Elementos Básicos de Administração Financeira e Contabilidade
|
|
|
- Gabriel Henrique Fragoso Campelo
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Administração e Planejamento de Empresas Agropecuárias Elementos Básicos de Administração Financeira e Contabilidade Prof. Paulo Rigatto [email protected]
2 Administração e a Função Financeira Processos Ação Administrativos Administrativa Funções Administrativas Organização Planejamento Direção Execução Produção Pessoal Comercial Financeiro Controle Avaliação
3 Competências da Função Financeira O que é capital financeiro Decisão de Financiamento Decisão de Investimento Decisão de distribuição de dividendos Empréstimo de capitais de terceiros Emissão de títulos Diferentes administrações financeiras entre empresas Organização da função financeira Tesoureiro Controlador
4 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Capitulos 1, 2, 3 e 4
5 Contabilidade Básica 7ª Edição PARTE I Relatórios Contábeis Abrange o estudo do patrimônio de uma entidade e as variações desde o patrimônio, evidenciados no balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e demonstração do fluxo de caixa.
6 Contabilidade Básica 7ª Edição 1. A Contabilidade Conceito. Aplicação da contabilidade. Usuários da contabilidade. Para quem é mantida a contabilidade. O profissional contábil. Pilares da contabilidade. Atividades sugeridas.
7 A Contabilidade CONCEITO A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos a torna obrigatória para a maioria das empresas. Uma empresa sem boa contabilidade é como um barco à deriva ao sabor dos ventos.
8 A Contabilidade APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE Contabilidade Geral Contabilidade Financeira Diversos ramos de atividade: Comercial Industrial Pública Bancária Hospitalar Agropecuária de Seguros etc. Contabilidade Comercial Contabilidade Industrial Contabilidade Pública Contabilidade Bancária Contabilidade Hospitalar Contabilidade Agropecuária Contabilidade Securitária
9 A Contabilidade Uma Empresa NÃO É um CORPO ISOLADO Conquistar Mercado Ganhar Dinheiro Sociedade AMBIENTE Cultura Fornecedores EMPRESA Clientes Concorrentes Governo Exercer seu papel social Integração entre as funções ÚNICO DIRECIONAMENTO
10 A Contabilidade USUÁRIOS DA CONTABILIDADE Investidores Fornecedores Bancos Funcionários EMPRESA Sindicatos Concorrentes Órgãos de Classe Governos Outros
11 A Contabilidade PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. PESSOA FÍSICA é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo (sem qualquer exceção).
12 A Contabilidade PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE? PESSOA JURÍDICA é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas industriais, comerciais etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. Entidade Contábil Pessoa para quem é mantida contabilidade, podendo ser pessoa jurídica ou física. a
13 A Contabilidade O PROFISSIONAL CONTÁBIL Técnico de Contabilidade Curso de Contabilidade em nível de 2º grau O PROFISSIONAL CONTÁBIL Contador ou Bacharel em Ciências Contábeis Curso Superior (3º grau) de Contabilidade. Denominados : CONTABILISTAS Responsáveis pela contabilidade das empresas, analistas de balanços, pesquisadores contábeis etc.
14 A Contabilidade O PROFISSIONAL CONTÁBIL Atividades exclusivas do Contador: Auditoria: Exame e verificação da exatidão dos procedimentos contábeis. Perícia contábil: investigação contábil de empresa motivada por uma questão judicial (solicitada pela justiça). Professor de Contabilidade: o contador pode ser professor de curso técnico. Para ser professor de curso superior exige-se pós-graduação.
15 A Contabilidade A Contabilidade nas Empresas Conselho de Administração Presidente Comercial Manufatura Adm. / Finanças Administração Tesoureiro Controller Gerência de Crédito e Cobrança Orçamento de Capital Contas a Pagar Contab. de Custos Contab. Financeira Depto. Fiscal
16 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Entidade contábil Uma pessoa para quem é mantida a contabilidade. Sócios e Empresa são pessoas distintas. Não se deve confundir o dinheiro da empresa com o dinheiro dos sócios.
17 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Continuidade Refere-se à entidade que está funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; não está em fase de extinção ou liquidação.
