MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 1 INTRODUÇÃO À MAQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE PROF.: KAIO DUTRA
Instalações Internas de Transporte e Máquinas de Elevação Máquinas de elevação e transporte são empregadas para mover cargas em estabelecimentos ou áreas, departamentos, fábricas e indústrias, nos locais de construção, de armazenagem e recarga etc. Em toda empresa, operações de manuseio e carga dependem das facilidades disponíveis tanto no transporte interno como externo. Para operações importantes de carga e descarga, alguns mecanismos de elevação e transporte são providos de dispositivos especiais de garras, operados por máquinas auxiliares e acessórias ou manualmente.
Principais Grupos de Máquinas de Elevação Os principais grupos de máquinas de elevação e transporte, classificados pelas características de seus projetos estão representados abaixo: Equipamentos de elevação: é um grupo de máquina com mecanismo de elevação destinada mover cargas principalmente em lotes. Guindastes Elevadores Equipamento transportador: é o grupo de máquinas que pode não ter mecanismo de elevação, movendo cargas no fluxo contínuo. Esteiras transportadoras Equipamento de superfície e elevação: é o grupo de máquinas que também pode não ser provido de mecanismo de elevação e que usualmente manuseia cargas em lotes. Carros sem trilho Aparelhos de bitola estreita
Escolha das Máquinas de Elevação e Transporte Máquinas de elevação e transporte são fabricados em grande variedade de modelos. Por esta razão, as mesmas operações podem ser frequentemente desempenhadas por vários métodos e aparelhos. Os seguintes fatores técnicos podem ser assinalados como principais para orientação na escolha dos tipos de aparelhos que podem ser convenientemente empregados: Espécie e propriedades de cargas a serem manuseados; Capacidade horária requerida por unidade; Direção e distância do percurso; Métodos de empilhar cargas nos pontos iniciais, intermediários e finais; Características dos processos de produção relacionados com a movimentação de cargas; Condições especiais do local. Na avaliação econômica dos vários tipos de aparelho, capital total despendido e custos operacionais serão, ambos, levados em consideração.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Principais tipos de máquinas de elevação agrupados conforme a característica de seu projeto: Máquinas de elevação: constituem o grupo de aparelhos de ação periódica, projetado como mecanismo próprio de elevação ou para elevação e movimentação de cargas ou, ainda, como mecanismo Independente, de guindaste ou elevadores. Guindaste: combinam mecanismos de elevação, separados por uma estrutura para, apenas levantar ou elevar e mover cargas, que podem estar livremente suspeitas ou presas. Elevadores: são um grupo de máquinas de ação periódica, destinado a levar cargas com guias. As máquinas de elevação pode ser do tipo estacionária, portátil ou móveis.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Máquinas de elevação: Macaco de parafuso; Macaco Hidráulico; Macaco de cremalheira.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Máquinas de elevação: Talha de catraca; Talha manual de corrente; Talha elétrica de corrente; Talha pneumática de corrente; Talha de cabo de aço.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Máquinas de elevação: Guincho de elevação; Guinchos de coluna; Guincho manual hidráulico; Guincho com tripé.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Guindastes: Guindastes giratórios estacionários: inclui principalmente guindastes fixos com lanças e guindastes rolantes que giram em torno de um eixo vertical. Guindastes que se móveis sobre trilhos de rolamentos: compreende-se principalmente guindaste em balanço e guindaste monotrilhos, que se move retilineamente ao longo dos trilhos especiais. Guindaste sem trilho: é composto, principalmente, de um guindaste de coluna montado em truques, automóveis ou tratores, e destinados a deslocar-se em estradas de terra, pedra e asfalto. Guindaste de locomotiva ou montados em esteiras: inclui guindastes de coluna mais potentes, para se mover em ferrovias, estradas de terra e em áreas de depósitos. Guindaste de ponte: compreende guindastes móveis, com uma ponte e movendo-se em trilhos assentados nas paredes dos edifícios ou no chão.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Guindastes: Guindaste giratório de coluna;
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Guindastes: Guindaste sem trilho
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Guindastes: Guindaste tipo ponte.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Guindastes: Guindaste pórtico rolante.
Tipos de Máquinas de Elevação e Transporte Elevadores:
Características Gerais das Máquinas de Elevação Todos os tipos de guindaste e máquinas de elevação podem ser divididos em quatro grupos, de acordo com as condições de operação e das combinações das dos seguintes fatores: Carga sobre a máquina (K carga ): K carga =Peso da carga/peso máximo suportado pelo equipamento. Utilização anual ou diária (K ano ou K dia ): K ano =Número de dias de trabalho no ano/ 365 dias; K dia =númeto de horas de trabalho por dia/ 24 horas;
Características Gerais das Máquinas de Elevação Fator relativo de trabalho (período durante o qual o mecanismo é ligado FT%), isto é, média de utilização do mecanismo durante um ciclo de trabalho: FT=t op /(t op +t pa ) x 100% Onde: t op =tempo de operação t pa =tempo de parada Temperatura ambiente.
Características Gerais das Máquinas de Elevação Há quatro condições de trabalho: Leve (L); médio (M), pesado (P) e muito pesado (MP).