Centro Ciência Viva de Tavira Programa de atividades Ano letivo 2012/2013
O Centro Ciência Viva de Tavira É um espaço de divulgação científica e tecnológica, integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Para o ano letivo 2012-2013 temos como atividades: Visita ao Centro Ciência Viva de Tavira. A água e a energia são os temas centrais da exposição que é constituída por módulos interativos e laboratórios. Aqui, o visitante é convidado a ser cientista na primeira pessoa, fazendo as experiências que se propõem, e explorando os jogos que o desafiam a resolver problemas ambientais e a analisar soluções alternativas de defesa do ambiente. Para os mais pequenos, temos o Sítio dos pequenos, um espaço destinado ao público mais jovem (3-8 anos). É dividido em diferentes áreas, compostas por variados equipamentos lúdico-pedagógicos, que proporcionam uma abordagem à realidade das ciências através dos sentidos e da experimentação. Há a oportunidade de explorar as capacidades sensoriais, experimentar desafios de eletricidade e magnetismo, construir engrenagens, ler um livro deitado em cima de pedras roladas gigantes ou conduzir um carro sem motor nem pedais! Percursos Naturais (duração aproximada de 2h a 2h30min) Os percursos naturais têm um caráter interpretativo, permitindo a observação das características geológicas bem como da fauna e flora dos locais a visitar. Os percursos estão disponíveis para alunos a partir do 3ºano inclusive: - Sal e salinas: Visita a um sistema de salinas tradicional (Maio e Junho) - Sapal e Dunas (Março a Junho). - Da Terra ao Mar (Abril a Junho). Pacotes temáticos - Oficinas de Ciência O programa Oficina de Ciência é composto por diferentes pacotes de atividades temáticas. Embora algumas atividades propostas estejam dentro dos mesmos temas, estas são adaptadas a quatro níveis diferentes de escolaridade: - Nível I, Pré-escolar e 1º e 2º anos de escolaridade; - Nível II, 3º a 6º anos de escolaridade, - Nível III, 3º ciclo do EB; - Nível IV, Ensino Secundário.
Oficina de Ciência Nível I Os conhecimentos serão transmitidos recorrendo à exploração do meio e através de experiências simples, com materiais de uso corrente. A realização de experiências permitirá introduzir o método científico de uma forma muito básica e despertar a curiosidade da criança. Papel (I) Água (II) Luz e pigmentos (III) Quadro I Temas a desenvolver e calendarização para o Nível I. Produzir e brincar com CO 2 (IV) Animais (V) Eletricidade (VI) Plantas e Sementes (VII) À Descoberta do sal (VIII) Explora com Matemática (IX) Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Resumo das atividades para o Nível I I Papel: Como atividade propõe-se a realização de um processo artesanal de reciclagem de papel. Associada a esta temática pretende-se transmitir um conjunto de noções referentes ao papel: qual a matéria-prima para a sua fabricação; qual a sua composição e diferentes tipos de papel, qual a importância da reciclagem e o seu ciclo. II Água está presente na maioria das atividades no nosso dia-a-dia, sendo também uma fonte de brincadeiras e prazer para as crianças. Serão explorados, de forma implícita, conteúdos relacionados com: dissolução de diferentes substâncias em água; processos de separação de misturas; flutuação de diferentes materiais; densidade dos líquidos; efeito da pressão atmosférica; importância da tensão superficial. III Luz e Extração de pigmentos. Todos os dias utilizamos a luz do Sol para fazer as mais diversas tarefas. Com estas atividades as crianças terão a oportunidade de explorar aspetos relacionados com: as propriedades da luz e as cores que a constituem; a formação do arco-íris, a composição dos pigmentos. IV Produzir e brincar com CO 2. O ar que nos rodeia é uma mistura de vários gases. Neste módulo as crianças terão a oportunidade de descobrir de onde vem o dióxido de carbono (CO 2 ), como produzi-lo e explorar diversos fenómenos, tais como: encher um balão sem lhe soprar; aprender como um extintor de CO 2 apaga uma vela; construir um vulcão e provocar a sua erupção; lançar um foguetão. V Animais. Os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças através de um contacto mais ou menos direto. Durante estas atividades as crianças terão a oportunidade de:
identificar alguns animais; aprender quais são os diferentes tipos de adaptação ao local onde vivem; quais as suas características e singularidades. VI Eletricidade e ímanes. Todos os dias utilizamos a eletricidade e sabemos que os ímanes atraem materiais magnéticos. Neste módulo as crianças terão a oportunidade de explorar diversos fenómenos: as propriedades eletromagnéticas de diversos materiais, construir um circuito elétrico simples, acender lâmpadas em série e em paralelo, verificar que materiais são condutores. VII Plantas e Sementes. Esta atividade pretende dar a conhecer às crianças noções básicas sobre o que é uma planta: identificação de cada parte da planta e introdução do conceito de função de cada uma delas, proporcionar uma perceção clara da estrutura da folha (textura, contorno, cor, etc.); reconhecimento do tamanho e variedade das sementes (associação das sementes a óleos e farinhas, quais as cores e cheiros característicos). VIII À descoberta do sal. São atividades experimentais centradas na água salgada e nas propriedades do sal. As crianças poderão observar os diferentes tipos de sal e os seus os cristais, a dissolução do sal, a sua densidade, saturação e difusão. IX Explora com Matemática. Nesta atividade, as crianças irão explorar sequências e regularidades, construir padrões e frisos a partir de situações do dia-a-dia. Serão abordados conceitos matemáticos de forma divertida e criativa.