18 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Custo como Base de Valor São todos os elementos do ativo que devem ter seus registros baseados no seu custo original de aquisição, a não ser aqueles sujeitos à amortização, exaustão ou depreciação.
19 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Competência: demonstra que as despesas devem ser atribuídas de acordo com as receitas a que se referem.
20 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Denominador comum Monetário: as Demonstrações Contábeis, sem prejuízo dos registros detalhados de natureza quantitativa e física, serão expressas em termos de moeda nacional de poder aquisitivo, ou seja, o denominador comum será a avaliação monetária.
21 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Consistência ou Uniformidade: quando adotado um determinado processo entre vários possíveis, este não deverá ser modificado freqüentemente, a fim de não prejudicar a comparabilidade dos relatórios contábeis. Conservadorismo ou prudência: sempre que o Contador se confrontar com alternativas igualmente válidas para atribuir valores diferentes a um elemento do Ativo ou do passivo, deverá optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo.
22 A Contabilidade PILARES DA CONTABILIDADE Regras básicas da Contabilidade Postulados, princípios e convenções contábeis. Materialidade ou Prudência: determina que devem ser registrados na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna. Objetividade: Para procedimentos igualmente relevantes, levando-se em consideração os critérios de objetividade e subjetividade, sempre deverão ser registrados os que puderem ser comprovados por documentos e critérios objetivos. Esta convenção tem o propósito de eliminar liberalismo nas escolhas de critérios, principalmente de valor.
23 Contabilidade Básica 7ª Edição 2. Patrimônio Conceito. Bens. Direitos. Obrigações. Patrimônio líquido.
24 Patrimônio Conceito: Patrimônio (riqueza) Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa Bens. Valores a receber e Direitos a Receber Direitos Contas a pagar, dívidas Obrigações
25 Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).
26 Patrimônio BENS Pelo Código Civil: Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados OUT sem PUT destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.
27 Patrimônio BENS São as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. Classificado em: Bens Tangíveis = Têm forma física, são palpáveis. Ex.: Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas etc.) Bens Intangíveis = Não são palpáveis, não constituídos de matéria. Ex.: Marcas (Arisco, Coca-cola), patentes de invenção (direito exclusivo de explorar uma invenção).
28 Patrimônio BENS Pelo Código Civil: OUT PUT Bens Imóveis = Vinculados ao solo. Não podem ser retirados sem destruição ou dano: edifício, árvores etc. Bens móveis = Podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas: animais (semoventes), máquinas, equipamentos, estoques de mercadorias.
29 Patrimônio Nesta representação, coloca-se no lado esquerdo Bens e Direitos e no lado direito, Obrigações Exigíveis. PATRIMÔNIO DA CIA. TERESÓPOLIS BENS + DIREITOS OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS Bens Obrigações Direitos Lado Esquerdo Lado Direito
30 Patrimônio PATRIMÔNIO LÍQUIDO PATRIMÔNIO DA CIA. TERESÓPOLIS BENS + DIREITOS OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS Bens Obrigações Direitos Bens + Direitos Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido Patrimônio Líquido = $???? O P.L. pode ser negativo???
31 Patrimônio PATRIMÔNIO LÍQUIDO BENS + DIREITOS PATRIMÔNIO DA CIA. TERESÓPOLIS Patrimônio Líquido = $ 130 OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS Bens Obrigações Direitos Patrimônio Líquido 130 TOTAL TOTAL Bens + Direitos Obrigações Exigíveis = Patrimônio Líquido
32 Patrimônio PATRIMÔNIO LÍQUIDO Para se conhecer a riqueza líquida da empresa (ou pessoa): somam-se os bens e os direitos e, desse total, subtraem-se as obrigações; os resultado é a riqueza líquida, ou seja, a parte que sobra do patrimônio para a pessoa ou empresa. Ela é denominada patrimônio líquido ou situação líquida.
33 Contabilidade Básica 7ª Edição ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO 3. Demonstrações Financeiras Conceito. Principais demonstrações financeiras. Períodos de apresentação das demonstrações financeiras. Requisitos para publicação das demonstrações financeiras.
