na aba Explain ou F5 para executar. Observe que na aba inferior History ele armazena todas as linhas de consultas efetuadas na seção. Tópicos Menu e Toolbar Criar Nova Conexão Conectar a uma Conexão Existente Criar Banco Criar Esquema Criar Tabela Adicionar Campos a uma Tabela Criar Constraints (Primary Key, Foreign Key) Criar Usuário Criar Grupos Criar Consultas em SQL Inserir, Atualizar e Excluir Registros
2/20 Menu e Toolbar NCon Refr Prop Novo Excl Cons Vdad Filtr Man Hint Hsql ToolBar (Barra de Ferramentas) NCon Criar Nova Conexão com o SGBD Refr Aplicar refresh no objeeto selecionado Prop Propriedades do objeto selecionado Novo Criar novo objeto idêntico ao selecionado Excl Excluir o objeto selecionado Cons Efetuar consultas SQL Vdad Visualizar, Editar e Inserir registros na tabela selecionada Filtr Filtrar e visualizar registros do objeto selecionado Man Efetuar manutenção no objeto selecionado Hint Exibir dicas de ajuda para o objeto selecionado Hsql Help online dos comandos SQL Observe que a ToolBar (Barra de Ferramentas) é sensível ao contexto, as ferramentas habilitadas dependem do objeto selecionado. Menu (alguns itens) File aqui temos opções para abrir de forma amigável os script postgresql.conf, ph_hba.conf e o pgpass.conf. Lembre que os arquivos ocultos devem estar marcados para aparecer, caso contrário não terá acesso ao pgpass.conf. Pode editar de forma prática e até criar o pgpass.conf. Edit em properties podemos alterar os dados da conexão, como porta, host, user, etc. E também podemos excluir uma conexão (Delete/Drop), para isso selecione a conexão. Tools sensível ao objeto selecionado. Dependendo do objeto teremos mais ou menos ferramentas para ele. As opções também estão disponíveis com o menu de contexto dos objetos (clicando com o botão direito sobre os mesmos). Uma boa ferramenta para bancos, tabelas e outros é o relatório (DDL report e o Data dictionary report), bastando informar o Output file (em html). Help Acesso ao help do pgadmin, do PostgreSQL e do Slony (software de replicação de bancos de dados).
3/20 Criar uma Nova Conexão Deverá entrar com nome para a conexão (Name), host, porta, username e a password. Cuidado: caso deixe marcada "Store password" ele armazena para as próximas vezes e inclusive o psql passará a acessar sem senha para esse usuário. Conectar à Conexão Existente Basta um duplo clique sobre o nome da conexão e entrar com a senha e OK.
4/20 Criar Banco Ao abrir o PGAdmin clicar com o botão direito sobre Databases Então apenas entramos com seu nome e clicamos em OK. Veja que aqui podemos escolher um diferente template, codificação, owner (usuário dono), etc.
5/20 Na aba privileges podemos definir que privilégios o usuário terá sobre este banco. Na aba SQL podemos ver a sintaxe SQL para a criação manual deste banco.
Após a criação, caso cliquemos no sinal de + à esquerda do nome do banco, veremos todos os seus objetos. As tabelas ficam dentro de um esquema, como veremos. 6/20 Novo Esquema Para criar um esquema clicamos no nome do banco com o botão direito e informa, como abaixo:
Ao criar podemos definir o seu Owner. 7/20
Na aba Privileges podemos definir os privilégios que seu dono terá sobre o esquema. 8/20
9/20 Nova Tabela Para criar uma nova tabela devemos expandir o banco de dados, depois o esquema e ao final clicar sobre Tables New Table..., como abaixo
Ao criar uma nova tabela podemos também já definir seu dono, seu tablespace entre outras propriedades: 10/20
11/20 Ao criar uma tabela clicamos na aba Columns para adicionar os campos: Veja abaixo a adição de um campo CPF:
Veja que entramos com nome, escolhemos o tipo, tamanho, precisão, valor default, etc. Ao final clicamos em Add e assim até adicionar todos os campos da tabela. 12/20 Observe que ao clicar sobre o nome da tabela temos a sintaxe SQL de sua criação abaixo e à direita. Nova Constraint (Restrição) Agora que concluímos nossa tabela vamos adicionar as constraints (restrições), a chave primária uma chave primária (primary key) e uma chave estrangeira (foreign key). Adicionar Chave Primária Com um duplo clique sobre o nome da tabela, então clique na aba Constraint. Entre o nome da chave (opcional) e clique em Columns.
Então selecione o campo que será chave primária e clique em Add. Caso a chave seja composta por mais de um campo, selecionamos um a um os campos da chave. 13/20
14/20 Adicionar Chave Estraigeira Clicamos em Constraint, então selecionamos Foreign Key e Add.
15/20 Digitamos o nome da chave e clicamos em Columns: Então selecionamos o campo que será a Foreign Key e clicamos em Add. Aqui também podemos ter uma chave formada por mais de um campo, de forma semelhante ao comportamento da chave primária.
16/20 Inserir, Atualizar e Excluir Registros Após criar nossa tabela, podemos adicionar registros para a mesma aqui mesmo no PGAdmin. Selecione o nome da tabela e clique no ícone acima, aquele com uma pequena tabela à direita do SQL Tools: Aqui podemos inserir e alterar (update), como também excluir registros. Realizando Consultas em SQL Podemos efetuar consultas em SQL em qualquer banco do SGBD, entrando com a sintaxe em SQL na ferramenta de consultas SQL (o ícone com SQL):
Vejamos um exemplo: digite uma consulta e tecle F5 para executar ou clique na seta verde para a direita: 17/20
18/20 Novo Usuário Para adicionar um novo usuário clique em Login Roles com o botão direito e New Login Role... Então entre com seu nome, senha, validade (opcional), e privilégios.
Na aba Role Membership podemos definir a quegrupos ele pertente e a que grupos ele não pertence. 19/20
20/20 Novo Grupo Para adicionar um novo grupo clique em Group Role com o botão direito e New Group Role... Entre com suas propriedades. Dica: Algo importante no PGAdmin e que não está presente em muitos outros gerenciadores é a segurança. Por exemplo: quando criamos uma tabela e um de seus campos é de um determinado tipo. Então queremos trocar o tipo por outro tipo. Neste caso o PGAdmin é criterioso e somente nos oferecerá como alternativas os tipos compatíveis com o existente (se existirem). Isso ajuda a evitar erros. Ferramentas Auxiliares do PGAdmin O PGAdmin é integrado à diversas ferramentas importantes do PostgreSQL e sempre que oportuno nos alerta da necessidade de se usar as ferramentas, como o Vacuum, como uma codificação inadequada, como o Slony (replicação) e o pgagent (agendador). A cada vez que acessamos bancos e tabela ele nos dá alertas importantes. Ribamar FS http://ribafs.net ribafs@ribafs.net 16 de setembro de 2007