Contabilidade Básica I Seção 1 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião
Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade.
Surgimento A Contabilidade teve seu surgimento reconhecido durante a pré-história. Período Mesolítico(10.000 a.c. a 6.000 a.c). Utilização de sistemas contábeis registrados em fichas de barro que continham, por exemplo, símbolos de animais, materiais têxteis, recipientes, metais, entre outros
Surgimento Com a evolução da civilização, as formas de registros ficaram cada vez mais sofisticadas até chegarem às que são utilizadas atualmente com o auxílio da informática. Supercomputadores e sistemas inteligentes.
Campo de Atuação A Contabilidade estuda as modificações do Patrimônio através das mudanças na riqueza de um ente (público, privado, ou misto, físico ou jurídico) ocorridas por consequência de atos humanos.
Patrimônio?
Patrimônio Define-se como o conjunto formado pelos Bens, pelos Direitos e pelas Obrigações pertencentes a uma pessoa física ou jurídica, independente se com fins lucrativos ou não, e que seja passível de avaliação em moeda.
Bens?
BENS São os itens que a empresa possui para satisfazer suas necessidades de troca, consumo ou aplicação, que sejam suscetíveis de avaliação econômica. Os Bens de uma entidade podem ser classificados como Tangíveis ou Intangíveis.
Tangíveis São bens matérias, concretos, ou seja, são corpóreos. Caixa; Estoques; Equipamentos; Terrenos. Maquinas
INTANGIVEL São bens abstratos, ou seja, que não tem forma física Softwares; Marcas; Patentes;
Bens Permanentes São bens que possuem vida longa, e são adquiridos para serem utilizados na empresa, ou seja, não são destinados à venda. Ex: veículo, máquinas, ferramentas.
Bens de Consumo São adquiridos para utilização dentro da empresa, e que serão consumidos a curto prazo, geralmente dentro do próprio exercício em que foram adquiridos. Ex: material de expediente, material de limpeza.
Bens móveis São bens suscetíveis de remoção sem dano em seu estado físico e de utilização. Ex: veículos, animais, máquinas, móveis, equipamentos
Bens imóveis Bens que não podem ser deslocados de seu lugar de origem (solo e subsolo) sem dano físico ou de utilização. São aqueles que se deslocados terão que ser total ou parcialmente danificados. Ex: casa terreno, edifício, reflorestamento, etc.
Direitos?
DIREITOS É a representação do que a empresa tem a receber de terceiros por conta de uma operação. Os direitos são facilmente identificados por conta das expressões A Receber ou A Recuperar. Aplicações financeiras. Duplicatas a receber. Clientes.
Duplicata É uma espécie de título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda
OBRIGAÇÃO São as dívidas ou repasses de responsabilidade da empresa junto a terceiros. Seguindo o exemplo dos direitos, as obrigações também são facilmente identificadas por contas das expressões A Pagar ou A Recolher.
Obrigações Fornecedores; Empréstimos; Salários a pagar. Duplicatas a Pagar Tributos a Recolher
Atividade Com os conhecimentos adquiridos nesta aula, faça um breve levantamento do seu patrimônio. Não tenha receio, anote tudo que você acredita fazer parte.
Classifique os itens abaixo em Bens, Direitos ou obrigações Impostos a pagar Caixa (dinheiro) Salários a pagar Duplicatas a pagar (fornecedor) Duplicatas a receber (clientes) Aluguéis a pagar Bancos: conta movimento Imóveis Vestuário Títulos a receber Maquinaria Salários a receber Dividendos a pagar Veículos Dividendos a pagar 13º Salário a pagar Contribuições a recolher Aluguéis a receber Mercadorias Equipamentos Títulos a pagar Dividendos a receber Joias 13º Salário a receber Obra de arte
Resposta
Faça uma relação de bens permanentes e de consumo do local onde trabalha ou de sua residência.
Pessoa Física É a pessoa natural, registrada no cartório de registro de pessoas naturais, com direitos e obrigações perante o Estado e a sociedade, responde individualmente pelos seus atos
Pessoa Jurídica É composta por pessoas físicas por meio de um contrato registrado em órgãos competentes (receita federal, junta comercial etc.), no qual manifestam um acordo para praticar determinada atividade.