34 Demonstrações Financeiras CONCEITO: Os dados coletados pela Contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando assim os relatórios. Coleta de dados Contabilidade Relatórios Contábeis Usuários da Contabilidade Administração Bancos Governo Fornecedores Sindicatos
35 Demonstrações Financeiras PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS: Balanço Patrimonial (BP) Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPAc) Notas explicativas (Notas de rodapé) Complementos das demonstrações
36 Demonstrações Financeiras Sociedades Anônimas Sociedades Limitadas Relatórios Contábeis Obrigatórios Relatórios Contábeis Obrigatórios Para Publicação em Jornais e Imposto de Renda Para Imposto de Renda e Código Civil
37 Demonstrações Financeiras PERÍODOS DE APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES Lei das S.A.s ao fim do período de 12 meses; Período Chamado Exercício Social ou Período Contábil ; Exercício Social X Ano Civil Imposto de Renda (31.12); Exercício Social Definido pelos proprietários; S.A.s de Capital Aberto e Fechado; S.A.s de Capital Aberto (Ações em bolsa) Publicação semestral; Fins Gerenciais Relatórios (semanais, quinzenais, mensais...).
38 Demonstrações Financeiras DADOS FUNDAMENTAIS PARA PUBLICAÇÃO: Denominação da Empresa. Título da demonstração (BP, DRE...). Data do exercício social. Valores do exercício referência e anterior. Moeda e representação (mil, milhões...). Embora a Demonstração do Fluxo de Caixa seja o relatório contábil mais importante, ele não é Obrigatório no Brasil. Nos EUA é obrigatório desde 1988.
39 Demonstrações Financeiras RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS: Balanço Patrimonial Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos Notas Explicativas: (Complemento às Demonstrações Financeiras)
40 Demonstrações Financeiras Quais são os relatórios contábeis exigidos pela Lei das Sociedades por Ações? Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por Ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas. Não precisam ser publicados BP DRE DLPAc DOAR BP DRE DLPAc Não Obrigatórios Não exigidos por lei Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) Demonstração do Valor Adicionado (CVA) Orçamentos
41 Contabilidade Básica 7ª Edição 4. Balanço Patrimonial uma introdução Identificação. Ativo. Passivo. Patrimônio líquido. O termo capital em contabilidade. Origens x aplicações. Principal origem de recursos. Explicação da expressão balanço patrimonial.
42 Balanço Patrimonial uma introdução ATIVO PASSIVO PATRIMÔNIO LÍQUIDO Só um gênio consegue este milagre
43 Balanço Patrimonial uma introdução IDENTIFICAÇÃO: O mais importante relatório contábil. Identifica-se com ele, a saúde financeira e econômica (no fim do ano ou qualquer data prefixada). Ativo Balanço Patrimonial Passivo e Patrimônio Líquido Lado Esquerdo Lado Direito Obs.: A Lei das Sociedades por Ações apresenta apenas o termo passivo.
44 Balanço Patrimonial uma introdução Representação Gráfica do Patrimônio: Ativo Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos Balanço Patrimonial Passivo e PL Obrigações Fornecedores Salários a Pagar Empréstimos Bancários Impostos a Pagar Patrimônio Líquido Capital Subscrito Integralizado Lado Esquerdo Lado Direito
45 Balanço Patrimonial uma introdução ATIVO: Conjunto de bens e direitos de propriedade da empresa. São itens positivos do patrimônio. (Proporcionam ganho para a empresa) Contas a Receber Estoque de Produtos Acabados Máquinas e Equipamentos Prédios próprios Como considerar outros ativos? Prédios alugados Arrendamento de veículos, equipamentos etc.
46 Balanço Patrimonial uma introdução PASSIVO: Conjunto de obrigações exigíveis da empresa. Dívidas que serão reclamadas a partir da data do seu vencimento PASSIVO EXIGÍVEL (CAPITAL DE TERCEIROS) Recursos de Terceiros (dinheiro); Capital de Terceiros; Fornecedores (de mercadorias); Funcionários (salários); Governo (impostos); Bancos (empréstimos) etc. Evidencia o Endividamento da empresa.