Oficina de Ciência Nível II Os conhecimentos serão transmitidos recorrendo à exploração do meio e através de experiências simples, com materiais de uso corrente. A realização de experiências permitirá introduzir o método científico de uma forma muito básica e despertar a curiosidade da criança. Quadro II Temas a desenvolver e calendarização para o Nível II. Vida de Planta I Vida de planta II Biotecnologia Fornos solares PET Solos Electricidade Água Matemática Júnior Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Resumo das atividades para o Nível II Vida de Planta I: As plantas também transpiram: Com esta atividade pretende-se explorar um conjunto de questões. Por onde é que as plantas respiram e transpiram? Como sobe a água nas plantas? As plantas absorvem água? Como é o caule visto ao microscópio? Vida de planta II: Fábrica de alimento! Serão explorados vários conceitos relacionados com a fotossíntese e a produção de oxigénio realizada pelas plantas. O que produz a planta? E se o sol fosse verde? O que é o amido e onde se encontra. Como são os cloroplastos e para que servem? Biotecnologia. Através da produção do pão, serão abordadas as reações bioquímicas que ocorrem e qual a importância da atividade das leveduras. Fornos Solares. Durante esta atividade as crianças irão conhecer o que são superfícies absorsoras e refletoras, qual a importância do efeito de estufa num forno solar, como conservar o calor e como construir um forno solar. Reutilização de material plástico PET. Quais os diferentes tipos de plástico que existem e quais as suas características? Onde são utilizados e como podem reutilizados e reciclados? As crianças irão construir diferentes objetos, reutilizando material PET (garrafas). Solos. Durante esta atividade as crianças irão conhecer de que é feito o solo; qual a taxa de saturação em água do solo; qual a sua plasticidade e o efeito da erosão.
Eletricidade. Esta atividade pretende dar a conhecer às crianças noções básicas sobre o que é uma eletricidade. O que é a eletricidade estática? Que materiais conduzem a eletricidade? Como se relacionam a eletricidade e o magnetismo? Água. Quais as suas propriedades físicas (densidade, condutividade, tensão superficial, capacidade térmica) e químicas (composição, caráter químico)? Matemática Júnior. Construção de um quadrante para cálculo de distâncias inalcançáveis (apenas para o 2º ciclo) ou, análise de ângulos e isometrias através da construção e exploração de um caleidoscópio.
Oficina de Ciência Nível III e IV Como referido anteriormente, existe a repetição dos temas, mas estes estão adaptados para os diferentes níveis de escolaridade: Quadro III Temas a desenvolver e calendarização para o Nível III e IV. Vida de Planta I Vida de planta II Biotecnologia Fornos solares ETA Modelação Matemática Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Resumo das atividades para o Nível III e IV. Vida de Planta I: As plantas também transpiram: Com esta atividade pretende-se explorar um conjunto de questões. Por onde é que as plantas respiram e transpiram? Como sobe a água nas plantas? As plantas absorvem água? Como é o caule visto ao microscópio? Vida de planta II: Fábrica de alimento! Serão explorados vários conceitos relacionados com a fotossíntese e a produção de oxigénio realizada pelas plantas. O que produz a planta? E se o sol fosse verde? O que é o amido e onde se encontra. Como são os cloroplastos e para que servem? Biotecnologia. Através da produção do pão, serão abordadas as reações bioquímicas que ocorrem e qual a importância da atividade das leveduras. Fornos Solares. Durante esta atividade as crianças irão conhecer o que são superfícies absorsoras e refletoras, qual a importância do efeito de estufa num forno solar, como conservar o calor e como construir um forno solar. ETA. Como funciona uma Estação de Tratamento de Água? Construção de filtro de areia e análise química da água. Modelação Matemática. Tradução de uma situação real em linguagem matemática através de trabalho experimental; compreensão e resolução de situações problemáticas.