Empresa Pública Empresa pública é a pessoa jurídica de direito privado administrada exclusivamente pelo poder público, instituída por um ente estatal, com a finalidade prevista em lei e sendo de propriedade única do Estado.
Empresa privada Modalidade de empresa em que o proprietário é pessoa natural ou jurídica, sendo, então singular ou individual, se explorada por pessoa física; e coletiva, se organizada e dirigida por uma sociedade.
Economia Mista Sociedade de economia mista é uma sociedade na qual há colaboração entre o Estado e particulares, ambos reunindo recursos para a realização de uma finalidade, sempre de objetivo econômico.
Definição de Contabilidade Segundo Ribeiro (2011, p. 33), Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.
Definição de Contabilidade Para Marion (2009), a Contabilidade é uma ferramenta que tem como objetivo fornecer o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa.
Definição de Contabilidade Contabilidade é a ciência que estuda a prática as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica. (I Congresso Brasileiro de Contabilidade RJ -1914).
OBJETIVOS Registrar todos os fatos que ocorrem e podem ser representados em valor monetário; Organizar um sistema de controle adequado à empresa
Objetivos Demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa
Objetivos Analisar os demonstrativos financeiros com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa;
Objetivos Acompanhar a execução dos planos econômicos da empresa, prevendo os pagamentos a serem realizados, as quantias a serem recebidas de terceiros e alertando para eventuais problemas.
Objetivos O objetivo principal da Contabilidade é gerar informações necessárias para a tomada de decisões pelos usuários internos e/ou externos das informações contábeis.
Usuários da Contabilidade
Usuários da Contabilidade Internos Proprietários Administradores, gerentes ou diretores
Proprietário Busca Obter informações sobre: os resultados globais da empresa (lucro ou prejuízo), o retorno do capital investido e a eficiência da empresa na utilização dos seus recursos, a eficácia dos gestores, o grau de endividamento, entre outros.
Administradores, gerentes ou diretores Obter informações para avaliar o desempenho dos seus subordinados e acompanhar a evolução da empresa frente aos objetivos traçados no planejamento global e tomada decisão.
Usuários da Contabilidade Externos Investidores Fornecedores Clientes Instituições financeiras Sindicatos de empregados Entidades governamentais Organizações não governamentais
Investidores Saber sobre o retorno de seus investimentos na empresa e, principalmente, sobre a distribuição de dividendos. Também a utilizam para projetar os resultados futuros da empresa.
Fornecedores Verificar o grau de endividamento da empresa e qual o seu volume de vendas.
Clientes Saber se a situação econômica e financeira da empresa é equilibrada, de forma que permita a continuidade de suas operações, podendo continuar fornecendo seus produtos ou serviços; e conhecer a capacidade de estocagem e fornecimento da empresa.
Instituições financeiras Conhecer a capacidade financeira e a posição de endividamento de qualquer empresa que deseje ser tomadora de empréstimos ou financiamentos.
Sindicatos de empregados Verificar a situação financeira da empresa antes de reunir-se com seus dirigentes para negociar melhorias salariais para seus colaboradores.
Entidades governamentais Fisco: verificar se a empresa está cumprindo os seus compromissos fiscais. Governo: pode existir o interesse em mensurar a necessidade de apoio governamental para setores estratégicos para o país.
Organizações não governamentais Obtenção de informações sobre investimentos na proteção do meio ambiente ou ajuda à população menos favorecida.
Finalidade A Contabilidade tem como principais fins o planejamento, controle e análise que servirão de base para a tomada de decisão.
Planejamento e controle Planejamento como utilização da melhor alternativa para uma ação futura. Controle pode ser compreendido como processo de verificação do planejamento realizado anteriormente
Juntando as partes Contabilidade é a ciência social que visa ao registro e ao controle dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos das entidades. Trata-se de um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
Por que estudar contabilidade se o curso é de administração?
PODC Planejamento, Organização, Direção e Controle
Atividade Faça uma relação entre pessoa física e pessoa jurídica. Faça uma relação entre empresa privada, pública e mista. Disserte sobre a relação entre património, bens, direitos e obrigação.
Atividade
Referencias RIBEIRO, O. M. Contabilidade comercial fácil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2011 FRANCO, H. Contabilidade geral. 22. ed. São Paulo: Atlas, 1998. MARION, J. C. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. NAGATSUKA, D. A. S.; TELES, E. L. Manual de contabilidade introdutória. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.