47 Balanço Patrimonial uma introdução PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Total de aplicações dos proprietários na empresa Os proprietários (sócios, acionistas) fornecem meios para o início do negócio. A quantia inicial PASSIVO NÃO EXIGÍVEL Recurso próprio ou Capital próprio Risco do capitalista CAPITAL SOCIAL Em caso de falência da empresa, o sócio perde o dinheiro investido (Investimento de risco) Patrimônio Líquido = Ativo (bens + direitos) Passivo Exigível (obrigações exigíveis)
48 Balanço Patrimonial uma introdução O termo Capital em Contabilidade: Capital = Recursos Capital de Terceiros Capital Alheio + Capital próprio = Recursos (financeiros ou materiais) dos Proprietários (sócios ou acionistas = = Passivo = Obrigações Patrimônio Líquido = Capital Total
49 Balanço Patrimonial uma introdução O termo Capital em Contabilidade: Ativo Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos Balanço Patrimonial Passivo + PL Obrigações (Capital de Terceiros) Patrimônio Líquido (Capital Próprio) Capital Total
50 Balanço Patrimonial uma introdução O termo Capital em Contabilidade: Capital = Capital Nominal = Capital Social = Capital Registrado =Capital Subscrito (comprometido) Capital Social Capital a Realizar (a Integralizar) A aportar (Ainda não colocado à disposição da empresa). Capital Realizado (Integralizado) Aportado (Colocado à disposição da empresa).
51 Balanço Patrimonial uma introdução ORIGENS X APLICAÇÕES Caixa Estoque Máquinas Imóveis etc. Proprietários (PL) Fornecedores Governo Bancos Financeiras etc. Aplicações Balanço Patrimonial Ativo P e PL (origens) $$$$$$$$ De terceiros e próprio $$$$$$$$ $$$ $ $$$$$$$$ $
52 Aplicações Balanço Patrimonial uma introdução Ativo Bens Máquinas Veículos Estoque Dinheiro Direitos Títulos a receber Depósitos em Bancos ORIGENS X APLICAÇÕES Aplicações dos Recursos que teve origem (Passivo e PL) = Balanço Patrimonial Todos os Recursos entram pelo Passivo e PL. Passivo e PL Obrigações Fornecedores Salários a Pagar Empréstimos Bancários Impostos a Pagar Origens Patrimônio Líquido Capital Subscrito Integralizado
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição 1 Cap. 01- A Contabilidade Conselho para você ser um profissional Contábil bem-sucedido 1) Valorize a profissão: é a única com desemprego zero; tem 23 áreas de especialização
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição 1 Cap. 04- Balanço Patrimonial uma Prof. introdução Dr. José Carlos Marion Contabilidade Básica 7ª Edição 4. Balanço Patrimonial uma introdução Identificação. Ativo. Passivo.
2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 1 A Contabilidade
2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo A Contabilidade Tópicos do Estudo Conceito. Aplicação da contabilidade. Para quem é mantida a contabilidade. Pilares da contabilidade. Princípios contábeis fundamentais;
Conceito de Contabilidade
Contabilidade PARTE 1 G Parte 1 Conceitos Conceito de Contabilidade A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer
Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini
Contabilidade Empresarial Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Agenda Conceito de Patrimônio Posse x Propriedade Bens e suas classificações Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Balanço Patrimonial Conceito
27/03/2015 OBJETO. O objeto da Contabilidade é o Patrimônio das Entidades.
Origem em tempos remotos 4.000 a.c. civilização Sumerio-Babilonense invenção da escrita. Começou a tomar corpo no século XIII na Itália atividades mercantis. Século XV Obra de Frei Luca Pacciolo: * Summa
CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO. (PLT 312 Páginas 35 a 51)
CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 2 PATRIMÔNIO (PLT 312 Páginas 35 a 51) Objetivos do Capítulo Entender o conceito de Patrimônio Conceituar os componentes do Patrimônio: Bens, Direitos
CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.