Preçário para o ano letivo 2012-2013: Preço por aluno: As entradas terão um custo de 2,50 por aluno, exceto os Percursos Naturais que terão um custo de 3,50 por aluno. Reduções: Parcerias com Turmas (até ao 1ºciclo): Cada Turma Parceira visitará o Centro pelo menos 3 vezes ao longo do ano, selecionando diferentes tópicos, complementares dos assuntos que estão a ser lecionados (ver temas). As entradas terão um custo de 1,50 por aluno, exceto os Percursos Naturais que terão um custo de 3 por aluno. Parcerias com Escolas (do 2º ciclo ao secundário): Cada Escola Parceira define um mínimo de 3 Turmas que visitarão o Centro ao longo do ano, selecionando diferentes tópicos, complementares dos assuntos que estão a ser lecionados (ver temas). As entradas terão um custo de 1,50 por aluno, exceto os Percursos Naturais que terão um custo de 3 por aluno.
Projeto SPARE Saber Poupar e Avaliar os Recursos Energéticos. O Centro Ciência Viva de Tavira, em colaboração com o Centro Ciência Viva do Algarve e com o Centro Ciência Viva de Lagos, contando ainda com o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), pretende dinamizar no ano letivo de 2012/2013, um projeto escolar de eficiência energética, dirigido a alunos dos 2º e 3º ciclo. As turmas participantes desenvolverão competências para auditar o edifício da escola e os usos de energia com vista à definição de metas para a redução das emissões de carbono, bem como à poupança de energia. Objetivos - Promover a educação para uma utilização racional da Energia; - Promover o desenvolvimento sustentável; - Reduzir consumos e encargos com a faturação energética; - Reduzir o nível das emissões dos gases com efeito de estufa. Metodologia O Centro Ciência Viva irá apoiar as turmas que desejem participar através de: - formação dos professores de forma a concretizarem as ideias centrais do projeto de modo autónomo; - disponibilização de material de apoio sob a forma de um manual e de uma ferramenta de Excel desenvolvida para a realização da auditoria energética (desenvolvida pela AREAL). - Organização de concurso para a apresentação das melhores ideias/projetos de eficiência energética e poupança de recursos. A participação no projeto implica uma visita obrigatória a um Centro Ciência Viva da região do Algarve por cada turma envolvida.
Ação de Formação O Centro Ciência Viva de Tavira oferecerá aos professores parceiros um Programa de Formação Contínua, correspondendo a 2 créditos. Introdução de Atividades Práticas e Experimentais no Ensino Básico no Centro de Ciência. Ação 1 Aprender com Solos e Plantas, de janeiro a fevereiro Ação 2 Aprender com água, de outubro a novembro Ação 3 Aprender sobre Energia, de março a abril Destinatários: Grupos: 110 e 230 Estas ações de formação correspondem a programas de atividades práticas laboratoriais e de campo, em que os participantes adquirem competências para a atividade de natureza prática laboratorial e de campo, fundamentados nos conhecimentos de didática das Ciências e na teoria educacional, bem como atualizam o seu conhecimento sobre o currículo e, simultaneamente, a formação nos conteúdos concretos, numa perspetiva do seu ensino. Objetivos competência para a utilização de atividades de natureza prática e experimental. competência no conhecimento pedagógico de conteúdo nos tópicos abordados. competência para a integração curricular de atividades de natureza prática e experimental. grau de utilização de atividades práticas e experimentais. conhecimento pedagógico relacionado com o uso de atividades experimentais. apreço pela utilização deste tipo de atividades de modo corrente no seu ensino. Conteúdos Execução de atividades práticas e experimentais adequadas ao ensino nos 1º e 2 os Ciclos Conhecimento do conteúdo na perspetiva do seu ensino relativamente aos tópicos abordados; Orientações Curriculares; Natureza e tipos de atividades práticas; Metodologia construtivista da aprendizagem; Ensino por resolução de problemas e investigações; Trabalho em grupo e aprendizagem cooperativa; Organização da Formação Sessões Presenciais: Nº duração Conteúdos Tempo Total 1ª a 7ª 3horas Conjunto de atividades práticas. Reflexão sobre os conteúdos pedagógicos e científicos da atividade. Reflexão sobre as experiências de aplicação. Discussão das condições de aplicabilidade. 8ª 4horas Avaliação da ação Avaliação do impacto da ação Na componente não presencial (autónoma): 21 horas 4 horas Aplicação das atividades e reflexões solicitadas, correspondendo a 25 horas de formação não presencial.