Introdução a Computação Aula 03 Profissões de TI Prof. MSc. Edilberto Silva edilms@yahoo.com http://
Papéis... Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. Normalmente os papéis são desempenhados por uma pessoa ou um grupo de pessoas que trabalham juntas em equipe. Os papéis não são pessoas; pelo contrário, eles descrevem como as pessoas se comportam no negócio e quais são as responsabilidades que elas têm. Apesar de a maioria dos papéis serem desempenhados por pessoas que fazem parte da organização, as pessoas de fora da organização têm um papel importante: por exemplo, o papel do envolvido do projeto ou produto que está sendo desenvolvido Os papéis têm um conjunto de atividades coerentes por eles executadas. Essas atividades são estreitamente relacionadas e combinadas em termos de funcionalidade, e é recomendável que elas sejam executadas pela mesma pessoa. http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm
Áreas de TI Governança Gerenciamento de Projetos, Serviços, Qualidade Desenvolvimento (levantamento, desenvolvimento, produção) Testes Banco de dados Redes Segurança Suporte centro de informações help desk apoiar os usuários na solução de problemas, treinamento de softwares,,...
Gerente de CPD: pessoa escolhida pela diretoria da Empresa, com longa experiência em Análise de Sistemas e conhecedor das atividades principais da empresa. Deve ter aptidão para a liderança e ser profundo conhecedor dos equipamentos e das atividades do CPD -Centro de Processamento de Dados (hoje em dia poucas empresas possuem um CPD). Digitador: pessoa treinada em digitação de dados, num determinado sistema, com rapidez em digitação. Operador de Microcomputador, de Computador ou de Terminal: pessoa treinada para operar determinado equipamento de processamento de dados.
Segurança Sala Cofre
Técnico: pessoa capacitada em eletrônica que monta e conserta computadores (mexe somente com a parte de hardware). Consultor: presta assessoria na área de informática. Engenheiro de Software: conhece amplamente as linguagens de programação de baixo nível (código de máquina) e cria softwares aplicativos de controle e genéricos. Programador: pessoa habilitada em programação com uma ou mais linguagens de programação. Formação: Superior ou Técnico.
Ferramenta de Desenvolvimento
Ferramenta de Desenvolvimento
Ferramenta de Desenvolvimento
Web Designer: desenvolve homepages para a internet. Web Master: cuida da manutenção de sites na internet (trabalha no provedor de acesso à internet). Desenvolvedor de Sites: cabe-lhe desenvolver e tornar um site competitivo no mercado. Precisa ter conhecimento técnico afiado, criatividade e conhecimento profundo do negócio da empresa, deve também saber mudar de acordo com a vontade do cliente.
Especialista em Conectividade: pessoa que presta serviços em redes corporativas. Deve verificar sistemas que possam ser programados para mudar de rota ao aparecer um defeito na rede. Arquiteto de Interface para Internet Móvel: cria interfaces para web móvel, ou seja, internet para celulares e palms. Há a necessidade de conhecer a fundo o hardware (no caso, os palms e celulares) e as linguagens de programação para esse equipamento, além de estar sempre por dentro das novas tecnologias. DBA -Administrador de Banco de Dados para a Web: pessoa especista em banco de dados voltados para a Web, seja para o e- commerce (comércio eletrônico), como para os portais e sietes de busca. Precisa conhecer as novas linguagens tanto do lado do servidor, quanto do lado do cliente.