1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação
A U L A 15 O BALANÇO PATRIMONIAL
1 A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida. Paulo Coelho 2 A U L L A 15 14 O RECEITAS BALANÇO PATRIMONIAL E DESPESAS 1) Apresentar uma das principais demonstrações que
Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01
PRÁTICAS CONTÁBEIS Faculdade Carlos Drummond de Andrade Profa. Katia de Angelo Terriaga Aula 01 Estática Patrimonial: o Balanço, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido A contabilidade deve tratar a pessoa
CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 3. Prof. Cláudio Alves
CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Teoria da Contabilidade Parte 3 Prof. Cláudio Alves Objeto da Contabilidade - Patrimônio É o conjunto de bens, direitos e obrigações, de uma pessoa física ou jurídica,
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Profª Dilci Oliveira Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não. Objetivos
CONTABILIDADE BASICA CONCEITOS INICIAIS. Prof. Euclides Reame Junior
CONTABILIDADE BASICA CONCEITOS INICIAIS Prof. Euclides Reame Junior MINI CURRÍCULO Euclides Reame Junior Nascido em Ibitinga - SP Mestre em Engenharia de Produção USP São Carlos Pós graduado em Marketing
Conceitos Fundamentais
São Paulo, fevereiro de 2012 Conceitos Fundamentais 1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS Bens Direitos Obrigações Fato Contábil Regime Lançamento Contábil Plano de Contas Exercício Bem - é tudo o que possa satisfazer
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP. Fornecedores Banco Conta Movimento. Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras
CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA
CURSO DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Professor Humberto Fernandes de Lucena www.editoraferreira.com.br 2. 2.1 Conceito O Patrimônio, sendo o objeto da Contabilidade, define-se como o conjunto formado pelos
SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena
SIMULADOS elaborados pelo Prof: Humberto Lucena Em cada questão, marque o item correto: 1. O princípio contábil que atribui às entidades personalidade própria, distinta da dos sócios, é o princípio da:
Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI
Análise dos Relatórios Financeiros P RO FA. D R A. N ATÁ L I A D I N I Z MAGANINI Agenda Principais Relatórios Financeiros Balanço Patrimonial DRE Demonstração do Resultado do Exercício Demonstração do
ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO
AULA 10: ESTUDO SOBRE O PATRIMÔNIO Disciplina: Contabilidade introdutória Professor: Thaiseany de Freitas Rêgo Mossoró-RN 2017 1 CONCEITO DE PATRIMÔNIO Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma
CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3. Prof. Cláudio Alves
CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 3 Prof. Cláudio Alves Duplicatas É um título de crédito comercial, usado em vendas a prazo. A duplicata é emitida pelo fornecedor
ATIVIDADES DE REVISÃO CONTABILIDADE II:
ATIVIDADES DE REVISÃO CONTABILIDADE II: 01) Classifique as contas: Conta contábil Imóvel Imóvel para aluguel Obras de arte Marca Cliente Caixa Impostos a recolher Impostos a recuperar Fornecedores Veículos
Características. P A S S I V O Origem dos recursos aplicados no Ativo
Balanço Patrimonial conteúdo - características aplicação de recursos - Ativo origem de recursos - Passivo estrutura geral estrutura do Ativo estrutura do Passivo Características Principal demonstrativo
1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1
Prefácio à 11 a edição, xv 1 Classificação das Empresas e Entidades e o Ambiente Institucional, 1 1.1 Classificação jurídica das empresas e entidades, 1 1.1.1 Empresas com objetivos econômicos, 1 1.1.2
AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes
AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Edital NOÇÕES DE CONTABILIDADE 1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2. Patrimônio: componentes, equação fundamental
Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos
ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero
ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos
CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP
CONTABILIDADE II CAPÍTULO 01 BALANÇO PATRIMONIAL BP ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa Fornecedores Banco Conta Movimento Duplicatas a pagar Aplicações Financeiras ICMS a recolher Duplicatas a receber
ESTUDO DE CASO. O estudo de caso abaixo é destinado à fixação do conteúdo teórico aplicado e discutido em sala de aula.
