A Casa de Vidro e a E.E. Ministro Costa Manso E.E. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Profª Elisabete da Silva Gonçalves Realização:
Foco do Projeto Casa De Vidro e a E.E. Ministro Costa Manso é um projeto para a disciplina Eletiva com a intenção de auxiliar os alunos que pretendem seguir os cursos de Arquitetura e Engenharia. Ao incentivar, compreender, discutir conceitos sobre a história da Casa de Vidro, procurou-se resgatar a importância do ensino da Geometria, como um instrumento da formação humana. Desta forma, constroem desenhos e desenvolvem a construção de volumes, identificando-se como ser social, agente histórico, ser protagonista na construção de desenhos arquitetônicos.
Contexto de Aplicação A disciplina eletiva "A Casa de Vidro e a E.E. Ministro Costa Manso" é o projeto planejado para proporcionar aos alunos do Programa de Ensino Integral, do 1º,2º e 3º anos do ensino médio, que possuem como Projeto Acadêmico os cursos de Engenharia e Arquitetura, a oportunidade do estudo da geometria e desenhos técnicos, que são relevantes para essas profissões. Esse projeto tem a duração de um semestre. Os alunos permanecem na escola manhã e tarde e a maioria mora distante, o que dificulta que frequentem curso pré-vestibular.
Justificativa Disciplina Eletiva com a intenção de auxiliar os alunos que pretendem seguir os cursos de Arquitetura e Engenharia. Ao incentivar, compreender, discutir conceitos sobre a história da Casa de Vidro - Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, procura-se resgatar a importância do ensino da Geometria como um instrumento da formação humana. Desta forma, constroem desenhos e desenvolvem a construção de volumes, identificando-se como ser social, agente histórico e ser protagonista na construção de desenhos arquitetônicos.
Objetivo Possibilitar aos alunos a oportunidade de enriquecer o Currículo, ao discutir e interpretar fatos sociais e históricos da história da construção da Casa de Vidro, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, como resgate da importância da história, dos patrimônios culturais e do desenho na construção de Projetos. Incentivar e proporcionar a capacitação e aquisição de competências específicas para a Preparação Acadêmica, inserção e permanência no mundo do trabalho.
Desenvolvimento/ Metodologia -Leitura das imagens internas e externas da Casa de Vidro - Lina Bo Bardi e dos desenhos do projeto de sua construção; - Roda de conversa sobre imigração e Patrimônios Culturais; -Visita ao Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, apreciação da arquitetura, do acervo e atividade didática/desenho; -Visita didática à Sala São Paulo, apreciação musical e da arquitetura da Estação Júlio Prestes; -Desenhos de proporção e volumes; -Observação, medição e desenhos dos espaços internos e externos da E.E. Ministro Costa Manso;
Recursos Utilizados -Leitura de imagens; -Régua, esquadros; -Lápis Hb; -Papeis grafite, canson, vegetal, cartão; -Fita Métrica; -Projetor; -Visita a Sala São Paulo-Estação Júlio Prestes; -Visita a Casa de Vidro Lina Bo Bardi-proporcionada pela parceria.
Registros
Registros
Registros
Registros
Registros
Resultados -Os alunos foram protagonistas durante o desenvolvimento do Projeto; -Houve crescimento cognitivo; -Desenvolveram o aprendizado com entusiasmo, interagiram com os mediadores culturais tanto na Sala São Paulo como no Instituto Lina Bo Bardi; -Compreenderam os conceitos e a importância dos espaços culturais e do desenho geométrico dentro do espaço social e cultural, como instrumento para a construção de edificações e da formação humana; -Aprenderam a ler e interpretar fatos sociais e históricos e, a identificar-se como ser social e agente histórico.
Conclusões -O Projeto obteve o resultado esperado; -Os alunos estudaram e apreenderam a história da Casa Lina Bo Bardi/Instituto Lina Bo e P. M. Bardi e sobre os patrimônios culturais e a imigração; -Apreenderam e realizaram desenhos geométrico e desenhos do projeto da construção da Casa de Vidro Lina Bo Bardi; -Observaram, mediram e criaram desenhos de planta baixa e de perspectiva da E.E. Ministro Costa Manso; -Apresentaram e explicaram seus desenhos na culminância da disciplina Eletiva; -Dos alunos que tinham como Projeto de Vida ser Arquiteto, um percebeu que prefere Gastronomia.