Administrador de Banco de Dados DBA É o responsável pela implementação dos projetos e manutenção de SGBD. Configuração do Servidor de Banco de Dados Criação de tabelas Monitoramento de acessos Monitoramento de desempenho Criação de procedimentos que possibilitam a operacionalização dos bancos de dados Criação e implementação de scripts (possível com ferramentas CASE)
Administrador de Dados - AD É o responsável pelo projeto e supervisão de todas as aplicações que envolvam dados na organização Política de dados Redundância Modelagem de dados Especificação de atributos Engenharia reversa
Ferramenta para modelagem de banco de dados
Ferramenta de gerenciamento de SGBD do SQL Server 2005 Express
Página principal do SGBD Oracle Database Express Edition
MySql WorkBench
Analista de sistema Participa no desenvolvimento (estudo de viabilidade, especificação, projeto, construção e implantação) e manutenção de sistemas de informação. Analista de requisito Independente da denominação, durante um projeto de desenvolvimento de software alguém sempre exerce o papel de analista de requisitos. As principais responsabilidades do analista de requisitos são levantar, analisar, documentar e validar as necessidades de um projeto. Analista de negócios Nomenclatura atualizada do profissional que responde pela automação dos processos das organizações e pelo o uso estratégico das informações. No passado, analistas de sistemas não se preocupavam em entender o negócio da organização, apenas se envolviam com questões técnicas, mas a partir de 90 entender do negócio da empresa em que se trabalha, passou a ser um aspecto prioritário para uma carreira bem sucedida. (Revista TI)
Gerente de projeto de TI Profissionais que têm suas responsabilidades envolvendo duas áreas, a administrativa e a técnica, podendo ser considerado um profissional híbrido. Seu trabalho abrange a gestão de pessoas, o contato com o cliente, controle de metas, de prazos, dos recursos tecnológicos do projeto, além de necessitar de habilidade de negociação. Salário: em grandes empresas se aproxima de R$ 10 mil. Gerentes de Projetos de TI, focam no trio comunicação, negociação e planejamento, visando o equilíbrio entre fatores técnicos, econômicos e humanos. Características desejáveis: Liderança, capacidade de comandar e de motivar pessoas, trabalhar em equipe, assessorar e resolver problemas. E, ainda, gerenciar conflitos interpessoais, planejar e acompanhar resultados, estabelecer comunicação clara, direta e objetiva. Além de:carisma, entusiasmo, criatividade, flexibilidade e disciplina.
Tabelas de Salários de TI Exame INFO http://info.abril.com.br/noticias/carr eira/2014/02/veja-o-salario-de-180- cargos-em-ti.shtml Dados de 21/02/2014 Info Online
- irup Analistas Desenvolvedores Testadores Gerentes Administrador de Sistema
- irup Analistas Analista de Sistemas O papel analista de sistemas lidera e coordena a identificação de requisitos e a modelagem de casos de uso, delimitando o sistema e definindo sua funcionalidade; por exemplo, estabelecendo quais são os atores e casos de uso existentes e como eles interagem.
- irup Designer de Negócios O papel designer de negócios detalha a especificação de uma parte da organização, descrevendo o fluxo de trabalho de um ou de vários casos de uso de negócios. O designer de negócios define as responsabilidades, as operações, os atributos e os relacionamentos de um ou de vários trabalhadores de negócios e entidades de negócios.
- irup Analista do Processo de Negócios O analista do processo de negócios lidera e coordena a modelagem de casos de uso de negócios, definindo e delimitando a organização que está sendo modelada; por exemplo, estabelecendo quais são os atores de negócios e casos de uso de negócios existentes e como eles interagem. O analista do processo de negócios é responsável pela arquitetura de negócios.
- irup Especificador de Requisitos O papel especificador de requisitos detalha a especificação de uma parte da funcionalidade do sistema, descrevendo o aspecto Requisitos de um ou de vários casos de uso e outros requisitos de software de apoio. O especificador de requisitos também pode ser responsável por um pacote de casos de uso e por manter a integridade desse pacote. É recomendável que o especificador de requisitos responsável por um pacote de casos de uso também seja responsável pelos casos de uso e atores contidos no pacote.
- irup Analista de Teste O papel Analista de Teste é responsável por inicialmente identificar e posteriormente definir os testes necessários, monitorar a abrangência dos testes e avaliar a qualidade geral obtida ao testar os Itens de Teste-alvo.
- irup Testador O papel Testador é responsável pelas atividades centrais do esforço de teste, que envolve conduzir os testes necessários e registrar os resultados desses testes.
- irup Arquiteto de Software O papel arquiteto de software lidera e coordena as atividades e os artefatos técnicos no decorrer do projeto. O arquiteto de software estabelece a estrutura geral de cada visão de arquitetura: a decomposição da visão, o agrupamento dos elementos e as interfaces entre esses principais agrupamentos.
Profissões Ligadas ao SCRUM
Profissões Ligadas ao SCRUM
Obrigado! Edilberto Silva