Análise Econômica e Financeira Prof. Esp. Lyndon Johnson ESTUDO DE CASO Caro aluno(a), O estudo de caso abaixo é destinado à fixação do conteúdo teórico aplicado e discutido em sala de aula. Para isso,
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que
Nivelamento de Conceitos Contábeis
Nivelamento de Conceitos Contábeis Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial - BP Demonstração de Resultado do Exercício - DRE Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC Substituiu a Demonstração das Origens
Contabilidade Empresarial. Profa. Dra. Natália Diniz Maganini
Contabilidade Empresarial Profa. Dra. Natália Diniz Maganini Agenda Objetivos da Contabilidade Cenários Contábeis Evolução da Contabilidade Extra: um diálogo sobre a bolha imobiliária de 2008. Administração
4. Apure o valor da depreciação acumulada em 31/12/20015, sendo dados:
1. Classifique os itens abaixo em: bens, direitos ou obrigações item bens direito obrigação Empréstimos a receber Dinheiro em caixa Dinheiro depositado no banco veículos biblioteca Salários a pagar estoques
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E ATUÁRIA CURSO: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: EAC0111 NOÇÕES DE CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES
RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1
RESOLUÇÃO EXERCÍCIOS PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS BÁSICOS SEGUNDO O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 1 EXERCÍCIO 1: A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão
1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas
1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais
CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS
CONTABILIDADE BÁSICA I 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE I PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE 1) O que é contabilidade e qual o seu objetivo? 2) Onde a contabilidade pode ser aplicada? 3) Quais são os usuários
Contabilidade Intermediária
São Paulo, fevereiro de 2012 1 CONCEITO APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE USUÁRIOS DA CONTABILIDADE PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE 1 2 A contabilidade registra todas as movimentações monetárias e, em seguida,
Cap. I A CONTABILIDADE
Cap. I A CONTABILIDADE CONCEITO - É a ciência que estuda a formação e variação do Patrimônio ; - É a ciência que estuda, registra e controla o Patrimônio das Entidades com fins lucrativos ou não ; - Instrumento
1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas
1 BALANÇO PATRIMONIAL BP Atividades Práticas 1. Questões: 1 - Comente os principais grupos de contas do Balanço, com exemplos. 2 - Explique o que são curto e longo prazo para a contabilidade. 3 - Quais
DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido
CONTABILIDADE II DATA PARA ENTREGA: 06/11/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido Exemplo: A Empresa Agrícola do Brasil
CONCEITO. É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Profa.
PLANO DE CONTAS CONCEITO É o agrupamento ordenado de todas as contas que são utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Ou seja, É um elenco de todas as contas que se prevê sejam necessárias
Contabilidade Básica I Seção 1 Definições
Contabilidade Básica I Seção 1 Definições Prof. Me. Hélio Esperidião Objetivos: Compreender os princípios elementares da contabilidade. Surgimento A Contabilidade teve seu surgimento reconhecido durante
UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UNIOESTE Universidade Estadual do Oeste do Paraná Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes nos Cursos de Graduação PROVOU 2015 Candidato: inscrição - nome do candidato Opção: código - nome
PROVA DE CONTABILIDADE. Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO:
18 PROVA DE CONTABILIDADE QUESTÃO 41 Em relação às receitas extra-orçamentárias, é correto afirmar, EXCETO: a) Compreende os recebimentos efetuados e os provenientes de apropriação da despesa orçamentária,
Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos
Balanço Patrimonial - Exercicios Resolvidos ::: Fonte Do Saber - Mania de Conhecimento ::: adsense1 AS RESPOSTAS ESTÃO DE VERMELHO. O BALANÇO PATRIMONIAL - EXERCÍCIOS 1) Aponte a alternativa em que não
ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2
Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 3 Demonstração do Resultado Abrangente 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações
Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:
Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
MINI CURRÍCULO Euclides Reame Junior Nascido em Ibitinga - SP Mestre em Engenharia de Produção USP São Carlos Pós graduado em Marketing ESPM São Paulo Graduado em: Ciências Contábeis e Adm. de Empresas
Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli
USP/FEA/EAC Curso de Graduação em Administração Disciplina: Noções de Contabilidade para Administradores (EAC0111) Turmas: 01 e 02 Tema 4: Balanço Patrimonial Prof.: Márcio Luiz Borinelli 1 DEMONSTRAÇÕES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I GABARITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL SEI DIRFACIC Nº 2/2018 Disciplina: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Valor da Avaliação: 100 PONTOS GABARITO Exame de Suficiência para
Conversão de transações e demonstrações em moeda estrangeira.
