LAGOS CENTRO HISTÓRICO Rota dos Descobrimentos Portugueses A epopeia dos descobrimentos portugueses, e em especial a fase henriquina, constitui um dos marcos de maior relevância na história da cidade de Lagos, com a chegada e partida de caravelas e naus, que deram a conhecer novas terras, latitudes, gentes e culturas. Convidamo-lo a entrar nesta aventura e a explorar os locais e monumentos que fazem parte da história desta cidade.
Caravela (réplica) Boa Esperança Data de construção: Anos 90 Autor: Estaleiros de Vila do Conde (Portugal) A Boa Esperança destina-se à formação na arte de bem velejar, participação em provas e outros eventos náuticos, e à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas. Já visitou portos do Norte da Europa e do Mediterrâneo, e recebe um programa regular de visitas escolares.
Monumento aos Navegadores Lacobrigenses Data: 997 Autor: Xana Homenagem à coragem e ao espírito empreendedor dos navegadores lacobrigenses. As espirais de alumínio simbolizam três grandes revoluções da época: na técnica náutica, no saber geográfico e na evolução cultural.
3 Estátua a El-Rei D. Sebastião Data: 973 Autor: João Cutileiro Monumento que celebra os 00 anos de elevação de Lagos a cidade.
Mercado de escravos Data: Sécs. XV-XVII Este espaço é um dos ex-libris da cidade de Lagos e emblemático da sua ligação aos Descobrimentos, sendo conhecido por ter servido como venda de escravos. Atualmente, alberga uma exposição temporária onde se pretende explorar a ligação de Lagos à história do tráfico negreiro.
Estátua ao Infante D. Henrique Data: 960 Autor: Leopoldo de Almeida Monumento inaugurado em 960 em homenagem ao Infante D. Henrique na evocação dos 00 anos da sua morte.
6 6 Cais das Descobertas Data: Trabalhos arqueológicos datados de 008. Descoberta de vestígios do antigo cais (embora com várias reconstruções ao longo dos séculos) de onde partiram as caravelas para a epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
7 6 7 Janela Manuelina implantada no edifício do Castelo dos Governadores Data: Período Manuelino (9-0) Segundo a tradição, foi a partir desta janela que D. Sebastião terá assistido em 79 a uma última missa, antes de partir para a Batalha de Alcácer-Quibir.
7 6 8 Estátua a Gil Eanes Data: 960 Autor: Canto da Maia O monumento homenageia o lacobrigense Gil Eanes, escudeiro do Infante D. Henrique, que em 3 dobrou o Cabo Bojador. 8
7 6 9 Castelo dos Governadores Cronologia: Várias datas de (re) construção e ampliação. De fundação árabe, este castelo foi conquistado em 89 por D. Sancho I. No séc. XIV foi aqui estabelecido o governo militar do Algarve. Hoje pouco resta desse castelo, conservando-se a Janela Manuelina (7). 9 8
0 - Câmara Municipal de Lagos Todos os direitos reservados.