Aula 2 CONVERSÃO EM MOEDA ESTRANGEIRA CPC 02 PRÁTICAS CONTÁBEIS Profº Dr. José Carlos Marion MARION, J. Carlos Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 18/08/2013 1 Conversão em Moeda
EXERCICIOS SOBRE DFC. As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em X2, eram os seguintes:
EXERCICIOS SOBRE DFC As demonstrações contábeis da Empresa Cosmos, sociedade anônima de capital aberto, em 31.12.X2, eram os seguintes: ATIVO X1 X2 PASSIVO X1 X2 Disponível 3.000 1.500 Fornecedores 54.000
Noções sobre balanço patrimonial. Profa. Daciane de Oliveira Silva
Noções sobre balanço patrimonial Profa. Daciane de Oliveira Silva Estática patrimonial: o balanço O balanço patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar
Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.
Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.
ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2
Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 3 Demonstração do Resultado Abrangente 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações
Prof. Jean Cavaleiro. Unidade I CONTABILIDADE
Prof. Jean Cavaleiro Unidade I CONTABILIDADE Objetivos Conhecer o papel da contabilidade. Conhecer aspectos legais da contabilidade. Conhecer aspectos técnicos de contabilidade. Conhecer as mudanças recentes
CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas
1 CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição CONTABILIDADE BÁSICA 7ª Edição Cap. 05- Balanço Patrimonial Grupo de Contas J O S É C A R L O S M A R I O N E D I T O R A A T L A S S. A. www.marion.pro.br Contabilidade
Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos
Disciplina: Contabilidade Geral Receita Federal Prof.ª Camila Gomes Aprova Concursos LISTA DE CONTAS CONTÁBEIS Lei 6.404/76 Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio
CDD: 657 AC:
Fonseca, Alan Sales da. F676c Contabilidade : revisão balanço patrimonial e DRE / Alan Sales da Fonseca. Varginha, 2015. 17 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide
Considerando-se apenas as informações apresentadas, apresente o registro contábil relativo à apuração do ICMS no mês de fevereiro de 2017:
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA: QUESTÕES DE REVISÃO 01) Uma Sociedade Empresária que possui um único estabelecimento apresentava, em 31.1.2017, após a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ICMS,
ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ TEC TOY S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 3
Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: [email protected] blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Demonstrações Contábeis: Representa
Plano de Contas. Prof: Fernando Aprato
Plano de Contas Prof: Fernando Aprato Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir
PLANO DE CONTAS Critérios Para Elaboração Com base nas Leis nºs /2007 e /2009
Sumário PLANO DE CONTAS Critérios Para Elaboração Com base nas Leis nºs 11.638/2007 e 11.941/2009 1. Introdução 2. Codificação 3. Abertura de Contas Novas 4. Manual de Contas 5. Estrutura e Classificação
Atividades Práticas. 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço Patrimonial e a DRE para cada situação abaixo:
CONTABILIDADE II CAPÍTULO 2: DATA PARA ENTREGA: 17/10/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: Atividades Práticas 01) Faça os lançamentos em razonetes e levante o Balanço
ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE
ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis IFRS. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE
Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques
Maratona de Revisão Curso Ninjas do CFC 1 AULA 8 de 10 2 DISCIPLINAS MAIS IMPORTANTES DISTRIBUIÇÃO DE QUESTÕES NA PROVA Outras disciplinas Teoria da Cont. Contab. Geral Normas Brasileiras de Cont. 44%
Demonstrações Contábeis. Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN
Demonstrações Contábeis Osni Moura Ribeiro ; Contabilidade Fundamental 1, Editora Saraiva- ISBN 9788502065901 Demonstrações Contábeis O artigo 176 da Lei nº 6.404/1976 estabelece : Ao final de cada exercício
Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo.
Exercício I Calcule a depreciação anual em cada situação abaixo. a. Máquina adquirida por $18.000, com vida útil estimada de 15 anos e valor residual $3.000. b. Veículo adquirido por $30.000, com vida
CONTABILIDADE GERAL CONCEITO
CONTABILIDADE GERAL NOÇÕES FUNDAMENTAIS ROBERTO CHAPIRO CONCEITO De acordo com o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, a Contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração
Curso intensivo CFC
Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Os acionistas da Companhia Y de capital fechado, representado só por ações ordinárias,
Estrutura das Demonstrações Contábeis
Estrutura das Demonstrações Contábeis Conteúdo Programático As Demonstrações Contábeis; Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados
Análise das Demonstrações Financeiras
Análise das Demonstrações Financeiras Professora conteudista: Divane A. Silva Sumário Análise das Demonstrações Financeiras Unidade I 1 APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS E IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA...1
CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE OUTUBRO DE 2012 (Em R$ Mil)
CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE OUTUBRO DE 2012 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 638 Fornecedores 27.562 Aplicações Financeiras 20.918 Provisão
Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios)
Contabilidade para não Contadores (Soluções dos Exercícios) Página 1 Exercício Nº 2 Página 2 Balanços Patrimoniais em 31/12/X0 e 31/12/X1 ATIVO 31.12.X0 31.12.X1 PASSIVO 31.12.X0 31.12.X1 Ativo circulante
TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6
QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção
Exercícios de Fixação Estrutura do Balanço Patrimonial
Exercícios de Fixação Estrutura do Balanço Patrimonial 1- A seguir são apresentadas algumas informações sobre contas e saldos, organize tais informações em um Balanço Patrimonial utilizando a estrutura
Estágio - Santa Cassa de Maceió de julho de Domingo Prova de Contabilidade
1. Qual é a lei que rege contabilmente as Sociedades por Ações e qual a lei que alterou e revogou dispositivos da Lei das S/A, respectivamente: a) Lei 11.638 e Lei 10.303; b) Lei 6.404 e Lei 11.638; c)
CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2015 (Em R$ Mil)
CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2015 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 714 Fornecedores 64.985 Contas a Receber 226.960
Profa. Ma. Divane A. Silva. Unidade III CONTABILIDADE
Profa. Ma. Divane A. Silva Unidade III CONTABILIDADE Contabilidade A disciplina está dividida em quatro unidades: Unidade I 1. Contabilidade Unidade II 2. Balanços sucessivos com operações que envolvem
Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas
Procedimentos Contábeis Básicos Segundo o Método das Partidas Dobradas Exercício 3.1 A seguir estão relacionadas as operações realizadas pela sociedade de prestação de serviços Remendão S/A, em janeiro/x2
Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21
Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 13 EDITAL SISTEMATIZADO... 15 APRESENTAÇÃO... 21 CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 23 1. Noções de contabilidade...23 1.1. Conceitos,
Contabilidade Intermediária. Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva
Contabilidade Intermediária Entendendo a Contabilidade Tema 1 Prof. Wagner Luiz Villalva Conteúdo e Objetivo Nesta aula você irá estudar: Práticas contábeis. Relatórios contábeis. Balanço Patrimonial e
CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 (Em R$ Mil)
CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 46 Fornecedores 41.785 Aplicações Financeiras 5.541 Provisão
CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2010 (Em R$ Mil)
CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2010 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 468 Fornecedores 52.692 Aplicações Financeiras 6.085 Provisão
CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Patrimônio Líquido. Prof. Cláudio Alves
CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Patrimônio Líquido Prof. Cláudio Alves Grupo que juntamente com os bens, direitos e obrigações, iguala, completa a equação patrimonial. É a parte do patrimônio que
Page 1 of 6 Balanço patrimonial 11 de Maio de 2010 Em face da publicação da Lei nº 11.941/2009, DOU 1 de 28.05.2009, este procedimento foi atualizado. Tópicos atualizados: 1. Introdução; 3. Classificação
CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2013 (Em R$ Mil)
CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2013 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 363 Fornecedores 39.863 Aplicações Financeiras 2.346 Provisão Férias
Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC
Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Rodrigo Pereira 01/02/2017 Fonte: CPC-03 Demonstração dos Fluxos de Caixa Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários
Prof. Claudio Leite. O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades econômico administrativas.
R O T E I R O 1) DEFINIÇÃO 2) FINALIDADE 3) TÉCNICAS CONTÁBEIS 4) CAMPO DE AICAÇÃO 5) PATRIMÔNIO 6) RESUMO DO MÓDULO 7) EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1 DEFINIÇÃO É a ciência que estuda, registra e controla o patrimônio.
